Minicurso GeoGebra CIME

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Minicurso GeoGebra CIME"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS DO SERTÃO PET ENGENHARIAS/MEC/SESu Minicurso GeoGebra CIME Delmiro Gouveia - AL, 15 de junho de 2013.

2 NESTE CURSO TRATAREMOS SOBRE Apresentação geral do programa; Ferramentas básicas; Funções e principais funcionalidades; Procedimentos práticos; Aplicações.

3 O QUE É O GEOGEBRA? Programa livre e de código aberto, com uma plataforma dinâmica para todos os níveis de ensino. Através dele se pode trabalhar com: Geometria; Álgebra; Gráficos; Estatística; Cálculo. Foi desenvolvido pelo Matemático Austríaco Markus Hohenwater em 2001 e 2002 durante seu projeto de mestrado na Universidade de Salzburg.

4 O QUE O GEOGEBRA FAZ? Simulações; Gráficos de funções com animações; O usuário pode manipular os valores de um gráfico e perceber o que acontece, estimulando o seu espírito investigativo.

5 ONDE O GEOGEBRA PODE SER ADQUIRIDO? Através do site: No caso do Linux, o sistema trabalha com arquivos pré-instalados, portanto o Geogebra pode ser instalado apenas clicando sobre ele e o sistema executa o download da internet. Obs: A máquina deverá ter a linguagem Java habilitada, mas caso não a tenha o Geogebra direciona para o download do Java.

6 RECONHECENDO O PROGRAMA Barra de menus e ferramentas; Janela algébrica; Janela Gráfica; Campo de entrada.

7 BARRA DE MENUS E FERRAMENTAS

8 JANELA ALGÉBRICA Minicurso GeoGebra CIME

9 JANELA GRÁFICA Minicurso GeoGebra CIME

10 CAMPO DE ENTRADA Minicurso GeoGebra CIME

11 Utilizando o Campo de Entrada

12 OBTER AJUDA Sempre que precisarmos de ajuda, podemos utilizar a tecla F1. Primeiramente, a tecla F1 mostrará um menu de ajuda geral. Se quisermos ajuda em uma função específica, basta digitar o nome da função no campo de entrada e apertar a tecla F1.

13 Criando Pontos e Construções Geométricas Para criar pontos utilizando o campo de entrada usamos a seguinte sintaxe: Onde: A=(x,y) A letra maiúscula é utilizada para nomear o ponto; X e Y representam as coordenadas do ponto. Observação: Se não colocarmos a letra, o software automaticamente atribui a próxima letra a este ponto!

14 Criando Pontos e Construções Geométricas Vamos criar três pontos quaisquer. Podemos criar polígonos através do campo de entrada usando a função Polígono[ ]. Consultando a ajuda do Programa veremos que essa função pode ser usada de duas maneiras diferentes: Polígono[<Ponto1>, <Ponto2>,..., <PontoN>] Polígono[<Ponto1>, <Ponto2>, <Número de Vértices>]

15 Criando Pontos e Construções Geométricas Vamos criar um polígono a partir dos três pontos criados anteriormente: Polígono[A,B,C] Crie: 1. 5 pontos através do campo de entrada; 2. Um polígono com vértices nos cinco pontos; 3. Um polígono com 8 vértices e que passe pelos pontos A e B.

16 Criando Pontos e Construções Geométricas

17 Criando Pontos e Construções Geométricas Vamos criar segmentos de reta pelo campo de entrada. A Função Segmento[ ] pode ser usada de duas maneiras: Segmento[ <Ponto1>, <Ponto2>] Segmento[ <Ponto1>, <comprimento>] Crie: 1. Dois pontos; 2. Um segmento ligando esses dois Pontos; 3. Um segmento de comprimento 5 e passando por um dos 2 pontos.

18 Criando Pontos e Construções Geométricas

19 Criando Pontos e Construções Geométricas Para criarmos retas, podemos fazer: Reta[Ponto1, Ponto2] Crie: 1. quatro pontos A, B, C e D; 2. duas retas: uma passando por A e B, e a segunda passando por C e D. 3. Use o comando Interseção[a,b] para encontrar o ponto de interseção entre elas (Retas não paralelas).

20 Criando Pontos e Construções Geométricas

21 Criando Pontos e Construções Geométricas Podemos criar círculos também: Círculo[ <Ponto>, <Raio>] Círculo[ <Ponto>, <Ponto>] Círculo[ <Ponto>, <Ponto>, <Ponto>] Crie: 1. Cinco pontos A, B, C, D e E; 2. Um círculo de raio 3 com centro no ponto A; 3. Um círculo contendo os pontos B e C; 4. Um círculo contendo os pontos A, D e E.

22 Criando Pontos e Construções Geométricas

23 Criando Pontos e Construções Geométricas Podemos subordinar as coordenadas de um ponto B às coordenadas de um ponto A. Crie: 1. Um ponto A=(2, 4); 2. Um ponto B=(y(A), x(a)); 3. Um Segmento unindo A e B; 4. Utilize o comando Ponto[<objeto>] para criar um ponto que se desloca apenas sobre o segmento que liga A e B. 5. Crie um ponto que se desloca sobre o Eixo X.

24 APLICAÇÕES Funções Inequações Trigonometria Funções Trigonométricas

25 Função Afim (1º grau) A função afim se apresenta da seguinte forma: f(x) = a*x + b Onde para essa função teremos uma correspondência para cada termo, sendo f(x) = y, o termo a representa o coeficiente angular e b e coeficiente linear.

26 Função Afim (1º grau) Vamos criar dois Controles Deslizantes, um com o nome a e o outro com o nome b, contendo as seguintes configurações:

27 Função Afim (1º grau) No Campo de Entrada vamos inserir a função afim: f(x) = a*x + b Assim, teremos o gráfico da função para os coeficientes a e b predefinidos.

28 Função Afim (1º grau) Usando a ferramenta texto podemos deixar assim:

29 Função Afim (1º grau) Minicurso GeoGebra CIME

30 Função Afim (1º grau) Apartir disso vá em Inserir texto e digite: x_1 = Logo após, vá em Objetos e clique em (área vazia). Depois disso dentro da área vazia digite: -b/a

31 Podemos deixar assim: Minicurso GeoGebra CIME

32 Função Afim (1º grau) Seguindo o modo anterior, podemos inserir a função na janela de visualização. Usando Inserir texto, digite: f(x) = Logo após, vá em Objetos e clique em f. Depois disso clique em OK.

33 Função Afim (1º grau) Agora vamos inserir o ponto em que a função intercepta o eixo Y, que está correlacionado diretamente com o valor do coeficiente linear, ou seja, esse terá como ordenada igual ao valor do coeficiente b, formando o seguinte ponto: (0,b)

34 Função Afim (1º grau) Com isso insira no Campo de Entrada o ponto: (0,b)

35 Função Afim (1º grau) Agora podemos personalizar os controles deslizantes, o gráfico da função e o ponto alterando seu estilo e cor.

36 Função Quadrática (2º grau) A função quadrática se apresenta da seguinte forma: f(x) = a*x 2 +b*x+c Onde para essa função teremos uma correspondência para cada termo, sendo f(x) = y.

37 Função Quadrática (2º grau) Vamos criar três Controles Deslizantes, um com o nome a, com o nome b e outro com o nome c contendo as seguintes configurações:

38 Função Quadrática (2º grau) No Campo de Entrada vamos inserir a função quadrática: f(x) = a*x^2 + b*x + c Assim, teremos o gráfico da função para os coeficientes a, b e c predefinidos.

39 Função Quadrática (2º grau) Inserindo alguns textos teremos:

40 Função Quadrática (2º grau) Quanto ao zero da função, ou seja, sua raiz que representa no gráfico a coordenada x do ponto que que intercepta o eixo X. Para isso podemos ver que esse valor será determinado por termo discriminante ( ). = b 2 4ac No Campo de Entrada insira: Δ = b^2-4*a*c

41 Função Quadrática (2º grau) Agora vamos encontrar os valores das raízes da função: No Campo de Entrada digite: x_1 = (-b + sqrt(δ)) / (2*a) Depois: x_2 = (-b - sqrt(δ)) / (2*a)

42 Função Quadrática (2º grau) A partir disso vá em Inserir texto e digite: x_1 = Logo após, vá em Objetos e clique em x_1. Depois disso, faça o mesmo para x_2.

43 Função Quadrática (2º grau) Podemos deixar assim:

44 Função Quadrática (2º grau) Agora vamos inserir os pontos em que a função intercepta o eixo X, ou seja, esses pontos terão como abscissa igual ao valor das raízes, formando os seguintes pontos: (x_1,0) (x_2,0) Insira-os pontos no campo de entrada.

45 Função Quadrática (2º grau) Minicurso GeoGebra CIME

46 Função Quadrática (2º grau) Fazendo algumas modificações:

47 Inequação (1 grau) Uma inequação de 1º grau se apresenta das seguintes formas: a*x + b*y < c a*x + b*y c a*x + b*y > c a*x + b*y c Onde a, b são números reais com a 0, levando em conta que são desigualdades.

48 Inequação (1 grau) Vamos criar três Controles Deslizantes, um com o nome a, com o nome b e outro com o nome c contendo as seguintes configurações:

49 Inequação (1 grau) No Campo de Entrada vamos inserir as quatro inequações: a*x + b*y < c a*x + b*y c a*x + b*y > c a*x + b*y c Assim, teremos os gráficos das inequações para os coeficientes a, b e c predefinidos.

50 Inequação (1 grau) Após isso vamos inserir um caixa que controla a exibição de objetos, no nosso caso, serão os gráficos das inequações. Assim, vá em Caixa para Exibir/Esconder Objetos e clique. Em Legenda digite uma inequação e selecione a desigualdade correspondente a mesma na caixa de listagem abaixo, depois clique em Aplicar.

51 Inequação (1 grau) Repita o passo anterior para os inequações restantes:

52 Inequação (1 grau) Adicionando mais elementos podemos deixar assim:

53 Trigonometria Vamos construir um ciclo trigonométrico para a visualização de alguns conceitos de trigonometria. Primeiramente vamos criar uma circunferência de raio unitário, centrada na origem.

54 Trigonometria Agora vamos na ferramenta controle deslizante para criar o ângulo θ.

55 Trigonometria Agora vamos na ferramenta inserir campo de entrada para criar um campo onde possamos alterar o valor de θ.

56 Trigonometria Vamos agora criar um ponto para percorrer toda a circunferência de acordo com os valores de θ.

57 Trigonometria Agora façamos uma representação deste ângulo θ na circunferência.

58 Trigonometria Vamos criar um segmento que represente o valor do Sen(θ) e outro que represente o valor do Cos(θ).

59 Trigonometria Agora devemos criar um segmento que represente o valor de Tg(θ).

60 Trigonometria Com isso fazemos um segmento unindo o ponto C ao F e temos o valor e a representação da tangente.

61 Trigonometria Vamos inserir os valores de Sen(θ), Cos (θ) e Tg (θ) na janela gráfica.

62 Trigonometria Com isso teremos o ciclo trigonométrico pronto!

63 OBRIGADO!

Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática

Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA III Semana Acadêmica de Matemática Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática Profª Lahis Braga Souza Profª Thais Sena de Lanna Profª Cristiane Neves

Leia mais

Sumário. Educação Matemática: Oficinas Didáticas com GeoGebra 2012

Sumário. Educação Matemática: Oficinas Didáticas com GeoGebra 2012 Sumário A Interface do GeoGebra...2 O menu do GeoGebra...3 Ferramentas de construção...4 LIÇÃO 1: Polígonos e ângulos...7 LIÇÃO 2: Retas perpendiculares e paralelas...11 LIÇÃO 3: Construindo gráficos...18

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID Atividade nº 2 Oficina de Geometria Analítica com uso

Leia mais

ESTUDANDO MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA UTILIZANDO AS JANELAS CAS E 3D

ESTUDANDO MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA UTILIZANDO AS JANELAS CAS E 3D ESTUDANDO MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA UTILIZANDO AS JANELAS CAS E 3D Ministrantes: Bruno Santos Pereira, Ellen Cristina Barbosa dos Santos, Marrythiely Rodrigues Oliveira, Lucas Diêgo de Lima,

Leia mais

Revisão de Pré-Cálculo PÁRABOLAS. Prof. Dr. José Ricardo de Rezende Zeni Departamento de Matemática, FEG, UNESP Lc. Ismael Soares Madureira Júnior

Revisão de Pré-Cálculo PÁRABOLAS. Prof. Dr. José Ricardo de Rezende Zeni Departamento de Matemática, FEG, UNESP Lc. Ismael Soares Madureira Júnior Revisão de Pré-Cálculo PÁRABOLAS Prof. Dr. José Ricardo de Rezende Zeni Departamento de Matemática, FEG, UNESP Lc. Ismael Soares Madureira Júnior Guaratinguetá, SP, Março, 2018 Direitos reservados. Reprodução

Leia mais

Minicurso GEOGEBRA Barra de Menu Barra de Ferramentas Janela Algébrica: Janela de entrada de dados

Minicurso GEOGEBRA Barra de Menu Barra de Ferramentas Janela Algébrica: Janela de entrada de dados UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO PROJETO PIBID/LICENCIATURA MATEMÁTICA Prof. Antônio Joaquim Rodrigues Feitosa. Minicurso GEOGEBRA Introdução: Neste minicurso apresentaremos as

Leia mais

RESUMO - GRÁFICOS. O coeficiente de x, a, é chamado coeficiente angular da reta e está ligado à inclinação da reta

RESUMO - GRÁFICOS. O coeficiente de x, a, é chamado coeficiente angular da reta e está ligado à inclinação da reta RESUMO - GRÁFICOS Função do Primeiro Grau - f(x) = ax + b O gráfico de uma função do 1 o grau, y = ax + b, é uma reta. O coeficiente de x, a, é chamado coeficiente angular da reta e está ligado à inclinação

Leia mais

Mini Curso GeoGebra. Download do GeoGebra: Java: / Divisão.

Mini Curso GeoGebra. Download do GeoGebra:  Java:  / Divisão. Mini Curso GeoGebra Etapa I: Apresentação do Software; O GeoGebra é um software dinâmico, muito usado em conteúdos de Geometria, Álgebra, Estatística e Cálculo. É um programa livre e de código aberto;

Leia mais

Plano de Aula. 1 - Como abrir o programa KmPlot

Plano de Aula. 1 - Como abrir o programa KmPlot Plano de Aula Aluno(a):PIBID MATEMÁTICA Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara Disciplina: Matemática Conteúdo: Função de 1º grau Assunto: Gráficos, coeficientes da função, função

Leia mais

Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior jc

Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior  jc Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior http://www.unifal-mg.edu.br/matematica/?q=disc jc Aula 10 Reproduza as seguintes figuras no SuperLogo: ATIVIDADE 01 ATIVIDADE 02 Reproduza

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES NA REDE MUNICIPAL DE GURUPI TO

CURSO DE CAPACITAÇÃO O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES NA REDE MUNICIPAL DE GURUPI TO CURSO DE CAPACITAÇÃO O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES NA REDE MUNICIPAL DE GURUPI TO A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Leia mais

MATEMÁTICA I FUNÇÕES. Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari

MATEMÁTICA I FUNÇÕES. Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari MATEMÁTICA I FUNÇÕES Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari amanda.perticarrari@unesp.br Conteúdo Função Variáveis Traçando Gráficos Domínio e Imagem Família de Funções Funções Polinomiais Funções Exponenciais

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA GEOGEBRA Tânia Michel Pereira Juliane Sbaraine Costa Ijuí, setembro de 2009. Para acessar

Leia mais

Introdução ao software GeoGebra Por Meio de Atividades de Geometria

Introdução ao software GeoGebra Por Meio de Atividades de Geometria Adriano Lima Teixeira Introdução ao software GeoGebra Por Meio de Atividades de Geometria O objetivo deste trabalho é de iniciar o uso do software GeoGebra por meio de atividades de Geometria, possibilitando

Leia mais

AULA 4. Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31

AULA 4. Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31 AULA 4 Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31 Conteúdos Estruturantes: Números e Álgebra / Geometrias Conteúdo Básico: Sistemas lineares / Geometria espacial

Leia mais

Cálculo A. José Carlos de Souza Junior.

Cálculo A. José Carlos de Souza Junior. Cálculo A José Carlos de Souza Junior http://www.unifal-mg.edu.br/matematica/?q=disc_jc Universidade Federal de Alfenas - Instituto de Ciências Exatas Abril - 2014 O que é o GeoGebra? GeoGebra é um software

Leia mais

Atividade 1. Construindo o sistema de coordenadas. Atividade 2. Atividades de Geometria com o Cabri

Atividade 1. Construindo o sistema de coordenadas. Atividade 2. Atividades de Geometria com o Cabri Atividade 1. Construindo o sistema de coordenadas. 1- Selecione o ícone Mostrar Eixos (veja Figura 10). 2- Marque 3 pontos quaisquer no plano. Nomei-os A, B e C. 3- Selecione Equação e Coordenadas (veja

Leia mais

Tecnologia em Construções de Edifícios

Tecnologia em Construções de Edifícios 1 Tecnologia em Construções de Edifícios Aula 9 Geometria Analítica Professor Luciano Nóbrega 2º Bimestre 2 GEOMETRIA ANALÍTICA INTRODUÇÃO A geometria avançou muito pouco desde o final da era grega até

Leia mais

Geometria Analítica Plana

Geometria Analítica Plana Softwares Para o Ensino da Matemática Geometria Analítica Plana Nome do programa: EUKLID Descrição: Software de geometria dinâmica e construções em régua e compasso para criação de figuras geométricas.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PIBID-UFBA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PIBID-UFBA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PIBID-UFBA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA THAIS DE BARROS SILVANY DE ANDRADE FELIPE CARLO DE FREITAS PINTO MARIANA SILVA TAVARES ORIENTADORA: PROFª ELIANA PRATES SOARES UFBA Salvador

Leia mais

GeoGebra Quickstart Um rápido guia de referência sobre o GeoGebra

GeoGebra Quickstart Um rápido guia de referência sobre o GeoGebra GeoGebra Quickstart Um rápido guia de referência sobre o GeoGebra Geometria dinâmica, álgebra e cálculo formam juntos o GeoGebra, um software educativo premiado freqüentemente, que combina geometria e

Leia mais

Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 05 Licenciatura em Matemática Osasco -2010

Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 05 Licenciatura em Matemática Osasco -2010 1. Função Afim Uma função f: R R definida por uma expressão do tipo f x = a. x + b com a e b números reais constantes é denominada função afim ou função polinomial do primeiro grau. A função afim está

Leia mais

GEOGEBRA GUIA RÁPIDO. Na janela inicial temos a barra de ferramentas:

GEOGEBRA GUIA RÁPIDO. Na janela inicial temos a barra de ferramentas: GeoGebra: Guia Rápido GEOGEBRA GUIA RÁPIDO O GeoGebra é um programa educativo de Geometria Dinâmica que permite construir, de modo simples e rápido, pontos, segmentos de reta, retas, polígonos, circunferências,

Leia mais

Com o auxílio do software vamos verificar se os pontos A(4, 7) e B(3, 5) pertencem à reta r do exemplo acima. Procedimentos para o uso do Winplot:

Com o auxílio do software vamos verificar se os pontos A(4, 7) e B(3, 5) pertencem à reta r do exemplo acima. Procedimentos para o uso do Winplot: Retas Equações de uma reta com o software Winplot Equação geral Podemos estabelecer a equação geral de uma reta a partir da condição de alinhamento de três pontos. Dada uma reta r, sendo A(x A, y A ) e

Leia mais

RELATÓRIO Data: 18/08/2016 e 19/08/2016. Apresentar o software GeoGebra 3D e suas potencialidades aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio

RELATÓRIO Data: 18/08/2016 e 19/08/2016. Apresentar o software GeoGebra 3D e suas potencialidades aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio RELATÓRIO Data: 18/08/2016 e 19/08/2016 Objetivo(s) Objetivo Geral: 1 Apresentar o software GeoGebra 3D e suas potencialidades aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio Objetivos Específicos: Incentivar

Leia mais

Conjuntos Numéricos. I) Números Naturais N = { 0, 1, 2, 3,... }

Conjuntos Numéricos. I) Números Naturais N = { 0, 1, 2, 3,... } Conjuntos Numéricos I) Números Naturais N = { 0, 1, 2, 3,... } II) Números Inteiros Z = {..., -2, -1, 0, 1, 2,... } Todo número natural é inteiro, isto é, N é um subconjunto de Z III) Números Racionais

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Rio Grande CAPÍTULO 4 GEOMETRIA ANALÍTICA

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Rio Grande CAPÍTULO 4 GEOMETRIA ANALÍTICA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Rio Grande CAPÍTULO 4 GEOMETRIA ANALÍTICA 4. Geometria Analítica 4.1. Introdução Geometria Analítica é a parte da Matemática,

Leia mais

Equação fundamental da reta

Equação fundamental da reta GEOMETRIA ANALÍTICA Equação fundamental da reta (Xo, Yo) (X, Y) (Xo, Yo) (X, Y) PARA PRATICAR: 1. Considere o triângulo ABC, cujos vértices são A (3, 4), B (1, 1) e C (2, 4). Determine a equação fundamental

Leia mais

Plano Cartesiano e Retas. Vitor Bruno Engenharia Civil

Plano Cartesiano e Retas. Vitor Bruno Engenharia Civil Plano Cartesiano e Retas Vitor Bruno Engenharia Civil Sistema cartesiano ortogonal O sistema cartesiano ortogonal é formado por dois eixos ortogonais(eixo x e eixo y). A intersecção dos eixos x e y é o

Leia mais

1 Geometria Analítica Plana

1 Geometria Analítica Plana UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ CAMPUS DE CAMPO MOURÃO Curso: Matemática, 1º ano Disciplina: Geometria Analítica e Álgebra Linear Professora: Gislaine Aparecida Periçaro 1 Geometria Analítica Plana A Geometria

Leia mais

FRACTAIS. Iteração: é um conjunto de procedimentos repetidos em série para construir um fractal. (NUNES, 2006, f. 30).

FRACTAIS. Iteração: é um conjunto de procedimentos repetidos em série para construir um fractal. (NUNES, 2006, f. 30). Revisado por: A. Patrícia Grajales Spilimbergo e Cláudia Piva FRACTAIS Algumas definições... Fractal: Um fractal é um objeto que pode ser obtido geometricamente ou aleatoriamente através de processos recursivos,

Leia mais

REPRESENTAÇÕES PARAMÉTRICAS DE CURVAS PLANAS COM O WINPLOT

REPRESENTAÇÕES PARAMÉTRICAS DE CURVAS PLANAS COM O WINPLOT 15 A 19 DE AGOSTO DE 016 REPRESENTAÇÕES PARAMÉTRICAS DE CURVAS PLANAS COM O WINPLOT Leandro Ferreira da Silva Acadêmico de Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Nova Andradina.

Leia mais

Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior

Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior http://www.unifal-mg.edu.br/matematica/?q=disc jc Aula 08 ATIVIDADE 01 Seja ABCD um quadrilátero convexo inscrito em um círculo de

Leia mais

Projeto: Desenvolvimento e Implementação de Software Educacional para a Área de Matemática Voltado para Escolas da Rede Pública - DISEAM

Projeto: Desenvolvimento e Implementação de Software Educacional para a Área de Matemática Voltado para Escolas da Rede Pública - DISEAM UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul DCEEng - Departamento de Ciências Exatas e Engenharias PIBEX - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO Projeto: Desenvolvimento

Leia mais

Material do Professor. Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem

Material do Professor. Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem 1 Material do Professor Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem Objetivo: Dar suporte ao professor para fazer as construções necessárias à atividade Porcentagem ATIVIDADE 1: Construção

Leia mais

Atividade 19: Espiral Logarítmica Objetivo: Apresentar o comando Curva.

Atividade 19: Espiral Logarítmica Objetivo: Apresentar o comando Curva. Atividade 19: Espiral Logarítmica Objetivo: Apresentar o comando Curva. Construir a espiral logarítmica. A espiral logarítmica é uma espiral cuja equação polar é dada por r=ae bt, onde r é a distância

Leia mais

Plano cartesiano, Retas e. Alex Oliveira. Circunferência

Plano cartesiano, Retas e. Alex Oliveira. Circunferência Plano cartesiano, Retas e Alex Oliveira Circunferência Sistema cartesiano ortogonal O sistema cartesiano ortogonal é formado por dois eixos ortogonais(eixo x e eixo y). A intersecção dos eixos x e y é

Leia mais

POTENCIALIDADES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO E APRENDIZAGM DE TRIGONOMETRIA

POTENCIALIDADES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO E APRENDIZAGM DE TRIGONOMETRIA 1 UNIVERSIDADE FERDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ CERES Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas DCEA Programa Institucional de Iniciação à Docência PIBID/UERN

Leia mais

TEORIA CONSTRUINDO E ANALISANDO GRÁFICOS 812EE 1 INTRODUÇÃO

TEORIA CONSTRUINDO E ANALISANDO GRÁFICOS 812EE 1 INTRODUÇÃO CONSTRUINDO E ANALISANDO GRÁFICOS 81EE 1 TEORIA 1 INTRODUÇÃO Os assuntos tratados a seguir são de importância fundamental não somente na Matemática, mas também na Física, Química, Geografia, Estatística

Leia mais

Matemática PROFESSOR: Francisco Monteiro OBJETIVO GERAL

Matemática PROFESSOR: Francisco Monteiro OBJETIVO GERAL ANO DE ESCOLARIDADE: 8º ano (A e B matutino e A vespertino) DISCIPLINA: Matemática PROFESSOR: Francisco Monteiro OBJETIVO GERAL Resolver situações-problema, construindo estratégias e fazendo uso de diversas

Leia mais

Funções da forma x elevado a menos n

Funções da forma x elevado a menos n Pré-Cálculo Humberto José Bortolossi Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense Funções da forma x elevado a menos n Parte 5 Parte 5 Pré-Cálculo 1 Parte 5 Pré-Cálculo 2 Funções

Leia mais

2 a Edição do Curso de Difusão Pré-Cálculo aos alunos de. Patricia Araripe e Pollyane Vieira. 15 de fevereiro de 2019

2 a Edição do Curso de Difusão Pré-Cálculo aos alunos de. Patricia Araripe e Pollyane Vieira. 15 de fevereiro de 2019 Função do 2 o grau: Equação e Inequação 2 a Edição do Curso de Difusão Pré-Cálculo aos alunos de graduação da ESALQ Patricia Araripe e Pollyane Vieira 15 de fevereiro de 2019 Definição (1) (Função) Dados

Leia mais

AULA 3 Atividade 06 Atividade 07 Atividade Complementar 8: Triângulos e seus ângulos internos

AULA 3 Atividade 06 Atividade 07 Atividade Complementar 8: Triângulos e seus ângulos internos AULA 3 Atividade 06 Segmento, ponto médio, mediatriz, paralelas e perpendiculares a) Construa um segmento com uma extremidade em (3, 4) e medida 3,5 (lembre-se: no lugar de vírgula devemos colocar o ponto).

Leia mais

ALUNO(A): Prof.: André Luiz Acesse: 02/05/2012

ALUNO(A): Prof.: André Luiz Acesse:  02/05/2012 1. FUNÇÃO 1.1. DEFINIÇÃO Uma função é um conjunto de pares ordenados de números (x,y) no qual duas duplas ordenadas distintas não podem ter o mesmo primeiro número, ou seja, garante que y seja único para

Leia mais

Softwares Para o Ensino da Matemática

Softwares Para o Ensino da Matemática Softwares Para o Ensino da Matemática Funções Winplot: É um software gratuito que permite plotar gráfico de funções de uma ou duas variáveis. Além disto é possível plotar o gráfico da derivada e representar

Leia mais

Esboço de Plano de Aula. Conteúdo específico: O uso do software WXMaxima nas equações do 1º Grau.

Esboço de Plano de Aula. Conteúdo específico: O uso do software WXMaxima nas equações do 1º Grau. Esboço de Plano de Aula Bolsista: Rafael de Oliveira. Duração: 120 minutos. Conteúdo: Equações do 1º Grau. Conteúdo específico: O uso do software WXMaxima nas equações do 1º Grau. Objetivo geral: Permitir

Leia mais

1 - Como abrir o programa KmPlot

1 - Como abrir o programa KmPlot O que é o KmPlot? O KmPlot é um software livre, que é ofertado pelo governo federal para as escolas da rede pública, com o intuito de auxiliar os professores de matemática no ensino de funções. O KmPlot

Leia mais

FUNDAÇÃO CECIERJ FORMAÇÃO CONTINUADA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PLANO DE TRABALHO FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS PROFESSORA: EDILEIZER DA SILVA PEREIRA

FUNDAÇÃO CECIERJ FORMAÇÃO CONTINUADA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PLANO DE TRABALHO FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS PROFESSORA: EDILEIZER DA SILVA PEREIRA FUNDAÇÃO CECIERJ FORMAÇÃO CONTINUADA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PLANO DE TRABALHO FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS PROFESSORA: EDILEIZER DA SILVA PEREIRA COLÉGIO ESTADUAL PEDRO BAPTISTA DE SOUZA TUTOR: RODOLFO GREGÓRIO

Leia mais

1 FUNÇÃO - DEFINIÇÃO. Chama-se função do 1. grau toda função definida de por f(x) = ax + b com a, b e a 0.

1 FUNÇÃO - DEFINIÇÃO. Chama-se função do 1. grau toda função definida de por f(x) = ax + b com a, b e a 0. MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO FUNÇÃO - DEFINIÇÃO FUNÇÃO - DEFINIÇÃO Chama-se função do 1. grau toda função definida de por f(x) = ax + b com a, b e a 0. EXEMPLOS: f(x) = 5x 3, onde a = 5 e b = 3 (função afim)

Leia mais

ESTUDO DE GEOMETRIA ANALÍTICA

ESTUDO DE GEOMETRIA ANALÍTICA ESTUDO DE GEOMETRIA ANALÍTICA 3ª. Série Ensino Médio Tutora: Maria Claudia Padilha Tostes Professor/Aluno: Sandra William Marques Email: swmarquess@gmail.com Matriculas: 0279706-6 e 0918915-0 Novembro/2013

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PET MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PET MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PET MATEMÁTICA CADERNO DE EXERCÍCIOS ELABORADOS PELOS PARTICIPANTES DOS MINICURSOS SOBRE OS SOFTWARES

Leia mais

18/06/13 REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA - SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA

18/06/13 REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA - SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA COMPUTADOR NA SALA DE AULA Estudo das cônicas com Geometria Dinâmica José Carlos de Souza Jr. Andréa Cardoso Unifal MG COMPUTADOR NA SALA DE AULA A exploração de softwares de Geometria Dinâmica nos permite

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA CECIERJ / SEEDUC RJ PLANO DE TRABALHO TRIGONOMETRIA NA CIRCUNFERÊNCIA MATEMÁTICA 1º ANO E.M. 4º BIMESTRE / 2012

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA CECIERJ / SEEDUC RJ PLANO DE TRABALHO TRIGONOMETRIA NA CIRCUNFERÊNCIA MATEMÁTICA 1º ANO E.M. 4º BIMESTRE / 2012 FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA CECIERJ / SEEDUC RJ PLANO DE TRABALHO TRIGONOMETRIA NA CIRCUNFERÊNCIA MATEMÁTICA 1º ANO E.M. 4º BIMESTRE / 2012 Cursista: LUCIENE CHIAPINI PEREIRA Matrícula(SEEDUC): 283746-6

Leia mais

AULA 1: PRÉ-CÁLCULO E FUNÇÕES

AULA 1: PRÉ-CÁLCULO E FUNÇÕES MATEMÁTICA I AULA 1: PRÉ-CÁLCULO E FUNÇÕES Prof. Dr. Nelson J. Peruzzi Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari Parte 1 Conjuntos numéricos A reta real Intervalos Numéricos Valor absoluto de um número

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUACÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUACÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUACÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA Daniel Rodrigues Topanotti TRIGONOMETRIA, RELAÇÃO ENTRE MOVIMENTOS CIRCULARES

Leia mais

Função Afim. Definição. Gráfico

Função Afim. Definição. Gráfico Função Afim Definição Chama-se função polinomial do 1º grau, ou função afim, a qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma f(x) = ax + b, onde a e b são números reais dados e a 0. Na função

Leia mais

UECEVEST - ESPECÍFICA Professor: Rikardo Rodrigues

UECEVEST - ESPECÍFICA Professor: Rikardo Rodrigues UECEVEST - ESPECÍFICA Professor: Rikardo Rodrigues 01) (UECE 2017.2) Seja YOZ um triângulo cuja medida da altura OH relativa ao lado YZ é igual a 6 m. Se as medidas dos segmentos YH e HZ determinados por

Leia mais

Nesse texto abordamos a construção de polígonos com a utilização do mouse e por meio da digitação de comandos na Entrada.

Nesse texto abordamos a construção de polígonos com a utilização do mouse e por meio da digitação de comandos na Entrada. 12 Nesse texto abordamos a construção de polígonos com a utilização do mouse e por meio da digitação de comandos na Entrada. POLÍGONOS A ferramenta Polígono possibilita construir polígonos a partir de

Leia mais

Mat. Monitor: Gabriella Teles

Mat. Monitor: Gabriella Teles Mat. Professor: Rafael Jesus Monitor: Gabriella Teles Geometria analítica plana: distância e reta 13 out RESUMO Distância entre dois pontos: Dado dois pontos A e B do plano cartesiano, chama-se distância

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Função do 2º Grau. Alex Oliveira Engenharia Civil

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Função do 2º Grau. Alex Oliveira Engenharia Civil CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2014.2 Função do 2º Grau Alex Oliveira Engenharia Civil Função do Segundo Grau Chama-se função do segundo grau ou função quadrática a função f: R R que

Leia mais

PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA

PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA E.E. Dona Antônia Valadares MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO - 1º ANO Função Polinomial do 1º Grau (FUNÇÃO AFIM) PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA Definição: Toda função do tipo: f(x) = ax + b (x ϵ IR) São funções

Leia mais

6.1 equações canônicas de círculos e esferas

6.1 equações canônicas de círculos e esferas 6 C Í R C U LO S E E S F E R A S 6.1 equações canônicas de círculos e esferas Um círculo é o conjunto de pontos no plano que estão a uma certa distância r de um ponto dado (a, b). Desta forma temos que

Leia mais

BCC402 Algoritmos e Programação Avançada Prof. Marco Antonio M. Carvalho Prof. Túlio Ângelo M. Toffolo 2011/1

BCC402 Algoritmos e Programação Avançada Prof. Marco Antonio M. Carvalho Prof. Túlio Ângelo M. Toffolo 2011/1 BCC402 Algoritmos e Programação Avançada Prof. Marco Antonio M. Carvalho Prof. Túlio Ângelo M. Toffolo 2011/1 Na aula anterior Prova. 2 Na aula de hoje Geometria. 3 A geometria é inerentemente uma disciplina

Leia mais

MAT111 - Cálculo I - IF TRIGONOMETRIA. As Funçoes trigonométricas no triângulo retângulo

MAT111 - Cálculo I - IF TRIGONOMETRIA. As Funçoes trigonométricas no triângulo retângulo MAT111 - Cálculo I - IF - 010 TRIGONOMETRIA As Funçoes trigonométricas no triângulo retângulo Analisando a figura a seguir, temos que os triângulos retângulos OA 1 B 1 e OA B, são semelhantes, pois possuem

Leia mais

Funções Reais a uma Variável Real

Funções Reais a uma Variável Real Funções Reais a uma Variável Real 1 Introdução As funções são utilizadas para descrever o mundo real em termos matemáticos, é o que se chama de modelagem matemática para as diversas situações. Podem, por

Leia mais

MINI-CURSO Geometria Espacial com o GeoGebra Profa. Maria Alice Gravina Instituto de Matemática da UFRGS

MINI-CURSO Geometria Espacial com o GeoGebra Profa. Maria Alice Gravina Instituto de Matemática da UFRGS MINI-CURSO Geometria Espacial com o GeoGebra Profa. Maria Alice Gravina gravina@mat.ufrgs.br Instituto de Matemática da UFRGS Neste minicurso vamos trabalhar com os recursos do GeoGebra 3D e discutir possibilidades

Leia mais

Adilson Ortiz Bittencourt. O Ensino da Trigonometria no Ciclo Trigonométrico, por meio do Software Geogebra

Adilson Ortiz Bittencourt. O Ensino da Trigonometria no Ciclo Trigonométrico, por meio do Software Geogebra PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO ÁREA DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA Adilson Ortiz Bittencourt O Ensino da Trigonometria

Leia mais

O gráfico da função constante é uma reta paralela ao eixo dos x passando pelo ponto (0, c). A imagem é o conjunto Im = {c}.

O gráfico da função constante é uma reta paralela ao eixo dos x passando pelo ponto (0, c). A imagem é o conjunto Im = {c}. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA Funções do 1 o Grau Prof.:

Leia mais

Anterior Sumário Próximo GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA

Anterior Sumário Próximo GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA Anterior Sumário Próximo GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA Clicando em, o usuário é conduzido para uma tela onde os conteúdos estão separados por blocos, que são acessados a medida que clicamos em cada um dos

Leia mais

FUNÇÃO DE 2 GRAU. 1, 3 e) (1,3)

FUNÇÃO DE 2 GRAU. 1, 3 e) (1,3) FUNÇÃO DE 2 GRAU 1-(ANGLO) O vértice da parábola y= 2x²- 4x + 5 é o ponto 1 11 1, 3 e) (1,3) a) (2,5) b) (, ) c) (-1,11) d) ( ) 2-(ANGLO) A função f(x) = x²- 4x + k tem o valor mínimo igual a 8. O valor

Leia mais

3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Igor/ Eduardo 9º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C3 - Espaço e forma Números racionais. Números irracionais. Números reais. Relações métricas nos triângulos retângulos.

Leia mais

UNEMAT UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO

UNEMAT UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO UNEMAT UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO TRABALHO DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA KARLA BEATRIZ GOMES DE SIQUEIRA MYEIK TUANY HOLANDA GOMES SINOP-MT, 2017 INTRODUÇÃO Como esperávamos,

Leia mais

3º. EM Prof a. Valéria Rojas Assunto: Determinante, Área do Triângulo, Equação da reta, Eq. Reduzida da Reta

3º. EM Prof a. Valéria Rojas Assunto: Determinante, Área do Triângulo, Equação da reta, Eq. Reduzida da Reta 1 - O uso do Determinante de terceira ordem na Geometria Analítica 1.1 - Área de um triângulo Seja o triângulo ABC de vértices A(x a, y a ), B(x b, x c ) e C(x c, y c ). A área S desse triângulo é dada

Leia mais

Como obter o retângulo inscrito de maior área

Como obter o retângulo inscrito de maior área Como obter o retângulo inscrito de maior área Julio Omar Henrique da Silva 1 Dentro de todo triângulo retângulo se pode inserir um retângulo, a este se dá o nome de retângulo inscrito. O retângulo inscrito

Leia mais

A x,y e B x,y, as coordenadas do ponto médio desse segmento serão dadas por:

A x,y e B x,y, as coordenadas do ponto médio desse segmento serão dadas por: . Plano Cartesiano: é formado por dois eixos perpendiculares, um horizontal (eixo das abscissas) e outro vertical (eixo das ordenadas), dividido em quatro quadrantes contados no sentido anti-horário como

Leia mais

CÁLCULO VETORIAL E GEOMETRIA ANALÍTICA

CÁLCULO VETORIAL E GEOMETRIA ANALÍTICA 04 CÁLCULO VETORIAL E GEOMETRIA ANALÍTICA CAPÍTULO 0 TRANSLAÇÃO E ROTAÇÃO DE EIXOS TRANSLAÇÃO DE EIXOS NO R Sejam e O os eixos primitivos, do Sistema Cartesiano de Eixos Coordenados com origem O(0,0).

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA KMPLOT Juliane Sbaraine Pereira Costa Tânia Michel Pereira Ijuí, novembro de 2010 Refaça

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DONA ISABEL - PIBID. Bolsistas: Darlã Nogara Oliveira, Leidi Simonin, Maiara Ghiggi e Pitias Beckestein Paz

COLÉGIO ESTADUAL DONA ISABEL - PIBID. Bolsistas: Darlã Nogara Oliveira, Leidi Simonin, Maiara Ghiggi e Pitias Beckestein Paz COLÉGIO ESTADUAL DONA ISABEL - PIBID Bolsistas: Darlã Nogara Oliveira, Leidi Simonin, Maiara Ghiggi e Pitias Beckestein Paz Supervisora: Daiane Passari Disciplina: Matemática Série: 1º Ensino Médio Turmas:

Leia mais

MAT 105- Lista de Exercícios

MAT 105- Lista de Exercícios 1 MAT 105- Lista de Exercícios 1. Determine as áreas dos seguintes polígonos: a) triângulo de vértices (2,3), (5,7), (-3,4). Resp. 11,5 b) triângulo de vértices (0,4), (-8,0), (-1,-4). Resp. 30 c) quadrilátero

Leia mais

GEOMETRIA ANALÍTICA. 2) Obtenha o ponto P do eixo das ordenadas que dista 10 unidades do ponto Q (6, -5).

GEOMETRIA ANALÍTICA. 2) Obtenha o ponto P do eixo das ordenadas que dista 10 unidades do ponto Q (6, -5). GEOMETRIA ANALÍTICA Distância entre Dois Pontos Sejam os pontos A(xA, ya) e B(xB, yb) e sendo d(a, B) a distância entre eles, temos: Aplicando o teorema de Pitágoras ao triângulo retângulo ABC, vem: [d

Leia mais

Capítulo 2. Retas no plano. 1. Retas verticais e não-verticais. Definição 1

Capítulo 2. Retas no plano. 1. Retas verticais e não-verticais. Definição 1 Capítulo 2 Retas no plano O objetivo desta aula é determinar a equação algébrica que representa uma reta no plano. Para isso, vamos analisar separadamente dois tipos de reta: reta vertical e reta não-vertical.

Leia mais

Assessores: Celço Luiz de Araújo Rubens Junior Schwalemberg. Trigonometria no GeoGebra

Assessores: Celço Luiz de Araújo Rubens Junior Schwalemberg. Trigonometria no GeoGebra NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE CASCAVEL CRTE COORDENAÇÃO REGIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO Av. Brasil, 2040. Bairro São Cristóvão. CEP:85816-290. Fone:(45) 3218-7895. Assessores: Celço Luiz de Araújo

Leia mais

Posição relativa entre retas e círculos e distâncias

Posição relativa entre retas e círculos e distâncias 4 Posição relativa entre retas e círculos e distâncias Sumário 4.1 Distância de um ponto a uma reta.......... 2 4.2 Posição relativa de uma reta e um círculo no plano 4 4.3 Distância entre duas retas no

Leia mais

MATEMÁTICA. ENSINO MÉDIO - 1º ANO Função Polinomial do 1º Grau (FUNÇÃO AFIM) PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA

MATEMÁTICA. ENSINO MÉDIO - 1º ANO Função Polinomial do 1º Grau (FUNÇÃO AFIM) PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA E.E. Dona Antônia Valadares MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO - 1º ANO Função Polinomial do 1º Grau (FUNÇÃO AFIM) PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA http://donaantoniavaladares.comunidades.net Definição: Uma função

Leia mais

O SOFTWARE WINPLOT EM CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

O SOFTWARE WINPLOT EM CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO O SOFTWARE WINPLOT EM CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO 1 - Plano Cartesiano 1 - Funções Afins 1.1 - Definição: Toda função do tipo, é denominada função polinomial do primeiro grau ou função afim.

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC/SP ROSANA PERLETO DOS SANTOS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC/SP ROSANA PERLETO DOS SANTOS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC/SP ROSANA PERLETO DOS SANTOS AS DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA AO UTILIZAREM O SOFTWARE GEOGEBRA EM ATIVIDADES QUE ENVOLVEM

Leia mais

MAT Poli Cônicas - Parte I

MAT Poli Cônicas - Parte I MAT2454 - Poli - 2011 Cônicas - Parte I Uma equação quadrática em duas variáveis, x e y, é uma equação da forma ax 2 +by 2 +cxy +dx+ey +f = 0, em que pelo menos um doscoeficientes a, b oucénão nulo 1.

Leia mais

A função afim. Pré-Cálculo. A função afim. Proposição. Humberto José Bortolossi. Parte 5. Definição

A função afim. Pré-Cálculo. A função afim. Proposição. Humberto José Bortolossi. Parte 5. Definição Pré-Cálculo Humberto José Bortolossi Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense A função afim Parte 5 Parte 5 Pré-Cálculo 1 Parte 5 Pré-Cálculo 2 A função afim Proposição O gráfico

Leia mais

Gráfico de uma função quadrática. No entanto, podemos perceber que o gráfico da função é uma curva denominada parábola.

Gráfico de uma função quadrática. No entanto, podemos perceber que o gráfico da função é uma curva denominada parábola. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA- PIBID/ SUBPROJETO MATEMÁTICA ESCOLA DE ENCINO FUNDAMENTAL PATRICIO DIAS FERREIRA PLANO DE AULA Coordenador

Leia mais

No desenvolvimento deste guião, procure sempre colocar as denominações referidas em cada ponto.

No desenvolvimento deste guião, procure sempre colocar as denominações referidas em cada ponto. 1 Este 3º guião contém atividades elementares com a finalidade de favorecer o reconhecimento e a consolidação das funções de algumas ferramentas do programa de geometria dinâmica Geogebra. Neste guião,

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa PLANO DE ENSINO 2015 Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão I Etapa Competências Habilidades Conteúdos Construir significados e ampliar os já existentes para os números naturais, inteiros,

Leia mais

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Potências Unidade 2 Radiciação

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Potências Unidade 2 Radiciação Unidade 1 Potências 1. Recordando potências Calcular potências com expoente natural. Calcular potências com expoente inteiro negativo. Conhecer e aplicar em expressões as propriedades de potências com

Leia mais

MATEMÁTICA. Use este espaço para rascunho.

MATEMÁTICA. Use este espaço para rascunho. MATEMÁTICA Use este espaço para rascunho 01 Cubos brancos de 1cm de aresta foram dispostos formando o paralelepípedo representado abaixo Em seguida, a superfície total desse paralelepípedo foi pintada

Leia mais

ÂNGULOS EM UM TRIÂNGULO: SOMA DOS ÂNGULOS INTERNOS E TEOREMA DO ÂNGULO EXTERNO.

ÂNGULOS EM UM TRIÂNGULO: SOMA DOS ÂNGULOS INTERNOS E TEOREMA DO ÂNGULO EXTERNO. UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul DCEEng - Departamento de Ciências Exatas e Engenharias PIBEX - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO Projeto: Desenvolvimento

Leia mais

JOZEILDO JOSÉ DA SILVA O SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA DINÂMICA Acesse a versão animada deste produto em: http://www.grupotdac.com Campina Grande PB 2011

Leia mais

MA51A - Cálculo Aplicado Prof a Diane Rizzotto Rossetto. LISTA 1 - Revisão

MA51A - Cálculo Aplicado Prof a Diane Rizzotto Rossetto. LISTA 1 - Revisão Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba - DAMAT MA51A - Cálculo Aplicado Prof a Diane Rizzotto Rossetto LISTA 1 - Revisão Questão 1: Se 2 x = 256, o valor de x

Leia mais

Estudando Trigonometria com applets desenvolvidos no software GeoGebra

Estudando Trigonometria com applets desenvolvidos no software GeoGebra Estudando Trigonometria com applets desenvolvidos no software GeoGebra Elaborada por: Larissa de Sousa Moreira e Cíntia da Silva Gomes Orientada por: Gilmara Teixeira Barcelos e Silvia Cristina Freitas

Leia mais

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOME: DATA: / / Software GeoGebra 5.0 versão desktop 1ª Parte Conhecendo

Leia mais