Nesse texto abordamos a construção de polígonos com a utilização do mouse e por meio da digitação de comandos na Entrada.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nesse texto abordamos a construção de polígonos com a utilização do mouse e por meio da digitação de comandos na Entrada."

Transcrição

1 12 Nesse texto abordamos a construção de polígonos com a utilização do mouse e por meio da digitação de comandos na Entrada. POLÍGONOS A ferramenta Polígono possibilita construir polígonos a partir de pontos já construídos na Janela de Visualização ou mesmo a partir de pontos criados no momento do uso da ferramenta. Assim, para construir um polígono basta clicar na ferramenta Polígono e clicar em pontos a sua escolha na Janela de Visualização. A construção deve ser finalizada clicando novamente no ponto em que a construção foi iniciada. É possível ainda construir um polígono digitando comandos na Entrada. Para isso, utiliza-se uma das seguintes sintaxes: Polígono[ <Ponto>,..., <Ponto>] Esse comando constrói um polígono a partir de um conjunto de pontos específicos, por exemplo, Polígono[(0,0), (2,3), (1,5)] constrói um polígono de vértices (0,0), (2,3) e (1,5) que são os parâmetros do comando. Supondo que os pontos A = (0,0), B=(2,3) e C=(1,5) estivessem construídos no GeoGebra. Nesse caso, digitando Polígono[A, B, C] na Entrada obtemos o mesmo resultado descrito anteriormente.

2 13 Polígono[ <Lista de Pontos> ] Com essa sintaxe é possível construir um polígono a partir de uma lista de pontos. Assim, dada uma lista de pontos L = {(0,0), (2,3), (1,5)}, basta digitar Polígono [L] na Entrada para obter um polígono. POLÍGONO REGULAR Com a ferramenta Polígono Regular obtemos polígonos a partir de dois pontos e de um número natural que indica a quantidade de lados ou vértices. Para construir um polígono regular basta clicar em Polígono Regular, escolher dois pontos e, em seguida, o GeoGebra carrega uma janela em que deve-se digitar um número ou o nome de uma variável que representa a quantidade de vértices. Após digitar o número de vértices, ou a variável, clicando-se em OK obtém-se um polígono regular. O mesmo resultado pode ser obtido usando a seguinte sintaxe na Entrada: Polígono[ <Ponto>, <Ponto>, <Número de Vértices>]

3 14 POLÍGONOS RÍGIDOS O GeoGebra possui uma ferramenta com a qual é possível construir polígonos não deformáveis, ou seja, polígonos cuja forma não é afetada ao movimentar um vértice ou um lado. Essa ferramenta é chamada Polígono Rígido. Clicando na ferramenta Polígono Rígido podemos construir um polígono de cinco lados conforme exibido abaixo. Como podemos observar o GeoGebra retornou apenas os dois primeiros pontos clicados, A e B, e um polígono rígido. Nesse caso se movermos o ponto A todo o polígono é movido juntamente. Se movermos o ponto B, o polígono é girado em torno do ponto A. Portanto, em nenhum dos casos o polígono é deformado.

4 15 Isometrias no plano é um tópico de estudo da Geometria das Transformações e sua abordagem visa propiciar conceituações de congruência e de semelhança, procurando desenvolver a capacidade de perceber se duas figuras têm ou não a mesma forma e o mesmo tamanho independente da posição que elas ocupam no plano. Nesse texto vamos abordar algumas isometrias no GeoGebra. SIMETRIA DE TRANSLAÇÃO Na simetria de translação obtém uma imagem da figura original deslocada uma medida c dada, a qual pode ser representada por um vetor. No GeoGebra é possível obter um polígono (pol2) a partir de um polígono (pol1), por exemplo. Inicialmente construímos um polígono (pol1) e um vetor (u). Clicando em Translação por um Vetor e, em seguida, clicando no polígono e no vetor obtemos a figura transladada. O mesmo resultado pode ser obtido digitando Transladar[<Objeto>, <Vetor>] com os seguintes parâmetros e obtemos outro polígono (pol2) transladado por u.

5 16 Utilizando o comando Sequência[<Expressão>,<Variável>,<Valor Inicial>,<Valor Final>], juntamente com o comando Transladar podemos obter uma sequência de polígonos transladados por múltiplos do vetor u. O comando Sequência[<Expressão>,<Variável>,<Valor inicial>,<valor final>] possibilita criar sequências de números, de pontos, de segmentos, de polígonos, entre outros. O comando deve ser digitado uma expressão em uma variável a sua escolha, por exemplo: Para obter os seis primeiros números pares Sequência[2*n, n, 0, 5] Para obter dez pontos da função f(x) = 2^x: Sequência[(n, f(n)), n, 1, 10] Nos comandos acima o n é a variável do comando e os dois próximos valores determinam os limites mínimo e máximo em que o comando deve ser executado.

6 17 SIMETRIA DE ROTAÇÃO Na simetria de rotação, obtemos a imagem de um objeto por meio de um giro em torno de um ponto fixo, chamado de centro de rotação. figura A. A ferramenta Rotação em torno de um Ponto por um Ângulo permite obter uma figura B girando uma Assim, com a ferramenta Rotação em torno de um Ponto por um Ângulo ativa, clica-se na figura e no ponto. O GeoGebra exibe uma caixa com um campo para ser preenchido com a medida do Ângulo. Além disso, há opções para escolha do sentido do giro. Definida a amplitude do ângulo e o sentido do giro, clica-se em OK para que seja obtida a imagem girada pelo ponto O (centro de rotação).

7 18 É possível ainda obter a imagem girada de uma figura digitando-se comandos na Entrada. Para isso, utiliza-se uma das seguintes sintaxes: Girar[ <Objeto>, <Ângulo>] Girar[ <Objeto>, <Ângulo>, <Ponto>] As duas sintaxes acima apresentam diferenças quanto aos resultados obtidos. Na primeira a imagem girada é obtida em relação à origem, ou seja, o ponto (0,0), já que não é especificado o centro de rotação. E na segunda, a imagem girada é obtida em relação a um centro escolhido arbitrariamente. Da mesma forma que fizemos com o comando Transladar, podemos utilizar o comando Girar[<Objeto>, <Ângulo>, <Ponto>] aninhado ao comando Sequência para obter uma série de polígonos que correspondem a giros de pol1 em torno do ponto O.

8 19 SIMETRIA DE REFLEXÃO Na simetria de reflexão há um segmento passando pela figura ou fora dela que atua como espelho, refletindo a imagem desenhada. Esse segmento recebe o nome de eixo de simetria. O eixo e divide a figura em duas partes iguais ou congruentes. A figura A e sua simétrica, a figura B, estão a mesma distância do eixo e. No GeoGebra podemos obter imagens refletidas utilizando as ferramentas Reflexão em Relação a uma Reta ou Reflexão em Relação em Relação a um Ponto. Com uma das ferramentas selecionadas, clicase na figura a qual deseja-se obter a imagem refletida e clica-se na reta (ou ponto). É possível ainda obter a imagem refletida de uma figura digitando-se comandos na Entrada. Para isso, utiliza-se uma das seguintes sintaxes: Reflexão[ <Objeto>, <Ponto> ] Reflexão[ <Objeto>, <Reta> ]

9 20 Quando construímos um objeto no GeoGebra, um polígono, uma reta, um ponto, por exemplo, eles são exibidos na Janela de Visualização com atributos como cor, espessura da linha, transparência/opacidade predefinidos pelo software. Abordaremos nesse texto como modificar esses atributos acessando a Janela de Propriedades. JANELA DE PROPRIEDADES Clicando com o botão direito do mouse sobre um objeto na Janela de Visualização ou sobre seu nome na Janela de Álgebra podemos acessar a Janela de Propriedades. Na Janela de Propriedades visualizamos cinco abas: Básico, Cor, Estilo, Avançado e Programação. Na aba Básico é possível modificar atributos de um ou mais objetos selecionados. Em nossa imagem exemplo acima selecionamos o triângulo ABC (pol1). Ao acessar as propriedades desse objeto que são exibidas na Janela de Propriedades abaixo, visualizamos as definições e atributos desse polígono. A opção Fixar Objeto quando selecionada fixa o objeto na Janela de Visualização não permitindo que ele seja movido com o ponteiro do mouse. A opção Definir como Objeto Auxiliar faz com que o nome do objeto componha uma lista de objetos que não são exibidos por padrão na Janela de Álgebra.

10 O triângulo DEF, representado na cor azul na imagem abaixo, foi definido como objeto auxiliar. Como podemos notar pol2 é exibido na Janela de Visualização, mas não é exibido na Janela de Álgebra. 21 Esse recurso do GeoGebra permite que nomes de objetos que foram úteis na construção, mas que não são úteis ao utilizar o GeoGebra em uma aula ou em uma apresentação, não desviem a atenção do usuário. No entanto, caso necessitarmos, é possível exibir as nomenclaturas dos objetos auxiliares na Janela de Álgebra. Para isso, realizamos os seguintes passos. Clicamos no ícone que aparece ao lado de Janela de Álgebra. Clicamos em Objetos Auxiliares. Na aba Cor é possível modificar a cor do objeto selecionado a partir de uma palheta de cores predefinidas no software. Clicando em outro é possível ainda acrescentar cores que não são apresentadas na palheta. Para isso, devemos modificar os valores dos controles deslizantes.

11 22 Para controlar a transparência ou opacidade do objeto modificamos os valores do controle de transparência para valores de 0 a 100. Sendo que no valor zero a figura é totalmente transparente e no 100, totalmente opaca. Na aba Estilo são disponibilizadas opções que permitem modificar a espessura e o estilo da linha. E além disso, modificar o preenchimento de objetos. As imagens abaixo são exemplos de aplicação da opção preenchimento. A opção Inverter Preenchimento permuta o preenchimento do objeto com o plano de fundo. No exemplo ao lado, antes de selecionarmos Inverter Preenchimento, o plano de fundo era de cor branca e o polígono estava preenchido com a malha hexagonal.

12 23 Nesse texto abordamos como construir círculos, arcos e setores circulares no GeoGebra a partir de comandos digitados na caixa de Entrada. CÍRCULO O GeoGebra apresenta quatro sintaxes para o comando Círculo. A primeira delas é a seguinte: Círculo[<Ponto>, <Medida do Raio>] Nessa sintaxe devemos digitar, como parâmetros, o centro e o comprimento do raio (não é necessário que o ponto esteja previamente construído). Quanto ao parâmetro Medida do Raio, podemos digitar um valor numérico, que determinará um raio de comprimento fixo para o círculo. Podemos ainda, por exemplo, digitar o nome de um controle deslizante. Assim, é possível modificar a medida do raio por meio do controle deslizante. Com um ponto A = (1,1) construído na Janela de Visualização e digitando o comando Círculo[A, 2] na Entrada, obtemos o seguinte círculo. A segunda sintaxe do comando círculo apresenta os seguintes parâmetros Círculo[<Ponto>, <Segmento>] Entrada. Para construir um círculo a partir do ponto A e do segmento BC digitamos o comando Círculo[A, a] na

13 Caso não houvesse nem o ponto A e nem o segmento BC construídos previamente na Janela de Visualização, o mesmo resultado poderia ser obtido por meio do comando: 24 Círculo[(1,1), Segmento[(-3,2),(-1,3)]]. Na terceira sintaxe, Círculo[<Ponto>, <Ponto>], devemos digitar dois pontos como parâmetros: o primeiro determina o centro do círculo e, o segundo, um ponto sobre a circunferência. A medida do raio, nesse caso, é determinada pela distância entre esses pontos. O procedimento para obter o círculo usando esse comando é semelhante aos que apresentamos nos exemplos anteriores. A quarta e última sintaxe do comando Círculo é a seguinte: Círculo[ <Ponto>, <Ponto>, <Ponto>] Na entrada digitamos o comando determinando quais são os pontos que estarão sobre a circunferência. Por exemplo, digitamos Círculo[(1, 1), (3, 1), (2, 4)] para construir um círculo cuja circunferência passa pelos pontos (1, 1), (3, 1) e (2, 4). ARCO As sintaxes a seguir são úteis para a construção de arcos no GeoGebra: Arco[ <Círculo>, <Ponto>, <Ponto> ] Arco[ <Elipse>, <Ponto>, <Ponto> ] Arco[ <Círculo>, <Valor do Parâmetro>, <Valor do Parâmetro> ] Arco[ <Elipse>, <Valor do Parâmetro>, <Valor do Parâmetro> ] ArcoCircular[ <Centro>, <Ponto>, <Ponto> ] ArcoCircuncircular[ <Ponto>, <Ponto>, <Ponto> ]

14 As duas primeiras sintaxes são uteis para construir arcos tendo como suporte um círculo ou uma elipse e dois pontos. Veja como construir um arco sobre uma elipse nos passos a seguir. 25 Considere uma elipse e e dois pontos A e B. Note que A pertence a curva da elipse e e B não pertence a curva da elipse e. Digitamos o seguinte comando na Entrada: Arco[e, A, B] e obtemos um arco sobre a elipse e delimitado pelo ângulo de vértice em (0,0) e semirretas por A e B. As sintaxes Arco[<Círculo>, <Valor do Parâmetro>, <Valor do Parâmetro>] e Arco[<Elipse>, <Valor do Parâmetro>, <Valor do Parâmetro>], são utilizadas para obter arcos sobre círculos e elipses, respectivamente. Os valores dos parâmetros são úteis para definir os giros dos pontos inicial e final desse arco. Na imagem a seguir aparece uma circunferência c e semirretas consecutivas formando ângulos de 15º. Além disso, foram construídos dois pontos A e B. Observe o resultado de Arco[<Círculo>, <Valor do Parâmetro>, <Valor do Parâmetro>] em cada caso. caso 1: Arco[c, 15, 45 ]

15 26 caso 2: Arco[c, A, B] caso 3: Arco[c, B, A] caso 4: Arco[c, π, 2π] SETOR Para construir setores utilizando comandos devemos utilizar uma das sintaxes a seguir: Setor[ <Cônica>, <Ponto>, <Ponto> ] Setor[ <Cônica>, <Valor do Parâmetro>, <Valor do Parâmetro> ] SetorCircular[ <Centro>, <Ponto>, <Ponto> ] SetorCircuncircular[ <Ponto>, <Ponto>, <Ponto> ] Essas sintaxes são utilizadas de modo semelhante ao que apresentamos para arcos.

A interface do GeoGebra ao ser carregado apresenta a seguinte configuração padrão.

A interface do GeoGebra ao ser carregado apresenta a seguinte configuração padrão. 1 Nesse texto apresentamos o Software GeoGebra em linhas gerais. Fazemos uma breve abordagem de seu desenvolvimento, apresentamos sua interface, algumas funcionalidades e os passos necessários para construção

Leia mais

MOSAICOS, FAIXAS E ROSETAS NO GEOGEBRA

MOSAICOS, FAIXAS E ROSETAS NO GEOGEBRA MOSAICOS, FAIXAS E ROSETAS NO GEOGEBRA Sérgio Carrazedo Dantas Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) sergio@maismatematica.com.br Guilherme Francisco Ferreira Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Leia mais

Palavras-chave: isometrias, iterações numéricas, geogebra, mosaicos, fractais.

Palavras-chave: isometrias, iterações numéricas, geogebra, mosaicos, fractais. MOSAICOS, FAIXAS, ROSETAS E FRACTAIS COM O GEOGEBRA Sérgio Carrazedo Dantas Universidade Estadual do Norte do Paraná (UNESPAR) sergio@maismatematica.com.br Guilherme Francisco Ferreira Faculdade de Apucarana

Leia mais

JANELA DE VISUALIZAÇÃO 3D

JANELA DE VISUALIZAÇÃO 3D 31 Neste texto abordamos como exibir e explorar a Janela de Visualização 3D do GeoGebra. Abordamos como construir objetos como prismas e pirâmides. Em seguida, exploramos alguns comandos de 3D disponível

Leia mais

GEOGEBRA GUIA RÁPIDO. Na janela inicial temos a barra de ferramentas:

GEOGEBRA GUIA RÁPIDO. Na janela inicial temos a barra de ferramentas: GeoGebra: Guia Rápido GEOGEBRA GUIA RÁPIDO O GeoGebra é um programa educativo de Geometria Dinâmica que permite construir, de modo simples e rápido, pontos, segmentos de reta, retas, polígonos, circunferências,

Leia mais

CÍRCULO DADO O DIÂMETRO

CÍRCULO DADO O DIÂMETRO 52 O GeoGebra oferece em sua instalação padrão um conjunto de ferramentas acessíveis por meio da Barra de Ferramentas e um conjunto com comandos que permitem construir objetos, realizar transformações,

Leia mais

Neste texto abordamos como construir um dado com a possibilidade de ser planificado e, além disso, ser lançado em um sorteio aleatório.

Neste texto abordamos como construir um dado com a possibilidade de ser planificado e, além disso, ser lançado em um sorteio aleatório. 72 Neste texto abordamos como construir um dado com a possibilidade de ser planificado e, além disso, ser lançado em um sorteio aleatório. Seguem os passos dessa construção. Construa um controle deslizante

Leia mais

Nesse texto vamos abordar como construir dois jogos utilizando os recursos gráficos, funções matemáticas e comandos internos do GeoGebra.

Nesse texto vamos abordar como construir dois jogos utilizando os recursos gráficos, funções matemáticas e comandos internos do GeoGebra. 66 Nesse texto vamos abordar como construir dois jogos utilizando os recursos gráficos, funções matemáticas e comandos internos do GeoGebra. COMANDO SE O comando Se, ou condicional, será muito útil no

Leia mais

CONSTRUÇÕES DE MOLDES DO CUBO

CONSTRUÇÕES DE MOLDES DO CUBO CONSTRUÇÕES DE MOLDES DO CUBO POR MEIO DE ROTAÇÕES E TRANSLAÇÕES Sérgio Carrazedo Dantas Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Campus Apucarana sergio@maismatematica.com.br Em um grupo de discussões,

Leia mais

SIMETRIA DE TRANSLAÇÃO

SIMETRIA DE TRANSLAÇÃO 18 Isometrias no plano é um tópico de estudo da Geometria das Transformações e sua abordagem visa propiciar conceituações de congruência e de semelhança, procurando desenvolver a capacidade de perceber

Leia mais

Neste texto abordamos como construir um dado com a possibilidade de ser planificado e, além disso, ser lançado em um sorteio aleatório.

Neste texto abordamos como construir um dado com a possibilidade de ser planificado e, além disso, ser lançado em um sorteio aleatório. 59 Neste texto abordamos como construir um dado com a possibilidade de ser planificado e, além disso, ser lançado em um sorteio aleatório. Seguem os passos dessa construção. Construa um controle deslizante

Leia mais

computador sala de aula responsável victor giraldo instituto de matemática ufrj Sérgio Carrazedo Dantas

computador sala de aula responsável victor giraldo instituto de matemática ufrj Sérgio Carrazedo Dantas seção computador na sala de aula responsável victor giraldo instituto de matemática ufrj CRIANDO E INTEGRANDO NOVAS FERRAMENTAS NO GEOGEBRA Sérgio Carrazedo Dantas sergio@maismatematica.com.br Guilherme

Leia mais

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOME: DATA: / / Software GeoGebra 5.0 versão desktop 1ª Parte Conhecendo

Leia mais

PLANILHA, CÉLULAS E CONTEÚDO

PLANILHA, CÉLULAS E CONTEÚDO 43 Nesse texto apresentamos a Janela Planilha do GeoGebra e alguns de seus recursos para trabalhar em conjunto com as janelas de Álgebra e de Visualização. PLANILHA, CÉLULAS E CONTEÚDO Para abrir a planilha

Leia mais

Sumário. Educação Matemática: Oficinas Didáticas com GeoGebra 2012

Sumário. Educação Matemática: Oficinas Didáticas com GeoGebra 2012 Sumário A Interface do GeoGebra...2 O menu do GeoGebra...3 Ferramentas de construção...4 LIÇÃO 1: Polígonos e ângulos...7 LIÇÃO 2: Retas perpendiculares e paralelas...11 LIÇÃO 3: Construindo gráficos...18

Leia mais

Conhecendo o GeoGebra

Conhecendo o GeoGebra Conhecendo o GeoGebra Capítulo 1: Conhecendo o GeoGebra Passos Iniciais A figura a seguir apresenta a tela do GeoGebra 3.2. Barra de Menu Barra de Ferramentas Janela de Visualização Janela de Álgebra Campo

Leia mais

Introdução ao software GeoGebra Por Meio de Atividades de Geometria

Introdução ao software GeoGebra Por Meio de Atividades de Geometria Adriano Lima Teixeira Introdução ao software GeoGebra Por Meio de Atividades de Geometria O objetivo deste trabalho é de iniciar o uso do software GeoGebra por meio de atividades de Geometria, possibilitando

Leia mais

Minicurso GEOGEBRA Barra de Menu Barra de Ferramentas Janela Algébrica: Janela de entrada de dados

Minicurso GEOGEBRA Barra de Menu Barra de Ferramentas Janela Algébrica: Janela de entrada de dados UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO PROJETO PIBID/LICENCIATURA MATEMÁTICA Prof. Antônio Joaquim Rodrigues Feitosa. Minicurso GEOGEBRA Introdução: Neste minicurso apresentaremos as

Leia mais

Comandos básicos do AutoCAD

Comandos básicos do AutoCAD Curso: Engenharia Ambiental Disciplina: Desenho técnico e Geometria Descritiva Professor: Luiz Antonio do Nascimento Aluno: Período: Manhã Aula: Data: RA: 1. Linhas Comandos básicos do AutoCAD Existem

Leia mais

ESTUDANDO MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA UTILIZANDO AS JANELAS CAS E 3D

ESTUDANDO MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA UTILIZANDO AS JANELAS CAS E 3D ESTUDANDO MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA UTILIZANDO AS JANELAS CAS E 3D Ministrantes: Bruno Santos Pereira, Ellen Cristina Barbosa dos Santos, Marrythiely Rodrigues Oliveira, Lucas Diêgo de Lima,

Leia mais

MARCIANE LINHARES CARLOS

MARCIANE LINHARES CARLOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE MATEMÁTICA MARCIANE LINHARES CARLOS

Leia mais

Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática

Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA III Semana Acadêmica de Matemática Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática Profª Lahis Braga Souza Profª Thais Sena de Lanna Profª Cristiane Neves

Leia mais

Geometria e seus Artefatos

Geometria e seus Artefatos Geometria e seus Artefatos Prof. Mário Selhorst Construção dos conceitos básicos de Geometria Analítica 1 SUMÁRIO (Use os links para acessar diretamente aos exemplos e o ícone 1. Perpendicular por um ponto

Leia mais

Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior jc

Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior  jc Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior http://www.unifal-mg.edu.br/matematica/?q=disc jc Aula 10 Reproduza as seguintes figuras no SuperLogo: ATIVIDADE 01 ATIVIDADE 02 Reproduza

Leia mais

Tutorial para GeoGebra

Tutorial para GeoGebra Universidade Federal Fluminense UFF Escola de Engenharia TCE Curso de Engenharia de Telecomunicações TGT Programa de Educação Tutorial PET Grupo PET-Tele http://www.telecom.uff.br/pet/ Tutorial para GeoGebra

Leia mais

Geometria Dinâmica utilizando o Software Geogebra

Geometria Dinâmica utilizando o Software Geogebra Geometria Dinâmica utilizando o Software Geogebra Gilmara Teixeira Barcelos Silvia Cristina Freitas Batista Campos dos Goytacazes 2008 Software GeoGebra 1ª Parte - Conhecendo o Software GeoGebra 1 Trata-se

Leia mais

Figura 1 - Interface do GeoGebra

Figura 1 - Interface do GeoGebra O GeoGebra é um software de matemática dinâmica livre. Foi desenvolvido por Markus Hohenwarter e, posteriormente, modificado devido às contribuições de colaboradores do mundo todo. Já foi traduzido para

Leia mais

Material do Professor. Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem

Material do Professor. Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem 1 Material do Professor Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem Objetivo: Dar suporte ao professor para fazer as construções necessárias à atividade Porcentagem ATIVIDADE 1: Construção

Leia mais

Geometria Dinâmica utilizando o Software Geogebra

Geometria Dinâmica utilizando o Software Geogebra 1 Geometria Dinâmica utilizando o Software Geogebra Gilmara Teixeira Barcelos Silvia Cristina Freitas Batista 2013 2 Licenciatura em Matemática Educação Matemática e Tecnologias 1º Período / / Nome: _

Leia mais

O GEOGEBRA E OS CASOS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS

O GEOGEBRA E OS CASOS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS O GEOGEBRA E OS CASOS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS Marcos Henrique Silva Lopes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul marcoslopesmat@gmail.com Márcia Santos Melo Almeida Universidade Federal de Mato

Leia mais

Minicurso GeoGebra CIME

Minicurso GeoGebra CIME UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS DO SERTÃO PET ENGENHARIAS/MEC/SESu Minicurso GeoGebra CIME 2013.1 Delmiro Gouveia - AL, 15 de junho de 2013. NESTE CURSO TRATAREMOS SOBRE Apresentação geral do programa;

Leia mais

0RNAMENTOS SIMETRIAS NO PLANO. Introdução

0RNAMENTOS SIMETRIAS NO PLANO. Introdução 0RNAMENTOS SIMETRIAS NO PLANO Introdução O conceito de ornamento está associado a ornato, adorno, enfeite e às ações de ornamentar, enfeitar. Está também associado a conceitos de beleza, de simetria e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: Um Estudo de Caso sobre Formação Continuada com Professores de Matemática PRODUTO DA DISSERTAÇÃO SEQUÊNCIA DIDÁTICA EVELIZE MARTINS KRÜGER PERES Porto Alegre 2015 A

Leia mais

AULA 4. Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31

AULA 4. Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31 AULA 4 Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31 Conteúdos Estruturantes: Números e Álgebra / Geometrias Conteúdo Básico: Sistemas lineares / Geometria espacial

Leia mais

Geometria Analítica I

Geometria Analítica I Geom. Analítica I Respostas do Módulo I - Aula 7 1 Geometria Analítica I 01/03/2011 Respostas dos Exercícios do Módulo I - Aula 7 Aula 7 1. a. Procedendo como nos Exemplos 7.1 e 7.2, ou a Proposição 7.15

Leia mais

Geometria Analítica Plana

Geometria Analítica Plana Softwares Para o Ensino da Matemática Geometria Analítica Plana Nome do programa: EUKLID Descrição: Software de geometria dinâmica e construções em régua e compasso para criação de figuras geométricas.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS DE FLORESTAL INTRODUÇÃO AO GEOGEBRA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS DE FLORESTAL INTRODUÇÃO AO GEOGEBRA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS DE FLORESTAL INTRODUÇÃO AO GEOGEBRA 2013 Ricardo Ferreira Paraizo 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 06 1 ICONES DA BARRA 1 (B1) 07 1.1 Ícone mover 07 1.2 Ícone rotação em torno

Leia mais

Resoluções das atividades

Resoluções das atividades Resoluções das atividades CPÍTUL 4 Transformações bertura de capítulo Respostas pessoais. gora é com você! página 99 geométricas 1 cm cm,5 cm Investigue! página 99 tividade prática. a abertura feita no

Leia mais

Anterior Sumário Próximo GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA

Anterior Sumário Próximo GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA Anterior Sumário Próximo GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA Clicando em, o usuário é conduzido para uma tela onde os conteúdos estão separados por blocos, que são acessados a medida que clicamos em cada um dos

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA GEOGEBRA Tânia Michel Pereira Juliane Sbaraine Costa Ijuí, setembro de 2009. Para acessar

Leia mais

Atividade 19: Espiral Logarítmica Objetivo: Apresentar o comando Curva.

Atividade 19: Espiral Logarítmica Objetivo: Apresentar o comando Curva. Atividade 19: Espiral Logarítmica Objetivo: Apresentar o comando Curva. Construir a espiral logarítmica. A espiral logarítmica é uma espiral cuja equação polar é dada por r=ae bt, onde r é a distância

Leia mais

UNEMAT UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO

UNEMAT UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO UNEMAT UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO TRABALHO DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA KARLA BEATRIZ GOMES DE SIQUEIRA MYEIK TUANY HOLANDA GOMES SINOP-MT, 2017 INTRODUÇÃO Como esperávamos,

Leia mais

5.2. Clarão em degradê https://docs.gimp.org/2.8/pt_br/plug-in-gflare.html Clarão em degradê. 5. Filtros de luz e sombra

5.2. Clarão em degradê https://docs.gimp.org/2.8/pt_br/plug-in-gflare.html Clarão em degradê. 5. Filtros de luz e sombra 5.2. Clarão em degradê 5. Filtros de luz e sombra Català Dansk Deutsch Ελληνικά English British Español Français Italiano 日本語 (Japanese) 한국어 (Korean) Nederlands Norwegian Português Pусский 中文 5.2. Clarão

Leia mais

Mosaicos com o Superlogo

Mosaicos com o Superlogo Mosaicos com o Superlogo Mauri Cunha do Nascimento Depto de Matemática, FC, UNESP 17033-360, Bauru, SP E-mail: mauri@fc.unesp.br Gabriela Baptistella Peres Aluna do Curso de Licenciatura em Matemática,

Leia mais

Sejam a, b e c as medidas dos lados do triângulo e l a medida do lado do quadrado, conforme Figura 1. Figura 1 Polígonos de áreas iguais.

Sejam a, b e c as medidas dos lados do triângulo e l a medida do lado do quadrado, conforme Figura 1. Figura 1 Polígonos de áreas iguais. Solução extraída da dissertação de mestrado Desigualdade das Médias e a resolução de problemas geométricos, autor Mauro Rigodanzo, disponível em http://www.profmat-sbm.org.br. Sejam a, b e c as medidas

Leia mais

Transformação geométrica

Transformação geométrica Transformação geométrica Noção de transformação geométrica O termo transformação é um termo muito usado na geometria mas é sinónimo de função, também usado noutras áreas. Uma função é uma correspondência

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (8º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS ANO LETIVO 2017/

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (8º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS ANO LETIVO 2017/ DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (8º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS ANO LETIVO 2017/2018... 1º Período Metas/ Objetivos Conceitos/ Conteúdos Aulas Previstas Geometria

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 8º ANO Planificação (Conteúdos)... Período Letivo: 1º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Geometria

Leia mais

PRODUTO DA DISSERTAÇÃO

PRODUTO DA DISSERTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE MATEMÁTICA PRODUTO DA DISSERTAÇÃO GEOGEBRA

Leia mais

Guia do C.a.R. para Alunos do Terceiro Ciclo

Guia do C.a.R. para Alunos do Terceiro Ciclo Guia do C.a.R. para Alunos do Terceiro Ciclo Núcleo de estágio 2008-2009 Professores associados: Dr. José Carlos Santos Maria José Carvalho Escola Básica de Santa Marinha Faculdade de Ciências da Universidade

Leia mais

Geometria Dinâmica utilizando o Software Régua e Compasso

Geometria Dinâmica utilizando o Software Régua e Compasso Geometria Dinâmica utilizando o Software Régua e Compasso Gilmara Teixeira Barcelos Silvia Cristina Freitas Batista Campos dos Goytacazes 2008 1 Geometria Dinâmica utilizando o Software Régua e Compasso

Leia mais

Desenho auxiliado por computador

Desenho auxiliado por computador Desenho auxiliado por computador Erase Finalidade O comando Erase apaga um objeto. Também corresponde à tecla Delete quando selecionado um objeto. Comandos de Construção Line (L) Finalidade O comando Line

Leia mais

Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior

Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior http://www.unifal-mg.edu.br/matematica/?q=disc jc Aula 08 ATIVIDADE 01 Seja ABCD um quadrilátero convexo inscrito em um círculo de

Leia mais

SIMPÓSIO NACIONAL DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

SIMPÓSIO NACIONAL DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA SIMPÓSIO NACIONAL DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA OFICINA GEOGEBRA NA ESCOLA : ATIVIDADES EM GEOMETRIA E ÁLGEBRA PROFA. MARIA ALICE GRAVINA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DA UFRGS BRASÍLIA SETEMBRO 2013

Leia mais

Aula 19 Elipse - continuação

Aula 19 Elipse - continuação MÓDULO 1 - AULA 19 Aula 19 Elipse - continuação Objetivos Desenhar a elipse com compasso e régua com escala. Determinar a equação reduzida da elipse no sistema de coordenadas com origem no ponto médio

Leia mais

Profª.. Deli Garcia Ollé Barreto

Profª.. Deli Garcia Ollé Barreto CURVAS CÔNICAS Curvas cônicas são curvas resultantes de secções no cone reto circular. Cone reto circular é aquele cuja base é uma circunferência e a projeção do vértice sobre o plano da base é o centro

Leia mais

RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIVERSIFICADA COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA

RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIVERSIFICADA COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIVERSIFICADA COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA Lorete Sauthier 1 IFRS Campus Bento Gonçalves loreteterezinha@yahoo.com.br Tatiane Romio¹ IFRS Campus Bento Gonçalves tatiane_romio@hotmail.com

Leia mais

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3...

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3... Sumário Sumário... 2 1. Objetivos da Lição 02... 3 1.1. Estudo de Caso 1... 4 2. Exercício 1... 11 2.1. Exercício 2... 19 1.3. Exercício 3... 23 2 1. Objetivos da Lição 02 Nesta lição serão exercitadas

Leia mais

GeoGebra Quickstart Um rápido guia de referência sobre o GeoGebra

GeoGebra Quickstart Um rápido guia de referência sobre o GeoGebra GeoGebra Quickstart Um rápido guia de referência sobre o GeoGebra Geometria dinâmica, álgebra e cálculo formam juntos o GeoGebra, um software educativo premiado freqüentemente, que combina geometria e

Leia mais

Rosely Ouais Pestana Bervian José Benício dos Anjos França

Rosely Ouais Pestana Bervian José Benício dos Anjos França UNEB UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA NEAD NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS I CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DISCIPLINA: GEOMETRIA PLANA PROFESSORA FORMADORA:

Leia mais

Cálculo A. José Carlos de Souza Junior.

Cálculo A. José Carlos de Souza Junior. Cálculo A José Carlos de Souza Junior http://www.unifal-mg.edu.br/matematica/?q=disc_jc Universidade Federal de Alfenas - Instituto de Ciências Exatas Abril - 2014 O que é o GeoGebra? GeoGebra é um software

Leia mais

UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE CERTOS CONTEÚDOS MATEMÀTICOS

UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE CERTOS CONTEÚDOS MATEMÀTICOS V Bienal da SBM Sociedade Brasileira de Matemática UFPB - Universidade Federal da Paraíba 18 a de outubro de 010 UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE CERTOS CONTEÚDOS MATEMÀTICOS ERMÍNIA DE LOURDES

Leia mais

Construções de Dandelin

Construções de Dandelin Capítulo 7 Construções de Dandelin Na introdução às cônicas como secções planas do cone, referimo-nos às construções de Dandelin. Vamos apresentar estas construções para demonstrar as propriedades da elipse,

Leia mais

POTENCIALIDADES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO E APRENDIZAGM DE TRIGONOMETRIA

POTENCIALIDADES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO E APRENDIZAGM DE TRIGONOMETRIA 1 UNIVERSIDADE FERDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ CERES Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas DCEA Programa Institucional de Iniciação à Docência PIBID/UERN

Leia mais

MÓDULO 1 - AULA 21. Objetivos

MÓDULO 1 - AULA 21. Objetivos Aula 1 Hipérbole - continuação Objetivos Aprender a desenhar a hipérbole com compasso e régua com escala. Determinar a equação reduzida da hipérbole no sistema de coordenadas com origem no ponto médio

Leia mais

Dizemos que uma superfície é um cilindro se na equação cartesiana da superfície há uma variável que não aparece.

Dizemos que uma superfície é um cilindro se na equação cartesiana da superfície há uma variável que não aparece. Aula 9 Cilindros e Quádricas Cilindros Dizemos que uma superfície é um cilindro se na equação cartesiana da superfície há uma variável que não aparece. Exemplo 1. x 2 + y 2 = 1 No espaço, o conjunto de

Leia mais

A distância de C a P é o raio (r) dessa circunferência. Então, a equação reduzida da

A distância de C a P é o raio (r) dessa circunferência. Então, a equação reduzida da Entende-se por circunferência o conjunto de todos os pontos de um plano eqüidistantes de um ponto fixo desse mesmo plano (P(x,y)), denominado centro da circunferência (C(x1,y1)): A distância de C a P é

Leia mais

ESTUDO DAS CÔNICAS POR MEIO DA DEFINIÇÃO UNIFICADA E A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA

ESTUDO DAS CÔNICAS POR MEIO DA DEFINIÇÃO UNIFICADA E A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA ESTUDO DAS CÔNICAS POR MEIO DA DEFINIÇÃO UNIFICADA E A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA Juracélio Ferreira Lopes Instituto Federal de Minas Gerais Ouro Preto Juracelio.lopes@ifmg.edu.br Wladimir Seixas Universidade

Leia mais

ISOMETRIAS - TRANSLAÇÃO, ROTAÇÃO E REFLEXÃO -

ISOMETRIAS - TRANSLAÇÃO, ROTAÇÃO E REFLEXÃO - ISOMETRIAS - TRANSLAÇÃO, ROTAÇÃO E REFLEXÃO - MATEMÁTICA 8º Ano Professora: Patrícia Isidoro Antes de Começar para recordar Posição relativa de duas retas no plano Retas Concorrentes Perpendiculares Oblíquas

Leia mais

Como utilizar o OA Decifrando mapas, tabelas e gráficos

Como utilizar o OA Decifrando mapas, tabelas e gráficos Como utilizar o OA Decifrando mapas, tabelas e gráficos Para dar início às atividades, no espaço indicado por, o usuário deve digitar o seu nome. Em seguida deve clicar em ou, sendo que ambos os comandos

Leia mais

No desenvolvimento deste guião, procure sempre colocar as denominações referidas em cada ponto.

No desenvolvimento deste guião, procure sempre colocar as denominações referidas em cada ponto. 1 Este 3º guião contém atividades elementares com a finalidade de favorecer o reconhecimento e a consolidação das funções de algumas ferramentas do programa de geometria dinâmica Geogebra. Neste guião,

Leia mais

Curso de AutoCAD Fundação Gorceix 30/05/2017. Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Brenda Mara Marques

Curso de AutoCAD Fundação Gorceix 30/05/2017. Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Brenda Mara Marques Curso de AutoCAD 2D Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Brenda Mara Marques Regras da Fundação Gorceix Controle de frequência: Primeira chamada após decorridos 10 minutos do início da aula;

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID Atividade nº 2 Oficina de Geometria Analítica com uso

Leia mais

Teste Intermédio de MATEMÁTICA - 9o ano 11 de maio de 2009

Teste Intermédio de MATEMÁTICA - 9o ano 11 de maio de 2009 Teste Intermédio de MATEMÁTICA - 9o ano 11 de maio de 009 Proposta de resolução 1. 1.1. Como na gaveta 1 existem três maillots (1 preto, 1 cor-de-rosa e 1 lilás), são 3 os casos possíveis, dos quais são

Leia mais

FRACTAIS. Iteração: é um conjunto de procedimentos repetidos em série para construir um fractal. (NUNES, 2006, f. 30).

FRACTAIS. Iteração: é um conjunto de procedimentos repetidos em série para construir um fractal. (NUNES, 2006, f. 30). Revisado por: A. Patrícia Grajales Spilimbergo e Cláudia Piva FRACTAIS Algumas definições... Fractal: Um fractal é um objeto que pode ser obtido geometricamente ou aleatoriamente através de processos recursivos,

Leia mais

Apostila sobre montagens. Para acessar o ambiente de montagens do Solidworks, proceda da seguinte maneira:

Apostila sobre montagens. Para acessar o ambiente de montagens do Solidworks, proceda da seguinte maneira: Apostila sobre montagens Para acessar o ambiente de montagens do Solidworks, proceda da seguinte maneira: Clique em novo Selecione o template de montagem do IF-SC Clique em OK Quando o arquivo de montagem

Leia mais

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza Curso de AutoCAD 2D Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza Regras da Fundação Gorceix Controle de frequência: Primeira chamada após decorridos 10 minutos do início da aula; Segunda

Leia mais

Formas de revolução e cálculo de volume

Formas de revolução e cálculo de volume Artigo Original DOI:10.5902/2179460X24428 Ciência e Natura, Santa Maria v.39 n.1, 2017, Jan - abr, p. 142 155 Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas - UFSM ISSN impressa: 0100-8307 ISSN on-line:

Leia mais

Transformações Geométricas em C.G. Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti

Transformações Geométricas em C.G. Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti Transformações Geométricas em C.G. Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti Geometria Euclideana Geometria Sintética: Axiomas e Teoremas Por coordenadas: Álgebra Linear Geometria Euclideana Espaço Vetorial

Leia mais

Mini Curso GeoGebra. Download do GeoGebra: Java: / Divisão.

Mini Curso GeoGebra. Download do GeoGebra:  Java:  / Divisão. Mini Curso GeoGebra Etapa I: Apresentação do Software; O GeoGebra é um software dinâmico, muito usado em conteúdos de Geometria, Álgebra, Estatística e Cálculo. É um programa livre e de código aberto;

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Isometrias (8 o ano) Propostas de resolução

MATEMÁTICA - 3o ciclo Isometrias (8 o ano) Propostas de resolução MTMÁT - 3o ciclo sometrias (8 o ano) Propostas de resolução xercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. omo a reflexão do ponto e eixo é o ponto a imagem do ponto pela translação associada ao

Leia mais

Exercício 2 - modelagem básica de peça.

Exercício 2 - modelagem básica de peça. Exercício 2 - modelagem básica de peça. Abra um arquivo novo, escolha o template de peça. Por padrão, o template já esta em milímetros. Escolha o plano superior como mostrado na imagem abaixo: Agora na

Leia mais

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano Geometria Figuras no plano Retas, semirretas e segmentos de reta Ângulos: amplitude e medição Polígonos: propriedades e classificação Círculo e circunferência: propriedades e construção Reflexão, rotação

Leia mais

PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO

PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO EB 2.3 DE SÃO JOÃO DO ESTORIL MATEMÁTICA PERFIL DO ALUNO PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO TEMAS/DOMÍNIOS NUMEROS E OPERAÇÕES NO5 Números racionais não negativos 1. Efetuar operações com

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Isometrias (8 o ano) Propostas de resolução

MATEMÁTICA - 3o ciclo Isometrias (8 o ano) Propostas de resolução MTMÁT - 3o ciclo sometrias (8 o ano) Propostas de resolução xercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Temos que: a reflexão do ponto relativamente ao eixo r é o ponto a translação do ponto

Leia mais

MINI-CURSO Geometria Espacial com o GeoGebra Profa. Maria Alice Gravina Instituto de Matemática da UFRGS

MINI-CURSO Geometria Espacial com o GeoGebra Profa. Maria Alice Gravina Instituto de Matemática da UFRGS MINI-CURSO Geometria Espacial com o GeoGebra Profa. Maria Alice Gravina gravina@mat.ufrgs.br Instituto de Matemática da UFRGS Neste minicurso vamos trabalhar com os recursos do GeoGebra 3D e discutir possibilidades

Leia mais

UniCAD. Simulação de movimento. Passo 1. Será criada uma simulação de movimento de rotação das roldanas e de translação do bloco.

UniCAD. Simulação de movimento. Passo 1. Será criada uma simulação de movimento de rotação das roldanas e de translação do bloco. Simulação de movimento Será criada uma simulação de movimento de rotação das roldanas e de translação do bloco. Passo 1 Reproduza o desenho abaixo com as seguintes medidas. Tutorial de simulação de movimento

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2018/2019 Planificação (Conteúdos)... Período Letivo: 1.º DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 6.º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos

Leia mais

O ENSINO DE CÔNICAS ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA

O ENSINO DE CÔNICAS ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA O ENSINO DE CÔNICAS ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA Nayane Carvalho Freitas Universidade Estadual de Santa Cruz nayanematematica@hotmail.com Jésu Alves Marques Filho Universidade

Leia mais

Assessores: Celço Luiz de Araújo Rubens Junior Schwalemberg. Trigonometria no GeoGebra

Assessores: Celço Luiz de Araújo Rubens Junior Schwalemberg. Trigonometria no GeoGebra NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE CASCAVEL CRTE COORDENAÇÃO REGIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO Av. Brasil, 2040. Bairro São Cristóvão. CEP:85816-290. Fone:(45) 3218-7895. Assessores: Celço Luiz de Araújo

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES NA REDE MUNICIPAL DE GURUPI TO

CURSO DE CAPACITAÇÃO O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES NA REDE MUNICIPAL DE GURUPI TO CURSO DE CAPACITAÇÃO O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES NA REDE MUNICIPAL DE GURUPI TO A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Leia mais

Metas Curriculares Conteúdos Aulas Previstas. - Números primos; - Crivo de Eratóstenes;

Metas Curriculares Conteúdos Aulas Previstas. - Números primos; - Crivo de Eratóstenes; ANO LETIVO 2017/2018... 1º PERÍODO - (13 de setembro a 15 de dezembro) DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA /INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (6º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS Metas Curriculares Conteúdos

Leia mais

Este trabalho foi licenciado com a Licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada

Este trabalho foi licenciado com a Licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada 1. Introdução Definição: Parábola é o lugar geométrico dos pontos do plano cujas distâncias entre uma reta fixa, chamada de reta diretriz, e a um ponto fixo situado fora desta reta, chamado de foco da

Leia mais

Problema: Isometrias. Na figura está representado um painel com imagens de Fibonacci, todas geometricamente iguais.

Problema: Isometrias. Na figura está representado um painel com imagens de Fibonacci, todas geometricamente iguais. Problemas (8 o Ano) 1 Problema: Isometrias Na figura está representado um painel com imagens de Fibonacci, todas geometricamente iguais. 1. Recorrendo apenas às imagens de Fibonacci da figura e a translações,

Leia mais

54 CAPÍTULO 2. GEOMETRIA ANALÍTICA ( ) =

54 CAPÍTULO 2. GEOMETRIA ANALÍTICA ( ) = 54 CAPÍTULO. GEOMETRIA ANALÍTICA.5 Cônicas O grá co da equação + + + + + = 0 (.4) onde,,,, e são constantes com, e, não todos nulos, é uma cônica. A equação (.4) é chamada de equação geral do grau em e

Leia mais

DESENHO GEOMÉTRICO 9º ANO Prof. Danilo A. L. Pereira. Atividades básicas no GEOGEBRA. Polígonos Regulares

DESENHO GEOMÉTRICO 9º ANO Prof. Danilo A. L. Pereira. Atividades básicas no GEOGEBRA. Polígonos Regulares Exercícios Polígonos Regulares 1 - Calcular a área de um triângulo. Para construção da figura você irá clicar no ícone que tem um triângulo, para fazer um polígono clique no ícone indicado por polígono,

Leia mais

Trigonometria I. Círculo Trigonométrico. 2 ano E.M. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda

Trigonometria I. Círculo Trigonométrico. 2 ano E.M. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Trigonometria I Círculo Trigonométrico ano E.M. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Trigonometria I Círculo Trigonométrico b) 6 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. Qual dos arcos abaixo é côngruo

Leia mais

LibreOffice Calc. Planilha Eletrônica

LibreOffice Calc. Planilha Eletrônica LibreOffice Calc Planilha Eletrônica AULA10 Modificando a planilha (adição de coluna e referências fixadas) Suponha que se queira inserir outra operação matemática: a operação de potência. Deseja-se elevar

Leia mais

ESTUDO DA GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA NO AMBIENTE DE MATEMÁTICA DINÂMICA - GEOGEBRA

ESTUDO DA GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA NO AMBIENTE DE MATEMÁTICA DINÂMICA - GEOGEBRA ESTUDO DA GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA NO AMBIENTE DE MATEMÁTICA DINÂMICA - GEOGEBRA Marcelo Pirôpo da Silva 1 Universidade Estadual de Santa Cruz marcelopiropo@hotmail.com Resumo: O presente trabalho tem

Leia mais