Medida de comprimento; Medida de massa; Medida de capacidade; Medida de tempo.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Medida de comprimento; Medida de massa; Medida de capacidade; Medida de tempo."

Transcrição

1 Medida de comprimento; Medida de massa; Medida de capacidade; Medida de tempo.

2 Medidas de comprimento Quando necessitamos medir a altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou de ferro entre outros objetos, utilizamos as medidas de comprimento. A medida de comprimento mais utilizada é o metro, mas existem outras que são utilizadas de acordo com a extensão que queremos medir. Algumas medidas de comprimento são maiores e outras menores que o metro.

3 Medidas de comprimento Para medir distâncias pequenas utilizamos unidades menores que o metro. As unidades menores que o metro são: decímetro (dm), centímetro (cm) e milímetro (mm).

4 Medidas de comprimento Se dividirmos 1 m em 10 partes iguais, cada parte será um decímetro. O símbolo do decímetro é dm. Esta caneta mede 1 dm. Se dividirmos 1 dm em 10 partes iguais, cada parte será um centímetro. O símbolo do centímetro é Cm. Este selo mede 3 cm.

5 Medidas de comprimento Se dividirmos 1 cm em 10 partes iguais, cada parte será um milímetro. O símbolo do milímetro é mm. Este clipes mede 7 mm.

6 mm= 140. cm= 14. dc= 1,4.

7 Medidas de comprimento Para medir distâncias grandes utilizamos unidades maiores que o metro. As unidades maiores que o metro são: o decâmetro (dam), hectômetro (hm) e quilômetro (km). A largura de uma piscina mede 5 decâmetros. Cada decâmetro são 10 m. O símbolo de decâmetro é dam.

8 Medidas de comprimento A largura de um campo de futebol mede 1 hectômetro. Cada hectômetro são 10 dam. O símbolo do hectômetro é hm. A distância entre os postes é de 1 quilômetro. Cada quilômetro são 10 hm. O símbolo do quilômetro é Km.

9 Medidas de comprimento

10 Unidade de Tempo 1 ano = 360 dias 1 mês = 30 dias 1 dia = 24 horas

11 Unidade de tempo Dentre as medidas citadas, ainda temos o décimo, o centésimo e o milésimo de segundos. Essas medidas são utilizadas em corridas, em virtude das pequenas diferenças de tempo entre os competidores. Todas as situações envolvendo marcações de períodos requerem a utilização das unidades apresentadas. Em uma corrida de Fórmula 1, um piloto realizou a volta em 1 min. 12 s e 754. De acordo com a tabela, temos: 1: minuto 12: segundos 7: décimos 5: centésimos 4: milésimos

12 Unidade de tempo 1 dia = 24 horas 1 hora = 60 minutos 1 minuto = 60 segundos Este ponteiro marca a hora Este ponteiro marca os minutos Este ponteiro marca os segundos

13 Unidade de tempo O relógio representa em horas metade de um dia. Por isso para completar 24 horas, é necessário o ponteiro pequeno rodar duas vezes o relógio inteiro. Onde o ponteiro pequeno está apontado equivale o horário do dia. Mas para determinar o horário do dia, precisamos analisar os outros ponteiros em conjunto.

14 Unidade de tempo Os segundos são marcados pelo ponteiro maior. Para determinarmos os segundos, precisamos usar a tabuada do 5 x o número que está sendo indicado pelo ponteiro grande.

15 Unidade de tempo Já os segundos são indicados através de cada risco do relógio e o ponteiro que semovimenta constantemente. Se você contar os riscos do relógio, chegará ao resultado de 60 unidades (de risco). Logo quando o ponteiro dos segundos, rodar o relógio inteiro além dele girar 360º, terá completado mais 1 minuto.

16

17

18 Cálculo de unidade de tempo As aulas diárias de Paulo tem duração de 3 horas e 50 minutos por dia. Este período equivale a: ( )150 minutos. ( ) 230 minutos. ( ) 130 minutos. ( ) 350 minutos.

19 Calculo de unidade de tempo A aula da professora começa às 7 horas e 10 minutos e tem duração de 1 hora e 55 minutos. Essa aula termina às: ( ) 8h e 45 min ( ) 8 h e 55 min ( ) 9 h e 5 min ( ) 9 h e 15 min

20 Cálculo de unidade de tempo Roberto correu a Maratona da Pampulha em Ele fez o percurso em 1 hora e 47 minutos. Qual foi o tempo gasto por Roberto para completa r essa maratona? ( ) 100 minutos ( ) 107 minutos ( ) 117 minutos ( ) 147 minutos

21 Cálculo de unidade de tempo O olho humano enxerga 12 imagens por segundo. Durante 60 segundos, quantas imagens o olho humano consegue enxergar? ( ) 72 ( ) 180 ( ) 620 ( ) 720

22 Calculo de unidade de tempo Em uma partida de futebol, o juiz prorrogou o tempo regulamentar em 2 minu tos. Esse tempo em segundos é igual a : ( ) 20 segundos ( ) 60 segundos ( ) 100 segundos ( ) 120 segundos

23 Unidade de temperatura Serve para indicar o grau de intensidade de energia de um objeto ou até mesmo do tempo atmosférico. Existem diversas unidades de medidas matemáticas que indicam as temperaturas. No Brasil nós utilizamos o grau Celsius Os termômetros são equipamentos utilizados para medição exata da temperatura. Mas existem termômetros para cada situação. Ex: - Termômetro culinário; - Termômetro atmosférico; - Termômetro corporal. (Entre outros)*

24 Unidade de temperatura Os termômetros funcionam como uma leitura de uma reta numérica. Observe o termômetro atmosférico abaixo: Observe que ele vai de 0 C até 50 C; Neste caso ele está indicando 26 C.

25 Unidade de temperatura Vamos observar as temperaturas atmosféricas abaixo? Analise antes de tudo o termômetro. Veja que essa reta numérica também possui graus negativos.

26

27 Unidade de temperatura Mas quando falamos da temperatura do nosso corpo os termômetros vão do número 35 C até o 42, que seria a média corporal; A temperatura saudável do nosso corpo seria de 36 C; Quando a temperatura ultrapassa 37 C, provavelmente você está com febre. Para analisarmos o termômetro corporal, devemos observar o fluido interno que de acordo com sua temperatura corporal ele se expande.

28 Unidade de temperatura Vamos observar juntos este termômetro.

29 Medida de capacidade Para medirmos a quantidade de leite, sucos, água, óleo, gasolina, álcool entre outros utilizamos o litro e seus múltiplos e submúltiplos, unidade de medidas de produtos líquidos. Múltiplos Unidade Fundamental Submúltiplos quilolitro hectolitro decalitro litro decilitro centilitro mililitro kl hl dal l dl cl ml 1000l 100l 10l 1l 0,1l 0,01l 0,001l *Cada unidade é 10 vezes maior que a unidade imediatamente inferior.

30 Unidade de capacidade Os múltiplos do litro são o quilolitro (kl), hectolitro (hl) e decalitro (dal), todos maiores que o litro. Os submúltiplos são menores que o litro e denominados por decilitro (dl), centilitro (cl) e mililitro (ml). Múltiplos Unidade Fundamental Submúltiplos quilolitro hectolitro decalitro litro decilitro centilitro mililitro kl hl dal l dl cl ml 1000l 100l 10l 1l 0,1l 0,01l 0,001l

31 Unidade de capacidade Conversão 1 quilolitro (kl) corresponde a 1000 litros (l) 1 hectolitro (hl) corresponde a 100 litros (l) 1 decalitro (dal) corresponde a 10 litros (l) 1 litro (l) é equivalente a: 10 decilitro (dl) 100 centilitro (cl) 1000 mililitro (ml) Dentre as medidas de capacidade citadas, as mais utilizadas são o litro e o mililitro. kl hl dal l dl cl ml 2, Exemplo: leia a seguinte medida: 2,478 dal

32 Unidade de capacidade

33 Unidade de capacidade Transforme os litros em mililitros 5L ml 8L ml 0,9L ml 15L ml 6L ml 0,3L ml

34 Unidade de capacidade Transforme mililitros em litros ml L 500 ml L 2330 ml L ml L

35 Unidades de medida de massa Quando necessitamos comprar carne, verduras, frutas, legumes, arroz, feijão, açúcar e outros produtos utilizamos as medidas de massa como o grama e o quilograma. O grama é a principal medida de massa existente, as medidas maiores são chamadas de múltiplos e as menores, submúltiplos. Como múltiplos do grama temos o decagrama (dag), o hectograma (hg) e o quilograma (kg). Os submúltiplos do grama são o decigrama (dg), o centigrama (cg) e o miligrama (mg).

36 Unidades de medida de massa 1 quilograma (kg) possui 1000 gramas (g) 1 hectograma (hg) possui 100 gramas (g) 1 decagrama (dg) possui 10 gramas (g) 1 grama (g) é igual a: 10 decagramas (dg) 100 decigramas (cg) 1000 miligramas (mg)

37 Unidades de medida de massa Nas situações envolvendo produtos domésticos como carne, arroz, milho, feijão, frutas, verduras entre outros podemos utilizar o grama (g) ou o quilograma (kg).

38 Unidades de medida de massa Quando estamos fazendo referência a pesos muito grandes, como cargas de caminhões, de trens, de navios e de aviões, utilizamos a tonelada (t). A tonelada é igual a 1000 quilogramas (kg) ou de gramas (g).

39 Unidades de medida de massa Outra medida de massa muito utilizada na pesagem de animais e produtos agrícolas, como o fumo e o algodão, é a arroba, que corresponde a 15 quilogramas (kg).

40 Unidades de medida de massa

MEDIDAS LINEARES. Um metro equivale à distância linear percorrida pela luz no vácuo, durante um intervalo de 1/ segundo.

MEDIDAS LINEARES. Um metro equivale à distância linear percorrida pela luz no vácuo, durante um intervalo de 1/ segundo. MEDIDAS LINEARES Um metro equivale à distância linear percorrida pela luz no vácuo, durante um intervalo de 1/299.792.458 segundo. Nome e símbolo As unidades do Sistema Internacional podem ser escritas

Leia mais

MEDIDAS. O tamanho de uma régua, a distância entre duas cidades, a altura de um poste e a largura de uma sala tudo isso é medido em comprimento.

MEDIDAS. O tamanho de uma régua, a distância entre duas cidades, a altura de um poste e a largura de uma sala tudo isso é medido em comprimento. MEDIDAS Comprimento O tamanho de uma régua, a distância entre duas cidades, a altura de um poste e a largura de uma sala tudo isso é medido em comprimento. Existem várias unidades que podem ser utilizadas

Leia mais

SISTEMA MÉTRICO DECIMAL

SISTEMA MÉTRICO DECIMAL Unidades de Medida A necessidade de contar e mensurar as coisas sempre se fez presente no nosso dia a dia. Na prática, cada país ou região criou suas próprias unidades de medidas. A falta de padronização

Leia mais

Matemática Régis Cortes SISTEMA MÉTRICO

Matemática Régis Cortes SISTEMA MÉTRICO SISTEMA MÉTRICO 1 Unidades de medida ou sistemas de medida Para podermos comparar um valor com outro, utilizamos uma grandeza predefinida como referência, grandeza esta chamada de unidade padrão. As unidades

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Conversão de unidades Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Conversão de unidades Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Conversão de unidades Prof. Dudan Matemática CONVERSÃO DE UNIDADES Apresentamos a tabela de conversão de unidades do sistema Métrico Decimal Medida de Grandeza Fator Múltiplos

Leia mais

Medidas de comprimento Quando necessitamos medir a altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou de ferro entre outros

Medidas de comprimento Quando necessitamos medir a altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou de ferro entre outros Medidas de comprimento Quando necessitamos medir a altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou de ferro entre outros objetos, utilizamos as medidas de comprimento. A medida

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Sistema Métrico Decimal Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Sistema Métrico Decimal Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Sistema Métrico Decimal Prof. Dudan Matemática Sistema Métrico Decimal Definição: O SISTEMA MÉTRICO DECIMAL é parte integrante do Sistema de Medidas. É adotado no Brasil tendo

Leia mais

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 O SOROBAN E OS NÚMEROS DECIMAIS. a) 23,5. b) 1,05. c) 500,1. d) 40,862. e) 2 680,4. 2. a) Páginas 8-11

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 O SOROBAN E OS NÚMEROS DECIMAIS. a) 23,5. b) 1,05. c) 500,1. d) 40,862. e) 2 680,4. 2. a) Páginas 8-11 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM O SOROBAN E OS NÚMEROS DECIMAIS Páginas 8-. a) 23,5. b),05. c) 500,. d) 40,862. e) 2 680,4. 2. a) b) c) d) e) Páginas -4 3. a) b) c) 2 d) 4. a) Como 0 centésimos equivalem a décimo,

Leia mais

C U R S O T É C N I C O E M S E G U R A N Ç A D O T R A B A L H O. Matemática. Conhecendo as unidades de medidas (parte II) Elizabete Alves de Freitas

C U R S O T É C N I C O E M S E G U R A N Ç A D O T R A B A L H O. Matemática. Conhecendo as unidades de medidas (parte II) Elizabete Alves de Freitas C U R S O T É C N I C O E M S E G U R A N Ç A D O T R A B A L H O 04 Matemática Conhecendo as unidades de medidas (parte II) Elizabete Alves de Freitas Governo Federal Ministério da Educação Projeto Gráfico

Leia mais

COLÉGIO ETIP NIVELAMENTO BÁSICO DE MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO INTEGRADO À INFORMÁTICA PROFESSOR RUBENS SOARES

COLÉGIO ETIP NIVELAMENTO BÁSICO DE MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO INTEGRADO À INFORMÁTICA PROFESSOR RUBENS SOARES COLÉGIO ETIP NIVELAMENTO BÁSICO DE MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO INTEGRADO À INFORMÁTICA PROFESSOR RUBENS SOARES SANTO ANDRÉ 2012 MEDIDAS DE SUPERFÍCIES (ÁREA): No sistema métrico decimal, devemos lembrar que,

Leia mais

AS MEDIÇÕES E AS PRINCIPAIS UNIDADES DE. Matemática 8ª série

AS MEDIÇÕES E AS PRINCIPAIS UNIDADES DE. Matemática 8ª série AS MEDIÇÕES E AS PRINCIPAIS UNIDADES DE MEDIDAS Matemática 8ª série O que é medir? Olavo quer comprar uma escrivaninha para colocar em seu quarto. Sem ter nenhum instrumento de medida, em casa, ele improvisou

Leia mais

Emerson Marcos Furtado

Emerson Marcos Furtado Emerson Marcos Furtado Mestre em Métodos Numéricos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduado em Matemática pela UFPR. Professor do Ensino Médio nos estados do Paraná e Santa Catarina desde 1992.

Leia mais

SISTEMA MÉTRICO DECIMAL

SISTEMA MÉTRICO DECIMAL 1 - Medida de comprimento SISTEMA MÉTRICO DECIMAL No sistema métrico decimal, a unidade fundamental para medir comprimentos é o metro, cuja abreviação é m. Existem os múltiplos e os submúltiplos do metro,

Leia mais

Como você mediria a sua apostila sem utilizar uma régua? Medir é comparar duas grandezas, utilizando uma delas como padrão.

Como você mediria a sua apostila sem utilizar uma régua? Medir é comparar duas grandezas, utilizando uma delas como padrão. Unidades de Medidas Como você mediria a sua apostila sem utilizar uma régua? Medir é comparar duas grandezas, utilizando uma delas como padrão. Como os antigos faziam para realizar medidas? - Na antiguidade:

Leia mais

Regras de Conversão de Unidades

Regras de Conversão de Unidades Unidades de comprimento Regras de Conversão de Unidades A unidade de principal de comprimento é o metro, entretanto existem situações em que essa unidade deixa de ser prática. Se quisermos medir grandes

Leia mais

MÓDULO VII SISTEMAS DE UNIDADES DE MEDIDA 2ª PARTE

MÓDULO VII SISTEMAS DE UNIDADES DE MEDIDA 2ª PARTE MÓDULO VII SISTEMAS DE UNIDADES DE MEDIDA 2ª PARTE No módulo anterior, estudamos os Sistemas de Unidades de Comprimento, Massa e de Tempo. Nesse módulo iremos estudar outros Sistemas de Unidades de Medidas,

Leia mais

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À FÍSICA

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À FÍSICA módulo Física 1 CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À FÍSICA O QUE É FÍSICA? Física é o ramo da ciência que estuda as propriedades das partículas elementares e os fenômenos naturais e provocados, de modo lógico e ordenado.

Leia mais

Colégio Jardim Paulista

Colégio Jardim Paulista Colégio Jardim Paulista Nome: Nº Série: Profª:_ Roberto Salgado Período: 4º Bimestre Data: / / Trabalho de Matemática 6 º ano A Nota Medidas de comprimento: 1) Ana e Antônia fizeram algumas medições e

Leia mais

ÁREA. Unidades de medida de área. Prof. Patricia Caldana

ÁREA. Unidades de medida de área. Prof. Patricia Caldana ÁREA Prof. Patricia Caldana Área ou superfície de uma figura plana tem a ver com o conceito (primitivo) de sua extensão (bidimensional). Usamos a área do quadrado de lado unitário como referência de unidade

Leia mais

MÓDULO 1. Os Métodos da Física:

MÓDULO 1. Os Métodos da Física: MÓDULO 1 O QUE É FÍSICA? Física é o ramo da ciência que estuda as propriedades das partículas elementares e os fenômenos naturais e provocados, de modo lógico e ordenado. Os Métodos da Física: Todas as

Leia mais

Grandeza superfície Outras medidas de comprimento

Grandeza superfície Outras medidas de comprimento Noções de medida As primeiras noções de medida foram adquiridas com o auxílio de algumas partes do corpo humano, tornandoseunidades de medida o pé, o passo, o palmo, os dedos. É importante ressaltar que

Leia mais

MÓDULO 2 MATEMÁTICA RECADO AO ALUNO

MÓDULO 2 MATEMÁTICA RECADO AO ALUNO MÓDULO 2 MATEMÁTICA RECADO AO ALUNO As matérias desta apostila foram reunidas e consolidadas para estudo dos alunos Instituto Marconi. A leitura e estudo deste conteúdo não exclui a consulta a outras fontes

Leia mais

Equipe de Matemática. Matemática

Equipe de Matemática. Matemática Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 2B Ensino Médio Equipe de Matemática Data: Matemática Unidades de Medidas Medidas de Comprimento A unidade fundamental de comprimento é o metro. Designa-se abreviadamente

Leia mais

Educadora: Daiana Araújo C. Curricular:Ciências Naturais Data: / /2013 Estudante: 9º Ano. Unidade principal

Educadora: Daiana Araújo C. Curricular:Ciências Naturais Data: / /2013 Estudante: 9º Ano. Unidade principal Educadora: Daiana Araújo C. Curricular:Ciências Naturais Data: / /2013 Estudante: 9º Ano Medidas de massa Quilograma A unidade fundamental de massa chama-se quilograma. Apesar de o quilograma ser a unidade

Leia mais

Grandezas e Medidas no CAp UFRJ Introdução. Exercícios

Grandezas e Medidas no CAp UFRJ Introdução. Exercícios Grandezas e Medidas no CAp UFRJ Introdução Exercícios 1) Indique três aspectos diferentes que podem ser medidos num carro. Para cada aspecto identificado, informe a grandeza e a unidade de medida correspondente

Leia mais

SISTEMA MÉTRICO DECIMAL

SISTEMA MÉTRICO DECIMAL SISTEMA MÉTRICO DECIMAL UNIDADES DE COMPRIMENTO A uidade fudametal chama-se metro (m). Múltiplos: quilômetro (km), hectômetro (hm) e decâmetro (dam) Submúltiplos: decímetro (dm), cetímetro (cm) e milímetro

Leia mais

Barra de platina iridiada conservada no Escritório Internacional de Pesos e Medidas, na França.

Barra de platina iridiada conservada no Escritório Internacional de Pesos e Medidas, na França. Aula 8 SISTEMA LEGAL DE MEDIDAS Nesta aula estudaremos o Sistema Legal de Medidas adotado no Brasil. Analisaremos suas unidades e subunidades bem como as conversões entre elas existentes. Para medir uma

Leia mais

Unidades de Medidas e as Unidades do Sistema Internacional

Unidades de Medidas e as Unidades do Sistema Internacional Unidades de Medidas e as Unidades do Sistema Internacional Metrologia é a ciência da medição, abrangendo todas as medições realizadas num nível conhecido de incerteza, em qualquer dominio da atividade

Leia mais

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA MATEMÁTICA DESAFIO DO DIA. Aula 26.1 Conteúdo:

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA MATEMÁTICA DESAFIO DO DIA. Aula 26.1 Conteúdo: Aula 26.1 Conteúdo: Múltiplos e submúltiplos do metro. 2 Habilidades: Resolver problemas que envolvam medidas de Comprimento e Área. 3 Pedro gastou R$9,45 para comprar 2,1kg de tomate. Quanto custa 1kg

Leia mais

75, 840 Lê-se "75 metros cúbicos e 840 decímetros cúbicos".

75, 840 Lê-se 75 metros cúbicos e 840 decímetros cúbicos. VOLUME Prof. Patricia Caldana Definimos volume como o espaço ocupado por um corpo ou a capacidade que ele tem de comportar alguma substância. As figuras espaciais como o cubo, paralelepípedo, cone, pirâmide,

Leia mais

FICHA DE MATEMÁTICA 3º ANO NOME: DATA: AVALIAÇÃO:

FICHA DE MATEMÁTICA 3º ANO NOME: DATA: AVALIAÇÃO: FICHA DE MATEMÁTICA 3º ANO NOME: DATA: AVALIAÇÃO: 1 -. Completa os quadros de acordo com os exemplos. 2456 2 Milhares + 4 centenas + 5 dezenas + 6 unidades 10345 1 Dezena de milhar + 2 Dezenas de milhar

Leia mais

Matemática/15 6ºmat303r 6º ano Turma: 3º trimestre Nome: Data: / / Roteiro de Estudos para Recuperação Final de Matemática - 6 ano

Matemática/15 6ºmat303r 6º ano Turma: 3º trimestre Nome: Data: / / Roteiro de Estudos para Recuperação Final de Matemática - 6 ano Matemática/15 6ºmat303r 6º ano Turma: 3º trimestre Nome: Data: / / Roteiro de Estudos para Recuperação Final de Matemática - 6 ano Os conteúdos estão abaixo selecionados e deverão ser estudados pelo caderno

Leia mais

O perímetro da figura é a soma de todos os seus lados: P = P =

O perímetro da figura é a soma de todos os seus lados: P = P = PERÍMETRO Prof. Patricia Caldana O cálculo do perímetro de uma região pode vir a ser útil em certas situações do dia a dia; como por exemplo para se determinar a quantidade de arame farpado que é necessário

Leia mais

Centro Estadual de Educação Supletiva de Votorantim

Centro Estadual de Educação Supletiva de Votorantim Centro Estadual de Educação Supletiva de Votorantim MÓDULO 4 ROTEIRO DE ESTUDOS: Leia as explicações do módulo com muita atenção acompanhando a resolução dos exemplos Copie e resolva os exercícios em seu

Leia mais

Nuúmeros e medidas Segunda-feira 06/06

Nuúmeros e medidas Segunda-feira 06/06 Lista de matemática e Interpretação de texto 5 o ano de 06 a 10/06/2016 Quero que sejais sábios no bem. (Romanos 16:19) Nuúmeros e medidas Segunda-feira 06/06 1. A unidade fundamental para medir o comprimento

Leia mais

Sistema de unidades: comprimento, massa, área, volume e capacidade

Sistema de unidades: comprimento, massa, área, volume e capacidade Disciplina: Matemática Ano / Série: 7 ano Professor (a): Rafael Machado Data: 02/ 2016 Nome: ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Prof ª.: Adriana Agronegócio Tópicos de Matemática Elementar. Medidas

Prof ª.: Adriana Agronegócio Tópicos de Matemática Elementar. Medidas Prof ª.: Adriana Agronegócio Tópicos de Matemática Elementar Medidas Em nossa vida, frequentemente realizamos medidas e fazemos uso delas. Por exemplo: um motorista pede 30 litros de gasolina; você mede

Leia mais

ISO 9001:2000 SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES - SI. www.ipem.sp.gov.br

ISO 9001:2000 SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES - SI. www.ipem.sp.gov.br ISO 9001:2000 www.ipem.sp.gov.br SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES - SI ORIGENS DO SISTEMA UNIDADES DE BASE MÚLTIPLOS E SUBMÚLTIPLOS GRAFIA DOS NOMES E SÍMBOLOS ORIGENS UNIDADES ANTIGAS o homem como medida

Leia mais

Eletricidade Aula ZERO. Profª Heloise Assis Fazzolari

Eletricidade Aula ZERO. Profª Heloise Assis Fazzolari Eletricidade Aula ZERO Profª Heloise Assis Fazzolari Plano de aulas O objetivo da disciplina é dar ao aluno noções de eletricidade e fenômenos relacionados. Critério de Avaliação Quatro provas bimestrais

Leia mais

Operação com Números racionais

Operação com Números racionais Operação com Números racionais 1 Significado das frações a) Parte do todo Exemplo 1: 3 = três partes de seis partes, onde seis 6 partes é o todo. Exemplo 8: a) b) b) Divisão Exemplo 2: 6 3 = 6 3 Exemplo

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP E N G E N H A R I A C I V I L N 5 0. Aluno: R.A :

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP E N G E N H A R I A C I V I L N 5 0. Aluno: R.A : UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP E N G E N H A R I A C I V I L N 5 0 Aluno: R.A : 1) Realize as operações abaixo: a) 45 45 59 + 86º54 12 = b) 128º42 57 + 325º41 52 = c) 120º00 00 56º24º03 = d) 178º20 30

Leia mais

Uma tesoura escolar custa. aproximadamente... Um liquidificador custa aproximadamente... O valor atual do salário mínimo no Brasil é de...

Uma tesoura escolar custa. aproximadamente... Um liquidificador custa aproximadamente... O valor atual do salário mínimo no Brasil é de... Um pacote de arroz, de 1 quilograma, custa R$ 2,00 Um ferro de passar roupa custa Fichas de valor monetário Uma tesoura escolar custa R$ 4,00 Um liquidificador custa Um estojo de hidrocor de 12 cores custa

Leia mais

SESTSENAT- FLORIANÓPOLIS/SC MATEMÁTICA BÁSICA

SESTSENAT- FLORIANÓPOLIS/SC MATEMÁTICA BÁSICA SESTSENAT- FLORIANÓPOLIS/SC Auxiliar Administrativo com Ênfase em Transporte Rodoviário de Passageiros MATEMÁTICA BÁSICA MÓDULO BÁSICO FASE I 2012 Programa da Disciplina Números inteiros, fracionários

Leia mais

Unidades básicas do SI

Unidades básicas do SI EDUCANDO: Nº: TURMA: DATA: / / EDUCADOR: Leonardo, Mariana e Rosiméri Ciências 9º ano do Ensino Médio Avaliação Unidades de medida: Medir uma grandeza física significa compará-la com outra grandeza física

Leia mais

BASES DO SISTEMA MÉTRICO DECIMAL NOÇÕES BÁSICAS DE CONVERSÃO DE UNIDADES

BASES DO SISTEMA MÉTRICO DECIMAL NOÇÕES BÁSICAS DE CONVERSÃO DE UNIDADES 1 PROFESSOR DA TURMA: WLADIMIR 1. INTRODUÇÃO BASES DO SISTEMA MÉTRICO DECIMAL NOÇÕES BÁSICAS DE CONVERSÃO DE UNIDADES Este material apresenta um resumo dos principais conhecimentos básicos necessários

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 2 RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Revisão de Matemática Faremos aqui uma pequena revisão de matemática necessária à nossa matéria, e sem a qual poderemos ter dificuldades em apreender os conceitos básicos e

Leia mais

Equipe de Matemática. Matemática

Equipe de Matemática. Matemática Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 2R Ensino Médio Equipe de Matemática Data: Matemática Unidades de Medidas Medidas de Comprimento A unidade fundamental de comprimento é o metro. Designa-se abreviadamente

Leia mais

Material de aula. Régua Compasso Par de esquadros (30 e 45 ) Borracha Lápis ou lapiseira Papel sulfite ou caderno de desenho

Material de aula. Régua Compasso Par de esquadros (30 e 45 ) Borracha Lápis ou lapiseira Papel sulfite ou caderno de desenho Desenho Técnico Material de aula Régua Compasso Par de esquadros (30 e 45 ) Borracha Lápis ou lapiseira Papel sulfite ou caderno de desenho Geometria Conversão de unidades Polígonos e sólidos Escala Desenho

Leia mais

7º ANO. Lista extra de exercícios

7º ANO. Lista extra de exercícios 7º ANO Lista extra de exercícios 1. Reescreva cada uma das medidas a seguir na unidade pedida. a) 230 m em centímetros b) 4,65 km em decímetros c) 1,9 cm em decâmetros d) 51,76 mm em metros e) 98,43 kg

Leia mais

Conteúdo: PERÍMETRO E ÁREA DE FIGURAS PLANAS

Conteúdo: PERÍMETRO E ÁREA DE FIGURAS PLANAS Nome: nº Data: / / Professor: Lucas Factor Curso/Série 8º Ano Ensino Fundamental II Conteúdo: PERÍMETRO E ÁREA DE FIGURAS PLANAS Os cálculos de perímetro e área são necessários, seja para a compra de um

Leia mais

Professor: MARA BASTOS E SÔNIA VARGAS Turma: 61 Nota: Questão 5. a) 0,1692 km b) 16,92 km. c) 169,2 km d) 1,692 km. Questão 6. a) 270 km b) 260 km

Professor: MARA BASTOS E SÔNIA VARGAS Turma: 61 Nota: Questão 5. a) 0,1692 km b) 16,92 km. c) 169,2 km d) 1,692 km. Questão 6. a) 270 km b) 260 km ATENÇÃO Esta é uma avaliação individual e não são permitidas consultas a nenhum tipo de material didático. Utilize caneta azul ou preta, respostas à lápis não serão consideradas para efeito de revisão,

Leia mais

Grandezas, Unidades de medidas e Escala. Lucas Gomes

Grandezas, Unidades de medidas e Escala. Lucas Gomes Grandezas, Unidades de medidas e Escala Lucas Gomes Introdução UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS 2 Introdução A unidade é um nome particular que relacionamos às medidas de uma grandeza. No termômetro mostrado

Leia mais

A propriedade dos objetos: comprimento, área, massa e capacidade

A propriedade dos objetos: comprimento, área, massa e capacidade A propriedade dos objetos: comprimento, área, massa e capacidade Estudar o sistema de medidas é importante nos estudos da matemática, visto sua grande aplicabilidade. Porém, para aplicá-lo, é preciso entender

Leia mais

MATEMÁTICA Nº DE INSCRIÇÃO. C Adm 5ª Série MATEMÁTICA Tempo de duração da prova Confere: Página 1 de

MATEMÁTICA Nº DE INSCRIÇÃO. C Adm 5ª Série MATEMÁTICA Tempo de duração da prova Confere: Página 1 de Página 1 de 10 MATEMÁTICA 01. Quando se fala em sistema de numeração decimal pensamos nos dedos das mãos. Muitos alunos fazem contas de adição e subtração olhando para os dedos das mãos, e isso não pode

Leia mais

CONTEÚDOS ABORDADOS EDUARDO PAES PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CLAUDIA COSTIN SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CONTEÚDOS ABORDADOS EDUARDO PAES PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CLAUDIA COSTIN SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO º BIMESTRE / 0 EDUARDO PAES PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CLAUDIA COSTIN SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGINA HELENA DINIZ BOMENY SUBSECRETARIA DE ENSINO MARIA DE NAZARETH MACHADO DE BARROS

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Matemática 5 o ano Unidade 6 5 Unidade 6 Nome: Data: 1. Observe a figura a seguir. Ela representa o percurso de uma corrida de rua. 800 m 1600 m 1500 m 400 m 500 m 1200 m 1000 m Agora, responda: a)

Leia mais

3.1 Distâncias na Terra, no Sistema Solar e para além do Sistema Solar

3.1 Distâncias na Terra, no Sistema Solar e para além do Sistema Solar Distâncias no Universo Na Terra utilizamos unidades pequenas para medir distâncias. Distâncias no Universo Dada a grande distância entre os diferentes corpos estelares e o grande tamanho das estruturas

Leia mais

TER EXERCICIOS. 5) Uma sala de aula contém 38 alunos e, dentre eles, 18 são meninas. Assim, podemos afirmar que:

TER EXERCICIOS. 5) Uma sala de aula contém 38 alunos e, dentre eles, 18 são meninas. Assim, podemos afirmar que: Nome: nº: 7º ano: do Ensino Fundamental Professores: Edilaine, Luiz Carlos e Matheus TER Razão EXERCICIOS 1) A idade de Pedro é 30 anos e a idade de Josefa é 45 anos. Qual é a razão entre as idades de

Leia mais

A Matéria Química Geral

A Matéria Química Geral Química Geral A Matéria Tudo o que ocupa lugar no espaço e tem massa. A matéria nem sempre é visível Noções Preliminares Prof. Patrícia Andrade Mestre em Agricultura Tropical Massa, Inércia e Peso Massa:

Leia mais

Grandezas, Unidades de. Alex Oliveira. Medida e Escala

Grandezas, Unidades de. Alex Oliveira. Medida e Escala Grandezas, Unidades de Alex Oliveira Medida e Escala Medindo Grandezas Aprendemos desde cedo a medir e comparar grandezas como comprimento; tempo; massa; temperatura; pressão e corrente elétrica. Atualmente,

Leia mais

3. Ligue um quadro da esquerda com o correspondente à direita. 120 cm 1 km e 120 m. 3 km e 250 m 10 m m 1 m e 20 cm.

3. Ligue um quadro da esquerda com o correspondente à direita. 120 cm 1 km e 120 m. 3 km e 250 m 10 m m 1 m e 20 cm. Respostas das sugestões de 1. Leia e responda à questão. André está brincando com alguns pedaços de barbante coloridos. Cada pedaço de barbante tem 5 cm. De quantos pedaços de barbante ele precisará para

Leia mais

2ª FASE Prof.ª QUEILA PATRÍCIA DE OLIVEIRA POLTRONIERI

2ª FASE Prof.ª QUEILA PATRÍCIA DE OLIVEIRA POLTRONIERI 2ª FASE Prof.ª QUEILA PATRÍCIA DE OLIVEIRA POLTRONIERI CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 4º BIMESTRE Nossa cidade - Serviços públicos. 2 CONTEÚDOS E

Leia mais

Atividade: Escalas utilizadas em mapas

Atividade: Escalas utilizadas em mapas Atividade: Escalas utilizadas em mapas I. Introdução: Os mapas são representações gráficas reduzidas de uma determinada região e de grande importância para vários profissionais como engenheiros, geógrafos,

Leia mais

Plano Anual Curricular Matemática - 1º Ciclo -

Plano Anual Curricular Matemática - 1º Ciclo - Plano Anual Curricular Matemática - 1º Ciclo - Matemática 1º Ano 1º Período 2º Período 3º Período Números naturais Adquirir a noção de número natural até 8 Classificar e ordenar de acordo com um dado critério

Leia mais

Módulo Unidades de Medidas de Comprimentos e Áreas. Unidades de Medidas de Comprimentos e Primeiros Exercícios.

Módulo Unidades de Medidas de Comprimentos e Áreas. Unidades de Medidas de Comprimentos e Primeiros Exercícios. Módulo Unidades de Medidas de Comprimentos e Áreas Unidades de Medidas de Comprimentos e Primeiros Exercícios. 8 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Unidades de Medidas de Comprimentos e

Leia mais

3Parte. Soluções das fichas de reforço FICHA DE REFORÇO 1 PÁG. 251 FICHA DE REFORÇO 2 PÁG. 252 FICHA DE REFORÇO 3 PÁG. 253

3Parte. Soluções das fichas de reforço FICHA DE REFORÇO 1 PÁG. 251 FICHA DE REFORÇO 2 PÁG. 252 FICHA DE REFORÇO 3 PÁG. 253 Parte Soluções das fichas de reforço UNIDADE FICHA DE REFORÇO PÁG. aresta face vértice Sim, porque todas as faces são polígonos regulares iguais e em cada vértice encontram-se o mesmo número de faces.

Leia mais

Sumário 4- As distâncias no Universo Ficha de trabalho

Sumário 4- As distâncias no Universo Ficha de trabalho Sumário 4- As distâncias no Universo - Que unidades se usam para medir distâncias no nosso dia-a-dia? - A unidade astronómica, o ano-luz e o parsec. Ficha de trabalho. Vídeo: Distâncias no dia-a-dia Que

Leia mais

Curso Técnico em Agronegócio. Matemática Básica e Financeira - Gabarito

Curso Técnico em Agronegócio. Matemática Básica e Financeira - Gabarito Curso Técnico em Agronegócio Matemática Básica e Financeira - Gabarito 1 Curso Técnico em Agronegócio Matemática Básica e Financeira - Gabarito 2 Gabarito dos exercícios da apostila Tema 1 Matemática Básica...

Leia mais

MATEMÁTICA PARA CONCURSOS II.

MATEMÁTICA PARA CONCURSOS II. 1 MATEMÁTICA PARA CONCURSOS II. QUERIDO(A) ALUNO(A): SEJA BEM-VINDO AO CURSO LIVRE MATEMÁTICA PARA CONCURSOS II. ESTE CURSO OBJETIVA PRIORITARIAMENTE QUE VOCÊ DESENVOLVA COMPETÊNCIAS SIGNIFICATIVAS ATRAVÉS

Leia mais

ORGANIZAÇÃO PROGRAMÁTICA PARA O 4º ANO DE ESCOLARIDADE

ORGANIZAÇÃO PROGRAMÁTICA PARA O 4º ANO DE ESCOLARIDADE ORGANIZAÇÃO PROGRAMÁTICA PARA O 4º ANO DE ESCOLARIDADE 1º Ciclo do Ensino Básico 4º Ano de escolaridade Turma Ano lectivo 2010/2011 ÁREAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS A LECCIONAR AO LONGO DO ANO

Leia mais

MÓDULO VI SISTEMAS DE UNIDADES DE MEDIDA 1ª PARTE Exercícios Propostos

MÓDULO VI SISTEMAS DE UNIDADES DE MEDIDA 1ª PARTE Exercícios Propostos MÓDULO VI SISTEMAS DE UNIDADES DE MEDIDA 1ª PARTE Para medir qualquer grandeza precisamos compará-la com outra de mesma espécie, tomada como padrão. Muitos padrões foram criados por diversos povos, em

Leia mais

SOLUÇÕES. AVENTURA 7 Números e operações com números naturais. Números racionais não negativos PÁG. 112 PÁG. 113 PROBLEMAS E MAIS PROBLEMAS PÁG.

SOLUÇÕES. AVENTURA 7 Números e operações com números naturais. Números racionais não negativos PÁG. 112 PÁG. 113 PROBLEMAS E MAIS PROBLEMAS PÁG. SOLUÇÕES AVENTURA 7 Números e operações com números naturais. Números racionais não negativos PÁG. 112 Metade de 160 000 = 80 000 R.: Carregariam no total 80 000 livros. 400 1 = 400 : 4 = 100 4 R.: Estaria

Leia mais

Física Aplicada A Aula 1. Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa

Física Aplicada A Aula 1. Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa Física Aplicada A Aula 1 Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa valeria-lessa@uergs.edu.br Este material está disponibilizado no endereço: http://matvirtual.pbworks.com/w/page/52894125 /UERGS O que é Física?

Leia mais

Nível II 6.º ano de escolaridade

Nível II 6.º ano de escolaridade Nível II 6.º ano de escolaridade Matemática para a Vida Objetivos UFCD - MV_B2_A - Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação usando processos e procedimentos matemáticos. Objetivos Utilizar

Leia mais

Provão. Matemática 5 o ano

Provão. Matemática 5 o ano Provão Matemática o ano 21 Sabemos que o tempo pode ser contado e medido. Selecione as unidades de medida de tempo indicadas pelos ponteiros de um relógio: a) dias, meses e anos. b) horas, dias e minutos.

Leia mais

INSS Técnico Judiciário

INSS Técnico Judiciário I) Números Naturais N = { 0, 1, 2, 3,... } Conjuntos Numéricos II) Números Inteiros Z = {..., -2, -1, 0, 1, 2,... } Todo número natural é inteiro, isto é, N é um subconjunto de Z. III) Números Racionais

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II Valor do Trabalho: 2,0 Nota: Data: / /2017 Professora: CINTYA RIBEIRO Disciplina: FÍSICA Nome: n o : Ano: 8º 1º bimestre TRABALHO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL DE FÍSICA ORIENTAÇÕES: 1-

Leia mais

Sumário. O Universo. Vídeo: Distâncias no Universo 27/10/ e 14

Sumário. O Universo. Vídeo: Distâncias no Universo 27/10/ e 14 Sumário Correção do TPC. Que unidades se usam para medir distâncias no nosso dia-a-dia? A unidade astronómica, o ano-luz e o parsec. Ficha de trabalho. Vídeo: 1 Distâncias no dia-a-dia Que unidades se

Leia mais

CURSO TÉCNICO MPU Disciplina: Matemática Tema: Matemática básica: potenciação Prof.: Valdeci Lima Data: Novembro/Dezembro de 2006 POTENCIAÇÃO.

CURSO TÉCNICO MPU Disciplina: Matemática Tema: Matemática básica: potenciação Prof.: Valdeci Lima Data: Novembro/Dezembro de 2006 POTENCIAÇÃO. Data: Novembro/Dezembro de 006 POTENCIAÇÃO A n A x A x A... x A n vezes A Base Ex.: 5.... n Expoente Observação: Em uma potência, a base será multiplicada por ela mesma quantas vezes o expoente determinar.

Leia mais

Medir é o procedimento experimental através do qual o valor momentâneo de uma grandeza física (mensurando) é determinado como um múltiplo e/ou uma

Medir é o procedimento experimental através do qual o valor momentâneo de uma grandeza física (mensurando) é determinado como um múltiplo e/ou uma Grandezas e Medidas Nas situações do dia a dia é comum ver números relacionados à medidas: Quanto eu peso? Quanto tempo gasto no banho? Qual minha altura? Medir é o procedimento experimental através do

Leia mais

Escala. Instrumento utilizado para determinar a distância entre dois pontos. Prof. Wilton Oliveira

Escala. Instrumento utilizado para determinar a distância entre dois pontos. Prof. Wilton Oliveira Escala Instrumento utilizado para determinar a distância entre dois pontos. Representa as relações das dimensões apresentadas em um mapa, no contexto dos valores reais do terreno e sua representatividade.

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1B

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1B CADERNO DE EXERCÍCIOS B Ensino Fundamental Ciências da Natureza I Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB Fração Soma de frações Multiplicação de frações Subtração de frações Divisão de frações

Leia mais

01- Suzana precisa fazer uma caixa para presente na forma da figura abaixo. Quantos cm 2 de papelão serão necessários para fabricar essa caixa?

01- Suzana precisa fazer uma caixa para presente na forma da figura abaixo. Quantos cm 2 de papelão serão necessários para fabricar essa caixa? PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== MEDIDAS DE SUPERFÍCIE

Leia mais

Atividades de Medidas

Atividades de Medidas Curso: Engenharia Civil Disciplina: Física Geral e Experimental I Período: 1 período Data: 09/02/2015 Prof.a: Érica Estanislau Muniz Faustino Valor: 5,0 Nota: Atividades de Medidas Observações: O trabalho

Leia mais

CURSO PRF 2017 MATEMÁTICA. diferencialensino.com.br AULA 04 MATEMÁTICA

CURSO PRF 2017 MATEMÁTICA. diferencialensino.com.br AULA 04 MATEMÁTICA AULA 04 MATEMÁTICA 1 AULA 001 MATEMÁTICA PROFESSOR VITIN 2 AULA 04 SISTEMA LEGAL DE MEDIDAS SISTEMA MÉTRICO DECIMAL A unidade padrão de distância/comprimento é o metro (m), porém, é possível e bastante

Leia mais

BASES FÍSICAS PARA ENGENHARIA 3: Med. Grandezas, Unidades e Representações

BASES FÍSICAS PARA ENGENHARIA 3: Med. Grandezas, Unidades e Representações BASES FÍSICAS PARA ENGENHARIA 3: Med. Grandezas, Unidades e Representações Medidas Dados das observações devem ser adequadamente organizados MEDIR comparar algo com um PADRÃO DE REFERÊNCIA Medidas diretas

Leia mais

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS Esta disciplina tem por objetivo conduzir o discente a uma revisão dos conceitos de matemática básica, matemática financeira e estatística, objetivando sua utilização e

Leia mais

O SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES - SI

O SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES - SI O SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES - SI As informações aqui apresentadas irão ajudar você a compreender melhor e a escrever corretamente as unidades de medida adotadas no Brasil. A necessidade de medir

Leia mais

Matemática. Caderno de Atividades Pedagógicas de Aprendizagem Autorregulada 04. 6º Ano 4 Bimestre. Disciplina Curso Bimestre Ano

Matemática. Caderno de Atividades Pedagógicas de Aprendizagem Autorregulada 04. 6º Ano 4 Bimestre. Disciplina Curso Bimestre Ano Matemática Caderno de Atividades Pedagógicas de Aprendizagem Autorregulada 04 6º Ano 4 Bimestre Aluno Disciplina Curso Bimestre Ano Matemática Ensino Fundamental 4 6 Habilidades Associadas 1. Compreender

Leia mais

CENAP Centro de Educação Profissional MATEMÁTICA MÓDULO II

CENAP Centro de Educação Profissional MATEMÁTICA MÓDULO II MÓDULO II É Proibida a duplicação ou reprodução deste material, no todo ou em parte, em quaisquer formas ou por quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição pela internet ou

Leia mais

Matemática. R&A Editora Cursos e Materiais Didáticos Ltda.(setor gráfico) Printed in Brazil

Matemática. R&A Editora Cursos e Materiais Didáticos Ltda.(setor gráfico) Printed in Brazil 3ª Edição - 2002 R&A Editora Autor: Professor Joselias Santos da Silva Revisão: Silvio Luis Motta Editoração Eletrônica: Valquíria Farias dos Santos Capa: Studio Color Company - ( 3326.8366 Projeto Gráfico:

Leia mais

Apêndice II SISTEMA MÉTRICO DECIMAL 1 - Medida de comprimento

Apêndice II SISTEMA MÉTRICO DECIMAL 1 - Medida de comprimento ttp://www.medeirosjf.net/fisica Física I Apêndice II: Sistema métrico decimal e S.I. pág. VII Apêndice II SISTEMA MÉTRICO DECIMAL 1 - Medida de comprimento No sistema métrico decimal, a unidade fundamental

Leia mais

Unidades de Medidas - Parte I

Unidades de Medidas - Parte I Unidades de Medidas - Parte I Sistema Métrico Decimal Um dos legados da Revolução Francesa foi criar um sistema de medidas que fosse baseado em constantes naturais e não em padrões arbitrários como pé,

Leia mais

TECNOLÓGICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Tecnologia Mecânica Aula 02 Prof. Dr. João Alves Pacheco

TECNOLÓGICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Tecnologia Mecânica Aula 02 Prof. Dr. João Alves Pacheco TECNOLÓGICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Tecnologia Mecânica Aula 02 Prof. Dr. João Alves Pacheco Origem SISTEMAS DE MEDIDAS SISTEMA MÉTRICO Origem Na França, no século XVII, ocorreu um avanço importante na

Leia mais

A tabela abaixo mostra os múltiplos e submúltiplos do metro e os seus respectivos valores em relação à unidade padrão:

A tabela abaixo mostra os múltiplos e submúltiplos do metro e os seus respectivos valores em relação à unidade padrão: Unidades de Medidas e Conversões Medidas de comprimento Prof. Flavio Fernandes E-mail: flavio.fernandes@ifsc.edu.br Prof. Flavio Fernandes E-mail: flavio.fernandes@ifsc.edu.br O METRO E SEUS MÚLTIPLOS

Leia mais

22 - As dimensões de uma porta comum são 2,10m x 70cm. A expressão fisicamente correta da área desta porta é:

22 - As dimensões de uma porta comum são 2,10m x 70cm. A expressão fisicamente correta da área desta porta é: QUESTÕES OBJETIVAS FÍSICA MÓDULO 1 - Física 3 a série do Ensino Médio 21 - No rótulo de um vidro de óleo à venda no mercado, obtêm-se a informação de que o volume contido é 500mL. Pesando-se o conteúdo

Leia mais

Equipe de Matemática MATEMÁTICA

Equipe de Matemática MATEMÁTICA Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 9R Ensino Médio Equipe de Matemática Data: Áreas de Figuras Planas MATEMÁTICA O estudo da área de figuras planas está ligado aos conceitos relacionados à Geometria

Leia mais

Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem

Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem 1 Domínio de conhecimento do Objeto de Aprendizagem 1. Assunto do Objeto de Aprendizagem 1.1. Série: 5ª série do Ensino Fundamental; 1.2. Disciplina: Matemática; 1.3. Conteúdo: Unidades de Medida: Capacidade.

Leia mais

1 kg g. 1,5 kg m. Para isolarmos a massa (m) multiplicamos cruzado e com isso teremos: m 1,5 kg.

1 kg g. 1,5 kg m. Para isolarmos a massa (m) multiplicamos cruzado e com isso teremos: m 1,5 kg. Conversão de Unidades por Análise Dimensional (Conversões Dimensionais) Frequentemente necessitamos converter medidas de grandeza expresso em uma unidade (por exemplo quilogramas) em outra unidade (por

Leia mais

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Maria Aparecida Holanda Veloso e Liliane Cristina de Oliveira Vieira

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Maria Aparecida Holanda Veloso e Liliane Cristina de Oliveira Vieira COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Matemática Período:

Leia mais