Unidade II GESTÃO DE RECURSOS. Prof. Fernando Leonel

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade II GESTÃO DE RECURSOS. Prof. Fernando Leonel"

Transcrição

1 Unidade II GESTÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGÍSTICOS Prof. Fernando Leonel

2 Conteúdo da aula de hoje 1. Análise ABC. 2. Quais relatórios são possíveis com a análise ABC. 3. Unitização de estoques. 4. Arranjo físico do estoque. 5. Classificação de criticidade.

3 Análise ABC A necessidade do consumidor atual exige das empresas um mix de produtos amplo e competitivo. O ciclo de vida dos produtos é cada vez mais curto, o que acaba sendo um desafio para os gestores de logística das organizações. Estoques de grandes armazéns chegam a ter mais de 100 mil itens. Como administrá-los de maneira eficaz?

4 Análise ABC Uma forma muito utilizada pelas empresas é separá-los e fazer uma análise ABC. Para entendermos de maneira simples: é classificar e separar os itens do estoque por importância em relação à quantidade movimentada x custos. Itens da classe A produtos que são mais importantes em movimentação x custo. Itens da classe B produtos que têm uma importância intermediária em movimentação x custo.

5 Análise ABC Itens da classe C produtos que têm menor importância intermediária em movimentação x custo. Segundo Martins (2005), não existe forma totalmente aceita sobre qual o percentual do total de itens que pertencem à classe A, B ou C. A maioria das empresas acredita que 20% dos itens representam 80% da movimentação geral da empresa.

6 Análise ABC Enquanto 50% dos outros itens representam a classe C, e os 30% intermediários são chamados de classe B. Para construir a curva ABC do estoque, sabendo-se que são necessários alguns dados de movimentação e custo da empresa.

7 Passo a passo Curva ABC Relação de itens de estoque da empresa Condor

8 Passo a passo Curva ABC 1º passo: multiplicar movimentação por custo.

9 Passo a passo Curva ABC 2º passo: classificar os itens em forma decrescente.

10 Passo a passo Curva ABC 3º passo: somar todas as saídas.

11 Passo a passo Curva ABC Aqui já é possível perceber os valores consumidos por item.

12 Passo a passo Curva ABC O 4º passo é localizar a participação do item em relação ao total movimentado.

13 Passo a passo Curva ABC 5º passo é somar os percentuais e definir a classificação.

14 Passo a passo Curva ABC Agora sim atribuir o nome da classificação.

15 Gráfico curva ABC Classe A Classe B Classe C

16 Interatividade Do total de itens de estoque, qual percentual, em média, é representado como classe A na análise ABC? a) De 10 a 20%. b) De 30 a 40%. c) De 5 a 8%. d) De 90 a 100%. e) 50%.

17 Análise da curva ABC Com essa classificação é possível analisar os seguintes pontos: Classe A: 3 itens representam 20% e 60% dos gastos. Classe B: 5 itens representam quase 30% dos gastos. Classe C: representa 7 itens que, somados, resultam em 11,64% dos gastos.

18 Análise da curva ABC Agora, novamente com os estoques.

19 Análise da curva ABC Um cálculo da necessidade de compra.

20 Análise da curva ABC Fórmula para definição de compra. Se o consumo diário x o lead time + o estoque de segurança for maior que o estoque do dia, ele irá informar se há necessidade de compra ou não. Essa verificação deve ser diária.

21 Análise da curva ABC No dia seguinte:

22 Análise da curva ABC Essa ferramenta de análise por classificação proporciona a possibilidade de gerenciar cada item como deve ser e prioriza aquilo que possa trazer diferença para a empresa. Imagine perder tempo negociando algum desconto para o item 3010, que representa 0,09% do total, sendo que o item 2035 representa, sozinho, quase 30% dos gastos da empresa.

23 Análise da curva ABC Esse produto deve ter seu controle de estoque e saídas muito rigoroso e a conferência de recebimento deve ser 100%. Podemos utilizar a classificação ABC para definir a localização dos itens no armazém, por exemplo, os itens classe A deverão estar mais próximos da região das portas e os da classe C poderão ficar em locais mais distantes.

24 Interatividade Quais devem ser os critérios adotados para produtos da Classe C na análise ABC? a) Sempre ter estoques altos desses produtos. b) Esses produtos devem ser controlados, apesar da pouca representação nos custos. c) Devem ter um espaço maior nos estoques das empresas. d) Não há discriminação, produto é produto. e) NDA.

25 Utilização dos dados da curva ABC Perceba que, para uma gestão eficaz de estoques, são necessários cálculos matemáticos constantes. Um exemplo de aplicação de gestão de estoques: Um fabricante produz 3 itens diferentes (X, Y, Z), que possuem embalagens com dimensões diferentes (comprimento x largura x altura). Vamos definir o melhor arranjo físico para cada produto num palete-padrão PBR.

26 Unitização de estoques Dados de armazenagem Sempre é interessante t unitizar os itens para uma melhor gestão do estoque. Unitizar é reduzir volumes, por exemplo: unidades em uma caixa e caixas em um palete.

27 Unitização de estoques Quantos paletes teremos para cada item? Produto X Largura 0,476 x 0,397 comprimento = 0,19 m². Palete = 1,0 x 1,20 = 1,2 m². Então 1,2 / 0,19 = 6,31 unidades no palete.

28 Unitização de estoques Quando o resultado não for de números inteiros, deve-se calcular para baixo. Produto X = 6 unidades no palete. O produto X tem seu empilhamento máximo de 4 unidades e lastro de 6. Total de caixas por palete: 24 unidades. O peso do palete é de 11 kg por caixa x 24 caixas = total de 264 kg. (desconsiderando o peso do palete)

29 Unitização de estoques Aplicando o mesmo conceito para os produtos Y e Z temos: Produto X 24 caixas por palete. Produto Y 9 caixas por palete. Produto Z 4 caixas por palete. Acusamos um recebimento de: Produto X 600 caixas / 24 = 25 paletes. Produto Y 400 caixas / 9 = 45 paletes. Produto Z 200 caixas / 4 = 50 paletes. Total: 120 paletes para estocar.

30 Interatividade Como a unitização dos produtos nos estoques facilita as atividades logísticas? a) Com a unitização é mais fácil encontrar produtos. b) Com a unitização é mais fácil contar o estoque. c) Com a unitização os produtos ficam mais seguros. d) Todas as alternativas acima estão corretas. e) As alternativas A, B e C estão erradas.

31 Arranjo físico do estoque Uma questão que seria comum: em qual local estocar cada um dos produtos? A aplicação do conceito ABC pressupõe a necessidade de estocar cada produto de acordo com seu item. Palete

32 Arranjo físico do estoque Se cada palete tem 1,2 m² e no total há 120 paletes para estocar, caso não queiramos sobrepor nenhum, é necessário 1,2 x 120 = 144 m². De acordo com o conceito ABC Classe A Classe B Classe C

33 Arranjo físico do estoque Segundo Martins (2005), a classificação ABC é apenas um cálculo matemático, não deve ser a única fonte para a tomada de decisão. Às vezes 1 parafuso da classe C pode parar a produção de uma fábrica. Uma alternativa amplamente adotada pelo mercado é a avaliação por criticidade dos produtos quanto: ao impacto que sua falta causará na operação da empresa, à facilidade de substituição do item, e à velocidade de obsolescência.

34 Classificação de criticidade Classe A: imprescindível, sua falta interrompe a produção. Classe B: importante, sua falta não interrompe a produção no curto prazo. Classe C: demais itens, que podem ser facilmente substituídos, pois têm baixa complexidade, geralmente são ofertados por muitos fornecedores. É interessante uma análise cruzando o grau de criticidade com o grau de importância.

35 Classificação de criticidade Análise cruzada da tabela acima dos graus de criticidade com a análise ABC (custo x quantidade). Temos 2 itens na classe A de criticidade, 4 na classe B e 9 na classe C.

36 Análise criticidade x ABC Enquanto na análise ABC simples (custo x movimentação) temos: classe A 3 itens, 4 itens na classe B e 8 itens na classe C. São parâmetros diferentes que juntos podem chegar a uma informação muito importante para a tomada de decisão.

37 Interatividade De acordo com análise de criticidade, os itens A são: a) Importantes, sua falta não interrompe a produção no curto prazo. b) Os demais itens, que podem ser substituídos, têm fácil acesso, muitos fornecedores. c) Imprescindíveis, sua falta interrompe a produção. d) São itens que precisam sempre ser comprados. e) NDA.

38 ATÉ A PRÓXIMA!

Unidade II. Para entender melhor esse conceito, podemos recorrer a uma definição clássica de Martins (2005), que diz:

Unidade II. Para entender melhor esse conceito, podemos recorrer a uma definição clássica de Martins (2005), que diz: GESTÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGÍSTICOS Unidade II 2 ANÁLISE ABC 1 20 A diversidade de itens de estoque e os significados diferentes de cada um deles em termos de quantidade e custo faz com que a

Leia mais

Recursos Materiais e Patrimoniais. Prof. Fernando Leonel

Recursos Materiais e Patrimoniais. Prof. Fernando Leonel B1 Recursos Materiais e Patrimoniais Prof. Fernando Leonel CONTEÚDO DAS AULAS 1. Planejamento e controle de estoques. 2. A importância dos estoques. 3. Demanda na formação dos estoques. 4. Métodos de previsão

Leia mais

Unidade IV GESTÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGÍSTICOS. Prof. Fernando Leonel

Unidade IV GESTÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGÍSTICOS. Prof. Fernando Leonel Unidade IV GESTÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGÍSTICOS Prof. Fernando Leonel Conteúdo da aula de hoje 1. Processo de inventário físico 2. Gestão de compras / contratos de fornecimento 3. Comprar ou fabricar?

Leia mais

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 03: Logística Empresarial e Competitividade - Evolução da Supply Chain

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 03: Logística Empresarial e Competitividade - Evolução da Supply Chain GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 03: Logística Empresarial e Competitividade - Evolução da Supply Chain Conflito Marketing X Logística O aluno deverá ser capaz de: Conhecer os níveis de serviço

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Gestão de Estoques

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Gestão de Estoques ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Objetivos Compreender: Inventário físico; Acurácia dos estoques; Nível de serviço; Girodeestoque; Cobertura de estoque; OconceitodeanáliseABC; Aimportância daanáliseabcnagestãodeestoques.

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE DE VIABILIDADE DA AUTOMATIZAÇÃO COM APLICAÇÃO DA GESTÃO DE ESTOQUE COM O SISTEMA WMS.

TÍTULO: ANÁLISE DE VIABILIDADE DA AUTOMATIZAÇÃO COM APLICAÇÃO DA GESTÃO DE ESTOQUE COM O SISTEMA WMS. TÍTULO: ANÁLISE DE VIABILIDADE DA AUTOMATIZAÇÃO COM APLICAÇÃO DA GESTÃO DE ESTOQUE COM O SISTEMA WMS. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC

Leia mais

Processo de distribuição. Curso de Tecnologia de Marketing. Gestão da Cadeia de Distribuição. Gestão da Cadeia de Distribuição.

Processo de distribuição. Curso de Tecnologia de Marketing. Gestão da Cadeia de Distribuição. Gestão da Cadeia de Distribuição. Curso de Tecnologia de Marketing Gestão da Cadeia de Distribuição Este material é destinado ao acompanhamento das aulas, para estudo recomenda-se utilizar a bibliografia indicada. Gestão da Cadeia de Distribuição

Leia mais

Saiba como gerenciar o estoque da farmácia e ter bons resultados

Saiba como gerenciar o estoque da farmácia e ter bons resultados Saiba como gerenciar o estoque da farmácia e ter bons resultados Ter uma boa gestão de estoque na farmácia é fundamental para assegurar o fluxo de vendas e garantir um bom retorno financeiro. O gerenciamento

Leia mais

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Gestão de Estoques. Conhecimento. Organização. Informação PROFA. JULIANA SCHMIDT GALERA

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Gestão de Estoques. Conhecimento. Organização. Informação PROFA. JULIANA SCHMIDT GALERA Gestão de Estoques Conhecimento Organização Informação CUSTOS DOS ESTOQUES Juros: Juros médios recebidos em aplicações financeiras ou rentabilidade mínima exigida pela empresa. J = Valor médio do estoque

Leia mais

LOGÍSTICA E ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS : CURVA ABC

LOGÍSTICA E ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS : CURVA ABC : CURVA ABC Técnico em Logística AULA 03 13/10/2011 Prof Roosevelt Amaral da Silva 1 A Curva ABC ou 80-20, é baseada no teorema do economista Vilfredo Pareto, na Itália, no século XIX, num estudo sobre

Leia mais

GESTÃO DE ESTOQUES APLICAÇÃO DO MÉTODO CURVA ABC EM UMA EMPRESA DE VAREJO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E ELÉTRICO NA CIDADE DE BOTUCATU-SP

GESTÃO DE ESTOQUES APLICAÇÃO DO MÉTODO CURVA ABC EM UMA EMPRESA DE VAREJO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E ELÉTRICO NA CIDADE DE BOTUCATU-SP GESTÃO DE ESTOQUES APLICAÇÃO DO MÉTODO CURVA ABC EM UMA EMPRESA DE VAREJO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E ELÉTRICO NA CIDADE DE BOTUCATU-SP Cristiano de Lima Carlos¹, Prof.Esp.Vicente Comago Junior² ¹Graduando

Leia mais

Saiba como fazer a curva ABC da farmácia

Saiba como fazer a curva ABC da farmácia Saiba como fazer a curva ABC da farmácia Cuidar do estoque de uma farmácia não é tarefa fácil. Em algum momento você já deve ter sofrido com as contas da empresa em duas situações. Ter estoque em excesso

Leia mais

Conceitos de Gestão de Estoques. Prof. Ruy Alexandre Generoso

Conceitos de Gestão de Estoques. Prof. Ruy Alexandre Generoso Conceitos de Gestão de Estoques Análise Numérica Prof. Ruy Alexandre Generoso Cálculo do Nível N de Serviço Ótimo Nível de Serviço o (NS): Determinado nível n de estoque E. É a probabilidade de que a demanda

Leia mais

Decisões sobre política de estoques. Administração de Logística e da Cadeia de Suprimentos

Decisões sobre política de estoques. Administração de Logística e da Cadeia de Suprimentos Decisões sobre política de estoques Administração de Logística e da Cadeia de Suprimentos Avaliação dos estoques Razões a favor dos estoques Melhorar serviço ao cliente Reduzir custos Economia de escala

Leia mais

Seção 4: Layout e fluxo de materiais

Seção 4: Layout e fluxo de materiais Seção 4: Layout e fluxo de materiais Nesta seção, será observada a importância da definição de um layout condizente com as mercadorias armazenadas e movimentadas, O layout pode gerar um índice maior de

Leia mais

Processo. 2 Analisar situação atual do produto/serviço. 1 Priorizar categorias. 3 Desenvolver a estratégia. 4 Priorizar Iniciativas

Processo. 2 Analisar situação atual do produto/serviço. 1 Priorizar categorias. 3 Desenvolver a estratégia. 4 Priorizar Iniciativas SEU TÍTULO AQUI Processo 1 Priorizar categorias 2 Analisar situação atual do produto/serviço 3 Desenvolver a estratégia 4 Priorizar Iniciativas Processo KIQs Mercado Kraljic 1 Priorizar categorias 2 Analisar

Leia mais

D.1. Concebido e lançado ao mercado em agosto de 1990 para movimentar, armazenar, transporte seguro e com a máxima produtividade;

D.1. Concebido e lançado ao mercado em agosto de 1990 para movimentar, armazenar, transporte seguro e com a máxima produtividade; A.) OBJETIVO Orientar de forma clara, objetiva e de fácil entendimento os elementos fundamentais para aferição da qualidade dos paletes PBR certificados; B.) FORMA Essas orientações se aplicam tanto para

Leia mais

Prof. Altair da Silva. Unidade III CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO,

Prof. Altair da Silva. Unidade III CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, Prof. Altair da Silva Unidade III CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, ESTRATÉGIAS E LOCALIZAÇÃO Processos de distribuição O processo de distribuição esta associado à movimentação física de materiais, normalmente de

Leia mais

CONDIÇÕES DE FORNECIMENTO - EMBALAGEM E DOCUMENTOS FISCAIS

CONDIÇÕES DE FORNECIMENTO - EMBALAGEM E DOCUMENTOS FISCAIS CONDIÇÕES DE FORNECIMENTO - EMBALAGEM E DOCUMENTOS FISCAIS OBJETIVO - Preservar as condições de qualidade dos itens recebidos pela PSB. - Padronizar as embalagens dos produtos recebidos pela PSB. - Preservar

Leia mais

O Papel da Logística na Organização Empresarial e na Economia LOGÍSTICA. Amílcar Arantes 1

O Papel da Logística na Organização Empresarial e na Economia LOGÍSTICA. Amílcar Arantes 1 LOGÍSTICA Capítulo 5 (Gestão de Stocks) Objectivos Explorar como o investimento em inventário pode influenciar o lucro da empresa Explorar como a gestão de inventário pode contribuir para o custo total

Leia mais

Processo. 2 Analisar situação atual do produto/serviço. 1 Priorizar categorias. 3 Desenvolver a estratégia. 4 Priorizar Iniciativas

Processo. 2 Analisar situação atual do produto/serviço. 1 Priorizar categorias. 3 Desenvolver a estratégia. 4 Priorizar Iniciativas SEU TÍTULO AQUI Processo 1 Priorizar categorias 2 Analisar situação atual do produto/serviço 3 Desenvolver a estratégia 4 Priorizar Iniciativas Processo KIQs Mercado Kraljic 1 Priorizar categorias 2 Analisar

Leia mais

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS OPERAÇÕES DE ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO FÍSICA. Prof. Dr. Daniel Caetano

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS OPERAÇÕES DE ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO FÍSICA. Prof. Dr. Daniel Caetano GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS OPERAÇÕES DE ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-1 Objetivos Conhecer mais sobre os armazéns e as operações de armazenagens Compreender o conceito

Leia mais

CADEIA LOGÍSTICA CONCEITO

CADEIA LOGÍSTICA CONCEITO CADEIA CONCEITO O que é logística Logística é a parte do processo da cadeia de suprimentos que PLANEJA, IMPLEMENTA E CONTROLA com eficiência, a armazenagem, o fluxo de distribuição, o fluxo reverso, serviços

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Prof. Marcelo Mello Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Gerenciamento de serviços Nas aulas anteriores estudamos: 1) Importância dos serviços; 2) Diferença entre produtos x serviços; 3) Composto de Marketing

Leia mais

Planejamento e Gestão de Estoques

Planejamento e Gestão de Estoques Planejamento e Gestão de Estoques Página 1 Problemas com planejamento...será que temos?!? Como pode faltar esse item... sai a mesma coisa todo mês! Todo dia padronizam um item novo...assim onde nosso estoque

Leia mais

Armazenamento. Administração de Logística e da Cadeia de Suprimento. Profa. Márcia Mazzeo Grande

Armazenamento. Administração de Logística e da Cadeia de Suprimento. Profa. Márcia Mazzeo Grande Armazenamento Administração de Logística e da Cadeia de Suprimento Profa. Márcia Mazzeo Grande Importância Fabricantes Estratégia JIT redução dos estoques nas instalações fabris Varejo Criar sortimento

Leia mais

Picking. Essa atividade pode ter diferença em custos e no tempo do atendimento do pedido, que vai se refletir na satisfação do cliente.

Picking. Essa atividade pode ter diferença em custos e no tempo do atendimento do pedido, que vai se refletir na satisfação do cliente. Picking O processo de picking é considerado uma das atividades mais importantes no armazém, pois cria um diferencial competitivo fundamental para o sucesso da empresa. Outro aspecto importante é quanto

Leia mais

Texto extraído do Livro: Logística Operacional Guia Prático José Antonio de Mattos Castiglioni Editora ética

Texto extraído do Livro: Logística Operacional Guia Prático José Antonio de Mattos Castiglioni Editora ética Base Tecnológica: 3 Habilidade: Etec Horácio 2. Políticas de estoque: embalagens e equipamentos utilizadas no manuseio e na movimentação de materiais. 2.4. Definir procedimentos para embalagem, armazenagem,

Leia mais

Curso online de Curva ABC

Curso online de Curva ABC Curso online de Curva ABC Não é necessário se cadastrar ou fazer provas. Você estuda e se certifica por isso. Bom aprendizado! Todos os direitos reservados Conteúdo CARGA HORÁRIA NO CERTIFICADO: 100 HORAS

Leia mais

Exemplo do uso da função SOMARPRODUTO em planilha de Custos de Serviços

Exemplo do uso da função SOMARPRODUTO em planilha de Custos de Serviços Este conteúdo faz parte da série: Excel Fórmulas Avançadas Ver 10 posts dessa série O Excel é uma ótima ferramenta a ser utilizada na hora de calcular custos ou até mesmo saber quanto você gasta na folha

Leia mais

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS ESTRATÉGIA LOGÍSTICA E POLÍTICA DE PRODUÇÃO

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS ESTRATÉGIA LOGÍSTICA E POLÍTICA DE PRODUÇÃO GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS ESTRATÉGIA LOGÍSTICA E POLÍTICA DE PRODUÇÃO Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-1 Objetivos Conhecer o que são estratégias de posicionamento logístico Compreender as políticas

Leia mais

Logística. Aula 3 O Produto Logístico

Logística. Aula 3 O Produto Logístico Logística Aula 3 O Produto Logístico Prof. Cleber Almeida de Oliveira UGF Tópicos Desta Apresentação A Natureza do Produto Logístico A Curva 80-20 Características do Produto Embalagens do Produto Precificação

Leia mais

De modo geral, o processo de aquisição de materiais deve fundamentar-se em

De modo geral, o processo de aquisição de materiais deve fundamentar-se em 1. De modo geral, o processo de aquisição de materiais deve fundamentar-se em uma relação do tipo ganha-perde, na qual a empresa ganha descontos e o fornecedor perde a lucratividade. 48 2. O sistema de

Leia mais

EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR!

EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR! 2016 EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR! MAGDA CERCAN GARCIA HISTÓRIA Tecnólogia Mecânica em Processos de Produção e Projetos de Máquinas pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo da Universidade Estadual

Leia mais

Gerenciamento de Depósitos. Capítulo 12 Bowersox

Gerenciamento de Depósitos. Capítulo 12 Bowersox Gerenciamento de Depósitos Capítulo 12 Bowersox Gerenciamento de Depósitos Estoque local de processamento Agrega custos Serviços preparação para entrega Break Bulk e Cross-docking Redução dos custos de

Leia mais

Gestão de Materiais e Logística nos Serviços de Saúde. Prof. Alessandro Lourenço Medeiros - Aula 01

Gestão de Materiais e Logística nos Serviços de Saúde. Prof. Alessandro Lourenço Medeiros - Aula 01 Prof. Alessandro Lourenço Medeiros - Aula 01 Email: amedeiros.fsa@gmail.com Celular: (11) 9 9538-3423 Formas de contato BARBIERI, J.;Carlos; MACHLINE, Claude. Logística hospitalar teoria e prática. São

Leia mais

Administração. Curva ABC. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Curva ABC. Professor Rafael Ravazolo. Administração Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX CURVA ABC A classificação ABC é um tipo muito importante de controle de estoque. Ela permite identificar aqueles

Leia mais

Gestão de estoques

Gestão de estoques Gestão de estoques 1 2 0 1 5 1. Relato das visitas Agenda 08 de maio de 2015 Estruturação do plano de ação e busca de informações pendentes 2. Entrega das provas e correção conjunta (revisão) 3. Fechamento

Leia mais

EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR!

EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR! 2016 EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR! MAGDA CERCAN GARCIA HISTÓRIA Tecnólogia Mecânica em Processos de Produção e Projetos de Máquinas pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo da Universidade Estadual

Leia mais

FAMEBLU Engenharia Civil

FAMEBLU Engenharia Civil Disciplina LOGÍSTICA EMPRESARIAL FAMEBLU Engenharia Civil Aula 5: Revisão Geral Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. Estratégia Corporativa Estratégia corporativa é o processo essencial dentro das organizações,

Leia mais

O Módulo Injet Básico

O Módulo Injet Básico O Módulo Injet Básico O Módulo Básico oferece a supervisão e avaliação dos principais indicadores de desempenho, em tempo real, de uma ou mais Fabricas. Detalhando, em níveis hierárquicos, as máquinas,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Lotes Econômicos

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Lotes Econômicos ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Objetivos Compreender: Lote econômico de Compra (LEC); Lote econômico de Fabricação (LEF); Críticas ao sistema de Lotes econômicos. 2 1º semestre de 2015 Lote Econômico de Compra

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Os Recursos

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Os Recursos ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Objetivos Compreender: Os tipos de recursos de uma organização; Conceitos de administração e recurso; O conceito de recursos materiais e sua sequência de operações; O conceito

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade II DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade II DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade II DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Centro de Distribuição - CD Centro de Distribuição - CD Centro de Distribuição (CD) é um armazém cuja operação é realizar a gestão dos estoques

Leia mais

Resumo Aula-tema 08: Controle de Estoques

Resumo Aula-tema 08: Controle de Estoques Resumo Aula-tema 08: Controle de Estoques Segundo Moura (2004), a administração de estoques ganhou força no cenário das empresas competitivas. O que no passado das organizações era considerado uma estratégia

Leia mais

Gestão da cadeia de suprimentos. GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 15: Embalagens AULA 15: EMBALAGENS

Gestão da cadeia de suprimentos. GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 15: Embalagens AULA 15: EMBALAGENS GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 15: Embalagens Embalagens Ao final da aula o aluno deverá: Conhecer a definição de embalagens. Saber os conceitos de unitização de carga. Conhecer elementos

Leia mais

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo Recursos de Materiais Professor Douglas Araujo Olá futuro servidor!! Vamos aprender sobre uma matéria que é essencial para seu concurso!! Nao deixe nada te atrapalhar durante seus estudos, vamos manter

Leia mais

Volumes parte 01. Isabelle Araujo

Volumes parte 01. Isabelle Araujo Volumes parte 01 Isabelle Araujo Introdução Suponha que queiramos medir a quantidade de espaço ocupado por um sólido S. Para isso, precisamos comparar S com uma unidade de volume. O resultado dessa comparação

Leia mais

A Atividade de Compras

A Atividade de Compras A Atividade de Compras Fernando Lopes de Souza da Cunha A atividade de logística envolve o suprimento de materiais. Nem todos concordaram com isto. BALLOU (1995:27) usou, em nossa opinião, na sua publicação

Leia mais

Administração de Materiais 22/11/2013

Administração de Materiais 22/11/2013 Administração de Materiais Unidade 04 Estoque Máximo Estoque Mínimo Curva ABC Onde: PP =? C = PONTO DE PEDIDO PP = C xtr + E.min www.humbertoarantes.com.br 9293 0587 8256 7330 1 TR = E.min = 2 Lote de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso N 288 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26.09.2013 ETEC de Ribeirão Pires Código: 141 Município: RIBEIRÃO PIRES Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS Unidades 06 Recebimento de materiais Conceito de qualidade Padrões de qualidade Inspeção de qualidade Recebimento quantitativo Procedimentos operacionais

Leia mais

FAMEBLU Engenharia Civil

FAMEBLU Engenharia Civil Disciplina LOGÍSTICA EMPRESARIAL FAMEBLU Engenharia Civil Aula 3: Logística Integrada Atividades da Logística Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. Logística Integrada Logística Integrada LOGÍSTICA DE ABASTECIMENTO

Leia mais

Armazenagem & Automação de Instalações

Armazenagem & Automação de Instalações Armazenagem & Automação de Instalações Armazenagem & Automação de Instalações Funções do Sistema de Armazenagem - Manutenção de Estoque - Manuseio de Materiais: Carregamento & Descarregamento Movimentação

Leia mais

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA PRODUÇÃO GTIP

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA PRODUÇÃO GTIP Aula 03 GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA PRODUÇÃO GTIP Professora Ma. Vanessa da Silva Mata CONTROLE DE ESTOQUES Sistema Máximo Mínimo Uma das técnicas utilizadas para trabalhar com níveis de estoque

Leia mais

FURG / ICEAC / ADMINISTRAÇÃO. ADMMAT 2009 (5ª semana) Prof. Vanderlei Borba

FURG / ICEAC / ADMINISTRAÇÃO. ADMMAT 2009 (5ª semana) Prof. Vanderlei Borba FURG / ICEAC / ADMINISTRAÇÃO ADMMAT 2009 (5ª semana) Prof. Vanderlei Borba ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Modelo ou Sistema Duas Gavetas = Two Bins Modelo ABC Modelo ABC origem com economista Vilfredo Pareto

Leia mais

MÓDULO VI PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES ENTENDENDO O ESTOQUE 01/05/2016 O QUE É ESTOQUE?

MÓDULO VI PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES ENTENDENDO O ESTOQUE 01/05/2016 O QUE É ESTOQUE? MÓDULO VI PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES Danillo Tourinho Sancho da Silva, MSc ENTENDENDO O ESTOQUE O QUE É ESTOQUE? É o acúmulo de recursos materiais em um sistema de transformação 1 POR QUE SURGEM

Leia mais

Atividades do Almoxarifado

Atividades do Almoxarifado Almoxarifado Responsável pelo recebimento, armazenagem, controle e expedição dos materiais de uma organização. Recebe para guarda e proteção os materiais adquiridos pela empresa; Entrega os materiais mediante

Leia mais

Problemas do 2º grau

Problemas do 2º grau A UUL AL A 6 6 Problemas do º grau Nas Aulas 4 e 5, tratamos de resoluções de equações do º grau. Nesta aula, vamos resolver problemas que dependem dessas equações. Observe que o significado das incógnitas

Leia mais

FAMEBLU Engenharia Civil

FAMEBLU Engenharia Civil Disciplina LOGÍSTICA EMPRESARIAL FAMEBLU Engenharia Civil Aula 4: Atividades da Logística Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. ATIVIDADES PRIMÁRIAS As atividades primárias da Logística são as seguintes:

Leia mais

O que é Estoque? 09/02/2016. Módulo II Planejamento e Controle de Estoque. PLANEJAMENTO Entendendo o Estoque

O que é Estoque? 09/02/2016. Módulo II Planejamento e Controle de Estoque. PLANEJAMENTO Entendendo o Estoque Módulo II Planejamento e Controle de Estoque Danillo Tourinho S. da Silva, M.Sc. PLANEJAMENTO Entendendo o Estoque O que é Estoque? É o acúmulo de recursos materiais em um sistema de transformação 1 Por

Leia mais

AULA 2/4 ASSUNTOS ABORDADOS: Gestão da cadeia de suprimentos. Gestão de estoques. 04/05/ :30 12:00

AULA 2/4 ASSUNTOS ABORDADOS: Gestão da cadeia de suprimentos. Gestão de estoques. 04/05/ :30 12:00 AULA 2/4 ASSUNTOS ABORDADOS: Gestão da cadeia de suprimentos. Gestão de estoques. 04/05/2013 10:30 12:00 Assunto: Gestão da cadeia de suprimentos. Consiste em gerenciar estrategicamente diferentes fluxos

Leia mais

INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA

INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA Introdução a logística O QUE É LOGÍSTICA? Segundo Ronald Ballou, (1999). Para ele, Logística é o processo de planejamento do fluxo de materiais, objetivando

Leia mais

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO. Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO. Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011 UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO Curso: Engenharia Civil Campus: Osasco Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011 Curva ABC História Notas de Aula 1 do Prof. Samir Tanios Hamzo 2

Leia mais

Caso prático: Gioseppo

Caso prático: Gioseppo Caso prático: Gioseppo Mecalux projeta um armazém autoportante para o fabricante de calçados Gioseppo, com capacidade para dois milhões de pares de sapatos Localização: Espanha A instalação que a Gioseppo

Leia mais

Sumário. Prefácio, xi. 1 Introdução, Conceitos, Organização, 4

Sumário. Prefácio, xi. 1 Introdução, Conceitos, Organização, 4 Sumário Prefácio, xi 1 Introdução, 1 1.1 Conceitos, 1 1.2 Organização, 4 2 Dimensionamento e Controle de Estoques, 7 2.1 Objetivos de estoque, 7 2.1.1 Funções, 7 2.1.2 Políticas de estoque, 9 2.1.3 Princípios

Leia mais

Administração. Custos de Estoque. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Custos de Estoque. Professor Rafael Ravazolo. Administração Custos de Estoque Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX CUSTOS DE ESTOQUE A necessidade de manter estoques gera uma série de custos às organizações:

Leia mais

CADEIA DE SUPRIMENTOS

CADEIA DE SUPRIMENTOS CADEIA DE SUPRIMENTOS Supply Chain Management (SCM) TÉCNICO EM LOGÍSTICA - 2019 CADEIA DE SUPRIMENTOS Supply Chain Management (SCM) OBJETIVO DO ESTUDO Esse trabalho tem como objetivo apresentar o conceito,

Leia mais

Elasticidade Preço da Demanda

Elasticidade Preço da Demanda Elasticidade Preço da Demanda. Elasticidade Preço da Demanda Sabemos que se o preço do bem aumenta, a procura por esse bem diminui. A elasticidade irá mostrar a intensidade dessa relação aumento de preço

Leia mais

Teoria da Administração (RAD 0111) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Teoria da Administração (RAD 0111) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Teoria da Administração (RAD 0111) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Fundamentos da adm. de operações A administração de operações pode ser definida como o campo da administração responsável

Leia mais

Caso prático: Natura Cosméticos Capacidade e agilidade no armazém da Natura Cosméticos

Caso prático: Natura Cosméticos Capacidade e agilidade no armazém da Natura Cosméticos Caso prático: Natura Cosméticos Capacidade e agilidade no armazém da Natura Cosméticos Localização: Argentina A Mecalux forneceu à Natura Cosméticos estantes de paletização convencional que permitem armazenar

Leia mais

Evolução dos processos produtivos Vamos começar do começo

Evolução dos processos produtivos Vamos começar do começo Logística Empresarial Fernando Arbache fernando@arbache.com Evolução dos processos produtivos Vamos começar do começo 2 Revolução Industrial Transição de produção artesanal èmassa (entre 1760~1780) 3 Evolução

Leia mais

CONCEITOS E DEFINIÇÕES

CONCEITOS E DEFINIÇÕES CONCEITOS E DEFINIÇÕES Logística é a ciência que trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de

Leia mais

FERRAMENTAS DA QUALIDADE

FERRAMENTAS DA QUALIDADE FERRAMENTAS DA QUALIDADE GRÁFICO DE PARETO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA QUALIDADE A lei de Pareto Vilfredo Federico Damaso Pareto percebeu, em 1897, que a distribuição de renda de uma população seguia uma

Leia mais

Caso prático: Gémo Três soluções de armazenagem diferentes aumentam a produtividade do centro da Gémo

Caso prático: Gémo Três soluções de armazenagem diferentes aumentam a produtividade do centro da Gémo Caso prático: Gémo Três soluções de armazenagem diferentes aumentam a produtividade do centro da Gémo Localização : França A Gémo, reconhecida empresa dedicada à distribuição de roupa, sapatos e acessórios,

Leia mais

AULA 8 ARMAZENAGEM ESTRATÉGICA

AULA 8 ARMAZENAGEM ESTRATÉGICA AULA 8 ARMAZENAGEM ESTRATÉGICA AGENDA 1 - INTRODUÇÃO 2- CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO AVANÇADOS 3 - CUSTOS DE ESTOCAGEM 4 - TRANSIT POINT 5 - CROSS-DOCKING 6 - MERGE IN TRANSIT 7 - CONCLUSÃO Faculdade Evangélica

Leia mais

Administração de Materiais I

Administração de Materiais I Administração de Materiais I Prof. Michelini Ferrari e-mail: micheliniferrari@gmail.com Estoque representa entre 20% a 60% dos ativos totais Seu uso gera resultado direto, considerando a margem bruta.

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre unidades de medida.

Bem-vindo ao tópico sobre unidades de medida. Bem-vindo ao tópico sobre unidades de medida. Neste tópico, você aprenderá a atribuir unidades de medida a itens e descrever a relação dos diferentes tipos de unidade de medida para itens em vendas, compras

Leia mais

Prof. Altair da Silva. Unidade I CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO,

Prof. Altair da Silva. Unidade I CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, Prof. Altair da Silva Unidade I CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, ESTRATÉGIAS E LOCALIZAÇÃO Introdução Ante de iniciar o assunto propriamente dito sobre o que é CD Centro de Distribuição, vamos primeiramente entender

Leia mais

Custos associados ao estoque

Custos associados ao estoque Sumário Custos associados ao estoque Estrutura Básica do Custo de Armazenagem Custo do Espaço de Armazenagem Custo de Perdas! Custo de Serviços de Armazenagem" Custo do Capital# Custo Total de Estocagem

Leia mais

Problemas do 2º grau

Problemas do 2º grau A UUL AL A 6 6 Problemas do º grau Nas Aulas 4 e 5, tratamos de resoluções de equações do º grau. Nesta aula, vamos resolver problemas que dependem dessas equações. Observe que o significado das incógnitas

Leia mais

Objetivos do curso. Objetivo Geral

Objetivos do curso. Objetivo Geral Objetivos do curso O Projeto Pedagógico, sempre em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), define objetivos geral e específicos, visando propiciar o processo de tomada de decisão e

Leia mais

MÉDIA ARITMÉTICA SIMPLES E PODERADA EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

MÉDIA ARITMÉTICA SIMPLES E PODERADA EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO MÉDIA ARITMÉTICA SIMPLES E PODERADA EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1) E0628 Em uma fábrica, a média salarial das mulheres é R$ 880,00; para os homens, a média salarial é R$ 1.020,00. Sabe-se, também, que a média

Leia mais

Caso prático: Mega Pharma Mega Pharma posiciona-se na vanguarda tecnológica com um armazém autoportante completamente automático

Caso prático: Mega Pharma Mega Pharma posiciona-se na vanguarda tecnológica com um armazém autoportante completamente automático Caso prático: Mega Pharma Mega Pharma posiciona-se na vanguarda tecnológica com um armazém autoportante completamente automático Localização: Uruguai A Mecalux construiu para a Mega Pharma um novo armazém

Leia mais

APLICAÇÃO DA CURVA ABC COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DE ESTOQUES DE UMA INDÚSTRIA MADEIREIRA DE BOTUCATU/SP

APLICAÇÃO DA CURVA ABC COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DE ESTOQUES DE UMA INDÚSTRIA MADEIREIRA DE BOTUCATU/SP APLICAÇÃO DA CURVA ABC COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DE ESTOQUES DE UMA INDÚSTRIA MADEIREIRA DE BOTUCATU/SP Hilda Maria Bassoli ¹, Fernanda Cristina Pierre 2-, Paulo André de Oliveira 3 1 Graduado em Logística

Leia mais

Programa Operações Logísticas e Supply Chain ESPM/SENAI-MS. Manual do Curso

Programa Operações Logísticas e Supply Chain ESPM/SENAI-MS. Manual do Curso Programa Operações Logísticas e Supply Chain ESPM/SENAI-MS Manual do Curso São Paulo Educação Executiva 2017 Apresentação Oferece aos profissionais, que atuam nas indústrias e serviços, visão ampla de

Leia mais

8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Matemática. 1º Trimestre 45 questões 26 de abril (Sexta-feira)

8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Matemática. 1º Trimestre 45 questões 26 de abril (Sexta-feira) 8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Matemática S º Trimestre 5 questões 6 de abril (Sexta-feir 09 SIMULADO OBJETIVO 8º ANO º TRIMESTRE. O número, corresponde à fração 0. 00. 000.. 99. MATEMÁTICA COMENTÁRIO/RESOLUÇÃO:

Leia mais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Empresa Deve: Ser organizada: padronização administrativa (planejamento e controle) Ter qualidade: atender a necessidade dos consumidores (prazo, preço,

Leia mais

A Importância estratégica dos estoques

A Importância estratégica dos estoques A Importância estratégica dos estoques Maria Aparecida Cavalcanti Netto Virgílio José Martins Ferreira Filho Coppe/UFRJ 3/5/2010 Aspectos financeiros da política de estoques Os estoques representam uma

Leia mais

Unidade II RECURSOS MATERIAIS E. Profa. Marinalva Barboza

Unidade II RECURSOS MATERIAIS E. Profa. Marinalva Barboza Unidade II RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS Profa. Marinalva Barboza Compras no contexto logístico Compras no contexto logístico Essa cadeia é essencial e de extrema importância para todas as áreas: Gestor

Leia mais

Logística Empresarial

Logística Empresarial Logística Empresarial Profª Esp. Mônica Suely Guimarães de Araujo Conceito Logística são os processos da cadeia de suprimentos (supply chain) que planejam, estruturam e controlam, de forma eficiente e

Leia mais

AULA 6 POLÍTICA DE ATENDIMENTO AOS CLIENTES

AULA 6 POLÍTICA DE ATENDIMENTO AOS CLIENTES LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof Me Alan Mazuco AULA 6 POLÍTICA DE ATENDIMENTO AOS CLIENTES SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. POSICIONAMENTO LOGÍSTICO 3. LOCALIZAÇÃO DOS ESTOQUES NA REDE DE INSTALAÇÕES: CENTRALIZAR OU

Leia mais

Administração. Conceitos Básicos de Estoques. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Conceitos Básicos de Estoques. Professor Rafael Ravazolo. Administração Conceitos Básicos de Estoques Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração CONCEITOS BÁSICOS DE GESTÃO DE ESTOQUES Os estoques são materiais e suprimentos que uma

Leia mais

AULA 3: CONHECIMENTOS NUMÉRICOS: PORCENTAGEM E JUROS

AULA 3: CONHECIMENTOS NUMÉRICOS: PORCENTAGEM E JUROS AULA 3: CONHECIMENTOS NUMÉRICOS: PORCENTAGEM E JUROS Disciplina: Matemática Professores: Lucas Lopes e Fábio Henrique I) PARTE: JUROS E PORCENTAGENS 1) Porcentagem Definição: É uma fração que indica a

Leia mais

Localização e arranjo físico de unidades da rede de operações

Localização e arranjo físico de unidades da rede de operações Localização e arranjo físico de unidades da rede de operações Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande RAD1512 Administração: gestão e logística Ambiente Estratégia de operações Estratégia Recursos de entradas

Leia mais

Caso prático: SLVA Sistema Pallet Shuttle: a solução ideal para armazenar o leite da SLVA

Caso prático: SLVA Sistema Pallet Shuttle: a solução ideal para armazenar o leite da SLVA Caso prático: SLVA Sistema Pallet Shuttle: a solução ideal para armazenar o leite da SLVA Localização: França SLVA, empresa que produz e fornece leite na França, utiliza um sistema compacto semiautomático

Leia mais

Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte. Magda Cercan Junho/2013 São Paulo

Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte. Magda Cercan Junho/2013 São Paulo Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte Magda Cercan Junho/2013 São Paulo Magda Cercan Garcia Tecnôloga Mecânica em Processos de Produção e Projetos de Máquinas pela Faculdade de Tecnologia

Leia mais

DIREÇÃO EXTRA ECONÔMICA CARTILHA DA CARTILHA DO CICLO DO DIESEL CARTILHA DA ECONOMIA GESTÃO E CARTILHA DO VEÍCULO ECONÔMICO UM PRODUTO

DIREÇÃO EXTRA ECONÔMICA CARTILHA DA CARTILHA DO CICLO DO DIESEL CARTILHA DA ECONOMIA GESTÃO E CARTILHA DO VEÍCULO ECONÔMICO UM PRODUTO CARTILHA DO VEÍCULO ECONÔMICO CARTILHA DA GESTÃO E ECONOMIA CARTILHA DO CICLO DO DIESEL CARTILHA DA DIREÇÃO EXTRA ECONÔMICA 4 3 2 1 UM PRODUTO Introdução Meus parabéns! Você acaba de fazer uma aquisição,

Leia mais

Controle dos Estoques e Logística: Receita de Sucesso

Controle dos Estoques e Logística: Receita de Sucesso Controle dos Estoques e Logística: Receita de Sucesso Henrique Montserrat Fernandez Os estoques representam capital investido, lançado no ativo da empresa e com liquidez dependente do volume produzido

Leia mais