PLANIFICAÇÃO ANUAL 2011/2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANIFICAÇÃO ANUAL 2011/2012"

Transcrição

1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FRONTEIRA PLANIFICAÇÃO ANUAL 2011/2012 Professora: Antónia Correia Disciplina: Língua Portuguesa Turma: E (1.º Ano) Ano lectivo: 2011/12 Competências / Descritores de desempenho Conteúdos Atividades/estratégias Avaliação Calendarização Escutar para aprender e construir conhecimentos Compreensão Oral: - Prestar atenção ao que ouve, de modo a apropriar-se de padrões de entoação e ritmo. - Memorizar e reproduzir sequências de sons. - Apropriar-se de novos vocábulos. - Associar palavras ao seu significado. Falar para aprender (aprender a falar, construir e expressar conhecimento) Participar em situações de interação oral Expressão oral: - Articular corretamente palavras. - Usar vocabulário adequado para descrever imagens. Ler para aprender (aprender a ler, obter informação e organizar o conhecimento) Ler para apreciar textos variados - Vocabulário - Entoação e ritmo -Texto oral e texto escrito. - Descrição de imagens - Vocabulário - Desenhar uma personagem e / ou parte de uma história ouvida. - Selecionar respostas sobre um texto ouvido. - Apresentar uma frase simples. - Formular questões: onde? Quando?; Quem? - Produzir frases gramaticalmente corretas para descrever imagens. - Observação das atitudes e grau de aprendizagem. - Observação dos trabalhos individuais. - Pôr em comum as suas aquisições. - Observação do trabalho individual ou em grupo - Observação do trabalho pessoal ou de grupo - Observação da participação dos alunos - Registo das atitudes e grau de aprendizagem - Registo da facilidade ou dificuldade com que são cumpridas as tarefas propostas - Avaliação Formativa setembro outubro Leitura: -Ler, respeitando a direcionalidade da linguagem escrita. -Distinguir letra e palavra. -Direcionalidade da língua escrita - Letra, palavra -Ler (professor) apontando com o dedo, de forma que os alunos visualizem a direcionalidade da escrita.

2 -Reconhecer que a mesma letra pode ter diferentes representações gráficas. Escrever para aprender (para aprender a escrever, para construir e expressar conhecimentos) Escrever em termos pessoais e criativos - Vogais (a, e, i, o, u) - Leitura de palavras: via direta e indireta. Rodear (localizar) letras em textos. - Ler textos (Professor) produzidos com a turma, de modo que os alunos se apercebam que a escrita é a representação da oralidade. Escrita: -Perceber que a escrita é uma representação da língua oral. - Respeitar a direcionalidade da escrita. - Usar adequadamente os instrumentos de escrita. - Utilizar a linha de base como suporte da escrita. - Usar adequadamente maiúsculas e minúsculas. - Maiúsculas e minúscula - Fronteira de palavras - Direcionalidade da escrita. -Escrever ou ver escrever no quadro ou no computador, apercebendo-se da orientação da escrita (esquerda direita; cima baixo). -Reproduzir grafemas maiúsculos e minúsculos. Conhecimento Explícito da Língua: -Estabelecer relações de semelhança e diferença entre sons. -Discriminar sons de fala. -Identificar tipos de letras (maiúsculas, minúsculas; imprensa, manuscrita). -Segmentar e reconstruir a cadeia fónica. - Entoação e ritmo - Letra maiúscula, minúscula, impressa e manuscrita - Sons e fonemas - Divisão silábica - Ditongos. -Analisar palavras que permitam reconhecer foneticamente 14 vogais. - Executar exercícios que permitam estabelecer relações de semelhança e diferença entre sons. - Executar exercícios de representação da segmentação silábica. -Ouvir palavras e identificar sons quer se repetem. -Analisar palavras escritas e descobrir que o mesmo som pode ter diferentes representações gráficas; fazer corresponder o mesmo grafema a diferentes sons. Compreensão Oral: -Integrar sistematicamente novas palavras no - Entoação e ritmo - Articulação, entoação e -Selecionar respostas sobre um texto ouvido. - Observação da participação dos alunos

3 seu léxico. -Responder a questões acerca do que ouviu. -Relatar o essencial de uma pequena história ou ocorrência. Expressão Oral: -Construir frases com grau de complexidade crescente. -Respeitar as regras de entoação e ritmo adequados Leitura: -Distinguir texto e imagem. -Reconhecer a representação gráfica da fronteira de palavra. -Identificar as funções da leitura. pausa - Informação essencial e acessória. - Vocabulário. -Relato -Texto e imagem -Reconto -Vocabulários - Funções da leitura - Direcionalidade da linguagem escrita - Letra, palavra, frase e texto. -Identificar informação essencial e acessória de um texto ouvido. - Relatar situações vivenciadas, utilizando vocabulário adequado. -Recontar textos ouvidos. -Produzir frases gramaticalmente corretas. -Memorizar e reproduzir pequenos poemas. - Ler palavras em listas. - Rodear (localizar) letras em pequenos textos. - Sons e fonemas (p e t). - Pintar de acordo com o texto lido. na comunicação oral - Observação dos trabalhos elaborados, quer individualmente, quer em grupo - Observação da progressiva autonomia e clareza na comunicação oral - Apreciação da capacidade de retenção oral e da progressão nas competências da leitura e escrita novembro Escrita: - Respeitar a direcionalidade da escrita. - Usar adequadamente os instrumentos de escrita. - Utilizar a linha de base como suporte da escrita. - Sons e fonemas (p e t) - Palavra - Fronteira de palavras - Escrever palavras de acordo com gravuras. - Completar lacunas em palavras. - Copiar palavras e frases. - Identificar palavras em conjuntos de letras. Conhecimento Explícito da Língua: - Identificar os sons das palavras e estabelecer correspondência som/letra; letra/som (p e t). - Discriminar sons da fala. - Articular corretamente sons da língua. - Identificar e classificar os sons da língua. - Identificar ditongos. - Identificar os tipos de letras. - Divisão silábica - Sons e fonemas - Ditongos - Letras (p e t) - Realizar exercícios que permitam estabelecer relações de semelhança e diferença entre sons. - Identificar o número de sílabas de uma palavra. - Realizar exercícios de representação da segmentação silábica.

4 - Realizar atividades que permitam identificar o número de palavras numa frase e o número de sílabas e fonemas numa palavra. Compreensão Oral: - Relatar o essencial de uma pequena história ouvida ou ocorrência. - Identificar o tema central. - Apreender o sentido global de textos ouvidos. Expressão Oral: - Falar, com progressiva autonomia e clareza, sobre assuntos do seu interesse imediato. - Recontar histórias. Leitura: - Ler palavras através de: reconhecimento global; correspondência som/letra. - Ler por iniciativa própria. - Entoação e ritmo - Articulação, entoação e pausa - Vocabulário. Descrição Relato Palavra; frase Vocabulário - Fronteira de palavra - Vocabulário - Entoação - Sons e fonemas (l, d) - Selecionar respostas sobre um texto ouvido. - Ouvir uma palavra e identificar os sons que a compõem. - Ouvir uma frase e identificar as palavras que a compõem. - Relatar / descrever situações da sua vivência pessoal. - Exprimir-se com clareza e autonomia. - Ler pequenas frases com diferentes entoações. - Ler palavras em listas / textos. - Observação da participação dos alunos na comunicação oral - Observação dos trabalhos elaborados, quer individualmente, quer em grupo - Observação da progressiva autonomia e clareza na comunicação oral - Apreciação da capacidade de retenção oral e da progressão nas competências da leitura e escrita - Avaliação Sumativa dezembro Escrita: -Localizar palavras em diferentes contextos e diferentes suportes. - Perceber que a escrita é uma representação da língua oral. - Respeitar a direcionalidade da escrita. -Usar adequadamente os instrumentos de escrita. - Utilizar a linha de base como suporte da escrita. - Escrever legivelmente, respeitando o espaço - Direcionalidade da linguagem escrita - Letra, palavra, frase, texto. - Rodear (localizar e identificar) em textos, letras e palavras. - Escrever palavras e frases, respeitando a linha de base e o espaço. - Escrever palavras, organizando as sílabas que as compõem. - Representar graficamente fonemas e sílabas.

5 da página. Conhecimento Explícito da Língua: - Estabelecer correspondências som/letra e letra/som (l e d). - Identificar sílabas. Compreensão Oral: Identificar o tema central. Apreender o sentido global dos textos ouvidos. Responder a questões acerca do que ouviu. Cumprir instruções. Expressão Oral: Recontar histórias. Dizer poemas memorizados. Partilhar ideias, sensações e sentimentos pessoais. - Sons e fonemas (l, d) - Divisão silábica - Letras (l e d) Tema e assunto Informação essencial e acessória Vocabulário Narrativa Adivinhas Entoação e ritmo - Identificar sons que se repetem em palavras ouvidas. - Executar exercícios de representação e segmentação silábica. - Manipular sílabas de uma palavra. - Reconstruir fonemas em sílabas. Selecionar informação de acordo com o texto ouvido. Desenhar partes de uma história ouvida. Pintar de acordo com o texto ouvido. Recontar textos. Solucionar adivinhas. Produzir textos orais ao estilo de Luísa Ducla Soares. - Observação e registo do grau de aprendizagem de cada aluno no decorrer das actividades - Execução de fichas - Observação e registo da participação, na compreensão da leitura e do entendimento que todas as produções podem ser melhoradas, reformuladas, transformadas - Avaliação Formativa janeiro Leitura: Identificar os sons da palavra e estabelecer correspondências som/letra; letra/som (m, c, ç, v, r e rr). Ler com progressiva autonomia palavras, frases e pequenos textos. Identificar o sentido global de textos. Letra maiúscula, minúscula, impressa, manuscrita Assunto; ideia principal Identificar, discriminar e relacionar os sons de fala com os correspondentes grafemas. Rodear letras em textos. Escrita: Elaborar por escrito respostas a questionários Maiúsculas e minúsculas Palavras, frase, texto, Identificar palavras nas sopas de letras.

6 e atividades. Escrever legivelmente palavras e frases de acordo com um modelo. Escrever legivelmente legendas de imagens. Copiar textos de modo legível e sem erros. imagem Legenda Escrever palavras, organizando as sílabas que as compõem. Completar lacunas em frases. Copiar textos. Conhecimento Explícito da Língua: Identificar os sons em palavras e estabelecer correspondência som/letra e letra/som (m, c, ç, v, r e rr). Identificar e aplicar a noção de fronteira de palavra. Manipular os sons da língua: ordenar letras para formar palavras; ordenar sílabas para formar palavras. Manipular constituintes da palavra: ordenar sílabas para forma palavras. Manipular palavras em frases. Explicitar regras de ortografia. Compreensão Oral: Reter o essencial de um texto ouvido. Integrar sistematicamente novas palavras no seu léxico. Mobilizar conhecimentos prévios sobre um tema. Manifestar ideias e sensações suscitadas pelos discursos ouvidos. Expressão Oral: Falar com progressiva autonomia e clareza sobre temas do quotidiano. Produzir discursos com intenções específicas: provérbios. Leitura: Identificar as funções da leitura. Sons e fonemas (m, c, ç, v, r e rr) Vocabulário Ditongos Sílaba Texto oral Vocabulário Articulação; Pausa, entoação e ritmo Provérbios Funções de leitura Assunto; ideia principal Identificar e segmentar os sons em palavras ouvidas. Identificar o número de palavras numa frase, o número de sílabas e de fonemas numa palavra. Manipular as sílabas de uma palavra. Aplicar corretamente o duplo r (rr). Selecionar respostas sobre um texto ouvido. Desenhar sobre uma história ouvida. Responder a questões acerca do que ouviu. Relatar situações vivenciadas sobre um tema específico. Produzir frases gramaticalmente corretas. Introduzir «novas» palavras no seu léxico. Identificar, discriminar e relacionar - Observação e registo do grau de aprendizagem de cada aluno no decorrer das actividades - Execução de fichas - Observação e registo da participação, na compreensão da leitura e do entendimento que todas as produções podem ser melhoradas, reformuladas, transformadas - Avaliação Formativa fevereiro

7 Identificar os sons da palavra e estabelecer correspondência som/letra e letra/som (n, g, ge, gi, gue, gui, s). Ler palavras/frases e pequenos textos para: localizar a informação pretendida responder a questões sobre o texto. Letra, palavra, frase, texto os sons da fala com os correspondentes grafemas. Ler em voz alta frases e palavras. Ler provérbios. Rodear grafemas em textos. Pintar figuras de acordo com o sentido do texto. Escrita: Escrever legivelmente palavras e frases de acordo com um modelo. Ordenar letras e sílabas para escrever palavras. Ordenar palavras para escrever frases. Fazer pequenos ditados, substituindo imagens por palavras. Maiúscula e minúscula Palavra, frase, texto, imagem Sons e fonemas (n, g, ge, gi, gue, gui, s) Ditado mudo Lacunas Crucigrama Copiar frases e textos, seguindo um modelo. Escrever palavras com a primeira sílaba comum. Ordenar palavras para formar frases. Escrever frases, substituindo gravuras por palavras. Prencher lacunas de acordo com o texto. Conhecimento Explícito da Língua: Produzir palavras por inserção de elementos. Identificar sílabas. Identificar a fronteira de palavras. Explicar regras de ortografia. Sílaba Fronteira de palavra Ortografia (ge, gi e gue, gui) Formar novas palavras a partir da sílaba inicial. Identificar e ordenar sílabas para formar palavras. Identificar a fronteira de palavras e escrever as frases. Descoberta de regularidades no uso das letras: ge, gi e gue, gui. Compreensão Oral: Apreender o sentido global dos textos ouvidos. Responder a questões acerca do que ouviu. Informação essencial Vocabulário Selecionar respostas sobre um texto ouvido. Pintar figuras de acordo com o - Observação e registo do desenvolvimento da competência da leitura e março

8 Apropriar-se de novas palavras. Expressão Oral: Memorizar e repetir textos com repetições do mesmo som. Recontar textos lidos. Leitura: Estabelecer as correspondências som/letra; letra/som (b, j, f). Ler com progressiva autonomia palavras, frases e pequenos textos para: identificar o tema central. localizar a informação pretendida. Escrita: Ler em voz alta. Escrever legendas de imagens. Elaborar por escrito respostas a questionários. Aliterações Paráfrase Reconto Assunto/ideia principal Leitura em voz alta Letra, palavra, frase, texto Maiúscula/minúscula Palavra/imagem Palavra/frase texto ouvido. Identificar o fonema que se repete no texto. Expressar-se sobre situações e imagens, mobilizando os seus conhecimentos prévios. Contar histórias por «palavras suas» (paráfrase). Recontar pequenos textos ouvidos. Identificar a ideia principal de um texto lido. Ler em voz alta para diferentes públicos. Mobilizar informações do texto para responder a questionários. Ordenar palavras para escrever frases. Associar palavras a imagens. Organizar sílabas e escrever palavras. Preencher lacunas. dos percursos individuais da competência da escrita - Questionário para observação da compreensão de leitura - Observação das competências da escrita através da produção de um texto - Observação da evolução nas práticas normalizadas - Comunicação oral e escrita - Observação e registo da autonomia e clareza na comunicação oral e a evolução no aperfeiçoamento de textos - Observação e registo da capacidade de retenção da informação oral e da evolução do desenvolvimento das competências da escrita e da leitura - Avaliação Formativa Conhecimento Explícito da Língua: Identificar os sons em palavras e estabelecer correspondência som/letra e letra/som (b, j, f). Comparar dados e descobrir regularidades. Manipular palavras em frases. Identificar marcas do discurso direto. Identificar e aplicar a noção de fronteira de Aliterações Sons e fonemas (b, j, f). Palavras Marcas gráficas do discurso direto Fronteira de palavra Identificar e segmentar os sons das palavras. Identificar o travessão como marca gráfica da introdução do discurso direto. Reconhecer a fronteira de palavras.

9 palavras. Compreensão Oral: Compreender o sentido global de um texto informativo-expositivo ouvido. Identificar os elementos estruturais de um texto informativo-expositivo (onde, quando, quem, como, porquê). Expressão Oral: Reproduzir adivinhas. Partilhar ideias, sensações e sentimentos pessoais. Falar com progressiva autonomia e clareza. Leitura: Estabelecer correspondência som/letra e letra/som (z, h, q). Ler com progressiva autonomia palavras, frases e textos. Identificar as informações do texto. Identificar as informações essenciais de um texto expositivo. Ler em voz alta Escrita: Elaborar por escrito respostas a questionários. Escrever legivelmente e corretamente frases a partir de uma palavra ou imagem dada. Ordenar palavras e escrever frases. Conhecimento Explícito da Língua: Identificar sons em palavras e estabelecer a correspondência som/letra e letra/som (z, h, q). Explicitar regras e procedimentos: Texto expositivo Tema e assunto Vocabulário Adivinha Articulação, entoação e ritmo Palavra, frase, texto Texto expositivo Leitura em voz alta Escrita a partir de um modelo Frase/resposta Legenda Sopas de letras Divisão silábica Sons e fonemas (z, h, q) Vocabulário Selecionar respostas de acordo com o texto ouvido. Responder, de acordo com o texto ouvido, às perguntas relacionadas com o texto expositivo. Reproduzir adivinhas respeitando o ritmo e a entoação. Partilhar ideias sobre situações do quotidiano. Ler com clareza, entoação e ritmo frases e pequenos textos. Identificar as características do texto informativo-expositivo. Ler em voz alta para diferentes públicos. Escrever frases a partir de uma palavra dada. Elaborar respostas a questionários. Legendar imagens. Identificar palavras em sopas de letras. Identificar os sons da língua. Segmentar as palavras em sílabas. Ordenar sílabas para formar - Observação e registo do desenvolvimento da competência da leitura e dos percursos individuais da competência da escrita - Questionário para observação da compreensão de leitura - Observação das competências da escrita através da produção de um texto - Observação da evolução nas práticas normalizadas - Comunicação oral e escrita - Observação e registo da autonomia e clareza na comunicação oral e a evolução no aperfeiçoamento de textos - Observação e registo da capacidade de retenção da informação oral e da evolução do desenvolvimento das competências da escrita e da leitura - Avaliação Formativa abril

10 identificar e classificar os sons da língua; identificar sílabas. palavras. Compreensão Oral: Prestar atenção ao que ouve. Apreender o sentido global de textos ouvidos. Expressão Oral: Articular corretamente palavras, incluindo as que são formadas por casos especiais de ortografia. Usar vocabulário adequado ao tema e à situação. Declamar poemas memorizados. Leitura: Identificar as funções da leitura. Ler textos com progressiva autonomia e clareza para identificar o sentido global do texto. Ler em voz alta. Escrita: Planificar pequenos textos com a colaboração do Professor (estrutura e conteúdo). Redigir textos de acordo com o plano previamente estabelecido em colaboração com o Professor. Informação essencial e acessória Tema e assunto Articulação e entoação Relato Intencionalidade comunicativa Mensagem de correio eletrónico Leitura em voz alta Planificação Textualização: anúncio Preencher lacunas de acordo com o sentido do texto ouvido. Organizar a informação num esquema. Produzir enunciados com entoação interrogativa. Relatar situações vivenciadas ou imaginadas de acordo com um tema ou situação. Declamar poemas memorizados com entoação e ritmo. Identificar a função do texto corrente. Ler textos autonomamente com entoação e ritmo adequados. Planificar coletivamente um texto. Redigir, com o Professor, um anúncio. Responder a questionários de acordo com um texto. - Observação e registo do desenvolvimento da competência da leitura e dos percursos individuais da competência da escrita - Questionário para observação da compreensão de leitura - Observação das competências da escrita através da produção de um texto - Observação da evolução nas práticas normalizadas - Comunicação oral e escrita - Observação e registo da autonomia e clareza na comunicação oral e a evolução no aperfeiçoamento de textos - Observação e registo da capacidade de retenção da informação oral e da evolução do desenvolvimento das competências da escrita e da leitura - Avaliação Formativa maio Conhecimento Explícito da Língua: Identificar sons em palavras e estabelecer a correspondência som/letra e letra/som (x, k, y, Elementos paratextuais Fronteira de palavra Sílaba Sons e fonemas Identificar os elementos paratextuais de um livro (título, autorr, etc.)

11 w). Identificar os elementos paratextuais do livro. Identificar grupos de letras em palavras. Manipular sílabas e formar palavras. Explicitar regras de ortografia. Compreensão Oral: Prestar atenção ao que ouve de modo a preencher questionários de escolha múltipla. Identificar um diálogo num texto ouvido. Expressão Oral: Falar com progressiva autonomia e correta articulação. Usar vocabulário adequado ao tema e à situação. Leitura: Recriar diferentes textos em diferentes formas de clareza de expressão. Ler com clareza para identificar o sentido de um texto. Saber manusear livros, folheando-os corretamente. Escrita: Elaborar, por escrito, respostas a questionários. Escrever correta e legivelmente frases e dígrafos (x; k, w; y; s = z; ss; al, el, il, ol, ul; ch, nh, lh; ar, er, ir, or, ur; as, es, is, os, us; az, ez, iz, oz, uz) Informação essencial e acessória Texto conversacional Relato Vocabulário Tipos e formas de leitura Leitura orientada Frase Textualização Crucigrama Demarcar a fronteira de palavras num conjunto de letras. Ordenar sílabas e formar palavras. Descobrir que o mesmo som pode ter diferentes representações gráficas e a mesma representação gráfica pode corresponder a diferentes sons. Escolher a resposta adequada de acordo com o texto ouvido. Identificar as personagens de um texto conversacional. Relatar situações vivenciadas ou imaginadas de acordo com um tema ou situação. Usar adequadamente o vocabulário referente a um tema. Utilizar diferentes tipos de entoação na leitura: a rir, a chorar, a pares, em diálogo, etc.. Ler em voz alta para diferentes públicos. Responder por escrito a questionários de acordo com o texto. Escrever pequenas narrativas por iniciativa própria. - Observação e registo do desenvolvimento da competência da leitura e dos percursos individuais da competência da escrita - Questionário para observação da compreensão de leitura - Observação das competências da escrita através da produção de um texto - Observação da evolução nas práticas normalizadas - Comunicação oral e escrita - Observação e registo da autonomia e clareza na comunicação oral e a evolução no aperfeiçoamento de textos - Observação e registo da capacidade de retenção da informação oral e da evolução do desenvolvimento das competências da escrita e da leitura - Avaliação Sumativa junho

12 pequenos textos por iniciativa própria. Preencher crucigramas. Conhecimento Explícito da Língua: Manipular sílabas para formar palavras. Escrever palavras no plural de acordo com o modelo. Articular corretamente os sons da língua. Identificar e classificar os sons da língua. Sílaba Flexão em número Sons e fonemas grupos consonânticos (an, en, in, on, un; am, em, im, om, um; ãos, ões, ães, ãs; br, cr, dr, fr, gr, pr, tr, vr; bl, cl, fl, gl, pl, tl; valores do x) Ordenar sílabas para formar palavras. Escrever palavras no plural a partir de um modelo dado e em contexto de frase. A partir de palavras, identificar sons e grafemas que se repetem. Descobrir que a mesma representação gráfica pode corresponder a diferentes sons.

13

14 Professor: Antónia Correia Disciplina: Matemática Ano: 1º Turma: E (1.º Ano) Ano lectivo: 2011/2012 Propósitos/Competências Tema Tópicos e Subtópicos Objectivos Gerais Específicos - Situar-se no espaço em relação aos outros e aos objectos segundo a sua posição no espaço. - Classificar e ordenar de acordo com um dado critério. Avaliação Calendarização Propósitos Desenvolver nos alunos o sentido de número, a compreensão dos números e das operações e a capacidade de cálculo mental e escrito, bem como a de utilizar estes conhecimentos e capacidades para resolver problemas em contextos diversos. Desenvolver nos alunos o sentido espacial, com ênfase na visualização e na compreensão de propriedades de figuras geométricas no plano e no espaço, a noção de grandeza e respetivos processos de medida, bem como a utilização destes conhecimentos e capacidades na resolução de problemas geométricos e de medida Geometria Números e Operações Organização e tratamento de dados Geometria Orientação espacial - Posição e localização (em cima; em baixo; esquerda; direita; à frente; atrás; entre; dentro; fora; em cima; em baixo) Números Naturais Noção de número natural (Noção de quantidade; relacionar quantidades; contagens; Número 1, 2, 3 e 0; igual e diferente) Representação e interpretação de dados (Leitura e interpretação de informação apresentada em tabelas) Figuras no plano e sólidos geométricos (linhas abertas/linhas fechadas; interior, exterior e fronteira) Orientação espacial - Posição e localização (coordenadas de Números e operações Compreender e ser capazes de usar propriedades dos números naturais e racionais não negativos; Compreender o sistema de numeração decimal; Compreender as operações e ser capazes de operar com números naturais e racionais não negativos na representação decimal; Ser capazes de apreciar ordens de grandeza de números e compreender o efeito das operações; Ser capazes de estimar e de avaliar a razoabilidade dos resultados; Desenvolver destrezas de cálculo numérico mental e escrito; Ser capazes de resolver problemas, raciocinar e comunicar em contextos numéricos. Geometria e Medida Desenvolver a visualização e ser capazes de representar, descrever e construir figuras no plano e no - Realizar contagens progressivas e regressivas. -Compreender várias utilizações dos números em contextos do quotidiano. - Explorar padrões de repetição, usando números. - Organizar dados em tabelas e gráficos. - Distinguir entre interior, exterior e fronteira de um domínio limitado por uma linha poligonal fechada. - Situar vários pontos, dispostos numa tabela, através das suas coordenadas. - Observação das atitudes e grau de aprendizagem - Observação dos trabalhos individuais - Pôr em comum as suas aquisições - Observação da participação dos alunos - Observação dos trabalhos individuais - Registo das atitudes e grau de aprendiza- setembro outubro novembro

15 em contextos diversos. Desenvolver nos alunos a capacidade de ler e interpretar dados organizados na forma de tabelas e gráficos, assim como de os recolher, organizar e representar com o fim de resolver problemas em contextos variados relacionados com o seu quotidiano. Competências - Compreender o sistema de numeração de posição e o modo como se relaciona com os algoritmos das operações. - Reconhecer os números inteiros e as diferentes formas de os representar e relacionar, bem como a aptidão para usar as propriedades das operações em situações concretas. - Compreender globalmente os números e as operações, utilizando-os para Números e Operações Medida Números e Operações Organização e tratamento de dados Tempo um ponto) Números Naturais Noção de número natural (Números 4, 5 ) Operações (adição) Tempo (dias da semana, sucessão de acontecimentos, ordenação de acontecimentos) Operações (subtracção) Representação e interpretação de dados( classificação de dados utilizando diagramas de Venn) Sequências de acontecimentos Unidades de tempo e medida do tempo espaço e de identificar propriedades que as caracterizam; ser capazes de identificar e interpretar relações espaciais; compreender as grandezas dinheiro, comprimento, área, massa, capacidade, volume e tempo; compreender o que é a unidade de medida e o processo de medir; ser capazes de realizar estimativas e medições, e de relacionar diferentes unidades de medida; ser capazes de resolver problemas, raciocinar e comunicar no âmbito deste tema. Organização e tratamento de dados explorar e interpretar dados organizados de diversas formas; realizar estudos que envolvam a recolha, organização e representação de dados e comunicar utilizando linguagem própria deste tema. Capacidades transversais resolver problemas em contextos matemáticos e não - Realizar contagens progressivas e regressivas. - Compreender algumas utilizações dos números 4, 5, em contextos do quotidiano. - Compreender a adição nos sentidos combinar e acrescentar. - Usar os sinais + e = na representação horizontal do cálculo. - Estabelecer relações entre factos e acções que envolvam noções temporais e reconhecer o carácter cíclico de certos fenómenos e actividades. - Relacionar entre si dia e semana. - Resolver problemas envolvendo noções temporais. - Compreender a subtracção nos sentidos de retirar, comparar e completar. - Usar os sinais e = na representação horizontal do cálculo. - Classificar dados utilizando diagramas de Venn. - Estabelecer relações entre factos e acções que envolvam noções temporais e reconhecer o carácter cíclico de certos fenómenos e actividades. - Relacionar entre si hora, dia, semana, mês e ano. - Identificar os dias da semana gem - Registo da facilidade ou dificuldade com que são cumpridas as tarefas propostas - Avaliação Formativa - Observação da estratégia individual - Observação dos trabalhos elaborados - Observação da capacidade de raciocínio e cálculo mental - Fichas de trabalho - Interrogatório oral - Fichas de avaliação sumativa dezembro

16 Geometria e medida Números e Operações Geometria Orientação espacial (posição e localização; pontos de referência e itinerários) Números Naturais Noção de número natural (Números 6, 7, 8 e 9 ) Operações com números naturais (adição e subtracção) Figuras no plano e sólidos geométricos Propriedades e classificação (comparar e descrever sólidos e identificar polígonos e círculos nos sólidos e fazer julgamentos matemáticos e desenvolver estratégias de manipulação dos números e das operações. - Desenvolver a aptidão para efetuar cálculos mentalmente. - Desenvolver a aptidão para dar sentido a problemas numéricos e para reconhecer as operações que são necessárias à sua resolução, assim como para explicar os métodos e o raciocínio que foram usados. -A predisposição para recolher e organizar dados relativos a uma situação e para os representar de modos adequados. --Desenvolver a aptidão para usar processos organizados de contagem. -Desenvolver a aptidão para discutir com os outros e comunicar descobertas e ideias matemáticas através do uso de uma linguagem, escrita e oral, não ambímatemáticos, adaptando, concebendo e pondo em prática estratégias variadas e avaliando resultados; raciocinar matematicamente, formulando e testando conjecturas, explicando processos e ideias e justificando resultados comunicar oralmente e por escrito, recorrendo à linguagem natural e à linguagem matemática, interpretando, expressando e discutindo resultados, processos e ideias matemáticos. - Ordenar acontecimentos do dia-a-dia. *Estabelecer relações entre objectos, segundo a sua posição no espaço - Situar-se no espaço em relação aos outros e aos objectos, e relacionar objectos segundo a sua posição no espaço. - Seleccionar e utilizar pontos de referência, e descrever a localização relativa de pessoas ou objectos no espaço, utilizando vocabulário apropriado. - Realizar, representar, descrever e comparar diferentes itinerários ligando os mesmos pontos (inicial e final - ponto de partida e de chegada) e utilizando pontos de referência. -Realizar contagens progressivas e regressivas. - Compreender algumas utilizações dos números 6, 7, 8, 9, em contextos do quotidiano. - Usar os sinais +, e = na representação horizontal do cálculo. - Compreender e memorizar factos básicos da adição e subtracção. - Comparar, transformar e descrever objectos, fazendo classificações e justificando os critérios utilizados. - Comparar e descrever sólidos geométricos identificando semelhanças e diferenças. - Identificar polígonos e círculos nos sólidos e representá-los. - Execução de fichas - Observação e registo dos trabalhos realizados - Observação das construções - Avaliação Formativa - Observação das descobertas - Actividades janeiro

17 gua e adequada à situação. - Reconhecer as formas geométricas simples, bem como a aptidão para descrever figuras geométricas e para completar e inventar padrões e regularidades. - Desenvolver a aptidão para realizar construções geométricas simples, assim como para identificar propriedades de figuras geométricas. - Compreender o processo de medição e a aptidão para fazer medições e estimativas em situações diversas do quotidiano utilizando instrumentos apropriados. - Desenvolver a aptidão de efetuar medições e estimativas em situações diversas, bem como a compreensão do sistema internacional de unidades. - Compreender os conceitos de comprimento e perímetro, área e amplitude, assim como a aptidão para utilizar Organização e tratamento de dados Números naturais representá-los; superfícies planas e superfícies não planas; figuras geométricas/sólidos geométricos e composição de figuras; linhas rectas e curvas) Representação e interpretação de dados (classificação de dados utilizando diagramas de carroll e de Venn) Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal (ler e representar números até 10)..A dezena.sinal de maior e menor. Ordem crescente e decrescente - Reconhecer propriedades de figuras no plano e fazer classificações. - Realizar composições e decomposições de figuras geométricas. - Identificar superfícies planas e não planas, em objectos comuns e em modelos geométricos. - Identificar linhas rectas e curvas a partir da observação de objectos e de figuras geométricas e representá-las. - Ler, explorar e interpretar informação (apresentada em listas, tabelas, gráficos) respondendo a questões e formulando novas questões. - Realizar contagens progressivas e regressivas, representando os números envolvidos. - Compreender várias utilizações do número e identificar números em contextos do quotidiano. - Compor e decompor números. - Comparar e ordenar números. - Utilizar a simbologia <, > e =. - Identificar e dar exemplos de diferentes representações para o mesmo número. - Ordenar números por ordem crescente e decrescente. - Representar números na recta práticas - Construções - Resolução de problemas - Actividades práticas - Actividades práticas - Observação da resolução de problemas - Registos - Execução de fichas - Observação e registo dos trabalhos realizados - Observação das construções - Avaliação fevereiro

18 conhecimentos sobre estes conceitos na resolução e formulação de problemas. Operações com números naturais Adição (compreender os diversos sentidos da operação; compreender e memorizar factos básicos) Subtracção (compreender os diversos sentidos da operação e memorizar factos básicos).adição como operação inversa da subtracção. numérica. - Compreender o valor posicional de um algarismo no sistema de numeração decimal. - Resolver problemas envolvendo relações numéricas. - Identificar a dezena. - Identificar a subtracção como operação inversa. Formativa Geometria e Medida Figuras no plano e sólidos geométricos (Reflexão) - Identificar no plano figuras simétricas em relação a um eixo. - Desenhar no plano figuras simétricas relativas a um eixo horizontal ou vertical. - Resolver problemas envolvendo a visualização e a compreensão de relações espaciais. Organização e tratamento de dados Representação e interpretação de dados (classificação de dados utilizando diagramas de Carroll e de Venn) - Ler, explorar e interpretar informação (apresentada em listas, tabelas, gráficos) respondendo a questões e formulando novas questões. Números naturais Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal (ler e representar números) - Efectuar e identificar contagens para além do Realizar contagens progressivas e regressivas, representando os números envolvidos. - Compreender o valor posicional de um algarismo no sistema de numeração decimal. - Compreender várias utilizações do número e identificar números em contextos do quo- - Execução de fichas - Observação e registo dos trabalhos realizados março

19 Operações com números naturais Organização e tratamento de dados Geometria (adição e subtracção) Representação e interpretação de dados (classificação de dados utilizando diagramas de Carroll gráficos de barras, tabelas, ) Figuras no plano e sólidos geométricos Interior/exterior e fronteira; composição e decomposição de figuras ( Tangram e geoplano) tidiano. - Compor e decompor números. - Comparar e ordenar números. - Utilizar a simbologia <, > e =. - Identificar e dar exemplos de diferentes representações para o mesmo número. - Ordenar números por ordem crescente e decrescente. - Representar números na recta numérica. - Efectuar operações na representação horizontal do cálculo. - Ler, explorar e interpretar informação (apresentada em listas, tabelas, gráficos) respondendo a questões e formulando novas questões. - Reconhecer propriedades de figuras no plano e fazer classificações. - Distinguir entre interior, exterior e fronteira de um domínio limitado por uma linha poligonal fechada. - Realizar composições e decomposições de figuras geométricas. - Identificar superfícies planas e não planas, em objectos comuns e em modelos geométricos. - Fichas de avaliação sumativa Números naturais Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal (ler e representar números) - Efectuar e identificar contagens para além do Realizar contagens progressivas e regressivas, representando os números envolvidos. - Observação da estratégia individual - Observação dos trabalhos 3ºPeríodo abril

20 Operações com números naturais Organização e tratamento de dados (adição e subtracção) Representação e interpretação de dados (classificação de dados utilizando diagramas de Carroll gráficos de barras, tabelas, ) - Compreender várias utilizações do número e identificar números em contextos do quotidiano. - Compor e decompor números. - Comparar e ordenar números. - Utilizar a simbologia <, > e =. - Identificar e dar exemplos de diferentes representações para o mesmo número. - Ordenar números por ordem crescente e decrescente. - Identificar e dar exemplos de números pares e ímpares. - Representar números na recta numérica. - Efectuar operações na representação horizontal do cálculo. - Ler, explorar e interpretar informação (apresentada em listas, tabelas, gráficos) respondendo a questões e formulando novas questões. elaborados - Observação da capacidade de raciocínio e cálculo mental - Fichas de trabalho - Interrogatório oral Números naturais Operações Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal (ler e representar números) - Efectuar e identificar contagens para além do Realizar contagens progressivas e regressivas, representando os números envolvidos. - Realizar estimativas de uma dada quantidade de objectos. - Compor e decompor números (esquema de árvore) - Comparar e ordenar números. - Utilizar a simbologia <, > e =. - Identificar e dar exemplos de diferentes representações para o mesmo número. - Observação da estratégia individual - Observação dos trabalhos elaborados - Observação da capacidade de raciocínio e cálculo mental - Fichas de trabalho - Fichas de maio

21 com números naturais Medida Comprimento Organização e tratamento de dados (adição e subtracção) - Medida e unidade de medida (comprimento) - Comparação e ordenação. - Medição - Estimação Representação e interpretação de dados (classificação de dados utilizando diagramas de Carroll gráficos de barras, tabelas, ) - Ordenar números por ordem crescente e decrescente. - Representar números na recta numérica. - Efectuar operações na representação horizontal do cálculo. - Utilizar a calculadora - Compreender as noções de comprimento. - Compreender o que é uma unidade de medida e o que é medir. - Comparar e ordenar comprimentos. - Realizar medições usando unidades de medida não convencionais e compreender a necessidade de subdividir uma unidade em subunidades. - Realizar medições usando unidades de medida convencionais (centímetro). - Identificar e reconhecer o centímetro com unidade de comprimento. - Estimar comprimentos. avaliação formativa Números naturais Regularidades Sequências (como 1, 4, 7, 10, 13...) - Ler, explorar e interpretar informação (apresentada em listas, tabelas, gráficos) respondendo a questões e formulando novas questões. - Elaborar sequências de números segundo uma dada lei de formação e investigar regularidades em sequências e em tabelas de números. - Observação da estratégia individual - Observação dos trabalhos elaborados junho

22 Geometria Figuras no plano e sólidos geométricos (superfícies planas e curvas) - Identificar superfícies planas e não planas, em objectos comuns e em modelos geométricos. - Identificar linhas rectas e curvas a partir da observação de objectos e de figuras geométricas e representá-las. - Reconhecer figuras geométricas. - Observação da capacidade de raciocínio e cálculo mental - Fichas de trabalho - Fichas de avaliação sumativa Competências Transversais Medida Dinheiro Moedas, notas e contagem Comparação e ordenação de valores. - Estimação * Resolução de Problemas - compreensão do problema - concepção, aplicação e justificação de estratégias * Raciocínio Matemático - justificação - formulação e teste de conjecturas *Comunicação Matemática - interpretação - representação - expressão - discussão - Conhecer e relacionar as moedas e notas do euro e realizar contagens de dinheiro. - Representar valores monetários. - Realizar estimativas. - Resolver problemas envolvendo dinheiro. - Identificar o objectivo e a informação relevante para a resolução de um dado problema - Conceber e pôr em prática estratégias de resolução de problemas, verificando a adequação dos resultados obtidos e dos processos utilizados - Explicar ideias e processos e justificar resultados matemáticos - Formular e testar conjecturas relativas a situações matemáticas simples - Interpretar informação e ideias matemáticas representadas de diversas formas - Representar informação e ideias matemáticas de diversas formas - Expressar ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito, utilizando linguagem e vocabulário adequados - Discutir resultados, processos e ideias matemáticos Ao longo do ano

23

24 Ano Letivo: Professora: Antónia Correia Disciplina: Estudo do Meio Turma: E (1.º Ano) Turma: E 2011/12 Competências - Conhecimento das modificações que se vão operando com o crescimento e envelhecimento, relacionando-as com os principais estádios do ciclo da vida humana Domínios Objetivos Atividades/Estratégias Avaliação Calendarização conteúdos O dinamismo das interrelações entre o natural e o social. Quem sou e como sou? À descoberta de si mesmo A minha identificação Os meus gostos e preferências - Conhecer nome (s) próprios(s), de família/apelido(s), género, idade, endereço. - Selecionar segundo as preferências, jogos e brincadeiras, músicas, frutos, cores, animais - Descrever lugares, atividades e monumentos passados com amigos, com familiares, nos seus tempos livres, nas férias. - Dialogar com os alunos sobre a importância dos seus nomes, do sexo (género), e da idade; - Realizar jogos de identificação, nos quais o aluno se apresenta e indica a sua residência; - Formar grupos de alunos que morem na mesma rua ou zona. - Dialogar sobre gostos e preferências dos alunos. - Realizar atividades que permitam identificar jogos e brincadeiras preferidas dos alunos; - Ilustrar e comentar desenhos e/ou fotografias de lugares e/ou monumentos passados com amigos e familiares Parâmetros: Participação e empenho; Discussão e comparação de ideias/opiniões; Iniciativa e criatividade Utilização das TIC em pesquisas; Recolha, seleção e organização da informação; Instrumentos; Avaliação diagnóstica; Avaliação formativa; Avaliação Sumativa. setembro e outubro

25 O meu corpo - Identificar características familiares; - Reconhecer modificações do seu corpo; - Reconhecer partes constituintes do seu corpo e da sua identidade sexual; - Representar o seu corpo (desenhos, pinturas, modelagem, ); - Comparar-se com colegas, pais, irmãos, familiares, - Completar tabelas com as características dos alunos e dos familiares; - Fazer registos da altura e do peso dos alunos ao longo do ano letivo; - Usar diferentes materiais para representar o corpo.

26 Reconhecimento Protejo o meu corpo - Reconhecer e aplicar - Dialogar com os alunos sobre a importância novembro de que a A saúde do meu corpo normas de higiene do corpo; da higiene do corpo; sobrevivência e o - Conhecer normas de higiene - Construir a roda dos alimentos e analisar os bem--estar alimentar; diferentes grupos; humano - Reconhecer a importância - Elaborar cartazes alusivos à higiene do dependem dos de posturas corretas, do corpo e higiene alimentar; hábitos de exercício físico e do repouso - Realizar jogos que promovam a posturas alimentação para a saúde; corretas; equilibrada, de - Dialogar com os alunos sobre a importância higiene e de de visitas regulares aos médicos e da atividade física e atualização do boletim de saúde. de regras de segurança e de prevenção. A segurança do meu corpo - Conhecer e aplicar normas - Debater sobre os perigos existentes das de prevenção rodoviária; ruas, levando os alunos a sentir a - Conhecer e aplicar normas necessidade da existência das regras de de prevenção de acidentes trânsito; domésticos; - Dialogar sobre os cuidados a ter enquanto peão; - Proporcionar a observação de sinais luminosos e a sua correta utilização. Reconhecimento e O que faço durante a - Descrever a sucessão de - Desenhar em cartões, os diferentes atos dezembro identificação de semana atos praticados ao longo do que cada criança pratica; colocar esses

27 elementos A localização no espaço e dia, da semana, ; cartões numa linha de tempo e localizar as espácio-temporais no tempo. - Estabelecer relações de ações no espaço; que se referem a O meu passado próximo anterioridade, posterioridade - Fazer registos sobre as ações realizadas acontecimentos, e de simultaneidade, hoje, ontem, amanhã, de dia, de noite ; factos, marcas da utilizando os termos «antes - Criar situações lúdicas que proporcionem o história pessoal e de», «depois de «ao mesmo estabelecimento de relações de anterioridade familiar, da história tempo de»; (antes de), de posterioridade (depois de) e local e nacional - Identificar dia e semana simultaneidade (ao mesmo tempo que); como unidades de tempo; - Elaborar cartazes com os dias da semana e - Nomear os dias da semana. descrever as atividades que as crianças realizam em cada dia. As minhas perspetivas - Descrever o que irá fazer - Realizar jogos que permitam às crianças para o futuro próximo amanhã, no fim-de-semana, falar sobre as suas perspetivas para o dia nas férias, ; seguinte, para a próxima semana, para as - Exprimir aspirações e próximas férias, ; enunciar projetos. - Desenhar sobre as suas aspirações e projetos futuros; - Realizar jogos de mímica para exprimir, por exemplo a profissão que gostariam de seguir; - Pesquisar sobre um tema, por exemplo profissões e apresentar à turma a informação recolhida.

28 Reconhecimento e O dinamismo das inter- - Identificar nomes próprios, - Recolher fotografias de familiares e elaborar Parâmetros: janeiro valorização das relações entre o natural e apelidos, género, idade e a sua árvore genealógica; Participação e empenho; características do o social. estabelecer relações de - Dramatizar cenas familiares; seu grupo de A família, os amigos, os parentesco (pai, mãe, irmãos, - Desenhar/pintar os membros da família e Discussão e comparação pertença (normas vizinhos e a escola avós ); indicar o seu grau de parentesco. de ideias/opiniões; de convivência, Á descoberta dos outros e - Representar a sua família relações entre das instituições (pinturas, em desenhos, ) Iniciativa e criatividade membros, Os membros da minha Utilização das TIC em costumes, valores, família pesquisas; língua, credo, Outras pessoas com quem religião, ) e mantenho relações Recolha, seleção e respeito pelos próximas - Conhecer e elaborar o horário da turma; organização da outros povos e - Conhecer o número de - Atribuir tarefas para a organização do informação; outras culturas alunos, horários, regras de trabalho da sala de aula; Instrumentos; funcionamento e funções dos - Elaborar cartazes com as regras da sala de Avaliação diagnóstica; vários elementos de turma; aula e da escola. Avaliação formativa; - Participar na organização do Avaliação trabalho da sala (planificação, avaliação, ) e na dinâmica

29 do trabalho em grupo e nas responsabilidades da turma; - Participação na arrumação, arranjo e conservação da sala, do mobiliário, dos materiais; - Colaborar na elaboração de regras para o bom funcionamento da escola; - Conhecer direitos e deveres dos alunos, dos professores e de outros auxiliares. Sumativa. Reconhecimento O conhecimento do Á descoberta do ambiente - Recolher imagens e informação sobre fevereiro da existência de ambiente natural e social. natural animais e plantas para a realização de semelhanças e O dinamismo das inter- Os seres vivos do meu pequenos trabalhos; diferenças entre os relações entre o natural e ambiente - Pesquisar imagens de animais de estimação seres vivos e da o social - Criar animais e cultivar e apresentá--los aos colegas (nome, idade, o necessidade da Como cuido de animais e plantas na sala de aula ou no que gostariam de fazer com eles, cuidados sua classificação plantas recinto da escola; especiais que deveriam ter, ); - Identificar cuidados a ter - Deitar sementes em vasos ou canteiros ou com as plantas e os animais; em canteiros/hortas e acompanhar o seu - Reconhecer manifestações desenvolvimento, realizando registos; da vida vegetal e animal - Cuidar de animais na sala de aula (peixes, (observar plantas e animais pássaros, tartarugas, ) e elaborar regras em diferentes fases da vida) para uma melhor organização; - Observar e pesquisar sobre as metamorfoses ocorridas nas fases de

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico; Metas Curriculares de Português- 1º Ciclo 1º

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 1.º ano 2014/2015

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 1.º ano 2014/2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Estudo do Meio 1.º ano 2014/2015 Domínio (Unidade / Tema) Subdomínio

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 1.º ano 2015/2016

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 1.º ano 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Estudo do Meio 1.º ano 2015/2016 Domínio (Unidade / Tema) Subdomínio

Leia mais

1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação

1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação 1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação PORTUGUÊS Domínios em Domínios/Competências Fatores de ponderação Instrumentos de Domínio Cognitivo Compreensão oral 20% Registos e grelhas de observação

Leia mais

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos do 1º ciclo do ensino básico 1º ano Ano letivo 2012 2013. 1º período. 2º período CONTEÚDOS PORTUGUÊS

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos do 1º ciclo do ensino básico 1º ano Ano letivo 2012 2013. 1º período. 2º período CONTEÚDOS PORTUGUÊS Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos do 1º ciclo do ensino básico 1º ano Ano letivo 2012 2013 PORTUGUÊS 1º período COMUNICAÇÃO ORAL. comunicar oralmente com autonomia e clareza. desenvolver a

Leia mais

Utilizar pontos de referência e descrever percursos.

Utilizar pontos de referência e descrever percursos. Conteúdos Curriculares do 1º Ano de escolaridade 1º PERÍODO - apropriar-se de padrões de entoação e ritmo; - memorizar e reproduzir sequências de sons; - apropriar-se de novos vocábulos; - associar palavras

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DO NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA

PLANIFICAÇÃO ANUAL DO NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL DO NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA 5º ano 2012/2013 UNIDADE: Números e Operações 1 - NÚMEROS NATURAIS OBJECTIVOS GERAIS: - Compreender e ser capaz de usar propriedades dos números inteiros

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016 1º CICLO - 1º ANO DE ESCOLARIDADE PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO MENSAL DE JANEIRO DOMÍNIOS METAS/OBJETIVOS OPERACIONALIZAÇÃO (DESCRITORES) MATERIAIS/RECURSOS MODALIDADES

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM:

METAS DE APRENDIZAGEM: ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 2.º ano 2015/2016

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 2.º ano 2015/2016 DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual / Critérios de avaliação Disciplina: Matemática 2.º ano 2015/2016 Domínio (Unidade/ tema) Subdomínio/Conteúdos Metas de Aprendizagem Estratégias/

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 3ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 3ºANO DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO ALGARVE Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas (Sede: Escola Secundária José Belchior Viegas) PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 3ºANO METAS Domínios/ Conteúdos

Leia mais

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III 1ª ETAPA COMPONENTE CURRICULAR - BRINCAR Objetos e Significados na brincadeira Participar das brincadeiras exploradas. Utilizar os brinquedos de maneira cuidadosa. Participar de jogos com ou sem a intervenção

Leia mais

1º PERÍODO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO

1º PERÍODO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO MATEMÁTICA PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL DO 1.º ANO 2015 / 2016 1º PERÍODO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO Oralidade Leitura e Educação Literária Gramática Números e Operações -Entoação e ritmo -Texto

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016 1º CICLO - 2º ANO DE ESCOLARIDADE PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO MENSAL DE JANEIRO DOMÍNIOS METAS/OBJETIVOS OPERACIONALIZAÇÃO (DESCRITORES) MATERIAIS/ RECURSOS ORALIDADE

Leia mais

Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2015/2016

Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2015/2016 Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2015/2016 Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação Números e Operações Números naturais Contar

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Revelar curiosidade e desejo de saber; Explorar situações de descoberta e exploração do mundo físico; Compreender mundo exterior mais próximo e do

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CURRICULAR 1º CICLO - 1º ano de escolaridade

PLANIFICAÇÃO CURRICULAR 1º CICLO - 1º ano de escolaridade AGRUPAMENTO ESCOLAS LUÍS ANTÓNIO VERNEY 171396 PLANIFICAÇÃO CURRICULAR 1º CICLO - 1º ano de escolaridade INTRODUÇÃO Este documento tem como finalidade fixar as referências para o desenvolvimento curricular,

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSO VOCACIONAL 3º CICLO AMGE - Auxiliar de Manutenção e Gestão de Espaços CRITÉRIOS DE Ano Lectivo 2014/15 Coordenador do Curso: José Pedro Moutinho Critérios de Avaliação (14-15) VOCACIONAL C AMGE -

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 1º ano Ano Letivo 2015/2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 1º ano Ano Letivo 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 1º ano Ano Letivo 2015/2016 1º Trimestre Domínios Números e Operações Números naturais Contar até cinco Correspondências

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR REGISTO DE OBSERVAÇÃO / AVALIAÇÃO Nome Data de Nascimento / / Jardim de Infância de Educadora de Infância AVALIAÇÃO

Leia mais

Pré-Escola 4 e 5 anos

Pré-Escola 4 e 5 anos PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC DIÁRIO DE CLASSE Educação Infantil Pré-Escola 4 e 5 anos DIÁRIO DE CLASSE ESCOLA: CRE: ATO DE CRIAÇÃO DIÁRIO OFICIAL / /

Leia mais

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM CURRÍCULO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM ORALIDADE Formar frases com seqüência e sentido. Relacionar palavras que iniciam com vogais. Associar primeira letra/som em palavras iniciadas por vogal. Falar

Leia mais

Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos.

Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. METAS CURRICULARES 2º ANO Português Oralidade Respeitar regras da interação discursiva. Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir

Leia mais

Planificação Curricular Pré-escolar

Planificação Curricular Pré-escolar PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Ciclo/ Área/ Disciplina: Pré-escolar Ano Letivo 2012/2013 Área de Formação pessoal e Social Esboço Curricular para a Educação de Infância (segundo as Orientações Curriculares

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ ESTÊVÃO. DEPARTAMENTO DE 1.º CICLO Planificação Anual da Disciplina de Português 3.º ano Ano Letivo de 2015/2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ ESTÊVÃO. DEPARTAMENTO DE 1.º CICLO Planificação Anual da Disciplina de Português 3.º ano Ano Letivo de 2015/2016 1º PERÍODO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ ESTÊVÃO DEPARTAMENTO DE 1.º CICLO Planificação Anual da Disciplina de Português 3.º ano Ano Letivo de 2015/2016 Unidades/Conteúdos Tempos Oralidade -Escutar para

Leia mais

Plano de Estudo e de Desenvolvimento do Currículo

Plano de Estudo e de Desenvolvimento do Currículo DGEste - Direção de Serviços da Região Norte AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LEONARDO COIMBRA FILHO, PORTO Código 152213 4.º ANO Ano Letivo 2014/2015 Aulas Previstas/Ano de Escolaridade Plano de Estudo e de Desenvolvimento

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2014-2015 COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2014-2015 COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Ser autónomo; Ser atento; Ser observador; Ter espírito crítico; Interiorizar e respeitar as regras do grupo; Ter consciência de si e do outro

Leia mais

Departamento da Educação Pré-Escolar/1.º Ciclo. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pré-Escolar

Departamento da Educação Pré-Escolar/1.º Ciclo. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pré-Escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA BÁRBARA Departamento Pré-Escolar/1º Ciclo 151 956 Departamento da Educação Pré-Escolar/1.º Ciclo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pré-Escolar Área

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 3º ANO (1º CICLO) PORTUGUÊS

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 3º ANO (1º CICLO) PORTUGUÊS CRTÉRO EPECÍCO DE AVALAÇÃO 3º ANO (1º CCLO) PORTUGUÊ DOMÍNO OJETVO DECRTORE DE DEEMPENHO MENÇÕE Oralidade 1. Escutar para aprender e construir conhecimentos 2. Produzir um discurso oral com correção 3.

Leia mais

Plano Curricular Matemática

Plano Curricular Matemática 1.º Ano - Ano Letivo 2015/2016 1.º Período 1.º Período Números e Operações Contar até 20; Efetuar contagens progressivas e regressivas até 20; Ler e representar números; Verificar que dois conjuntos têm

Leia mais

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA ESCOLA ESTADUAL ALMIRANTE TOYODA-2014 PROJETO IDENTIDADE MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA TURMA: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (AZALÉIA E ACÁCIA) PROFESSORAS: GENISMEYRE E LUCILEILA Projeto Identidade Público

Leia mais

Domínio Subdomínio Conteúdos Metas

Domínio Subdomínio Conteúdos Metas Escola Básica e Secundária da Graciosa Planificação Anual de Matemática de 1º ano Ano letivo 2014/2015 Períodos Domínio Subdomínio Conteúdos Metas Situar-se e situar objetos no espaço - Relações de posição

Leia mais

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Português 1.º ano 2015/2016

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Português 1.º ano 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Português 1.º ano 2015/2016 Domínio (Unidade / Tema) Subdomínio / Conteúdos

Leia mais

Metas Curriculares de Português

Metas Curriculares de Português Metas Curriculares de Português Ensino Básico 1.º Ciclo O domínio da ORALIDADE Helena C. Buescu, Maria Regina Rocha, Violante F. Magalhães Objetivos e Descritores de Desempenho Oralidade 1.º Ano Objetivos

Leia mais

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL II OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Educação Infantil III Área de conhecimento: Linguagem Série: Infantil III Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação DGEstE Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços Região Centro Agrupamento de Escolas Figueira Mar Critérios de Avaliação 1º Ciclo Ano Letivo 14/ Terminologia a utilizar na classificação

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 4ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 4ºANO . Interação discursiva Princípios de cortesia e cooperação Informação, explicação; pergunta. Compreensão e expressão Vocabulário: variedade e precisão Informação: essencial e acessória; implícita Facto

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (4 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (4 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (4 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Expressar curiosidade e desejo de saber; Reconhecer aspetos do mundo exterior mais próximo; Perceber a utilidade de usar os materiais do seu quotidiano;

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES MAGALHÃES 1º CICLO. Critérios de Avaliação. 2º Ano

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES MAGALHÃES 1º CICLO. Critérios de Avaliação. 2º Ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES MAGALHÃES 1º CICLO Critérios de Avaliação 2º Ano Atitudes e Valores Conhecimentos e Capacidades Disciplina: PORTUGUÊS Domínio Parâmetros de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES Disciplina: Linguagem. Períodos: Infantil 4 1º, 2º, 3º. Conteúdo

DIRETRIZES CURRICULARES Disciplina: Linguagem. Períodos: Infantil 4 1º, 2º, 3º. Conteúdo Linguagem Letras do alfabeto Nome próprio, nome da escola, histórias Nome das profissões, histórias, músicas Histórias, nome das plantas Histórias em quadrinho, brincadeiras, nome dos brinquedos Nome dos

Leia mais

COLÉGIO DE LAMEGO (70%-89%) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICA Do 1º Ciclo

COLÉGIO DE LAMEGO (70%-89%) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICA Do 1º Ciclo COLÉGIO DE LAMEGO (70%-89%) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICA Do 1º Ciclo 2014/2015 Avaliar é um conceito que se utiliza com frequência na sociedade actual. Ao fazer-se uma avaliação queremos apreciar

Leia mais

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM

EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM COMUNICAÇÃO FASE I FASE II ORALIDADE Transmitir recados simples. Formar frases com seqüência. Argumentar para resolver conflitos. Verbalizar suas necessidades e

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2015/2016

Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2015/2016 Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2015/2016 1.º Período Conteúdos Programados Previstas Dadas Números e Operações Utilizar corretamente os numerais ordinais até vigésimo. Ler e representar

Leia mais

Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos

Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos Agrupamento de Escolas José Maria dos antos Critérios de Avaliação 4. º Ano Língua Portuguesa 2011/12 Capacidade de compreensão Interpreta Responde Reconta Questiona Revela dificuldades na interpretação.

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Planificação Anual da Disciplina de TIC Módulos 1,2,3-10.ºD CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE APOIO À GESTÃO DESPORTIVA Ano Letivo 2015-2016 Manual adotado:

Leia mais

Programas Referenciais do 1º ciclo do Ensino Recorrente. Programa Referencial de MATEMÁTICA INTRODUÇÃO

Programas Referenciais do 1º ciclo do Ensino Recorrente. Programa Referencial de MATEMÁTICA INTRODUÇÃO Programa Referencial de MATEMÁTICA INTRODUÇÃO 1. Finalidades A Matemática intervém, em quase todas as actividades humanas do quotidiano, quer como instrumento para resolução de situações problemáticas,

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FLÁVIO GONÇALVES PÓVOA DE VARZIM Critérios Específicos de Avaliação DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS ANO LETIVO 2014/15 Critérios de avaliação específicos da disciplina de

Leia mais

Currículo e Aulas Previstas

Currículo e Aulas Previstas Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, N.º 8 Telef. 231 920 454/5 Fax: 231 920 300 Sítio web http://www.aemrt.pt E-mail aemortagua@aemrt.pt Currículo e Aulas Previstas Ano Letivo: 2013/2014 Português 1.º Ano DMÍNIS

Leia mais

PROGRAMA: A FAMÍLIA (1º ano do 1º ciclo)

PROGRAMA: A FAMÍLIA (1º ano do 1º ciclo) PROGRAMA: A FAMÍLIA (1º ano do 1º ciclo) Duração: 5 Sessões (45 minutos) Público-Alvo: 6 a 7 anos (1º Ano) Descrição: O programa A Família é constituído por uma série de cinco actividades. Identifica o

Leia mais

INDICADORES/CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º ANO LÍNGUA PORTUGUESA

INDICADORES/CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º ANO LÍNGUA PORTUGUESA / DE AVALIAÇÃO 1º ANO LÍNGUA PORTUGUESA COMPREENSÃO/EXPRESSÃO ORAL Usa frases correctas com sujeito, predicado e concordância em género e número. Exprime-se, utilizando frases completas e com sentido.

Leia mais

Currículo e Aulas Previstas

Currículo e Aulas Previstas Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, N.º 8 Telef. 231 920 454/5 Fax: 231 920 300 Sítio web http://www.aemrt.pt E-mail aemortagua@aemrt.pt Currículo e Aulas Previstas Ano Letivo: 2015/2016 Área: Português 1.º

Leia mais

AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES

AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES ESCOLA BÁSICA LUÍS DE STTAU MONTEIRO - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº1 DE LOURES AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES DOMÍNIOS / CRITÉRIOS 3º Ciclo DISCIPLINA COGNITIVO / OPERATIVO E INSTRUMENTAL CONHECIMENTOS

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA (ao longo do ano)

PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA (ao longo do ano) PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA (ao longo do ano) DOMÍNIOS Subdomínios / Conteúdos programáticos Metas / Descritores de desempenho Números e operações Números naturais Números racionais não negativos Compreender

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL. PRÉ I Professoras Caroline e Ana Lucia Habilidades vivenciadas no 2º bimestre 2011

EDUCAÇÃO INFANTIL. PRÉ I Professoras Caroline e Ana Lucia Habilidades vivenciadas no 2º bimestre 2011 EDUCAÇÃO INFANTIL Prezados Pais e/ou Responsáveis, Estamos vivenciando o segundo bimestre letivo e o processo de aprendizagem representa pra nós, motivo de alegria e conquistas diárias. Confiram as habilidades

Leia mais

2015/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO 3.º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES

2015/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO 3.º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES 2015/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES Disciplina: PORTUGUÊS Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO - Ano

Leia mais

ESCOLA E.B. 2,3 D. AFONSO III. Planificação da disciplina de Matemática - CEF - 2º Ano Ano letivo de 2014/2015

ESCOLA E.B. 2,3 D. AFONSO III. Planificação da disciplina de Matemática - CEF - 2º Ano Ano letivo de 2014/2015 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Planificação da disciplina de Matemática - CEF - 2º Ano Ano letivo de 2014/2015 COMPETÊNCIAS OBJECTIVOS CONCEITOS METEDOLOGIAS /SITUAÇÕES DE APREDIZAGEM AULAS PREVISTAS Módulo 11

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 1º VOLUME ARTES VISUAIS O FAZER ARTÍSTICO Criação de desenhos, pinturas e colagens, com base em seu próprio repertório. Exploração das possibilidades oferecidas por diferentes

Leia mais

Plano de Estudo 3ª Etapa

Plano de Estudo 3ª Etapa Plano de Estudo 3ª Etapa NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL I ANO: 1º Srs. Pais, SAÚDE E PAZ! Esse plano de estudo tem como finalidade levá-los a conhecer melhor a proposta desenvolvida no 1º ano. Nele

Leia mais

Disciplina 1º Período 2º Período 3º Período

Disciplina 1º Período 2º Período 3º Período Disciplina 1º Período 2º Período 3º Período Português ORALIDADE Compreensão do oral - Informação essencial e acessória; - Tema e assunto; - Reconto; Expressão oral - Vocabulário: campo semântico, campo

Leia mais

Grupo de Educação Especial

Grupo de Educação Especial Grupo de Educação Especial Critérios Gerais de Avaliação 2015/2016 De acordo com o Despacho normativo n.º 24-A/2012, artigo 8.º (ponto 10): 10 A informação resultante da avaliação sumativa dos alunos do

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano: 2º Ano letivo 2013.2014 Disciplina: Estudo do Meio Turmas : 2º ano Professores: todos os docentes

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação SUBDOMÍNIO CC8.1. CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO ADEQU ADA E SEGURA DE DIFERENTES TIPOS DE FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO, DE ACORDO COM AS SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO E AS REGRAS DE CONDUTA E DE FUNCIONAMENTO DE

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC 10º C. Planificação de. Curso Profissional de Técnico de Secretariado

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC 10º C. Planificação de. Curso Profissional de Técnico de Secretariado Escola Básica e Secundária de Velas Planificação de TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC Curso Profissional de Técnico de Secretariado 10º C MÓDULO 1 FOLHA DE CÁLCULO Microsoft Excel Conteúdos

Leia mais

Conteúdo Programático 2015 2 ano

Conteúdo Programático 2015 2 ano Conteúdo Programático 2015 2 ano Língua Portuguesa: Alfabeto Vogais e consoantes Ordem alfabética Sílabas e números de sílabas Encontro Vocálico História em quadrinho Jogral Pontuação e expressividade

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015-2016

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015-2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015-2016 Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira Área Disciplinar: Estudo do Meio Ano de Escolaridade: 1.º Mês: setembro / outubro Compreensão Histórica Contextualizada Conhecer: nome(s),

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro Ano letivo 2014/2015

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro Ano letivo 2014/2015 Português Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro Ano letivo 2014/2015 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º ANO DE ESCOLARIDADE 3º Período ÁREAS ELEMENTOS A AVALIAR Lê com Relata acontecimentos; Retém informações

Leia mais

ESCOLA BÁSICA 2 / 3 DE MARTIM DE FREITAS TIC Tecnologias de informação e comunicação - Ano lectivo de 2014 / 2015

ESCOLA BÁSICA 2 / 3 DE MARTIM DE FREITAS TIC Tecnologias de informação e comunicação - Ano lectivo de 2014 / 2015 TIC Tecnologias de informação e comunicação - Ano lectivo de 204 / 205 SUBDOMÍNIO CC8.. CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO ADEQU ADA E SEGURA DE DIFERENTES TIPOS DE FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO, DE ACORDO COM AS

Leia mais

Planificação Anual da Sala dos 5anos

Planificação Anual da Sala dos 5anos Nome do Aluno: Janine Colaço Reis Planificação Anual da Sala dos 5anos Calendarizaçã o (mês) Áreas de conteúdo/ Conteúdos Curriculares Competências Situações de aprendizagem/ Estratégias Recursos Humanos/

Leia mais

Tipologia Textual O conto. Competências a trabalhar associadas ao processo CO L CEL

Tipologia Textual O conto. Competências a trabalhar associadas ao processo CO L CEL Ministério da Educação Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora nº2 Novo Programa de Português do Ensino Básico Sequência Didáctica 5º ano Ano lectivo de 2010/2011 Tipologia Textual O conto Competências

Leia mais

Observação directa: ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL SECUNDÁRIO DISCIPLINA: PLNM (A1) ANO: 11º ANO LECTIVO 2010/2011

Observação directa: ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL SECUNDÁRIO DISCIPLINA: PLNM (A1) ANO: 11º ANO LECTIVO 2010/2011 ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL SECUNDÁRIO DISCIPLINA: PLNM (A1) ANO: 11º ANO LECTIVO 2010/2011 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS AULAS PREVISTAS

Leia mais

Sequência de Tarefas

Sequência de Tarefas Escola Superior de Educação de Coimbra Sequência de Tarefas Tópico: Organização e tratamento de dados Objectivos: Recolher dados a partir da criatividade e organização mental do aluno; Classificar dados

Leia mais

Critérios de Avaliação. 3º Ano. Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães 1º Ciclo

Critérios de Avaliação. 3º Ano. Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães 1º Ciclo Critérios de Avaliação 3º Ano 1º Ciclo Disciplina: PORTUGUÊS Domínio Parâmetros de Avaliação Instrumentos de avaliação Ponderação Oralidade Assimilar e expressar as ideias essenciais e as intenções de

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES. Ano letivo 2015/2016

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES. Ano letivo 2015/2016 EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES Ano letivo 2015/2016 3.º Ano Descoberta e organização progressiva de volumes Modelagem

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS. Planificação de Português

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS. Planificação de Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS Escola Básica 2/3 de Pedrouços Planificação de Português 7. 7ºano de escolaridade Ano letivo 2012/2013 Expressão oral Compreensão oral 1. o Período (+-64 aulas ) ))))))))646464+66666646

Leia mais

Área Enriquecimento Curricular INFORMÁTICA

Área Enriquecimento Curricular INFORMÁTICA Área Enriquecimento Curricular INFORMÁTICA A escolha das actividades aqui sugeridas foi feita ten em consideração o material disponibiliza pela Espalha Ideias para cada grupo turma. Contu, poderão existir

Leia mais

Planificação Anual 1º Ciclo 3º ano

Planificação Anual 1º Ciclo 3º ano Planificação Anual 1º Ciclo ano Planificação do Período Língua Portuguesa Descritores de desempenho Compreensão do oral Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível:, responder a questões sobre

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE INGLÊS - 3º CICLO - 2015/2016 Os critérios de avaliação têm como documentos de referência o Programa de Inglês

Leia mais

Maternal 3 anos Educação Infantil

Maternal 3 anos Educação Infantil Maternal 3 anos Educação Infantil Eixo temático: Tema: Joca e suas aventuras As crianças, nesta fase, caracterizam-se pelo movimento e pela ação. Agem ativamente em seu entorno, acompanhando seus movimentos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 4 DE ÉVORA. Critérios específicos de avaliação História

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 4 DE ÉVORA. Critérios específicos de avaliação História Critérios específicos de avaliação História Ponto 1 : Informações gerais Os elementos de avaliação serão classificados de forma qualitativa, de acordo com a terminologia que a seguir se indica. A classificação

Leia mais

Apresentação do projeto:

Apresentação do projeto: Apresentação do projeto: Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas

Leia mais

GRUPO DE RECRUTAMENTO 620 (ED. FÍSICA)

GRUPO DE RECRUTAMENTO 620 (ED. FÍSICA) GRUPO DE RECRUTAMENTO 620 (ED. FÍSICA) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO (10º, 11º e 12º anos) ENSINO SECUNDÁRIO ATITUDES E VALORES Assiduidade e Pontualidade 3% Fichas de registo de observação Responsabilidade e

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016 DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual / Critérios de avaliação Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016 Domínio (Unidade/ tema) Subdomínio/Conteúdos Metas de Aprendizagem Estratégias/

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Estudo do Meio 1º ano Ano Letivo 2015/2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Estudo do Meio 1º ano Ano Letivo 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Estudo do Meio 1º ano Ano Letivo 2015/2016 1º Trimestre DE SI MESMO A sua identificação Os seus gostos e preferências O seu

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL Disciplina: NATUREZA e SOCIEDADE Ano: INFANTIL IV Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos

Leia mais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA Matemática Aplicada às Ciências Sociais Ensino Regular Curso Geral de Ciências Sociais e Humanas 10º Ano Planificação 2014/2015 Índice Finalidades... 2 Objectivos e competências

Leia mais

Planificação TIC - 8.º Ano 2012/2013

Planificação TIC - 8.º Ano 2012/2013 Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho Planificação TIC - 8.º Ano 2012/2013 AULAS PREVISTAS (50 minutos) 1.- Conhecimento e utilização adequada e segura de diferentes tipos de ferramentas de comunicação,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTIAGO DO CACÉM ESCOLA FREI ANDRÉ DA VEIGA DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE INGLÊS - 2º CICLO 5º ANO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTIAGO DO CACÉM ESCOLA FREI ANDRÉ DA VEIGA DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE INGLÊS - 2º CICLO 5º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTIAGO DO CACÉM ESCOLA FREI ANDRÉ DA VEIGA DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE INGLÊS - 2º CICLO 5º ANO Competências de comunicação Pesos Instrumentos Parâmetros

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 12, Toledo PR Fone: 277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR: Carla Iappe

Leia mais

Planificação Anual. Competências Aprendizagens Atividades/Estratégias Avaliação. Registo e produções - Confiança

Planificação Anual. Competências Aprendizagens Atividades/Estratégias Avaliação. Registo e produções - Confiança Planificação Anual Professor: Gabriela Maria R. D. T. L. C. Silva Disciplina: Ano: préescolar Turma: I Ano letivo: 2014-2015 Competências Aprendizagens Atividades/Estratégias Avaliação Facilitar a adaptação

Leia mais

Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico Organização espacial cadeia de tarefas. Referencias do PMEB Propósito principal de ensino Desenvolver nos

Leia mais

yuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxc

yuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxc qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwe rtyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyui opasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopas

Leia mais

Escola EB 2,3 de António Feijó

Escola EB 2,3 de António Feijó AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEÍJO Escola EB 2,3 de António Feijó 8.º ANO PLANIFICAÇÃO SEMESTRAL Tecnologias de Informação e Comunicação Ano Letivo 2014/2015 INFORMAÇÃO Domínio Conteúdos Objetivos

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS (GRUPO INFORMÁTICA) Ano Letivo de 2014/2015 MÓDULO 1 FOLHA DE CÁLCULO

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS (GRUPO INFORMÁTICA) Ano Letivo de 2014/2015 MÓDULO 1 FOLHA DE CÁLCULO Ensino Regular Diurno Disciplina: T.I.C. Professores: Margarida Afonso Curso Profissional - Técnico de Auxiliar de Saúde Ano: 10.º Turma(s): TAS MÓDULO 1 FOLHA DE CÁLCULO OBJECTIVOS Indicar as principais

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2015 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidade 1) Gêneros Cantiga popular Texto informativo Relato pessoal Letra de canção Conto de fadas Conto maravilhoso

Leia mais

Plano Curricular TIC - 1º Ciclo -

Plano Curricular TIC - 1º Ciclo - O Projeto de TIC A elaboração deste projeto tem como objetivo principal a estrutura organizacional das TIC (Tecnologias de Informação e de Comunicação) no Externato Grão Vasco, tendo como base as necessidades

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÂO VISUAL 6ºANO

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÂO VISUAL 6ºANO PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÂO VISUAL 6ºANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO O aluno è capaz de: Identificar a influência da textura ou da dimensão na perceção da cor. Distinguir diferenças entre cor

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIOS/ METAS Subdomínio: Conhecimento e utilização

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIOS/ METAS Subdomínio: Conhecimento e utilização Comunicação e Colaboração Planificação da Disciplina de Planificação Semestral DOMÍNIO/SUBDOMÍNIOS/ METAS Subdomínio: Conhecimento e utilização OBJETIVOS Explorar sumariamente diferentes ferramentas e

Leia mais