Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / PUC-Rio Departamento de Engenharia Mecânica. ENG1705 Dinâmica de Corpos Rígidos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / PUC-Rio Departamento de Engenharia Mecânica. ENG1705 Dinâmica de Corpos Rígidos."

Transcrição

1 Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / PUC-Rio Departamento de Engenharia Mecânica ENG1705 Dinâmica de Corpos Rígidos (Período: ) Notas de Aula Capítulo 1: VETORES Ivan Menezes ivan@puc-rio.br

2

3 Capítulo 1 Vetores 1.1 Introdução Algumas grandezas podem ser completamente definidas por meio de suas magnitudes (ou intensidades), como por exemplo massa, energia cinética, temperatura, dentre outras. Matematicamente, essas grandezas são representadas por um número (denominado escalar) e são conhecidas como grandezas escalares. Outras, entretanto, precisam além da magnitude de uma direção e um sentido para que fiquem completamente definidas, tais como forças, deslocamentos, velocidades, acelerações, dentre outras. Matematicamente, essas grandezas são representadas por meio de vetores e, conseqüentemente, são conhecidas como grandezas vetoriais. Graficamente, os vetores são representados por setas cujos comprimentos definem as magnitudes e as orientações das setas definem as direções e sentidos das grandezas (vide Figura 1.1). Figura 1.1: Representação Gráfica de Vetores. 1.2 Definição Um vetor é uma classe de objetos matemáticos que têm a mesma direção, mesmo sentido e mesma intensidade.

4 2 CAPÍTULO 1. VETORES 1.3 Notação Grandezas Escalares: letras minúsculas ou letras gregas. Exemplos: a, b, α ou β. Grandezas Vetoriais: letras minúsculas em negrito ou letras minúsculas com uma seta na parte superior. Exemplos: a ou b. 1.4 Posição de um Vetor Sejam A e B dois pontos quaisquer (no R 2 ou R 3 ). Chamamos de segmento orientado AB (representação: AB) ao segmento de origem A e extremidade B, no qual observamos: uma direção (a da reta r que contém o segmento); um sentido (a orientação de A para B); e uma intensidade, magnitude ou módulo (o tamanho ou comprimento do segmento AB), conforme ilustrado na Figura 1.2. Figura 1.2: Segmentos Orientados e Vetores. Quando escrevemos a = AB estamos dizendo que o vetor é determinado pelo segmento orientado AB de origem A e extremidade B. Porém, de acordo com a definição apresentada na Seção 1.2, qualquer segmento de mesmo comprimento, mesma direção e mesmo sentido de AB representa também o mesmo vetor a, ou seja, cada ponto (do R 2 ou R 3 ) pode ser considerado como origem de um segmento orientado que é representante do vetor a. De acordo com a Figura 1.2, os vetores a e b são iguais (ou equivalentes ou equipolentes) pois possuem a mesma direção (pois a reta r é paralela à reta s), o mesmo sentido e a mesma intensidade, ou seja: a e b são paralelos, logo, têm a mesma direção; a e b têm a mesma orientação, logo, têm o mesmo sentido; tamanho de a = tamanho de b; Conclusão: a = b = a posição de um vetor não precisa ser especificada.

5 1.5. PONTOS VETORES Pontos Vetores Sejam P 1, P 2 e P 3 pontos do R 2 conforme ilustrado na Figura 1.3. Figura 1.3: Pontos e Vetores no R 2. Coordenadas dos Pontos: P 1 = (3, 2) P 2 = (5, 1) P 3 = (8, 3) Definição do vetor a: É um vetor que representa o deslocamento do ponto P 2 para o ponto P 3, ou seja: a = P 3 P 2 a = (8, 3) (5, 1) = (3, 2) Assim, um vetor no espaço R 2 é representado por um par ordenado a = (x, y), onde x e y são números reais chamados de componentes do vetor a. Note que os componentes de um vetor correspondem aos tamanhos das projeções desse vetor em cada eixo coordenado. Observe também que é sempre possível transladar um vetor de tal maneira que a sua origem coincida com a origem do sistema de coordenadas. Nesse caso, o vetor passa a ser representado apenas por um ponto, o qual corresponde à nova extremidade desse vetor. No exemplo ilustrado na Figura 1.3, o vetor b, que é equivalente ao vetor a, corresponde a um deslocamento da origem até o ponto P 1, ou seja: b = P 1 O = (3, 2) (0, 0) = (3, 2) = a O vetor b é conhecido como vetor posição associado ao ponto P Os componentes de um vetor posição coincidem com as coordenadas do ponto correspondente à extremidade desse vetor.

6 4 Subtração ou Diferença 1.6 Operações com Vetores Adição ou Soma Sejam a = (x 1, y 1 ) e b = (x 2, y 2 ) dois vetores, conforme ilustrado na Figura 1.4. Figura 1.4: Soma de Vetores no R 2. Matematicamente, a soma de dois vetores corresponde a um terceiro vetor c, cujos componentes são expressos por: c = a + b = c = (x 1, y 1 ) + (x 2, y 2 ) = (x 1 + x 2, y 1 + y 2 ) Graficamente, a soma de vetores pode ser feita utilizando-se a regra do paralelogramo, tal como ilustrado na Figura 1.4. Propriedades da Soma de Vetores Comutatividade: Associatividade: a + b = b + a a + (b + c) = (a + b) + c Elemento Neutro 2 : 0 + a = a + 0 = a Elemento Oposto (ou Inverso Aditivo): a ( a) a + ( a) = Subtração ou Diferença Matematicamente, a subtração de dois vetores pode ser definida como a soma do primeiro vetor com o inverso aditivo do segundo, ou seja: a b = a + ( b) 2 O vetor nulo 0 = (0, 0) é aquele que apresenta intensidade igual a zero e direção indefinida.

7 5 Considerando os vetores a = (x 1, y 1 ) e b = (x 2, y 2 ), definidos na Seção 1.6.1, a subtração entre eles corresponde a um terceiro vetor c, cujos componentes são expressos por: c = a b = c = (x 1, y 1 ) + ( x 2, y 2 ) = (x 1 x 2, y 1 y 2 ) A Figura 1.5 ilustra a operação de subtração de vetores. Figura 1.5: Subtração de Vetores no R Multiplicação por um Escalar Sejam a = (x, y) um vetor não-nulo e α um escalar não-nulo. Define-se o produto α a como sendo um vetor com a mesma direção de a, com intensidade igual a α vezes a intensidade de a e com o mesmo sentido de a, se α > 0, conforme ilustrado na Figura 1.6. Figura 1.6: Multiplicação de Vetor por Escalar. Em função dos componentes, o vetor resultante do produto de um vetor por um escalar é dado por: b = α a = b = α (x, y) = (α x, α y)

8 6 Multiplicação (ou Produto) de Vetores Definição Dois vetores não nulos a e b são paralelos se e somente se existe um α real tal que a = αb. Propriedades da Multiplicação de Vetor por Escalar Elemento Neutro: Associatividade: 1a = a α β a = (α β) a Distributividade (em relação aos vetores): α (a + b) = α a + α b Distributividade (em relação aos escalares): (α + β) a = α a + β a Se α a = β a e a 0 = α = β Multiplicação (ou Produto) de Vetores Existem diferentes tipos de multiplicação entre vetores, os quais serão estudados na Seção 1.10 deste texto. 1.7 Norma de um Vetor Definição: 3 Norma = Intensidade = Magnitude = Módulo Notação: Norma de um vetor a = a Seja a um vetor do R 2 com componentes a x e a y. A partir do triângulo retângulo ABC, ilustrado na Figura 1.7, pode-se concluir que a norma do vetor a (que corresponde à hipotenusa do triângulo) é dada por: a = a 2 x + a 2 y 1.8 Vetor Unitário São aqueles cujas normas são iguais a 1. Ou seja, a é um vetor unitário, se a = 1. A cada vetor a está associado um vetor unitário b, a partir da seguinte expressão: b = 1 a a Observe que a expressão acima representa a multiplicação de um vetor (a) por um escalar α = 1 a. 3 A definição de norma de um vetor está associada ao conceito de distância entre dois pontos, conforme será estudado mais adiante, na Seção 1.9.

9 7 Figura 1.7: Norma de um Vetor Versores Os vetores unitários são chamados de versores e são representados da seguinte forma: â = a a Os versores são comumente utilizados na representação dos eixos coordenados. No R 2, por exemplo, os eixos X e Y são representados pelos versores î e ĵ, respectivamente, conforme ilustrado na Figura 1.8. Figura 1.8: Versores no R 2. Utilizando os conceitos de soma de vetores e de multiplicação de um vetor por um escalar, o vetor a = (a x, a y ), apresentado na Figura 1.8, pode ser escrito como: a = a x + a y Ou ainda: a x = a x î e a y = a y ĵ Finalmente: a = a x î + a y ĵ A Figura 1.9 ilustra um sistema de coordenadas no R 3 e a representação dos eixos coordenados X, Y e Z pelos versores î, ĵ e ˆk, respectivamente.

10 8 Produto Escalar (ou Produto Interno) Figura 1.9: Versores no R Distância entre Pontos A distância d entre dois pontos P 1 e P 2 pode ser definida como a norma do vetor deslocamento de um ponto a outro (nesse caso, o sentido do vetor torna-se irrelevante), conforme ilustrado na Figura Figura 1.10: Distância entre Pontos Produto de Vetores Produto Escalar (ou Produto Interno) É o produto entre dois vetores cujo resultado é um escalar, ou seja: a b = c = { a b cosθ se a e b 0 0 se a = 0 ou b = 0 A interpretação geométrica do produto interno entre dois vetores está apresentada na Figura O ângulo θ, considerado na expressão acima, corresponde ao ângulo interno (ou seja, aquele que satisfaz o seguinte critério: 0 θ π).

11 9 Figura 1.11: Produto Interno entre dois Vetores. De acordo com a Figura 1.11, o produto interno entre dois vetores a e b é igual ao produto da norma do vetor a pela norma da projeção do vetor b sobre o vetor a, ou vice-versa. Ortogonalidade entre Vetores Dois vetores a e b, não nulos, são ortogonais (a b) se e somente se: a b = 0. Nesse caso, cosθ = 0 e, portanto, θ = π 2. Norma de um Vetor em Função do Produto Interno Uma maneira alternativa de se calcular a norma de um vetor é dada pela seguinte expressão: a a = a a cos(0) ou seja: a = a a Produto Escalar em Função das Componentes dos Vetores Sejam dois vetores a e b conforme ilustrado na Figura Utilizando-se a expressão do produto escalar: a b = a b cosθ Mas, de acordo com a Figura 1.12, θ = α β, logo: Ou ainda: a b = a b cos(α β) a b = a b (cosαcosβ + senαsenβ)

12 10 Produto Vetorial (ou Produto Externo) Figura 1.12: Produto Escalar em Função das Componentes. Rearranjando-se os termos acima, obtém-se: Finalmente: a b = a cosα b cosβ + a senα b senβ a b = x a x b + y a y b Propriedades do Produto Escalar Comutatividade: Associatividade: a b = b a a (b + c) = a b + a c (αa) b = a (αb) = α (a b) a a = a 2 a b a b α a = α a Produto Vetorial (ou Produto Externo) É o produto entre dois vetores cujo resultado é um vetor, ou seja: A norma do vetor c é dada por: a b = c c = { a b senθ, se a 0 e b 0 e θ 0 e θ π 0, se a = 0 ou b = 0 ou θ = 0 ou θ = π

13 11 Interpretação Geométrica Figura 1.13: Produto Externo entre dois Vetores (regra da mão direita). Note que, de acordo com a Figura 1.13, a norma do produto externo entre dois vetores é numericamente igual ao dobro da área do triângulo formado por esses vetores, ou seja: a b = a b senθ = a h = 2 A onde A é a área do triângulo cuja altura é igual a h. Propriedades do Produto Vetorial a b = b a Associatividade: a (b + c) = a b + a c α (a b) = (αa) b = a (αb) Se a e b são não nulos e a b = 0, então a e b são paralelos. Produto Vetorial em Função das Componentes dos Vetores Sejam a = (x a, y a, z a ) e b = (x b, y b, z b ) dois vetores do R 3. Conforme ilustrado na Figura 1.13, o vetor c, resultado do produto vetorial entre eles, pode ser expresso como: i j k c = x a y a z a x b y b z b onde, o lado direito da expressão acima representa o determinante da matriz 3 3 cujas linhas são formadas pelos versores dos eixos coordenados (i, j e k) e pelos componentes do primeiro (a) e do segundo (b) vetores, respectivamente.

14 12 Produto Vetorial (ou Produto Externo) O resultado do produto vetorial, em função dos componentes dos vetores a e b, é obtido calculando-se o determinante acima, ou seja: c = (y a z b y b z a ) i + (z a x b z b x a ) j + (x a y b x b y a ) k ou ainda: c = (y a z b y b z a, z a x b z b x a, x a y b x b y a ) 1.11 Ângulo entre Vetores Dados dois vetores a e b, o ângulo θ entre eles pode ser calculado das seguintes maneiras: (a) Produto Escalar a b = a b cosθ Logo: cosθ = a b a b ( ) a b Finalmente: θ = arc cos a b (b) Produto Vetorial a b = a b senθ Logo: Finalmente: a b senθ = a b ( ) a b θ = arc sen a b

15 1.12. RETAS E PLANOS Retas e Planos O objetivo deste tópico é apresentar as equações que descrevem as retas e os planos utilizando os conceitos de vetores, estudados anteriormente Equação da Reta no R 3 Problema: Encontrar a equação da reta r que passa pelo ponto P 0 (x 0, y 0, z 0 ) e é paralela ao vetor v = (a, b, c), conforme ilustrado na Figura Figura 1.14: Determinação da Equação da Reta no R 3. O ponto P (x, y, z), ilustrado na Figura 1.14 pertencerá à reta r se, e somente se, os vetores do tipo P 0 P forem paralelos ao vetor v, ou seja: P 0 P = t v Ou seja: (x x 0, y y 0, z z 0 ) = t (a, b, c) Ou ainda: x x 0 = t a y y 0 = t b z z 0 = t c Equações Simétricas da Reta: x x 0 a = y y 0 b = z z 0 c

16 14 Equação do Plano Equação do Plano Problema: Encontrar a equação do plano que passa pelo ponto P 0 (x 0, y 0, z 0 ) e tem vetor normal n = (a, b, c), conforme ilustrado na Figura Figura 1.15: Determinação da Equação Plano. O ponto P (x, y, z), ilustrado na Figura 1.15 pertencerá ao plano se, e somente se, os vetores do tipo P 0 P e n forem ortogonais, ou seja: P 0 P n = 0 Ou seja: (x x 0, y y 0, z z 0 ) (a, b, c) = 0 Ou ainda: a (x x 0 ) + b (y y 0 ) + c (z z 0 ) = 0 Fazendo-se: d = ax 0 by 0 cz 0 Obtém-se finalmente a equação do plano: ax + by + cz + d = 0

Conceitos de vetores. Decomposição de vetores

Conceitos de vetores. Decomposição de vetores Conceitos de vetores. Decomposição de vetores 1. Introdução De forma prática, o conceito de vetor pode ser bem assimilado com auxílio da representação matemática de grandezas físicas. Figura 1.1 Grandezas

Leia mais

Aula 3 Escalares e Vetores

Aula 3 Escalares e Vetores Aula 3 Escalares e Vetores Física Geral I F - 128 2º semestre, 2012 QC1: Vetor vs Escalar Quais das quantidades abaixo não podem ser completamente descritas por um escalar? A. massa B. volume C. área D.

Leia mais

JOSÉ ROBERTO RIBEIRO JÚNIOR. 9 de Outubro de 2017

JOSÉ ROBERTO RIBEIRO JÚNIOR. 9 de Outubro de 2017 9 de Outubro de 2017 Vetores Ferramenta matemática que é utilizada nas seguintes disciplinas dos cursos de Engenharia: Física; Mecânica Resistência dos materiais Fenômenos do transporte Consideremos um

Leia mais

Capítulo 2 Vetores. 1 Grandezas Escalares e Vetoriais

Capítulo 2 Vetores. 1 Grandezas Escalares e Vetoriais Capítulo 2 Vetores 1 Grandezas Escalares e Vetoriais Eistem dois tipos de grandezas: as escalares e as vetoriais. As grandezas escalares são aquelas que ficam definidas por apenas um número real, acompanhado

Leia mais

Chamamos de grandezas coisas que podem ser medidas. Por exemplo, tempo, área, volume, temperatura, velocidade, aceleração, força, etc..

Chamamos de grandezas coisas que podem ser medidas. Por exemplo, tempo, área, volume, temperatura, velocidade, aceleração, força, etc.. Introdução a vetor Professor Fiore O que são grandezas? Chamamos de grandezas coisas que podem ser medidas. Por exemplo, tempo, área, volume, temperatura, velocidade, aceleração, força, etc.. O que são

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Vetores. Mateus Barros 3º Período Engenharia Civil

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Vetores. Mateus Barros 3º Período Engenharia Civil CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2018.1 Vetores Mateus Barros 3º Período Engenharia Civil Definição O que é um vetor? Um vetor é um segmento de reta orientado, que representa uma grandeza

Leia mais

Lista de Exercícios de Cálculo 3 Primeira Semana

Lista de Exercícios de Cálculo 3 Primeira Semana Lista de Exercícios de Cálculo 3 Primeira Semana Parte A 1. Se v é um vetor no plano que está no primeiro quadrante, faz um ângulo de π/3 com o eixo x positivo e tem módulo v = 4, determine suas componentes.

Leia mais

Curso Física 1. Aula - 4. Vetores

Curso Física 1. Aula - 4. Vetores Curso Física 1 Aula - 4 Vetores Escalares e Vetores Uma quantidade escalar é completamente especificada por um único valor com uma unidade apropriada e não tem nenhuma direção especifica. Exemplos: - Distância

Leia mais

Grandezas Escalares e Vetoriais

Grandezas Escalares e Vetoriais VETORES Grandezas Escalares e Vetoriais Uma grandeza física é um escalar quando pode ser caracterizada apenas por um número, sem necessidade de associar-lhe alguma orientação. Exemplos: Massa de uma bola:

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE LINHARES Prof. Esp. Thiago Magalhães

FACULDADE PITÁGORAS DE LINHARES Prof. Esp. Thiago Magalhães VETORES NO PLANO E NO ESPAÇO INTRODUÇÃO Cumpre de início, distinguir grandezas escalares das grandezas vetoriais. Grandezas escalares são aquelas que para sua perfeita caracterização basta informarmos

Leia mais

Instituto de Física Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cap. 1 - Vetores. Prof. Elvis Soares - Física I

Instituto de Física Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cap. 1 - Vetores. Prof. Elvis Soares - Física I Instituto de Física Universidade Federal do Rio de Janeiro Cap. 1 - Vetores Prof. Elvis Soares - Física I 2014.1 Vetores são descrições matemáticas de quantidades que possuem intensidade, direção e sentido.

Leia mais

Grandezas Escalares e Vetoriais

Grandezas Escalares e Vetoriais Aula 0: Vetores o escalares e vetores o soma de vetores o componentes cartesianas e polares de um vetor o produto escalar entre vetores o produto vetorial entre vetores Grandezas Escalares e Vetoriais

Leia mais

Áreas de atuação da Biomecânica. Métodos de análise : quantitativo e qualitativo

Áreas de atuação da Biomecânica. Métodos de análise : quantitativo e qualitativo Aula 3: cinemática Relembrando... Áreas de atuação da Biomecânica Métodos de análise : quantitativo e qualitativo Modelos Biomecânicos Aula 3: cinemática Cinemática Análise 2D/ 3D Vetor Operações vetoriais

Leia mais

1 Vetores no Plano e no Espaço

1 Vetores no Plano e no Espaço 1 Vetores no Plano e no Espaço Definimos as componentes de um vetor no espaço de forma análoga a que fizemos com vetores no plano. Vamos inicialmente introduzir um sistema de coordenadas retangulares no

Leia mais

Aula do cap. 03 Vetores. Halliday

Aula do cap. 03 Vetores. Halliday ula do cap. 03 Vetores. Conteúdo: Grandezas Escalares e Vetoriais dição de Vetores Método do Paralelogramo Decomposição de Vetores Vetores Unitários e dição Vetorial. Produto Escalar Referência: Halliday,

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física. Física I IGM1 2014/1. Cap. 1 - Vetores. Prof. Elvis Soares

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física. Física I IGM1 2014/1. Cap. 1 - Vetores. Prof. Elvis Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física I IGM1 2014/1 Cap. 1 - Vetores Prof. Elvis Soares Vetores são descrições matemáticas de quantidades que possuem intensidade, direção e

Leia mais

1 Segmentos orientados e vetores, adição e multiplicação

1 Segmentos orientados e vetores, adição e multiplicação MAP2110 Modelagem e Matemática 1 o Semestre de 2007 Resumo 1 - Roteiro de estudos - 07/05/2007 Espaços vetoriais bi e tri-dimensionais (plano ou espaço bidimensional E 2, e espaço tridimensional E 3 )

Leia mais

Vetores. Laura Goulart. 21 de Julho de 2018 UESB. Laura Goulart (UESB) Vetores 21 de Julho de / 1

Vetores. Laura Goulart. 21 de Julho de 2018 UESB. Laura Goulart (UESB) Vetores 21 de Julho de / 1 Vetores Laura Goulart UESB 21 de Julho de 2018 Laura Goulart (UESB) Vetores 21 de Julho de 2018 1 / 1 Introdução Muitas grandezas físicas como força para serem completamente identicadas precisam de comprimento,

Leia mais

1 Vetores no Plano. O segmento de reta orientada P Q tem P como ponto inicial, Q como ponto nal e

1 Vetores no Plano. O segmento de reta orientada P Q tem P como ponto inicial, Q como ponto nal e Vetores no Plano Resumo 1 - Vetores no Plano 2. Componentes de um vetor; 3. Vetor nulo e vetores unitários; 4. Operações algébricas com vetores; 5. Exercícios; 6. Questões de Revisão 1 Vetores no Plano

Leia mais

VETORES. DEFINIÇÃO DE GRANDEZA É tudo aquilo que pode ser medido Exemplos: Comprimento Aceleração Força Velocidade

VETORES. DEFINIÇÃO DE GRANDEZA É tudo aquilo que pode ser medido Exemplos: Comprimento Aceleração Força Velocidade 1 DEFINIÇÃO DE GRANDEZA É tudo aquilo que pode ser medido Exemplos: Comprimento Aceleração Força Velocidade GRANDEZAS ESCALARES São grandezas que se caracterizam apenas por um valor acompanhado uma unidade

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva 08/03 (quarta-feira) Recepção dos alunos 15/03 (quarta-feira) AULA 1 22/03 (quarta-feira) AULA 2 29/03 (quarta-feira) AULA 3 05/04 (quarta-feira) AULA 4 12/04 (quarta-feira)

Leia mais

Geometria Analítica. Prof Marcelo Maraschin de Souza

Geometria Analítica. Prof Marcelo Maraschin de Souza Geometria Analítica Prof Marcelo Maraschin de Souza Vetor Definido por dois pontos Seja o vetor AB de origem no ponto A(x 1, y 1 ) e extremidade no ponto B(x 2, y 2 ). Qual é a expressão algébrica que

Leia mais

Definição. Geometria plana

Definição. Geometria plana Geometria analítica Definição A palavra geometria vem do grego geometrien onde geo significa terra e metrien medida. Geometria foi, em sua origem, a ciência de medição de terras. O historiador grego Heródoto

Leia mais

2 Igualdade e Operações com pares ordenados. 1 Conjunto R 2. 3 Vetores. 2.1 Igualdade. 1.2 Coordenadas Cartesianas no Plano

2 Igualdade e Operações com pares ordenados. 1 Conjunto R 2. 3 Vetores. 2.1 Igualdade. 1.2 Coordenadas Cartesianas no Plano 1 Conjunto R 1.1 Definição VETORES NO PLANO Representamos por R o conjunto de todos os pares ordenados de números reais, ou seja: R = {(x, y) x R y R} 1. Coordenadas Cartesianas no Plano Em um plano α,

Leia mais

Mecânica Técnica. Aula 2 Lei dos Senos e Lei dos Cossenos. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Mecânica Técnica. Aula 2 Lei dos Senos e Lei dos Cossenos. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues Aula 2 Lei dos Senos e Lei dos Cossenos Tópicos Abordados Nesta Aula Cálculo de Força Resultante. Operações Vetoriais. Lei dos Senos. Lei dos Cossenos. Grandezas Escalares Uma grandeza escalar é caracterizada

Leia mais

ROTEIRO: 1. Cap. 2 Plano Cartesiano; 2. Vetores.

ROTEIRO: 1. Cap. 2 Plano Cartesiano; 2. Vetores. ROTEIRO: 1. Cap. 2 Plano Cartesiano; 2. Vetores. Capítulo 2 Plano Cartesiano / Vetores: Plano Cartesiano Foi criado pelo matemático René Descartes, associando a geometria à álgebra. Desse modo, ele pôde

Leia mais

Geometria Analítica. Geometria Analítica 28/08/2012

Geometria Analítica. Geometria Analítica 28/08/2012 Prof. Luiz Antonio do Nascimento luiz.anascimento@sp.senac.br www.lnascimento.com.br Conjuntos Propriedades das operações de adição e multiplicação: Propriedade comutativa: Adição a + b = b + a Multiplicação

Leia mais

PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: VETORES

PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: VETORES PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: VETORES DURANTE AS AULAS DE VETORES VOCÊ APRENDERÁ: Diferença entre grandezas escalares e vetoriais

Leia mais

Aula 3 VETORES. Introdução

Aula 3 VETORES. Introdução Aula 3 VETORES Introdução Na Física usamos dois grupos de grandezas: as grandezas escalares e as grandezas vetoriais. São escalares as grandezas que ficam caracterizadas com os seus valores numéricos e

Leia mais

MAT2457 ÁLGEBRA LINEAR PARA ENGENHARIA I Gabarito da 2 a Prova - 1 o semestre de 2015

MAT2457 ÁLGEBRA LINEAR PARA ENGENHARIA I Gabarito da 2 a Prova - 1 o semestre de 2015 MAT27 ÁLGEBRA LINEAR PARA ENGENHARIA I Gabarito da 2 a Prova - 1 o semestre de 201 Nesta prova considera-se fixada uma orientação do espaço e um sistema de coordenadas Σ (O, E) em E 3, em que E é uma base

Leia mais

Vetores no plano Cartesiano

Vetores no plano Cartesiano Vetores no plano Cartesiano 1) Definição de vetor Um vetor (geométrico) no plano R² é uma classe de objetos matemáticos (segmentos) com a mesma direção, mesmo sentido e mesmo módulo (intensidade). 1. A

Leia mais

Na figura acima, o vetor tem origem no ponto A e extremidade no ponto B. Notação usual: 1 O ESPAÇO R3

Na figura acima, o vetor tem origem no ponto A e extremidade no ponto B. Notação usual: 1 O ESPAÇO R3 VETORES E R3 Ultra-Fast Prof.: Fábio Rodrigues fabio.miranda@engenharia.ufjf.br Obs.: A maioria das figuras deste texto foram copiadas do livro virtual álgebra vetorial e geometria analítica, 9ª edição,

Leia mais

Capítulo Propriedades das operações com vetores

Capítulo Propriedades das operações com vetores Capítulo 6 1. Propriedades das operações com vetores Propriedades da adição de vetores Sejam u, v e w vetores no plano. Valem as seguintes propriedades. Comutatividade: u + v = v + u. Associatividade:

Leia mais

1: Grandezas vetoriais e grandezas escalares

1: Grandezas vetoriais e grandezas escalares 1 1: Grandezas vetoriais e grandezas escalares A Física lida com um amplo conjunto de grandezas Dentro dessa gama enorme de grandezas existem algumas cuja caracterização completa requer tão somente um

Leia mais

Programa Princípios Gerais Forças, vetores e operações vetoriais

Programa Princípios Gerais Forças, vetores e operações vetoriais Programa Princípios Gerais Forças, vetores e operações vetoriais Representação gráfica de vetores Graficamente, um vetor é representado por uma flecha: a intensidade é o comprimento da flecha; a direção

Leia mais

Física Geral Grandezas

Física Geral Grandezas Física Geral Grandezas Grandezas físicas possuem um valor numérico e significado físico. O valor numérico é um múltiplo de um padrão tomado como unidade. Comprimento (m) Massa (kg) Tempo (s) Corrente elétrica

Leia mais

Física Geral Grandezas

Física Geral Grandezas Física Geral Grandezas Grandezas físicas possuem um valor numérico e significado físico. O valor numérico é um múltiplo de um padrão tomado como unidade. Comprimento (m) Massa (kg) Tempo (s) Corrente elétrica

Leia mais

Lista 1 - Física /1. 1. Para os vetores abaixo, calcule a b, a b, a, b, a b, e o ângulo θ entre a e b.

Lista 1 - Física /1. 1. Para os vetores abaixo, calcule a b, a b, a, b, a b, e o ângulo θ entre a e b. Lista 1 - Física - 2019/1 1. Para os vetores abaixo, calcule a b, a b, a, b, a b, e o ângulo θ entre a e b. Lembramos que o produto escalar entre dois vetores é definido como a b = abcosθ, (1) em que θ

Leia mais

Geometria Analítica e Álgebra Linear

Geometria Analítica e Álgebra Linear NOTAS DE AULA Geometria Analítica e Álgebra Linear Vetores no Espaço Professor: Luiz Fernando Nunes, Dr. 019/Sem_01 Índice Vetores no Espaço Tridimensional... 1.1 Definição... 1. Operações com vetores...

Leia mais

Vetores e Geometria Analítica

Vetores e Geometria Analítica Vetores e Geometria Analítica Vetores ECT2102 Prof. Ronaldo Carlotto Batista 28 de março de 2016 Sistema de coordenadas e distâncias Nesse curso usaremos o sistema de coordenadas cartesiano destro em três

Leia mais

Fundamentos Matemáticos de Computação Gráfica

Fundamentos Matemáticos de Computação Gráfica Fundamentos Matemáticos de Computação Gráfica Fundamentos Matemáticos de CG Vetores e Pontos Matrizes Transformações Geométricas Referências: Mathematics for Computer Graphics Applications. M. E. Mortenson.

Leia mais

Bacharelado Engenharia Civil. Disciplina:Física Geral e Experimental I 1 período Prof.a: Msd. Érica Muniz

Bacharelado Engenharia Civil. Disciplina:Física Geral e Experimental I 1 período Prof.a: Msd. Érica Muniz Bacharelado Engenharia Civil Disciplina:Física Geral e Experimental I 1 período Prof.a: Msd. Érica Muniz Cálculo Vetorial Grandeza Vetorial Algumas vezes necessitamos mais que um número e uma unidade para

Leia mais

Introdução ao Cálculo Vetorial

Introdução ao Cálculo Vetorial Introdução ao Cálculo Vetorial Segmento Orientado É o segmento de reta com um sentido de orientação. Por exemplo AB onde: A : origem e B : extremidade. Pode-se ter ainda o segmento BA onde: B : origem

Leia mais

Aquele lembrete que você de Exatas já deve estar cansado de saber e, por isso, aprofundaremos algumas coisinhas já já...

Aquele lembrete que você de Exatas já deve estar cansado de saber e, por isso, aprofundaremos algumas coisinhas já já... Vetores RESUMO Lembrex! Aquele lembrete que você de Exatas já deve estar cansado de saber e, por isso, aprofundaremos algumas coisinhas já já... Primeiramente, gostaria de alertar que o estudo de Vetores

Leia mais

CÁLCULO VETORIAL E GEOMETRIA ANÁLITICA

CÁLCULO VETORIAL E GEOMETRIA ANÁLITICA CÁLCULO VETORIAL E GEOMETRIA ANÁLITICA Consideremos uma reta r e sejam A e B dois pontos de r Ao segmento de reta AB, podemos associar 2 sentidos : de A para B e de B para A Escrevemos AB para representar

Leia mais

Lista 1: Vetores - Engenharia Mecânica. Professora: Elisandra Bär de Figueiredo

Lista 1: Vetores - Engenharia Mecânica. Professora: Elisandra Bär de Figueiredo Professora: Elisandra är de Figueiredo Lista 1: Vetores - Engenharia Mecânica 1. Dados os vetores u e v da gura, mostrar num gráco um representante do vetor: (a) u v (b) v u (c) u + 4 v u v. Represente

Leia mais

UNIDADE 2 VETORES E FÍSICA. Exercícios 1 Vetores

UNIDADE 2 VETORES E FÍSICA. Exercícios 1 Vetores 1 UNIDADE 2 VETORES E FÍSICA Exercícios 1 Vetores 1. Na figura abaixo está representada, vista do alto, uma sala quadrada de paredes com 5 metros de comprimento. Você entra na sala pela porta, em A, e

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Vetores. Claudenise Alves de Lima - Engenharia Civil

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Vetores. Claudenise Alves de Lima - Engenharia Civil CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2017.1 Vetores Claudenise Alves de Lima - Engenharia Civil Definição O que é um vetor? Um vetor é um segmento de reta orientado, que representa uma grandeza

Leia mais

. f3 = 4 e 1 3 e 2. f2 = e 1 e 3, g 1 = e 1 + e 2 + e 3, 2 g 2 = e 1 + e 2,

. f3 = 4 e 1 3 e 2. f2 = e 1 e 3, g 1 = e 1 + e 2 + e 3, 2 g 2 = e 1 + e 2, INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO MAT-457 Álgebra Linear para Engenharia I Segunda Lista de Exercícios - Professor: Equipe da Disciplina EXERCÍCIOS 1. Dê a matriz de mudança

Leia mais

Lista de exercícios de GA no espaço

Lista de exercícios de GA no espaço Lista de GA no espaço 1 Lista de exercícios de GA no espaço Prof. Fernando Carneiro Rio de Janeiro, Janeiro de 2017 01) Dado A(1, 0, 1), qual é o ponto mais próximo de A que pertence ao plano gerado pelas

Leia mais

NOTAS DE AULA DE GEOMETRIA ANALÍTICA: VETORES

NOTAS DE AULA DE GEOMETRIA ANALÍTICA: VETORES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG INSTITUTO DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA E FÍSICA - IMEF FABÍOLA AIUB SPEROTTO DAIANE SILVA DE FREITAS NOTAS DE AULA DE GEOMETRIA ANALÍTICA: VETORES 1 Edição Rio Grande

Leia mais

a1q1: Seja ABCDEF GH um cubo de aresta unitária de E 3 e considere o espaço V 3 orientado pela base { CD, CB, CH}. Então podemos afirmar que: a)

a1q1: Seja ABCDEF GH um cubo de aresta unitária de E 3 e considere o espaço V 3 orientado pela base { CD, CB, CH}. Então podemos afirmar que: a) 1 a1q1: Seja ABCDEF GH um cubo de aresta unitária de E 3 e considere o espaço V 3 orientado pela base { CD, CB, CH}. Então podemos afirmar que: a) EB ED = GA b) EB ED = AG c) EB ED = EH d) EB ED = EA e)

Leia mais

Representação Gráfica

Representação Gráfica Vetores Vetores: uma ferramenta matemática para expressar grandezas Grandezas escalares e vetoriais; Anotação vetorial; Álgebra vetorial; Produtos escalar e vetorial. Grandezas Físicas Grandezas Escalares:

Leia mais

Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel

Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel Cinemática - 2 Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel Notas históricas A palavra vetor é uma extensão natural do seu uso original, agora obsoleto, em astronomia: uma linha imaginária ligando o planeta,

Leia mais

Noção intuitiva. Definições. Definições. Capítulo 1: Vetores Aula 1. Noção intuitiva e definições; Notações. Segmento orientado

Noção intuitiva. Definições. Definições. Capítulo 1: Vetores Aula 1. Noção intuitiva e definições; Notações. Segmento orientado Capítulo 1: Vetores Discussões iniciais; Aula 1 Noção intuitiva e definições; Notações. Noção intuitiva Existem grandezas, chamadas escalares, que são caracterizadas por um número (e a correspondente unidade):

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA 1 a LISTA DE EXERCÍCIOS DE MAT 17 1. Suponha que uma força de 1 newtons é aplicada em um objeto ao longo do

Leia mais

Material Teórico - Módulo: Vetores em R 2 e R 3. Operações Envolvendo Vetores. Terceiro Ano - Médio

Material Teórico - Módulo: Vetores em R 2 e R 3. Operações Envolvendo Vetores. Terceiro Ano - Médio Material Teórico - Módulo: Vetores em R 2 e R 3 Operações Envolvendo Vetores Terceiro Ano - Médio Autor: Prof. Angelo Papa Neto Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 1 Adição de vetores Na aula anterior

Leia mais

ROBÓTICA REPRESENTAÇÕES MATRICIAIS. Prof a. Dra. GIOVANA TRIPOLONI TANGERINO Tecnologia em Automação Industrial

ROBÓTICA REPRESENTAÇÕES MATRICIAIS. Prof a. Dra. GIOVANA TRIPOLONI TANGERINO Tecnologia em Automação Industrial SP CAMPUS PIRACICABA ROBÓTICA Prof a. Dra. GIOVANA TRIPOLONI TANGERINO Tecnologia em Automação Industrial REPRESENTAÇÕES MATRICIAIS https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com

Leia mais

Figura disponível em: <http://soumaisenem.com.br/fisica/conhecimentos-basicos-e-fundamentais/grandezas-escalares-egrandezas-vetoriais>.

Figura disponível em: <http://soumaisenem.com.br/fisica/conhecimentos-basicos-e-fundamentais/grandezas-escalares-egrandezas-vetoriais>. n. 7 VETORES vetor é um segmento orientado; são representações de forças, as quais incluem direção, sentido, intensidade e ponto de aplicação; o módulo, a direção e o sentido caracterizam um vetor: módulo

Leia mais

tenha tamanho igual a 5. Determinar o valor de k, se existir, para que os vetores u k,2,k

tenha tamanho igual a 5. Determinar o valor de k, se existir, para que os vetores u k,2,k Vetores Questão 1 Determine o valor de k para que o vetor v (2k,k, 3k) tenha tamanho igual a 5. Questão 2 Ache w tal que w i k 2 i k 2 i j k e w 6. Questão 3 Determinar o valor de k, se existir, para que

Leia mais

Escalar: Grandeza à qual se associa um valor real independentemente da direção, ex: massa, comprimento, tempo, energia.

Escalar: Grandeza à qual se associa um valor real independentemente da direção, ex: massa, comprimento, tempo, energia. 1 2. Vetores Força 2.1- Escalares e Vetores Escalar: Grandeza à qual se associa um valor real independentemente da direção, ex: massa, comprimento, tempo, energia. Vetor: Grandeza a qual se associa um

Leia mais

ALGEBRA LINEAR 1 RESUMO E EXERCÍCIOS* P1

ALGEBRA LINEAR 1 RESUMO E EXERCÍCIOS* P1 ALGEBRA LINEAR 1 RESUMO E EXERCÍCIOS* P1 *Exercícios de provas anteriores escolhidos para você estar preparado para qualquer questão na prova. Resoluções em VETORES Um vetor é uma lista ordenada de números

Leia mais

O Eletromagnetismo é um ramo da física ou da engenharia elétrica onde os fenômenos elétricos e magnéticos são estudados.

O Eletromagnetismo é um ramo da física ou da engenharia elétrica onde os fenômenos elétricos e magnéticos são estudados. 1. Análise Vetorial O Eletromagnetismo é um ramo da física ou da engenharia elétrica onde os fenômenos elétricos e magnéticos são estudados. Os princípios eletromagnéticos são encontrados em diversas aplicações:

Leia mais

Grandeza Vetorial. Curso de Engenharia Civil Física Geral e Experimental I. Considerações. Vetores- Unidade 2 Prof.a : Msd Érica Muniz 1 período

Grandeza Vetorial. Curso de Engenharia Civil Física Geral e Experimental I. Considerações. Vetores- Unidade 2 Prof.a : Msd Érica Muniz 1 período Curso de Engenharia Civil Física Geral e Experimental I Vetores- Unidade 2 Prof.a : Msd Érica Muniz 1 período Grandeza Vetorial Algumas vezes necessitamos mais que um número e uma unidade para representar

Leia mais

Geometria Analítica. Prof. M.Sc. Guilherme Schünemann

Geometria Analítica. Prof. M.Sc. Guilherme Schünemann Geometria Analítica Prof. M.Sc. Guilherme Schünemann Ponto de partida Um ponto é a unidade básica de toda a geometria analítica. A partir dele, definem-se retas, segmentos, vetores, planos, etc. Reta definida

Leia mais

GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS OPERAÇÕES ELEMENTARES

GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS OPERAÇÕES ELEMENTARES GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS OPERAÇÕES ELEMENTARES Diariamente nos deparamos com muitas grandezas físicas. Algumas dessas grandezas ficam perfeitamente definidas com um valor numérico e sua unidade

Leia mais

Geometria analítica. Professor Me: Lucas Corrêa de Almeida

Geometria analítica. Professor Me: Lucas Corrêa de Almeida Geometria analítica Professor Me: Lucas Corrêa de Almeida Definição A palavra geometria vem do grego geometrien onde geo significa terra e metrien medida. Geometria foi, em sua origem, a ciência de medição

Leia mais

Álgebra Linear I - Aula 2. Roteiro

Álgebra Linear I - Aula 2. Roteiro Álgebra Linear I - Aula 2 1. Produto escalar. Ângulos. 2. Desigualdade triangular. 3. Projeção ortugonal de vetores. Roteiro 1 Produto escalar Considere dois vetores = (u 1, u 2, u 3 ) e v = (v 1, v 2,

Leia mais

Resolução da Questão 1 Item I (Texto Definitivo)

Resolução da Questão 1 Item I (Texto Definitivo) Questão Na teoria econômica, uma função de demanda y = P(x) representa a relação entre a quantidade x produzida de determinado bem e o seu preço y. O excedente do consumidor que é uma maneira de avaliar

Leia mais

Aula 5 - Produto Vetorial

Aula 5 - Produto Vetorial Aula 5 - Produto Vetorial Antes de iniciar o conceito de produto vetorial, precisamos recordar como se calculam os determinantes. Mas o que é um Determinante? Determinante é uma função matricial que associa

Leia mais

VETORES. Física. primeiro à extremidade do último vetor traçado. magnético.

VETORES. Física. primeiro à extremidade do último vetor traçado. magnético. Prof. Paulino Mourão VETORES Física MARÇO/009 ursos C 1. GRANDEZAS FÍSICAS 3. SOMA DE VETORES º E.M. Master 11/03/09 1.1. Grandezas Escalares São totalmente definidas somente por um valor numérico associado

Leia mais

Álgebra Linear I - Aula 9. Roteiro

Álgebra Linear I - Aula 9. Roteiro Álgebra Linear I - Aula 9 1. Distância de um ponto a uma reta. 2. Distância de um ponto a um plano. 3. Distância entre uma reta e um plano. 4. Distância entre dois planos. oteiro 1 Distância de um ponto

Leia mais

Vetores. 2. (G1 - ifpe 2012) Qual o cosseno do ângulo formado pelos vetores A 4. i 3. j e

Vetores. 2. (G1 - ifpe 2012) Qual o cosseno do ângulo formado pelos vetores A 4. i 3. j e Vetores 1. (Uece 2014) Duas únicas forças, uma de 3 N e outra de 4 N, atuam sobre uma massa puntiforme. Sobre o módulo da aceleração dessa massa, é correto afirmar-se que a) é o menor possível se os dois

Leia mais

Capítulo O espaço R n

Capítulo O espaço R n Cálculo - Capítulo 1. - O espaço R n - versão 0/009 1 Capítulo 1. - O espaço R n 1..1 - Espaço R 3 1.. - Espaço R n Vamos, agora, generaliar o conceito de um espaço R primeiro para R 3 e depois para R

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA a LISTA DE EXERCÍCIOS DE MAT 7 II SEMESTRE DE 00 Professores: Flávia, Gustavo e Lana. Suponha que uma força

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CÁLCULO II - PROJETO NEWTON AULA 03. Palavras-chaves: Vetores, norma, produto escalar, produto interno.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CÁLCULO II - PROJETO NEWTON AULA 03. Palavras-chaves: Vetores, norma, produto escalar, produto interno. Assunto: Vetores, Norma e Produto escalar UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CÁLCULO II - PROJETO NEWTON AULA 03 Palavras-chaves: Vetores, norma, produto escalar, produto interno. Vetores Segmento orientado

Leia mais

Material Teórico - Módulo: Vetores em R 2 e R 3. Produto Vetorial. Terceiro Ano - Médio

Material Teórico - Módulo: Vetores em R 2 e R 3. Produto Vetorial. Terceiro Ano - Médio Material Teórico - Módulo: Vetores em R 2 e R 3 Produto Vetorial Terceiro Ano - Médio Autor: Prof. Angelo Papa Neto Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto Nesta aula, estudaremos uma operação definida

Leia mais

FÍSICA B ª SÉRIE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ALUNO

FÍSICA B ª SÉRIE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ALUNO EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ALUNO TURMA: FÍSICA B - 2012 1ª SÉRIE DATA: / / 1) Analise as afirmativas abaixo sobre o conceito de grandezas escalares e vetoriais. I Uma grandeza é chamada de escalar quando

Leia mais

MÓDULO 5 aula 41 (vetores) FERA, o segmento de reta orientado utilizado para caracterizar uma grandeza vetorial é chamado de vetor:

MÓDULO 5 aula 41 (vetores) FERA, o segmento de reta orientado utilizado para caracterizar uma grandeza vetorial é chamado de vetor: MÓDULO 5 aula 41 (vetores) FERA, o segmento de reta orientado utilizado para caracterizar uma grandeza vetorial é chamado de vetor: Simbologia: B AB a vetor a AB a módulo do vetor a A O segmento orientado

Leia mais

SEGUNDA PROVA. Segunda prova: 11/maio, sábado, 08:00 ou 10:00 horas. Capítulo 3: Vetores, produto escalar, produto vetorial.

SEGUNDA PROVA. Segunda prova: 11/maio, sábado, 08:00 ou 10:00 horas. Capítulo 3: Vetores, produto escalar, produto vetorial. SEGUNDA PROVA Segunda prova: 11/maio, sábado, 08:00 ou 10:00 horas. Capítulo 3: Vetores, produto escalar, produto vetorial. Capítulo 4: Retas e Planos no espaço. Ângulos e distâncias. VETORES Operações

Leia mais

MATEMÁTICA A ATUAL E COMPLETO LIVRO + ONLINE. Explicação de todos os conteúdos questões com resposta detalhada. Simulador de exames online

MATEMÁTICA A ATUAL E COMPLETO LIVRO + ONLINE. Explicação de todos os conteúdos questões com resposta detalhada. Simulador de exames online exame MATEMÁTICA A Daniela Raposo Luzia Gomes REVISÃO CIENTÍFICA Filipe Carvalho Universidade do Minho ATUAL E COMPLETO LIVRO + ONLINE 12 Explicação de todos os conteúdos 2400 questões com resposta detalhada

Leia mais

Produto interno e produto vetorial no espaço

Produto interno e produto vetorial no espaço 14 Produto interno e produto vetorial no espaço Sumário 14.1 Produto interno.................... 14. Produto vetorial.................... 5 14..1 Interpretação geométrica da norma do produto vetorial.......................

Leia mais

Chamaremos AC de vetor soma (um Vetor resultante) dos vetores AB e BC. Essa soma não é uma soma algébrica comum.

Chamaremos AC de vetor soma (um Vetor resultante) dos vetores AB e BC. Essa soma não é uma soma algébrica comum. Vetores Uma partícula que se move em linha reta pode se deslocar em apenas uma direção, sendo o deslocamento positivo em uma e negativo na outra direção. Quando uma partícula se move em três dimensões,

Leia mais

Álgebra Linear I - Aula Bases Ortonormais e Matrizes Ortogonais

Álgebra Linear I - Aula Bases Ortonormais e Matrizes Ortogonais Álgebra Linear I - Aula 19 1. Bases Ortonormais e Matrizes Ortogonais. 2. Matrizes ortogonais 2 2. 3. Rotações em R 3. Roteiro 1 Bases Ortonormais e Matrizes Ortogonais 1.1 Bases ortogonais Lembre que

Leia mais

G1 de Álgebra Linear I Gabarito

G1 de Álgebra Linear I Gabarito G1 de Álgebra Linear I 2013.1 6 de Abril de 2013. Gabarito 1) Considere o triângulo ABC de vértices A, B e C. Suponha que: (i) o vértice B do triângulo pertence às retas de equações paramétricas r : (

Leia mais

Álgebra Linear I - Aula 8. Roteiro

Álgebra Linear I - Aula 8. Roteiro Álgebra Linear I - Aula 8 1. Distância de um ponto a uma reta. 2. Distância de um ponto a um plano. 3. Distância entre uma reta e um plano. 4. Distância entre dois planos. 5. Distância entre duas retas.

Leia mais

MAT2457 ÁLGEBRA LINEAR PARA ENGENHARIA I 2 a Lista de Exercícios - 1 o semestre de f 1 = 2 e 1 e 2 e 3,

MAT2457 ÁLGEBRA LINEAR PARA ENGENHARIA I 2 a Lista de Exercícios - 1 o semestre de f 1 = 2 e 1 e 2 e 3, MAT2457 ÁLGEBRA LINEAR PARA ENGENHARIA I 2 a Lista de Exercícios - 1 o semestre de 2015 1 Sendo E = { e 1 e 2 e 3 } F = { f 1 f 2 f 3 } bases com: f 1 = 2 e 1 e 3 f 2 = e 2 + 2 e 3 f 3 = 7 e 3 e w = e

Leia mais

FÍSICA - VETORES. Aula 1: Grandezas vetoriais x escalares.

FÍSICA - VETORES. Aula 1: Grandezas vetoriais x escalares. FÍSICA - VETORES Conteúdo: Grandezas vetoriais x escalares; Soma de vetores: Método da poligonal, método do paralelogramo e método das projeções; subtração de vetores, multiplicação por número real e versores.

Leia mais

SEGUNDA PROVA. Segunda prova: 11/maio, sábado, 08:00 ou 10:00 horas. Capítulo 4: Vetores, produto escalar, produto vetorial.

SEGUNDA PROVA. Segunda prova: 11/maio, sábado, 08:00 ou 10:00 horas. Capítulo 4: Vetores, produto escalar, produto vetorial. SEGUNDA PROVA Segunda prova: 11/maio, sábado, 08:00 ou 10:00 horas Capítulo 4: Vetores, produto escalar, produto vetorial. Capítulo 5: Retas e Planos no espaço. Ângulos e distâncias. Plano cartesiano e

Leia mais

Vetores. Prof. Marco Simões

Vetores. Prof. Marco Simões Vetores Prof. Marco Simões Ao final dessa aula você deverá saber A diferença entre grandezas escalares e vetoriais Como representar uma grandeza vetorial O que são os componentes de um vetor Como efetuar

Leia mais

MAT 121 : Cálculo Diferencial e Integral II. Sylvain Bonnot (IME-USP)

MAT 121 : Cálculo Diferencial e Integral II. Sylvain Bonnot (IME-USP) MAT 121 : Cálculo Diferencial e Integral II Sylvain Bonnot (IME-USP) 2014 1 Forma polar geral de uma secção cônica Teorema Seja F um ponto fixado no plano ( foco ) e l uma reta fixada ( diretriz ) e e

Leia mais

Álgebra Linear I - Aula 3. Roteiro

Álgebra Linear I - Aula 3. Roteiro Álgebra Linear I - Aula 3 1. Produto escalar. Ângulos. 2. Desigualdade triangular. Roteiro 1 Produto escalar Considere dois vetores ū = (u 1, u 2, u 3 ) e v = (v 1, v 2, v 3 ) de R 3. O produto escalar

Leia mais

Retas e planos no espaço

Retas e planos no espaço Retas e planos no espaço Jorge M. V. Capela, Marisa V. Capela Instituto de Química - UNESP Araraquara, SP capela@iq.unesp.br Araraquara, SP - 2017 1 Retas e Segmentos de Reta no Espaço 2 Equação vetorial

Leia mais

1. Operações com vetores no espaço

1. Operações com vetores no espaço Capítulo 10 1. Operações com vetores no espaço Vamos definir agora as operações de adição de vetores no espaço e multiplicação de um vetor espacial por um número real. O processo é análogo ao efetuado

Leia mais

Vetores. Prof. Marco Simões

Vetores. Prof. Marco Simões Vetores Prof. Marco Simões Tipos de grandezas Grandezas escalares São definidas por um único valor, ou módulo Exemplos: massa, temperatura, pressão, densidade, carga elétrica, etc Grandezas vetoriais Necessitam,

Leia mais

(b) { (ρ, θ);1 ρ 2 e π θ } 3π. 5. Representar graficamente

(b) { (ρ, θ);1 ρ 2 e π θ } 3π. 5. Representar graficamente Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Matemática isciplina : Geometria nalítica (GM003) ssunto: sistemas de coordenadas; vetores: operações com vetores, produto escalar, produto vetorial, produto

Leia mais

Física 1 - Aula 4. 1 Grandezas Físicas Escalares e Vetoriais. 2 Vetores. Prof. Afonso Henriques Silva Leite. 23 de março de 2016

Física 1 - Aula 4. 1 Grandezas Físicas Escalares e Vetoriais. 2 Vetores. Prof. Afonso Henriques Silva Leite. 23 de março de 2016 Física 1 - Aula 4 Prof. Afonso Henriques Silva Leite 23 de março de 2016 1 Grandezas Físicas Escalares e Vetoriais Algumas Grandezas Físicas são determinadas (ou conhecidas) por completo por apenas um

Leia mais

Capítulo Aplicações do produto interno

Capítulo Aplicações do produto interno Cálculo - Capítulo 1.4 - Aplicações do produto interno - versão 0/009 1 Capítulo 1.4 - Aplicações do produto interno 1.4.1 - Ortogonalidade entre vetores 1.3.3 - Ângulo entre vetores 1.4. - Projeção ortogonal

Leia mais

com 3 Incógnitas A interseção do plano paralelo ao plano yz, passando por P, com o eixo x determina a coordenada x.

com 3 Incógnitas A interseção do plano paralelo ao plano yz, passando por P, com o eixo x determina a coordenada x. Interpretação Geométrica de Sistemas Lineares com 3 Incógnitas Reginaldo J. Santos Departamento de Matemática Instituto de Ciências Eatas Universidade Federal de Minas Gerais http://www.mat.ufmg.br/~regi

Leia mais