O SOFTWARE WINPLOT EM CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O SOFTWARE WINPLOT EM CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO"

Transcrição

1 O SOFTWARE WINPLOT EM CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO 1 - Plano Cartesiano 1 - Funções Afins Definição: Toda função do tipo, é denominada função polinomial do primeiro grau ou função afim Plotar o gráfico de uma função afim no Winplot. 1) Use os comandos Janela 2 dim Equação Explícita. 2) Digite sua equação no campo f(x) = e se quiser um intervalo específico defina os valores para x mín e x max, clique em travar intervalo e em OK. Exemplo: Plote a equação, no intervalo -2 x 2. 3) A janela do inventário: A janela apresenta os seguintes recursos: 1. Editar: Nesta opção é possível modificar a fórmula da função, determinar um novo intervalo, alterar a cor ou a espessura do traço. 2. Apagar: Elimina uma equação selecionada do inventário. 3. Dupli: Duplica a função selecionada. 4. Copiar: Copia a fórmula da equação.

2 5. Derivar: O programa gera o gráfico da derivada da função. 6. Nome: Útil quando se trabalha com muitas funções. 7. Mostrar gráfico: Oculta ou mostra o gráfico. 8. Mostrar equação: Exibe a sentença da função no gráfico. 9. Família: converte a equação em uma família de curvas ou pontos. 10. Tabela: Exibe uma tabela com valores da função dentro do intervalo plotado. 2 - Função definida por mais de uma sentença Plotar o gráfico de uma função definida por mais de uma sentença no Winplot: Para visualizar o gráfico de uma função definida por mais de uma lei basta digitar no campo f(x) = joinx(lei 1 a, lei 2 b,..., lei n). O Winplot interpreta lei 1 no intervalo x < a, a lei 2 no intervalo a < x < b e assim sucessivamente. Exemplo: A Receita Federal divulgou a seguinte tabela progressiva para cálculo anual do imposto de renda de pessoa física: Base de cálculo em R$ Alíquota em % Parcela a reduzir do imposto em Até ,00 0,0 0,00 Acima de ,01 até ,00 15, ,40 Acima de ,00 27, ,90 De acordo com a tabela acima, se a renda anual de um cidadão é reais, então o imposto anual a pagar pode ser descrito pela função:

3 3 - Sistemas de equações: 3.1- Plotar um sistema de equações no Winplot: Para construir um sistema devemos primeiro construir duas funções na mesma tela de gráficos, para isso construiremos a primeira função e usaremos o comando dupli do inventário para construirmos a segunda, mas sem apagar a fonte. Para encontrar os pontos de interseção dos gráficos de duas funções entre em dois e a seguir em interseções. Caso haja mais de um ponto de interseção basta clicar em prox interseção. No gráfico aparecerá a marcação no ponto correspondente. Para marcar os pontos de interseção nos gráficos, devemos clicar em marcar ponto. 4-Coeficiente angular da reta ou taxa de variação da função afim. 4.1-Sejam uma função definida por, variando a constante em IR obtemos retas diferentes. Veja qual a mudança ocorrida nessa reta utilizando o Winplot, utilizando e variando de -2 a 2. 1) Utilize os comandos Janela 2 dim Equação Explícita; 2) Digite e clique em OK. 3) utilize os comandos Anim Parâmetros A-W...; 4) Escolha o parâmetro A, digite -2 e clique em def L, em seguida digite 2 e clique em def R, role a barra, clique em auto rev ou em auto cícl. 5 - Coeficiente linear da reta que é gráfico de uma função afim Sejam uma função definida por, variando a cosntante em IR obtemos retas distintas. Veja qual a mudança ocorrida nessa reta utilizando o Winplot, utilizando e variando de -3 a 3. Utilize os paços do exemplo anterior. 6 - Funções Quadráticas 6.1-Definição: Toda função do tipo denominada função polinomial do 2º grau ou função quadrática., é 6.2-Plotar o gráfico de uma função afim no winplot: 1) Use os mesmos comandos da função afim 2) Ao invés de x², use x^2.

4 Exemplo: Plote a equação no intervalo de -3 x 3. Obs: os a tecla page up para aumentar o zoom e a tecla page down para diminuí-lo. Use também as setas para enquadrar melhor o gráfico. 6.3-Variação dos coeficientes de uma função quadrática: 1) Plote o gráfico da equação e varie de -2 a 2. O que acontece? 2) Plote o gráfico da equação e varie de -3 a 3. O que acontece? 3) Plote o gráfico da equação e varie de -4 a 4. O que acontece? obs: utilize os mesmos comandos usados na função afim para animação. 6.4-O vértice da parábola que é gráfico de uma função quadrática: 1) O vértice é calculado pelas fórmulas e, em que. 2) Se tiver, será o ponto máximo e será o valor máximo da função. 3) Se tiver, será o ponto mínimo e será o valor mínimo da finção. 4) Você pode verificar se achou e corretamente através do Winplot, usando os comandos Um Extremos... Exemplo

5 Ache o ponto mínimo de e o ponto máximo de, em seguida confira seus resultados com os do Winplot. 6.5-Zeros de uma função quadrática: 1) Zero ou raiz da função quadrática é o ponto onde o gráfico toca o eixo X. Uma função quadrática pode ter nenhuma, uma ou duas raízes. 2) O zero de uma função quadrática é calculado pela fórmula: onde. 3) Se a equação terá dois zeros, se a equação terá um zero e se a equação não terá nenhum zero (não tocará o eixo X). 4) No Winplot o zero de uma função é calculado com os comandos Um Zeros... Clique em próximo para ver se há outro zero. Para marcar o ponto no gráfico permanentemente clique em marcar ponto. Exemplo Calcule o ponto (ou pontos) onde a equação toca o eixo X. Confira seu resultado com o do Winplot. 7 - Funções exponenciais 7.1-Sendo um número real e um número inteiro, tem-se que: 7.2-Plotar uma equação exponencial no Winplot: 1) Use os comandos Janela 2 dim Equação Explícita. 2) Em f(x)= digite ax^n. 7.3-Funções pares e ímpares:

6 Função par: Uma função real f é par se, para todo x do domínio de f, tem-se que. Uma função par possui o gráfico simétrico em relação ao eixo vertical Y. Função ímpar: Uma função real f é ímpar se, para todo x do domínio de f, temse que. Uma função ímpar possui o gráfico simétrico em relação à origem do sistema cartesiano. Exemplo: Plote os gráficos semelhanças e diferenças entre eles. e verifique as 8 - Funções logarítmicas 8.1-Definição: Sejam e números reais positivos e. Chama-se logaritmo de na base o expoente tal que. Em símbolos:. 8.2-Plotar gráfico de uma equação logarítmica no Winplot: 1) Use os comandos Janela 2 dim Equação Explícita. 2) Digite em f(x)=, log(x), considerando logaritmo de x na base 10 ou log(b,x), para considerar logaritmo de x na base b. 9 - Relação entre as funções e. 9.1-A função é a inversa da função e por isto seus gráficos são simétricos em relação a reta. Exemplo: Plote os gráficos comando dupl) e faça, todos na mesma janela (utilizando o variar de 0 a 4. Observe o que acontece Função modular 10.1-Definição: Considere no eixo real de origem um ponto A de abscissa x Chama-se módulo de x, e indica-se por, a distância entre os pontos A e :

7 logo 10.2-Plotar o gráfico de uma função logarítmica no Winplot: 1) Use os comandos Janela 2 dim Equação Explícita. 2) Em f(x)= digite abs(f(x)). Exemplo Plote o gráfico das funções e. Qual a diferança entre eles. 11-Translação de gráficos 11.1-Definição: Transladar um gráfico significa mudar sua posição no plano cartesiano, fazendo um deslocamento na horizontal e/ ou na vertical. Para isso basta trocar, na equação, x por (x+a) e/ ou y por (y+b), onde a e b são números reais. Podemos tomar também a e b como parâmetros e fazer suas variações. Trocando x por (x+a) ou y por (y+b) resulta em uma translação do gráfico, Trocando x por ax ou y por ay observamos uma expansão ou contração do gráfico na horizontal ou vertical Comandos no Winplot: 1) Use os comandos Um Transladar... 2) Aparecerá a caixa Transladar por [a,b] 3) Atribuindo valores para a o gráfico se deslocará no eixo X (valores positivos se deslocará para a direita, valores negativos para a esquerda), atribuindo valores para b o gráfico se deslocará no eixo Y (valores positivos para cima e valores negativos para baixo). Obs.: para transladar um gráfico você deve primeiro plotá-lo Estudo do ponto

8 12.1 Para criar um ponto qualquer utilize os comandos Equação Ponto (x,y)... Digite os valores para X e Y e clique em OK Para calcular a distância entre dois pontos deve-se plotar o primeiro ponto e clicar em Dupli para plotar um segundo ponto, mas sem apagar a fonte. Em seguida utilize os comandos Dois Distâncias... Na sequência, seleciona os pontos e clica-se em distância Animação de pontos: Podemos animar um ponto no Winplot desde que ele esteja definido por parâmetros. Atividade 1: Plote os pontos A(1,2), B(2,3), C(2,1), D(-3,0) e E(-4,-3). Observando a representação de pontos no registro gráfico é possível verificar o alinhamento de 3 pontos? Para verificar clique em Inventário Editar e reescreva as coordenadas do ponto A(1+t,2+t). Observe que ao clicar em OK temos o ponto A(1,2). Que valor assumiu a letra t? A solução está correta: Sim, t = 0. Para obter essa solução deve-se observar que dos cinco pontos apresentados apenas três destes estão alinhados. Segundo, ao adicionar um parâmetro às coordenadas do ponto A, obtém no plano cartesiano do Winplot a representação do ponto A(1,2), logo o parâmetro t adicionado vale 0. Figura 1: Representação para as Atividades 1 e 2

9 Atividade 2: Em Anim, Parâmetros A-W, escolha a letra T, ao abrir uma nova janela movimente a barra a barra de Rolagem. Perguntas: Descreva o que vocês observaram na tela? Qual o valor de T para obter o ponto B? E o ponto E? Uma descrição correta: Observamos um ponto se movendo como trajetória de uma curva, no caso, uma reta, ou, que o ponto móvel assume a posição dos pontos B e E que pertencem ao alinhamento de pontos. Uma descrição incorreta: Apenas um ponto se movimentando. Neste caso não fazem uma reflexão sobre as atividades anteriores. Nesta atividade proposta, primeiramente utilizam como recurso a adição do parâmetro t no ponto A(1+t,2+t) e animação deste parâmetro tornando-o um ponto móvel validam outros pontos que estão alinhados com o ponto A(1,2). A interpretação global entre os registros de representação do tipo algébrico, numérico ou gráfico facilita o entendimento do ponto móvel como trajetória de uma curva, no caso a reta. Solução correta: para obter o ponto B, T = 1 e para obter o ponto E, T= - 5. Uma solução incorreta ocorrerá se apresentarem quaisquer outros valores para T em ambos os pontos que não sejam os valores corretos por meio de cálculos errados. Nestas atividades os valores de T devem ser calculados pelo método dedutivo, por substituição ou por tabelas. Atividade 3: Faça um ponto deslizar sobre a função 2x² sem sair do traçado. Primeiro será preciso plotar o gráfico da função e para isso use os comandos Janela 2 dim Equação Explícita. A seguir, em uma nova tela, digite sua expressão no campo f(x) = (ao invés de 2x², digite 2x^2) e em seguida, como feito anteriormente, digite o ponto com coordenadas x=a e y=2a^2, conforme Figura 2 abaixo.

10 Figura 2 : Valores do ponto no Winplot Observe bem os valores dados para x e y, para que o ponto não saia do traçado. No início o ponto ficará na coordenada (0,0), mas ao definirmos os parâmetros ele deslizará sobre o gráfico Circunferência Na Geometria Euclidiana, uma circunferência é o lugar geométrico de todos os pontos de um plano que estão a uma certa distância, chamada raio, de um certo ponto, chamado centro. Num sistema de coordenadas cartesianas, uma circunferência pode ser descrita pela equação geral (x a)² + (y - b)² = r², onde os pontos (a, b) são o centro da circunferência e r é o raio da circunferência. Exemplo: Plote uma circunferência de raio 2 e centro no ponto O(2,-1). Para isso use os comandos Janela 2 dim Equação Implícita. A seguir no menu curva implícita, entre com a expressão (x-2)^2+(y+1)^2=4 e a seguir OK.

11 Figura: Circunferência centrada no ponto O(2,-1) e raio 2. Exercício: Plote uma circunferência de raio 2 e centro no ponto (2,1). Equação paramétrica da circunferência: x-a=rcos(t); y-b=rsen(t) Elipse A elipse é o lugar geométrico dos pontos de um plano cuja soma das distâncias a dois pontos fixos (focos) desse plano é constante. A elipse com eixos paralelos aos eixos coordenados, tem como equação geral ( x m) 2 a 2 ( y n) 2 b 2 1, onde os ponto (m,n) é o centro da elipse e a e b são dois parâmetros que definem os eixos maior e menor da elipse. 2 2 x y A equação na forma reduzida da elipse é 1. 2 b 2 a uma animação da elipse de equação x 2 2 y A Figura 14 mostra Figura: Animação da elipse de equação reduzida centrada na origem com raio maior 4 e menor 3.

12 Exemplo: Utilizando os mesmos comandos da Atividade 15, plote a elipse de centro de origem no ponto (-1,2), raio menor 2 e raio maior 3. Exercício: Plote uma elipse de centro de origem no ponto (-1,2), raio menor 2 e raio maior Parábola A parábola é o lugar geométrico dos pontos de um plano equidistantes de um ponto fixo (foco) e de uma reta fixa desse plano. Seja F(p,0) o foco da parábola e r uma reta paralela ao eixo y, ou seja r: x = -p. Um ponto P(x,y) está na parábola se e somente d(p,f)=d(p,r). Neste 2 caso, sua equação é dada por y 4px. Escolhendo outros sistemas de coordenadas, é claro que a equação da parábola muda. Por exemplo, se F(-p,0) 2 e r: x = p, y 4 px. Se F(0, p) e r: y = -p, y x. Se F(0,-p) e r: y = p, 4 p 1 2 y x 4p. 1 2 Exercício: Faça uma animação das diferentes equações da parábola variando o parâmetro p. 16 Derivadas e Integrais Existem atividades variadas que envolvem o conceito de derivada de uma função. Uma delas é a relação da derivada com a reta tangente ao gráfico. Considere o problema de definir a reta tangente ao gráfico de f no ponto (p,f(p)). Evidentemente, tal reta deve passar no ponto (p,f(p)); assim a reta tangente fica determinada se dissermos quem deve ser o coeficiente angular. Consideremos, então, a reta s que passa pelos pontos (p,f(p)) e (x,f(x)). O x f ( x) f ( p) coeficiente angular de s x é. Quando x tende a p, o coeficiente angular x p f ( x) f ( p) de s x tende a f (p), em que f ( p) lim é o coeficiente angular da x p x p reta tangente ao gráfico da função, no ponto (p,f(p)) Equação da reta tangente À medida que x vai se aproximando de p, a reta s x vai tendendo para a posição da reta t de equação y f ( p) f ( p)( x p)

13 É natural, então, definir a reta tangente em (p,f(p)) como sendo a reta de equação acima. Atividade 1: Plote o gráfico da função f ( x) x 3 x no intervalo 2 x 2 e plote a reta tangente ao gráfico de f no ponto (1, f (1) ). A seguir plote a reta secante que passa pelos pontos (1, f (1) ) e (x, f (x) ), 1 x 1. Faça uma animação que mostre que, à medida que o ponto (x,f(x)) se aproxima sobre o gráfico de f do ponto (1, f (1) ) as retas secantes convergem para a reta tangente de f no ponto (1, f (1) ). Atividade 2: Fazer uma animação da reta tangente deslizando sobre o gráfico de f ( x) x 3 x no intervalo 2 x Cálculo de áreas. Um dos recursos do Winplot é o de calcular integrais numericamente. Em particular, é possível obter a área limitada entre duas curvas y=f(x) e y=g(x). O programa calcula as aproximações da integral f-g ou g-f no intervalo em que você especificar.

14 Atividade 3: Qual a área da curva y=x no intervalo 0 x 1? Passo1: Plote o gráfico da função y=x no intervalo 0 x 1; Passo 2: Plote o gráfico da função y=0 no intervalo 0 x 1; Passo 3: Use os comandos Dois e depois Interseções do Winplot para achar as interseções dessas curvas; Passo 4: Usando os pontos de interseção encontrados, e os comandos Dois e Integrações, faça o programa calcular a integral f-g (ou g-f) por algum dos métodos apresentados. Selecione visualizar e definida para ver os retângulos construídos ao longo dos sub-intervalos. 3 Atividade 4: Qual a área limitada entre as curvas f ( x) x 3x 3e g( x) 2x 2 3 no intervalo 2 x 3?

REPRESENTAÇÕES PARAMÉTRICAS DE CURVAS PLANAS COM O WINPLOT

REPRESENTAÇÕES PARAMÉTRICAS DE CURVAS PLANAS COM O WINPLOT 15 A 19 DE AGOSTO DE 016 REPRESENTAÇÕES PARAMÉTRICAS DE CURVAS PLANAS COM O WINPLOT Leandro Ferreira da Silva Acadêmico de Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Nova Andradina.

Leia mais

Introdução ao Winplot

Introdução ao Winplot Introdução ao Winplot Nosso objetivo aqui é introduzir os conceitos e as ferramentas básicas do programa Winplot, que é um excelente ferramenta computacional para fazer gráficos 2D e 3D de maneira bastante

Leia mais

Introdução ao Winplot

Introdução ao Winplot Introdução ao Winplot Nosso objetivo é introduzir os conceitos e as ferramentas básicas do programa Winplot, que é um excelente ferramenta computacional para fazer gráficos 2D e 3D de maneira bastante

Leia mais

Revisão de Pré-Cálculo PÁRABOLAS. Prof. Dr. José Ricardo de Rezende Zeni Departamento de Matemática, FEG, UNESP Lc. Ismael Soares Madureira Júnior

Revisão de Pré-Cálculo PÁRABOLAS. Prof. Dr. José Ricardo de Rezende Zeni Departamento de Matemática, FEG, UNESP Lc. Ismael Soares Madureira Júnior Revisão de Pré-Cálculo PÁRABOLAS Prof. Dr. José Ricardo de Rezende Zeni Departamento de Matemática, FEG, UNESP Lc. Ismael Soares Madureira Júnior Guaratinguetá, SP, Março, 2018 Direitos reservados. Reprodução

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PET MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PET MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PET MATEMÁTICA CADERNO DE EXERCÍCIOS ELABORADOS PELOS PARTICIPANTES DOS MINICURSOS SOBRE OS SOFTWARES

Leia mais

MAT001 Cálculo Diferencial e Integral I

MAT001 Cálculo Diferencial e Integral I 1 MAT001 Cálculo Diferencial e Integral I GEOMETRIA ANALÍTICA Coordenadas de pontos no plano cartesiano Distâncias entre pontos Sejam e dois pontos no plano cartesiano A distância entre e é dada pela expressão

Leia mais

Com o auxílio do software vamos verificar se os pontos A(4, 7) e B(3, 5) pertencem à reta r do exemplo acima. Procedimentos para o uso do Winplot:

Com o auxílio do software vamos verificar se os pontos A(4, 7) e B(3, 5) pertencem à reta r do exemplo acima. Procedimentos para o uso do Winplot: Retas Equações de uma reta com o software Winplot Equação geral Podemos estabelecer a equação geral de uma reta a partir da condição de alinhamento de três pontos. Dada uma reta r, sendo A(x A, y A ) e

Leia mais

ALUNO(A): Prof.: André Luiz Acesse: 02/05/2012

ALUNO(A): Prof.: André Luiz Acesse:  02/05/2012 1. FUNÇÃO 1.1. DEFINIÇÃO Uma função é um conjunto de pares ordenados de números (x,y) no qual duas duplas ordenadas distintas não podem ter o mesmo primeiro número, ou seja, garante que y seja único para

Leia mais

Gráfico de uma função quadrática. No entanto, podemos perceber que o gráfico da função é uma curva denominada parábola.

Gráfico de uma função quadrática. No entanto, podemos perceber que o gráfico da função é uma curva denominada parábola. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA- PIBID/ SUBPROJETO MATEMÁTICA ESCOLA DE ENCINO FUNDAMENTAL PATRICIO DIAS FERREIRA PLANO DE AULA Coordenador

Leia mais

Matemática I Cálculo I Unidade B - Cônicas. Profª Msc. Débora Bastos. IFRS Campus Rio Grande FURG UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Matemática I Cálculo I Unidade B - Cônicas. Profª Msc. Débora Bastos. IFRS Campus Rio Grande FURG UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Unidade B - Cônicas Profª Msc. Débora Bastos IFRS Campus Rio Grande FURG UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE 22 12. Cônicas São chamadas cônicas as curvas resultantes do corte de um cone duplo com um plano.

Leia mais

Preliminares de Cálculo

Preliminares de Cálculo Preliminares de Cálculo Profs. Ulysses Sodré e Olivio Augusto Weber Londrina, 21 de Fevereiro de 2008, arquivo: precalc.tex... Conteúdo 1 Números reais 2 1.1 Algumas propriedades do corpo R dos números

Leia mais

Capítulo 3. Fig Fig. 3.2

Capítulo 3. Fig Fig. 3.2 Capítulo 3 3.1. Definição No estudo científico e na engenharia muitas vezes precisamos descrever como uma quantidade varia ou depende de outra. O termo função foi primeiramente usado por Leibniz justamente

Leia mais

3º. EM Prof a. Valéria Rojas Assunto: Determinante, Área do Triângulo, Equação da reta, Eq. Reduzida da Reta

3º. EM Prof a. Valéria Rojas Assunto: Determinante, Área do Triângulo, Equação da reta, Eq. Reduzida da Reta 1 - O uso do Determinante de terceira ordem na Geometria Analítica 1.1 - Área de um triângulo Seja o triângulo ABC de vértices A(x a, y a ), B(x b, x c ) e C(x c, y c ). A área S desse triângulo é dada

Leia mais

Função de 1º Grau. Como construir um Gráfico. Função constante. Matemática Básica I. RANILDO LOPES Slides disponíveis no nosso SITE:

Função de 1º Grau. Como construir um Gráfico. Função constante. Matemática Básica I. RANILDO LOPES Slides disponíveis no nosso SITE: Matemática Básica Como construir um Gráfico Unidade 5. Gráficos de Funções Reais RANILDO LOPES Slides disponíveis no nosso SITE: https://ueedgartito.wordpress.com x y = f(x) x y x x 3 y x 4 y 3 y 4 x 5

Leia mais

Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática

Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA III Semana Acadêmica de Matemática Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática Profª Lahis Braga Souza Profª Thais Sena de Lanna Profª Cristiane Neves

Leia mais

AULA 4. Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31

AULA 4. Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31 AULA 4 Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31 Conteúdos Estruturantes: Números e Álgebra / Geometrias Conteúdo Básico: Sistemas lineares / Geometria espacial

Leia mais

GGM Geometria Analítica e Cálculo Vetorial Geometria Analítica Básica 20/12/2012- GGM - UFF Dirce Uesu

GGM Geometria Analítica e Cálculo Vetorial Geometria Analítica Básica 20/12/2012- GGM - UFF Dirce Uesu GGM0016 Geometria Analítica e Cálculo Vetorial Geometria Analítica Básica 0/1/01- GGM - UFF Dirce Uesu CÔNICAS DEFINIÇÃO GEOMÉTRICA Exercício: Acesse o sitio abaixo e use o programa: http://www.professores.uff.br/hjbortol/disciplinas/005.1/gma04096/applets/conic/co

Leia mais

Mat. Monitor: Gabriella Teles

Mat. Monitor: Gabriella Teles Mat. Professor: Rafael Jesus Monitor: Gabriella Teles Geometria analítica plana: distância e reta 13 out RESUMO Distância entre dois pontos: Dado dois pontos A e B do plano cartesiano, chama-se distância

Leia mais

Funções da forma x elevado a menos n

Funções da forma x elevado a menos n Pré-Cálculo Humberto José Bortolossi Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense Funções da forma x elevado a menos n Parte 5 Parte 5 Pré-Cálculo 1 Parte 5 Pré-Cálculo 2 Funções

Leia mais

Resolvendo inequações: expressões com desigualdades (encontrar os valores que satisfazem a expressão)

Resolvendo inequações: expressões com desigualdades (encontrar os valores que satisfazem a expressão) R é ordenado: Se a, b, c R i) a < b se e somente se b a > 0 (a diferença do maior com o menor será positiva) ii) se a > 0 e b > 0 então a + b > 0 (a soma de dois números positivos é positiva) iii) se a

Leia mais

Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 05 Licenciatura em Matemática Osasco -2010

Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 05 Licenciatura em Matemática Osasco -2010 1. Função Afim Uma função f: R R definida por uma expressão do tipo f x = a. x + b com a e b números reais constantes é denominada função afim ou função polinomial do primeiro grau. A função afim está

Leia mais

Curso de Geometria Analítica. Hipérbole

Curso de Geometria Analítica. Hipérbole Curso de Geometria Analítica Abrangência: Graduação em Engenharia e Matemática - Professor Responsável: Anastassios H. Kambourakis Resumo Teórico 03 - Cônicas- Circunferência, Elipse, Hipérbole e Parábola

Leia mais

GEOMETRIA ANALÍTICA. 2) Obtenha o ponto P do eixo das ordenadas que dista 10 unidades do ponto Q (6, -5).

GEOMETRIA ANALÍTICA. 2) Obtenha o ponto P do eixo das ordenadas que dista 10 unidades do ponto Q (6, -5). GEOMETRIA ANALÍTICA Distância entre Dois Pontos Sejam os pontos A(xA, ya) e B(xB, yb) e sendo d(a, B) a distância entre eles, temos: Aplicando o teorema de Pitágoras ao triângulo retângulo ABC, vem: [d

Leia mais

Plano de Aula. O Winplot é um programa que permite criar gráficos de duas dimensões (2D) e três dimensões (3D), através de equações.

Plano de Aula. O Winplot é um programa que permite criar gráficos de duas dimensões (2D) e três dimensões (3D), através de equações. Plano de Aula Aluno(a): Escola: Colégio Estadual Dona Isabel Disciplina: Matemática Conteúdo: Funções Assunto: Funções do 1º e 2º Graus Público alvo: 1º Ano EM Duração: 4 a 6 h/a Objetivo: Ao final da

Leia mais

Como obter o retângulo inscrito de maior área

Como obter o retângulo inscrito de maior área Como obter o retângulo inscrito de maior área Julio Omar Henrique da Silva 1 Dentro de todo triângulo retângulo se pode inserir um retângulo, a este se dá o nome de retângulo inscrito. O retângulo inscrito

Leia mais

MATEMÁTICA I FUNÇÕES. Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari

MATEMÁTICA I FUNÇÕES. Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari MATEMÁTICA I FUNÇÕES Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari amanda.perticarrari@unesp.br Conteúdo Função Variáveis Traçando Gráficos Domínio e Imagem Família de Funções Funções Polinomiais Funções Exponenciais

Leia mais

FUNÇÕES Parte 2 Disciplina: Lógica Aplicada Prof. Rafael Dias Ribeiro. Autoria: Prof. Denise Candal

FUNÇÕES Parte 2 Disciplina: Lógica Aplicada Prof. Rafael Dias Ribeiro. Autoria: Prof. Denise Candal FUNÇÕES Parte 2 Disciplina: Lógica Aplicada Prof. Rafael Dias Ribeiro Autoria: Prof. Denise Candal Função Quadrática ou do 2 o grau Definição: Toda função do tipo y = ax 2 + bx + c, com {a, b, c} R e a

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID Atividade nº 2 Oficina de Geometria Analítica com uso

Leia mais

GeoGebra Quickstart Um rápido guia de referência sobre o GeoGebra

GeoGebra Quickstart Um rápido guia de referência sobre o GeoGebra GeoGebra Quickstart Um rápido guia de referência sobre o GeoGebra Geometria dinâmica, álgebra e cálculo formam juntos o GeoGebra, um software educativo premiado freqüentemente, que combina geometria e

Leia mais

Cálculo diferencial de Funções de mais de uma variável

Cálculo diferencial de Funções de mais de uma variável MATERIAL DIDÁTICO Professora Sílvia Victer CÁLCULO 2 Cálculo diferencial de Funções de mais de uma variável 1. Funções de mais de uma variável 2. Limites de funções de mais de uma variável 3. Continuidade

Leia mais

SISTEMA DE EIXOS COORDENADOS

SISTEMA DE EIXOS COORDENADOS PET FÍSICA SISTEMA DE EIXOS COORDENADOS Aula 6 TATIANA MIRANDA DE SOUZA VICTOR ABATH DA SILVA FREDERICO ALAN DE OLIVEIRA CRUZ AGRADECIMENTOS Esse material foi produzido com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento

Leia mais

Conjuntos Numéricos. I) Números Naturais N = { 0, 1, 2, 3,... }

Conjuntos Numéricos. I) Números Naturais N = { 0, 1, 2, 3,... } Conjuntos Numéricos I) Números Naturais N = { 0, 1, 2, 3,... } II) Números Inteiros Z = {..., -2, -1, 0, 1, 2,... } Todo número natural é inteiro, isto é, N é um subconjunto de Z III) Números Racionais

Leia mais

1 FUNÇÃO - DEFINIÇÃO. Chama-se função do 1. grau toda função definida de por f(x) = ax + b com a, b e a 0.

1 FUNÇÃO - DEFINIÇÃO. Chama-se função do 1. grau toda função definida de por f(x) = ax + b com a, b e a 0. MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO FUNÇÃO - DEFINIÇÃO FUNÇÃO - DEFINIÇÃO Chama-se função do 1. grau toda função definida de por f(x) = ax + b com a, b e a 0. EXEMPLOS: f(x) = 5x 3, onde a = 5 e b = 3 (função afim)

Leia mais

CURSO ALCANCE UFPR Matemática 13/08/2016 Página 1 de 6

CURSO ALCANCE UFPR Matemática 13/08/2016 Página 1 de 6 CURSO ALCANCE UFPR Matemática 13/08/2016 Página 1 de 6 Introdução à funções Uma função é determinada por dois conjuntos e uma regra de associação entre os elementos destes conjuntos. Os conjuntos são chamados

Leia mais

Equação de 2 grau. Assim: Øx² - 5x + 6 = 0 é um equação do 2º grau com a = 1, b = -5 e c = 6.

Equação de 2 grau. Assim: Øx² - 5x + 6 = 0 é um equação do 2º grau com a = 1, b = -5 e c = 6. Rumo ao EQUAÇÃO DE 2 GRAU Equação de 2 grau A equação de 2 grau é a equação na forma ax² + bx + c = 0, onde a, b e c são números reais e x é a variável (incógnita). O valor da incógnita x é determinado

Leia mais

Coordenadas Cartesianas

Coordenadas Cartesianas GEOMETRIA ANALÍTICA Coordenadas Cartesianas EIXO DAS ORDENADAS OU EIXO DOS Y EIXO DAS ABSCISSAS OU EIXO DOS X EIXO DAS ORDENADAS OU EIXO DOS Y ORIGEM EIXO DAS ABSCISSAS OU EIXO DOS X COORDENADAS DE UM

Leia mais

Capítulo 1. f : A B. elementos A com elementos de B ilustradas nos seguintes diagramas.

Capítulo 1. f : A B. elementos A com elementos de B ilustradas nos seguintes diagramas. Capítulo 1 Funções Sejam A e B conjuntos não vazios. Uma função com domínio A e contradomínio B é uma regra f que a cada elemento em A associa um único elemento em B. A notação usual para uma função f

Leia mais

Exercícios de Revisão 1º Ano Ensino Médio Prof. Osmar 2º. BIMESTRE

Exercícios de Revisão 1º Ano Ensino Médio Prof. Osmar 2º. BIMESTRE Exercícios de Revisão 1º Ano Ensino Médio Prof. Osmar º. BIMESTRE I PORCENTAGEM 1. Qual o montante, após dois anos, em uma aplicação que rende 10% ao semestre ( juros compostos), sabendo que o capital

Leia mais

Sumário. Educação Matemática: Oficinas Didáticas com GeoGebra 2012

Sumário. Educação Matemática: Oficinas Didáticas com GeoGebra 2012 Sumário A Interface do GeoGebra...2 O menu do GeoGebra...3 Ferramentas de construção...4 LIÇÃO 1: Polígonos e ângulos...7 LIÇÃO 2: Retas perpendiculares e paralelas...11 LIÇÃO 3: Construindo gráficos...18

Leia mais

Atividade 19: Espiral Logarítmica Objetivo: Apresentar o comando Curva.

Atividade 19: Espiral Logarítmica Objetivo: Apresentar o comando Curva. Atividade 19: Espiral Logarítmica Objetivo: Apresentar o comando Curva. Construir a espiral logarítmica. A espiral logarítmica é uma espiral cuja equação polar é dada por r=ae bt, onde r é a distância

Leia mais

Sistema de coordenadas cartesiano

Sistema de coordenadas cartesiano Sistema de coordenadas cartesiano Geometria Analítica Prof. Rossini Bezerra Definição Sistema de Coordenadas no plano cartesiano ou espaço cartesiano ou plano cartesiano Um esquema reticulado necessário

Leia mais

n = S(n) + P(n) 10.a + b = (a+b) + (a.b) 10.a + b a b = a.b n = 10.a + b

n = S(n) + P(n) 10.a + b = (a+b) + (a.b) 10.a + b a b = a.b n = 10.a + b Erivaldo ACAFE Matemática Básica Chamaremos de S(n) a soma dos algarismos do número inteiro positivo n, e de P(n) o produto dos algarismos de n. Por exemplo, se n = 47 então S(n) = 11 e P(n) 28. Se n é

Leia mais

Módulo 4 Ajuste de Curvas

Módulo 4 Ajuste de Curvas Módulo 4 Ajuste de Curvas 4.1 Intr odução Em matemática e estatística aplicada existem muitas situações onde conhecemos uma tabela de pontos (x; y), com y obtido experimentalmente e deseja se obter uma

Leia mais

GGM Geometria Analítica I 19/04/2012- Turma M1 Dirce Uesu

GGM Geometria Analítica I 19/04/2012- Turma M1 Dirce Uesu GGM0016 Geometria Analítica I 19/04/01- Turma M1 Dirce Uesu CÔNICAS DEFINIÇÃO GEOMÉTRICA Exercício: Acesse o sitio abaixo e use o programa: http://www.professores.uff.br/hjbortol/disciplinas/005.1/gma04096/applets/conic/co

Leia mais

CÔNICAS - MAT CÁLCULO II - Bacharelado Química - Diurno 2 o SEMESTRE de 2009 Professor Oswaldo Rio Branco ELIPSE

CÔNICAS - MAT CÁLCULO II - Bacharelado Química - Diurno 2 o SEMESTRE de 2009 Professor Oswaldo Rio Branco ELIPSE CÔNICAS - MAT 2127 - CÁLCULO II - Bacharelado Química - Diurno 2 o SEMESTRE de 2009 Professor Oswaldo Rio Branco No plano euclidiano consideremos F 1 e F 2 dois pontos (focos) distintos. ELIPSE (1) Se

Leia mais

Plano de Aula. 1 - Como abrir o programa KmPlot

Plano de Aula. 1 - Como abrir o programa KmPlot Plano de Aula Aluno(a):PIBID MATEMÁTICA Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara Disciplina: Matemática Conteúdo: Função de 1º grau Assunto: Gráficos, coeficientes da função, função

Leia mais

LTDA APES PROF. RANILDO LOPES SITE:

LTDA APES PROF. RANILDO LOPES SITE: Matemática Aplicada - https://ranildolopes.wordpress.com/ - Prof. Ranildo Lopes - FACET 1 Faculdade de Ciências e Tecnologia de Teresina Associação Piauiense de Ensino Superior LTDA APES PROF. RANILDO

Leia mais

Atividade 1. Construindo o sistema de coordenadas. Atividade 2. Atividades de Geometria com o Cabri

Atividade 1. Construindo o sistema de coordenadas. Atividade 2. Atividades de Geometria com o Cabri Atividade 1. Construindo o sistema de coordenadas. 1- Selecione o ícone Mostrar Eixos (veja Figura 10). 2- Marque 3 pontos quaisquer no plano. Nomei-os A, B e C. 3- Selecione Equação e Coordenadas (veja

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Rio Grande CAPÍTULO 4 GEOMETRIA ANALÍTICA

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Rio Grande CAPÍTULO 4 GEOMETRIA ANALÍTICA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Rio Grande CAPÍTULO 4 GEOMETRIA ANALÍTICA 4. Geometria Analítica 4.1. Introdução Geometria Analítica é a parte da Matemática,

Leia mais

1. A partir da definição, determinar a equação da parábola P, cujo foco é F = (3, 4) e cuja diretriz é L : x + y 2 = 0. (x 3) 2 + (y + 4) 2 =

1. A partir da definição, determinar a equação da parábola P, cujo foco é F = (3, 4) e cuja diretriz é L : x + y 2 = 0. (x 3) 2 + (y + 4) 2 = QUESTÕES-AULA 18 1. A partir da definição, determinar a equação da parábola P, cujo foco é F = (3, 4) e cuja diretriz é L : x + y = 0. Solução Seja P = (x, y) R. Temos que P P d(p, F ) = d(p, L) (x 3)

Leia mais

Sociedade Brasileira de Matemática Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Sociedade Brasileira de Matemática Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Sociedade Brasileira de Matemática Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional MA11 Números e Funções Reais Avaliação 2 GABARITO 22 de junho de 201 1. Em cada um dos itens abaixo, dê, se possível,

Leia mais

Minicurso GeoGebra CIME

Minicurso GeoGebra CIME UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS DO SERTÃO PET ENGENHARIAS/MEC/SESu Minicurso GeoGebra CIME 2013.1 Delmiro Gouveia - AL, 15 de junho de 2013. NESTE CURSO TRATAREMOS SOBRE Apresentação geral do programa;

Leia mais

SOFTWARE WINPLOT. Ao digitar a fórmula da função é preciso observar as regras de sintaxe:

SOFTWARE WINPLOT. Ao digitar a fórmula da função é preciso observar as regras de sintaxe: COORDENAÇÃO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CPPG TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA SOFTWARE WINPLOT Seção A primeira seção deste material contém algumas

Leia mais

Geometria Analítica. Cônicas. Prof. Vilma Karsburg

Geometria Analítica. Cônicas. Prof. Vilma Karsburg Geometria Analítica Cônicas Prof. Vilma Karsburg Cônicas Sejam duas retas e e g concorrentes em O e não perpendiculares. Considere e fixa e g girar 360 em torno de e, mantendo constante o ângulo entre

Leia mais

GEOGEBRA GUIA RÁPIDO. Na janela inicial temos a barra de ferramentas:

GEOGEBRA GUIA RÁPIDO. Na janela inicial temos a barra de ferramentas: GeoGebra: Guia Rápido GEOGEBRA GUIA RÁPIDO O GeoGebra é um programa educativo de Geometria Dinâmica que permite construir, de modo simples e rápido, pontos, segmentos de reta, retas, polígonos, circunferências,

Leia mais

Aula O Plano Cartesiano

Aula O Plano Cartesiano Aula 3 3. O Plano Cartesiano O plano cartesiano, em geral denotado por duas dimenções, é o conjunto dos pares P = (x,y) de reais, x e y, chamados respectivamente de abscissa (ou primeira coordenada) e

Leia mais

Matemática e suas tecnologias

Matemática e suas tecnologias Matemática e suas tecnologias Fascículo 1 Módulo 1 Teoria dos conjuntos e conjuntos numéricos Noção de conjuntos Conjuntos numéricos Módulo 2 Funções Definindo função Lei e domínio Gráficos de funções

Leia mais

Mat. Monitor: Roberta Teixeira

Mat. Monitor: Roberta Teixeira 1 Professor: Alex Amaral Monitor: Roberta Teixeira 2 Geometria analítica plana: circunferência e elipse 26 out RESUMO 1) Circunferência 1.1) Definição: Circunferência é o nome dado ao conjunto de pontos

Leia mais

Distância entre duas retas. Regiões no plano

Distância entre duas retas. Regiões no plano Capítulo 4 Distância entre duas retas. Regiões no plano Nesta aula, veremos primeiro como podemos determinar a distância entre duas retas paralelas no plano. Para isso, lembramos que, na aula anterior,

Leia mais

Capítulo 2. f : A B. elementos A com elementos de B ilustradas nos seguintes diagramas.

Capítulo 2. f : A B. elementos A com elementos de B ilustradas nos seguintes diagramas. Capítulo 2 Funções Sejam A e B conjuntos não vazios. Uma função com domínio A e contradomínio B é uma regra f que a cada elemento em A associa um único elemento em B. A notação usual para uma função f

Leia mais

ESTUDO DE GEOMETRIA ANALÍTICA

ESTUDO DE GEOMETRIA ANALÍTICA ESTUDO DE GEOMETRIA ANALÍTICA 3ª. Série Ensino Médio Tutora: Maria Claudia Padilha Tostes Professor/Aluno: Sandra William Marques Email: swmarquess@gmail.com Matriculas: 0279706-6 e 0918915-0 Novembro/2013

Leia mais

SESSÃO 4: PERFIL VERTICAL DA VELOCIDADE DO VENTO PRÓXIMO À SUPERFÍCIE

SESSÃO 4: PERFIL VERTICAL DA VELOCIDADE DO VENTO PRÓXIMO À SUPERFÍCIE SESSÃO 4: PERFIL VERTICAL DA VELOCIDADE DO VENTO PRÓXIMO À SUPERFÍCIE Respostas breves: 1.1) 2m 1.2) 20. 5.2) x=1,

Leia mais

1 Geometria Analítica Plana

1 Geometria Analítica Plana UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ CAMPUS DE CAMPO MOURÃO Curso: Matemática, 1º ano Disciplina: Geometria Analítica e Álgebra Linear Professora: Gislaine Aparecida Periçaro 1 Geometria Analítica Plana A Geometria

Leia mais

MÉTODOS MATEMÁTICOS. Claudia Mazza Dias Sandra Mara C. Malta

MÉTODOS MATEMÁTICOS. Claudia Mazza Dias Sandra Mara C. Malta MÉTODOS MATEMÁTICOS Claudia Mazza Dias Sandra Mara C. Malta 1 Métodos Matemáticos Aulas: De 03/11 a 08/11-8:30 as 11:00h Ementa: 1. Funções 2. Eq. Diferenciais Ordinárias de 1 a ordem 3. Sistemas de Equações

Leia mais

E-books PCNA. Vol. 1 MATEMÁTICA ELEMENTAR CAPÍTULO 3 FUNÇÕES

E-books PCNA. Vol. 1 MATEMÁTICA ELEMENTAR CAPÍTULO 3 FUNÇÕES E-books PCNA Vol. 1 MATEMÁTICA ELEMENTAR CAPÍTULO 3 FUNÇÕES 1 MATEMÁTICA ELEMENTAR CAPÍTULO 3 SUMÁRIO Apresentação -------------------------------------------------------2 Capítulo 3 ------------------------------------------------------

Leia mais

Capítulo 2. f : A B. 3. A regra em (3) não define uma função de A em B porque 4 A está associado a mais de um. elemento de B.

Capítulo 2. f : A B. 3. A regra em (3) não define uma função de A em B porque 4 A está associado a mais de um. elemento de B. Departamento de Matemática Disciplina MAT154 - Cálculo 1 Capítulo 2 Funções 2.1 Definição Sejam A e B conjuntos não vazios. Uma função com domínio A e contradomínio B é uma regra f que a cada elemento

Leia mais

MATRIZES VETORES E GEOMETRIA. Reginaldo J. Santos Departamento de Matemática-ICEx Universidade Federal de Minas Gerais

MATRIZES VETORES E GEOMETRIA. Reginaldo J. Santos Departamento de Matemática-ICEx Universidade Federal de Minas Gerais MATRIZES VETORES E GEOMETRIA ANALÍTICA Departamento de Matemática-ICEx Universidade Federal de Minas Gerais http://www.mat.ufmg.br/~regi Março 2002 Matrizes Vetores e Geometria Anaĺıtica Copyright c 2002

Leia mais

MAT 1351 : Cálculo para Funções de Uma Variável Real I. Sylvain Bonnot (IME-USP)

MAT 1351 : Cálculo para Funções de Uma Variável Real I. Sylvain Bonnot (IME-USP) MAT 1351 : Cálculo para Funções de Uma Variável Real I Sylvain Bonnot (IME-USP) 2016 1 Informações gerais Prof.: Sylvain Bonnot Email: sylvain@ime.usp.br Minha sala: IME-USP, 151-A (Bloco A) Site: ver

Leia mais

APLICAÇÕES NA GEOMETRIA ANALÍTICA

APLICAÇÕES NA GEOMETRIA ANALÍTICA 4 APLICAÇÕES NA GEOMETRIA ANALÍTICA Gil da Costa Marques 4.1 Geometria Analítica e as Coordenadas Cartesianas 4. Superfícies 4..1 Superfícies planas 4.. Superfícies limitadas e não limitadas 4.3 Curvas

Leia mais

7. Determine a equação da parábola que passa pelos pontos P (0, 6), Q(3, 0) e R(4, 10).

7. Determine a equação da parábola que passa pelos pontos P (0, 6), Q(3, 0) e R(4, 10). Lista 3: Cônicas - Engenharia Mecânica Professora Elisandra Bär de Figueiredo 1. Determine a equação do conjunto de pontos P (x, y) que são equidistantes da reta x = e do ponto (0, ). A seguir construa

Leia mais

O objeto fundamental deste curso são as funções de uma variável real. As funções surgem quando uma quantidade depende de outra.

O objeto fundamental deste curso são as funções de uma variável real. As funções surgem quando uma quantidade depende de outra. Universidade Federal Fluminense Departamento de Análise GAN0045 Matemática para Economia Professora Ana Maria Luz 00. Unidade Revisão de função de uma variável real O objeto fundamental deste curso são

Leia mais

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS BANCO DE EXERCÍCIOS - HORAS 9º ANO ESPECIALIZADO/CURSO ESCOLAS TÉCNICAS E MILITARES FOLHA Nº GABARITO COMENTADO ) A função será y,5x +, onde y (preço a ser pago) está em função de x (número de quilômetros

Leia mais

Matéria das Aulas e Exercícios Recomendados Cálculo II- MAA

Matéria das Aulas e Exercícios Recomendados Cálculo II- MAA Matéria das Aulas e Exercícios Recomendados Cálculo II- MAA Número da Aula Data da Aula 1 02/09 Sequências Numéricas, definição, exemplos, representação geométrica, convergência e divergência, propriedades,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRA 1º Período DOMÍNIO 1: LÓGICA E TEORIA DOS CONJUNTOS N. de blocos previstos: 8 1.1 Introdução à lógica bivalente. 1. Proposição. Valor lógico de uma proposição 2. Proposições equivalentes 3. Operações lógicas

Leia mais

GEOMETRIA ANALI TICA PONTO MEDIANA E BARICENTRO PLANO CARTESIANO DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS CONDIÇÃO DE ALINHAMENTO DE TRÊS PONTOS

GEOMETRIA ANALI TICA PONTO MEDIANA E BARICENTRO PLANO CARTESIANO DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS CONDIÇÃO DE ALINHAMENTO DE TRÊS PONTOS GEOMETRIA ANALI TICA PONTO PLANO CARTESIANO Vamos representar os pontos A (-2, 3) e B (4, -3) num plano cartesiano. MEDIANA E BARICENTRO A mediana é o segmento que une o ponto médio de um dos lados do

Leia mais

Posição relativa entre retas e círculos e distâncias

Posição relativa entre retas e círculos e distâncias 4 Posição relativa entre retas e círculos e distâncias Sumário 4.1 Distância de um ponto a uma reta.......... 2 4.2 Posição relativa de uma reta e um círculo no plano 4 4.3 Distância entre duas retas no

Leia mais

ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. (B)y = x + 3 (C)y = 2x + 3 (D)y = 3x - 3 (E)y = 5x + 5 Gabarito: D.

ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. (B)y = x + 3 (C)y = 2x + 3 (D)y = 3x - 3 (E)y = 5x + 5 Gabarito: D. ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO ITEM 1 DA ADA Observe as equações da reta a seguir: I) y = x 1 II) y 4x = III) y 4x + = 0 IV) y + 1 = x V) y + 1 = (x 1 ) Dessas equações, a que

Leia mais

RESUMO - GRÁFICOS. O coeficiente de x, a, é chamado coeficiente angular da reta e está ligado à inclinação da reta

RESUMO - GRÁFICOS. O coeficiente de x, a, é chamado coeficiente angular da reta e está ligado à inclinação da reta RESUMO - GRÁFICOS Função do Primeiro Grau - f(x) = ax + b O gráfico de uma função do 1 o grau, y = ax + b, é uma reta. O coeficiente de x, a, é chamado coeficiente angular da reta e está ligado à inclinação

Leia mais

Estudante: Circunferência: Equação reduzida da circunferência: Circunferência: Consideremos uma circunferência de centro C (a, b) e raio r.

Estudante: Circunferência: Equação reduzida da circunferência: Circunferência: Consideremos uma circunferência de centro C (a, b) e raio r. Gênesis Soares Jaboatão, de de 014. Estudante: Circunferência: Circunferência: A circunferência é o conjunto de todos os pontos de plano equidistantes de outro ponto C do mesmo plano chamado centro da

Leia mais

As funções quadráticas são usadas em diversas aplicações: - Equacionamento do movimento de um ponto com aceleração constante.

As funções quadráticas são usadas em diversas aplicações: - Equacionamento do movimento de um ponto com aceleração constante. Módulo 4 FUNÇÕES QUADRÁTICAS 1. APRESENTAÇÃO As funções quadráticas são usadas em diversas aplicações: - Equacionamento do movimento de um ponto com aceleração constante. - Modelagem de trajetórias na

Leia mais

Cálculo 2. Guia de Estudos P1

Cálculo 2. Guia de Estudos P1 Cálculo 2 Guia de Estudos P1 Resuminho Teórico e Fórmulas Parte 1 Cônicas Conceito: Cônicas são formas desenhadas em duas dimensões, considerando apenas os eixos x (horizontal) e y (vertical). Tipos de

Leia mais

Objetos Gráficos Planares

Objetos Gráficos Planares Universidade Federal de Alagoas Instituto de Matemática Objetos Gráficos Planares Prof. Thales Vieira 2011 Objetos Gráficos Computação Gráfica é a área que estuda a síntese, o processamento e a análise

Leia mais

Álgebra Linear I - Lista 7. Respostas

Álgebra Linear I - Lista 7. Respostas Álgebra Linear I - Lista 7 Distâncias Respostas 1) Considere a reta r que passa por (1,0,1) e por (0,1,1). Calcule a distância do ponto (2,1,2) à reta r. Resposta: 3. 2) Ache o ponto P do conjunto { (x,

Leia mais

Geometria Analítica? Onde usar os conhecimentos. os sobre Geometria Analítica?

Geometria Analítica? Onde usar os conhecimentos. os sobre Geometria Analítica? X GEOMETRIA ANALÍTICA Por que aprender Geometria Analítica?... A Geometria Analítica estabelece relações entre a álgebra e a geometria por meio de equações e inequações. Isso permite transformar questões

Leia mais

CÁLCULO I. Aula n o 02: Funções. Denir função e conhecer os seus elementos; Listar as principais funções e seus grácos.

CÁLCULO I. Aula n o 02: Funções. Denir função e conhecer os seus elementos; Listar as principais funções e seus grácos. CÁLCULO I Prof. Marcos Diniz Prof. André Almeida Prof. Edilson Neri Júnior Aula n o 02: Funções. Objetivos da Aula Denir função e conhecer os seus elementos; Reconhecer o gráco de uma função; Listar as

Leia mais

Objetivos. Expressar o vértice da parábola em termos do discriminante e dos

Objetivos. Expressar o vértice da parábola em termos do discriminante e dos MÓDULO 1 - AULA 17 Aula 17 Parábola - aplicações Objetivos Expressar o vértice da parábola em termos do discriminante e dos coeficientes da equação quadrática Expressar as raízes das equações quadráticas

Leia mais

ELIPSE. Figura 1: Desenho de uma elipse no plano euclidiano (à esquerda). Desenho de uma elipse no plano cartesiano (à direita).

ELIPSE. Figura 1: Desenho de uma elipse no plano euclidiano (à esquerda). Desenho de uma elipse no plano cartesiano (à direita). QUÁDRICAS/CÔNICAS - Cálculo II MAT 147 FEAUSP Segundo semestre de 2018 Professor Oswaldo Rio Branco de Oliveira [ Veja também http://www.ime.usp.br/~oliveira/ele-conicas.pdf] No plano euclidiano consideremos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA SERRA DOS ÓRGÃOS CURSO DE MATEMÁTICA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA SERRA DOS ÓRGÃOS CURSO DE MATEMÁTICA 1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DA SERRA DOS ÓRGÃOS CURSO DE MATEMÁTICA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES REAIS DE VARIÁVEIS REAIS A PARTIR DE TRANSFORMAÇÕES ISOMÉTRICAS 1 TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS ISOMÉTRICAS

Leia mais

CÔNICAS - MAT CÁLCULO 1 - IO Bacharelado Oceanografia - Diurno 1 o semestre de 2010 Professor Oswaldo Rio Branco de Oliveira ELIPSE

CÔNICAS - MAT CÁLCULO 1 - IO Bacharelado Oceanografia - Diurno 1 o semestre de 2010 Professor Oswaldo Rio Branco de Oliveira ELIPSE CÔNICAS - MAT 144 - CÁLCULO 1 - IO Bacharelado Oceanografia - Diurno 1 o semestre de 2010 Professor Oswaldo Rio Branco de Oliveira No plano euclidiano consideremos F 1 e F 2 dois pontos (focos) distintos.

Leia mais

Aula Teórica: Elaboração de gráficos com o Excel

Aula Teórica: Elaboração de gráficos com o Excel Aula Teórica: Elaboração de gráficos com o Excel Objetivo O objetivo dessa atividade é exercitar a elaboração de gráficos com a utilização de um software de planilha eletrônica. Também faremos uso da função

Leia mais

PROFESSOR FLABER 2ª SÉRIE Circunferência

PROFESSOR FLABER 2ª SÉRIE Circunferência PROFESSOR FLABER ª SÉRIE Circunferência 01. (Fuvest SP) A reta s passa pelo ponto (0,3) e é perpendicular à reta AB onde A=(0,0) e B é o centro da circunferência x + y - x - 4y = 0. Então a equação de

Leia mais

Plano cartesiano, Retas e. Alex Oliveira. Circunferência

Plano cartesiano, Retas e. Alex Oliveira. Circunferência Plano cartesiano, Retas e Alex Oliveira Circunferência Sistema cartesiano ortogonal O sistema cartesiano ortogonal é formado por dois eixos ortogonais(eixo x e eixo y). A intersecção dos eixos x e y é

Leia mais

TÓPICO. Fundamentos da Matemática II APLICAÇÕES NA GEOMETRIA ANALÍTICA. Licenciatura em Ciências USP/ Univesp. Gil da Costa Marques

TÓPICO. Fundamentos da Matemática II APLICAÇÕES NA GEOMETRIA ANALÍTICA. Licenciatura em Ciências USP/ Univesp. Gil da Costa Marques APLICAÇÕES NA GEOMETRIA ANALÍTICA 4 Gil da Costa Marques TÓPICO Fundamentos da Matemática II 4.1 Geometria Analítica e as Coordenadas Cartesianas 4.2 Superfícies 4.2.1 Superfícies planas 4.2.2 Superfícies

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES

CADERNO DE ATIVIDADES CADERNO DE ATIVIDADES UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MAPLE PARA O CÁLCULO DE ÁREAS E VOLUMES Autor: Silvimar Fábio Ferreira Orientador: Prof. Dr. João Bosco Laudares Produto Educacional do Mestrado em Ensino de

Leia mais

CONTEÚDOS PARA BANCA MATEMÁTICA II. EDITAL Mestres e Doutores

CONTEÚDOS PARA BANCA MATEMÁTICA II. EDITAL Mestres e Doutores CONTEÚDOS PARA BANCA MATEMÁTICA II EDITAL 07-2010 Mestres e Doutores 1- Trigonometria: identidades trigonométricas e funções circulares; a) Defina função periódica e encontre o período das funções circulares,

Leia mais

CÔNICAS - MAT Complementos de Matemática para Contabilidade FEAUSP - Diurno 2 o semestre de 2015 Professor Oswaldo Rio Branco de Oliveira ELIPSE

CÔNICAS - MAT Complementos de Matemática para Contabilidade FEAUSP - Diurno 2 o semestre de 2015 Professor Oswaldo Rio Branco de Oliveira ELIPSE CÔNICAS - MAT 103 - Complementos de Matemática para Contabilidade FEAUSP - Diurno 2 o semestre de 2015 Professor Oswaldo Rio Branco de Oliveira No plano euclidiano consideremos dois pontos (focos) distintos

Leia mais

TÓPICOS DE MATEMÁTICA II. O Curso está dividido em três unidades, temos que concluir todas.

TÓPICOS DE MATEMÁTICA II. O Curso está dividido em três unidades, temos que concluir todas. TÓPICOS DE MATEMÁTICA II Roosevelt Imperiano da Silva Palavras iniciais Caros alunos, vamos iniciar o curso da disciplina Tópicos de Matemática II. Neste curso estudaremos os conjuntos numéricos e suas

Leia mais