AUXILIAR DE CONTABILIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AUXILIAR DE CONTABILIDADE"

Transcrição

1 1 AUXILIAR DE CONTABILIDADE

2 2 01 Introdução Seja bem vindo ao curso de Auxiliar de Contabilidade Durante este curso você irá aprender técnicas que poder ser aplicadas em diversas áreas profissionais. Um auxiliar de contabilidade, também é chamado de Assistente Contábil, é responsável por criar planilhas para efetuar lançamentos contábeis, classificar despesas, conciliar contas levantar informações sobre custos e criar relatórios. Além disso, ele também auxilia na elaboração de balancetes e demonstrativos, entre outras coisas. O campo de atuação deste profissional é bem amplo, existem vagas em diversos tipos de empresa como indústrias, escritórios, bancos, casas comerciais e lojas. É importante ressaltar que a contabilidade não se restringe apenas às empresas, ela também faz parte do dia-a-dia de qualquer pessoa, seja para controlar os gastos com a casa, com o carro, etc. Exercícios Faça os exercícios prática na apostila interativa, e em seguida apresente ao seu professor. 02 Conceito, objetivo e aplicação A contabilidade sofreu grandes transformações depois da introdução a informática e de seus constantes avanços tecnológicos. Hoje em dia é praticamente impossível realizar a contabilidade de uma empresa sem fazer uso da informática. Mesmo assim, com todo avanço tecnológico, é indispensável o conhecimento das técnicas contábeis.

3 3 Conceito: A contabilidade é uma ciência teórica e prática que estuda os métodos de cálculo e registro da movimentação financeira de uma firma ou empresa. E que trata, através de suas técnicas, estudar e controlar o Patrimônio das empresas. Em lições posteriores você aprenderá sobre o Patrimônio da empresa e seus componentes. Objetivo: O principal objetivo da Contabilidade é fornecer informações sobre o patrimônio, mas também consiste em analisar e diagnosticar as causas de suas variações. Essas informações podem ser adquiridas em forma de livros, relatos, informes, pareceres, tabelas, planilhas, entre outros meios. Aplicação: A Contabilidade pode ser aplicada às pessoas físicas, jurídicas, instituições, empresas, pessoas de direito público, Municípios, Estados e a União. Exercícios Faça os exercícios prática na apostila interativa, e em seguida apresente ao seu professor. 03 Empresas Uma Empresa é uma organização econômica, civil ou comercial, constituída para explorar determinados bens e serviços. Toda empresa é um empreendimento que vista à realização de um objetivo, quer seja ele social ou econômico, como o lucro, por exemplo. Mistas. As empresas podem ser Públicas, Privadas ou Empresas Públicas: São empresas criadas pelo governo federal, estadual ou municipal, exemplo: CEF Caixa Econômica Federal e Correios. Empresas Privadas: São empresas constituídas com capital de particulares, ou seja, pessoas comuns que dispunham de certo capital e resolveram abrir uma empresa com este dinheiro, exemplo: Supermercados, padarias,

4 4 açougues, lojas, indústrias, empresas multinacionais, empresas de informática, entre outras modalidades. Empresas Mistas: São empresas constituídas com capital do governo e de particulares ao mesmo tempo, exemplo: Petrobras, Banco do Brasil S/A. As empresas ainda são classificadas quanto ao seu porte, podendo ser Micro empresa, Pequena empresa ou Grande empresa. Junto ao nome da empresa você verá algumas siglas como S/A, Ltda. ME, entre outras. Veja abaixo seus significados: Veja abaixo nomes de empresas: ME: Micro Empresa EPP: Empresa de Pequeno Porte S/A: Sociedade Anônima S/C: Sociedade Civil Ltda: Limitada Cia: Companhia Silva e Torres S/C Ltda F. da Silva ME Firma individual enquadrada como Micro Empresa pertencente ao proprietário Fulano da Silva. Sociedade Civil Limitada formada por Fulano da Silva e Beltrano Torres. Silva e Torres S/C Ltda ME Sociedade Civil Limitada, enquadrada como Micro Empresa, formada por Fulano da Silva e Beltrano Torres. Exercícios Faça os exercícios prática na apostila interativa, e em seguida apresente ao seu professor. 1. As empresas são constituídas com capital do governo e de particulares, as empresas são construídas com capital de particulares e as empresas com capital do governo.

5 5 2. Quanto ao porte as empresas podem ser, e. 3. Qual o significado das siglas: EPP: ME: S/C: 4. Apresente ao seu professor. 04 Nome Fantasia e Razão Social É importante que você saiba diferenciar o nome fantasia do nome empresarial, mas para isso deverá, primeiramente, saber o significado de cada um. Firma (Razão Social): Quando falamos Firma ou Razão Social, estamos nos referindo ao nome da empresa. É o nome devidamente registrado sob qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A Firma ou Razão Social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, que é conhecido como nome fantasia. Nome Fantasia: Independente do nome empresarial, o nome fantasia é que será o rosto da empresa, ou seja, toda divulgação da empresa, como logomarca, letreiro luminoso, cartões de visita, entre outros, estamparão o nome fantasia e não o nome empresarial (firma ou razão social). O nome fantasia será a fachada, ou seja, o nome comercial sob o qual a empresa se torna conhecida do público. Os irmãos, Marcos Pina e Fernando Pina resolveram montar uma empresa de doces e decorações para festas, contudo criaram a seguinte Razão Social M. Pina & F. Pina e como nome fantasia Sabor e Arte, ou seja, a empresa sempre irá responder ou se pronunciar como M. Pina e F. Pina quer seja judicialmente, ou com seus fornecedores, entre outros, mas seus clientes a conhecerão como Sabor e Arte.

6 6 De acordo com as regras de direito comercial, o registro de um nome fantasia é feito perante os órgãos de registro de marcas e patentes, sendo resguardado o direito à sua utilização ao primeiro que o registra. Exercícios Faça os exercícios prática na apostila interativa, e em seguida apresente ao seu professor. 05 Documentos As empresas utilizam documentos comerciais e trabalhistas, que de forma direta ou indireta, geram fatos e fatores que alimentam a contabilidade. Por se tratarem de fatos que afetam positiva ou negativamente as empresas, eles necessitam ser dominados, tanto pelas pessoas da área contábil, quanto pelas pessoas que se relacionam em uma empresa. Cheque: É uma ordem de pagamento à vista, que pressupõe que seu emissor é detentor de uma conta bancária, com disponibilidade financeira suficientes para cobertura do valor expresso por extenso. Ações: São os títulos emitidos por empresas de capital aberto e que representam a menor fração do capital social destas empresas, negociados em bolsa de valores. O investidor torna-se, portanto, sócio da empresa da qual adquiriu ações, e os poderes a ele atribuídos, são limitados pelo tipo de ação que comprou e também pela quantidade de ações que possui. Fatura: Relação de mercadorias vendidas a uma pessoa ou firma, com os respectivos preços. Este documento vem sendo substituído pela emissão de nota fiscal-fatura que atende plenamente a legislação e simplifica em muito para as empresas. Duplica: Título de crédito nominativo pelo qual o comprador fica obrigado a pagar, em determinada data, a quantia correspondente à fatura de mercadoria vendida a prazo. Triplicata: Documento que substitui uma duplicata que se perdeu ou extraviou. Nota Fiscal: Documento que comprova a compra, para efeito de fiscalização, com identificação de preço unitário, total e global, bem como forma de pagamento e dados do vendedor e do comprador.

7 7 Promissória: Documento em que alguém se compromete a pagar a determinada pessoa ou estabelecimento certa quantia, em determinada data, ou seja, é uma promessa de pagamento. Recibo: Documento que comprova o pagamento de uma obrigação, ou recebimento de bens ou valores. Atesta quitação. Exercícios Faça os exercícios prática na apostila interativa, e em seguida apresente ao seu professor. 1. Associe preenchendo com a letra correspondente. ( ) Cheque A. Documento que substitui uma duplicata que se perdeu ou extraviou. ( ) Ações B. Títulos emitidos por empresas de capital aberto e que representam a menor fração do capital destas empresas, negociados em bolsa de valores. ( ) Fatura C. Documento que comprova o pagamento de uma obrigação, ou recebimento de bens no valor. ( ) Duplicata D. Título de crédito nominativo pelo qual o comprador fica obrigado a pagar, em determinada data, a quantia corresponde à fatura de mercadoria vendida à prazo. ( ) Triplicata E. Promessa de pagamento. ( ) Nota Fiscal F. Documento que comprava a compra, para efeito de fiscalização, com indicação de preço unitário, total e global, bem como forma de pagamento e dados do vendedor e do comprador. ( ) Promissória G. É uma ordem de pagamento à vista. H. Relação de mercadorias vendidas a uma pessoa ou firma.

8 8 06 Expressões Bem como os documentos, também existem expressões, que de forma direta ou indireta, geram fatos e fatores que alimentam a contabilidade, conheça algumas dessas expressões. Desconto de Cheques: Forma de captação de capital de giro, adotado por grande parte das empresas, onde a empresa negocia com bancos os cheques pré-datado recebidos de seus clientes. Alienação Fiduciária: Operações realizadas nas transações comerciais, onde o bem, objeto de compra, é entregue ao comprador, mas fica alienado ao financiador até a completa liquidação dos pagamentos. Fiança: É um ato de confiança que uma pessoa física ou jurídica, vem garantir o pagamento da obrigação assumida por outra pessoa, o devedor, no caso de a obrigação não ser por este cumprida no tempo e nas condições previamente estabelecidas. Insolvência: Perda da capacidade de solvência, ou seja, perda da capacidade de honrar seus compromissos financeiros. Falência: Situação ou estado em que se encontra o comerciante que se torna impontual nos pagamento das suas obrigações líquidas, certas e exigíveis, insolvência ou quebra. Concordata: Acordo que o comerciante insolvente faz com a maioria ou a totalidade de seus credores, para evitar a declaração da sua falência, obrigando-se este a conceder-lhe uma espera de prazo para o recebimento, integral ou não, do que têm direito. Pró Labore: Conta de despesa onde se registram os valores retirados pelos sócios de uma empresa em pagamento de serviços, eventuais ou extraordinários, por eles prestador à firma. Depreciação: É o ato de desvalorizar pelo uso natural, pelo desgaste ou pela perda de valor de um determinado bem, tais como, veículos, máquinas e equipamentos, instalações e edifícios, etc. Exercícios

9 9 Faça os exercícios prática na apostila interativa, e em seguida apresente ao seu professor. 1. Associe preenchendo com a letra correspondente. ( ) Pró Labore A. Acordo que o comerciante insolvente faz com a maioria ou a totalidade de seus devedores, para evitar a declaração da sua falência. ( ) Desconto de Cheques B. Operações, onde o bem, objeto de compra, é entregue ao comprador, mais fica alienado ao financiador até a completa liquidação dos pagamentos. ( ) Alienação C. É um ato de confiança que uma pessoa física ou jurídica, vem garantir o pagamento da obrigação assumida por outra pessoa. ( ) Insolvência D. Forma de captação de capital de giro. ( ) Concordata E. Situação ou estado em que se encontra o comerciante que se torna impontual nos pagamento das suas obrigações líquidas, certas, exigíveis, insolvência ou quebra. ( ) Falência F. Conta de despesa onde se registram os valores retirados pelos sócios de uma empresa em pagamento de serviços, por eles prestados à firma. ( ) Fiança G. Perda de capacidade de honrar seus compromissos financeiros. ( ) Depreciação H. É o ato de desvalorizar pelo uso natural, pelo desgaste ou pela perda de valor de um determinado bem. 07 Patrimônio Agora que você já possui certa noção sobre empresa, alguns documentos e expressões, ficará mais fácil compreender todo processo de contabilização de mesma. O primeiro passo é saber o que é um Patrimônio. Patrimônio: É um

10 10 conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa (jurídica ou física) avaliado em moeda. Bens: Os bens correspondem a tudo que tem valor monetário e que de certa forma satisfaça as necessidades do home (qualquer ser humano). Os bens podem ser classificados como materiais e imateriais. Bens materiais (tangíveis): Os bens materiais podem ser móveis, como: veículos, máquinas, dinheiro, mesas, mercadorias, entre outros, ou imóveis como: casas, terrenos, etc. Bens imateriais (intangíveis): Os bens imateriais não possuem forma física mais estão diretamente ligados a valores monetários. Exemplo de bens imateriais: Web site da empresa, marcas e patentes, reformas e ampliações realizadas em imóveis de terceiros, ponto comercial, clientela, entre outros. Direitos: Valores a serem recebidos de terceiros, por vendas a prazo ou qualquer outro valor da nossa propriedade que se encontra em posso de terceiros. Exemplo: Duplicatas a receber, títulos a receber, aluguéis a receber, etc. Obrigações: São dívidas ou compromissos de qualquer espécie ou natureza assumidos perante terceiros, ou bens de terceiros que se encontram em nossa posse (emprestado). Exemplo: Contas a pagar, Salários, Impostos, etc. Exercícios Faça os exercícios prática na apostila interativa, e em seguida apresente ao seu professor. 08 Ativo e Passivo Na lição anterior você descobriu que o patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações. Nesta lição você verá a representação gráfica do patrimônio. Com um gráfico em forma de T, o patrimônio se divide entre Ativo e Passivo, sendo Ativo todos Bens e Direitos, e o Passivo as Obrigações. Ativo: São todos os bens e direitos de uma empresa. Assim, podemos dar como exemplo o caixa, os valores dos bancos, equipamentos, mercadorias, os valores a receber de terceiros, tudo isto é parte do ativo. Passivo: São todas as obrigações que a empresa possui com terceiros e que deverá pagar em um determinado prazo. Desta forma, salários a pagar,

11 11 fornecedores, impostos a pagar, financiamentos, etc. Tudo isto é parte do passivo. Representação Gráfica do Patrimônio: 1. Complete separando os bens, direitos e obrigações.

12 12 09 Patrimônio Líquido O Patrimônio Líquido é o capital próprio da empresa. É o valor da diferença entre Ativo e Passivo Exigível. Em outras palavras, é o valor que representa a quantia aplicada em uma empresa por seus sócios, proprietários ou adicionais. O Patrimônio Líquido era o componente que estava faltando na estrutura do patrimônio, veja a representação gráfica a seguir: Analisando os exemplo podemos notar que o Patrimônio líquido corresponde ao Ativo (bens e direitos) menos (-) o Passivo (obrigações). Logo, temos a seguinte equação:

13 13 Exemplo 1: Exemplo 2: Exemplo 3:

14 14 Exercícios 1. Se uma empresa X tem R$ ,00 em caixa, tem pra receber R$ ,00 e deve a terceiros R$ 5.000,00, quanto lhe resta? R$ 2. Calcule o Patrimônio Líquido de cada empresa.

15 15 3. Calcule o Patrimônio Liquido. 4. Apresente ao seu professor. 10 Balanço Patrimonial O Balanço Patrimonial é uma das mais importantes demonstrações contábeis, pois reflete a posição financeira de uma entidade (empresa) em um determinado período, normalmente em um ano. Requisitos do balanço patrimonial: O balanço patrimonial é composto por um cabeçalho, um corpo e colunas comparativas, conheça cada uma destas partes. Cabeçalho: O cabeçalho do balanço patrimonial deverá conter: Denominação da empresa. Título da demonstração. Data de encerramento do balanço. Corpo: O corpo do Balanço é constituído por duas colunas: a da esquerda que chamamos de (Ativo), e a da direita, que chamamos de (Passivo e Patrimônio líquido) ou somente (Passivo), conforme a lei.

16 16 INFO Como o próprio nome diz, o balanço patrimonial corresponde ao equilíbrio do patrimônio, onde o total do Ativo deve ser exatamente igual ao Passivo e PL (Patrimônio Líquido). Exemplo: EMPRESA TREKU S S.A BALANÇO PATRIMONIAL EM 31/01/2010 ATIVO PASSIVO E PL Bens: Obrigações: Caixa 2.000,00 Duplicatas a pagar 4.000,00 Mercadorias 3.000,00 Impostos a pagar 1.000,00 Veículos ,00 Direitos: Duplicatas a receber 6.000,00 Patrimônio Líquido: ,00 TOTAL: ,00 TOTAL: ,00 Na representação gráfica exibida na página anterior, LADO ESQUERDO (ATIVO) é o lado POSITIVO, pois compreendem todos os Bens que a empresa efetivamente possui e tudo o que ainda tem Direito de receber. Sendo assim, LADO DIREITO (PASSIVO) é o lado NEGATIVO, pois compreende todas as Obrigações da empresa, ou seja, tudo que ela tem que pagar.

17 17 EMPRESA S.S.S. SILVA ME Balanço Patrimonial em 31/01/20009 ************************* Duplicatas a pagar 1.500,00 Caixa ,00 Móveis 2.000,00 Aluguel a receber 800,00 Veículos ,00 Impostos a pagar 3.500,00 Exercícios Faça os exercícios prática na apostila interativa, e em seguida apresente ao seu professor. 1. Calcule o Patrimônio Líquido e os totais de ativo e passivo. 2. Se uma empresa possui um ativo no valor de ,00 quanto deverá ser o total do Passivo+PL? R$ 3. Preencha o quando do Balanço Patrimonial com os dados fornecidos.

18 18 EMPRESA BALANÇO PATRIMONIAL EM / / ATIVO PASSIVO E PL Bens: Obrigações: Direitos: Patrimônio Líquido: TOTAL: ,00 TOTAL: ,00 11 Fontes de Patrimônio Líquido Como vimos na lição anterior, o Patrimônio Líquido pode ser definido, basicamente, como a diferença entre o valor do ativo e do passivo, mas ele não se resume apenas a isso. O Patrimônio Líquido de uma entidade pode ser proveniente das seguintes fontes: Investimentos, Lucros e reservas. O Patrimônio Líquido compreende os créditos que os proprietários, sócios ou acionistas têm com entidade, seja o capital que cada um injetou na empresa, ou os lucros e/ou prejuízos a serem distribuídos ou suportados pelos mesmos, bem como as retiradas (reservadas) para determinados fins. O Capital é a principal fonte do Patrimônio Líquido, pois representa a soma de todos os valores que o proprietário, ou sócios, investiram (colocaram) na empresa. Exemplo: Diversas pessoas resolvem fundar uma sociedade anônima (empresa), denominada Treku s S.A. Somando os valores que cada sócio investiu a empresa iniciou com um capital integralizado em dinheiro no valor de R$ ,00.

19 19 O Total do Ativo sempre deverá bater com o Total do Passivo, pois o Patrimônio Líquido é somado ao Passivo. Veja como ficaria o balanço pratimonial até aqui: EMPRESA Treku s S.A BALANÇO PATRIMONIAL EM 31/01/2010 ATIVO PASSIVO E PL Bens: Obrigações: 0,00 Caixa ,00 Direitos: 0,00 Patrimônio Líquido: Capital ,00 TOTAL: ,00 TOTAL: ,00 Obviamente, toda empresa tem como principal objetivo transformar o capital investido em lucro. No exemplo anterior a empresa receber um Ativo no valor de R$ ,00 (Conta Caixa) e, em contrapartida, forma o Patrimônio Líquido inicial (Conta Capital). Exercícios Faça os exercícios prática na apostila interativa, e em seguida apresente ao seu professor.

20 20 12 Fatos Contábeis Fatos contábeis são todos os eventos que ocorrem na empresa e que determinam um valor monetário. A maioria dos fatos contábeis se reduz a pagar e receber, veja alguns exemplos: >> Aquisição (compra) de um veículo para a empresa. É um fato contábil, pois se trata de um fato envolvendo valor monetário da empresa. >> Pagamento da conta de luz da empresa. É um fato contábil, pois se trata de um fato envolvendo valor monetário da empresa. >> Reunião entre os diretores e regentes da empresa. Não é um fato contábil, pois não se trata de um fato envolvendo valor monetário da empresa. Todo fato contábil é sempre duplo, ou seja, necessita, obrigatoriamente, ter uma origem e uma aplicação. Origem: Define de onde estão saindo os recursos utilizados, ou seja, de onde vem o valor monetário utilizado na aplicação do fato contábil. Aplicação: Define o destino do valor monetário representado no fato contábil, ou seja, corresponde aos bens e demais recursos adquirido pela empresa. Exemplo 1: Fato Contábil: Aquisição de uma mesa no valor de R$ 200,00 pago com dinheiro do caixa da empresa. Origem: Caixa Aplicação: Mesa Exemplo 2: Fato Contábil: Aquisição de um veículo o km, pago com cheque do Banco do Brasil, no valor de R$ ,00. Origem: Banco do Brasil. Aplicação: Veículo

21 21 Exemplo 3: Fato Contábil: Recebimento de duplicata no valor de R$ 3.400,00 depositado no Banco do Brasil. Origem: Duplicatas Aplicação: Banco do Brasil Exemplo 4: Fato Contábil: Pagamento de R$ ,00 em salários dos empregados, com dinheiro do caixa. Origem: Caixa Aplicação: Salários Exercícios Faça os exercícios prática na apostila interativa, e em seguida apresente ao seu professor. 1. Analise os fatos contábeis e defina a origem e aplicação de cada um: A) Aquisição de um trato, pago a vista, com cheque do Banco ABC S/A, no valor de R$ ,00, isento de impostos. Origem:. Aplicação:. B) Fato Contábil: Recebimento de R$ 9.000,00 da empresa Trapos ME. Colocando o dinheiro no Banco ABC S/A. Origem:. Aplicação:. C) Pagamento de impostos no valor de R$ 560,00 com dinheiro do caixa. Origem:. Aplicação:. D) Fato Contábil: Pagamento de aluguel no valor de R$ 900,00 com dinheiro do caixa. Origem:. Aplicação:. 2. Apresente ao seu professor.

22 22 13 Contas No dia-a-dia da empresa é muito difícil se preparar um balanço após cada operação. Mas as pessoas interessadas nos balanços das empresas, tais como diretores, entidades governamentais, etc. Necessitam dos balanços periódicos. Em geral, as operações ocasionam aumentos e diminuições no ativo, no passivo e patrimônio líquido, como já vimos. Esses aumentos e diminuições são registrados em contas. Contas: Podemos conceituar contas como sendo um nome representativo de um determinado bem, direito, obrigação, uma despesa ou uma receita. As contas são criadas separadamente, ou seja, uma conta para cada tipo de elemento do ativo, passivo ou patrimônio líquido. Neste caso serão diferenciadas pelos nomes. Por exemplo: Todo dinheiro (em mãos) será representado pela conta Caixa. Podemos, também, e é o que ocorre na prática, representar diversos elementos de características semelhantes em uma mesma conta. Exemplos: O conjunto formado por cadeiras, mesas, máquinas de escrever, máquinas de somar, etc. Poderia ser registrado em uma única conta, que teria por nome Móveis e Utensílios. O conjunto de pequenas despesas, sem necessidade de discriminação, receberia o nome de Despesas Diversas ou Despesas Gerais. Pagamentos em cheque, depósitos em conta de banco da empresa podem fazer parte da mesma conta Banco. Diversos valores a pagar e a receber sem necessidade de descrição poderiam ser registrados respectivamente nas contas, Contas a Pagar e Contas a Receber. Toda e qualquer movimentação financeira da empresa deve ser contabilizada e para isto deve estar presente no balanço patrimonial representado por uma conta. Exercícios Faça os exercícios prática na apostila interativa, e em seguida apresente ao seu professor.

23 23 14 Débito e Crédito Quando estamos falando sobre contabilidade as palavras Crédito e Débito se diferem do uso comum. É comum alguém dizer que débito representa dívida, situação negativa, você está devendo algo a alguém. Quando ao crédito, para um consumidor representa uma situação positiva, estar com crédito com alguém. O conceito está correta, mas a contabilidade utiliza estes termos de forma contrária. As contas de Origem (contas de onde o dinheiro sai) são contas credoras, enquanto as Aplicações (contas onde o dinheiro entra) são contas devedoras. É como se a Conta Devedora ficasse devendo algo à Conta Credora. Exemplo: Fato: Compra de cadeira no valor de R$ 50,00 pago em dinheiro do caixa. Aplicação: Cadeira (entrou dinheiro na conta Móveis) - Conta Devedora Origem: Caixa (saiu dinheiro da conta Caixa) - Conta Credora Você já deve ter notado que todo fato contábil é duplo, portanto, toda conta credora possuirá, obrigatoriamente, uma conta devedora e vice-versa, ou seja, para que haja qualquer aplicação deve sempre haver uma origem. DICA: A Conta Devedora vem sempre antes da Conta Credora. Veja alguns exemplos de Fatos contábeis e o destaque de suas contas credora e devedora. Compra de um Carro zero km no valor de R ,00, pago com dinheiro do caixa, isento de impostos. Conta Devedora (aplicação): Veículos

24 24 Conta Credora (origem): Caixa Pagamento de Duplicatas no valor de R$ 800,00, pago com dinheiro do caixa. Conta Devedora: Duplicatas a pagar Conta Credora: Caixa Recebimento de Duplicatas no valor de R$ 1.200,00, colocando o dinheiro no caixa. Conta Devedora: Caixa Conta Credora: Duplicatas a receber Exercícios 1. Classifique as contas Credora e Devedora nos fatos contábeis a seguir: A) Aquisição de um microcomputador no valor de R$ 3.000,00, pago com dinheiro do caixa. Conta Devedora: Computador Conta Equipamentos Dinheiro do Caixa conta Caixa Conta Credora: B) Aquisição de um sofá no valor de R$ 700,00, pago com cheque do Banco ABC S/A. Conta Devedora: Sofá conta Móveis e Utensílios Cheque conta Banco ABC S/A Conta Credora: C) Pagamento de promissórias no valor de R$ 3.000,00, pago com cheque do Banco Tutu S/A. Conta Devedora: Conta Promissórias a pagar Cheque conta Banco Tutu S/A

25 25 Conta Credora: D) Recebimento de duplicatas no valor de R$ ,00, depositando o dinheiro no Banco ABC S/A. Conta Devedora: Conta Duplicatas a receber Depósito conta Banco ABC S/A Conta Credora: E) A empresa X comprou com cheque do Banco ABCDE S/A uma mesa com 4 cadeiras. Conta Devedora: Mesa c/ cadeiras Conta Móveis e Utensílios Cheque conta Banco Tutu S/A Conta Credora: F) A empresa Y quitou com dinheiro do caixa Impostos a pagar no valor de R$ 620,00. Conta Devedora: Conta Caixa Conta Impostos a pagar Conta Credora: 2. Apresente ao seu professor. 15 Representação gráficas das contas Antigamente, as contas eram registradas em um livro chamado Razão, hoje em dia a contabilidade já pode ser totalmente feita através de softwares de

26 26 computador com todos seus cálculos gerados automaticamente, agilizando consultas e relatórios necessários. Independente da forma de armazenamento, em livro ou arquivo de computador, esse processo de registro das contas continua sendo denominado como Razão. Fato Contábil: 21/06/2000: Pagamento de impostos no valor de R$ ,00 com dinheiro do caixa. Conta Devedora: Impostos Contra Credora: Caixa Neste exemplo houve o pagamento de impostos com dinheiro do caixa, portanto, saiu dinheiro da conta Caixa e foi para a conta Impostos. É como se a conta Impostos, a partir de agora, estivesse devendo para conta caixa. Exemplo 1: Representação gráfica em forma de Tabelas: IMPOSTOS Data Operações Débito Crédito D/C Saldo 21/06/2009 a Caixa ,00 D ,00 O valor de ,00 foi Debitado na conta Impostos, ou seja, é como se a conta impostos devesse ,00 à conta caixa. CAIXA Data Operações Débito Crédito D/C Saldo 21/06/2009 a Imposto ,00 C ,00 Exemplo 2: Representação gráfica em forma de Razonetes:

27 27 No exemplo 2 temos contas do exemplo 1, mas representadas em forma de Razonetes. Veja que os ,00 foram Debitados na conta Impostos e Creditados na conta Caixa, assim como no exemplo 1. Os Razonetes representam à conta em uma estrutura em forma de T, onde o lado esquerdo compreende os valores debitados e o lado direito os valores creditados na conta. Logo a diante você terá uma lição explicando, detalhadamente, os Razonetes. Exercícios 15/07/2009 Aquisição de um veículo conforme Nota Fiscal 8880, isento de impostos, à vista, pago com dinheiro do caixa no valor de R$ ,00. Conta Devedora: Veículos Conta Credora: Caixa Valor: R$ ,00 1. Abra o arquivo Representação Gráfica.xls em: C:\Arquivos de Cursos\Contabilidade 2. Utilizando os dados acima, preencha as planilhas Conta Veículos e Conta Caixa, conforme o exemplo de representação das contas em forma de Tabelas que você aprendeu nesta lição. 3. Ainda com os mesmos dados, preencha a planilha Razonetes, conforme a representação de contas em forma de Razonetes.

28 28 Este exercício serve apenas para mostrar os modos de exibição das contas, logo adiante você terá uma lição explicando detalhadamente os Razonetes. 16 Plano de Contas Você já deve ter notado que as contas nem sempre são denominadas com o mesmo nome da aplicação ou origem, por exemplo, tudo que se paga ou recebe em cheque não pertence à conta cheque e sim à conta Banco, tudo que se paga ou recebe em dinheiro não pertence à conta dinheiro e sim à conta Caixa. Podemos, também, como já foi dito anteriormente, representar diversos elementos de características semelhantes em uma mesma conta. Como por exemplo, o conjunto formado por cadeiras, mesas, computadores, entre outros, poderia ser registrado em uma única conta, que teria por nome Móveis e Utensílios. Assim como carros, motos e caminhões formam a conta Veículos. O Plano de Contas é uma maneira sucinta de organizar e padronizar as contas, simplificando os lançamentos contábeis. DICA: O Plano de Contas deve ser criado ou personalizado com as características e contas de cada empresa. O ideal é não conter muitas contas nem poucas contas, apenas o necessário para o registro de fatos importantes, relevantes e costumeiros. Modelo de Plano de Contas: Logicamente, cada empresa deverá elaborar seu próprio Plano de Contas mediante adaptação às suas características de operação, necessidades internas, transações, contas específicas e assim por diante. Portanto, o modelo de Plano de Contas exibido nesta lição é apenas uma sugestão simbólica, já que como acabamos de dizer, toda empresa deve elaborar ou adaptar seu próprio Plano de Contas. MODELO DE PLANO DE CONTAS (RESUMIDO)

29 29 ATIVO ATIVO CIRCULANTE - Disponível - Caixa - Bancos - Banco A - Banco B - Aplicações Financeiras - Clientes - Outras contas a Receber - Empréstimos a receber - Estoques ATIVO REALIZÁVEL A LONGO PRAZO - Clientes - Contas a Receber ATIVO PERMANENTE - Investimentos - Imobilizado - Terrenos - Imóveis - Instalações - Máquinas e Equipamentos PASSIVO CIRCULANTE - Fornecedores - Fornecedor A - Fornecedor B - Contas a pagar - Água - Luz - Telefone - Aluguel - Empréstimos e financiamentos PASSIVO

30 30 - Salários a pagar - Impostos a pagar EXIGÍVEL A LONGO PRAZO - Fornecedores - Empréstimo e financiamentos - Obrigações fiscais - Contas a pagar PATRIMÔNIO LÍQUIDO - Capital Social - Lucros e Prejuízos Acumulados Exercícios Faça os exercícios prática na apostila interativa, e em seguida apresente ao seu professor. 1. Com base no Plano de Contas das páginas anteriores, defina os nomes para as contas abaixo. Veja o exemplo: A) Aquisição de uma casa no valor de R$ ,00, isento de impostos, pago a vista com cheque n 1006 do Banco B. Conta: Imóveis Conta: Banco B B) Aquisição de uma moto 0 km, conforme NF 2020 no valor de R$ 4.500,00 pagos a vista com cheque n 1880 do Banco A. Conta: Conta: C) Abertura de Conta Corrente no Banco B com depósito inicial de R$ ,00, com dinheiro do caixa. Conta: Conta: D) Pagamento do Fornecedor A com cheque do Banco B n 1550, no valor de R$ ,00 conforme recibo Conta: Conta:

31 31 E) Pagamento do salário do funcionário José Maria, pago em dinheiro, valor de R$ 1.400,00. Conta: Conta: 2. Apresente ao seu professor. 17 Escrituração Partidas Dobradas A Escrituração é uma das técnicas que a contabilidade utiliza para atingir os seus objetivos. Cuida do registro dos fatos contábeis mediante normas e princípios próprios da contabilidade, possibilitando o entendimento e a extração das informações sobre a situação patrimonial. O MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS é o método universalmente adotado para a escrituração. Movimenta toda a estrutura patrimonial e de resultados indicando a igualdade dos elementos positivos e negativos do patrimônio. O método, exposto pelo frade franciscano Lucca Pacciolli, em 1494, revolucionou todo o estudo da contabilidade permitindo ser hoje uma ciência. O método das partidas dobradas tem um princípio fundamental: Não há devedor sem credor e vice-versa Ou seja, para cada registro ou soma de registros a débito, haverá um registro ou soma de registros a crédito, de igual valor. A soma dos débitos será sempre igual aos créditos; A soma de todos os saldos devedores é sempre igual a soma dos saldos credores; A soma do ativo é sempre igual à soma do passivo e patrimônio líquido. Exercícios Faça os exercícios prática na apostila interativa, e em seguida apresente ao seu professor.

32 32 18 Lançamentos Lançamento é o registro dos fatos contábeis (aqueles que provocam mudanças na composição do patrimônio da empresa). É feito em ordem cronológica e obedecendo a determinada técnica. Passos para se Efetuar um Lançamento: Dados um fato contábil, devemos seguir alguns passos para efetuar seu devido lançamento. Exemplo Compra de um carro, pago à vista em dinheiro conforme NF 1012 no valor total de R$ ,00 isento de impostos. 1 passo identificar as contas envolvidas no fato; Caixa (valor em dinheiro) Veículo (bem) 2 passo identificar o que o fato provoca sobre o saldo das contas, ou seja, se o saldo aumentará ou diminuirá; no caso: Caixa, o saldo diminuirá, é a conta de origem (Conta Credora). Veículos, o saldo aumentará, é a aplicação (Conta Devedora). 3 passo efetuar o lançamento contábil segundo o método das partidas dobradas veja a seguir os elementos de um lançamento. Elementos do Lançamento: São 5 os elementos de um lançamento: 1. Local e data local da empresa (cidade) e dia, mês e ano da ocorrência do registro. 2. Conta devedora é a conta debitada, a aplicação. Vem sempre antes da conta credora. 3. Conta credora - é a conta creditada, a origem dos recursos. Sempre representada com a preposição a antes do nome da conta. 4. Histórico é a narração do fato ocorrido, a qual deve ser resumida, mas aplicar bem a operação. Não existe uniformidade de histórico, porém, é comum padronizar determinados termos, por exemplo: sempre que houver compra de um determinado bem ou item de estoque, iniciar com: Aquisição (bem adquirido_. 5. Importância ou quantia é o valor das operações expresso em unidades monetárias. MODELOS DE LANÇAMENTO:

33 33 10/05/2010 Abertura da empresa com capital integralizado no valor de R$ ,00 em dinheiro ao caixa. 13/05/2010 Aquisição de pares de meia para revenda, no valor de R$ 3,00 cada, pagos a vista, com dinheiro do caixa, isentos de impostos conforme nota fiscal Lançamentos: De agora em diante não iremos mais utilizar os títulos nos lançamentos, ou seja, apenas o conteúdo, como mostra o lançamento a seguir, porém deve-se manter a mesma ordem: Local e Data Conta Devedora Conta Credora Histórico Valor São Paulo, 10 de Maio de Caixa a Capital Abertura da empresa com capital de R$ ,00 em dinheiro. R$ , Estoques a Caixa Aquisição de pares de meia a R$ 3,00 cada, conforme NF R$ 6.000,00 DICA: É obrigatório escrever a data de forma completa, apenas no primeiro lançamento e quando iniciar uma nova página. Nos demais basta colocar o dia.

34 34 No exemplo anterior a conta Estoques é a conta Devedora e Caixa a conta Credora, coloque sempre a letra a antes da conta credora, assim poderá ler como se Estoques devesse a Caixa. Exercícios Faça os exercícios prática na apostila interativa, e em seguida apresente ao seu professor. 1. Com base nos fatos contábeis da empresa X faça os lançamentos a seguir. 06/09/2010 Aquisição de um sofá, isento de impostos, com dinheiro do caixa, no valor de R4 600,00, conforme NF >> Conta Caixa >> Conta Móveis e Utensílios. 08/09/2010 Pagamento de impostos no valor de R ,00, com dinheiro tirado do caixa. >> Conta Impostos >> Conta Caixa. 14/09/2010 Aquisição de 2 carros no valor de R ,00 cada, pagos com cheque do Banco DINDIN S/A. >> Conta Veículos >> Conta Banco DINDIN S/A. 17/09/2010 Aquisição de uma apartamento por R$ ,00, pago com cheque do Banco DINDIN S/A. >> Conta imóveis >> Conta Banco DINDIN S/A. Lançamentos: (Faça-os colocando apenas o conteúdo, como foi mostrado no exemplo das páginas anteriores).

35 35, de de. R$ R$ R$, de de. R$ 2. Apresente ao seu professor. 19 Razonetes Em lições anteriores você viu um breve comentário sobre as maneira nas quais as contas podem ser representadas, contudo iremos utilizar a estrutura em forma de T. esta representação é a mais simples e comumente utilizada, a chamamos de Razonete. Objetivo: Os Razonetes têm como objetivo exibir o valor total creditados e debitado em cada conta.

36 36 O lado esquerdo do Razonete é chamado de lado Débito e o outro lado, o direito, é o lado do Crédito. Como todo lançamento possui duas contas, você deverá Creditar o valor no Razonete de uma conta e Debitar o mesmo valor no Razonete da outra. Você poderá conferir esse processo através de um exemplo que será mostrado mais adiante. Você já sabe que todo fato contábil é duplo, ou seja, toda conta credora possuirá, obrigatoriamente, uma conta devedora e vice-versa, portanto, se um balanço possuir 10 contas diferentes, devemos então criar 10 razonetes, um para cada conta. Atenção: Os razonetes serão criados conforme o número de contas DIFERENTES, ou seja, se um balanço possuir 30 lançamentos (fatos contábeis) e dentre eles houver um total de 7 contas diferentes, serão criados 7 razonetes, um para cada conta. Sendo assim, se a Conta Caixa aparecer 5 vezes entre os lançamentos, basta lançar os 5 valores no razonetes na conta Caixa. Exemplo: Fato Contábil: Compra de uma cadeira no valor de R$ 50,00, pago com dinheiro do caixa. >> Origem: Caixa (saiu dinheiro da conta Caixa) Conta Credora >> Aplicação: Cadeira (entrou dinheiro na conta Móveis) Conta Devedora 1. Classifique as contas Credora e Devedora nos fatos contábeis da Empresa Lima.

37 37 A) Aquisição de um sofá, isento de impostos, com dinheiro do caixa, no valor de R$ 600,00, conforme NF B) Pagamento de impostos no valor de R$ 1.800,00, com dinheiro tirado do caixa. C) Aquisição de 2 carros no valor de R$ ,00 cada, pagos com cheque do Banco DINDIN S/A. D) Aquisição de um apartamento por R$ ,00, pago com cheque do Banco DINDIN S/A. 2. Apresente ao seu professor.

38 38 20 Lançamentos e Razonetes (Praticando) Nesta lição você irá fazer mais alguns exercícios sobre lançamentos e razonetes. Serão exibidos todos os fatos contábeis para que primeiramente você faça os LANÇAMENTOS referentes a eles. Em seguida serão criados os razonetes, um razonete para cada conta, ou seja, se a conta caixa, por exemplo, se envolver em 5 lançamentos, não serão criados cinco razonetes e sim um único razonete com o nome CAIXA contendo os cinco valores. Confira o exemplo a seguir. Fatos Contábeis: Abertura da empresa com capital de R$ ,00 em dinheiro integralizado pelos sócios em 03/05/ /05 Aquisição de um caminhão no valor de R$ , pago a vista, isento de impostos, conforme nota fiscal /05 Abertura de conta corrente no Banco do Brasil S/A com depósito de R$ 9.000,00 retirados do caixa. 19/05 Aquisição de uma escrivaninha no valor de R$ 600,00 pago a vista conforme nota fiscal /05 Recebimento de R$ 7.000,00 de Promissórias a receber, colocando o dinheiro no caixa. Os lançamentos devem ser classificados na seguinte ordem: Local e Data Conta Devedora Conta Credora DICA: É Histórico obrigatório escrever a data de forma completa, apenas Valor no primeiro lançamento e quando iniciar uma nova página. Nos demais basta colocar o dia. LANÇAMENTOS: Avaré, 03 de Maio de Caixa

39 39 a Capital Abertura da empresa com capital integralizado pelos sócios. R$ , Veículos a Caixa Aquisição de um caminhão pago a vista, conforme nota fiscal R$ , Banco do Brasil S/A a Caixa Abertura de C/C Banco Brasil S/A. R$ 9.000, Móveis e Utensílios a Caixa Aquisição de escrivaninha conforme nota fiscal R$ 600, Caixa a Promissórias a receber Recebimento de promissórias a receber R$ 7.000,00 Razonetes:

40 40 Adiante, você aprenderá técnicas de verificação para saber se os valores foram lançados corretamente. Exercícios 1. Realize os lançamentos a seguir. Fatos Contábeis 1. Abertura da Empresa L.A Lima Ltda, com integralização total do capital em dinheiro no dia 01/06/2010 no valor de R$ , /06 Recebimento de R$ ,00 de Promissórias a receber, NF n 1240 colocando o dinheiro no caixa.

41 /06 Aquisição de uma motocicleta no valor de R$ 7.500,00 conforme nota fiscal 1050, pago a vista /06 Abertura de conta corrente no Banco Tutu S/A com depósito de R$ 9.000,00 retirados do caixa /06 Aquisição de uma escrivaninha no valor de R$ 600,00 pago a vista conforme nota fiscal LANÇAMENTOS:, de de. R$, de de. R$ R$ R$, de de.

42 42 R$ RAZONETES: 2. Apresente ao seu professor. 21 Balancete de Verificação Com certeza você já deve ter notado que todo lançamento é feito por meio de um crédito e um débito de igual valor, contudo, podemos concluir que o valor total obtido nos lançamentos a crédito deverá ser sempre igual ao valor total dos lançamentos a débito, ou seja, se uma entidade possuir R$ ,00 em contas credoras, os mesmos R$ ,00 devem totalizar as contas devedoras. É costume verificar essas igualdades periodicamente, relacionando todas as contas em demonstrativos chamados Balancetes de Verificação do Razão ou apenas Balancetes. OBS: Se os totais dos balancetes não forem iguais, significa que ocorreu algum erro nos passos anteriores ou no próprio lançamento, ou seja, os totais

43 43 de débito sempre devem ser iguais aos totais do crédito. Dá-se ai a importância de termos um Balancete de Verificação. Para fazer o Balancete é necessário ter classificado os fatos, realizado os lançamentos contábeis e organizado todos os Razonetes, pois o Balancete possui apenas os totais creditados e debitados em cada conta. Por ordem você verá (1) analisar o último Balanço Patrimonial, (2) fazer os lançamentos contábeis atuais, (3) gerar os razonetes e somente após esses passos (4) realizar o Balancete de Verificação. O Balancete que iremos utilizar neste curso é representado em três partes: Saldo Inicial (Saldo do Balancete anterior), o Movimento do Período (total creditado e debitado em cada conta) e Saldo Final (saldos do Balancete atual). Para encontrar o Saldo Final basta realizar o seguinte cálculo: (Crédito Saldo Inicial + Crédito Movimentação) - Débito Saldo Inicial + Débito Movimentação) SALDO FINAL Exemplo: Saldo final da conta Caixa: ( ) - ( ) (crédito)

44 44 (Obs.: Se o resultado for positivo, o saldo será no Crédito, se negativo, no débito) Para calcular o Total basta somar todos os valores de determinada coluna. ATENÇÃO: Para que o balancete esteja correto, é necessário que as colunas Crédito e Débito de cada grupo estejam com os mesmos valores, ou seja, deve haver um balanço entre Crédito e Débito. Exercícios Faça os exercícios prática na apostila interativa, e em seguida apresente ao seu professor. EMPRESA Treku s S.A Balancete de Verificação em 31/03/2010 CONTAS Saldo Inicial Movimentação Saldo Final D C D C C C Caixa Banco A Estoques Veículos Móveis e Utens. Capital Social TOTAL 22 Exercício Completo Nesta lição você fará um exercício completo contendo: Balanço Patrimonial Inicial, Lançamentos, Razonetes, Balancete de verificação e um Balanço Final (atual). Iremos desta forma rever os conceitos aprendidos nas lições anteriores, mas desta vez iremos utilizar o software Microsoft Office Excel 2010.

45 45 MODELO EXPLICATIVO EMPRESA TRAPOS S LTDA BALANÇO PATRIMONIAL EM 31/03/2010 ATIVO PASSIVO e PL Ativo Circulante: Passivo Circulante: Caixa ,00 Banco VIP C/C ,00 Ativo Permanente Imóveis ,00 Avaré Tecidos Ltda ,00 Patrimônio Líquido: Capital Social ,00 TOTAL: ,00 TOTAL: ,00 01/04 Aquisição de uma máquina conforme NF 7580, isento de impostos, pago com o cheque do Banco Vip no valor de R$ ,00. 08/04 Aquisição de calças para revenda no valor de R$ 20,00 cada conforme NF 8590, isento de impostos, pago com cheque do Banco Vip. 15/04 Aquisição de calças para revenda, conforme NF 9505, isento de impostos, pago com cheque do Banco VIP, no valor de R$ 20,00 cada, adquiridas a prazo da empresa Só Calças Ltda, com pagamento da parcela única para dia 28/06/ /04 - Pagamento do Fornecedor Avaré Tecidos Ltda com cheque do Banco Vip, no valor de R$ ,00 conforme recibo /04 Depósito em C/C Banco Vip no valor de R$ ,00. (dinheiro do caixa) Lançamentos: Avaré, 01 de Abril de Máquinas e Equipamentos a Banco VIP C/C Aquisição de uma máquina, NF: 7580, Ch: R$ , Estoques Unidades: Valor Unitário: R$ 20,00 Total: R$ ,00

46 46 a Banco VIP C/C Aquisição de ,00 calças, NF: 8590, Ch: R$ ,00 Avaré, 15 de Abril de 2010 Estoques a Só Calças Ltda Aquisição de 5.000,00 calças, NF: 9505, vencimento: 28/06/2005. R , Avaré Tecidos Ltda a Banco VIP C/C Pagamento do fornecedor Avaré Tecidos Ltda, Ch: R$ , Banco VIP C/C a Caixa Depósito no Banco VIP. R ,00 Razonetes: Total Débito: ,00 Total Crédito: ,00

47 47 Balancete de Verificação: Balancete Patrimonial Atual: EMPRESA TRAPOS S LTDA BALANÇO PATRIMONIAL EM 30/04/2010 ATIVO PASSIVO e PL Ativo Circulante: Passivo Circulante: Caixa ,00 Banco VIP C/C ,00 Avaré Tecidos Ltda ,00 Estoques ,00 Ativo Permanente Imóveis ,00 Máquinas e Equip ,00 Patrimônio Líquido: Capital Social ,00 TOTAL: ,00 TOTAL: ,00 Exercícios 1. Abra o arquivo Exercício 22.xls presente no seguinte caminho: C:\Arquivos de Cursos\Contabilidade 2. Com base no balaço anterior de 30/04/2010 da Empresa TRAPO S S/A exibido nas paginas anteriores, faça os lançamentos, os razonetes, o balancete de verificação e o balanço patrimonial atual. Veja a seguir os fatos contábeis. Fatos Contábeis

48 48 03/05 Aquisição de uma casa, a vista, paga com o cheque do Banco VIP no valor de R$ ,00. 07/05 Aquisição de calças para revenda no valor de R$ 15,00 cada conforme NF 1133 isento de impostos, a vista, pagas com Cheque do Banco VIP. 24/05 Depósito em conta corrente (C/C) do Banco VIP no valor de R$ 5.000,00. (Origem do dinheiro: Caixa) 23 Resultado Você já sabe que a Contabilidade tem a finalidade de auxiliar na gestão da empresa, e a de efetuar o controle patrimonial. Porém, a maioria das empresas é construída para gerar lucros, com exceção de algumas tais como associações, sindicatos, etc. Apurar o resultado de uma empresa, ou seja, saber se ela gerou lucro ou prejuízo, é outra função da contabilidade, que aprenderemos a partir de agora. Resultado: É a diferença aritmética entre a receita e a despesa. Na contabilidade representa o lucro ou prejuízo advindo das operações patrimoniais. Lucro: Quando há um resultado positivo da diferença entre receita e despesa. Exemplo: Receita: R$ ,00 Despesa: -R$ ,00 Lucro: R$ ,00 Prejuízo: Quando há uma resultado negativo da diferença entre receita e despesa. Exemplo: Receita: R$ ,00 Despesa: -R$ ,00 Prejuízo: -R$ ,00 A princípio, pode até parecer fácil, saber se uma empresa deu lucro ou prejuízo, bastaria você saber quanto custou algo, e por enquanto à empresa o vendeu. Exemplo: Se um relógio, que custou R$ 300,00 foi vendido por R$ 450,00, você teve um lucro de R4 150,00.

49 49 Tenha a certeza de que não é tão simples assim, uma empresa tem várias outras despesas além do custo deste relógio, tais como aluguel, telefone, luz, água, IPTU, impostos, salários e etc. Para apuar corretamente o resultado (lucro e prejuízo) necessitamos confrontar as receitas de um período (todo dinheiro que entra na empresa) com suas respectivas despesas (todo dinheiro que sai). Porém uma classificação mais moderna, resultante de estudos mais aprofundados, indicou que o correto é considerarmos como grupos de comparação, três agrupamentos básicos: Receitas, Despesas e Custos, que veremos nas próximas lições. Exercícios Faça os exercícios prática na apostila interativa, e em seguida apresente ao seu professor. 1. Realize os cálculos abaixo e escreva se houve lucro ou prejuízo. Veja o modelo. Receita: R$ ,00 Despesa: -R$ ,00 Lucro: R$ ,00 Receita: R$ ,00 Despesa: -R$ ,00 : Receita: R$ ,00 Despesa: -R$ ,00 : Receita: R$ ,00 Despesa: -R$ ,00 : Receita: R$ ,00 Despesa: -R$ ,00 : Receita: R$ ,00 Despesa: -R$ ,00 : 2. Apresente ao seu professor. 24 Receitas Basicamente sabemos que existem 3 tipo de grupos de contas, ATIVO, PASSIVO e PATRIMÔNIO LÍQUIDO. A partir de agora, conheceremos mais 3 tipos de grupos de contas que são as contas de RECEITAS, DESPESA E CUSTO. Nesta lição aprenderemos sobre Receitas.

50 50 Receitas: As receitas compreendem o resultado final, ou melhor, a soma de todas as vendas, mercadorias ou serviços, durante um período. São grupos de contas que registram as operações que ocasionam um aumento no patrimônio (AUMENTO DE DINHEIRO, OU DE DIREITOS). Existem dois tipos de receitas: de vendas e diversas. Receitas de Vendas: O grupo Receitas de vendas tem dois componentes: a recuperação do custo e o lucro bruto. Quando vendemos uma mercadoria por R$ 20,00, pretendemos recuperar o valor que fora pago na sua aquisição, digamos R$ 15,00 e obter uma margem de lucro (R4 5,00). Receitas de Vendas...: R$ 20,00 Receitas de custo...r$ 15,00 Margem de lucro...r$ 5,00 Receitas Diversas: No grupo Receitas Diversas, os valores já são líquidos, exemplo: juros, aluguéis recebidos, descontos obtidos, etc. Exercícios Faça os exercícios prática na apostila interativa, e em seguida apresente ao seu professor. 1. Uma empresa teve R$ 500,00 como receita de venda. Sabendo que a mesma teve uma recuperação de custos no valor de R$ 374,00, qual sua margem de lucro? R$ 2. Apresente ao seu professor. 25 Gastos São diversos os gastos que ocorrem dentro de uma organização e, é papel da contabilidade saber separá-los e classifica-los. O que é um gasto? É um sacrifício financeiro com que a empresa arca para obtenção de um produto ou serviço qualquer.

Professor conteudista: Hildebrando Oliveira

Professor conteudista: Hildebrando Oliveira Contabilidade Professor conteudista: Hildebrando Oliveira Sumário CONTABILIDADE Unidade I 1 CONCEITO DE CONTABILIDADE...1 2 OBJETO DA CONTABILIDADE...2 3 O BALANÇO PATRIMONIAL...3 4 A CONTA...4 O RESULTADO...6

Leia mais

Contas. Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN 9788502065901

Contas. Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN 9788502065901 Contas 2.1. Conceito Na sua linguagem cotidiana, o que representa a palavra conta? Você poderá responder: Uma operação aritmética de soma, subtração, multiplicação ou divisão; A conta de água e esgoto,

Leia mais

Lista de Exercícios ENADE

Lista de Exercícios ENADE Curso: ADMINISTRAÇÃO Data: Goiânia 15/09/2012 Disciplina: Contabilidade Geral Turma: ADM 03 Turno: Noturno Carga Horária: 72 Professor: Esp. Erik Silva. Lista de Exercícios ENADE Exercício n.01 (IRB-2004-ESAF)

Leia mais

APURAÇÃO DO RESULTADO (1)

APURAÇÃO DO RESULTADO (1) APURAÇÃO DO RESULTADO (1) Isnard Martins - UNESA Rodrigo de Souza Freitas http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/rodrigosfreitas/conhecendocontabilidade012.asp 1 Apuração do Resultado A maioria das

Leia mais

Inicialmente vamos entender a lógica em que a Contabilidade está alicerçada.

Inicialmente vamos entender a lógica em que a Contabilidade está alicerçada. ENTENDENDO A LÓGICA DA CONTABILIDADE I - OBJETIVO O objetivo fim deste projeto é ensinar Contabilidade para aqueles que querem e precisam aprender, fazer um concurso público, ou simplesmente, aumentar

Leia mais

Obrigações. Fornecedores 45.000. Salários a pagar 75.000. Impostos a recolher 20.000. Patrimônio Líquido. Capital Social 100.000. Reservas 30.

Obrigações. Fornecedores 45.000. Salários a pagar 75.000. Impostos a recolher 20.000. Patrimônio Líquido. Capital Social 100.000. Reservas 30. Você acessou como Administrador Usuário (Sair) Info Resultados Visualização prévia Modificar Visualização prévia de Contabilidade Geral Iniciar novamente 1 Considerando: I- A contabilidade estuda e controla

Leia mais

GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS

GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS AMORTIZAÇÃO: Representa a conta que registra a diminuição do valor dos bens intangíveis registrados no ativo permanente, é a perda de valor de capital aplicado na aquisição

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Com relação a conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade, julgue os itens que se seguem. 51 Auxiliar um governo no processo de fiscalização tributária é uma das finalidades

Leia mais

Princípios Fundamentais Contabilidade

Princípios Fundamentais Contabilidade Princípios Fundamentais Contabilidade 1 Princípios Contábeis. Resolução CFC 750 de 29 de dezembro de 1993. Art. 3 São Princípios de Contabilidade:(2) I o da ENTIDADE; II o da CONTINUIDADE; III o da OPORTUNIDADE;

Leia mais

LEITURA COMPLEMENTAR UNIDADE II

LEITURA COMPLEMENTAR UNIDADE II LEITURA COMPLEMENTAR UNIDADE II A leitura complementar tem como objetivo reforçar os conteúdos estudados e esclarecer alguns assuntos que facilitem a compreensão e auxiliem na elaboração da atividade.

Leia mais

CONTABILIDADE BÁSICA

CONTABILIDADE BÁSICA CONTABILIDADE BÁSICA Professora M. Sc. Crísley do Carmo Dalto Graduação em Ciências Contábeis (UFES) Especialista em Contabilidade Gerencial (UFES) Mestre em Ciências Contábeis- Contabilidade Gerencial

Leia mais

Fundamentos Decifrados de Contabilidade

Fundamentos Decifrados de Contabilidade 1 Resultado... 1 1.1 Receitas... 1 1.2 Despesas... 3 1.3 Ajustes... 6 2 Os conceitos de capital e de manutenção do capital... 7 1 Resultado O resultado é a medida mais utilizada para aferir a performance

Leia mais

6/8/2012. Contabilidade Intermediária. Aula 1 Apuração do Resultado do Exercício. Objetivos. Objetivos. Profa. Ma. Simone Maria Menezes Dias

6/8/2012. Contabilidade Intermediária. Aula 1 Apuração do Resultado do Exercício. Objetivos. Objetivos. Profa. Ma. Simone Maria Menezes Dias Contabilidade Intermediária Aula 1 Apuração do Resultado do Exercício Profa. Ma. Simone Maria Menezes Dias Objetivos Entender a sistemática do Balancete de Verificação. Utilizar o Balancete de Verificação

Leia mais

MÉTODO, PRINCÍPIOS E CONVENÇÕES CONTÁBEIS

MÉTODO, PRINCÍPIOS E CONVENÇÕES CONTÁBEIS MÉTODO, PRINCÍPIOS E CONVENÇÕES CONTÁBEIS Problema básico : registrar quantitativamente os eventos (as origens, como os recursos são aplicados na empresa e como ela os transforma). Registro dos eventos

Leia mais

CONTABILIDADE BÁSICA

CONTABILIDADE BÁSICA CONTABILIDADE BÁSICA RESUMIDA on line http://www.grupoempresarial.adm.br 8/5/2014 21:32 Página 1 de 12 PARTE 1 / ASPECTOS TEÓRICOS INICIAIS Conteúdo sinótico 1. Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade

Leia mais

Contabilidade Básica. Prof. Jackson Luis Oshiro joshiro@ibest.com.br. Escrituração. Conceito. Capítulo 5 Escrituração.

Contabilidade Básica. Prof. Jackson Luis Oshiro joshiro@ibest.com.br. Escrituração. Conceito. Capítulo 5 Escrituração. Contabilidade Básica Prof. Jackson Luis Oshiro joshiro@ibest.com.br Conceito É uma técnica contábil que consiste em registrar nos livros próprios todos os acontecimentos que ocorrem na empresa e que modifiquem

Leia mais

Boletim. Contabilidade Internacional. Manual de Procedimentos

Boletim. Contabilidade Internacional. Manual de Procedimentos Boletim Manual de Procedimentos Contabilidade Internacional Custos de transação e prêmios na emissão de títulos e valores mobiliários - Tratamento em face do Pronunciamento Técnico CPC 08 - Exemplos SUMÁRIO

Leia mais

10. Balanço Patrimonial. 10.1 Plano de Contas

10. Balanço Patrimonial. 10.1 Plano de Contas 10. Balanço Patrimonial 10.1 Plano de Contas É um elemento sistematizado e metódico de todas as contas movimentadas por uma empresa. Cada empresa deverá ter seu próprio plano de contas de acordo com suas

Leia mais

Patrimônio Líquido. Investimentos = Financiamentos. Ativo. Passivo

Patrimônio Líquido. Investimentos = Financiamentos. Ativo. Passivo USP-FEA Disciplina: EAC0111 - Noções de Contabilidade para Administradores TEMA 3. Mecanismos Contábeis Profa. Dra. Joanília Cia (joanilia@usp.br) 1 Quais são os objetivos do tópico... Reconhecer o impacto

Leia mais

RELATÓRIOS GERENCIAIS

RELATÓRIOS GERENCIAIS RELATÓRIOS GERENCIAIS Neste treinamento vamos abordar o funcionamento dos seguintes relatórios gerenciais do SisMoura: Curva ABC Fluxo de Caixa Semanal Análise de Lucratividade Análise Financeira o Ponto

Leia mais

Contabilidade Geral e Avançada Correção da Prova AFRFB 2009 Gabarito 1 Parte 1 Prof. Moraes Junior CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA

Contabilidade Geral e Avançada Correção da Prova AFRFB 2009 Gabarito 1 Parte 1 Prof. Moraes Junior CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA 1. O Conselho Federal de Contabilidade, considerando que a evolução ocorrida na área da Ciência Contábil reclamava a atualização substantiva e adjetiva de seus princípios,

Leia mais

1º CASO Cia. INVESTIDORA S.A.

1º CASO Cia. INVESTIDORA S.A. 1º CASO Cia. INVESTIDORA S.A. O quadro a seguir apresenta o Balancete de Verificação da Cia. Investidora S.A. em 31/12/X1. Contas Saldo ($) Contas Saldo ($) Depósitos Bancários 182.000 Financiamentos L.

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Adquira esta e outras aulas em www.acheiconcursos.com.br CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO DA RECEITA FEDERAL

CONTABILIDADE GERAL. Adquira esta e outras aulas em www.acheiconcursos.com.br CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO DA RECEITA FEDERAL CONTABILIDADE GERAL Adquira esta e outras aulas em www.acheiconcursos.com.br AULA Nº 1: Resolução da prova de Contabilidade Geral do TRF-2000 CONTABILIDADE GERAL CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO DA RECEITA

Leia mais

Aula 2 - Técnicas contábeis e Demonstrações Financeiras. Prof Adelino Correia

Aula 2 - Técnicas contábeis e Demonstrações Financeiras. Prof Adelino Correia Tema: Técnicas Contábeis e Demonstrações Financeiras MATERIAL DE APOIO - ENVIADO PELO PROFESSOR Índice 1. Síntese Técnicas Contábeis e Demonstrações Financeiras 2. Simulado 3. Gabarito Aula 2 - Técnicas

Leia mais

Contabilidade Básica

Contabilidade Básica Contabilidade Básica 2. Por Humberto Lucena 2.1 Conceito O Patrimônio, sendo o objeto da Contabilidade, define-se como o conjunto formado pelos bens, pelos direitos e pelas obrigações pertencentes a uma

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO Olá, pessoal! Hoje trago uma aula sobre a Demonstração do Valor Adicionado DVA, que foi recentemente tornada obrigatória para as companhias abertas pela Lei 11.638/07, que incluiu o inciso V ao art. 176

Leia mais

Fundação Biblioteca Nacional ISBN 978-85-7638-769-5

Fundação Biblioteca Nacional ISBN 978-85-7638-769-5 Contabilidade Itamar Miranda Machado Contabilidade 1.ª edição 2007 IESDE Brasil S.A. É proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer processo, sem autorização por escrito dos autores e do detentor

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Texto para as questões de 31 a 35 conta saldo despesa de salários 10 COFINS a recolher 20 despesas de manutenção e conservação 20 despesa de depreciação 20 PIS a recolher 30 despesas

Leia mais

Profa. Ma. Divane A. Silva. Unidade IV CONTABILIDADE

Profa. Ma. Divane A. Silva. Unidade IV CONTABILIDADE Profa. Ma. Divane A. Silva Unidade IV CONTABILIDADE Contabilidade A disciplina está dividida em quatro unidades. Unidade I 1. Contabilidade Unidade II 2. Balanços sucessivos com operações que envolvem

Leia mais

Sistema de contas. Capítulo 2 Sistema de contas

Sistema de contas. Capítulo 2 Sistema de contas Sistema de contas Capítulo 2 Sistema de contas SUMÁRIO: 1. Conceito 2. Teoria das contas 2.1. Teoria personalística (ou personalista) 2.2. Teoria materialística (ou materialista) 2.3. Teoria patrimonialista

Leia mais

Sumário. 1 Introdução. Demonstrações Contábeis Decifradas. Aprendendo Teoria

Sumário. 1 Introdução. Demonstrações Contábeis Decifradas. Aprendendo Teoria Sumário 1 Introdução... 1 2 Instrumentos Financeiros e Conceitos Correlatos... 2 3 Classificação e Avaliação de Instrumentos Financeiros... 4 4 Exemplos s Financeiros Disponíveis para Venda... 7 4.1 Exemplo

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES

PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES Ter o controle da situação é dominar ou ter o poder sobre o que está acontecendo. WWW.SIGNIFICADOS.COM.BR Controle é uma das funções que compõem o processo administrativo.

Leia mais

Vamos à prova: Analista Administrativo ANEEL 2006 ESAF

Vamos à prova: Analista Administrativo ANEEL 2006 ESAF Pessoal, hoje trago a prova que a ESAF realizou recentemente para o concurso de Analista da ANEEL. A prova é interessante, pois houve várias questões mal formuladas, mas que não foram anuladas pela Banca.

Leia mais

IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36

IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36 IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36 1 Visão geral O CPC 01 é a norma que trata do impairment de ativos ou, em outras palavras, da redução ao valor recuperável de ativos. Impairment ocorre quando

Leia mais

QUESTÕES POTENCIAIS DE PROVA TROPA DE ELITE CURSO AEP PROF. ALEXANDRE AMÉRICO

QUESTÕES POTENCIAIS DE PROVA TROPA DE ELITE CURSO AEP PROF. ALEXANDRE AMÉRICO QUESTÕES POTENCIAIS DE PROVA TROPA DE ELITE CURSO AEP PROF. ALEXANDRE AMÉRICO Considere que o sistema contábil da empresa comercial Zeta S.A. tenha se extraviado logo no primeiro exercício de constituição

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA UMA ANÁLISE SIMPLIFICADA

GESTÃO FINANCEIRA UMA ANÁLISE SIMPLIFICADA GESTÃO FINANCEIRA UMA ANÁLISE SIMPLIFICADA Pág. 1 Índice 1. BALANCETE... 3 2. BALANÇO... 5 3. DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS... 10 4. RESUMO... 12 Pág. 2 1. BALANCETE O balancete é um documento contabilístico

Leia mais

EXERCICIOS: MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS 2010 EXERCICIO Nº 02 _ CIA. MUZAMBINHO EXERCICIO Nº 01 _ CIA ATLANTIDA

EXERCICIOS: MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS 2010 EXERCICIO Nº 02 _ CIA. MUZAMBINHO EXERCICIO Nº 01 _ CIA ATLANTIDA EXERCICIO Nº 01 _ CIA ATLANTIDA Operações da Cia Atlântida no mês de janeiro de 20x1: 1) 03/jan Adquiriu móveis e utensílios a prazo por $ 800; 2) 08/jan - Comprou veiculo a vista por $ 5.000 (em cheque);

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

Unidade II CONTABILIDADE. Prof. Jean Cavaleiro

Unidade II CONTABILIDADE. Prof. Jean Cavaleiro Unidade II CONTABILIDADE Prof. Jean Cavaleiro Objetivo Conhecer a estrutura do balanço patrimonial: ativo; passivo. Conhecer a estrutura do DRE. Conhecer a estrutura do DFC: direto; indireto. Balanço patrimonial

Leia mais

COMO CONVERTER DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS BRASILEIRAS PARA A MOEDA AMERICANA (FAS 52)

COMO CONVERTER DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS BRASILEIRAS PARA A MOEDA AMERICANA (FAS 52) COMO CONVERTER DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS BRASILEIRAS PARA A MOEDA AMERICANA (FAS 52)! As principais diferenças entre as normas contábeis brasileiras e americanas (US GAAP)! As taxas de conversão a serem

Leia mais

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO! O que é diferimento?! Casos que permitem a postergação do imposto.! Diferimento da despesa do I.R.! Mudança da Alíquota ou da Legislação. Autores: Francisco

Leia mais

Prof. Walter Dominas

Prof. Walter Dominas Unidade II CONTABILIDADE AVANÇADA Prof. Walter Dominas Consolidação das demonstrações contábeis A Consolidação das Demonstrações Contábeis é uma técnica que permite conhecer a posição financeira de um

Leia mais

EXEMPLO COMPLETO DO CÁLCULO DO FLUXO DE CAIXA COM BASE EM DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS

EXEMPLO COMPLETO DO CÁLCULO DO FLUXO DE CAIXA COM BASE EM DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS EXEMPLO COMPLETO DO CÁLCULO DO FLUXO DE CAIXA COM BASE EM DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS! O pagamento de juros conjunturais! O pagamento de juros estruturais! O recebimento de dividendos! A contratação de

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I BALANÇO PATRIMONIAL 2 CONCEITO É a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, o Patrimônio e o Patrimônio Líquido

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

WWW.aplicms.com.br Aula de Apuração do Resultado (ARE) Prof. Pedro A. Silva (67) 3382-9772

WWW.aplicms.com.br Aula de Apuração do Resultado (ARE) Prof. Pedro A. Silva (67) 3382-9772 WWW.aplicms.com.br Aula de Apuração do Resultado (ARE) Prof. Pedro A. Silva (67) 3382-9772 Receitas x Despesas Podemos conceituar receitas como todos os recursos, em princípio, provenientes da venda de

Leia mais

CONTABILIDADE NA PRÁTICA, RÁPIDA E FÁCIL

CONTABILIDADE NA PRÁTICA, RÁPIDA E FÁCIL 1 CONTABILIDADE NA PRÁTICA, RÁPIDA E FÁCIL 2 SUMÁRIO CONTABILIDADE, INFORMAÇÃO CONTÁBIL...3 PATRIMÔNIO...3 METODOS DAS PARTIDAS DOBRADAS...7 BALANÇO PATRIMONIAL...7 FÓRUMULAS DE LANÇAMENTOS...7 RETIFICAÇÃO

Leia mais

T D P. Escrita Contábil ALUNO PROFESSOR TURMA

T D P. Escrita Contábil ALUNO PROFESSOR TURMA T D P Escrita Contábil ALUNO TURMA PROFESSOR 1 1) Com base no dia-a-dia da empresa abaixo, responda as questões que seguem: Rômulo e Arnaldo são sócios da empresa TUDO ERRADO LTDA. A loja exerce suas atividades

Leia mais

Tópicos Especiais de Análise de Balanços

Tópicos Especiais de Análise de Balanços Tópicos Especiais de Análise de Balanços 1- ECONÔMICO X FINANCEIRO Talvez não existam palavras mais empregadas no mundo dos negócios do que econômico e financeiro. Econômico: Refere-se a lucro, no sentido

Leia mais

Curso: Ciências Contábeis. Disciplina: ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Entrega dia 30 de Novembro

Curso: Ciências Contábeis. Disciplina: ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Entrega dia 30 de Novembro Faculdade Atenas Maranhense - FAMA Professor: Esp. CLEIDIANA SACCHETTO Curso: Ciências Contábeis. Disciplina: ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Entrega dia 30 de Novembro DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS OU

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIAÍ

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIAÍ Prof.º Alexandre Schuster Apostila - 3 8. APURAÇÃO DO RESULTADO CONTABILIDADE A cada exercício social (normalmente um ano) a empresa deve apurar o resultado dos seus negócios. Para saber se obteve lucro

Leia mais

10. AQUISIÇÃO DE INVESTIMENTOS COM GOODWILL, QUANDO O VALOR JUSTO É IGUAL AO VALOR PATRIMONIAL

10. AQUISIÇÃO DE INVESTIMENTOS COM GOODWILL, QUANDO O VALOR JUSTO É IGUAL AO VALOR PATRIMONIAL 790 E S A F 9. GANHOS POR COMPRA VANTAJOSA - JUSTO PAGO GANHO POR COMPRA VANTAJOSA CUSTO DE JUSTO 10. AQUISIÇÃO DE INVESTIMENTOS COM GOODWILL, QUANDO O JUSTO É IGUAL AO PATRIMONIAL goodwillvalor justoigual

Leia mais

mhtml:file://c:\documents and Settings\6009\Meus documentos\glossário DE T...

mhtml:file://c:\documents and Settings\6009\Meus documentos\glossário DE T... Page 1 of 6 Portal de Obras Legislação Guias e Cursos Downloads GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS Compilado pela Equipe do Portal de Contabilidade AMORTIZAÇÃO: Representa a conta que registra a diminuição

Leia mais

Os valores totais do Ativo e do Patrimônio Líquido são, respectivamente,

Os valores totais do Ativo e do Patrimônio Líquido são, respectivamente, Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás Exercícios de Contabilidade Professora Niuza Adriane da Silva 1º A empresa XYZ adquire mercadorias para revenda, com promessa de pagamento em 3 parcelas iguais, sendo

Leia mais

CONTROLES FINANCEIROS

CONTROLES FINANCEIROS 40 CONTROLES FINANCEIROS 1 A série SAIBA MAIS esclarece as dúvidas mais frequentes dos empresários atendidos pelo SEBRAE nas mais diversas áreas: organização empresarial, finanças, marketing, produção,

Leia mais

APOSTILA DE INTEGRAÇÃO CONTROLLER

APOSTILA DE INTEGRAÇÃO CONTROLLER APOSTILA DE INTEGRAÇÃO CONTROLLER A integração de dados do Controller com a contabilidade, seja com o sistema Contábil ou com qualquer outro sistema, é feita através de lotes. Os lançamentos seguem a estrutura

Leia mais

Como representar em termos monetários a riqueza de uma organização em determinado momento?

Como representar em termos monetários a riqueza de uma organização em determinado momento? USP-FEA Disciplina: EAC0111 - Noções de Contabilidade para Administradores TEMA 2. (BP) Profa. Dra. Joanília Cia (joanilia@usp.br) Quais são os objetivos do tópico... - Reconhecer os componentes e os grupos

Leia mais

CURSOS ON-LINE CONTABILIDADE GERAL EM EXERCÍCIOS PROFESSOR ANTONIO CÉSAR AULA 11: EXERCÍCIOS (CONTINUAÇÃO)

CURSOS ON-LINE CONTABILIDADE GERAL EM EXERCÍCIOS PROFESSOR ANTONIO CÉSAR AULA 11: EXERCÍCIOS (CONTINUAÇÃO) AULA 11: EXERCÍCIOS (CONTINUAÇÃO) 11- (AFRE MG/ESAF 2005) Duas empresas coligadas avaliam seus investimentos pelo método da equivalência patrimonial. A primeira empresa tem Ativo Permanente de R$ 500.000,00,

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SERGIPE - CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUESTÕES

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SERGIPE - CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUESTÕES QUESTÕES 01) Fazem parte do grupo de contas do : A) Duplicatas a Receber Caixa Duplicatas a Pagar. B) Terrenos Banco Conta Movimento Credores Diversos. C) Duplicatas a Pagar Caixa Adiantamentos de Clientes.

Leia mais

VERSÃO 5.12.0 VERSÃO 5.0.0 FINANCEIRO NEFRODATA ESTOQUE FINALIZAÇÃO: 10 JUN.

VERSÃO 5.12.0 VERSÃO 5.0.0 FINANCEIRO NEFRODATA ESTOQUE FINALIZAÇÃO: 10 JUN. VERSÃO 5.12.0 VERSÃO 5.0.0 FINANCEIRO NEFRODATA ESTOQUE ACD2016 FINALIZAÇÃO: 10 JUN. 13 04 NOV.2014 FEV. 201313 JUN. 2016 PUBLICAÇÃO: Prezado Cliente, Neste documento estão descritas todas as novidades

Leia mais

RECEITA BRUTA ( ) Deduções de Receitas = RECEITA LÍQUIDA ( ) Custos = LUCRO BRUTO ( ) Despesas = LUCRO LÍQUIDO

RECEITA BRUTA ( ) Deduções de Receitas = RECEITA LÍQUIDA ( ) Custos = LUCRO BRUTO ( ) Despesas = LUCRO LÍQUIDO MÓDULO V CONTABILIDADE GERENCIAL FATOS CONTÁBEIS QUE AFETAM A SITUAÇÃO LÍQUIDA INTRODUÇÃO Neste módulo iremos fazer uma abordagem sobre os elementos que ocasionam as mutações na situação patrimonial líquida.

Leia mais

ASPECTOS GERAIS NA ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS EMPRESAS

ASPECTOS GERAIS NA ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS EMPRESAS ASPECTOS GERAIS NA ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS EMPRESAS Resolução CFC nº 1.418/2012 ITG 1000. CONVÊNIO CRCGO / SCESGO NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE MODELO CONTÁBIL PARA MICROEMPRESA

Leia mais

1. Noções Introdutórias. Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio em suas variações quantitativas e qualitativas.

1. Noções Introdutórias. Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio em suas variações quantitativas e qualitativas. 1.1 Definições de Contabilidade 1. Noções Introdutórias Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio em suas variações quantitativas e qualitativas. 1.2 Objeto da Contabilidade O Patrimônio

Leia mais

Prof. Me. Alexandre Saramelli. Unidade III ESTRUTURA DAS

Prof. Me. Alexandre Saramelli. Unidade III ESTRUTURA DAS Prof. Me. Alexandre Saramelli Unidade III ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Estrutura das demonstrações contábeis Dividida em quatro Unidades: Unidade I 1. Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados

Leia mais

AGENTE E ESCRIVÃO DA POLICIA FEDERAL Disciplina: Contabilidade. Aula: 04 Prof.: Adelino Corrêa DATA: 26/10/2008. 13. Operações com mercadoria

AGENTE E ESCRIVÃO DA POLICIA FEDERAL Disciplina: Contabilidade. Aula: 04 Prof.: Adelino Corrêa DATA: 26/10/2008. 13. Operações com mercadoria 13. Operações com mercadoria Na comercialização de mercadoria (principal objeto de empresa comercial) existirão os tributos; entre eles o ICMS que será estudado na compra e venda da mercadoria. Impostos

Leia mais

Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas CCESA. Bacharelado em Ciências Contábeis CONTABILIDADE GERAL. Profª. Cristiane Yoshimura

Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas CCESA. Bacharelado em Ciências Contábeis CONTABILIDADE GERAL. Profª. Cristiane Yoshimura Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas CCESA Bacharelado em Ciências Contábeis CONTABILIDADE GERAL Profª. Cristiane Yoshimura 2013 CONTABILIZAÇÃO DAS CONTAS PATRIMONIAIS DÉBITO E CRÉDITO RAZONETE

Leia mais

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES [ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES D e s c u b r a c o m o m a n t e r o c a p i t a l d a e m p r e s a s o b c o n t r o l e p a r a f a z e r o n e g ó c i o c r e s c e r. Uma boa gestão

Leia mais

Vamos, então, à nossa aula de hoje! Demonstração de Fluxo de Caixa (2.ª parte) Método Indireto

Vamos, então, à nossa aula de hoje! Demonstração de Fluxo de Caixa (2.ª parte) Método Indireto Olá, pessoal! Aqui estou eu de novo, para continuar o assunto da aula passada: Fluxo de Caixa e Demonstração do Fluxo de Caixa. Assunto da maior importância, que está sendo cobrado nos atuais concursos

Leia mais

Cada prova possuirá 20 (vinte) questões objetivas e 1 (uma) questão discursiva. A prova terá duração de 2 (duas) horas, com início às 9h.

Cada prova possuirá 20 (vinte) questões objetivas e 1 (uma) questão discursiva. A prova terá duração de 2 (duas) horas, com início às 9h. O Exame de Suficiência em Contabilidade aplicado aos alunos ingressantes nos cursos de pós graduação lato sensu da FECAP, abaixo listados, é requisito para a obtenção do certificado de conclusão de curso

Leia mais

Palestra. Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) e Demonstração do Valor Adicionado (DVA) - Novas Normas Contábeis. Março 2012.

Palestra. Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) e Demonstração do Valor Adicionado (DVA) - Novas Normas Contábeis. Março 2012. Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

Questões de Concursos Tudo para você conquistar o seu cargo público www.qconcursos.com ]

Questões de Concursos Tudo para você conquistar o seu cargo público www.qconcursos.com ] 01 - Q223454A contabilidade foi definida no I Congresso Brasileiro de Contabilidade como: a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativo aos atos e fatos da administração

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM OPERAÇÕES COMERCIAIS CONTABILIDADE. Sônia Maria de Araújo. Conceito, Débito, Crédito e Saldo. Maria Selma da Costa Cabral

CURSO TÉCNICO EM OPERAÇÕES COMERCIAIS CONTABILIDADE. Sônia Maria de Araújo. Conceito, Débito, Crédito e Saldo. Maria Selma da Costa Cabral CURSO TÉCNICO EM OPERAÇÕES COMERCIAIS 05 CONTABILIDADE Sônia Maria de Araújo Conceito, Débito, Crédito e Saldo Maria Selma da Costa Cabral Governo Federal Ministério da Educação Projeto Gráfico Secretaria

Leia mais

ASPECTOS AVANÇADOS NA ANÁLISE

ASPECTOS AVANÇADOS NA ANÁLISE ASPECTOS AVANÇADOS NA ANÁLISE! O que é Necessidade de Capital de Giro (NCG)! Como se determina a NCG! Reclassificação das contas do Ativo e Passivo Circulante! Causas das variações da NCG Autores: Francisco

Leia mais

Artigo para uso exclusivo do IPEC.RJ REGISTRO CONTÁBIL DAS SUBVENÇÕES PARA INVESTIMENTOS E O TRATAMENTO FISCAL E SOCIETÁRIO

Artigo para uso exclusivo do IPEC.RJ REGISTRO CONTÁBIL DAS SUBVENÇÕES PARA INVESTIMENTOS E O TRATAMENTO FISCAL E SOCIETÁRIO www.ipecrj.com.br CONTABILIZANDO A LEITURA nº 01 Dia 05/JUL/2010 REGISTRO CONTÁBIL DAS SUBVENÇÕES PARA INVESTIMENTOS E O TRATAMENTO FISCAL E SOCIETÁRIO ANTES DA INTRODUÇÃO: HOMENAGEM A GEBARDO Acho importante,

Leia mais

2.2 Resultado com mercadorias 2.3 Impostos que afetam as mercadorias 2.4 Critérios de avaliação do estoque

2.2 Resultado com mercadorias 2.3 Impostos que afetam as mercadorias 2.4 Critérios de avaliação do estoque Disciplina: Contabilidade Comercial I Período: 2º Tipo: I Professor: Evaldo Modesto de Ávila Curso: Ciências Contábeis Assunto: Texto Semestre: 2º Nome: Nº: Apostila : Turma: ÚNICA Turno: NOITE Data: 002

Leia mais

ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS

ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS PAULO NAZARENO CARDOSO DA SILVA GRADUANDO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIVERSIDADE

Leia mais

http://www.econeteditora.com.br/boletim_imposto_renda/ir-11/boletim-19/cont_demonstracoes_...

http://www.econeteditora.com.br/boletim_imposto_renda/ir-11/boletim-19/cont_demonstracoes_... http://www.econeteditora.com.br/boletim_imposto_renda/ir-11/boletim-19/cont_demonstracoes_... Página 1 de 14 CONTABILIDADE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Considerações ROTEIRO 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO 2. OBJETIVO

Leia mais

! Revisão de conceitos importantes! Fluxo com VRG diluído! Fluxo com VRG no final do contrato! Comparação com outras alternativas de financiamento

! Revisão de conceitos importantes! Fluxo com VRG diluído! Fluxo com VRG no final do contrato! Comparação com outras alternativas de financiamento CAVALCANTE & COMO MONTAR O FLUXO DE CAIXA EM! Revisão de conceitos importantes! Fluxo com VRG diluído! Fluxo com VRG no final do contrato! Comparação com outras alternativas de financiamento Autores: Francisco

Leia mais

Fluxo de Caixa O dia-a-dia das finanças em sua empresa!

Fluxo de Caixa O dia-a-dia das finanças em sua empresa! Fluxo de Caixa O dia-a-dia das finanças em sua empresa! É muito frequente, no ambiente do SEBRAE-SP, o empresário chegar com muitas dúvidas sobre as finanças da sua empresa. E finanças, como sabemos, é

Leia mais

Abaixo segue a demonstração dos resultados da empresa.

Abaixo segue a demonstração dos resultados da empresa. Exercício de Acompanhamento II A NAS Car produz acessórios esportivos personalizados para automóveis. Ela se especializou em manoplas de câmbio, tendo desenvolvida uma linha padronizada em alumínio polido

Leia mais

NOVO MÓDULO PATRIMÔNIO

NOVO MÓDULO PATRIMÔNIO NOVO MÓDULO PATRIMÔNIO 1 PARÂMETROS 1.1 Aba Geral 1. No quadro Período, no campo: Observação: Após ser efetuado o cálculo de qualquer período, o campo Inicial, não poderá mais ser alterado. Inicial, informe

Leia mais

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro 1. Aplicação 1- As instituições

Leia mais

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com.

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com. Controle Financeiro 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz Emerson Machado Salvalagio Quando abrimos uma empresa e montamos nosso próprio negócio ou quando nos formalizamos, após algum tempo

Leia mais

Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC. Renato Tognere Ferron

Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC. Renato Tognere Ferron Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC Renato Tognere Ferron Relatórios Contábeis Relatórios Contábeis Obrigatórios Exigidos pela Lei das Sociedades por ações Sociedade Anônima Deverão ser publicados Ltdas.

Leia mais

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR Roteiro para utilização do GEP Versão de referência: GEP V1.00 Índice analítico I Apresentação... 2 I.1 Controles básicos do sistema;... 2 I.2 Primeiro acesso... 2 I.3 Para trocar a senha:... 3 I.4 Áreas

Leia mais

O mercado monetário. Mercado Financeiro - Prof. Marco Arbex. Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012):

O mercado monetário. Mercado Financeiro - Prof. Marco Arbex. Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012): O mercado monetário Prof. Marco A. Arbex marco.arbex@live.estacio.br Blog: www.marcoarbex.wordpress.com Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012): Mercado Atuação

Leia mais

1 Introdução Caros (futuros) colegas.

1 Introdução Caros (futuros) colegas. 1 INTRODUÇÃO...1 2 DESENVOLVIMENTO DO TEMA...2 2.1 OBJETIVO DA DOAR...2 2.2 CONCEITO DE CAPITAL CIRCULANTE LÍQUIDO CCL, ORIGENS E APLICAÇÕES...2 2.3 CONTEÚDO E ESTRUTURA DA DEMONSTRAÇÃO, CONFORME PREVISÃO

Leia mais

BALANCETES E RELATÓRIOS

BALANCETES E RELATÓRIOS Matéria - Contabilidade SUMÁRIO 1. Considerações Iniciais 2. Balancetes NBC T 2.7 3. Modelos de Balancetes 4. Relatórios 4.1. Relatórios por área de responsabilidade BALANCETES E RELATÓRIOS 5. Balancetes

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

CONTABILIZAÇÃO DE OPERAÇÕES FINANCEIRAS

CONTABILIZAÇÃO DE OPERAÇÕES FINANCEIRAS CONTABILIZAÇÃO DE OPERAÇÕES FINANCEIRAS 1) Desconto de Duplicatas O desconto de duplicatas é uma operação muito comum nos dias atuais, por conta da grande necessidade de se fazer caixa. Nesta operação

Leia mais

FAPAN Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte

FAPAN Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte BALANÇO PATRIMONIAL 1. CRITÉRIO DE DISPOSIÇÃO DAS CONTAS NO ATIVO E NO PASSIVO (ART. 178 DA LEI 6.404/76): a. No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos

Leia mais

Conseguimos te ajudar?

Conseguimos te ajudar? Controlar suas finanças deve ser um hábito. Não com o objetivo de restringir seus sonhos de consumo, mas sim de convidá-lo a planejar melhor a realização da cada um deles, gastando o seu dinheiro de maneira

Leia mais

No concurso de São Paulo, o assunto aparece no item 27 do programa de Contabilidade:

No concurso de São Paulo, o assunto aparece no item 27 do programa de Contabilidade: Olá, pessoal! Como já devem ter visto, dois bons concursos estão na praça: Fiscal do ISS de São Paulo e Auditor Fiscal do Ceará. As bancas são, respectivamente, a Fundação Carlos Chagas (FCC) e a Escola

Leia mais

Profa. Divane Silva. Unidade II CONTABILIDADE SOCIETÁRIA

Profa. Divane Silva. Unidade II CONTABILIDADE SOCIETÁRIA Profa. Divane Silva Unidade II CONTABILIDADE SOCIETÁRIA A disciplina está dividida em 04 Unidades: Unidade I 1. Avaliação de Investimentos Permanentes Unidade II 2. A Técnica da Equivalência Patrimonial

Leia mais

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 5 INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 1.1 Processo de decisão de orçamento de capital A decisão de investimento de longo prazo é a decisão financeira mais

Leia mais

REGIMES CONTÁBEIS RECEITAS E DESPESAS

REGIMES CONTÁBEIS RECEITAS E DESPESAS CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA I ELEMENTOS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS REGIMES CONTÁBEIS RECEITAS E DESPESAS Prof. Emanoel Truta ELEMENTOS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Os Elementos das Demonstrações Contábeis

Leia mais

Análise das Demonstrações financeiras

Análise das Demonstrações financeiras Estrutura de Capitais A empresa pode contar com duas fontes de recursos: Capital Próprio; São recursos aplicados na empresa pelos sócios, ou gerados pelo resultado das operações ( lucros e reservas) CAPITAL

Leia mais

PROVOU 2011 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

PROVOU 2011 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná Processo Seletivo para Ocupação de Vagas Remanescentes nos Cursos de Graduação PROVOU 2011 Candidato: inscrição - nome do candidato Curso: código - nome

Leia mais