Prof. Altair da Silva. Unidade III CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Altair da Silva. Unidade III CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO,"

Transcrição

1 Prof. Altair da Silva Unidade III CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, ESTRATÉGIAS E LOCALIZAÇÃO

2 Processos de distribuição O processo de distribuição esta associado à movimentação física de materiais, normalmente de um fornecedor para um cliente. Esse processo envolve atividades internas e externas, acompanhadas de documentos legais.

3 Processos de distribuição O processo de distribuição esta dividido em funções diretas como: Recebimento e armazenagem; Controle de estoques; Administração de frotas e fretes; Separação de produtos; Cargas de veículos; Transportes; Devoluções de materiais.

4 Processos de distribuição A distribuição varia de produtos para produto? O termo distribuição parece ser algo global?

5 Processos de distribuição Dispersos em sua imensidão territorial, o Brasil apresenta numerosos polos de produção e de consumo, o que gera uma gigantesca movimentação de mercadorias. O transporte rodoviário é um dos principais meios de transporte de cargas do país, representa 60% de tudo que é movimentado.

6 Processos de distribuição A distribuição tem recebido especial atenção nos últimos anos e é um processo de extrema importância dentro da cadeia logística de empresas privadas e públicas. Devido ao seu alto custo operacional e às possibilidade de redução destes custos.

7 Distribuição física A cadeia de distribuição clássica é formada por um canal de um nível, isto é, entre o fabricante e o consumidor existe um único intermediário, o varejista. Uma vez definidos os canais de distribuição, torna-se necessário detalhar o processo logístico que concretizara na prática o projeto mercadológico selecionado.

8 Distribuição física O objetivo geral da distribuição física Levar os produtos certos para os lugares certos, no momento certo e com o nível de serviço desejado, pelo menor custo possível.

9 Distribuição física É possível? Garantir um nível de serviço elevado, ao mesmo tempo em que se pretende reduzir custos? As possíveis melhorias no sistema, de uma forma geral, implicam: Custos maiores de transporte, de armazenagem e de estoque.

10 Distribuição física Valor agregado - as empresas que formam a cadeia de suprimento procuram otimizar apenas as atividades que lhes tocam diretamente. Cadeia de valor - no moderno gerenciamento da cadeia de suprimento, o enfoque é o sistema no seu todo.

11 Distribuição física A distribuição física cobre os segmentos que vão desde a saída do produto na fábrica ate sua entrega final ao consumidor. Algumas vezes, o produto é despachado da fábrica para o depósito de um atacadista. Noutras vezes, o produto é transportado do fabricante para o centro de distribuição do varejista.

12 Distribuição física São também comuns os casos em que o fabricante abastece diretamente a loja de varejo. Na prática, podem também ocorrer outros esquemas de distribuição física, mas os mencionados são os mais comuns.

13 Distribuição física A distribuição física consiste basicamente em três elementos fundamentais: Recebimento; Armazenagem; Distribuição.

14 Interatividade A distribuição física consiste basicamente em três elementos considerados fundamentais. Qual das alternativas a seguir esta incorreta. a) Recebimento; b) Produção; c) Armazenagem; d) Distribuição; e) NDA.

15 Recebimento A função recebimento se inicia quando o veículo é liberado para descarregar um produto ou material que esta destinado ao armazém de uma empresa ou ao centro de distribuição.

16 Recebimento Os recebimentos quanto a sua origem, podem ser classificados em: Importação; Transferências entre fábricas e armazéns ou centros de distribuição; Transferências de origens de terceiros e devolução de clientes.

17 Recebimento Processo de recebimento Esse processo consiste em: Recebimento físico do produto ou material; Inspeção de qualidade Armazenagem em local adequado. Influenciados pela demanda

18 Recebimento Empurrar produtos O conceito de empurrar produtos está associado quase sempre a um ponto de pedido. Em função da demanda, o estoque vai sofrendo um decréscimo e quando atinge uma quantidade predefinida efetuase o reabastecimento.

19 Recebimento Puxar produtos Esse conceito esta associada a demanda real. O estoque será abastecido, e os produtos serão produzidos com base na necessidade ditada pelo consumo.

20 Recebimento Recebimento de produtos Produtos provenientes de transferências de: Um centro produtivo; Um centro de retrabalho de produto; De terceiros De importação Compra no mercado interno para um centro de distribuição.

21 Recebimento Análise de qualidade e checagem de quantidades. Essa atividade é de extrema importância dentro da atividade de recebimento uma vez que essa mercadoria pode ser oriunda de fornecedores externos.

22 Recebimento Descarregar veículos A descarga do veículo normalmente ocorre depois de aprovados os procedimentos rotineiros, como: Solicitação ou necessidades da empresa; Qualidade de acordo com os parâmetros solicitados; Quantidade dentro dos padrões e limites de tolerância aceitável.

23 Armazenagem Armazenagem dos produtos Concluídas as etapas anteriores, o produto é então preparado para armazenagem. Algumas técnicas são aplicadas como por exemplo: Cross-docking sem necessidade de armazenagem; Flow through - armazenagem temporária, em que os produtos vão atender a uma demanda de vários pedidos.

24 Armazenagem Processo de armazenagem O processo de armazenagem ocorre quando algo é guardado para uso presente ou futuro. Corresponde a retirar o produto da zona de recebimento, que podem ser docas ou plataformas e transferi-lo para local apropriado, mantendo-o armazenado até que seja demandado.

25 Armazenagem Definir local Ao receber o produto deve-se especificar o local físico em que deverá ser armazenado. Recursos de tecnologia aliado ao controle de estoques são estratégias utilizadas. Algumas estratégias são adotadas como, por exemplo, o conceito de PEPS (primeiro que entra primeiro que sai).

26 Armazenagem Unitização O conceito de carga unitizada está associado à consolidação de vários volumes pequenos em outros maiores, de tipos e formatos padronizados. Paletes. Movimentação Movimentar o produto recebido até o local final de armazenagem, onde será posicionado ou acomodado.

27 Armazenagem Acomodação Após a movimentação do produto, ele é acomodado em seu local específico. Controle de estoques Após todas as atividades anteriores serem encerradas, passamos então a definir o melhor local e de fácil acesso para o pessoal de separação de mercadorias.

28 Expedição A expedição varia de acordo com o tipo de produto, o modo de distribuição, o tamanho da empresa e o uso de tecnologia adotada pela empresa. Vamos a seguir apresentarlhes as atividades relacionadas à expedição de mercadorias, ou seja, atender às necessidades do consumidor e cliente.

29 Expedição Atividades de expedição Recebimento de pedidos; Consolidação de pedidos; Transporte; Separação dos produtos; Carregamento do veículo; Gerar documentos para transportar; Entrega do produto ao cliente; Instalação do produto; Fatura da mercadoria.

30 Interatividade O estoque será abastecido, e os produtos serão produzidos com base na necessidade ditada pelo consumo. Esse conceito esta associado a demanda real. De qual conceito o texto sinaliza? a) Empurrar produtos; b) Fabricar produtos; c) Puxar produtos; d) Expedir produtos; e) Estocar produtos;

31 Sistemas de distribuição Sistema de distribuição um para um O veiculo é totalmente carregado no deposito da fábrica ou num CD do varejista (lotação completa) e transporta a carga para outro ponto de destino, podendo ser outro CD, uma loja ou outra instalação qualquer.

32 Sistemas de distribuição Na distribuição um para um, o carregamento do veiculo é realizado de forma a lotá-lo completamente. Ao carregar o caminhão, vai se acomodando a carga nos espaços disponíveis, visando ao melhor aproveitamento possível de sua capacidade.

33 Elementos básicos Elementos básicos A distribuição um para um é denominado transferência de produtos, e influenciada por alguns fatores, quando encarada sob o ponto de vista logístico. São eles:

34 Elementos básicos A distância É um dos elementos que mais influem nessa forma de transporte, pois condiciona a seleção do tipo de veiculo, o dimensionamento da frota, o custo e o frete a ser cobrado do usuário.

35 Elementos básicos A velocidade operacional É a velocidade média entre os pontos de origem e destino, descontando os tempos nos terminais, ou seja, retirando os tempos de carga e descarga, tempos de espera para a carga ser recebida pelo cliente etc.

36 Elementos básicos Tempo de carga e descarga É o tempo total despendido na pesagem, conferência, emissão de documentos, bem como nas operações de carga e descarga propriamente ditas. O tempo de carga e descarga afeta bastante as características operacionais e econômicas da distribuição um para um, principalmente para distâncias relativamente curtas.

37 Elementos básicos Dica Uma maneira de reduzir substancialmente os tempos de carga e descarga é utilizar outras formas de acondicionamento, principalmente sua unitização que, no transporte doméstico, é feita normalmente com o pallet. Carreta - três horas para ser descarregada manualmente, quatro funcionários.

38 Elementos básicos Cont. A mesma carreta pode ser descarregada em 25 minutos, com o auxilio de uma empilhadeira e seu operador, caso a carga esteja acondicionada em pallets.

39 Elementos básicos O tempo porta a porta É um dos fatores mais importantes para o usuário do serviço de transporte. De nada adianta uma empresa de transporte de transporte aéreo oferecer os jatos mais velozes para transferir produtos se a mercadoria sofrer retenções e atrasos excessivos no solo.

40 Elementos básicos A quantidade transportada É outro fator de grande importância na distribuição física de produtos. Quando os volumes transportados são elevados, a empresa pode optar por um serviço próprio de distribuição, operando com frota própria ou terceirizada, mas planejada e operada de acordo com suas especificações.

41 Elementos básicos Importante: Variação sazonal do volume transportado. Em alguns casos, em que a demanda por determinado tipo de produto aumenta apreciavelmente em certa época do ano (no natal, por exemplo), a oferta de transporte muitas vezes se reduz de tal forma que a empresa se vê na contingencia de buscar os serviços de transportadoras menos qualificadas, com níveis de desempenho abaixo do desejado.

42 Interatividade Dentro das atividades do sistema de distribuição como é denominada a distribuição um para um? a) Comercialização de produtos; b) Troca de produtos; c) Desenvolvimento de produtos; d) Transferência de produtos; e) NDA.

43 Elementos básicos Cont. A carga de retorno Quando não existe pode garantir o frete para a transportadora quando o veículo volta ao ponto inicial, pode afetar o nível de serviço oferecido ao cliente.

44 Elementos básicos A densidade da carga Afeta a escolha do tipo de veículo mais adequado ao serviço e, por consequência, tem impacto no custo de transporte. Mercadorias de baixa densidade acabam lotando o veículo por volume, e não por peso.

45 Elementos básicos As dimensões e a morfologia Da carga também afetam seu transporte. Há casos de mercadorias com dimensões muito diversas, como, por exemplo, tubos e sofás longos. As formas da carga também afetam seu arranjo, o manuseio e o transporte.

46 Elementos básicos O valor unitário da carga Pode implicar o uso de veículos especiais e a implantação de sistemas de segurança e de monitoramento adequados, muitas vezes caros. Por exemplo, o transporte de remédios e aparelhos eletrônicos, entre outros, vem sendo submetido a uma frequência constante de assaltos.

47 Elementos básicos O grau de fragilidade da carga Tem influência nos cuidados necessários no processo de embalagem do produto, no seu manuseio e no transporte. Um veículo de molas muito duras pode levar a perdas excessivas no transporte de ovos, por exemplo.

48 Elementos básicos O grau de periculosidade Da carga tem implicações severas na distribuição de produtos, principalmente nos países mais desenvolvidos. Por exemplo, a distribuição de gasolina na Europa exige veículos bastante sofisticados, com sistema de reaproveitamento dos vapores (para evitar que sejam lançados na atmosfera).

49 Distribuição compartilhada Sistema de distribuição compartilhada ou um para muitos Nesse tipo de distribuição, o veiculo é carregado no CD do varejista com mercadorias destinadas a diversas lojas ou clientes, e executa um roteiro de entrega predeterminado.

50 Distribuição compartilhada Elementos básicos A distribuição um para muitos é influenciada por 15 fatores, quando encarada sob o ponto de vista logístico. Vamos a eles:

51 Distribuição compartilhada 1. Divisão da região a ser atendida em zonas ou bolsões de entrega; 2. Distância d entre o CD e o bolsão de entrega; 3. Velocidades operacionais médias; 4. Tempo de parada em cada cliente;

52 Distribuição compartilhada 5. Tempo de ciclo (necessário para completar um roteiro e voltar ao depósito); 6. Frequência das visitas às lojas ou ao cliente (diária ou semanal etc.); 7. Quantidade de mercadorias (medida em toneladas, metros cúbicos, caixas, paletes); 8. Densidade da carga;

53 Distribuição compartilhada 9. Dimensões e morfologia das unidades transportadas; 10. Valor unitário; 11. Acondicionamento (carga solta, paletizada, a granel etc.); 12. Grau de fragilidade;

54 Distribuição compartilhada 13. Grau de periculosidade; 14. Compatibilidade entre produtos de natureza diversa; 15. Custo global.

55 Distribuição compartilhada Escolha do veículo No caso da distribuição um para muitos, a escolha do tipo de veículo mais apropriado para um determinado serviço depende de vários fatores, destacando-se os seguintes:

56 Distribuição compartilhada Distância do bolsão, ou zona de entrega, até o depósito ou CD; Densidade espacial, medida em número de pontos visitados por Km², no bolsão; Tempo médio de parada em cada cliente visitado; Quantidade média de mercadorias entregue em cada visita; Velocidade média de percurso.

57 Distribuição compartilhada Qual a distribuição ideal? A situação ideal é aquela que leva a um equilíbrio entre os dois fatores. Isto é, o veículo é plenamente utilizado na sua capacidade, ao mesmo tempo em que trabalha durante todas as horas úteis do dia. Nem sempre se pode chegar a essa solução ideal. Mas devemos buscar uma configuração que se aproxima ao máximo dela.

58 Interatividade Na distribuição um para muitos, a escolha do tipo de veículo mais apropriado para um determinado serviço depende de vários fatores. Quais dos fatores a seguir é incorreto? a) Densidade espacial; b) Tempo médio de parada; c) Quantidade média; d) Velocidade média; e) Qualidade.

59 ATÉ A PRÓXIMA!

Processo de distribuição. Curso de Tecnologia de Marketing. Gestão da Cadeia de Distribuição. Gestão da Cadeia de Distribuição.

Processo de distribuição. Curso de Tecnologia de Marketing. Gestão da Cadeia de Distribuição. Gestão da Cadeia de Distribuição. Curso de Tecnologia de Marketing Gestão da Cadeia de Distribuição Este material é destinado ao acompanhamento das aulas, para estudo recomenda-se utilizar a bibliografia indicada. Gestão da Cadeia de Distribuição

Leia mais

Gestão da cadeia de suprimentos. GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 12: Distribuição Física AULA 13: DISTRIBUIÇÃO FÍSICA

Gestão da cadeia de suprimentos. GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 12: Distribuição Física AULA 13: DISTRIBUIÇÃO FÍSICA GST0045 GESTÃO DA ADEIA DE SUPRIMENTO Aula 12: Distribuição Física AULA 13: DISTRIBUIÇÃO FÍSIA Distribuição Física Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: Entender os conceitos de distribuição

Leia mais

Armazenamento. Administração de Logística e da Cadeia de Suprimento. Profa. Márcia Mazzeo Grande

Armazenamento. Administração de Logística e da Cadeia de Suprimento. Profa. Márcia Mazzeo Grande Armazenamento Administração de Logística e da Cadeia de Suprimento Profa. Márcia Mazzeo Grande Importância Fabricantes Estratégia JIT redução dos estoques nas instalações fabris Varejo Criar sortimento

Leia mais

3 Estudo de Caso: Processo Atual

3 Estudo de Caso: Processo Atual 3 Estudo de Caso: Processo Atual Na seção Breve Resumo serão apresentados os dados básicos da empresa e o seu perfil no mercado, definindo a configuração do sistema atual com os seus pontos fortes e fracos,

Leia mais

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 03: Logística Empresarial e Competitividade - Evolução da Supply Chain

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 03: Logística Empresarial e Competitividade - Evolução da Supply Chain GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 03: Logística Empresarial e Competitividade - Evolução da Supply Chain Conflito Marketing X Logística O aluno deverá ser capaz de: Conhecer os níveis de serviço

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade II DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade II DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade II DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Centro de Distribuição - CD Centro de Distribuição - CD Centro de Distribuição (CD) é um armazém cuja operação é realizar a gestão dos estoques

Leia mais

CADEIA LOGÍSTICA CONCEITO

CADEIA LOGÍSTICA CONCEITO CADEIA CONCEITO O que é logística Logística é a parte do processo da cadeia de suprimentos que PLANEJA, IMPLEMENTA E CONTROLA com eficiência, a armazenagem, o fluxo de distribuição, o fluxo reverso, serviços

Leia mais

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS OPERAÇÕES DE ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO FÍSICA. Prof. Dr. Daniel Caetano

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS OPERAÇÕES DE ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO FÍSICA. Prof. Dr. Daniel Caetano GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS OPERAÇÕES DE ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-1 Objetivos Conhecer mais sobre os armazéns e as operações de armazenagens Compreender o conceito

Leia mais

Administração. Distribuição e Transporte. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Distribuição e Transporte. Professor Rafael Ravazolo. Administração Distribuição e Transporte Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTE As atividades do sistema de distribuição são compostas de

Leia mais

AULA 8 ARMAZENAGEM ESTRATÉGICA

AULA 8 ARMAZENAGEM ESTRATÉGICA AULA 8 ARMAZENAGEM ESTRATÉGICA AGENDA 1 - INTRODUÇÃO 2- CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO AVANÇADOS 3 - CUSTOS DE ESTOCAGEM 4 - TRANSIT POINT 5 - CROSS-DOCKING 6 - MERGE IN TRANSIT 7 - CONCLUSÃO Faculdade Evangélica

Leia mais

CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Instituto de Engenharia de Produção e Gestão www.rslima.unifei.edu.br rslima@unifei.edu.br Conceituacão Sistema de Distribuição um para um

Leia mais

Canais de Distribuição

Canais de Distribuição LOGÍSTICA DE ABASTECIMENTO Canais de Distribuição Gestão em Logística LOGÍSTICA EMPRESARIAL DEFINIÇÃO A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o

Leia mais

Gestão da Produção Logística

Gestão da Produção Logística UNIESP Campus Butantã Gestão da Produção Logística LOGÍSTICA EMPRESARIAL SUPPLY CHAIN MANAGEMENT GESTÃO DE DEPÓSITOS ORGANIZAÇÃO PAULISTANA EDUCACIONAL E CULTURAL FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS GERENCIAIS

Leia mais

UNIDADE 1 - Seção 3: Equipamentos de movimentação e armazenagem de carga

UNIDADE 1 - Seção 3: Equipamentos de movimentação e armazenagem de carga UNIDADE 1 - Seção 3: Equipamentos de movimentação e armazenagem de carga Aqui vamos abordar: tipos de estruturas porta-paletes e os equipamentos de movimentação que podemos utilizar para melhor transportar

Leia mais

CADEIA DE SUPRIMENTOS

CADEIA DE SUPRIMENTOS CADEIA DE SUPRIMENTOS Supply Chain Management (SCM) TÉCNICO EM LOGÍSTICA - 2019 CADEIA DE SUPRIMENTOS Supply Chain Management (SCM) OBJETIVO DO ESTUDO Esse trabalho tem como objetivo apresentar o conceito,

Leia mais

Gerenciamento de Depósitos. Capítulo 12 Bowersox

Gerenciamento de Depósitos. Capítulo 12 Bowersox Gerenciamento de Depósitos Capítulo 12 Bowersox Gerenciamento de Depósitos Estoque local de processamento Agrega custos Serviços preparação para entrega Break Bulk e Cross-docking Redução dos custos de

Leia mais

TÉCNICA DE ABASTECIMENTO COM A FINALIDADE DE REDUZIR ESTOQUES COM ENTREGAS NO TEMPO E QUANTIDADES CERTAS, AUMENTAR A FLEXIBILIDADE DO PROCESSO

TÉCNICA DE ABASTECIMENTO COM A FINALIDADE DE REDUZIR ESTOQUES COM ENTREGAS NO TEMPO E QUANTIDADES CERTAS, AUMENTAR A FLEXIBILIDADE DO PROCESSO Just In Time DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA AULA PARA A TURMA DE ADMINISTRAÇÃO 2010 1 DEFINIÇÃO DO JUST IN TIME TÉCNICA DE ABASTECIMENTO COM A FINALIDADE DE REDUZIR ESTOQUES COM ENTREGAS NO TEMPO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL I STA 04041

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL I STA 04041 Departamento de Administração ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL I STA 04041 Prof. Aurélio Lamare Soares Murta DECISÕES DE TRANSPORTES SUMÁRIO 1. Introdução 2. Seleção de Alternativas de Transporte 3. Terceirização

Leia mais

Empresa X Empresa Y Empresa Z

Empresa X Empresa Y Empresa Z 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Empresa X Empresa Y Empresa Z Características dos Materiais

Leia mais

CONDIÇÕES DE FORNECIMENTO - EMBALAGEM E DOCUMENTOS FISCAIS

CONDIÇÕES DE FORNECIMENTO - EMBALAGEM E DOCUMENTOS FISCAIS CONDIÇÕES DE FORNECIMENTO - EMBALAGEM E DOCUMENTOS FISCAIS OBJETIVO - Preservar as condições de qualidade dos itens recebidos pela PSB. - Padronizar as embalagens dos produtos recebidos pela PSB. - Preservar

Leia mais

FAMEBLU Engenharia Civil

FAMEBLU Engenharia Civil Disciplina LOGÍSTICA EMPRESARIAL FAMEBLU Engenharia Civil Aula 4: Atividades da Logística Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. ATIVIDADES PRIMÁRIAS As atividades primárias da Logística são as seguintes:

Leia mais

Armazenagem & Automação de Instalações

Armazenagem & Automação de Instalações Armazenagem & Automação de Instalações Armazenagem & Automação de Instalações Funções do Sistema de Armazenagem - Manutenção de Estoque - Manuseio de Materiais: Carregamento & Descarregamento Movimentação

Leia mais

GESTÃO DE LOGÍSTICA WMS

GESTÃO DE LOGÍSTICA WMS GESTÃO DE LOGÍSTICA WMS TENHA A SOLUÇÃO IDEAL PARA CONTROLE E GESTÃO DO SEU ARMAZÉM COM O WMS DA SENIOR Controle a movimentação e armazenagem para obter maior produtividade, redução de custos e tempo nos

Leia mais

Princípios de Transporte. Adaptado dos Capítulos 10 e 11 Bowersox

Princípios de Transporte. Adaptado dos Capítulos 10 e 11 Bowersox Princípios de Transporte Adaptado dos Capítulos 10 e 11 Bowersox Princípios de Transporte Funcionalidades Movimentação Armazenamento Princípios Economia de distância custo fixo/km Ferroviários e Aquaviário

Leia mais

SIMULADO AULA 08. Julgue os itens subsequentes, relativos a recebimento e armazenagem.

SIMULADO AULA 08. Julgue os itens subsequentes, relativos a recebimento e armazenagem. SIMULADO AULA 08 Julgue os itens subsequentes, relativos a recebimento e armazenagem. 1. (CESGRANRIO / LIQUIGAS / 2012) Almoxarifado é o local, coberto ou não, destinado à guarda e à conservação de materiais.

Leia mais

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS ESTRATÉGIA LOGÍSTICA E POLÍTICA DE PRODUÇÃO

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS ESTRATÉGIA LOGÍSTICA E POLÍTICA DE PRODUÇÃO GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS ESTRATÉGIA LOGÍSTICA E POLÍTICA DE PRODUÇÃO Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-1 Objetivos Conhecer o que são estratégias de posicionamento logístico Compreender as políticas

Leia mais

OBJETIVOS. Roteirizarão de Veículos e Administração de Tráfego. Me. Edvin Kalil Freitas Granville agosto de 2010

OBJETIVOS. Roteirizarão de Veículos e Administração de Tráfego. Me. Edvin Kalil Freitas Granville agosto de 2010 Roteirizarão de Veículos e Administração de Tráfego Me. Edvin Kalil Freitas Granville agosto de 2010 OBJETIVOS Conhecer e observar as decisões e cuidados peculiares enfrentadas pela área de transporte

Leia mais

Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento

Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento Conceitos básicos Logística e Varejo Entendendo a cadeia de abastecimento integrada OBJETIVOS Os conceitos, definições e importância da cadeia de abastecimento;

Leia mais

Transporte. Rodoviário 14/9/2009. Rodoviário. Tipos de veículos. Tipos de transporte. Rodoviário Fluvial Aéreo Ferroviário marítimo

Transporte. Rodoviário 14/9/2009. Rodoviário. Tipos de veículos. Tipos de transporte. Rodoviário Fluvial Aéreo Ferroviário marítimo Transporte Tipos de transporte Disciplina: Administração dos Recursos Materiais e Patrimoniais Prof.: Adriano Rissi Graduado em: Administração Habilitações: Administração de Empresas e Sistemas de Informação

Leia mais

Localização de Instalações. Projeto de Redes Logísticas. Escola Politécnica. Prof. Dr. Claudio Barbieri da Cunha.

Localização de Instalações. Projeto de Redes Logísticas. Escola Politécnica. Prof. Dr. Claudio Barbieri da Cunha. Localização de Instalações Projeto de Redes Logísticas Prof. Dr. Claudio Barbieri da Cunha Escola Politécnica cbcunha@usp.br Objetivo Definir a configuração de uma rede logística / supply chain em termos

Leia mais

Unidade II GESTÃO DE RECURSOS. Prof. Fernando Leonel

Unidade II GESTÃO DE RECURSOS. Prof. Fernando Leonel Unidade II GESTÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGÍSTICOS Prof. Fernando Leonel Conteúdo da aula de hoje 1. Análise ABC. 2. Quais relatórios são possíveis com a análise ABC. 3. Unitização de estoques. 4.

Leia mais

Administração do Transporte 2008

Administração do Transporte 2008 Administração do Transporte 2008 A cadeia de suprimento começa com o cliente e sua necessidade de obter o produto. O próximo estágio dessa cadeia de suprimento é uma loja que o cliente procura. Por exemplo:

Leia mais

Canais de distribuição. Logística

Canais de distribuição. Logística 1 Canais de distribuição Logística 2 Canais de distribuição Conceitos: Inbound Logistics ou logística de suprimento = processo de abastecer a manufatura com matéria-prima e componentes; Outbound Logistics

Leia mais

Caso prático: Natura Cosméticos Capacidade e agilidade no armazém da Natura Cosméticos

Caso prático: Natura Cosméticos Capacidade e agilidade no armazém da Natura Cosméticos Caso prático: Natura Cosméticos Capacidade e agilidade no armazém da Natura Cosméticos Localização: Argentina A Mecalux forneceu à Natura Cosméticos estantes de paletização convencional que permitem armazenar

Leia mais

AUTOMAÇÃO LOGÍSTICA AULA 09 FILIPE S. MARTINS

AUTOMAÇÃO LOGÍSTICA AULA 09 FILIPE S. MARTINS AULA 09 FILIPE S. MARTINS ROTEIRO INTRODUÇÃO CADEIA DE ABASTECIMENTO INTEGRADA INVESTIMENTOS EM AUTOMAÇÃO EXEMPLO DE INTEGRAÇÃO A NECESSIDADE DE INTEGRAÇÃO LOGÍSTIC EVOLUIU DE DENTRO PARA FORA DAS ORGANIZAÇÕES,

Leia mais

Por tonelada de porte bruto das embarcações que adentrarem ao Porto com outros fins que não a movimentação de cargas, atracadas ou não.

Por tonelada de porte bruto das embarcações que adentrarem ao Porto com outros fins que não a movimentação de cargas, atracadas ou não. TABELA I INFRAMAR UTILIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE PROTEÇÃO E ACESSO AQUAVIÁRIO PORTUÁRIATAXAS DEVIDAS PELO ARMADOR ARMADOR OU SEU REPRESENTANTE 1. Por Tonelagem de Porte Bruto das Embarcações R$ 1.1 Na

Leia mais

1 Dimensionamento de Frota

1 Dimensionamento de Frota 1 Dimensionamento de Frota DESENVOLVA UM MODELO DE SIMULAÇÃO COM N CAMINHÕES QUE CIRCULAM ENTRE UMA FÁBRICA E PORTO. TANTO NA FÁBRICA COMO NO PORTO ESSES CAMINHÕES PASSAM POR UM PROCESSO DE PESAGEM NA

Leia mais

Pós-graduação Engenharia de Produção Logística Empresarial e Cadeia de Suprimentos Logística de Produção Edelvino Razzolini Filho Luizete Fabris

Pós-graduação Engenharia de Produção Logística Empresarial e Cadeia de Suprimentos Logística de Produção Edelvino Razzolini Filho Luizete Fabris Projeto Curso Disciplina Tema Professor Coordenadora Pós-graduação Engenharia de Produção Logística Empresarial e Cadeia de Suprimentos Logística de Produção Edelvino Razzolini Filho Luizete Fabris Introdução

Leia mais

Gestão da cadeia de suprimentos. GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 15: Embalagens AULA 15: EMBALAGENS

Gestão da cadeia de suprimentos. GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 15: Embalagens AULA 15: EMBALAGENS GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 15: Embalagens Embalagens Ao final da aula o aluno deverá: Conhecer a definição de embalagens. Saber os conceitos de unitização de carga. Conhecer elementos

Leia mais

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 07: Tecnologia da Informação

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 07: Tecnologia da Informação GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 07: Tecnologia da Informação Tecnologia da Informação Ao final dessa aula o aluno deverá conhecer: Informações e cadeia de suprimentos; Níveis da cadeia de suprimentos

Leia mais

Sumário. Prefácio, xiii

Sumário. Prefácio, xiii Prefácio, xiii 1 Princípios e Conceitos de Logística, 1 1.1 Introdução O que é logística, 3 1.2 Conceitos da logística, 12 1.3 Canais de suprimento e canais de distribuição, 18 1.3.1 Organização para distribuição,

Leia mais

INTRODUÇÃO À LOGISTICA

INTRODUÇÃO À LOGISTICA INTRODUÇÃO À LOGISTICA Danillo Tourinho Sancho da Silva, MSc VAMOS NOS CONHECER Danillo Tourinho Sancho da Silva, M.Sc Bacharel em Administração, UNEB Especialista em Gestão da Produção e Logística, SENAI

Leia mais

Canal de Marketing. Bibliografia. Cadeia de Suprimento, Canais de Marketing e Logística

Canal de Marketing. Bibliografia. Cadeia de Suprimento, Canais de Marketing e Logística Cadeia de Suprimento, Canais de Marketing e Logística Este material é destinado ao acompanhamento das aulas, para estudo recomenda-se utilizar a bibliografia indicada. Bibliografia Marketing; Dhruv Grewal,

Leia mais

JORGE LEANDRO QUARTEROLA DE ALMEIDA CADEIA DE DISTRIBUIÇÃO: ESTUDO DE CASO DA REDE DE VAREJO ALPHA PROJETO DE PESQUISA

JORGE LEANDRO QUARTEROLA DE ALMEIDA CADEIA DE DISTRIBUIÇÃO: ESTUDO DE CASO DA REDE DE VAREJO ALPHA PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO SERVIÇO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO JORGE LEANDRO QUARTEROLA DE ALMEIDA

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Prof. Marcelo Mello Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Gerenciamento de serviços Nas aulas anteriores estudamos: 1) Importância dos serviços; 2) Diferença entre produtos x serviços; 3) Composto de Marketing

Leia mais

Com a entrega JIT se tornando. PROJETANDO A EXPEDIÇÃO Tecnologia e equipamentos apropriados evitam problemas nesta operação

Com a entrega JIT se tornando. PROJETANDO A EXPEDIÇÃO Tecnologia e equipamentos apropriados evitam problemas nesta operação PROJETANDO A EXPEDIÇÃO Tecnologia e equipamentos apropriados evitam problemas nesta operação Com a entrega JIT se tornando regra, um típico centro de distribuição precisa alcançar tempos de resposta medidos

Leia mais

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO GESTÃO DE LOGÍSTICA

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO GESTÃO DE LOGÍSTICA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO GESTÃO DE LOGÍSTICA PERGUNTA O que entendo por Logística? E qual sua importância para as empresas no cenário atual? Porque estudar Logística? EVOLUÇÃO Logística Uma função essencial

Leia mais

LOGÍSTICA MODAIS EMBALAGENS

LOGÍSTICA MODAIS EMBALAGENS LOGÍSTICA MODAIS EMBALAGENS INBOUND Granel Líquidos Sólidos Gasosos LOGÍSTICA OUTBOUND Cargas unitárias Embalagens Armazenagem Modais Infraestrutura Geografia INBOUND Granel Líquidos Sólidos Gasosos LOGÍSTICA

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PESQUISA OPERACIONAL PROBLEMAS DE TRANSPORTE

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PESQUISA OPERACIONAL PROBLEMAS DE TRANSPORTE CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PESQUISA OPERACIONAL PROBLEMAS DE TRANSPORTE Email: marcosdossantos_doutorado_uff@yahoo.com.br SUMÁRIO Introdução; Tipos de Modais; Problema Clássico de Transporte; Modelo

Leia mais

O transporte de carga aérea tem evoluído de forma expressiva no mundo. No Brasil manteve em 2015 o mesmo nível de 2010

O transporte de carga aérea tem evoluído de forma expressiva no mundo. No Brasil manteve em 2015 o mesmo nível de 2010 Módulo 8 TECA TECA Carga Aérea Terminal de Carga Aérea Fluxo da Carga nos Armazéns Dimensionamento dos Armazéns Receitas nos Armazéns Capacidade ANAC (2012) Considerações Finais O transporte de carga aérea

Leia mais

Proteja as zonas de perigo das docas

Proteja as zonas de perigo das docas Proteja as zonas de perigo das docas as docas são consideradas zonas de transferência de cargas e merecem atenção para garantir a eficiência das operações Quando uma doca de carga não é apenas uma doca?

Leia mais

1 Painel Impacto dos custos logísticos na cadeia comercial. Arthur Hill. Copyright Movimenta Serviços Logísticos todos os direitos reservados

1 Painel Impacto dos custos logísticos na cadeia comercial. Arthur Hill. Copyright Movimenta Serviços Logísticos todos os direitos reservados 1 Painel Impacto dos custos logísticos na cadeia comercial Arthur Hill Copyright Movimenta Serviços Logísticos todos os direitos reservados O desafio está em integrar a cadeia de suprimentos, desde o fornecimento

Leia mais

Prova 01. Cadeia de Suprimentos 01

Prova 01. Cadeia de Suprimentos 01 Prova 01 Acadêmico(a): 24/11/2014 Matrícula: Assinatura: Obs: Rubricar cada página da avaliação Pergunta 01 Em toda a cadeia de suprimentos, a utilização de equipamentos e de dispositivos de movimentação

Leia mais

Prova 02. Cadeia de Suprimentos 1

Prova 02. Cadeia de Suprimentos 1 Prova 02 Acadêmico(a): 24/11/2014 Matrícula: Assinatura: 01 Dos itens abaixo qual não se enquadra na função Compras: a) Cadastramento de Fornecedores; b) stabelecer políticas de reajuste de preços; c)

Leia mais

LOGÍSTICA CONTAINERES

LOGÍSTICA CONTAINERES LOGÍSTICA CONTAINERES É a atividade que compreende o planejamento, coordenação, controle e desenvolvimento das operações destinadas a abrigar, manter adequadamente estocado e em condições de uso, bem como

Leia mais

TABELA REFERÊNCIAL DE CUSTOS DE TRANSPORTE DE PRODUTOS QUÍMICOS A GRANEL - LOTAÇÃO (FTL)

TABELA REFERÊNCIAL DE CUSTOS DE TRANSPORTE DE PRODUTOS QUÍMICOS A GRANEL - LOTAÇÃO (FTL) TABELA REFERÊNCIAL DE CUSTOS DE TRANSPORTE DE PRODUTOS QUÍMICOS A GRANEL - LOTAÇÃO (FTL) Distância = origem ao destino Percurso da viagem redonda = 2 x distância Mês de referência: JULHO/11 Distância Carreta

Leia mais

TABELA DE PREÇOS DO TERMINAL PORTUÁRIO DO PECÉM Vigência: 04 DE AGOSTO DE 2014

TABELA DE PREÇOS DO TERMINAL PORTUÁRIO DO PECÉM Vigência: 04 DE AGOSTO DE 2014 TABELA DE PREÇOS DO Vigência: 04 DE AGOSTO DE 2014 A. PREÇOS DOS SERVIÇOS PRESTADOS OU DISPONIBILIZADOS PELA CEARÁPORTOS A.1 SERVIÇOS OPERACIONAIS A.1.1 Utilização da Infraestrutura Aquaviária e Acostagem

Leia mais

Seção 4: Layout e fluxo de materiais

Seção 4: Layout e fluxo de materiais Seção 4: Layout e fluxo de materiais Nesta seção, será observada a importância da definição de um layout condizente com as mercadorias armazenadas e movimentadas, O layout pode gerar um índice maior de

Leia mais

Tabela de preços pag 1. Atracação. TABELA B Tarifa de operação por conteiner Preço (R$)

Tabela de preços pag 1. Atracação. TABELA B Tarifa de operação por conteiner Preço (R$) Tabela de preços pag 1 TABELA A Utilização Instalação e Acostamento Preço (R$) Atracação *Por metro Linear/Navio per de 12h ; A taxa mínima a cobrar será de 60 metros por periodo, por embarcação 5,00 TABELA

Leia mais

Unidade II CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, Prof. Altair da Silva

Unidade II CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, Prof. Altair da Silva Unidade II CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, ESTRATÉGIAS E LOCALIZAÇÃO Prof. Altair da Silva Canais de distribuição O processo de abastecer a manufatura com matéria-prima e componentes é denominado de logística

Leia mais

Tabela Pública de Serviços. (Vigência a partir de 16/01/2016 Valores expressos em Reais)

Tabela Pública de Serviços. (Vigência a partir de 16/01/2016 Valores expressos em Reais) Tabela Pública de Serviços (Vigência a partir de 16/01/2016 Valores expressos em Reais) Sumário Serviços para Contêineres de Importação... 3 Serviços para Carga Desunitizada de Importação... 5 Serviços

Leia mais

4 Logística da Indústria do Petróleo

4 Logística da Indústria do Petróleo 4 Logística da Indústria do Petróleo Este capítulo vai apresentar as características da logística do petróleo no Brasil, sua distribuição, transporte e localização geográfica das refinarias e bases de

Leia mais

_mais de empreendimentos entregues

_mais de empreendimentos entregues _+16 milhões de m² construídos _mais de 1.000 empreendimentos entregues _mais de 1 milhão de moradores _5,3 BI de VGV lançado nos últimos 5 anos _Consolidação Estratégica SP+ RJ Inovação É quando uma ideia

Leia mais

Logística Empresarial. Aula 11

Logística Empresarial. Aula 11 Logística Empresarial Aula 11 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos

Leia mais

TRANSPORTES Prof. FLÁVIO TOLEDO TRANSPORTE Administrar o transporte significa tomar decisões sobre um amplo conjunto de aspectos. Essas decisões podem ser classificadas em doisgrandesgrupos: Decisões estratégicas

Leia mais

Tabela Pública de Serviços. (Vigência a partir de 27/11/2017 Valores expressos em Reais)

Tabela Pública de Serviços. (Vigência a partir de 27/11/2017 Valores expressos em Reais) Tabela Pública de Serviços (Vigência a partir de 27/11/2017 Valores expressos em Reais) Condições específicas poderão ser negociadas, de acordo com volumes e características específicas dos serviços prestados.

Leia mais

d a D i s t r i b u i ç ã o

d a D i s t r i b u i ç ã o WMS- Gestão de Armazéns e Gestão d a D i s t r i b u i ç ã o I mplemente uma solução integrada de gestão avançada de logística de armazéns destinada a negócios com níveis elevados de exigência associados

Leia mais

DRAFT. Logística CONCURSO PETROBRAS. Questões Resolvidas ENGENHEIRO(A) DE PRODUÇÃO JÚNIOR ENGENHEIRO(A) JÚNIOR - ÁREA: PRODUÇÃO

DRAFT. Logística CONCURSO PETROBRAS. Questões Resolvidas ENGENHEIRO(A) DE PRODUÇÃO JÚNIOR ENGENHEIRO(A) JÚNIOR - ÁREA: PRODUÇÃO CONCURSO PETROBRAS ENGENHEIRO(A) DE PRODUÇÃO JÚNIOR ENGENHEIRO(A) JÚNIOR - ÁREA: PRODUÇÃO Logística Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS DA BANCA CESGRANRIO Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br

Leia mais

Logística: gerenciando a cadeia de suprimentos. Prof Annibal Affonso Neto Doutor em Estratégia Competitiva

Logística: gerenciando a cadeia de suprimentos. Prof Annibal Affonso Neto Doutor em Estratégia Competitiva Logística: gerenciando a cadeia de suprimentos Prof Annibal Affonso Neto Doutor em Estratégia Competitiva Objetivo Esta palestra tratou do gerenciamento logístico e da cadeia de suprimentos. Logística:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E TRANSPORTES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E TRANSPORTES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E TRANSPORTES Disciplina: Logística e Distribuição ENG 09024 Prof. Fernando Dutra MICHEL ESTRUTURA

Leia mais

3 Estudo de Caso Apresentação do Segmento Cosmético

3 Estudo de Caso Apresentação do Segmento Cosmético 58 3 Estudo de Caso O presente estudo de caso tem o objetivo de mostrar como o conceito de Logística lean pode ser aplicado nos serviços prestados por um operador logístico. Esse é um conceito novo que

Leia mais

Até o final de 2008 a Droga

Até o final de 2008 a Droga Maior e mais eficiente Para atender até 650 lojas, a Droga raia investe em novo centro de distribuição Até o final de 2008 a Droga Raia contava com 9 mil m² de armazém, em três galpões separados, ausência

Leia mais

CANADIAN TIRE A Canadian Tire se equipa para o crescimento com o maior Centro de distribuição do Canadá

CANADIAN TIRE A Canadian Tire se equipa para o crescimento com o maior Centro de distribuição do Canadá CANADIAN TIRE A Canadian Tire se equipa para o crescimento com o maior Centro de distribuição do Canadá Estudo de caso A Canadian Tire se equipa para o crescimento com o maior Centro de distribuição do

Leia mais

ARMAZ ÉM CONTE C O M A M ELHOR E STRUTU RA EM LO GÍST ICA

ARMAZ ÉM CONTE C O M A M ELHOR E STRUTU RA EM LO GÍST ICA A RMAZ ÉNS G ERA I S A R MAZ ÉNS PARA QUÍMICOS TRA NSPORT E O P E RAÇÃO D E MADEIRA i N F RAEST RUTU RA ARMAZ ÉM CONTE C O M A M ELHOR E STRUTU RA EM LO GÍST ICA Área total para armazenagem matriz: 25.000

Leia mais

Tabela Pública de Serviços. (Vigência a partir de 20/04/2017 Valores expressos em Reais)

Tabela Pública de Serviços. (Vigência a partir de 20/04/2017 Valores expressos em Reais) Tabela Pública de Serviços (Vigência a partir de 20/04/2017 Valores expressos em Reais) Sumário Serviços para Contêineres de Importação... 3 Serviços para Carga Desunitizada de Importação... 5 Serviços

Leia mais

Sumário. PARTE 1 Gestão logística da cadeia de suprimentos. Capítulo 2. Capítulo 1

Sumário. PARTE 1 Gestão logística da cadeia de suprimentos. Capítulo 2. Capítulo 1 Sumário PARTE 1 Gestão logística da cadeia de suprimentos Capítulo 1 Cadeias de suprimentos no século xxi... 2 A revolução da cadeia de suprimentos... 4 Integração gera valor... 6 Modelo geral de cadeia

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS SIMULADO AULA 08. Julgue os itens subsequentes, relativos a recebimento e armazenagem.

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS SIMULADO AULA 08. Julgue os itens subsequentes, relativos a recebimento e armazenagem. SIMULADO AULA 08 Julgue os itens subsequentes, relativos a recebimento e armazenagem. 1. (CESGRANRIO / LIQUIGAS / 2012) Almoxarifado é o local, coberto ou não, destinado à guarda e à conservação de materiais.

Leia mais

COMPETIÇÃO DE PRODUÇÃO SEMANA DE ENGENHARIA 2016 / 2 BEER GAME

COMPETIÇÃO DE PRODUÇÃO SEMANA DE ENGENHARIA 2016 / 2 BEER GAME COMPETIÇÃO DE PRODUÇÃO SEMANA DE ENGENHARIA 2016 / 2 BEER GAME APRESENTAÇÃO Com a competitividade atual dos mercados as empresas estão buscando otimizar as suas operações com o objetivo de reduzir custo

Leia mais

MANUAL DE DETALHAMENTO DE PROCESSOS

MANUAL DE DETALHAMENTO DE PROCESSOS MAIO/10 Rev. 01 MANUAL DE DETALHAMENTO DE PROCESSOS Manual de Detalhamento de Processos Elaboração: Marcelo Adriano dos Santos Camargo Aprovação: José Luiz F. Velho MAPA DE PROCESSOS D MAIS ENTRADAS ESTRATÉGICAS

Leia mais

INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA

INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA Introdução a logística O QUE É LOGÍSTICA? Segundo Ronald Ballou, (1999). Para ele, Logística é o processo de planejamento do fluxo de materiais, objetivando

Leia mais

Gestão de Estoques e Indicadores Logísticos. Prof. Yuri Simão Agosto 2013

Gestão de Estoques e Indicadores Logísticos. Prof. Yuri Simão Agosto 2013 Gestão de Estoques e Indicadores Logísticos Prof. Yuri Simão Agosto 2013 O que é Armazenagem? Armazenagem É a atividade que compreende o planejamento, coordenação, controle e desenvolvimento das operações

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DO PORTO DE ITAJAÍ

SUPERINTENDÊNCIA DO PORTO DE ITAJAÍ TARIFA PORTUÁRIA DO PORTO DE ITAJAÍ VIGÊNCIA 05 NOVEMBRO DE 2018 TABELA I - UTILIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE PROTEÇÃO E ACESSO AQUAVIÁRIO (Taxas devidas pelo Armador) a) LONGO CURSO 1.1- Por tonelada de

Leia mais

CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS BRASILEIROS NO EXTERIOR

CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS BRASILEIROS NO EXTERIOR CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS BRASILEIROS NO EXTERIOR Com a criação dos Centros de Distribuição, a APEX-Brasil inicia uma nova etapa do plano estratégico de promoção comercial, passando a atuar diretamente

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Prof. Marcelo Camacho

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Prof. Marcelo Camacho ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Prof. Marcelo Camacho ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS 1. Gestão de Estoques Estoque pode ser entendido como a acumulação de recursos materiais em um sistema de transformação ou qualquer

Leia mais

AULA 02. ENGENHARIA DE TRÁFEGO e LOGÍSTICA EMPRESARIAL

AULA 02. ENGENHARIA DE TRÁFEGO e LOGÍSTICA EMPRESARIAL AULA 02 ENGENHARIA DE TRÁFEGO e LOGÍSTICA EMPRESARIAL 1 UNIDADES DE ENSINO Unidade de Ensino: Principais meios de transporte. Modais de Transporte Transporte Rodoviário Transporte Ferroviário Transporte

Leia mais

OPERAÇÃO LOGISTICA CL RANDON

OPERAÇÃO LOGISTICA CL RANDON 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da Randon de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS / CONSIDERAÇOES

Leia mais

OPERAÇÃO LOGISTICA CL MATÉRIA-PRIMA FRAS-LE REVISÃO: 00

OPERAÇÃO LOGISTICA CL MATÉRIA-PRIMA FRAS-LE REVISÃO: 00 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística De Matéria Prima Fras-le de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS

Leia mais

coccalmoxarifado CONCEITO DE ALMOXARIFADO:

coccalmoxarifado CONCEITO DE ALMOXARIFADO: MARCO GONCALVES coccalmoxarifado CONCEITO DE ALMOXARIFADO: Conceituação Almoxarifado é o local destinado à guarda e conservação de materiais, em recinto coberto ou não, adequado à sua natureza, tendo a

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CL AGRALE REVISÃO: 00

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CL AGRALE REVISÃO: 00 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da Agrale de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS / CONSIDERAÇOES

Leia mais

Maximizando conceitos, evoluindo negócios

Maximizando conceitos, evoluindo negócios Maximizando conceitos, evoluindo negócios SOBRE NÓS Fundada em 2003, a MAXITRANS é uma empresa que se destaca no mercado de logística como excelente provedora de serviços rodoviários. De perfil inovador

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CXS BIG DUTCHMAN

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CXS BIG DUTCHMAN 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão, para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS / CONSIDERAÇOES GERAIS

Leia mais

Tabela de preços pag 1. Atracação. TABELA B Tarifa de operação por conteiner Preço (R$)

Tabela de preços pag 1. Atracação. TABELA B Tarifa de operação por conteiner Preço (R$) Tabela de preços pag 1 TABELA A Utilização Instalação e Acostamento Preço (R$) Atracação *Por metro Linear/Navio per de 12h ; A taxa mínima a cobrar será de 60 metros por periodo, por embarcação 5,00 TABELA

Leia mais

Tabela Pública de Serviços. (Vigência a partir de 19/02/2018 Valores expressos em Reais)

Tabela Pública de Serviços. (Vigência a partir de 19/02/2018 Valores expressos em Reais) Tabela Pública de Serviços (Vigência a partir de 19/02/2018 Valores expressos em Reais) Condições específicas poderão ser negociadas, de acordo com volumes e características específicas dos serviços prestados.

Leia mais

4 Metodologia Levantamento de Dados

4 Metodologia Levantamento de Dados 4 Metodologia 4.1. Levantamento de Dados Para se calcular alguns indicadores que auxiliam na definição das características das Configurações Propostas, serão utilizados alguns dados estimados. Estes valores

Leia mais

Tutorial da Plataforma do Sistema de Informações de Perdas de Pós-Colheita (SIPPOC) desenvolvido pelo Grupo ESALQ-LOG

Tutorial da Plataforma do Sistema de Informações de Perdas de Pós-Colheita (SIPPOC) desenvolvido pelo Grupo ESALQ-LOG Tutorial da Plataforma do Sistema de Informações de Perdas de Pós-Colheita (SIPPOC) desenvolvido pelo Grupo ESALQ-LOG O objetivo deste documento é apresentar o Tutorial de Funcionamento da Plataforma do

Leia mais

PLANEAMENTO DE TRANSPORTES TT049

PLANEAMENTO DE TRANSPORTES TT049 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES PLANEAMENTO DE TRANSPORTES TT049 Prof. Diego Fernandes Neris diego.neris@ufpr.br Serviço ao cliente: Estratégias de Estoques Estratégias de Localização

Leia mais

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 02: Cadeias de Valor

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 02: Cadeias de Valor GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 02: Cadeias de Valor Objetivos O aluno deverá ser capaz de: Entender a visão cíclica de uma Cadeia de Suprimentos. Conhecer os ciclos de processos de uma Cadeia

Leia mais

Caso prático: Idaho State Liquor Division Giro de 180º graças a um armazém automático para paletes

Caso prático: Idaho State Liquor Division Giro de 180º graças a um armazém automático para paletes Caso prático: Idaho State Liquor Division Giro de 180º graças a um armazém automático para paletes Localização: EUA Idaho State Liquor Division (ISLD) é a agência governamental norte-americana que controla

Leia mais