PROFESSORES ENVOLVIDOS: Cláudia Cristina, Deylen Kellen, Eliene Melo, Tácia Mesquita, Ana Lúcia, Elizabeth, Luciana, Jorge e Marcos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROFESSORES ENVOLVIDOS: Cláudia Cristina, Deylen Kellen, Eliene Melo, Tácia Mesquita, Ana Lúcia, Elizabeth, Luciana, Jorge e Marcos."

Transcrição

1 ROTEIRO DE TRABALHO TÍTULO: AVALIAÇÃO DIFERENCIADA I TRIMESTRE PROJETO PAZ: A GENTE QUE FAZ! DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: ANO/SÉRIE: TURMAS: TRIMESTRE LETIVO: Ciências, Geografia, Ensino Religioso, Artes, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, História e Educação Física. 2º ano A/B/C/D/E 1º PROFESSORES ENVOLVIDOS: Cláudia Cristina, Deylen Kellen, Eliene Melo, Tácia Mesquita, Ana Lúcia, Elizabeth, Luciana, Jorge e Marcos. APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: A Avaliação Parcial apresenta-se como uma alternativa de verificação de diferentes aprendizagens construídas no decorrer do percurso formativo. Para tanto, o aluno realizará atividades diversificadas para o desenvolvimento de habilidades por meio de jogos, pesquisas, apreciação de vídeos, recontos, partilha, organização, assiduidade, participação, responsabilidade, socialização, entre outras. Também tem como objetivo promover o trabalho interdisciplinar para melhor desenvolver a capacidade de aprendizagem dos educandos. A Avaliação Parcial tem por base o desenvolvimento do Projeto Paz: a gente que faz! O projeto visa refletir de forma crítica o tema da superação da violência, onde a CF 2018 desafia a sociedade a combater a violência e se justifica pela necessidade que temos de disseminar e valorizar hábitos diários a partir de estudos nos quais a criança aprenderá a se cuidar evitando qualquer tipo de comportamento inadequado e de violência contra si em seu meio social. Para que esse desafio possa ser enfrentado com seriedade e de forma eficaz, precisamos estimular a participação de todos os alunos nesta discussão, a começar pelo autoconhecimento do corpo e os cuidados necessários para manter a saúde física e mental. O que podemos e o que não podemos fazer diariamente, educação integral para mantermos a paz entre irmãos e uma vida em sociedade visando a um mundo melhor. O desenvolvimento das atividades do Projeto Paz: a gente que faz! visa disseminar e valorizar hábitos diários a partir de estudos nos quais as crianças aprenderão a se cuidar evitando qualquer tipo de comportamento inadequado e de violência contra si em seu meio social. Portanto, só iremos superar a questão da violência e vivermos em paz com um mundo mais fraterno quando for feito uma conscientização necessária para que todos possam enfrentar de verdade o problema da violência em todas as suas dimensões e variantes a fim de pôr um fim em um problema tão abrangente.

2 OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS: Objetivo Geral: Promover a interação social e o respeito mútuo refletindo sobre o tema da Campanha da Fraternidade a respeito da violência e proporcionando um ambiente que valorize a relação de paz. Objetivos específicos: Participar de brincadeiras e jogos e demais situações de interações em grupo; Estabelecer relações de afeto e carinho com os colegas; Valorizar e respeitar os próprios sentimentos e o dos colegas; Adotar atitudes de solidariedade, diálogo, justiça e respeito; Diferenciar os aspectos físicos e sociais entre crianças e adultos; Expor oralmente o conhecimento prévio sobre as semelhanças e diferenças entre os seres humanos e outros seres vivos; Reconhecer o ser humano como espécie com grande capacidade de raciocínio e intervenção no ambiente; Saber que os seres humanos se desenvolvem no útero materno e compreender que se desenvolvem física e mentalmente ao longo da vida; Identificar ações cotidianas que sejam sustentáveis; Conhecer algumas formas de prevenção de doenças; Reconhecer a importância de práticas de hábitos saudáveis para a manutenção da saúde; Contribuir para compreensão do gênero fábula; Incentivar a leitura, a escrita, reescrita e interpretação de textos; Refletir sobre os valores que são transmitidos por meio das fábulas; Estabelecer as possíveis relações entre o trabalho com Literatura Infantil e o desenvolvimento da imaginação e criatividade infantil; Identificar a classificação da divisão silábica; Conhecer e identificar os sinais de pontuação e sua função; Identificar, diferenciar e empregar substantivo próprio e comum; Reconhecer a atribuição do nome e o registro de nascimento como um direito do cidadão; Relacionar o sobrenome à identidade familiar; Investigar e extrair dados de documentos pessoais e imagens; Reconhecer que pertence a um país, faz parte de uma família, tem identidade própria; Reconhecer a importância dos números no dia a dia; Identificar os números nos diferentes contextos em que se encontram e em algumas de suas diferentes funções; Classificar os números de acordo com sua função; Construir sequências de números naturais utilizando uma regularidade estabelecida; Comparar e ordenar os números naturais; Organizar dados em tabelas.

3 CONTEÚDO EXPLORADO POR DISCIPLINA(de natureza conceitual, procedimental e atitudinal): Ciências: Os seres humanos - Nascemos e crescemos; - Convivendo com as mudanças; - Como surgiu a vida humana na terra? - Sustentabilidade. Saúde - O corpo e as doenças; - Prevenindo doenças; - Higiene é saúde. Fontes de estudo: Livro Ligados, págs. 55 a 68, 71 a 82 / caderno de atividades, págs. 30 a 35 e atividade fotocopiada. Inglês: - Abilities: Verbo CAN (Affirmative and Negative); - Likes and deslikes (I like, I don t like); - Numbers ( 1 20); - Free time activities. Fontes de estudo: Livro Explorer, págs. 06 a 23. Geografia: - Meu nome; - Eu e os outros; - Família: Regras de convivência; Família de antigamente e da atualidade; - Sujeito e o seu lugar no mundo. Fontes de estudo: Livro de Geografia, págs. 14 a 26; 42 a 47, caderno de atividades, págs. 06 a 10; 18 e 19. Ensino Religioso: - Campanha da Fraternidade (CF) Fontes de estudo: Bíblia, caderno e fotocopiada. Língua Portuguesa: Fábulas; Pontuações; Letra inicial maiúscula e minúscula em nomes; Substantivos próprios e substantivos comuns; Sílabas Separação silábica e classificação quanto ao número de sílabas. Fontes de estudo: caderno de atividades de Português, págs. 14 a 17, 31, 32, 47 a 51, 59; livro de Português, págs. 140 a 145, 150, 151, 156 a 159 e 162; e atividades fotocopiadas. História: Semelhanças e diferenças entre as pessoas; Características físicas e jeito de ser; Nomes e sobrenomes; Documentos pessoais. Fontes de estudo: livro de História, págs. 08 a 15, caderno de atividades de história, págs. 03 a 11 e fotocopiadas.

4 Matemática: Números: leitura e escrita; Função dos números: quantidade, medida, ordem e código; Sequência numérica até 100; Números ordinais; Tabelas. Fontes de estudo: Livro de Matemática págs.12 a 25, 30 a 35; caderno de atividades, págs. 6, 8,11 a 14, 33 e 34 e atividades fotocopiadas. METODOLOGIA: A Avaliação Diferenciada será composta em 2 etapas, sendo: Etapa 1: (Os trabalhos serão desenvolvidos nos períodos de 05 a 09 de março de 2018). CIÊNCIAS/ INGLÊS E EDUCAÇÃO FÍSICA: Pesquisa de imagens sobre cuidados com a saúde, montagem de cartaz (com colagem de imagens e construção de legendas em Português e Inglês) e apresentação; Realização de brincadeiras nas aulas de Educação Física (movimento com o corpo) e GAME na aula de Inglês; Trabalho em grupo no Laboratório de Tecnologia: montagem de um protótipo: escova de dente elétrica. MATEMÁTICA / HISTÓRIA E GEOGRAFIA: Pesquisar embalagens e gravuras de produtos do seu dia a dia, contendo números que indicam quantidade, medida, ordem e código; Produção de cartazes identificando o uso dos números (quantidade, medida, ordem e código); Socialização das produções identificando a função dos números, gostos e preferências de cada família a partir das embalagens trazidas de casa. PORTUGUÊS / ENSINO RELIGIOSO E ARTE: Apreciação de vídeos de fábula com a temática da paz, seguido de debate, roda de conversa e dramatização de fábulas. Etapa 2: (Realizada no período de 12 a 16 de março de 2018) Resolução de atividades escritas (todas as disciplinas). A avaliação acontecerá durante as aulas em sala de aula, com orientação das professoras, observando a participação individual e o desempenho nas atividades propostas.

5 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES: Atividade Etapa I: Montagem e apresentação de cartazes sobre cuidados com a saúde (ex.: tomar vacina, escovar os dentes, pentear os cabelos, cortar as unhas, etc.) GAME nas aulas de Inglês e brincadeiras de movimento com o corpo nas aulas de Educação Física. Trabalho em grupo no Laboratório de Tecnologia: montagem de um protótipo: Escova de dente elétrica Recursos necessários Imagens de pessoas cuidando da saúde (colocar dentro de um envelope e identificá-lo com o nome da criança) (providenciados pela família, trazer para sala dia 05/03/18); Trazer para sala de aula 01 cartolina/ 01 cola branca/01 tesoura (providenciados pela família, trazer para a sala de aula dia 05/03/18); Bolas (providenciadas pela escola); Kit Astro Maker. Turma/ Grupo 2º ano: A/B/C/D/E Data de realização 05 a 09/03/2018 Língua Portuguesa, Ensino Religioso e Arte Produção de mandala. Estudo, apreciação de filmes e dramatização de fábulas. Apresentação ou criação de fábula A criança deve escolher uma fábula com a temática PAZ ou criar uma outra. No dia combinado, a fábula será apresentada para as professoras e amigos. O aluno deve trazer fantoche, máscara ou algum adereço para a apresentação da fábula. Matemática/ História e Geografia Organização das gravuras (em sala de aula); Divisão da turma em grupo, cada grupo representará a função do número, professor realizará apresentação das embalagens e gravuras, os grupos já nomeados classificarão que material será mais adequado para a função do número que representa. (em sala de aula); Socialização dos cartazes (em sala de aula). Trazer fantoche, máscara ou algum adereço no dia da apresentação da fábula. Embalagens e gravuras de produtos que contenham as funções dos números: quantidade, medida, ordem e código. (devidamente identificados) Etapa II: Atividades escritas envolvendo os conteúdos estudados em todas as disciplinas. Atividade Fotocopiada Folha Padronizada (providenciada pela escola) 2º ano: A/B/C/D/E 12 a 16/03/2018

6 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO POR DISCIPLINA: Atividade (de natureza conceitual, procedimental e atitudinal) ETAPA I: CIÊNCIAS/ INGLÊS E EDUCAÇÃO FÍSICA Pesquisa de imagens (realizadas em casa); Montagem e apresentação de cartaz em sala de aula; GAME nas aulas de inglês e brincadeiras de movimento com o corpo nas aulas de Educação Física; Trabalho em grupo no Laboratório de Tecnologia: montagem de um protótipo que será: escova de dente elétrica. Valor da atividade LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE Confecção de Mandala; Leitura, debate e apreciação de vídeos (fábula); Dramatização de fábula. 5,0 MATEMÁTICA / HISTÓRIA E GEOGRAFIA Pesquisa de embalagens e gravuras (realizadas em casa) de produtos que contenham as funções dos números; Produção de cartazes em grupo (em sala de aula); Socialização das produções (em sala de aula). 5,0 ETAPA II: Atividades escritas Total 10,0 Observações: explicitação dos aspectos que serão considerados individualmente e em grupo. Em todas as atividades realizadas individual ou em grupo, será observado o esforço, a participação, realização das atividades na data programada, interação e cooperação e envolvimento das crianças.

LER PARA CRESCER APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA:

LER PARA CRESCER APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE CIÊNCIAS, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, ENSINO RELIGIOSO, LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, ARTE E EDUCAÇÃO FÍSICA 2º ANO LER PARA CRESCER APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: A Avaliação

Leia mais

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 II TRIMESTRE ENCONTRO DE CULTURAS

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 II TRIMESTRE ENCONTRO DE CULTURAS ROTEIRO DE TRABALHO TÍTULO: AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 II TRIMESTRE ENCONTRO DE CULTURAS Nós brasileiros, somos um povo em ser, impedido de sê-lo. Um povo mestiço na carne e no espirito, já Que aqui

Leia mais

ROTEIRO DE TRABALHO. 2º ano A/B/C/D/E/F 3º

ROTEIRO DE TRABALHO. 2º ano A/B/C/D/E/F 3º ROTEIRO DE TRABALHO TÍTULO: AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 3º TRIMESTRE PROJETO MEIO AMBIENTE DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: ANO/SÉRIE: TURMAS: TRIMESTRE LETIVO: Ciências, Língua Portuguesa, Geografia, História,

Leia mais

PRAÇA SARAIVA, CENTRO CEP.: TERESINA - PIAUÍ Página 1

PRAÇA SARAIVA, CENTRO CEP.: TERESINA - PIAUÍ Página 1 AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 II TRIMESTRE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PROFª TÁCIA/ DEYLLEN/ ANA LÚCIA/ CLÁUDIA/ LUCIANA/ SILVIA PROJETO FESTAS JUNINAS - AVALIAÇÃO PARCIAL Apresentação: A Avaliação

Leia mais

ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE - 3º ANO CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE - 3º ANO CIÊNCIAS E MATEMÁTICA ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE - 3º ANO CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 1. APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DIFERENCIADA: No dia a dia das pessoas, observa-se cada vez mais uma maior

Leia mais

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO http://mariaotilha.com/acesso em 03/03/16 http://dicasderoteiro.com/acesso em 03/03/16 http://flaviamelissa.com.br/acesso

Leia mais

Sítio do Pica-Pau Amarelo: lugar ideal ou não ideal de se viver?

Sítio do Pica-Pau Amarelo: lugar ideal ou não ideal de se viver? AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE ENSINO RELIGIOSO, GEOGRAFIA E HISTÓRIA 3º ANO Sítio do Pica-Pau Amarelo: lugar ideal ou não ideal de se viver? APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Unida aos objetivos

Leia mais

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA 2º ANO

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA 2º ANO AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA 2º ANO APRESENTAÇÃO: Durante o ano, serão trabalhados vários gêneros textuais. Nos meses de fevereiro e março, foram estudados POEMAS e CONVITES.

Leia mais

ROTEIRO DE TRABALHO TÍTULO: 3º ano A/B/C/D/E/F 3º

ROTEIRO DE TRABALHO TÍTULO: 3º ano A/B/C/D/E/F 3º ROTEIRO DE TRABALHO TÍTULO: AVALIAÇÃO PARCIAL 2 (DIFERENCIADA) 3º TRIMESTRE A magia dos contos maravilhosos: explorando os espaços e seus elementos sociais DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: ANO/SÉRIE: TURMAS: TRIMESTRE

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 1º TRIMESTRE ROTEIRO DE ENSINO RELIGIOSO - 4º ANO

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 1º TRIMESTRE ROTEIRO DE ENSINO RELIGIOSO - 4º ANO AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 1º TRIMESTRE - 2016 ROTEIRO DE ENSINO RELIGIOSO - 4º ANO 1. APRESENTAÇÃO: Neste ano de 2016, o Departamento de Ensino Religioso do Diocesano quer propor aos alunos

Leia mais

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 1º TRIMESTRE ROTEIRO DE CIÊNCIAS - 5º ANO

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 1º TRIMESTRE ROTEIRO DE CIÊNCIAS - 5º ANO AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 1º TRIMESTRE - 2016 ROTEIRO DE CIÊNCIAS - 5º ANO 1. Título: Cadeias alimentares em equilíbrio e desequilíbrio. 2. Introdução: A natureza demorou milhões de anos para

Leia mais

Ensino Fundamental I 2º ano PLANO DE ENSINO

Ensino Fundamental I 2º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática Ensino Fundamental I 2º ano PLANO DE ENSINO Ariana e Rita Mara PROFESSOR TURMA ANO LETIVO 2017 A e B EMENTA: Construir o significado de números em diferentes contextos sociais. Nomear,

Leia mais

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas Etapas para rotina de início de ano letivo para educação infantil Chegada e acolhida; Iniciação e rodinha; Lanche; Recreio; Banheiro/higiene; Brincadeira livre; Atividades Organizadas; Despedida. Dicas

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Maternal 3 1º Período Conteúdo

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

Ensino Fundamental I 2º ano PLANO DE ENSINO. Ariana e Rita Mara PROFESSOR TURMA ANO LETIVO 2017 A e B EMENTA ESPECÍFICOS

Ensino Fundamental I 2º ano PLANO DE ENSINO. Ariana e Rita Mara PROFESSOR TURMA ANO LETIVO 2017 A e B EMENTA ESPECÍFICOS DISCIPLINA História Ensino Fundamental I 2º ano PLANO DE ENSINO Ariana e Rita Mara PROFESSOR TURMA ANO LETIVO 2017 A e B EMENTA Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular da Secretaria

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A ANO LETIVO 2018/2019 1.º Período Áreas temáticas Conteúdos programáticos

Leia mais

4º Ano Ensino Fundamental

4º Ano Ensino Fundamental 4º Ano Ensino Fundamental Eixo 1 Avalição Introdução 01 aula -Ler o texto; -Valorizar os sentidos -Texto: Dentro de casa ; Dentro de casa -Explorar as palavras novas do texto; -Pesquisa sobre a vida do

Leia mais

5.ºano EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA PLANIFICAÇÃO ANUAL

5.ºano EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA PLANIFICAÇÃO ANUAL 5.ºano EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO Temas Competências Conteúdos Atividades/Estratégias Avaliação 1. Vida Escolar 2. Educação para a Saúde Fomentar o exercício da cidadania no

Leia mais

7º ano do Ensino Fundamental

7º ano do Ensino Fundamental 7º ano do Ensino Fundamental 8/5/2015 08:33:25-Informativo-CIRMEN-7 2 I. TEMA GERADOR A questão da água e suas dimensões na contemporaneidade II. SUBTEMA Consumos e sustentabilidade Uso consciente X desperdício

Leia mais

Roteiro de estudos I Unidade Ano letivo 2019 Ano: 3º ano

Roteiro de estudos I Unidade Ano letivo 2019 Ano: 3º ano Roteiro de estudos I Unidade Ano letivo 2019 Ano: 3º ano LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Onde Atividades Avaliativas: O que Datas Como será realizada? 1.Relato pessoal, sua estrutura e suas características:

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

Planificação Anual de Oferta Complementar 1º Ciclo Literacias

Planificação Anual de Oferta Complementar 1º Ciclo Literacias 35525 - AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS Planificação Anual de Oferta Complementar º Ciclo Literacias O projeto a implementar na Oferta Complementar vai ao encontro do que se encontra recomendado procurando

Leia mais

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral:

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: PLANEJAMENTO Escola: Professora: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: Escola: Professora: Data: Acolhida e apresentação da professora e dos alunos. Conhecendo a sala e escola. Cartaz da rotina do dia.

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do Projeto: A lona das artes. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 O circo é um mundo mágico no qual

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 TURMA: Fase 5 B NOME DO PROJETO: Raizes Gaúchas: Do rio Guaíba a bela serra NOME DA PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Girio Vicenti PERÍODO DO PROJETO: Fevereiro /19 a Abril /19

Leia mais

ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA - 4º ANO

ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA - 4º ANO ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE - 2016 GEOGRAFIA - 4º ANO Apresentação: O livro Passarinhos e gaviões Uma fábula da democracia, defende a democracia, ou seja, a construção

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Infantil II Educação Infantil Disciplina: LINGUAGEM Série: INFANTIL II Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos Desenvolver

Leia mais

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 II TRIMESTRE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ROTEIRO DE ENSINO RELIGIOSO

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 II TRIMESTRE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ROTEIRO DE ENSINO RELIGIOSO AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 II TRIMESTRE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ROTEIRO DE ENSINO RELIGIOSO 1. APRESENTAÇÃO: Esta atividade diferenciada conduzirá os educandos a conhecerem histórias de pessoas

Leia mais

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 1º SEGMENTO Aprimoramento da Leitura e da Escrita (3ª Fase)

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 1º SEGMENTO Aprimoramento da Leitura e da Escrita (3ª Fase) PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL CENFOP Centro de Formação Pedagógica PROPOSTA CURRICULAR PARA

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Atividades 2013/2014

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Atividades 2013/2014 Setembro Receção e Acolhimento dos alunos (dias 02 a 06) Integrar as novas crianças e promover a facilidade de interação no grupo Promover o bem-estar e o fácil convívio entre as crianças Atividades relacionadas

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem Material *itens da lista anexa Quantidade PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS Data de utilização Unidade de Aprendizagem Descrição da atividade didática Livros de

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 13, Toledo PR Fone: 377-150 PLANEJAMENTO ANUAL DE LÍNGUA INGLESA SÉRIE: 5º Ano PROFESSOR: Lilian

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DA ALVORADA CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES E ATIVIDADES 2ª Unidade Letiva 2019 (1º A) Ensino Fundamental

COLÉGIO ADVENTISTA DA ALVORADA CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES E ATIVIDADES 2ª Unidade Letiva 2019 (1º A) Ensino Fundamental COLÉGIO ADVENTISTA DA ALVORADA CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES E ATIVIDADES 2ª Unidade Letiva 2019 (1º A) Ensino Fundamental Entregue: 15/04/2019 DATA DISCIPLINA FORMA DE AVALIAÇÃO VALOR CONTEÚDOS A SEREM ESTUDADOS

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

Ensino Fundamental I 2º ano PLANO DE ENSINO

Ensino Fundamental I 2º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA PROFESSOR Ciências Ariana e Rita Mara Ensino Fundamental I 2º ano PLANO DE ENSINO TURMA ANO LETIVO 2017 A e B EMENTA: Plantas; seres vivos; alimentação; doenças e prevenções; matéria; ambiente;

Leia mais

O LÚDICO NA AULA DE MATEMÁTICA

O LÚDICO NA AULA DE MATEMÁTICA 10 Eixo: Práticas para Ensino Médio - Formação de Professores MEDEIRO, Amanda Kierdel 1 BOZZA, Edgar Rogério Gusso 2 MARTINS, Everson da Silva 3 OLIVEIRA, Taiana Maiara 4 SILVA, Janice Mendes da 5 DAVID,

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018 Componente Curricular: Matemática Professor: Queliane, Luana, Isabella, Sabrina, Tais, Sildes. Segmento: Ensino Fundamental Anos iniciais Ano/Série: 3º ano Apresentação da disciplina A matemática proporciona

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: 2º ano PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Currículo Ana Paula Froes Língua Portuguesa: Língua Portuguesa: Realizar leituras acompanhando

Leia mais

Data: 15/02/2016. Para Casa: Língua Portuguesa, Matemática e História

Data: 15/02/2016. Para Casa: Língua Portuguesa, Matemática e História Data: 15/02/2016 Para Casa: Língua Portuguesa, Matemática e História Data: 16/02/2016 Para Casa: Matemática e Geografia Matemática: Livro - páginas 10 e 11. Geografia: para dia 23/02- livro - Páginas 14

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Maternal I A- Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

6º ano do Ensino Fundamental

6º ano do Ensino Fundamental 6º ano do Ensino Fundamental 8/5/2015 08:33:31-Informativo-CIRMEN-6 2 I. TEMA GERADOR A questão da água e suas dimensões na contemporaneidade II. SUBTEMA A água como elemento fundamental à vida III. QUESTÕES

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA IV UNIDADE PROCESSUAL PRÓ: ELIENE SANTANA DICAS DE ESTUDO

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA IV UNIDADE PROCESSUAL PRÓ: ELIENE SANTANA DICAS DE ESTUDO ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA IV UNIDADE PROCESSUAL 2ºANO PRÓ: ELIENE SANTANA DICAS DE ESTUDO Tenha um espaço próprio para estudar. Nele, você poderá se organizar do seu jeito. O que importa é que se sinta

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 5A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: Dos jardins de Curitiba às Cataratas do Iguaçu Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE INTERDISCIPLINAR DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E ARTE - 5º ANO

ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE INTERDISCIPLINAR DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E ARTE - 5º ANO ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE - 2016 INTERDISCIPLINAR DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E ARTE - 5º ANO Encontro com a nossa cidade: memória, patrimônio e cidade I. APRESENTAÇÃO: A

Leia mais

AULA 4 O ensino da Matemática na Educação Infantil. CURSO Alfabetização Linguística e Matemática na Educação Infantil

AULA 4 O ensino da Matemática na Educação Infantil. CURSO Alfabetização Linguística e Matemática na Educação Infantil AULA 4 O ensino da Matemática na Educação Infantil A Educação Infantil é considerada, como a primeira etapa da educação básica, no Brasil, a partir de 1996. Os eixos de trabalho orientados à construção

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (045) 35-1336 - Fax (045) 3379-58 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: Ensino

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2016

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2016 UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2016 Disciplina: Natureza e Sociedade Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil OBJETIVOS GERAIS: Identificar as diferenças e semelhanças

Leia mais

vivências de diferentes atividades. Projeto Identidade Projeto Natureza e Sociedade - Ciências Portfólio Literário

vivências de diferentes atividades. Projeto Identidade Projeto Natureza e Sociedade - Ciências Portfólio Literário Material *itens da lista anexa Blocos - de vivências branco - 20 folhas encadernar na vertical (espiralados) com capa e contracapa transparentes (decorar contracapa do bloco) encadernar separadamente um

Leia mais

SUELI MARTINHO PLANEJAMENTO ANUAL DO GRUPO 1

SUELI MARTINHO PLANEJAMENTO ANUAL DO GRUPO 1 SUELI MARTINHO PLANEJAMENTO ANUAL DO GRUPO 1 FEVEREIRO ILHA SOLTEIRA-2017 PLANEJAMENTO ANUAL Objetivos e Metas do CCI O objetivo geral da proposta é valorizar a educação infantil como um instrumento de

Leia mais

Partes do corpo humano.

Partes do corpo humano. Assunto: Cronograma de Avaliações do 1º Trimestre-AV1 Prezados Senhores Pais ou Responsáveis. Sobradinho - DF, 21 de fevereiro de 2018. Segue o calendário de avaliações do 1º trimestre AV1. Solicitamos

Leia mais

PROJETO I 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL - COLÉGIO SÃO JOSÉ

PROJETO I 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL - COLÉGIO SÃO JOSÉ Tema CSJ Tema Ed. Infantil Projeto Professora Coordenadora Turma Concepção PROJETO I 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL - COLÉGIO SÃO JOSÉ Fraternidade e Superação da Violência Declaração dos Direitos da Criança -

Leia mais

PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I

PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I MÓDULO TEMAS CONTEÚDO CONCEITUAL QUANTIDADE DE AULAS DESCOBRINDO A SI MESMO A importância dos nomes Estou mudando Em prosa e verso Descobrir a si mesmo e compreender

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Cuidando de mim, do outro e do meio Mês: Novembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimulem os alunos a valorizar os

Leia mais

Projeto Identidade Projeto Natureza e Sociedade - Ciências Portfólio Literário. 01 Durante todo o ano Aulas de Artes e registros em todos os eixos.

Projeto Identidade Projeto Natureza e Sociedade - Ciências Portfólio Literário. 01 Durante todo o ano Aulas de Artes e registros em todos os eixos. PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2018 MATERNAL II(2 anos e 11 meses) Material *itens da lista anexa Quantidade Data de utilização Unidade de Aprendizagem Mídias virgem de DVD 01 Durante

Leia mais

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência:

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência: PROJETO Turma: Fase 5B Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: O velho Chico: um pedacinho do nosso Brasil Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

Manuseio correto; Cooperação; Participação; Interesse; Tolerância; Convivência grupal.

Manuseio correto; Cooperação; Participação; Interesse; Tolerância; Convivência grupal. ROTEIRO DE AVALIAÇÕES do 2 ANO DA IV UNIDADE PROCESSUAL ATIVIDADES DATAS ASPECTOS A SEREM AVALIADOS/ ENCAMINHAMENTOS Atividades de casa e de classe Durante a unidade Pontualidade; Participação; Interesse;

Leia mais

PROJETO DE GEOGRAFIA

PROJETO DE GEOGRAFIA PROJETO DE GEOGRAFIA 1.1 Titulo do Projeto: Escola Limpa é Escola Legal e Reciclar é Fundamental 1.2 Nome da escola: Escola Estadual Jorge Amado 1.3 Professor (Coordenador (a) do projeto: Silvia Maria

Leia mais

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES OBJETIVOS ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIA Construção da identidade e da auto estima

Leia mais

EDUCAR PARA TRANSFORMAR

EDUCAR PARA TRANSFORMAR 401: 23/03/2018 402: 19/03/2018 403: 23/03/2018 404: 19/03/2018 CRONOGRAMA 1º TRIMESTRE Professor (a): Elisângela Mendonça Disciplina: INFORMÁTICA 4º Ano Projeto Inclusão Procedimento: Realizar as atividades

Leia mais

Roteiro de estudos I Unidade Ano letivo 2017 Ano: 3º ano LÍNGUA PORTUGUESA

Roteiro de estudos I Unidade Ano letivo 2017 Ano: 3º ano LÍNGUA PORTUGUESA 1.Fábula, sua estrutura e suas características: Início, meio, fim e moral. LÍNGUA PORTUGUESA Atividades O que avaliativas: Leitura e Interpretação de texto do gênero fábula. (2,0) Estrutura de uma fábula

Leia mais

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 JUSTIFICATIVA: Neste 3 período iremos abordar o tema sobre a conservação

Leia mais

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE)

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) A BNCC e sua implantação José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) EDUCAÇÃO Educação é um processo intencional e organizado de aquisição de conhecimentos e de habilidades, de incorporação

Leia mais

Entendendo a estrutura da BNCC

Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da Base Nacional Comum Curricular A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de grande importância para a educação brasileira, uma vez

Leia mais

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÕES DO 4º BIMESTRE/2018 TURMA 61 EFII -

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÕES DO 4º BIMESTRE/2018 TURMA 61 EFII - SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÕES DO 4º BIMESTRE/2018 TURMA 61 EFII - DISCIPLINA PROFESSOR DATA INSTRUMENTO AVALIATIVO PESO CONTEÚDOS CRITÉRIOS ARTE ELIZANGELA 19/11 a 23/11 19/11 a 23/11 LIVRO PASTA 10,0 Livro

Leia mais

Escola Adventista Thiago White Compromisso com seu futuro. Escola Adventista Thiago White Compromisso com seu futuro

Escola Adventista Thiago White Compromisso com seu futuro. Escola Adventista Thiago White Compromisso com seu futuro Rua: Flandres, 400 Chácara Santa Maria Fone: 58732215 www.eatw.g12.br Rua: Flandres, 400 Chácara Santa Maria Fone: 58732215 www.eatw.g12.br Professora: Danielle Batista P. Silva Turma: 6º ano Disciplina:

Leia mais

Atendimento a crianças de dois anos a três anos e onze meses PLANEJAMENTO PARA O ANO LETIVO DE 2015

Atendimento a crianças de dois anos a três anos e onze meses PLANEJAMENTO PARA O ANO LETIVO DE 2015 PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ Secretária Municipal de Educação Creche Municipal Josefa Catarina de Almeida Atendimento a crianças de dois anos a três anos e onze meses PLANEJAMENTO PARA O ANO LETIVO DE

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Jardim I A - Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 SER CIDADÃO *Reconhecer e valorizar atitudes de convivência, respeito, solidariedade a outras pessoas. *Desenvolver, reconhecer e valorizar as atividades do cotidiano. *Conhecer direitos e deveres

Leia mais

Planificação anual AREA DISCIPLINAR: Ed. MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA ANO DE ESCOLARIDADE: 5º

Planificação anual AREA DISCIPLINAR: Ed. MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA ANO DE ESCOLARIDADE: 5º Planificação anual AREA DISCIPLINAR: Ed. MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA ANO DE ESCOLARIDADE: 5º Metas de aprendizagem O aluno deve ser capaz de: 1º -Interpretar produções culturais referentes à situação de

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA I UNIDADE

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA I UNIDADE ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA I UNIDADE PROCESSUAL 2ºANO PRÓ: ELIENE SANTANA ALUNO (A): DICAS DE ESTUDO Tenha um espaço próprio para estudar. Nele, você poderá se organizar do seu jeito. O que importa é que

Leia mais

Aulas de Terça-Feira. Leitura e escrita dos nomes

Aulas de Terça-Feira. Leitura e escrita dos nomes Aulas dadas: Conteúdos e tarefas da Semana- 101 Semana de 06 a 10 de fevereiro de 2017 Página 1 esquema corporal e escrita do nome Números 1 e 2 Regras da sala Jogos com bola Meio ambiente ------------------------------

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CASA DA CRIANÇA DE JAÚ Rua: Botelho de Miranda, 64 Fone: (14) CEP: Jaú SP

ASSOCIAÇÃO CASA DA CRIANÇA DE JAÚ Rua: Botelho de Miranda, 64 Fone: (14) CEP: Jaú SP MÊS JANEIRO- TEMA NOSSAS FÉRIAS Criar um contato com as Educadores, Crianças e Criar um vínculo através da Fazendo parte do dia a dia, crianças e educadores do funcionários da instituição do comunicação.

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Cuidando de mim, do outro e do meio Mês: Novembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimulem os alunos a valorizar os

Leia mais

Evelyne Pastl Montarroyos Coordenação Pedagógica.

Evelyne Pastl Montarroyos Coordenação Pedagógica. AUXILIADORA RECIFE Recife, 18 de abril de 2016. Cuidemos do nosso coração porque é de lá que sai o que é bom e ruim, o que constrói e destrói. Papa Francisco Estimados Pais, responsáveis e estudantes,

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Com sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Com sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Planificação Anual - Curso profissional de nível secundário Nível III Disciplina de Comunicar em Francês do 1º ano do curso Ano letivo 2015/2016 Competências Transversais: Promoção da educação para a cidadania

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 2017

UNIDADES DE ESTUDO 2017 UNIDADES DE ESTUDO 2017 1ª etapa: 02/02 a 12/05 2º Ano A Ensino Fundamental Educadora: Pollyanna 1 LÍNGUA PORTUGUESA PROPOSTA DE TRABALHO NOÇÕES /CONCEITOS HABILIDADES Unidade 1 Livro didático -Poesia

Leia mais

CARAPINTADA UMA VIAGEM PELA RESISTÊNCIA ESTUDANTIL Editora: Ática Autor: Renato Tapajós

CARAPINTADA UMA VIAGEM PELA RESISTÊNCIA ESTUDANTIL Editora: Ática Autor: Renato Tapajós CARAPINTADA UMA VIAGEM PELA RESISTÊNCIA ESTUDANTIL Editora: Ática Autor: Renato Tapajós Indicação: 8º ano do Ensino Fundamental Duração: 1 bimestre Disciplinas: História e Língua Portuguesa Tema: Movimentos

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 6º ANO / 3º TRIMESTRE 2015 CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

MANUAL DO ALUNO 6º ANO / 3º TRIMESTRE 2015 CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR Português (Gramática) MANUAL DO ALUNO 6º ANO / 3º TRIMESTRE 2015 CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR BLOCO I - DATA: 18/09/2015 PORTUGUÊS, HISTÓRIA, INGLÊS E FILOSOFIA Substantivos Classificação

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA IV UNIDADE

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA IV UNIDADE ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA IV UNIDADE PROCESSUAL 3ºANO PRÓ: MARCELI DICAS DE ESTUDO Tenha um espaço próprio para estudar. Nele, você poderá se organizar do seu jeito. O que importa é que se sinta confortável

Leia mais

OBJETIVOS ATIVIDADES INTERVENIENTES ESPAÇO

OBJETIVOS ATIVIDADES INTERVENIENTES ESPAÇO CALENDARIZAÇÃO E TEMÁTICA Setembro / Outubro Integração das crianças no Outubro / Novembro O Outono Outubro Dia Mundial da Alimentação OBJETIVOS ATIVIDADES INTERVENIENTES ESPAÇO - Organizar o ambiente

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE TEMA: BICHOS DE JARDIM AUTORAS: MARIA DO CARMO SOUZAE IDALINA DE SOUZA PEIXOTO

Leia mais

HIGIENE E SAÚDE COMO PRIORIDADE

HIGIENE E SAÚDE COMO PRIORIDADE HIGIENE E SAÚDE COMO PRIORIDADE Rosangela Silva da Silva Franciele Sanmartin Nanci Felix Veloso ULBRA Cachoeira do Sul RESUMO Este trabalho tem por finalidade apresentar as práticas de intervenção pedagógica

Leia mais

Aulas de Terça-Feira

Aulas de Terça-Feira Aulas dadas: Conteúdos e tarefas da Semana- 101 Semana de 31 a 4 de novembro de 2016 Problemas matemáticos (adição) Musica *Baile de Halloween ------------------------------ Formar palavras com as silabas

Leia mais

1º Ano do Ensino Fundamental Vamos estudar para as Avaliações!!

1º Ano do Ensino Fundamental Vamos estudar para as Avaliações!! Em: 16/04/2013. 1º Ano do Ensino Fundamental Vamos estudar para as Avaliações!! Artes _ 18/04 (5ª feira). _ Noção Corporal _ As mãos (pág. 8) _ Frente e Costas (pág. 9) Ciências _ 19/04 (6ª feira). _ O

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Educação Física Professor: Waldinei Giglio 2º Trimestre 2015 / Pré I

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Educação Física Professor: Waldinei Giglio 2º Trimestre 2015 / Pré I Disciplina: Educação Física Professor: Waldinei Giglio 2º Trimestre 2015 / Pré I OS ALUNOS REALIZARÃO: Os movimentos básicos de locomoção. Atividades buscando o domínio da estrutura espacial (local de

Leia mais

7 ano Ensino fundamental

7 ano Ensino fundamental 7 ano Ensino fundamental Orientações dos Trabalhos Bimestrais II Bimestre / 2018 Disciplina: Geografia Professor(a): Luciane Regina Maurer Felipiak Atividade: Produção de mapa conceitual Tema/Conteúdo:

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA I UNIDADE PROCESSUAL PROFESSORA: WELMA GONÇALVES 5º ANO

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA I UNIDADE PROCESSUAL PROFESSORA: WELMA GONÇALVES 5º ANO ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA I UNIDADE PROCESSUAL PROFESSORA: WELMA GONÇALVES 5º ANO ATIVIDADES Atividades de casa e de classe DATAS Durante a unidade ASPECTOS A SEREM AVALIADOS/ ENCAMINHAMENTOS Pontualidade;

Leia mais

O Encantado Mundo das Histórias

O Encantado Mundo das Histórias O Encantado Mundo das Histórias E.E. Professor Luiz Cintra do Prado Sala 10 - Sessão 2 Professora Apresentadora: Cristina Rossetto Realização: Foco Projeto de Contação de Histórias para auxílio da aprendizagem

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 4

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 4 METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 4 Vocês estão recebendo as Metas do 1 Trimestre. O objetivo deste documento é mostrar para vocês os projetos e os objetivos de aprendizagem que serão desenvolvidos ao longo

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA I UNIDADE

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA I UNIDADE ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA I UNIDADE PROCESSUAL 3ºANO PRÓ: MARCELI CAMPOS DICAS DE ESTUDO Tenha um espaço próprio para estudar. Nele, você poderá se organizar do seu jeito. O que importa é que se sinta confortável

Leia mais

TRABALHOS DO 2º BIMESTRE/2017

TRABALHOS DO 2º BIMESTRE/2017 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL TRABALHOS DO 2º BIMESTRE/2017 DISCIPLINAS ATIVIDADE/TEMA DATA DE ENTREGA PONTUAÇÃO PORTUGUÊS ATIVIDADE: Seminário Obra escolhida na biblioteca da Escola. - Aula expositiva ministrada

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II Esquema corporal; Vida e obra de Pablo Ruiz Picasso. ATIVIDADES QUE SERÃO ESTUDADAS: Ampliação do repertório gráfico por meio da observação;

Leia mais

Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral da BNCC. BNCC: Versão 3 Brasília, 26/01/2017

Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral da BNCC. BNCC: Versão 3 Brasília, 26/01/2017 Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral da BNCC BNCC: Versão 3 Brasília, 26/01/2017 1 INTRODUÇÃO 1.3. Os fundamentos pedagógicos da BNCC Compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global (dimensões

Leia mais