CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS"

Transcrição

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Matriz Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (Válida a partir 2017/1) Carga Horária Fase Cod. Disciplinas Teórico/Prática APS 1 Total Créd. Hora Créd. Hora Créd. Hora 1 Direito Trabalhista e Legislação Previdenciária 2 Matemática Financeira 3 Fundamentos de Administração I Fundamentos de Gestão de Pessoas 5 Metodologia Científica Filosofia Subtotal Rotinas Trabalhistas Estatística e Noções de Atuarial II 9 Comportamento Humano nas Organizações Comunicação e Expressão Gestão Ambiental Subtotal Atração e Seleção de Pessoas 13 Segurança e Ambiente do Trabalho 14 Gestão da Cultura Organizacional III Gestão da Informação aplicada a 15 Gestão de Pessoas Gestão da Sustentabilidade Empresarial Subtotal Gestão de Cargos, Remuneração e Carreira. 18 Indicadores de Desempenho em Gestão de Pessoas IV Gestão da Acessibilidade e 19 Inclusão Social Planejamento Estratégico em Gestão de Pessoas Projeto Integrador I Subtotal Gestão do Desenvolvimento Humano 23 Gestão do Desempenho Humano V 24 Optativa/Eletiva Gerenciamento de Equipes Sociologia Projeto Integrador II Subtotal Projeto Comunitário Total

2 Notas: 1 As Atividades Práticas Supervisionadas serão desenvolvidas conforme Regulamento Geral Institucional. 2 Como disciplina OPTATIVA o acadêmico poderá cursar a disciplina de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) ou demais disciplinas optativas oferecidas pelo curso. Como disciplina ELETIVA o acadêmico poderá cursar outra disciplina oferecida pelos cursos de graduação do Centro Universitário Católica de Santa Catarina e que não esteja contemplada na matriz curricular do Curso da mesma forma que não tenha sido computado como atividade complementar. 3 O Projeto Comunitário deverá ser realizado a partir da 3ª fase.

3 S DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - Válida a partir 2017/1 1ª FASE: 1. Direito Trabalhista e Legislação Previdenciária 75h Fundamentos do Direito do Trabalho. Relações de trabalho e emprego. Contrato de trabalho. Normas especiais de trabalho. Medicina e Segurança do Trabalho. Estabilidade. Seguridade Social, Previdência Social e Acidente de Trabalho. Normas internas. 2. Matemática Financeira 75h Fundamentos da Matemática Financeira. Desconto Simples. Regime de Capitalização. Taxas de Juros. Séries de Pagamento. Amortização de Empréstimos. 3. Fundamentos de Administração 60h Administração. Funções administrativas e processo administrativo. Áreas funcionais da administração. Tópicos especiais em administração. 4. Fundamentos de Gestão de Pessoas 45h Fundamentos de gestão de pessoas. Contexto histórico da gestão de RH. Conceitos básicos sobre gestão de pessoas. Glossário de RH. 5. Metodologia Científica 30h O Ato de Estudar. Pesquisa e Conhecimento Científico. Normas de Sistematização e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos. 6. Filosofia 30h Fundamentos da Filosofia. Filosofia e Moral. Filosofia e Direitos Humanos.

4 2ª FASE: 7. Rotinas Trabalhistas 90h Processo admissional. Obrigações Trabalhistas da Empresa. Cálculos Trabalhistas e Encargos Sociais. Processo de Contabilização e conciliação. Benefícios. Absenteísmo e rotatividade. Sistema de Rotinas Trabalhista. 8. Estatística e Noções de Atuarial 75h Estatística Descritiva e Análise de dados. Probabilidade. Gráficos e Tabelas. Correlação e regressão Linear. Noções de Cálculo Atuarial. 9. Comportamento Humano nas Organizações 60h Fundamentos do Comportamento Organizacional: Conceito e evolução histórica. Elementos do Comportamento Organizacional. Ambiente: Cultura, Clima e Elementos Emergentes. Diferenças Individuais e Resultados Organizacionais. Conflito e Negociação. Relações Humanas Éticas no Ambiente Profissional. Liderança e Gestão de Equipes. Resiliência. 10. Comunicação e Expressão 60h Leitura e Interpretação de Textos. Gêneros Textuais. Produção Textual. Oratória. Gramática Normativa. 11. Gestão Ambiental 30h Fundamentos da Gestão Ambiental. Políticas Públicas e Legislação Ambiental. Educação Ambiental. Gestão Ambiental e o Exercício Profissional.

5 3ª FASE: 12. Atração e Seleção de Pessoas 75h O novo cenário e os desafios organizacionais na Atração e Seleção de Pessoas. Planejamento na Gestão de Atração e Seleção. O processo de Captação de Talentos. A seleção de Pessoas. Gestão do Processo de Atração e Seleção de Pessoas. 13. Segurança e Ambiente do Trabalho 75h Fundamentos da Segurança do Trabalho. Aspectos Legais da Segurança e Higiene do Trabalho. Fundamentos da Higiene do Trabalho. Avaliação dos Programas de Segurança e Higiene do Trabalho. Qualidade de Vida no Trabalho. 14. Gestão da Cultura Organizacional 60h Fundamentos da Cultura Organizacional. Tipos de Cultura Organizacional. Ambiente: Gestão do Clima e Elementos Emergentes. O impacto da cultura no indivíduo. Gestão das Mudanças e Desenvolvimento Organizacional: o envolvimento da área de Recursos Humanos. 15. Gestão da Informação em Gestão de Pessoas 60h A informação como fonte de gestão das estratégias Organizacionais. A Gestão da Informação e a sua relevância na Gestão de Pessoas. Gestão do Conhecimento: Acompanhamento e gestão de pessoas. A implementação de Sistemas em Gestão de Pessoas. 16. Gestão da Sustentabilidade Empresarial 45h Fundamentos da Gestão da Sustentabilidade Empresarial. A responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial. Ética Social Empresarial. Desenvolvimento e Sustentabilidade. Benchmarking, normas e políticas ambientais.

6 4ª FASE: 17. Gestão de Cargos, Remuneração e Carreira 75h Cenário da administração de cargos e salários. Administração de cargos. Classificação de Cargos. Remuneração. Carreira. 18. Indicadores de Desempenho em Gestão de Pessoas 75h Indicadores. Mensuração e RH. Medidas de RH e seu Valor Econômico. Implementação de melhorias nos processos. 19. Gestão da Acessibilidade e Inclusão Social 60h Necessidades Especiais. Acessibilidade e legislação. Inclusão Social. Preconceitos. 20. Planejamento Estratégico em Gestão de Pessoas 60h Gestão Estratégica empresarial. Alinhamento da estratégia de Gestão de Pessoas com a estratégia organizacional. Atuação estratégica em Gestão de Pessoas. Gestão estratégica de Pessoas como potencial competitivo. Modelos de Gestão estratégica de Pessoas. 21. Projeto Integrador I 60H Introdução do Projeto Integrador. Apresentação do Eixo Temático do Projeto Integrador. Desenvolvimento do Relatório de Projeto Integrador. Socialização do Projeto Integrador.

7 5ª FASE: 22. Gestão do Desenvolvimento Humano - 75h Gestão do Conhecimento. Competências Organizacionais e Individuais. Aprendizagem Organizacional. Desenvolvimento Humano e Organizacional. 23. Gestão do Desempenho Humano 75h Fundamentos da Gestão do Desempenho. Técnicas de Avalição do Desempenho Humano nas Organizações. Avaliação de Desempenho centrada no desenvolvimento e aprendizagem. Tendências em Avaliação de Desempenho. Benefícios com a Implantação. de um Método de Avalição de Desempenho. APS (15 horas). 24. Optativa/Eletiva 60h Disciplina de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e/ou outra disciplina oferecida pelos demais cursos de graduação da CATÓLICA DE SANTA CATARINA, desde que não faça parte da matriz curricular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Libras 30h Representações da surdez. Estrutura gramatical da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e estrutura frasal. LIBRAS. Gramática. Sinais básicos. Diálogo em Libras. 25. Gerenciamento de Equipes 30h Fundamentos sobre gerenciamento de equipe. Tipos de Equipes. Perfis e competências dos integrantes: como lidar com as diferenças. Soluções Práticas no Gerenciamento de Equipes. Desenvolvimento de Equipes de trabalho. 26. Sociologia 30h Cultura e Representações Sociais. Sociedade: Fundamentos, Organização e Estrutura. Sociedade e Educação das Relações Étnico-Raciais.

8 27. Projeto Integrador II 60H Introdução do Projeto Integrador. Apresentação do Eixo Temático do Projeto Integrador. Desenvolvimento do Relatório de Projeto Integrador. Socialização do Projeto Integrador. Projeto Comunitário 30h A caracterização do Projeto Comunitário do Centro Universitário Católica de Santa Catarina. A compreensão da responsabilidade social de cada indivíduo como integrante do contexto social no qual está inserido. O aluno como aprendiz de transformação social. A vivência comunitária como fator de aprendizagem para a formação integral. A participação em projetos de atividades comunitárias.

9 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Matriz Curricular válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Carga Horária Teórica Prática Total Fase Cod. Disciplinas Credito Hora Crédito Hora Crédito Hora Direito Trabalhista e Legislação I 1 Previdenciária 2 Metodologia Científica Gestão de Recursos Humanos Matemática Financeira Subtotal Comunicação e Expressão II 6 Estatística Segurança e Ambiente do Trabalho 8 Cultura Organizacional Projeto Integrador I Subtotal Gestão de Pessoal III 10 Recrutamento e Seleção de Pessoas Sistemas de Informação em Recursos 11 Humanos 12 Psicologia Organizacional Projeto Integrador II Subtotal Gestão de Cargos e Sistemas de 13 Remuneração IV 14 Gestão da Acessibilidade Filosofia e Ética Gestão de Conflitos Gestão da Responsabilidade Social e 17 Ambiental Projeto Integrador III Subtotal Treinamento e Desenvolvimento de 18 Pessoas V Gestão Estratégica em Recursos 19 Humanos Avaliação de Desempenho 21 Disciplina Optativa (IES)* Projeto Integrador IV Subtotal Projeto Comunitário Total *Disciplina de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e/ou outra disciplina oferecida pelos cursos de graduação da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul e que não faça parte da matriz curricular deste curso.

10 S DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Vigente a partir de 2010/1 1º Fase Disciplina 1 Direito Trabalhista e Legislação Previdenciária Disciplina comum Fundamentos do Direito do Trabalho. Relações de trabalho e emprego. Contrato de trabalho. Normas especiais de trabalho. Medicina e Segurança do Trabalho. Estabilidade. Seguridade Social, Previdência Social e Acidente de Trabalho. Normas internas. Disciplina 2: Metodologia Científica Disciplina comum Universidade. O ato de estudar. Pesquisa. Projeto de Pesquisa. Normas de sistematização e apresentação de trabalhos acadêmicos. Disciplina 3: Gestão de Recursos Humanos Disciplina integradora Contexto histórico da gestão de RH. Mercado de trabalho. Abordagens da Administração. Planejamento estratégico. Áreas da administração. Projeto Integrador. Disciplina 4: Matemática Financeira Disciplina comum Fundamentos da Matemática Financeira. Desconto Simples. Regime de Capitalização. Taxas de Juros. Séries de Pagamento. Amortização de Empréstimos. 2ª Fase

11 Disciplina 5: Comunicação e Expressão Disciplina comum Leitura e interpretação de textos. Gêneros textuais: resumo, resenha. Produção textual. Oratória. Gramática Normativa. Disciplina 6: Estatística Disciplina Comum Método Estatístico. Gráficos e tabelas. Estatística descritiva. Medidas de posição e variação. Probabilidades. Disciplina 7: Segurança e Ambiente do Trabalho Fundamentos da Segurança do Trabalho. Aspectos Legais da Segurança e Higiene do Trabalho. Fundamentos da Higiene do Trabalho. Avaliação dos Programas de Segurança e Higiene do Trabalho. Qualidade de Vida no Trabalho. Disciplina 8: Cultura Organizacional Disciplina integradora Estudo do Clima organizacional. Estudo da Cultura organizacional. Mudança organizacional. Pesquisa organizacional. Comunicação interna. Projeto Integrador I Pesquisa de clima organizacional. Técnicas de amostragem e elaboração de gráficos. Projeto de segurança do trabalho.

12 3ª Fase Disciplina 9: Gestão de Pessoal Disciplina integradora Processo admissional. Cálculos Trabalhistas. Encargos Sociais. Processo de Contabilização e conciliação. Benefícios. Absenteísmo. Disciplina 10: Recrutamento e Seleção de Pessoas Mercado de trabalho. Recrutamento. Seleção de pessoas. Técnicas de seleção de pessoas. Definição de Perfil. Rotatividade. Processo de Desligamento. Disciplina 11: Sistemas de Informação em Recursos Humanos Gestão de Informações. Banco de dados. Sistemas de informações em RH. Relatórios gerenciais em RH. Auditoria em RH. Disciplina 12: Psicologia Organizacional Disciplina Comum Fundamentos da Psicologia organizacional. Teorias psicológicas na organização. Fator humano nas organizações. Liderança e Motivação. Projeto Integrador II Projeto contemplando os processos de admissão, rescisão, férias, dentre outras rotinas trabalhistas. Esses processos deverão estar em consonância com as principais práticas trabalhistas adotadas nas empresas, de acordo com a legislação vigente e a respectiva Convenção Coletiva de Trabalho.

13 4ª fase Disciplina 13: Gestão de Cargos e Sistemas de Remuneração Disciplina integradora Modelagem de Cargos. Sistemas de Remuneração. Elaboração do Plano de Carreira. Política de cargos e Salários. Disciplina 14: Gestão da Acessibilidade Deficiência Física. Deficiência Mental. Acessibilidade e legislação. Diversidade. Disciplina 15 Filosofia e Ética Disciplina Comum Fundamentos da Filosofia. Histórico e correntes da Filosofia. Ética como preocupação filosófica. Disciplina 16: Gestão de Conflitos Conflito. Negociação. Argumentos e persuasão. Negociação e administração de Recursos Humanos. Negociação e modelo organizacional. Negociação sindical. Disciplina 17: Gestão da Responsabilidade Social e Ambiental Fundamentos da responsabilidade social e ambiental. Modelos de responsabilidade social e ambiental. Fundamentos da cidadania empresarial. Marketing social. Causas sociais. Pesquisa dos problemas sociais e ambientais locais.

14 Projeto Integrador III Política de cargos e salários, admissão de portadores de necessidades especiais e simulação de situações envolvendo solução de conflitos, na área de gestão de pessoas. 5ª fase Disciplina 18: Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas Disciplina integradora Gestão do Conhecimento. Gestão do Treinamento e desenvolvimento. Fases do Treinamento e desenvolvimento. Processos de treinamento e desenvolvimento. Integração. Disciplina 19: Gestão Estratégica em Recursos Humanos Disciplina Integradora Gestão estratégica. Estratégia de RH. Planejamento Estratégico de RH. Modelos de planejamento de RH. Políticas de Recursos Humanos. Gestão por indicadores de desempenho. Disciplina 20: Avaliação de Desempenho Gestão do Plano de carreira. Técnicas de avaliação de desempenho. Implantação da Avaliação de Desempenho. Habilidades e Competências. Reflexos da Avaliação de Desempenho. Disciplina Optativa I (IES) Disciplina de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e/ou outra disciplina oferecida pelos cursos de graduação da Instituição e que não faça parte da matriz curricular deste curso.

15 Projeto Integrador IV Revisão geral dos projetos parciais desenvolvidos, de forma a atender aos princípios do planejamento estratégico socialmente correto de uma organização. Projeto Comunitário A caracterização do Projeto Comunitário do Centro Universitário Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul. A compreensão da responsabilidade social de cada indivíduo como integrante do contexto social no qual está inserido. O aluno como aprendiz de transformação social. A vivência comunitária como fator de aprendizagem para a formação integral. A participação em projetos de atividades comunitárias.

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Matriz Curricular do Curso de Graduação em Administração (Vigência a partir de 2017/1) Fase Cód

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Fase Cód. Disciplinas I II III IV V Matriz Curricular do Curso de Graduação em Ciências

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL Matriz Curricular válida para os acadêmicos ingressantes a partir

Leia mais

Matriz Curricular Faculdade Cenecista de Sete Lagoas- Administração

Matriz Curricular Faculdade Cenecista de Sete Lagoas- Administração Matriz Curricular Faculdade Cenecista de Sete Lagoas- Administração 1º Teorias da Administração 60 60 1º Estudos Socioantropológicos 60 60 1º Economia 60 60 1º Matemática Básica 60 60 1º Leitura e Interpretação

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Matriz Curricular válida para os acadêmicos ingressantes

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: CST EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Missão A missão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá consiste em formar profissionais

Leia mais

FACULDADE DA AMAZÔNIA ROD. BR 316, KM 07 N 590 FONE: ::

FACULDADE DA AMAZÔNIA ROD. BR 316, KM 07 N 590 FONE: :: MATRIZ CURRICULAR DE ADMINISTRAÇÃO APROVADA PELA PORTARIA DE RECONHECIMENTO DO CURSO PORTARIA NO. 408, DE 11 DE OUTUBRO DE 2011. 1º Economia I 40 Filosofia e Ética 40 Teoria da Administração I 80 Matemática

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Campus: Teresópolis Missão A missão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Estácio

Leia mais

Administração. Ementa: Papel da oferta e demanda na determinação do preço e quantidade de mercado. Processo de produção e de custos.

Administração. Ementa: Papel da oferta e demanda na determinação do preço e quantidade de mercado. Processo de produção e de custos. Administração 1 SEMESTRE FUNDAMENTOS DA ADMINISTAÇÃO,75 H Ementa: Administração e organização. Processo administrativo e dinâmica administrativa. Subsistemas organizacionais. Enfoque contemporâneo da administração.

Leia mais

TECNÓLOGO EM AGROINDÚSTRIA ITINERÁRIO FORMATIVO

TECNÓLOGO EM AGROINDÚSTRIA ITINERÁRIO FORMATIVO TECNÓLOGO EM AGROINDÚSTRIA Módulo Básico I 3 Módulo Específico II 365 h Beneficiamento e Industrialização de Grãos Toxicologia dos Alimentos Sistemas Agroindustriais Alimentares Sistemas de Armazenamento

Leia mais

EMENTÁRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

EMENTÁRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EMENTÁRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1 PERÍODO Matemática (72 horas) Números. Operações matemáticas avançadas. Máximo Divisor Comum. Mínimo Múltiplo Comum. Expressões e equações. Teoria dos Conjuntos. Funções.

Leia mais

TECNÓLOGO EM AGROINDÚSTRIA ITINERÁRIO FORMATIVO

TECNÓLOGO EM AGROINDÚSTRIA ITINERÁRIO FORMATIVO TECNÓLOGO EM AGROINDÚSTRIA Módulo Básico I 3 Módulo Específico II 365 h Beneficiamento e Industrialização de Grãos Toxicologia dos Alimentos Sistemas Agroindustriais Alimentares Sistemas de Armazenamento

Leia mais

FACULDADE CNEC CAMPO LARGO CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR Nº061 PARA INGRESSANTES ANTERIORES A 2016

FACULDADE CNEC CAMPO LARGO CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR Nº061 PARA INGRESSANTES ANTERIORES A 2016 FACULDADE CNEC CAMPO LARGO CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR Nº061 PARA INGRESSANTES ANTERIORES A 2016 PERÍODO DISCIPLINAS CH 6 Planejamento Estratégico 80 6 Legislação

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: MATEMÁTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO Equações do primeiro e segundo graus com problemas. Problemas aplicando sistemas; sistemas com três incógnitas

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012) ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I 1992 C/H 102 Aspectos histórico/evolutivos; Administração da produção e seus aspectos gerenciais

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS-UNITINS PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Matriz Curricular

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS-UNITINS PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Matriz Curricular O Curso de Bacharelado em Administração Pública terá a seguinte distribuição curricular: As disciplinas que integram a matriz curricular estão distribuídas em oito Módulos e são de natureza: I. que garantem

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2009) ADMINISTRAÇÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR (1432) - 68 h/a Práticas do Comércio Internacional. Características e processamento

Leia mais

ESCOLA DE NEGÓCIOS EXAME INTERNO DE DESEMPENHO DO ALUNO (EIDA) 2016/1

ESCOLA DE NEGÓCIOS EXAME INTERNO DE DESEMPENHO DO ALUNO (EIDA) 2016/1 ANEXO I CURSO: ADMINISTRAÇÃO 2ª/3ª AN (Noturno) UNIDADE: CEILÂNDIA Sala: 35/C INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO ESTATÍSTICA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL FILOSOFIA 1. CONHECIMENTOS GERAIS: globalização,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE DE PRODUÇÃO DE PRODUÇÃO - GRADUAÇÃO - 215 1º PERÍODO Carga Horária CLASSIFICAÇÃO CARGA HORÁRIA MODALIDADE NÚCLEO LÍNGUA PORTUGUESA PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MATRIZ 2012 Vigência a partir de

ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MATRIZ 2012 Vigência a partir de FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS Mantida pela Fundação Instituto de Administração ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MATRIZ 2012 Vigência a partir de 2012-01 1 Informática Básica 2 38 2 32 1 Pesquisa

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : ADMINISTRAÇÃO NOTURNO - TRÊS RIOS. CRÉDITOS Obrigatórios: 138 Optativos: 16.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : ADMINISTRAÇÃO NOTURNO - TRÊS RIOS. CRÉDITOS Obrigatórios: 138 Optativos: 16. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 07/08/2017-12:06:25 CÓD. REGISTRO INEP:

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS º PERÍODO

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS º PERÍODO CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTRODUTORIA II Escrituração dos principais atos e fatos decorrentes das operações praticados pelas organizações, bem como

Leia mais

PLANO DE ENSINO semestre. Apresentar conceitos modernos de Gestão de Pessoas. Apresentar conceitos modernos de Gestão de.

PLANO DE ENSINO semestre. Apresentar conceitos modernos de Gestão de Pessoas. Apresentar conceitos modernos de Gestão de. PLANO DE ENSINO - 2016.2 DISCIPLINA: SU-B0065 Gestão de PROFESSOR: ANDERSON LOPES CARGA HORÁRIA: 60 HORAS TURMA: DF05-N101 SALA: 07 DATA Nº. MÓDU CONTEÚDO OBJETIVO METODOLOGIA RECURSO AULA LO 08/08/2016

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 1º PERÍODO

MATRIZ CURRICULAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 1º PERÍODO 1º Período MRIZ CURRICULAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 1º PERÍODO Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais DISCIPLIN OBRIGÓRI GRH100 Introdução à Gestão de Pessoas GRH101

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE Cultura Religiosa O fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano e da sociedade. As principais

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA - POLO SÃO LUÍS

CALENDÁRIO ACADÊMICO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA - POLO SÃO LUÍS UNIVERSIDADE CEUMA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD CALENDÁRIO ACADÊMICO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA - POLO SÃO LUÍS 2016.1 MATRIZ CURRICULAR 2011.0 Turma

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : CIÊNCIAS CONTÁBEIS. CRÉDITOS Obrigatórios: 136 Optativos: 16. 1º Semestre

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : CIÊNCIAS CONTÁBEIS. CRÉDITOS Obrigatórios: 136 Optativos: 16. 1º Semestre Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:28:06 Curso : CIÊNCIAS

Leia mais

PEDAGOGIA NORMAL SUPERIOR E COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS/ MÓDULO II OFERTA ESPECIAL DE DISCIPLINAS DISCIPLINAS EQUIVALENTES POR TURMA E CURSO

PEDAGOGIA NORMAL SUPERIOR E COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS/ MÓDULO II OFERTA ESPECIAL DE DISCIPLINAS DISCIPLINAS EQUIVALENTES POR TURMA E CURSO DISCIPLINAS PEDAGOGIA NORMAL SUPERIOR E COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS/ MÓDULO II OFERTA ESPECIAL DE DISCIPLINAS DISCIPLINAS EQUIVALENTES POR TURMA E CURSO PEDAGOGIA 2004 PEDAGOGIA 2006 PEDAGOGIA 2007 PEDAGOGIA

Leia mais

FACAL - CALENDÁRIO DE PROVAS

FACAL - CALENDÁRIO DE PROVAS CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO 1º PERÍODO Disciplinas 1º EX 2º EX 2ª CH Final Teoria Geral da Administração I 03/04 29/05 05/06 12/06 Leitura e Produção textual 30/03 18/05 25/05 01/06 Métodos Quantitativos

Leia mais

Matriz 1 - Administração (Modalidade a Distância)

Matriz 1 - Administração (Modalidade a Distância) Matriz 1 - Administração (Modalidade a Distância) Nivelamento Língua Portuguesa 20 - - - 1º PERÍODO Comunicação Empresarial 60 3 3 - Fundamentos das Ciências Sociais 60 3 3 - Matemática Aplicada à Administração

Leia mais

Fundamentos de Fundamentos de Sistemas de Geometria Analítica. Comunicação e Expressão I

Fundamentos de Fundamentos de Sistemas de Geometria Analítica. Comunicação e Expressão I 4.7.2 Representação Gráfica do Perfil de Formação Quadro I dos núcleos de formação do Curso de Sistemas de Informação para ingressantes a partir do 2º semestre de 2014 Período 1º 2º 3º Algoritmos e Programação

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DA FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CLEVELÂNDIA (TÉRMINO EM 2018)

MATRIZ CURRICULAR DA FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CLEVELÂNDIA (TÉRMINO EM 2018) MATRIZ CURRICULAR DA FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CLEVELÂNDIA (TÉRMINO EM 2018) 1 Período DISCIPLINA CHS CARGA Teoria Geral da Administração 04 72 Tópicos de Matemática 04 72 Contabilidade Geral 04 72

Leia mais

Edital Esquematizado RECEITA FEDERAL DO BRASIL

Edital Esquematizado RECEITA FEDERAL DO BRASIL Edital Esquematizado RECEITA FEDERAL DO BRASIL AuditorFiscal @vahestudar www.vahestudar.com Concurso Edital Base Resumo Previsão Órgão RECEITA FEDERAL DO BRASIL Ano do Edital Ano do Edital Publicação Edital

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIA 1º PERÍODO Créditos Carga Horária Prérequisito Teórico Prático E Total Horas Aula Horas Relógio 1 Contabilidade Básica I DECCA 4 - - 4 60 50-2 Sociologia das Organizações

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Ciências Contábeis Bacharelado. Campo de

Matriz Curricular do Curso de Ciências Contábeis Bacharelado. Campo de Matriz Curricular do Curso de Ciências Bacharelado 1º SEMESTRE Eixo Componentes Curriculares Campo de Carga Pré-requisito Formação Horária Introdutória FP - Leitura e Prática de Produção FB - Linguagens

Leia mais

DISCIPLINAS COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINAS COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Coordenação do Curso de Administração DISCIPLINAS COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO

INFORMAÇÕES GERAIS DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO INFORMAÇÕES GERAIS DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO Denominação do Curso: Administração Habilitação: Bacharel em Administração Modalidade de ensino: Presencial Regime de Matrícula: Seriado Semestral : 3.280

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em Administração

Ementário do Curso Técnico em Administração Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico Direção de Ensino Campus Nilo Peçanha, Pinheiral

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS DO 3º BIMESTRE 2017 CURSO DE PEDAGOGIA

HORÁRIO DE PROVAS DO 3º BIMESTRE 2017 CURSO DE PEDAGOGIA HORÁRIO DE PROVAS DO 3º BIMESTRE 2017 CURSO DE PEDAGOGIA Fundamentos Filosóficos da Educação 25.09.17 19horas Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico I 25.09.17 21horas Didática I 26.09.17

Leia mais

GRADE CURRICULAR CURRÍCULO PLENO SEMESTRALIZADO: 9 SEMESTRES (NOTURNO) Horas

GRADE CURRICULAR CURRÍCULO PLENO SEMESTRALIZADO: 9 SEMESTRES (NOTURNO) Horas GRADE CURRICULAR CURRÍCULO PLENO SEMESTRALIZADO: 9 SEMESTRES (NOTURNO) MÓDULO 1 67-102 Teoria Geral da Administração I 81-101 Língua Portuguesa 10-105 Matemática Básica 73.227 Sociologia 30 0 30 2 60.582

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 2017 FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO CICLO BÁSICO. 1º Período

MATRIZ CURRICULAR 2017 FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO CICLO BÁSICO. 1º Período PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR 2017 FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO CICLO BÁSICO 1º Período Teórica Prática Semipresen cial 01 Anatomia Humana 40 40-80 02 História da Psicologia 80

Leia mais

EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2

EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2 EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2 EMENTAS COMUNS ÀS MATRIZES LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS Produção de textos (orais e escritos), leitura e análise linguística de textos em diferentes

Leia mais

RELAÇÃO DE HORÁRIOS POR TURMA. Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

RELAÇÃO DE HORÁRIOS POR TURMA. Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Turma: ADM11N - 20171 RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE FUNDAMENTOS DE GESTÃO CENÁRIOS ECONÔMICOS I FUNDAMENTOS DE MARKETING RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE FUNDAMENTOS DE GESTÃO CENÁRIOS

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS DO 2º BIMESTRE 2017 CURSO DE PEDAGOGIA

HORÁRIO DE PROVAS DO 2º BIMESTRE 2017 CURSO DE PEDAGOGIA HORÁRIO DE PROVAS DO 2º BIMESTRE 2017 CURSO DE PEDAGOGIA Psicologia da Educação I 03.07.17 19horas Fundamentos Filosóficos da Educação 03.07.17 21horas Didática I 04.07.17 19horas Aspectos Sócio-Antropológicos

Leia mais

2º PERÍODO CÓDIGO DISCIPLINA CHT

2º PERÍODO CÓDIGO DISCIPLINA CHT MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - BACHARELADO - MODALIDADE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PÓLOS: Águas Formosas, Diamantina,

Leia mais

A) CONTEÚDOS DE FORMAÇÃO BÁSICA CARGA HORÁRIA

A) CONTEÚDOS DE FORMAÇÃO BÁSICA CARGA HORÁRIA MATRIZ DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM VIGOR 2016.1 2.8.1 ORGANIZAÇÃO DA MATRIZ A) CONTEÚDOS DE FORMAÇÃO BÁSICA CÓDIGOS DISCIPLINAS CRÉDITOS CARGA FCC 00001 Língua Portuguesa 03 60 X FCC 00056 Psicologia das

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO 1º TERMO Aulas Teóricas Práticas Total Comunicação e Expressão 36-36 Direito 36-36 Cálculo Diferencial e Integral I 72-72 Fundamentos da Administração

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CURSO DE DIREITO CURRÍCULO PLENO BACHARELADO 1 CICLO/MÓDULO A Fundamental: (Direito, Política e Economia) Ciência Política 02 0 02 40 Economia e Negócios 04 0 04 80 Fundamentos do Direito Civil 04 0 04

Leia mais

CAPITULO XI MATRIZ CURRICULAR ORGANIZADA POR UNIDADES CURRICULARES (T.P.L.C.D)

CAPITULO XI MATRIZ CURRICULAR ORGANIZADA POR UNIDADES CURRICULARES (T.P.L.C.D) CAPITULO XI MATRIZ CURRICULAR ORGANIZADA POR UNIDADES CURRICULARES Matriz Curricular - Unidade I Disciplina de Formaçãoo Geral e Humanística Português Instrumental Psicologia do Trabalho Sociologia de

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DE DIREITO (6ª TURMA Ingresso: )

MATRIZ CURRICULAR DE DIREITO (6ª TURMA Ingresso: ) MATRIZ CURRICULAR DE DIREITO 2011.1 (6ª TURMA Ingresso: 2009.1) 1º Semestre Sociologia Geral e Jurídica - 72 Língua Portuguesa Aplicada ao Direito - 72 Introdução ao Estudo do Direito I - 72 Teoria Geral

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATRIZ CURRICULAR MATUTINO Fase N.

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATRIZ CURRICULAR MATUTINO Fase N. CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATRIZ CURRICULAR MATUTINO Fase N. Ordem Código COMPONENTE CURRICULAR Créditos Horas Prérequisitos 01 Introdução à informática 04 60 02 Matemática instrumental

Leia mais

Graduação: Administração e Ciências Econômicas. Quadro de disciplinas e carga horária

Graduação: Administração e Ciências Econômicas. Quadro de disciplinas e carga horária Graduação: Administração e Ciências Econômicas Quadro de disciplinas e carga horária 2016 ÍNDICE 1. QUADRO DE DISCIPLINAS E CARGA HORÁRIA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO... 3 2. QUADRO DE DISCIPLINAS E CARGA

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 61 ANEXO II - A CURRÍCULO PLENO DO, BACHARELADO Introdução à Administração Economia das Empresas Matemática para Administração Português Instrumental Tecnologia da Informação Instituições de Direito Público

Leia mais

VERSÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO

VERSÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO VERSÃO 2014-2 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO ARACRUZ 2014 1. INTRODUÇÃO 1.1. Missão No intuito de fortalecer e promover uma educação de qualidade em que o discente é o principal protagonista, a

Leia mais

MBA EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

MBA EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS MBA EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS OBJETIVOS DO CURSO O objetivo geral do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas é oportunizar os conhecimentos acerca dos

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: ENGENHARIA DE PETRÓLEO Campus: NITERÓI Missão O Curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólida formação técnica

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL Introdução ao Serviço Social A prática profissional no Serviço Social na atualidade: o espaço sócioocupacional que a particulariza e identifica;

Leia mais

6. MATRIZ CURRICULAR 6.1. Núcleos de conhecimento estruturais do curso e respectivos componentes curriculares

6. MATRIZ CURRICULAR 6.1. Núcleos de conhecimento estruturais do curso e respectivos componentes curriculares 6. MATRIZ CURRICULAR 6.1. Núcleos de conhecimento estruturais do curso e respectivos componentes curriculares O perfil de profissional a ser formado pelo Curso de Graduação em da UFSCar/Sorocaba baseia-se

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO G5. 1º A 2016 (2 sem) Noturno. Central. Teorias da Administração. Teorias da Administração

ADMINISTRAÇÃO G5. 1º A 2016 (2 sem) Noturno. Central. Teorias da Administração. Teorias da Administração ADMINISTRAÇÃO G5 1º A 2016 (2 sem) Noturno Língua Portuguesa Matemática Teorias da Sociologia e Política Psicologia Aplicada Língua Portuguesa Matemática Teorias da Sociologia e Política Psicologia Aplicada

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Administração

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Administração MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GRADE 6 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2014 Cód. Disc. DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 5103-1 Teorias da

Leia mais

RELAÇÃO DE HORÁRIOS POR TURMA. Segunda Terça Quarta Quinta Sexta FUNDAMENTOS DE MARKETING MARKETING MARKETING MARKETING

RELAÇÃO DE HORÁRIOS POR TURMA. Segunda Terça Quarta Quinta Sexta FUNDAMENTOS DE MARKETING MARKETING MARKETING MARKETING ADM11N EMPREENDEDORISMO MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS FUNDAMENTOS DE MARKETING CENÁRIOS ECONÔMICOS I FUNDAMENTOS DE GESTÃO EMPREENDEDORISMO MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS FUNDAMENTOS DE MARKETING CENÁRIOS ECONÔMICOS

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Direito

Estrutura Curricular do Curso de Direito Estrutura Curricular do Curso de Direito 1º Período Introdução ao Direito - História do Direito Português Aplicado ao Discurso Jurídico I Ciência Política e Teoria Geral do Estado - Antropologia Jurídica

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 2-CEPE/UNICENTRO, DE 30 DE JANEIRO DE 2014. Aprova o Curso de Especialização em MBA em Gestão de Negócios, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Avançado da UNICENTRO, no Município

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 18/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Válida para os acadêmicos ingressantes

Leia mais

Matriz 1 - Ciências Contábeis (Modalidade a Distância)

Matriz 1 - Ciências Contábeis (Modalidade a Distância) Matriz 1 - Ciências Contábeis (Modalidade a Distância) Nivelamentos Total Créditos Teórica Prática Pré-requisito Familiarização com a Educação a Distância 20 - - - Matemática 20 - - - Carga Horária Total

Leia mais

DISCIPLINAS/ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAS/ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 374/2010 EMENTA: Estabelece o Ajuste Curricular do Curso de Graduação em Turismo, aprovado pela Resolução 226/2007 e alterada

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: MATEMÁTICA FINANCEIRA Importância da matemática financeira; Números proporcionais; Porcentagem; Operações com mercadorias; capitalização simples

Leia mais

Planejamento, Recrutamento e Seleção Administração Administração (EII) Administração - Ênfase em Análise de Sistemas Administração - Habilitação em

Planejamento, Recrutamento e Seleção Administração Administração (EII) Administração - Ênfase em Análise de Sistemas Administração - Habilitação em Planejamento, Recrutamento e Seleção (EII) - Ênfase em Análise de Sistemas - Habilitação em de Empresas - Habilitação em de Negócios - Habilitação em Geral - Habilitação em Rural - Habilitação em Gestão

Leia mais

RESOLUÇÃO CA Nº 001/2014

RESOLUÇÃO CA Nº 001/2014 RESOLUÇÃO CA Nº 001/2014 Aprova a alteração na Organização Curricular do Curso Bacharelado em, da Faculdade Independente do Nordeste. O Conselho Acadêmico - CA da Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR,

Leia mais

Ementário das Disciplinas do Currículo do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis do USJ

Ementário das Disciplinas do Currículo do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis do USJ CONTEÚDOS CURRICULARES: Conteúdos curriculares: ementas das disciplinas/componentes curriculares considerando a adequação dos conteúdos à carga horária (em horas/ créditos), a adequação da bibliografia

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO CURSOS DE GRADUAÇÃO

CALENDÁRIO ACADÊMICO CURSOS DE GRADUAÇÃO CALENDÁRIO ACADÊMICO - 2017.2 CURSOS DE GRADUAÇÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 JULHO D1 AGOSTO D1 D1 D1 D1 D1 D1 D1 D1 D1 D1 D1 P D1 D1 D1 D1 D1 D1

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) ANTROPOLOGIA 68 h/a 3210 A relação dialética entre o material e o simbólico na construção das identidades sociais e da

Leia mais

DIREITO. Matriz Curricular 2º PERÍODO

DIREITO. Matriz Curricular 2º PERÍODO DIREITO Matriz Curricular 2º PERÍODO COMPONENTE CURRICULAR EIXO CH Direito Civil I (Introdução ao Direito Civil) PROF 80 66,66 Direito Penal II PROF 80 66,66 Direito Constitucional I PROF 80 66,66 Filosofia

Leia mais

LICENCIATURA EM FÍSICA (INTEGRAL)

LICENCIATURA EM FÍSICA (INTEGRAL) 1 LICENCIATURA EM FÍSICA (INTEGRAL) CURRÍCULO 2008/1 PRIMEIRO PERÍODO 08.111-6 Geometria Analítica Não tem 04 08.221-0 Cálculo Diferencial e Integral 1 Não tem 09.110-3 Física Experimental A Não tem 04

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: TRANSPORTE TERRESTRE Missão O Curso de Transporte Terrestre da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais de excelência para atuar nas áreas de gestão

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

MATRIZ CURRICULAR CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM MÓDULO III Habilitação Profissional do Técnico em Enfermagem MÓDULO II Sem terminalidade MÓDULO I Sem terminalidade MATRIZ CURRICULAR CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DISCIPLINAS Língua Portuguesa Anatomia

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO SEMESTRALIZADO 10 SEMESTRES

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO SEMESTRALIZADO 10 SEMESTRES CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO SEMESTRALIZADO 10 SEMESTRES Situação Legal: Reconhecido Integralização: Mínimo 5 anos / Máximo 8 anos Carga Horária: 2.820h (188 créditos)

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

MATRIZ CURRICULAR - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 1 a FASE CÓD DISCIPLINAS EIXO C/H Créditos Filosofia da I Epistemologia Introdução à Ciência Epistemologia Científica educativa Português Comunicação e expressão

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N DE 22 DE JUNHO DE 2009

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N DE 22 DE JUNHO DE 2009 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.866 DE 22 DE JUNHO DE 2009 Aprova o Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR PEDAGOGIA. MÓDULO Introdutório Orientações Gerais sobre o Curso e Normas de Formatação de Trabalhos

MATRIZ CURRICULAR PEDAGOGIA. MÓDULO Introdutório Orientações Gerais sobre o Curso e Normas de Formatação de Trabalhos MATRIZ CURRICULAR PEDAGOGIA MÓDULO Introdutório Orientações Gerais sobre o Curso e Normas de Formatação de Trabalhos MÓDULO Fundamentos da Educação Fundamentos Psicológicos da Educação Fundamentos Filosóficos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 43, DE 13 DE MAIO DE 2013 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 266ª Reunião Extraordinária, realizada em 13 de maio de 2013, R E S O

Leia mais

FACULDADE CNEC CAMPO LARGO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR Nº 005 PARA ALUNOS INGRESSANTES ATÉ 1º SEMESTRE 2017

FACULDADE CNEC CAMPO LARGO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR Nº 005 PARA ALUNOS INGRESSANTES ATÉ 1º SEMESTRE 2017 FACULDADE CNEC CAMPO LARGO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR Nº 005 PARA ALUNOS INGRESSANTES ATÉ 1º SE 2017 DISCIPLINA CH 1º 3º 4º COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ESTATÍSTICA

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE DISCIPLINAS DA SÉRIE ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.2 Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA II DIREITO TRIBUTARIO LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA ORÇAMENTO PUBLICO TEORIA

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 63-COU/UNICENTRO, DE 29 DE MAIO DE 2009. Altera o art. 2º e anexo da Resolução nº 037- COU/UNICENTRO, de 28 de dezembro de 2006, e dá outras providências. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições;

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições; SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 16/2009 Altera a Resolução 04/2007-A que regulamenta a Estrutura Curricular

Leia mais

Matriz Curricular NOME CÓD.

Matriz Curricular NOME CÓD. CURSO: 1 ETAPA CRÉDITO C.H. 1 1029 METODOLOGIA DA PESQUISA EM DIREITO 1 1 CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO 1 3 HISTÓRIA DO DIREITO 1 1033 DIREITO PENAL - PARTE GERAL I 1 1027 TEORIA DO DIREITO 1 1030

Leia mais

Objetivos do curso. Objetivo Geral

Objetivos do curso. Objetivo Geral Objetivos do curso O Projeto Pedagógico, sempre em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), define objetivos geral e específicos, visando propiciar o processo de tomada de decisão e

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 117, DE 29 DE MARÇO DE 2017 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 115 DE 29 DE MARÇO DE 2017 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

Curso: Bacharelado em Ciências Contábeis

Curso: Bacharelado em Ciências Contábeis Curso: Bacharelado em Ciências Contábeis Módulo: Formação Humanística números de variáveis, com as respectivas abrangendo NF-301 Projeto Experimental de Grupo 40 2 CC-100 Contabilidade Básica 40 2 NF-119

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - EAD (Currículo iniciado em 2016)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - EAD (Currículo iniciado em 2016) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - EAD (Currículo iniciado em 2016) ANATOMIA HUMANA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA D0041/I 68 H Introdução ao estudo da anatomia humana.

Leia mais

COMUNICADO RDR_AVA UNIDADES ANHANGUERA

COMUNICADO RDR_AVA UNIDADES ANHANGUERA Prezados Diretores Acadêmicos, A partir do dia 16/06/2017, estará disponível o requerimento para solicitação do Julho de 2017. A seguir, relacionamos as principais perguntas e respostas referentes ao :

Leia mais

110 - MATRIZ CURRICULAR UNIFICADA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM VIGOR A PARTIR DE 2009 Anual. Administração Economia

110 - MATRIZ CURRICULAR UNIFICADA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM VIGOR A PARTIR DE 2009 Anual. Administração Economia MATRIZ CURRICULAR UNIFICADA DO EM VIGOR A PARTIR DE 2009 Anual Teórica Prática CHT Matemática - Administração 2 55-55 Economia - Português 2 55-55 Instituições de Direito Público e Privado 2 55-55 Sociologia

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CAMPUS: NITERÓI Missão A missão do curso de Engenharia de Produção da UNESA é formar Engenheiros de Produção de alto nível técnico e metodológico

Leia mais