Unidade II RECURSOS MATERIAIS E. Profa. Marinalva Barboza

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade II RECURSOS MATERIAIS E. Profa. Marinalva Barboza"

Transcrição

1 Unidade II RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS Profa. Marinalva Barboza

2 Compras no contexto logístico

3 Compras no contexto logístico Essa cadeia é essencial e de extrema importância para todas as áreas: Gestor financeiro: a boa gestão da cadeia a torna mais eficiente, produzindo mais e gastando menos, reduzindo, assim, os custos e aumentando os lucros. Marketing: a boa gestão da cadeia faz com que a empresa cumpra seus prazos, criando boa imagem no mercado e aproveitando melhor as oportunidades.

4 Compras no contexto logístico Logística: deve cumprir sua missão básica produto certo, na hora certa, do jeito certo, com custo certo. Recursos humanos: uma empresa que funcione de maneira programada cria um clima amistoso, de eficiência e parcimônia, fazendo com que cada profissional seja mais produtivo.

5 Processo de compras A gestão de compras assume um papel estratégico na era da competição global devido ao volume de recursos envolvidos no processo. Deixou de ser um centro de custo passando a ser considerado centro de lucro. Compras integra ao processo logístico, que por sua vez integra ao supply chain, tendo o papel de assegurar o suprimento necessário para o bom funcionamento da empresa. No tempo certo / Quantidade necessária. Qualidade requerida / Com o menor custo.

6 Compras estratégicas O valor anual comprado pelas grandes empresas industriais brasileiras representa, em média, 57% do faturamento líquido, chegando a até 70%. 49% das grandes empresas brasileiras possuem um fornecedor considerado chave/estratégico de tecnologias voltadas ao supply chain. Nas empresas brasileiras, 89% dos valores comprados estão sob responsabilidade do setor de compras. Cada unidade monetária economizada gera + 1 uma unidade monetária de lucro.

7 Processo de compras Processos de compras: Pode ser dividido em duas grandes áreas: Aquisição: que compreende as atividades de seleção de fornecedores (Procurement) e compras (cadastro, colocação de pedidos, negociação e auditoria de fornecedores). Administração de materiais: define quais, quantos e quando os materiais devem ser comprados, controlando o estoque, de maneira que receba suprimento adequadamente.

8 Processo de compras Para um processo de aquisição seguro, é importante seguir alguns passos que atendam a alguns requisitos, como: Política da empresa em relação às compras. Os contratos podem ser de curto ou longo prazo. Vantagens imediatas ou de longo prazo. O que será preferencial (preço, qualidade, prazo etc.) Observar se são commodities. Observar se é customizado.

9 Seleção de fornecedores Para iniciar a seleção de fornecedores, é necessário buscar algumas informações consideradas básicas e selecioná-las com mais critério e de maneira estratégica. Pontos a serem conhecidos: Quais produtos devem ser adquiridos do fornecedor? Quais as características dos produtos, especificações e para que servem? Como o mercado fornecedor está formado para esse tipo de produto?

10 Seleção de fornecedores Conhecer o produto exige classificá-lo em: Produto; (TV, carro, roupa) Serviço; (professor, médico) produto mais serviço. (pizzaria, postos de combustível)

11 Interatividade Uma empresa de TV por assinatura constitui seu negócio em: a) Somente produto. b) Somente serviço. c) Produto e serviço. d) Produto, serviço e manutenção. e) Serviço e assessoria.

12 Desenvolvimento de fornecedores 1. Passo: Segmentar (essencial, crítico e estratégico). 2. Passo: Definir i política e padronização de documentos (atendimento, documentação, requisitos mínimos, questionários de avaliação, regras, entrega/devolução, pagamentos, multas, cancelamentos, festas, brindes etc.) 3. Passo: Buscá-los: (onde encontrar novos fornecedores?)

13 Desenvolvimento de fornecedores Onde encontrar novos fornecedores: Associações especializadas e câmaras de comércio. Internet. Benchmarking. Prospecção. Global Sourcing.

14 Avaliação de fornecedores Fornecedores são parceiros e melhor que trocar com frequência é avaliá-los periodicamente para que eles cumpram o que lhe foi proposto. Para avaliar, é necessário estabelecer critérios de fornecimento. Monitorar com frequência. Registrar as informações.

15 Avaliação de fornecedores FORNECEDOR A A B C Critérios Peso Classificação dessa categoria em escala de 1 a 100 Pontuação na categoria Coluna A x B Nº de anos na 5% 50 2,5 atividade Entendimento necessidade 25% Preço ou custo 10% 90 9 Capacidade técnica Capacidade cumprir prazo Capacidade de gerenciar projetos 25% % % 30 4,5 Pontuação total 50

16 Negociação com fornecedores Por que negociar? Gerenciar os conflitos de interesses que há em ambos os lados. Alcançar o objetivo de obtenção, tirando vantagens. Comprar bem para vender bem. Gerar maior competitividade.

17 Negociação com fornecedores Levar em consideração: Diferentes enfoques e pontos de vista. Processo complexo por envolver comportamentos humanos diferentes. Aspecto cultural. l Objetivos diferentes. Subjetividade. Imprevisibilidade. Processo. Preparo.

18 Análise do mercado fornecedor Característica Reflexo nas compras Concorrência perfeita: muitos fornecedores, excesso de oferta: Ex. automóveis populares, Suprimentos escritório e informática. Oligopólio: poucos fornecedores controlando o negócio. Maior poder de barganha. Tudo pode ser negociado, preço, prazos etc. Fornecedores dominantes que combinam a forma de atuar e de precificar. Monopólio: É o domínio do mercado por uma única empresa. Ex. minério de ferro pela Vale e petróleo pela Petrobrás. Difícil negociação com este tipo de fornecedor que dita as regras no processo de vendas.

19 Organograma do processo de compras

20 Compras passo a passo Solicitação de compras pela área competente, especificando detalhadamente o produto ou serviço necessário. Definição de critérios com o fornecedor, como especificação técnica, quantidade, prazo etc. Recebimento de cotação + negociação efetiva. Colocação formal do pedido. Acompanhamento do processo. Recebimento do produto ou encerramento do serviço. Aprovação do produto ou serviço. Encerramento do processo.

21 Contrato de compras Por que se preocupar com o contrato de fornecimento? Permite estabelecer as condições comerciais entre as partes e as condições de rompimento e penalidades, caso haja qualquer eventualidade. Aprofundam as relações entre fornecedor e cliente por prazos mais longos, dando maior credibilidade aos planos futuros. Conhecendo a empresa em seu caráter legal, permite a troca de informações confidenciais.

22 Contrato de compras Estabelece as condições de planejamento de forma a minimizar custos de compra e de estoques. Permite que sejam explicitos quais indicadores de desempenho são relevantes, além das implicações sobre desvios e suas responsabilidades. Um contrato deve garantir que aquilo que foi acordado seja cumprido, para tanto, deve ter critérios técnicos. Veja os tópicos importantes que um contrato deve conter.

23 Contrato de compras Um contrato deve garantir que aquilo que foi acordado seja cumprido, para tanto, deve ter critérios técnicos como: Objetivo: aqui se deve descrever o que motiva o contrato entre as partes, à que se deve o acordo. Atividades e responsabilidades: exigem uma clara definição de quais são os serviços prestados e as responsabilidades de ambas as partes, retratando t direitos it e obrigações. Preços: os preços e variáveis de preços devem ser acordados por escrito, evitando contratempo para ambas as partes.

24 Contrato de compras Níveis de serviço: devem ser definidos os indicadores de performance a serem utilizados e os seus limites/metas. Prazo de vigência do contrato: é a durabilidade do contrato e as possíveis regras para estender o contrato. Rescisão de contrato: trata-se das condições de rescisão de contrato, por vencimento do contrato, por falta de capacidade de uma das partes, por falta de pagamento, por mudança de cenário etc. Seguro: as proteções de sinistros para ambas as partes, o tipo de seguro escolhido, suas regras e condições etc.

25 Interatividade Em um contrato de compras a definição clara dos direitos e obrigações de ambas as partes deve ser abordado: a) No objetivo do contrato. b) Nas atividades e responsabilidades. c) No nível de serviço. d) No prazo de vigência do contrato. e) Na rescisão de contrato.

26 Comprar no mercado nacional ou importar? O que justifica a decisão de compra de outro país? Quando não há no país o item ou serviço ofertado. Preços mais competitivos do que os preços locais: Melhor qualidade em relação ao mercado local. Aproveitamento de draw-back: incentivos fiscais dos países produtores para exportação.

27 Negociação internacional Para negociação internacional, há um termo chamado incoterms, que resume-se em treze regras contratuais que limitam os direitos e as obrigações das partes. Os mais usuais são: Ex-works: produto colocado na saída (expedição) do fornecedor internacional. As obrigações do vendedor se encerram na fábrica (ponto de origem). FOB Free on Board: produto colocado no navio no porto de embarque. O fim da obrigação do vendedor é no porto de origem, onde começa a responsabilidade do comprador.

28 Negociação internacional FCA Free Carrier: produto colocado no terminal de carga do aeroporto. O fim da responsabilidade do vendedor é no transportador indicado. CIF Cost, Insurance, Freight: produto colocado no porto de destino, seu custo inclui seguro e frete. As obrigações em relação a mercadoria são encerradas, mas as obrigações com custos de transportes continuam até o porto de destino do comprador.

29 Passo a passo da importação A primeira etapa seria a solicitação de compra pela área competente, especificando detalhadamente o produto ou serviço necessário. Desenvolvimento do fornecedor no mercado externo ou contatar diretamente a fonte exclusiva no exterior. Especificar critérios da compra como descrição do produto, quantidade, prazos etc. Definição do incoterm, de acordo com os riscos e custos que aceitem incorrer. Recebimento da (s) cotações e negociação.

30 Passo a passo da importação Negócio fechado? Recebimento da Proforma Invoice. Colocação formal do pedido e carta de crédito. Recebimento da fatura comercial (para desembaraço). Solicitação de licença de importação, se for o caso. Instruções de embarque ao fornecedor. Acompanhamento do processo na empresa ou por meio de despachante aduaneiro.

31 Tecnologia em compras EDI Eletronic Data Interchange

32 Tecnologia em compras Vantagens: Rapidez e segurança e precisão do fluxo de informação. Redução significativa dos custos. Facilidade de colocação de pedidos. Reforça o conceito de parceria entre as empresas. Documentos compartilhados: Ordem de compra. Fatura. Solicitação de cotação. Resposta a uma solicitação de cotação.

33 Tecnologia em compras Reconhecimento da ordem de compra. Pré-notificação de embarque. Aviso de recebimento. Programação. Notificação de mudanças de ordem de compra.

34 Tecnologia em compras B2C (business to consumer, em português: negócio direcionado ao consumidor). B2B (business to business), em português: negócio direcionado a outros negócios) e intra-organizacional. B2A (business to administration) comércio entre empresa e governo. C2A (business to administration) comércio entre consumidor e governo. C2C (consumer to consumer) comércio entre consumidores.

35 Tecnologia em compras Negócio a consumidor. Facilita as transações econômicas de: Interação social. Gerenciamento de finança pessoal. Informações e compra de produtos. Negócio a negócio. Facilita as aplicações de negócio de gerenciamento de: Fornecedor. Estoque. Distribuição. Canal. Pagamento.

36 Interatividade O incoterm onde o comprador tem toda responsabilidade sobre a mercadoria, a partir do ponto de origem (fábrica) é o: a) Free on Board (FOB). b) Free Carrier (FCA). c) Ex-works. d) Cust Insurance Freight (CIF). e) NDA.

37 Decisão por fabricar ou comprar make or buy Exemplo: A empresa JCC LTDA., é uma empresa que fabrica válvulas para a indústria petrolífera. A empresa acaba de desenvolver um modelo de válvula com melhor fluxo de pressão. A direção quer decidir se a JCC deverá comprar a nova válvula de algum fornecedor ou fabricar internamente. A decisão vai implicar custos de investimentos, capacidade de atendimento, flexibilidade d nas operações. Para tal decisão, a empresa dispõe dos seguintes dados:

38 Decisão por fabricar ou comprar make or buy Informações: O volume é a quantidade que a empresa deseja comprar ou produzir para atender a previsão de demanda. Custos fixos são os custos que independem das vendas ou da produção; produzindo ou não, a empresa terá que pagar. Ex. salários e aluguel. Custos variáveis são os custos que oscilam de acordo com o volume produzido ou vendido.

39 Decisão por fabricar ou comprar make or buy Vamos resolver, utilizando-se da seguinte fórmula: CT = CF + (CV X q) Onde: CT Custo Total. CF Custo Fixo. CV Custo Variável. Q Quantidade.

40 Decisão por fabricar ou comprar make or buy Processo A CT = (76 X ) CT = = R$ Processo B CT = (70 X ) CT = CT = R$ Terceirizar / comprar de terceiros CT = 0 + ( 80 X ) CT = R$

41 Decisão por fabricar ou comprar make or buy Veja o resumo dos três processos:

42 Decisão por fabricar ou comprar make or buy A decisão entre produzir ou terceirizar deve levar em consideração: Demanda média: manter a produção interna é melhor se a demanda tiver escala que a justifique e se for uma estratégia. Pico de demanda: se há muita flutuação pode ser complicado ou impossível à produção interna atendê-la. Nível de estoque: será função da confiabilidade do atendimento. Área necessária: tanto para produção interna quanto para estocagem da quantidade enviada pelo fornecedor.

43 Ética em compras Para evitar problemas com a falta de ética de profissionais de compras deve-se: Definir política de compras com regras para o processo de aquisição e negociação com fornecedores. Fazer rodízio de segmentos e grupos de compras entre os compradores. Monitorar procedimentos através de auditoria nos processos de compras periodicamente.

44 Curva ABC Objetivo: Estudar e acompanhar os itens de forma estratégica. A separação ou o agrupamento dos itens de estoque são feitos, analisando o grau de importância de cada um. A classificação A os itens considerados mais importantes em relação aos custos ou em sua movimentação. A classificação B são os itens de média importância. A classificação C são os de menor importância.

45 Curva ABC Temos um exemplo onde: Classe A = 3 itens que representam 20% dos itens e 60% dos gastos. Classe B = 5 itens que representam 26,67% 67% dos itens e 25% dos gastos. Classe C = 8 itens que representam 53,33 % dos itens e 15% dos gastos.

46 Interatividade Na decisão de fabricar ou comprar (make or buy) qual o custo não deve ser considerado no caso de terceirização da produção: a) Os custos variáveis. b) Os custos de processos alternativos. c) Os custos independentes. d) Os custos fixos. e) A demanda (quantidade).

47 ATÉ A PRÓXIMA!

Unidade IV GESTÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGÍSTICOS. Prof. Fernando Leonel

Unidade IV GESTÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGÍSTICOS. Prof. Fernando Leonel Unidade IV GESTÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGÍSTICOS Prof. Fernando Leonel Conteúdo da aula de hoje 1. Processo de inventário físico 2. Gestão de compras / contratos de fornecimento 3. Comprar ou fabricar?

Leia mais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Gestão de Compras Antes da Primeira Guerra Mundial papel burocrático Década de 70 crise do petróleo Insumos raros e preços em alta Cenário de dúvidas

Leia mais

Prof. Adm. Walter Martins Júnior

Prof. Adm. Walter Martins Júnior MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS Prof. Adm. Walter Martins Júnior Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Introdução Gestão da aquisição - assunto estratégico - centro de lucros Valor total

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Prof. Marcelo Mello Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Gerenciamento de serviços Nas aulas anteriores estudamos: 1) Importância dos serviços; 2) Diferença entre produtos x serviços; 3) Composto de Marketing

Leia mais

T p i o p s o d e d expo p r o tação

T p i o p s o d e d expo p r o tação Tipos de exportação Docente: Fernanda Lisboa Processos de importação e exportação Santos / SP Exportações livres A maioria das exportações brasileiras estão livres de quaisquer restrições, controles ou

Leia mais

Unidade II RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Unidade II RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS Unidade II 2 TENDÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS 2.1 Gestão de compras 1 A gestão de compras assume papel estratégico na Era da competição global, devido ao volume de recursos envolvidos no processo,

Leia mais

Fernando Trigueiro QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE LOGISTICA NO MERCADO INTERNACIONAL

Fernando Trigueiro QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE LOGISTICA NO MERCADO INTERNACIONAL QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE LOGÍSTICA NO MERCADO INTERNACIONAL Fernando Trigueiro LOGÍSTICA Criar Vantagens Competitivas e Maximizar Resultados com Satisfação dos Clientes MISSÃO DA LOGÍSTICA É dispor a

Leia mais

CAPACITAÇÃO. Programação. Centro Tecnológico do Calçado SENAI. Local: Avenida Pedro Adams Filho, 6338 Novo Hamburgo/RS

CAPACITAÇÃO. Programação. Centro Tecnológico do Calçado SENAI. Local: Avenida Pedro Adams Filho, 6338 Novo Hamburgo/RS CAPACITAÇÃO Programação Centro Tecnológico do Calçado SENAI Local: Avenida Pedro Adams Filho, 6338 Novo Hamburgo/RS DATA DA REALIZAÇÃO AGENDA DE TREINAMENTOS NO SENAI EM NOVO HAMBURGO TREINAMENTOS PREVISTOS

Leia mais

PF Agente Administrativo. Noções de Administração de Recursos Materiais. Rafael Ravazolo

PF Agente Administrativo. Noções de Administração de Recursos Materiais. Rafael Ravazolo PF Agente Administrativo Noções de Administração de Recursos Materiais Rafael Ravazolo www.facebook.com/ravazolo Noções de Administração de Recursos Materiais: Compras. Modalidades de compra. Cadastro

Leia mais

COMO REDUZIR CUSTOS E PROBLEMAS COM TRANSPORTE INTERNACIONAL E LOGÍSTICA

COMO REDUZIR CUSTOS E PROBLEMAS COM TRANSPORTE INTERNACIONAL E LOGÍSTICA COMO REDUZIR CUSTOS E PROBLEMAS COM TRANSPORTE INTERNACIONAL E LOGÍSTICA INSTITUTO MERCOSUL Ariane Canestraro a. Eleger o melhor meio de Transporte: Aéreo urgências x tarifas premium Marítimo LCL / FCL

Leia mais

Unidade. Importação. Mercado UNME SEBRAE/PA

Unidade. Importação. Mercado UNME SEBRAE/PA Unidade Importação de Mercado UNME SEBRAE/PA Importação É o processo que consiste em trazer um bem ou um serviço, do exterior para o país. O procedimento deve ser efetuado via nacionalização do produto

Leia mais

Visão Geral. Compras

Visão Geral. Compras Compras Sumário Sumário... 2 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Objetivos Instrucionais... 3 2 Compras... 3 3 Gerenciamento de Compra... 4 4 Integrações... 4 5 Macrofluxo... 5 6 Conclusão... 5 2 TOTVS - Visão

Leia mais

Cadastro de Fornecedores

Cadastro de Fornecedores Condições de Compra Prazos: acompanhamento para que os prazos sejam cumpridos. Frete: representa parcela significativa do preço do produto, por isso deve ser analisado com cuidado. FOB (Free on Board)

Leia mais

INCOTERMS Check list para uma boa utilização na prática

INCOTERMS Check list para uma boa utilização na prática INCOTERMS 2010 INCOTERMS 2010 1. O que são? 2. Antecedentes históricos e evolução 3. Elementos chave 4. 2 classes & principais diferenças entre D e C 5. As obrigações ao abrigo de cada regra Incoterms

Leia mais

Contrato de Câmbio na Exportação.

Contrato de Câmbio na Exportação. Contrato de Câmbio na Exportação. A Momento da Contratação B Liquidação do contrato de câmbio C Alteração D Cancelamento E Baixa do Contrato de Câmbio F Posição de Câmbio: nivelada, comprada e vendida.

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/7 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREAS SIEX/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: MONITORAR AGENCIAMENTO DE CARGAS ELABORADO EM: 13/02/2014 REVISADO EM: 12/03/2014 APROVADO

Leia mais

2 Aspectos inerentes às empresas para obtenção de vantagens competitiva

2 Aspectos inerentes às empresas para obtenção de vantagens competitiva 2 Aspectos inerentes às empresas para obtenção de vantagens competitiva O presente capítulo aborda os aspectos inerentes às empresas para a geração de vantagens competitiva, tendo com isso, o intuito de

Leia mais

É isto que diferencia a Loja in Company de outros modelos de negócio.

É isto que diferencia a Loja in Company de outros modelos de negócio. O objetivo da Nexus Loja in Company (Outsourcing) é o de prestar serviços que não fazem parte do conjunto de competências essenciais da Empresa Contratante. Outsourcing sugere externalização, no sentido

Leia mais

ZONAS FRANCAS. PDF criado com versão de teste do pdffactory. Para comprar, acesse www.divertire.com.br/pdffactory UNIDADE I PARTE II

ZONAS FRANCAS. PDF criado com versão de teste do pdffactory. Para comprar, acesse www.divertire.com.br/pdffactory UNIDADE I PARTE II RELAÇÕES INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO Profª [ Sidney Jaciana Reis] Amorim UNIDADE I PARTE II ZONAS FRANCAS PRINCIPAIS CONCEITOS UTILIZADOS PORTO SECO LIVRE denominação dada as Zonas Francas onde não há portos

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre solicitações de compra e ofertas de compra.

Bem-vindo ao tópico sobre solicitações de compra e ofertas de compra. Bem-vindo ao tópico sobre solicitações de compra e ofertas de compra. Nesta sessão, vamos explorar a criação e o trabalho com solicitações de compra e ofertas de compra. Utilizaremos o assistente de criação

Leia mais

Logística. Oliveira, Felipe Flausino de. Logística : incoterms / Felipe Flausino de Oliveira. Varginha, slides : il.

Logística. Oliveira, Felipe Flausino de. Logística : incoterms / Felipe Flausino de Oliveira. Varginha, slides : il. Logística Oliveira, Felipe Flausino de. O48l Logística : incoterms / Felipe Flausino de Oliveira. Varginha, 2015. 23 slides : il. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World Wide Web

Leia mais

e-commerce Comércio Eletrônico

e-commerce Comércio Eletrônico e-commerce Comércio Eletrônico Parte 02 Prof. Fulvio Cristofoli fulviocristofoli@uol.com.br www.fulviocristofoli.com.br Benefícios do CE Benefícios para as organizações: Expande o mercado nos âmbitos nacional

Leia mais

INCOTERMS. (International Commercial Terms)

INCOTERMS. (International Commercial Terms) Página 1 INCOTERMS (International Commercial Terms) André de Farias Albuquerque Recife PE 2016 Página 2 ANDRÉ DE FARIAS ALBUQUERQUE INCOTERMS (International Commercial Terms) Recife, janeiro de 2016. Página

Leia mais

ACME. Computadores. Uma divisão de A Company that Makes Everything

ACME. Computadores. Uma divisão de A Company that Makes Everything ACME Computadores Uma divisão de A Company that Makes Everything A Empresa A ACME Computadores é uma empresa que compra componentes de computadores de diversos fornecedores, monta seus próprios equipamentos

Leia mais

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 03: Logística Empresarial e Competitividade - Evolução da Supply Chain

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 03: Logística Empresarial e Competitividade - Evolução da Supply Chain GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 03: Logística Empresarial e Competitividade - Evolução da Supply Chain Conflito Marketing X Logística O aluno deverá ser capaz de: Conhecer os níveis de serviço

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/10 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREAS SIEX/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: ANALISAR PROCESSO PARA CONTRATAÇÃO CAMBIAL ELABORADO EM: 12/02/2014 REVISADO EM: 12/03/2014

Leia mais

Vamos treinar! 9/12/2018. Questão 1 - Pergunta. Questão 1 - Respostas. Questão 1 - Resposta selecionada

Vamos treinar! 9/12/2018. Questão 1 - Pergunta. Questão 1 - Respostas. Questão 1 - Resposta selecionada Questão 1 - Pergunta Vamos treinar! As relações entre os países, sobretudo numa economia globalizada, exige uma dinamização nas relações comerciais e sociais, intensificando o fluxo de mercadorias e serviços.

Leia mais

PROFISSÃO COMPRADOR GUIA SOBRE A CARREIRA PROFISSIONAL

PROFISSÃO COMPRADOR GUIA SOBRE A CARREIRA PROFISSIONAL PROFISSÃO COMPRADOR GUIA SOBRE A CARREIRA PROFISSIONAL COMPRADOR PROFISSIONAL: O que faz? A principal imagem que temos de um profissional de compras é a de uma pessoa que faz a aquisição de materiais para

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID

Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID Curso de Tecnologia em Disciplina: Volume 10: Gestão do Parte 3 2013 Este documento é para uso exclusivo da FATEC-ID. Nenhuma de suas partes pode ser veiculada,

Leia mais

ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR

ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR CURSO FORMAÇÃO ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO

Leia mais

PAINEL 2: RELACIONAMENTO SUPRIMENTOS E FORNECEDORES - CONSTRUTORES DE NEGÓCIOS

PAINEL 2: RELACIONAMENTO SUPRIMENTOS E FORNECEDORES - CONSTRUTORES DE NEGÓCIOS 24 de outubro de 2016 PAINEL 2: RELACIONAMENTO SUPRIMENTOS E FORNECEDORES - CONSTRUTORES DE NEGÓCIOS Prof. Fabio Cerquinho PhD IESE Business School Coordenador dos Programas de Estratégia de Compras -

Leia mais

Conhecimentos Bancários. Item 3.8 - Derivativos

Conhecimentos Bancários. Item 3.8 - Derivativos Conhecimentos Bancários Item 3.8 - Derivativos Conhecimentos Bancários Item 3.8 - Derivativos São instrumentos financeiros que têm seus preços derivados (daí o nome) do preço de mercado de um bem ou de

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Gestão de Compras

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Gestão de Compras ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Objetivos Compreender: A função Compras; Algumas formas de Comprar; Estratégias de Aquisição de Recursos Materiais e Patrimoniais; Ética em Compras. 2 1º semestre de 2018 Introdução

Leia mais

1. (CESPE / ANCINE / 2012) 2. (CESPE / ANCINE / 2012) A 3. (CESPE / TRE RJ / 2012) 4. (CESPE / MPU / 2013) 5. (CESPE / TRT 10ª

1. (CESPE / ANCINE / 2012) 2. (CESPE / ANCINE / 2012) A 3. (CESPE / TRE RJ / 2012) 4. (CESPE / MPU / 2013) 5. (CESPE / TRT 10ª SIMULADO AULA 06 1. (CESPE / ANCINE / 2012) Compras é uma função paralela à administração de materiais que influencia o controle de estoques. 2. (CESPE / ANCINE / 2012) A aquisição emergencial e rápida

Leia mais

ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR

ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR CURSO FORMAÇÃO ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO

Leia mais

Processo. 2 Analisar situação atual do produto/serviço. 1 Priorizar categorias. 3 Desenvolver a estratégia. 4 Priorizar Iniciativas

Processo. 2 Analisar situação atual do produto/serviço. 1 Priorizar categorias. 3 Desenvolver a estratégia. 4 Priorizar Iniciativas SEU TÍTULO AQUI Processo 1 Priorizar categorias 2 Analisar situação atual do produto/serviço 3 Desenvolver a estratégia 4 Priorizar Iniciativas Processo KIQs Mercado Kraljic 1 Priorizar categorias 2 Analisar

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística : Técnico em Logística Descrição do Perfil Profissional: Planejar, programar e controlar o fluxo de materiais e informações correlatas desde a origem dos insumos até o cliente final, abrangendo as atividades

Leia mais

Administração. Compras. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Compras. Professor Rafael Ravazolo. Administração Compras Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX COMPRAS O termo compra pode ser definido como a aquisição de um bem ou de um direito pelo qual se paga

Leia mais

INCOTERMS. (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio)

INCOTERMS. (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) INCOTERMS INCOTERMS (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) Servem para definir, dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigações

Leia mais

1. (CESPE / ANCINE / 2012) 2. (CESPE / ANCINE / 2012) A 3. (CESPE / TRE RJ / 2012) 4. (CESPE / MPU / 2013) 5. (CESPE / TRT 10ª

1. (CESPE / ANCINE / 2012) 2. (CESPE / ANCINE / 2012) A 3. (CESPE / TRE RJ / 2012) 4. (CESPE / MPU / 2013) 5. (CESPE / TRT 10ª SIMULADO 05 1. (CESPE / ANCINE / 2012) Compras é uma função paralela à administração de materiais que influencia o controle de estoques. 2. (CESPE / ANCINE / 2012) A aquisição emergencial e rápida é uma

Leia mais

GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES DO PROJETO

GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES DO PROJETO GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES DO PROJETO Gerenciamento das aquisições do projeto inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto. A

Leia mais

AULA 2/4 ASSUNTOS ABORDADOS: Gestão da cadeia de suprimentos. Gestão de estoques. 04/05/ :30 12:00

AULA 2/4 ASSUNTOS ABORDADOS: Gestão da cadeia de suprimentos. Gestão de estoques. 04/05/ :30 12:00 AULA 2/4 ASSUNTOS ABORDADOS: Gestão da cadeia de suprimentos. Gestão de estoques. 04/05/2013 10:30 12:00 Assunto: Gestão da cadeia de suprimentos. Consiste em gerenciar estrategicamente diferentes fluxos

Leia mais

LOGÍSTICA Gestão de Campras. Prof. Edilson Gestão em Logística

LOGÍSTICA Gestão de Campras. Prof. Edilson Gestão em Logística LOGÍSTICA Gestão de Campras Gestão em O PROCESSO DE COMPRAS - CONCEITO Comprar significa: procurar, adquirir e providenciar a entrega e recebimento de materiais, para a manutenção, a expansão e o funcionamento

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.2 Conceitos e perspectivas em SI Seção 1.3 Classificação dos SI 1 EMPRESA E TECNOLOGIA 2 Contexto Já perceberam que as empresas no mundo moderno estão relacionadas

Leia mais

MBA EM LOGISTICA E SUPPLY CHAIN

MBA EM LOGISTICA E SUPPLY CHAIN MBA EM LOGISTICA E SUPPLY CHAIN DURAÇÃO: 432 h/a - 20 meses aproximadamente AULAS: Segundas e Terças ou Sábados (Quinzenais) DIAS E HORÁRIOS DISPONÍVEIS Segundas e Terças Sábados Segundas e Terças das

Leia mais

LOGÍSTICA INTERNACIONAL. Fornecedores Parceiros. Cadeia de suprimentos globalizada

LOGÍSTICA INTERNACIONAL. Fornecedores Parceiros. Cadeia de suprimentos globalizada LOGÍSTICA INTERNACIONAL Cadeia de suprimentos globalizada Fornecedores Parceiros A constante troca de fornecedores costuma atrasar e gerar descompassos nas cadeias de suprimento. Portanto, na visão logística,

Leia mais

EXAME DE SUFICIÊNCIA - 01/2000 I - CONTABILIDADE GERAL

EXAME DE SUFICIÊNCIA - 01/2000 I - CONTABILIDADE GERAL EXAME DE SUFICIÊNCIA - 01/2000 I - CONTABILIDADE GERAL 1 - Podemos considerar como fato permutativo a transação: a) compra de galpão para a fábrica. b) venda de mercadoria a prazo. c) pagamento de salários

Leia mais

IMPORTAÇÃO DIRETA MAIOR RENTABILIDADE PARA VOCÊ IMPORTAÇÃO DIRETA

IMPORTAÇÃO DIRETA MAIOR RENTABILIDADE PARA VOCÊ IMPORTAÇÃO DIRETA MAIOR RENTABILIDADE PARA VOCÊ A importação direta é a venda direta entre o fornecedor e clientes com a intervenção da Kasvi no processo entre as partes envolvidas, bem como no processo operacional de

Leia mais

Gestão de estoques

Gestão de estoques Gestão de estoques 1 2 0 1 5 1. Relato das visitas Agenda 08 de maio de 2015 Estruturação do plano de ação e busca de informações pendentes 2. Entrega das provas e correção conjunta (revisão) 3. Fechamento

Leia mais

Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento

Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento Conceitos básicos Logística e Varejo Entendendo a cadeia de abastecimento integrada OBJETIVOS Os conceitos, definições e importância da cadeia de abastecimento;

Leia mais

Logística de Suprimentos

Logística de Suprimentos Paulo Cesar C. Rodrigues paulo.rodrigues@ifsp.edu.br Mestre em Engenharia de Produção Introdução No passado, muitas empresas consideraram os suprimentos como uma área da empresa que se limitava a enviar

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre a compra de serviços.

Bem-vindo ao tópico sobre a compra de serviços. Bem-vindo ao tópico sobre a compra de serviços. Nesta sessão, analisaremos as opções de compra de serviços. Veremos duas maneiras de processar serviços em compras: com e sem pedidos de compra. Depois,

Leia mais

Dicas na Liberação Aduaneira de Embarque de Importação

Dicas na Liberação Aduaneira de Embarque de Importação Dicas na Liberação Aduaneira de Embarque de Importação Como Evitar Problemas, Multas, Atrasos e Custos Extras em uma Importação? Apresentação do Professor Professora: Ariane Canestraro. Administradora

Leia mais

CADEIA DE SUPRIMENTOS

CADEIA DE SUPRIMENTOS CADEIA DE SUPRIMENTOS Supply Chain Management (SCM) TÉCNICO EM LOGÍSTICA - 2019 CADEIA DE SUPRIMENTOS Supply Chain Management (SCM) OBJETIVO DO ESTUDO Esse trabalho tem como objetivo apresentar o conceito,

Leia mais

Gerenciamento de Almoxarifado Versão OneWorld Xe. Manual Setembro de 2000

Gerenciamento de Almoxarifado Versão OneWorld Xe. Manual Setembro de 2000 Gerenciamento de Almoxarifado Versão OneWorld Xe Manual Setembro de 2000 Sumário Visão Geral.................................................. 1 1 Configuração Configuração do Almoxarifado...............................

Leia mais

Prof. Wendell Léo. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais.

Prof. Wendell Léo. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. Prof. Wendell Léo Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais w.castellano@ig.com.br Prof. Wendell Léo Conceitos, Funções e Objetivos w.castellano@ig.com.br O Conceito de Administração de Materiais

Leia mais

Prof. Glauco Carvalho. INCOTERMS e LOGÍSTICA INTERNACIONAL

Prof. Glauco Carvalho. INCOTERMS e LOGÍSTICA INTERNACIONAL Prof. Glauco Carvalho INCOTERMS e LOGÍSTICA INTERNACIONAL INCOTERMS Em qualquer transação de compra e venda internacional as responsabilidades se dividem. A globalização promoveu a criação de uma normatização

Leia mais

Definir e explicar as variáveis utilizadas para medir custos em economia e a relação presente entre elas, bem como seus usos e importância.

Definir e explicar as variáveis utilizadas para medir custos em economia e a relação presente entre elas, bem como seus usos e importância. CUSTOS DE PRODUÇÃO OBJETIVO GERAL Definir e explicar as variáveis utilizadas para medir custos em economia e a relação presente entre elas, bem como seus usos e importância. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Caracterizar

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Gilberto Campião. Formado em comércio exterior, pós-graduado em marketing e com MBA em business administration no Brasil e exterior. Especialista em comercio exterior,

Leia mais

Administração dos Serviços de Compra

Administração dos Serviços de Compra Administração dos Serviços de Compra Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Noções Fundamentais de Compras A arte de comprar está se tornando cada vez mais uma profissão e cada vez menos um

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre a compra de itens.

Bem-vindo ao tópico sobre a compra de itens. Bem-vindo ao tópico sobre a compra de itens. Neste tópico, vamos executar as etapas básicas da compra de itens. Conforme seguirmos o processo, explicaremos as consequências de cada etapa do processo para

Leia mais

CADEIA DE VALOR E LOGÍSTICA A LOGISTICA PARA AS EMPRESAS CADEIA DE VALOR 09/02/2016 ESTRATÉGIA COMPETITIVA. (Alves Filho, 99)

CADEIA DE VALOR E LOGÍSTICA A LOGISTICA PARA AS EMPRESAS CADEIA DE VALOR 09/02/2016 ESTRATÉGIA COMPETITIVA. (Alves Filho, 99) CADEIA DE VALOR E LOGÍSTICA Danillo Tourinho Sancho da Silva, MSc A LOGISTICA PARA AS EMPRESAS CADEIA DE VALOR ESTRATÉGIA COMPETITIVA é o conjunto de planos, políticas, programas e ações desenvolvidos

Leia mais

Unidade II GESTÃO DE RECURSOS. Prof. Fernando Leonel

Unidade II GESTÃO DE RECURSOS. Prof. Fernando Leonel Unidade II GESTÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGÍSTICOS Prof. Fernando Leonel Conteúdo da aula de hoje 1. Análise ABC. 2. Quais relatórios são possíveis com a análise ABC. 3. Unitização de estoques. 4.

Leia mais

FAMEBLU Engenharia Civil

FAMEBLU Engenharia Civil Disciplina LOGÍSTICA EMPRESARIAL FAMEBLU Engenharia Civil Aula 6: Cadeia de Abastecimento Logística Interna na Construção Civil Supply Chain Management Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. Cadeia de Abastecimento

Leia mais

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 01: Gestão das Cadeias de Suprimentos

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 01: Gestão das Cadeias de Suprimentos GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 01: Gestão das Cadeias de Suprimentos Objetivos O aluno deverá ser capaz de: Entender os principais conceitos de Cadeia de Suprimentos Conhecer a origem da Cadeia

Leia mais

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo Recursos de Materiais Professor Douglas Araujo Olá futuro servidor!! Vamos aprender sobre uma matéria que é essencial para seu concurso!! Nao deixe nada te atrapalhar durante seus estudos, vamos manter

Leia mais

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 07: Tecnologia da Informação

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 07: Tecnologia da Informação GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 07: Tecnologia da Informação Tecnologia da Informação Ao final dessa aula o aluno deverá conhecer: Informações e cadeia de suprimentos; Níveis da cadeia de suprimentos

Leia mais

CROSSDOCKING GLOSSÁRIO LOGÍSTICO 21/08/2012

CROSSDOCKING GLOSSÁRIO LOGÍSTICO 21/08/2012 GLOSSÁRIO LOGÍSTICO CROSSDOCKING OCrossdocking é uma técnica aplicada na distribuição de mercadorias, tendo como ponto de partida a transposição de cargas de um veículo pesado para veículos leves de cargas

Leia mais

Drawback. 1. O que é o regime de drawback?

Drawback. 1. O que é o regime de drawback? Drawback 1. O que é o regime de drawback? O drawback é um regime aduaneiro especial que consiste na suspensão, isenção ou restituição dos tributos incidentes nos produtos utilizados no processo produtivo

Leia mais

E-PROCUREMENT Revolucione o fluxo operacional de compras da sua empresa

E-PROCUREMENT Revolucione o fluxo operacional de compras da sua empresa E-PROCUREMENT Revolucione o fluxo operacional de compras da sua empresa As funcionalidades englobam todo o fluxo operacional de compras: Request to Pay, com redução dos custos operacionais dos processos

Leia mais

Gestão das aquisições em projetos. Gestão das aquisições do projeto 19/11/2018

Gestão das aquisições em projetos. Gestão das aquisições do projeto 19/11/2018 Gestão das aquisições do projeto É a gestão da aquisição de projetos que define: Qual o tipo de contrato a ser firmado com fornecedores e parceiros Quando será firmado, e quais seus principais marcos (eventos

Leia mais

INCOTERMS GRUPO E ENTREGA NO ESTABELECIMENTO DO IMPORTADOR/ EXPORTADOR

INCOTERMS GRUPO E ENTREGA NO ESTABELECIMENTO DO IMPORTADOR/ EXPORTADOR Introdução Nas relações de Comércio Internacional, tanto o exportador quanto o importador devem agir de acordo com normas estabelecidas pelos órgãos competentes a fim de haver êxito na logística das mercadorias.

Leia mais

COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS

COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS Elementos e formação do contrato Obrigações do Vendedor - Obrigações do Comprador Formas de Contrato de Compra e Venda Compra e Venda no comércio exterior (INCOTERMs) CONCEITO

Leia mais

Incoterms. Grupo E / Saída. O termo Ex Works (EXW) à saída da fábrica. Vendedor

Incoterms. Grupo E / Saída. O termo Ex Works (EXW) à saída da fábrica. Vendedor Incoterms Grupo E / Saída O termo Ex Works (EXW) à saída da fábrica A única responsabilidade do vendedor é a de acondicionar a mercadoria, dentro de uma embalagem adequada ao transporte, à disposição do

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Aquisição de Recursos Materiais

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Aquisição de Recursos Materiais ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Aquisição de Recursos Materiais Objetivos Compreender: A dinâmica da aquisição de materiais; Conceitos de recursos materiais e de estoques; Formas típicas de organização da função

Leia mais

ECONOMIA - PROFº. ALEX MENDES. Economia. PROFº Alex Mendes

ECONOMIA - PROFº. ALEX MENDES. Economia. PROFº Alex Mendes Economia PROFº Alex Mendes 1 Noções de Economia do Setor Público Objetivo Geral Apresentar os movimentos de mercado como resultado das forças de oferta e demanda, e o papel dos preços nesta dinâmica. Objetivos

Leia mais

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores Gestão de Fornecedores TOTALMENTE INTEGRÁVEL AO ERP DA EMPRESA Elimine o retrabalho integrando, sem custo, o sistema de SGQ da Qualyteam ao banco de dados do seu software de gestão. SUPORTE ON-LINE SEM

Leia mais

Índice. Conteúdo. Planilha Profissional Para Cálculo de Preços de Artesanato

Índice. Conteúdo. Planilha Profissional Para Cálculo de Preços de Artesanato Índice Conteúdo Índice... 2 A Importância do Preço Correto... 3 Como chegar ao preço de venda adequado do meu produto?... 3 Como calcular o preço de venda lucro... 5 Como vender meus produtos pela internet...

Leia mais

13. Derivativos 1/3/2009 1

13. Derivativos 1/3/2009 1 13. Derivativos 13.1 Mercados futuros 13.2 Participantes do mercado futuro 13.3 Os preços no mercado futuro 13.4 Exemplo ilustrativo venda a descoberto 13.5 Mercado de opções 13.6 Opção de compra e de

Leia mais

Aumentando a Produtividade e Reduzindo os Custos da Fábrica. Antonio Cabral

Aumentando a Produtividade e Reduzindo os Custos da Fábrica. Antonio Cabral Aumentando a Produtividade e Reduzindo os Custos da Fábrica Antonio Cabral acabral@maua.br Roteiro Desafio; Sistemas; O custo e o valor do controle de processo; Mapeamento; Principais indicadores usados

Leia mais

Unidade III CONTABILIDADE COMERCIAL. Introdução

Unidade III CONTABILIDADE COMERCIAL. Introdução CONTABILIDADE COMERCIAL Unidade III 7 FATOS QUE ALTERAM OS VALORES DE COMPRA E VENDA DE MERCADORIAS Introdução Após a apresentação dos sistemas de inventário de mercadorias (permanente e periódico), dos

Leia mais

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO GESTÃO DE LOGÍSTICA

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO GESTÃO DE LOGÍSTICA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO GESTÃO DE LOGÍSTICA PERGUNTA O que entendo por Logística? E qual sua importância para as empresas no cenário atual? Porque estudar Logística? EVOLUÇÃO Logística Uma função essencial

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR

ADMINISTRAÇÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR ADMINISTRAÇÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR MÓDULO ACE- Administração de Comércio Exterior Rev.: 00 Página.1 de 19 INDICE (Utilize os marcadores para navegar na barra do lado esquerdo) ADMINISTRAÇÃO DE COMÉRCIO

Leia mais

RESULTADOS FINANCEIROS E PRODUTIVIDADE

RESULTADOS FINANCEIROS E PRODUTIVIDADE RESULTADOS FINANCEIROS E PRODUTIVIDADE Acompanhar os resultados financeiros é atribuição do proprietário e gerente da farmácia, mas orientar os funcionários sobre produtividade, rentabilidade, como funciona

Leia mais

Lucrando em datas comemorativas: Como potencializar o valor do seu produto

Lucrando em datas comemorativas: Como potencializar o valor do seu produto Lucrando em datas comemorativas: Como potencializar o valor do seu produto Adriana Pereira de Souza Economista, com especialização em Administração de Empresas pela PUC/SP; Analista da Unidade de Gestão

Leia mais

Gestão da Produção Logística

Gestão da Produção Logística UNIESP Campus Butantã Gestão da Produção Logística LOGÍSTICA EMPRESARIAL SUPPLY CHAIN MANAGEMENT GESTÃO DE DEPÓSITOS OPERADOR LOGÍSTICO ORGANIZAÇÃO PAULISTANA EDUCACIONAL E CULTURAL FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Revisão bibliográfica

Revisão bibliográfica 2. Revisão bibliográfica Neste capítulo será descrito o conceito de compras, seu desenvolvimento e papel nas organizações. 2.1. Compras: Desenvolvimento e evolução De acordo com Axelsson, Rozemeijer e

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos NFC-e e as Modalidades do Frete

Orientações Consultoria de Segmentos NFC-e e as Modalidades do Frete NFC-e e as 31/03/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 3 3.1 Frete Modalidades... 4 3.2 Frete tipo CIF... 4 3.3 Frete tipo FOB... 5 3.4 Quanto

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo de Paços de Ferreira

Escola Secundária com 3º ciclo de Paços de Ferreira INCOTERMS CATARINA CAMPOS, Nº7 CATARINA PINTO, Nº8 12ºS INCOTERMS Os INCOTERMS (International Commercial Terms) podem ser considerados como um conjunto de regras internacionais de carácter facultativo

Leia mais

SEM0530 Problemas de Engenharia Mecatrônica II

SEM0530 Problemas de Engenharia Mecatrônica II SEM0530 Problemas de Engenharia Mecatrônica II Prof. Marcelo A. Trindade Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia de São Carlos - USP Sala: 2º andar do Prédio da Mecatrônica (ramal 9400)

Leia mais

Apresentação. Nesta aula discutiremos a gestão de operações no contexto da cadeia de suprimentos.

Apresentação. Nesta aula discutiremos a gestão de operações no contexto da cadeia de suprimentos. Apresentação Nesta aula discutiremos a gestão de operações no contexto da cadeia de suprimentos. Unidade 1 Cadeia de suprimentos ou SC (supply chain) Segundo Chopra e Meindl (2003, p. 15), a cadeia de

Leia mais

Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer

Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer Foco da Palestra Orientar e esclarecer os conceitos de Lucratividade e a importância para existência e sucesso das empresas. Proporcionar aos participantes

Leia mais

PPCP Planejamento, Programação do Controle da Produção

PPCP Planejamento, Programação do Controle da Produção PPCP Planejamento, Programação do Controle da Produção Conceitos e Funções Prof. Nilton Ferruzzi Prof. Nilton Ferruzzi 1 Elementos para o sucesso da estratégia de manufatura Objetivos São prioridades competitivas

Leia mais

Supply Chain. Inspiring consumer goods sector by everis

Supply Chain. Inspiring consumer goods sector by everis Supply Chain Inspiring consumer goods sector by everis Cadeia de suprimentos (CS): Somos capazes de fornecer serviços e soluções importantes em todas as etapas do ciclo de vida de um produto. Para melhorarmos

Leia mais

Canal de Marketing. Bibliografia. Cadeia de Suprimento, Canais de Marketing e Logística

Canal de Marketing. Bibliografia. Cadeia de Suprimento, Canais de Marketing e Logística Cadeia de Suprimento, Canais de Marketing e Logística Este material é destinado ao acompanhamento das aulas, para estudo recomenda-se utilizar a bibliografia indicada. Bibliografia Marketing; Dhruv Grewal,

Leia mais

MODELAGENS. Modelagem Estratégica

MODELAGENS. Modelagem Estratégica Material adicional: MODELAGENS livro Modelagem de Negócio... Modelagem Estratégica A modelagem estratégica destina-se à compreensão do cenário empresarial desde o entendimento da razão de ser da organização

Leia mais

WEBINAR E-COMMERCE BRASIL. Buscando a rentabilidade do seu E-commerce

WEBINAR E-COMMERCE BRASIL. Buscando a rentabilidade do seu E-commerce WEBINAR E-COMMERCE BRASIL Buscando a rentabilidade do seu E-commerce Ferdinando Brito CFO selia e-commerce engineering CFO e-cadeiras.com.br WEBINAR Escolha do regime tributário Custos Transacionais Gestão

Leia mais