Manual Folha de Pagamento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual Folha de Pagamento"

Transcrição

1 Manual Folha de Pagamento DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Revisores: Mauro E Martinelli e Amarildo Caldas Aprovado em: Fevereiro de 2013 Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados.

2 1. VISÃO GERAL 1.1 MOTIVAÇÃO: A folha de pagamento é um documento de emissão obrigatória para efeito de fiscalização trabalhista e previdenciária. A empresa é obrigada a preparar a folha de pagamento da remuneração paga, devida ou creditada a todos os empregados em serviço. 1.2 ÍNDICE 1. VISÃO GERAL MOTIVAÇÃO: ÍNDICE INTRODUÇÃO: PRÉ-REQUISITO: FOLHA MENSAL FOLHA MENSAL ADIANTAMENTO COMPLEMENTAR RATEIO GERAÇÕES SEFIP SEFIP TEOREMA CAGED CAGED TEOREMA ARREDONDAMENTO EVENTO FÉRIAS ACERTO DA MÉDIA ABONO IMPRESSÕES RELATÓRIO DA FOLHA DE PAGAMENTO DEMONSTRATIVOS DE PAGAMENTO - CONTRACHEQUES REFERÊNCIAS ACRÔNIMOS E ABREVIATURAS Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

3 1.3 INTRODUÇÃO: Tratando-se do uso da ferramenta apresentada por este documento é necessário ao usuário, conhecimentos básicos de informática, algum treinamento prévio, presencial deste módulo, ou conhecimento de pelo menos algum outro módulo Teorema, bem como do segmento de gestão de pessoas. Vídeoaulas de processos para assistência de todos os agentes e usuários se encontram no curso Gestão de Pessoal no Ambiente de Aprendizagem da área restrita no sítio Teorema. Para funcionamento correto certifique-se de que o computador atende aos requisitos mínimos de hardware e sistema operacional solicitados: Processador Pentium IV ou superior AMD 2.0 ou superior; RAM 1GB ou mais; Disco Rígido de 120GB ou mais; Sistema Operacional (Windows XP /Windows 8); Resolução de vídeo igual a 1280 x 720 ou mais alta; Sendo imprescindível o uso de antivírus e rotina de backup; Energia Elétrica: Filtrada, Estabilizada e Aterrada; Este sistema foi projetado para atender as necessidades do segmento de empresas que utilizam o sistema de Teorema. Este documento foi confeccionado para atender aos usuários do sistema e para sanar eventuais dúvidas dos procedimentos realizados para a geração da Folha de Pagamento. Os assuntos pontuais foram divididos em quatro (04) grandes partes, a primeira trata de forma geral das implicações do segmento de gestão de pessoas e necessidades do uso do sistema, a segunda parte descreve todos os tipos de pagamento ao trabalhador que podem ser manipulados pelo sistema. A terceira parte traz as gerações disponibilizadas no movimento de folha e exigidas para o controle da administração pública (governo), a quarta parte apresenta as possibilidades de impressão disponibilizadas para folha de pagamento. Na sequência são apresentadas as referências utilizadas e por último as siglas e abreviaturas citadas no decorrer deste documento para melhor compreensão dos assuntos. Problemas com relação ao uso do sistema, deste documento ou sugestões de necessidades ou melhorias registrar abertura de Chamadas, fornecendo o contato e uma descrição clara e objetiva. 1.4 PRÉ-REQUISITO: É imprescindível conhecimento prévio das particularidades relacionadas à área de Gestão de Recursos Humanos. E tomar conhecimento das orientações do Manual de Cadastros para. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

4 2. FOLHA MENSAL 2.1 FOLHA MENSAL Para toda movimentação de pagamento de funcionário utilizar a opção Movimento Folha como indica a Figura 1. Figura 1 Menu do Movimento de Folha. Na opção de Folha Mensal, Figura 2. O procedimento inicial é indicar a Competência e a Empresa da movimentação. Figura 2 Folha Mensal. Na visualização por Consulta, Figura 3, são visualizadas na grid central da tela todas as Folhas de Pagamento mensal, inseridas no Sistema como uma lista, levando em consideração os Filtros arranjados. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

5 Figura 3 Aba Consulta. Na visualização de Eventos cada evento é listado na grid, Figura 4. Figura 4 Aba Eventos. Em Filtros Figura 5, são apresentadas as possibilidades de arranjo utilizando as disposições realizadas pelo Organograma da empresa. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

6 Figura 5 Aba Filtros. A aba de Avisos é específica para os avisos que o Fechamento de Folha realiza. Ao entrar na aba de Avisos é habilitado o botão, ao utilizá-lo são gerados os avisos próprios do fechamento, Figura 6. As situações vermelhas devem ser resolvidas, caso contrário impedirá a geração da Folha de Pagamento, as situações amarelas são alertas de incoerências. Figura 6 Aba Avisos. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

7 Exemplo de situação amarela: Situação diferente entre Movimento (08) e cadastro (01); Significa que está 01 (normal) no cadastro, Figura 7 e no movimento está 08 (em férias), ou seja, compara a situação do movimento com a situação do cadastro. Figura 7 Situação do Cadastro de Funcionário. Somente alertas ocorrem entre o 01 ao 08, portanto entre estas indicações não há problema. Outro exemplo do que pode ocorrer: no cadastro constar 03 (afastado por doença) e no movimento constar 01 (normal). Para organizar este tipo de incoerência, é conveniente antes de começar fazer o procedimento de Folha de Pagamento, realizar sempre a opção Ajuste de Situações no botão. Este ajuste verifica e acerta os cadastros com as movimentações. Selecionar as situações a serem verificadas, indicar a data base de acerto e clicar Calcular, Figura 8. Figura 8 Ajuste de Situações e Dependentes. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

8 Na parte superior da tela de Movimento de Folha existem algumas opções de manipulação da geração da Folha de Pagamento. A primeira delas Lança Diferença Variável, Figura 9. No final do ano, no décimo terceiro são pagas as médias de horas extras (que são as horas variáveis), só que geralmente ao pagar o décimo terceiro, as horas extras do mês de dezembro ainda não foram lançadas. Então, depois do décimo, ao fazer a folha do mês de dezembro ou janeiro (ano seguinte, é opcional), ao marcar este campo, o sistema faz novamente a media anual incluindo as horas extras de dezembro. Desta forma aumenta as médias de dezembro, e o funcionário não perde. Geralmente é feito no pagamento do mês de dezembro, já que o pagamento efetivo é no começo de janeiro e as variáveis de dezembro já estarão lançadas. Figura 9 Lança Diferenças Variáveis. A opção 31 dias para Horistas no alto da tela de Movimento de Folha, Figura 10, deverá ser utilizada quando é processada férias particionadas, ou seja, existem dias trabalhados no mês, o sistema verifica quantos dias de férias e a diferença com 30 (ou 31) e gera automaticamente o salário-base com o restante do mês. Figura 10 Dias para Horistas. Caso o movimento de folha tenha sido gerado, são utilizadas as situações, os valores salariais, e demais informações que estão contidas no Cadastro do Funcionário. Se ocorrer alguma alteração no Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

9 cadastro do Funcionário ao marcar a opção Atualiza Dados Cadastrais, Figura 11, não há necessidade de exclusão de folha para que sejam utilizadas as novas informações. Figura 11 Atualiza Dados Cadastrais. Para atualização individual é só abrir a Folha do Funcionário que teve a alteração de cadastros, destravar a abertura, destaque verde da Figura 12, e recalcular a folha utilizando o botão, mantendo os dados do movimento. Se a alteração do cadastro não é valida para este movimento, desmarcar a opção Atualizar Dados Cadastrais assim o movimento não atualiza os dados alterados na Folha. O destaque em vermelho na Figura 12 é um atalho interno para a mesma função da opção indicada na Figura 11. Figura 12 Folha para alteração. O campo de data, destaque na Figura 13, traz o último dia do mês da competência. Não é exatamente o dia do pagamento, mas sim uma data-base. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

10 Figura 13 Data. Ao importar os eventos permanentes do Cadastro de Funcionário, no momento da importação são realizados os cálculos de forma automática de INSS, FGTS, e demais cálculos, o que deixa um pouco mais lento o processo. Caso a opção Permanente sem Automático seja indicada, Figura 14, no momento da importação somente os eventos permanentes serão inclusos. Os demais cálculos serão realizados pela opção Recálculo no botão. Figura 14 Permanente sem automático. No sistema de Teorema o processo utiliza a disposição das horas em formato centesimal, ou seja, uma hora e meia corresponde a 1,50 e não a 1,30. Entretanto em alguns casos o usuário recebe as horas em formato sexagenal para lançamento na Folha, ou seja, uma hora e quinze minutos corresponde a 1,15 e duas horas e quarenta e sete minutos a 2,47. Desta forma, pode-se lançar normalmente utilizando o formato sexagenal que o sistema converte em centesimal, setando a opção Sexagenal p/centesimal, Figura 15. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

11 Figura 15 Sexagenal centesimal. Como existem eventos que são usados sucessivamente no Cadastro do Funcionário, para não precisar lançar todo mês, ficam gravados na aba de eventos permanentes do cadastro do funcionário, desta forma ao iniciar uma nova movimentação de folha é necessário processar os Eventos Permanentes como indicado na Figura 16. Figura 16 Processo para Eventos Permanentes. O sistema abre uma mensagem de confirmação, Figura 17, para iniciar o processamento click em Sim. O salário-base é um evento que está no permanente, os demais eventos permanentes podem ser consultados no cadastro dos Funcionários em Eventos Permanentes da aba Dados Financeiros e Movimentação. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

12 Figura 17 Mensagem de confirmação de Processamento dos eventos Permanentes. Para lançar um evento qualquer para todos os funcionários. Por exemplo, este mês todos os funcionários recebem cesta básica, utilizar o processo Geração Coletivo, Figura 18. Figura 18 Processo Geração Coletivo. Selecionar o evento coletivo, por exemplo, Cesta Básica, no campo quantidade indicar o número de cestas que cada funcionário receberá, lembrando que o evento de cesta básica deve ser criado com tipo valor, observar a comparação feita pela Figura 19, enquanto que a maioria dos lançamentos é tipo quantidade, porque são referenciadas as horas tais como salário, hora extra, ambos em horas, portanto quantidade e não em valor. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

13 Figura 19 Montagem de telas de eventos. Clicar em para que o sistema localize todos os Funcionários, lembrando que existe a aba Filtros para localização de parte dos funcionários. Diferença Salarial, o destaque em vermelho da Figura 20, não é muito usada, mas seu uso é basicamente quando o sindicato (ou alguma lei) decide que os funcionários terão algum tipo de reembolso, em porcentagem, ou um aumento retroativo, ou ainda para situações semelhantes. As demais informações na geração são conforme a escolha do usuário. Observar somente que ao localizar os funcionários, por padrão nenhum está selecionado, portanto se for do interesse selecionar todos é necessário marcar a outra opção, do destaque em verde. Figura 20 Tela de configuração para Geração de Eventos Coletivos. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

14 Estando corretamente indicadas as informações e selecionados os funcionários que participam da geração utilizar o botão. Na sequência o sistema exige a confirmação, Figura 21. Figura 21 Mensagem de confirmação dos Eventos Coletivos. Para apagar um lançamento Coletivo é só lançar o mesmo evento, com as mesmas informações, porém com valor zerado. A opção Recálculo do processo, Figura 22, é utilizada para que o sistema recalcule alguma mudança de informações, tais como: modificação de percentuais na tabela de impostos, alteração de salário-base e assim por diante quando a folha já estava pronta. O recalculo é realizado para todos os funcionários listados na grid. Figura 22 Processo Recálculo. Existe uma opção para realizar o recalculo de forma individual no movimento de Pagamento do funcionário como mostra o destaque da Figura 23. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

15 Figura 23 Função Recalcular interna. Quando o período de férias do funcionário ultrapassar o mês, considerando a carga mensal não é possível excluir o movimento do mês, somente é possível excluir individualmente as folhas de pagamento. Observe a representação visual dos vencimentos e descontos, de forma correta e fácil de entender uma anula o outro, Figura 24. Figura 24 Lançamentos de movimento de folha. O sistema realiza o cálculo de Hora Extra 100% da seguinte maneira. O valor da hora trabalhada é o salário dividido pela carga mensal, o que torna a informação da carga mensal de obsoluta importância. Então a hora trabalhada é multiplicada pela quantidade de horas extras realizadas no mês pelo funcionário. Como a H.E.100% é a dobra então, o valor encontrado é multiplicado por dois (2). A opção Ver Status dos Processos é somente para visualização, Figura 25. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

16 Figura 25 Ver Status. É utilizada para consultar quais meses estão fechados e quais não, Figura 26. Figura 26 Consulta dos status. Após o processo de Fechamento o sistema permite imprimir os contracheques, comumente conhecidos por hollerith, Figura 27, antes disso somente é possível imprimir o relatório do Movimento de Folha. Outra coisa, com o mês fechado, o sistema não deixa fazer movimentações neste período, inclusive rescisão e férias. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

17 Figura 27 Processo Fechamento. Ao realizar o Fechamento o sistema verifica as diversas situações impeditivas e alertas relativos ao movimento de Folha e são apresentados ao usuário, Figura 28. Figura 28 Alertas de Fechamento. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

18 Depois de resolvidas todas as situações em vermelho, click novamente em Fechamento e, será habilitado o botão Confirma Fechamento, Figura 29. Figura 29 Confirmação de Fechamento. Figura 30. A opção Reabertura destrava a movimentação da Folha de Pagamento para eventual modificação, Figura 30 Menu Reabertura. A opção Exclusão do Movimento no Mês é utilizada para excluir toda a movimentação existente no mês em que esteja selecionada a competência, Figura 31. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

19 Figura 31 Processo Exclusão do Movimento no Mês. A opção Importação Folha Antiga é o formato antigo da folha, era utilizada no período de adaptação quando foi liberado o movimento de folha atual, como já se passou um tempo razoável de adaptação este processo não é mais utilizado, inclusive em breve será retirado, Figura 32. Figura 32 Processo importação Folha antiga. A geração Contábil/Financeiro são os processos de integração da folha de pagamento com a contabilidade e da folha de pagamento com o financeiro respectivamente, portanto a geração Contábil gera o movimento contábil da Folha de Pagamento e geração de Financeiro o movimento Financeiro da Folha, ambos devem ser realizados a qualquer momento antes do fechamento da Folha, Figura 33. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

20 Figura 33 Processo Contábil/Financeiro. As contabilizações são realizadas por eventos e a geração do financeiro é feita pelo valor líquido. Na geração Contábil é obrigatória a inclusão de lote, pois em caso de erro ou mudanças pode se excluir toda a movimentação filtrada pelo lote, Figura 34. Ao setar o campo RPAs é contabilizado os eventos que foram gerados nos RPA s do mês da competência. Figura 34 Tela da Geração Contábil e Financeira. A Contabilização pode ser parametrizada por Departamento, neste caso tem a opção de indicar se o departamento é o que está atualmente no cadastro do funcionário ou o departamento da época da movimentação. A opção Não Agrupado da geração do Financeiro é usado quando for funcionário único (exemplo: Salários a Pagar), gera vários lançamentos para este funcionário colocando já na observação o nome real do funcionário em questão. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

21 A Contabilização Patronal é a contabilização dos valores relacionados à empresa, no menu Importações/Exportações na opção Integração Contabilidade Patronal, Figura 35, os campos devem ser contabilizados. Figura 35 Campos para integração de contabilidade patronal. É imprescindível realizar a Parametrização Contábil para poder realizar a importação Contábil. Para tanto acessar a parametrização em Importações/Exportações, Figura 36. Figura 36 Menu para Parametrização Contábil. As parametrizações devem ser feitas utilizando as contas contábeis da empresa, Figura 37. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

22 Figura 37 Parametrização Contábil. Rateio (Diário), Figura 38, é a opção utilizada para funcionários que trabalham em lugares diferentes (construção civil, serviço industrial, entre outros) e estes lugares possuem seu próprio CEI, portanto o INSS é pago separado para estes casos. Figura 38 Processo Rateio Diário. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

23 A opção Exclusão movimentos sem situação, Figura 39, é usada para apagar movimentos "zerados", sem situação, por exemplo: tipo de pagamento, ou outros. Figura 39 Processo Exclusão Movimentos sem Situação. 2.2 ADIANTAMENTO A aba Adiantamento somente é utilizada para adiantamentos (quinzena) e a primeira parcela do décimo terceiro salário, Figura 40. O sistema traz automaticamente o porcentual fixado de adiantamento no cadastro da empresa, o usuário pode alterar na tela de adiantamento se for necessário. Figura 40 Adiantamentos. 2.3 COMPLEMENTAR A opção Complementar é utilizada em situações tais como 14º (décimo quarto salário), Figura 41. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

24 Figura 41 Complementares. 2.4 RATEIO Método novo, por enquanto exclusivo e em período de validação, Figura 42. Figura 42 Rateio. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

25 3. GERAÇÕES 3.1 SEFIP SEFIP é um aplicativo desenvolvido pela Caixa Econômica Federal, que permite ao empregador/contribuinte consolidar os dados cadastrais e financeiros da empresa e seus empregados, bem como repassá-los ao FGTS e à Previdência Social. O que tornou o processo de recolhimento regular do FGTS mais ágil e seguro, simplificando o cumprimento das obrigações sociais com os trabalhadores. A GRF é gerada logo após a transmissão do arquivo SEFIP, no Conectividade Social. É destinado a empregadores, pessoas físicas ou jurídicas, equiparados à empresa, que mantenham empregados, com contrato de trabalho regido pela CLT e estejam sujeitos ao recolhimento do FGTS. Os arquivos gerados pelo SEFIP devem ser transmitidos pela internet, por meio do Conectividade Social, mensalmente, quando houver recolhimentos e informações ao FGTS ou apenas informações à Previdência Social. Importante: O efetivo recolhimento do FGTS ou das contribuições previdenciárias não desobriga a empresa de transmitir o arquivo SEFIP. O recolhimento do FGTS deve ser realizado até o dia 7 do mês seguinte àquele em que a remuneração foi paga, creditada ou se tornou devida ao trabalhador. Caso o dia de vencimento seja coincidente com dia não útil ou último dia útil do ano, o recolhimento deverá ser antecipado para o primeiro dia útil imediatamente anterior. O empregador, para fins de controle e fiscalização, deverá conservar em arquivo, pelo prazo legal de 30 anos, os documentos: GRF, REC, RET, Comprovante de Confissão de não recolhimento de valores de FGTS e de Contribuição Social e o arquivo NRA.SFP, Retificação/Protocolo de Dados do FGTS, Comprovante/Protocolo de Solicitação de Exclusão. O valor a ser creditado na conta vinculada do trabalhador é calculado com base na remuneração do empregado, de acordo com o tipo de contrato, conforme: Menor Aprendiz: Quota de 2% sobre a remuneração; Demais Trabalhadores: Quota de 8% sobre a remuneração. Situações fora das normas da legislação vigente estão sujeitas a penalidades, portanto consultar o contador. 3.2 SEFIP TEOREMA Por meio do botão acessar a opção SEFIP, Figura 43. É pré-requisito existir o movimento de folha para que o sistema gere o arquivo para SEFIP. Depois de gerado o arquivo é necessário utilizar os programas externos para validar e então enviar para os órgãos responsáveis. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

26 Figura 43 Menu SEFIP. Na tela de configuração de SEFIP, Figura 44, completar as informações pertinentes para a geração. O sistema traz as opções padrões, no caso do SEFIP é a geração 110, as demais opções estão na lista do Código do Recolhimento. Indicar a Modalidade. Em casos de atraso setar e incluir a data, caso o funcionário tenha alterações de cadastro indicar nas opções existentes. Para FGTS referente ao 13º salário indicar. Nas informações da lateral direita, Funcionário (Individual) informar o código do cadastro do Funcionário para geração de SEFIP individual. Para FGTS de folha complementar setar a opção. Tomador sem Administrativo é usado para funcionários sem vínculos a departamentos tais como pedreiros. Depois de incluídas todas as informações clicar em e indicar uma localização de armazenamento no computador, para o arquivo a ser gerado. Caso o usuário queira armazenar a disposição das informações da tela de configuração do SEFIP clicar em, e em outro momento quando quiser consultar (recuperar a gravação) clicar em. Segundo o INSS, o Aviso Prévio indenizado não possui mais incidência de imposto, então é sempre melhor gerar o SEFIP pela Folha Mensal. Figura 44 Tela de Geração de SEFIP. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

27 3.3 CAGED As informações do CAGED são utilizadas pelo Programa de Seguro-Desemprego para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas e liberar os benefícios. Com base nas informações do CAGED que o Governo Federal e a sociedade perfazem estatísticas para elaboração de Políticas de Emprego e Salário, bem como pesquisas e estudos sobre mercado de trabalho. Todo estabelecimento que tenha admitido, desligado ou transferido empregado com contrato de trabalho regido pela CLT, ou seja, que tenha efetuado qualquer tipo de movimentação em seu quadro de empregados deve informar ao MTE. 3.4 CAGED TEOREMA O sistema disponibiliza a versão ACI do CAGED por meio do botão, Figura 45. É pré-requisito existir o movimento de folha para que o sistema gere o arquivo para SEFIP. Depois de gerado o arquivo é necessário utilizar os programas externos para validar e então enviar para os órgãos responsáveis. Figura 45 Menu para geração de CAGED versão ACI. Na tela de configuração de CAGED, Figura 46, completar as informações pertinentes para a geração. O sistema traz as opções padrões salvas anteriormente como explicado na seção 3.2. A seção Geração de Arquivo Acerto é utilizada quando o usuário perdeu o prazo e não transmitiu o CAGED, por exemplo, no mês de fevereiro para transmitir o arquivo referente ao mês de janeiro deve ser transmitido como acerto, ou ainda para casos em que realizou a transmissão do arquivo e por algum motivo foi informada alguma movimentação incorreta, então deve ser gerado novamente como arquivo de acerto. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

28 Figura 46 Tela de geração de CAGED. 3.5 ARREDONDAMENTO EVENTO FÉRIAS É um ajuste temporário, pois até então ao processar as férias para o movimento de folha o sistema gerava lançamentos tipo: Adicional de Férias=13,87 e Adicional de Férias Pago=13,86; isto porque um evento está no formato valor, e outro no formato quantidade. Com esta opção, o sistema iguala estes valores, conforme indica a Figura 47. Este processo ajusta somente as férias já processadas, a partir do release 13.01a02.06d o sistema de no processamento das férias acerta o arredondamento automaticamente. Figura 47 Menu para Arredondamento de Eventos de Férias. 3.6 ACERTO DA MÉDIA ABONO Acerto da Média de Abono, Figura 48, é outro ajuste temporário. No segundo mês das férias havia uma discrepância de valores, então este ajuste foi disponibilizado para que não precise desprocessar e reprocessar férias já processadas. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

29 Figura 48 Menu para Acerto da Média de Abono. 4. IMPRESSÕES 4.1 RELATÓRIO DA FOLHA DE PAGAMENTO Se o movimento de Folha ainda não estiver Fechado, as opções para contracheque (demonstrativos de Pagamento, Hollerith) estarão desabilitadas, Figura 49. Figura 49 Impressões antes do Fechamento. A Figura 50 mostra o relatório gerado pela impressão da Folha de Pagamento, única opção caso a folha não esteja fechada. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

30 Figura 50 Relatório da Folha de Pagamento. 4.2 DEMONSTRATIVOS DE PAGAMENTO - CONTRACHEQUES A opção Relatório do Movimento, Figura 51, é a mostrada na seção 4.1. Figura 51 Impressões depois do Fechamento. A opção, exporta um arquivo em excel com todo o resumo do fechamento de folha, Figura 52. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

31 Figura 52 Excel gerado da Impressão do Relatório. A opção Recibo (Lab 02), Figura 53, é utilizada para impressão em formulário contínuo, possui possibilidade de impressão matricial e impressão gráfica. Figura 53 Configuração de Recibo Lab 02. A Figura 54 mostra o contracheque gerado a partir da impressão matricial do Recibo Lab 02. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

32 Figura 54 Recibo Lab 02 Matricial. A Figura 55 mostra o contracheque gerado a partir da impressão gráfica do Recibo Lab 02. Figura 55 Recibo Lab 02 Gráfico. A opção Recibo Formulário Branco, Figura 56, é utilizada para impressão em folha do tipo A4. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

33 Figura 56 Configuração de Recibo de Formulário branco. A Figura 57 mostra o Recibo impresso em Folha A4. Figura 57 Recibo Formulário branco. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

34 5. REFERÊNCIAS FGTS. Disponível em: Acesso em: 05 de fevereiro de Cadastro Geral de Empregados e Desempregados CAGED. Disponível em: Acesso em 06 de fevereiro de ACRÔNIMOS E ABREVIATURAS ACI - Aplicativo do CAGED Informatizado. AMD - Advanced Micro Devices. CAGED - O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. CEI - Cadastro Específico do INSS. CLT - Consolidação das Leis do Trabalho. FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. GB Gigabyte. GRF - Guia de Recolhimento do FGTS. H.E. Hora Extra. INSS - Instituto Nacional do Seguro Social. MTE - Ministério do Trabalho e Emprego. NRA.SFP - NRA é o número do respectivo arquivo SEFIP. RAM Random Access Memory. REC - Relação de Estabelecimentos Centralizados. RET - Relação de Tomadores/Obras. RPA - Recibo de Pagamento a Autônomos. SEFIP - Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social. Caso tenha dúvidas, por favor, entre em contato com seu Agente. Tenha um excelente uso do sistema e obrigado pela confiança! Teorema Sistemas (42) suporte@teorema.inf.br Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

Manual Fechamento Fiscal

Manual Fechamento Fiscal Manual Fechamento DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Silmara Rebeca e Mauro Martinelli Aprovado em: março de 2013 Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Manual Etiquetas OP DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Leandro Delgado de Souza Aprovado em: Setembro de 2013.

Manual Etiquetas OP DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Leandro Delgado de Souza Aprovado em: Setembro de 2013. Manual Etiquetas OP DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Leandro Delgado de Souza Aprovado em: Setembro de 2013. Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática,

Leia mais

Ordens de Produção Vinculadas

Ordens de Produção Vinculadas Ordens de Produção Vinculadas DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Revisão: Marcelo Barby Aprovado em: Novembro de 2014. Nota de copyright Copyright 2014 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual Framework Daruma para ECF

Manual Framework Daruma para ECF Manual Framework Daruma para ECF DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Leandro Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Março de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

DESENVOLVENDO SOLUÇÕES

DESENVOLVENDO SOLUÇÕES DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Aprovado em: setembro de 2013. Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. Manual

Leia mais

Requisição de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES

Requisição de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: REPTEC TECNOLOGIA - Márcio Bertelli Doc. Vrs. 02 Revisão: TEOREMA SISTEMAS - Laila Maria Aprovado em: Abril de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática,

Leia mais

Instruções para Remessa Bancária

Instruções para Remessa Bancária Bancária DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Aprovado em: novembro de 2012 Atualizado em: 24 de dezembro de 2012 Nota de copyright Copyright 2012 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 Cordilheira Recursos Humanos CRH 2.85A As rotinas de Retiradas de Pró-labore e Autônomos tiveram diversas alterações, com o objetivo

Leia mais

Manual Emissão de RPA

Manual Emissão de RPA Manual Emissão de RPA SUPERANDO DESAFIOS Identificação: 12.06a Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 1.0 Aprovado em: 21 de setembro de 2012 Revisora: Silmara C Rebeca Nota de copyright Copyright 2012 Teorema

Leia mais

Manual Garantia e Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC

Manual Garantia e Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC Manual Garantia e Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Revisores: Aprovado em: Novembro de 2014 Nota de copyright Copyright 2014 Teorema

Leia mais

SEFIP SISTEMA EMPRESA DE RECOLHIMENTO DO FGTS E INFORMAÇÕES À PREVIDÊNCIA SOCIAL (CONECTIVIDADE SOCIAL) O que é

SEFIP SISTEMA EMPRESA DE RECOLHIMENTO DO FGTS E INFORMAÇÕES À PREVIDÊNCIA SOCIAL (CONECTIVIDADE SOCIAL) O que é SEFIP SISTEMA EMPRESA DE RECOLHIMENTO DO FGTS E INFORMAÇÕES À PREVIDÊNCIA SOCIAL (CONECTIVIDADE SOCIAL) O que é SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social) é um aplicativo

Leia mais

Cuidados com Banco de Dados

Cuidados com Banco de Dados Cuidados com Banco de Dados DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Aprovado em: agosto de 2011 Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 CORDILHEIRA RECURSOS HUMANOS 2.93A 1- Adequada a rotina Módulos\ Férias\ Férias Normais para calcular as férias em dobro quando

Leia mais

Manual Comissões 1.1 ÍNDICE 1. VISÃO GERAL... 2 1.1 ÍNDICE... 2 1.2 MOTIVAÇÃO:... 3 1.3 INTRODUÇÃO... 4

Manual Comissões 1.1 ÍNDICE 1. VISÃO GERAL... 2 1.1 ÍNDICE... 2 1.2 MOTIVAÇÃO:... 3 1.3 INTRODUÇÃO... 4 SUPERANDO DESAFIOS Autora: Laila M G Gechele Doc. VRS. 1.0 Aprovado em: 18/09/2012 Revisor: Gustavo Ribas Atualizado em Abril de 2014 Nota de copyright Copyright 2014 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Manual da Rescisão Complementar

Manual da Rescisão Complementar Manual da Rescisão Complementar Atualizado em Abril/2009 Pág 1/16 Sumário Rescisão Complementar... 2 Reajuste salarial para funcionários demitidos... 3 Novos Campos cadastro de Sindicato... 4 Recálculo

Leia mais

Gestão de Pessoas - 4w

Gestão de Pessoas - 4w P á g i n a 1 Gestão de Pessoas - 4w Modulo Administração de Pessoal (Rubi) Processo: Férias P á g i n a 2 Sumário 1 Conceito... 3 1.1 Parametrizações no Sistema... 3 1.1.1 - Sindicato... 3 1.1.2 - Situações...

Leia mais

Neste bip. Como converter o arquivo CAGED para acerto. Você Sabia? Edição 52 Dezembro de 2014

Neste bip. Como converter o arquivo CAGED para acerto. Você Sabia? Edição 52 Dezembro de 2014 Neste bip Como converter o arquivo CAGED para acerto... 1 Novo modo de alterar senha de operador... 2 Novo recurso no lançamento [+ planilha]... 2 13 parcela final e SEFIP... 3 Como converter o arquivo

Leia mais

Manual Acordos Comerciais

Manual Acordos Comerciais Manual Acordos Comerciais DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Bruno Conrado Hertzel Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Junho de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual de Procedimentos Sistemas Integrados Wsolução Módulo WFolha Geração do Arquivo da RAIS/2012

Manual de Procedimentos Sistemas Integrados Wsolução Módulo WFolha Geração do Arquivo da RAIS/2012 Indice Introdução...2 Conferindo os cadastros...2 Parâmetros Empresa...2 Cadastro de eventos...3 Centros de Custo (Obras)...3 Sindicatos...3 Funcionários...5 Gerando o arquivo para Rais...5 Outras informações

Leia mais

Implementações da Versão 08/2014 da Folha de Pagamento

Implementações da Versão 08/2014 da Folha de Pagamento Implementações da Versão 08/2014 da Folha de Pagamento 1º Nova Orientação para o envio das informações do CAGED, ou seja: A admissão do trabalhador em percepção do Seguro-Desemprego somente deve ser enviada

Leia mais

Manual para DIRF. Manual de Procedimentos - WFOLHA

Manual para DIRF. Manual de Procedimentos - WFOLHA Para gerar o arquivo da DIRF, existem algumas informações importantes a serem revisadas antes de qualquer processo. Desta forma dividimos o manual em sequencias as quais estão explicadas a diante: Prazo:

Leia mais

RAIS 2014 Relação Anual de. Informações Sociais

RAIS 2014 Relação Anual de. Informações Sociais RAIS 2014 Relação Anual de Informações Sociais Copyright 2013 1 Definição: Relação Anual de Informação Social: Todo estabelecimento deve fornecer ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da

Leia mais

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014 O objetivo deste manual é explicar passo a passo o controle da papeleta do motorista realizado no SAT. De acordo com a LEI Nº 12.619, DE 30 DE ABRIL DE 2012, que pode ser acessada em: http://www.planalto.gov.br

Leia mais

Treinamento Sistema Folha Union Módulo III

Treinamento Sistema Folha Union Módulo III FOLHA DE PAGAMENTO MÓDULO III - MOVIMENTOS Folha Union> Vale transporte> Geração de movimento de Vale transporte Para que o sistema calcule o valor do vale transporte para o mês de referência é necessário

Leia mais

CÁLCULO DE ADIANTAMENTO SALARIAL

CÁLCULO DE ADIANTAMENTO SALARIAL CÁLCULO DE ADIANTAMENTO SALARIAL O cálculo de adiantamento salarial no Cordilheira Recursos Humanos é bem flexível e consegue atender muitas situações diferenciadas. Para que o cálculo seja efetuado de

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Procedimentos - 13º Salário Logix

Procedimentos - 13º Salário Logix Procedimentos - 13º Salário Logix 1 ÍNDICE 1. Parâmetros... 3 1.1. RHU3330 - Empresas - Cálculo/Movimento Folha...3 1.2. RHU0050 Manutenção Eventos...5 1.3. RHU0030 - Categoria Salarial...6 1.4. RHU0150

Leia mais

Novidades Versão 11.08a

Novidades Versão 11.08a 1. VISÃO GERAL 1.1 MODIFICAÇÕES E ATUALIZAÇÕES: Foram adicionadas diversas funcionalidades nos Módulos Doc-e, Produção, CRM, no Sistema de Gestão Administrativa e no Módulo de Vendas que permitem melhorias

Leia mais

Tabela de funcionalidades. Sage Folha de Pagamento. Tabela de Funcionalidades. Sage Sage Gestão Contábil A evolução A do do escritório

Tabela de funcionalidades. Sage Folha de Pagamento. Tabela de Funcionalidades. Sage Sage Gestão Contábil A evolução A do do escritório Sage Sage Gestão Contábil A evolução A do do escritório Tabela de funcionalidades A disponibilidade da funcionalidade dependerá da modalidade do pacote 1 Com esta funcionalidade, é possível executar os

Leia mais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Operações de Caixa Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Introdução... 3 Suprimento... 3 Sangria... 4 Abertura de Caixa... 6 Fechamento de Caixa...

Leia mais

Acesso ao cadastro de Rubricas

Acesso ao cadastro de Rubricas Pesquisar a Base de conhecimento Pesquisar Pesquisa Avançada Topo Pack Topo Pack Departamento Pessoal Configurando a Geração do HOMOLOGNET. Autor brunosilva.sup.pack Bruno Número de Referência do Artigo

Leia mais

Integração ADMRH com AGROSYS

Integração ADMRH com AGROSYS Treinamentos no produto AdmRH CGI - Consultoria Gaúcha de Informática Ltda - Divisão de treinamentos Guia do Aluno Versão 1.0 Integração ADMRH com AGROSYS Empresa: Participante: Data: Os produtos da CGI

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Novidades da Versão 15.02a

Novidades da Versão 15.02a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Janeiro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1. VISÃO GERAL

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Wfolha 13 Salário

MANUAL DO SISTEMA. Wfolha 13 Salário MANUAL DO SISTEMA Wfolha 13 Salário SulProg Sistemas 1 INTRODUÇÃO Este manual foi desenvolvido a fim de facilitar e esclarecer dúvidas sobre os procedimentos referente ao 13 salário. SulProg Sistemas 2

Leia mais

CONTABILIDADE COM MÚLTIPLOS PLANOS DE CONTAS

CONTABILIDADE COM MÚLTIPLOS PLANOS DE CONTAS CONTABILIDADE COM MÚLTIPLOS PLANOS DE CONTAS As mudanças ocorridas com a publicação da lei 11.638/07 e alterações da lei 11.941/09 exigiram das empresas uma adequação em sua estrutura de balanços e demonstrações

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Página: 1/5 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo Rubi Avançado : 20:00 A quem se destina: Todos que tiverem a necessidade de administrar de forma avançada o módulo Rubi para facilitar o controle de Valores Folha

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Rotina responsável pelo rastreamento de possíveis arquivos não indexados, danificados ou inexistentes. Este processo poderá

Leia mais

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos PLATIN INFORMÁTICA SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos Manual do Usuário INVENTÁRIO (Novo ou Ajuste de Inventário) Versão 1.0.3.97

Leia mais

MANUAL DE PARAMETRIZAÇÃO E PROCESSAMENTO CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS (CAGED)

MANUAL DE PARAMETRIZAÇÃO E PROCESSAMENTO CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS (CAGED) MANUAL DE PARAMETRIZAÇÃO E PROCESSAMENTO CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS (CAGED) Este material contém informações para as parametrizações do sistema Domínio Módulo Folha de Pagamento. Informações:

Leia mais

Integração Persona x Contábil

Integração Persona x Contábil Integração Persona x Contábil A integração contábil do Persona Gold pode ser efetuada de duas formas: Através do Persona Gold A integração é efetuada pelo desenvolvimento de lotes de lançamentos contábeis,

Leia mais

Instruções SPED Fiscal ECF

Instruções SPED Fiscal ECF Instruções SPED Fiscal ECF DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Aprovado em: Agosto de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

BH PARK Software de Estacionamento

BH PARK Software de Estacionamento BH PARK Software de Estacionamento WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Contrato de Manutenção...

Leia mais

Novidades da Versão 15.02a

Novidades da Versão 15.02a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Janeiro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1. VISÃO GERAL

Leia mais

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Material de Apoio SEB - Contas a Pagar Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Conteúdo CONFIGURAÇÃO... 3 Cadastro de Fornecedores... 3 Métodos de Pagamento...

Leia mais

MOVIMENTAÇÕES PELO SITE UNIODONTO

MOVIMENTAÇÕES PELO SITE UNIODONTO MOVIMENTAÇÕES PELO SITE UNIODONTO Com o intuito de agilizar e facilitar as adesões, cancelamentos e al terações de usuários, estamos disponibilizando em nosso site o processo de movimentação bem como o

Leia mais

Novidades Versão 12.02a

Novidades Versão 12.02a 1. VISÃO GERAL 1.1 MODIFICAÇÕES E ATUALIZAÇÕES: Foram adicionadas diversas funcionalidades nos Módulos de,,, Varejo e no Módulo de Vendas Balcão que permitem melhorias no desempenho operacional dos usuários

Leia mais

DIRF. Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte DIRF 2014. Ano Base:2013. Copyright 2013 1

DIRF. Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte DIRF 2014. Ano Base:2013. Copyright 2013 1 DIRF Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte DIRF 2014 Ano Base:2013 Copyright 2013 1 O que é DIRF? Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte: É a declaração feita pela FONTE PAGADORA [Empresa],

Leia mais

CAGED CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPRGADOS

CAGED CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPRGADOS CAGED CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPRGADOS O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED foi criado pelo Governo Federal, através da Lei nº 4.923/65, que instituiu o registro permanente

Leia mais

programa executável Folha.exe, normalmente encontrado na pasta FolhaWindows, e selecione o programa AdicionaCampos.Exe (

programa executável Folha.exe, normalmente encontrado na pasta FolhaWindows, e selecione o programa AdicionaCampos.Exe ( 1 Rio de Janeiro, 11 de Agosto de 2014. 1ª Circular do Ano de 2014. Ref: - CIRCULAR N 657, DE 4 DE JUNHO DE 2014 - NIS PORTARIA 1129 MTE - CAGED Tópicos: 1 - EXECUÇÃO DO PROGRAMA ADICIONACAMPOS.EXE 2 -

Leia mais

Treinamento Sistema Folha Union Módulo III

Treinamento Sistema Folha Union Módulo III FOLHA DE PAGAMENTO MÓDULO III - MOVIMENTOS Folha Union> Vale transporte> Cadastro de tarifas Valor - Insira o valor atual e a data de vigência. Cadastre ou altere os tipos de transportes utilizados de

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Gestão de Pessoas - Windows

Gestão de Pessoas - Windows P á g i n a 1 Gestão de Pessoas - Windows Módulo Administração de Pessoal (Rubi) Processo: 13º Salário Senior Sistemas S.A Rua São Paulo, 825 - Bairro Victor Konder - CEP 89012.001 - Blumenau/SC Fone:

Leia mais

Manual XML Center DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Outubro de 2015.

Manual XML Center DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Outubro de 2015. Manual XML Center DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Outubro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados.

Leia mais

MANUAL FINANCEIRO MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS

MANUAL FINANCEIRO MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS MANUAL FINANCEIRO MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...3 2 REALIZANDO UMA ARRECADAÇÃO...4 2.1 IMPORTAÇÃO TRIBUTOS COM A CONTABILIDADE...4 2.2 BOLETIM DE ARRECADAÇÃO...4 2.1.1

Leia mais

Menu Relatórios. Folha Pagto ( Prov / Desctos.) Emissão da Folha de Pagamento. Folha Pagto (Meio Magnético)

Menu Relatórios. Folha Pagto ( Prov / Desctos.) Emissão da Folha de Pagamento. Folha Pagto (Meio Magnético) Folha Pagto ( Prov / Desctos.) Emissão da Folha de Pagamento Esta opção é responsável pela emissão da Folha de Pagamento dos funcionários com movimentação. A impressão poderá ser configurada com separações

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO Cordilheira Recursos Humanos Versão 2 PLANO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO Cordilheira Recursos Humanos Versão 2 PLANO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO Cordilheira Recursos Humanos Versão 2 PLANO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE Criada a rotina de Plano de Assistência a Saúde. Esta rotina irá possibilitar gerar a DIRF com valores descontados

Leia mais

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

Manual CIAP Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente.

Manual CIAP Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente. Manual CIAP Controle de Crédito de. DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisão: Gustavo e Mauro Aprovado em: Março de 2014. Nota de copyright Copyright 2014 Teorema Informática,

Leia mais

Unidade 5. Aba Anexos. Objetivos de Aprendizagem. Ao final desta Unidade, você deverá ser capaz de:

Unidade 5. Aba Anexos. Objetivos de Aprendizagem. Ao final desta Unidade, você deverá ser capaz de: Unidade 5 Aba Anexos Objetivos de Aprendizagem Ao final desta Unidade, você deverá ser capaz de: Anexar os documentos necessários para reconhecimento federal; Enviar o processo para homologação; e Enviar

Leia mais

Tutorial Folha Express. Como otimizar a confecção da folha de pagamento.

Tutorial Folha Express. Como otimizar a confecção da folha de pagamento. Tutorial Folha Express Como otimizar a confecção da folha de pagamento. Índice Apresentação Pág. 2 Passo 1 Pág. 3 Disponibilização da Folha de Pagamento Passo 2 Pág. 5 Exportação de clientes e Folha de

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes E&L Recursos Humanos e Folha de Pagamento Perguntas Frequentes 1. Quando o Governo libera novas tabelas de INSS, IRRF e Salário família, o sistema atualiza automático? Não. É necessário efetuar a atualização

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

Treinamento Sistema Folha Union Módulo V

Treinamento Sistema Folha Union Módulo V FOLHA DE PAGAMENTO Controle FGTS / Guias Recolhimento / Remessa para banco / Encerramento anual Folha Union> Movimento> Controle de FGTS> Importar depósitos As telas de Controle de FGTS são utilizadas

Leia mais

Treinamento Sistema Condominium Módulo III

Treinamento Sistema Condominium Módulo III Financeiro (Lançamentos Despesas e Saldos) Nesse módulo iremos apresentar os principais recursos da área contábil do sistema. Contábil> Lançamentos Nessa tela é possível lançar as despesas dos condomínios,

Leia mais

Lei da Transparência - Lei 12741/2012

Lei da Transparência - Lei 12741/2012 Lei da Transparência - Lei 12741/2012 DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Marcelo Barby Doc. Vrs. 02 Revisão: Laila M G Gechele e Gustavo Ribas Aprovado em: maio de 2013 Nota de copyright Copyright 2013 Teorema

Leia mais

Manual da Nota Fiscal Eletrônica

Manual da Nota Fiscal Eletrônica Manual da Nota Fiscal Eletrônica Memory Informática Tabela de Conteúdos Meu Usuário Meu Perfil --------------------------------------------------------- 4 Minha Empresa Configurar Minha Empresa -------------------------------------

Leia mais

Módulo de Acesso Remoto

Módulo de Acesso Remoto Módulo de Acesso Remoto Manual do Usuário Página 1 de 30 Índice 1. Introdução 3 1.1. Objetivos deste documento 3 2. Requisitos do Sistema 4 2.1. Acrobat Reader 4 2.2. Pop Up Liberados 4 3. Acesso ao Sistema

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 Vendas... 3 1.1

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Treinamento Sistema Folha Union Módulo II

Treinamento Sistema Folha Union Módulo II Folha Union> Cadastros> Empresas Treinamento Sistema Folha Union Módulo II FOLHA DE PAGAMENTO MÓDULO II - CADASTROS Cadastre as empresas (Condomínios) ou importe os dados utilizando o código do cadastro

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP. MANUAL DO USUÁRIO - SIGA Extranet GRD e Projetos. MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET GRD e Projetos

Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP. MANUAL DO USUÁRIO - SIGA Extranet GRD e Projetos. MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET GRD e Projetos Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP MANUAL DO USUÁRIO - SIGA Extranet GRD e Projetos MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET GRD e Projetos Versão: 1.5 Fevereiro/2014 Versão: 1.5 Novembro 2008 Versão: 1.5

Leia mais

Manifestação do Destinatário da NF-e

Manifestação do Destinatário da NF-e Manifestação do Destinatário da NF-e DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Gustavo Aprovado em: Novembro de 2014. Nota de copyright Copyright 2014 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

Instruções Folha de Pagamento Rotina 19 13º Salário

Instruções Folha de Pagamento Rotina 19 13º Salário Instruções Folha de Pagamento Rotina 19 13º Salário Instruções Iniciais Antes de iniciar a geração do 13º salário é necessário verificar com atenção as dicas iniciais. Efetue a parametrização da Tabela

Leia mais

Copyright 2004/2014 - VLC

Copyright 2004/2014 - VLC Escrituração Fiscal Manual do Usuário Versão 7.2 Copyright 2004/2014 - VLC As informações contidas neste manual são de propriedade da VLC Soluções Empresariais Ltda., e não poderão ser usadas, reproduzidas

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

Rotina de Manifesto Destinatário Tramitador NF-e. Manual desenvolvido para Célula Nf-e Equipe Avanço Informática

Rotina de Manifesto Destinatário Tramitador NF-e. Manual desenvolvido para Célula Nf-e Equipe Avanço Informática Rotina de Manifesto Destinatário Tramitador NF-e Manual desenvolvido para Célula Nf-e Equipe Avanço Informática 1 Esclarecimentos sobre Manifestação do Destinatário 1. O que é a Manifestação do Destinatário?

Leia mais

FÉRIAS WEB PARA O SERVIDOR

FÉRIAS WEB PARA O SERVIDOR Tutorial ACESSO AO APLICATIVO OBJETIVO PROCEDIMENTOS PARA PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS QUANTIDADE DE PARCELAS ADIANTAMENTO SALARIAL E DE DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO OBJETIVO O aplicativo de Férias Web possibilita

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Auditoria Financeira

Auditoria Financeira Auditoria Financeira Processo de Uso da Auditoria Financeira CADASTRO DE EMPRESA PARÂMETROS No Gerenciador de Sistemas, em Empresas\ Cadastro de Empresas, é necessário parametrizar os dados para a Auditoria

Leia mais

RSN Administrar FGTS/RJ

RSN Administrar FGTS/RJ RSN Administrar FGTS/RJ Índice Legislação Vigente Evolução Procedimental Percentuais Guias em utilização recolhimento regular SEFIP 8.4 - Importação de Folha e Entrada de dados SEFIP 8.4 - Dados do Movimento

Leia mais

Ambiente de Pagamentos

Ambiente de Pagamentos GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.

Leia mais

Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasses

Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasses CADPREV CADPREV Ente Local Aplicativo Desktop Manual do Usuário Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasses Data Publicação: 28/08/2013 1 de 21 Índice 1 Finalidade... 3 2 Visão Geral... 3 3

Leia mais

3. Procedimento para emissão de Guia de Retenção Previdenciária

3. Procedimento para emissão de Guia de Retenção Previdenciária 1. Objetivo Este documento tem por objetivo orientar na realização da Folha de Pagamento de Autônomos do Ministério Público e do Fundo de Modernização e Aprimoramento Funcional do Ministério Público do

Leia mais

Manual do Programa de Caixa1

Manual do Programa de Caixa1 Manual do Programa de Caixa1 Para abrir o sistema de Caixa basta cliclar no ícone do programa. Que abrirá a tela conforme imagem abaixo: Como se pode notar, no menu superior as únicas opções ativas são

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Renegociação de Títulos e Apropriação de Juros Sumário 1 CONCEITO... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Plano de Contas... 3 3.1.1 Transitória - Renegociação...

Leia mais

Em 2012, a Prosoft planejou o lançamento da Versão 5 dos seus produtos.

Em 2012, a Prosoft planejou o lançamento da Versão 5 dos seus produtos. VERSÃO 5 Outubro/2012 Release Notes Não deixe de atualizar o seu sistema Planejamos a entrega ao longo do exercício de 2012 com mais de 140 melhorias. Mais segurança, agilidade e facilidade de uso, atendendo

Leia mais

Para facilitar o entendimento do processo de geração da DIRF 2010 nos Sistemas Cordilheira, a equipe de Suporte Técnico da EBS Sistemas

Para facilitar o entendimento do processo de geração da DIRF 2010 nos Sistemas Cordilheira, a equipe de Suporte Técnico da EBS Sistemas Para facilitar o entendimento do processo de geração da DIRF 2010 nos Sistemas Cordilheira, a equipe de Suporte Técnico da EBS Sistemas disponibilizou este pequeno manual que contém dicas importantes sobre

Leia mais

PARAMETRIZACAO MODULO ESCRITA FISCAL

PARAMETRIZACAO MODULO ESCRITA FISCAL PARAMETRIZACAO MODULO ESCRITA FISCAL Primeiro passo: importar impostos, para isso proceda da seguinte maneira: entre na empresa EXEMPLO, no menu Arquivos clique em Impostos, logo após, do lado direito

Leia mais

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE LOCAÇÃO IMOBILIÁRIA LISTA DE ATUALIZAÇÕES NOVAS

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE LOCAÇÃO IMOBILIÁRIA LISTA DE ATUALIZAÇÕES NOVAS SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE LOCAÇÃO IMOBILIÁRIA VERSÃO 7.0 LISTA DE ATUALIZAÇÕES NOVAS Todas as telas do sistema foram remodeladas para utilização da resolução de vídeo 1024 x 768, apresentando agora um

Leia mais

FECHAMENTO FISCAL ENTRADAS

FECHAMENTO FISCAL ENTRADAS FECHAMENTO FISCAL ENTRADAS FECHAMENTO FISCAL - ENTRADAS LOGIX 10.02/11 Versão 1.0 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1 Principais Mudanças... 3 1.2 Fluxo dos relacionamentos... 3 1.3 Relação dos programas do

Leia mais

ROTEIRO BÁSICO PARA GERAR FOLHA DE PAGAMENTO

ROTEIRO BÁSICO PARA GERAR FOLHA DE PAGAMENTO ROTEIRO BÁSICO PARA GERAR FOLHA DE PAGAMENTO Nas páginas seguintes, você terá uma visão geral dos recursos disponíveis e das funções que o Persona pode automatizar. Sem entrar em detalhes, você saberá

Leia mais