Orientações ao Professor Métodos e Ferramentas do Marketing

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Orientações ao Professor Métodos e Ferramentas do Marketing"

Transcrição

1 Orientações ao Professor

2 10 12 Orientações ao Professor No nível de competitividade das empresas no mercado atual, o marketing tem surgido como grande diferencial para organizações que buscam se posicionar diante de seus clientes/consumidores-alvo e se manter lucrativas. O marketing ainda é encarado por muitas organizações como uma despesa, em que os recursos financeiros são despendidos sem retorno certo. Esse pensamento ainda é a realidade para grande maioria das empresas brasileiras, sobretudo às micro e pequenas empresas. Compreender a importância do marketing e sua aplicabilidade em uma empresa, independente de seu porte, é uma atividade que se torna mais simplificada com o uso deste livro. Nesse contexto, o livro busca abordar de forma simples e objetiva as principais ferramentas e métodos para desenvolver o marketing nas organizações em seus diversos segmentos de atuação. Sendo o marketing inevitável para a competitividade, o uso adequado de suas ferramentas e métodos de análise e aplicação da estratégia devem ser discutidos e desenvolvidos pelos membros que compõem a organização, apoiados por um profissional capacitado para gerir recursos e estratégias. Objetivos do Material Didático Conhecer o marketing e seus conceitos. Compreender as principais aplicações do marketing. Interpretar e desenvolver pesquisas de marketing. Segmentar mercados e preferências de consumidores. Conhecer as principais ferramentas e métodos de marketing. Desenvolver um plano de marketing. Compreender e analisar a estrutura dos 4 P s de marketing.

3 Princípios Pedagógicos Este livro possui uma abordagem prática, com uma linguagem simplificada conduzindo o estudante a compreender a esfera do marketing e sua necessidade dentro das organizações. O método de desenvolvimento do livro insere o aluno no mercado realizando análises indutivas de natureza aplicada, pois por meio delas faz-se estudos de casos reais, realizando a extensão de seus conteúdos. Alunos e docentes são inseridos na esfera do marketing ao se depararem, com conceitos claros em suas atividades de educação técnica e buscam a transferência desse conhecimento aplicando-o em casos reais ou mesmo debatidos em sala. As atividades realizadas no desenvolvimento da disciplina levam o aluno a conhecer e interpretar as atividades de marketing das empresas, compreendendo a real necessidade de se planejar e implementar métodos e ferramentas de marketing nas organizações. Articulação do Conteúdo O docente deve estimular a interdisciplinaridade dos conteúdos de marketing com demais disciplinas do programa. O marketing pode dar suporte a análises de consumidores e segmentos, uma necessidade premente no mercado para a entrega de produtos tangíveis e intangíveis (serviços). Essa integração promove a discussão sobre os caminhos que o marketing vem percorrendo ao promover marcas, produtos e serviços, consolidando estratégias de organizações e lideranças no mercado. As ferramentas de marketing dão subsídio para profissionais analisarem profundamente o mercado em que desejam atuar. Ou seja, para quem comercializar seus produtos/serviços, compreender bem essa dinâmica pode conceder vantagem competitiva a essas empresas ou profissionais liberais. Perguntas como: de que forma o marketing pode interagir e direcionar o processo de desenvolvimento de produto? Ou, ainda, como posso me apropriar dos métodos de marketing para me comunicar com meu consumidor/ cliente de forma eficaz? Atividades Complementares O marketing é mais bem compreendido pelos estudantes quando experimentado ou analisado por meio de estudos de casos. Nesse contexto, sugerem-se atividades complementares realizadas no cotidiano dos estudantes, para levá-los a interpretar e a compreender a realidade mercadológica ao qual estamos inseridos. 13 Atividade Complementar 1 Solicitar ao aluno que identifique uma empresa em sua cidade que tenha um departamento de marketing formalizado e realize uma entrevista com o profissional de marketing da empresa, levantando pontos como:

4 Por que é importante para uma empresa ter um departamento especializado em marketing? A que se aplica o marketing na empresa abordada? Qual a importância dada ao departamento pela empresa em relação ao valor investido e estratégias desenvolvidas para atuação da empresa? Qual a formação do profissional e sua experiência na área de atuação? Atividade Complementar 2 Realizar uma visita técnica em uma empresa que desenvolva produtos pautados em pesquisa de marketing. Segmentos como cosmetologia, moda e calçados são mais propícios. A visita deve contemplar a importância de se pesquisar e ouvir as preferências dos consumidores para desenvolver produtos/serviços mais adequados às necessidades do mercado, acompanhando todo processo: da pesquisa ao produto desenvolvido. 14 Atividade Complementar 3 Utilizar o laboratório de informática com acesso à rede mundial de computadores (Internet), orientando os alunos a pesquisar o processo evolutivo da mudança do design das marcas. A pesquisa pode ser feita em sites de buscas como o Google Imagens, utilizando as palavras chaves: evolução das logomarcas (nome da empresa). A evolução do design das marcas mostra quanto o marketing é utilizado pelas empresas para se comunicar e acompanhar o mercado em sua percepção de imagem. O professor deve apresentar um modelo, nesse caso, pode ser da marca Volkswagen ou mesmo da Peugeot. A análise realizada pelos alunos deve ser estimulada pelo professor ao abordar cada design em seu tempo (década de vigência). O mercado muda, a percepção dos consumidores muda e as marcas devem acompanhar esse fenômeno evolutivo. Atividade Complementar 4 Trabalhos em grupos são sempre desafios que os alunos devem encarar como uma realidade do mercado. Nesse contexto, pode-se propor uma atividade prática com os alunos para lançarem uma campanha de promoção de um produto novo. Pode ser um novo pacote de serviços de telefonia móvel, um novo alimento rico em proteínas e vitaminas que substitui uma refeição e reduz o tempo de refeição ou, ainda, um serviço de compra de roupas e calçados estilo delivery, no qual a loja se desloca até a residência do consumidor. Mesmo sendo fictício, o grupo deve desenvolver a logomarca, embalagem, estratégia do serviço e meios de promover para o consumidor-alvo. A apresentação pode contemplar um protótipo do produto fictício, apresentação multimídia ou mesmo vídeo amador da promoção do produto/serviço.

5 Atividade Complementar 5 Uma atividade de pesquisa de experimentação em grupo. O grupo pode testar as preferências do consumidor em um ambiente de compra, como supermercado ou mesmo uma feira. Pode testar a preferência de um achocolatado, colocando para degustação duas marcas em copinhos de café separados (a marca líder de venda e outra menos conhecida), a embalagem das marcas fica coberta com um refratário. O consumidor abordado experimenta as duas opções de achocolatado e escolhe o produto de sua preferência. Após a escolha do consumidor, descobrem-se as embalagens e apresentam-se os produtos, sobretudo o escolhido pelo consumidor. A experiência pode mostrar que o produto líder de venda pode não ser o preferido pelo consumidor ao degustar, o paladar pode apontar outro resultado, quebrando a resistência do consumidor em experimentar novas marcas que não as líderes de mercado, com grande influência de marketing. Atividade Complementar 6 Sugerir apresentação em seminário de grupos de alunos (até 5 alunos), em que cada grupo deve trazer produtos industrializados pela mesma empresa, porém, que possuam marcas diferentes para atingir níveis de consumidores e classes sociais diferentes. Exemplificar a Coca-Cola que busca atingir diversos consumidores com seus produtos, mesmo não levando a marca Coca a todos os consumidores. O refrigerante Jesus, por exemplo, recentemente foi adquirido pela corporação para atuar em nichos onde a marca de menor valor agregado vinha crescendo em vendas e diminuindo o consumo da própria Coca-Cola. Outro exemplo é a linha de sucos Del Valle, adquirido pela corporação para atuar nesse novo nicho de sucos de néctar da fruta. Atividade Complementar 7 Realizar sessão de cinema com alunos com filmes que abordam o poder do marketing nos dias atuais. Como aprofundamento, pode ser solicitado aos alunos que desenvolvam uma resenha crítica, relatório ou mesmo uma plenária discursiva em sala para debater o filme. Invasores de mentes aborda a nanotecnologia e a alienação do consumidor em relação a propagandas. Do que as mulheres gostam relaciona o comportamento do consumidor e segmentação de mercado. Na roda da fortuna apresenta o processo de gestão de pessoas, P&D pesquisa e desenvolvimento e marketing. O sucesso a qualquer preço abordagem do marketing pessoal e promoção. Sex and the city I e II evidencia o consumo e o valor agregado de produtos. 15

6 Sugestões de Leitura Sites Endeavor Brasil: < Mundo do marketing: < Portal do marketing: < Revistas Revista Exame: <exame.abril.com.br>. Revista marketing: < Revista Você SA: <vocesa.abril.com.br>. Livros COBRA, M. Administração de marketing no Brasil. São Paulo: Cobra Editora de Marketing, KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing: a bíblia do marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, LAS CASAS, A. L. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 8. ed. São Paulo: Atlas, Redes Sociais Facebook: <pt-br.facebook.com>. Linkedin: <br.linkedin.com>. Sugestão de Planejamento Este livro foi elaborado para dar suporte e ser utilizado para 64 horas em sala de aula. A sugestão de planejamento que anunciamos segue nesse diapasão. É altamente recomendado que o professor da disciplina incremente as aulas com textos e atividades complementares em conformidade com o seu perfil de ministrá-las, sobretudo potencializando sua especialização, aplicando sua criatividade em prol do incremento do processo educativo. Semestre 1 Primeiro Bimestre Capítulo 1 Introdução ao Marketing Capítulo 2 Conceitos Centrais do Marketing Capítulo 3 Sistema de Informação de Marketing e Pesquisa

7 Objetivos Apresentar os conceitos básicos sobre marketing e uma breve evolução histórica. Relacionar as atividades realizadas em marketing e o perfil do profissional em sua gestão. Discorrer sobre os principais conceitos desenvolvidos pelo marketing e suas derivações. Discernir os sistemas de inteligência de marketing e sistemas de informação de marketing. Apresentar aspectos de análise para o sistema de informação de marketing em uma organização. Evidenciar a importância da pesquisa em marketing para as estratégias. Apontar os passos para elaborar uma pesquisa de marketing. Sugerir modelos de abordagens em pesquisas com diferentes tipos de perguntas. Segundo Bimestre Capítulo 4 Segmentação de marketing Capítulo 5 Comportamento do Consumidor Objetivos Compreender a importância de se segmentar um mercado. Apresentar os tipos de segmentação de mercado e seus atributos. Desenvolver segmentações de mercado para diferentes tipos de negócios pautados nos atributos de cada segmento. Conhecer os conceitos básicos sobre comportamento do consumidor. Apresentar os tipos de comportamento do consumidor e os fatores para a decisão de compras. Compreender as características do consumidor e os fatores externos e internos que influenciam seu comportamento. Semestre 2 Primeiro Bimestre Capítulo 6 Ferramentas de Estratégias de Marketing 17 Objetivos Evidenciar a importância das estratégias de marketing. Conceituar ferramentas de marketing. Conhecer o plano de marketing e sua aplicação. Apresentar a estrutura do plano de marketing e seus conceitos.

8 Segundo Bimestre Capítulo 7 Produto Capítulo 8 Preço Capítulo 9 Praça Capítulo 10 Promoção Objetivos Apresentar o produto como estratégia de marketing. Conceituar produto e seus níveis de ação no mercado. Conhecer as diferenciações como estratégia no desenvolvimento de produtos. Analisar e conhecer o ciclo de vida do produto. Conhecer as principais estratégias de precificação. Apresentar a importância do controle de preços. Conceituar canais de distribuição e sua importância como estratégia. Compreender os tipos de canais de distribuição e seus elos. Entender as diferenças entre propaganda e publicidade. Conhecer os diferentes tipos de comunicação na promoção. 18 Orientações Didáticas e Respostas das Atividades Capítulo 1 Respostas página 22 1) A palavra marketing vem do termo latino mercare, surgiu na Antiga Roma devido ao ato de comercializar produtos. As primeiras formas de compreensão do marketing se deram em meados da segunda década do século XX, quando surgiu a Escola Commodities, que descreveu as características físicas dos produtos e os hábitos de compras dos consumidores relacionados para categorias distintas de produtos. Nas décadas seguintes, as Escolas Funcional e Regional sucederam a de Commodities e encerraram o período de escolas de marketing econômicas não interativas. Suas características se voltam para funções como produtos, vendas, pesquisa de mercado, propaganda e distribuição. Nas décadas de 1960 e 1970, as terminologias que são utilizadas até a atualidade, como oferta e demanda, mix de marketing e ciclo de vida do produto, são descritas nas Escolas Funcionalista e Gerencial.

9 2) No Brasil, o termo marketing apareceu em meados de 1954 e foi traduzido para a mercadologia. Com a necessidade de se treinar pessoas para praticar o marketing, a academia passou a incorporar a palavra em sua forma original, fruto do estrangeirismo, ou seja, quando uma palavra de uma língua é incorporada, sem alteração formal e semântica, no vocabulário de outra. 3) A critério do aluno. A resposta dessa questão deve contemplar uma abordagem pessoal sobre a função exercida no mercado ou mesmo a área em que o curso ao qual o aluno está inserido se apropria do marketing. Nesse caso, no exercício da profissão o aluno pode relatar que o marketing está relacionado ao segmento de atuação, a propaganda, ao desenvolvimento de produtos, relacionamento com consumidores, a detecção de oportunidades futuras para atuar, etc. 4) Os profissionais de marketing desenvolvem funções determinadas para resolver problemas ou formular estratégias. Entre as atividades desempenhadas por esses profissionais estão: identificar as características do mercado; mensurar o potencial do mercado consumidor; analisar a participação de produtos no mercado; analisar o ciclo de vida dos produtos; realizar análise de concorrência; desenvolver estratégias para novos produtos; realizar planejamentos de curto e longo prazo e identificar tendências de novos mercados. 5) O mercado é o ambiente no qual existem ofertas e demandas por produtos e/ou serviços. As correntes existentes são: a orientação por produção, por produto, de vendas, de marketing e de marketing holístico. (O aluno, nesse contexto deve selecionar uma das correntes que melhor se adapte na proposta de sua formação ou mesmo área de atuação). 6) A critério do aluno. O professor deve proporcionar aos alunos, nessa atividade, o acesso a Internet e incentivar a pesquisa utilizando as palavras chaves: marketing de relacionamento; marketing integrado, marketing interno e marketing socialmente responsável, associada a palavra case ou estudo de caso para localizar textos que demonstrem casos reais de empresas que atuem nas dimensões de marketing citadas. Pode indicar o portal: < 7) A critério do aluno. O professor deve incentivar a pesquisa das empresas com iniciativas sociais corporativas, auxiliando na interpretação das ações das empresas e o enquadramento entre as opções de iniciativas. Nesse contexto, pode citar exemplos para cada iniciativa, como os que seguem: marketing socialista (Sanepar Empresa que fornece água potável no estado do Paraná); marketing de causas (Rede Globo e Criança Esperança); marketing relacionado a causas (Hering e câncer de mama); filantropia corporativa (Grandene e AACD); envolvimento empresarial na comunidade (Pampers) e práticas de negócios socialmente responsáveis (Natura). 8) São 4 grupos: mercado consumidor, mercados organizacional, mercado global e mercado sem fins lucrativos do terceiro setor e governamentais. 19

10 9) O marketing de relacionamentos busca estabelecer relações duradouras com clientes, fornecedores, distribuidores e demais parceiros, com o intuito de fortalecer negócios entre eles, relações sociais e técnicas. 10) O marketing integrado apresenta duas esferas: (1) diversas atividades de marketing são efetivas para comunicar e entregar valor e (2) todas as atividades de marketing são integradas para maximizar seus resultados. (Espera-se que o aluno, ao explicar as esferas, estabeleça a relação das atividades de marketing para agregar valor ao produto/serviço de forma condicionada ou efetiva em sua totalidade). Capítulo 2 20 Respostas página 29 1) Necessidades são requisitos humanos básicos, como ter sede, fome, respirar e dormir. Porém há outras necessidades, como recreação, instrução, diversão, etc., que são importantes para algumas pessoas, mas não para outras. (O aluno pode exemplificar que a necessidade afeta o consumo baseado na hierarquia das necessidades, quando supre uma necessidade já parte para outra esfera de necessidades). 2) Conhecer os principais fatores motivacionais de consumo possibilita estabelecer uma comunicação mais eficiente entre as partes envolvidas na comercialização de produtos e serviços. Oferecer o produto certo para a necessidade certa é uma tarefa árdua que fica facilitada com as análises de necessidades de consumo feita pelo profissional de marketing. 3) As diferenciações existentes entre necessidades e desejos envolvem discussões contínuas de que o marketing cria necessidades, ou, até mesmo, de que faz as pessoas comprarem coisas que não querem. Entretanto, ele não cria necessidades nas pessoas, elas já as possuíam antes da sua atuação. A tarefa do marketing é identificar necessidades e influenciá- -las de modo a gerar desejos. 4) A critério do aluno. A proposta dessa questão deve ser realizada em sala com acompanhamento do professor, auxiliando o aluno a identificar os itens solicitados pelo exercício. Por ser uma atividade supervisionada, o professor pode expor exemplos práticos como modelo, deixando mais explicito para o aluno a forma que deve proceder com sua pesquisa. 5) A critério do aluno. A proposta dessa questão deve ser realizada em casa como atividade complementar ou, ainda, no laboratório de informática com acesso à Internet para realizar a pesquisa. O acompanhamento do professor é essencial, auxiliando o aluno a identificar os itens solicitados pelo exercício. Por ser uma atividade supervisionada, o professor pode expor exemplos práticos como modelo, deixando mais explicito para o aluno a forma que deve proceder com sua pesquisa.

11 6) O profissional de marketing, para atingir seus clientes, desenvolve estratégias para chegar ao mercado-alvo e posicionar a empresa e seus produtos. Os canais de marketing podem ser três: Canal de Comunicação Entrega mensagens ao consumidor por meios que utilizam os sentidos humanos. Canal de Distribuição Apresentam, comercializam ou entregam produtos tangíveis ou intangíveis ao consumidor. Canal de Serviço Comercializam produtos intangíveis para um grupo de consumidor potencial. 7) A critério do aluno. Baseada na figura 2.4, ele deverá buscar uma empresa na cidade ou mesmo aquela onde ele atua, descrevendo a cadeia que a empresa participa, relatando fornecedores e consumidores que compõem essa cadeia. Como atividade complementar, o professor deve exemplificar utilizando um caso real de alguma empresa popular da cidade. 8) Não. A concorrência é importante para o constante desenvolvimento de produtos e serviços, a oferta, a disponibilidade e o preço dos produtos. 9) A critério do aluno. Nessa questão o aluno é levado a relacionar a teoria com a prática, desenvolvendo o cenário de atuação de uma empresa fictícia. Não existe uma resposta padrão para as questões a e b, o professor deve analisar a coerência entre a teoria e a proposta que o aluno prospectou. 10) A critério do aluno. A diversidade de empresas que atuam nas cidades, desde as pequenas aos grandes centros, possuem complexidades em canais de marketing. Essa questão leva o aluno à reflexão e interpretação das estratégias utilizadas por empresas nos segmentos propostos pelo exercício, fazendo uma leitura real e discussão em plenária na aula sobre os canais pertinentes para a empresa selecionada. Essa atividade deve ser supervisionada pelo professor. Capítulo 3 Respostas página 46 1) A pesquisa de marketing é a aplicação de técnicas científicas, de modo a se tentar modificar o panorama de estado de arte conferido ao marketing para o de ciência. Qualquer empresa pode realizar uma pesquisa de marketing, desde que possua coordenação de um profissional capacitado para orientar as atividades. 2) O Sistema de Informação de Marketing (SIM) é uma estrutura complexa que reúne informações e as compila, dando-lhes um tratamento que torna possível a interpretação do mercado-alvo pelo profissional. O SIM busca compreender a interação entre pessoas, equipamentos, métodos e controles estabelecidos para formar um conjunto de dados para subsidiar propósitos de marketing ou mesmo estabelecer um plano de marketing. 21

12 22 3) Para que o SIM tenha eficiência, é necessário que ele tenha como ponto de partida as principais funções do sistema, que são: coletar informações; processá-las e usar a informação fornecida. 4) O SIM é uma forma organizada e planejada de disponibilizar, continuamente, informações aos gestores da empresa, já a pesquisa de mercado busca a leitura de um cenário, ou seja, busca uma fotografia real das possibilidades, as quais, geralmente, são coletadas em campo, no mercado. 5) Classificam-se em três categorias, sendo: institutos de pesquisa, institutos especializados em pesquisa de marketing e institutos de pesquisa de marketing especializados em serviços específicos. 6) As micro e pequenas empresas também podem contratar os serviços de uma instituição de pesquisa de marketing, ou realizar suas próprias pesquisas de maneira customizada e econômica. Essas pesquisas podem ser desenvolvidas por estudantes e professores por meio de um projeto de pesquisa; feitas pela Internet; via rastreamento de sites das empresas concorrentes; monitoramento de redes sociais e sites de reclamação on line e feitas pela verificação de concorrentes por falsos consumidores. 7) São seis etapas para realizar o processo de pesquisa de marketing: (1) definição do problema, das alternativas de decisão e dos objetivos da pesquisa; (2) desenvolvimento do plano de pesquisa; (3) coleta de informações; (4) análise das informações; (5) apresentação dos resultados e (6) tomada de decisão. 8) O pesquisador poderá realizar um plano de amostragem, analisando a unidade dessa amostragem (quem é o público a ser pesquisado); o tamanho desta (descrever a quantidade de pessoas que devem ser pesquisadas) e, por fim, o procedimento de amostragem (descrever como serão selecionados os entrevistados). 9) Exemplos de dados primários: pesquisa de hábitos de consumo nas ruas; pesquisa em empresas sobre atividades industriais e rastreamento de atividades dos consumidores em redes sociais. Dados secundários: pesquisa do censo IBGE; relatórios de sindicatos e associações; boletins das secretarias de governo com dados das atividades industriais e comerciais da região. 10) Essa atividade pode ser enquadrada como complementar. Requer supervisão do professor e auxílio na seleção do instrumento de pesquisa que melhor se adeque ao tema selecionado pelo grupo. Os resultados da pesquisa devem ser analisados e interpretados juntamente com o professor da disciplina. Capítulo 4 Respostas página 60 1) A questão estimula o aluno a buscar compreender o seu ambiente e a identificar as estratégias das empresas de sua região. Nessa atividade, o professor pode estimular o aluno a desenvolver os requisitos da questão em uma empresa próximo a sua residência. Os alunos devem aproximar a teoria com a prática, utilizando os critérios da segmentação para identificar, na empresa selecionada, a sua estratégia definida.

13 2) A segmentação pode ser definida como o processo de divisão de um mercado heterogêneo em diversos grupos de consumidores com características de consumo comuns, de modo a ter segmentos mais homogêneos. 3) Nessa questão, o aluno deve mencionar que para cada mercado-alvo existe uma necessidade de consumo, pois os gostos dos consumidores são diferentes. Na moda, o estilo de cada consumidor é refletido pelo tipo de produto consumido. Nos componentes eletrônicos, o design e as funções dos produtos são definidos para cada tipo de consumidor e sua necessidade. 4) A segmentação psicográfica pode influenciar o consumo, pois muitos produtos são comprados em função de apelos emocionais e culturais, portanto é possível formar segmentos por meio de atitudes, personalidades e estilo de vida. A forma de segmentação psicográfica é uma classificação de consumidores de acordo com o que sentem, seus estilos de vida e suas crenças em um dado momento. 5) Para melhor desenvolver essa questão, o professor deve iniciar um debate sobre o mercado e aspectos em que o profissional formado (no curso em que o aluno está) atua, incentivando a fazer uma ligação posterior com as variáveis comportamentais, que são: ocasiões, benefícios, status do usuário, índice de utilização, estágio de prontidão, status de felicidade e atitude em relação ao produto. 6) Essa questão pode ser trabalhada em forma de plenária, na qual o professor colhe informações no debate aberto com a turma. Utilizando o quadro negro ele lista os atributos para cada segmento, levando a turma a debater e entrar em consenso sobre o melhor segmento para atuar com cada item. 7) Nessa questão o professor deve incentivar o preenchimento da tabela dos Critérios de Classificação da Camada Social utilizada pela maioria das pesquisas de comportamento do consumidor, com o objetivo de demonstrar como se aplica e funciona a tabulação dos dados. Por questões éticas, não é conveniente que se solicite a apresentação dos alunos, a fim de não causar constrangimentos ou bullying entre eles. 8) Dois critérios podem ser utilizados para segmentar o mercado: (1) analisar o comportamento dos consumidores em relação à aquisição de produtos e descrever características e motivos que o fazem escolher por um produto ou marca; (2) determinar variáveis que identifiquem o segmento, como idade, sexo, personalidade, etc. 9) A reflexão do aluno pode ser compreendida em duas esferas. Pesquisar antes de segmentar pode ser prioritário quando não se conhece o mercado-alvo ou a empresa ainda irá desenvolver o produto. Já no sentido inverso, segmentar pode anteceder a pesquisa quando se conhece o consumidor-alvo e a pesquisa é aplicada para buscar compreender outras informações que não estão ligadas ao segmento. 23

14 10) A atividade proposta nessa questão pode ser uma atividade complementar e realizada em grupos de alunos, aumentando a reflexão sobre a análise. O professor deve definir os grupos de alunos e solicitar a eles que determinem a propaganda a ser analisada, supervisionando as próximas fases que o exercício pede. A apresentação pode ser dinâmica, com exibição da propaganda via multimídia ou televisão e a análise em slides ou cartaz para postar no mural da sala. Capítulo 5 24 Respostas página 78 1) Os papéis do consumidor apresentam cinco estágios que são exemplificados no texto deste livro. Com base no exemplo, o professor pode estimular o aluno a buscar na vida cotidiana da família, instituição de ensino ou no trabalho, formas de relacionar os papéis do consumidor com pessoas conhecidas. 2) Os principais fatores que exercem influência no comportamento de compra do consumidor são: fatores determinantes, a mente do consumidor e processo de decisão. O aluno deve apontar o fator que exerce mais influência em sua decisão de compra e por que da escolha. Deve haver coerência entre a resposta e a teoria. 3) O fator ambiental exerce forte influência sobre o consumidor, pois de certa forma as pessoas buscam consumir produtos e serviços característicos em determinadas estações e regiões. Ex.: no verão, o consumo de bebidas e viagens a regiões litorâneas do Brasil aumentam significativamente, ao passo que no inverno bebidas quentes, restaurantes de massas e sopas e regiões de montanhas recebem maior preferência de consumo. É certo que o fator ambiental influencia fortemente a mente do comprador, estimulando ou inibindo sua decisão de compra. O aluno deve exemplificar seu consumo quando influenciado pelos fatores ambientais baseado no exemplo citado. 4) No processo de construção da personalidade, as crianças desenvolvem valores culturais conforme hábitos, informações e valores que pais e responsáveis transmitem. E a cultura é determinante do comportamento e desejo da pessoa, enquanto a sociedade é regida por códigos comportamentais e o status está ligado diretamente ao consumo de produtos, pois estes identificam classes sociais, sendo os fatores sociais. Já os fatores familiares são o legado que se tem na família, em que gerações influenciam outras, via consumo de produtos, como bebidas, roupas, eletrodomésticos, etc. 5) Essa questão é pessoal de cada aluno, pois busca-se responder conforme os ídolos de cada um. Alguns podem dizer que um ícone musical influencia seu consumo em relação a roupas, calçados, etc., enquanto outro pode dizer que segue outras referências de um grupo ou tribo específico. O professor deve intermediar e supervisionar o desdobramento da discussão acerca da questão. 6) Baseando-se na figura 5.9 e no tópico Descendência, da página 69, o aluno deve descrever suas origens étnicas baseado em pesquisa com seus familiares próximos (pais, avós). 7) As características do consumidor são atributos de sua personalidade e descrições de suas ações de consumo e podem ser classificadas como: crédito pessoal, classe social, comportamento e descendência.

15 8) O processo de decisão de compra do consumidor segue passos de reconhecimentos das necessidades até o ato do reconhecimento do benefício (produto ou serviço) adquirido, como os passos: reconhecer o problema, pesquisar informações, avaliar alternativas, comprar e experiência pós-compra. 9) Compõem os fatores externos ao consumo: ciclo de vida do produto, economia e promoção da autoimagem. O aluno deve determinar qual dos fatores é mais incidente sobre a área de atuação do curso que ele faz, com sólida coerência. 10) Os fatores internos de consumo são ligados diretamente aos fatores psicológicos. São eles: motivação, aprendizagem, percepção, percepção subliminar, atitude e personalidade. O professor deve ser o intermediador na discussão e motivar os alunos a refletirem e associarem a comportamentos pessoais, resolvendo a questão com proposições práticas. Capítulo 6 Respostas página 95 1) A principal função do plano de marketing é detalhar as atividades e projeções da empresa no mercado, com objetivos e metas claras. 2) As tendências de mercado são momentos de curta ou média duração, nos quais produtos e serviços têm maior apreço pelo consumidor. Essas tendências podem estar ligadas a grandes eventos, ou mesmo a hábitos que se tornam moda para os consumidores. Por exemplo, o consumo de materiais esportivos que cresce nos meses que antecedem as olimpíadas, ou o aumento na prática de futebol entre adolescentes devido à proximidade de uma copa do mundo de futebol, o que pode se refletir, também, em um aumento no consumo de materiais esportivos. Ou, ainda, aumento no consumo de algum produto devido à convergência de dados por redes sociais. Com base no texto, o aluno pode identificar os segmentos que estarão em expansão devido a tendências de consumo com a proximidade de eventos esportivos ou outros. 3) O aluno deve identificar as variáveis da análise SWOT e manter coerência quando interpretar os dados entre os fatores externos e internos (oportunidades, ameaças e pontos fortes e fracos respectivamente). 4) O mercado-alvo é escolher um grupo de pessoas que tenham interesses e desejos de consumo por produtos similares. É importante determinar o mercado-alvo para definir melhor as estratégias de marketing, aumentando as possibilidades de sucesso da empresa. 5) Baseado nos exemplos que o livro apresenta, o professor deve mediar a pesquisa da missão das empresas que atendam à questão, conduzindo os alunos para o laboratório de informática com acesso à rede mundial de computadores (Internet) ou, ainda, buscar no comércio local pesquisas in loco sobre a missão das empresas. 25

16 26 6) Os objetivos devem ser claros com base nas oportunidades detectadas e na solução dos problemas compreendidos. Esta é uma tarefa estratégica e gera maturidade competitiva. Os objetivos pretendidos devem ser classificados de acordo com suas importâncias e necessidades. Por exemplo, para se alcançar um objetivo, primeiro deve-se alcançar outros objetivos. E o objetivo original também deve ser alcançável, senão pode gerar um plano utópico e frustrar a todos. 7) As estratégias devem contemplar tempo, investimentos, executores, benefícios, indicadores de mensuração, etc. Será necessário, também, descrever planos alternativos, planos B, caso algum percalço aconteça no período e não seja possível concluir o planejado. É evidente que uma estratégia é um indício de um objetivo alcançado, porém ela deve ser gerenciada para que haja sucesso e os recursos previstos sejam empregados de forma correta. 8) Estabelecer um cenário com projeção de vendas, custos e lucros é importante para avaliar o retorno que as ações de marketing trarão para a empresa. Ser realista na projeção é uma forma de fazer o plano ser executável, caso contrário, a previsão mal planejada pode trazer frustração, podendo, inclusive, tornar-se um estímulo para se encerrar as atividades de marketing na empresa. 9) O aluno poderá responder à questão pautado no texto: Ter o controle é ter relatórios ou mesmo informações em tempo real capazes de indicar a deficiência ou eficiência das ações. Em suas esferas, o controle busca medir o desempenho: da receita: mensal e anual; das despesas: mensais e anuais; da satisfação do cliente; do desenvolvimento de novos produtos. 10) O estudo de caso pode ser discutido em plenária com os alunos, levando ao consenso sobre as falhas do planejamento da empresa. Pode-se dividir a classe em dois grandes grupos e fazer um debate, no qual um grupo é favorável à campanha e outro é contra, buscando discutir e argumentar seus pontos de vista. 11) O ponto de equilíbrio de uma empresa é quando a linha da receita intercepta a linha dos custos totais, ou seja, o ponto em que tudo que se vendeu no período já foi suficiente para pagar todas as contas fixas e variáveis da empresa para sua manutenção. 12) A demografia é a descrição detalhada da população escolhida de uma região, ou o público-alvo da empresa. Elas podem ser definidas por idade, escolaridade e renda. O aluno deve se basear nos exemplos utilizados no texto e descrever o que o exercício pede.

17 Capítulo 7 Respostas página 109 1) O composto de marketing é compreendido em quatro níveis, chamados de 4P s de marketing, referem-se a produto, preço, praça e promoção. Os 4P s são variáveis que descrevem os instrumentos de marketing utilizados para desenvolver a estratégia do produto ou serviço. 2) Os níveis da hierarquia de produtos são cinco: benefício central, produto básico, produto esperado, produto ampliado e produto potencial. Os determinantes de cada nível classificam o valor percebido pelo consumidor em relação ao produto. Nesse caso, o benefício central do produto é a proposta básica, como um automóvel que assume o benefício da locomoção. Os demais níveis devem ser classificados com valores agregados, como no exemplo do livro em relação ao automóvel. 3) Nessa questão, o professor pode dividir no quadro negro os três tópicos e, por meio da técnica de brainstorming, relacionar exemplos que os alunos citam em sua devida classificação. Os exemplos citados no livro podem abrir a sessão da técnica de brainstorming para direcionar a atividade. 4) Os bens de consumo podem ser classificados em: bens de conveniência, bens de compra comparados, bens de especialidade, bens não procurados. Já os bens industriais podem ser: materiais e peças, bens de capital e suprimentos e serviços empresariais. Os exemplos podem ser relacionados com o segmento de atividade da proposta do curso ou mesmo na atividade profissional exercida pelo aluno. 5) A atividade pode ser motivada pelo professor com uma aula de antecedência, solicitando para que os alunos tragam revistas para recortar, tesoura sem ponta, cola e uma cartolina. Em sala, o professor deve estimular que os alunos selecionem produtos em anúncios nas revistas que sejam coerentes com os diversos tipos de diferenciação dos produtos vistos no capítulo. 6) A empresa pode agregar valor ao serviço atuando nas esferas: entrega, instalação, treinamento do cliente, orientação ao cliente e manutenção e reparo. 7) A questão leva o aluno a compreender o processo de ciclo de vida do produto. Ele deve responder à questão associando um produto selecionado com alguma das etapas do ciclo de vida, sendo elas: introdução, crescimento, maturidade ou declínio. 8) Baseado no conteúdo do capítulo, o aluno deve descrever um novo aparelho de celular apoiado nos oito tipos de diferenciação de produto, descrevendo os atributos necessários para cada um. Os níveis de diferenciação do produto são: forma, características, qualidade de desempenho, qualidade de conformidade, durabilidade, confiabilidade, facilidade de reparo e estilo. 27

18 9) Produto tangível possui características físicas e pode ser visualizado, tocado, transportado. O produto intangível é conhecido como serviços, tem seu desempenho reconhecido e aplicabilidade, porém não é visível. Exemplos de produtos tangíveis: carro, geladeira, televisor, celular, tênis, sofá, notebook, etc. Exemplos de produtos intangíveis: Internet, tele-entrega, segurança, limpeza, etc. 10) Nessa questão, o aluno deve associar os níveis da hierarquia de produto com sua percepção de consumo de valor. Com produtos que consome para atender suas necessidades básicas até os produtos adquiridos com apelo de status. O professor deve supervisionar para relacionar consumo e hierarquia de produto com nível de coerência considerado. Capítulo 8 28 Respostas página 120 1) Para determinar o preço de um produto, é importante conhecer as possibilidades de compra do consumidor. Antes de se pensar em preço, deve-se distinguir valor de custo. 2) Por meio da determinação de preços, uma empresa pode perseguir qualquer um desses cinco objetivos principais: sobrevivência, maximização do lucro atual, maximização da participação de mercado, desnatamento máximo do mercado, ou liderança na qualidade do produto. 3) Alguns consumidores tendem a levar em conta o preço para produtos de compra frequente, ou para aqueles que representam um percentual considerado de sua receita. Para outros consumidores, o preço não é tão relevante quando a aquisição é esporádica ou representa muito pouco na renda. 4) O custo de um produto deve considerar todos seus componentes, incluindo também a pesquisa, o desenvolvimento, as matérias-primas, a industrialização, a embalagem, a rotulagem, a mão de obra, a propaganda, a promoção de vendas, a distribuição, os impostos, as taxas, a administração, os desperdícios, os encargos sociais, etc. 5) Custos fixos são conhecidos também como custos indiretos. Esses custos não variam de acordo com a produção ou receita de vendas (Ex.: aluguel); custos variáveis são custos que oscilam proporcionalmente ao nível de produção (Ex.: energia elétrica, alimentos); custos totais são a soma dos custos fixos com os custos variáveis (Ex.: despesa total da casa). 6) A empresa deve escolher o melhor método para determinar seus custos de produção e preços de venda com base nas práticas mercadológicas. Propõem-se seis métodos de determinação de preço: (1) preço de mark-up; (2) preço de retorno alto; (3) preço de valor percebido; (4) determinação de preços com base no valor; (5) determinação de preços de mercado; (6) determinação de preços por leilão. Com base nos métodos, o aluno deve selecionar uma das propostas e, com uma breve pesquisa de custos, desenvolver o cálculo com base nos dados propostos no exercício. 7) Nessa questão, o professor deve esclarecer os dados do exercício, pois a proposta é escolher um composto de marketing de precificação baseado em uma empresa que não possui muito conhecimento do mercado e está iniciando sua atividade, logo o preço deve ser baixo (ver tabela 8.1 coluna preço ou custo baixo). Quanto à qualidade ou benefício, sendo o produto um móvel, leva-se a concluir que possui qualidade alta ou média. O cruzamento da linha com a coluna oferta duas possibilidades de estratégias.

19 8) Distinguem-se quatro esferas essenciais que norteiam o critério de percepções de preço no mercado: o custo, a concorrência, o consumidor e o elo de valor. 9) O mercado estabelece uma prévia de preço praticado por meio da concorrência. A empresa utiliza o preço da prática de mercado para determinar seus custos e se ela consegue atender ao mercado com os custos previstos obtendo lucro. Nem sempre cobrir os custos significa lucratividade, para isso é importante compreender os tipos de custos de produção. 10) Nessa questão, os alunos podem realizar a tomada de preços em grupo, organizados e classificados pelo professor. Sugere-se apresentação em sala de aula por meio de cartazes com a comparação dos preços da pesquisa. Capítulo 9 Respostas página 129 1) Praça se refere à definição de lugar e de tempo como um dos compostos do canal de distribuição. 2) Os intermediários no canal de distribuição são importantes, pois geram economia de escala, a qual maximiza a utilização dos recursos de produção ou de seus envolvidos sem aumentar o custo consideravelmente, e são especializados nos serviços pelos quais são contratados, aumentando a exposição do produto para mais consumidores finais. 3) Os intermediários no canal de distribuição são importantes, pois geram economia de escala, a qual maximiza a utilização dos recursos de produção ou de seus envolvidos sem aumentar o custo consideravelmente, e são especializados nos serviços pelos quais são contratados, aumentando a exposição do produto para mais consumidores finais. Existem prós e contras nas cadeias de distribuição, como destaque positivo há a flexibilidade na entrega, distribuição dos produtos, foco no produto e não na logística, etc.; como destaque negativo estão o valor agregado pela quantidade elevada de intermediários, morosidade do tempo de transporte ou repasse de valor. 4) O varejo refere-se às atividades de comércio realizadas via entrega direta de produtos, ou serviços, ao consumidor final, estabelecendo um dos últimos elos da cadeia. Sua característica comercial consiste em entregar pequenas quantidades de produtos para uso pessoal ou comercial. 5) Professor, deve-se associar os exemplos e explicações do capítulo para os tipos de lojas de varejo e motivá-los a pesquisar lojas paralelas ou concorrentes. A técnica de brainstorming é adequada para essa atividade. 6) Loja de departamento. 7) O atacado surge para facilitar o processo logístico de entrega de produtos e valor. Para o produtor é uma vantagem não ter estoques de produtos acabados à espera da comercialização, pois o atacadista é que faz esse trabalho por ele. 29

20 8) Professor, deve-se associar os exemplos e explicações do capítulo para os tipos de atacado e motivá-los a pesquisar atacados paralelos ou concorrentes. A técnica de brainstorming é adequada para essa atividade. 9) Os atacadistas fazem parte do elo da cadeia de entrega de valor e buscam comprar produtos no intuito de comercializá-los para os consumidores. Algumas definições atribuem aos atacadistas a denominação de distribuidores, pois eles fazem vendas em grandes quantidades e não possuem lojas com grandes acessibilidades, tendo, em geral, aspecto de depósito. 10) Os conflitos podem ser verticais, horizontais e multicanais. O aluno deve ser motivado a buscar conflitos de vendas de produtos em diferentes canais, como exemplo, comprar um aparelho celular de marca x em uma loja de eletrônicos ou departamentos e o mesmo aparelho estar à venda pela Internet no site do fabricante por um valor mais atrativo. 11) As possibilidades de conflito podem ser: incompatibilidade de metas ou diferenças de percepção. 12) Os níveis de serviço em uma loja de varejo podem ser: autosserviço (os consumidores têm acesso aos produtos e podem selecionar o que gostariam de adquirir); seleção (embora os clientes tenham acesso aos produtos, estoques e preços, eles têm à sua disposição consultores de venda para esclarecer dúvidas no processo); serviço limitado (o consumidor tem acesso aos produtos, mas ele necessita de auxilio técnico para ajudá-lo a optar pelo produto que melhor se ajuste às suas necessidades); serviço completo (os consultores de venda auxiliam o consumidor em todos os processos de aquisição) ) O varejo sem loja pode ser dividido em quatro categorias principais: venda direta, marketing direto, venda automática e serviços de compras. O aluno deve basear-se no texto do capítulo e associar a atividade do varejo sem loja com alguma representação real em sua cidade. O professor pode motivar e auxiliar na seleção das marcas. 14) Uma das estratégias mais importantes é a adoção das metas superordenadas, quando os membros do canal, juntos, chegam a um acordo sobre a meta fundamental que estão buscando, tais como sobrevivência, participação no mercado, alta qualidade e satisfação do cliente. Com a adoção dessas metas superordenadas o canal poderá driblar ameaças externas, como canal concorrente, legislação adversa ou modificação nos desejos do consumidor. Capítulo 10 Respostas página 135 1) Promoção é comunicar às partes interessadas e ao consumidor-alvo potencial os atributos do produto/serviço. 2) A promoção de um produto pode ocorrer pela propaganda, venda pessoal, promoção de venda, merchandising e relações públicas. 3) Publicidade é um meio gratuito de comunicação. Propaganda é um meio pago de comunicação.

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL Questão n o 1 a) O candidato deverá apresentar seis dentre as seguintes vantagens: Domínio de tecnologia capaz de produzir bens preferidos por certas classes de compradores Aumento dos índices de qualidade

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Abordagem da estratégia Análise de áreas mais específicas da administração estratégica e examina três das principais áreas funcionais das organizações: marketing,

Leia mais

Marketing. Aula 06. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Marketing. Aula 06. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Marketing Aula 06 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia e

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

MARKETING ESTRATÉGICO

MARKETING ESTRATÉGICO MARKETING ESTRATÉGICO O conceito de marketing é uma abordagem do negócio. HOOLEY; SAUNDERS, 1996 Esta afirmação lembra que todos na organização devem se ocupar do marketing. O conceito de marketing não

Leia mais

Modelo para elaboração do Plano de Negócios

Modelo para elaboração do Plano de Negócios Modelo para elaboração do Plano de Negócios 1- SUMÁRIO EXECUTIVO -Apesar de este tópico aparecer em primeiro lugar no Plano de Negócio, deverá ser escrito por último, pois constitui um resumo geral do

Leia mais

PESQUISA DE MARKETING

PESQUISA DE MARKETING PESQUISA DE MARKETING CONCEITOS É a busca de informação, a investigação do fenômeno que ocorre no processo de transferência de bens ao consumidor Trata da coleta de qualquer tipo de dados que possam ser

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing

E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing Questão 01: (ENADE 2009): Um fabricante de sapatos pode usar a mesma marca em duas ou mais linhas de produtos com o objetivo de reduzir os custos de

Leia mais

FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO

FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO 1. CAPA 2. SUMÁRIO 3. INTRODUÇÃO FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO 4. DESCRIÇÃO DA EMPRESA E DO SERVIÇO 4.1 Descrever sua Visão, VISÃO DA EMPRESA COMO VOCÊS IMAGINAM A EMPRESA

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING

GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING PÓS-GRADUAÇÃO / FIB-2009 Prof. Paulo Neto O QUE É MARKETING? Marketing: palavra em inglês derivada de market que significa: mercado. Entende-se que a empresa que pratica

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

Aula 13. Roteiro do Plano de Marketing. Profa. Daniela Cartoni

Aula 13. Roteiro do Plano de Marketing. Profa. Daniela Cartoni Aula 13 Roteiro do Plano de Marketing Profa. Daniela Cartoni Plano de Marketing: Estrutura Capa ou folha de rosto 1. Sumário Executivo 2. Situação atual de marketing 3. Análise de oportunidades 4. Objetivos

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

COLETA DE INFORMAÇÕES E PREVISÃO DE DEMANDA

COLETA DE INFORMAÇÕES E PREVISÃO DE DEMANDA COLETA DE INFORMAÇÕES E PREVISÃO DE DEMANDA 1) Quais são os componentes de um moderno sistema de informações de marketing? 2) Como as empresas podem coletar informações de marketing? 3) O que constitui

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Conteúdo

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Conteúdo Conteúdo O Instituto Ethos Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing PARTE II - Marketing Estratégico - Nessa fase é estudado o mercado, o ambiente em que o plano de marketing irá atuar. - É preciso descrever a segmentação de mercado, selecionar o mercado alvo adequado

Leia mais

MODELO PLANO DE NEGÓCIO

MODELO PLANO DE NEGÓCIO MODELO PLANO DE NEGÓCIO Resumo dos Tópicos 1 EMPREENDEDOR... 3 1.1. O EMPREENDIMENTO... 3 1.2. OS EMPREENDEDORES... 3 2 GESTÃO... 4 2.1. DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO... 4 2.3. PLANO DE OPERAÇÕES... 4 2.4. NECESSIDADE

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS CONHECER A ELABORAÇÃO, CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES UM PLANO DE NEGÓCIOS.

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES?

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? Índice 1. O que é planejamento de...3 1.1. Resultados do planejamento de vendas e operações (PVO)...

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos:

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos: Módulo 4. O Mercado O profissional de marketing deverá pensar sempre em uma forma de atuar no mercado para alcançar os objetivos da empresa. Teoricamente parece uma tarefa relativamente fácil, mas na realidade

Leia mais

Curso superior de Tecnologia em Gastronomia

Curso superior de Tecnologia em Gastronomia Curso superior de Tecnologia em Gastronomia Suprimentos na Gastronomia COMPREENDENDO A CADEIA DE SUPRIMENTOS 1- DEFINIÇÃO Engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

- Buscar novos produtos que proporcionem vantagens em relação à concorrência

- Buscar novos produtos que proporcionem vantagens em relação à concorrência Administração de As responsabilidades da área de (MINADEO, 2008) - Investigar novos nichos de mercado - Identificar o perfil do cliente - Buscar novos produtos que proporcionem vantagens em relação à concorrência

Leia mais

DESPESAS FIXAS. O que são Despesas Fixas?

DESPESAS FIXAS. O que são Despesas Fixas? Conceitos de Gestão O intuito desse treinamento, é apresentar aos usuários do software Profit, conceitos de gestão que possam ser utilizados em conjunto com as informações disponibilizadas pelo sistema.

Leia mais

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Guia para Facebook Ads Por que investir no facebook Ads? Tipos de anúncios Como funciona o sistema de pagamentos Criando anúncios Métricas Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Administrando os canais de distribuição (aula 2)

Administrando os canais de distribuição (aula 2) 13 Aula 2/5/2008 Administrando os canais de distribuição (aula 2) 1 Objetivos da aula Explicar como os profissionais de marketing usam canais tradicionais e alternativos. Discutir princípios para selecionar

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

(WRIGHT; KROLL; PARNELL, 2000)

(WRIGHT; KROLL; PARNELL, 2000) de Marketing e Estratégias de Marketing Parte 01 OPORTUNIDADES E AMEAÇAS DO AMBIENTE EXTERNO Marcoambiente Ambiente setorial Estratégia Administração Estratégica Estratégico Organização / Direção Estratégia

Leia mais

Marketing de Serviços e de Relacionamento. MBA em Gestão de Marketing Prof.: Alice Selles

Marketing de Serviços e de Relacionamento. MBA em Gestão de Marketing Prof.: Alice Selles Marketing de Serviços e de Relacionamento MBA em Gestão de Marketing Prof.: Alice Selles Conteúdo programático Os fundamentos do Marketing de serviços O comportamento do consumidor nos serviços As expectativas

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Princípios e Conceitos de Marketing. Prof. Felipe A. Pires

Princípios e Conceitos de Marketing. Prof. Felipe A. Pires Princípios e Conceitos de Marketing Prof. Felipe A. Pires O que é Marketing? É a execução de um conjunto de atividades comerciais, tendo como objetivo final a troca de produtos ou serviços entre produtores

Leia mais

Pesquisa de Marketing

Pesquisa de Marketing Pesquisa de Marketing CONCEITOS INICIAIS Prof. Daciane de Oliveira Silva Fonte: MALHORTA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. MATTAR, Fauze Najib.

Leia mais

ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ

ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ Acadêmica de Administração Geral na Faculdade Metropolitana de Maringá /PR - 2005 RESUMO: A atividade comercial

Leia mais

Modelo de Briefing de Produto - Roteiro de Coleta de Informações - Completo

Modelo de Briefing de Produto - Roteiro de Coleta de Informações - Completo BRIEFING DE PRODUTO Modelo de Briefing de Produto - Roteiro de Coleta de Informações - Completo Modelo Extraído dos livros: Tudo o que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar

Leia mais

Seminário Telecentros Brasil

Seminário Telecentros Brasil Seminário Telecentros Brasil Inclusão Digital e Sustentabilidade A Capacitação dos Operadores de Telecentros Brasília, 14 de maio de 2009 TELECENTROS DE INFORMAÇÃO E NEGÓCIOS COMO VEÍCULO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Leia mais

Elaboração de Projetos FECOP 2014. Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br

Elaboração de Projetos FECOP 2014. Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br Elaboração de Projetos FECOP 2014 Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br O que vamos fazer? Pensar em Projetos Organizar o pensamento Conectar com a realidade e a legislação Estruturar projeto

Leia mais

Canais de marketing. Trade Marketing. Trade Marketing. Trade marketing é uma ferramenta que atua diretamente em três níveis:

Canais de marketing. Trade Marketing. Trade Marketing. Trade marketing é uma ferramenta que atua diretamente em três níveis: Canais de marketing Prof. Ricardo Basílio ricardobmv@gmail.com Trade Marketing Trade Marketing Trade marketing é uma ferramenta que atua diretamente em três níveis: Distribuidores; Clientes; Ponto de venda.

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING PROJETO INTEGRADOR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING PROJETO INTEGRADOR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING PROJETO INTEGRADOR PROJETO INTEGRADOR 1. INTRODUÇÃO Conforme as diretrizes do Projeto Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia da Faculdade Unida de Suzano

Leia mais

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Caros alunos, Essa terceira atividade da nossa disciplina de Suprimentos e Logística

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

Plano de Marketing. Produto (Posicionamento) Preço. Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing. josedornelas.com.br

Plano de Marketing. Produto (Posicionamento) Preço. Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing. josedornelas.com.br Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing Plano de Marketing Para traçar o plano de marketing do plano de negócios, deve-se atentar à estratégia que será seguida pela empresa. A estratégia pode ser definida

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

QFD: Quality Function Deployment QFD: CASA DA QUALIDADE - PASSO A PASSO

QFD: Quality Function Deployment QFD: CASA DA QUALIDADE - PASSO A PASSO QFD: CASA DA QUALIDADE - PASSO A PASSO 1 - INTRODUÇÃO Segundo Akao (1990), QFD é a conversão dos requisitos do consumidor em características de qualidade do produto e o desenvolvimento da qualidade de

Leia mais

AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR

AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR KOTLER, 2006 AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR. OS CANAIS AFETAM TODAS AS OUTRAS DECISÕES DE MARKETING Desenhando a estratégia

Leia mais

Um dos objetivos deste tema é orientar as ações sistemáticas na busca satisfazer o consumidor estimulando a demanda e viabilizando o lucro.

Um dos objetivos deste tema é orientar as ações sistemáticas na busca satisfazer o consumidor estimulando a demanda e viabilizando o lucro. PLANO DE MARKETING Andréa Monticelli Um dos objetivos deste tema é orientar as ações sistemáticas na busca satisfazer o consumidor estimulando a demanda e viabilizando o lucro. 1. CONCEITO Marketing é

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade III DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Canais de distribuição Canal vertical: Antigamente, os canais de distribuição eram estruturas mercadológicas verticais, em que a responsabilidade

Leia mais

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO No Modelo de Plano de Negócio, disponível no seu ambiente do Concurso você terá um passo a passo para elaborar o seu Plano, bem como todo o conteúdo necessário

Leia mais

Conceitos e tarefas da administração de marketing DESENVOLVIMENTO DE ESTRATEGIAS E PLANOS DE MARKETING

Conceitos e tarefas da administração de marketing DESENVOLVIMENTO DE ESTRATEGIAS E PLANOS DE MARKETING Sumário Parte um Conceitos e tarefas da administração de marketing CAPITULO I MARKETING PARA 0 SÉCULO XXI A importância do marketing O escopo do marketing 0 que é marketing? Troca e transações A que se

Leia mais

Pesquisa Mercadológica. Prof. Renato Resende Borges

Pesquisa Mercadológica. Prof. Renato Resende Borges Pesquisa Mercadológica Prof. Renato Resende Borges Definição de Pesquisa de Marketing É a identificação, coleta, análise e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva e o uso de informações

Leia mais

GUIA DO SGD. Transformação SISTEMA ELETROBRÁS. Conheça mais sobre o novo Sistema de Gestão do Desempenho (SGD) que entrará

GUIA DO SGD. Transformação SISTEMA ELETROBRÁS. Conheça mais sobre o novo Sistema de Gestão do Desempenho (SGD) que entrará GUIA DO SGD Conheça mais sobre o novo Sistema de Gestão do Desempenho (SGD) que entrará em vigor em todas as empresas do Sistema Eletrobrás ainda este ano. Transformação SISTEMA ELETROBRÁS A T R A N S

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 Analista da Divisão de Contratos da PRODESP Diretor de Esporte do Prodesp

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Compreender

Leia mais

O QUE FAZER PARA MELHORAR O PROCESSO DE COMPRAS 1

O QUE FAZER PARA MELHORAR O PROCESSO DE COMPRAS 1 O QUE FAZER PARA MELHORAR O PROCESSO DE COMPRAS 1 Matheus Alberto Cônsoli* Lucas Sciência do Prado* Marcos Fava Neves* As revendas agropecuárias devem considerar não apenas preços, mas também as oportunidades

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise externa Roberto César 1 A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Administração 5ª Série Administração de Recursos Humanos I A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Disciplina: Unidade V: Prof.: E-mail: Período:

Disciplina: Unidade V: Prof.: E-mail: Período: Encontro 30 Disciplina: Planejamento Estratégico de Marketing Unidade V: O Plano de Marketing Prof.: Mario Filho E-mail: pro@mariofilho.com.br Período: 4º. ADM Planejamento é tudo... Link: http://www.youtube.com/watch?v=dwt9ufbxluk

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Existem três níveis distintos de planejamento: Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Operacional Alcance

Leia mais

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão Esse artigo tem como objetivo apresentar estratégias para assegurar uma equipe eficiente em cargos de liderança, mantendo um ciclo virtuoso

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO Índice 1. Pesquisa de mercado...3 1.1. Diferenças entre a pesquisa de mercado e a análise de mercado... 3 1.2. Técnicas de

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS Os Indicadores Ethos são uma ferramenta de gestão, de uso gratuito, que visa apoiar

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA Daniela Vaz Munhê 1 Jenifer Oliveira Custódio Camara 1 Luana Stefani 1 Murilo Henrique de Paula 1 Claudinei Novelli 2 Cátia Roberta Guillardi

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Tecnologia da Informação Aula 3 Revolução dos SI

Tecnologia da Informação Aula 3 Revolução dos SI Tecnologia da Informação Aula 3 Revolução dos SI Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@ifpe.edu.br Instituto Federal de Pernambuco Recife - PE Visão Geral Desafios Empresariais Administração * Monitora

Leia mais

CUSTOS NA PEQUENA INDÚSTRIA

CUSTOS NA PEQUENA INDÚSTRIA 1 CUSTOS NA PEQUENA INDÚSTRIA O Sr. Roberval, proprietário de uma pequena indústria, sempre conseguiu manter sua empresa com um bom volume de vendas. O Sr. Roberval acredita que uma empresa, para ter sucesso,

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

O que é? pode ser chamado de Recrutamento e Seleção.

O que é? pode ser chamado de Recrutamento e Seleção. Processo Seletivo O que é? O Processo Seletivo é um conjunto de técnicas e instrumentos, empregados para avaliação de materiais, técnicas ou candidatos visando identificar as habilidades, tendências e

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes Coordenação Acadêmica: Ana Ligia Nunes Finamor CÓDIGO: 1 OBJETIVO Desenvolver visão estratégica, possibilitando ao

Leia mais

Marketing Básico Capítulo II. O Composto de Marketing Os 4 P s

Marketing Básico Capítulo II. O Composto de Marketing Os 4 P s Marketing Básico Capítulo II O Composto de Marketing Os 4 P s O Produto Podemos definir produto como sendo o ator principal da relação de troca, onde o mesmo deve resultar como amplamente satisfatório

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

ANEXO 1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO LOGÍSTICA DE EVENTOS

ANEXO 1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO LOGÍSTICA DE EVENTOS 135 ANEXO 1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO LOGÍSTICA DE EVENTOS Curso: PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO LOGÍSTICA DE EVENTOS Objetivo: Capacitar profissionais para atuarem no segmento de Logística de Eventos,

Leia mais

MARKETING EMPRESARIAL. Especialização em Gestão da Produção

MARKETING EMPRESARIAL. Especialização em Gestão da Produção MARKETING EMPRESARIAL Especialização em Gestão da Produção Aula 1 Introdução à disciplina Conceitos e histórico Importância do marketing para a organização Ambiente de marketing Informações básicas Responsável:

Leia mais

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL 1 SUMÁRIO DIAGNÓSTICO GERAL...3 1. PREMISSAS...3 2. CHECKLIST...4 3. ITENS NÃO PREVISTOS NO MODELO DE REFERÊNCIA...11 4. GLOSSÁRIO...13 2 DIAGNÓSTICO GERAL Este diagnóstico é

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E PLANOS DE MARKETING. Prof. Esp. Lucas Cruz

DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E PLANOS DE MARKETING. Prof. Esp. Lucas Cruz DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E PLANOS DE MARKETING Prof. Esp. Lucas Cruz Estabelecimento de metas Os objetivos devem atender aos critérios: ser organizados hierarquicamente, do mais importante para o

Leia mais

S E M A N A D O COACHING

S E M A N A D O COACHING Para que você perceba todas as possibilidades que o mercado oferece, precisa conhecer as 3 leis fundamentais para o sucesso no mercado de coaching: 1 É muito mais fácil vender para empresas do que pra

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise

Leia mais

Política de Logística de Suprimento

Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento 5 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas Eletrobras, através da integração

Leia mais

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, estratégias de segmentação e posicionamento. Análise do potencial de demanda. Definição da missão. liderança.

Leia mais