PLANIFICAÇÃO DO PROJETO CURRICULAR DE ESCOLA DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANIFICAÇÃO DO PROJETO CURRICULAR DE ESCOLA DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO"

Transcrição

1 PLANIFICAÇÃO DO PROJETO CURRICULAR DE ESCOLA DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO DE ESCOLARIDADE: 1º Ano ANO LETIVO: 2015/2016 COMPETÊNCIAS CHAVE: C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7, C8 Metas Curriculares Objetivo Geral Descritor Domínio Conteúdos Oralidade Interação discursiva 1. 1.Respeitar regras 1.1. Escutar os outros e esperar pela O1 da interação sua vez para falar. Princípio de cortesia discursiva 1.2. Respeitar o princípio de 4.Produzir cortesia. Resposta, pergunta, discursos com 4.1. Responder adequadamente a pedido diferentes perguntas. finalidades, tendo 4.2. Formular perguntas e pedidos. em conta a 4.3. Partilhar ideias e sentimentos. situação e o interlocutor. Compreensão e expressão Articulação, entoação e ritmo 2.Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. 3. Produzir um discurso oral com correção 2.1. Reconhecer padrões de entoação e ritmo (exemplo: perguntas, afirmações) Falar de forma audível Articular corretamente palavras. Atividades/estratégias - Participação, na hora das novidades espontaneamente e/ou por solicitação; - Relato de vivências do seu quotidiano; - Descoberta de sentimentos, qualidades, defeitos das personagens das histórias; - Participação em situações de diálogos orientados em pequeno e grande grupo; - Audição de histórias em diferentes suportes. - Escutar produções do património literário oral (legendas, adivinhas, trava línguas, quadras. contos). - Memorizar poemas, cantares, adivinhas e outras produções do património oral. - Identificar intervenientes em contos orais relacionados com a história da ilha/arquipélago. - Relato de conclusões sobre as observações feitas; - Produção de histórias orais que o professor escreverá e os alunos ilustrarão; - Comunicação oral de descobertas realizadas.

2 O1 Vocabulário: alargamento, adequação Informação essencial Instrução Frase Expressão de ideias e de sentimentos 4. Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor Assinalar palavras desconhecidas Usar vocabulário adequado ao tema e à situação Referir o essencial de um pequeno texto ouvido Cumprir instruções Construir frases com graus de complexidade crescente Partilhar ideias e sentimentos. - Realização de situações que levem à descoberta de sentimentos, qualidades, defeitos das personagens das histórias; - Participação em situações de diálogo orientado; - Emissão de opiniões. - Dramatizar histórias e acontecimentos, relacionados com as vivências, usos e costumes da localidade. - Contar e completar histórias relacionadas com a história da localidade onde vivem

3 COMPETÊNCIAS CHAVE: C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7, C8 Domínio Leitura e Escrita LE1 Conteúdos Consciência fonológica e habilidades fonémicas Perceção e discriminação fonéticas Consciência silábica Sensibilidade fonológica Consciência fonémica Objetivo Geral 5. Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas. Metas Curriculares Descritor 5.1. Discriminar pares mínimos Repetir imediatamente depois da apresentação oral, sem erros de identidade ou de ordem, palavras e pseudopalavras constituídas por pelo menos 3 sílabas: CV (consoante vogal) ou CCV (consoante consoante vogal) Contar o número de sílabas numa palavra de 2, 3 ou 4 sílabas Repetir uma palavra ou pseudopalavra dissilábica sem dizer a primeira sílaba Decidir qual de duas palavras apresentadas oralmente é mais longa (referentes de diferentes tamanhos, por exemplo cão borboleta ) Indicar desenhos de objetos cujos nomes começam pelo mesmo fonema Repetir uma sílaba CV (consoante vogal) ou CVC (consoante vogal consoante) pronunciada pelo professor, sem o primeiro fonema Repetir uma sílaba V (vogal) ou VC (vogal consoante), juntando no Atividades/estratégias - Ler palavras em listas horizontais, verticais e em textos. - Ler à frente das crianças de forma pausada apontando palavra a palavra. - Ler jornais, revistas, rótulos. - Segmentar (recortar) textos em frases e palavras, identificar as frases e reconstruir o texto. - Realizar a mesma atividade segmentando frases em palavras. - Realização de passeios de descoberta pela escola ou pelo meio circundante, identificando o material escrito e descobrindo a sua função. - Rodear em textos letras, palavras, sílabas e fonemas. - Atividades de leitura com pseudopalavras. - Atividades a desenvolver antes da leitura do texto: adivinhar o conteúdo do texto com base no título, nas ilustrações.

4 LE1 Alfabeto e grafemas Alfabeto Letra maiúscula, letra minúscula Valores fonológicos de grafemas, dígrafos e ditongos 6. Conhecer o alfabeto e os grafemas. início uma consoante sugerida previamente pelo professor, de maneira a produzir uma sílaba CV (consoante vogal) ou CVC (consoante vogal consoante), respetivamente Reunir numa sílaba os primeiros fonemas de duas palavras (por exemplo, lápis usado > lu ), demonstrando alguma capacidade de segmentação e de integração de consoante e vogal Nomear a totalidade das letras do alfabeto e pronunciar os respetivos segmentos fónicos (realização dos valores fonológicos) Fazer corresponder as formas minúscula e maiúscula da maioria das letras do alfabeto Recitar o alfabeto na ordem das letras, sem cometer erros de posição relativa Escrever as letras do alfabeto, nas formas minúscula e maiúscula, em resposta ao nome da letra ou ao segmento fónico que corresponde habitualmente à letra Pronunciar o(s) segmento(s) fónico(s) de, pelo menos, cerca de ¾ - Realização de exercícios de grafismos de preparação para a escrita; - Identificação das consoantes estudadas; - Identificação de letras em palavras; ditongos em palavras; palavras em frases; - Construção de listas de palavras que contenham elementos conhecidos; - Organização sequencial de vogais; - Reprodução de palavras de acordo com o modelo; - Associação de palavras a imagens; - Completar palavras onde faltam sílabas; - Ler palavras através da correspondência som/letra; - Localizar palavras em diferentes contextos e diferentes suportes. - Reunir sílabas e formar palavras (quadro silábico); - Jogos de escrita: palavras ditadas, escrita de frases elaboradas pelos alunos.

5 LE1 Fluência de leitura: velocidade, precisão e prosódia Palavras e pseudopalavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas; palavras regulares e irregulares; textos Compreensão de texto Textos de características: narrativas, informativas, 7. Ler em voz alta palavras, pseudopalavras e textos. 8. Ler textos diversos. 9. Apropriar-se de novos vocábulos. dos grafemas com acento ou diacrítico e dos dígrafos e ditongos Escrever pelo menos metade dos dígrafos e ditongos, quando solicitados pelo valor fonológico correspondente Ler pelo menos 45 de 60 pseudopalavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas (em 4 sessões de 15 pseudopalavras cada) Ler corretamente, por minuto, no mínimo, 25 pseudopalavras derivadas de palavras Ler pelo menos 50 em 60 palavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas regulares e 5 de uma lista de 15 palavras irregulares Ler corretamente, por minuto, no mínimo 40 palavras de uma lista de palavras de um texto apresentadas quase aleatoriamente Ler um texto com articulação e entoação razoavelmente corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 55 palavras por minuto Ler pequenos textos narrativos, informativos e descritivos, poemas e banda desenhada Reconhecer o significado de - Identificar os sons da palavra e estabelecer as correspondências som/letra, letra/som; - Completar os mapas de ideias ou esquemas, listas de palavras. - Apresentar vários títulos para o mesmo texto, e discutir com as crianças qual a opção mais adequada, justificando a escolha. - Leitura de instruções que constituam guias para ação (receitas tradicionais, itinerários locais, regras de jogos tradicionais individuais ou coletivos.

6 LE1 descritivas Poema, banda desenhada Vocabulário: alargamento e adequação Paráfrase Sentidos do texto: sequência de acontecimentos; mudança de espaço; tema, assunto; informação essencial; intenções e emoções de personagens 12. Monitorizar a compreensão. 10. Organizar a informação de um texto lido. novas palavras, relativas a temas do quotidiano, áreas de interesse dos alunos e conhecimento do mundo (por exemplo, casa, família, alimentação, escola, vestuário, festas, jogos e brincadeiras, animais, jardim, cidade, campo) Sublinhar no texto as frases não compreendidas e as palavras desconhecidas e pedir esclarecimento e informação ao professor e aos colegas. utilizando o teclado de um computador, um texto de 5 linhas apresentado em letra cursiva Identificar, por expressões de sentido equivalente, informações contidas explicitamente em pequenos textos narrativos, informativos e descritivos, de cerca de 100 palavras Escolher, em tempo limitado, entre diferentes frases escritas, a que contempla informação contida num texto curto, de 30 a 50 palavras, lido anteriormente Relacionar diferentes informações contidas no mesmo texto, de maneira a pôr em evidência a sequência temporal de - Usar um vocabulário adequado aos temas e situações e levar o aluno a saber o significado das palavras progressivamente. - Atividades que levem os alunos à descoberta da sequência existente em cada texto. - Observar em livros e revistas texto e imagem; - Identificar as funções da leitura; - Reconhecer que a mesma letra pode ser representada através de diferentes formas gráficas. - Ler diferentes tipos de textos e levar os alunos a identificar as diferenças existentes entre eles. - Utilização do quadro, papel, computador... - Utilização de diferentes suportes para a produção escrita (quadro, papel, computador); - Cópia de frases e textos; - Escrita de palavras e frases ditadas; - Realização de exercícios que visem a utilização de

7 LE1 11. Relacionar o texto com conhecimentos anteriores. acontecimentos e mudanças de lugar Identificar o tema ou o assunto do texto Referir, em poucas palavras, os aspetos nucleares do texto Escolher, em tempo limitado, entre diferentes frases escritas, a que contempla informação contida num texto curto, de 30 a 50 palavras, lido anteriormente. alguns sinais de pontuação; - Elaboração de perguntas e das respetivas respostas; - Identificação de erros ortográficos e de construção frásica, dialogando e procedendo a exercícios de reparação dos mesmos; - Registar produções do Património literário Oral (provérbios, lengalengas, poesias curtas). Ortografia e pontuação Sílabas, palavras (regulares e irregulares), pseudopalavras, e frases. 13. Desenvolver o conhecimento da ortografia Escrever corretamente a grande maioria das sílabas CV, CVC e CCV, em situação de ditado Escrever corretamente mais de metade de uma lista de pelo menos 60 pseudopalavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas Escrever corretamente cerca de 45 de uma lista de 60 palavras e 5 de uma lista de 15 palavras irregulares, em situação de ditado Escrever corretamente os grafemas que dependem do contexto em que se encontram Elaborar e escrever uma frase simples, respeitando as regras de correspondência fonema-grafema.

8 Sinais de pontuação: ponto final, ponto de interrogação Letra de imprensa, letra manuscrita Produção escrita Frases simples Legendas de imagens Pequenos textos 14. Mobilizar o conhecimento da pontuação. 15. Transcrever e escrever textos. 13. Desenvolver o conhecimento da ortografia. 15. Transcrever e escrever textos Detetar eventuais erros ao comparar a sua própria produção com a frase escrita corretamente Identificar e utilizar adequadamente os seguintes sinais de pontuação: ponto final e ponto de interrogação Transcrever um texto curto apresentado em letra de imprensa em escrita cursiva legível, de maneira fluente ou, pelo menos, sílaba a sílaba, respeitando acentos e espaços entre as palavras Transcrever em letra de imprensa, Elaborar e escrever uma frase simples, respeitando as regras de correspondência fonema-grafema Legendar imagens Escrever textos de 3 a 4 frases (por exemplo, apresentando-se, caracterizando alguém ou referindo o essencial de um texto lido).

9 COMPETÊNCIAS CHAVE: C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7, C8 Domínio Iniciação à educação literária (IEL1) Conteúdos Audição e leitura Obras de literatura para a infância, textos da tradição popular outros textos literários selecionados pelo aluno, sob orientação Objetivo Geral 16. Ouvir ler e ler textos literários. 18. Ler para apreciar textos literários. 19. Ler em termos pessoais. Metas Curriculares Descritor Ouvir ler e ler obras de literatura para a infância e textos da tradição popular Ouvir ler e ler obras de literatura para a infância e textos da tradição popular Ler, por iniciativa própria, textos disponibilizados na Biblioteca Escolar Escolher, com orientação do professor, textos de acordo com interesses pessoais. Atividades/estratégias - Manusear livros folheando-os corretamente; - Antecipar o conteúdo de uma história; - Comparar diferentes versões da mesma história; - Ler em voz alta para diferentes públicos; - Ler por iniciativa própria; - Recriar pequenos textos em diferentes formas. -Dinamizar a hora do conto na sala de aula. -Frequentar as sessões da promoção de leitura na biblioteca da EBS de Velas. Compreensão de texto 17. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos Identificar, em textos, palavras que rimam. - Participação em atividades de observação e apreciação de diferentes obras literárias; - Recriar pequenos textos em diferentes formas de expressão (verbal, musical, plástica, gestual e corporal).

10 LE1 Rima Antecipação de conteúdos Reconto Expressão de sentimentos e de emoções 18. Ler para apreciar textos literários Antecipar conteúdos com base nas ilustrações e no título Antecipar conteúdos, mobilizando conhecimentos prévios Recontar uma história ouvida Exprimir sentimentos e emoções provocados pela leitura de textos. - Ler por iniciativa própria diferentes tipos de textos. - Fazer o reconto de histórias. - Utilizar os diferentes tipos de entoação na leitura: ler a chorar, a rir...; musicar poemas; representação plástica. Memorização e recitação Trava línguas, lengalenga; poema 20. Dizer e contar, em termos pessoais e criativos Dizer trava-línguas e pequenas lengalengas Dizer pequenos poemas memorizados. Produção expressiva Histórias inventadas Recriação de textos 20. Dizer e contar, em termos pessoais e criativos Contar pequenas histórias inventadas Recriar pequenos textos em diferentes formas de expressão (verbal, musical, plástica, gestual e corporal).

11 COMPETÊNCIAS CHAVE: C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7, C8 Domínio Gramática G1 Conteúdos Morfologia e lexicologia Nome e adjetivo qualificativo: flexão em género e número (regular) Sinónimos e antónimos: reconhecimento Objetivo Geral 21. Descobrir regularidades no funcionamento da língua 22. Compreender formas de organização do léxico Metas Curriculares Descritor Formar femininos e masculinos de nomes e adjetivos de flexão regular (de índice temático -o ou -a) Formar singulares e plurais de nomes e adjetivos que seguem a regra geral (acrescentar -s ao singular), incluindo os que terminam em -m e fazem o plural em -ns (fim, bom, etc.) A partir de atividades de oralidade, verificar que há palavras que têm significado semelhante e outras que têm significado oposto. Atividades/estratégias - Construção de listas de palavras que contenham elementos conhecidos; - Organização sequencial de vogais; - Reprodução de palavras de acordo com o modelo; - Associação de palavras a imagens; - Completar palavras onde faltam sílabas; - Reunir sílabas e formar palavras (quadro silábico); - Jogos de escrita: palavras ditadas, escrita de frases no quadro, elaboradas pelos alunos. -Decomposição de palavras em sílabas; - Manipulação das sílabas nas palavras (audição, supressão, troca de ordem e substituição); - Realização de exercícios para a descoberta e produção de rimas; - Realização de jogos silábicos para composição de palavras; - Construção de listas de palavras de apoio à expressão oral e escrita, segmentado em: Feminino/masculino Singular/plural.

12 PLANIFICAÇÃO DO PROJETO CURRICULAR DE ESCOLA DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO DE ESCOLARIDADE: 2º Ano ANO LETIVO: 2015/2016 COMPETÊNCIAS CHAVE: C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7, C8 Domínio Oralidade O2 Conteúdos Interação discursiva Princípio de cortesia; formas de tratamento Resposta, pergunta, pedido Objetivo Geral 1. Respeitar regras da interação discursiva 4. Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor. Metas Curriculares Descritor 1.1. Respeitar o princípio de cortesia e usar formas de tratamento adequadas Responder adequadamente a perguntas Formular adequadamente perguntas e pedidos. Atividades/estratégias - Dramatizar conversas do quotidiano com a mãe, com colegas, com a professora, com um estranho - Audição de enunciados gravados (áudio) e propor às crianças que identifiquem: foi uma pergunta,...estava contente ou triste, zangada...feliz. Explorar a justificação dada. -Introduzir, intencionalmente, palavras novas em enunciados e pedir que as crianças as identifiquem: qual a palavra nova? Mobilizar na expressão oral: pedir que use a(s) nova(s) palavras que poderão estar em cartazes na sala de aula. Ex. novas palavras para dizer bonito.

13 O2 Compreensão e expressão Tom de voz, articulação, entoação, ritmo Vocabulário: alargamento, adequação, variedade Informação essencial Frase (complexidade crescente) Expressão de ideias e de sentimentos Expressão orientada: reconto, conto; simulação, 3. Produzir um discurso oral com correção. 2. Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. 4. Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a 3.1. Falar de forma audível Articular corretamente palavras, incluindo as de estrutura silábica mais complexa (grupos consonânticos) Utilizar progressivamente a entoação e o ritmo adequados Assinalar palavras desconhecidas Apropriar-se de novas palavras, depois de ouvir uma exposição sobre um tema novo Usar vocabulário adequado ao tema e à situação e progressivamente mais variado Referir o essencial de textos ouvidos Construir frases com grau de complexidade crescente Partilhar ideias e sentimentos Recontar e contar Desempenhar papeis específicos em atividades de - Consciencializar para a importância de prestar atenção ao que ouvem. Uma das atividades que poderá ser proposta, e a título de exemplo, é ouvir e desenhar : as crianças ouvem uma história (que deverá conter pormenores cores, objetos...) ou a descrição de uma personagem, devendo desenhá-la em seguida. Quando confrontados com a leitura posterior da história, apercebem-se de que desenharam aspetos que não pertenciam à história, esquecendo-se de outros fundamentais. - Poderá ser este um ponto de partida para a importância de tomar notas ou pequenos apontamentos. - Integrar aspetos relativos à organização espáciotemporal, à lateralidade... Ex. Coloca o lápis à direita do livro. - Preparar as atividades de escuta: mobilizar conhecimentos prévios ( o que sei sobre? ); antecipar conteúdos com base em imagens, temas. Atividades durante a escuta: elaboração de pequenas notas ou apontamentos com a orientação do professor e de acordo com instruções prévias (completar o que sei sobre ). - Atividades depois da escuta: organizar o que ouviu em listas de palavras, pequenos esquemas organizados em perguntas ou tópicos... - Escutar produções do património literário oral (legendas, adivinhas, trava línguas, quadras. contos). - Memorizar poemas, cantares, adivinhas e outras produções do património oral. - Identificar intervenientes em contos orais

14 dramatização situação e o interlocutor. expressão orientada (jogos de simulação e dramatização), ouvindo os outros, esperando a sua vez e respeitando o tema. relacionados com a história da ilha/arquipélago. - Reconhecer elementos sonoros comuns em diferentes rimas, lengalengas. - Reconhecer palavras e expressões iguais produções diferentes ou nas mesmas produções. - Propor a audição de uma pequena história lida ou contada; confrontar com a versão escrita e detetar algumas diferenças e semelhanças. Sensibilizar para a ausência (no texto escrito) dos gestos, olhares, sorrisos...).

15 COMPETÊNCIAS CHAVE: C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7, C8 Domínio Leitura e Escrita LE2 Conteúdos Consciência fonémica Manipulação fonémica Alfabeto e grafemas Alfabeto(consolidação) Correspondências grafofonémicas (grafemas com diacrítico, dígrafos e ditongos) Objetivo Geral 5. Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas 6. Conhecer o alfabeto e os grafemas. Metas Curriculares Descritor 5.1. Repetir, sem o primeiro fonema e sem cometer nenhum erro, uma sílaba CV ou CVC pronunciada pelo professor Repetir, sem cometer nenhum erro, uma sílaba V ou VC, juntando no início uma consoante sugerida previamente pelo professor, de maneira a produzir uma sílaba CV ou CVC, respetivamente Reunir numa sílaba os primeiros fonemas de duas palavras (por exemplo, cachorro irritado > ki ), cometendo poucos erros Associar as formas minúscula e maiúscula de todas as letras do alfabeto Recitar todo o alfabeto na ordem das letras, sem cometer erros de posição relativa Escrever todas as letras do Atividades/estratégias - Cf. Plano fonológico; Plano da representação gráfica e ortográfica - Ler palavras em listas horizontais, verticais e em textos. Ler à frente das crianças de forma pausada apontando palavra a palavra. - Jornais, revistas, rótulos. - Segmentar (recortar) textos em frases e palavras, identificar as frases e reconstruir o texto. - Realizar a mesma atividade segmentando frases em palavras. - Realização de passeios descoberta pela escola ou pelo meio circundante, identificando o material escrito e descobrindo a sua função. - Rodear em textos letras, palavras, sílabas e fonemas.

16 alfabeto, nas formas minúscula e maiúscula, em resposta ao nome ou ao segmento fónico que corresponde habitualmente à letra. LE Pronunciar o(s) segmento(s) fónico(s) de todos os grafemas com acento ou diacrítico e dos dígrafos e ditongos. Correspondências fonográficas 6.5. Escrever todos os dígrafos e ditongos, de uma das maneiras possíveis em português, quando solicitados pelo(s) segmento(s) fónico(s) correspondente(s). Fluência de leitura: velocidade, precisão e prosódia Palavras e pseudopalavras, com complexidade silábica crescente; palavras regulares e irregulares; textos 7. Ler em voz alta palavras, pseudopalavras e textos 7.1. Ler pelo menos 50 de uma lista de 60 pseudopalavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas (4 sessões de 15 pseudopalavras cada) Ler corretamente, por minuto, no mínimo, 35 pseudopalavras Ler quase todas as palavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas regulares encontradas nos textos lidos na - Atividades de leitura com pseudopalavras. - Atividades a desenvolver antes da leitura do texto: adivinhar o conteúdo do texto com base no título, nas ilustrações. - Mapas de ideias o que sei sobre...? (relacionar com um tema específico ex. os animais, as plantas.

17 escola e pelo menos 12 de 15 palavras irregulares escolhidas pelo professor. LE Decodificar palavras com fluência crescente: bom domínio na leitura das palavras dissilábicas de 4 a 6 letras e mais lentamente na das trissilábicas de 7 ou mais letras Ler corretamente, por minuto, no mínimo 65 palavras de uma lista de palavras de um texto apresentadas quase aleatoriamente. Compreensão de texto Textos de características: narrativas, informativas, descritivas Poema, banda desenhada 8. Ler textos diversos Ler um texto com articulação e entoação razoavelmente corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 90 palavras por minuto Ler pequenos textos narrativos, informativos e descritivos; poemas e banda desenhada. - Consulta do dicionário, listas de palavras, ficheiros de imagens. - Reconhecer globalmente palavras. Antecipar palavras pelo contexto e pela forma gráfica.

18 LE2 Vocabulário: alargamento, adequação e variedade Paráfrase Sentidos do texto: sequência de acontecimentos, mudança de espaço; encadeamentos de causa e efeito; tema, assunto; informação essencial; articulação de factos e de ideias 9. Apropriar se de novos vocábulos 10. Organizar a informação de um texto lido Reconhecer o significado de novas palavras, relativas a temas do quotidiano, áreas do interesse dos alunos e conhecimento do mundo (por exemplo, profissões, passatempos, meios de transporte, viagens, férias, clima, estações do ano, fauna e flora) Identificar, por expressões de sentido equivalente, informações contidas explicitamente em pequenos textos narrativos, informativos e descritivos, de cerca de 200 palavras Relacionar diferentes informações contidas no texto, de maneira a pôr em evidência a sequência temporal de acontecimentos, mudanças de lugar, encadeamentos de causa e efeito Identificar o tema ou referir o assunto do texto Indicar os aspetos nucleares do texto de maneira rigorosa, respeitando a articulação dos factos ou das ideias assim como o sentido do texto e as intenções do - Utilizar os diferentes tipos de entoação na leitura ler a chorar, a rir, musicar poemas, representação gráfica. - Contactar com diversos tipos de registo Jornais, livros, rótulos, calendários, revistas, recados, banda desenhada, registo de presenças, registo de atividades. - Participar nas atividades de biblioteca, - Leitura de textos em voz alta, produzidos por iniciativa própria ou pelos colegas. - Leitura de instruções que constituam guias para ação (receitas tradicionais, itinerários locais, regras de jogos tradicionais individuais ou coletivos. - Acrescentar novos episódios, propor um final diferente. - Construir com as crianças códigos para registar as suas reações aos textos: uma estrela (não gostei); duas estrelas (gostei); três estrelas (gostei muito) porque - Leitura de pequenos textos adequados à sua idade e nível de competência.

19 LE2 Pesquisa e registo da informação 11. Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e compreendê lo. 13.Elaborar e aprofundar conhecimentos. autor Inferir o sentido de uma palavra desconhecida a partir do contexto frásico ou textual Escolher, em tempo limitado, entre diferentes frases escritas, a que contempla informação contida num texto curto, de 50 a 80 palavras, lido anteriormente Escolher entre diferentes interpretações, propostas pelo professor, de entre as intenções ou os sentimentos da personagem principal, a que é a mais apropriada às intenções do autor do texto, tendo em conta as informações fornecidas, justificando a escolha Procurar informação sobre temas predeterminados através da consulta de livros da biblioteca Procurar informação na Internet, a partir de palavras-chave fornecidas pelo professor ou em sítios selecionados por este, para preencher, com informação pretendida, grelhas previamente elaboradas. - Consultar o calendário para fins diversos e ficheiros de imagens. - Atividades que permitam a leitura de instruções, que constituem guias para a ação (itinerários, receitas culinárias, regras de jogos individuais e coletivos, calendários - Audição de histórias do património cultural da comunidade em que estão inseridos. Cf. Plano da Representação gráfica e ortográfica; Plano discursivo e textual - Utilizar regularmente, gramáticas, dicionários, prontuários e outros instrumentos sistematizadores, em suporte convencional ou digital, de apoio à produção escrita. - Com a utilização do computador as crianças vão-se apercebendo da orientação da escrita (esquerdadireita; cima-baixo). - Utilização de diferentes suportes - quadro, papel, computador... - Mobilizar conhecimentos prévios: propor momentos para que o aluno possa pensar no que sei sobre? ; organizar a informação em mapas ou

20 LE2 Ortografia e pontuação Sílabas, palavras, pseudopalavras, frases, texto Acentos e til Sinal de pontuação: vírgula Letra de imprensa, letra manuscrita 14. Desenvolver o conhecimento da ortografia. 15. Mobilizar o conhecimento da pontuação. 16. Transcrever e escrever textos Escrever corretamente todas as sílabas CV, CVC e CCV, em situação de ditado Escrever corretamente pelo menos 50 de um conjunto de 60 pseudopalavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas Escrever corretamente, em situação de ditado, pelo menos 55 palavras de uma lista de Identificar e utilizar os acentos (agudo, grave e circunflexo) e o til Elaborar e escrever uma frase simples, respeitando as regras de correspondência fonema grafema e utilizando corretamente as marcas do género e do número nos nomes, adjetivos e verbos Detetar eventuais erros ao comparar a sua própria produção com a frase escrita corretamente, e mostrar que compreende a razão da grafia correta Identificar e utilizar adequadamente a vírgula em enumerações e coordenações Transcrever um texto curto, apresentado em letra de imprensa, em escrita cursiva legível, de maneira fluente, palavra por palavra e sem interrupção, respeitando esquemas com a ajuda do professor (mapas de perguntas; de tópicos...). - Levar o aluno a pensar: o que sei é suficiente para escrever o texto?, habituar as crianças a confrontar as suas informações e conhecimentos com o objetivo do texto a produzir (em colaboração direta com o professor). - Utilizar os diferentes sinais de pontuação. Utilização de dicionários ilustrados; listas de palavras; cartazes... - Utilização de adjetivos para a caracterização de cenas, objetos, personagens... - Construir, p. ex., listas de palavras e expressões com as crianças para começar e acabar as histórias; para

21 LE2 acentos e espaços entre as palavras Transcrever em letra de imprensa, utilizando o teclado de um computador, um texto de 10 linhas apresentado em letra cursiva e mostrar que é capaz de utilizar algumas funções simples do tratamento de texto. caracterizar as personagens e os espaços; para não repetir sempre as mesmas palavras (ex. depois...) conectores discursivos. - Nas atividades de identificação e gestão do erro, o professor deverá ter em conta os diferentes níveis de análise da língua, não se restringindo apenas ao erro ortográfico. - Integrar os textos em circuitos pedagógicos de divulgação (jornal da escola, blogues...). Produção de texto Paráfrase, informações, explicações; pequenas narrativas 16. Transcrever e escrever textos Escrever textos, com um mínimo de 50 palavras, parafraseando, informando ou explicando Escrever pequenas narrativas, a partir de sugestões do professor, com identificação dos elementos quem, quando, onde, o quê, como. Planificação de texto: ideias chave 17. Planificar a escrita de textos Formular as ideias chave (sobre um tema dado pelo professor) a incluir num pequeno texto informativo. - Mobilizar os conhecimentos e ferramentas adquiridas na compreensão e expressão oral e na leitura. Redação e revisão de texto: concordância; tempos verbais; utilização de sinónimos e de pronomes; 18. Redigir corretamente Respeitar as regras de concordância entre o sujeito e a forma verbal Utilizar, com coerência, os tempos verbais Utilizar sinónimos e pronomes para evitar a repetição de nomes. - Utilização de um caderno de escrita pessoal, de acordo com regras previamente negociadas, no qual o aluno pode escrever o que quiser, quando quiser e onde quiser, realização de oficinas de escrita, participação em concursos, projetos de escrita colaborativa. - Jogar com a escrita : caligramas, acrósticos, palavra

22 apresentação gráfica Cuidar da apresentação final do texto. proibida, palavra puxa palavra... - Escrever com correção ortográfica pequenos textos. - Escrever textos relacionados com as tradições costumes.

23 COMPETÊNCIAS CHAVE: C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7, C8 Domínio Iniciação à educação literária IEL2 Conteúdos Audição e leitura Obras de literatura para a infância, textos da tradição popular outros textos literários selecionados pelo aluno, sob orientação Formas de leitura: silenciosa; em voz alta; em coro Objetivo Geral 19. Ouvir ler e ler textos literários. 21. Ler para apreciar textos literários. 22. Ler em termos pessoais. Metas Curriculares Descritor Ouvir ler e ler obras de literatura para a infância e textos da tradição popular Ouvir ler e ler obras de literatura para a infância e textos da tradição popular Ler, por iniciativa própria, textos disponibilizados na Biblioteca Escolar Escolher, com orientação do professor, textos de acordo com interesses pessoais Praticar a leitura silenciosa Ler pequenos trechos em voz alta Ler em coro pequenos poemas. Atividades/estratégias - Utilizar os diferentes tipos de entoação na leitura: ler a chorar, a rir...; musicar poemas; representação plástica. - Atividades a desenvolver antes da leitura do texto: adivinhar o conteúdo do texto com base no título, nas ilustrações. - Mapas de ideias o que sei sobre...? (relacionar com um tema específico ex. os animais, as plantas...). Compreensão de texto Cadência dos versos 20. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos Descobrir regularidades na cadência dos versos.

24 IEL2 Antecipação de conteúdos Intenções e emoções das personagens Inferências (de sentimento atitude) Antecipar conteúdos com base no título e nas ilustrações Interpretar as intenções e as emoções das personagens de uma história Fazer inferências (de sentimento atitude). Reconto; alteração de passagens em texto narrativo Expressão de sentimentos e de emoções Memorização e recitação Lengalenga, adivinha rimada; poema Produção expressiva Histórias inventadas Recriação de textos 21. Ler para apreciar textos literários. 23. Dizer e escrever, em termos pessoais e criativos. 23. Dizer e escrever, em termos pessoais e criativos Recontar uma história ouvida ou lida Propor alternativas distintas: alterar características das personagens Propor um final diferente para a história ouvida ou lida Exprimir sentimentos e emoções provocados pela leitura de textos Dizer lengalengas e adivinhas rimadas Dizer pequenos poemas memorizados Contar pequenas histórias inventadas Recriar pequenos textos em diferentes formas de expressão - Apresentar vários títulos para o mesmo texto, e discutir com as crianças qual a opção mais adequada, justificando a escolha. - Leitura de lengalengas, trava-línguas, e outros textos do património literário oral.

25 Texto escrito (prosa e verso rimado) (verbal, musical, plástica, gestual e corporal) Escrever pequenos textos (em prosa e em verso rimado) por proposta do professor ou por iniciativa própria.

26 COMPETÊNCIAS CHAVE: C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7, C8 Domínio Gramática G2 Conteúdos Classes de palavras Nome Determinante artigo (definido e indefinido) Verbo Adjetivo qualificativo Lexicologia Sinónimos e antónimos: reconhecimento Objetivo Geral 24. Explicitar regularidades no funcionamento da língua. 25. Compreender formas de organização do léxico Metas Curriculares Descritor Identificar nomes Identificar o determinante artigo (definido e indefinido) Identificar verbos Identificar adjetivos A partir de atividades de oralidade e de leitura, verificar que há palavras que têm significado semelhante e outras que têm significado oposto. Atividades/estratégias - Observação e descoberta das características que justificam a inclusão de palavras em classes. - Elaborar descrições utilizando adjetivos. - Construção de listas de adjetivos e de verbos para utilizar na produção oral e escrita (ex. adjetivos para descrever personagens, espaços...). - Listas de verbos para indicar ações (textos instrucionais). Ex.: Listas de nomes organizados por ordem alfabética. - Atividades que permitam descobrir regras de flexão dos nomes e adjetivos em número e em género (sem recurso à metalinguagem). - Propor alguns verbos cuja flexão seja irregular. - Utilizar a flexão dos nomes, adjetivos e verbos na produção de frases e de pequenos textos. - Construir listas de palavras de apoio à expressão oral e escrita com nomes e adjetivos (feminino, masculino; singular, plural). - Aquisição de vocabulário (por temas; áreas de interesse; relativo ao conhecimento do mundo). - Atividades que permitam perceber que a mesma palavra pode ter diferentes significados. - Listas de sinónimos, antónimos, de famílias de palavras, como suporte à produção oral e escrita.

27 COMPETÊNCIAS CHAVE: C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7, C8 PLANIFICAÇÃO DO PROJETO CURRICULAR DE ESCOLA DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO DE ESCOLARIDADE: 3º Ano ANO LETIVO: 2015/2016 COMPETÊNCIAS CHAVE: C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7, C8 Domínio Oralidade O3 Conteúdos I Interação discursiva Princípios de cortesia Objetivo Geral 3- Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor. Metas Curriculares Descritor 3.1-Adaptar o discurso às situações de comunicação. Atividades/estratégias - Assumir diferentes papéis (entrevistador, porta-voz, moderador ). - Atividades de dramatização com vista ao treino da voz, dos gestos, das pausas, da entoação, expressão facial. - Reconto de textos do património literário oral. Pedido de esclarecimento 1-Escutar para aprender e construir conhecimentos Pedir esclarecimentos acerca do que ouviu Informar, explicar. Compreensão e expressão 2- Produzir um - Exercícios de comparação de textos, (p.ex: notícia sobre o mesmo assunto em registo áudio e impresso).

28 Tom de voz, articulação, ritmo discurso oral com correção Usar a palavra com um tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequados. - Audição de textos produzidos por diferentes interlocutores usando registos diversificados da língua. Vocabulário: alargamento, adequação, variedade 1-Escutar para aprender e construir conhecimentos Identificar informação essencial. 2.2-Mobilizar vocabulário cada vez mais variado e estruturas frásicas cada vez mais complexas. - Audição de textos do património literário oral. Informação essencial Estruturas frásicas (complexidade) 1.2-Identificar informação essencial. 2.2-Mobilizar vocabulário cada vez mais variado e estruturas frásicas cada vez mais complexas. Produção de discurso oral Introdução aos géneros escolares: apresentação oral; pequeno discurso persuasivo 3.Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor. 3.4-Fazer uma apresentação oral (cerca de 3 minutos) sobre um tema, com recurso eventual a tecnologias de informação. 3.5-Fazer um pequeno discurso com intenção persuasiva (por exemplo, com o exercício mostra e conta : por solicitação do professor, o aluno traz um objeto e apresenta à turma as razões da sua escolha). - Apresentar trabalhos individualmente ou em grupo, dando conta dos objetivos, organização e conclusão dos mesmos; recorrer às tecnologias da informação como suporte à apresentação oral; responder a questões suscitadas pela apresentação do trabalho.

29 Expressão orientada: reconto, conto, descrição, simulação e dramatização. (*Saúde Escolar: saúde oral; saúde afetivo sexual e reprodutiva, alimentação saudável e violência em meio escolar) 3.2-Recontar, contar e descrever. 3.6-Desempenhar papéis específicos em atividades de expressão orientada, respeitando o tema, retomando o assunto e justificando opiniões. -Fazer o reconto de histórias e pequenos textos ouvidos ou lidos. - Leitura dialogada. - Dramatizações.

30 COMPETÊNCIAS CHAVE: C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7, C8 Domínio Leitura e Escrita Conteúdos Consciência fonológica (consolidação) Objetivo Geral 4- Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas. Metas Curriculares Descritor 4.1- Reunir numa sílaba os primeiros fonemas de duas palavras (por exemplo, cachorro irritado > ki ), cometendo erros só ocasionalmente e apresentando um número significativo de respostas determinadas por uma codificação ortográfica ( si ). Atividades/estratégias -Descobrir rimas nas palavras. - Descobrir sílabas iguais. - Substituir letras e sílabas e formar palavras diferentes. LE3 Fluência de leitura: velocidade, precisão e prosódia Palavras regulares e irregulares; 5-Ler em voz alta palavras e textos. 5.1-Ler todas as palavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas regulares e, salvo raras exceções, todas as palavras irregulares encontradas nos textos utilizados na escola. 5.2-Decodificar palavras com fluência crescente: bom domínio na - Identificação das ações necessárias para a realização de uma tarefa; p. ex. na resolução de problemas; atividades experimentais. Consulta de índices e ficheiros. - Treino, na biblioteca ou no centro de recursos, de pesquisa em suporte de papel (índices, ficheiros,...) e informático (endereço, motores de busca...) por palavras, por expressão...

31 textos(progressão) leitura das palavras dissilábicas de 4 a 6 letras e trissilábicas de 7 ou mais letras, sem hesitação e quase tão rapidamente para as trissilábicas como para as dissilábicas. 5.3-Ler corretamente um mínimo de 80 palavras por minuto de uma lista de palavras de um texto apresentadas quase aleatoriamente. 5.4-Ler um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por minuto. - Atividades a desenvolver antes da leitura do texto: brainstorming, mapas de ideias. - Antecipação do assunto com base no título, índice, ilustração. - Atividades que permitam perceber a diferença entre uma leitura global e uma leitura seletiva (ler para definir um conceito; para encontrar uma palavra específica...); para tirar notas; para organizar e completar os mapas de ideias... LE3 Compreensão de texto Textos de características: narrativas, expositivas/informativas, descritivas Notícia, carta, convite, banda desenhada 6- Ler textos diversos. 6.1-Ler pequenos textos narrativos, informativos e descritivos, notícias, cartas, convites e banda desenhada. - Leitura e apresentação de textos de autores açorianos. - Implementar atividades que permitam o gosto pela leitura. - Atividades definidas no âmbito do ProSucesso. Vocabulário: alargamento temático 7-Apropriar-se de novos vocábulos. 7.1-Reconhecer o significado de novas palavras, relativas a temas do quotidiano, áreas do interesse dos alunos e conhecimento do mundo - Consulta de dicionários e prontuários.

32 10-Monitorizar a compreensão. (por exemplo, relações de parentesco, naturalidade e nacionalidade, costumes e tradições, desportos, serviços, livraria, biblioteca, saúde e corpo humano). LE3 Paráfrase Sentidos do texto: tema, assunto; informação essencial; antecipação de conteúdos; intenções e emoções das personagens e sua relação com finalidades da ação 8-Organizar os conhecimentos do texto Sublinhar as palavras desconhecidas, inferir o significado a partir de dados contextuais e confirmá-lo no dicionário. 8.1-Identificar, por expressões de sentido equivalente, informações contidas explicitamente em textos narrativos, informativos e descritivos, de cerca de 300 palavras Identificar o tema ou o assunto do texto, assim como os eventuais subtemas. 8.3-Pôr em relação duas informações para inferir delas uma terceira. - Localizar em textos expressões de sentido equivalente. - Realizar atividades de pré-leitura, leitura e pós leitura. - Leitura de diferentes tipos de textos para identificação do tema e assunto. 8.4-Referir, em poucas palavras, o essencial do texto.

33 9-Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e compreendê-lo. 9.1-Formular questões intermédias e enunciar expectativas e direções possíveis durante a leitura de um texto. 9.2-Escolher, em tempo limitado, entre diferentes frases escritas, a que contempla informação contida num texto curto, de cerca de 100 palavras, lido anteriormente. LE3 Opinião crítica 11-Elaborar e aprofundar ideias e conhecimentos. 9.3-Relacionar intenções e emoções das personagens com finalidades da ação Exprimir de maneira apropriada uma opinião crítica a respeito de um texto e compará-lo com outros já lidos ou conhecidos Exprimir uma opinião crítica a respeito de ações das personagens ou de outras informações que possam ser objeto de juízos de valor.

34 Pesquisa e registo da informação Estabelecer uma lista de fontes pertinentes de informação relativas a um tema, através de pesquisas na biblioteca e pela internet. - Realização de pesquisas em livros e na internet. LE3 Organização e pontuação Grafemas, palavras, texto (alargamento) 12-Desenvolver o conhecimento da ortografia Procurar informação na internet para preencher esquemas anteriormente elaborados ou para responder a questões elaboradas em grupo Indicar, para as relações fonema-grafema e grafema-fonema mais frequentes, as diferentes possibilidades de escrever os fonemas que, segundo o código ortográfico do português, podem corresponder a mais do que um grafema, e para cada grafema indicar, quando é o caso, as diferentes possibilidades de leitura (em ambos os casos exemplificando com palavras). - Realização de exercícios de ortografia em diferentes suportes Escrever um texto, em situação de ditado, quase sem cometer erros.

35 Sinal gráfico: hífen 13.1-Identificar e utilizar o hífen. Sinal auxiliar de escrita: aspas Sinais de pontuação: ponto de exclamação, dois pontos (introdução do discurso direto), travessão (no discurso direto) 13-Mobilizar o conhecimento da representação gráfica e da pontuação Identificar e utilizar os seguintes sinais auxiliares de escrita: travessão (no discurso direto) e aspas Utilizar adequadamente os seguintes sinais de pontuação: ponto de exclamação; dois pontos (introdução do discurso direto). LE3 Translineação 16-Escrever textos narrativos Fazer a translineação de palavras no final das sílabas terminadas em vogal e em ditongo e na separação dos dígrafos rr e ss. Produção de texto Textos de características: narrativas, expositivas/informativas; diálogo 17-Escrever textos informativos Escrever pequenas narrativas, incluindo os seus elementos constituintes: quem, quando, onde, o quê, como Introduzir diálogos em textos narrativos. - Escrita de diferentes tipos de textos. - Realização de oficinas de escrita. - Levar os alunos a expressar as suas ideias e opiniões, através do diálogo.

36 LE3 Carta, convite; diálogo e legenda para banda desenhada Planificação de texto: relacionação e organização de ideias e temas Textualização: caligrafia, ortografia, vocabulário, 18-Escrever textos dialogais. 19-Escrever textos diversos. 14-Planificar a escrita de textos. 15-Redigir corretamente Escrever pequenos textos informativos, a partir de ajudas que identifiquem a introdução ao tópico, o desenvolvimento do tópico com factos e pormenores, e a conclusão Escrever diálogos, contendo a fase de abertura, a fase de interação e a fase de fecho Escrever convites e cartas Escrever falas, diálogos ou legendas para banda desenhada Registar ideias relacionadas com o tema, organizando-as. 15-1Utilizar uma caligrafia legível Usar vocabulário adequado Trabalhar um texto, amplificando-o através da coordenação de nomes, de - Articular o trabalho de escrita com os diferentes planos do CEL. - Utilizar regularmente gramáticas, dicionários, prontuários e outros instrumentos sistematizadores, em suporte convencional ou digital, de apoio à produção escrita. - Mobilizar conhecimentos prévios: propor momentos para que o aluno possa pensar no que sei sobre? ; organizar a informação em mapas ou esquemas. - Levar o aluno a pensar: o que sei é suficiente para escrever o texto?, habituar as crianças a confrontar as suas informações e conhecimentos com o objetivo do texto a produzir (em textos de apoio, no manual, perguntando ao professor). - Utilização de retomas nominais e pronominais; adequação dos tempos verbais; utilização de conectores discursivos; estrutura compositiva e formato adequados; respeito pelo tema e intenção definidos - Sensibilizar para os planos da descrição - Identificação de elementos, localização e caracterização

37 LE3 amplificação de texto (expansão de frases, com coordenação de nomes, de adjetivos e de verbos) Revisão de texto: Planificação, vocabulário e ortografia (*Saúde Escolar: saúde oral; saúde afetivo sexual e reprodutiva, alimentação saudável e violência em meio escolar) 20- Rever textos escritos. adjetivos e de verbos Verificar se o texto contém as ideias previamente definidas Verificar a adequação do vocabulário usado Identificar e corrigir os erros de ortografia que o texto contenha. - Utilização dos adjetivos Quem? Onde? Quando? O quê? (Porquê? Como?) - Evoluir progressivamente de um trabalho mais colaborativo e orientado pelo professor, para um trabalho mais autónomo e individual. - Utilização de diferentes técnicas de revisão: confrontar com o plano; grelhas de autoavaliação. - Nas atividades de identificação e gestão do erro, o professor deverá ter em conta os diferentes níveis de análise da língua, não se restringindo apenas ao erro ortográfico. - Utilização de um caderno de escrita pessoal, de acordo com regras previamente negociadas, no qual o aluno pode escrever o que quiser, quando quiser e onde quiser, realização de oficinas de escrita, participação em concursos, projetos de escrita colaborativa. - Jogar com a escrita : caligramas, acrósticos, palavra proibida, palavra puxa palavra...

38 COMPETÊNCIAS CHAVE: C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7, C8 Domínio Gramática G3 Conteúdos Fonologia Monossílabos, dissílabos, trissílabos, polissílabos Sílaba tónica e sílaba átona Objetivo Geral 26- Explicitar aspetos fundamentais da fonologia do português. Metas Curriculares Descritor Classificar palavras quanto ao número de sílabas Distinguir sílaba tónica da átona Classificar palavras quanto à posição da sílaba tónica. Atividades/estratégias - Reconstruir ou reinventar palavras alterando a sua estrutura silábica (aumentar sílabas, suprimir, trocar...). - Atividades de exploração dos efeitos prosódicos resultantes da articulação de sons em fronteiras de palavras (ex. Este chocolate é de leite. /Este chocolate é um deleite). Palavras agudas, graves e esdrúxulas Classe das palavras 27. Conhecer propriedades das palavras Identificar nomes próprios e comuns. - Observação e descoberta das características que justificam a inclusão de palavras em classes. Nome próprio e nome comum Pronome pessoal (forma tónica) Determinante demonstrativo; Identificar pronomes pessoais (forma tónica) Identificar os determinantes possessivos e os demonstrativos. - Reescrita de textos com recurso a conectores discursivos (ex. construção de listas de palavras para substituir o e depois...). - Verificação experimental do valor do adjetivo em textos (nos seus diferentes graus). - Utilizar os pronomes para evitar repetições de nomes. - Atividades de leitura para descoberta do referente

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 3ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 3ºANO DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO ALGARVE Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas (Sede: Escola Secundária José Belchior Viegas) PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 3ºANO METAS Domínios/ Conteúdos

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Português 1.º ano 2015/2016

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Português 1.º ano 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Português 1.º ano 2015/2016 Domínio (Unidade / Tema) Subdomínio / Conteúdos

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 3º ANO (1º CICLO) PORTUGUÊS

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 3º ANO (1º CICLO) PORTUGUÊS CRTÉRO EPECÍCO DE AVALAÇÃO 3º ANO (1º CCLO) PORTUGUÊ DOMÍNO OJETVO DECRTORE DE DEEMPENHO MENÇÕE Oralidade 1. Escutar para aprender e construir conhecimentos 2. Produzir um discurso oral com correção 3.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 4ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 4ºANO . Interação discursiva Princípios de cortesia e cooperação Informação, explicação; pergunta. Compreensão e expressão Vocabulário: variedade e precisão Informação: essencial e acessória; implícita Facto

Leia mais

Oralidade. Departamento Curricular de Língua Materna e Humanidades Ano Letivo 2015 / 2016

Oralidade. Departamento Curricular de Língua Materna e Humanidades Ano Letivo 2015 / 2016 DOMÍNIOS Oralidade Metas curriculares 1. Escutar para aprender e construir conhecimentos. 2. Produzir um discurso oral com correção. 3. Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 242 937 COD. 152 870

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 242 937 COD. 152 870 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO (Aprovados em Conselho Pedagógico de 16 outubro de 2012) No caso específico da disciplina de PORTUGUÊS, do 3.º ano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda ao nível

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016 1º CICLO - 2º ANO DE ESCOLARIDADE PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO MENSAL DE JANEIRO DOMÍNIOS METAS/OBJETIVOS OPERACIONALIZAÇÃO (DESCRITORES) MATERIAIS/ RECURSOS ORALIDADE

Leia mais

Metas Curriculares de Português

Metas Curriculares de Português Metas Curriculares de Português Ensino Básico 1.º Ciclo O domínio da ORALIDADE Helena C. Buescu, Maria Regina Rocha, Violante F. Magalhães Objetivos e Descritores de Desempenho Oralidade 1.º Ano Objetivos

Leia mais

1º PERÍODO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO

1º PERÍODO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO MATEMÁTICA PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL DO 1.º ANO 2015 / 2016 1º PERÍODO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO Oralidade Leitura e Educação Literária Gramática Números e Operações -Entoação e ritmo -Texto

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2013-2014

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2013-2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL 2013-2014 Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira Área Disciplinar: Português Ano de Escolaridade: 3º Mês: outubro Domínios de referência Objetivos/Descritores Conteúdos Oralidade 1

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS. Planificação de Português

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS. Planificação de Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS Escola Básica 2/3 de Pedrouços Planificação de Português 7. 7ºano de escolaridade Ano letivo 2012/2013 Expressão oral Compreensão oral 1. o Período (+-64 aulas ) ))))))))646464+66666646

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico; Metas Curriculares de Português- 1º Ciclo 1º

Leia mais

Compreensão/Expressão oral

Compreensão/Expressão oral ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL 3º C.E.B DISCIPLINA: Português ANO: 7º ANO : 2011/2012 SEQUÊNCIA 1 COMPETÊNCIAS/ Compreensão/Expressão oral Dispor-se a escutar. LEITURA

Leia mais

Tipologia Textual O conto. Competências a trabalhar associadas ao processo CO L CEL

Tipologia Textual O conto. Competências a trabalhar associadas ao processo CO L CEL Ministério da Educação Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora nº2 Novo Programa de Português do Ensino Básico Sequência Didáctica 5º ano Ano lectivo de 2010/2011 Tipologia Textual O conto Competências

Leia mais

1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação

1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação 1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação PORTUGUÊS Domínios em Domínios/Competências Fatores de ponderação Instrumentos de Domínio Cognitivo Compreensão oral 20% Registos e grelhas de observação

Leia mais

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM CURRÍCULO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM ORALIDADE Formar frases com seqüência e sentido. Relacionar palavras que iniciam com vogais. Associar primeira letra/som em palavras iniciadas por vogal. Falar

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ ESTÊVÃO. DEPARTAMENTO DE 1.º CICLO Planificação Anual da Disciplina de Português 3.º ano Ano Letivo de 2015/2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ ESTÊVÃO. DEPARTAMENTO DE 1.º CICLO Planificação Anual da Disciplina de Português 3.º ano Ano Letivo de 2015/2016 1º PERÍODO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ ESTÊVÃO DEPARTAMENTO DE 1.º CICLO Planificação Anual da Disciplina de Português 3.º ano Ano Letivo de 2015/2016 Unidades/Conteúdos Tempos Oralidade -Escutar para

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS: 1 ano Levar o estudante a realizar a escrita do próprio nome e outros nomes. Promover a escrita das letras do alfabeto. Utilizar a linguagem oral para conversar,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DANIEL SAMPAIO. Departamento de 1º Ciclo. Ano letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO. 4º ANO DISCIPLINA: Português

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DANIEL SAMPAIO. Departamento de 1º Ciclo. Ano letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO. 4º ANO DISCIPLINA: Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DANIEL SAMPAIO Departamento de 1º Ciclo Ano letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 4º ANO DISCIPLINA: Português PERÍODO 1º *Oralidade Interação discursiva >Princípio de cortesia;

Leia mais

A apresentação de programas de Língua Portuguesa para o Ensino Básico implica que se explicitem os seus pressupostos.

A apresentação de programas de Língua Portuguesa para o Ensino Básico implica que se explicitem os seus pressupostos. BISC Year 1 Portuguese language program PRINCÍPIOS ORIENTADORES A apresentação de programas de Língua Portuguesa para o Ensino Básico implica que se explicitem os seus pressupostos. O conjunto dos objectivos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 346 779 COD. 152 870

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 346 779 COD. 152 870 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO ( Aprovados em Conselho Pedagógico de21 de outubro de 2014 ) No caso específico da disciplina de Português, do 6.º ano de escolaridade, a avaliação incidirá ao nível

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 1º VOLUME ARTES VISUAIS O FAZER ARTÍSTICO Criação de desenhos, pinturas e colagens, com base em seu próprio repertório. Exploração das possibilidades oferecidas por diferentes

Leia mais

O programa Ler e Escrever: guia de planejamento e orientações didáticas para o professor alfabetizador 1a série. Aula de 9 de maio de 2012

O programa Ler e Escrever: guia de planejamento e orientações didáticas para o professor alfabetizador 1a série. Aula de 9 de maio de 2012 O programa Ler e Escrever: guia de planejamento e orientações didáticas para o professor alfabetizador 1a série Aula de 9 de maio de 2012 Apresentação Não é um programa inovador O momento não é de procurar

Leia mais

CONHECIMENTOS E CAPACIDADES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 1

CONHECIMENTOS E CAPACIDADES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 1 . PREFEITURA MUNICIPAL DO SALVADOR Secretaria Municipal de Educação e Cultura SMEC Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico CENAP CONHECIMENTOS E CAPACIDADES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO Escola Básica e Secundária À Beira Douro- Medas

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO Escola Básica e Secundária À Beira Douro- Medas AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO Escola Básica e Secundária À Beira Douro- Medas Departamento de Línguas Estrangeiras - Inglês - 3º Ciclo - 7º Ano Planificação Anual 2010 / 2011 1º Período - Aulas

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CURRICULAR 1º CICLO - 1º ano de escolaridade

PLANIFICAÇÃO CURRICULAR 1º CICLO - 1º ano de escolaridade AGRUPAMENTO ESCOLAS LUÍS ANTÓNIO VERNEY 171396 PLANIFICAÇÃO CURRICULAR 1º CICLO - 1º ano de escolaridade INTRODUÇÃO Este documento tem como finalidade fixar as referências para o desenvolvimento curricular,

Leia mais

Curso Profissional 11º ano. Módulo III Lugares e Transportes

Curso Profissional 11º ano. Módulo III Lugares e Transportes Curso Profissional 11º ano Módulo III Lugares e Transportes 1. Competências visadas (a desenvolver no aluno) Compreensão oral: - Compreender o suficiente para resolver necessidades concretas, desde que

Leia mais

Avaliação diagnóstica da alfabetização 1 AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA

Avaliação diagnóstica da alfabetização 1 AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA Avaliação diagnóstica da alfabetização 1 http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/proletr/fasciculo_port.pdf Antônio Augusto Gomes Batista Ceris S. Ribas Silva Maria das Graças de Castro Bregunci Maria

Leia mais

Grupo de Educação Especial

Grupo de Educação Especial Grupo de Educação Especial Critérios Gerais de Avaliação 2015/2016 De acordo com o Despacho normativo n.º 24-A/2012, artigo 8.º (ponto 10): 10 A informação resultante da avaliação sumativa dos alunos do

Leia mais

Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro. Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP

Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro. Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP Português A2 Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP Direção de Serviços de Língua e Cultura Composição Gráfica: Centro Virtual Camões

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FIGUEIRA MAR 2014/2015 Curso Vocacional - Planificação anual de Português Número total de aulas: 110

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FIGUEIRA MAR 2014/2015 Curso Vocacional - Planificação anual de Português Número total de aulas: 110 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FIGUEIRA MAR 2014/2015 Curso Vocacional - Planificação anual de Português Número total de aulas: 110 Módulo 1 Técnicas e modelos de 35 aulas Notícia Reportagem Entrevista Carta Requerimento

Leia mais

Departamento da Educação Pré-Escolar/1.º Ciclo. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pré-Escolar

Departamento da Educação Pré-Escolar/1.º Ciclo. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pré-Escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA BÁRBARA Departamento Pré-Escolar/1º Ciclo 151 956 Departamento da Educação Pré-Escolar/1.º Ciclo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pré-Escolar Área

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016 DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual / Critérios de avaliação Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016 Domínio (Unidade/ tema) Subdomínio/Conteúdos Metas de Aprendizagem Estratégias/

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS - 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS - 8.º ANO DE PORTUGUÊS - 8.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No final do 8.º ano de escolaridade, o aluno deve ser capaz de: interpretar e produzir discursos/textos orais com diferentes graus de formalidade,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Actividades de Enriquecimento Curricular Expressão Dramática/Teatro e Corporal

PLANIFICAÇÃO ANUAL Actividades de Enriquecimento Curricular Expressão Dramática/Teatro e Corporal PLANIFICAÇÃO ANUAL Actividades de Enriquecimento Curricular Expressão Dramática/Teatro e Corporal Ano de escolaridade: 3.º e 4.º Ano Ano lectivo: 2011/2012 Professor/a da Disciplina:... Agrupamento/Escola:.

Leia mais

Language descriptors in Portuguese Portuguese listening - Descritores para a Compreensão do Oral em História e Matemática

Language descriptors in Portuguese Portuguese listening - Descritores para a Compreensão do Oral em História e Matemática Language descriptors in Portuguese Portuguese listening - Descritores para a Compreensão do Oral em História e Matemática Compreender informação factual e explicações Compreender instruções e orientações

Leia mais

Objetivos Domínios/ Conteúdos Atividades Avaliação Tempo

Objetivos Domínios/ Conteúdos Atividades Avaliação Tempo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 1 DE GONDOMAR EB 2/3 de Jovim PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 1º Período 5º Ano ANO LETIVO 2013/2014 Objetivos Domínios/ Conteúdos Atividades Avaliação Tempo Conhecer o alfabeto.

Leia mais

Pré-Escola 4 e 5 anos

Pré-Escola 4 e 5 anos PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC DIÁRIO DE CLASSE Educação Infantil Pré-Escola 4 e 5 anos DIÁRIO DE CLASSE ESCOLA: CRE: ATO DE CRIAÇÃO DIÁRIO OFICIAL / /

Leia mais

Planificação anual Ano letivo: 2015/2016

Planificação anual Ano letivo: 2015/2016 Período: 1.º Ano Número total de aulas previstas: 39 Competências Compreensão oral: compreender textos orais, de natureza diversificada e de acessibilidade adequada ao Compreensão escrita: compreender

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL:

Leia mais

METAS CURRICULARES DE PORTUGUÊS

METAS CURRICULARES DE PORTUGUÊS METAS CURRICULARES DE PORTUGUÊS ENSINO BÁSICO 1., 2. E 3. CICLOS PROPOSTAS PELA EQUIPA DE PORTUGUÊS: HELENA C. BUESCU, JOSÉ MORAIS, MARIA REGINA ROCHA, VIOLANTE F. MAGALHÃES AGOSTO DE 2012 ÍNDICE INTRODUÇÃO

Leia mais

Profa. Ma. Adriana Rosa

Profa. Ma. Adriana Rosa Unidade I ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Ma. Adriana Rosa Ementa A teoria construtivista: principais contribuições, possibilidades de trabalho pedagógico. Conceito de alfabetização: história e evolução.

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016 1º CICLO - 1º ANO DE ESCOLARIDADE PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO MENSAL DE JANEIRO DOMÍNIOS METAS/OBJETIVOS OPERACIONALIZAÇÃO (DESCRITORES) MATERIAIS/RECURSOS MODALIDADES

Leia mais

PROVA ESCRITA. INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS Abril de 2015. Duração: 90 minutos (escrita) e 15 minutos (oral)

PROVA ESCRITA. INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS Abril de 2015. Duração: 90 minutos (escrita) e 15 minutos (oral) INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS Abril de 2015 Prova 06 2015 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) Tipo de Prova: Escrita e Oral Duração: 90 minutos (escrita)

Leia mais

CONSELHO DE DOCENTES DO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CONSELHO DE DOCENTES DO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Agrupamento de Vale de Ovil Escola Básica e Secundária do Vale de Ovil Código 345702 CONSELHO DE DOCENTES DO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A avaliação é qualitativa e contínua com o objectivo de reconhecer

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM

EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM COMUNICAÇÃO FASE I FASE II ORALIDADE Transmitir recados simples. Formar frases com seqüência. Argumentar para resolver conflitos. Verbalizar suas necessidades e

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES MAGALHÃES 1º CICLO. Critérios de Avaliação. 1º Ano

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES MAGALHÃES 1º CICLO. Critérios de Avaliação. 1º Ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES MAGALHÃES 1º CICLO Critérios de Avaliação 1º Ano Disciplina: PORTUGUÊS Domínio Parâmetros de Avaliação Instrumentos de avaliação Ponderação Oralidade Assimilar e expressar

Leia mais

Competências Gerais a Desenvolver no Pré-Escolar

Competências Gerais a Desenvolver no Pré-Escolar Competências Gerais a Desenvolver no Pré-Escolar ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL SOCIALIZAÇÃO Desenvolver atitudes procedimentos e conceitos Interiorizar valores espirituais morais e críticos Desenvolver

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Revelar curiosidade e desejo de saber; Explorar situações de descoberta e exploração do mundo físico; Compreender mundo exterior mais próximo e do

Leia mais

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem.

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem. Brasília, 24 de fevereiro de 2014. Senhores Pais e/ou Responsáveis, Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Maternal II, durante o 1º

Leia mais

PLANIFICAÇÕES AEC Expressão Musical

PLANIFICAÇÕES AEC Expressão Musical PLANIFICAÇÕES AEC Expressão Musical 1º Ano Sons do meio ambiente e da natureza / silêncio Sons do corpo (níveis corporais) Sons naturais e artificiais Sons fortes e fracos Sons pianos (p), médios (mf)

Leia mais

Planificação Curricular Pré-escolar

Planificação Curricular Pré-escolar PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Ciclo/ Área/ Disciplina: Pré-escolar Ano Letivo 2012/2013 Área de Formação pessoal e Social Esboço Curricular para a Educação de Infância (segundo as Orientações Curriculares

Leia mais

2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL 8.º ANO

2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL 8.º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ BELCHIOR VIEGAS ESCOLA BÁSICA 2.3 POETA BERNARDO DE PASSOS PORTUGUÊS 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL 8.º ANO (cerca de 165 aulas) 1 ORALIDADE Interpretar discursos orais com diferentes

Leia mais

Agrupamento de escolas de Sardoal Escola EB 2,3/S Dra. Maria Judite Serrão de Andrade BIBLIOTECA ESCOLAR

Agrupamento de escolas de Sardoal Escola EB 2,3/S Dra. Maria Judite Serrão de Andrade BIBLIOTECA ESCOLAR Sophia de Mello Breyner Andresen O BOJADOR Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para leitura orientada na sala de aula no 4.º ano de escolaridade - Grau de dificuldade II Livro recomendado

Leia mais

Critérios de Avaliação de Português 1º ano Ano letivo:2018/2019

Critérios de Avaliação de Português 1º ano Ano letivo:2018/2019 APRENDZAGEN EENCA NVE DE DEEMPENHO PERFL DO ALUNO NVE DE AVALAÇÃO DOMÍNO Oralidade OJETVO 1.Respeitar regras da interação discursiva. 1.Escuta, sem dificuldade, os outros e espera pela sua vez para falar.

Leia mais

Deve ainda ser tido em consideração o Despacho Normativo n.º 24-A/2012, de 6 de dezembro.

Deve ainda ser tido em consideração o Despacho Normativo n.º 24-A/2012, de 6 de dezembro. Exame de equivalência à frequência de Inglês 05 3.º Ciclo do Ensino Básico Informação Exame de Equivalência à Frequência. Introdução O presente documento visa divulgar as características do exame de equivalência

Leia mais

1) O que é a consciência fonológica?

1) O que é a consciência fonológica? 1) O que é a consciência fonológica? É a consciência de que a linguagem oral (frases, palavras ) é composta por sequências de sons com significado. Ter consciência fonológica proporciona a capacidade de

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME. Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME. Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados Unidade 4 O mundo secreto das tocas e dos ninhos Unidade 5 Luz, sombra e ação! Unidade

Leia mais

O g É um Gato Enroscado

O g É um Gato Enroscado O g É um Gato Enroscado Editorial Caminho, 1.ª ed., 2003; 2.ª ed., 2007 Guião de trabalho para professores do Ensino Básico I. Breve introdução à leitura da obra O g É um Gato Enroscado (Caminho, 2003)

Leia mais

GUIA DE CORREÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE RESULTADOS

GUIA DE CORREÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE RESULTADOS GUIA DE CORREÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE RESULTADOS TESTE 2 SEGUNDO SEMESTRE 2010 Presidência da República Federativa do Brasil Ministério da Educação Secretaria Executiva Presidência do Instituto Nacional

Leia mais

Programa de Educação Bilingue - II Ciclo 3ª Classe CONTEÚDOS

Programa de Educação Bilingue - II Ciclo 3ª Classe CONTEÚDOS Programa de L1-3ª Classe Família Compreender mensagens e textos orais; Distinguir a pronúncia padrão da não Respeitar as diferentes formas de expressão dos seus companheiros; Expressar-se de forma clara

Leia mais

1. Identificação 2. Contextualização/Caracterização do grupo/justificação da planificação 1

1. Identificação 2. Contextualização/Caracterização do grupo/justificação da planificação 1 1. Identificação Agrupamento de Escolas Zona Urbana de Viseu Nº de crianças e idades abrangidas: 20 (3 aos 6 anos) Ano letivo: 2012/2013 2. Contextualização/Caracterização do grupo/justificação da planificação

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas Departamento Curricular/Ciclo: 1º Ciclo Disciplina: Expressões Artísticas e Físico-Motora Ano de escolaridade: 4º ano Ano letivo: 2015/2016 Perfil do aluno à saída do 1º ciclo: Participar na vida sala

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Departamento de Línguas Grupos: 220; 300; 320; 330; 350 ESCOLA BÁSICA DO 2º CICLO DE PINHEL Critérios de Avaliação de Língua Portuguesa- 2º Ciclo O R A L I D A D E Componente Cognitiva

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO EANES LOBATO Critérios de Avaliação Educação Pré Escolar Departamento Educação Pré Escolar Ano letivo 2013/2014 A avaliação do processo permite reconhecer a pertinência e sentido

Leia mais

COLÉGIO DE LAMEGO (70%-89%) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICA Do 1º Ciclo

COLÉGIO DE LAMEGO (70%-89%) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICA Do 1º Ciclo COLÉGIO DE LAMEGO (70%-89%) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICA Do 1º Ciclo 2014/2015 Avaliar é um conceito que se utiliza com frequência na sociedade actual. Ao fazer-se uma avaliação queremos apreciar

Leia mais

Planificação Anual. Competências Aprendizagens Atividades/Estratégias Avaliação. Registo e produções - Confiança

Planificação Anual. Competências Aprendizagens Atividades/Estratégias Avaliação. Registo e produções - Confiança Planificação Anual Professor: Gabriela Maria R. D. T. L. C. Silva Disciplina: Ano: préescolar Turma: I Ano letivo: 2014-2015 Competências Aprendizagens Atividades/Estratégias Avaliação Facilitar a adaptação

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. 2º Ano

LÍNGUA PORTUGUESA. 2º Ano LÍNGUA PORTUGUESA 2º Ano ELABORAÇÃO: JOSIANE DE LIMA PIRAQUARA 2015 SALADA DE FRUTA INGREDIENTES 2 MAMÕES PAPAIA PEQUENOS 1 LARANJA MÉDIA 5 BANANAS 2 MAÇÃS 5 MORANGOS MADUROS 1 PÊSSEGO 10 GRÃOS DE UVA

Leia mais

Anexos I. Objetivos para a Educação Pré-Escolar

Anexos I. Objetivos para a Educação Pré-Escolar Anexos I Objetivos para a Educação Pré-Escolar Domínio da Matemática CONHECI MENTO DO MUNDO FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL 3 ANOS 1.º PERÍODO Independência/Autonomia Saber o seu nome Conhecer e utilizar o seu

Leia mais

Escola Básica e Secundária À Beira Douro. Planificação de Língua Portuguesa 5º ano. Ano lectivo 2010-2011

Escola Básica e Secundária À Beira Douro. Planificação de Língua Portuguesa 5º ano. Ano lectivo 2010-2011 Escola Básica e Secundária À Beira Douro Planificação de Língua Portuguesa 5º ano Ano lectivo 2010-2011 COMPETÊNCIAS NÍVEIS DE DESEMPENHO CONTEÚDOS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM MATERIAIS / RECURSOS AVALIAÇÃO

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR. Áreas Critérios de avaliação Instrumentos de avaliação

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR. Áreas Critérios de avaliação Instrumentos de avaliação EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Áreas Critérios de avaliação Instrumentos de avaliação Área de Formação Pessoal e social Revelar autonomia na higiene e alimentação. Demonstrar controlo de emoções, reações e atitudes.

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIACÃO

CRITÉRIOS DE AVALIACÃO CRITÉRIOS DE AVALIACÃO Educação Visual 5º Ano Educação Visual 6º Ano Educação Tecnológica 5º Ano Educação Tecnológica 6º Ano ANO ESCOLAR 2015 / 2016 Ano letivo de 2015 / 2016 INTRODUÇÃO Sendo a avaliação

Leia mais

A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA

A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA. AÇÕES DO PIBID/CAPES UFG (SUBPROJETO: LETRAS: PORTUGUÊS) NO COLÉGIO ESTADUAL LYCEU DE GOIÂNIA Bolsistas: SILVA, Danila L.; VAZ, Paula R. de Sena.;

Leia mais

Formação de PROFESSOR

Formação de PROFESSOR Formação de PROFESSOR 1 Especial Formação de Professor Por Beatriz Tavares de Souza* Apresentação Ricamente ilustrada e escrita em versos, a obra narra a história de Ubaldo, urubu descendente de uma família

Leia mais

Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos.

Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. METAS CURRICULARES 2º ANO Português Oralidade Respeitar regras da interação discursiva. Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir

Leia mais

Área - Relações Interpessoais

Área - Relações Interpessoais Área - Relações Interpessoais Eu e os Outros ACTIVIDADE 1 Dar e Receber um Não. Dar e Receber um Sim. Tempo Previsível 60 a 90 m COMO FAZER? 1. Propor ao grupo a realização de situações de role play, em

Leia mais

Prova Escrita (Código 21) / 2015

Prova Escrita (Código 21) / 2015 Provas de equivalência à frequência INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS maio de 20 PROVA /21 20 3º Ciclo do Ensino Básico Prova Escrita (Código 21) / 20 O presente documento divulga informação

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL. PRÉ I Professoras Caroline e Ana Lucia Habilidades vivenciadas no 2º bimestre 2011

EDUCAÇÃO INFANTIL. PRÉ I Professoras Caroline e Ana Lucia Habilidades vivenciadas no 2º bimestre 2011 EDUCAÇÃO INFANTIL Prezados Pais e/ou Responsáveis, Estamos vivenciando o segundo bimestre letivo e o processo de aprendizagem representa pra nós, motivo de alegria e conquistas diárias. Confiram as habilidades

Leia mais

A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA E A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Ano 02 Unidade 03

A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA E A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Ano 02 Unidade 03 CONCURSO DA EDUCAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE CARGO: PROFESSOR 1 / 2015 A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA E A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO Ano 02 Unidade 03 ( F

Leia mais

AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES

AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES ESCOLA BÁSICA LUÍS DE STTAU MONTEIRO - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº1 DE LOURES AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES DOMÍNIOS / CRITÉRIOS 2º Ciclo DISCIPLINA COGNITIVO / OPERATIVO E INSTRUMENTAL CONHECIMENTOS

Leia mais

Plano de Estudo e de Desenvolvimento do Currículo

Plano de Estudo e de Desenvolvimento do Currículo DGEste - Direção de Serviços da Região Norte AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LEONARDO COIMBRA FILHO, PORTO Código 152213 4.º ANO Ano Letivo 2014/2015 Aulas Previstas/Ano de Escolaridade Plano de Estudo e de Desenvolvimento

Leia mais

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PORTUGUESA DE LÍNGUA. Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) MARÇO

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PORTUGUESA DE LÍNGUA. Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) MARÇO EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA MARÇO 2013 Expectativas de Aprendizagem de Língua Portuguesa dos anos iniciais do Ensino Fundamental 1º ao 5º ano Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º

Leia mais

Módulo 1 - Vida Pessoal: Eu, o meu mundo e as minhas Línguas (48 aulas)

Módulo 1 - Vida Pessoal: Eu, o meu mundo e as minhas Línguas (48 aulas) ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS 2014-2015 PLANIFICAÇÃO DE ALEMÃO - CURSOS PROFISSIONAIS Módulo 1 - Vida Pessoal: Eu, o meu mundo e as minhas Línguas (48 aulas) Competências Gerais/ Domínios de Referência

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTELA E MOSCAVIDE. Critérios de Avaliação de Português Ensino Secundário Cursos Científico-Humanísticos

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTELA E MOSCAVIDE. Critérios de Avaliação de Português Ensino Secundário Cursos Científico-Humanísticos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTELA E MOSCAVIDE Escola Secundária da Portela Escola EB,3 Gaspar Correia Escola EB1 Catela Gomes Escola EB1/JI Quinta da Alegria Escola EB1/JI Portela Critérios de Avaliação

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 1º ANO DE ESCOLARIDADE PORTUGUÊS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 1º ANO DE ESCOLARIDADE PORTUGUÊS ANO LETVO 2016/2017 CRTÉRO DE AVALAÇÃO 1º CCLO 1º ANO DE ECOLARDADE PORTUGUÊ DOMÍNO OJETVO DECRTORE/ PER DE DEEMPENHO 1. Respeitar 1.Escuta, sem dificuldade, os outros e Oralidade regras da espera pela

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSO VOCACIONAL 3º CICLO AMGE - Auxiliar de Manutenção e Gestão de Espaços CRITÉRIOS DE Ano Lectivo 2014/15 Coordenador do Curso: José Pedro Moutinho Critérios de Avaliação (14-15) VOCACIONAL C AMGE -

Leia mais

Índice. 5.1. Correção das Palavras do Texto... 5 5.2. Autocorreção... 5 5.3. Pontuação... 6 5.4. Escrita Ortográfica... 6. Grupo 5.

Índice. 5.1. Correção das Palavras do Texto... 5 5.2. Autocorreção... 5 5.3. Pontuação... 6 5.4. Escrita Ortográfica... 6. Grupo 5. GRUPO 5.4 MÓDULO 5 Índice 1. Reconstrução do Código Linguístico da Criança...3 2. Textos...3 3. Jogos de Análise Linguística...4 4. Letra Cursiva e Letra de Fôrma...4 5. Ortografia e Gramática...5 5.1.

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO DE MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO DE MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM 1 Funcional Unit 0 Let s Recap! (unidade de diagnóstico) - Identificação Pessoal. descrição física. preferências Unit 1 It runs in the family - Família. rotina diária. relações inte- -familiares. tipos

Leia mais

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina.

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALMANCIL (145142) Prova de equivalência à frequência de Inglês ( Prova escrita e oral ) nível V Ano letivo 2013 / 2014 1ª e 2ª fases 3.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O

Leia mais

Presença das artes visuais na educação infantil: idéias e práticas correntes

Presença das artes visuais na educação infantil: idéias e práticas correntes Capítulo 15 - Artes Visuais Introdução As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARES INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARES INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS Direção de Serviços da Região Norte AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARES ANO LETIVO 2015 / 2016 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS Prova (06) 2016 2º Ciclo do Ensino Básico O presente documento

Leia mais

EB1/JI DO FEIJÓ N.º 1 EB1/JI DE VALE FLORES

EB1/JI DO FEIJÓ N.º 1 EB1/JI DE VALE FLORES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ROMEU CORREIA EB1/JI DO FEIJÓ N.º 1 EB1/JI DE VALE FLORES EDUCAÇÃO PRÉ - ESCOLAR Ano Letivo: 2012-2013 Plano Curricular Simplificado Áreas de Conteúdo FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Domínio

Leia mais

MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 1º ANO

MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 1º ANO Formação Pessoal e Social Identidade e Autonomia Posturas de Estudante Conteúdos

Leia mais

CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. - Lêr com ritmo, fluência e entonação os gêneros estudados em sala apreendendo suas principais ideias;

CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. - Lêr com ritmo, fluência e entonação os gêneros estudados em sala apreendendo suas principais ideias; PLANO DE LÍNGUA PORTUGUESA ELABORAÇÃO: JOSIANE DE LIMA GÊNERO: Receita PERÍDO APROXIMADAMENTE: 5º Ano CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Ritmo, fluência e entonação na leitura; - Apreensão das

Leia mais

CRECHE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2012/2013. Telef: 238490000 Fax: 238490003 Av. Cidade da Covilhã Apto. 52 6290-322 Gouveia - www.abpg.

CRECHE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2012/2013. Telef: 238490000 Fax: 238490003 Av. Cidade da Covilhã Apto. 52 6290-322 Gouveia - www.abpg. CRECHE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2012/2013 Unidade 1 Vamos à escola PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2012/2013 Unidade 2 Uma árvore de Natal muito familiar Mês: Outubro/Novembro/Dezembro Objetivos

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDELA DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR A N O L E T I V O 2 0 1 4 / 1 5

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDELA DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR A N O L E T I V O 2 0 1 4 / 1 5 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDELA DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR A N O L E T I V O 2 0 1 4 / 1 5 Introdução A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa em

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTELA E MOSCAVIDE. Critérios de Avaliação de Português. Ensino Secundário Curso Profissional. Ano letivo 2015/2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTELA E MOSCAVIDE. Critérios de Avaliação de Português. Ensino Secundário Curso Profissional. Ano letivo 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTELA E MOSCAVIDE Escola Secundária da Portela Escola EB 2,3 Gaspar Correia Escola EB1 Catela Gomes Escola EB1/JI Quinta da Alegria Escola EB1/JI Portela Critérios de Avaliação

Leia mais

KIT CICLO PEDAGÓGICO ESTUDO DO MEIO. Propostas para planeamento, exploração e avaliação de visitas a museus e centros de ciência.

KIT CICLO PEDAGÓGICO ESTUDO DO MEIO. Propostas para planeamento, exploração e avaliação de visitas a museus e centros de ciência. KIT_PEDA_EST_MEIO_5:FERIAS_5_6 09/12/28 15:07 Page 1 1. o CICLO KIT PEDAGÓGICO Pedro Reis ESTUDO DO MEIO 5 Propostas para planeamento, exploração e avaliação de visitas a museus e centros de ciência ISBN

Leia mais