TECNOLOGIA EM REDE DE COMPUTADORES ESTATÍSTICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TECNOLOGIA EM REDE DE COMPUTADORES ESTATÍSTICA"

Transcrição

1 1 TECNOLOGIA EM REDE DE COMPUTADORES ESTATÍSTICA

2 2 6. ANÁLISE COMBINATÓRIA INTRODUÇÃO É uma parte da matemática que estuda os agrupamentos de elementos sem precisar enumerá-los. Atualmente, a estimativa de acertos em jogos populares como: loteria esportiva, loto, loteria federal, etc, além de utilizações mais específicas, como confecções de horários, de planos de produção, de números de placas de automóveis, etc. Por quê é importante conhecer um processo de contagem? É importante conhecermos tais métodos, pois nem sempre temos condições de descrever todas as formas sob as quais uma situação pode ocorrer, principalmente em situações onde a resposta é um número muito elevado.

3 3 6. ANÁLISE COMBINATÓRIA PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM ou MULTIPLICAÇÃO Uma moça possui 5 camisas e 4 saias, de quantas maneiras ela poderá se vestir? A escolha de 1 camisa poderá ser feita de 5 maneiras diferentes. Escolhia a primeira camisa poderá escolher uma das quatro saias. Portanto, o número total de escolhas será: 4 x 5 = 20

4 4 6. ANÁLISE COMBINATÓRIA Exercício 1 Quantos são os números naturais de dois algarismos que são múltiplos de 5? Como o zero à esquerda de um número não é significativo, para que tenhamos um número natural com dois algarismos ele deve começar com um dígito de 1 a 9, temos portanto 9 possibilidades. Para que o número seja um múltiplo de 5, o mesmo deve terminar em 0 ou 5, portanto temos apenas 2 possibilidades. A multiplicação de 9 por 2 nos dará o resultado desejado. São 18 os números naturais de dois algarismos que são múltiplos de 5.

5 5 6. ANÁLISE COMBINATÓRIA Exercício 2 Eu possuo 4 pares de sapatos e 10 pares de meias. De quantas maneiras poderei me calçar utilizando um par de meias e um de sapatos? Pelo princípio fundamental da contagem temos que multiplicar 4, que é o número de elementos do primeiro conjunto, por 10 que corresponde ao número de elementos do segundo conjunto. Poderei me calçar de 40 maneiras diferentes.

6 6 6. ANÁLISE COMBINATÓRIA Exercício 3 De quantas formas podemos dispor as letras da palavra FLUOR de sorte que a última letra seja sempre a letra R? Para a última letra, segundo o enunciado temos apenas uma possibilidade que é a letra R. Para a primeira, segunda, terceira e quarta letras temos respectivamente 4, 3, 2 e 1 possibilidades. Assim temos: = 24 Podemos dispor as letras da palavra FLUOR de 24 formas diferentes, tal que a última letra seja sempre a letra R.

7 7 6. ANÁLISE COMBINATÓRIA Podemos enunciar o P. F. C. da seguinte maneira: Se um evento ocorrer por várias etapas sucessivas e independentes, de tal modo que: P1 é o número de possibilidades da etapa 1; P2 é o número de possibilidades da etapa 2; Pn é o número de possibilidades da etapa n; O número de maneiras que o evento pode ocorrer é dado por: P1 x P2 x P3 x Pn

8 8 6. ANÁLISE COMBINATÓRIA Princípio Aditivo Tal princípio trabalha com eventos independentes. Em outras palavras quando temos a opção de escolher uma coisa ou outra. De maneira geral temos que: Se existem x maneiras de se tomar uma decisão A e y maneiras de se tomar uma decisão B, o número de opções de se tomar a decisão A ou B será dada por x + y.

9 9 6. ANÁLISE COMBINATÓRIA Observe que quando usamos o termo "ou" em Análise Combinatória, devemos somar as possibilidades dos eventos e quando usamos o termo e, devemos multiplicar o número de possibilidades. Então: Decisão A ou B = x + y (soma) Decisão A e B = x. y (multiplicação)

10 10 6. ANÁLISE COMBINATÓRIA Fatorial É o produto de todos os inteiros positivos menores ou iguais a n Chama-se fatorial de n ou n fatorial o número n!, tal que: Para n=0: 0! = 1 Para n=1: 1! = 1 Para n=2: 2! => 2.1 = 2 Para n=3: 3! => = 6 Para n=4: 4! => = 24 Para n=5: 5! => = 120 Generalizando: n! = n (n-1) (n-2) (n-3) 2 1, sendo n pertencente ao conjunto dos números naturais {0, 1, 2, 3, }.

11 11 6. ANÁLISE COMBINATÓRIA Exercício 4 Calcule 10! Calcule Calcule = 90 = 220

12 12 6. ANÁLISE COMBINATÓRIA Fatorial As seguintes operação não são válidas! n! + x! = (n + x)! n! - x! = (n - x)! n!. x! = (n. x)!

13 13 6. ANÁLISE COMBINATÓRIA PERMUTAÇÃO Permutar é o mesmo que trocar. Nos problemas de permutação simples, a ideia que fica é de trocar ou embaralhar as posições de todos os elementos. 1) Quantos números de 3 algarismos distintos podemos formar utilizando os algarismos 3, 5 e 7? Note o uso da palavra distintos, ou seja, sem repetir o mesmo algarismo. As possibilidades são: 357, 375, 537, 573, 735 e 753. Utilizando o princípio fundamental da contagem, temos: = 6 possibilidades Podemos representar também em um diagrama de árvore : possibilidades 2 possibilidades 1 possibilidade

14 14 6. ANÁLISE COMBINATÓRIA 2) Quantos anagramas existem da palavra azul? Anagramas são todas as palavras formadas, com ou sem sentido, pelas letras da palavra dada, embaralhando a sua ordem. A maneira mais fácil de construir todas as possibilidades é pelo diagrama de árvores. Observe: Utilizando o princípio fundamental da contagem, temos: = 24 possibilidades u l z l u z l a u l z z u l u z u l a l u a l z u l a a u l u a z l a l z a l u z l a a z l z a u z a z u a u l z u a a z u z a

15 15 6. ANÁLISE COMBINATÓRIA PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO É a permutação onde aparecem elementos repetidos. Se trocarmos a ordem destes, não aparecerá mudanças na posição. Exemplo: Os anagramas da palavra matemática"

16 16 6. ANÁLISE COMBINATÓRIA "matemática" Ao mudar as letras m" com outra m" aparentemente não houve mudança. O mesmo com as letras "a" ou t". Assim, seguimos o raciocínio: Onde Pn é a permutação das dez letras da palavra matemática, P1 é o número de letras "m" que são repetidas, P2 é o número de letras "a" repetidas e P3 é o número de letras "t" repetidas. Generalizando:

17 17 6. ANÁLISE COMBINATÓRIA Exercício 5 Quantos anagramas podemos obter a partir das letras da palavra PARAR? Como a palavra PARAR possui 5 letras, mas duas delas são repetidas duas vezes cada, na solução do exemplo vamos calcular P5(2, 2):

18 18 6. ANÁLISE COMBINATÓRIA Exercício 6 Possuo 4 bolas amarelas, 3 bolas vermelhas, 2 bolas azuis e 1 bola verde. Pretendo colocá-las em um tubo acrílico translúcido e incolor, onde elas ficarão umas sobre as outras na vertical. De quantas maneiras distintas eu poderei formar esta coluna de bolas? Neste caso de permutação com elementos repetidos temos um total de 10 bolas de quatro cores diferentes. Segundo a repetição das cores, devemos calcular P10(4, 3, 2):

19 19 6. ANÁLISE COMBINATÓRIA ARRANJOS Onde tanto a ordem de posicionamento no grupo, quanto a natureza dos elementos, os elementos em si, causam diferenciação entre os agrupamentos. Ocorre quando de n elementos desejamos pegar p, no qual a ordem destes importa. Assim temos a relação:

20 20 6. ANÁLISE COMBINATÓRIA Exemplo: Com as letras da palavra república, quantas palavras, com ou sem sentido, podemos formar utilizando 5 destas letras? 1º modo de resolver: 2º modo de resolver:

21 21 7. PROBABILIDADES CONCEITOS BÁSICOS Embora o cálculo das probabilidades pertença ao grupo da Matemática, sua inclusão se justifica pelo fato de a maioria dos fenômenos de que trata a Estatística ser de natureza aleatória ou probabilística. Consequentemente, o conhecimento dos aspectos fundamentais do calculo de probabilidades é uma necessidade essencial para o estudo da Estatística Indutiva ou Inferencial. EXPERIMENTO ALEATÓRIO Em quase tudo, em maior ou menor grau, vislumbramos o acaso. Assim, da afirmação é provável que meu time ganhe a partida de hoje pode resultar: Que, apesar do favoritismo, ele perca; Que, como pensamos, ele ganhe; Que empate. Experimentos ou fenômenos aleatórios são aqueles que, mesmo repetidos várias vezes sob condições semelhantes, apresentam resultados imprevisíveis.

22 22 7. PROBABILIDADES ESPAÇO AMOSTRAL A cada experimento correspondem, em geral, vários resultados possíveis. Assim, ao lançarmos uma moeda há dois resultados possíveis: ocorrer cara ou ocorrer coroa. Já ao lançarmos um dado há seis possibilidades possíveis: 1, 2, 3, 4, 5 ou 6. Espaço amostral ou conjunto universo, representado por S. S = { Ca, Co } S = { 1, 2, 3, 4, 5, 6 } Cada um dos elementos de S que corresponde a um resultado recebe o nome de ponto amostral. Assim 2 S => 2 é um ponto amostral de S. EVENTO AVALIAÇÃO REGRAS DO CÁLCULO DE PROBABILIDADES EXEMPLOS DE APLICAÇÃO DAS REGRAS

23 23 7. PROBABILIDADES EVENTO Chamamos de evento qualquer subconjunto do espaço amostral S de um experimento aleatório. E S (E está contido em S) Se E = S, E é chamado evento certo Se E S e E é um conjunto unitário, E é chamado evento element Se E =, E é chamado evento impossível. Exemplo

24 24 7. PROBABILIDADES EVENTO Um evento é sempre definido por uma sentença. Assim, os eventos anteriores podem ser definidos pelas sentenças: Obter um número par na face superior Obter um número menor ou igual a 6 na face superior Obter o número 4 na face superior Obter um número maior que 6 na face superior

25 25 7. PROBABILIDADES Probabilidade de um evento Considerando um lançamento de uma moeda e o evento A obter cara, temos: S = { Ca, Co } => n(s) = 2 A = { Ca } => n(a) = 1 Logo: P(A) = ½ O resultado acima nor permite afirmar que, ao lançarmos uma moeda equilibrada, temos 50% de chance de que apareça cara na face superior.

26 26 7. PROBABILIDADES Probabilidade de um evento Considerando um lançamento de um dado, vamos calcular: A probabilidade do evento A obter um número par na face superior. Temos: S = { 1, 2, 3, 4, 5, 6 } => n(s) = 6 A = { 2, 4, 6 } => n(a) = 3 Logo: P(A) = 3/6 => ½ = 50% A probalidade do evento B obter um número menor ou igual a 6 na face superior. Temos: S = { 1, 2, 3, 4, 5, 6 } => n(s) = 6 B = { 1, 2, 3, 4, 5, 6 } => n(b) = 6 Logo: P(B) = 6/6 => 1/1 = 100%

27 27 7. PROBABILIDADES Probabilidade de um evento Considerando um lançamento de um dado, vamos calcular: A probabilidade do evento C obter um número 4 na face superior. Temos: S = { 1, 2, 3, 4, 5, 6 } => n(s) = 6 C = { 4 } => n(c) = 1 Logo: P(C) = 1/6 => 16,67% A probabilidade do evento D obter um número maior que 6 na face superior. Temos: S = { 1, 2, 3, 4, 5, 6 } => n(s) = 6 D = => n(d) = 0 Logo: P(D) = 0/6 => 0%

28 28 7. PROBABILIDADES

29 29 7. PROBABILIDADES Eventos Complementares Sabemos que um evento pode ocorrer ou não. Sendo p a probabilidade de que ele ocorra (sucesso) e q a probabilidade de que ele não ocorra (insucesso), para um mesmo evento existe sempre a relação: p + q = 1 = q = 1 - p

30 30 7. PROBABILIDADES Assim: Se a probabilidade de se realizar um evento é p = 1/5, a probabilidade de que ele não ocorra é: q = 1 - p => q = 1-1/5 => 4/5 Sabemos que a probabilidade de tirar o 4 no lançamento de um dado é p = 1/6. Logo, a probabilidade de não tirar o 4 no lançamento de um dado é: q = 1-1/6 = 5/6

31 31 7. PROBABILIDADES Eventos Independentes Dizemos que dois eventos são independentes quando a realização ou não-realização de um dos eventos não afeta a probabilidade da realização do outro e vice-versa. Se dois eventos são independentes, a probabilidade de que eles se realizem simultaneamente é igual ao produto das probabilidades de realização dos dois eventos. Exemplo: Quando lançamos dois dados, o resultado obtido em um deles independente do resultado obtido no outro. Assim: A probabilidade de obtermos 1 no primeiro dado é: p1 = 1/6 A probabilidade de obtermos 5 no segundo dado é: p2 = 1/6 p = 1/6 * 1/6 => 1/36

32 32 7. PROBABILIDADES Eventos mutualmente exclusivos Dizemos que dois ou mais eventos são mutuamente exclusivos quando a realização de um exclui a realização do(s) outro(s). Assim, no lançamento de uma moeda, o evento tirar cara e o evento tirar coroa são mutuamente exclusivos, já que, ao realizar um deles, o outro não se realiza. Se dois eventos são mutuamente exclusivos, a probabilidade de que um outro se realize é igual à soma das probabilidades de que cada um deles se realize: p = p1 + p2 Exemplo: Lançamos um dado. A probabilidade de tirar o 3 ou o 5 é: p = 1/6 + 1/6 => 2/6 = 1/3

33 33 7. PROBABILIDADES Exercícios: 1. Qual a probabilidade de sair o ás de outros quando retiramos uma carta de um baralho de 52 cartas. 2. Qual a probabilidade de sair um rei quando retiramos uma carta de um baralho de 52 cartas. 3. Em um lote de 12 peças, 4 são defeituosas. Sendo retirada uma peça, calcule: A. a probabilidade de essa peça ser defeituosa B. a probabilidade de essa peça não ser defeituosa 4. No lançamento de 2 dados, calcule a probabilidade de se obter soma igual a 5.

34 34 7. PROBABILIDADES Exercícios: 1. De dois baralhos de 52 cartas retiram-se, simultaneamente, uma carta do primeiro baralho e uma carta do segundo. Qual a probabilidade de a carta do primeiro baralho ser um rei e a do segundo ser o 5 de paus? 2. Uma urna A contém: 3 bolas brancas, 4 pretas, 2 verdes; uma urna B contém: 5 bolas brancas, 2 pretas, 1 verde; uma urna C contém: 2 bolas brancas, 3 pretas, 4 verdes. Uma bola é retirada de cada urna. Qual é a probabilidade de as três bolas retiradas da primeira, segunda e terceira urnas serem, respectivamente, branca, preta e verde?

35 35 8. VARIÁVEL ALEATÓRIA Suponhamos que um espaço amostral S e que a cada ponto amostral seja atribuído um número. Fica, então, definida uma função chamada variável aleatória, indicada por letra maiúscula, sendo seus valores indicados por letras minúsculas. Assim, se o espaço amostral relativo ao lançamento simultâneo de duas moedas é S = { (Ca, Ca), (Ca, Co), (Co, Ca), (Co, Co) } e se X representa o número de caras que aparecem, a cada ponto amostral podemos associar um número para X

36 36 8. VARIÁVEL ALEATÓRIA S = { (Ca, Ca), (Ca, Co), (Co, Ca), (Co, Co) } Ponto Amostral X (Ca, Ca) 2 (Ca, Co) 1 (Co, Ca) 1 (Co, Co) 0

37 37 9. DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE Considerando a distribuição de freqüências relativa ao número de acidentes diários em um estacionamento: Nº Acidentes Frequências Total: 30 Em um dia, a probabilidade de: Não ocorrer acidente é: p = 22/30 = 0,73 Ocorrer um acidente: p = 5/30 = 0,17 Ocorrerem dois acidentes: p = 2/30 = 0,07 Ocorrerem três acidentes: p = 1/30 = 0,03

38 38 9. DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE Esta tabela é denominada distribuição de probabilidade Nº de Acidentes Probabilidades 0 0,73 1 0,17 2 0,07 3 0,03 T: 1,00

39 39 9. DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE Seja X uma variável aleatória que pode assumir os valores x1, x2, x3,, xn. A cada valor x1 correspondem pontos de espaço amostral. Associamos, então, a cada valor x1, a probabilidade p1 de ocorrência de tais pontos no espaço amostral. Assim temos: Os valores x1, x2,, xn e seus correspondentes p1, p2, pn, definem uma distribuição de probabilidade.

40 40 9. DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE Assim temos: PONTO AMOSTRAL X P(X) (Ca, Ca) 2 ½ x ½ = ¼ (Ca, Co) 1 ½ x ½ = ¼ (Co, Ca) 1 ½ x ½ = ¼ } ¼ + ¼ = 2/4 (Co, Co) 0 ½ x ½ = ¼

41 41 9. DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE Logo, podemos escrever: Nº DE CARAS (X) P(X) 2 1/4 1 2/4 0 1/4 T: 1

42 42 9. DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE FUNÇÃO DE PROBABILIDADE Ao definir a distribuição de probabilidade, estabelecemos uma correspondência unívoca entre os valores da variável aleatória X e os valores da variável P. Esta correspondência define uma função: os valores xi (i = 1, 2,, n) formam o domínio da função e os valores pi (i = 1, 2, 3,, n), o seu conjunto imagem. Essa função, assim definida, é denominada função de probabilidade e representada por: f(x) = P(X = x) A função P(X = x) determina a distribuição de probabilidade da variável aleatória X. Assim, ao lançarmos um dado, a variável aleatória X, definida por pontos de um dado, pode tomar os valores 1, 2, 3,, 6. Como cada um destes valores está associada uma e uma só probabilidade de realização e, fica definida uma função de probabilidade, da qual resulta a seguinte distribuição de probabilidade.

43 43 9. DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE X P(X) 1 1/6 2 1/6 3 1/6 4 1/6 5 1/6 6 1/6 T: 1

44 DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL Vamos, neste item, considerar experimentos que satisfaçam as seguintes condições: O experimento deve ser repetido, nas mesmas condições, um número finito de vezes (n). As provas repetidas devem ser independentes, isto é, o resultado de uma não deve afetar os resultados das sucessivas. Em cada prova deve aparecer um dos dois possíveis resultados: sucesso e insucesso. No decorrer do experimento, a probabilidade p do sucesso e a probabilidade q (q = 1 - p) do insucesso manter-se-ão constantes.

45 DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL Resolvemos problemas do tipo: determinar a probabilidade de ser obter k sucessos em n tentativas. O experimento obtenção de caras em cinco lançamentos sucessivos e independentes de uma moeda satisfaz essas condições. Sabemos que, quando da realização de um experimento qualquer em uma única tentativa, se a probabilidade de realização de um evento (sucesso) é p, a probabilidade de não realização desse mesmo evento (insucesso) é 1 - p = q. Suponhamos, agora, que realizemos a mesma prova n vezes sucessivas e independentes. A probabilidade de que um evento se realize k vezes nas provas é dada pela função: f x = P X = k = n k p) q +,)

46 DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL Na qual: P(X = k) é a probabilidade de que o evento se realize k vezes em n provas; p é probabilidade de que o evento se realize em uma só prova - sucesso; q é probabilidade de que o evento não se realize no decurso dessa prova - insucesso; + ) é o coeficiente binomial de n sobre k, igual a +! )! +,)! Essa função, denominada lei binomial, define a distribuição binomial.

47 DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL NOTA: + O nome binomial vem do fato de ) p) q +,) ser o termo geral do desenvolvimento do binômio de Newton.

48 DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL Exercício 1. Uma moeda é lançada cinco vezes seguidas e independentes. Calcule a probabilidade de serem obtidas 3 caras nessas cinco provas. Temos: n = 5 e k = 3 Pela lei binomial, podemos escrever: P(X = 3) = / 0 p0 q /,0 = / 0 p0 q 1 Se a probabilidade de obtermos cara numa só prova (sucesso) é p = 2 1 e a probabilidade de não obtermos cara numa só prova (insucesso) é q = = 2 1, então: P(X = 3) = / = /! 0!1! = / 23

49 DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL 2. Dois times de futebol, A e B, jogam entre si seis vezes. Encontre a probabilidade de o time A ganhar quatro jogos. Temos: n = 6, k = 4, p = 2 0, e q = = 1 0 Então: P(X = 4) = =

50 DISTRIBUIÇÃO NORMAL A distribuição normal, também conhecida como distribuição gaussiana, é uma das mais importantes no estudo da estatística. Diversos fenômenos físicos e sociais seguem esta distribuição. A distribuição normal se aplica frequentemente em situações em que valores extremos são menos prováveis do que valores moderados. A distribuição normal também pode ser usada como aproximação da distribuição binomial, e é aplicável sempre somamos um conjunto de variáveis aleatórias independentes, distribuídas identicamente.

51 DISTRIBUIÇÃO NORMAL A distribuição normal descreve situações que apresentam as seguintes características: A variável aleatória em questão é contínua. A probabilidade de ocorrência dos eventos possíveis depende somente da média e do desvio padrão do conjunto.

52 DISTRIBUIÇÃO NORMAL Os fenômenos que se caracterizam por uma distribuição normal, possuem as seguintes características: Valor médio é o mais provável Quanto mais longe da média, menos provável O gráfico da distribuição tem um formato de sino

53 DISTRIBUIÇÃO NORMAL Assim como no exemplo para a distribuição uniforme, as probabilidades de se encontrar o valor da variável dentro de certo intervalo corresponderão à área do gráfico localizada no interior dos limites desse intervalo.

54 DISTRIBUIÇÃO NORMAL Para calcular-se a probabilidade de um determinado evento que segue a distribuição normal, é preciso calcular a área sob a curva normal que representa este evento. Na prática utiliza-se uma curva normal padronizada e tabelas que mostram os valores das probabilidades desta curva. (A tabela se encontra em facsul.dpmart.com.br ) Para isto se utiliza, em lugar do valor x da variável, o valor z, que nos diz quanto acima ou abaixo da média está o valor da variável.

55 DISTRIBUIÇÃO NORMAL O cálculo de z é dado por: z = x x s Assim, se tivermos, por exemplo, um conjunto cuja média seja 50 e o desvio-padrão seja igual a 10, um valor de x = 40 corresponderá a: z = 45,/5 25 = 1

56 DISTRIBUIÇÃO NORMAL A partir deste valor calculado para a variável z, entra-se em uma tabela e verifica-se a probabilidade de ocorrência do valor de x correspondente. Na tabela citada há a informação sobre a área subentendida pela curva normal reduzida de 0 a z. Dado um valor de z, devemos procurar na tabela qual o valor da área que corresponde a ele da seguinte forma:

57 DISTRIBUIÇÃO NORMAL Na primeira coluna da tabela, o valor de z é dado até sua primeira casa decimal. Na primeira linha da tabela colocam-se os valores referentes à segunda casa decimal. O valor da área em questão será aquele que esteja na linha e coluna correspondentes Vejamos alguns exemplos: Área para z = 1,68

58 DISTRIBUIÇÃO NORMAL Procura-se na tabela padronizada a linha cuja primeira coluna tenha o valor 1,6, reproduzida a seguir:

59 DISTRIBUIÇÃO NORMAL z 0 0,01 0,02 0,03 0,04 0,05 0,06 0,07 0,08 0,09 1,6 0,4452 0,4463 0,4474 0,4484 0,4495 0,4505 0,4515 0,4525 0,4535 0,4545 Nessa linha, procure a coluna correspondente à segunda casa decimal, ou seja, a coluna indicada pelo 0,08. A área indicada na figura, compreendida pela fatia que vai do z = 0 ao z = 1,68 será, portanto, A = 0,4535. Este será o valor da probabilidade de ocorrência da variável x correspondente.

60 TECNOLOGIA EM REDE DE COMPUTADORES 11. DISTRIBUIÇÃO NORMAL 60

61 DISTRIBUIÇÃO NORMAL As probabilidades associadas à distribuição normal padronizada são encontradas em tabelas, não havendo a necessidade de serem calculadas. A tabela anterior é uma tabela de distribuição normal reduzida, que nos dá a probabilidade de Z tomar qualquer valor entre a média 0 e um dado valor z, isto é: P(0 < Z < z) Temos, então, que se X é uma variável aleatória com distribuição normal de média x e desvio padrão s, podemos escrever: P(x < X < x) = P(0 < Z < z), Com z = ;, ; <

62 DISTRIBUIÇÃO NORMAL 1. Determine as probabilidades: a) P(-1,25 < Z < 0)

63 DISTRIBUIÇÃO NORMAL 1. Determine as probabilidades: b) P(-0,5 < Z < 1,48)

64 DISTRIBUIÇÃO NORMAL 1. Determine as probabilidades: c) P(0,8 < Z < 1,23)

65 DISTRIBUIÇÃO NORMAL 1. Determine as probabilidades: d) P(Z > 0,6)

66 DISTRIBUIÇÃO NORMAL 1. Determine as probabilidades: e) P(Z < 0,92)

67 DISTRIBUIÇÃO NORMAL 2. Os salários semanais dos operários industriais são distribuídos normalmente, em torno da média de R$ 500, com desvio padrão de R$ 40. Calcule a probabilidade de um operário ter um salário semanal situado entre R$ 490 e R$ 520.

68 INFERÊNCIA ESTATÍSTICA E ESTIMAÇÃO Trabalho 2 Livro Estatística Aplicada 3ª Edição Cap 10 A definir Cap 11 A definir

69 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Introdução No material anterior a preocupação era descrever a distribuição de valores de uma variável. Com esse objetivo, aprendemos a calcular medidas de tendência central e variabilidade. Quando, porém, consideramos observações de duas ou mais variáveis, surge um novo problema: as relações que podem existir entre as variáveis estudadas. Nesse caso, as medidas estudadas não são eficientes. Assim, quando consideramos variáveis como peso e altura de um grupo de pessoas, uso do cigarro e incidência do câncer, vocabulário e compreensão da leitura, dominância e submissão, procuramos verificar se existe alguma relação entre as variáveis de cada um dos pares e qual o grau dessa relação. Para isso, é necessário o conhecimento de novas medidas.

70 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Sendo a relação entre as variáveis de natureza quantitativa, a correlação é o instrumento adequado para descobrir e medir essa relação. Uma vez caracterizada a relação, procuramos descrevê-la através de uma função matemática. A regressão é o instrumento adequado para a determinação dos parâmetros dessa função.

71 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Correlação Relação funcional e relação estatística Como sabemos, o perímetro e o lado de um quadrado estão relacionados. A relação que os liga é perfeitamente definida e pode ser expressa por meio de uma sentença matemática: 2p = 4l Onde 2p é o perímetro e l é o lado. Atribuindo-se, então, um valor qualquer a l, é possível determinar exatamente o valor de 2p.

72 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Consideremos, agora, a relação que existe entre o peso e a estatura de um grupo de pessoas. É evidente que essa relação não é do mesmo tipo da anterior; ela é bem menos precisa. Assim, pode acontecer que a estaturas diferentes correspondam pesos iguais ou que a estaturas iguais correspondam pesos diferentes. Contudo, em média, quanto maior a estatura, maior o peso. As relações do tipo perímetro lado são conhecidas como relações funcionais e as do tipo peso estatura, como relações estatísticas. Quando duas variáveis estão ligadas por uma relação estatística, dizemos que existe correlação entre elas.

73 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Diagrama de Dispersão Consideremos uma amostra aleatória, formada por dez dos 98 alunos de uma classe de faculdade A e pelas notas obtidas por eles em Matemática e Estatística: Nº NOTAS MATEMÁTICA (x i ) ESTATÍSTICA (y i ) 01 5,0 6,0 08 8,0 9,0 24 7,0 8, ,0 10,0 44 6,0 5,0 58 7,0 7,0 59 9,0 8,0 72 3,0 4,0 80 8,0 6,0 92 2,0 2,0 Tabela 11.1

74 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Representando, em uma sistema coordenado cartesiano ortogonal, os pares ordenados (x i, y i ), obtemos uma nuvem de pontos que denominamos diagrama de dispersão. Esse diagrama nos fornece uma ideia grosseira, porém útil, da correlação existente.

75 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Correlação Linear Os pontos obtidos, vistos em conjunto, formam uma elipse em diagonal. Podemos imaginar que, quanto mais fina for a elipse, mais ela se aproximará de uma reta. Dizemos, então, que a correlação de forma elíptica tem como imagem uma reta, sendo, por isso, denominada correlação linear. É possível verificar que a cada correlação está associada como imagem uma relação funcional. Por esse motivo, as relações funcionais são chamadas relações perfeitas.

76 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Como a correlação em estudo tem como imagem uma reta ascendente, ela é chamada correlação linear positiva.

77 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Assim, uma correlação é: a) Linear positiva se os pontos do diagrama têm como imagem uma reta ascendente; b) Linear negativa se os pontos têm como imagem uma reta descendente; c) Não linear se os pontos têm como imagem uma curva. Se os pontos apresentam-se dispersos, não oferecendo uma imagem definida, concluímos que não há relação alguma entre as variáveis um estudo.

78 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Temos, então:

79 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Coeficiente de correção linear O instrumento empregado para a medida da correlação linear é o coeficiente de correlação. Esse coeficiente deve indicar o grau de intensidade da correlação entre duas variáveis e, ainda, o sentido dessa correlação (positivo ou negativo).

80 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Faremos uso do coeficiente de correlação de Pearson, que é dado por: n x? y? ( x? )( y? ) r = n x 1? ( x? ) 1 [n y 1? ( y? ) 1 ] Onde n é o número de observações Os valores limites de r são -1 e +1, isto é, o valor de r pertence ao intervalo [-1, +1]. Assim: a) se a correlação entre duas variáveis é perfeita e positiva, então r = +1; b) se a correlação é perfeita e negativa, então r = -1; c) se não há correlação entre as variáveis, então r = 0.

81 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Logicamente: se r = +1, há uma correlação perfeita e positiva entre as variáveis; se r = -1, há uma correlação perfeita e negativa entre as variáveis; se r = 0, ou não há correlação entre as variáveis, ou a relação que porventura existia não é linear.

82 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO NOTA Para que uma relação possa ser descrita por meio do coeficiente de correlação de Pearson é imprescindível que ela se aproxime de uma função linear. Uma maneira prática de verificarmos a linearidade da relação é a inspeção do diagrama de dispersão: se a elipse apresenta saliências ou reentrâncias muito acentuadas, provavelmente trata-se de correlação curvilínea. Para podermos tirar algumas conclusões significativas sobre o comportamento simultâneo das variáveis analisadas, é necessário que: 0,6 r 1 Se 0,3 r < 0,6, há uma correlação relativamente fraca entre as variáveis. Se 0 < r < 0,3, a correlação é muito fraca e, praticamente, nada podemos concluir sobre a relação entre as variáveis em estudo.

83 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Vamos, então, calcular o coeficiente de correlação relativo à Tabela O modo mais prático para obtermos r é abrir, na tabela, colunas correspondentes aos valores de x i y i, x i2 e y i2. Assim:

84 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Logo: r = r = r = r = ( )( ) ( )( ) ,18 = 0,911 Daí: r = 0,91 Resultado que indica um correlação linear positiva altamente significativa entre duas variáveis.

85 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Resolva: 1. Complete o esquema de cálculo do coeficiente de correlação para os valores das variáveis x i e y i : x i y i Complete o quadro e ache o r: x i y i x i y i x 2 i y 2 i R = R = R = R = R =

86 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Regressão Ajustamento da reta Sempre que desejamos estudar determinada variável em função de outra, fazemos uma análise de regressão. Podemos dizer que a análise de regressão tem por objetivo descrever, através de um modelo matemático, a relação entre duas variáveis, partindo de n observações das mesmas. A variável sobre a qual desejamos fazer uma estimativa recebe o nome de variável dependente e a outra recebe o nome de variável independente. Assim, supondo X a variável independente e Y a variável dependente, vamos procurar determinar o ajustamento de uma reta à relação entre essas variáveis, ou seja, vamos obter uma função definida por: onde a e b são os parâmetros. Y = ax + b Sejam duas variáveis X e Y, entre as quais exista uma correlação acentuada, embora não perfeita, como, por exemplo, as que formas a tabela 11,2.

87 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Daí temos: Cujo diagrama de dispersão é dado por:

88 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Podemos concluir, pela forma do diagrama, que se trata de uma correlação retilínea, de modo a permitir o ajustamento de uma reta, imagem da função definida por: Y = ax + b Vamos, então, calcular os valores dos parâmetros a e b com a ajuda das fórmulas: a = n x iy i x i y i n x i2 x i 1 b = yv ax Onde: n é o número de observações; xx é a média dos valores x i x = ;? + yx e a média dos valores yi yv = Z? +

89 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO NOTA Como estamos fazendo uso de uma amostra para obtermos os valores dos parâmetros, o resultado, na realidade, é uma estimativa da verdadeira equeação de regressão. Sendo assim, escrevemos: y[ = ax + b Onde y[ é o Y estimado.

90 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Formaremos, então, a tabela de valores: Para traçarmos uma reta no gráfico, basta determinar dois de seus pontos

91 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Interpolação e extrapolação Voltando a tabela 11.1, vemos que 4,0 não figura entre as notas de Matemática. Entretanto, podemos estimar a nota correspondente em Estatística fazendo X = 4,0 na equação: y[ = ax + b O mesmo acontece com a nota 1,0. Repetindo o procedimento, temos:

92 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Como 4 2, 10, dizemos que foi feita uma interpolação; e como 1 2, 10, dizemos que foi feita uma extrapolação.

93 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Exercício:

Aula 2 Regressão e Correlação Linear

Aula 2 Regressão e Correlação Linear 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE Aula Regressão e Correlação Linear Professor Luciano Nóbrega Regressão e Correlação Quando consideramos a observação de duas ou mais variáveis, surge um novo problema: -as

Leia mais

Estatística. Disciplina de Estatística 2011/2 Curso de Administração em Gestão Pública Profª. Ms. Valéria Espíndola Lessa

Estatística. Disciplina de Estatística 2011/2 Curso de Administração em Gestão Pública Profª. Ms. Valéria Espíndola Lessa Estatística Disciplina de Estatística 20/2 Curso de Administração em Gestão Pública Profª. Ms. Valéria Espíndola Lessa Estatística Inferencial Estudos das Probabilidades (noção básica) Amostragens e Distribuição

Leia mais

Estatística: Probabilidade e Distribuições

Estatística: Probabilidade e Distribuições Estatística: Probabilidade e Distribuições Disciplina de Estatística 2012/2 Curso: Tecnólogo em Gestão Ambiental Profª. Ms. Valéria Espíndola Lessa 1 Aula de Hoje 23/11/2012 Estudo da Probabilidade Distribuição

Leia mais

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO. Modelos Probabilísticos para a Computação Professora: Andréa Rocha. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Dezembro, 2011

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO. Modelos Probabilísticos para a Computação Professora: Andréa Rocha. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Dezembro, 2011 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Modelos Probabilísticos para a Computação Professora: Andréa Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Dezembro, 2011 CORRELAÇÃO Introdução Quando consideramos

Leia mais

Unidade IV ESTATÍSTICA. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade IV ESTATÍSTICA. Prof. Fernando Rodrigues Unidade IV ESTATÍSTICA Prof. Fernando Rodrigues Análise combinatória Analise combinatória é a área da Matemática que trata dos problemas de contagem. Ela é utilizada para contarmos o número de eventos

Leia mais

Estatística. Aula : Probabilidade. Prof. Ademar

Estatística. Aula : Probabilidade. Prof. Ademar Estatística Aula : Probabilidade Prof. Ademar TEORIA DAS PROBABILIDADES A teoria das probabilidades busca estimar as chances de ocorrer um determinado acontecimento. É um ramo da matemática que cria, elabora

Leia mais

Estatística Aplicada. Prof. Carlos Alberto Stechhahn PARTE I ESPAÇO AMOSTRAL - EVENTOS PROBABILIDADE PROBABILIDADE CONDICIONAL.

Estatística Aplicada. Prof. Carlos Alberto Stechhahn PARTE I ESPAÇO AMOSTRAL - EVENTOS PROBABILIDADE PROBABILIDADE CONDICIONAL. Estatística Aplicada Administração p(a) = n(a) / n(u) PARTE I ESPAÇO AMOSTRAL - EVENTOS PROBABILIDADE PROBABILIDADE CONDICIONAL Prof. Carlos Alberto Stechhahn 2014 1. Noções de Probabilidade Chama-se experimento

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Mauricio Fanno

Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Mauricio Fanno Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA Prof. Mauricio Fanno Estatística indutiva Estatística descritiva Dados no passado ou no presente e em pequena quantidade, portanto, reais e coletáveis. Campo de trabalho:

Leia mais

Prof.: Joni Fusinato

Prof.: Joni Fusinato Introdução a Teoria da Probabilidade Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com Teoria da Probabilidade Consiste em utilizar a intuição humana para estudar os fenômenos do nosso

Leia mais

T o e r o ia a da P oba ba i b lida d de

T o e r o ia a da P oba ba i b lida d de Teoria da Probabilidade Prof. Joni Fusinato Teoria da Probabilidade Consiste em utilizar a intuição humana para estudar os fenômenos do nosso cotidiano. Usa o princípio básico do aprendizado humano que

Leia mais

PROBABILIDADE. Prof. Patricia Caldana

PROBABILIDADE. Prof. Patricia Caldana PROBABILIDADE Prof. Patricia Caldana Estudamos probabilidade com a intenção de prevermos as possibilidades de ocorrência de uma determinada situação ou fato. Para determinarmos a razão de probabilidade,

Leia mais

Estatística Empresarial. Fundamentos de Probabilidade

Estatística Empresarial. Fundamentos de Probabilidade Fundamentos de Probabilidade A probabilidade de chuva é de 90% A probabilidade de eu sair é de 5% Conceitos Básicos Conceitos Básicos 1. Experiência Aleatória (E) Processo de obtenção de uma observação

Leia mais

Probabilidade em espaços discretos. Prof.: Joni Fusinato

Probabilidade em espaços discretos. Prof.: Joni Fusinato Probabilidade em espaços discretos Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com Probabilidade em espaços discretos Definições de Probabilidade Experimento Espaço Amostral Evento Probabilidade

Leia mais

Estatística. Probabilidade. Conteúdo. Objetivos. Definições. Probabilidade: regras e aplicações. Distribuição Discreta e Distribuição Normal.

Estatística. Probabilidade. Conteúdo. Objetivos. Definições. Probabilidade: regras e aplicações. Distribuição Discreta e Distribuição Normal. Estatística Probabilidade Profa. Ivonete Melo de Carvalho Conteúdo Definições. Probabilidade: regras e aplicações. Distribuição Discreta e Distribuição Normal. Objetivos Utilizar a probabilidade como estimador

Leia mais

Distribuição Binomial e Normal

Distribuição Binomial e Normal Distribuição Binomial e Normal O que se pretende, neste módulo, é apresentar dois modelos teóricos de distribuição de probabilidade, aos quais um experimento aleatório estudado possa ser adaptado, o que

Leia mais

Teoria das Probabilidades

Teoria das Probabilidades 08/06/07 Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Estatística Aplicada I Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica Universidade Federal do Pará Instituto

Leia mais

3 a Lista de PE Solução

3 a Lista de PE Solução Universidade de Brasília Departamento de Estatística 3 a Lista de PE Solução. Se X representa o ganho do jogador, então os possíveis valores para X são,, 0, e 4. Esses valores são, respectivamente, correspondentes

Leia mais

BIOESTATISTICA. Unidade IV - Probabilidades

BIOESTATISTICA. Unidade IV - Probabilidades BIOESTATISTICA Unidade IV - Probabilidades 0 PROBABILIDADE E DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS COMO ESTIMATIVA DA PROBABILIDADE Noções de Probabilidade Após realizar a descrição dos eventos utilizando gráficos,

Leia mais

Teoria das Probabilidades

Teoria das Probabilidades Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Estatística Aplicada I Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica 08:8 ESTATÍSTICA APLICADA I - Teoria das

Leia mais

Aulas particulares. Conteúdo

Aulas particulares. Conteúdo Conteúdo Capítulo 6...2 Probabilidade...2 Exercícios...4 Restpostas...9 Capítulo 7... 12 Análise combinatória... 12 Fatorial... 12 Arranjo... 13 Combinação... 16 Exercícios... 17 Respostas... 22 1 Capítulo

Leia mais

Aula 10 Variáveis aleatórias discretas

Aula 10 Variáveis aleatórias discretas AULA 0 Aula 0 Variáveis aleatórias discretas Nesta aula você aprenderá um conceito muito importante da teoria de probabilidade: o conceito de variável aleatória. Você verá que as variáveis aleatórias e

Leia mais

Noções sobre Probabilidade

Noções sobre Probabilidade Noções sobre Probabilidade Introdução Vimos anteriormente como apresentar dados em tabelas e gráficos, e também como calcular medidas que descrevem características específicas destes dados. Mas além de

Leia mais

Portal da OBMEP. Material Teórico - Módulo de FRAÇÃO COMO PORCENTAGEM E COMO PROBABILIDADE. Fração como Probabilidade. Sexto Ano do Ensino Fundamental

Portal da OBMEP. Material Teórico - Módulo de FRAÇÃO COMO PORCENTAGEM E COMO PROBABILIDADE. Fração como Probabilidade. Sexto Ano do Ensino Fundamental Material Teórico - Módulo de FRAÇÃO COMO PORCENTAGEM E COMO PROBABILIDADE Fração como Probabilidade Sexto Ano do Ensino Fundamental Prof. Francisco Bruno Holanda Prof. Antonio Caminha Muniz Neto 1 Introdução

Leia mais

Matemática & Raciocínio Lógico

Matemática & Raciocínio Lógico Matemática & Raciocínio Lógico para concursos Prof. Me. Jamur Silveira www.professorjamur.com.br facebook: Professor Jamur PROBABILIDADE No estudo das probabilidades estamos interessados em estudar o experimento

Leia mais

Caros Alunos, segue a resolução das questões de Estatística aplicadas na prova para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Municipal de Teresina.

Caros Alunos, segue a resolução das questões de Estatística aplicadas na prova para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Municipal de Teresina. Caros Alunos, segue a resolução das questões de Estatística aplicadas na prova para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Municipal de Teresina. De forma geral, a prova manteve o padrão das questões da

Leia mais

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA UNIDADE V - INTRODUÇÃO À TEORIA DAS PROBABILIDADES

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA UNIDADE V - INTRODUÇÃO À TEORIA DAS PROBABILIDADES PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA UNIDADE V - INTRODUÇÃO À TEORIA DAS PROBABILIDADES 0 1 INTRODUÇÃO A teoria das probabilidades é utilizada para determinar as chances de um experimento aleatório acontecer. 1.1

Leia mais

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 1 04/14 1 / 35

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 1 04/14 1 / 35 Probabilidade I Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 1 04/14 1 / 35 Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 1 04/14 2 / 35 Prof. Tarciana Liberal (UFPB)

Leia mais

Escola Secundária/2,3 da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática A Ano Lectivo 2011/12 Distribuição de probabilidades 12.º Ano

Escola Secundária/2,3 da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática A Ano Lectivo 2011/12 Distribuição de probabilidades 12.º Ano Escola Secundária/, da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática A Ano Lectivo 0/ Distribuição de probabilidades.º Ano Nome: N.º: Turma:. Numa turma do.º ano, a distribuição dos alunos por idade e sexo

Leia mais

Introdução à Estatística

Introdução à Estatística Introdução à Estatística Prof a. Juliana Freitas Pires Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba - UFPB juliana@de.ufpb.br Introdução a Probabilidade Existem dois tipos de experimentos:

Leia mais

3. Probabilidade P(A) =

3. Probabilidade P(A) = 7 3. Probabilidade Probabilidade é uma medida numérica da plausibilidade de que um evento ocorrerá. Assim, as probabilidades podem ser usadas como medidas do grau de incerteza e podem ser expressas de

Leia mais

TEORIA DAS PROBABILIDADES

TEORIA DAS PROBABILIDADES TEORIA DAS PROBABILIDADES 1.1 Introdução Ao estudarmos um fenômeno coletivo, verificamos a necessidade de descrever o próprio fenômeno e o modelo matemático associado ao mesmo, que permita explicá-lo da

Leia mais

AULA 08 Probabilidade

AULA 08 Probabilidade Cursinho Pré-Vestibular da UFSCar São Carlos Matemática Professora Elvira e Monitores Ana Carolina e Bruno AULA 08 Conceitos e assuntos envolvidos: Espaço amostral Evento Combinação de eventos Espaço Amostral

Leia mais

EXERCÍCIOS REVISIONAIS SOBRE BINÔMIO DE NEWTON SISTEMAS LINEARES PROBABILIDADE 2 ANO

EXERCÍCIOS REVISIONAIS SOBRE BINÔMIO DE NEWTON SISTEMAS LINEARES PROBABILIDADE 2 ANO QUESTÃO 1: Uma urna contém 4 bolas vermelhas, 6 pretas e 5 azuis. Retirando-se dessa urna, ao acaso, uma bola, CALCULE a probabilidade de ela: ser vermelha. ser vermelha ou preta. não ser azul. QUESTÃO

Leia mais

PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM OU PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO

PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM OU PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO ESTUDO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA A resolução de problemas é a parte principal da Análise Combinatória, que estuda a maneira de formar agrupamentos com um determinado número de elementos dados, e de determinar

Leia mais

MATEMÁTICA MÓDULO 4 PROBABILIDADE

MATEMÁTICA MÓDULO 4 PROBABILIDADE PROBABILIDADE Consideremos um experimento com resultados imprevisíveis e mutuamente exclusivos, ou seja, cada repetição desse experimento é impossível prever com certeza qual o resultado que será obtido,

Leia mais

UFPE, 2-o semestre de ET-622 Elementos de Estatística para o curso de Biblioteconomia Professor André Toom. Ementa

UFPE, 2-o semestre de ET-622 Elementos de Estatística para o curso de Biblioteconomia Professor André Toom. Ementa [1] Avisos: UFPE, 2-o semestre de 2011. ET-622 Elementos de Estatística para o curso de Biblioteconomia Professor André Toom Ementa Notações: v.a. - variável aleatória, E - esperança matemática, o mesmo

Leia mais

PROBABILIDADES PROBABILIDADE DE UM EVENTO EM UM ESPAÇO AMOSTRAL FINITO

PROBABILIDADES PROBABILIDADE DE UM EVENTO EM UM ESPAÇO AMOSTRAL FINITO PROBABILIDADES Probabilidade é um conceito filosófico e matemático que permite a quantificação da incerteza, permitindo que ela seja aferida, analisada e usada para a realização de previsões ou para a

Leia mais

Modelos de Probabilidade e Inferência Estatística

Modelos de Probabilidade e Inferência Estatística Modelos de Probabilidade e Inferência Estatística Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 1 03/14 1 / 49 Conceitos Fundamentais Prof. Tarciana Liberal

Leia mais

Estatística I Aula 8. Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc.

Estatística I Aula 8. Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc. Estatística I Aula 8 Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc. MODELOS PROBABILÍSTICOS MAIS COMUNS VARIÁVEIS ALEATÓRIAS CONTÍNUAS Lembram o que vimos sobre V.A. contínua na Aula 6? Definição: uma variável

Leia mais

Introdução as Probabilidades e ao Cálculo Combinatório

Introdução as Probabilidades e ao Cálculo Combinatório Aula # 13 e 14 DISCIPLINA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA Introdução as Probabilidades e ao Cálculo Combinatório Professor: Dr. Wilfredo Falcón Urquiaga Professor Titular Engenheiro em Telecomunicações e

Leia mais

Resolução da Prova de Matemática Financeira e Estatística do ISS Teresina, aplicada em 28/08/2016.

Resolução da Prova de Matemática Financeira e Estatística do ISS Teresina, aplicada em 28/08/2016. de Matemática Financeira e Estatística do ISS Teresina, aplicada em 8/08/016. 11 - (ISS Teresina 016 / FCC) Joana aplicou todo seu capital, durante 6 meses, em bancos ( e Y). No Banco, ela aplicou 37,5%

Leia mais

MA12 - Unidade 17 Probabilidade

MA12 - Unidade 17 Probabilidade MA12 - Unidade 17 Probabilidade Paulo Cezar Pinto Carvalho PROFMAT - SBM 17 de Maio de 2013 Teoria da Probabilidade Teoria da Probabilidade: modelo matemático para incerteza. Objeto de estudo: experimentos

Leia mais

Estatística. O que é Estatística? Estatística pode ser: Estatística Descritiva. Ivonete Melo de Carvalho. Conteúdo

Estatística. O que é Estatística? Estatística pode ser: Estatística Descritiva. Ivonete Melo de Carvalho. Conteúdo Estatística Estatística Descritiva Ivonete Melo de Carvalho Conteúdo Definições; Tabelas e Gráficos; Medidas de tendência central; Medidas de dispersão. Objetivos Diferenciar população e amostra. Elaborar

Leia mais

PROBABILIDADE. Numero de Resultados Desejado Numero de Resultados Possiveis EXERCÍCIOS DE AULA

PROBABILIDADE. Numero de Resultados Desejado Numero de Resultados Possiveis EXERCÍCIOS DE AULA PROBABILIDADE São duas as questões pertinentes na resolução de um problema envolvendo probabilidades. Primeiro, é preciso quantificar o conjunto de todos os resultados possíveis, que será chamado de espaço

Leia mais

Lista 10 Análise Combinatória e Probabilidade

Lista 10 Análise Combinatória e Probabilidade Lista 10 Análise Combinatória e Probabilidade 1) Dada a palavra AMORECO, responda as seguintes questões: a) Quantos são seus anagramas? = 2520 b) Quantas são os anagramas que começam e terminam por consoante?.

Leia mais

Sumário. 2 Índice Remissivo 9

Sumário. 2 Índice Remissivo 9 i Sumário 1 Teoria dos Conjuntos e Contagem 1 1.1 Teoria dos Conjuntos.................................. 1 1.1.1 Comparação entre conjuntos.......................... 2 1.1.2 União de conjuntos...............................

Leia mais

PROBABILIDADE. Aula 2 Probabilidade Básica. Fernando Arbache

PROBABILIDADE. Aula 2 Probabilidade Básica. Fernando Arbache PROBABILIDADE Aula 2 Probabilidade Básica Fernando Arbache Probabilidade Medida da incerteza associada aos resultados do experimento aleatório Deve fornecer a informação de quão verossímil é a ocorrência

Leia mais

PROBABILIDADE - INTRODUÇÃO

PROBABILIDADE - INTRODUÇÃO E.E. Dona Antônia Valadares MATEMÁTICA 1º ANO ANÁLISE COMBINATÓRIA PROBABILIDADE - INTRODUÇÃO PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA http://donaantoniavaladares.comunidades.net TEORIA DAS PROBABILIDADES A teoria

Leia mais

Probabilidade e Estatística Preparação para P1

Probabilidade e Estatística Preparação para P1 robabilidade e Estatística reparação para rof.: Duarte ) Uma TV que valia R$ 00,00, entrou em promoção e sofreu uma redução de 0% em seu preço. Qual é o novo preço da TV? ) Um produto foi vendido por R$

Leia mais

Introdução a Probabilidade

Introdução a Probabilidade Introdução a Probabilidade Universidade Estadual de Santa Cruz Ivan Bezerra Allaman Cronograma 1. Origem e história 2. Introdução 3. Definições básicas 4. Conceituação de probabilidade 5. Probabilidade

Leia mais

Teoria das Probabilidades

Teoria das Probabilidades Teoria das Prof. Eduardo Bezerra (CEFET/RJ) 23 de fevereiro de 2018 Eduardo Bezerra (CEFET/RJ) Teoria das 2018.1 1 / 54 Roteiro Experimento aleatório, espaço amostral, evento 1 Experimento aleatório, espaço

Leia mais

TE802 Processos Estocásticos em Engenharia. Informação sobre a disciplina Notes. Processos Estocásticos em Engenharia Conteúdo Notes.

TE802 Processos Estocásticos em Engenharia. Informação sobre a disciplina Notes. Processos Estocásticos em Engenharia Conteúdo Notes. TE802 Processos Estocásticos em Engenharia Conceitos Básicos de Teoria de Probabilidade 7 de março de 2016 Informação sobre a disciplina Terças e Quintas feiras das 09:30 às 11:20 horas Professor: Evelio

Leia mais

Introdução à Probabilidade

Introdução à Probabilidade A Teoria de Probabilidade é responsável pelo estudo de fenômenos que envolvem a incerteza (é impossível prever antecipadamente o resultado) e teve origem na teoria de jogos, servindo como ferramenta para

Leia mais

TE802 Processos Estocásticos em Engenharia. Informação sobre a disciplina. TE802 Conceitos Básicos de Teoria de Probabilidade. Evelio M. G.

TE802 Processos Estocásticos em Engenharia. Informação sobre a disciplina. TE802 Conceitos Básicos de Teoria de Probabilidade. Evelio M. G. TE802 Processos Estocásticos em Engenharia Conceitos Básicos de Teoria de Probabilidade 23 de agosto de 2017 Informação sobre a disciplina Segundas e Quartas feiras das 09:30 às 11:20 horas Professor:

Leia mais

ESTATÍSTICA Parte II

ESTATÍSTICA Parte II ESTATÍSTICA Parte II PARA OS CURSOS TÉCNICOS Material Didático Elaborado por: Alessandro da Silva Saadi MESTRE EM MATEMÁTICA 1 Capítulo 1 Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas ESTATÍSTICA II Prof. Me.

Leia mais

(a) Se a escolha for feita com reposição? (b) Se a escolha for feita sem reposição?

(a) Se a escolha for feita com reposição? (b) Se a escolha for feita sem reposição? MAT Lista 3 Data da lista: 01/04/2019 Preceptores: Gabriele Braz Cursos: Administração, Ciências Econômicas e Tec. Biotecnologia Coordenadora: Luciene 1. Um homem vai a um restaurante disposto a comer

Leia mais

Aula de hoje. administração. São Paulo: Ática, 2007, Cap. 3. ! Tópicos. ! Referências. ! Distribuição de probabilidades! Variáveis aleatórias

Aula de hoje. administração. São Paulo: Ática, 2007, Cap. 3. ! Tópicos. ! Referências. ! Distribuição de probabilidades! Variáveis aleatórias Aula de hoje! Tópicos! Distribuição de probabilidades! Variáveis aleatórias! Variáveis discretas! Variáveis contínuas! Distribuição binomial! Distribuição normal! Referências! Barrow, M. Estatística para

Leia mais

VARIÁVEIS ALEATÓRIAS E DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE

VARIÁVEIS ALEATÓRIAS E DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE VARIÁVEIS ALEATÓRIAS E DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE.1 INTRODUÇÃO Admita que, de um lote de 10 peças, 3 das quais são defeituosas, peças são etraídas ao acaso, juntas (ou uma a uma, sem reposição). Estamos

Leia mais

ESTATÍSTICA. x(s) W Domínio. Contradomínio

ESTATÍSTICA. x(s) W Domínio. Contradomínio Variáveis Aleatórias Variáveis Aleatórias são funções matemáticas que associam números reais aos resultados de um Espaço Amostral. Uma variável quantitativa geralmente agrega mais informação que uma qualitativa.

Leia mais

Principais distribuições discretas Distribuição de Bernoulli sucesso fracasso X = 1, se sucesso X = 0, se fracasso P(X) TOTAL 1 Exemplo 5:

Principais distribuições discretas Distribuição de Bernoulli sucesso fracasso X = 1, se sucesso X = 0, se fracasso P(X) TOTAL 1 Exemplo 5: Principais distribuições discretas Na prática, sempre se procura associar um fenômeno aleatório a ser estudado, a uma forma já conhecida de distribuição de probabilidade (distribuição teórica) e, a partir

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS ATIVIDADES E FORMALIZAÇÃO DOS CONCEITOS

RESOLUÇÃO DAS ATIVIDADES E FORMALIZAÇÃO DOS CONCEITOS CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO Curso de Administração Disciplina: Estatística I Professora: Stefane L. Gaffuri RESOLUÇÃO DAS ATIVIDADES E FORMALIZAÇÃO DOS CONCEITOS Sessão 1 Experimentos Aleatórios e

Leia mais

Sequências Generalizando um pouco, podemos então dizer que sequências de elementos são grupos com elementos obedecendo a determinada ordem. Obteremos uma sequência diferente quando se altera a ordem. No

Leia mais

Variáveis Aleatórias - VA

Variáveis Aleatórias - VA Variáveis Aleatórias - VA cc ck kc kk 0 1 2 1/4 1/2 Prof. Adriano Mendonça Souza, Dr. Departamento de Estatística - PPGEMQ / PPGEP - UFSM - Introdução Se entende por VA ou V. indicadoras uma lista de valores

Leia mais

Teoria da Probabilidade

Teoria da Probabilidade Teoria da Probabilidade Luis Henrique Assumpção Lolis 14 de fevereiro de 2014 Luis Henrique Assumpção Lolis Teoria da Probabilidade 1 Conteúdo 1 O Experimento Aleatório 2 Espaço de amostras 3 Álgebra dos

Leia mais

1 a a. Para a soma dos números saídos ser 0, tem que sair 0 em ambos os dados

1 a a. Para a soma dos números saídos ser 0, tem que sair 0 em ambos os dados Página Preparar o Exame 0 0 Matemática A. O valor médio da variável aleatória X é dado por a a a a 0 a a a. Então, a a Resposta: B. O é um dos resultados possíveis para X,(X = {0,,, }) pelo que a opção

Leia mais

PC Polícia Civil do Estado de São Paulo PAPILOSCOPISTA

PC Polícia Civil do Estado de São Paulo PAPILOSCOPISTA PC Polícia Civil do Estado de São Paulo PAPILOSCOPISTA Concurso Público 2016 Conteúdo Teoria dos conjuntos. Razão e proporção. Grandezas proporcionais. Porcentagem. Regras de três simples. Conjuntos numéricos

Leia mais

Introdução à Inferência Estatística

Introdução à Inferência Estatística Introdução à Inferência Estatística Prof. Cícero Quarto www.cicerocq.com Slides produzidos a partir de suas anotações de aula do curso de Especialização em Estatística, Turma 2018/UEMA, assim como, aprofundados

Leia mais

Sumário. 2 Índice Remissivo 12

Sumário. 2 Índice Remissivo 12 i Sumário 1 Definições Básicas 1 1.1 Fundamentos de Probabilidade............................. 1 1.2 Noções de Probabilidade................................ 3 1.3 Espaços Amostrais Finitos...............................

Leia mais

Probabilidade e Estatística Probabilidade Condicional

Probabilidade e Estatística Probabilidade Condicional Introdução Probabilidade e Estatística Probabilidade Condicional Em algumas situações, a probabilidade de ocorrência de um certo evento pode ser afetada se tivermos alguma informação sobre a ocorrência

Leia mais

Aula 14 - Correlação e Regressão Linear

Aula 14 - Correlação e Regressão Linear Aula 14 - Correlação e Regressão Linear Objetivos da Aula Fixação dos conceitos para Correlação e Regressão Linear; Apresentar exemplo solucionado com a aplicação dos conceitos; Apresentar exercício que

Leia mais

Física do Calor - 23ª Aula. Prof. Alvaro Vannucci

Física do Calor - 23ª Aula. Prof. Alvaro Vannucci Física do Calor - 23ª Aula Prof. Alvaro Vannucci Na última aula vimos exemplos de como efetuar a Permutação de um conjunto de n elementos envolvendo p situações (p estados) possíveis. Por exemplo, como

Leia mais

1 Definição Clássica de Probabilidade

1 Definição Clássica de Probabilidade Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica - 2013 Aula 4 Professor: Carlos Sérgio UNIDADE 2 - Probabilidade: Definições (Notas de aula) 1 Definição Clássica

Leia mais

Tópicos. Conjuntos Fatorial Combinações Permutações Probabilidade Binômio de Newton triângulo de Pascal

Tópicos. Conjuntos Fatorial Combinações Permutações Probabilidade Binômio de Newton triângulo de Pascal Probabilidade Tópicos Conjuntos Fatorial Combinações Permutações Probabilidade Binômio de Newton triângulo de Pascal Conjuntos Conjunto: Na matemática, um conjunto é uma coleção de elementos com características

Leia mais

Probabilidades. Wagner H. Bonat Elias T. Krainski Fernando P. Mayer

Probabilidades. Wagner H. Bonat Elias T. Krainski Fernando P. Mayer Probabilidades Wagner H. Bonat Elias T. Krainski Fernando P. Mayer Universidade Federal do Paraná Departamento de Estatística Laboratório de Estatística e Geoinformação 06/03/2018 WB, EK, FM ( LEG/DEST/UFPR

Leia mais

Estatística. Capítulo 3 - Parte 1: Variáveis Aleatórias Discretas. Professor Fernando Porto

Estatística. Capítulo 3 - Parte 1: Variáveis Aleatórias Discretas. Professor Fernando Porto Estatística Capítulo 3 - Parte 1: Variáveis Aleatórias Discretas Professor Fernando Porto Lançam-se 3 moedas. Seja X o número de ocorrências da face cara. O espaço amostral do experimento é: W = {(c,c,c),(c,c,r),(c,r,c),(c,r,r),(r,c,c),(r,c,r),(r,r,c),(r,r,r)}

Leia mais

SULIMAR GOMES SILVA INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE

SULIMAR GOMES SILVA INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE SULIMAR GOMES SILVA INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE Trabalho apresentado ao curso de Formação Continuada da Fundação CECIERJ - Consórcio CEDERJ. Orientadora: Danubia de Araujo Machado (Tutora) Grupo 2 Série:

Leia mais

Fernando de Pol Mayer. Laboratório de Estatística e Geoinformação (LEG) Departamento de Estatística (DEST) Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Fernando de Pol Mayer. Laboratório de Estatística e Geoinformação (LEG) Departamento de Estatística (DEST) Universidade Federal do Paraná (UFPR) Fernando de Pol Mayer Laboratório de Estatística e Geoinformação (LEG) Departamento de Estatística (DEST) Universidade Federal do Paraná (UFPR) Este conteúdo está disponível por meio da Licença Creative

Leia mais

Estatística Planejamento das Aulas

Estatística Planejamento das Aulas 7 de outubro de 2018 Fatorial Para n inteiro não negativo. O fatorial de n é definido por: Convenciona-se: Para n = 0, 0! = 1 Para n = 1, 1! = 1 Exemplos: 1. 6! = 6.5.4.3.2.1 = 720 2. 4! = 4.3.2.1 = 24

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística Aula 5 Probabilidade: Distribuições de Discretas Parte 1 Leitura obrigatória: Devore, 3.1, 3.2 e 3.3 Chap 5-1 Objetivos Nesta parte, vamos aprender: Como representar a distribuição

Leia mais

Livro: Probabilidade - Aplicações à Estatística Paul L. Meyer. Capitulo 2 Espaço Amostral Finito. 2.1 Espaço Amostral Finito. (a), (b). (2.

Livro: Probabilidade - Aplicações à Estatística Paul L. Meyer. Capitulo 2 Espaço Amostral Finito. 2.1 Espaço Amostral Finito. (a), (b). (2. Livro: Probabilidade - Aplicações à Estatística Paul L. Meyer Capitulo 2 Espaço Amostral Finito. 2.1 Espaço Amostral Finito. (a), (b). (2.1) 2.2 Resultados Igualmente Verossímeis. 2.3 Métodos de Enumeração.

Leia mais

Lista de exercícios de Matemática Eventos, espaço amostral e definição de probabilidade. Probabilidade condicional. Exercícios gerais.

Lista de exercícios de Matemática Eventos, espaço amostral e definição de probabilidade. Probabilidade condicional. Exercícios gerais. p: João Alvaro w: www.matemaniacos.com.br e: joao.baptista@iff.edu.br. No lançamento de dois dados, D e D 2, tem-se o seguinte espaço amostral, dado em forma de tabela de dupla entrada. Lista de exercícios

Leia mais

COLEÇÃO DARLAN MOUTINHO VOL. 01 RESOLUÇÕES

COLEÇÃO DARLAN MOUTINHO VOL. 01 RESOLUÇÕES COLEÇÃO DARLAN MOUTINHO VOL. 0 RESOLUÇÕES Me ta PÁGINA 8 0 0 Havendo apenas bolas verdes e azuis na urna, segue que a resposta é dada por Basta dividirmos o número de ocorrências, pelo número total de

Leia mais

Centro Educacional ETIP

Centro Educacional ETIP Centro Educacional ETIP Trabalho Trimestral de Matemática 2 Trimestre/2014 Data: 08/08/2014 Professor: Nota: Valor : [0,0 2,0] Nome do (a) aluno (a): Nº Turma: 2 M CONTEÚDO Análise Combinatória, Princípio

Leia mais

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Departamento de Ciências Exatas. Probabilidades. Cristian Villegas

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Departamento de Ciências Exatas. Probabilidades. Cristian Villegas Probabilidades Cristian Villegas clobos@usp.br Setembro de 2013 Apostila de Estatística (Cristian Villegas) 1 Introdução Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Departamento de Ciências Exatas

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Instituto de Matemática e Estatística

Universidade Federal de Goiás Instituto de Matemática e Estatística Universidade Federal de Goiás Instituto de Matemática e Estatística Prova 1 de Probabilidade I Prof.: Fabiano F. T. dos Santos Goiânia, 15 de setembro de 2014 Aluno: Nota: Descreva seu raciocínio e desenvolva

Leia mais

Unidade III ESTATÍSTICA. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade III ESTATÍSTICA. Prof. Fernando Rodrigues Unidade III ESTATÍSTICA Prof. Fernando Rodrigues Medidas de dispersão Estudamos na unidade anterior as medidas de tendência central, que fornecem importantes informações sobre uma sequência numérica. Entretanto,

Leia mais

PROBABILIDADE. Luciana Santos da Silva Martino. PROFMAT - Colégio Pedro II. 01 de julho de 2017

PROBABILIDADE. Luciana Santos da Silva Martino. PROFMAT - Colégio Pedro II. 01 de julho de 2017 Sumário PROBABILIDADE Luciana Santos da Silva Martino PROFMAT - Colégio Pedro II 01 de julho de 2017 Sumário 1 Conceitos Básicos 2 Probabildade Condicional 3 Espaço Amostral Infinito Outline 1 Conceitos

Leia mais

CONCEITOS BASICOS, ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS, DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA

CONCEITOS BASICOS, ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS, DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA DISCIPLINA: MÉTODOS QUANTITATIVOS PROFESSORA: GARDÊNIA SILVANA DE OLIVEIRA RODRIGUES CONCEITOS BASICOS, ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS, DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA MOSSORÓ/RN 2015 1 POR QUE ESTUDAR

Leia mais

CAPÍTULO 3 PROBABILIDADE

CAPÍTULO 3 PROBABILIDADE CAPÍTULO 3 PROBABILIDADE 1. Conceitos 1.1 Experimento determinístico Um experimento se diz determinístico quando repetido em mesmas condições conduz a resultados idênticos. Exemplo 1: De uma urna que contém

Leia mais

PROBABILIDADE. Curso: Logística e Transportes Disciplina: Estatística Profa. Eliane Cabariti

PROBABILIDADE. Curso: Logística e Transportes Disciplina: Estatística Profa. Eliane Cabariti Curso: Logística e Transportes Disciplina: Estatística Profa. Eliane Cabariti PROBABILIDADE Dizemos que a probabilidade é uma medida da quantidade de incerteza que existe em um determinado experimento.

Leia mais

PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS DE PROBABILIDADE

PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS DE PROBABILIDADE PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS DE PROBABILIDADE 3.1 INTRODUÇÃO Muitas variáveis aleatórias associadas a experimentos aleatórios têm propriedades similares e, portanto, podem ser descritas através de

Leia mais

Teoria das probabilidades

Teoria das probabilidades Teoria das probabilidades Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 25 de abril de 2018 Londrina 1 / 22 Conceitos probabiĺısticos são necessários para se

Leia mais

1 Introdução. 2 Variáveis Aleatórias Discretas (VAD)

1 Introdução. 2 Variáveis Aleatórias Discretas (VAD) Prof. Janete Pereira Amador 1 1 Introdução Muitas situações cotidianas podem ser usadas como experimento que dão resultados correspondentes a algum valor, e tais situações podem ser descritas por uma variável

Leia mais

Regressão linear simples

Regressão linear simples Regressão linear simples Universidade Estadual de Santa Cruz Ivan Bezerra Allaman Introdução Foi visto na aula anterior que o coeficiente de correlação de Pearson é utilizado para mensurar o grau de associação

Leia mais

n! = n (n 1) (n 2) 1.

n! = n (n 1) (n 2) 1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande Aula - Análise Combinatória e Probabilidade Prof. Emerson Dutra E-mail: emerson.dutra@vgd.ifmt.edu.br Página

Leia mais

Intervalos de Confiança

Intervalos de Confiança Intervalos de Confiança INTERVALOS DE CONFIANÇA.1 Conceitos básicos.1.1 Parâmetro e estatística Parâmetro é a descrição numérica de uma característica da população. Estatística é a descrição numérica de

Leia mais

CAPÍTULO 2 ANÁLISE COMBINATÓRIA

CAPÍTULO 2 ANÁLISE COMBINATÓRIA CAPÍTULO 2 ANÁLISE COMBINATÓRIA A análise combinatória é um ramo da matemática, que tem por fim estudar as propriedades dos agrupamentos que podemos formar, segundo certas leis, com os elementos de um

Leia mais

Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros

Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros - parte I 2012/02 1 Introdução 2 3 4 5 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Entender estimação de parâmetros de uma distribuição

Leia mais