AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 1º TRIMESTRE ROTEIRO DE CIÊNCIAS - 5º ANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 1º TRIMESTRE ROTEIRO DE CIÊNCIAS - 5º ANO"

Transcrição

1 AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 1º TRIMESTRE ROTEIRO DE CIÊNCIAS - 5º ANO 1. Título: Cadeias alimentares em equilíbrio e desequilíbrio. 2. Introdução: A natureza demorou milhões de anos para equilibrar os ecossistemas. Porém, uma pequena mudança pode provocar o desequilíbrio ecológico. O desequilíbrio ecológico ocorre quando algum elemento (vegetal ou animal) de um ecossistema é reduzido em quantidade, adicionado ou subtraído. Esta mudança pode originar reações em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema. 3. Objetivo: Entender a importância de um ecossistema em equilíbrio e identificar a atuação de cada componente nas cadeias e teias alimentares. 4. Metodologia: a) Pesquisa em grupo digitada sobre cadeias em equilíbrio e desequilíbrio. b) Questionário individual sobre cadeia e teias alimentares a ser respondido em sala de aula. c) Maquete de um ecossistema em equilíbrio que será confeccionada em sala de aula. 5. Materiais: Para confecção da maquete, cada grupo deverá providenciar os seguintes materiais: 01 folha de isopor de 2cm; cola de isopor; miniaturas de plantas e animais de plástico; papel celofane para montagem do solo (cor marrom); tesoura sem ponta.

2 6. Cronograma: As atividades acontecerão no período de 16 de 23/03/2016, nos horários das aulas de Ciências. 7. Avaliação: ATIVIDADES PONTUAÇÃO Pesquisa digitada (uma por grupo). 3,0 Questionário (individual). 3,0 Montagem da maquete (uma por grupo). 3,0 Qualitativo. 1,0 Total 10,0 8. Fontes para pesquisa (sugestão): Livro Mundo Melhor - Ciências 5º ano; Livros de Ciências do 6º ano - Teláris - Editora Ática. Sites: ttp://

3 AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 1º TRIMESTRE ROTEIROS DE PORTUGUÊS, GEOGRAFIA, HISTÓRIA E ENSINO RELIGIOSO - 5º ANO APRESENTAÇÃO: A Carta é o termo que descreve um manuscrito ou um impresso destinado a estabelecer uma comunicação interpessoal escrita, entre pessoas e/ou organizações. Foi a principal forma de comunicação à distância desde a invenção da escrita até o final do século XX, com a popularização da telefonia e do e- mail. A carta apresenta também valor histórico e geográfico. No século XIII, o desenvolvimento da navegação exigiu a elaboração de mapas cada vez mais precisos para apoiar o deslocamento a lugares cada vez mais distantes. Surgindo como registro, as cartas de navegação ou cartas portulanas, foram criadas pelos navegadores genoveses (Itália), que precederam Cristóvão Colombo. Elas deram origem aos mapas, e proporcionaram o surgimento da cartografia. Já no século XV, a carta de Caminha, primeiro registro documental do descobrimento ou da entrada do Brasil na história universal, constitui uma espécie de certidão de nascimento do nosso país. A proposta é que os alunos do 5º ano reconheçam as múltiplas utilizações desse registro ao longo do processo de formação histórica e geográfico do nosso país. Através da construção de um álbum, realizarão a análise de mapas (cartas de navegação e organização do espaço territorial brasileiro) com suas respectivas legendas e contextualização. Com base no gênero textual estudado Carta e utilizando como exemplo a contextualização da Carta de Caminha, os alunos possam produzir uma carta. É relevante, assim, que os alunos possam entender as diversas leituras e origem de uma fonte documental.

4 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Interpretar historicamente e geograficamente fontes documentais, problematizando as diversas leituras que podem ser feitas; Localizar acontecimentos no tempo, identificando as noções de anterioridade e posteridade; Conhecer a origem da Cartografia através das cartas; Fazer análise de mapas que retratam a organização territorial do Brasil; Realizar pesquisas relacionadas sobre os mapas solicitados; Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos; Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social; Reconhecer os usos da norma padrão da Língua Portuguesa nas diferentes situações de comunicação; Redigir textos de forma coerente e coesa, considerando o leitor como objeto da mensagem e identificando o gênero e o suporte que melhor atendem à intenção comunicativa ajustada a objetivos e leitores determinados. METODOLOGIA: A Avaliação Diferenciada será realizada individualmente (Geografia, História e Português) no período de 16 a 23/03/16 em sala de aula. Analisar a primeira carta de Pero Vaz de Caminha; Debater a leitura da primeira carta; Pesquisar informações relacionadas aos mapas mencionados no trabalho; Produção textual após pesquisa; Confecção de álbum seriado; Produção textual (CARTA). AVALIAÇÃO: Será feita de forma contínua, tendo sempre em vista o progresso do aluno nas atividades propostas do projeto, observando o seu desempenho na cooperação, participação, responsabilidade e organização. Também serão consideradas também as atitudes em relação às atividades desenvolvidas individualmente.

5 Ensino Religioso Geografia História Português Qualitativo QUADRO AVALIATIVO Leitura, análise e interpretação de cartas bíblicas e produção de cartas; Análise de mapas; Pesquisa; Produção de texto. Capa; Análise da carta de Pero Vaz de Caminha; Análise de Mapas e produção de texto. Produção de texto (Carta); Diário de Bordo; Data de entrega do Diário de Bordo período de 16 a 23/03/2016 Assiduidade e compromisso na entrega de material e atividade; Postura de respeito; Participação nas etapas desenvolvidas no trabalho. 2,0 3,5 3,5 3,5 0,5 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: Brasil em Mapas, págs. 82 e 83. Carta de Pero Vaz de Caminha. Disponível em: Acessado em fevereiro de 2016 Livro Ápis de História, págs. 18 a 24, 32 a 35. Fonte dos mapas: Manoel Maurício de Albuquerque, Arthur Cézar Ferreira Reis e Carlos Delgado de Carvalho: ATLAS histórico escolar. 7 ed. Rio de Janeiro MEC/FENAMI, 1997: Flávio de Campos, Miriam Dolhnikoff ATLAS história do Brasil. São Paulo: Scipione, José Jobson de Arruda. ATLAS histórico básico. São Paulo: Ática, ATLAS geográfico escolar. 6 ed. Rio de Janeiro. IBGE Bíblia Pastoral BOM TRABALHO!

6 AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 1º TRIMESTRE ROTEIRO DE ARTE - 5º ANO Arte indígena brasileira; Pintura corporal; Cerâmica; Trançado; Arte Plumária. Obs.: Produção Prática (modelagem com argila) Será realizada nas aulas de arte (Projeto em anexo). AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 1º TRIMESTRE ROTEIRO DE MATEMÁTICA - 5º ANO A Avaliação Parcial 2 (Diferenciada) será uma prova escrita contendo 10 questões. No dia da

7 Avaliação, o aluno deverá trazer uma informação ou notícia apresentando números grandes, envolvendo as classe dos milhões ou classe dos bilhões, para fixar na questão pedida e assim, posteriormente, responder aos questionamentos acerca do número pesquisado. A informação poderá ser retirada de revista, jornal ou pesquisa de internet. A prova constará também de questões objetivas de múltipla escolha, tendo a opção de 5 alternativas, onde apenas uma é correta. Nesta Avaliação, serão abordados os seguintes conteúdos: Números pares e ímpares; Contagem de números e algarismos; Sistema de Numeração Decimal Ordens e classes (até a classe do bilhão); Leitura e escrita de números; Valor posicional ou relativo dos algarismos; Números na forma ordinal; Arredondamento Numérico; Ideias e Propriedades da adição; Adição e subtração de Números Naturais. Fontes de estudo: Livro, caderno de atividades e atividades digitadas.

8 AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 1º TRIMESTRE ROTEIRO DE INGLÊS - 5º ANO Introdução: A Avaliação Parcial 2, também chamada de Avaliação Diferenciada, tem o intuito de desenvolver em nossos alunos habilidades como leitura, partilha, organização, colaboração, assiduidade, participação, responsabilidade e socialização entre outros. Vendo, então, a sua importância na construção desses valores, nos empenhemos ao máximo nesta tarefa. Conteúdo: Unit 2 págs. 26 a 42 do livro didático. Objetivos: Levar o aluno a ter uma percepção mais ampla do mundo em que vivem e atuam; Novas formas de organização de diálogos, construindo assim sua identidade; Habilidades de leitura e interpretação; Desenvolver habilidades de ouvir, falar, ler e escrever. Desenvolvimento das atividades: Leitura e interpretação de textos (envolvendo verbos de ações); Atividade escrita: produção individual da sua rotina diária, escrita em inglês com os verbos estudados na Unit 2. Ver modelo na página 35 e 37 do livro; Atividade de recorte, colagem e montagem da rotina diária. Observações: O aluno deverá montar sua rotina diária em Inglês. Deverá usar gravuras ilustrando essa rotina. (Poderá trazer as gravuras já prontas e recortadas de casa./ver modelo na página 29 do livro, o tamanho pode ser o mesmo que tem na página do livro.) Recurso Material: Livro didático para consulta; Atividade complementar digitada; Figuras sobre a rotina; Cola, tesoura e estojo completo.

9 Cronograma de atividades: DATAS ATIVIDADES Início da atividade com leitura e interpretação de texto envolvendo os verbos de ações. (Unit 2) Semana de 07/03 a 11/03 Preparação para montagem da rotina diária e orientações da professora para a semana seguinte. O aluno receberá uma atividade complementar digitada com Semana de 16 a 23/03 espaços para a montagem e escrita da sua rotina diária em Inglês. Observação: o aluno deverá trazer o material solicitado na semana de 16 a 23/03. Avaliação: Será feita de forma contínua, tendo sempre em vista o progresso do aluno nas atividades propostas. Observando o seu desempenho, participação, responsabilidade e organização. Ver critérios especificados abaixo. Critérios Avaliativos Assiduidade e cumprimento dos prazos; Organização individual; 1,0 Comportamento. Material solicitado. 1,0 Atividade de interpretação de texto. 4,0 Atividade de montagem e escrita da rotina diária. 4,0 TOTAL 10,0 Bom trabalho!

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO http://mariaotilha.com/acesso em 03/03/16 http://dicasderoteiro.com/acesso em 03/03/16 http://flaviamelissa.com.br/acesso

Leia mais

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 1º TRIMESTRE ROTEIRO DE ENSINO RELIGIOSO - 4º ANO

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 1º TRIMESTRE ROTEIRO DE ENSINO RELIGIOSO - 4º ANO AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 1º TRIMESTRE - 2016 ROTEIRO DE ENSINO RELIGIOSO - 4º ANO 1. APRESENTAÇÃO: Neste ano de 2016, o Departamento de Ensino Religioso do Diocesano quer propor aos alunos

Leia mais

ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE - 3º ANO CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE - 3º ANO CIÊNCIAS E MATEMÁTICA ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE - 3º ANO CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 1. APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DIFERENCIADA: No dia a dia das pessoas, observa-se cada vez mais uma maior

Leia mais

ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE INTERDISCIPLINAR DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E ARTE - 5º ANO

ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE INTERDISCIPLINAR DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E ARTE - 5º ANO ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE - 2016 INTERDISCIPLINAR DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E ARTE - 5º ANO Encontro com a nossa cidade: memória, patrimônio e cidade I. APRESENTAÇÃO: A

Leia mais

PRAÇA SARAIVA, CENTRO CEP.: TERESINA - PIAUÍ Página 1

PRAÇA SARAIVA, CENTRO CEP.: TERESINA - PIAUÍ Página 1 AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 II TRIMESTRE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PROFª TÁCIA/ DEYLLEN/ ANA LÚCIA/ CLÁUDIA/ LUCIANA/ SILVIA PROJETO FESTAS JUNINAS - AVALIAÇÃO PARCIAL Apresentação: A Avaliação

Leia mais

ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA - 4º ANO

ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA - 4º ANO ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE - 2016 GEOGRAFIA - 4º ANO Apresentação: O livro Passarinhos e gaviões Uma fábula da democracia, defende a democracia, ou seja, a construção

Leia mais

LER PARA CRESCER APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA:

LER PARA CRESCER APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE CIÊNCIAS, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, ENSINO RELIGIOSO, LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, ARTE E EDUCAÇÃO FÍSICA 2º ANO LER PARA CRESCER APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: A Avaliação

Leia mais

Roteiros de Produtividades 9º ano A. 2º Bimestre

Roteiros de Produtividades 9º ano A. 2º Bimestre Roteiros de Produtividades 9º ano A Português Prof a Lisiane 2º Bimestre - 2019 10 e 11/06/2019 Leitura interpretação e escrita do paradidático Um passo a mais 1-1 aula semanal (durante 3 semanas) para

Leia mais

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 II TRIMESTRE ENCONTRO DE CULTURAS

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 II TRIMESTRE ENCONTRO DE CULTURAS ROTEIRO DE TRABALHO TÍTULO: AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 II TRIMESTRE ENCONTRO DE CULTURAS Nós brasileiros, somos um povo em ser, impedido de sê-lo. Um povo mestiço na carne e no espirito, já Que aqui

Leia mais

Roteiro de estudos I Unidade Ano letivo 2019 Ano: 3º ano

Roteiro de estudos I Unidade Ano letivo 2019 Ano: 3º ano Roteiro de estudos I Unidade Ano letivo 2019 Ano: 3º ano LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Onde Atividades Avaliativas: O que Datas Como será realizada? 1.Relato pessoal, sua estrutura e suas características:

Leia mais

ROTEIRO DE TRABALHO. 2º ano A/B/C/D/E/F 3º

ROTEIRO DE TRABALHO. 2º ano A/B/C/D/E/F 3º ROTEIRO DE TRABALHO TÍTULO: AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 3º TRIMESTRE PROJETO MEIO AMBIENTE DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: ANO/SÉRIE: TURMAS: TRIMESTRE LETIVO: Ciências, Língua Portuguesa, Geografia, História,

Leia mais

EDUCAR PARA TRANSFORMAR

EDUCAR PARA TRANSFORMAR CRONOGRAMA 1º TRIMESTRE : Professor: Abraão Aguiar Baêta Disciplina: Redação 4º Ano : 401 Ter, 26/03 402 Sex, 29/03 403 Qui, 28/03 404 Ter, 26/03 Assuntos abordados: Diário e o livro Gotinha ; Procedimento:

Leia mais

Roteiro de estudos I Unidade Ano letivo 2017 Ano: 3º ano LÍNGUA PORTUGUESA

Roteiro de estudos I Unidade Ano letivo 2017 Ano: 3º ano LÍNGUA PORTUGUESA 1.Fábula, sua estrutura e suas características: Início, meio, fim e moral. LÍNGUA PORTUGUESA Atividades O que avaliativas: Leitura e Interpretação de texto do gênero fábula. (2,0) Estrutura de uma fábula

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES E ATIVIDADES 6º ANO B 4º BIMESTRE

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES E ATIVIDADES 6º ANO B 4º BIMESTRE CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES E ATIVIDADES 6º ANO B 4º BIMESTRE Outubro Novembro Dezembro D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S 1 2 3 1 2 3 4 5 6 7 1 2 3 4 5 4 5 6 7 8 9 10 8 9 10 11 12 13 14 6 7 8 9 10

Leia mais

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 II TRIMESTRE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ROTEIRO DE ENSINO RELIGIOSO

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 II TRIMESTRE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ROTEIRO DE ENSINO RELIGIOSO AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 II TRIMESTRE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ROTEIRO DE ENSINO RELIGIOSO 1. APRESENTAÇÃO: Esta atividade diferenciada conduzirá os educandos a conhecerem histórias de pessoas

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2016

Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2016 Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2016 3º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 35 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: _ / / LÍNGUA PORTUGUESA Solidariedade - Hora da leitura : Na

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PERÍODO DA ETAPA: 06/02 a 28/04/16 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1. Leitura Gêneros textuais conto, entrevista, verbete de dicionário, carta, resumo de livro (oralmente), receita, história em quadrinhos,

Leia mais

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA 2º ANO

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA 2º ANO AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA 2º ANO APRESENTAÇÃO: Durante o ano, serão trabalhados vários gêneros textuais. Nos meses de fevereiro e março, foram estudados POEMAS e CONVITES.

Leia mais

Roteiro de estudos II Unidade Ano letivo 2017 Ano: 3º ano

Roteiro de estudos II Unidade Ano letivo 2017 Ano: 3º ano Roteiro de estudos II Unidade Ano letivo 2017 Ano: 3º ano Conteúdos Conto, sua estrutura e suas características: Início, meio, fim sites; s LÍNGUA PORTUGUESA Atividades O que avaliativas: Leitura e Interpretação

Leia mais

Sistemática - 2 ano B 2 º Bimestre Professora: Rosely Barbosa TRABALHOS. Tipo de Avaliação Data Valor Conteúdo / Referência Especificações

Sistemática - 2 ano B 2 º Bimestre Professora: Rosely Barbosa TRABALHOS. Tipo de Avaliação Data Valor Conteúdo / Referência Especificações Sistemática - 2 ano B 2 º Bimestre Professora: Rosely Barbosa TRABALHOS Tipo de Avaliação Data Valor Conteúdo / Referência Especificações Investigue e Você é o autor 12/04 2,5 Ruas e endereços. Realizar

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1. Leitura Gêneros textuais poema, conto, entrevista, verbete de dicionário, carta, imagem, resumo de livro, receita, história em quadrinhos. 2. Aspectos gramaticais o uso

Leia mais

ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO

ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO 04/10 Victor Geografia Atividades das páginas 83 e 84. Livro Poliedro para 07/10 07/10 02/10 Valéria Ciências 74, 75 e 76 (07/10).

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 2018

UNIDADES DE ESTUDO 2018 UNIDADES DE ESTUDO 2018 2ª etapa: 14/05 a 31/08 2º Ano A Ensino Fundamental Educadora: Ester Lilian 1 LÍNGUA PORTUGUESA PROPOSTA DE TRABALHO NOÇÕES /CONCEITOS HABILIDADES Leitura e interpretação de texto

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - AV2. Período: JUNHO/2018. História. Geografia. Ciências

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - AV2. Período: JUNHO/2018. História. Geografia. Ciências COLÉGIO ADVENTISTA DE DIADEMA Rua Manoel da Nóbrega, 400 Centro Diadema - SP CEP 09910-720 - Telefone: (11) 4099-6800 - E-mail: diadema@ucb.org.br Site: diadema.educacaoadventista.org.br CALENDÁRIO DE

Leia mais

INDICAÇÕES º ANO AxBxC

INDICAÇÕES º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL ORAÇÃO DO DIA: Credo / CANÇÃO DO DIA: Bom dia! / 299 do livro de História e Geografia / INGLÊS: Houve leitura do paradidático Bob, the frog / LÍNGUA

Leia mais

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÕES DO 4º BIMESTRE/2018 TURMA 61 EFII -

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÕES DO 4º BIMESTRE/2018 TURMA 61 EFII - SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÕES DO 4º BIMESTRE/2018 TURMA 61 EFII - DISCIPLINA PROFESSOR DATA INSTRUMENTO AVALIATIVO PESO CONTEÚDOS CRITÉRIOS ARTE ELIZANGELA 19/11 a 23/11 19/11 a 23/11 LIVRO PASTA 10,0 Livro

Leia mais

PROFESSORES ENVOLVIDOS: Cláudia Cristina, Deylen Kellen, Eliene Melo, Tácia Mesquita, Ana Lúcia, Elizabeth, Luciana, Jorge e Marcos.

PROFESSORES ENVOLVIDOS: Cláudia Cristina, Deylen Kellen, Eliene Melo, Tácia Mesquita, Ana Lúcia, Elizabeth, Luciana, Jorge e Marcos. ROTEIRO DE TRABALHO TÍTULO: AVALIAÇÃO DIFERENCIADA I TRIMESTRE PROJETO PAZ: A GENTE QUE FAZ! DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: ANO/SÉRIE: TURMAS: TRIMESTRE LETIVO: Ciências, Geografia, Ensino Religioso, Artes, Língua

Leia mais

Texto xerografado: Por que a arte é tão importante na vida das pessoas. Anotações feitas no caderno.

Texto xerografado: Por que a arte é tão importante na vida das pessoas. Anotações feitas no caderno. ROTEIRO DE ESTUDO DE AVALIAÇÃO PROFESSORA: ADRIANA OLIVEIRA DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE: 6º A/BANO 16/03/2017 Unidade 2: O sistema solar e os movimentos da Terra: Capítulo 3: O Sistema Solar Capitulo 4:

Leia mais

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70%

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70% O presente documento define os critérios de avaliação de cada área curricular do 3.º ciclo do Externato de Santa Joana que, após ratificação pelo Conselho Pedagógico e tendo em conta a legislação em vigor,

Leia mais

Roteiro de estudos IV Unidade Ano letivo 2016 Ano: 3º ano LÍNGUA PORTUGUESA

Roteiro de estudos IV Unidade Ano letivo 2016 Ano: 3º ano LÍNGUA PORTUGUESA 1. Poemas e suas características Livros de Língua Portuguesa; sites; atividades xerografadas. LÍNGUA PORTUGUESA Leitura e Interpretação de texto do gênero Poema. (2,0) Estrutura de um poema identificando

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018 Componente Curricular: Matemática Professor: Queliane, Luana, Isabella, Sabrina, Tais, Sildes. Segmento: Ensino Fundamental Anos iniciais Ano/Série: 3º ano Apresentação da disciplina A matemática proporciona

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES AV2. Período: JUNHO/2019

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES AV2. Período: JUNHO/2019 COLÉGIO ADVENTISTA DE DIADEMA Rua Manoel da Nóbrega, 400 Centro Diadema - SP CEP 09910-720 - Telefone: (11) 4099-6800 - E-mail: diadema@ucb.org.br Site: diadema.educacaoadventista.org.br CRONOGRAMA DE

Leia mais

Síntese da Planificação da Área de Português - 2º Ano

Síntese da Planificação da Área de Português - 2º Ano Dias de aulas previstos Período 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 13 2.º período 9 9 9 11 11 3.º período 9 11 10 10 11 Síntese da Planificação da Área de Português - 2º Ano (Carga horária: Português

Leia mais

ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO

ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO 04/12 Luciana Português Revisão de: advérbio, preposição e anúncio e classificados 03/12 Luciana Português Recuperação- Capítulos

Leia mais

INDICAÇÕES º ANO AxBxC

INDICAÇÕES º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2017-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL vocálicos / Identificação de palavras com encontros vocálicos em texto / Elaboração de frases orais com as palavras destacadas no texto / Ditado

Leia mais

EDUCAR PARA TRANSFORMAR

EDUCAR PARA TRANSFORMAR 401: 23/03/2018 402: 19/03/2018 403: 23/03/2018 404: 19/03/2018 CRONOGRAMA 1º TRIMESTRE Professor (a): Elisângela Mendonça Disciplina: INFORMÁTICA 4º Ano Projeto Inclusão Procedimento: Realizar as atividades

Leia mais

Roteiro de estudos III Unidade Ano letivo 2017 Ano: 3º ano LÍNGUA PORTUGUESA. avaliativas: estudar?

Roteiro de estudos III Unidade Ano letivo 2017 Ano: 3º ano LÍNGUA PORTUGUESA. avaliativas: estudar? Conteúdos 1.História em quadrinhos, suas características e sinais de pontuação 2. História em quadrinhos 3.Adjetivo, adjetivo pátrio concordância: artigo, substantivo e adjetivo. Ortografia: m e n, sons

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana MATEMÁTICA Qual é o nosso afã de cada dia? É tentar sempre o melhor, mas não se cansar de tentar. Santo Agostinho CONTEÚDOS: Livro: Projeto Ápis Matemática

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico. Currículo Disciplinar do 1º Ano

Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico. Currículo Disciplinar do 1º Ano 1.º ano Ano letivo 2015-2016 CURRÍCULO DISCIPLINAR 1º CEB 1º Ano de escolaridade Número de aulas previstas no ano letivo 2015/2016 1º Período 64 2º Período 52 163 dias letivos 3º Período 47 Português Domínio:

Leia mais

Roteiro de estudos I Unidade Ano letivo 2017 Ano: 5º ano LÍNGUA PORTUGUESA. avaliativas: estudar? Bingo ortográfico (1,5)

Roteiro de estudos I Unidade Ano letivo 2017 Ano: 5º ano LÍNGUA PORTUGUESA. avaliativas: estudar? Bingo ortográfico (1,5) Ortografia: M antes de P e B; Ce e Ci; Palavras terminadas em El e Eu; Palavras s com Z ou S. Livros de Língua Portuguesa; Gramática; atividades no caderno, site escolakids.uol.com.br LÍNGUA PORTUGUESA

Leia mais

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 2º TRIMESTRE ROTEIRO DE MATEMÁTICA - 5º ANO

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 2º TRIMESTRE ROTEIRO DE MATEMÁTICA - 5º ANO AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 2º TRIMESTRE - 2016 ROTEIRO DE MATEMÁTICA - 5º ANO 1. APRESENTAÇÃO: O desenvolvimento do raciocínio espacial por meio do uso das propriedades métricas, dos elementos

Leia mais

INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 1º TRIMESTRE /2015 6º A e B DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS

INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 1º TRIMESTRE /2015 6º A e B DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 1º TRIMESTRE /2015 6º A e B DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS. 09.03 30.03 O Mistério da Gruta. Walcyr Carrasco. L e i t u r a e i n t e r p r e t a ç ã o

Leia mais

GERAÇÃO COLÉGIO E CURSO Fazendo história, de geração em geração! 1º ANO

GERAÇÃO COLÉGIO E CURSO Fazendo história, de geração em geração! 1º ANO VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM PARCIAL - UNIDADE 01 1º ANO GEOGRAFIA Moradia: cada um tem a sua; (págs.: 02 a 14) MATEMÁTICA Os números no dia a dia; Adição e subtração (págs.: 02 a 60) HISTÓRIA Conhecendo

Leia mais

Profª. Claudia Rosa Or. Educacional CRONOGRAMA DE PROVAS I 6º ANO

Profª. Claudia Rosa Or. Educacional CRONOGRAMA DE PROVAS I 6º ANO Quem acolhe a disciplina mostra o caminho da vida, mas quem ignora a repreensão desencaminha outros Provérbios 10:17 Sr Responsável, Niterói, 28 de fevereiro de 2019 No dia 18/03 iniciaremos as avaliações

Leia mais

Segue o calendário de avaliações do 1º trimestre AV1. Solicitamos que ele seja devidamente acompanhado pelos alunos e responsáveis.

Segue o calendário de avaliações do 1º trimestre AV1. Solicitamos que ele seja devidamente acompanhado pelos alunos e responsáveis. Assunto: Cronograma de Avaliações do 1º Trimestre-AV1. Prezados Senhores Pais ou Responsáveis. Data Sobradinho - DF, 22 de fevereiro 2019. Segue o calendário de avaliações do 1º trimestre AV1. Solicitamos

Leia mais

Capítulo 1 Nosso Sistema de Numeração (pág ) Capítulo 2 Operações com Números Naturais (pág )

Capítulo 1 Nosso Sistema de Numeração (pág ) Capítulo 2 Operações com Números Naturais (pág ) INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 1º TRIMESTRE /2016 6º A e B DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS PORTUGUESA 07.03 28.03 O Mistério da Gruta. Walcyr Carrasco. Leitura e interpretação textual;

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS II UNIDADE ANO LETIVO º ANO DO ENSINO FUNADAMENTAL

ROTEIRO DE ESTUDOS II UNIDADE ANO LETIVO º ANO DO ENSINO FUNADAMENTAL ROTEIRO DE ESTUDOS II UNIDADE ANO LETIVO 2017 4º ANO DO ENSINO FUNADAMENTAL DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA Gêneros literário: Cordel e Biografia. literário: Aventuras de uma gota d água (Samuel Murgel Branco)

Leia mais

Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano

Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (Carga horária: Português

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 2º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 2º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 2º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (Carga

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - AV2. Período: MARÇO/2019

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - AV2. Período: MARÇO/2019 COLÉGIO ADVENTISTA DE DIADEMA Rua Manoel da Nóbrega, 400 Centro Diadema - SP CEP 09910-720 - Telefone: (11) 4099-6800 - E-mail: diadema@ucb.org.br Site: diadema.educacaoadventista.org.br CALENDÁRIO DE

Leia mais

ENCAMINHAMENTO 1º TRIMESTRE 6º ANO

ENCAMINHAMENTO 1º TRIMESTRE 6º ANO ENCAMINHAMENTO 1º TRIMESTRE 6º ANO O presente encaminhamento de avaliação pode sofrer alterações durante o em decorrência das necessidades da turma durante o processo de ensinoaprendizagem. Toda e qualquer

Leia mais

Data: 15/02/2016. Para Casa: Língua Portuguesa, Matemática e História

Data: 15/02/2016. Para Casa: Língua Portuguesa, Matemática e História Data: 15/02/2016 Para Casa: Língua Portuguesa, Matemática e História Data: 16/02/2016 Para Casa: Matemática e Geografia Matemática: Livro - páginas 10 e 11. Geografia: para dia 23/02- livro - Páginas 14

Leia mais

Instrumentos avaliativos

Instrumentos avaliativos 7ºC Data de entrega Diferentes datas Religião Lições de amor Intencionalidade da atividade - Resumos com problemáticas sugeridos pelos temas. - Dramatização com temas propostos. - Criação de músicas ou

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018 Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018 4º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 30,0 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA Unidade 1 a 3 Manual de instrução Texto

Leia mais

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 Português Oralidade Respeitar regras da interação discursiva Escutar discursos breves para aprender e construir

Leia mais

CURRÍCULO DISCIPLINAR

CURRÍCULO DISCIPLINAR Ano Letivo: 2017/2018 CURRÍCULO DISCIPLINAR 1º CEB 2º Ano de escolaridade Número de aulas previstas no ano letivo 2017/2018 1º Período 64 2º Período 55 170 dias letivos 3º Período 51 Português Domínio:

Leia mais

Cronograma de Avaliações AV2. Período: Março/2019

Cronograma de Avaliações AV2. Período: Março/2019 Cronograma de Avaliações AV2 Professora: Bruna Soares da Guia Turma: 1ºA Bimestre: 1º Período: Março/2019 18/03/19 PORTUGUÊS Ordem alfabética, gênero textual: receita e lista, construção de palavras, alfabeto

Leia mais

Cronograma de Avaliações AV2. Período: Março/2019

Cronograma de Avaliações AV2. Período: Março/2019 Cronograma de Avaliações AV2 Professora: Erika Beatriz Amorim Turma: 1ºB Bimestre: 1º Período: Março/2019 18/03/19 PORTUGUÊS Ordem alfabética, gênero textual: lista, construção de palavras, alfabeto minúsculo

Leia mais

Roteiro de estudos III Unidade Ano letivo 2017 Ano: 2º

Roteiro de estudos III Unidade Ano letivo 2017 Ano: 2º Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país. Roteiro de estudos Conteúdos Textos informativos e instrucionais: regras de brincadeiras,

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - AV1. Período: MAIO/2019

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - AV1. Período: MAIO/2019 COLÉGIO ADVENTISTA DE DIADEMA Rua Manoel da Nóbrega, 400 Centro Diadema - SP CEP 09910-720 - Telefone: (11) 4099-6800 - E-mail: diadema@ucb.org.br Site: diadema.educacaoadventista.org.br CALENDÁRIO DE

Leia mais

Roteiro de estudos II Unidade Ano letivo 2017 Ano: 5º ano LÍNGUA PORTUGUESA

Roteiro de estudos II Unidade Ano letivo 2017 Ano: 5º ano LÍNGUA PORTUGUESA Roteiro de estudos II Unidade Ano letivo 2017 Ano: 5º ano Conteúdos Gênero: Contos africanos e poemas. - Encontro vocálico (ditongo, tritongo e hiato); - Sinais de pontuação e tipos de frases; - Artigo;

Leia mais

A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo. NELSON MANDELA

A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo. NELSON MANDELA RECIFE A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo. NELSON MANDELA Estimados pais e ou responsáveis, Agradecemos a presença e parceria na vivência e culminância do projeto Brasil

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DA ALVORADA CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES E ATIVIDADES 2ª Unidade Letiva 2019 (1º A) Ensino Fundamental

COLÉGIO ADVENTISTA DA ALVORADA CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES E ATIVIDADES 2ª Unidade Letiva 2019 (1º A) Ensino Fundamental COLÉGIO ADVENTISTA DA ALVORADA CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES E ATIVIDADES 2ª Unidade Letiva 2019 (1º A) Ensino Fundamental Entregue: 15/04/2019 DATA DISCIPLINA FORMA DE AVALIAÇÃO VALOR CONTEÚDOS A SEREM ESTUDADOS

Leia mais

Sítio do Pica-Pau Amarelo: lugar ideal ou não ideal de se viver?

Sítio do Pica-Pau Amarelo: lugar ideal ou não ideal de se viver? AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE ENSINO RELIGIOSO, GEOGRAFIA E HISTÓRIA 3º ANO Sítio do Pica-Pau Amarelo: lugar ideal ou não ideal de se viver? APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Unida aos objetivos

Leia mais

ROTEIRO DE TRABALHO TÍTULO: 3º ano A/B/C/D/E/F 3º

ROTEIRO DE TRABALHO TÍTULO: 3º ano A/B/C/D/E/F 3º ROTEIRO DE TRABALHO TÍTULO: AVALIAÇÃO PARCIAL 2 (DIFERENCIADA) 3º TRIMESTRE A magia dos contos maravilhosos: explorando os espaços e seus elementos sociais DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: ANO/SÉRIE: TURMAS: TRIMESTRE

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - AV1. Período: MARÇO/2019

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - AV1. Período: MARÇO/2019 COLÉGIO ADVENTISTA DE DIADEMA Rua Manoel da Nóbrega, 400 Centro Diadema - SP CEP 09910-720 - Telefone: (11) 4099-6800 - E-mail: diadema@ucb.org.br Site: diadema.educacaoadventista.org.br CALENDÁRIO DE

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 2 a etapa /2016

Conteúdos e distribuição de pontos 2 a etapa /2016 Conteúdos e distribuição de pontos 2 a etapa /2016 3º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 35 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA UNIDADE 2: UMA VIAGEM NO TEMPO 1) Contadores

Leia mais

COLÉGIO FRANCISCANO SANT ANNA CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES - 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 3º TRIMESTRE/2015

COLÉGIO FRANCISCANO SANT ANNA CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES - 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 3º TRIMESTRE/2015 COLÉGIO FRANCISCANO SANT ANNA CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES - 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 3º TRIMESTRE/2015 COMPONENTE CURRICULAR Português Profª Jeanice CONTEÚDOS Aplicação de conhecimentos linguísticos em

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A LONGO/

PLANIFICAÇÃO A LONGO/ PLANIFICAÇÃO A LONGO/ MÉDIO PRAZO 2012/2013 3.º ANO Manual adotado: Alfa - Porto Editora PORTUGUÊS Oralidade -Escutar para aprender e construir conhecimentos; - Produzir um discurso oral com correção;

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Componente Curricular: Arte

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Componente Curricular: Arte Professor (a): Rafaela da Silva Componente Curricular: Arte Ano /Série:6º Turma:16D Arte pré-histórica e as marcas do ser humano no tempo. Relação da arte antiga (Egípcia, Grega e Romana) com outros momentos

Leia mais

1- Geometria 1.1- Espaço:

1- Geometria 1.1- Espaço: 2ª Matemática 3º Ano Competência Objeto de aprendizagem Habilidade H1. Identificar posição/localização de objeto/pessoa em uma representação gráfica (desenho, malha quadriculada, croquis, itinerários,

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DA ALVORADA CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES E ATIVIDADES 2ª Unidade Letiva 2019 ( 2º A) Ensino Fundamental

COLÉGIO ADVENTISTA DA ALVORADA CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES E ATIVIDADES 2ª Unidade Letiva 2019 ( 2º A) Ensino Fundamental COLÉGIO ADVENTISTA DA ALVORADA CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES E ATIVIDADES 2ª Unidade Letiva 2019 ( 2º A) Ensino Fundamental Entregue:15 /04 /19 DATA DISCIPLINA FORMA DE AVALIAÇÃO VALOR CONTEÚDOS / FONTE 06/05/2019

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018 LEITURA LEITURA 1º ANO Diferenciar letras de outros sinais gráficos (como números e sinais de pontuação) ou de outros sistemas de representação. Identificar a finalidade de um texto. Identificar as letras

Leia mais

PLANEJAMENTO BIMESTRAL QUARTO BIMESTRE 2012 (01/10 a 20/12)

PLANEJAMENTO BIMESTRAL QUARTO BIMESTRE 2012 (01/10 a 20/12) PLANEJAMENTO BIMESTRAL QUARTO BIMESTRE 2012 (01/10 a 20/12) PROFESSORA: Bianca de Souza 8ª SÉRIE - TURMAS: 81 e 82 ÁREA DE CONHECIMENTO: Geografia SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Estudo dos continentes (Europa, Ásia,

Leia mais

Síntese da Planificação da Área de Língua Portuguesa 1º Ano

Síntese da Planificação da Área de Língua Portuguesa 1º Ano Síntese da Planificação da Área de Língua Portuguesa 1º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (Carga horária:

Leia mais

PLANO CURRICULAR 1º Ano PORTUGUÊS Domínios Descritores de Desempenho

PLANO CURRICULAR 1º Ano PORTUGUÊS Domínios Descritores de Desempenho PLANO CURRICULAR Ano de Escolaridade: PORTUGUÊS Oralidade Escutar os outros e esperar pela sua vez para falar. Reconhecer padrões de entoação e ritmo. Falar de forma audível articulando corretamente palavras.

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - AV2. Período: Junho/2019

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - AV2. Período: Junho/2019 COLÉGIO ADVENTISTA DE DIADEMA Rua Manoel da Nóbrega, 400 Centro Diadema - SP CEP 09910-720 - Telefone: (11) 4099-6800 - E-mail: diadema@ucb.org.br Site: diadema.educacaoadventista.org.br CALENDÁRIO DE

Leia mais

MATERIAL METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS OBJETIVOS

MATERIAL METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS OBJETIVOS No Ensino Fundamental II MATERIAL METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS OBJETIVOS 1. Livros paradidáticos e literários Projeto Ler e Escrever, que prazer! - através da leitura sistemática de livros, solicitados na lista

Leia mais

6º Ano Ensino Fundamental

6º Ano Ensino Fundamental 6º Ano Ensino Fundamental II Bimestre / 2019 Disciplina: Geografia Professora: Jeovana Tonet Atividade: Jogo da Memória Conteúdo: Construindo Mapas. Objetivos: Conhecer os estados e capitais do nosso País

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) DISCIPLINA: Português 1 Leitura Gêneros textuais: lenda, conto, capa, tela, reportagem, entrevista, história em quadrinhos, notícia, texto informativo, cartaz. 2 Aspectos Gramaticais Substantivo próprio

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 2019

UNIDADES DE ESTUDO 2019 UNIDADES DE ESTUDO 2019 1ª etapa: 04/02 A 10/05 3º Ano A/B - Ensino Fundamental l Educadoras: Regina e Renata CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA TEMAS NOÇÕES/CONCEITOS HABILIDADES RECONHECER AS CARACTERÍSTICAS

Leia mais

Geração Colégio e Curso Resgatando valores e construindo verdadeiros cidadãos! VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM PARCIAL- UNIDADE 01 (ROTEIRO 1º ANO)

Geração Colégio e Curso Resgatando valores e construindo verdadeiros cidadãos! VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM PARCIAL- UNIDADE 01 (ROTEIRO 1º ANO) Geração Colégio e Curso Resgatando valores e construindo verdadeiros cidadãos! VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM PARCIAL- UNIDADE 01 (ROTEIRO 1º ANO) 08/03(QUINTA-FEIRA) Matemática - Os números no dia a dia;

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 2º ANO

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 2º ANO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 2º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / / NÚMERO E OPERAÇÕES identificar conceitos espaciais. Identificar a localização de pessoas e/ou objeto tendo:

Leia mais

INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 2º TRIMESTRE /2016 8º ANO A/B DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS. A Droga do Amor

INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 2º TRIMESTRE /2016 8º ANO A/B DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS. A Droga do Amor INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 2º TRIMESTRE /2016 8º ANO A/B DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS Interpretação textual; Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta,

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Aline Tonin Componente Curricular: Ciências Ano /Série: 6º ano Turma: 16C e 16D Lista dos conteúdos Ecologia o Níveis de organização da vida; o Componentes do ecossistema; o Conceitos em

Leia mais

direção. Ciências: As plantas. (Caderno de Atividade pag 201).

direção. Ciências: As plantas. (Caderno de Atividade pag 201). PLANO SEMANAL DE 05 A 09 DE SETEMBRO PRÉ-ESCOLA I Matemática (2): Trabalhando Leve/pesado. (Livro Didático pag 91). Português (2): Identificar as consoantes Q/q. Matemática (2): Identificar o leve/pesado.

Leia mais

Roteiro de estudos III Unidade Ano letivo 2017 Ano: 5º ano Língua Portuguesa

Roteiro de estudos III Unidade Ano letivo 2017 Ano: 5º ano Língua Portuguesa Língua Portuguesa Gênero: Notícia e Crônica; Livro Literário: De cara com o espelho; Concordância Nominal: Gênero e número; Ortografia: Por que, Por quê, Porque, Porquê. Uso do Mas e Mais; Uso do dicionário;

Leia mais

1º bimestre Quadro bimestral

1º bimestre Quadro bimestral Objetos de conhecimento Letramento matemático Recordar o que foi estudado anteriormente. Apresentação das unidades temáticas. Habilidades Referência no material didático Propostas de atividade Fontes de

Leia mais

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 8º Ano / E.F realização 09/06 4,0 Avaliação Mensal Individual e sem consulta.

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 8º Ano / E.F realização 09/06 4,0 Avaliação Mensal Individual e sem consulta. Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 8º Ano / E.F. - 2017 Geografia Data da Pontuação Atividade Descrição Observação realização 09/06 4,0 Avaliação Mensal Individual e sem consulta. 25/05 3,0 Trabalho

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO Lei Distrital nº 4311/2009 1º ANO

PLANO DE EXECUÇÃO Lei Distrital nº 4311/2009 1º ANO PLANO DE EXECUÇÃO 2018 - Lei Distrital nº 4311/2009 1º ANO O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 1. Leitura Gêneros textuais conto, fábula, entrevista, diário, biografia, carta, receita, uso do dicionário (verbete). 2. Aspectos gramaticais alfabeto, ordem alfabética, vogais e consoantes, encontro

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2015

Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2015 Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2015 3º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 35 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA Solidariedade - Hora da leitura : Na minha

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 Centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 Centro Tel. (33) TURMA: 3º Ano Fund 1 DISCIPLINA: Português 1. Leitura: Gêneros Textuais diário, biografia, carta, e-mail, notícia, reportagem, receita. 2. Aspectos gramaticais substantivo e adjetivo, frase e tipos de

Leia mais

Atividade Individual avaliativa em sala. Cap. 1 Números especiais (p ) Cap. 2- Formas arredondadas (p ) Cap. 3 - Polinômios (p.

Atividade Individual avaliativa em sala. Cap. 1 Números especiais (p ) Cap. 2- Formas arredondadas (p ) Cap. 3 - Polinômios (p. INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 1º TRIMESTRE /2016 8º A e B DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS LÍNGUA PORTUGUESA 10.03 31.03 07.04 Medo e a Ternura. (Pedro Bandeira). Leitura e Interpretação

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - AV1. Período: MAIO/2019

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - AV1. Período: MAIO/2019 COLÉGIO ADVENTISTA DE DIADEMA Rua Manoel da Nóbrega, 400 Centro Diadema - SP CEP 09910-720 - Telefone: (11) 4099-6800 - E-mail: diadema@ucb.org.br Site: diadema.educacaoadventista.org.br CALENDÁRIO DE

Leia mais

Leitura e interpretação textual; Modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo;conotação e denotação;advérbios; Pronomes.

Leitura e interpretação textual; Modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo;conotação e denotação;advérbios; Pronomes. DISCIPLINA PORTAL EDEBE INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 2º TRIMESTRE /2018 6º ANO A / B DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS 26/06 Leitura e interpretação textual; Modos verbais: indicativo, subjuntivo

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: 2º ano PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Currículo Ana Paula Froes Língua Portuguesa: Língua Portuguesa: Realizar leituras acompanhando

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO Lei Distrital nº 4311/2009 1º ANO

PLANO DE EXECUÇÃO Lei Distrital nº 4311/2009 1º ANO PLANO DE EXECUÇÃO 2019 - Lei Distrital nº 4311/2009 1º ANO O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais

Leia mais

Engloba atividades para o conhecimento de diferentes espaços, tempos, vidas, raças.

Engloba atividades para o conhecimento de diferentes espaços, tempos, vidas, raças. PLANO DE EXECUÇÃO 2019 - Lei Distrital nº 4311/2009 2º ANO O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais

Leia mais