Apresentação. Sucesso e conte conosco nesta jornada! Jaques Haber, Sócio-diretor da i.social.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apresentação. Sucesso e conte conosco nesta jornada! Jaques Haber, Sócio-diretor da i.social."

Transcrição

1

2 Apresentação Apresentamos o resumo da pesquisa Expectativas e Percepções sobre o Mercado de Trabalho para Pessoas com Deficiência 2017, uma realização da i.social em parceria com a Catho, a ABRH Brasil e a ABRH-SP, sob o ponto de vista de três públicos distintos, mas igualmente importantes: os profissionais de RH, as pessoas com deficiência e a alta liderança das empresas. Conhecer a percepção desses três grupos envolvidos na inclusão de profissionais com deficiência no mercado de trabalho traz a possibilidade de aprimorar os processos já existentes, desenvolver novas ações e, por fim, construir um programa adequado à cultura de cada organização. E é com o objetivo de salientar os principais indicadores revelados ao longo das três pesquisas que apresentamos os resultados comparativos entre as mais de respostas, tendo como foco as percepções das pessoas com deficiência e comparando-as aos demais grupos pesquisados. Desejamos uma ótima leitura deste relatório e esperamos que as informações aqui apresentadas possam inspirar e aprimorar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Sucesso e conte conosco nesta jornada! Jaques Haber, Sócio-diretor da i.social.

3 PERFIL DOS PROFISSIONAIS

4 Público Pesquisado Pessoas com Deficiência, 1091 Profissionais de RH, 1240 Lideranças, 117 Profissionais de RH Lideranças Pessoas com Deficiência A pesquisa Expectativas e percepções sobre o mercado de trabalho 2017 foi realizada entre os dias 12 e 24 de setembro de 2017 e obteve respostas, sendo de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, de profissionais de RH e 117 de líderes de empresas.

5 Escolaridade Pessoas com Deficiência Doutorado Mestrado 1% Pós graduação concluída 8% Pós graduação em andamento 4% Superior completo 21% Superior em andamento 13% Superior incompleto Ensino médio completo 32% Ensino médio incompleto 6% Ensino fundamental completo Ensino fundamental incompleto 2% 3% As pessoas com deficiência que participaram da pesquisa têm, em sua maioria, alto grau de escolaridade. Se somado, são 57% respondentes que estão em alguma etapa do terceiro grau.

6 Você conhece a Lei de Cotas (nº 8.213/91) para pessoas com deficiência? 45% 4 35% 3 25% 15% 5% 43% 37% 36% 36% 3 21% 12% 9% 6% 9% 3% 2% Não conheço Sim, conheço profundamente Sim, já ouvi falar Sim, conheço parcialmente Sim, conheço bem RH Alta Li. PcD's 25% Entre os três grupos de pesquisados, os profissionais de RH são os que informam conhecer melhor a Lei de Cotas para a empregabilidade de profissionais com deficiência. Os demais grupos, de um modo geral, conhecem parcialmente a legislação. É importante salientar que, para um bom processo de inclusão, é necessário que todos os principais envolvidos tenham conhecimento sobre a legislação voltada para inclusão de pessoas com deficiência, a fim de aprimorar as ações inclusivas já existentes ou desenvolver novas estratégias que possam melhorar esse processo.

7 Você conhece a Lei Brasileira de Inclusão (LBI)? 4 37% 35% 3 25% 15% 5% 3% 3% 3% 14% 9% 15% 25% 29% 3 29% 29% 25% 27% Sim, conheço profundamente Sim, conheço bem Sim, já ouvi falar Não conheço Sim, conheço RH Alta Li. PcD's parcialmente Há uma semelhança quanto ao conhecimento dos três grupos sobre a LBI, mas, ainda, com pouco conhecimento. Essa, entre todas, é uma das mais importantes legislações porque atua como o Estatuto da Pessoa com Deficiência e está muito voltada à organização legal dos direitos das pessoas com deficiência. Sua espinha dorsal tem como sustentação a Convenção da Pessoa com Deficiência promulgada na ONU em Destacamos que, além disso, há muitos detalhes na nova legislação que impactam significativamente as ações realizadas pelas empresas para a inclusão de pessoas com deficiência.

8 PERFIL DAS VAGAS

9 % 34% 29% 26% 18% 11% 6% Praticamente inexistente Aquecido Estável Retraído RH PcD's 4 Ambos os públicos observam que o mercado de trabalho está retraído para PCDs, mas não longe em proporção dos que também acham que está estável.

10 Oportunidade de trabalho procurada x oferecida (PCD) Pessoas com Deficiência % % 3 9% Procura apenas por vagas exclusivas para pessoas com deficiência Procura por qualquer tipo de vaga, para pessoas com ou sem deficiência, de acordo com o seu perfil profissional Prefiro vagas não exclusivas para pessoas com deficiência, mas que estejam de acordo com o meu perfil profissional

11 Qual estratégia funciona melhor para incluir pessoas com deficiência na sua empresa? (RH) RH's 42% 26% 32% Determinar vagas exclusivas para pessoas com deficiência Apresentar prioritariamente candidatos com deficiência, independente da vaga Candidatos com deficiência concorrerem normalmente com candidatos sem deficiência Nesta questão, há uma importante dicotomia entre os públicos RH e PCD que pode impactar na contratação de pessoas com deficiência pelos profissionais de recursos humanos: a maioria das pessoas com deficiência entrevistada (64%) busca qualquer tipo de vaga com foco em seu perfil, independentemente se está dirigida ou não para PCDs. Por outro lado, 42% dos recrutadores determinam vagas exclusivas para PCDs, então essa oposição pode fazer com que os RH s não saibam ou não considerem que pode haver uma eventual candidatura de profissionais com deficiência para uma vaga não aberta a essa população no site da empresa ou em um portal de empregos.

12 Canais de busca por oportunidades profissionais % 8% 4% 15% 11% 11% 23% 16% 16% 15% 22% 0 Jornais Consultorias Redes sociais Cadastros no site da empresa ONGs e entidades do terceiro setor Indicações Sites de emprego online PcD's RH As pessoas com deficiência informam que buscam oportunidades de trabalho em sites de emprego online (3 das respostas), seguida do site das empresas (23%) e redes sociais (15%). Os profissionais de RH também buscam os candidatos em sites de empregos (22%), mas também adotam estratégias como indicações ( das respostas) ou ONGs (16%).

13 Qualidade das oportunidades buscadas x oferecidas 7 63% 62% 6 49% % 26% 18% 5% 7% 2% Ruim, inadequada aos perfis profissionais das pessoas com deficiência Regular, poderia ser mais adequada aos perfis profissionais Boa, adequada aos perfis profissionais Ótima, acima dos perfis profissionais PcD's Alta Li. RH Há uma grande possibilidade de mudanças que podem impactar o recrutamento de profissionais com deficiência, considerando as percepções dos três públicos sobre a qualidade das oportunidades ofertadas aos PCDs. Todos concordam, por maioria, que as vagas são de ruins, inadequadas aos perfis a regulares, poderiam ser mais adequadas ao perfil dos profissionais, segundo 79% das pessoas com deficiência, 88% dos RH s e 74% das dos líderes das empresas. Aqui cabe a pergunta: se todos concordam, por que não mudam essa concepção?

14 PERFIL DO MERCADO

15 As empresas contratam pessoas com deficiência para: % 74% 79% % 8% 2% 4% 3% 6% 7% 12% 11% Porque valorizam a diversidade Porque acreditam no potencial delas Independente de cota ou deficiência, mas sim pelo perfil do candidato Para cumprir a Lei de Cotas RH Alta Li. PcD's Como consequência, os três grupos de profissionais pesquisados têm por parâmetro que as empresas contratam PCDs apenas para o cumprimento da legislação de cotas, como assinalado por 79% das pessoas com deficiência, 88% dos profissionais de RH e 74% das lideranças. Outro bom acordo identificado na pesquisa que pode gerar uma mudança é deixar de contratar para a cota e contratar profissionais com deficiência pelo perfil adequado à vaga aberta pela empresa, sem demarcar vagas específicas.

16 Itens mais importantes que atraem PCDs em uma oportunidade de emprego. Assinale as três principais alternativas: Salário 7% 12% Os três principais itens que mais atraem as pessoas com deficiência ao escolher uma vaga são, respectivamente, o salário, plano de carreira e pacote de benefícios. Plano de carreira Pacote de benefícios Acessibilidade Localização A empresa possui um Programa de Inclusão estruturado Ambiente de trabalho (colaboradores sensibilizados e informados sobre PcDs) Área de atuação Nome / Tamanho da empresa 7% 6% 6% 8% 4% 8% 7% 8% 6% 4% 3% 3% 4% 11% 12% 11% 18% 15% 21% 18% 17% 19% 19% 23% No entanto, os dois principais públicos responsáveis pela contratação dos profissionais com deficiência acreditam que a atratividade dos candidatos com deficiência está em ofertar acessibilidade, ambiente de trabalho sensibilizado e formalizado, e, ainda, um bom programa de inclusão. Esses itens estão na quinta, sexta e sétima posição na percepção das pessoas com deficiência. Essa é uma das mais importantes dicotomias das tantas apresentadas, pois, se os profissionais de recursos humanos ofertam tudo o que não está no radar das pessoas com deficiência e também não ofertam o que faz parte do propósito de todo candidato que se disponibiliza para uma vaga de trabalho (salário, plano de carreira e benefícios), como imaginam contratar? Remuneração variável 2% 1% PcD's Alta Li. RH

17 Os profissionais de RH e gestores necessitam se informar/conscientizar sobre o tema da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: % 9 93% Todos os públicos também têm em comum a opinião de que faltam informações disponíveis sobre inclusão de pessoas com deficiência: 93% das PCDs, 89% dos RH s e 9 das lideranças % 7% Um grande e negativo acordo, como todas as demais questões em que há acordo entre os públicos, são questões de aspecto negativo em relação à inclusão. A pesquisa, por exemplo, demonstra que há muita falta de informação entre os públicos analisados e a falta da informação, infelizmente, é a maior barreira para uma boa atração, seleção e contratação de PCDs. RH Alta Li. PcD's Não Sim

18 Preparo dos profissionais de RH e gestores no que se refere ao tema inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho (entrevista, informação, gestão etc.) 68% 7 58% % 15% 18% 22% Muito despreparados para me avaliar e gerenciar Despreparados para me avaliar e gerenciar Bem preparados para me avaliar e gerenciar Poderiam estar mais preparados para me avaliar e gerenciar PcD's RH Ambos os públicos também concordam com o fato de que os profissionais de RH poderiam estar mais bem preparados para avaliar, contratar e gerenciar profissionais com deficiência.

19 Preconceito no ambiente de trabalho. Assinale uma ou mais alternativas: 45% 44% 4 35% 3 25% 18% 19% 21% 25% 23% 28% 32% 29% 29% 25% 15% 8% 5% Sim, por clientes Sim, por gestores Sim, por colegas Não PcD's RH Alta Li. Entre todos os públicos pesquisados, a maioria concorda que as pessoas com deficiência sofrem ou já sofreram algum tipo de preconceito no ambiente de trabalho, seja pelo chefe, colegas ou até mesmo por clientes.

20 Principais barreiras que você considera impeditivas para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado formal de trabalho. Assinale as três principais alternativas: Poucas oportunidades Foco exclusivo no cumprimento de cotas 13% 16% 16% 21% Nesta questão, também se encontra o complemento das grandes contradições entre os públicos. Há inúmeras barreiras para serem ultrapassadas no processo de contratação de profissionais com deficiência e a maior delas (que traz essas grandes contradições de percepção) é a falta de um diálogo e compreensão dos que contratam sobre os desejos e as aspirações profissionais dos que se candidatam. Oportunidades ruins 6% 11% 16% Falta de fiscalização dos órgãos públicos Barreiras culturais 3% 3% 7% 12% 15% Essas contradições são as fragilidades do processo de inclusão e exprimem o que faz um profissional dispensar uma oferta de vaga, deixar um processo seletivo ou deixar a empresa com pouco tempo de contratação: Falta de preparo do RH Falta de preparo dos gestores Acessibilidade 5% 6% 8% 8% 9% 13% 18% 22% 26% Poucas oportunidades de trabalho destinadas à pessoas com deficiência; Foco exclusivo no cumprimento da cota; Oportunidades ruins. Benefícios da previdência PcD's Liderança RH 3% 4%

21 O que você acha interessante para a ampliação e/ou melhoria da qualidade das vagas oferecidas pela Lei de Cotas? Assinale as três principais alternativas: Incentivos fiscais para as empresas que contratam pessoas com deficiência 22% 42% 55% Nas diversas respostas dadas pelos três públicos pesquisados, há uma única opinião convergente entre as três principais de cada público: incentivo fiscal para as empresas que contratam PCDs. Inclusão de novos tipos de deficiência na legislação (surdos de um ouvido por exemplo) Aumento no valor das multas para as empresas que não cumprem a cota 7% 9% 12% 23% 34% No entanto, existem, ao decorrer da pesquisa, muitas posições contraditórias entre os públicos (ou percepções igualitárias, porém negativas para a inclusão) que, se sanadas, talvez tirassem a ideia de que deveria ter um incentivo fiscal para as empresas que contratam. Maior fiscalização dos órgãos públicos competentes 9% 8% 23% Aumento do percentual de funcionários com deficiência por empresa 5% 7% 22% PcD's Alta Li. RH

22 Conclusão Como conclusão em relação aos resultados obtidos das pesquisas realizadas entre os três grupos (profissionais com deficiência, recursos humanos e lideranças), há um fato comum que impacta as relações entre todos os públicos: a falta de informação. Seja sobre as questões que envolvem a inter-relação entre os três públicos ou, então, em relação às informações que, mesmo disponíveis para todas as pessoas, não são assimiladas, principalmente os assuntos que estão ligados às legislações referentes a inclusão social de PCDs. Dos púbicos analisados, dois são os principais responsáveis pela formalização da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho: as lideranças das empresas e os profissionais de recursos humanos. Entende-se que, se há uma real inclusão das pessoas com deficiência nas empresas, há como consequência o cumprimento da cota legal. Se a liderança entende a necessidade de incluir a diversidade, os reais benefícios dessa inclusão se reforçam constantemente com essa prática. Naturalmente, essa opção se espalha pela cultura da organização e, assim, se reflete nas atitudes empresariais. Os profissionais de recursos humanos são a propulsão da inclusão das pessoas com deficiência nas empresas. Se a cultura inclusiva está espalhada e se reflete em ações práticas, há naturalmente a eficácia e a efetividade dessa inclusão na atração, no recrutamento e seleção, e na contratação de pessoas com deficiência para trabalhar na empresa. E se houver a integração entre esses dois públicos prioritários (e não excludentes) na condição de uma empresa ser inclusiva, a liderança atua para facilitar a inclusão sob todos os aspectos leais e institucionais, enquanto os profissionais de RH executam a inclusão. A informação (ou a falta dela) impacta nas condições de inclusão das pessoas com deficiência quando, por exemplo, os públicos conhecem parcialmente a Lei de Cotas e a LBI a legislação mais abrangente já criada no Brasil e que tem como seu suporte a Convenção da ONU, onde amplia os direitos da pessoa com deficiência para viver e conviver em sociedade, seja dentro de uma empresa, em seu tempo de lazer, em suas conquistas educacionais, no cuidado de sua saúde ou em seu direito à moradia.

23 No ambiente profissional, a falta da informação se amplia quando as pessoas com deficiência se candidatam às vagas não destinadas exclusivamente para elas, considerando seu perfil profissional, sua escolaridade e suas qualificações, mas as empresas não abrem as vagas disponíveis para que pessoas com deficiência possam se candidatar... As empresas, na realidade, abrem vagas exclusivas para PCDs e as vagas abertas estão fora do perfil profissional dos candidatos. Na pesquisa, a grande maioria dos três públicos concorda com esse item. Assim, talvez, por todas essas divergências existe a percepção de um mercado retraído. Mas, de todas as informações dadas pelos pesquisados, a mais importante, que realmente faz a diferença e que poderia mudar toda a estrutura para a inclusão de profissionais com deficiência, é a de que essa contratação acontece exclusivamente para o cumprimento da cota, opinião compartilhada em larga maioria pelos três públicos. Esse reconhecimento aponta que há um problema, mostra sua real dimensão e permite, ainda, provocar mudanças de atitudes por parte das empresas. Se não for mudada a condição de se contratar apenas para cumprir a cota, não será possível a criação de uma cultura empresarial voltada para a inclusão, assim como também não será possível considerar e dar voz ao principal ator no processo: o profissional com deficiência. Diante de todos os resultados da pesquisa apontando para uma grande lacuna entre o que as pessoas com deficiência almejam do mercado de trabalho e o que as empresas oferecem para essa população, podemos considerar que, se for mantida a condição de contratar apenas para cumprir cota, a lacuna jamais será fechada. E, perante essa afirmação, também caem por terra todos os argumentos usados e fartamente demonstrados pelas empresas para não contratar, tais como falta de escolaridade, qualificação, dificuldade em encontrar as PCDs, entre outros.

24

PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS:

PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS: PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS: EXPECTATIVAS E PERCEPÇÕES SOBRE A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO 2016 série histórica: 2014/2015/2016 APRESENTAÇÃO Apresentamos a terceira

Leia mais

INCLUSÃO DE PcD NO MERCADO DE TRABALHO

INCLUSÃO DE PcD NO MERCADO DE TRABALHO INCLUSÃO DE PcD NO MERCADO DE TRABALHO A I.SOCIAL Criada há 18 anos para atuar em favor da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho; Já assessorou mais de 500 empresas na edificação de

Leia mais

19/09/2016. Recrutamento & Seleção

19/09/2016. Recrutamento & Seleção Recrutamento & Seleção Recrutamento & Seleção 1 Atividades da área de recrutamento & seleção Definir estratégia de recrutamento & seleção. Identificar e estabelecer parcerias com consultorias externas.

Leia mais

11. Respondentes que trabalham ou já trabalharam pela Lei de Cotas. 14. Tempo de permanência do respondente no ultimo ou atual emprego formal

11. Respondentes que trabalham ou já trabalharam pela Lei de Cotas. 14. Tempo de permanência do respondente no ultimo ou atual emprego formal Pessoas com Deficiência Expectativas e Percepções sobre o mercado de trabalho 2014 Sumário 04. Introdução 05. Respondentes por região do Brasil 06. Respondentes por tipo de deficiência 07. Respondentes

Leia mais

PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS: EXPECTATIVAS E PERCEPÇÕES SOBRE A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO

PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS: EXPECTATIVAS E PERCEPÇÕES SOBRE A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS: EXPECTATIVAS E PERCEPÇÕES SOBRE A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO 2014 APRESENTAÇÃO Já faz tempo que as empresas estão trabalhando com o desafio

Leia mais

Diversidade e Carreira. Por que Ousar,Inovar e Performar é Importante e Urgente?

Diversidade e Carreira. Por que Ousar,Inovar e Performar é Importante e Urgente? Diversidade e Carreira. Por que Ousar,Inovar e Performar é Importante e Urgente? Coordenação Jorgete Lemos Diretora de Diversidade ABRH Nacional Jorgete Lemos Pesquisas e Serviços CONARH 2013 Ministra

Leia mais

Política de Recrutamento e Seleção. Estabelecer critérios para o recrutamento e seleção de profissionais para a empresa.

Política de Recrutamento e Seleção. Estabelecer critérios para o recrutamento e seleção de profissionais para a empresa. Política de Recrutamento e Seleção 1. OBJETIVO: Estabelecer critérios para o recrutamento e seleção de profissionais para a empresa. 2. ABRANGÊNCIA: Abrange todas as contratações de profissionais da empresa.

Leia mais

Projeto de Pesquisa para mapear o perfil da oferta e demanda de qualificação profissional em tecnologia da informação em Recife

Projeto de Pesquisa para mapear o perfil da oferta e demanda de qualificação profissional em tecnologia da informação em Recife Projeto de Pesquisa para mapear o perfil da oferta e demanda de qualificação profissional em tecnologia da informação em Recife Relatório com os resultados Empresas OUTUBRO DE 2015 www.datametrica.com.br

Leia mais

O que torna uma empresa um lugar ruim para se trabalhar?

O que torna uma empresa um lugar ruim para se trabalhar? WORKSHOP DIAMOND O que torna uma empresa um lugar ruim para se trabalhar? DEMISSÃO SEM RESPEITO FALTA DE QUALIDADE DE VIDA FALTA DE RECONHECIMENTO METAS INATINGÍVEIS LÍDERES DESPREPARADOS IGNORAR AS DEMANDAS

Leia mais

Recrutamento & Seleção

Recrutamento & Seleção Recrutamento & Seleção de Pessoas com Deficiência Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro CONTEXTO Pessoas com Deficiência e o Mercado de Trabalho Pessoas com Deficiência CONTEXTO Pessoas com deficiência

Leia mais

Websérie Eventials. Luís Testa

Websérie Eventials. Luís Testa Websérie Eventials Luís Testa De Thomas Case à SEEK Pioneirismo em Recrutamento Online no Brasil Catho RH Consultoria Aquisição da Tiger Global Management SEEK assume controle e gestão da companhia 1970

Leia mais

A Pesquisa O perfil dos candidatos a vagas de estágio em 2016 realizado pela Companhia de Estágios PPM Human Resources tem como objetivo conhecer as

A Pesquisa O perfil dos candidatos a vagas de estágio em 2016 realizado pela Companhia de Estágios PPM Human Resources tem como objetivo conhecer as SOBRE A PESQUISA A Pesquisa O perfil dos candidatos a vagas de estágio em 2016 realizado pela Companhia de Estágios PPM Human Resources tem como objetivo conhecer as principais expectativas e anseios dos

Leia mais

Tendências na área de Recursos Humanos

Tendências na área de Recursos Humanos Tendências na área de Recursos Humanos Confira a 6ª edição do maior censo de Recursos Humanos, realizado pelo RH Portal em 2016. Veja o que os profissionais estão falando sobre a realidade do RH no mercado

Leia mais

O profissional que sua empresa procura está na Avanti RH.

O profissional que sua empresa procura está na Avanti RH. O profissional que sua empresa procura está na Avanti RH. Apresentação Experiência e juventude se unem na Avanti Humanas, afinal, somos uma empresa dedicada à atração, recrutamento, seleção e desenvolvimento

Leia mais

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH Aula 9 Gestão de Recursos Humanos Agenda Seminário 7 Gestão de RH 2 1 Gestão de RH Gestão de Recursos Humanos O conjunto de políticas, práticas e programas que tem por objetivo atrair, selecionar, socializar,

Leia mais

Política de Recrutamento e Seleção

Política de Recrutamento e Seleção POLÍTICA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Arquivo: Política de Recrutamento e Seleção_v1 Pg. 1/6 SUMÁRIO PÁGINA 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. OBJETIVOS... 3 3. PREMISSAS... 3 4. FORMAS DE RECRUTAMENTO... 3 5. ETAPAS

Leia mais

TENDÊNCIAS PARA O MERCADO DE COACHING

TENDÊNCIAS PARA O MERCADO DE COACHING TENDÊNCIAS PARA O MERCADO DE COACHING 2017 ANÁLISE REALIZADA POR: CAROLINE CALAÇA - (DEVELOPMENT) FONTES: SHERPA SURVEY 2016 ERICKSON INTERNATIONAL SURVEY Perfil das pessoas que responderam a pesquisa

Leia mais

Francisco Aparecido Cordão

Francisco Aparecido Cordão 128 ENTREVISTA O PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC) RESULTADOS E DESAFIOS Um dos investimentos prioritários do governo federal para a educação em todo o país é o Programa

Leia mais

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015 PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015 COOPERATIVA GERAL Quantidade de colaboradores: 1146 Quantidade de Respondentes: 835 Percentual de participação: 73% Dr. João Damasceno Porto Diretor Administrativo

Leia mais

Inclusão de profissionais com deficiência

Inclusão de profissionais com deficiência Inclusão de profissionais com deficiência RH que DESCENTRALIZA, REALIZA! Inclusão de Profissionais com Deficiência PESQUISA 2013 Inclusão de Profissionais com Deficiência PESQUISA 2013 Sua empresa cumpre

Leia mais

6 TENDÊNCIAS QUE IRÃO MEXER COM AS ESTRUTURAS DO RH CONTEXTO ATUAL DO PAÍS DEVE NORTEAR AÇÕES DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS.

6 TENDÊNCIAS QUE IRÃO MEXER COM AS ESTRUTURAS DO RH CONTEXTO ATUAL DO PAÍS DEVE NORTEAR AÇÕES DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS. 6 TENDÊNCIAS 12 1 10 11 2 9 3 8 4 7 6 5 QUE IRÃO MEXER COM AS ESTRUTURAS DO RH CONTEXTO ATUAL DO PAÍS DEVE NORTEAR AÇÕES DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS. Charles Darwin dizia que não é o mais forte ou o mais

Leia mais

Boas Práticas de RH UnimedBH. Data: 3 de maio Local: OCEMG Júnia Marçal Rodrigues

Boas Práticas de RH UnimedBH. Data: 3 de maio Local: OCEMG Júnia Marçal Rodrigues Boas Práticas de RH UnimedBH Data: 3 de maio Local: OCEMG Júnia Marçal Rodrigues Unimed-BH em números 5.684 médicos cooperados Atuação 34 municípios na região metropolitana de BH 4.003 colaboradores diretos

Leia mais

Clientes fidelizados e satisfeitos

Clientes fidelizados e satisfeitos GESTÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS CONTÁBEIS Uma abordagem prática O QUE TODO EMPRESÁRIO SONHA... Pessoas qualificadas, motivadas e produtivas Baixa rotatividade Clientes fidelizados e satisfeitos PLANEJAMENTO

Leia mais

Política: Recrutamento e Seleção

Política: Recrutamento e Seleção Política: Recrutamento e Seleção Última Atualização em 09/01/2013 As informações neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Copyright 2013 HBSIS. Todos os direitos reservados. Nenhuma

Leia mais

Como encontrar as pessoas certas para minha empresa

Como encontrar as pessoas certas para minha empresa Como encontrar as pessoas certas para minha empresa Alessandro Roberto D Ávila Assmann Diretor Executivo da Kombo 2015 Kombo - Todos os direitos reservados Introdução Você já parou para pensar em como

Leia mais

Estudo Home Office 2016

Estudo Home Office 2016 Estudo Home Office 2016 maio/ 2016 - Apresentação Evento de Lançamento Soluções em Remuneração SAP Consultores Associados SAP Consultoria iniciou as suas atividades em Abril de 1993 e atua no desenvolvimento

Leia mais

Gestão do Desempenho. Gestão Estratégica de RH. Reter e engajar. Capacitar. Atrair 26/10/2016. Gestão do Desempenho. Recrutamento & Seleção

Gestão do Desempenho. Gestão Estratégica de RH. Reter e engajar. Capacitar. Atrair 26/10/2016. Gestão do Desempenho. Recrutamento & Seleção Gestão do Desempenho Ref.: Livro-texto, Cap. 8 Gestão Estratégica de RH Atrair Capacitar Reter e engajar Gestão do Desempenho Recrutamento & Seleção Treinamento & Desenvolvimento Recompensa 2 1 Avaliação

Leia mais

Capítulo 5 Planejamento de pessoal e recrutamento

Capítulo 5 Planejamento de pessoal e recrutamento Capítulo 5 Planejamento de pessoal e recrutamento slide 1 Objetivos de aprendizagem 1. Listar as etapas do processo de recrutamento e seleção. 2. Explicar as principais técnicas utilizadas no planejamento

Leia mais

Educação Profissional

Educação Profissional Educação Profissional Os brasileiros e a educação profissional Educação profissional e mercado de trabalho Educação profissional e política educacional Preparação para o mercado de trabalho Educação profissional

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 T&D e Estratégia de RH Treinamento & Desenvolvimento 3 4 Coaching & Mentoring Desenvolvimento de Lideranças 1 T&D e Estratégia de RH Relembrando... Os processos

Leia mais

Como Contratar Advogados em Escritórios de Volume

Como Contratar Advogados em Escritórios de Volume Como Contratar Advogados em Escritórios de Volume Garantindo a eficácia na formação da sua equipe jurídica Consultora: Fabiana Marin Rodigheri Principais desafios do RH no escritório que atua com processos

Leia mais

Administração e Organização II

Administração e Organização II Administração e Organização II Agregar Pessoas Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Agregar Pessoas Recrutamento / Seleção Imagem: http://blog.acelerato.com/gestao/recrutamento-e-selecao-otimizando-o-processo-nas-organizacoes/

Leia mais

Daniela Castro Profissional de RH Dez/2012

Daniela Castro Profissional de RH Dez/2012 Daniela Castro Profissional de RH Dez/2012 Mercado Atual O que fazer para: Atrair Reter Manter pessoas em sua empresa? Atrair Atrair Talentos consiste em: Buscar candidatos em fontes corretas para cada

Leia mais

EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO

EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO 1 EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO O que é? O quanto as empresas estimulam? O quanto os funcionários valorizam? Características de um intraempreendedor?... 2 OFERECIMENTO REALIZAÇÃO

Leia mais

Indicadores do Mercado de Trabalho Catho-Fipe / Informe Maio de Mercado de trabalho mostra sinais de estabilização

Indicadores do Mercado de Trabalho Catho-Fipe / Informe Maio de Mercado de trabalho mostra sinais de estabilização Indicadores do Mercado de Trabalho Catho-Fipe / Informe Maio de Mercado de trabalho mostra sinais de estabilização Apesar da queda com relação a maio de, o Índice Catho-Fipe de Novas Vagas de Emprego mostra

Leia mais

Profa. Cláudia Palladino. Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Seleção, admissão e avaliação Nesta unidade vamos estudar: Seleção por competências; Processo Admissional; Avaliação do processo de recrutamento

Leia mais

NOTA TÉCNICA N.º 110/2010/DA/SAGI/MDS

NOTA TÉCNICA N.º 110/2010/DA/SAGI/MDS NOTA TÉCNICA N.º 110/2010/DA/SAGI/MDS Assunto: Síntese do 1º. Relatório contendo os Principais Resultados da Pesquisa de Avaliação de Impacto do Bolsa Família 2ª Rodada AIBF II Data: 04 de agosto de 2010

Leia mais

LEI ANTIFUMO. Luciana Ghidetti de Oliveira

LEI ANTIFUMO. Luciana Ghidetti de Oliveira LEI ANTIFUMO Luciana Ghidetti de Oliveira No dia 4 de setembro, foi publicado no Diário Oficial o decreto que regulamenta a Lei Antifumo no estado do Espírito Santo. Com isso, a Futura foi às ruas conhecer

Leia mais

Recrutamento & Seleção

Recrutamento & Seleção Aula 6 Recrutamento & Seleção Agenda 1 2 3 Estudo de Caso: SG Cowen New Recruits Recrutamento & Seleção Melhores práticas 1 SG Cowen New Recruits Estudo de caso Melhores MBAs 2014 #1 Harvard University

Leia mais

I Fórum ABRH-Brasil de Sustentabilidade O papel do RH na promoção da cultura da sustentabilidade

I Fórum ABRH-Brasil de Sustentabilidade O papel do RH na promoção da cultura da sustentabilidade I Fórum ABRH-Brasil de Sustentabilidade O papel do RH na promoção da cultura da sustentabilidade Anna Paula Rezende Diretora Executiva de Talentos & Sustentabilidade 17 de Novembro de 2015 Quem somos Uma

Leia mais

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Como fazer? Profª Joice Trindade Silveira

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Como fazer? Profª Joice Trindade Silveira RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Como fazer? Profª Joice Trindade Silveira Suponha que você seja o responsável de uma UAN e que tenha sob a sua responsabilidade 6 funcionários. Você tem uma colaboradora que resiste

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 Seminário T&D e Estratégia de RH 3 4 Treinamento & Desenvolvimento Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.;

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA O sucesso de uma empresa e um bom clima organizacional estão intimamente ligados. Quando os funcionários sentem felicidade nas tarefas e

Leia mais

CONQUISTE UM BOM EMPREGO

CONQUISTE UM BOM EMPREGO CONQUISTE UM BOM EMPREGO ÍNDICE CAPÍTULO 1 CURRÍCULO... 9 FUNÇÕES DO CURRÍCULO... 10 CAPÍTULO 2 ETAPAS DO CURRÍCULO... 23 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO... 27 OBJETIVOS... 32 FORMAÇÃO ACADÊMICA... 33 IDIOMAS...

Leia mais

PLANO DE GESTÃO CÂMPUS CAÇADOR

PLANO DE GESTÃO CÂMPUS CAÇADOR PLANO DE GESTÃO CÂMPUS CAÇADOR 2016-2019 Consolidar, Incluir e Unir com ética, transparência e responsabilidade SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 5 2 METODOLOGIA... 6 3 EQUIPE... 7 4 MAPA SITUACIONAL... 8 5 EIXOS

Leia mais

Módulo 9 O Mercado de Trabalho e as Atividades de Recrutamento

Módulo 9 O Mercado de Trabalho e as Atividades de Recrutamento Módulo 9 O Mercado de Trabalho e as Atividades de Recrutamento Novas expectativas e tendências no âmbito social e da educação; novas tendências tecnológicas, políticas e internacionais, são algumas razões

Leia mais

SENSUS. Pesquisa & Consultoria

SENSUS. Pesquisa & Consultoria Perfil do Empresário, do Administrativo e do Trabalhador da Construção Civil 04 de Abril a 30 de Maio de 2011 Dados Técnicos Pesquisa Perfil do Empresário, do Administrativo e do Trabalhador da Construção

Leia mais

A ECONOMIA NO SEGUNDO SEMESTRE

A ECONOMIA NO SEGUNDO SEMESTRE A ECONOMIA NO SEGUNDO SEMESTRE Dihego Pansini O primeiro semestre deste ano tem dado bons indícios de que o ano de 2010, como haviam previsto alguns analistas, é um período de recuperação para a economia,

Leia mais

Indicadores do Mercado de Trabalho Catho-Fipe / Informe Junho de Mercado de trabalho se expande no primeiro semestre de 2017

Indicadores do Mercado de Trabalho Catho-Fipe / Informe Junho de Mercado de trabalho se expande no primeiro semestre de 2017 Indicadores do Mercado de Trabalho Catho-Fipe / Informe Junho de Mercado de trabalho se expande no primeiro semestre de Apesar de ainda apresentar queda na comparação com, o Índice Catho-Fipe de Novas

Leia mais

Apresentação Processo Seletivo

Apresentação Processo Seletivo Apresentação A SofTeam Empresa Júnior de Computação, uma organização constituída e gerida pelos alunos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe, tem a enorme satisfação de anunciar

Leia mais

Clima Organizacional

Clima Organizacional slide 1 Clima Organizacional Maria Cristina Bohnenberger cristin@feevale.br Conceitos de Clima organizacional É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos

Leia mais

PRÉMIO 40 LÍDERES EMPRESARIAIS DO FUTURO

PRÉMIO 40 LÍDERES EMPRESARIAIS DO FUTURO PRÉMIO 40 LÍDERES EMPRESARIAIS DO FUTURO REGULAMENTO ARTIGO 1.º (PROMOTORES) O Prémio 40 Líderes Empresariais do Futuro, adiante designado por PRÉMIO, é uma iniciativa do Fórum de Administradores e Gestores

Leia mais

EIXO 2 DIMENSÃO 1 A MISSÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

EIXO 2 DIMENSÃO 1 A MISSÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL EIXO 1 DIMENSÃO 8 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO 1 O plano de desenvolvimento do instituto PDI ( http://www.ufopa.edu.br/arquivo/portarias/2015/pdi20122016.pdf/view ) faz referência a todos os processos internos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Matriz Curricular do Curso Superior de Tecnologia em

Leia mais

Acordo de Acionistas NORMA DE da CPFL Energia S.A. ENGAJAMENTO

Acordo de Acionistas NORMA DE da CPFL Energia S.A. ENGAJAMENTO Acordo de Acionistas NORMA DE da CPFL Energia S.A. ENGAJAMENTO Atual DE Denominação PÚBLICOS Social DE da Draft II Participações INTERESSE S.A. Sumário Introdução 3 Objetivo da Norma 4 Conceitos básicos

Leia mais

HEALTH WEALTH CAREER MERCER LEARNING FORTALECENDO HOJE OS LÍDERES DE RH DE AMANHÃ

HEALTH WEALTH CAREER MERCER LEARNING FORTALECENDO HOJE OS LÍDERES DE RH DE AMANHÃ HEALTH WEALTH CAREER MERCER LEARNING FORTALECENDO HOJE OS LÍDERES DE RH DE AMANHÃ MERCER LEARNING O Mercer Learning é um programa de Desenvolvimento em Gestão do Capital Humano aproveitamos os mais de

Leia mais

GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RH

GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RH INDICE INÍCIO DA ENTREVISTA... ROTEIRO DE ENTREVISTAS PARA TODOS OS TIPOS DE CARGO... ROTEIRO DE ENTREVISTAS PARA O NÍVEL DE GESTÃO... FINAL DA ENTREVISTA... 03 04 05 06 RECRUTAMENTO & SELEÇÃO Srs. Gestores,

Leia mais

Pesquisa Carreira e Mercado O Perfil do candidato a vagas de estágio em 2017

Pesquisa Carreira e Mercado O Perfil do candidato a vagas de estágio em 2017 Pesquisa Carreira e Mercado O Perfil do candidato a vagas de estágio em 2017 SOBRE A PESQUISA A Pesquisa O perfil dos candidatos a vagas de estágio em 2017 realizada pela Companhia de Estágios PPM Human

Leia mais

A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO USINA CORURIPE

A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO USINA CORURIPE A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO USINA CORURIPE APRESENTAÇÃO: Anderson Tsuchida Jornalista, Publicitário e Pós Graduado em Comunicação Empresarial Por que a Comunicação Interna é tão

Leia mais

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS?

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? 1 índice Introdução... 3 A importância da inovação para o RH... 5 Treinamentos: inovação com EAD... 11 O uso de novas tecnologias e metodologias...15 Conclusão... 20 2 Introdução

Leia mais

CPA Síntese da Avaliação Institucional 2017/1

CPA Síntese da Avaliação Institucional 2017/1 CPA Síntese da Avaliação Institucional 2017/1 Este material é uma síntese dos resultados da Avaliação Institucional realizada pelos membros da comunidade acadêmica da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora

Leia mais

Gestão em Enfermagem. Profª Patricia Bopsin

Gestão em Enfermagem. Profª Patricia Bopsin Gestão em Enfermagem Profª Patricia Bopsin Não se pode atribuir ao dimensionamento toda a responsabilidade pela qualidade de assistência, entretanto, quando realizado de forma INADEQUADA representa um

Leia mais

Administração e Gestão de Pessoas

Administração e Gestão de Pessoas Administração e Gestão de Pessoas Aula Clima Organizacional Prof.ª Marcia Aires www.marcia aires.com.br mrbaires@gmail.com Clima Organizacional Funcionário Feliz = Lucro maior Mais qualidade de vida no

Leia mais

5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL

5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL 5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL 1 DEPARTAMENTO PESSOAL Algum tempo atrás, somente empresas de grande porte sabiam a importância de manter um departamento pessoal. Mas alguns anos

Leia mais

OBJETIVOS DA AREA DE RECURSOS HUMANOS. RH É a parte fundamental das organizações atuais; Interesses das Organizações x Interesses dos Funcionários;

OBJETIVOS DA AREA DE RECURSOS HUMANOS. RH É a parte fundamental das organizações atuais; Interesses das Organizações x Interesses dos Funcionários; OBJETIVOS DA AREA DE RECURSOS HUMANOS RH É a parte fundamental das organizações atuais; Interesses das Organizações x Interesses dos Funcionários; Organizações atuais - DP trabalhando em paralelo com o

Leia mais

Recrutamento & Seleção de Profissionais de Tecnologia. Dicas para me destacar no mercado e me tornar atrativo profissionalmente.

Recrutamento & Seleção de Profissionais de Tecnologia. Dicas para me destacar no mercado e me tornar atrativo profissionalmente. Recrutamento & Seleção de Profissionais de Tecnologia Dicas para me destacar no mercado e me tornar atrativo profissionalmente. Fernanda Werka Profissional da área de Recursos Humanos com foco no mercado

Leia mais

ANÚNCIO DE VAGA COM VISTA À CONSTITUIÇÃO DE UMA LISTA DE RESERVA. Especialista de Recursos Humanos (M/F)

ANÚNCIO DE VAGA COM VISTA À CONSTITUIÇÃO DE UMA LISTA DE RESERVA. Especialista de Recursos Humanos (M/F) ANÚNCIO DE VAGA COM VISTA À CONSTITUIÇÃO DE UMA LISTA DE RESERVA Designação do cargo Grupo de funções/grau AD 6 Tipo de contrato Referência Prazo para apresentação de candidaturas Local de afetação Especialista

Leia mais

Avaliação do governo Desempenho pessoal do presidente

Avaliação do governo Desempenho pessoal do presidente RESULTADOS DA 131ª PESQUISA CNT/MDA A 131ª Pesquisa CNT/MDA, realizada de 2 a 5 de junho de 2016 e divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra a avaliação dos índices de popularidade

Leia mais

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Temática do recrutamento O recrutamento: É uma ação externa da empresa; Influência o mercado de recursos humanos; Absorve os candidatos de

Leia mais

1. DADOS DA EMPRESA. Nome do contato: do contato: Telefone do contato: Nome da Empresa: Endereço: Cidade: CEP:

1. DADOS DA EMPRESA. Nome do contato:  do contato: Telefone do contato: Nome da Empresa: Endereço: Cidade: CEP: PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL - 2015 Dados, informações, fatos, análises. Este questionário em PDF é para auxiliar na coleta de dados. As perguntas devem ser respondidas no link: www.cmpesquisa.com.br/t&d

Leia mais

PORQUE FAZER UMA PESQUISA DE CLIMA?

PORQUE FAZER UMA PESQUISA DE CLIMA? Introdução PORQUE FAZER UMA PESQUISA DE CLIMA? Algumas pessoas que comandam organizações, ainda são muito resistentes a Pesquisas De Clima Organizacional; acreditam que é perda de tempo, e que esta pesquisa

Leia mais

Pesquisa Dimensões da cidade: favela e asfalto

Pesquisa Dimensões da cidade: favela e asfalto Pesquisa Dimensões da cidade: favela e asfalto Coordenação: Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase); os questionários foram aplicados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Objetivos:

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA NORMANDO GOMES & IRMÃOS (NORMANDO RECAP)

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA NORMANDO GOMES & IRMÃOS (NORMANDO RECAP) ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA NORMANDO GOMES & IRMÃOS (NORMANDO RECAP) Andrea

Leia mais

P-48 AVALIAR É GERENCIAR. Bernardo Leite

P-48 AVALIAR É GERENCIAR. Bernardo Leite P-48 AVALIAR É GERENCIAR Bernardo Leite Há 8 anos (+-)= FEEDBACK Por derivação = AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO (Gestão de Performance) Avaliar como função Gerencial, foi natural. Escolher (avaliar), portanto,

Leia mais

A GESTÃO DE PESSOAS COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO NA CAPTAÇÃO E INSERÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCDs) NO MERCADO DE TRABALHO

A GESTÃO DE PESSOAS COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO NA CAPTAÇÃO E INSERÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCDs) NO MERCADO DE TRABALHO A GESTÃO DE PESSOAS COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO NA CAPTAÇÃO E INSERÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCDs) NO MERCADO DE TRABALHO Prof. Sérgio Silveira de Santana MINI-CURRÍCULO Prof. Sérgio Silveira Diretor

Leia mais

02/12/2014. Aula 10. Gestão do Desempenho. Prof. Lucia B. Oliveira. Prof. Lucia B. Oliveira. Agenda. Seminário. Prof. Lucia B.

02/12/2014. Aula 10. Gestão do Desempenho. Prof. Lucia B. Oliveira. Prof. Lucia B. Oliveira. Agenda. Seminário. Prof. Lucia B. Aula 10 Gestão do Desempenho Agenda 1 Seminário 2 Gestão do Desempenho 1 Seminário 4 Getting 360-Degree Feedback Right Maury A. Peiperl Harvard Business Review, 2001. Gestão do Desempenho 2 Gestão Estratégica

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS / ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS / ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS / ADMINISTRATIVOS DEZEMBRO DE 2011 JOB1408 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões

Leia mais

A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO: UMA REALIDADE POSSÍVEL

A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO: UMA REALIDADE POSSÍVEL A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO: UMA REALIDADE POSSÍVEL Priscila Mallmann Bordignon Mestre em Educação pelo Centro Universitário La Salle (UNILASALLE). e Terapeuta Ocupacional

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA COM OS CALOUROS 2016

RELATÓRIO DA PESQUISA COM OS CALOUROS 2016 RELATÓRIO DA PESQUISA COM OS CALOUROS 2016 Por Elane Dalpiaz O Setor de Ciências Sociais Aplicadas (SCSA), da Universidade Federal do Paraná, pelo terceiro ano consecutivo, realizou uma pesquisa com os

Leia mais

INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO COMPETITIVO: percepções de profissionais de Recursos Humanos

INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO COMPETITIVO: percepções de profissionais de Recursos Humanos INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO COMPETITIVO: percepções de profissionais de Recursos Humanos Thelma Helena Costa Chahini. - Universidade Federal do Maranhão Maria da Piedade

Leia mais

HOME OFFICE MANAGEMENT CONTATO. Telefone: (11) A MELHOR FORMA DE TRABALHAR

HOME OFFICE MANAGEMENT CONTATO. Telefone: (11) A MELHOR FORMA DE TRABALHAR HOME OFFICE MANAGEMENT A MELHOR FORMA DE TRABALHAR www.homeoffice.com.br CONTATO Telefone: (11) 4321-2204 E-mail: contato@homeoffice.com.br /homeofficemanagement /homeofficemanagement /homeofficemanagement

Leia mais

Experiências de propostas de empregabilidade para alunos do ensino superior

Experiências de propostas de empregabilidade para alunos do ensino superior Gestão da permanência: o que as IES estão fazendo para reter seus alunos? Experiências de propostas de empregabilidade para alunos do ensino superior Gislaine Moreno - Diretora de Desenvolvimento Institucional

Leia mais

Vivemos e continuaremos a viver uma nova era da inovação onde, cada vez menos, as grandes inovações serão em produtos. C.K.

Vivemos e continuaremos a viver uma nova era da inovação onde, cada vez menos, as grandes inovações serão em produtos. C.K. Vivemos e continuaremos a viver uma nova era da inovação onde, cada vez menos, as grandes inovações serão em produtos C.K. Prahalad O Propósito da AC MAIA é aumentar o faturamento dos nossos clientes,

Leia mais

Cooperativa de Trabalho na Área da Saúde e Assistência Social.

Cooperativa de Trabalho na Área da Saúde e Assistência Social. Cooperativa de Trabalho na Área da Saúde e Assistência Social. 01 SOBRE Qualidade com parcerias de sucesso. A Mitra é uma cooperativa de trabalho que oferece serviços e soluções para sua área de Recursos

Leia mais

Gestão de Pessoas A contribuição dos modelos de Acreditação Hospitalar para os resultados da Organização.

Gestão de Pessoas A contribuição dos modelos de Acreditação Hospitalar para os resultados da Organização. Gestão de Pessoas A contribuição dos modelos de Acreditação Hospitalar para os resultados da Organização. Rosangela Martha Gerente Recursos Humanos O RH estratégico é capaz de influenciar não apenas o

Leia mais

CONCURSOS E EMPREGOS. Dihego Pansini de Souza

CONCURSOS E EMPREGOS. Dihego Pansini de Souza CONCURSOS E EMPREGOS Dihego Pansini de Souza A Futura Pesquisa e Consultoria foi às ruas sondar o que o capixaba pensa sobre concursos e empregos. Nesse sentido, o interesse da Futura está em investigar

Leia mais

A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua;

A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua; QUEM SOMOS A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua; Especializada em Vida e Previdência, possui portfólio completo para assegurar nossos clientes e seus familiares dos

Leia mais

Entre das grandes conclusões do estudo destacamos:

Entre das grandes conclusões do estudo destacamos: A meritocracia avança nas empresas em operação no Brasil Pesquisa da Pricewaterhousecoopers indica a gestão de desempenho como prática cada vez mais utilizada em grandes empresas no Brasil A importância

Leia mais

Análise do questionário de avaliação. Portal do Software Público Brasileiro

Análise do questionário de avaliação. Portal do Software Público Brasileiro Análise do questionário de avaliação Portal do Software Público Brasileiro Sumário Introdução 3 1 O questionário buscou saber mais sobre o usuário para planejar melhor o portal 3 2 Sobre o ambiente e tempo

Leia mais

OS OBJETIVOS TORNAR A EDUCAÇÃO A GRANDE PAUTA NACIONAL

OS OBJETIVOS TORNAR A EDUCAÇÃO A GRANDE PAUTA NACIONAL OS OBJETIVOS TORNAR A EDUCAÇÃO A GRANDE PAUTA NACIONAL Aumentar a consciência da sociedade de que Educação é a chave para o crescimento pessoal e do país Ampliar o conhecimento da população sobre as principais

Leia mais

Ética e Conduta Empresarial no âmbito da saúde 26º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

Ética e Conduta Empresarial no âmbito da saúde 26º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos Ética e Conduta Empresarial no âmbito da saúde 26º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos Anahp O tema da ética Anahp Representatividade Ética Organizações de saúde e ética Ao trabalhar

Leia mais

Seminário Internacional de Certificação Profissional. Brasília novembro 2005 Contribuição dos CEFET s

Seminário Internacional de Certificação Profissional. Brasília novembro 2005 Contribuição dos CEFET s Seminário Internacional de Certificação Profissional Brasília novembro 2005 Contribuição dos CEFET s Certificação Profissional - Definição Usual Reconhecimento formal dos conhecimentos, habilidades, atitudes

Leia mais

Pesquisa Qualificação Profissional 2016

Pesquisa Qualificação Profissional 2016 Pesquisa Qualificação Profissional 2016 Coordenadores Paulo Tarso Vilela de Resende Paulo Renato de Sousa Paula Oliveira Simone Nunes (PUC-Minas) Bolsistas Fapemig Bruna Catão Braga Larissa de Freitas

Leia mais

7.1 Contribuições para a teoria de administração de empresas

7.1 Contribuições para a teoria de administração de empresas 7 Conclusões Esta tese teve por objetivo propor e testar um modelo analítico que identificasse como os mecanismos de controle e as dimensões da confiança em relacionamentos interorganizacionais influenciam

Leia mais

Gestão de pessoas e desempenho organizacional

Gestão de pessoas e desempenho organizacional Aula 12 Gestão de pessoas e desempenho organizacional Agenda 1 Seminário 2 Medindo a performance do RH 1 Seminário 5 Competing on talent analytics. Davenport, Harris & Shapiro. Harvard Business Review,

Leia mais

5 dicas para um currículo CAMPEÃO

5 dicas para um currículo CAMPEÃO 5 dicas para um currículo CAMPEÃO Quem somos e o que fazemos? Quem somos? A Kombo é formada por pessoas que adoram tecnologia e gestão de pessoas, que juntas, buscam encontrar soluções inovadoras para

Leia mais

RECURSOS HUMANOS: INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/REGIONAL JATAÍ

RECURSOS HUMANOS: INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/REGIONAL JATAÍ RECURSOS HUMANOS: INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/REGIONAL JATAÍ Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí Jataí-Goiás Leonor Paniago Rocha Simone Rezende do Carmo A Regional

Leia mais