Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte. Magda Cercan Junho/2013 São Paulo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte. Magda Cercan Junho/2013 São Paulo"

Transcrição

1

2 Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte Magda Cercan Junho/2013 São Paulo

3 Magda Cercan Garcia Tecnôloga Mecânica em Processos de Produção e Projetos de Máquinas pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (UNESP). Trabalha na área de logística e desenvolvimento de embalagens há 25 anos. Desenvolveu projetos de embalagens e soluções para movimentação, manuseio e armazenagem, melhorando produtividade, garantindo qualidade dos produtos em empresas multinacionais de grande porte como IBM, Continental Produtos Automotivos e Robert Bosch. Recebeu vários prêmios com projetos de embalagens e soluções de transporte e armazenagem. Atualmente é Gerente da Consultoria Futurepack. Co-autora dos livros Guia de Embalagens para Produtos Orgânicos e Embalagens: Design, Materiais, Processos, Máquinas e Sustentabilidade. Professora do Instituto de Embalagens.

4 O que são Embalagens de transporte? São embalagens usadas para transportar e manusear produtos. As embalagens de transporte também são conhecidas como embalagens secundárias, porque normalmente são utilizadas para proteger as embalagens primárias, aquelas que tem contato direto com o produto. Os produtos a granel são geralmente transportados em recipientes de grandes volumes. Apesar de serem embalagens primárias, estão em contato com o produtos, se encaixam mais adequadamente no conceito de embalagem para transporte e distribuição. EMBALAGENS PRIMÁRIAS EMBALAGEM DE TRANSPORTE

5 Exemplos de embalagens que apesar de conter o produto (Embalagem Primária) é considerada embalagem de transporte devido ao tamanho e forma de manuseio. Embalagens para produtos químicos e líquidos. Embalagens para grãos Embalagens para auto peças

6 A principal função destas embalagens é proteger os produtos durante o manuseio, transporte e armazenagem. No caso das embalagens de transporte nem sempre existe o apelo do marketing porque geralmente não são expostas para o consumidor final. Mas é necessário tomar certos cuidados na hora de desenvolver uma embalagem de transporte, caso contrário poderão ocorrer perdas irreparáveis.

7 Espera-se da embalagem de Transporte Proteção, apresentação, manuseio, armazenagem e conservação: Preço compatível em função do custo do produto e ou do mercado a que se destina; Melhor acomodação possível do produto; facilidade para remoção do produto; Ergonomia, tanto na produção, como na movimentação e armazenagem, evitando que os operadores tenham que usar força física ou façam movimentos que comprometam sua saúde; Ser o mais leve e resistente possível; Identificação correta;

8 Planejamento Pontos frágeis Análise do produto Peso Forma Desenvolvimento Preço Produção Montagem e armazenagem Estoque da Matéria Prima Abastecimento das Linhas de produção Estudo do fluxo logístico Cliente Recebimento Movimentação Armazenagem Transporte Veículos e Equipamentos Norma Tipos de Exposições

9 Análise do produto Formato; Peso; Detalhes sobre pontos de fragilidade que exijam proteção; Características no processo de envase (temperatura, estado físico etc.);

10 Estudo do fluxo logístico Para desenvolver uma embalagem eficiente, precisamos conhecer todos os processos pelos quais a embalagem será submetida. O desenvolvimento de uma embalagem deve ser feito em conjunto com as áreas de logística, produção, qualidade, segurança do trabalho e o cliente também deve ser consultado. Cada área tem necessidades específicas que se não forem levadas em consideração no momento da criação da embalagem, poderá gerar custos que podem ter impactos negativos nos resultados de um projeto.

11 Estudo do fluxo logístico Alimentação das linhas de produção; Adaptabilidade aos equipamentos nas estações de trabalho, tanto na produção como na armazenagem; Atender das necessidades do cliente; Prever as influências negativas durante o manuseio; Acessibilidade para seleção de pedidos nos armazéns ou inspeção de conteúdos, quando necessário; Espaço para identificação, facilitando a seleção dos pedidos no inventário da fábrica e armazéns; Adaptável ao equipamento de movimentação do cliente; Previsão de espaço para marcações especiais, por exemplo, identificação do logotipo da empresa;

12 Condições ambientais Temperatura; Umidade; Pressão atmosférica

13 Tipos de Transporte Um dos primeiros passos para desenvolver uma embalagem de transporte é definir os meios que serão utilizados para o transporte dessa embalagem. Para cada tipo de transporte existe um tamanho adequado, um peso máximo e um risco diferente.

14 Dimensões A escolha das dimensões da embalagem é muito importante, porque pode comprometer seriamente os custos de transporte, movimentação e armazenagem. A embalagem deve ser dimensionada para aproveitar cada milímetro do transporte utilizado, visando redução de custos com o frete. Devemos verificar se o peso da carga está de acordo com o permitido para o transporte utilizado.

15 Embalagens Descartáveis ou Retornáveis Dependendo do fluxo logístico escolhemos qual tipo de embalagens é mais interessante para o processo. Calculamos os valores envolvidos com investimento em embalagens e as despesas com frete e taxas para envio e retorno das embalagens vazias. Quando possível utilizar embalagens que possam retornar e que sejam dobráveis, reduzindo o volume, permitindo redução no custo do frete de retorno.

16 O material a ser utilizado na construção de uma embalagem de transporte deve atender as seguintes especificações: Ser fabricado com material inerte (atóxico e inodoro); Estar disponível no mercado; Materiais Ter alto índice de resistência a choques e vibrações; Ter propriedades de resistência e configuração adequadas para permitir empilhamentos na produção, armazenagens e transporte; Suportar as influências ambientais quando identificada essa necessidade; Suportar os esforços encontrados na movimentação externa.

17 Papelão Ondulado Um dos materiais mais utilizados para fabricação de Embalagens de Transporte, devido à sua condição de reunir todas as características necessárias mencionadas anteriormente. Em grau de resistência consegue competir com a madeira, com a vantagem de aceitar configurações que a madeira não permite.

18 Madeira Devido à resistência mecânica, também é muito utilizada. Em 2005 foi editada pela Organização das Nações para Agricultura e Alimentação (FAO) a Norma Internacional de Medidas Fitossanitárias NIMF 15. Esta norma foi criada devido à preocupação com o trânsito de pragas entre países exportadores. Aproximadamente trinta países, entre eles México, Estados Unidos e Canadá, passaram a exigir que as embalagens de madeira passassem pelo tratamento fitossanitário, isto é fossem submetidas ao tratamento com fungicidas. No início foi complicado para os exportadores, mas atualmente já existe o processo de tratamento com alta temperatura (HT) que a maior parte dos fabricantes de embalagens já incorporaram no processo.

19 Madeira A grande vantagem em utilizar madeira para produção de Embalagens de Transporte é que na maior parte das vezes são utilizados sobras. Normalmente o maior comprimento utilizado não passa de 1,20 m. Devido à resistência mecânica e a forma de montagem das embalagens é possível produzir embalagens muito eficientes com baixo custo.

20 Embalagens Retornáveis Metálica

21 Plásticos Sistema KLT Embalagens Mistas Bandejas PEAD Termo formadas Vacun form

22 Embalagens CKD Além das caixas, dos paletes e racks, também existem os acessórios que são utilizados para dar mais resistência ou acomodar melhor os produtos dentro das embalagens. Exemplo é o sistema CKD (Completely Knock-Down) são conjuntos de partes de automóveis criados geralmente pela fábrica matriz ou pelo seu centro de produção para exportação e posterior montagem dos veículos nos países receptores destes kits.

23 Acomodação de um número adequado de unidades do produto para movimentação. O palete é o item mais utilizado para o transporte e armazenamento das unidades. Unitização Alguns benefícios do uso de paletes: reduzir custo de mão de obra; melhorar custos de manutenção e controle do inventário; rapidez na estocagem e movimentação das cargas; racionalização do espaço de armazenagem, com melhor aproveitamento vertical da área de estocagem; reduzir as operações de movimentação; reduzir acidentes pessoais; diminuir danos aos produtos.

24 Paletes Os Paletes tem um capítulo a parte na história da Embalagem de Transporte. São muito utilizados na movimentação dos produtos, facilitando a carga e descarga. Existem diversos tipos e tamanhos, dependendo da necessidade. Podem ser descartáveis ou retornáveis. São produzidos de vários tipos de materiais, os mais comuns são de madeira, plástico e papelão ondulado.

25 Palete Padrão Brasil - PBR O PBR foi desenvolvido a partir de estudos realizados pela ABRAS em parceria com profissionais de diversas empresas e associações tecnicamente qualificadas para a elaboração de um sistema altamente confiável para atender toda a logística de movimentação e armazenamento de produtos pelos supermercados.

26 O PBR (Palete Brasil) foi introduzido no mercado em 1990 pela ABRAS, depois de muitos testes e negociações, chegaram a um consenso quanto às características deste palete, que proporciona uma ampla interação com os meios de transporte, compatibilização com os equipamentos de movimentação, melhor aproveitamento da madeira e preservação ambiental. Para chegar ao palete ideal foram consultadas normas internacionais, feitos diversos ensaios e produzidos vários modelos, que foram testados por indústrias renomadas no Brasil.

27 Acessórios Para fazer o fechamento das embalagens de transporte precisamos escolher qual a opção é mais adequada para cada situação. Considerar sempre o processo de envase, e abertura no cliente, volume de produção e segurança no transporte Etiquetas O adesivo da etiqueta deve ser dimensionado conforme a necessidade.

28 Caiam na nossa rede!

29 Agradecemos a atenção! /

EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR!

EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR! 2016 EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR! MAGDA CERCAN GARCIA HISTÓRIA Tecnólogia Mecânica em Processos de Produção e Projetos de Máquinas pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo da Universidade Estadual

Leia mais

EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR!

EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR! 2016 EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR! MAGDA CERCAN GARCIA HISTÓRIA Tecnólogia Mecânica em Processos de Produção e Projetos de Máquinas pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo da Universidade Estadual

Leia mais

EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR!

EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR! 2016 EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR! ANTONIO ANDRADE DE PAULA Coordenador do núcleo de embalagens flexíveis Formado em Engenharia Química pela FEI Faculdade de Engenharia Industrial e com cursos de Especialização

Leia mais

Texto extraído do Livro: Logística Operacional Guia Prático José Antonio de Mattos Castiglioni Editora ética

Texto extraído do Livro: Logística Operacional Guia Prático José Antonio de Mattos Castiglioni Editora ética Base Tecnológica: 3 Habilidade: Etec Horácio 2. Políticas de estoque: embalagens e equipamentos utilizadas no manuseio e na movimentação de materiais. 2.4. Definir procedimentos para embalagem, armazenagem,

Leia mais

Manual de Gestão Embalagens Destinadas a Compra de Componentes SUMÁRIO

Manual de Gestão Embalagens Destinadas a Compra de Componentes SUMÁRIO SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS... 1 1.1 OBJETIVO... 1 1.2 APLICAÇÃO... 1 2. REGRAS GERAIS... 1 2.1 DEFINIÇÕES... 1 2.2 PRINCÍPIOS... 1 3. APRESENTAÇÃO DAS EMBALAGENS... 1 3.1 EMBALAGENS DURÁVEIS... 1

Leia mais

Balanço proprioceptivo ortopédico

Balanço proprioceptivo ortopédico Balanço proprioceptivo ortopédico cod.: 00589A ARKTUS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS PARA SAÚDE LTDA. R. Antônio Victor Maximiano, 107 Bloco A, Parque Industrial II CEP: 85825-000 - Santa Tereza do Oeste

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO NÃO ESTÈRIL

INSTRUÇÕES DE USO PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO NÃO ESTÈRIL INSTRUÇÕES DE USO NOME TÉCNICO: Caixa/Estojo para Instrumental Cirúrgico NOME COMERCIAL: Caixa para Instrumental Cirúrgico PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO NÃO ESTÈRIL ATENÇÃO: Ler atentamente todas as instruções

Leia mais

EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR!

EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR! 2016 EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR! O QUE É PAPELÃO ONDULADO? É uma estrutura formada por um ou mais elementos ondulados (miolos) fixados a um ou mais elementos planos (capas) por meio de adesivo no

Leia mais

CALANDRA MULTIROLO CALANDRA MULTIRROLO CAPACIDADES DE 4 A 18 LENÇÓIS P/ MINUTO SISTEMA DE ROLO E FITAS AQUECIMENTO A VAPOR

CALANDRA MULTIROLO CALANDRA MULTIRROLO CAPACIDADES DE 4 A 18 LENÇÓIS P/ MINUTO SISTEMA DE ROLO E FITAS AQUECIMENTO A VAPOR CALANDRA MULTIROLO ALTA PRODUTIVIDADE COM BAIXO CUSTO OPERACIONAL SISTEMA DE ROLO E FITAS Equipamento projetado para passagem de tecidos planos, projetado para alta produção e qualidade. ALTA PRODUÇÃO:

Leia mais

CUNHA PARA OSTEOPATIA E QUIROPRAXIA DEJARNETTE

CUNHA PARA OSTEOPATIA E QUIROPRAXIA DEJARNETTE CUNHA PARA OSTEOPATIA E QUIROPRAXIA DEJARNETTE cod.: 098A ARKTUS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS PARA SAÚDE LTDA. R. Antônio Victor Maximiano, 107 Bloco A, Parque Industrial II CEP: 85825-000 - Santa

Leia mais

QUALIDADE EM TODOS OS DETALHES.

QUALIDADE EM TODOS OS DETALHES. CAIXAS INDUSTRIAIS QUALIDADE EM TODOS OS DETALHES. A Bells é uma empresa que nasceu com um foco inovador: oferecer peças plásticas para diferentes aplicações sempre com a mais alta qualidade e design.

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística : Técnico em Logística Descrição do Perfil Profissional: Planejar, programar e controlar o fluxo de materiais e informações correlatas desde a origem dos insumos até o cliente final, abrangendo as atividades

Leia mais

Jogo de Calços para RPG

Jogo de Calços para RPG Jogo de Calços para RPG cod.: 00614A ARKTUS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS PARA SAÚDE LTDA. R. Antônio Victor Maximiano, 107 Bloco A, Parque Industrial II CEP: 85825-000 - Santa Tereza do Oeste - Paraná

Leia mais

Gás LP no Brasil: Energia limpa e abundante para o agronegócio e áreas remotas

Gás LP no Brasil: Energia limpa e abundante para o agronegócio e áreas remotas Gás LP no Brasil: Energia limpa e abundante para o agronegócio e áreas remotas O Sindigás 33 milhões de botijões entregues porta a porta mensalmente 5 bilhões em tributos arrecadados anualmente 27% Participação

Leia mais

MANUAL DO FORNECEDOR MF MANUAL DE ENTREGAS

MANUAL DO FORNECEDOR MF MANUAL DE ENTREGAS VERSÃO 5 PAG: 1 / 15 Esta Instrução estabelece padrões mínimos de apresentação de embalagens de transporte utilizado para os processos de entrega de produtos, visando garantir a integridade dos mesmos,

Leia mais

EMBALAGENS DE ALIMENTOS

EMBALAGENS DE ALIMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA TAL 430 EMBALAGENS DE ALIMENTOS EMBALAGENS DE ALIMENTOS Prof. Eber Antonio Alves Medeiros - Introdução - Embalagens metálicas - Embalagens plásticas - Embalagens de vidro

Leia mais

Sistemas de Movimentação e Transporte

Sistemas de Movimentação e Transporte Sistemas de Movimentação e Transporte Saulo M.B Miranda RA: 200984 Eduardo Bregagnoli RA: 199308 Rodrigo de Poli RA: 200367 Kevin D. M. Gimenez RA: 200063 Dienesio Pereira de Oliveira RA: 200674 Pórticos

Leia mais

Soluções em Agronegócios

Soluções em Agronegócios Soluções em Agronegócios C O N S E R VA D O R A S D A C O L H E I T A Do campo ao armazenamento e transporte, até chegar à mesa do consumidor final, nas conservadoras em EPS (isopor ) DaColheita o alimento

Leia mais

LOGÍSTICA CONTAINERES

LOGÍSTICA CONTAINERES LOGÍSTICA CONTAINERES É a atividade que compreende o planejamento, coordenação, controle e desenvolvimento das operações destinadas a abrigar, manter adequadamente estocado e em condições de uso, bem como

Leia mais

Porta Pallet ESTRUTURA FIXA

Porta Pallet ESTRUTURA FIXA ESTRUTURA FIXA ESTRUTURA FIXA Porta Pallet O Sistema mais utilizado no mundo para acesso direto e unitário em cada Pallet ou carga diversa. Permite a verticalização do espaço de forma simples e seletiva,

Leia mais

Centros de Distribuição e Movimentação Física: (ler capítulo 9 do livro Administração de Materiais, de Paulo Sérgio Gonçalves, Ed.

Centros de Distribuição e Movimentação Física: (ler capítulo 9 do livro Administração de Materiais, de Paulo Sérgio Gonçalves, Ed. Nesta aula você verá: O que é um centro de distribuição; As principais funções de um centro de distribuição; Os equipamentos destinados à movimentação, à armazenagem e à transporte de materiais; Sistemas

Leia mais

Além de fazer uma ótima escolha, você ainda está ajudando a natureza e garantindo a preservação do meio ambiente.

Além de fazer uma ótima escolha, você ainda está ajudando a natureza e garantindo a preservação do meio ambiente. Obrigado por adquirir um produto Meu Móvel de Madeira. Agora, você tem em suas mãos um produto de alta qualidade, produzido com matérias-primas derivadas de floresta plantada. Além de fazer uma ótima escolha,

Leia mais

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA Obrigado por adquirir o Ventilador, modelos VTR500 503 505, um produto de alta tecnologia, seguro, eficiente, barato e econômico. É muito importante ler atentamente este manual de instruções, as informações

Leia mais

6º Seminário Internacional em Logística Agroindustrial. Impactos no meio ambiente do emprego correto de equipamentos de movimentação

6º Seminário Internacional em Logística Agroindustrial. Impactos no meio ambiente do emprego correto de equipamentos de movimentação 6º Seminário Internacional em Logística Agroindustrial Impactos no meio ambiente do emprego correto de equipamentos de movimentação Piracicaba,SP 6 a 8 de abril de 2009 QUEM SOMOS Tradição de 83 anos Engenharia

Leia mais

Coleções. manual de montagem. Kit com 3 Nichos. ou... tempo 20 minutos. montagem 2 pessoas. ferramenta martelo de borracha. ferramenta chave philips

Coleções. manual de montagem. Kit com 3 Nichos. ou... tempo 20 minutos. montagem 2 pessoas. ferramenta martelo de borracha. ferramenta chave philips manual de montagem montagem 2 pessoas Coleções ferramenta martelo de borracha Kit com 3 Nichos ferramenta chave philips tempo 30 minutos ou... ferramenta parafusadeira tempo 20 minutos DICAS DE CONSERVAÇÃO

Leia mais

Cat. Garras de Demolição e Classificação. Escavadeiras Hidráulicas. Americas South

Cat. Garras de Demolição e Classificação. Escavadeiras Hidráulicas. Americas South Cat Garras de Demolição e Classificação Escavadeiras Hidráulicas Americas South Se você está procurando por uma maneira rápida e produtiva de manusear materiais...que seja confiável e de fácil manutenção...

Leia mais

1. estrutura porta palete: gem zena ma ar 2. mini porta palete 3. mezaninos

1. estrutura porta palete: gem zena ma ar 2. mini porta palete 3. mezaninos 1 2 armazenagem 1. estrutura porta palete: estrutura modular de encaixe, projetada conforme peso e o tipo de mercadoria a ser armazenada, bem como as características de recebimento, movimentação e expedição.

Leia mais

Embalagens para comercialização de hortaliças e frutas - desafios e tendências. Rita Luengo Pesquisadora Embrapa Hortaliças Janeiro 2010

Embalagens para comercialização de hortaliças e frutas - desafios e tendências. Rita Luengo Pesquisadora Embrapa Hortaliças Janeiro 2010 Embalagens para comercialização de hortaliças e frutas - desafios e tendências Rita Luengo Pesquisadora Embrapa Hortaliças Janeiro 2010 Desafios para adequação das embalagens atuais existentes no mercado

Leia mais

AGREGADO... REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL DE IDENTIDADE E QUALIDADE DO TOMATE (REVOGAÇÃO DA RES. GMC Nº 99/94)

AGREGADO... REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL DE IDENTIDADE E QUALIDADE DO TOMATE (REVOGAÇÃO DA RES. GMC Nº 99/94) AGREGADO... MERCOSUL/XXVII SGT Nº 3/P. RES. Nº 01/07 Rev.1 REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL DE IDENTIDADE E QUALIDADE DO TOMATE (REVOGAÇÃO DA RES. GMC Nº 99/94) TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo

Leia mais

Armazenamento. Administração de Logística e da Cadeia de Suprimento. Profa. Márcia Mazzeo Grande

Armazenamento. Administração de Logística e da Cadeia de Suprimento. Profa. Márcia Mazzeo Grande Armazenamento Administração de Logística e da Cadeia de Suprimento Profa. Márcia Mazzeo Grande Importância Fabricantes Estratégia JIT redução dos estoques nas instalações fabris Varejo Criar sortimento

Leia mais

Graduação em Administração

Graduação em Administração Graduação em Administração Disciplina: Planejamento Estratégico Aula 7 Cadeia de Valor São José dos Campos, março de 2011 Cadeia de Valor A vantagem competitiva de uma empresa não resulta simplesmente

Leia mais

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS OPERAÇÕES DE ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO FÍSICA. Prof. Dr. Daniel Caetano

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS OPERAÇÕES DE ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO FÍSICA. Prof. Dr. Daniel Caetano GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS OPERAÇÕES DE ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-1 Objetivos Conhecer mais sobre os armazéns e as operações de armazenagens Compreender o conceito

Leia mais

Gresca. Planta G1. Gresca. Planta G2. Gresca. Planta G3

Gresca. Planta G1. Gresca. Planta G2. Gresca. Planta G3 Gresca Planta G1 Gresca Planta G2 Gresca Planta G3 sobre a empresa Referência no mercado da construção civil, a Cerâmica Gresca fabrica blocos com furo vertical e peças especiais de alto desempenho, que

Leia mais

Pisani Plásticos BR 116 - Km 146,3 - Nº 15.602 - C.P. 956-95059-520 - Caxias do Sul - RS - Brasil Fone: 55 54 2101.8700 - Fax: 55 54 2101.

Pisani Plásticos BR 116 - Km 146,3 - Nº 15.602 - C.P. 956-95059-520 - Caxias do Sul - RS - Brasil Fone: 55 54 2101.8700 - Fax: 55 54 2101. Pisani Plásticos BR 116 - Km 146,3 - Nº 15.602 - C.P. 956-95059-520 - Caxias do Sul - RS - Brasil Fone: 55 54 2101.8700 - Fax: 55 54 2101.8740 FILIAIS: Pindamonhangaba - SP e Recife - PE www.pisani.com.br

Leia mais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Empresa Deve: Ser organizada: padronização administrativa (planejamento e controle) Ter qualidade: atender a necessidade dos consumidores (prazo, preço,

Leia mais

Mesa em Z AFE:

Mesa em Z AFE: Mesa em Z cod.: 00599B ARKTUS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS PARA SAÚDE LTDA. R. Antônio Victor Maximiano, 107 Bloco A, Parque Industrial II CEP: 85825-000 - Santa Tereza do Oeste - Paraná - Brasil CNPJ:

Leia mais

Processo de distribuição. Curso de Tecnologia de Marketing. Gestão da Cadeia de Distribuição. Gestão da Cadeia de Distribuição.

Processo de distribuição. Curso de Tecnologia de Marketing. Gestão da Cadeia de Distribuição. Gestão da Cadeia de Distribuição. Curso de Tecnologia de Marketing Gestão da Cadeia de Distribuição Este material é destinado ao acompanhamento das aulas, para estudo recomenda-se utilizar a bibliografia indicada. Gestão da Cadeia de Distribuição

Leia mais

Vantagens da utilização dos paletes

Vantagens da utilização dos paletes PALETES Vantagens da utilização dos paletes Redução do custo homem/hora; Menores custos de manutenção do inventário bem como melhor controle do mesmo; Rapidez na estocagem e movimentação das cargas. Racionalização

Leia mais

ARKTUS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS PARA SAÚDE LTDA.

ARKTUS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS PARA SAÚDE LTDA. Escada 2 Degraus cod.: 00100B ARKTUS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS PARA SAÚDE LTDA. R. Antônio Victor Maximiano, 107 Bloco A, Parque Industrial II CEP: 85825-000 - Santa Tereza do Oeste - Paraná - Brasil

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Caixa de Descarga Extrafina C-2 Embutir

FICHA TÉCNICA. Caixa de Descarga Extrafina C-2 Embutir Caixa de Descarga Extrafina C-2 Embutir Função: Permite reservar água para acionamento de descarga para limpeza do vaso sanitário. Aplicações: Utilizada no interior da parede acima do vaso sanitário. É

Leia mais

Serviços Preliminares

Serviços Preliminares Serviços Preliminares O CANTEIRO DE OBRAS É A ÁREA DE TRABALHO FIXA E TEMPORÁRIA, ONDE SE DESENVOLVEM OPERAÇÕES DE APOIO E EXECUÇÃO DE UMA OBRA (NR-18).O CONJUNTO DE ÁREAS DESTINADAS À EXECUÇÃO E APOIO

Leia mais

UNIDADE 1 - Seção 3: Equipamentos de movimentação e armazenagem de carga

UNIDADE 1 - Seção 3: Equipamentos de movimentação e armazenagem de carga UNIDADE 1 - Seção 3: Equipamentos de movimentação e armazenagem de carga Aqui vamos abordar: tipos de estruturas porta-paletes e os equipamentos de movimentação que podemos utilizar para melhor transportar

Leia mais

Gerenciamento de Almoxarifado Versão OneWorld Xe. Manual Setembro de 2000

Gerenciamento de Almoxarifado Versão OneWorld Xe. Manual Setembro de 2000 Gerenciamento de Almoxarifado Versão OneWorld Xe Manual Setembro de 2000 Sumário Visão Geral.................................................. 1 1 Configuração Configuração do Almoxarifado...............................

Leia mais

CESTA DE CÁLCULOS TIPLESS ENDOMASTER

CESTA DE CÁLCULOS TIPLESS ENDOMASTER CESTA DE CÁLCULOS TIPLESS ENDOMASTER EXTRATOR DE CÁLCULOS MANUAL DO USUÁRIO CESTA DE CÁLCULOS TIPLESS ENDOMASTER Registro ANVISA nº 80475510046 e-mail: contato@e-med.net.br Resp. Técnica: Juliana Maria

Leia mais

PROCEDIMENTO GERENCIAL PARA PG 012/04 GESTÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS Página 2 de 7

PROCEDIMENTO GERENCIAL PARA PG 012/04 GESTÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS Página 2 de 7 EQUIPAMENTOS Página 2 de 7 1 OBJETIVO Este procedimento estabelece os critérios básicos de suprimento e logística de materiais assim como as diretrizes para a armazenagem, preservação e manuseio de materiais

Leia mais

Rolo para exercícios

Rolo para exercícios Rolo para exercícios cod.: 00300A ARKTUS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS PARA SAÚDE LTDA. R. Antônio Victor Maximiano, 107 Bloco A, Parque Industrial II CEP: 85825-000 - Santa Tereza do Oeste - Paraná

Leia mais

TÁBUA PROPRIOCEPTIVA RETANGULAR

TÁBUA PROPRIOCEPTIVA RETANGULAR TÁBUA PROPRIOCEPTIVA RETANGULAR cod.: 00122A ANVISA Nº.:80345610007 ARKTUS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS PARA SAÚDE LTDA. R. Antônio Victor Maximiano, 107 Bloco A, Parque Industrial II CEP: 85825-000

Leia mais

MANUAL DO FORNECEDOR MF MANUAL DE ENTREGAS

MANUAL DO FORNECEDOR MF MANUAL DE ENTREGAS PAG: 1 / 12 Esta Instrução estabelece padrões mínimos de apresentação de embalagens de transporte utilizado para os processos de entrega de produtos, visando garantir a integridade dos mesmos, bem como

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II. Just in Time: Controle Kanban. Profª Luani Back

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II. Just in Time: Controle Kanban. Profª Luani Back ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II Just in Time: Controle Kanban Profª Luani Back Sistema Kanban Abastecimento e controle de estoques Idealizado pela Toyota na década de 1960 O objetivo desta técnica é tornar

Leia mais

Boletim Técnico IG019

Boletim Técnico IG019 Recebimento, manuseio, abertura, revedação e armazenamento Inspeção de materiais recebidos No recebimento do transporte do espaçador flexível, deve-se verificar visualmente se há algum dano nos pacotes.

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO NOME TÉCNICO: Kit Instrumental NOME COMERCIAL: KIT DILATADOR PARA NEURO ENDOVIEW PLUS TRAUMEC. PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO ESTÉRIL

INSTRUÇÕES DE USO NOME TÉCNICO: Kit Instrumental NOME COMERCIAL: KIT DILATADOR PARA NEURO ENDOVIEW PLUS TRAUMEC. PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO ESTÉRIL INSTRUÇÕES DE USO NOME TÉCNICO: Kit Instrumental NOME COMERCIAL: KIT DILATADOR PARA NEURO ENDOVIEW PLUS TRAUMEC. PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO ESTÉRIL ATENÇÃO: Ler atentamente todas as instruções antes

Leia mais

SUPORTE PARA HASTE DE RPG

SUPORTE PARA HASTE DE RPG SUPORTE PARA HASTE DE RPG cod.: 00165A ARKTUS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS PARA SAÚDE LTDA. R. Antônio Victor Maximiano, 107 Bloco A, Parque Industrial II CEP: 85825-000 - Santa Tereza do Oeste - Paraná

Leia mais

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 03: Logística Empresarial e Competitividade - Evolução da Supply Chain

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 03: Logística Empresarial e Competitividade - Evolução da Supply Chain GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 03: Logística Empresarial e Competitividade - Evolução da Supply Chain Conflito Marketing X Logística O aluno deverá ser capaz de: Conhecer os níveis de serviço

Leia mais

1. estrutura porta palete: gem zena ma ar 2. mini porta palete 3. mezaninos

1. estrutura porta palete: gem zena ma ar 2. mini porta palete 3. mezaninos 1 2 1. estrutura porta palete: estrutura modular de encaixe, projetada conforme peso e o tipo de mercadoria a ser armazenada, bem como as características de recebimento, movimentação e expedição. Estrutura

Leia mais

Qualidade e robustez aparente. Desde 1956 Movimentando Qualidade.

Qualidade e robustez aparente. Desde 1956 Movimentando Qualidade. Qualidade e robustez aparente. Desde 1956 Movimentando Qualidade. Fundada em 1956, a ZELOSO acompanhou o aumento da industrialização do país, com equipamentos hidráulicos para movimentação e força, desenvolvendo

Leia mais

Jogo de fronhas infantil

Jogo de fronhas infantil Jogo de fronhas infantil cod.: 093A ARKTUS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS PARA SAÚDE LTDA. R. Antônio Victor Maximiano, 107 Bloco A, Parque Industrial II CEP: 85825-000 - Santa Tereza do Oeste - Paraná

Leia mais

CADEIA LOGÍSTICA CONCEITO

CADEIA LOGÍSTICA CONCEITO CADEIA CONCEITO O que é logística Logística é a parte do processo da cadeia de suprimentos que PLANEJA, IMPLEMENTA E CONTROLA com eficiência, a armazenagem, o fluxo de distribuição, o fluxo reverso, serviços

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Esguicho para Mangueira Pistola. Função: Auxiliar na distribuição e aumentar a pressão do jato da água.

FICHA TÉCNICA. Esguicho para Mangueira Pistola. Função: Auxiliar na distribuição e aumentar a pressão do jato da água. Esguicho para Mangueira Pistola Função: Auxiliar na distribuição e aumentar a pressão do jato da água. Aplicações: É acoplado em mangueiras. 1. INFORMAÇÕES TÉCNICAS Composição Cor disponível PP. Amarelo.

Leia mais

RACKS & SHELVINGS INTRALOGISTICS AND SUPPLY CHAIN

RACKS & SHELVINGS INTRALOGISTICS AND SUPPLY CHAIN RACKS & SHELVINGS INTRALOGISTICS AND SUPPLY CHAIN ESTANTE ABASTECIMENTO DE CHAPA (ESAOCHPB05) Os Racks & Shelvings Pinto Brasil são desenvolvidos pelas nossas equipas de engenharia, que criam prototipagens

Leia mais

Política de sustentabilidade da Rodorei Transportes

Política de sustentabilidade da Rodorei Transportes Política de sustentabilidade da Rodorei Transportes A Rodorei Transportes adota, há dez anos, uma política agressiva de sustentabilidade que envolve o gerenciamento de sua frota, as atitudes dos seus colaboradores

Leia mais

Manual de Operação 1

Manual de Operação 1 1 Índice Ambiente operacional...03 Instalação...03 Precauções na instalação...04 Utilizando o controle da Cortina de Ar...05 Dados técnicos...06 Manutenção...06 Termo de garantia...07 2 As cortinas de

Leia mais

Exportação de Frutas e Derivados

Exportação de Frutas e Derivados Exportação de Frutas e Derivados A Importância da Logística e do Transporte Profª Paola Piedrabuena O Brasil é um dos três maiores produtores de frutas. Atrás apenas da China e da Índia 5% da produção

Leia mais

Gestão da cadeia de suprimentos. GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 15: Embalagens AULA 15: EMBALAGENS

Gestão da cadeia de suprimentos. GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 15: Embalagens AULA 15: EMBALAGENS GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 15: Embalagens Embalagens Ao final da aula o aluno deverá: Conhecer a definição de embalagens. Saber os conceitos de unitização de carga. Conhecer elementos

Leia mais

MANUAL DO FORNECEDOR

MANUAL DO FORNECEDOR PAG: 1 / 13 Esta Instrução estabelece padrões mínimos de apresentação, etiquetagem e embalagem entrega dos produtos, visando garantir a integridade dos mesmos, bem como favorecer o transporte e armazenamento.

Leia mais

Ficar de olho no papel que usamos faz toda a diferença

Ficar de olho no papel que usamos faz toda a diferença Ficar de olho no papel que usamos faz toda a diferença Estamos cansados de saber que, para poupar a natureza, devemos evitar o desperdício de papel. Só que com vários tipos de papéis disponíveis no mercado,

Leia mais

1. estrutura porta palete: gem zena ma ar 2. mini porta palete 3. mezaninos

1. estrutura porta palete: gem zena ma ar 2. mini porta palete 3. mezaninos 1 2 armazenagem 1. estrutura porta palete: estrutura modular de encaixe, projetada conforme peso e o tipo de mercadoria a ser armazenada, bem como as características de recebimento, movimentação e expedição.

Leia mais

EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR!

EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR! 2016 EMBALAGEM MELHOR. MUNDO MELHOR! Willians Natalicio Formação acadêmica: Gestão de Negócios Univem Técnico em Plástico - SENAI Mario Amato Atuação: Técnico de processo : Unipac Instrutor : SENAI Analista

Leia mais

Agrícola. Abrigos Agrícolas Reservatórios

Agrícola. Abrigos Agrícolas Reservatórios Agrícola Abrigos Agrícolas Reservatórios FAÇA VOCÊ MESMO! Deixe a estrutura connosco, a montagem é consigo... Com o objetivo de fornecer soluções adaptadas às necessidades do setor agrícola, a Constálica

Leia mais

Índice. Conteúdo. Planilha Profissional Para Cálculo de Preços de Artesanato

Índice. Conteúdo. Planilha Profissional Para Cálculo de Preços de Artesanato Índice Conteúdo Índice... 2 A Importância do Preço Correto... 3 Como chegar ao preço de venda adequado do meu produto?... 3 Como calcular o preço de venda lucro... 5 Como vender meus produtos pela internet...

Leia mais

Briefing Demandas de Marketing

Briefing Demandas de Marketing Briefing Demandas de Marketing agosto - 2017 Objetivo Apresentar os serviços de marketing que a área disponibiliza para auxiliar no seu dia a dia com o cliente, as informações básicas necessárias e prazos

Leia mais

DIREÇÃO EXTRA ECONÔMICA CARTILHA DA CARTILHA DO CICLO DO DIESEL CARTILHA DA ECONOMIA GESTÃO E CARTILHA DO VEÍCULO ECONÔMICO UM PRODUTO

DIREÇÃO EXTRA ECONÔMICA CARTILHA DA CARTILHA DO CICLO DO DIESEL CARTILHA DA ECONOMIA GESTÃO E CARTILHA DO VEÍCULO ECONÔMICO UM PRODUTO CARTILHA DO VEÍCULO ECONÔMICO CARTILHA DA GESTÃO E ECONOMIA CARTILHA DO CICLO DO DIESEL CARTILHA DA DIREÇÃO EXTRA ECONÔMICA 4 3 2 1 UM PRODUTO Introdução Meus parabéns! Você acaba de fazer uma aquisição,

Leia mais

ESTUDO DE MELHORIA NA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS COM SISTEMA DE ARMAZENAGEM VERTICAL AUTOMATIZADO

ESTUDO DE MELHORIA NA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS COM SISTEMA DE ARMAZENAGEM VERTICAL AUTOMATIZADO ESTUDO DE MELHORIA NA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS COM SISTEMA DE ARMAZENAGEM VERTICAL AUTOMATIZADO Vanessa Santiloni¹, Alex Sander Lyra², José Benedito Leandro 3 ¹Graduanda em Logística na Fatec Botucatu,

Leia mais

LYL Ingeniería artigo técnico para o InfoPak revista: sistemas de medição volumétrica

LYL Ingeniería artigo técnico para o InfoPak revista: sistemas de medição volumétrica the in 30.04.2014 LYL Ingeniería artigo técnico para o InfoPak revista: sistemas de medição volumétrica O volume é um aliado estratégico do setor de logística. A integração da medição volumétrica no processo

Leia mais

Apresentação: Marcio Zanotto

Apresentação: Marcio Zanotto Apresentação: Marcio Zanotto Capacidade Produtiva - Rafitec Sacarias 17.000.000 Scs/mês Big Bags - 350.000 Big bags/mês Mercado As embalagens de ráfias são excelentes para armazenamento e transporte

Leia mais

TÁBUA PROPRIOCEPTIVA ORTOPÉDICA

TÁBUA PROPRIOCEPTIVA ORTOPÉDICA TÁBUA PROPRIOCEPTIVA ORTOPÉDICA cod.: 00087B ANVISA Nº: 80345610007 ARKTUS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS PARA SAÚDE LTDA. R. Antônio Victor Maximiano, 107 Bloco A, Parque Industrial II CEP: 85825-000

Leia mais

A seguir demonstraremos nossa solução. Que será a sua solução! Fonte: freepik.com

A seguir demonstraremos nossa solução. Que será a sua solução! Fonte: freepik.com Fonte: freepik.com O grande desafio da Logística nas Empresas é buscar qualidade, controle, informação rápida, transparência, agilidade e baixos custos. Pensando nisso a NexPressCargo criou uma solução

Leia mais

Boulevard Brewing Co.

Boulevard Brewing Co. Boulevard Brewing Co. A Boulevard Brewing Co. vale-se da automação com uma paletizadora Alvey da Intelligrated automação que traz resultados A Boulevard Brewing Co. vale-se da automação com uma paletizadora

Leia mais

NORMAS TÉCNICAS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PARA CASAS DO MEL:

NORMAS TÉCNICAS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PARA CASAS DO MEL: SECRETARIA DA AGRICULTURA E ABASTECIMENTO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO ANIMAL COORDENADORIA DE INSPEÇÃO SANITÁRIA DOS PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL - C I S P O A - NORMAS TÉCNICAS

Leia mais

Espremedor de suco FreshMix

Espremedor de suco FreshMix Espremedor de suco FreshMix LEIA ANTES DE USAR Visite o site www.hamiltonbeach.com,br para conhecer a nossa linha de produtos completa. Dúvidas? Por Favor, ligue - nossos associados estão prontos para

Leia mais

Vida Toda ESTOCAGEM REDEFINIDA. Armazenagem. para a

Vida Toda ESTOCAGEM REDEFINIDA. Armazenagem. para a ESTANTES As Características-Chave e Comuns para Todas as Séries Camshelving Série Camshelving Guia de Referência Rápida Guia de Referência para o Código de Produto Serviço Grátis de Desenho Camshelving

Leia mais

Elas estão em várias seções da loja:

Elas estão em várias seções da loja: por TATIANA FERRADOR revista@supervarejo.com.br thinkstock Cada vez mais precisas, as balanças são capazes de armazenar milhares de dados que refletem em confiabilidade para o consumidor e diminuição de

Leia mais

INSTRUÇÃO DE USO Nome Técnico: Kit Instrumental Nome Comercial: KIT INSTRUMENTAL SUBTALAR TECHIMPORT Registro ANVISA:

INSTRUÇÃO DE USO Nome Técnico: Kit Instrumental Nome Comercial: KIT INSTRUMENTAL SUBTALAR TECHIMPORT Registro ANVISA: INSTRUÇÃO DE USO Nome Técnico: Kit Instrumental Nome Comercial: KIT INSTRUMENTAL SUBTALAR 7.5 - TECHIMPORT Registro ANVISA: 81118460001 Modelos comerciais: KIT INSTRUMENTAL SUBTALAR 7.5 - TECHIMPORT TI

Leia mais

Nota Técnica sobre centrais de GLP, com operação de sistema Pit Stop

Nota Técnica sobre centrais de GLP, com operação de sistema Pit Stop Nota Técnica sobre centrais de GLP, com operação de sistema Pit Stop Sumário Executivo Esta Nota Técnica tem por finalidade comprovar a existência de sustentação técnica e motivação econômica para estabelecer

Leia mais

Unidade II GESTÃO DE RECURSOS. Prof. Fernando Leonel

Unidade II GESTÃO DE RECURSOS. Prof. Fernando Leonel Unidade II GESTÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGÍSTICOS Prof. Fernando Leonel Conteúdo da aula de hoje 1. Análise ABC. 2. Quais relatórios são possíveis com a análise ABC. 3. Unitização de estoques. 4.

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO Pg.: 1 de Elaboração Verificação Aprovação Janaina Bacci Data: Data: Data: Título da Atividade: Procedimentos de coleta de Resíduos Quimioterápicos Executante: Colaboradores envolvidos na manipulação dos

Leia mais

Sumário. Curta nossa página no facebook/w3-industria-metalurgica. Apresentação. Porta Pallet e Acessórios. Porta Pallet. Drive in / Drive Though

Sumário. Curta nossa página no facebook/w3-industria-metalurgica. Apresentação. Porta Pallet e Acessórios. Porta Pallet. Drive in / Drive Though Sumário Apresentação Porta Pallet e Acessórios Porta Pallet Drive in / Drive Though Mezaninos Estantes Divisórias Industriais Cantilever Porta Bobina Flow Rack Esteiras 3 4 5 6 7 8 9 10 10 11 11 Curta

Leia mais

Telefone: (11) Whatsapp: (11) Rua Bonifácio Cubas, 511 / 513 Vila Albertina - São Paulo SP

Telefone: (11) Whatsapp: (11) Rua Bonifácio Cubas, 511 / 513 Vila Albertina - São Paulo SP Nossa maior preocupação é prezar pelo cuidado e controle dos materiais transportados e nosso maior compromisso é respeitar os prazos e as condições de entregas. Sendo assim, desenvolvemos serviços que

Leia mais

_mais de empreendimentos entregues

_mais de empreendimentos entregues _+16 milhões de m² construídos _mais de 1.000 empreendimentos entregues _mais de 1 milhão de moradores _5,3 BI de VGV lançado nos últimos 5 anos _Consolidação Estratégica SP+ RJ Inovação É quando uma ideia

Leia mais

D.1. Concebido e lançado ao mercado em agosto de 1990 para movimentar, armazenar, transporte seguro e com a máxima produtividade;

D.1. Concebido e lançado ao mercado em agosto de 1990 para movimentar, armazenar, transporte seguro e com a máxima produtividade; A.) OBJETIVO Orientar de forma clara, objetiva e de fácil entendimento os elementos fundamentais para aferição da qualidade dos paletes PBR certificados; B.) FORMA Essas orientações se aplicam tanto para

Leia mais

Mesa Auxiliar Desmontável

Mesa Auxiliar Desmontável Mesa Auxiliar Desmontável cod.: 00130A ARKTUS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS PARA SAÚDE LTDA. R. Antônio Victor Maximiano, 107 Bloco A, Parque Industrial II CEP: 85825-000 - Santa Tereza do Oeste - Paraná

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade II DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade II DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade II DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Centro de Distribuição - CD Centro de Distribuição - CD Centro de Distribuição (CD) é um armazém cuja operação é realizar a gestão dos estoques

Leia mais

TÉCNICA DE ABASTECIMENTO COM A FINALIDADE DE REDUZIR ESTOQUES COM ENTREGAS NO TEMPO E QUANTIDADES CERTAS, AUMENTAR A FLEXIBILIDADE DO PROCESSO

TÉCNICA DE ABASTECIMENTO COM A FINALIDADE DE REDUZIR ESTOQUES COM ENTREGAS NO TEMPO E QUANTIDADES CERTAS, AUMENTAR A FLEXIBILIDADE DO PROCESSO Just In Time DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA AULA PARA A TURMA DE ADMINISTRAÇÃO 2010 1 DEFINIÇÃO DO JUST IN TIME TÉCNICA DE ABASTECIMENTO COM A FINALIDADE DE REDUZIR ESTOQUES COM ENTREGAS NO TEMPO

Leia mais

Caso prático: PAVI-Groupauto Transportadores como eixo de uma instalação de picking distribuída em vários pisos

Caso prático: PAVI-Groupauto Transportadores como eixo de uma instalação de picking distribuída em vários pisos Caso prático: PAVI-Groupauto Transportadores como eixo de uma instalação de picking distribuída em vários pisos Localização: França PAVI Groupauto, uma reconhecida empresa fornecedora de autopeças para

Leia mais

Dimensionamento estrutural de embalagem - Projeto e Avaliação

Dimensionamento estrutural de embalagem - Projeto e Avaliação Seminário Desenvolvimento e Avaliação de Embalagens de Transporte e Distribuição Dimensionamento estrutural de embalagem - Projeto e Avaliação Eng. Tiago B. H. Dantas Pesquisador - CETEA O que é Dimensionamento

Leia mais

AÇO PRONTO AÇO PRONTO AÇO PRONTO AÇO PRONTO 17/03/2015. Processo industrializado de corte e dobra do aço

AÇO PRONTO AÇO PRONTO AÇO PRONTO AÇO PRONTO 17/03/2015. Processo industrializado de corte e dobra do aço Métodos Construtivos Prof. Dalmo Lúcio Mendes Figueiredo Alunos: Adriana Sales Cardoso Cássio Evandro Paulo César Jackson Renato Alves Moraleida Gomes Processo industrializado de corte e dobra do aço Altamente

Leia mais

Gerenciamento de Depósitos. Capítulo 12 Bowersox

Gerenciamento de Depósitos. Capítulo 12 Bowersox Gerenciamento de Depósitos Capítulo 12 Bowersox Gerenciamento de Depósitos Estoque local de processamento Agrega custos Serviços preparação para entrega Break Bulk e Cross-docking Redução dos custos de

Leia mais

5 PASSOS para implementação do Código de Barras

5 PASSOS para implementação do Código de Barras 5 PASSOS para implementação do Código de Barras www.gs1br.org O que é o Código de Barras? Os números de identificação de um produto podem ser representados por meio de um código, possibilitando sua leitura

Leia mais

5 PASSOS para implementação do Código de Barras

5 PASSOS para implementação do Código de Barras 5 PASSOS para implementação do Código de Barras www.gs1br.org O que é o Código de Barras? Os números de identificação de um produto podem ser representados por meio de um código, possibilitando sua leitura

Leia mais

Produtividade através da confiabilidade

Produtividade através da confiabilidade Produtividade através da confiabilidade Recursos da SKF para o segmento de mineração, processamento de minérios e cimento O Poder do Conhecimento em Engenharia Você está trabalhando como nunca. As suas

Leia mais