Curso Física 1. Aula - 4. Vetores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso Física 1. Aula - 4. Vetores"

Transcrição

1 Curso Física 1 Aula - 4 Vetores

2 Escalares e Vetores Uma quantidade escalar é completamente especificada por um único valor com uma unidade apropriada e não tem nenhuma direção especifica. Exemplos: - Distância percorrida (10 m, 22 km, 1.2 cm, etc) - Velocidade escalar média (0.3 m/s, 17.3 km/h, etc) - massa, carga elétrica, temperatura, etc - constantes (número pi, e, etc) Alguns escalares são sempre positivos (por exemplo massa) Outros podem ser positivos ou negativos (por exemplo carga elétrica) Regras da aritimética usual são usadas para manipular quantidades escalares.

3 Escalares e Vetores Uma quantidade vetorial é completamente descrita não só por um número (com as unidades apropriadas), mas é necessário também especificar uma direção e sentido. Exemplos: - Deslocamento (10 m, na direção Norte Sul, no sentido de Norte para Sul) - Velocidade (0.3 m/s, direção Leste-Oeste, sentido de Leste para Oeste)

4 Escalares e Vetores Uma quantidade vetorial é completamente descrita não só por um número (com as unidades apropriadas), mas é necessário também especificar uma direção e sentido. Exemplos: - Deslocamento (10 m, na direção Norte Sul, no sentido de Norte para Sul) - Velocidade (0.3 m/s, direção Leste-Oeste, sentido de Leste para Oeste) Vetores são usualmente representado por um segmento de reta orientado:

5 Exemplo de um vetor: Uma partícula se move do ponto A ao ponto B através do caminho mostrado pela linha pontilhada. O comprimento da linha pontilhada é a distância percorrida e é um escalar. O deslocamento é a linha sólida de A para B. O deslocamento é independente do caminho tomado entre os dois pontos. O deslocamento é um vetor.

6 Vetor: Sentido (para onde aponta a seta) Comprimento = magnitude (ou módulo) Direção (sobre a reta)

7 Vetor: Sentido (para onde aponta a seta) Comprimento = magnitude (ou módulo) Direção (sobre a reta) Notação: A, A, a, a, etc (letra com uma seta em cima, ou em negrito) Magnitude, ou módulo: A = A, A = A, etc. Note que a magnitude de um vetor é sempre um número positivo.

8 Propriedades dos Vetores (ou algebra dos deslocamentos) 1- Igualdade: dois vetores são iguais se eles possuem o mesmo módulo, direção e sentido: b a a = b, a = b, os vetores a e b são vetores idênticos. Vetor a é diferente do vetor c, pois as magnitudes são diferentes (mesmo embora possuam a mesma direção e sentido). c d Vetor a é diferente do vetor d, tanto em módulo, direção e sentido.

9 2- Soma: Dados dois vetores a e b, a soma produz um terceiro vetor c a b

10 2- Soma: Dados dois vetores a e b, a soma produz um terceiro vetor c a b Para realizar a soma, mova um dos vetores sem mudar módulo, direção e sentido (== transporte paralelo) até que o início de um dos vetores encoste no final do outro. O vetor resultante é o vetor indo do início do primeiro vetor até o final do último vetor.

11 2- Soma: Dados dois vetores a e b, a soma produz um terceiro vetor c a b c a+b=c c é o vetor (ou deslocamento) resultante.

12 Quando está somando vários vetores, simplesmente repita o processo até que todos estejam incluídos. O vetor resultante ainda é desenhado como indo do inicio do primeiro vetor até o final do último vetor.

13 A soma é comutativa: Desenhe B e adicione A Quando dois vetores são adicionadas, a soma é independente da ordem de adição. Esta é a Lei da comutatividade da Adição. Desenhe A e adicione B

14 Quando adicionado três ou mais vetores, a soma deles é independente de como os vetores são agrupados. Esta é a chamada Lei da Associatividade.

15 3- O negativo de um vetor: Multiplicação de um vetor por -1 : A magnitude (módulo) e a direção permanecem as mesmas, mas a direção inverte. Vetor nulo:

16 4- Subtração de vetores: Subtrair um vetor é o mesmo que somar com o vetor inverso:

17 5- Multiplicação de um Vetor por um escalar: Multiplicar ou dividir um vetor por um escalar: O resultado de multiplicar ou dividir um vetor por um escalar é um vetor. A magnitude do vetor é multiplicada ou dividida pelo escalar. Se o escalar é positivo, o sentido do vetor resultante é o mesmo que o do vetor original. Se o escalar é negativo, o sentido do vetor resultante é oposto ao do vetor original.

18

19 As Componentes de um Vetor: A componente é uma projeção de um vetor ao longo de um eixo. Qualquer vetor pode ser completamente descrito pelas suas componentes. É util usar componentes retangulares (ou cartesianas): e Estas são as projeções ao longo dos eixos x e y no caso de um vetor no espaço bidimensional (2D).

20 As Componentes de um Vetor: A componente é uma projeção de um vetor ao longo de um eixo. Qualquer vetor pode ser completamente descrito pelas suas componentes. É util usar componentes retangulares (ou cartesianas): e Estas são as projeções ao longo dos eixos x e y no caso de um vetor no espaço bidimensional (2D). Coordenadas polares:

21 Soma de vetores pelo método das componentes: A = (Ax, Ay) e B = (Bx, By) A + B = (Ax+Bx, Ay+By) = R Rx = Ax + Bx Ry = Ay + By Ao somar vetores, somam-se as componentes cartesianas de cada um.

22 Vetores Unitários: Um vetor unitário é um vetor adimensional com magnitude exatamente igual a 1. Vetores unitários são usados para especificar uma direção e tem nenhum outro uso físico. Notação: â = a/ a, Â = A/ A, etc â = 1, Â = 1, etc

23 Vetores Unitários: Um vetor unitário é um vetor adimensional com magnitude extamente igual a 1 Vetores unitários são usados para especificar uma direção e tem nenhum outro uso físico. Notação: â = a/ a, Â = A/ A, etc â = 1, Â = 1, etc Vetores unitários cartesianos: y Em 2d: Em 3d: x

24

25 O vetor posição:

26

27 Se queremos somar vetores que estão na forma ai + bj, nós podemos simplesmente somar as componentes î e então as componentes ĵ : v 2i 5 j w 3i 4 j v w 2i 5 j 3i 4 j i j geometricamente: 3i w 5j v 2i i 4j j v w

28

29 Extensão para 3D: r R Ax ˆi Ay ˆj Azkˆ Bx ˆi By ˆj Bzkˆ r R Ax Bx ˆi Ay By ˆj Az Bz kˆ r R Rx ˆi Ry ˆj Rzkˆ Rx= Ax+Bx, Ry= Ay+By, e Rz = Az+Bz

30

31

32

33

34

35

36 Exemplo de Produto Escalar em Física: Considere a situação: uma força F é aplicada em um objeto para move-lo sobre uma superfície horizontal sem atrito, realizando um deslocamento d. Como F é aplicado no objeto, essa força vai fazer com que a velocidade do objeto aumente! Mas qual parte de F realmente causa o aumento de velocidade do objeto? É F cos θ, porque esta é a componente da força paralela ao deslocamento d. De fato, se você aplicar o produto escalar (ou produto ponto), você obtem ( F cos θ ) d, o que definimos como o "Trabalho". A B = A B cosθ W = F d = F d cosθ Trabalho é um tipo de energia e energia NÃO tem uma direção e sentido, esta é a razão pela qual Trabalho é um escalar (e então definido por meio do produto escalar, ou produto ponto).

37 =

38

39 Cx Cy Cz

40

41 Alguns Exemplos de Produto Vetorial em Física: Força sobre uma partícula carregada (carga elétrica q) que possui uma velocidade v e na presença de uma campo magnético uniforme B (força de Lorentz): Torque exercido sobre um objeto: = d1 X F1 Etc, etc, vários outros exemplos.

42

43

44

45 =( = )+( )=

46 =( = )-( )=

47 =( = ).( )=

48 =( )X( )=

49

50

51

52

53

54

55

Aula 3 Escalares e Vetores

Aula 3 Escalares e Vetores Aula 3 Escalares e Vetores Física Geral I F - 128 2º semestre, 2012 QC1: Vetor vs Escalar Quais das quantidades abaixo não podem ser completamente descritas por um escalar? A. massa B. volume C. área D.

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / PUC-Rio Departamento de Engenharia Mecânica. ENG1705 Dinâmica de Corpos Rígidos.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / PUC-Rio Departamento de Engenharia Mecânica. ENG1705 Dinâmica de Corpos Rígidos. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / PUC-Rio Departamento de Engenharia Mecânica ENG1705 Dinâmica de Corpos Rígidos (Período: 2016.1) Notas de Aula Capítulo 1: VETORES Ivan Menezes ivan@puc-rio.br

Leia mais

Chamaremos AC de vetor soma (um Vetor resultante) dos vetores AB e BC. Essa soma não é uma soma algébrica comum.

Chamaremos AC de vetor soma (um Vetor resultante) dos vetores AB e BC. Essa soma não é uma soma algébrica comum. Vetores Uma partícula que se move em linha reta pode se deslocar em apenas uma direção, sendo o deslocamento positivo em uma e negativo na outra direção. Quando uma partícula se move em três dimensões,

Leia mais

Aula do cap. 03 Vetores. Halliday

Aula do cap. 03 Vetores. Halliday ula do cap. 03 Vetores. Conteúdo: Grandezas Escalares e Vetoriais dição de Vetores Método do Paralelogramo Decomposição de Vetores Vetores Unitários e dição Vetorial. Produto Escalar Referência: Halliday,

Leia mais

PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: VETORES

PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: VETORES PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: VETORES Vetor: segmento de reta orientado com origem e extremidade. A + B = S VERIFICAR

Leia mais

Grandezas Escalares e Vetoriais

Grandezas Escalares e Vetoriais Aula 0: Vetores o escalares e vetores o soma de vetores o componentes cartesianas e polares de um vetor o produto escalar entre vetores o produto vetorial entre vetores Grandezas Escalares e Vetoriais

Leia mais

PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: VETORES

PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: VETORES PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: VETORES DURANTE AS AULAS DE VETORES VOCÊ APRENDERÁ: Diferença entre grandezas escalares e vetoriais

Leia mais

Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel

Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel Cinemática - 2 Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel Notas históricas A palavra vetor é uma extensão natural do seu uso original, agora obsoleto, em astronomia: uma linha imaginária ligando o planeta,

Leia mais

UNIDADE 2 VETORES E FÍSICA. Exercícios 1 Vetores

UNIDADE 2 VETORES E FÍSICA. Exercícios 1 Vetores 1 UNIDADE 2 VETORES E FÍSICA Exercícios 1 Vetores 1. Na figura abaixo está representada, vista do alto, uma sala quadrada de paredes com 5 metros de comprimento. Você entra na sala pela porta, em A, e

Leia mais

1 Vetores no Plano. O segmento de reta orientada P Q tem P como ponto inicial, Q como ponto nal e

1 Vetores no Plano. O segmento de reta orientada P Q tem P como ponto inicial, Q como ponto nal e Vetores no Plano Resumo 1 - Vetores no Plano 2. Componentes de um vetor; 3. Vetor nulo e vetores unitários; 4. Operações algébricas com vetores; 5. Exercícios; 6. Questões de Revisão 1 Vetores no Plano

Leia mais

Instituto de Física Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cap. 1 - Vetores. Prof. Elvis Soares - Física I

Instituto de Física Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cap. 1 - Vetores. Prof. Elvis Soares - Física I Instituto de Física Universidade Federal do Rio de Janeiro Cap. 1 - Vetores Prof. Elvis Soares - Física I 2014.1 Vetores são descrições matemáticas de quantidades que possuem intensidade, direção e sentido.

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física. Física I IGM1 2014/1. Cap. 1 - Vetores. Prof. Elvis Soares

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física. Física I IGM1 2014/1. Cap. 1 - Vetores. Prof. Elvis Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física I IGM1 2014/1 Cap. 1 - Vetores Prof. Elvis Soares Vetores são descrições matemáticas de quantidades que possuem intensidade, direção e

Leia mais

Medição. Os conceitos fundamentais da física são as grandezas que usamos para expressar as suas leis. Ex.: massa, comprimento, força, velocidade...

Medição. Os conceitos fundamentais da física são as grandezas que usamos para expressar as suas leis. Ex.: massa, comprimento, força, velocidade... Universidade Federal Rural do Semi Árido UFERSA Pro Reitoria de Graduação PROGRAD Disciplina: Mecânica Clássica Professora: Subênia Medeiros Medição Os conceitos fundamentais da física são as grandezas

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE LINHARES Prof. Esp. Thiago Magalhães

FACULDADE PITÁGORAS DE LINHARES Prof. Esp. Thiago Magalhães VETORES NO PLANO E NO ESPAÇO INTRODUÇÃO Cumpre de início, distinguir grandezas escalares das grandezas vetoriais. Grandezas escalares são aquelas que para sua perfeita caracterização basta informarmos

Leia mais

Bacharelado Engenharia Civil. Disciplina:Física Geral e Experimental I 1 período Prof.a: Msd. Érica Muniz

Bacharelado Engenharia Civil. Disciplina:Física Geral e Experimental I 1 período Prof.a: Msd. Érica Muniz Bacharelado Engenharia Civil Disciplina:Física Geral e Experimental I 1 período Prof.a: Msd. Érica Muniz Cálculo Vetorial Grandeza Vetorial Algumas vezes necessitamos mais que um número e uma unidade para

Leia mais

Vetores. Professor: Carlos Alberto Disciplina: Física Geral e Experimental. Profº Carlos Alberto

Vetores. Professor: Carlos Alberto Disciplina: Física Geral e Experimental. Profº Carlos Alberto Vetores Professor: Carlos Alberto Disciplina: Física Geral e Experimental Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá: A diferença entre grandezas escalares e vetoriais e como somar

Leia mais

O Eletromagnetismo é um ramo da física ou da engenharia elétrica onde os fenômenos elétricos e magnéticos são estudados.

O Eletromagnetismo é um ramo da física ou da engenharia elétrica onde os fenômenos elétricos e magnéticos são estudados. 1. Análise Vetorial O Eletromagnetismo é um ramo da física ou da engenharia elétrica onde os fenômenos elétricos e magnéticos são estudados. Os princípios eletromagnéticos são encontrados em diversas aplicações:

Leia mais

Grandezas Escalares e Vetoriais

Grandezas Escalares e Vetoriais VETORES Grandezas Escalares e Vetoriais Uma grandeza física é um escalar quando pode ser caracterizada apenas por um número, sem necessidade de associar-lhe alguma orientação. Exemplos: Massa de uma bola:

Leia mais

Representação Gráfica

Representação Gráfica Vetores Vetores: uma ferramenta matemática para expressar grandezas Grandezas escalares e vetoriais; Anotação vetorial; Álgebra vetorial; Produtos escalar e vetorial. Grandezas Físicas Grandezas Escalares:

Leia mais

JOSÉ ROBERTO RIBEIRO JÚNIOR. 9 de Outubro de 2017

JOSÉ ROBERTO RIBEIRO JÚNIOR. 9 de Outubro de 2017 9 de Outubro de 2017 Vetores Ferramenta matemática que é utilizada nas seguintes disciplinas dos cursos de Engenharia: Física; Mecânica Resistência dos materiais Fenômenos do transporte Consideremos um

Leia mais

Programa Princípios Gerais Forças, vetores e operações vetoriais

Programa Princípios Gerais Forças, vetores e operações vetoriais Programa Princípios Gerais Forças, vetores e operações vetoriais Representação gráfica de vetores Graficamente, um vetor é representado por uma flecha: a intensidade é o comprimento da flecha; a direção

Leia mais

Lista de Exercícios de Cálculo 3 Primeira Semana

Lista de Exercícios de Cálculo 3 Primeira Semana Lista de Exercícios de Cálculo 3 Primeira Semana Parte A 1. Se v é um vetor no plano que está no primeiro quadrante, faz um ângulo de π/3 com o eixo x positivo e tem módulo v = 4, determine suas componentes.

Leia mais

NOTA DE AULA PROF. JOSÉ GOMES RIBEIRO FILHO VETORES

NOTA DE AULA PROF. JOSÉ GOMES RIBEIRO FILHO VETORES NOTA DE AULA PROF. JOSÉ GOMES RIBEIRO FILHO VETORES 01 INTRODUÇÃO Em Física, há duas categorias de grandezas: as escalares e as vetoriais. As primeiras caracterizam-se apenas pelo valor numérico, acompanhado

Leia mais

1: Grandezas vetoriais e grandezas escalares

1: Grandezas vetoriais e grandezas escalares 1 1: Grandezas vetoriais e grandezas escalares A Física lida com um amplo conjunto de grandezas Dentro dessa gama enorme de grandezas existem algumas cuja caracterização completa requer tão somente um

Leia mais

Lista de Exercícios 2 Vetores

Lista de Exercícios 2 Vetores Fís1 04/1 G.1 Ex.2 p. 7 IF UFRJ 2004/1 Física 1 IFA (prof. Marta) Lista de Exercícios 2 Vetores 1. Na figura abaixo está representada, vista do alto, uma sala quadrada de paredes com 5 metros de comprimento.

Leia mais

Conceitos de vetores. Decomposição de vetores

Conceitos de vetores. Decomposição de vetores Conceitos de vetores. Decomposição de vetores 1. Introdução De forma prática, o conceito de vetor pode ser bem assimilado com auxílio da representação matemática de grandezas físicas. Figura 1.1 Grandezas

Leia mais

Variantes... O que isso significa? Qual a importância disso? Isso está relacionado a que?

Variantes... O que isso significa? Qual a importância disso? Isso está relacionado a que? Variantes... O que isso significa? Qual a importância disso? Isso está relacionado a que? GRANDEZA ESCALAR: São grandezas físicas em que apenas o seu valor numérico, com uma unidade correspondente, é

Leia mais

Expressão cartesiana de um vetor

Expressão cartesiana de um vetor Expressão cartesiana de um vetor Seja o vetor : Todo vetor em três dimensões pode ser escrito como uma combinação linear dos vetores de base Multiplicação de vetores Expressões analíticas para multiplicação

Leia mais

Vetores de força. Objetivos da aula. Mostrar como adicionar forças e decompô-las em componentes usando a lei do paralelogramo.

Vetores de força. Objetivos da aula. Mostrar como adicionar forças e decompô-las em componentes usando a lei do paralelogramo. Objetivos da aula Vetores de força Mostrar como adicionar forças e decompô-las em componentes usando a lei do paralelogramo. Expressar a força e sua posição na forma de um vetor cartesiano e explicar como

Leia mais

Áreas de atuação da Biomecânica. Métodos de análise : quantitativo e qualitativo

Áreas de atuação da Biomecânica. Métodos de análise : quantitativo e qualitativo Aula 3: cinemática Relembrando... Áreas de atuação da Biomecânica Métodos de análise : quantitativo e qualitativo Modelos Biomecânicos Aula 3: cinemática Cinemática Análise 2D/ 3D Vetor Operações vetoriais

Leia mais

Vetores e Geometria Analítica

Vetores e Geometria Analítica Vetores e Geometria Analítica Vetores ECT2102 Prof. Ronaldo Carlotto Batista 28 de março de 2016 Sistema de coordenadas e distâncias Nesse curso usaremos o sistema de coordenadas cartesiano destro em três

Leia mais

3 Vetores

3 Vetores https://assets.wired.com/photos/w_1720/wp-content/uploads/2017/01/vector-495300389-2-1.jpg 3 Vetores 3-1 Vetores e suas componentes Qual é a física? Várias grandezas possuem amplitude e orientação no espaço

Leia mais

Lista 1 - Física /1. 1. Para os vetores abaixo, calcule a b, a b, a, b, a b, e o ângulo θ entre a e b.

Lista 1 - Física /1. 1. Para os vetores abaixo, calcule a b, a b, a, b, a b, e o ângulo θ entre a e b. Lista 1 - Física - 2019/1 1. Para os vetores abaixo, calcule a b, a b, a, b, a b, e o ângulo θ entre a e b. Lembramos que o produto escalar entre dois vetores é definido como a b = abcosθ, (1) em que θ

Leia mais

EME 311 Mecânica dos Sólidos

EME 311 Mecânica dos Sólidos 2 ESTÁTICA DOS CORPOS RÍGIDOS EME 311 Mecânica dos Sólidos - CAPÍTULO 2 - Profa. Patricia Email: patty_lauer@unifei.edu.br IEM Instituto de Engenharia Mecânica UNIFEI Universidade Federal de Itajubá 2.1

Leia mais

FÍSICA - VETORES. Aula 1: Grandezas vetoriais x escalares.

FÍSICA - VETORES. Aula 1: Grandezas vetoriais x escalares. FÍSICA - VETORES Conteúdo: Grandezas vetoriais x escalares; Soma de vetores: Método da poligonal, método do paralelogramo e método das projeções; subtração de vetores, multiplicação por número real e versores.

Leia mais

2017 Vetores JOSÉ GOMES RIBEIRO FILHO.

2017 Vetores JOSÉ GOMES RIBEIRO FILHO. 2017 Vetores JOSÉ GOMES RIBEIRO FILHO www.professorgomes.com.br NOTA DE AULA PROF. JOSÉ GOMES RIBEIRO FILHO VETORES 01 INTRODUÇÃO Em Física, há duas categorias de grandezas: as escalares e as vetoriais.

Leia mais

Vetores. Prof. Marco Simões

Vetores. Prof. Marco Simões Vetores Prof. Marco Simões Ao final dessa aula você deverá saber A diferença entre grandezas escalares e vetoriais Como representar uma grandeza vetorial O que são os componentes de um vetor Como efetuar

Leia mais

Vetores. É tudo aquilo que pode ser medido em um fenômeno físico. Serve para entendermos como funciona e porque ocorre qualquer fenômeno físico.

Vetores. É tudo aquilo que pode ser medido em um fenômeno físico. Serve para entendermos como funciona e porque ocorre qualquer fenômeno físico. Grandezas Vetores É tudo aquilo que pode ser medido em um fenômeno físico. Serve para entendermos como funciona e porque ocorre qualquer fenômeno físico. GRANDEZA ESCALAR São aquelas medidas que precisam

Leia mais

Física 3 - EMB5043. Prof. Diego Duarte Campos magnéticos produzidos por correntes (lista 9) 7 de novembro de 2017

Física 3 - EMB5043. Prof. Diego Duarte Campos magnéticos produzidos por correntes (lista 9) 7 de novembro de 2017 Física 3 - EMB5043 Prof. Diego Duarte Campos magnéticos produzidos por correntes (lista 9) 7 de novembro de 2017 1. A figura 1 mostra dois fios. O fio de baixo conduz uma corrente i 1 = 0,40 A e inclui

Leia mais

Vetores. Prof. Marco Simões

Vetores. Prof. Marco Simões Vetores Prof. Marco Simões Tipos de grandezas Grandezas escalares São definidas por um único valor, ou módulo Exemplos: massa, temperatura, pressão, densidade, carga elétrica, etc Grandezas vetoriais Necessitam,

Leia mais

Capítulo 2 Vetores. 1 Grandezas Escalares e Vetoriais

Capítulo 2 Vetores. 1 Grandezas Escalares e Vetoriais Capítulo 2 Vetores 1 Grandezas Escalares e Vetoriais Eistem dois tipos de grandezas: as escalares e as vetoriais. As grandezas escalares são aquelas que ficam definidas por apenas um número real, acompanhado

Leia mais

Grandeza Vetorial. Curso de Engenharia Civil Física Geral e Experimental I. Considerações. Vetores- Unidade 2 Prof.a : Msd Érica Muniz 1 período

Grandeza Vetorial. Curso de Engenharia Civil Física Geral e Experimental I. Considerações. Vetores- Unidade 2 Prof.a : Msd Érica Muniz 1 período Curso de Engenharia Civil Física Geral e Experimental I Vetores- Unidade 2 Prof.a : Msd Érica Muniz 1 período Grandeza Vetorial Algumas vezes necessitamos mais que um número e uma unidade para representar

Leia mais

VETORES. Física. primeiro à extremidade do último vetor traçado. magnético.

VETORES. Física. primeiro à extremidade do último vetor traçado. magnético. Prof. Paulino Mourão VETORES Física MARÇO/009 ursos C 1. GRANDEZAS FÍSICAS 3. SOMA DE VETORES º E.M. Master 11/03/09 1.1. Grandezas Escalares São totalmente definidas somente por um valor numérico associado

Leia mais

Física 1 Mecânica. Instituto de Física - UFRJ

Física 1 Mecânica. Instituto de Física - UFRJ Física 1 Mecânica Sandra Amato Instituto de Física - UFRJ Informações Gerais Vetores 29/08/2016 1/ 36 (Vetores) Física 1 29/08/2016 1 / 34 Outline 1 Informações Gerais do curso 2 Introdução 3 Vetores 2/

Leia mais

Geometria Analítica. Geometria Analítica 28/08/2012

Geometria Analítica. Geometria Analítica 28/08/2012 Prof. Luiz Antonio do Nascimento luiz.anascimento@sp.senac.br www.lnascimento.com.br Conjuntos Propriedades das operações de adição e multiplicação: Propriedade comutativa: Adição a + b = b + a Multiplicação

Leia mais

Nesta aula, continuaremos a estudar a parte da física que analisa o movimento, mas agora podem ser em duas ou três dimensões.

Nesta aula, continuaremos a estudar a parte da física que analisa o movimento, mas agora podem ser em duas ou três dimensões. Parte 1 Movimento em 2 ou 3 dimensões Nesta aula, continuaremos a estudar a parte da física que analisa o movimento, mas agora podem ser em duas ou três dimensões. 1 - Posição e Deslocamento A localização

Leia mais

ROBÓTICA REPRESENTAÇÕES MATRICIAIS. Prof a. Dra. GIOVANA TRIPOLONI TANGERINO Tecnologia em Automação Industrial

ROBÓTICA REPRESENTAÇÕES MATRICIAIS. Prof a. Dra. GIOVANA TRIPOLONI TANGERINO Tecnologia em Automação Industrial SP CAMPUS PIRACICABA ROBÓTICA Prof a. Dra. GIOVANA TRIPOLONI TANGERINO Tecnologia em Automação Industrial REPRESENTAÇÕES MATRICIAIS https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com

Leia mais

Mecânica e Ondas fascículo 4

Mecânica e Ondas fascículo 4 Mecânica e Ondas fascículo 4 March 6, 2008 Contents 5 Vectores 50 5.1 Deslocamento............................. 50 5.2 Adição de vectores.......................... 52 5.3 Negativo de um vector........................

Leia mais

Vetores. Grandeza Escalar precisa somente de um número e sua unidade.

Vetores. Grandeza Escalar precisa somente de um número e sua unidade. Vetores Grandeza Escalar precisa somente de um número e sua unidade. Grandeza Vetorial precisa de módulo, direção e sentido para ficar perfeitamente representado. VETOR É o ente matemático que nos ajuda

Leia mais

Introdução ao Cálculo Vetorial

Introdução ao Cálculo Vetorial Introdução ao Cálculo Vetorial Segmento Orientado É o segmento de reta com um sentido de orientação. Por exemplo AB onde: A : origem e B : extremidade. Pode-se ter ainda o segmento BA onde: B : origem

Leia mais

MECÂNICA GERAL VETORES POSIÇÃO E FORÇA

MECÂNICA GERAL VETORES POSIÇÃO E FORÇA MECÂNICA GERAL VETORES POSIÇÃO E FORÇA Prof. Dr. Daniel Caetano 2019-1 Objetivos Recordar o conceito de vetor posição Recordar o conceito de vetor força Recordar as operações vetoriais no plano Atividade

Leia mais

Escalar: Grandeza à qual se associa um valor real independentemente da direção, ex: massa, comprimento, tempo, energia.

Escalar: Grandeza à qual se associa um valor real independentemente da direção, ex: massa, comprimento, tempo, energia. 1 2. Vetores Força 2.1- Escalares e Vetores Escalar: Grandeza à qual se associa um valor real independentemente da direção, ex: massa, comprimento, tempo, energia. Vetor: Grandeza a qual se associa um

Leia mais

CSE-MME Revisão de Métodos Matemáticos para Engenharia

CSE-MME Revisão de Métodos Matemáticos para Engenharia CSE-MME Revisão de Métodos Matemáticos para Engenharia Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia

Leia mais

Definição. Geometria plana

Definição. Geometria plana Geometria analítica Definição A palavra geometria vem do grego geometrien onde geo significa terra e metrien medida. Geometria foi, em sua origem, a ciência de medição de terras. O historiador grego Heródoto

Leia mais

Operações Fundamentais com Números

Operações Fundamentais com Números Capítulo 1 Operações Fundamentais com Números 1.1 QUATRO OPERAÇÕES Assim como na aritmética, quatro operações são fundamentais em álgebra: adição, subtração, multiplicação e divisão. Quando dois números

Leia mais

MÓDULO 5 aula 41 (vetores) FERA, o segmento de reta orientado utilizado para caracterizar uma grandeza vetorial é chamado de vetor:

MÓDULO 5 aula 41 (vetores) FERA, o segmento de reta orientado utilizado para caracterizar uma grandeza vetorial é chamado de vetor: MÓDULO 5 aula 41 (vetores) FERA, o segmento de reta orientado utilizado para caracterizar uma grandeza vetorial é chamado de vetor: Simbologia: B AB a vetor a AB a módulo do vetor a A O segmento orientado

Leia mais

2ª LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA I CAPÍTULO III MOVIMENTO EM DUAS E EM TRÊS DIMENSÕES SUGESTÕES PARA O DESENVOLVIMENTO

2ª LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA I CAPÍTULO III MOVIMENTO EM DUAS E EM TRÊS DIMENSÕES SUGESTÕES PARA O DESENVOLVIMENTO 2ª LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA I CAPÍTULO III MOVIMENTO EM DUAS E EM TRÊS DIMENSÕES SUGESTÕES PARA O DESENVOLVIMENTO ATENÇÃO: O objetivo deste arquivo é fornecer pistas para a solução de questões e problemas.

Leia mais

EME 311 Mecânica dos Sólidos

EME 311 Mecânica dos Sólidos 1 INTRODUÇÃO EME 311 Mecânica dos Sólidos - CPÍTULO 01 - Prof a. Patricia Email: patty_lauer@unifei.edu.br IEM Instituto de Engenharia Mecânica UNIFEI Universidade Federal de Itajubá 1.1 Visão Global da

Leia mais

22/Fev/2018 Aula Queda livre 2.2 Movimento 2 e 3-D Vetor deslocamento Vetor velocidade Vetor aceleração

22/Fev/2018 Aula Queda livre 2.2 Movimento 2 e 3-D Vetor deslocamento Vetor velocidade Vetor aceleração 22/Fev/2018 Aula2 2.1 Queda livre 2.2 Movimento 2 e 3-D 2.2.1 Vetor deslocamento 2.2.2 Vetor velocidade 2.2.3 Vetor aceleração 2.3 Lançamento de projétil 2.3.1 Independência dos movimentos 2.3.2 Forma

Leia mais

Geometria Analítica. Prof Marcelo Maraschin de Souza

Geometria Analítica. Prof Marcelo Maraschin de Souza Geometria Analítica Prof Marcelo Maraschin de Souza Vetor Definido por dois pontos Seja o vetor AB de origem no ponto A(x 1, y 1 ) e extremidade no ponto B(x 2, y 2 ). Qual é a expressão algébrica que

Leia mais

ROTEIRO: 1. Cap. 2 Plano Cartesiano; 2. Vetores.

ROTEIRO: 1. Cap. 2 Plano Cartesiano; 2. Vetores. ROTEIRO: 1. Cap. 2 Plano Cartesiano; 2. Vetores. Capítulo 2 Plano Cartesiano / Vetores: Plano Cartesiano Foi criado pelo matemático René Descartes, associando a geometria à álgebra. Desse modo, ele pôde

Leia mais

DIMENSÕES DE QUANTIDADES FÍSICAS GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS

DIMENSÕES DE QUANTIDADES FÍSICAS GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS Aulaintrodutória FÍSICA I-março2017 UNIDADES CONVERSÃO DE UNIDADES DIMENSÕES DE QUANTIDADES FÍSICAS GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS OPERAÇÕES ENTRE VETORES VELOCIDADE E ACELERAÇÃO MÉDIAS UNIDADES As leis

Leia mais

Na figura acima, o vetor tem origem no ponto A e extremidade no ponto B. Notação usual: 1 O ESPAÇO R3

Na figura acima, o vetor tem origem no ponto A e extremidade no ponto B. Notação usual: 1 O ESPAÇO R3 VETORES E R3 Ultra-Fast Prof.: Fábio Rodrigues fabio.miranda@engenharia.ufjf.br Obs.: A maioria das figuras deste texto foram copiadas do livro virtual álgebra vetorial e geometria analítica, 9ª edição,

Leia mais

Marília Peres. Adaptado de Serway & Jewett. Fonte: The New Yorker Book of Teacher Cartoons (2012), by Robert Mankoff (Editor), Lee Lorenz

Marília Peres. Adaptado de Serway & Jewett. Fonte: The New Yorker Book of Teacher Cartoons (2012), by Robert Mankoff (Editor), Lee Lorenz INTRODUÇÃO À FÍSICA Adaptado de Serway & Jewett SOBRE A FÍSICA Fonte: The New Yorker Book of Teacher Cartoons (2012), by Robert Mankoff (Editor), Lee Lorenz 1 SOBRE A FÍSICA BBC - Vídeo: Learn The History

Leia mais

Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza. Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho

Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza. Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho de Carvalho Revisão Analise Vetorial e Sist. de Coord. Revisão básica álgebra vetorial e Sist. de Coordenadas (Páginas 1 a 22 no Livro texto) Objetivo: Introduzir notação que será usada neste e nos próximos

Leia mais

FÍSICA B ª SÉRIE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ALUNO

FÍSICA B ª SÉRIE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ALUNO EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ALUNO TURMA: FÍSICA B - 2012 1ª SÉRIE DATA: / / 1) Analise as afirmativas abaixo sobre o conceito de grandezas escalares e vetoriais. I Uma grandeza é chamada de escalar quando

Leia mais

1 Vetores no Plano e no Espaço

1 Vetores no Plano e no Espaço 1 Vetores no Plano e no Espaço Definimos as componentes de um vetor no espaço de forma análoga a que fizemos com vetores no plano. Vamos inicialmente introduzir um sistema de coordenadas retangulares no

Leia mais

Aquele lembrete que você de Exatas já deve estar cansado de saber e, por isso, aprofundaremos algumas coisinhas já já...

Aquele lembrete que você de Exatas já deve estar cansado de saber e, por isso, aprofundaremos algumas coisinhas já já... Vetores RESUMO Lembrex! Aquele lembrete que você de Exatas já deve estar cansado de saber e, por isso, aprofundaremos algumas coisinhas já já... Primeiramente, gostaria de alertar que o estudo de Vetores

Leia mais

DEFIS - ICEB - UFOP. Após realizar o experimento e analisar os dados, você deverá ser capaz de:

DEFIS - ICEB - UFOP. Após realizar o experimento e analisar os dados, você deverá ser capaz de: Apresentação: Equiĺıbrio estático INTRODUÇÃO As grandezas físicas são geralmente classificadas como quantidades escalares ou vetoriais. Uma grandeza física escalar (ou simplesmente um escalar) é aquela

Leia mais

Retas e planos no espaço

Retas e planos no espaço Retas e planos no espaço Jorge M. V. Capela, Marisa V. Capela Instituto de Química - UNESP Araraquara, SP capela@iq.unesp.br Araraquara, SP - 2017 1 Retas e Segmentos de Reta no Espaço 2 Equação vetorial

Leia mais

PROGRAD / COSEAC Padrão de Respostas Física Grupos 05 e 20

PROGRAD / COSEAC Padrão de Respostas Física Grupos 05 e 20 1 a QUESTÃO: Dois blocos estão em contato sobre uma mesa horizontal. Não há atrito entre os blocos e a mesa. Uma força horizontal é aplicada a um dos blocos, como mostra a figura. a) Qual é a aceleração

Leia mais

Vetores. 2. (G1 - ifpe 2012) Qual o cosseno do ângulo formado pelos vetores A 4. i 3. j e

Vetores. 2. (G1 - ifpe 2012) Qual o cosseno do ângulo formado pelos vetores A 4. i 3. j e Vetores 1. (Uece 2014) Duas únicas forças, uma de 3 N e outra de 4 N, atuam sobre uma massa puntiforme. Sobre o módulo da aceleração dessa massa, é correto afirmar-se que a) é o menor possível se os dois

Leia mais

Noção intuitiva. Definições. Definições. Capítulo 1: Vetores Aula 1. Noção intuitiva e definições; Notações. Segmento orientado

Noção intuitiva. Definições. Definições. Capítulo 1: Vetores Aula 1. Noção intuitiva e definições; Notações. Segmento orientado Capítulo 1: Vetores Discussões iniciais; Aula 1 Noção intuitiva e definições; Notações. Noção intuitiva Existem grandezas, chamadas escalares, que são caracterizadas por um número (e a correspondente unidade):

Leia mais

VETORES. DEFINIÇÃO DE GRANDEZA É tudo aquilo que pode ser medido Exemplos: Comprimento Aceleração Força Velocidade

VETORES. DEFINIÇÃO DE GRANDEZA É tudo aquilo que pode ser medido Exemplos: Comprimento Aceleração Força Velocidade 1 DEFINIÇÃO DE GRANDEZA É tudo aquilo que pode ser medido Exemplos: Comprimento Aceleração Força Velocidade GRANDEZAS ESCALARES São grandezas que se caracterizam apenas por um valor acompanhado uma unidade

Leia mais

Aula 2 Vetores de força

Aula 2 Vetores de força Aula 2 Vetores de força slide 1 Escalares e vetores Um escalar é qualquer quantidade física positiva ou negativa que pode ser completamente especificada por sua intensidade. Exemplos de quantidades escalares:

Leia mais

ALGEBRA LINEAR 1 RESUMO E EXERCÍCIOS* P1

ALGEBRA LINEAR 1 RESUMO E EXERCÍCIOS* P1 ALGEBRA LINEAR 1 RESUMO E EXERCÍCIOS* P1 *Exercícios de provas anteriores escolhidos para você estar preparado para qualquer questão na prova. Resoluções em VETORES Um vetor é uma lista ordenada de números

Leia mais

Chamamos de grandezas coisas que podem ser medidas. Por exemplo, tempo, área, volume, temperatura, velocidade, aceleração, força, etc..

Chamamos de grandezas coisas que podem ser medidas. Por exemplo, tempo, área, volume, temperatura, velocidade, aceleração, força, etc.. Introdução a vetor Professor Fiore O que são grandezas? Chamamos de grandezas coisas que podem ser medidas. Por exemplo, tempo, área, volume, temperatura, velocidade, aceleração, força, etc.. O que são

Leia mais

Lista 2 - Vetores II. Prof. Edu Física 2. O que é necessário para determinar (caracterizar) uma: a) grandeza escalar? b) grandeza vetorial?

Lista 2 - Vetores II. Prof. Edu Física 2. O que é necessário para determinar (caracterizar) uma: a) grandeza escalar? b) grandeza vetorial? Lista 2 - Vetores II O que é necessário para determinar (caracterizar) uma: a) grandeza escalar? grandeza vetorial?. Em que consiste a orientação espacial? 2. lassifique os itens abaixo em grandeza escalar

Leia mais

VETORES + O - vetor V 2 vetor posição do ponto P 2

VETORES + O - vetor V 2 vetor posição do ponto P 2 Objetivo VETORES Estudar propriedades de vetores e a obtenção de resultantes. Introdução Para localizar um ponto P em uma reta, três elementos são necessários: uma referência R, escolhida arbitrariamente,

Leia mais

MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES

MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: MECÂNICA E TERMODINÂMICA MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES Prof. Bruno Farias Introdução Neste módulo

Leia mais

14 de março de Dep. de Mecânica Aplicada e Computacional MECÂNICA - MAC Prof a Michèle Farage. Princípios Gerais.

14 de março de Dep. de Mecânica Aplicada e Computacional MECÂNICA - MAC Prof a Michèle Farage. Princípios Gerais. MECÂNICA - 14 de março de 2011 1 2 1 2 Vetor posição Uma outra forma de representar as forças é através do vetor posição. Vetor posição r: é um vetor fixo que localiza um ponto do espaço em relação a outro

Leia mais

Física Geral Grandezas

Física Geral Grandezas Física Geral Grandezas Grandezas físicas possuem um valor numérico e significado físico. O valor numérico é um múltiplo de um padrão tomado como unidade. Comprimento (m) Massa (kg) Tempo (s) Corrente elétrica

Leia mais

Física Geral Grandezas

Física Geral Grandezas Física Geral Grandezas Grandezas físicas possuem um valor numérico e significado físico. O valor numérico é um múltiplo de um padrão tomado como unidade. Comprimento (m) Massa (kg) Tempo (s) Corrente elétrica

Leia mais

Lista de exercícios 8 Campos magnéticos produzidos por corrente

Lista de exercícios 8 Campos magnéticos produzidos por corrente Lista de exercícios 8 Campos magnéticos produzidos por corrente 1. Em um certo local das Filipinas o campo magnético da Terra tem um modulo de 39 µt, é horizontal e aponta exatamente para o norte. Suponha

Leia mais

FÍSICA BÁSICA III. Aula 2: Campo Elétrico

FÍSICA BÁSICA III. Aula 2: Campo Elétrico FÍSICA BÁSICA III Aula 2: Campo Elétrico Campo Elétrico Como duas partículas carregadas podem interagir mesmo estando no vácuo? Dizemos que uma partícula carregada produz um campo elétrico ao seu redor.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 4

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 4 LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 4 Questões 1) A Figura 1 apresenta a posição inicial i e a posição final f de uma partícula. Quais são (a) o vetor posição inicial r i e (b) o vetor posição final r f, ambos em notação

Leia mais

Fontes do Campo magnético

Fontes do Campo magnético Fontes do Campo magnético Lei de Biot-Savart Jean-Baptiste Biot (1774 1862) e Félix Savart (1791 1841) Realizaram estudos sobre as influências de um corrente elétrica sobre o campo magnético. Desenvolveram

Leia mais

Vetores no plano Cartesiano

Vetores no plano Cartesiano Vetores no plano Cartesiano 1) Definição de vetor Um vetor (geométrico) no plano R² é uma classe de objetos matemáticos (segmentos) com a mesma direção, mesmo sentido e mesmo módulo (intensidade). 1. A

Leia mais

IMPORTANTE! 2.3 CONCEITOS BÁSICOS DE VETORES

IMPORTANTE! 2.3 CONCEITOS BÁSICOS DE VETORES 2. ANÁLISE VETORIAL BÁSICA. TÓPICOS: 2.1 - Objetivos do capítulo; 2.2 Diferenças entre escalares e vetores; 2.3 Conceitos básicos de vetores; 2.4 - Soma e subtração gráfica de vetores; 2.5 - Componentes

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Resistência dos Materiais Conceito de Momento de uma Força O momento de uma força em relação a um ponto ou eixo fornece uma medida da tendência dessa força de provocar a rotação de um corpo em torno do

Leia mais

Exercícios de Fixação 24/08/2018. Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac

Exercícios de Fixação 24/08/2018. Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac Exercícios de Fixação 24/08/2018 Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac 1 - Um carteiro desloca-se entre os pontos A e B de certo bairro. Sabendo que cada quarteirão é aproximadamente

Leia mais

Fundamentos da Eletrostática Aula 01 Introdução / Operações com Vetores

Fundamentos da Eletrostática Aula 01 Introdução / Operações com Vetores Fundamentos da Eletrostática Aula 01 Introdução / Operações com Vetores Prof. Alex G. Dias Prof. Alysson F. Ferrari Eletrostática Neste curso trataremos da parte estática do eletromagnetismo. Ou seja:

Leia mais

TÓPICO. Fundamentos da Matemática II GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS1. Licenciatura em Ciências USP/ Univesp. Gil da Costa Marques

TÓPICO. Fundamentos da Matemática II GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS1. Licenciatura em Ciências USP/ Univesp. Gil da Costa Marques GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS1 TÓPICO Gil da Costa Marques Fundamentos da Matemática II 1.1 Grandezas Escalares e Vetoriais 1.2 Representando vetores 1.3 Operação com vetores 1.3.1 Multiplicação por

Leia mais

Lista 3: Vetores e Sistemas de Coordenadas NOME:

Lista 3: Vetores e Sistemas de Coordenadas NOME: Lista 3: Vetores e Sistemas de Coordenadas Lista 3: Vetores e Sistemas de Coordenadas NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar.

Leia mais

1 Segmentos orientados e vetores, adição e multiplicação

1 Segmentos orientados e vetores, adição e multiplicação MAP2110 Modelagem e Matemática 1 o Semestre de 2007 Resumo 1 - Roteiro de estudos - 07/05/2007 Espaços vetoriais bi e tri-dimensionais (plano ou espaço bidimensional E 2, e espaço tridimensional E 3 )

Leia mais

Física 1 - Aula 4. 1 Grandezas Físicas Escalares e Vetoriais. 2 Vetores. Prof. Afonso Henriques Silva Leite. 23 de março de 2016

Física 1 - Aula 4. 1 Grandezas Físicas Escalares e Vetoriais. 2 Vetores. Prof. Afonso Henriques Silva Leite. 23 de março de 2016 Física 1 - Aula 4 Prof. Afonso Henriques Silva Leite 23 de março de 2016 1 Grandezas Físicas Escalares e Vetoriais Algumas Grandezas Físicas são determinadas (ou conhecidas) por completo por apenas um

Leia mais