Prof. Marcelo Mello. Unidade II DISTRIBUIÇÃO E

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Marcelo Mello. Unidade II DISTRIBUIÇÃO E"

Transcrição

1 Prof. Marcelo Mello Unidade II DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING

2 Centro de Distribuição - CD

3 Centro de Distribuição - CD Centro de Distribuição (CD) é um armazém cuja operação é realizar a gestão dos estoques de produtos na distribuição física, e suas atividades englobam: Manuseio. Armazenagem. Administração de produtos e informações. Em alguns casos, colocação de embalagem e rótulos, processamento de pedidos e emissão de notas fiscais.

4 Centro de Distribuição - CD A implementação de centros de distribuição na cadeia de suprimentos surgiu da necessidade de obter-se uma distribuição mais eficiente, flexível e dinâmica, isto é: Capacidade de resposta rápida frente a procuras cada vez mais frequentes e especificadas. Compartilha-se, assim, a redução de custos entre as entidades cooperantes na distribuição do produto. Evitam-se pontos de estrangulamento.

5 Centro de Distribuição - CD Na escolha de um CD, deve-se considerar: A quantidade de intermediários existentes e/ou necessários. A diversificação dos canais de distribuição. Os requisitos mínimos necessários para efetuar um serviço com qualidade e eficiência. As características do produto a ser distribuído. A estrutura operacional mínima necessária.

6 Tipos de CD 1. Centros de Distribuição Avançado - CDA: São unidades de armazenagem próprias do sistema de distribuição, onde o estoque é posicionado em vários elos de uma cadeia de suprimentos. Os CDAs têm por objetivo permitir o rápido atendimento dos clientes de uma determinada área geográfica que se encontra distante do centro produtor. A desvantagem é o elevado custo das operações, assim como seus níveis de estoque.

7 Tipos de CD 1.1. Transit point: São instalações similares aos CDs, cuja diferença é a inexistência de estoque. Os produtos já têm seu destino estabelecido, portanto, não há perda de tempo. Como vantagem, destaca-se a possibilidade de transportar cargas consolidadas para grandes distâncias.

8 Tipos de CD 1.2. Cross docking: Consiste na criação de um sistema em que as mercadorias cheguem just in time, ou seja, à medida que o cliente solicite ou esteja em vias de solicitar. Imediatamente, essas mercadorias são processadas e enviadas, eliminando a necessidade e operação de armazenagem. Consiste, basicamente, no fracionamento de cargas, isto é, divide-se uma ou mais cargas maiores em outras menores.

9 Tipos de CD 1.3. Merge in transit: Tem como objetivo montar produtos ao longo da cadeia de distribuição. É aplicado, normalmente, à distribuição de produtos de alto valor agregado. Também está associada a técnicas de qualidade, como o just in time. Exemplos desse sistema são os computadores que podem ser montados já no momento da entrega ao cliente.

10 Interatividade Um sistema capacitado, construído e operado para ser capaz de responder instantaneamente à demanda, sem necessidade de qualquer estoque adicional. Estamos nos referindo a: a) Controle de estoque. b) Controle de matéria-prima. c) Just in Time. d) Logística integrada. e) Controle de produção.

11 Resposta Um sistema capacitado, construído e operado para ser capaz de responder instantaneamente à demanda, sem necessidade de qualquer estoque adicional. Estamos nos referindo a: a) Controle de estoque. b) Controle de matéria-prima. c) Just in Time. d) Logística integrada. e) Controle de produção.

12 Comentário sobre a resposta Nas indústrias onde está implantado o just in time, o estoque de matériasprimas é o mínimo e suficiente para poucas horas de produção. Para que isso seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas em pequenos lotes na frequência necessária.

13 Tipos de CD (continuação) 2. Centro de distribuição próprio: Há empresas que optam por ter seus próprios CDs, nos quais acondicionam seus produtos e os enviam aos seus clientes ou às suas lojas de acordo com as suas necessidades. 3. Centro de distribuição terceirizado: Muitas empresas buscam a eficiência optando por terceirizar esses serviços para empresas especializadas.

14 Operadores logísticos O que é um operador logístico? É o fornecedor de serviço logístico especializado em gerenciar todas as atividades logísticas ou parte delas nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes. A condição é que tenha competência para, no mínimo, prestar, simultaneamente, serviços nas três atividades consideradas básicas: controle de estoque; armazenagem; gestão de transporte.

15 Operadores logísticos Prestadores de Serviços Logísticos PSLs: Precisam ser competentes reconhecidamente em atividades logísticas, desempenhando funções que devem englobar todo o processo logístico de uma empresa-cliente ou somente parte dele. Qualquer que seja a amplitude da terceirização, o processo deve ser tratado de maneira integrada, de forma a permitir a visão de todo o fluxo.

16 Operadores logísticos Classificações dos PSLs: PSLs baseados em ativos: São empresas que detêm ativos tangíveis, próprios ou alugados, e oferecem outros serviços logísticos, como: Serviços de embalagem. Etiquetagem. Montagem final. Além dos serviços tradicionalmente ç ofertados.

17 Operadores logísticos Classificações dos PSLs: PSLs focados na administração e na informação: São empresas baseadas na administração de atividades que, geralmente, não detêm ativos tangíveis, mas fornecem a seus clientes recursos humanos e sistemas para administrar todas as suas funções logísticas ou parte delas.

18 Operadores logísticos Com a tendência de terceirizar pacotes de atividades logísticas em lugar de atividades únicas, a relação entre cliente e prestador de serviço também vem mudando. Com demandas por atividades personalizadas e customizadas, cresce o número de PSLs e, com isso, a variedade de contratos. A situação atual mostra que um pequeno número de empresas poderia ser considerado como operador logístico que ofereça todos os tipos de serviços.

19 Operadores logísticos Que critérios se pode adotar para escolher o prestador de serviços mais adequado? compatibilidade de sistemas de informações existentes no PSL; referências de outros clientes; estabilidade financeira da empresa; tempo que atua no mercado; compatibilidade com as culturas; facilidade de comunicação; localização e escopo geográfico; preços dos serviços prestados.

20 Interatividade Quais são os principais motivos para opção pela terceirização? a) Demanda de pedido e segurança. b) Distribuição econômica. c) Especialização, custos, meio físico. d) Demanda de matéria-prima e distribuição. e) Segurança e capacidade de entrega.

21 Resposta Quais são os principais motivos para opção pela terceirização? a) Demanda de pedido e segurança. b) Distribuição econômica. c) Especialização, custos, meio físico. d) Demanda de matéria-prima e distribuição. e) Segurança e capacidade de entrega. Para a maioria das empresas, esta atividade da carrega altos custos e há falta do meio físico para criar o CD e a mão de obra especializada.

22 Canais de distribuição O processo de distribuição está associado à movimentação física de materiais, normalmente de um fornecedor para um cliente. Este processo engloba: Recebimento. Armazenagem. Controle de estoques. Administração de frota. Fretes. Separação de produtos. Cargas. etc.

23 Canais de distribuição Distribuição física: O objetivo principal é levar os produtos certos para os locais certos, no momento certo e com o nível de serviço desejado, pelo menor custo possível. Consiste em três elementos fundamentais: recebimento; armazenagem; distribuição.

24 Canais de distribuição Um canal de distribuição representa a sequência de empresas que vão transferindo a posse de um produto desde o fabricante até o consumidor final. O canal de distribuição de um determinado produto pode envolver os seguintes setores: fabricantes; distribuidores; atacadistas; varejistas; para finalmente estar disponível para o cliente.

25 Canais de distribuição Objetivos de um canal de distribuição: disponibilizar produtos com rapidez; reforçar o potencial de vendas; fortalecer a cooperação entre os componentes dos CD; facilitar fluxo de informação e material; reduzir custos de forma integrada.

26 Canais de distribuição Função principal de um canal de distribuição é: Fazer o produto transitar com a velocidade e tempo necessários para satisfazer a demanda estando disponível quando o cliente procurar. Devemos lembrar que sem os canais de distribuição eficientes não se concretiza a oferta de disponibilidade que é a maior missão da logística.

27 Canais de distribuição Os participantes de um canal de distribuição podem ser primários ou especializados. Os primários são: fabricantes; atacadistas; varejistas.

28 Canais de distribuição Os especializados são os que prestam serviços aos participantes primários, compreendendo: funcionais de serviço em transporte; armazenagem; montagem; atendimento; apoio em finanças; informação; publicidade; seguro; outros.

29 Canais de distribuição

30 Interatividade O objetivo principal da distribuição física é levar os produtos certos para os locais certos, no momento certo e com o nível de serviço desejado, pelo menor custo possível. Consiste em três elementos fundamentais: a) Recebimento Manipulação Distribuição. b) Recebimento Armazenagem Distribuição. c) Armazenagem Distribuição Satisfação do cliente. d) Recebimento Manipulação Armazenagem. e) Recebimento Armazenagem Customização.

31 Resposta O objetivo principal da distribuição física é levar os produtos certos para os locais certos, no momento certo e com o nível de serviço desejado, pelo menor custo possível. Consiste em três elementos fundamentais: a) Recebimento Manipulação Distribuição. b) Recebimento Armazenagem Distribuição. c) Armazenagem Distribuição Satisfação do cliente. d) Recebimento Manipulação Armazenagem. e) Recebimento Armazenagem Customização.

32 Clientes e consumidores Consumidor e cliente. Em determinados momentos parece ser a mesma coisa. Segundo Bretzke (1992), na era do cliente os consumidores querem voltar a ser clientes, para serem tratados como indivíduos, com suas necessidades entendidas e atendidas individualmente.

33 Clientes e consumidores Isso aconteceu no período de transição do marketing tradicional para o marketing de relacionamento. No marketing de relacionamento se exige um conhecimento mais aprofundado e detalhado do comportamento do cliente e também das variáveis no processo de compra.

34 Consumidores e clientes Lembrete: No marketing pode-se entender que: Cliente: é aquele que compra. Pode ser um atacadista ou uma pessoa física que compra para outra. Consumidor: é aquele que consome. Esta diferenciação é necessária para definir as táticas de abordagem para vendas.

35 Atacadista e varejista O segmento de atacado é um comércio que vende em grandes quantidades para o comércio de varejo ou para a indústria. O atacado não é obrigatoriamente uma presença na cadeia de comercialização. Um supermercado pode comprar diretamente do fabricante e revender aos clientes e consumidores. Uma indústria pode comprar diretamente de outra indústria,,produtos para aplicação no seu processo industrial.

36 Atacadista e varejista Varejo é a unidade de negócio que compra mercadorias de fabricantes, atacadistas e outros distribuidores e vende diretamente a consumidores finais.

37 Intermediários O conceito é ligar os produtos e os serviços aos usuários finais. São empresas especializadas em conectar vendedores e compradores. Os intermediários tornam as trocas mais eficientes e ágeis e contribuem com a redução de custo.

38 Intermediários Canal direto: é aquele sem intermediários, quando o produtor vende diretamente ao consumidor. Canal indireto: inclui intermediários. Além dos varejistas e atacadistas, há os agentes e os representantes do produto. Os agentes ou representantes são utilizados por pequenos produtores que não possuem equipe de venda própria.

39 Intermediários

40 Intermediários As funções assumidas pelos intermediários são transacionais, ou seja: Compra. Venda. Administração de riscos. Além dessa função, os intermediários podem assumir as funções de logística e de facilitadores.

41 Intermediários Nível de cobertura do mercado - Exclusiva: o fabricante vende por meio de um único intermediário. Seletiva: o fabricante vende para mais de um intermediário, mas não para todos. Intensiva: o fabricante vende por meio de tantos intermediários quanto possível.

42 Interatividade Nas relações entre indústria, atacado, intermediário, varejista e clientes, aponte a alternativa incorreta: a) O varejista compra para vender aos clientes e consumidores finais. b) O atacadista compra da indústria para revender ao varejo ou a outra indústria. c) A indústria compra somente de outras indústrias. d) O intermediário age em funções transacionais. e) O consumidor final compra de varejistas.

43 Resposta Nas relações entre indústria, atacado, intermediário, varejista e clientes, aponte a alternativa incorreta: a) O varejista compra para vender aos clientes e consumidores finais. b) O atacadista compra da indústria para revender ao varejo ou a outra indústria. c) A indústria compra somente de outras indústrias. d) O intermediário age em funções transacionais. e) O consumidor final compra de varejistas.

44 ATÉ A PRÓXIMA!

Prof. Altair da Silva. Unidade I CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO,

Prof. Altair da Silva. Unidade I CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, Prof. Altair da Silva Unidade I CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, ESTRATÉGIAS E LOCALIZAÇÃO Introdução Ante de iniciar o assunto propriamente dito sobre o que é CD Centro de Distribuição, vamos primeiramente entender

Leia mais

Canais de Distribuição

Canais de Distribuição LOGÍSTICA DE ABASTECIMENTO Canais de Distribuição Gestão em Logística LOGÍSTICA EMPRESARIAL DEFINIÇÃO A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o

Leia mais

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO GESTÃO DE LOGÍSTICA

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO GESTÃO DE LOGÍSTICA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO GESTÃO DE LOGÍSTICA PERGUNTA O que entendo por Logística? E qual sua importância para as empresas no cenário atual? Porque estudar Logística? EVOLUÇÃO Logística Uma função essencial

Leia mais

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 03: Logística Empresarial e Competitividade - Evolução da Supply Chain

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 03: Logística Empresarial e Competitividade - Evolução da Supply Chain GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 03: Logística Empresarial e Competitividade - Evolução da Supply Chain Conflito Marketing X Logística O aluno deverá ser capaz de: Conhecer os níveis de serviço

Leia mais

Gestão da cadeia de suprimentos. GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 12: Distribuição Física AULA 13: DISTRIBUIÇÃO FÍSICA

Gestão da cadeia de suprimentos. GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 12: Distribuição Física AULA 13: DISTRIBUIÇÃO FÍSICA GST0045 GESTÃO DA ADEIA DE SUPRIMENTO Aula 12: Distribuição Física AULA 13: DISTRIBUIÇÃO FÍSIA Distribuição Física Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: Entender os conceitos de distribuição

Leia mais

CADEIA LOGÍSTICA CONCEITO

CADEIA LOGÍSTICA CONCEITO CADEIA CONCEITO O que é logística Logística é a parte do processo da cadeia de suprimentos que PLANEJA, IMPLEMENTA E CONTROLA com eficiência, a armazenagem, o fluxo de distribuição, o fluxo reverso, serviços

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Prof. Marcelo Mello Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Gerenciamento de serviços Nas aulas anteriores estudamos: 1) Importância dos serviços; 2) Diferença entre produtos x serviços; 3) Composto de Marketing

Leia mais

Canais de distribuição. Logística

Canais de distribuição. Logística 1 Canais de distribuição Logística 2 Canais de distribuição Conceitos: Inbound Logistics ou logística de suprimento = processo de abastecer a manufatura com matéria-prima e componentes; Outbound Logistics

Leia mais

Evolução dos processos produtivos Vamos começar do começo

Evolução dos processos produtivos Vamos começar do começo Logística Empresarial Fernando Arbache fernando@arbache.com Evolução dos processos produtivos Vamos começar do começo 2 Revolução Industrial Transição de produção artesanal èmassa (entre 1760~1780) 3 Evolução

Leia mais

Canais de Distribuição e Gerenciamento da Logística

Canais de Distribuição e Gerenciamento da Logística Canais de Distribuição e Gerenciamento da Logística Prof. Vanessa D. Alves Questões Relativas aos Canais de Distribuição Qual é a natureza dos canais de de distribuição? Como as as empresas integrantes

Leia mais

Armazenamento. Administração de Logística e da Cadeia de Suprimento. Profa. Márcia Mazzeo Grande

Armazenamento. Administração de Logística e da Cadeia de Suprimento. Profa. Márcia Mazzeo Grande Armazenamento Administração de Logística e da Cadeia de Suprimento Profa. Márcia Mazzeo Grande Importância Fabricantes Estratégia JIT redução dos estoques nas instalações fabris Varejo Criar sortimento

Leia mais

Administrando os canais de distribuição

Administrando os canais de distribuição Administrando os canais de distribuição 12 Aula 25/4/2008 Objetivos da aula Compreender os envolvimentos da distribuição de bens e serviços. Entender como os profissionais de marketing disponibilizam os

Leia mais

AULA 8 ARMAZENAGEM ESTRATÉGICA

AULA 8 ARMAZENAGEM ESTRATÉGICA AULA 8 ARMAZENAGEM ESTRATÉGICA AGENDA 1 - INTRODUÇÃO 2- CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO AVANÇADOS 3 - CUSTOS DE ESTOCAGEM 4 - TRANSIT POINT 5 - CROSS-DOCKING 6 - MERGE IN TRANSIT 7 - CONCLUSÃO Faculdade Evangélica

Leia mais

Introduç ã o e C a de ia de S uprim e ntos. L og ís tic a E m pre s a ria l

Introduç ã o e C a de ia de S uprim e ntos. L og ís tic a E m pre s a ria l Introduç ã o e C a de ia de S uprim e ntos L og ís tic a E m pre s a ria l P ro fe s s o r Bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Gestão da Informação; MBA em Gestão da Qualidade e Produtividade;

Leia mais

Unidade II CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, Prof. Altair da Silva

Unidade II CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, Prof. Altair da Silva Unidade II CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, ESTRATÉGIAS E LOCALIZAÇÃO Prof. Altair da Silva Canais de distribuição O processo de abastecer a manufatura com matéria-prima e componentes é denominado de logística

Leia mais

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS OPERAÇÕES DE ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO FÍSICA. Prof. Dr. Daniel Caetano

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS OPERAÇÕES DE ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO FÍSICA. Prof. Dr. Daniel Caetano GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS OPERAÇÕES DE ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-1 Objetivos Conhecer mais sobre os armazéns e as operações de armazenagens Compreender o conceito

Leia mais

Quanto aos Métodos Quantitativos utilizados, temos: Modelo de Localização

Quanto aos Métodos Quantitativos utilizados, temos: Modelo de Localização 4. Conclusão Nesta conclusão são apresentadas às características principais do negócio Cargill, a motivação do Estudo Logístico e os Métodos utilizados, assim como os Resultados obtidos com o Estudo Logístico,

Leia mais

VAREJO E ATACADO Decisões do Canal de Marketing CONCEITO DE VAREJO

VAREJO E ATACADO Decisões do Canal de Marketing CONCEITO DE VAREJO VAREJO E ATACADO Decisões do Canal de Marketing CONCEITO DE VAREJO Unidade de negócio que compra mercadorias de fabricantes, atacadistas e outros distribuidores e vende diretamente a consumidores finais

Leia mais

Marketing Básico Capítulo IV. Os Canais de Distribuição dos Produtos

Marketing Básico Capítulo IV. Os Canais de Distribuição dos Produtos Marketing Básico Capítulo IV Os Canais de Distribuição dos Produtos Canais de Distribuição X Movimentação Física dos Produtos Qualidade e prazo não são atributos suficientes para garantir a venda de um

Leia mais

Prof. Altair da Silva. Unidade III CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO,

Prof. Altair da Silva. Unidade III CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, Prof. Altair da Silva Unidade III CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, ESTRATÉGIAS E LOCALIZAÇÃO Processos de distribuição O processo de distribuição esta associado à movimentação física de materiais, normalmente de

Leia mais

Graduação em Administração

Graduação em Administração Graduação em Administração Disciplina: Planejamento Estratégico Aula 7 Cadeia de Valor São José dos Campos, março de 2011 Cadeia de Valor A vantagem competitiva de uma empresa não resulta simplesmente

Leia mais

Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento

Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento Conceitos básicos Logística e Varejo Entendendo a cadeia de abastecimento integrada OBJETIVOS Os conceitos, definições e importância da cadeia de abastecimento;

Leia mais

3 Estudo de Caso: Processo Atual

3 Estudo de Caso: Processo Atual 3 Estudo de Caso: Processo Atual Na seção Breve Resumo serão apresentados os dados básicos da empresa e o seu perfil no mercado, definindo a configuração do sistema atual com os seus pontos fortes e fracos,

Leia mais

FAMEBLU Engenharia Civil

FAMEBLU Engenharia Civil Disciplina LOGÍSTICA EMPRESARIAL FAMEBLU Engenharia Civil Aula 5: Revisão Geral Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. Estratégia Corporativa Estratégia corporativa é o processo essencial dentro das organizações,

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA. Aula 5 Projeto da Rede de Suprimentos

GESTÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA. Aula 5 Projeto da Rede de Suprimentos GESTÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA Aula 5 Projeto da Rede de Suprimentos Modelo Geral da Gestão de Operações RECURSOS A SEREM TRANSFORMADOS MATERIAIS INFORMAÇÕES CONSUMIDORES AMBIENTE ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO

Leia mais

CADEIA DE SUPRIMENTOS

CADEIA DE SUPRIMENTOS CADEIA DE SUPRIMENTOS Supply Chain Management (SCM) TÉCNICO EM LOGÍSTICA - 2019 CADEIA DE SUPRIMENTOS Supply Chain Management (SCM) OBJETIVO DO ESTUDO Esse trabalho tem como objetivo apresentar o conceito,

Leia mais

PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES TT049

PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES TT049 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES TT049 Prof. Diego Fernandes Neris diego.neris@ufpr.br LOGÍSTICA: Logística é o processo de planejamento, implantação

Leia mais

AULA 2/4 ASSUNTOS ABORDADOS: Gestão da cadeia de suprimentos. Gestão de estoques. 04/05/ :30 12:00

AULA 2/4 ASSUNTOS ABORDADOS: Gestão da cadeia de suprimentos. Gestão de estoques. 04/05/ :30 12:00 AULA 2/4 ASSUNTOS ABORDADOS: Gestão da cadeia de suprimentos. Gestão de estoques. 04/05/2013 10:30 12:00 Assunto: Gestão da cadeia de suprimentos. Consiste em gerenciar estrategicamente diferentes fluxos

Leia mais

Logística Empresarial

Logística Empresarial Logística Empresarial Profª Esp. Mônica Suely Guimarães de Araujo Conceito Logística são os processos da cadeia de suprimentos (supply chain) que planejam, estruturam e controlam, de forma eficiente e

Leia mais

Logística Integrada. Logística Integrada. Logística Integrada 14/03/2012

Logística Integrada. Logística Integrada. Logística Integrada 14/03/2012 MSe. Paulo Cesar C. Rodrigues paulo.rodrigues@usc.br Mestre em Engenharia de Produção A logística integrada envolve o gerenciamento de informações, transporte, estoque, armazenamento, manuseio de materiais

Leia mais

6 Análise e Expectativas Contratantes X Contratados

6 Análise e Expectativas Contratantes X Contratados 6 Análise e Expectativas Contratantes X Contratados Este capítulo oferece a análise e as expectativas das empresas contratantes e contratadas com base nas informações adquiridas na pesquisa de campo objeto

Leia mais

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Prof. Me. Érico Pagotto Aula 06

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Prof. Me. Érico Pagotto Aula 06 Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Prof. Me. Érico Pagotto Aula 06 Organizações que compõem processo da cadeia de abastecimento Organizações de Fornecimento O papel do fornecedor O que os clientes

Leia mais

Fundamentos de Marketing e Comportamento do Consumidor

Fundamentos de Marketing e Comportamento do Consumidor Fundamentos de Marketing e Comportamento do Consumidor Prof. Dr. Andres Rodriguez Veloso 1º Semestre de 2017 2ª e 5ª feira Matutino 05/06/2017 Cap. 15 - Projeto e gerenciamento de canais integrados de

Leia mais

01/06/2010. Marketing Ampliado. Administração de Varejo. tipos de varejo. 1) Níveis de serviços que oferece. 2) Variedade de linhas de produtos

01/06/2010. Marketing Ampliado. Administração de Varejo. tipos de varejo. 1) Níveis de serviços que oferece. 2) Variedade de linhas de produtos Marketing Ampliado Profa. Adriana existe um tempo para melhorar, para se preparar e planejar; igualmente existe um tempo para partir para a ação Amyr Klynk Comece a ser agora o que você será daqui em diante.

Leia mais

Gestão de estoques para múltiplos canais de venda

Gestão de estoques para múltiplos canais de venda Gestão de estoques para múltiplos canais de venda Por que diversificar os canais de vendas? Loja Online; Marketplace; Loja Física; Televendas. O que é marketplace? Marketplace é uma plataforma de e-commerce

Leia mais

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS ESTRATÉGIA LOGÍSTICA E POLÍTICA DE PRODUÇÃO

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS ESTRATÉGIA LOGÍSTICA E POLÍTICA DE PRODUÇÃO GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS ESTRATÉGIA LOGÍSTICA E POLÍTICA DE PRODUÇÃO Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-1 Objetivos Conhecer o que são estratégias de posicionamento logístico Compreender as políticas

Leia mais

Logística é o trabalho para mover e posicionar estoques na cadeia de suprimentos

Logística é o trabalho para mover e posicionar estoques na cadeia de suprimentos Livros: BOWERSOX, D. J., CLOSS, D.J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimentos. Ed. Atlas 2011 BOWERSOX, D. J., CLOSS, D.J. & COOPER, M.B. Gestão Logística da cadeia de suprimentos.

Leia mais

Gestão da Produção Logística

Gestão da Produção Logística UNIESP Campus Butantã Gestão da Produção Logística LOGÍSTICA EMPRESARIAL SUPPLY CHAIN MANAGEMENT GESTÃO DE DEPÓSITOS ORGANIZAÇÃO PAULISTANA EDUCACIONAL E CULTURAL FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS GERENCIAIS

Leia mais

16/02/2010. MSe. Paulo Cesar C. Rodrigues Mestre em Engenharia de Produção

16/02/2010. MSe. Paulo Cesar C. Rodrigues Mestre em Engenharia de Produção MSe. Paulo Cesar C. Rodrigues paulo.rodrigues@usc.br Mestre em Engenharia de Produção A logística integrada envolve o gerenciamento de informações, transporte, estoque, armazenamento, manuseio de materiais

Leia mais

GESTÃO DE LOGÍSTICA WMS

GESTÃO DE LOGÍSTICA WMS GESTÃO DE LOGÍSTICA WMS TENHA A SOLUÇÃO IDEAL PARA CONTROLE E GESTÃO DO SEU ARMAZÉM COM O WMS DA SENIOR Controle a movimentação e armazenagem para obter maior produtividade, redução de custos e tempo nos

Leia mais

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 01: Gestão das Cadeias de Suprimentos

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 01: Gestão das Cadeias de Suprimentos GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 01: Gestão das Cadeias de Suprimentos Objetivos O aluno deverá ser capaz de: Entender os principais conceitos de Cadeia de Suprimentos Conhecer a origem da Cadeia

Leia mais

FULLCOMMERCE

FULLCOMMERCE FULLCOMMERCE 29.11.2018 CRESÇA SUA OPERAÇÃO COM QUALIDADE E AUMENTE SUAS VENDAS A VIA VAREJO É O MAIOR VAREJISTA DO BRASIL 400 Empresa responsável pela administração de duas importantes varejistas brasileiras,

Leia mais

Perguntas que se esperam respondidas ao final do capítulo 6

Perguntas que se esperam respondidas ao final do capítulo 6 Perguntas que se esperam respondidas ao final do capítulo 6 Por que uma empresa deve adotar a perspectiva de rede de suprimento total? rojeto da rede de operações produtivas O que está implícito na configuração

Leia mais

Unidade I PLANEJAMENTO E OPERAÇÃO. Prof. Clesio Landini Jr.

Unidade I PLANEJAMENTO E OPERAÇÃO. Prof. Clesio Landini Jr. Unidade I PLANEJAMENTO E OPERAÇÃO POR CATEGORIA DE PRODUTO Prof. Clesio Landini Jr. Planejamento e operação por categoria de produto Fabricante> Distribuidor> Cliente Fazer os produtos e serviços chegarem

Leia mais

Sumário. PARTE 1 Gestão logística da cadeia de suprimentos. Capítulo 2. Capítulo 1

Sumário. PARTE 1 Gestão logística da cadeia de suprimentos. Capítulo 2. Capítulo 1 Sumário PARTE 1 Gestão logística da cadeia de suprimentos Capítulo 1 Cadeias de suprimentos no século xxi... 2 A revolução da cadeia de suprimentos... 4 Integração gera valor... 6 Modelo geral de cadeia

Leia mais

MBA EM LOGISTICA E SUPPLY CHAIN

MBA EM LOGISTICA E SUPPLY CHAIN MBA EM LOGISTICA E SUPPLY CHAIN DURAÇÃO: 432 h/a - 20 meses aproximadamente AULAS: Segundas e Terças ou Sábados (Quinzenais) DIAS E HORÁRIOS DISPONÍVEIS Segundas e Terças Sábados Segundas e Terças das

Leia mais

Planejamento e Controle da Produção I

Planejamento e Controle da Produção I Planejamento e Controle da Produção I Atividades do Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 2012 Gustavo S. C. Meireles 1 Introdução Sistemas produtivos: abrange produção de bens e de serviços; Funções básicas dos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DOS MATERIAIS

ADMINISTRAÇÃO DOS MATERIAIS ADMINISTRAÇÃO DOS MATERIAIS A empresa em sua dinâmica não deve ser vista como um sistema de estoques, mas antes de mais nada, um sistema de fluxos. A visão de estoques é uma visão estática, enquanto a

Leia mais

Logística: gerenciando a cadeia de suprimentos. Prof Annibal Affonso Neto Doutor em Estratégia Competitiva

Logística: gerenciando a cadeia de suprimentos. Prof Annibal Affonso Neto Doutor em Estratégia Competitiva Logística: gerenciando a cadeia de suprimentos Prof Annibal Affonso Neto Doutor em Estratégia Competitiva Objetivo Esta palestra tratou do gerenciamento logístico e da cadeia de suprimentos. Logística:

Leia mais

Texto extraído do Livro: Logística Operacional Guia Prático José Antonio de Mattos Castiglioni Editora ética

Texto extraído do Livro: Logística Operacional Guia Prático José Antonio de Mattos Castiglioni Editora ética Base Tecnológica: 3 Habilidade: Etec Horácio 2. Políticas de estoque: embalagens e equipamentos utilizadas no manuseio e na movimentação de materiais. 2.4. Definir procedimentos para embalagem, armazenagem,

Leia mais

S.C.M. Prof. Fulvio Cristofoli. Supply Chain Management.

S.C.M. Prof. Fulvio Cristofoli. Supply Chain Management. S.C.M. Supply Chain Management Prof. Fulvio Cristofoli fulviocristofoli@uol.com.br www.fulviocristofoli.com.br Conceito SCM Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Processo de negócio que liga fabricantes,

Leia mais

Atributosde Performance

Atributosde Performance Junho, 2012 Atributosde Performance Cliente Interno Atributo Confiabilidade Responsividade Agilidade Custos Ativos Definição Consistência na tomada de pedidos, produto atende requerimentos de qualidade

Leia mais

Gerenciamento de Depósitos. Capítulo 12 Bowersox

Gerenciamento de Depósitos. Capítulo 12 Bowersox Gerenciamento de Depósitos Capítulo 12 Bowersox Gerenciamento de Depósitos Estoque local de processamento Agrega custos Serviços preparação para entrega Break Bulk e Cross-docking Redução dos custos de

Leia mais

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área Visão por meio das atividades de valor) Preço Prazo Assistência Técnica Modelo de gestão Análise de aspectos políticos governamentais, econômicos e legais Planejamento estratégico Orçamento empresarial

Leia mais

Armazenagem & Automação de Instalações

Armazenagem & Automação de Instalações Armazenagem & Automação de Instalações Armazenagem & Automação de Instalações Funções do Sistema de Armazenagem - Manutenção de Estoque - Manuseio de Materiais: Carregamento & Descarregamento Movimentação

Leia mais

Administração Mercadológica

Administração Mercadológica Administração Mercadológica Administrando os Canais de Distribuição Analise a foto a seguir e responda: o que mais chama a atenção nessa foto? AUTOMÓVEL DO SÉCULO XXI O Cliente AEOP (Assuntos Espaciais

Leia mais

INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA

INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA Introdução a logística O QUE É LOGÍSTICA? Segundo Ronald Ballou, (1999). Para ele, Logística é o processo de planejamento do fluxo de materiais, objetivando

Leia mais

SOLUÇÕES QUE ACOMPANHAM A VELOCIDADE DO MERCADO.

SOLUÇÕES QUE ACOMPANHAM A VELOCIDADE DO MERCADO. SOLUÇÕES QUE ACOMPANHAM A VELOCIDADE DO MERCADO. PAG. Criada para atender a evolução do mercado de transportes e logística, a Teruslog fornece soluções integradas que incluem gestão de transportes, armazenagem,

Leia mais

Aula 8 Logística, estoque e transações monetárias

Aula 8 Logística, estoque e transações monetárias NEGÓCIO E COMÉRCIO ELETÔNICO Prof Me Alan Mazuco Aula 8 Logística, estoque e transações monetárias Objetivos Estudar a logística de produtos no comércio eletrônico. Descrever o processo de atendimento

Leia mais

4 Logística da Indústria do Petróleo

4 Logística da Indústria do Petróleo 4 Logística da Indústria do Petróleo Este capítulo vai apresentar as características da logística do petróleo no Brasil, sua distribuição, transporte e localização geográfica das refinarias e bases de

Leia mais

CONCEITOS E DEFINIÇÕES

CONCEITOS E DEFINIÇÕES CONCEITOS E DEFINIÇÕES Logística é a ciência que trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de

Leia mais

1 Painel Impacto dos custos logísticos na cadeia comercial. Arthur Hill. Copyright Movimenta Serviços Logísticos todos os direitos reservados

1 Painel Impacto dos custos logísticos na cadeia comercial. Arthur Hill. Copyright Movimenta Serviços Logísticos todos os direitos reservados 1 Painel Impacto dos custos logísticos na cadeia comercial Arthur Hill Copyright Movimenta Serviços Logísticos todos os direitos reservados O desafio está em integrar a cadeia de suprimentos, desde o fornecimento

Leia mais

FAMEBLU Engenharia Civil

FAMEBLU Engenharia Civil Disciplina LOGÍSTICA EMPRESARIAL FAMEBLU Engenharia Civil Aula 4: Atividades da Logística Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. ATIVIDADES PRIMÁRIAS As atividades primárias da Logística são as seguintes:

Leia mais

Logística Empresarial. Aula 11

Logística Empresarial. Aula 11 Logística Empresarial Aula 11 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos

Leia mais

Merchandising e Exibitécnica. Conceitos iniciais Prof. Esp. Rodolfo Nakamura

Merchandising e Exibitécnica. Conceitos iniciais Prof. Esp. Rodolfo Nakamura Merchandising e Exibitécnica Conceitos iniciais Prof. Esp. Rodolfo Nakamura Para você... (discuta com seu companheiro de jornada) O que é Merchandising em Ponto de Venda? O que é Exibitécnica? Merchandising

Leia mais

Unidade I GESTÃO DAS OPERAÇÕES. Prof. Me. Livaldo dos Santos

Unidade I GESTÃO DAS OPERAÇÕES. Prof. Me. Livaldo dos Santos Unidade I GESTÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS Prof. Me. Livaldo dos Santos Administração de operações produtivas, seus objetivos e estratégia Objetivos da unidade: Entender a função produção nas diversas organizações.

Leia mais

Unidade IV FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA. Profa. Marinalva Barboza

Unidade IV FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA. Profa. Marinalva Barboza Unidade IV FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA Profa. Marinalva Barboza Objetivo da unidade Objetivos desta unidade: Facilidades logística. Logística reversa. Custos logísticos. Oportunidades de melhoria.

Leia mais

2 Operadores de Logística

2 Operadores de Logística 2 Operadores de Logística Este capítulo descreve a evolução do conceito de operadores de logística, as suas função e principais caraterísiticas. 2.1 Histórico O pensamento logístico teve início na área

Leia mais

O Produto da cadeia de suprimento/logística

O Produto da cadeia de suprimento/logística O Produto da cadeia de suprimento/logística Administração de Logística e da Cadeia de Suprimento Profa. Márcia Mazzeo Grande 1 O Produto Logístico Um produto é o fruto, ou resultado, de qualquer atividade

Leia mais

APLICAÇÃO DE ecr EFFICIENT CONSUMER RESPONSE À REDE SUBWAY COM BASE NA LOGISTICA DE SUPRIMENTO

APLICAÇÃO DE ecr EFFICIENT CONSUMER RESPONSE À REDE SUBWAY COM BASE NA LOGISTICA DE SUPRIMENTO UNIVERSIDADE DE BRASILIA DEPARTAMENTO DE ADMINISTAÇÃO LOGISTICA EMPRESARIAL APLICAÇÃO DE ecr EFFICIENT CONSUMER RESPONSE À REDE SUBWAY COM BASE NA LOGISTICA DE SUPRIMENTO GRUPO 19Z ARTHUR BIOCALTI ILO

Leia mais

Gestão da cadeia de suprimentos. GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 13: Estratégias Logísticas de Transporte

Gestão da cadeia de suprimentos. GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 13: Estratégias Logísticas de Transporte GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 13: Estratégias Logísticas de Transporte Estratégias Logísticas de Transporte Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: Compreender o papel e as estratégias

Leia mais

HD313 Marketing e Design. Distribuição (Place) UFPR HD313 Marketing e Design 3SPV - Naotake Fukushima

HD313 Marketing e Design. Distribuição (Place) UFPR HD313 Marketing e Design 3SPV - Naotake Fukushima Composto de Marketing: Distribuição (Place) Dfiiõ Definições Rede de valor Custo de distribuição Pode chegar entre 30% ~ 50 % do preço do produto final. Novo conceito: m commerce Dfiiõ Definições Pensar

Leia mais

Aplicativos Integrados. Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi

Aplicativos Integrados. Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi Aplicativos Integrados Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi Aplicativos Integrados ERP (Enterprise Resource Planning) CRM (Consumer Relationship Management) SCM (Supply Chain Management)

Leia mais

Consultoria Automotiva

Consultoria Automotiva 2017 Consultoria Automotiva OFICINA AUTO MECÂNICA CNPJ/MF 27.596.994/0001-07 Rev. 01 15/05/2017 Sumário Prefácio...4 Capítulo 1 Apresentação...4 1.1 Serviços ofertados...5 Capítulo 2 Mercado...5 2.1 Oportunidades...5

Leia mais

PCP II. Sistema de estocagem e manuseio. Rodrigues, Roger Antônio.

PCP II. Sistema de estocagem e manuseio. Rodrigues, Roger Antônio. PCP II Sistema de estocagem e manuseio Rodrigues, Roger Antônio. R696s Sistema de estocagem e manuseio / Roger Antônio Rodrigues. Varginha, 2015. 13 slides : il. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader

Leia mais

Logística. Oliveira, Felipe Flausino de. O48l Logística : canais de distribuição / Felipe Flausino de Oliveira. Varginha, slides : il.

Logística. Oliveira, Felipe Flausino de. O48l Logística : canais de distribuição / Felipe Flausino de Oliveira. Varginha, slides : il. Logística Oliveira, Felipe Flausino de. O48l Logística : canais de distribuição / Felipe Flausino de Oliveira. Varginha, 2015. 11 slides : il. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World

Leia mais

Unidade 1: A finalidade e a importância da Gestão de Estoques

Unidade 1: A finalidade e a importância da Gestão de Estoques Unidade 1: A finalidade e a importância da Gestão de Estoques Sumário do que iremos analisar Finalidades e tipos de estoque; Razões para não ter estoques; Custos Logísticos e nível de serviço; Tipos de

Leia mais

Administração de Produção Prof. Vilmar da Silva A Produção nos segmentos diferentes das empresas Todos produzem

Administração de Produção Prof. Vilmar da Silva A Produção nos segmentos diferentes das empresas Todos produzem A Produção nos segmentos diferentes das empresas Todos produzem Objetivo: Evidenciar que a produção não se faz somente na área afim, é o resultado de toda uma linha de esforço Até 1950 Via de a regra área

Leia mais

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING MARKETING 2 O MARKETING... Não é acidental: Demanda processo de planejamento e execução Uso de ferramentas

Leia mais

Gestão da Inovação. Inovação na cadeia produtiva. Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva diegofernandes.weebly.

Gestão da Inovação. Inovação na cadeia produtiva. Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva diegofernandes.weebly. Gestão da Inovação Inovação na cadeia produtiva 1 Referências para a aula BREITBACH, Áurea Corrêa de Miranda; CASTILHOS, Clarisse Chiappini; JORNADA, Maria Isabel Herz da. Para uma abordagem multidisciplinar

Leia mais

Prof. Clovis Alvarenga Netto

Prof. Clovis Alvarenga Netto Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia de Produção Março/2009 Prof. Clovis Alvarenga Netto Aula 04 Pacotes de valor gerados e entregues pelas Operações: compostos bens-serviços Redes de operações

Leia mais

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 02: Cadeias de Valor

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 02: Cadeias de Valor GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 02: Cadeias de Valor Objetivos O aluno deverá ser capaz de: Entender a visão cíclica de uma Cadeia de Suprimentos. Conhecer os ciclos de processos de uma Cadeia

Leia mais

Localização de Instalações. Projeto de Redes Logísticas. Escola Politécnica. Prof. Dr. Claudio Barbieri da Cunha.

Localização de Instalações. Projeto de Redes Logísticas. Escola Politécnica. Prof. Dr. Claudio Barbieri da Cunha. Localização de Instalações Projeto de Redes Logísticas Prof. Dr. Claudio Barbieri da Cunha Escola Politécnica cbcunha@usp.br Objetivo Definir a configuração de uma rede logística / supply chain em termos

Leia mais

3 Decisões de Localização de Instalações

3 Decisões de Localização de Instalações 3 Decisões de Localização de Instalações Historicamente, o estudo contemporâneo dos problemas de localização foi iniciado por Alfred Weber, que estudou a localização de uma fábrica com o objetivo de minimizar

Leia mais

INTRODUÇÃO À LOGISTICA

INTRODUÇÃO À LOGISTICA INTRODUÇÃO À LOGISTICA Danillo Tourinho Sancho da Silva, MSc VAMOS NOS CONHECER Danillo Tourinho Sancho da Silva, M.Sc Bacharel em Administração, UNEB Especialista em Gestão da Produção e Logística, SENAI

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL I STA 04041

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL I STA 04041 Departamento de Administração ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL I STA 04041 Prof. Aurélio Lamare Soares Murta DECISÕES DE TRANSPORTES SUMÁRIO 1. Introdução 2. Seleção de Alternativas de Transporte 3. Terceirização

Leia mais

Logística empresarial. Distribuição física

Logística empresarial. Distribuição física Logística empresarial Distribuição física Conceito: Distribuição física é o ramo da logística empresarial que trata da movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais da empresa.

Leia mais

ACME. Computadores. Uma divisão de A Company that Makes Everything

ACME. Computadores. Uma divisão de A Company that Makes Everything ACME Computadores Uma divisão de A Company that Makes Everything A Empresa A ACME Computadores é uma empresa que compra componentes de computadores de diversos fornecedores, monta seus próprios equipamentos

Leia mais

L o g ís tic a re ve rs a e C a de ia de va lo r. L og ís tic a E m pre s a ria l

L o g ís tic a re ve rs a e C a de ia de va lo r. L og ís tic a E m pre s a ria l L o g ís tic a re ve rs a e C a de ia de va lo r L og ís tic a E m pre s a ria l P a rte I L o g ís tic a re ve rs a L og ís tic a E m pre s a ria l De finiç ã o A logística reversa, pode ser entendida

Leia mais

FAMEBLU Engenharia Civil

FAMEBLU Engenharia Civil Disciplina LOGÍSTICA EMPRESARIAL FAMEBLU Engenharia Civil Aula 3: Logística Integrada Atividades da Logística Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. Logística Integrada Logística Integrada LOGÍSTICA DE ABASTECIMENTO

Leia mais

Logo, cabe ressalvar as principais diferenças nas atividades do composto de distribuição:

Logo, cabe ressalvar as principais diferenças nas atividades do composto de distribuição: Módulo 13. Distribuição (Praça) Um bom produto e um preço adequado não são suficientes para assegurar vendas. É necessária também a existência de uma forma eficiente de conduzir os produtos até os compradores

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.2 Conceitos e perspectivas em SI Seção 1.3 Classificação dos SI 1 EMPRESA E TECNOLOGIA 2 Contexto Já perceberam que as empresas no mundo moderno estão relacionadas

Leia mais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Empresa Deve: Ser organizada: padronização administrativa (planejamento e controle) Ter qualidade: atender a necessidade dos consumidores (prazo, preço,

Leia mais

Gestão da Produção Logística

Gestão da Produção Logística UNIESP Campus Butantã Gestão da Produção Logística LOGÍSTICA EMPRESARIAL SUPPLY CHAIN MANAGEMENT FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS GERENCIAIS DE SÃO PAULO Rubens Vieira da Silva LOGÍSTICA EMPRESARIAL LOGÍSTICA

Leia mais

Canal de Marketing. Bibliografia. Cadeia de Suprimento, Canais de Marketing e Logística

Canal de Marketing. Bibliografia. Cadeia de Suprimento, Canais de Marketing e Logística Cadeia de Suprimento, Canais de Marketing e Logística Este material é destinado ao acompanhamento das aulas, para estudo recomenda-se utilizar a bibliografia indicada. Bibliografia Marketing; Dhruv Grewal,

Leia mais

1. Gestão da Cadeia de Suprimentos

1. Gestão da Cadeia de Suprimentos 1/6 1. Gestão da Cadeia de Suprimentos A gestão da cadeia de suprimentos é um processo que consiste em gerenciar estrategicamente diferentes fluxos (de bens, serviços, finanças, informações) bem como as

Leia mais

GERENCIAMENTO POR CATEGORIA

GERENCIAMENTO POR CATEGORIA GERENCIAMENTO POR CATEGORIA O QUE É G.C.? Gerenciamento por Categoria (G.C.) é um modelo de gestão que a partir do profundo entendimento do shopper, e através da parceria entre fornecedor e varejo, por

Leia mais

Gestão de Marketing. Gestão da Distribuição. Carlos Freire

Gestão de Marketing. Gestão da Distribuição. Carlos Freire Gestão de Marketing Carlos Freire Gerenciamento da cadeia de distribuição G e s t ã o d o Relacionamento A Figura ao lado mostra, como modelo, uma cadeia de organizações em que fornecedores e distribuidores

Leia mais

Administração Logística

Administração Logística INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA AULA PARA A TURMA DE ADMINISTRAÇÃO 2º SEMESTRE DE 2010 2 Administração Logística Processo de planejar, implementar e controlar o fluxo e armazenamento eficiente e eficaz em termos

Leia mais