DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA"

Transcrição

1 DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS: 1 ano Levar o estudante a realizar a escrita do próprio nome e outros nomes. Promover a escrita das letras do alfabeto. Utilizar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar ideias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências. 2 ano Construir o conceito de vogal e consoante; sílaba e palavra. Possibilitar o desenvolvimento progressivo em relação à linguagem, para que os estudantes possam resolver problemas da vida cotidiana, e terem participação plena no mundo letrado. Compreender o sentido e a função dos diferentes gêneros textuais trabalhados. 3 ano Promover a compreensão e valorização da cultura escrita. Propiciar a apropriação do sistema da escrita. Permitir, através de atividades diversas do uso da língua, o desenvolvimento da oralidade. 4 ano Levar o estudante a reconhecer a função informativa do texto. Estabelecer relações e comparações com conhecimento de mundo. Identificar e analisar informações centrais e periféricas do texto. 5 ano Fazer uso dos mecanismos estruturais (organização do texto) caracterizadores dos gêneros do discurso trabalhados, com determinada autonomia e segurança. Aproximar-se ao máximo da linguagem-padrão ao redigir um texto, Reescrever os próprios textos, dando-lhes a maior adequação possível quanto à apresentação, à morfologia, à sintaxe, à coesão e à coerência, com o auxílio do educador e dos colegas. CONTEÚDOS:

2 1 ano Leitura visual. Identificação de imagens. Oralidade. Participação do estudante com relatos do seu dia a dia, assim como relatos de experimentos. Pseudo leitura. Traçado e escrita. Leitura de cartazes. Compreensão da escrita. Observação de espaço entre as palavras. Orientação da escrita da esquerda para a direita, de cima para baixo. Traçado (Treino da escrita de vogais, consoantes e palavras). Atividades em letra cursiva. 2 ano Gênero textual: Piada. Socialização de experiências de leitura/ Localização de informações explícitas e implícitas no texto/ Identificação do assunto de um texto. Alfabeto e ordem alfabética. Distinção entre letra de forma e cursiva. Letra maiúscula e minúscula. Distinção entre vogais e consoantes. Produção de texto completando lacunas com base em outro já dado. Escuta ativa de leitura ou contação de piadas. Reconto de textos lidos ou ouvidos. Inferência de sentido de palavras e expressões, considerando seu contexto de uso. Manifestações de experiências pessoais/ comentários. Gênero textual Histórias em quadrinhos. Identificação do assunto de um texto/ finalidade do gênero textual, tiras e cartaz. Produção de texto criar outro final a partir de ilustrações. Características dos personagens das histórias. Formação de palavras pela permuta de letras / Uso do C e G) Frase. Produção de cartazes com texto verbal e não verbal. Pesquisa sobre as imagens e histórias. Produção de história em quadrinhos.

3 Exposição de opiniões e comentários. Para ler e pensar histórias em quadrinhos. Explorando textos reconto de textos lidos ou ouvidos. Pontuação: ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação. Produção textual Cartaz. Gênero textual Parlenda/Reconhecimento da função e características. Conhecimentos Linguísticos: Reconhecimento de que as sílabas são formadas por diferentes combinações entre consoantes e vogais. Ampliação de vocabulário. Diferentes textos a partir de parlendas. Conversação dirigida. Produção textual oral / escuta da leitura de parlendas. Exposição de opiniões e comentários / ampliação de vocabulário. Produção de texto pesquisa de parlendas conhecidas pelos adultos. Gênero textual Conto acumulativo / Reconhecimento da função e características de cantigas. Socialização de experiências de leitura. Valorização de cantigas da cultura brasileira. Função do ritmo na leitura de cantigas e contos acumulativos. Diferenciação gráfica e fonética entre as letras B e P; F e V; T e D. Produção textual: Escrita de versos. Características da cantiga: versos, estrofes e rimas. Expressão oral com a leitura de trava línguas. Interpretação do trava-línguas. As letras iniciais das palavras. Consciência fonológica a partir do trava-línguas. Escrita de versos que deem continuidade a uma cantiga acumulativa. O R forte presente nos trava-línguas. Produção de texto Ordenar os trava-línguas. Gênero textual Cartaz informativo. Leitura e reconhecimento da função e das características de cartazes informativos. Identificação de algumas características do gênero cartaz informativo, imagem (combinação de cores e disposição gráficas). Identificação da relação entre título e texto, intencionalidade do texto. Diferentes textos, diferentes contextos, exploração das fontes de informações oferecidas pelo suporte. Conhecimentos linguísticos identificação da presença da letra H.

4 Percepção de que a letra H, na posição inicial não representa som / memorização de palavras de uso frequente com a letra H. Percepção da letra R no início de palavras / discriminação do som de RR intervocálicos. Produção textual escrita Cartazes informativos. Uso do cartaz como apoio à exposição oral / participação dirigida. Gênero textual Biografia / leitura e reconhecimento da função de textos biográficos. Percepção de que a biografia é um relato de fatos da vida de uma pessoa e suas características. Identificação de palavras com G e GU / diferenciação das formas GUE, GUI, GE, GI. Palavras muitas palavras Poema. Tempo de ler biografia de autores. Entendendo o texto interpretação. Formação de plural: acréscimo de es / sílaba tônica. Produzindo o texto construir um texto biográfico sobre seu amigo. Produção de texto autobiográfico. Reconhecimento de que algumas palavras são acentuadas graficamente e outras não. Produção de texto biográfico com uso da linha do tempo. Percepção de que esse texto pode ou não ser ordenado cronologicamente. Exposição oral de curiosidades, opiniões e comentários. Participação em situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, formular perguntas e responder a elas, explicar e intervir sem se desviar do assunto tratado. Identificar a ideia principal e secundária/identificar informações implícitas sobre o mesmo assunto. Diferenciar autor de narrador/ identificar o espaço na narrativa. Identificação da acentuação gráfica em algumas palavras: acento agudo. Gênero textual - Textos de divulgação científica. Leitura e reconhecimento da função e características de textos de divulgação científica. Percepção de que objeto desse texto é informar o leitor / localização de informações no texto. Levantamento de inferência com base no título / identificação do assunto de um texto.

5 Identificação do uso de elementos coesivos para evitar repetições. Percepção das relações de concordância verbal e nominal pelo uso de palavras no singular e no plural. Os títulos acompanham os textos: ilustração a partir dos títulos. Identificação de palavras derivadas. Uso da letra U depois da letra Q. Produção de texto de divulgação científica com base em fichas técnica. Gênero textual Carta do leitor / função e características Percepção de que a letra X e o dígrafo CH representam o mesmo som em determinados contextos silábicos. Pesquisa sobre o uso do x e do ch / memorização de palavras escritas com X e CH. Carta do leitor - produção considerando características e destinatário. 3 ano Gênero textual: Fábula. Localização de informações explícitas e implícitas no texto. Identificação do assunto de um texto e Identificação da finalidade do gênero textual fábula. Inferência de sentido de palavras e expressões, considerando contexto. Comparação de versões de uma mesma fábula. Reconhecimento de sequências narrativas. Elementos da narrativa (narrador e personagens). Localização de falas de personagens e identificação dos sinais que marcam as falas diretas. Atribuição de características pelo uso de palavras que qualificam. Formação de palavras pelo acréscimo do sufixo oso. Reconhecimento de que a letra s pode grafar sons diferentes: diferenciação dos sons /s/ e /z/; registro correto da grafia das palavras. Retextualização de fábula proposta, com transposição de fábula em verso para fábula em prosa. Escuta da contação de fábulas e reconto de textos lidos ou ouvidos. Leitura dramatizada de fábula proposta. Exposição de opiniões e comentários. Poema: Encantamento em palavras. Identificação de elementos organizacionais e estruturais do poema. Identificação da finalidade desse gênero, rimas, estrofes e versos.

6 Compreensão dos elementos que compõem um poema (versos, estrofes, rimas, disposição gráfica). Identificação das práticas sociais de produção e circulação do poema. Inferência do sentido de palavras e expressões, considerando seu contexto de uso. Reflexão sobre o uso do g e j. Identificação da ocorrência irregular: j e g diante das vogais e e i. Utilização de m e n e utilização de til (~). Reconhecimento de regras que auxiliam na escrita de palavras com som nasal. Produção de versos e rimas com coerência. Produção de poema usando estrutura semelhante a um já apresentado. Leitura com entonação e ritmo; declamação. Gênero textual: Conto maravilhoso. Reconhecimento da função e características do conto maravilhoso. Identificação dos elementos que compõem a narrativa: tempo, espaço, personagens, conflito e desfecho. Tipos de narrador. Uso do prefixo in para indicar negação; sinônimo e antônimo; palavras terminadas em u e l. Reescrita do conto com novo final. Sinopse: como é essa obra? Reconhecimento da função e das características da sinopse. Identificação da linguagem usada e da estrutura de frase que compõem esse gênero. Reconhecimento do som /s/ representado pelas letras ç e s; escrita com ç; reconhecimento da semelhança ou diferença sonora entre lh e li. Ampliação do repertório de palavras grifadas com lh e li. Gênero textual privilegiado: Tira. Reconhecimento da função e características das tiras. Identificação da função dos balões, tipos de balões, tipos de letras e demais recursos utilizados. Organização da sequência lógica (partes do texto): introdução, desenvolvimento e conclusão. Compreensão da função de palavras onomatopaicas. Gênero contextual privilegiado: Cartum humor crítico. Compreensão da função e das características dos cartuns. Leitura de imagens e identificação do assunto do texto.

7 Percepção da função argumentativa do cartum. Reconhecimento das letras s e z no final de palavras. Diferenciação dos sons da letra x. Gênero textual privilegiado: notícia o que acontece no mundo. Reconhecimento da função e das características desse texto. Localização das informações mais relevantes de uma notícia. Uso da letra h. Gênero textual privilegiado: capa de revista. Reconhecimento da função e das características das capas de revista. Leitura de imagens, relação entre texto verbal e não verbal. Percepção da intencionalidade do gênero capa de revista. Identificação do público-leitor. Uso da forma verbal imperativo. Uso adequado de letras maiúsculas e minúsculas (substantivo próprio e comum). Plural de palavras terminadas em éu e el. Produção de capa de revista. 4 ano Gênero Textual: Anuncio classificado. Reconhecimento da função e das características de anúncios classificados. Reconhecimento da estrutura textual do gênero. Identificação do assunto de um texto... Identificação da intenção de textos estudados. Identificação do destinatário do texto, tomando como referência o objeto anunciado. Uso de recursos gráficos. Uso de verbos, de substantivos e adjetivos. Uso e função de abreviaturas. Uso da vírgula. Poemas Encantados: letra de canção. Reconhecimento da função e das características das letras de canção. Percepção das rimas como elemento de sonoridade e de ritmo. Identificação do assunto de um texto. Inferência do sentido de palavras e expressões. Identificação do uso de c ou ç. Identificação de palavras com s e z no final da sílaba.

8 Paródia de letra de canção. Apresentação pela turma de uma letra de canção. Exposição de opiniões e comentários. Gênero textual: Conto tradicional. Reconhecimento da função e características de contos tradicionais. Comparação de versões de um mesmo conto. Identificação do começo, meio e fim. Função do gênero conto tradicional é entreter o leitor. Reconhecimento da estrutura textual. Identificação de recurso coesivo nas palavras. Uso de dicionário. Reconhecimento das letras m e n no final da sílaba. Produção de versão de conto lido e reconto de textos. Gênero textual: Lenda. Reconhecimento da função e características de lendas; ritos e costumes; explicação. Percepção do objetivo da lenda. Reconhecimento da sonoridade semelhante das letras ç e ss. Identificação e memorização das palavras com ç e ss. Retextualização de lenda. Gênero textual: Poema visual. Reconhecimento da estrutura, função e características de poemas visuais. Construção do conceito de frase e reconhecimento de tipos de frases: afirmativas e negativas. Identificação dos sufixos eza e esa. Produção textual escrita e produção de poema visual. Gênero textual: Manual de instrução. Reconhecimento da função e características de manuais de instrução. Identificação do assunto de um texto. Compreensão da finalidade do verbo. Frases imperativas. Ordenação sequencial de procedimentos. Uso de advérbios. Produção de instrução com base em texto não verbal. Gênero textual: Gráfico. Reconhecimento da função e características de gráficos. Identificação do assunto de um texto.

9 Identificação de números cardinais e de sua função. Identificação da sílaba tônica. Elaboração das regras de acentuação das palavras oxítonas. Consulta de fontes para sanar dúvidas quanto à grafia das palavras. Produção de gráfico com base em dados propostos. Gênero textual: Infográfico. Reconhecimento da função e características de gráficos. Diferenciação de tempos verbais: pretérito perfeito e presente do indicativo. Indicação de um pronome para concordar com o verbo. Concordância entre pronome pessoal e verbo. Transformação de um texto narrado em 1ª e 3ª pessoa. 5 ano Gênero textual privilegiado: Conto (contemporâneo). Leitura e reconhecimento da função e das características dos contos. Percepção do objetivo do texto. Identificação e compreensão dos elementos que compõem a narrativa: tempo; espaço; narrador; personagens; conflito e desfecho. Identificação do tema de um conto. Percepção da estrutura do gênero conto. Localização de informações explícitas e implícitas no texto. Identificação dos efeitos do uso dos sinais de pontuação. Análise de adjetivos pátrios em ês. O cotidiano na literatura. Gênero textual privilegiado: Crônica. Leitura. Reconhecimento da função e das características de crônica. Reconhecimento de que as crônicas estão ligadas à vida cotidiana. Identificação do tipo de narrador. Identificação da linguagem informal, familiar e intimista. Percepção de aspectos da oralidade na linguagem escrita de crônica. Leitura de palavras terminadas em o e um u. Classificação das palavras de acordo com a sílaba tônica. Análise das terminações das palavras quanto à sua sílaba tônica. Palavras paroxítonas terminadas em o; palavras oxítonas terminadas em u; grafia de palavras terminadas em o ou u. Produção de crônica de acontecimento cotidiano do ambiente escolar. Gênero textual privilegiado: Artigo de opinião.

10 Leitura, reconhecimento da função e das características e identificação dos efeitos do uso de expressões que revelam posicionamento/opinião. Reconhecimento de estratégias de argumentação. Classificação de palavras de acordo com a posição da sílaba tônica. Reconhecimento de que nem toda palavra paroxítona é acentuada. Análise da terminação das palavras paroxítonas acentuadas. Produção de artigo de opinião. Gênero textual privilegiado: Resumo. Leitura, reconhecimento da função e das características e recursos usados em sua composição. Identificação dos suportes de circulação desse gênero. Identificação do som /z/ representado pelas letras s e x. Utilização das letras z, s e x representando o som de /z/. Produção de resumo com base em texto proposto. Gênero textual privilegiado: Reportagem. Leitura, reconhecimento da função e das características de reportagens. Estabelecimento dos suportes de circulação desse gênero. Reconhecimento da função do gênero textual legenda. Identificação gráfica dos parágrafos do texto e compreensão de que, em cada parágrafo, é apresentada uma ideia ou um conjunto de ideias que se relacionam. Identificação de diferentes vozes na reportagem. Identificação da presença da fala de pessoa entrevistada. Reconhecimento do uso de aspas para indicar discurso direto. Identificação de elementos coesivos para evitar repetições. Concordância verbal e nominal. Identificação da terminação dos verbos apresentados no pretérito perfeito. Reconhecimento de que os verbos flexionados na 3ª pessoa do singular no pretérito perfeito são terminados em u. Produção de reportagem. Gênero textual privilegiado: entrevista. Percepção de que o objetivo da entrevista é informar aos leitores a opinião de pessoas sobre os mais diferentes assuntos. Localização do autor do texto, observando a referência bibliográfica. Percepção de que a entrevista apresenta um texto de abertura, contendo aspectos relevantes, como perfil do entrevistado, resumo do tema abordado, local, data e duração.

11 Percepção do recurso utilizado para indicar a mudança de interlocutor (travessão, nomes, negrito, etc.). Identificação do nome do entrevistador. Aplicação adequada dos pontos de interrogação, ponto-final e de exclamação. Percepção de que na pontuação empregada há sempre uma intenção. Reconhecimento da inflexão de voz para cada ponto. Utilização da letra maiúscula em início de frases. Reconhecimento de que há palavras escritas com ança e ansa. Percepção de que ansa é utilizado na classe de verbos e ança de substantivos. Produção de ficha com as perguntas a serem feitas na entrevista oral. Gênero textual privilegiado: Cordel. Leitura, reconhecimento da função e das características dos cordéis. Reconhecimento de que o cordel é arte proveniente da cultura popular. Reconhecimento, no poema, da hierarquização de ideias em versos e estrofes. Estabelecimento de relações de que o texto poético apresentado descreve fatos ocorridos. Conhecimento de que a literatura de cordel é texto originalmente oral. Reconhecimento da rima como marcador sonoro e rítmico. Uso de elementos coesivos para retomar e substituir o nome. Percepção do verbo como marcador temporal. Uso de conectivo adversativo. Percepção dos sons representados pelas letras u e l, no final da sílaba. Reconhecimento do som do /l/ parecido com o som do /u/. Formação do plural de palavras terminadas pelas letras u e l. Gênero textual privilegiado: Texto teatral. Leitura e reconhecimento da função e características dos textos teatrais. Identificação do interlocutor do texto teatral. Localização do autor do texto, observando a referência bibliográfica. Reconhecimento dos elementos da peça teatral (descrição dos personagens, conflito, cenas, preâmbulo, organização do texto, rubricas, enredo exposto na forma de diálogos). Desenvolvimento do gosto pelo teatro e pela leitura de peças teatrais. Identificação das marcas da oralidade em um texto escrito, percebendo as características do registro informal da língua. Diferenciação entre interjeição e onomatopeia.

12 Reconhecimento de que o s e ç representam o mesmo som. Criação de regras que permitam evitar erros ortográficos. Escrita de pequeno texto teatral, observando a pontuação como um dos elementos na produção de sentidos. Leitura com fluência e expressividade. Encenação de texto.

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA UNIDADE

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA UNIDADE PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA 1. ano - 1. volume UNIDADE 1 Símbolos Letras do alfabeto UNIDADE 2 Alfabeto (vogais e consoantes) Crachá Letras do próprio nome, do nome do professor e dos colegas

Leia mais

Disciplina: Português Período: 1º. Equipe - 3 ano - turmas: 31, 32 e 33.

Disciplina: Português Período: 1º. Equipe - 3 ano - turmas: 31, 32 e 33. Disciplina: Português Período: 1º Unidade 1 Eu me comunico Linguagem : formal e informal Variação regional de vocabulário Usando diferentes linguagens Ortografia: L e U,A/AI; E/I; O/OU; Usando diferentes

Leia mais

inglês MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM Comparativos Curriculares SM língua estrangeira moderna ensino médio

inglês MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM Comparativos Curriculares SM língua estrangeira moderna ensino médio MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM língua estrangeira moderna Comparativos Curriculares SM inglês ensino médio A coleção Alive High Língua Estrangeira Moderna Inglês e o currículo do Estado de Goiás

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV DISCIPLINA : LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS GERAIS Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e

Leia mais

2013/2014 CONTEÚDOS TEMÁTICOS CONTEÚDOS GRAMATICAIS CALENDARIZAÇÃO UNIDADE

2013/2014 CONTEÚDOS TEMÁTICOS CONTEÚDOS GRAMATICAIS CALENDARIZAÇÃO UNIDADE Escolas João de Araújo Correia EB 2.3PESO DA RÉGUA Disciplina de Português 6º Ano Ano Letivo 2013/2014 CONTEÚDOS TEMÁTICOS CONTEÚDOS GRAMATICAIS CALENDARIZAÇÃO UNIDADE 0 Ponto de partida Reportagem televisiva

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 5 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 5 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 5 º Ano Dias de aulas previstos Período 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 13 2.º período 9 9 9 11 11 3.º período 9 11 10 10 11 (As Aulas previstas

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III DISCIPLINA : LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS GERAIS Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer

Leia mais

Content Area: Língua Portuguesa Grade 2 Quarter1 Serie Serie Unidade

Content Area: Língua Portuguesa Grade 2 Quarter1 Serie Serie Unidade Content Area: Língua Portuguesa Grade 2 Quarter1 Serie Serie Unidade Standards/Content Padrões / Conteúdo Learning Objectives Objetivos de Aprendizado Vocabulary Vocabulário Assessments Avaliações Resources

Leia mais

Planejamento anual. Unidade 1. Narrativas. Capítulos. 1. Era uma vez um herói... 2. Heróis e heroínas

Planejamento anual. Unidade 1. Narrativas. Capítulos. 1. Era uma vez um herói... 2. Heróis e heroínas Planejamento anual Unidade 1 Capítulos 1. Era uma vez um herói... 2. Heróis e heroínas Narrativas Ampliar o vocabulário, buscando, no contexto imediato ou no dicionário, o signifi cado das palavras desconhecidas

Leia mais

EIXOS TEMÁTICOS LÍNGUA PORTUGUESA

EIXOS TEMÁTICOS LÍNGUA PORTUGUESA EIXOS TEMÁTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO Conteúdos de textos variados utilizando as estratégias de leitura para o conhecimento de códigos lingüísticos Conhecimento das letras do alfabeto de palavras, frases

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM

EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM COMUNICAÇÃO FASE I FASE II ORALIDADE Transmitir recados simples. Formar frases com seqüência. Argumentar para resolver conflitos. Verbalizar suas necessidades e

Leia mais

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 242 937 COD. 152 870

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 242 937 COD. 152 870 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO (Aprovados em Conselho Pedagógico de 16 outubro de 2012) No caso específico da disciplina de PORTUGUÊS, do 3.º ano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda ao nível

Leia mais

ORGANIZAÇÃO BIMESTRAL MATRIZ CURRICULAR DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PORTUGUÊS 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CAPACIDADE CONTEÚDO 4º ANO

ORGANIZAÇÃO BIMESTRAL MATRIZ CURRICULAR DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PORTUGUÊS 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CAPACIDADE CONTEÚDO 4º ANO 2. LEIURA 1. COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULURA ESCRIA ORGANIZAÇÃO BIMESRAL MARIZ CURRICULAR DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENAL PORUGUÊS 4º ANO 1º BIMESRE EIXO CAPACIDADE CONEÚDO 4º ANO 1.1 Conhecer e valorizar

Leia mais

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PORTUGUESA DE LÍNGUA. Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) MARÇO

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PORTUGUESA DE LÍNGUA. Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) MARÇO EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA MARÇO 2013 Expectativas de Aprendizagem de Língua Portuguesa dos anos iniciais do Ensino Fundamental 1º ao 5º ano Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º

Leia mais

3º, 4º e 5º Anos Programa de Ensino de Língua 2011 1. 3º ANO PROGRAMA DE ENSINO DE PORTUGUÊS 2011 Período Gêneros Prioritários

3º, 4º e 5º Anos Programa de Ensino de Língua 2011 1. 3º ANO PROGRAMA DE ENSINO DE PORTUGUÊS 2011 Período Gêneros Prioritários 3º, 4º e 5º Anos Programa de Ensino de Língua 2011 1 3º ANO PROGRAMA DE ENSINO DE PORTUGUÊS 2011 1º. TRIMESTRE Tirinha Música Foco narrativo (sequência); Suporte de origem; Imagem desenhada; Histórias

Leia mais

Salesianos Mogofores Colégio

Salesianos Mogofores Colégio Salesianos Mogofores Colégio Rota de Aprendizagem PORTUGUÊS 6º ano Grupo de Português 2015-16 * Em anexo encontram-se Lista de Obras e Textos para Iniciação à Educação literária; e Metas Curriculares (2º

Leia mais

CURRÍCULO DE PORTUGUÊS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CURRÍCULO DE PORTUGUÊS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO CURRÍCULO DE PORTUGUÊS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO Eduardo Campos VICE-GOVERNADOR João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS (Planificação anual) 3º ano de escolaridade 1º Período

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS (Planificação anual) 3º ano de escolaridade 1º Período PROGRAMÁTICOS (Planificação anual) 3º ano de escolaridade 1º Período DISCIPLINA: Língua Portuguesa Compreensão do oral; Ouvinte (DT); Vocabulário; Notas, esquemas; Oralidade (DT); Texto oral e texto escrito

Leia mais

ensino fundamental I 1º ao 5º ano

ensino fundamental I 1º ao 5º ano ensino fundamental I 1º ao 5º ano PNLD 2013 Ensino Fundamental I 1º ao 5º ano Edições SM: aprovação completa no PNLD 2013! Professor, escolha as coleções de Edições SM que promovem a Educação em valores

Leia mais

DISCIPLINA: LINGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA: LINGUA PORTUGUESA DISCIPLINA: LINGUA PORTUGUESA EMENTA: A Língua Portuguesa priorizará os conteúdos estruturantes (ouvir, falar, ler e escrever) tendo como fundamentação teórica o sociointeracionismo. APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA LOGOTIPO MACMILLAN BRASIL Utilização colorido; preto/branco e negativo Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que

Leia mais

SEGUNDA ETAPA ENSINO FUNDAMENTAL

SEGUNDA ETAPA ENSINO FUNDAMENTAL SEGUNDA ETAPA ENSINO FUNDAMENTAL ESTADO DE GOIÁS 2014 0 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROPOSTA CURRICULAR ENSINO FUNDAMENTAL II ETAPA 1 SUMÁRIO LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLÓGIAS LÍNGUA PORTUGUESA LÍNGUA

Leia mais

Animais em extinção - Formação de palavras (jogo de sílabas) - Letra O - Letra P - Formação de palavras (jogo de sílabas e jogo de letras)

Animais em extinção - Formação de palavras (jogo de sílabas) - Letra O - Letra P - Formação de palavras (jogo de sílabas e jogo de letras) ABEU COLÉGIOS Disciplina: Língua Portuguesa Série: 1 ano / Fundamental I 1 Caderno 1 Seleção de módulos do Sistema de Ensino Ser 2014 Símbolos e Mensagens - Diferenciação de letra, palavra e número - Placas

Leia mais

Content Area: Língua Portuguesa Grade 3 Quarter Serie Serie Unidade

Content Area: Língua Portuguesa Grade 3 Quarter Serie Serie Unidade Content Area: Língua Portuguesa Grade 3 Quarter Serie Serie Unidade Standards/Content Padrões / Conteúdo Learning Objectives Objetivos de Aprendizado Vocabulary Vocabulário Assessments Avaliações Resources

Leia mais

Colégio Monteiro Lobato

Colégio Monteiro Lobato Colégio Monteiro Lobato Disciplina: Anual 2013 Redação Professor (a): Barbara Venturoso Série: 6º ano Turma: A PLANEJAMENTO ANUAL 2013 Plano de curso Conteúdos Procedimentos Objetivos Avaliações 1º Trimestre

Leia mais

4ª, 6ª e 8ª séries / 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio SARESP. Escala de Proficiência de Língua Portuguesa (Leitura)

4ª, 6ª e 8ª séries / 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio SARESP. Escala de Proficiência de Língua Portuguesa (Leitura) 4ª, 6ª e 8ª séries / 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio SARESP Escala de Proficiência de Língua Portuguesa (Leitura) ESCALA DE PROFICIÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA LEITURA A

Leia mais

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR CELEM CENTRO DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA ESPANHOL

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR CELEM CENTRO DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA ESPANHOL PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR CELEM CENTRO DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA ESPANHOL APRESENTAÇÃO Segundo as Diretrizes Curricular o ensino da Língua Estrangeira na Educação Básica esta pautado

Leia mais

Objetivos Domínios/ Conteúdos Atividades

Objetivos Domínios/ Conteúdos Atividades AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 1 DE GONDOMAR EB 2/3 de Jovim e Foz do Sousa PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 1º Período 5º Ano ANO LETIVO 2014/2015 Objetivos Domínios/ Conteúdos Atividades Conhecer o alfabeto.

Leia mais

Matriz de avaliação 3º Ano

Matriz de avaliação 3º Ano PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE AVALIAÇÃOE ESTATÍSTICA Matriz de avaliação 3º Ano MATEMÁTICA LÍNGUA PORTUGUESA CIÊNCIAS DA NATUREZA EIXOS COMPETÊNCIAS HABILIDADES

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2013-2014

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2013-2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL 2013-2014 Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira Área Disciplinar: Português Ano de Escolaridade: 3º Mês: outubro Domínios de referência Objetivos/Descritores Conteúdos Oralidade 1

Leia mais

Margareth Costa Zaponi

Margareth Costa Zaponi Governador do Estado de Pernambuco Eduardo Henrique Accioly Campos Secretário de Educação do Estado Danilo Jorge de Barros Cabral Chefe de Gabinete Nilton da Mota Silveira Filho Secretária Executiva de

Leia mais

Olimpíada de LP Escrevendo o futuro

Olimpíada de LP Escrevendo o futuro Olimpíada de LP Escrevendo o futuro QUATRO GÊNEROS EM CARTAZ: OS CAMINHOS DA ESCRITA Cristiane Cagnoto Mori 19/03/2012 Referências bibliográficas RANGEL, Egon de Oliveira. Caminhos da escrita: O que precisariam

Leia mais

DOCUMENTO REFERÊNCIA para elaboração dos Planos de Ensino 2014

DOCUMENTO REFERÊNCIA para elaboração dos Planos de Ensino 2014 DOCUMENTO REFERÊNCIA para elaboração dos Planos de Ensino 2014 ENSINO FUNDAMENTAL Séries/Anos Iniciais SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 1 Í N D I C E Apresentação... 3 As temáticas para Diversidade...4 Língua Portuguesa...6

Leia mais

Cont_13V4_2015.docx pág. 1 de 6

Cont_13V4_2015.docx pág. 1 de 6 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 4º PERÍODO/2015 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidades 1, 2, 3 e 4) Gêneros História em versos História em prosa História em quadrinhos Letra de canção Conto

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Língua Portuguesa 9º ano

Língua Portuguesa 9º ano Língua Portuguesa 9º ano Conteúdos por unidade didática 1º Período A - Comunicação Oral.. Intencionalidade comunicativa. Adequação comunicativa: Ideia geral. Ideias principais. Ideias secundárias. Informação

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS 6.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS 6.º ANO DE PORTUGUÊS 6.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No final do 6.º ano de escolaridade, o aluno deve ser capaz de: interpretar e produzir textos orais com diferentes finalidades e coerência, apresentando

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA

ESTADO DE SANTA CATARINA ANEXO I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS BÁSICOS ENSINO MÉDIO - Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de palavra, frase ou texto, estrutura textual, coesão e coerência, recursos coesivos, ponto

Leia mais

1º Congresso Internacional e 2º Congresso Brasileiro da Raça Girolando.

1º Congresso Internacional e 2º Congresso Brasileiro da Raça Girolando. 1º Congresso Internacional e 2º Congresso Brasileiro da Raça Girolando. Normas para elaboração do Resumo Expandido INFORMAÇÕES GERAIS 1) Os resumos expandidos e a ficha de inscrição devidamente preenchida

Leia mais

FACULDADE CANDIDO MENDES SUPERVISAO ESCOLAR CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO PRODUÇÃO DE TEXTOS POR ALUNOS DAS CLASSES INICIAIS MARIA RITA CORREIA COELHO

FACULDADE CANDIDO MENDES SUPERVISAO ESCOLAR CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO PRODUÇÃO DE TEXTOS POR ALUNOS DAS CLASSES INICIAIS MARIA RITA CORREIA COELHO FACULDADE CANDIDO MENDES SUPERVISAO ESCOLAR CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO PRODUÇÃO DE TEXTOS POR ALUNOS DAS CLASSES INICIAIS MARIA RITA CORREIA COELHO ORIENTADOR: PROFª. MARY SUE RIO DE JANEIRO 2003 2 FACULDADE

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2015 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidade 1) Gêneros Cantiga popular Texto informativo Relato pessoal Letra de canção Conto de fadas Conto maravilhoso

Leia mais

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Rotina de Sala de Aula TEMA GERADOR: Bicharada

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Rotina de Sala de Aula TEMA GERADOR: Bicharada PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARIPE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROGRAMA LUZ DO SABER INFANTIL PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Rotina de Sala de Aula TEMA GERADOR:

Leia mais

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos PORTUGUÊS 7º ano Ano letivo 2015 2016 ORALIDADE LEITURA / EDUCAÇÃO LITERÁRIA 1º PERÍODO CONTEÚDOS

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos PORTUGUÊS 7º ano Ano letivo 2015 2016 ORALIDADE LEITURA / EDUCAÇÃO LITERÁRIA 1º PERÍODO CONTEÚDOS Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos PORTUGUÊS 7º ano Ano letivo 2015 2016 1º PERÍODO CONTEÚDOS ORALIDADE Elementos constitutivos do texto publicitário. Ouvinte. Informação. Princípios reguladores

Leia mais

ESCOLA BÁSICA FERNANDO CALDEIRA Currículo de Português. Departamento de Línguas. Currículo de Português - 7º ano

ESCOLA BÁSICA FERNANDO CALDEIRA Currículo de Português. Departamento de Línguas. Currículo de Português - 7º ano Departamento de Línguas Currículo de Português - Domínio: Oralidade Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar, tratar e reter a informação. Participar oportuna

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidade 1) Gêneros Poema Crônica Descrição História em quadrinhos Conto de fadas Conto maravilhoso Fábula Leitura

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico; Metas Curriculares de Português- 1º Ciclo 1º

Leia mais

CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PLANO DE TRABALHO ELABORAÇÃO: JOSIANE DE LIMA GÊNERO: Notícia PERÍODO APROXIMADAMENTE: 4º Ano CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Ritmo, fluência e entonação na leitura; - Apreensão das ideias

Leia mais

Planejamento. Educação infantil Ciranda Nível 3. Unidade 1: Cirandando

Planejamento. Educação infantil Ciranda Nível 3. Unidade 1: Cirandando Linguagem oral e escrita Planejamento Educação infantil Ciranda Nível 3 Unidade 1: Cirandando Formas textuais Conhecer diferentes tipos de textos. Conhecer um texto instrucional e sua função social. Priorizar

Leia mais

COLÉGIO MILLENNIUM CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES I AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MENOR 3º ANO B (2ª SÉRIE) MATEMÁTICA PORTUGUÊS

COLÉGIO MILLENNIUM CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES I AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MENOR 3º ANO B (2ª SÉRIE) MATEMÁTICA PORTUGUÊS Comunicado nº 006 /2011. I AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MENOR 3º ANO B (2ª SÉRIE) / RELIGIÃO / - Interpretação de Textos - Ortografia: H / LH, NH e CH / RR e SS - Adjetivo; - Gênero do substantivo: Masculino

Leia mais

- Ler com ritmo, fluência e entonação adequada ao gênero estudado em sala de aula, compreendendo as idéias contidas no texto.

- Ler com ritmo, fluência e entonação adequada ao gênero estudado em sala de aula, compreendendo as idéias contidas no texto. PLANO DE LÍNGUA PORTUGUESA ELABORAÇÃO: JOSIANE DE LIMA GÊNERO: História em quadrinho PERÍDO APROXIMADAMENTE: 5º Ano CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Ritmo, fluência e entonação na leitura;

Leia mais

Língua Portuguesa. Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Língua Portuguesa

Língua Portuguesa. Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Língua Portuguesa Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Língua Portuguesa A proposta O ensino da língua materna no Material Didático Positivo é entendido como uma interação viva com as forças

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 1º PERÍODO

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 1º PERÍODO 1º PERÍODO Prezados pais, Encaminhamos a Programação da 3ª Etapa de 2015, material que serve de apoio para o acompanhamento das habilidades que serão desenvolvidas. Lembramos que este planejamento é flexível

Leia mais

Avaliação diagnóstica da alfabetização 1 AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA

Avaliação diagnóstica da alfabetização 1 AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA Avaliação diagnóstica da alfabetização 1 http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/proletr/fasciculo_port.pdf Antônio Augusto Gomes Batista Ceris S. Ribas Silva Maria das Graças de Castro Bregunci Maria

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO Escola Básica e Secundária À Beira Douro- Medas

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO Escola Básica e Secundária À Beira Douro- Medas AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO Escola Básica e Secundária À Beira Douro- Medas Departamento de Línguas Estrangeiras - Inglês - 3º Ciclo - 7º Ano Planificação Anual 2010 / 2011 1º Período - Aulas

Leia mais

2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL 7.º ANO

2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL 7.º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ BELCHIOR VIEGAS ESCOLA BÁSICA 2.3 POETA BERNARDO DE PASSOS PORTUGUÊS 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL 7.º ANO (cerca de 165 aulas) 1 DOMÍNIO: ORALIDADE OBJETIVOS DESCRITORES DE

Leia mais

Sumário. Apresentação - 1. a edição /13 Apresentação - 2 edição /14

Sumário. Apresentação - 1. a edição /13 Apresentação - 2 edição /14 Sumário Apresentação - 1. a edição /13 Apresentação - 2 edição /14 1 Variação lingüística / 15 1.1 Os níveis de linguagem / 17 1.1.1 O nível informal /17 1.1.2 O nível semiformal /1 7 1.1.3 O nível formal/18

Leia mais

Conteúdos Programáticos Bolsão 2016. Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I. Conteúdo para ingresso no 2 o ano

Conteúdos Programáticos Bolsão 2016. Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I. Conteúdo para ingresso no 2 o ano Conteúdos Programáticos Bolsão 2016 Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I Conteúdo para ingresso no 2 o ano LÍNGUA PORTUGUESA: Alfabeto (maiúsculo e minúsculo); vogal e consoante; separação silábica;

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 4º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 4º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 4º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidades 1, 2, 3 e 4) Gêneros Poema Crônica História em quadrinhos Conto de fadas Conto maravilhoso História de

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO. Português

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO. Português ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO ESCUTA/ LEITURA/ PRODUÇÃO DE TEXTO ORAL E ESCRITO Textos narrativos Contos de

Leia mais

Content Area Grade Quarter Língua Portuguesa 6ª Serie Unidade I

Content Area Grade Quarter Língua Portuguesa 6ª Serie Unidade I Content Area Grade Quarter Língua 6ª Serie Unidade I Texto: parágrafos: descritivo/comparativo; reconto; resenha crítica, anedota, cartum, revista em quadrinhos Linguística: comunicação: elementos/códigos;

Leia mais

FACCAT FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA Nomes: Ana Carvalho, Tairini, Ellen, Tâmiris, Cássia, Cátia Weber. Professor: Zenar Schein Data:

FACCAT FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA Nomes: Ana Carvalho, Tairini, Ellen, Tâmiris, Cássia, Cátia Weber. Professor: Zenar Schein Data: FACCAT FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA Nomes: Ana Carvalho, Tairini, Ellen, Tâmiris, Cássia, Cátia Weber. Professor: Zenar Schein Data: Listagem Conteúdos: 6º ano ensino fundamental Morfologia Fonética

Leia mais

AGENDA SEMANAL ENSINO FUNDAMENTAL I (02 a 06/09/2013)

AGENDA SEMANAL ENSINO FUNDAMENTAL I (02 a 06/09/2013) COLÉGIO SETE DE SETEMBRO Ent. Mantenedora: Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso Reconhecido pela Resolução nº CEE - 1464/85 - D.O. 04/05/85 Credenciado pela Resolução n CEE 29/2006 D.O.

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO. Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737. Língua Portuguesa

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO. Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737. Língua Portuguesa ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO CPG Língua Portuguesa Leitura e interpretação de textos (características e função

Leia mais

Língua Portuguesa. Expectativas de aprendizagem. Expressar oralmente seus desejos, sentimentos, idéias e pensamentos.

Língua Portuguesa. Expectativas de aprendizagem. Expressar oralmente seus desejos, sentimentos, idéias e pensamentos. Língua Portuguesa As crianças do 1º ano têm o direito de aprender e desenvolver competências em comunicação oral, em ler e escrever de acordo com suas hipóteses. Para isto é necessário que a escola de

Leia mais

VISÃO GERAL DOS CONTEÚDOS 3ª CLASSE 4ª CLASSE 5ª CLASSE

VISÃO GERAL DOS CONTEÚDOS 3ª CLASSE 4ª CLASSE 5ª CLASSE VISÃO GERAL DOS CONTEÚDOS 19 Família : - a minha história A família: - tipos de família - membros da família e suas funções - regras de convivência na família - a minha infância A família do meu amigo,

Leia mais

- 1º ano. História: - Eu, criança; - Todos temos nomes; - O tempo passa (Nem todos os dias são iguais). Páginas: 06 até 18

- 1º ano. História: - Eu, criança; - Todos temos nomes; - O tempo passa (Nem todos os dias são iguais). Páginas: 06 até 18 - 1º ano Língua Portuguesa: - Alfabeto; - Vogais; - Famílias silábicas: BA, BE, BI, BO, BU; // CA, CO, CU; // DA, DE, DI, DO, DU; // FA, FE, FI, FO, FU; // GA, GO, GU; // HA, HE, HI, HO, HU; // JA, JE,

Leia mais

PLANEJAMENTO 3º TRIMESTRE/2014. Professor(a): Karine Petes Disciplina: Artes Turma: 4ºano

PLANEJAMENTO 3º TRIMESTRE/2014. Professor(a): Karine Petes Disciplina: Artes Turma: 4ºano Professor(a): Karine Petes Disciplina: Artes Turma: 4ºano *Construir discursos com música, representação e imagens, expressando o que vê, pensa e sente sobre os temas abordados; *Refletir sobre a importância

Leia mais

CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014)

CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014) POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS DIRETORIA DE ENSINO Colégio Tiradentes - CPM CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014) 4º ano Texto e interpretação; As quatro operações: Adição, subtração, Substantivo:

Leia mais

Contação de Histórias PEF

Contação de Histórias PEF Contação de Histórias PEF Qual a importância da narração oral? -Exerce influência tanto sobre aspectos intelectuais quanto emocionais da criança. -Tem a capacidade de estimular a imaginação, a criatividade

Leia mais

CURRÍCULO DE PORTUGUÊS PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CURRÍCULO DE PORTUGUÊS PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO CURRÍCULO DE PORTUGUÊS PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO Eduardo Campos VICE-GOVERNADOR João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO Ricardo

Leia mais

PLANO DE TRABALHO - 2014

PLANO DE TRABALHO - 2014 Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Eloisa Pereira Alves da Silva Oralidade PLANO DE TRABALHO - 2014 Participar de situações que envolvam usos da linguagem oral no cotidiano escolar, respeitando

Leia mais

PLANO DE CURSO REFERENCIAL LÍNGUA PORTUGUESA/GESTAR 6ª SÉRIE (7º ANO)

PLANO DE CURSO REFERENCIAL LÍNGUA PORTUGUESA/GESTAR 6ª SÉRIE (7º ANO) PLANO DE CURSO REFERENCIAL LÍNGUA PORTUGUESA/GESTAR 6ª SÉRIE (7º ANO) Processo Avaliativo Unidade Didática PRIMEIRA UNIDADE Competências e Habilidades Aperfeiçoar a escuta de textos orais - Reconhecer

Leia mais

PROCESSO DE INGRESSO 2016

PROCESSO DE INGRESSO 2016 DIRETORIA-GERAL OS 065/15-2b PROCESSO DE INGRESSO 2016 MANUAL DO CANDIDATO ORIENTAÇÕES Os candidatos deverão apresentar-se, na data marcada, com no mínimo 15 minutos de antecedência; acompanhados dos pais

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA. Era uma vez... E conte outra vez.

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA. Era uma vez... E conte outra vez. PROJETO DE LEITURA E ESCRITA Era uma vez... E conte outra vez. CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO TEMA; PROJETO DE LEITURA E ESCRITA. Era uma vez... E conte outra vez. INSTITUIÇÃO Escola Estadual Lino Villachá

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. Sondagem 2014 6º ANO. Língua Portuguesa

ENSINO FUNDAMENTAL. Sondagem 2014 6º ANO. Língua Portuguesa ENSINO FUNDAMENTAL O processo de sondagem Colégio Sion busca detectar, no aluno, pré-requisitos que possibilitem inseri-lo adequadamente no ano pretendido. As disciplinas de Língua Portuguesa e são os

Leia mais

Competência Conteúdo Habilidade Eixo - Lingua (gem) comunicando

Competência Conteúdo Habilidade Eixo - Lingua (gem) comunicando PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico CENAP Marcos de Aprendizagem Ciclo de Aprendizagem I 1º Ano de Escolarização

Leia mais

Plano de Estudo e de Desenvolvimento do Currículo

Plano de Estudo e de Desenvolvimento do Currículo DGEste - Direção de Serviços da Região Norte AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LEONARDO COIMBRA FILHO, PORTO Código 152213 4.º ANO Ano Letivo 2014/2015 Aulas Previstas/Ano de Escolaridade Plano de Estudo e de Desenvolvimento

Leia mais

Salesianos Mogofores Colégio

Salesianos Mogofores Colégio Rota de Aprendizagem 2015-2016 PORTUGUÊS 7º ano Grupo de Português * Em anexo encontra-se Lista de Obras e Textos para Iniciação à Educação literária; e Metas Curriculares (3º Ciclo - 7º Ano): Domínios

Leia mais

OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades: OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL V - 2012 A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS ENSINO DO PORTUGUÊS PARA O. Professores de Português do Ensino Básico e Educadoras da Educação Pré-Escolar

MANUAL DE PROCEDIMENTOS ENSINO DO PORTUGUÊS PARA O. Professores de Português do Ensino Básico e Educadoras da Educação Pré-Escolar MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA O ENSINO DO PORTUGUÊS Professores de Português do Ensino Básico e Educadoras da Educação Pré-Escolar 2013 2 A minha pátria é a língua portuguesa. Fernando Pessoa 3 Índice INTRODUÇÃO

Leia mais

EDUCAÇÃO MUSICAL MATERNAL II

EDUCAÇÃO MUSICAL MATERNAL II EDUCAÇÃO MUSICAL MATERNAL II Músicas infantis. Danças, músicas e personagens folclóricos. Conhecer textos e melodias folclóricos; Entoar músicas do folclore brasileiro; Dançar músicas folclóricas; Imitar

Leia mais

RENDIMENTO NESTE PERÍODO

RENDIMENTO NESTE PERÍODO ALUNO (A): ANO: 5º ANO FUNDAMENTAL 23/11/2012 A SEGUIR ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA UM MELHOR RENDIMENTO NESTE PERÍODO: ( ) MELHORAR A CALIGRAFIA. ( ) MAIS ATENÇÃO NA ORTOGRAFIA. ( ) REALIZAR AS ATIVIDADES

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: Sequência Didática Poesia: O Pato.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: Sequência Didática Poesia: O Pato. PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA RELATO DE EXPERIÊNCIA: Sequência Didática Poesia: O Pato. Professoras: Maria Cristina Santos de Campos e Silvana Bento de Melo Couto. Escola: E. M. José

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação Produção textual COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Língua Portuguesa Trimestre: 1º Tipologia textual Narração Estruturação de um texto narrativo: margens e parágrafos; Estruturação de parágrafos: início,

Leia mais

LEITURA E ESCRITA: EXPERIÊNCIA COM DEFICIENTES INTELECTUAIS

LEITURA E ESCRITA: EXPERIÊNCIA COM DEFICIENTES INTELECTUAIS LEITURA E ESCRITA: EXPERIÊNCIA COM DEFICIENTES INTELECTUAIS FÁBIO JUNIO DA SILVA SANTOS Professor de Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão Prefeitura de São Paulo RESUMO: Abordagem de leitura e escrita

Leia mais

... Página 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANO LETIVO: 2013/2014 ANO: 4º CURRÍCULO DA DISCIPLINA: PORTUGUÊS 1º PERÍODO CONTEÚDOS

... Página 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANO LETIVO: 2013/2014 ANO: 4º CURRÍCULO DA DISCIPLINA: PORTUGUÊS 1º PERÍODO CONTEÚDOS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA POUCA DE AGUIAR SUL (150666) ANO LETIVO: 2013/2014 ANO: 4º CURRÍCULO DA DISCIPLINA: PORTUGUÊS 1º PERÍODO ORALIDADE/ESCRITA - retrato - Autorretrato Textos diversos- Convite

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES PARCIAIS 2º BIMESTRE (7,0) 1º ANO

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES PARCIAIS 2º BIMESTRE (7,0) 1º ANO 2º BIMESTRE (7,0) 1º ANO 2ª feira (21/05) Inglês - Livro didático p. 14 a 19 e conteúdos do caderno 2º referentes ao 2º bimestre. 4ª feira (23/05) História e Geografia (O dia do livro / O índio / O dia

Leia mais

RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO DISCIPLINAS 1º BIMESTRE 2º BIMESTRE

RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO DISCIPLINAS 1º BIMESTRE 2º BIMESTRE RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO DISCIPLINAS 1º BIMESTRE 2º BIMESTRE MATEMÁTICA O uso dos números Números (medidas de tempo, de comprimento, de capacidade e de temperatura);

Leia mais

PROGRAMA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 11ª Classe

PROGRAMA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 11ª Classe PROGRAMA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 11ª Classe Formação de Professores para o Pré-Escolar e para o Ensino Primário Opção: Ensino Primário Ficha Técnica Título Programa de Metodologia

Leia mais

INFORMATIVO 2015 GRUPO 3

INFORMATIVO 2015 GRUPO 3 INFORMATIVO 2015 GRUPO 3 3 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

CONTEÚDO DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE 2015 FUNDAMENTAL II 6º ANO

CONTEÚDO DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE 2015 FUNDAMENTAL II 6º ANO CONTEÚDO DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE 2015 FUNDAMENTAL II 6º ANO Disciplina GEOGRAFIA Turma 6º ano 1. População Mundial - Grupo7 Páginas 207 a 215- Bônus demográfico e fases da transição demográfica (material

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL V

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL V CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL V OBJETIVOS GERAIS. Desenvolvimento da autoestima; Reconhecimento e descoberta do próprio corpo; Desenvolvimento

Leia mais

Objetivos de Aprofundamento:

Objetivos de Aprofundamento: OBJETIVOS 1 o TRIMESTRE 2013 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Interpretar os diversos gêneros textuais (conto, poema, história em quadrinhos e anedota), identificando os mecanismos estruturais da narrativa.

Leia mais

PARTE 1 FONÉTICA CAPÍTULO 1 FONÉTICA...

PARTE 1 FONÉTICA CAPÍTULO 1 FONÉTICA... Sumário PARTE 1 FONÉTICA CAPÍTULO 1 FONÉTICA... 3 1.1. Fonema...3 1.2. Classificação dos fonemas...4 1.3. Encontros vocálicos...5 1.4. Encontros consonantais...5 1.5. Dígrafos...6 1.6. Dífono...7 1.7.

Leia mais

Plano de Estudo 3ª Etapa

Plano de Estudo 3ª Etapa Plano de Estudo 3ª Etapa NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL I ANO: 1º Srs. Pais, SAÚDE E PAZ! Esse plano de estudo tem como finalidade levá-los a conhecer melhor a proposta desenvolvida no 1º ano. Nele

Leia mais

Rotinas da escola e da sala de aula: possibilidades de organização do trabalho pedagógico na perspectiva do letramento. Prof. Juliana P.

Rotinas da escola e da sala de aula: possibilidades de organização do trabalho pedagógico na perspectiva do letramento. Prof. Juliana P. Rotinas da escola e da sala de aula: possibilidades de organização do trabalho pedagógico na perspectiva do letramento Prof. Juliana P. Viecheneski O que nos vem à mente quando falamos em rotina? Na prática

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ROMEU CORREIA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ROMEU CORREIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ROMEU CORREIA EB FEIJO Nº1/EB1 Nº2 DO FEIJÓ/EB1/JI DE VALE FLORES 3.º Ano Ano Letivo: 2013-2014 Plano Curricular Simplificado da Disciplina de Português CONTEÚDOS (SÍNTESE) Oralidade

Leia mais

METAS CURRICULARES DE PORTUGUÊS

METAS CURRICULARES DE PORTUGUÊS METAS CURRICULARES DE PORTUGUÊS ENSINO BÁSICO 1., 2. E 3. CICLOS PROPOSTAS PELA EQUIPA DE PORTUGUÊS: HELENA C. BUESCU, JOSÉ MORAIS, MARIA REGINA ROCHA, VIOLANTE F. MAGALHÃES AGOSTO DE 2012 ÍNDICE INTRODUÇÃO

Leia mais

Formação de PROFESSOR EU ME DECLARO CRIANÇA

Formação de PROFESSOR EU ME DECLARO CRIANÇA Formação de PROFESSOR EU ME DECLARO CRIANÇA 1 Especial Formação de Professor Por Beatriz Tavares de Souza* Apresentação O livro apresenta os princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Leia mais

EDITAL Nº 26/2014 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

EDITAL Nº 26/2014 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA SELEÇÃO PÚBLICA PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS PARA A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA EDITAL Nº 26/2014 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA PROVA OBJETIVA DATA: 06 DE JULHO DE 2014 DURAÇÃO:

Leia mais