COLÉGIO FRANCISCANO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO DE SUPERVISÃO ESCOLAR PLANO DE ESTUDOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO FRANCISCANO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO DE SUPERVISÃO ESCOLAR PLANO DE ESTUDOS"

Transcrição

1 Ano: 3º Disciplina: Língua Portuguesa Objetivo Geral da Disciplina: Proporcionar ao aluno situações desafiadoras e significativas de forma contextualizada, buscando autonomia, criticidade e interação com o meio ambiente, para a resolução de problemas com base nos valores franciscanos. Objetivo da disciplina no Ano: Oportunizar ao aluno um contato significativo com a língua materna, a fim de desenvolver as habilidades de ouvir, falar, ler e escrever e ser capaz de aplicar seus conhecimentos no cotidiano 1 Tri 2º Tri Leitura e interpretação de textos, narrativas e poemas Ortografia (l/u, li/lh, s, z, g/j; inho(a)/sinhô(a) m/n antes de consoantes) Ordem alfabética ( revisão) Separação de sílabas ( revisão) Substantivos próprios e comuns ( revisão) Aumentativo e diminutivo (revisão) Encontro vocálico Encontro consonantal Dígrafos Sinônimos e Antônimos Classificação das palavras quanto o número de sílabas Classificação das palavras quanto à sílaba tônica Parágrafo Redação (idéia de parágrafo; sequência lógica; uso de pontuação; verso e prosa) Oralidade Sinais da pontuação: Discurso direto Tipos de frases Masculino e Feminino Artigo ( revisão) Plural e singular ( revisão) Pronomes pessoais do caso reto Substantivo coletivo Adjetivo Flexão e gênero Trabalho em pequenos e grandes grupos; Painéis; Uso da internet; Dicionário; Revistas, jornais; Pesquisa; Entrevistas; Livros literários; Livro didático; Visitas; Exposições; Recente e colagem; Pintura; Projeto; Poesias; Músicas. Desenvolver comportamentos de escritor (planejar, revisar, passar a limpo) Valorizar o trabalho em grupo como fonte de aceitação da opinião alheia. Compreender a funcionalidade da escrita escreve-se para ser lido. Estabelecer um sentido para o uso do dicionário Ler por prazer Familiarizar-se com textos literários e desenvolver comportamento leitor.

2 3 Tri Redação (versos, rimas; uso de pontuação; parágrafo; acrósticos; criação de histórias; quadras) Oralidade Leitura e interpretação de textos: narrativos, descritivos e poemas Ortografia (ês/esa; s/ss; c/ç com de s; sons do x; m/n; consoantes mais r; Verbo Ação Fenômeno da natureza e estado Tempos verbais (presente, pretérito e futuro) Concordância: Artigo,substantivo e adjetivo Concordância: Substantivo e verbo Redação (criação de histórias e poemas; histórias em quadrinhos) Oralidade

3 Ano: 3º Disciplina: Matemática Objetivo Geral da Disciplina: Proporcionar ao aluno situações desafiadoras e significativas de forma contextualizada, buscando autonomia, criticidade e interação com o meio ambiente, para a resolução de problemas com base nos valores franciscanos. Objetivo da disciplina no Ano: Oportunizar ao aluno situações desafiadoras que o leve a aplicar de forma significativa e eficaz, no seu dia a dia, os conteúdos trabalhados. 1 Tri Cálculos e problemas envolvendo 4 operações Composição e decomposição até 999 Leitura e escrita de numerais até 999 Revisão das tabuadas 2, 3 Classes e ordens Multiplicação e divisão por 4 Figuras geométricas (não-planas) Simetria e eixo 2º Tri Cálculos e problemas envolvendo as 4 operações Numerais até Leitura e escrita de numerais até Unidade de milhar Multiplicação e divisão por 5 e 6 Numerais ordinais 30º,40º e 50º Medidas de tempo (hora, meia hora, minutos) Prova real apenas como revisão dos cálculos Romanos I ao XXX todos XL ao L - Inteiros Trabalhos em pequenos e grandes grupos Música Recorte e colagem Painéis Construção de conceitos Uso da Informática Jogos Livros didáticos Reconhecer a importância de resolver cálculos e interpretar problemas estabelecendo relações com seu cotidiano. Identificar conhecimentos matemáticos como meio para compreender e transformar o mundo Observar figuras geométricas e estabelecer o maior número possível de relações entre eles utilizando para isso o conhecimento geométrico. Perceber a presença da simetria nas formas da natureza e em objetos criados pelo ser humano, proporcionando equilíbrio e harmonia. Perceber na matemática aspectos que estimulem o interesse, a curiosidade, a investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas. Reconhecer medidas de tempo facilitando assim sua capacidade de organizar-se e orientar-se nas diferentes situações de seu cotidiano.

4 Figuras geométricas não planas 3 Tri Cálculos e problemas envolvendo as 4 operações Numerais até Leitura e escrita de numerais até Dezena de milhar Multiplicação e divisão por 7 Frações: nomenclatura e representação Medidas de tempo (mês, bimestre, trimestre, semestre, ano, década, século) - Curiosidade Figuras geométricas planas Reconhecer frações, observando desenhos discutindo exemplos, sendo o aluno capaz de descobrir outras situações semelhantes na sua vida diária.

5 Ano: 3 Disciplina: Estudos Sociais Objetivo Geral da Disciplina: Conhecer o mundo atual em sua diversidade, favorecendo a compreensão de como as paisagens, os lugares e os territórios se constroem e se transformam, através das ações dos homens em sociedade. Objetivo da disciplina no Ano: Conhecer a história de seu município e perceber-se sujeito agente dessa história cultivando hábitos e costumes e valorizando a contribuição de outros povos na construção da sua identidade social. 1 Tri Zona Urbana e Zona Rural do município; Localização do município em relação ao Estado; Início da ocupação; Primeiros habitantes; Fundação de Bagé; Datas comemorativas. 2º Tri O município de Bagé: Relevo; Vegetação; Clima; Hidrografia; Agricultura; Pecuária; Comércio; Praças de bagé Símbolos do Município Trânsito Datas comemorativas 3 Tri Poderes do Município; Eleições; Datas comemorativas; Trabalhos em pequenos e grandes grupos; Maquetes; Confecções de pequenos cartazes e painéis; Passeios de estudos; Palestras; Internet; Data-show. Entrevistas; Pesquisas; Reconhecer-se como cidadão de seu município cultivando os hábitos, costumes e valorizando as riquezas de sua terra. Conscientizar-se da importância de relembrar fatos que marcaram a história de um povo. Respeita leis e regras assumindo uma postura de cidadão consciente na sociedade em que está inserido.

6 Ano: 3 Disciplina: Ciências Objetivo Geral da Disciplina: Proporcionar ao aluno situações desafiadoras e significativas de forma contextualizada buscando autonomia criticidade e interação com o meio ambiente, para a resolução de problemas com base nos valores franciscanos. Objetivo da disciplina no Ano: Reconhecer a importância da preservação da natureza como continuidade da própria vida, conhecendo e valorizando os elementos que a constituem. 1 Tri Classificação dos animais vertebrados O Sol 2º Tri Movimentos da terra O ar (existência e composição O ar em movimento A poluição do ar Trabalhos em pequenos e grandes grupos Experiências em laboratório Recorte e colagem Painéis Palestras Uso da Informática Data-show Pesquisa Entrevistas Música Reconhecer os animais invertebrados, sua importância no Ecossistema e a importância de preservá-los. Reconhecer o planeta Terra no universo, a existência do ar, sua importância na vida dos seres vivos bem como as atitudes do mesmo para conservá-los 3 Tri A água (composição e importância) Estado físico da água Ciclo da água A poluição das águas O solo (formação e componentes) Tipos de Solo Identificar a composição da água e a sua importância para a manutenção da vida dos seres vivos.

7 Série: 3º ano Disciplina: Língua Inglesa COLÉGIO FRANCISCANO ESPÍRITO SANTO Objetivo Geral da Disciplina: Ampliar a visão de mundo de nossos alunos, tornando-os cidadãos mais críticos e reflexivos fazendo-os comparar sua própria língua com a língua estrangeira estudada; refinar a percepção de usa própria cultura por meio do conhecimento da cultura de outros povos. Objetivo da disciplina na série: Propiciar ao aluno o conhecimento de outras culturas e outras realidades para que possam refletir sobre a cultura estrangeira através de atividades dinâmicas. 1 Tri 2º Tri Food. Substantivos. Family. Personal pronouns; Animals. Small/ big. Adjectives. Numbers. Usar o livro didático como instrumento de trabalho. Familiarizar-se com o idioma através do: Vocabulário; Pronuncia; Atividades lúdicas tais como ( jogo da forca, bingo entre outras...); Grafia correta das palavras. Atividades de recorte. Atividades com música Usar o livro didático como instrumento de trabalho. Familiarizar-se com o idioma através do: Vocabulário; Pronuncia; Atividades lúdicas tais como ( jogo da forca, bingo entre outras...); Grafia correta das palavras. Atividades de recorte. Atividades com música Adquirir o gosto pelo idioma através do trabalho em aula. Valorização de outras culturas. Cooperação com os colegas. Construir uma base sólida para a aquisição e incorporação de futuros conhecimentos da língua inglesa entre outras línguas e culturas. Adquirir o gosto pelo idioma através do trabalho em aula. Valorização de outras culturas. Cooperação com os colegas. Construir uma base sólida para a aquisição e incorporação de futuros conhecimentos da língua inglesa entre outras línguas e culturas.

8 3 Tri Simple present ( do). Numbers Review adjectives. Clothes. Colors. Animals. Usar o livro didático como instrumento de trabalho. Familiarizar-se com o idioma através do: Vocabulário; Pronuncia; Atividades lúdicas tais como ( jogo da forca, bingo entre outras...); Grafia correta das palavras. Atividades de recorte. Atividades com música Adquirir o gosto pelo idioma através do trabalho em aula. Valorização de outras culturas. Cooperação com os colegas. Construir uma base sólida para a aquisição e incorporação de futuros conhecimentos da língua inglesa entre outras línguas e culturas.

9 Ano: 3 Disciplina: Ensino Religioso Objetivo Geral da Disciplina: Ministrar a disciplina do Ensino Religioso para os diversos níveis, sensibilizando e educando para a transcendência, através de conteúdos que conduzam ao conhecimento das diversas tradições religiosas e ao compromisso de uma opção religiosa concreta, e o respeito pelo diferente. Objetivo da disciplina no Ano: Reconhecer-se como alguém especial, importante e responsável pelo mundo em que vice; sendo capaz de perceber em si a presença do transcendente. 1 Tri A criação como manifestação do Sagrado Deus criador Reverência, cuidado e respeito com a obra Contemplação (sentido especial) 2º Tri Diálogos com o transcendente Oração Silêncio Interior Testemunho Compromisso Trabalhos em pequenos e grandes grupos; Palestras; Data-show; Música; Cartazes; Recorte e colagem; Entrevistas; Pintura Painéis. Reconhecer-se como uma pessoa especial, que vive em comunidade, convive com todos em sua volta e respeita cada um no seu modo de ser. Reconhecer a presença do transcendente em todos nós, tornando-se um construtor da paz, vivendo como irmãos e valorizando a vida. 3 Tri Lideres e mestres em defesa da vida Francisco de Assis Clara- Madre Madalena

10 Ano: 3 Disciplina: Artes Objetivo Geral da Disciplina: Propiciar ao aluno situações desafiadoras e significativas de forma contextualizada, buscando autonomia, criticidade e interação como o meio ambiente para a resolução de problemas com base nos valores franciscanos. Objetivo da disciplina no Ano: Despertar a sensibilidade e estimular a criação através das mais variadas formas de expressão. 1 Tri Expressão plástica (técnica e materiais; Elementos da composição: Cores terciárias Linhas (reta e semirreta) 2º Tri Expressão plástica (técnicas e materiais) Elementos da composição: Cores complementares Histórias em quadrinhos. Trabalhos em pequenos e grandes grupos; Colagem Recortes; Pintura; Painéis; Autorretrato Leitura e releitura Saber trabalhar em grupo respeitando as diferentes opiniões; Ter uma postura crítica e criativa diante das diferentes manifestações artísticas; Desenvolver o imaginário. 3 Tri Arte e comunicação; Elementos composição: Noção de polígonos. da

11 Ano: 3 Disciplina: Educação Física Objetivo Geral da Disciplina: Desenvolver o indivíduo como um ser total, levando em consideração o aspecto bio-psico-fisiológico, bem como proporcionar a socialização através de vivências nos esportes coletivos e individuais respeitando as individualidades. Objetivo da disciplina no Ano: Desenvolver no aluno suas qualidades e habilidades físicas e psicomotoras, em harmonia com o social, fazendo com que ele aprenda a conviver em grupo, respeitando as regras e a individualidade de cada um, incentivando ao desenvolvimento de suas potencialidades. (o que devemos saber) 1 Tri Esquema Corporal; Coordenação Motora: ampla e fina; Ginástica Escolar; Recreação Dirigida; Pré- Jogos desportivos; Atletismo (arremessos); Iniciação Desportiva: Handebol (passe, recepção, deslocamento e arremesso) Freio Inibitório; Hábitos de Higiene; (como devemos fazer) Exercícios Práticos dirigidos (individuais e em grupo) utilizando corda, bola, arco, cone, bola de meia e bastão; Atividades comandadas, com e sem a utilização de material; Jogos; Circuito com e sem a utilização de material; Atividades com música; Desenvolver as habilidades da modalidade de handebol tendo enfoque nas principais regras, na parte psicomotora e de integração; Trabalhar a coordenação motora, de modo que o aluno reconheça e dissocie os movimentos; Trabalhar o equilíbrio, de modo que o aluno ande, corra e salte com precisão e agilidade; Respeitar as regras e limites; Conscientização sobre coleguismo e solidariedade;

12 2º Tri Equilíbrio: estático, dinâmico e recuperado; Lateralidade; Ginástica de Imitação; Recreação Livre; Pequenos Jogos; Iniciação Desportiva: Futsal (passe, domínio, chute e condução); Atletismo (corridas); Iniciação Desportiva: Basquete (passe, recepção, deslocamento e arremesso); Exercícios Práticos dirigidos (individuais e em grupo) utilizando corda, bola, arco, cone, bola de meia e bastão; Atividades comandadas, com e sem a utilização de material; Jogos; Circuito com e sem a utilização de material; Atividades com música; Desenvolver as habilidades da modalidade de futsal e basquete tendo enfoque nas principais regras, na parte psicomotora e de integração; Trabalhar a agilidade, velocidade e resistência; Conhecer o seu corpo e o do outro, bem como, seus sons, expressões e amplitude de movimentos; Capacidade de reproduzir sons, expressões e atitudes; Desenvolver atividades práticas que incentivem a participação e cooperação em grupo; 3 Tri Expressão Corporal; Percepção Espacial e Temporal; Recreação em Grupo; Jogos Antigos; Atletismo (saltos); Iniciação Desportiva: Vôlei (Toque, saque e manchete); Grandes Jogos; Ginástica Rítmica; Atividades direcionadas e nãodirecionadas; Exercícios Práticos dirigidos (individuais e em grupos) utilizando corda, bola, arco, cone, bola de meia e bastão; Atividades com música; Desenvolver as habilidades da modalidade de Vôlei tendo enfoque nas principais regras, na parte psicomotora e de integração; Cooperação nas atividades em grupo, aceitando diversos papéis; Saltar em altura e distância, com maior precisão e agilidade; Trabalhar o ritmo e sequência de movimentos; Aprender a valorizar as brincadeiras antigas; Reconhecer o espaço em que está inserido; Desenvolver a criatividade e autonomia; Jogos; Gincana desportiva;

Procedimentais (como devemos fazer)

Procedimentais (como devemos fazer) Disciplina: Língua Portuguesa Objetivo Geral da Disciplina: Oportunizar condições para que o educando desenvolva a linguagem oral e escrita com argumentação, objetivando a resolução de problemas do cotidiano

Leia mais

Conteúdo Programático 2015 2 ano

Conteúdo Programático 2015 2 ano Conteúdo Programático 2015 2 ano Língua Portuguesa: Alfabeto Vogais e consoantes Ordem alfabética Sílabas e números de sílabas Encontro Vocálico História em quadrinho Jogral Pontuação e expressividade

Leia mais

Apresentação do projeto:

Apresentação do projeto: Apresentação do projeto: Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas

Leia mais

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA ESCOLA ESTADUAL ALMIRANTE TOYODA-2014 PROJETO IDENTIDADE MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA TURMA: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (AZALÉIA E ACÁCIA) PROFESSORAS: GENISMEYRE E LUCILEILA Projeto Identidade Público

Leia mais

COLÉGIO FRANCISCANO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO DE SUPERVISÃO ESCOLAR PLANO DE ESTUDOS

COLÉGIO FRANCISCANO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO DE SUPERVISÃO ESCOLAR PLANO DE ESTUDOS Nível: Maternal I Objetivo Geral: Proporcionar o desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo da criança de forma integrada, permeada pela vivência dos valores franciscanos e oportunizar o dinamismo, a curiosidade

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES Disciplina: Linguagem. Períodos: Infantil 4 1º, 2º, 3º. Conteúdo

DIRETRIZES CURRICULARES Disciplina: Linguagem. Períodos: Infantil 4 1º, 2º, 3º. Conteúdo Linguagem Letras do alfabeto Nome próprio, nome da escola, histórias Nome das profissões, histórias, músicas Histórias, nome das plantas Histórias em quadrinho, brincadeiras, nome dos brinquedos Nome dos

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3ª ETAPA

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3ª ETAPA 1º ANO A Alimentação A água Animais (aves, mamíferos, répteis, anfíbios, peixes) Interpretação de texto Leitura e Interpretação de imagens Gênero do Substantivo (masculino/feminino) Grau do Substantivo

Leia mais

CONTEÚDOS E DATAS DE TESTES 1º ANO - 3º BIMESTRE PROF.ª PATRÍCIA

CONTEÚDOS E DATAS DE TESTES 1º ANO - 3º BIMESTRE PROF.ª PATRÍCIA PRODUÇÃO DE TEXTO (6ª (2ª (3ª 1º ANO - 3º BIMESTRE PROF.ª PATRÍCIA PRODUÇÃO DO FINAL DE UMA, UTILIZANDO IMAGENS COMO APOIO. ESTUDAR OS SONS DE TODAS AS FAMÍLIAS DO ALFABETO, EXCETO K, Y, W. ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Revelar curiosidade e desejo de saber; Explorar situações de descoberta e exploração do mundo físico; Compreender mundo exterior mais próximo e do

Leia mais

Núcleo de Educação Infantil Solarium

Núcleo de Educação Infantil Solarium 0 APRESENTAÇÃO A escola Solarium propõe um projeto de Educação Infantil diferenciado que não abre mão do espaço livre para a brincadeira onde a criança pode ser criança, em ambiente saudável e afetivo

Leia mais

NOME DO PROJETO PROJETO MERGULHANDO NA LEITURA 2013 PÚBLICO ALVO Educação Infantil e Ensino Fundamental I

NOME DO PROJETO PROJETO MERGULHANDO NA LEITURA 2013 PÚBLICO ALVO Educação Infantil e Ensino Fundamental I NOME DO PROJETO PROJETO MERGULHANDO NA LEITURA 2013 PÚBLICO ALVO Educação Infantil e Ensino Fundamental I OBJETIVOS GERAIS: Promover o hábito da leitura entre os alunos; Proporcionar ao aluno o prazer

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Educação Infantil III Área de conhecimento: Linguagem Série: Infantil III Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos

Leia mais

REDAÇÃO Produção textual a partir de um início dado.

REDAÇÃO Produção textual a partir de um início dado. AVALIAÇÕES DE RECUPERAÇÃO 2º ANO 07:15 às 08:05 Matemática Ciências História Geografia 08:05 às 08:55 Matemática Ciências História Geografia 09:25 às 10:15 Português Português Matemática 10:15 às 11:00

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES PARCIAIS 2º BIMESTRE (7,0) 1º ANO

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES PARCIAIS 2º BIMESTRE (7,0) 1º ANO 2º BIMESTRE (7,0) 1º ANO 2ª feira (21/05) Inglês - Livro didático p. 14 a 19 e conteúdos do caderno 2º referentes ao 2º bimestre. 4ª feira (23/05) História e Geografia (O dia do livro / O índio / O dia

Leia mais

Rio, 14/09/11 Circular n 123/11. Assunto: CONTEÚDO E CALENDÁRIO DE PROVAS DO 3º BIMESTRE 1º ANO (101 - MANHÃ)

Rio, 14/09/11 Circular n 123/11. Assunto: CONTEÚDO E CALENDÁRIO DE PROVAS DO 3º BIMESTRE 1º ANO (101 - MANHÃ) Assunto: CONTEÚDO E CALENDÁRIO DE PROVAS DO 3º BIMESTRE 1º ANO (101 - Estudos Soc. 1. Em caso de falta a uma ou mais provas, o aluno deverá requerer a 2ª chamada na Secretaria da Escola, em até 48 horas.

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 15 a 19 de Abril

CONTEÚDOS AVALIATIVOS VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 15 a 19 de Abril 1º ANO A SÉRIES / TURMAS COMPONENTES CURRICULARES Ponto e Linha Tipos de linha Formas Geométricas Destino do Lixo Água Utilidades Poluição Habilidades motoras Costumes religiosos Objetos religiosos da

Leia mais

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

Maternal 3 anos Educação Infantil

Maternal 3 anos Educação Infantil Maternal 3 anos Educação Infantil Eixo temático: Tema: Joca e suas aventuras As crianças, nesta fase, caracterizam-se pelo movimento e pela ação. Agem ativamente em seu entorno, acompanhando seus movimentos

Leia mais

Conteúdo Programático INFANTIL IV

Conteúdo Programático INFANTIL IV Conteúdo Programático INFANTIL IV 1 TRIMESTRE LINGUAGEM POEMA TEXTO NARRATIVO CARTAZ VOGAIS A, E e I. LETRA DE MÚSICA RÓTULO VOGAIS Oe U HISTÓRIA EM QUADRINHOS / CARTUM ENCONTROS VOCÁLICOS ADIVINHAS DE

Leia mais

Colégio Integral Educação como estímulo de vida

Colégio Integral Educação como estímulo de vida ROTEIRO DE VERIFICAÇÃO DE ESTUDOS I 1º ANO PORTUGUÊS (18.05.2015) Estudo de texto. Gênero: Lista de compras / parlenda. Produção. Ortografia: Palavras com: L, M, N, P, R e RR, S e SS. Palavras com til

Leia mais

Plano de Estudo 3ª Etapa

Plano de Estudo 3ª Etapa Plano de Estudo 3ª Etapa NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL I ANO: 1º Srs. Pais, SAÚDE E PAZ! Esse plano de estudo tem como finalidade levá-los a conhecer melhor a proposta desenvolvida no 1º ano. Nele

Leia mais

Marcos de Aprendizagem de Língua Inglesa

Marcos de Aprendizagem de Língua Inglesa PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC Coordenação de Ensino e Apoio Pedagógico CENAP Marcos de Aprendizagem de Língua Inglesa Ciclo de Aprendizagem I e II MARCOS

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 2ª ETAPA LETIVA NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 18 a 25 de agosto de 2011

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 2ª ETAPA LETIVA NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 18 a 25 de agosto de 2011 1 º Ano A Cores secundárias Vida e obras de Pablo Picasso Losango Vegetais: partes e funções Origem dos alimentos Água: onde encontramos, estados físicos, utilidades e o ciclo da água na natureza A presença

Leia mais

MOVIMENTO E CORPOREIDADE MATERNAL II

MOVIMENTO E CORPOREIDADE MATERNAL II MOVIMENTO E CORPOREIDADE MATERNAL II Desenvolver reações físicas - rítmicas à música (palmas, marchas, etc); Representar, com movimentos corporais elementos e objetos do meio circundante; Deslocar com

Leia mais

ÁREAS DE CONTEÚDO: O QUE SÃO? COMO SE DEFINEM?

ÁREAS DE CONTEÚDO: O QUE SÃO? COMO SE DEFINEM? ÁREAS DE CONTEÚDO: O QUE SÃO? COMO SE DEFINEM? As Áreas de Conteúdo são áreas em que se manifesta o desenvolvimento humano ao longo da vida e são comuns a todos os graus de ensino. Na educação pré-escolar

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA. Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha

RELATO DE EXPERIÊNCIA. Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ EVARISTO COSTA RELATO DE EXPERIÊNCIA Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha Professoras: Maria Cristina Santos de Campos. Silvana Bento de Melo Couto. Público Alvo: 3ª Fase

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III DISCIPLINA : LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS GERAIS Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer

Leia mais

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL II OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 LÍNGUA PORTUGUESA Reconhecer o gênero de um texto a partir de seu contexto; Analisar textos de diferentes gêneros;

Leia mais

COLÉGIO MILLENNIUM CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES I AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MENOR 3º ANO B (2ª SÉRIE) MATEMÁTICA PORTUGUÊS

COLÉGIO MILLENNIUM CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES I AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MENOR 3º ANO B (2ª SÉRIE) MATEMÁTICA PORTUGUÊS Comunicado nº 006 /2011. I AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MENOR 3º ANO B (2ª SÉRIE) / RELIGIÃO / - Interpretação de Textos - Ortografia: H / LH, NH e CH / RR e SS - Adjetivo; - Gênero do substantivo: Masculino

Leia mais

Planejamento. Educação infantil Ciranda Nível 3. Unidade 1: Cirandando

Planejamento. Educação infantil Ciranda Nível 3. Unidade 1: Cirandando Linguagem oral e escrita Planejamento Educação infantil Ciranda Nível 3 Unidade 1: Cirandando Formas textuais Conhecer diferentes tipos de textos. Conhecer um texto instrucional e sua função social. Priorizar

Leia mais

2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS Professoras regentes: Ana Paula, Kellen, Maristela e Waléria

2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS Professoras regentes: Ana Paula, Kellen, Maristela e Waléria COLÉGIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO IRMÃS DOMINICANAS Curitiba, 15 de março de 2012. Senhores pais ou responsáveis, Enviamos-lhes o cronograma do que vai ser trabalhado nesta 1ª Etapa no 2º ano. O cronograma

Leia mais

Planejamento Anual 2014 Religião 1º período 2º ano - Ensino Fundamental I. Reconhecer-se como ser único e especial.

Planejamento Anual 2014 Religião 1º período 2º ano - Ensino Fundamental I. Reconhecer-se como ser único e especial. Religião 1º período 1- Ser humano (único e especial). 2- A identidade do ser humano. 3- Qualidades próprias do ser humano. 4- Caracterização do ser humano (sentimentos, vontades, liberdade e capacidade

Leia mais

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIE: 7º ANO PROFESSORA:

Leia mais

CONTEÚDOS DA AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO III TRIMESTRE. Cores,Animais, Numerais.

CONTEÚDOS DA AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO III TRIMESTRE. Cores,Animais, Numerais. ( 1 ano) Cores,Animais, Numerais. Matemática - Sequência numérica até 100; - Medida de comprimento, massa e tempo; - Dezena exata; - Ordem crescente e decrescente; - Adição e subtração. -Multiplicação.

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos - Professor

Plano de Trabalho com Projetos - Professor PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Plano de Trabalho com Projetos - Professor 1. Identificação Escola Municipal de Ensino Fundamental Anna Töwe

Leia mais

2º ANO CONTEÚDO ROCESSO SELETIVO 2016. O aluno deverá demonstrar habilidades de:

2º ANO CONTEÚDO ROCESSO SELETIVO 2016. O aluno deverá demonstrar habilidades de: 2º ANO de: reconhecer letras; reconhecer sílabas; estabelecer relação entre unidades sonoras e suas representações gráficas; ler palavras; ler frases; localizar informação explícita em textos; reconhecer

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE NOVEMBRO/2013 TURMA 311. Professora Grace

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE NOVEMBRO/2013 TURMA 311. Professora Grace TURMA 311 Professora Grace 01 Artes: Projeto Boa Alimentação. 02 03 04 05 06 07 08 Matemática: Leitura de gráficos e calendário dia, semana, mês e ano. 09 10 11 12 13 14 Prova de Natureza e Sociedade:

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático Português- Grupo 1-2-3-4 -Leitura -Produções de textos -Estrutura e organização textual -Transformação do texto -Análise e reflexão da língua -Vogais -Encontro de vogais -Palavras(número de sílabas e letras)

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL Disciplina: NATUREZA e SOCIEDADE Ano: INFANTIL IV Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos

Leia mais

Planejamento. Educação infantil Cirandinha. Unidade 1: lelita, a borboleta. Ético Sistema de Ensino Planejamento Educação infantil

Planejamento. Educação infantil Cirandinha. Unidade 1: lelita, a borboleta. Ético Sistema de Ensino Planejamento Educação infantil Planejamento Educação infantil Cirandinha Unidade 1: lelita, a borboleta Conhecimento do corpo Representação corporal Identidade Consciência de si Respeito a diferenças Ampliar o repertório imaginário

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia

Leia mais

Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos.

Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. METAS CURRICULARES 2º ANO Português Oralidade Respeitar regras da interação discursiva. Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir

Leia mais

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III 1ª ETAPA COMPONENTE CURRICULAR - BRINCAR Objetos e Significados na brincadeira Participar das brincadeiras exploradas. Utilizar os brinquedos de maneira cuidadosa. Participar de jogos com ou sem a intervenção

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 1º VOLUME ARTES VISUAIS O FAZER ARTÍSTICO Criação de desenhos, pinturas e colagens, com base em seu próprio repertório. Exploração das possibilidades oferecidas por diferentes

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 132, Toledo PR Fone: 3277-150 PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS SÉRIE: 1 ANO PROFESSOR: KELLY GISLAINE

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIE: 6º ANO PROFESSORA:

Leia mais

Disciplina: Português Período: 1º. Equipe - 3 ano - turmas: 31, 32 e 33.

Disciplina: Português Período: 1º. Equipe - 3 ano - turmas: 31, 32 e 33. Disciplina: Português Período: 1º Unidade 1 Eu me comunico Linguagem : formal e informal Variação regional de vocabulário Usando diferentes linguagens Ortografia: L e U,A/AI; E/I; O/OU; Usando diferentes

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Infantil II Segmento I

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Infantil II Segmento I Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2010 Infantil II Segmento I PLANO DE CURSO 2009 INFANTIL II Disciplina: ARTES Série: INFANTIL II Segmento: I COMPETÊNCIAS HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS -

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Leia mais

A ideia inicial é tornar o conteúdo mais dinâmico, menos descritivo e valorizar mais as pesquisas, as atividades lúdicas, artísticas, investigativas

A ideia inicial é tornar o conteúdo mais dinâmico, menos descritivo e valorizar mais as pesquisas, as atividades lúdicas, artísticas, investigativas A ideia inicial é tornar o conteúdo mais dinâmico, menos descritivo e valorizar mais as pesquisas, as atividades lúdicas, artísticas, investigativas e as representações subjetivas sobre os conceitos estudados.

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO. Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737. Língua Portuguesa

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO. Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737. Língua Portuguesa ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO CPG Língua Portuguesa Leitura e interpretação de textos (características e função

Leia mais

Plano de Estudo e de Desenvolvimento do Currículo

Plano de Estudo e de Desenvolvimento do Currículo DGEste - Direção de Serviços da Região Norte AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LEONARDO COIMBRA FILHO, PORTO Código 152213 4.º ANO Ano Letivo 2014/2015 Aulas Previstas/Ano de Escolaridade Plano de Estudo e de Desenvolvimento

Leia mais

3ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS Professoras regentes: Andreza, Déborah, keiti e Letícia.

3ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS Professoras regentes: Andreza, Déborah, keiti e Letícia. COLÉGIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO IRMÃS DOMINICANAS Curitiba, 6 de Junho de 2012. Senhores pais ou responsáveis, Enviamos-lhes o cronograma do que vai ser trabalhado nesta 2ª Etapa no 3º ano. O cronograma

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático Conteúdo Programático 1º TRIMESTRE Alfabetização Vogais maiúsculas e minúsculas e encontros vocálicos Consoantes M,C,T,L,V,R,S e sílabas Ciências Árvore Genealógica Temperaturas Planeta Terra Estações

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Educação Infantil I Segmento I

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Educação Infantil I Segmento I Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2010 Educação Infantil I Segmento I Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Ano: Infantil I Segmento: I COMPETÊNCIAS HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS - ALUNOS EIXOS TEMÁTICOS/CONTEÚDOS

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2014 Professor(a): Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa Turma: 4º Ano

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2014 Professor(a): Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa Turma: 4º Ano Professor(a): Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa Turma: 4º Ano *Reconhecer a função informativa do texto; *Estabelecer relação entre comparação e conhecimentos prévios; *Leitura / Compreensão

Leia mais

PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA

PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA SÉRIE: 6º Anos PROFESSOR:

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE DISCIPLINA CONTEÚDO HABILIDADES/COMPETÊNCIAS PORTUGUÊS - Construção da identidade social e do grupo; Linguagem oral Linguagem oral Desenvolver a coordenação visomotora, a criatividade

Leia mais

HABILIDADES. Compreender que cada pessoa é única e especial. Valorizar a identidade de cada um. Descobrir e conhecer a sua história de vida.

HABILIDADES. Compreender que cada pessoa é única e especial. Valorizar a identidade de cada um. Descobrir e conhecer a sua história de vida. Disciplina: História Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL - 2012 Série: 2º ano Turma: 21, 22, 23 e 24 CONTEÚDOS HABILIDADES AVALIAÇÕES Unidade 1 Cada um tem um jeito de ser. Descobrindo a minha história. Eu

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL LÍNGUA INGLESA ESCOLA: PROFESSOR: /DISCILPLINA: LÍNGUA INGLESA CICLO DE APRENDIZAGEM: / ANO: PERÍODO

PLANEJAMENTO ANUAL LÍNGUA INGLESA ESCOLA: PROFESSOR: /DISCILPLINA: LÍNGUA INGLESA CICLO DE APRENDIZAGEM: / ANO: PERÍODO PLANEJAMENTO ANUAL LÍNGUA INGLESA ESCOLA: PROFESSOR: /DISCILPLINA: LÍNGUA INGLESA CICLO DE APRENDIZAGEM: / ANO: PERÍODO HABILIDADES CONTEÚDOS ORIENTAÇÂO DIDÁTICA Listening RECURSO AVALIAÇÃO Ouve e entende

Leia mais

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem.

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem. Brasília, 24 de fevereiro de 2014. Senhores Pais e/ou Responsáveis, Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Maternal II, durante o 1º

Leia mais

COLÉGIO VERITAS. SEGUE O CALENDÁRIO DE P2 DO 4º BIMESTRE 1ºANO 30/11 Português 01/12 Matemática 02/12 História / Inglês 03/12 Geografia 04/12 Ciências

COLÉGIO VERITAS. SEGUE O CALENDÁRIO DE P2 DO 4º BIMESTRE 1ºANO 30/11 Português 01/12 Matemática 02/12 História / Inglês 03/12 Geografia 04/12 Ciências 1ºANO 30/11 Português 01/12 Matemática 02/12 História / Inglês 03/12 Geografia 04/12 Ciências Leitura e interpretação de texto / Construção de frases / Encontros consonantais com R e L / M ou N / Separação

Leia mais

Estudos da Natureza na Educação Infantil

Estudos da Natureza na Educação Infantil Estudos da Natureza na Educação Infantil Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI) parte 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV DISCIPLINA : LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS GERAIS Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 2º TRIMESTRE AGOSTO/2014 TURMA 311. Professora Simone

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 2º TRIMESTRE AGOSTO/2014 TURMA 311. Professora Simone TURMA 311 Professora Simone 3 4 Língua Portuguesa: Produção textual. Tabela e gráfico, histórias matemáticas (adição, subtração e multiplicação) e prova real (adição e subtração). 17 18 animais do zoo

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME. Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME. Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados Unidade 4 O mundo secreto das tocas e dos ninhos Unidade 5 Luz, sombra e ação! Unidade

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2014-2015 COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2014-2015 COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Ser autónomo; Ser atento; Ser observador; Ter espírito crítico; Interiorizar e respeitar as regras do grupo; Ter consciência de si e do outro

Leia mais

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves TEMA : BRINCANDO E APRENDENDO NA ESCOLA Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves Autora: Prof a Cássia de Fátima da S. Souza PÚBLICO ALVO Alunos de 04 anos TEMA: BRINCANDO E

Leia mais

Sistema Maxi no Ensino Fundamental I

Sistema Maxi no Ensino Fundamental I Sistema Maxi no Ensino Fundamental I Características do segmento Ensino Fundamental: Anos Iniciais compreende do 1º ao 5º ano a criança ingressa no 1º ano aos 6 anos de idade Fonte: shutterstock.com Material

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 1º TRIMESTRE MAIO/2014 TURMA 311. Professora Simone

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 1º TRIMESTRE MAIO/2014 TURMA 311. Professora Simone TURMA 311 Professora Simone Minha cidade. Criar fantoches e apresentar uma história (em trio) Prova de Ciências: Animais (mamíferos, répteis, anfíbios, aves e peixes), zona rural e urbana 11 12 Desenhar

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I SÉRIE: EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL

Leia mais

1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação

1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação 1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação PORTUGUÊS Domínios em Domínios/Competências Fatores de ponderação Instrumentos de Domínio Cognitivo Compreensão oral 20% Registos e grelhas de observação

Leia mais

INFORMATIVO 2015 II UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA

INFORMATIVO 2015 II UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA INFORMATIVO 2015 II UNIDADE 3 ano Com o objetivo de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores

Leia mais

INDICAÇÕES 2014-1º ANO AxBxC

INDICAÇÕES 2014-1º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2014-1º ANO AxBxC 1º Ano A Ens. Fundamental 1º Ano B Ens. Fundamental CLASSE: Atividade de acolhimento com músicas infantis / Bom dia / HORA DAS NOVIDADES: Brincadeira da batata quente com gênero,

Leia mais

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 4.ºANO ANO LETIVO: 2015/2016

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 4.ºANO ANO LETIVO: 2015/2016 METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 4.ºANO ANO LETIVO: 2015/2016 Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Utilizar técnicas para registar e reter

Leia mais

ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014

ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014 ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014 Justificativa do Projeto Conhecer o corpo humano é conhecer a vida, poucos assuntos são tão fascinantes para os alunos quanto esse. Por menores que sejam as crianças,

Leia mais

Conteúdos Programáticos Bolsão 2016. Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I. Conteúdo para ingresso no 2 o ano

Conteúdos Programáticos Bolsão 2016. Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I. Conteúdo para ingresso no 2 o ano Conteúdos Programáticos Bolsão 2016 Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I Conteúdo para ingresso no 2 o ano LÍNGUA PORTUGUESA: Alfabeto (maiúsculo e minúsculo); vogal e consoante; separação silábica;

Leia mais

2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano

2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano 2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano Disciplina Data Conteúdo Sistema de numeração decimal. Sistema romano de numeração. Números Naturais. Adição de números naturais.

Leia mais

ASSESSORIA PEDAGÓGICA PORTFÓLIO DE PALESTRAS E OFICINAS

ASSESSORIA PEDAGÓGICA PORTFÓLIO DE PALESTRAS E OFICINAS Dificuldades de Palestra EF e EM Todas Conscientizar sobre as dificuldades de aprendizagem aprendizagem que podem ser manifestadas pelos alunos numa sala de aula e sugerir ações de encaminhamento, conforme

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE 2014 DISCIPLINA: LINGUAGEM

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR REGISTO DE OBSERVAÇÃO / AVALIAÇÃO Nome Data de Nascimento / / Jardim de Infância de Educadora de Infância AVALIAÇÃO

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 324, Toledo PR Fone: 3277-850 PLANEJAMENTO ANUAL NATUREZA E SOCIEDADE SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR:

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA CLAINES KREMER GENISELE OLIVEIRA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POR UMA PERSPECTIVA DE RELAÇÕES ENTRE

Leia mais

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O E. M. E. F. P R O F ª. D I R C E B O E M E R G U E D E S D E A Z E V E D O P

Leia mais

COLÉGIO SANTA CATARINA DE SENA Avenida Nazaré 1016/ Belém- Pará / Fone: 3321-2600 Site: www.cscs.com.br / E-mail: santacatarina@cscs.com.

COLÉGIO SANTA CATARINA DE SENA Avenida Nazaré 1016/ Belém- Pará / Fone: 3321-2600 Site: www.cscs.com.br / E-mail: santacatarina@cscs.com. LÍNGUA PORTUGUESA Ordem alfabética. Letra, sílaba e palavra. Nomes próprios e comuns. Masculino e feminino. Sinônimo e antônimo. Adjetivo. Verbos (ação). Ortografia: M antes de p e b c/ç g/j. Gêneros textuais:

Leia mais

Pré-Escola 4 e 5 anos

Pré-Escola 4 e 5 anos PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC DIÁRIO DE CLASSE Educação Infantil Pré-Escola 4 e 5 anos DIÁRIO DE CLASSE ESCOLA: CRE: ATO DE CRIAÇÃO DIÁRIO OFICIAL / /

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA 6º ANO "... A minha contribuição

Leia mais

PROJETO DE INTERVEÇÃO: UM OLHAR DIFERENTE PARA O LIXO

PROJETO DE INTERVEÇÃO: UM OLHAR DIFERENTE PARA O LIXO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO-UFERSA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO :EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALUNA:FRANCISCA IÊDA SILVEIRA DE SOUZA TUTORA: ANYELLE PAIVA ROCHA ELIAS PROFESSORA: DIANA GONSALVES

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO MÉDIO INTRODUCÃO

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO MÉDIO INTRODUCÃO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO MÉDIO Docente: André Luiz Sponhardi ANO:2013 INTRODUCÃO Há muitos benefícios provenientes das aulas de educação física para os alunos

Leia mais

CALENDÁRIO DAS PROVAS MENSAIS-2014. 2º ANO A Prof. Ana Cristina 3º BIMESTRE DIA/MÊS DISCIPLINA CONTEÚDOS

CALENDÁRIO DAS PROVAS MENSAIS-2014. 2º ANO A Prof. Ana Cristina 3º BIMESTRE DIA/MÊS DISCIPLINA CONTEÚDOS 2º ANO A Prof. Ana Cristina 3º BIMESTRE 11/8 Português Ortografia, letra H, interpretação Gênero do substantivo: masculino e feminino. Número do substantivo: singular e plural. Pronomes possessivos e pessoais.

Leia mais

MINAS OLÍMPICA GERAÇÃO ESPORTE

MINAS OLÍMPICA GERAÇÃO ESPORTE MINAS OLÍMPICA GERAÇÃO ESPORTE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DE EDUCADORES AS DIMENSÕES DO CONTEÚDO DE JOGOS E BRINCADEIRAS Oficina Teórica e Prática PROF. POLLYANNA PESSOA DIAS QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DE EDUCADORES

Leia mais

PROJETO MAGIA DAS HISTÓRIAS INFANTIS

PROJETO MAGIA DAS HISTÓRIAS INFANTIS COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PROJETO MAGIA DAS HISTÓRIAS INFANTIS SÉRIE: Berçário A Berçário

Leia mais

Horário das Verificações.

Horário das Verificações. História / Leitura 1ºANO A, B e C Reciclando ideias; O lugar onde vivemos; A natureza; Os recursos naturais; Dia e noite. Livro págs 30 a 45. Ordem dos números (crescente e decrescente); Maior e menor

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE Disciplina Eixos temáticos (conteúdos) Habilidades prioritárias a serem desenvolvidas pelo educando. Matemática Natureza e Arte Ampliação do vocabulário; Coordenação motora; Linguagem

Leia mais