Matemática 9.º Ano. Resoluções

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Matemática 9.º Ano. Resoluções"

Transcrição

1 Resoluções

2 A_Prova Tema Organização e tratamento de dados Estatística Praticar páginas 8 a... Q Q = 0 = 7 R.: A amplitude interquartil da distribuição é ,7 0 = 0 R.: O João percorreu até 0 km, no mínimo, em 0 dos serviços de entrega... 0, 0 = 0 Em 0 entregas o João percorreu pelo menos 0 km. Logo, foram realizadas (0 : = ) entregas de moto.... k = 80 ( ) = = 80 0 = 0 Assim, foram 90 ( = 90) os condutores em excesso de velocidade.... A opção correta é a [C] x = 0 + x = 0 + x = 90 x = 90 x = R.: O guarda-redes mais velho tem anos.... x = = = 0 = 0 = 0.. Q = = 0 Q = + = M e = + = Amplitude = 8 0 = 8 Amplitude interquartil = Q Q = 0 = O transplantado mais novo tem anos e o mais velho tem 70 anos... transplantados... Como o conjunto de dados tem um número ímpar de elementos (9), a mediana é o valor central do conjunto. Logo, a mediana das idades dos transplantados é A variável em estudo é o comportamento mais desagradável presenciado durante a projeção de um filme. É uma variável qualitativa. 7.. x = 0 ( + 90) = = 0 = = x 00 x = 00 0 x = 00 0 x = 0 R.: 0% dos inquiridos responderam atender o telemóvel x 00 x = x = x = R.: pessoas classificaram comer pipocas como o comportamento mais desagradável já presenciado. R.: Em média, foram rejeitados três pratos por dia.

3 A variável em estudo é o número de faltas, por doença, de cada funcionário de uma fábrica. É uma variável quantitativa discreta. 8.. Número de faltas 8.. = 0,7 0 Logo, 7,% dos funcionários não faltaram por doença Assim, Mínimo: 0 Máximo: Q : 0 Me: Q : Logo, Contagem Frequência absoluta Classes Total 0 Min = Q 0 Me Q Frequência absoluta [, 7[ [7, [ [, 87[ [87, [ [, 7[ Frequência relativa 7,% 0 7 7,% 0 7,% 0 % 0 0% 0 0 0% 0,% % 0 Max 9.. Frequência absoluta Barras de cereais/calorias Calorias (por 00 g de produto) = 8 R.: Oito barras de cereais tinham pelo menos kcal k = 8 ( ) = = 8 = 0.. A moda das idades dos alunos da turma do Daniel é anos x = = = = 0, A média das idades dos rapazes da turma é, aproximadamente,,.. Como o conjunto é composto por sete números e a mediana é, então é o quarto número do conjunto ordenado e existem três números maiores do que. Como se trata de um conjunto de números consecutivos, o maior número é o. Logo, a opção correta é a [D].. Como a média dos números é 0 temos que 0 00 = 000 é a soma de todos os números. Então, = x = = 00 = 00 = 00 = R.: A média passará a ser.. x = = = + = = 7 7 = = 7 R.: A média das classificações de todos os alunos é 7%.

4 A_Prova x = = Alturas 80 (em cm) Contagem Frequência absoluta = [9, 7[ = 80 = 0 0 [7, 7[ = 80 [7, 8[ 0 = 8 R.: O valor exato da média das idades de todos os funcionários é 8 anos. [8, 9[ 8.. Seja x a idade dos novos funcionários x + x = x = 98 x = 88 [9, 99[ [99, 07[ [07, 0[ 9 x = 8 Total 0 8 Frequência relativa 8% 0 = 0,008 0% 0 = 0, 0 0% 0 = 0, 8 % = 0, 0 % 0 = 0,0 9 8% 0 = 0,8 % = 0, % 0 = x = R.: A idade dos dois novos funcionários era anos.... a) % b) %.. Turma A Amplitude: = Amplitude interquartil: 0 = Turma B Amplitude: 8 = Amplitude interquartil: 0 =.. O aluno que dedica, semanalmente, mais tempo à leitura pertence à turma B porque é nesta turma que o valor máximo é maior... 7% dos alunos da turma B dedicam pelo menos 0 h à leitura. Como 0,7 = 8, então são 8 os alunos da turma B que dedicam pelo menos 0 h à leitura... A. A afirmação é verdadeira porque o. o quartil da turma A é menor do que o mínimo da turma B. B. A afirmação é falsa. A percentagem é a mesma (7%).... A variável em estudo é a altura dos jogadores de basquetebol. É uma variável quantitativa contínua = R.: jogadores... Há cinco jogadores com mais de m de altura, ou seja, 0% 0 = 0, do número total de jogadores É um censo pois todos os encarregados de educação responderam à questão , 00 = R.: encarregados de educação. 7.. Frequência relativa (em %) Última despesa em livros % 0% 8% % % % Valor (em ) 8. A opção correta é a [C]. Se o Filipe tivessse tido 7% em exatamente cinco testes, no sexto teste não teria 7%, o que implicaria que a média dos seis testes fosse, obrigatoriamente, diferente de 7%. 9. A opção correta é a [C], uma vez que entre o valor mínimo e o. o quartil estão compreendidos preços do mesmo número de relógios que entre o. o quartil e o valor máximo.

5 0. 0 = 0 7 = = número retirado Logo, a opção correta é a [C].. alunos têm menos de e alunos têm menos de 8. Assim, alunos ( = ) têm menos de cm e mais de 8 cm. Logo, a opção correta é a [B].... a + + a + + = a + 9 = a = a = a =.. A moda das idades dos alunos da turma é... Representa a média das idades dos alunos da turma F. Probabilidades Praticar páginas a. Pela lei de Laplace, sabemos que.. Neste caso, o número de casos possíveis é, uma vez que a frase é constituída por seis palavras. Como apenas uma palavra é composta por cinco letras, existe um caso favorável. Logo, P =... Como nenhuma das palavras tem letras, o número de casos favoráveis é 0 e, portanto, P = 0.. Pela lei de Laplace, sabemos que.. a) Como a caixa não tem bolas verdes, o número de casos favoráveis é 0 e, portanto, P = 0. b) A caixa tem seis bolas, das quais duas são vermelhas. Assim, temos dois casos favoráveis e seis casos possíveis. Logo, P = =... Depois de retirar uma bola preta a caixa fica com cinco bolas: duas vermelhas e três pretas. a) O número de casos possíveis é cinco e o número de casos favoráveis é três. Logo, P =. b) O número de casos possíveis é cinco e o número de casos favoráveis é dois. Logo, P =.. Pela lei de Laplace, sabemos que.. : = 00 : = 8 Logo, P = 8 9 = : 00 : Logo, P = = 00.. % dos funcionários responderam que as condições que trabalho que a empresa proporciona são excelentes. Como a empresa tem 00 funcionários, temos: 0, 00 = 0 Assim, o número de casos favoráveis é 0 e o número de casos possíveis é 00. Logo, pela lei de Laplace, P = 0 = Dois acontecimentos, A e B, são incompatíveis se A B =. Neste caso, A B = {}. Logo, A e B não são incompatíveis... a) B = {,, 7, 8} b) A B = {} c) A = {7, 8, 0, } Logo, A B = {, 7, 8, 0, }... Ω = {,,,,,, 7, 8}.. a) Composto mas não certo. b) Composto mas não certo. c) Impossível.

6 A_Prova d) Composto e certo. e) Elementar. f) Composto mas não certo... A opção correta é a [D]... G = {,,,, 7, 8}.. Por exemplo, A = {, } e B = {, 7}. A e B são incompatíveis pois A B =, mas não são contrários, pois A B Ω. 7. Se o Custódio tirou o ás, ficaram quatro cartas disponíveis, sendo uma delas o rei (que garante a viagem). Logo, como o Luís é o próximo a tirar uma carta ele tem % = 0, de hipóteses de ganhar. 8. n = n = Estavam bolas dentro da caixa. =. Estavam dentro da caixa quatro bolas amarelas. 9. Como =, concluímos que dos inquiridos ( 80 = ) têm cão e gato. Assim, o número de casos favoráveis é e o número de casos possíveis é Logo, pela lei de Laplace, P = = Sabemos que A = {,, }, B = {,, } e C = {, }. Como A B = {}, A B é um acontecimento elementar e, portanto, a opção correta é a [A].. Se 0% dos alunos são rapazes, então 0% são raparigas. 0, 0 = Sabemos que 0% das raparigas estão inscritas no desporto escolar. 0, = Logo, a probabilidade de ser escolhida uma rapariga que pratique desporto escolar é = 0.. Para que os números saídos nos três lançamentos sejam todos diferentes, a terceira pessoa terá de obter uma face com um dos seguintes números:,, ou. Assim, existem quatro casos favoráveis e seis casos possíveis.. Sabemos que há berlindes pretos e que a probabilidade de retirar um berlinde preto da gaveta é. Assim, = n n = = 0 Logo, o Samuel tem, no total, 0 berlindes. A probabilidade de retirar um berlinde azul é: + = 0 Logo, o número de berlindes amarelos é 0 = e o número de berlindes azuis é 0 =. 0 R.: Na gaveta estão berlindes amarelos e berlindes azuis.. Suponhamos que P, E e F representam, respetivamente, os ministros de Portugal, Espanha e França. Esquematicamente, temos: PEF EFP FPE PFE EPF FEP Assim, apenas nas situações PEF, EPF, EPF, FPE e FEP o ministro espanhol fica junto ao ministro português. Logo, P = =.. O valor absoluto da diferença entre os números de duas páginas consecutivas é sempre. Logo, a probabilidade de o valor absoluto da diferença entre os números ser par é 0.. O número de casos possíveis é ( = ) e o número de casos favoráveis é ( = ). Logo, P = = e, portanto, a opção correta é a [A]. 7. O número de casos possíveis é e o número de casos favoráveis é (todos os jogadores exceto o Ricardo e o Júlio). Logo, a probabilidade é =. Logo, P = =.

7 7 8. P(A) =. o lançamento P(B) = 0 = 8 Como 8 >, então o acontecimento B tem maior probabilidade de ocorrer , = A bola azul foi retirada quatro vezes. 9.. Não. Repetindo a experiência, é de esperar que a frequência relativa estabilize em 0, Suponhamos que A representa o Bom Jesus, B representa a Basílica do Sameiro e C representa a Sé Catedral. Esquematicamente, temos: ABC BCA CBA ACB BAC CAB Logo, o Carlos pode realizar a visita de seis maneiras diferentes. 0.. O caso referido é o caso ABC. Assim, existe um caso favorável e seis casos possíveis. Logo, P =.. P(sair face ) =. 000 = 000 R.: É de esperar que a face ocorra cerca de 000 vezes.. Seja x a probabilidade de nascer um rapaz. Então, x é a probabilidade de nascer uma rapariga. Assim, x + x = x = x =. o lançamento + 9 Logo, P( nascer rapaz ) = e P( nascer rapariga ) =. Então, P( ter duas filhas ) = = 9.. Sabemos que o saco contém bolas vermelhas e x bolas pretas. Assim, x = x = (x + ) x + x = x + 80 x = 80 x = 0 Dentro do saco existem 0 bolas pretas, pelo que a razão entre o número de bolas vermelhas e o número de bolas pretas é : O número da Maria é da forma 9 _, pois, sendo múltiplo de, terá que terminar em. Para completar o número, falta colocar os algarismos, 7, e 8: Como existem seis maneiras diferentes para colocar os algarismos em falta, teria que fazer, no má xi mo, seis tentativas... Casos possíveis: Casos favoráveis: Assim, existem seis casos possíveis e um caso favorável. Logo, P =.. Consideremos que, inicialmente, a caixa tem a bolas vermelhas e b bolas castanhas. Então, a P( extrair uma bola vermelha ) = =. a + b 7 Ao acrescentar seis bolas vermelhas, a caixa fica com a + bolas vermelhas e b bolas castanhas. Neste caso, P( extrair uma bola vermelha ) = a+ 9 = =. a + + b 0

8 A_Prova 8 Assim, a = 7a = a + b a + b 7 a+ 9 = 0a + 0 = 9a + + 9b a + + b 0 a = b a = b a 9b = 0 b 9b = b = b = a = a = b = b = R.: Estão bolas castanhas dentro da caixa.... Sabemos que cada uma das três turmas tem 0 alunos. Logo, existem 0 casos favoráveis e 0 casos possíveis. Então, P = 0 = 0... Como + 8 =, então há alunos ( 0 = ) da turma a frequentar as aulas das duas disciplinas. Logo, P = = 0... Vimos na alínea anterior que alunos da turma frequentam as aulas das duas disciplinas. Então, alunos frequentam apenas Matemátia, pois 8 =. Na turma há 7 alunos a frequentar as aulas das duas disciplinas: + = 7 e 7 0 = 7. Então, alunos frequentam apenas Matemática, pois 7 =. Na turma há alunos a frequentar as aulas das duas disciplinas: 0 + = e 0 =. Então, 0 alunos frequentam apenas Matemática, pois = 0. Esquematicamente, temos: M Turma P Turma 7 8 M P Concluímos então que há alunos a frequentar só Matemática ( = ). Logo, P = 7 = P = 0 8. P = + 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0,,, 0,0 0,0 0,,,,,,,,,, N N A A N N N N N N A N A N N N N N N A N A A A N A N A A A A A A N A N A A A A 9. Seja: I infetado P teste postivo I não infetado N teste negativo Esquematicamente temos: 0, 0,9 M I I 0 Turma 0,9 0, 0,0 0,9 Logo, P( obter resultado positivo ) = = 0, 0,9 + 0,9 0,0 = = 0,09 + 0,00 = = 0, P N P N P

9 9 Praticar + páginas a 0. Como o número de dados do conjunto é ímpar, a mediana é o valor central. Assim, como a mediana é 8 e o valor 8 não aparece no conjunto de dados, então k = 8. Verificação: O conjunto de dados é,,, 0,,, 8. Ordenando o conjunto de dados, temos:,,, 8, 0,, Logo, a mediana é 8 e a amplitude do conjunto de dados é ( = ).. Pela lei de Laplace,.. Número total de utentes: = 9 Como há dois utentes que receberam pulseira vermelha, então P =. 9.. Número total de utentes com situação clínica pouco urgente : Logo, 00 7, 9 R.: Cerca de 7,% viram a sua situação clínica avaliada como «pouco urgente».... k = 8 ( ) = = 8 = =.. A moda é anos x = = = 0, R.: A média das idades dos rapazes da turma do Daniel é, aproximadamente,, anos.. A moda e a mediana.. [A] Número total de bailarinos: = Número de bailarinos russos: + = Como 0,8, a opção [A] não é a correta. [B] Número de bailarinos ucranianos: 9 9 Logo, P = = e, portanto, a opção [B] é a correta. [C] Número de bailarinos do sexo feminino: = 7 Logo, P = 7 = 0, e, portanto, a opção [C] não é a correta. [D] Número de bailarinos do sexo masculino: = 7 Número de bailarinos do sexo feminino: 7 Logo, a opção [D] não é a correta.... Pela lei de Laplace, Número total de colaboradores: = Número de colaboradores que não são provenientes de Portugal: = 0. Logo, P = 0 = % x 00% x = 00% x = 0 0% R.: A empresa tem 0 trabalhadores.... o dado. o dado P( produto ser menor do que 8 ) = = 8 8 P( produto ser maior do que 8 ) = = 9 R.: Um dos colaboradores tem maior probabilidade de efetuar a apresentação > pesagens média = = 0 Média nas primeiras oito pesagens = = 80

10 A_Prova 0 Média nas últimas oito pesagens = 8 = + 80 = = R.: Na nona pesagem o peso obtido foi = 70 R.: A dimensão da amostra é Açúcar em saquetas Frequência absoluta Pela lei de Laplace, a) P = 8 = 70 b) P = = O residente mais novo do lar tem anos e o mais velho tem 9 anos. 9.. Não. Do gráfico apresentado apenas se pode concluir que % dos residentes tem entre 7 anos e 8 anos % dos residentes tem 7 anos, ou mais. Assim, 0,7 80 = 0. Logo, 0 residentes são avaliados semanalmente. 9.. Amplitude interquartil: Q Q = 8 7 = %. 0. Como o dado tem quatro faces, existem quatro casos possíveis. Dos números indicados nas faces, o, o e o são divisores de 8. Logo, temos três casos favoráveis. Assim, P( divisor de 8 ) = Como o dado é lançado 000 vezes, temos: = 000 R.: É de esperar que uma face numerada com um número divisor de 8 fique voltada para baixo em 000 vezes. 0,8,9 7,0 7, 7, 7, Massa de açúcar nas saquetas (em g)... Este experiência tem sete casos possíveis... Não concordo com o João, porque os casos possíveis não são equiprováveis, ou seja, os setores circulares não têm todos a mesma área e, consequentemente, não têm todos a mesma probabilidade de sair... Pela lei de Laplace, Sabemos que: os setores circulares A, B, C e D têm a mesma área, ou seja, P(A) = P(B) = P(C) = P(D); o setor G tem o dobro da área do setor A, ou seja, P(G) = P(A); os setores circulares E, F e G têm a mesma área, ou seja, P(E) = P(F) = P(G). Assim, se P(A) = x, como P(A) + P(B) + P(c) + P(D) + P(E) + P(F) + P(G) =, temos: x + x + x + x + x + x + x = 0x = x = 0 Logo, como P(E) = x, então P(E) = = , 0, Chove na Nazaré.. P( Catarino praticar surf ) = = 0, 0,8 + 0, 0, = = 0, + 0, = = 0,. = k 8 R.: O valor de k é 8. 0,8 0, Pratica surf Não pratica surf 0, Pratica surf Não chove na Nazaré 0, Não pratica surf = + k 8 = k. Para que a face saia, pela primeira vez, no. o lançamento, no. o lançamento não pode sair face e no. o lançamento tem de sair face. Logo, P = =.

11 . As opções [A], [B] e [D] não podem ser corretas, pois a interseção de B com outros acontecimentos é igual a B ou a um acontecimento com probabilidade menor do que a de B. Logo, a opção correta é a [C]. 8. tem nível Rapaz 0, não tem nível , 00% 0 7, x 0 7, 00% x = 0 7, 99,0% 0,7 Rapariga tem nível não tem nível 00% 99,0% = 0,9% R.: A diminuição é de cerca de 0,9%... Em 00 a taxa de analfabetismo era 9%. Logo, 0, = 9 Assim, podemos concluir que em 00 existiam, aproximadamente, 9 analfabetos em Portugal... Como então, P = = P = %... Como em 0 a taxa de desemprego foi,7%, então a probabilidade de a pessoa estar em pre ga da era 87,% (00%,7% = 87,%). 7. Como = e são 0 participantes, então um dos participantes fala português e inglês. Logo, 9 jovens falam apenas inglês e jovens ( = ) falam apenas português. Esquematicamente, temos: Inglês Português 0, 0,7 a a = 0, 7 = 8 0, b = a + = 8 + = f = = Tem nível a matemática e = f = = g = a = 8 = 9 d = a g = 8 9 = 9 h = f + g = + 9 = c = e + d = + 9 = Não tem nível a matemática Rapaz f e Rapariga g d a h c b Tem nível a matemática Não tem nível a matemática Rapaz 9 Rapariga Pela lei de Laplace, 7.. P = = P = = a b = 8 Logo, a + b = 8 = Então, a = 0, a =, a = ou a =. 0 Logo, P =, P =, P = = ou P = = Assim, a opção correta é a [D].

12 A_Prova 0. Seja E o conjunto dos automóveis com deficiência no sistema elétrico e T o conjunto dos automóveis com deficiência no sistema de travagem. Esquematicamente temos: E automóveis. 0.. Sabemos que 0 Logo, P = = 0,. 00 R.: %. 0.. Sabemos que 0 Logo, P = = = R.: O setor de produção tem funcionários = 7 R.: 7 funcionários... Sabemos que Logo, P = = Sabemos que Logo, P = = +. T 0... Número de croissants.. Caule Folhas lê-se.. Mediana = = 8 Q = + = mín. = máx. = 0 Q = 0. Contagem Frequência absoluta Total 0 Min Q ~ x Max = Q Frequência relativa = 0, = % 0 = 0,0 = % 0 = 0,0 =,% 0 7 = 0,7 = 7,% 0 = 0,0 =,% 0 = 0, = % 0 = 0,0 = % 0 = 0,7 = 7,% 0 0 = = 00% 0... Mediana =.. Q = 8 máx. = 8 Q = mín. = 0 Amplitude = 8 0 = 8 Amplitude interquantis = 8 =.. A opção correta é a [B].

13 . A = {,,, 8, 0,,,, 8, 0} B = {, 7, 8, 9, 0,,,,,,, 7, 8, 9, 0} A B = {,,, 7, 8, 9, 0,,,,,,, 7, 8, 9, 0} O acontecimento contrário de A B é A B = {,, }. Sabemos que P = A Logo, P = [BCD] A[ABCD] A = b h 7.. Por exemplo, A: A soma dos números é B: A soma dos números é ímpar 8. Sabemos que foi escolhido um convidado que gosta de gelatina. Logo, temos oito casos possíveis. Dos convidados que gostam de gelatina há três que também gostam de mousse de chocolate. Logo, existem três casos favoráveis. Como, então P = = 0,7 8 Logo a opção correta é a [B]. A [ABD] =, = 8,7 A [BCD] = 9 = 8 A [ABCD] = A [ABD] + A [BCD] A [ABCD] = 8,7 + 8 =,7 8 7 Logo, P = =, a roleta. a roleta Sabemos que Existem quatro faces com números não negativos (0,, e ), num total de seis faces. Como, então 8 P( produto ser par ) = =. Logo, P = =.

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos Propostas de resolução MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos Propostas de resolução Exercícios de exames e testes intermédios 1. Como P (B) = 1 P ( B ) = P (B) P (A B) vem que P (B) = 1 0,7

Leia mais

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. Matemática 9º Ano Probabilidades

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. Matemática 9º Ano Probabilidades Bem Explicado Centro de Explicações Lda. Matemática 9º Ano Probabilidades Nome: Data: / / 1. Das seguintes experiências diz, justificando, quais são as aleatórias: 1.1. Deitar um berlinde num copo de água

Leia mais

2. Se A e B são acontecimentos incompatíveis, a sua interseção é o conjunto vazio, pelo que

2. Se A e B são acontecimentos incompatíveis, a sua interseção é o conjunto vazio, pelo que reparar o Exame 0 06 Matemática ágina 6. nalisemos cada opção: : e não são contrários pois a sua união não é o espaço amostral. Há, ainda, bolas pretas. : e não são contrários pois a sua união não é o

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais Propostas de resolução MATEMÁTICA A - 1o Ano Probabilidades - Noções gerais Propostas de resolução Exercícios de exames e testes intermédios 1. Organizando todos os resultados possíveis para os dois números possíveis de observar,

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS

ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS FICHAS DE TRABALHO 9.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 6 ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS PROBABILIDADES Site: http://www.mathsuccess.pt Facebook: https://www.facebook.com/mathsuccess TEMA 6 ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO

Leia mais

* Acontecimento elementar: é formado por um só elemento do conjunto de. * Acontecimento composto: é formado por dois ou mais elementos do conjunto

* Acontecimento elementar: é formado por um só elemento do conjunto de. * Acontecimento composto: é formado por dois ou mais elementos do conjunto PROBABILIDADE A linguagem das probabilidades Quando lidamos com probabilidade, as experiências podem ser consideradas: Aleatórias ou casuais: quando é impossível calcular o resultado à partida. Como exemplo

Leia mais

Proposta de teste de avaliação

Proposta de teste de avaliação Proposta de teste de avaliação Matemática A. O ANO DE ESCOLARIDADE Duração: 90 minutos Data: Grupo I Na resposta aos itens deste grupo, selecione a opção correta. Escreva, na folha de respostas, o número

Leia mais

22 de Outubro de 2012

22 de Outubro de 2012 Escola Básica de Santa Catarina Ficha de Avaliação de Matemática 22 de Outubro de 2012 A PREENCHER PELO ALUNO 9ºano Nome: nº Turma A PREENCHER PELO PROFESSOR Classificação: Nível: ( ) Rubrica do professor:

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos Exercícios de exames e testes intermédios 1. Seja Ω o espaço amostral (espaço de resultados) associado a uma certa experiência

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 12º Ano de Matemática A Tema I Probabilidades e Combinatória

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 12º Ano de Matemática A Tema I Probabilidades e Combinatória Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 12º Ano de Matemática A Tema I Probabilidades e Combinatória Tarefa nº 1 1. Verdadeiro ou Falso? 1.1. É pouco provável tirar um rei ao acaso de um baralho de 52

Leia mais

Exercícios de exames e provas oficiais

Exercícios de exames e provas oficiais mata Exercícios de exames e provas oficiais. Seja Ω, o conjunto finito, o espaço de resultados associado a uma experiência aleatória. Sejam A e B dois acontecimentos ( A e B ). A e B são acontecimentos

Leia mais

Matemática. Probabilidade. Maria Augusta Ferreira Neves M. Carlos Silva Bruno Ribeiro Sandra Jorge Luís Guerreiro ENSINO PROFISSIONAL MÓDULO

Matemática. Probabilidade. Maria Augusta Ferreira Neves M. Carlos Silva Bruno Ribeiro Sandra Jorge Luís Guerreiro ENSINO PROFISSIONAL MÓDULO Matemática Probabilidade Maria ugusta Ferreira Neves M. Carlos ilva runo Ribeiro andra Jorge Luís Guerreiro MÓDULO 7 ENINO PROFIIONL Oo Índice Introdução ao estudo das probabilidades. Experiências aleatórias.

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais Exercícios de exames e testes intermédios 1. Considere um dado cúbico, com as faces numeradas de 1 a 6, e um saco que contém cinco bolas, indistinguíveis

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos Exercícios de exames e testes intermédios 1. Seja Ω, conjunto finito, o espaço de resultados associado a uma certa experiência

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DE SANTO ANTÓNIO

ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DE SANTO ANTÓNIO ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DE SANTO ANTÓNIO Teste 1 Matemática 9.º C Nome: n.º Data: 14/10/2016 Classificação: Professor: Instruções gerais Não é permitido o uso de corretor. É permitido a utilização

Leia mais

Escola Secundária/2,3 da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática A Ano Lectivo 2011/12 Distribuição de probabilidades 12.º Ano

Escola Secundária/2,3 da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática A Ano Lectivo 2011/12 Distribuição de probabilidades 12.º Ano Escola Secundária/, da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática A Ano Lectivo 0/ Distribuição de probabilidades.º Ano Nome: N.º: Turma:. Numa turma do.º ano, a distribuição dos alunos por idade e sexo

Leia mais

Teste de Avaliação de MATEMÁTICA 12º ano

Teste de Avaliação de MATEMÁTICA 12º ano Teste de Avaliação de MATEMÁTICA º ano º Período de 0/ duração 90 min. Prof. Josué Baptista Turma: e º teste A 4 de Outubro Classificação: Nº Nome GRUPO I O Professor: As cinco questões deste grupo são

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Distribuições de probabilidades

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Distribuições de probabilidades MATEMÁTICA A - o Ano Probabilidades - Distribuições de probabilidades Exercícios de exames e testes intermédios. A tabela de distribuição de probabilidades de uma variável aleatória X é a seguinte. x i

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. ❶ Designa cada uma dos estudos assinalando com um C ou com um S.

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. ❶ Designa cada uma dos estudos assinalando com um C ou com um S. Conteúdo: População e Amostra; Censo e Sondagem FICHA DE TRABALHO 1 Quando realizas um estudo estatístico de uma variável estatística, é mais aconselhável fazer um CENSO ou uma SONDAGEM? Na colheita de

Leia mais

Matemática, 6º Ano. Matemática, 6º Ano

Matemática, 6º Ano. Matemática, 6º Ano Conteúdo: População e Amostra; e FICHA DE TRABALHO 1 Quando realizas um estudo estatístico de uma variável estatística, é mais aconselhável fazer um CENSO ou uma SONDAGEM? Na colheita de dados, da informação,

Leia mais

22 de Outubro de 2012

22 de Outubro de 2012 Escola Básica de Santa Catarina Ficha de Avaliação de Matemática 22 de Outubro de 2012 A PREENCHER PELO ALUNO 9ºano Nome: nº Turma A PREENCHER PELO PROFESSOR Classificação: Nível: ( ) Rubrica do professor:

Leia mais

8 A do total de lançamentos, ou seja, x = 5625 Resposta: C

8 A do total de lançamentos, ou seja, x = 5625 Resposta: C Página 7 Preparar o Exame 0 07 Matemática A. x7x 7 Observa que sair primeiro o sabor laranja e depois o sabor morango são casos diferentes x Resposta: D. Repara que se os dois primeiros rebuçados foram

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais Exercícios de exames e testes intermédios 1. Uma pessoa lança um dado cúbico, com as faces numeradas de 1 a 6, e regista o número da face que ficou

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Probabilidade condicionada Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Probabilidade condicionada Propostas de resolução MATEMÁTICA A - o Ano Probabilidades - Probabilidade condicionada Propostas de resolução Exercícios de exames e testes intermédios. No contexto do problema P ( B A ) é a probabilidade de retirar uma bola

Leia mais

Ficha de trabalho - Combinatória. a) De quantas maneiras distintas se podem colocar os sete sabores no recipiente?

Ficha de trabalho - Combinatória. a) De quantas maneiras distintas se podem colocar os sete sabores no recipiente? 12º Ano - Matemática A Ficha de trabalho - Combinatória 1. No balcão de uma geladaria existe um recipiente com dez compartimentos, cinco à frente e cinco atrás, para colocar gelado. Em cada compartimento

Leia mais

Noção de fenómeno aleatório e de experiência aleatória

Noção de fenómeno aleatório e de experiência aleatória Muitas vezes deparamo-nos com situações de incerteza, fenómenos aleatórios, em que não se pode prever o resultado. Pelo contrário, nos fenómenos deterministas conseguimos dizer antecipadamente o que vai

Leia mais

22 de Outubro de 2012

22 de Outubro de 2012 Escola Básica de Santa Catarina Ficha de Avaliação de Matemática 22 de Outubro de 2012 A PREENCHER PELO ALUNO 9ºano Nome: nº Turma A PREENCHER PELO PROFESSOR Classificação: Nível: ( ) Rubrica do professor:

Leia mais

0,9 0,8 0,9 1 0,8 0,9 1 0,8 202)

0,9 0,8 0,9 1 0,8 0,9 1 0,8 202) . P55 X 7 P55 0U 6 7 P 8 0U 9 P 0,8 U 0,9 0,90,80,90,80,90,8 0, 60 0,60 900 5 pessoas. PX 80 P0U 6 80 P0U 7 PU, 7 0,955 0, 06 0,06 900 0 pessoas Atividade 95) Trabalho de pesquisa 0). Exemplos de fenómenos

Leia mais

24 de outubro de 2012

24 de outubro de 2012 Escola Básica de Santa Catarina Ficha de Avaliação de Matemática 24 de outubro de 2012 A PREENCHER PELO ALUNO 9ºano 90m Nome: nº Turma C A PREENCHER PELO PROFESSOR Classificação: Nível: ( ) Rubrica do

Leia mais

Teste de Avaliação Escrita

Teste de Avaliação Escrita Teste de Avaliação Escrita Duração: 9 minutos 8 de outubro de Escola E.B., Eng. Nuno Mergulhão Portimão Ano Letivo /4 Matemática 9.º B Nome: N.º Classificação: Fraco (% 9%) Insuficiente (% 49%) Suficiente

Leia mais

( ) ( ) Questões tipo exame. O número pedido é: Questões tipo exame Pág Os algarismos 1 e 2 podem ocupar 5 A. posições diferentes.

( ) ( ) Questões tipo exame. O número pedido é: Questões tipo exame Pág Os algarismos 1 e 2 podem ocupar 5 A. posições diferentes. Questões tipo exame Pág. 6.. Os algarismos e podem ocupar A posições diferentes. Os restantes lugares são ocupados por três algarismos escolhidos de entre oito, portanto, existem A maneiras diferentes

Leia mais

Matemática & Raciocínio Lógico

Matemática & Raciocínio Lógico Matemática & Raciocínio Lógico para concursos Prof. Me. Jamur Silveira www.professorjamur.com.br facebook: Professor Jamur PROBABILIDADE No estudo das probabilidades estamos interessados em estudar o experimento

Leia mais

Ficha de Avaliação. Matemática A. Duração do Teste: 90 minutos. 12.º Ano de Escolaridade. Teste de Matemática A 12.º Ano Página 1

Ficha de Avaliação. Matemática A. Duração do Teste: 90 minutos. 12.º Ano de Escolaridade. Teste de Matemática A 12.º Ano Página 1 Ficha de Avaliação Matemática A Duração do Teste: 90 minutos 12.º Ano de Escolaridade Teste de Matemática A 12.º Ano Página 1 1. Colocaram-se numa urna 12 bolas, indistinguíveis pelo tato, numeradas de

Leia mais

Proposta de teste de avaliação

Proposta de teste de avaliação Proposta de teste de avaliação Matemática A 1.º ANO DE ESCOLARIDADE Duração: 90 minutos Data: O teste é constituído por dois grupos, I e II. O Grupo I inclui quatro questões de escolha múltipla. O Grupo

Leia mais

Proposta de Resolução

Proposta de Resolução Novo Espaço Matemática A 1.º ano Proposta de Teste Intermédio [novembro 014] Proposta de Resolução GRUPO I 1. Seja Ω = { a, b, c, d} o espaço de resultados de uma eperiência aleatória. P ({ a} ) = P ({

Leia mais

4 3 10! Resposta pedida: 3! x 4! = 144 Resposta: C

4 3 10! Resposta pedida: 3! x 4! = 144 Resposta: C ágina 80. reparar o Exame 0 07 Matemática A 4 0! 4 x x 0!. Devemos escolher, das oito posições, duas para as letras A: temos 8 formas de o fazer. Das seis posições restantes, uma tem de ser para a letra

Leia mais

Exercícios de provas oficiais

Exercícios de provas oficiais mata Exercícios de provas oficiais. Considere duas caixas, C e C. A caixa C tem bolas, das quais cinco são brancas e as restantes são pretas, A caixa C tem sete bolas, umas brancas e outras pretas. Considere

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA A PROVA MODELO N.º 2 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO 12.º ANO DE ESCOLARIDADE

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA A PROVA MODELO N.º 2 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO 12.º ANO DE ESCOLARIDADE EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA A PROVA MODELO N.º 2 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO 12.º ANO DE ESCOLARIDADE Site: http://recursos-para-matematica.webnode.pt/ Facebook: https://www.facebook.com/recursos.para.matematica

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 12º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A. TESTE Nº 1 Grupo I

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 12º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A. TESTE Nº 1 Grupo I ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A TESTE Nº Grupo I As cinco questões deste grupo são de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas quatro alternativas,

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 1

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 1 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Ano Versão Nome: N.º Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Quando,

Leia mais

Ficha de Trabalho nº 11 Matemática 7º ano Maio / 2011 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ESTATÍSTICA

Ficha de Trabalho nº 11 Matemática 7º ano Maio / 2011 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ESTATÍSTICA Ficha de Trabalho nº 11 Matemática 7º ano Maio / 2011 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ESTATÍSTICA Recorda: A Estatística é um ramo da Matemática que nos ajuda a recolher, organizar e interpretar dados para tirar

Leia mais

A tabela abaixo apresenta a distribuição dos equipamentos de uma grande empresa.

A tabela abaixo apresenta a distribuição dos equipamentos de uma grande empresa. A tabela abaixo apresenta a distribuição dos equipamentos de uma grande empresa. Qual é a probabilidade de que um equipamento selecionado aleatoriamente esteja inativo ou seja do tipo A? a) 6/27 b) 14/27

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. ANTÓNIO AUGUSTO LOURO ESCOLA DOS 2.º E 3.º CICLOS DR. ANTÓNIO AUGUSTO LOURO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. ANTÓNIO AUGUSTO LOURO ESCOLA DOS 2.º E 3.º CICLOS DR. ANTÓNIO AUGUSTO LOURO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. ANTÓNIO AUGUSTO LOURO ESCOLA DOS 2.º E 3.º CICLOS DR. ANTÓNIO AUGUSTO LOURO FICHA DE TRABALHO 2 REVISÕES PARA O 1º TESTE Ano Letivo 2014/2015 1. Considera as seguintes experiências

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Probabilidades (9 o ano) Propostas de resolução

MATEMÁTICA - 3o ciclo Probabilidades (9 o ano) Propostas de resolução MATEMÁTICA - 3o ciclo Probabilidades (9 o ano) Propostas de resolução Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Observando que o número de rapazes da turma da Ana é 3+8+2 = 13, e que existem

Leia mais

Probabilidade em espaços discretos. Prof.: Joni Fusinato

Probabilidade em espaços discretos. Prof.: Joni Fusinato Probabilidade em espaços discretos Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com Probabilidade em espaços discretos Definições de Probabilidade Experimento Espaço Amostral Evento Probabilidade

Leia mais

Ficha de avaliação n ọ

Ficha de avaliação n ọ MATEMÁTICA 9 ọ ANO Escola: Ficha de avaliação n ọ ANO LETIVO 0 / 0 Nome: N.º: Turma: O Professor: Data: / / Classificação:. Uma caia contém quatro frascos de doce de morango e dois frascos de doce de abóbora.

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO Área Científica Matemática Probabilidades e Estatística Curso Engenharia do Ambiente º Semestre º Ficha n.º: Probabilidades e Variáveis Aleatórias. Lançam-se ao acaso moedas. a) Escreva o espaço de resultados

Leia mais

Aulas particulares. Conteúdo

Aulas particulares. Conteúdo Conteúdo Capítulo 6...2 Probabilidade...2 Exercícios...4 Restpostas...9 Capítulo 7... 12 Análise combinatória... 12 Fatorial... 12 Arranjo... 13 Combinação... 16 Exercícios... 17 Respostas... 22 1 Capítulo

Leia mais

AULA 08 Probabilidade

AULA 08 Probabilidade Cursinho Pré-Vestibular da UFSCar São Carlos Matemática Professora Elvira e Monitores Ana Carolina e Bruno AULA 08 Conceitos e assuntos envolvidos: Espaço amostral Evento Combinação de eventos Espaço Amostral

Leia mais

Nome do aluno: Nº. Classificação: E.Educação:

Nome do aluno: Nº. Classificação: E.Educação: 9º Ano ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE SANTA MARIA DA FEIRA Ano Letivo 2012/13 TURMA: A TESTE DE MATEMÁTICA Professora Lourdes Fonseca Nome do aluno: Nº Classificação: E.Educação: 1. Observa a roleta da sorte representada

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº4 - Probabilidades - 12º ano Exames de 2011 a 2014

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº4 - Probabilidades - 12º ano Exames de 2011 a 2014 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº4 - Probabilidades - 12º ano Exames de 2011 a 2014 1. Seja o espaço de resultados associado a uma certa experiência aleatória. Sejam A e B dois acontecimentos

Leia mais

PROBABILIDADE PROPRIEDADES E AXIOMAS

PROBABILIDADE PROPRIEDADES E AXIOMAS PROBABILIDADE ESPAÇO AMOSTRAL É o conjunto de todos os possíveis resultados de um experimento aleatório. A este conjunto de elementos denominamos de espaço amostral ou conjunto universo, simbolizado por

Leia mais

COLEÇÃO DARLAN MOUTINHO VOL. 01 RESOLUÇÕES

COLEÇÃO DARLAN MOUTINHO VOL. 01 RESOLUÇÕES COLEÇÃO DARLAN MOUTINHO VOL. 0 RESOLUÇÕES Me ta PÁGINA 8 0 0 Havendo apenas bolas verdes e azuis na urna, segue que a resposta é dada por Basta dividirmos o número de ocorrências, pelo número total de

Leia mais

PROBABILIDADE. Numero de Resultados Desejado Numero de Resultados Possiveis EXERCÍCIOS DE AULA

PROBABILIDADE. Numero de Resultados Desejado Numero de Resultados Possiveis EXERCÍCIOS DE AULA PROBABILIDADE São duas as questões pertinentes na resolução de um problema envolvendo probabilidades. Primeiro, é preciso quantificar o conjunto de todos os resultados possíveis, que será chamado de espaço

Leia mais

TESTE DE PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA 12.º ANO

TESTE DE PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA 12.º ANO TESTE DE PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA 2.º ANO NOME: N.º: TURMA: ANO LETIVO: / AVALIAÇÃO: PROFESSOR: ENC. EDUCAÇÃO: DURAÇÃO DO TESTE: 90 MINUTOS O teste é constituído por dois grupos. O Grupo I é constituído

Leia mais

TEMA 1 COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES FICHAS DE TRABALHO 12.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 1 COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES

TEMA 1 COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES FICHAS DE TRABALHO 12.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 1 COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES FICHAS DE TRABALHO.º ANO COMPILAÇÃO TEMA COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES Site: http://www.mathsuccess.pt Facebook: https://www.facebook.com/mathsuccess TEMA COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES Matemática A.º Ano

Leia mais

P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 7

P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 7 P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 7 GRUPO I ITENS DE ESCOLHA MÚLTIPLA 1. Nas condições do enunciado, o número de triângulos que se podem formar com três dos doze pontos é (dos

Leia mais

Nome N. Turma. Estatística e Probabilidades. Compilação de Exercícios do Banco de Itens

Nome N. Turma. Estatística e Probabilidades. Compilação de Exercícios do Banco de Itens A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S 172 303 MÃES D ÁGUA SEDE - Escola Básica e Secundária Mães d Água Nome N. Turma Estatística e Probabilidades Compilação de Exercícios do Banco de Itens 1 1. A probabilidade

Leia mais

PROBABILIDADE. Aula 2 Probabilidade Básica. Fernando Arbache

PROBABILIDADE. Aula 2 Probabilidade Básica. Fernando Arbache PROBABILIDADE Aula 2 Probabilidade Básica Fernando Arbache Probabilidade Medida da incerteza associada aos resultados do experimento aleatório Deve fornecer a informação de quão verossímil é a ocorrência

Leia mais

Exercícios de exames e provas oficiais

Exercícios de exames e provas oficiais mata2 Eercícios de eames e provas oficiais. Uma caia tem seis bolas distinguíveis apenas pela cor: duas azuis e quatro pretas. Considere a eperiência aleatória que consiste em retirar dessa caia, simultaneamente

Leia mais

TESTE DE MATEMÁTICA Ano Lectivo º I - 20/10/2010

TESTE DE MATEMÁTICA Ano Lectivo º I - 20/10/2010 TESTE DE MATEMÁTICA Ano Lectivo - - 9º I - // Nome: Nº Versão A Duração da Prova: 9 minutos O teste inclui cinco itens de escolha múltipla. Seleccione a única resposta correcta de entre as quatro alternativas

Leia mais

Questões de Exame Resolvidas. Matemática A. 12.º ano. Probabilidades e Combinatória

Questões de Exame Resolvidas. Matemática A. 12.º ano. Probabilidades e Combinatória Questões de Exame Resolvidas Matemática A.º ano Probabilidades e Combinatória Índice Resumo Teórico. Cálculo combinatório. Problemas de contagem 6.. Princípios fundamentais da contagem 6.. Arranjos e combinações

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 12º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A Tema I Probabilidades e Combinatória

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 12º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A Tema I Probabilidades e Combinatória ESOLA SEUNDÁRIA OM 3º ILO D. DINIS º ANO DE ESOLARIDADE DE MATEMÁTIA A Tema I Probabilidades e ombinatória Tarefa nº do plano de trabalho nº 5. onsidere o seguinte problema: Um saco contém doze bolas,

Leia mais

CAPÍTULO 3 PROBABILIDADE

CAPÍTULO 3 PROBABILIDADE CAPÍTULO 3 PROBABILIDADE 1. Conceitos 1.1 Experimento determinístico Um experimento se diz determinístico quando repetido em mesmas condições conduz a resultados idênticos. Exemplo 1: De uma urna que contém

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Estatística. Probabilidades

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Estatística. Probabilidades Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Estatística Probabilidades Aluna(o): Aluna(o): Turma: Responsável: Prof. Silvano Cesar da Costa L O N D R I N A Estado do Paraná

Leia mais

TESTE DE MATEMÁTICA 9.º ano

TESTE DE MATEMÁTICA 9.º ano TESTE MATEMÁTICA 9.º ano Nome: Nº: Turma: Duração: 90 minutos Classificação: 1. No gráfico encontra-se a distribuição das idades de todos os alunos da turma do Artur. Sabendo que a turma do Artur é constituída

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 3

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 3 FIHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTIA A 1.º Ano Versão 3 Nome: N.º Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Quando,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Diogo Cão, Vila Real

Agrupamento de Escolas de Diogo Cão, Vila Real Agrupamento de Escolas de Diogo Cão, Vila Real 2015/2016 MATEMÁTICA FICHA DE TRABALHO 7 3º PERÍODO MAIO Nome: Nº Turma: 9º Data: CIRCUNFERÊNCIA 1. Relativamente à fig. 1 indica: 1.1 duas cordas; 1.2 a

Leia mais

Número de ocupantes Frequência absoluta Frequência relativa = Total 48 1

Número de ocupantes Frequência absoluta Frequência relativa = Total 48 1 Capítulo 6 Medidas de localização F45 Pág. 107 1. Número de ocupantes Frequência absoluta Frequência relativa 1,0 48 5 1 1 1 1 48 4 3 8 4 5 5 3 8 48 1 6 5 48 3 48 1 16 Total 48 1. Podemos elaborar a seguinte

Leia mais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais o Ano Gráficos e medidas estatísticas Propostas de resolução

Matemática Aplicada às Ciências Sociais o Ano Gráficos e medidas estatísticas Propostas de resolução Matemática Aplicada às Ciências Sociais - 10. o Ano Gráficos e medidas estatísticas Propostas de resolução Exercícios de exames 1. 1.1. Como a média é relativa a 5 anos, temos que: 10 980 + 1 000 + a +

Leia mais

1. Num universo S os acontecimentos A e B são incompatíveis.

1. Num universo S os acontecimentos A e B são incompatíveis. 12ºANO ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO Matemática B Probabilidades 2007/08 1. Num universo S os acontecimentos A e B são incompatíveis. Sabe-se que: P( B ) = 0,1 e que P( A B ) = 0,6. Determina P(

Leia mais

Proposta de resolução da Prova de Matemática A (código 635) 21 de Junho de 2010

Proposta de resolução da Prova de Matemática A (código 635) 21 de Junho de 2010 Proposta de resolução da Prova de Matemática A (código 635) 1. Como A e B são acontecimentos incompatíveis, 0 e Ou seja, de acordo com os dados do enunciado, 70% 30% 40% Versão 1: B Versão : C. Como se

Leia mais

Proposta de Resolução do Exame do 12º ano Matemática A (Prova 635) ª Fase. Grupo I. 1. BComo A e B são acontecimentos incompatíveis, 0 e

Proposta de Resolução do Exame do 12º ano Matemática A (Prova 635) ª Fase. Grupo I. 1. BComo A e B são acontecimentos incompatíveis, 0 e Proposta de Resolução do Exame do 1º ano Matemática A (Prova 635) 010-1ª Fase 1. BComo A e B são acontecimentos incompatíveis, 0 e Ou seja, de acordo com c os dados do enunciado, 70% 30% 40% A opção correcta

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DA RAMADA. Teste de Matemática A. 28 de outubro de º E. Grupo I

ESCOLA SECUNDÁRIA DA RAMADA. Teste de Matemática A. 28 de outubro de º E. Grupo I ESCOLA SECUNDÁRIA DA RAMADA Teste de Matemática A 28 de outubro de 206 2º E Versão Grupo I As cinco questões deste grupo são de escolha múltipla. Para cada uma delas, são indicadas quatro alternativas,

Leia mais

Proposta de teste de avaliação

Proposta de teste de avaliação Proposta de teste de avaliação Matemática A. O ANO DE ESOLARIDADE Duração: 90 minutos Data: Grupo I Na resposta aos itens deste grupo, selecione a opção correta. Escreva, na folha de respostas, o número

Leia mais

Q05. Ainda sobre os eventos A, B, C e D do exercício 03, quais são mutuamente exclusivos?

Q05. Ainda sobre os eventos A, B, C e D do exercício 03, quais são mutuamente exclusivos? LISTA BÁSICA POIA PROBABILIDADES A história da teoria das probabilidades teve início com os jogos de cartas, de dados e de roleta. Esse é o motivo da grande existência de exemplos de jogos de azar no estudo

Leia mais

Teste Intermédio 2012

Teste Intermédio 2012 Teste Intermédio 01 1. Uma escola básica tem duas turmas de 9. ano: a turma e a turma. Os alunos da turma distribuem-se, por idades, de acordo com o seguinte diagrama circular. Idades dos alunos da turma

Leia mais

Chama-se evento todo subconjunto de um espaço amostral. PROBABILIDADE. Introdução

Chama-se evento todo subconjunto de um espaço amostral. PROBABILIDADE. Introdução Introdução PROBABILIDADE Há certos fenômenos (ou experimentos) que, embora sejam repetidos muitas vezes e sob condições idênticas, não apresentam os mesmos resultados. Por exemplo, no lançamento de uma

Leia mais

1 a a. Para a soma dos números saídos ser 0, tem que sair 0 em ambos os dados

1 a a. Para a soma dos números saídos ser 0, tem que sair 0 em ambos os dados Página Preparar o Exame 0 0 Matemática A. O valor médio da variável aleatória X é dado por a a a a 0 a a a. Então, a a Resposta: B. O é um dos resultados possíveis para X,(X = {0,,, }) pelo que a opção

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2013

Canguru Matemático sem Fronteiras 2013 http://www.mat.uc.pt/canguru/ Destinatários: alunos do 9. o ano de escolaridade Nome: Turma: Duração: 1h 30min Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. As questões

Leia mais

= 3 modos de escolher duas pessoas 2

= 3 modos de escolher duas pessoas 2 01. x/(x+0) /3 ó x 40 Resposta: E 0. [E] RESOLUÇÃO REVENEM 3 De acordo com o gráfico, temos que o número total de filhos é dado por 71 + 6 + 3. Portanto, como sete mães tiveram um único filho, segue que

Leia mais

Matemática. Probabilidade Básica. Professor Dudan.

Matemática. Probabilidade Básica. Professor Dudan. Matemática Probabilidade Básica Professor Dudan www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática PROBABILIDADE Denifinição 0 P 1 Eventos favoráveis Probabilidade = Total de eventos 1. Se a probabilidade de chover

Leia mais

Exercícios de Probabilidade - Lista 1. Profa. Ana Maria Farias

Exercícios de Probabilidade - Lista 1. Profa. Ana Maria Farias Exercícios de Probabilidade - Lista 1 Profa. Ana Maria Farias 1. Lançam-se três moedas. Enumere o espaço amostral e os eventos A = faces iguais ; B = cara na primeira moeda ; C = coroa na segunda e terceira

Leia mais

Experiências Aleatórias. Espaço de Resultados. Acontecimentos

Experiências Aleatórias. Espaço de Resultados. Acontecimentos Experiências Aleatórias. Espaço de Resultados. Acontecimentos Experiência Aleatória É uma experiência em que: não se sabe exactamente o resultado que se virá a observar; conhece-se o universo dos resultados

Leia mais

Lista de exercícios de Matemática Eventos, espaço amostral e definição de probabilidade. Probabilidade condicional. Exercícios gerais.

Lista de exercícios de Matemática Eventos, espaço amostral e definição de probabilidade. Probabilidade condicional. Exercícios gerais. p: João Alvaro w: www.matemaniacos.com.br e: joao.baptista@iff.edu.br. No lançamento de dois dados, D e D 2, tem-se o seguinte espaço amostral, dado em forma de tabela de dupla entrada. Lista de exercícios

Leia mais

Matemática A RESOLUÇÃO GRUPO I. Teste Intermédio. Versão 1. Duração do Teste: 90 minutos º Ano de Escolaridade. 1.

Matemática A RESOLUÇÃO GRUPO I. Teste Intermédio. Versão 1. Duração do Teste: 90 minutos º Ano de Escolaridade. 1. Teste Intermédio Matemática A Versão Duração do Teste: 90 minutos 9..0.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 7/00, de de março????????????? RESOLUÇÃO GRUPO I. Resposta (B) Tem-se, a 0+ b + 0,, pelo que

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Probabilidade básica Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Probabilidade básica Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Probabilidade básica Prof. Dudan Matemática Probabilidade Denifinição 0 P 1 Eventos favoráveis Probabilidade = Total de eventos 1. Se a probabilidade de chover num dia de

Leia mais

A v a mæe

A v a mæe N@o mæe@: D@a@t@a@: A v a l@i@a@ç@ã@o @d@o 1.º @t r@i mæe s@t ræe@ M@a@tæe m@á@t@i@c@a@ 4.º @a n@o I n f o r m@a@ç@ã@o : 1. O João, a Maria, a Carla, a Joana e o Rui fizeram um jogo, utilizando cinco cartões

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 4

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 4 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 4 Nome: N.º Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Quando,

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 4

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 4 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Ano Versão Nome: N.º Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Quando,

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 2

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 2 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 2 Nome: N.º Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Quando,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 12º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A TESTE TIPO EXAME Nº1

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 12º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A TESTE TIPO EXAME Nº1 1º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével azul ou preta, ecepto nas respostas que impliquem a elaboração de construções, desenhos ou outras representações,

Leia mais

12.º Ano de Escolaridade

12.º Ano de Escolaridade gabinete de avaliação educacional T E S T E I N T E R M É D I O D E M A T E M Á T I C A 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto) (Dec.-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto, para alunos

Leia mais

Matemática 9.º ano PROBABILIDADES + ESTATÍSTICA

Matemática 9.º ano PROBABILIDADES + ESTATÍSTICA Matemática 9.º ano PROBABILIDADES + ESTATÍSTICA 01. Num saco estão 10 bolas indistinguíveis ao tato, das quais 6 são azuis e 4 são verdes. Retiram-se, sucessivamente e sem reposição duas bolas. Determine

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES 1- Ordene os dados indicando o 1º, 2º e 3º quartil 45, 56, 62, 67, 48, 51, 64, 71, 66, 52, 44, 58, 55, 61, 48, 50, 62, 51, 61, 55 2- Faça a análise da

Leia mais

Ano lectivo Ficha de trabalho nº 3

Ano lectivo Ficha de trabalho nº 3 Disciplina Ano M.A.C.S. 11º Ano lectivo Ficha de trabalho nº 3 2014/2015 Probabilidades 1. Um estojo tem 5 marcadores, 5 canetas e 3 lapiseiras. Retiram-se dois objectos do estojo, ao acaso, sucessivamente

Leia mais

Experiências aleatórias e probabilidade

Experiências aleatórias e probabilidade Experiências aleatórias e probabilidade L.J. Amoreira UBI Novembro 2010 Experiências aleatórias Experiências aleatórias são aquelas cujos resultados não são conhecidos de antemão. Espaço de resultados

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Disciplina Estatística Aplicada Curso Engenharia Mec. Gest. Industrial 4º Semestre 2º Folha Nº2: Probabilidades 1. Na inspecção final a uma componente electrónica esta é classificada

Leia mais