Unidade IV ESTATÍSTICA. Prof. Fernando Rodrigues

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade IV ESTATÍSTICA. Prof. Fernando Rodrigues"

Transcrição

1 Unidade IV ESTATÍSTICA Prof. Fernando Rodrigues

2 Análise combinatória Analise combinatória é a área da Matemática que trata dos problemas de contagem. Ela é utilizada para contarmos o número de eventos em uma dada situação. Por exemplo, se numa eleição para o Grêmio Estudantil de uma faculdade, existem três candidatos a presidente (A, B e C) e dois a vice-presidente (D e E), quais e quantos serão os possíveis resultados?

3 Análise combinatória

4 Análise combinatória Princípio da multiplicação: Se um acontecimento ocorrer por várias etapas sucessivas e independentes, sendo: p1 o número de possibilidades da 1a etapa, p2 o número de possibilidades da 2a etapa, pn o número de possibilidades da n etapa, então o número total de possibilidades do acontecimento ocorrer é: p1x p2 x... x pn

5 Análise combinatória Exemplo: Há dois caminhos ligando as vilas A e B e três outros ligando B a C. Para uma pessoa ir de A até C, terá as possibilidades: P(A B) = 2 P(B C) =3 Então: P(A C) = P(A B). P(B C) = 2. 3 = 6

6 Análise combinatória Exemplo: Considerando que uma pessoa tem: 2 bermudas (preta e cinza) e; 4 camisetas (branca, verde, amarela e roxa). De quantas maneiras diferentes ela poderá se vestir usando uma bermuda e uma camiseta?

7 Análise combinatória Bermuda Camiseta Resultado B PB P V PV A PA R PR 8 B CB V CV C A CA R CR 8 resultados possíveis

8 Análise combinatória Vamos estudar agora problemas de contagem relacionados a diferentes maneiras de agrupar elementos de um conjunto. Vamos considerar 3 maneiras de formar agrupamentos simples, de elementos distintos. Estas 3 maneiras são: Arranjos. Permutações. Combinações.

9 Análise combinatória Chamamos de arranjo dos elementos de um conjunto aos agrupamentos formados por grupos de elementos distintos retirados dos componentes do conjunto principal. Se um conjunto possui n elementos, formamos outros agrupamentos com k elementos distintos (k < n) escolhidos entre os n existentes. O conceito de Arranjo é empregado em problemas onde a ordem dos elementos é importante.

10 Análise combinatória Exemplo: Considerando um conjunto formado pelos elementos X: 1, 2, 3, 4, podemos formar novos agrupamentos com dois elementos cada um. (1,2) (1,3) (1,4) (2,1) (2,3) (2,4) (3,1) (3,2) (3,4) (4,1) (4,2) (4,3) Temos, portanto, um total de 12 novos agrupamentos diferentes.

11 Análise combinatória Cálculo do número de arranjos. Considerando um conjunto de n elementos distintos, podemos encontrar uma expressão para determinar o número de arranjos de elementos desse conjunto, tomados k a k, sendo k < n. Indicamos por: An,k lê-se: Arranjo de n elementos k a k. Calcula-se o número de arranjos pela expressão:

12 Análise combinatória Exemplo: Quatro competidores, A, B, C e D disputam uma corrida. Quantas são as possibilidades de chegada dos três primeiros colocados? n = 4 k = 3 n! 4! 4! A 4,3 = 24 (n k)! (4 3)! 1!

13 Análise combinatória Exemplo: Para a eleição dos dirigentes de um centro acadêmico se candidataram 8 estudantes. De quantas maneiras podemos escolher um presidente e um vice? n = 8 k = 2 8! 8! 8x7x6! A 8,2 = 8x7 56 (8 2)! 6! 6!

14 Interatividade Quatro times de futebol disputam as semifinais de um campeonato. Quantas são as possibilidades de resultado para campeão e vice-campeão? a) 4 b) 12 c) 24 d) 2 e) 48

15 Análise combinatória Permutações: Denomina-se Permutação Simples de n elementos, todas as sequências destes n elementos em novas ordenações. Neste caso apenas a ordem dos elementos é importante. Calcula-se o número de permutações possíveis para um conjunto de n elementos, pela fórmula: P n =n!

16 Análise combinatória Exemplo 1: Quantos anagramas podemos formar com a palavra BOM? Resp. P 3 =3!=6 = BOM BMO OBM OMB MOB MBO

17 Análise combinatória Exemplo 2: Se tivermos 5 pessoas, de quantas maneiras diferentes podemos colocá-las em 5 cadeiras? Resp. P 5 = 5! = 120 maneiras

18 Análise combinatória Combinações: Como vimos, o arranjo dos elementos de um conjunto de n elementos distintos são agrupamentos com k elementos do conjunto principal, onde k<n. Quando falamos de arranjos, os componentes de cada agrupamento, dependendo da posição que ocupam, modificam o grupo. Entretanto, quando falamos de combinações, não é importante a posição que cada elemento ocupa no agrupamento.

19 Análise combinatória Portanto, as combinações são utilizadas para se calcular o número de conjuntos que podemos formar, quando a ordem dos elementos nestes conjuntos não é importante. Por exemplo, se tivermos 20 alunos em uma sala e quisermos formar uma comissão de 5 alunos para tratar de um determinado assunto, poderemos calcular o número de comissões possíveis através das combinações, já que a ordem dos alunos nas comissões não é relevante.

20 Análise combinatória Cálculo do número de combinações: Se tivermos um conjunto com n elementos, podemos calcular o número de combinações possíveis de k elementos, através da fórmula: n! C n,k k!(n k)!

21 Análise combinatória Exemplo 1: Um baralho tem 52 cartas, e sorteamos aleatoriamente 4 cartas. Quantas são as possibilidades de sorteio das cartas? Resp. = C 52,4 52! 4!(52 4)! 52! 4!x48! 52x51x50x49x48! !x48!

22 Análise combinatória Exemplo 2: Qual é o número total de resultados possíveis para um sorteio da Mega Sena, sabendo-se que o resultado consiste em um conjunto de 6 números sorteados aleatoriamente dentre 60 números disponíveis? Resp. C 60,6

23 Análise combinatória Exemplo 2: C 60,6 = 60! 6!(60 6)! 60! 6!x54! C 60,6 = 60x59x58x57x56x55x54! 6!x54! C 60,6 = 60x59x58x57x56x Existem, portanto resultados possíveis.

24 Análise combinatória Conclusão: Tanto o arranjo quanto a combinação são agrupamentos de k elementos a partir de um conjunto de n elementos. A diferença é que, no arranjo, se mudarmos a ordem dos elementos de um agrupamento, teremos um outro agrupamento. Na combinação, ao mudarmos a ordem em que os elementos se apresentam, teremos o mesmo agrupamento.

25 Interatividade Quantos anagramas tem a palavra MITO? a) 120 b) 12 c) 24 d) 36 e) 720

26 Distribuições de probabilidade As distribuições de probabilidade são modelos estatísticos que descrevem as probabilidades dos diversos resultados de um determinado universo ou espaço amostral. Veremos dois casos de maior interesse: a distribuição binomial e a distribuição normal. Neste estudo, utilizaremos o conceito de variável aleatória. Uma variável aleatória é aquela cujo valor depende de fatores imponderáveis do acaso.

27 Distribuições de probabilidade Tipos de distribuição: Podemos classificar a distribuição de probabilidades de acordo com o caráter de sua variável. Distribuições discretas: Quando a variável aleatória em estudo é discreta, a distribuição de probabilidades correspondente também será discreta. A distribuição de probabilidades, nesse caso, será dada pela probabilidade de cada um dos valores possíveis específicos.

28 Distribuições de probabilidade Tipos de distribuição. Distribuições contínuas: Quando a variável aleatória em estudo é contínua, a distribuição de probabilidades correspondente também será contínua. Quando a variável é contínua, não tratamos mais de probabilidades referentes a valores individuais, mas sim referentes a intervalos de valores. A distribuição de probabilidades nesses casos nos dará a probabilidade de encontrar o valor da variável dentro de certo intervalo.

29 Distribuições de probabilidade Distribuição binomial. A distribuição binomial se aplica a situações que possuem as seguintes características: A variável aleatória é discreta. n eventos são independentes. Para cada evento, dois resultados possíveis e complementares (sucesso e insucesso). Probabilidade de sucesso (de ocorrer o evento escolhido): p. Probabilidade de insucesso (de não ocorrer o evento escolhido): q. q = 1 - p

30 Distribuições de probabilidade Distribuição binomial: Quando esses requisitos são atendidos, a distribuição binomial nos dá a maneira de calcular a probabilidade de que o evento escolhido ocorra um número p de vezes, sendo que essa quantidade poderá variar entre 0 e n. Para construir a distribuição binomial, tomemos como exemplo o jogo de n moedas. Podemos escolher como variável aleatória o número de faces cara obtidas, ao que chamaremos k.

31 Distribuições de probabilidade Distribuição binomial: O resultado face cara será considerado um sucesso, e sua probabilidade será p = 0,5. O resultado face coroa significa a não ocorrência de face cara, logo, o chamaremos de insucesso, com probabilidade q. Como os eventos são complementares, temos q = 1 - p e, portanto, q = 0,5.

32 Distribuições de probabilidade Distribuição binomial: Jogo de 1 moeda (n = 1). Como estamos considerando o jogo de somente uma moeda, os valores possíveis dessa variável serão k = 0ek= 1. Podemos construir a distribuição de probabilidades para a obtenção de face cara no jogo de uma moeda da seguinte forma:

33 Distribuições de probabilidade Distribuição binomial: Jogo de 1 moeda (n = 1) Probabilidade de nenhuma face cara: k = 0 P(0) = p, logo, P(0) = 0,5. Probabilidade de uma face cara: k = 1 P(1) = q, logo, P(1) = 0,5. Em resumo, teríamos o seguinte:

34 Distribuições de probabilidade Distribuição binomial: Jogo de 1 moeda (n = 1)

35 Distribuições de probabilidade Distribuição binomial: Da mesma maneira, se jogarmos 2 moedas (n = 2), teríamos: Para 2 moedas, os valores da variável escolhida serão k = 0, k = 1ek= 2. Como os eventos são independentes, visto que o fato de uma moeda cair com certa face para cima não interferirá na face que ficará para cima da outra moeda, então a probabilidade de um resultado específico para o conjunto será dada pelo produto das probabilidades de cada resultado específico.

36 Distribuições de probabilidade Distribuição binomial: Probabilidade de nenhuma face cara (k = 0): 2 insucessos: P = q.q = 0,5*0,5 = 0,25 Probabilidade de 1 face cara (k = 1): 1 sucesso e 1 insucesso: (cara, coroa ou coroa, cara) P = (p.q) +(q.p) = 0,25 + 0,25 = 0,5 Probabilidade de duas faces cara (k = 2): sucessos: P = p.p pp = 0,5*0,5, = 0,25.

37 Distribuições de probabilidade Distribuição binomial. Em resumo teríamos:

38 Interatividade Qual das características abaixo não se aplica à distribuição binomial? a) Variável aleatória discreta. b) N eventos independentes. c) Variável aleatória contínua. d) Para cada evento há 2 resultados possíveis. e) É um exemplo de distribuição discreta.

39 Distribuições de probabilidade Distribuição normal. A distribuição normal, também conhecida como distribuição gaussiana, é uma das mais importantes no estudo da estatística. Diversos fenômenos físicos e sociais seguem esta distribuição.

40 Distribuições de probabilidade Distribuição normal. A distribuição normal descreve situações que apresentam as seguintes características: Variável aleatória em questão é contínua. A probabilidade de ocorrência dos eventos possíveis depende somente da média e do desvio padrão do conjunto.

41 Distribuições de probabilidade Distribuição normal. Os fenômenos que se caracterizam por uma distribuição normal, possuem as seguintes características: Valor médio é o mais provável. Quanto mais longe da média, menos provável. O gráfico da distribuição tem um formato de sino.

42 Distribuições de probabilidade Distribuição normal. Assim como no exemplo para a distribuição uniforme, as probabilidades de se encontrar o valor da variável dentro de certo intervalo corresponderão à área do gráfico localizada no interior dos limites desse intervalo.

43 Distribuições de probabilidade Distribuição normal. Para calcular-se a probabilidade de um determinado evento que segue a distribuição normal, é preciso calcular a área sob a curva normal que representa este evento. Na prática utiliza-se uma curva normal padronizada e tabelas que mostram os valores das probabilidades desta curva. Para isto se utiliza, em lugar do valor x da variável, o valor z, que nos diz quanto acima ou abaixo da média está o valor da variável.

44 Distribuições de probabilidade Distribuição normal: O cálculo de z é dado por: Assim, se tivermos, por exemplo, um conjunto cuja média seja 50 e o desviopadrão seja igual a 10, um valor de x = 40 corresponderá a: z = (40-50)/10 = -1

45 Distribuições de probabilidade Distribuição normal: A partir deste valor calculado para a variável z, entra-se em uma tabela e verifica-se a probabilidade de ocorrência do valor de x correspondente. Na tabela citada há a informação sobre a área subentendida pela curva normal reduzida de 0 a z. Dado um valor de z, devemos procurar na tabela qual o valor da área que corresponde a ele da seguinte forma:

46 Distribuições de probabilidade Distribuição normal: Na primeira coluna da tabela, o valor de z é dado até sua primeira casa decimal. Na primeira linha da tabela colocam-se os valores referentes à segunda casa decimal. O valor da área em questão será aquele que esteja na linha e coluna correspondentes. Vejamos alguns exemplos: Área para z = 1,68

47 Distribuições de probabilidade Distribuição normal: Procura-se na tabela padronizada a linha cuja primeira coluna tenha o valor 1,6, reproduzida a seguir:

48 Distribuições de probabilidade Distribuição normal: Nessa linha, procure a coluna correspondente à segunda casa decimal, ou seja, a coluna indicada pelo 0,08. A área indicada na figura, compreendida pela fatia que vai do z = 0 ao z = 1,68 será, portanto, A = 0,4535. Este será o valor da probabilidade de ocorrência da variável x correspondente.

49 Interatividade A respeito da distribuição normal, está errado afirmar: a) Variável aleatória em questão é contínua. b) Probabilidade de ocorrência dos eventos possíveis depende somente da média e do desvio padrão do conjunto. c) Valor médio é o menos provável. d) Quanto mais longe da média, menos provável. e) O gráfico da distribuição tem um formato de sino.

50 ATÉ A PRÓXIMA!

ANÁLISE COMBINATÓRIA

ANÁLISE COMBINATÓRIA ANÁLISE COMBINATÓRIA Lucas Santana da Cunha lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 17 de maio de 2017 Introdução A Análise Combinatória é a parte da Matemática

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Mauricio Fanno

Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Mauricio Fanno Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA Prof. Mauricio Fanno Estatística indutiva Estatística descritiva Dados no passado ou no presente e em pequena quantidade, portanto, reais e coletáveis. Campo de trabalho:

Leia mais

PROBABILIDADE. Prof. Patricia Caldana

PROBABILIDADE. Prof. Patricia Caldana PROBABILIDADE Prof. Patricia Caldana Estudamos probabilidade com a intenção de prevermos as possibilidades de ocorrência de uma determinada situação ou fato. Para determinarmos a razão de probabilidade,

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha de abril de 2018 Londrina

Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha de abril de 2018 Londrina Análise Combinatória Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 18 de abril de 2018 Londrina 1 / 11 Análise Combinatória A Análise Combinatória é a parte

Leia mais

Contagem e Combinatória Elementar

Contagem e Combinatória Elementar Contagem e Combinatória Elementar Matemática Discreta I Rodrigo Ribeiro Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas Universidade de Federal de Ouro Preto 11 de janeiro de 2013 Motivação (I) Combinatória

Leia mais

BIOESTATISTICA. Unidade IV - Probabilidades

BIOESTATISTICA. Unidade IV - Probabilidades BIOESTATISTICA Unidade IV - Probabilidades 0 PROBABILIDADE E DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS COMO ESTIMATIVA DA PROBABILIDADE Noções de Probabilidade Após realizar a descrição dos eventos utilizando gráficos,

Leia mais

Aulas particulares. Conteúdo

Aulas particulares. Conteúdo Conteúdo Capítulo 6...2 Probabilidade...2 Exercícios...4 Restpostas...9 Capítulo 7... 12 Análise combinatória... 12 Fatorial... 12 Arranjo... 13 Combinação... 16 Exercícios... 17 Respostas... 22 1 Capítulo

Leia mais

Estatística: Probabilidade e Distribuições

Estatística: Probabilidade e Distribuições Estatística: Probabilidade e Distribuições Disciplina de Estatística 2012/2 Curso: Tecnólogo em Gestão Ambiental Profª. Ms. Valéria Espíndola Lessa 1 Aula de Hoje 23/11/2012 Estudo da Probabilidade Distribuição

Leia mais

UNITAU APOSTILA ANÁLISE COMBINATÓRIA PROF. CARLINHOS

UNITAU APOSTILA ANÁLISE COMBINATÓRIA PROF. CARLINHOS ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI UNITAU APOSTILA ANÁLISE COMBINATÓRIA PROF. CARLINHOS NOME DO ALUNO: Nº TURMA: blog.portalpositivo.com.br/capitcar 1 ANÁLISE COMBINATÓRIA A Análise Combinatória

Leia mais

PROBABILIDADES PROBABILIDADE DE UM EVENTO EM UM ESPAÇO AMOSTRAL FINITO

PROBABILIDADES PROBABILIDADE DE UM EVENTO EM UM ESPAÇO AMOSTRAL FINITO PROBABILIDADES Probabilidade é um conceito filosófico e matemático que permite a quantificação da incerteza, permitindo que ela seja aferida, analisada e usada para a realização de previsões ou para a

Leia mais

Sumário. 2 Índice Remissivo 9

Sumário. 2 Índice Remissivo 9 i Sumário 1 Teoria dos Conjuntos e Contagem 1 1.1 Teoria dos Conjuntos.................................. 1 1.1.1 Comparação entre conjuntos.......................... 2 1.1.2 União de conjuntos...............................

Leia mais

TECNOLOGIA EM REDE DE COMPUTADORES ESTATÍSTICA

TECNOLOGIA EM REDE DE COMPUTADORES ESTATÍSTICA 1 TECNOLOGIA EM REDE DE COMPUTADORES ESTATÍSTICA 2 6. ANÁLISE COMBINATÓRIA INTRODUÇÃO É uma parte da matemática que estuda os agrupamentos de elementos sem precisar enumerá-los. Atualmente, a estimativa

Leia mais

Centro Educacional ETIP

Centro Educacional ETIP Centro Educacional ETIP Trabalho Trimestral de Matemática 2 Trimestre/2014 Data: 08/08/2014 Professor: Nota: Valor : [0,0 2,0] Nome do (a) aluno (a): Nº Turma: 2 M CONTEÚDO Análise Combinatória, Princípio

Leia mais

PROBABILIDADE. Aula 2 Probabilidade Básica. Fernando Arbache

PROBABILIDADE. Aula 2 Probabilidade Básica. Fernando Arbache PROBABILIDADE Aula 2 Probabilidade Básica Fernando Arbache Probabilidade Medida da incerteza associada aos resultados do experimento aleatório Deve fornecer a informação de quão verossímil é a ocorrência

Leia mais

!

! SEGUNDO ANO ANÁLISE COMBINATÓRIA 1) Uma empresa tem 4 executivos. De quantas formas podem ser escolhidos o presidente e o seu vice? São 4 executivos, mas só dois podem ser escolhidos, a ordem importa,

Leia mais

Estatística I Aula 8. Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc.

Estatística I Aula 8. Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc. Estatística I Aula 8 Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc. MODELOS PROBABILÍSTICOS MAIS COMUNS VARIÁVEIS ALEATÓRIAS CONTÍNUAS Lembram o que vimos sobre V.A. contínua na Aula 6? Definição: uma variável

Leia mais

Estatística Planejamento das Aulas

Estatística Planejamento das Aulas 7 de outubro de 2018 Fatorial Para n inteiro não negativo. O fatorial de n é definido por: Convenciona-se: Para n = 0, 0! = 1 Para n = 1, 1! = 1 Exemplos: 1. 6! = 6.5.4.3.2.1 = 720 2. 4! = 4.3.2.1 = 24

Leia mais

Aula 3: Estudando Arranjos

Aula 3: Estudando Arranjos Aula 3: Estudando Arranjos No campeonato mundial de Fórmula 1 de 2012, participaram 25 pilotos, entre quais se destacaram o alemão Sebastian Vettel, que foi o campeão, o espanhol Fernando Alonso, que foi

Leia mais

Tópicos. Conjuntos Fatorial Combinações Permutações Probabilidade Binômio de Newton triângulo de Pascal

Tópicos. Conjuntos Fatorial Combinações Permutações Probabilidade Binômio de Newton triângulo de Pascal Probabilidade Tópicos Conjuntos Fatorial Combinações Permutações Probabilidade Binômio de Newton triângulo de Pascal Conjuntos Conjunto: Na matemática, um conjunto é uma coleção de elementos com características

Leia mais

Breve revisão de Análise Combinatória

Breve revisão de Análise Combinatória 1. Princípio fundamental da contagem Breve revisão de Análise Combinatória Considere que certo procedimento pode ocorrer de duas maneiras diferentes, quais sejam: A 1ª maneira, ocorrendo de a modos distintos;

Leia mais

Análise Combinatória e Probabilidade

Análise Combinatória e Probabilidade Análise Combinatória e Probabilidade E aí, beleza!? Vamos juntos dar uma olhada em algumas dicas importantes de análise combinatória e probabilidade? Análise Combinatória Considere a seguinte situação:

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística Distribuições Discretas de Probabilidade Prof. Narciso Gonçalves da Silva www.pessoal.utfpr.edu.br/ngsilva Introdução Distribuições Discretas de Probabilidade Muitas variáveis

Leia mais

Aula de hoje. administração. São Paulo: Ática, 2007, Cap. 3. ! Tópicos. ! Referências. ! Distribuição de probabilidades! Variáveis aleatórias

Aula de hoje. administração. São Paulo: Ática, 2007, Cap. 3. ! Tópicos. ! Referências. ! Distribuição de probabilidades! Variáveis aleatórias Aula de hoje! Tópicos! Distribuição de probabilidades! Variáveis aleatórias! Variáveis discretas! Variáveis contínuas! Distribuição binomial! Distribuição normal! Referências! Barrow, M. Estatística para

Leia mais

AULA 08 Probabilidade

AULA 08 Probabilidade Cursinho Pré-Vestibular da UFSCar São Carlos Matemática Professora Elvira e Monitores Ana Carolina e Bruno AULA 08 Conceitos e assuntos envolvidos: Espaço amostral Evento Combinação de eventos Espaço Amostral

Leia mais

Unidade III ESTATÍSTICA. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade III ESTATÍSTICA. Prof. Fernando Rodrigues Unidade III ESTATÍSTICA Prof. Fernando Rodrigues Medidas de dispersão Estudamos na unidade anterior as medidas de tendência central, que fornecem importantes informações sobre uma sequência numérica. Entretanto,

Leia mais

Estatística. Disciplina de Estatística 2011/2 Curso de Administração em Gestão Pública Profª. Ms. Valéria Espíndola Lessa

Estatística. Disciplina de Estatística 2011/2 Curso de Administração em Gestão Pública Profª. Ms. Valéria Espíndola Lessa Estatística Disciplina de Estatística 20/2 Curso de Administração em Gestão Pública Profª. Ms. Valéria Espíndola Lessa Estatística Inferencial Estudos das Probabilidades (noção básica) Amostragens e Distribuição

Leia mais

UFPE, 2-o semestre de ET-622 Elementos de Estatística para o curso de Biblioteconomia Professor André Toom. Ementa

UFPE, 2-o semestre de ET-622 Elementos de Estatística para o curso de Biblioteconomia Professor André Toom. Ementa [1] Avisos: UFPE, 2-o semestre de 2011. ET-622 Elementos de Estatística para o curso de Biblioteconomia Professor André Toom Ementa Notações: v.a. - variável aleatória, E - esperança matemática, o mesmo

Leia mais

PROBABILIDADE. Curso: Logística e Transportes Disciplina: Estatística Profa. Eliane Cabariti

PROBABILIDADE. Curso: Logística e Transportes Disciplina: Estatística Profa. Eliane Cabariti Curso: Logística e Transportes Disciplina: Estatística Profa. Eliane Cabariti PROBABILIDADE Dizemos que a probabilidade é uma medida da quantidade de incerteza que existe em um determinado experimento.

Leia mais

EST012 - Estatística Econômica I Turma A - 1 o Semestre de 2019 Lista de Exercícios 3 - Variável aleatória

EST012 - Estatística Econômica I Turma A - 1 o Semestre de 2019 Lista de Exercícios 3 - Variável aleatória Exercício 1. Considere uma urna em que temos 4 bolas brancas e 6 bolas pretas. Vamos retirar, ao acaso, 3 bolas, uma após a outra e sem reposição. Sejam X: o número de bolas brancas e Y : o número de bolas

Leia mais

Análise Combinátorio. 1 - Introdução. 2 - Fatorial

Análise Combinátorio. 1 - Introdução. 2 - Fatorial Análise Combinátorio 1 - Introdução Foi a necessidade de calcular o número de possibilidades existentes nos chamados jogos de azar que levou ao desenvolvimento da Análise Combinatória, parte da Matemática

Leia mais

Cálculo Combinatório

Cálculo Combinatório Cálculo Combinatório Introdução Foi a necessidade de calcular o número de possibilidades existentes nos chamados jogos de azar que levou ao desenvolvimento da Análise Combinatória, parte da Matemática

Leia mais

Introdução as Probabilidades e ao Cálculo Combinatório

Introdução as Probabilidades e ao Cálculo Combinatório Aula # 13 e 14 DISCIPLINA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA Introdução as Probabilidades e ao Cálculo Combinatório Professor: Dr. Wilfredo Falcón Urquiaga Professor Titular Engenheiro em Telecomunicações e

Leia mais

COLEÇÃO DARLAN MOUTINHO VOL. 01 RESOLUÇÕES

COLEÇÃO DARLAN MOUTINHO VOL. 01 RESOLUÇÕES COLEÇÃO DARLAN MOUTINHO VOL. 0 RESOLUÇÕES Me ta PÁGINA 8 0 0 Havendo apenas bolas verdes e azuis na urna, segue que a resposta é dada por Basta dividirmos o número de ocorrências, pelo número total de

Leia mais

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo.

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo. Oi, Somos do curso de Matemática da Universidade Franciscana, e esse ebook é um produto exclusivo criado pra você. Nele, você pode ter um gostinho de como é uma das primeiras aulas do seu futuro curso.

Leia mais

Estatística. Aula : Probabilidade. Prof. Ademar

Estatística. Aula : Probabilidade. Prof. Ademar Estatística Aula : Probabilidade Prof. Ademar TEORIA DAS PROBABILIDADES A teoria das probabilidades busca estimar as chances de ocorrer um determinado acontecimento. É um ramo da matemática que cria, elabora

Leia mais

LISTA 29 - PROBABILIDADE 1

LISTA 29 - PROBABILIDADE 1 LISTA 9 - PROBABILIDADE ) Um time de futebol amador ganhou uma taça ao vencer um campeonato. Os jogadores decidiram que o próprio seria guardado na casa de um deles. Todos quiseram guardar a taça em suas

Leia mais

Tema 4- Modelos de probabilidade.

Tema 4- Modelos de probabilidade. Tema 4- Modelos de probabilidade. 1- Modelos de probabilidade(136) 1.1) Introdução.(36) [Vídeo: 33] 1.) Fenómenos aleatórios(138) Experiência determinística-produz sempre o mesmo resultado desde que seja

Leia mais

Introdução a Probabilidade

Introdução a Probabilidade Introdução a Probabilidade Universidade Estadual de Santa Cruz Ivan Bezerra Allaman Cronograma 1. Origem e história 2. Introdução 3. Definições básicas 4. Conceituação de probabilidade 5. Probabilidade

Leia mais

Prof.: Joni Fusinato

Prof.: Joni Fusinato Introdução a Teoria da Probabilidade Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com Teoria da Probabilidade Consiste em utilizar a intuição humana para estudar os fenômenos do nosso

Leia mais

Aula 6 Revisão de análise combinatória

Aula 6 Revisão de análise combinatória Aula 6 Revisão de análise combinatória Conforme você verá na próxima aula, a definição clássica de probabilidade exige que saibamos contar o número de elementos de um conjunto. Em algumas situações, é

Leia mais

Probabilidade e Modelos Probabilísticos

Probabilidade e Modelos Probabilísticos Probabilidade e Modelos Probabilísticos 2ª Parte: modelos probabilísticos para variáveis aleatórias contínuas, modelo uniforme, modelo exponencial, modelo normal 1 Distribuição de Probabilidades A distribuição

Leia mais

Métodos Estatísticos

Métodos Estatísticos Métodos Estatísticos 5 - Distribuição Normal Referencia: Estatística Aplicada às Ciências Sociais, Cap. 7 Pedro Alberto Barbetta. Ed. UFSC, 5ª Edição, 2002. Distribuição de Probabilidades A distribuição

Leia mais

n! = n (n 1) (n 2) 1.

n! = n (n 1) (n 2) 1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande Aula - Análise Combinatória e Probabilidade Prof. Emerson Dutra E-mail: emerson.dutra@vgd.ifmt.edu.br Página

Leia mais

Noções sobre Probabilidade

Noções sobre Probabilidade Noções sobre Probabilidade Introdução Vimos anteriormente como apresentar dados em tabelas e gráficos, e também como calcular medidas que descrevem características específicas destes dados. Mas além de

Leia mais

Lista 10 Análise Combinatória e Probabilidade

Lista 10 Análise Combinatória e Probabilidade Lista 10 Análise Combinatória e Probabilidade 1) Dada a palavra AMORECO, responda as seguintes questões: a) Quantos são seus anagramas? = 2520 b) Quantas são os anagramas que começam e terminam por consoante?.

Leia mais

Lucas Santana da Cunha 12 de julho de 2017

Lucas Santana da Cunha   12 de julho de 2017 DISTRIBUIÇÃO NORMAL Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 12 de julho de 2017 Distribuição Normal Dentre todas as distribuições de probabilidades,

Leia mais

Capítulo4- Modelos de probabilidade.

Capítulo4- Modelos de probabilidade. Capítulo4- Modelos de probabilidade. 1- Modelos de probabilidade(110) 1.1) Introdução.(110) 1.) Fenómenos aleatórios(11) Experiência determinística-produz sempre o mesmo resultado desde que seja repetido

Leia mais

CAPÍTULO 2 ANÁLISE COMBINATÓRIA

CAPÍTULO 2 ANÁLISE COMBINATÓRIA CAPÍTULO 2 ANÁLISE COMBINATÓRIA A análise combinatória é um ramo da matemática, que tem por fim estudar as propriedades dos agrupamentos que podemos formar, segundo certas leis, com os elementos de um

Leia mais

Lucas Santana da Cunha de junho de 2018 Londrina

Lucas Santana da Cunha de junho de 2018 Londrina Distribuição Normal Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 25 de junho de 2018 Londrina 1 / 17 Distribuição Normal Dentre todas as distribuições de probabilidades,

Leia mais

Modelos Probabilísticos Teóricos Discretos e Contínuos. Bernoulli, Binomial, Poisson, Uniforme, Exponencial, Normal

Modelos Probabilísticos Teóricos Discretos e Contínuos. Bernoulli, Binomial, Poisson, Uniforme, Exponencial, Normal Modelos Probabilísticos Teóricos Discretos e Contínuos Bernoulli, Binomial, Poisson, Uniforme, Exponencial, Normal Distribuição de Probabilidades A distribuição de probabilidades de uma variável aleatória:

Leia mais

Tema 4- Modelos de probabilidade. (Versão: para o manual a partir de 2016/17)

Tema 4- Modelos de probabilidade. (Versão: para o manual a partir de 2016/17) Tema 4- Modelos de probabilidade. (Versão: para o manual a partir de 016/17) 1- Modelos de probabilidade(136) 1.1) Introdução.(36) (Vídeo: 33) 1.) Fenómenos aleatórios(138) Experiência determinística-produz

Leia mais

3. Probabilidade P(A) =

3. Probabilidade P(A) = 7 3. Probabilidade Probabilidade é uma medida numérica da plausibilidade de que um evento ocorrerá. Assim, as probabilidades podem ser usadas como medidas do grau de incerteza e podem ser expressas de

Leia mais

Probabilidade em espaços discretos. Prof.: Joni Fusinato

Probabilidade em espaços discretos. Prof.: Joni Fusinato Probabilidade em espaços discretos Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com Probabilidade em espaços discretos Definições de Probabilidade Experimento Espaço Amostral Evento Probabilidade

Leia mais

Patrícia Furtado da Rosa Feital da Silva. Introdução à Probabilidade

Patrícia Furtado da Rosa Feital da Silva. Introdução à Probabilidade Patrícia Furtado da Rosa Feital da Silva Introdução à Probabilidade Trabalho apresentado ao Curso de Formação Continuada da Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ. Orientadora: Bianca Coloneze (Tutora) Grupo

Leia mais

Aula 16 - Erivaldo. Probabilidade

Aula 16 - Erivaldo. Probabilidade Aula 16 - Erivaldo Probabilidade Probabilidade Experimento aleatório Experimento em que não pode-se afirmar com certeza o resultado final, mas sabe-se todos os seus possíveis resultados. Exemplos: 1) Lançar

Leia mais

HEP-5800 BIOESTATÍSTICA. Capitulo 2

HEP-5800 BIOESTATÍSTICA. Capitulo 2 HEP-5800 BIOESTATÍSTICA Capitulo 2 NOÇÕES DE PROBABILIDADE, DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL, DISTRIBUIÇÃO NORMAL Nilza Nunes da Silva Regina T. I. Bernal MARÇO DE 2012 2 1. NOÇÕES DE PROBABILIDADE 1. DEFINIÇÃO Considere

Leia mais

Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental. Jussara Almeida DCC-UFMG 2013

Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental. Jussara Almeida DCC-UFMG 2013 Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental Jussara Almeida DCC-UFMG 2013 Revisão de Probabilidade e Estatística Concentrado em estatística aplicada Estatística apropriada para medições

Leia mais

Métodos Estatísticos 2006

Métodos Estatísticos 2006 Fenómeno e Experiência leatórios Métodos Estatísticos 2006 5ª ula Teoria Elementar da Probabilidade Fenómeno (ou processo) aleatório O acaso interfere na ocorrência do resultado nos quais o fenómeno se

Leia mais

1 Definição Clássica de Probabilidade

1 Definição Clássica de Probabilidade Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica - 2013 Aula 4 Professor: Carlos Sérgio UNIDADE 2 - Probabilidade: Definições (Notas de aula) 1 Definição Clássica

Leia mais

Estatística Empresarial. Fundamentos de Probabilidade

Estatística Empresarial. Fundamentos de Probabilidade Fundamentos de Probabilidade A probabilidade de chuva é de 90% A probabilidade de eu sair é de 5% Conceitos Básicos Conceitos Básicos 1. Experiência Aleatória (E) Processo de obtenção de uma observação

Leia mais

O conceito de probabilidade

O conceito de probabilidade A UA UL LA O conceito de probabilidade Introdução Nesta aula daremos início ao estudo da probabilidades. Quando usamos probabilidades? Ouvimos falar desse assunto em situações como: a probabilidade de

Leia mais

Probabilidade e Estatística Preparação para P1

Probabilidade e Estatística Preparação para P1 robabilidade e Estatística reparação para rof.: Duarte ) Uma TV que valia R$ 00,00, entrou em promoção e sofreu uma redução de 0% em seu preço. Qual é o novo preço da TV? ) Um produto foi vendido por R$

Leia mais

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA UNIDADE V - INTRODUÇÃO À TEORIA DAS PROBABILIDADES

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA UNIDADE V - INTRODUÇÃO À TEORIA DAS PROBABILIDADES PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA UNIDADE V - INTRODUÇÃO À TEORIA DAS PROBABILIDADES 0 1 INTRODUÇÃO A teoria das probabilidades é utilizada para determinar as chances de um experimento aleatório acontecer. 1.1

Leia mais

VARIÁVEIS ALEATÓRIAS 1

VARIÁVEIS ALEATÓRIAS 1 VARIÁVEIS ALEATÓRIAS 1 Na prática é, muitas vezes, mais interessante associarmos um número a um evento aleatório e calcularmos a probabilidade da ocorrência desse número do que a probabilidade do evento.

Leia mais

Disciplina: Prof. a Dr. a Simone Daniela Sartorio de Medeiros. DTAiSeR-Ar

Disciplina: Prof. a Dr. a Simone Daniela Sartorio de Medeiros. DTAiSeR-Ar Disciplina: 221171 Probabilidade Prof. a Dr. a Simone Daniela Sartorio de Medeiros DTAiSeR-Ar 1 Revisão de conceitos Você sabe contar? (Análise Combinatória) 2 Análise combinatória É um dos tópicos que

Leia mais

ESTATÍSTICA. x(s) W Domínio. Contradomínio

ESTATÍSTICA. x(s) W Domínio. Contradomínio Variáveis Aleatórias Variáveis Aleatórias são funções matemáticas que associam números reais aos resultados de um Espaço Amostral. Uma variável quantitativa geralmente agrega mais informação que uma qualitativa.

Leia mais

Probabilidade, distribuição normal e uso de tabelas padronizadas. Prof. Marcos Vinicius Pó Métodos Quantitativos para Ciências Sociais

Probabilidade, distribuição normal e uso de tabelas padronizadas. Prof. Marcos Vinicius Pó Métodos Quantitativos para Ciências Sociais Probabilidade, distribuição normal e uso de tabelas padronizadas Prof. Marcos Vinicius Pó Métodos Quantitativos para Ciências Sociais O que é probabilidade? Perspectiva de que algo venha a ocorrer. Número

Leia mais

Revisão de distribuições de probabilidades contínuas (Capítulo 6 Levine)

Revisão de distribuições de probabilidades contínuas (Capítulo 6 Levine) Revisão de distribuições de probabilidades contínuas (Capítulo 6 Levine) Statistics for Managers Using Microsoft Excel, 5e 2008 Pearson Prentice-Hall, Inc. Chap 6-1 Objetivos: Neste capítulo, você aprenderá:

Leia mais

Variáveis Aleatórias. Probabilidade e Estatística. Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva

Variáveis Aleatórias. Probabilidade e Estatística. Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva Probabilidade e Estatística Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva http://paginapessoal.utfpr.edu.br/ngsilva Variáveis Aleatórias Variável Aleatória Variável aleatória (VA) é uma função que associa a cada

Leia mais

Principais distribuições discretas Distribuição de Bernoulli sucesso fracasso X = 1, se sucesso X = 0, se fracasso P(X) TOTAL 1 Exemplo 5:

Principais distribuições discretas Distribuição de Bernoulli sucesso fracasso X = 1, se sucesso X = 0, se fracasso P(X) TOTAL 1 Exemplo 5: Principais distribuições discretas Na prática, sempre se procura associar um fenômeno aleatório a ser estudado, a uma forma já conhecida de distribuição de probabilidade (distribuição teórica) e, a partir

Leia mais

Probabilidades. Wagner H. Bonat Elias T. Krainski Fernando P. Mayer

Probabilidades. Wagner H. Bonat Elias T. Krainski Fernando P. Mayer Probabilidades Wagner H. Bonat Elias T. Krainski Fernando P. Mayer Universidade Federal do Paraná Departamento de Estatística Laboratório de Estatística e Geoinformação 06/03/2018 WB, EK, FM ( LEG/DEST/UFPR

Leia mais

Análise Combinatória

Análise Combinatória Introdução Análise combinatória PROBLEMAS DE CONTAGEM Princípio Fundamental da Contagem Exemplo: Um número de telefone é uma seqüência de 8 dígitos, mas o primeiro dígito deve ser diferente de 0 ou 1.

Leia mais

Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental. Jussara Almeida DCC-UFMG 2016

Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental. Jussara Almeida DCC-UFMG 2016 Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental Jussara Almeida DCC-UFMG 2016 Revisão de Probabilidade e Estatística Concentrado em estatística aplicada Estatística apropriada para medições

Leia mais

Estatística. Capítulo 3 - Parte 1: Variáveis Aleatórias Discretas. Professor Fernando Porto

Estatística. Capítulo 3 - Parte 1: Variáveis Aleatórias Discretas. Professor Fernando Porto Estatística Capítulo 3 - Parte 1: Variáveis Aleatórias Discretas Professor Fernando Porto Lançam-se 3 moedas. Seja X o número de ocorrências da face cara. O espaço amostral do experimento é: W = {(c,c,c),(c,c,r),(c,r,c),(c,r,r),(r,c,c),(r,c,r),(r,r,c),(r,r,r)}

Leia mais

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 3 04/14 1 / 20

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 3 04/14 1 / 20 Probabilidade I Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 3 04/14 1 / 20 Alguns Conceitos Básicos de Contagem As ideias de contagem se relacionam com

Leia mais

Matemática & Raciocínio Lógico

Matemática & Raciocínio Lógico Matemática & Raciocínio Lógico para concursos Prof. Me. Jamur Silveira www.professorjamur.com.br facebook: Professor Jamur PROBABILIDADE No estudo das probabilidades estamos interessados em estudar o experimento

Leia mais

Probabilidade: aula 2, 3 e 4

Probabilidade: aula 2, 3 e 4 Probabilidade: aula 2, 3 e 4 Regras de contagem e combinatória Permutação Simples: Exemplo: De quantas maneiras 5 pessoas podem viajar em um automóvel com 5 lugares, se apenas uma delas sabe dirigir? Atividade:

Leia mais

Livro Eletrônico. Aula 00. RETA FINAL - Questões Comentadas de Estatística p/ AFRFB 2018 (Com videoaulas)

Livro Eletrônico. Aula 00. RETA FINAL - Questões Comentadas de Estatística p/ AFRFB 2018 (Com videoaulas) Livro Eletrônico Aula 00 RETA FINAL - Questões Comentadas de Estatística p/ AFRFB 018 (Com videoaulas) Professores: Equipe ArthurLima, Jeronymo Marcondes Aula 00 AULA 00 ESTATÍSTICA SUMÁRIO PÁGINA 1. Apresentação

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES 1- Ordene os dados indicando o 1º, 2º e 3º quartil 45, 56, 62, 67, 48, 51, 64, 71, 66, 52, 44, 58, 55, 61, 48, 50, 62, 51, 61, 55 2- Faça a análise da

Leia mais

Termo-Estatística (2013) 2ª Aula. Prof. Alvaro Vannucci

Termo-Estatística (2013) 2ª Aula. Prof. Alvaro Vannucci Termo-Estatística (2013) 2ª Aula Prof. Alvaro Vannucci Na Mecânica Estatística, será muito útil a utilização dos conceitos básicos de Análise Combinatória e Probabilidade. Por ex., uma garota vai sair

Leia mais

Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241

Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241 Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241 Aulas passadas Espaço Amostral Álgebra de Eventos Axiomas de Probabilidade Análise Aula de hoje Probabilidade Condicional Independência de Eventos Teorema

Leia mais

É o conjunto de resultados de uma experiência aleatória. E 1 : Joga-se uma moeda quatro vezes e observa-se o número de caras e coroas;

É o conjunto de resultados de uma experiência aleatória. E 1 : Joga-se uma moeda quatro vezes e observa-se o número de caras e coroas; Prof. Lorí Viali, Dr. viali@pucrs.br http://www.pucrs.br/famat/viali Eperiência na qual o resultado é incerto. E : Joga-se uma moeda quatro vezes e observa-se o número de caras e coroas; E : Joga-se uma

Leia mais

Modelos de Distribuição PARA COMPUTAÇÃO

Modelos de Distribuição PARA COMPUTAÇÃO Modelos de Distribuição MONITORIA DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA COMPUTAÇÃO Distribuições Discretas Bernoulli Binomial Geométrica Hipergeométrica Poisson ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA COMPUTAÇÃO

Leia mais

AULA 5 - Independência, Combinatória e

AULA 5 - Independência, Combinatória e AULA 5 - Independência, Combinatória e permutações Susan Schommer Introdução à Estatística Econômica - IE/UFRJ Independência Um importante caso particular da probabilidade condicional surge quando a ocorrˆncia

Leia mais

Roteiro D. Nome do aluno: Número: Revisão. Combinações;

Roteiro D. Nome do aluno: Número: Revisão. Combinações; Faculdade Tecnológica de Carapicuíba Tecnologia em Logística Ênfase em Transportes Roteiro D Nome do aluno: Número: Periodo: Grupo: Revisão Tópicos Tarefa Pesquisar história do Fatorial e outros tipos

Leia mais

Contagem e Probabilidade Soluções do Exercícios Adicionais. Paulo Cezar Pinto Carvalho

Contagem e Probabilidade Soluções do Exercícios Adicionais. Paulo Cezar Pinto Carvalho Contagem e Probabilidade Soluções do Exercícios Adicionais Paulo Cezar Pinto Carvalho 1. a) AB, AC, AD, BA, BC, BD, CA, CB, CD, DA, DB, DC b) O líder pode ser escolhido de modos; uma vez escolhido o líder,

Leia mais

12 Distribuições de Probabilidades

12 Distribuições de Probabilidades 12 Distribuições de Probabilidades 12.1 Introdução Neste capítulo vamos dar continuidade ao estudo de probabilidades, introduzindo os conceitos de variáveis aleatórias e de distribuições de probabilidade.

Leia mais

Daniel Queiroz VARIÁVEIS ALEATÓRIAS DISCRETAS

Daniel Queiroz VARIÁVEIS ALEATÓRIAS DISCRETAS Daniel Queiroz VARIÁVEIS ALEATÓRIAS DISCRETAS INTRODUÇÃO O que é uma variável aleatória? Um tipo de variável que depende do resultado aleatório de um experimento aleatório. Diz-se que um experimento é

Leia mais

PROBABILIDADE. Numero de Resultados Desejado Numero de Resultados Possiveis EXERCÍCIOS DE AULA

PROBABILIDADE. Numero de Resultados Desejado Numero de Resultados Possiveis EXERCÍCIOS DE AULA PROBABILIDADE São duas as questões pertinentes na resolução de um problema envolvendo probabilidades. Primeiro, é preciso quantificar o conjunto de todos os resultados possíveis, que será chamado de espaço

Leia mais

Bioestatística e Computação I

Bioestatística e Computação I Bioestatística e Computação I Distribuições Teóricas de Probabilidade Maria Virginia P Dutra Eloane G Ramos Vania Matos Fonseca Pós Graduação em Saúde da Mulher e da Criança IFF FIOCRUZ Baseado nas aulas

Leia mais

AULA 07 Distribuições Discretas de Probabilidade

AULA 07 Distribuições Discretas de Probabilidade 1 AULA 07 Distribuições Discretas de Probabilidade Ernesto F. L. Amaral 31 de agosto de 2010 Metodologia de Pesquisa (DCP 854B) Fonte: Triola, Mario F. 2008. Introdução à estatística. 10 ª ed. Rio de Janeiro:

Leia mais

Combinatória I. Sumário Introdução Princípios Básicos... 2

Combinatória I. Sumário Introdução Princípios Básicos... 2 11 Combinatória I Sumário 11.1 Introdução....................... 2 11.2 Princípios Básicos................... 2 1 Unidade 11 Introdução 11.1 Introdução Combinatória é um vasto e importante campo da matemática

Leia mais

Escola Secundária/2,3 da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática A Ano Lectivo 2011/12 Distribuição de probabilidades 12.º Ano

Escola Secundária/2,3 da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática A Ano Lectivo 2011/12 Distribuição de probabilidades 12.º Ano Escola Secundária/, da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática A Ano Lectivo 0/ Distribuição de probabilidades.º Ano Nome: N.º: Turma:. Numa turma do.º ano, a distribuição dos alunos por idade e sexo

Leia mais

PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS DE PROBABILIDADE

PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS DE PROBABILIDADE PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS DE PROBABILIDADE 3.1 INTRODUÇÃO Muitas variáveis aleatórias associadas a experimentos aleatórios têm propriedades similares e, portanto, podem ser descritas através de

Leia mais

Tópicos em Gestão da Informação II

Tópicos em Gestão da Informação II Tópicos em Gestão da Informação II Aula 04 Medidas de posição relativa Prof. Dalton Martins dmartins@gmail.com Gestão da Informação Faculdade de Informação e Comunicação Universidade Federal de Goiás Determinando

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística Aula 6 Distribuições Contínuas (Parte 02) Leitura obrigatória: Devore, Capítulo 4 Chap 6-1 Distribuições de Probabilidade Distribuições de Probabilidade Distribuições de Probabilidade

Leia mais

PROBABILIDADE. ENEM 2016 Prof. Marcela Naves

PROBABILIDADE. ENEM 2016 Prof. Marcela Naves PROBABILIDADE ENEM 2016 Prof. Marcela Naves PROBABILIDADE NO ENEM As questões de probabilidade no Enem podem cobrar conceitos relacionados com probabilidade condicional e probabilidade de eventos simultâneos.

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 20 AULAS

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 20 AULAS RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 20 AULAS 1 Números inteiros, racionais e reais. 1.1 Problemas de contagem. 2 Sistema legal de medidas. 3 Razões e proporções; divisão proporcional. 3.1 Regras de três simples

Leia mais

Ensino Médio. Fatorial

Ensino Médio. Fatorial As Permutações Comentários: As primeiras atividades matemáticas da humanidade estavam ligadas à contagem de objetos de um conjunto, enumerando seus elementos. As civilizações antigas, como egípcia, babilônia,

Leia mais