REPRESENTAÇÕES PARAMÉTRICAS DE CURVAS PLANAS COM O WINPLOT

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REPRESENTAÇÕES PARAMÉTRICAS DE CURVAS PLANAS COM O WINPLOT"

Transcrição

1 15 A 19 DE AGOSTO DE 016 REPRESENTAÇÕES PARAMÉTRICAS DE CURVAS PLANAS COM O WINPLOT Leandro Ferreira da Silva Acadêmico de Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Nova Andradina. leandrodebret@hotmail.com Marcio Demetrius Martinez Professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Nova Andradina. martinez@uems.br Para este minicurso vamos utilizar o software de domínio público WINPLOT. Trata-se de um programa gráfico de propósito geral, permitindo o traçado e animação de gráficos em D e em 3D, através de diferentes tipos de equações (explícitas, implícitas, paramétricas e outras). Possui interface disponível em língua portuguesa e simples de manipular, possui também inúmeros recursos e ainda assim é pequeno, cabendo em um antigo disquete, 1,48MB. O propósito deste minicurso é trabalhar as equações paramétricas de algumas curvas planas utilizando o recurso de animação do Winplot que consiste em introduzir uma constante (de animação) na expressão ou equação que representa a curva. Essas constantes são as letras do alfabeto exceto x, y e z ou a letra que representa o parâmetro ou a variável da expressão. Também, além de recordar o conteúdo matemático envolvido nas construções dessas curvas, desenvolver algumas habilidades como criticidade, criatividade e autonomia. 1. Estudo do ponto: Esta atividade tem como objetivo a representação gráfica dos pontos no plano cartesiano de acordo com as suas respectivas coordenadas, a parametrização de um dos pontos e a identificação entre as construções de pontos (modo discreto) e o alinhamento destes. Utilizamos como recurso a noção de par ordenado, plano cartesiano, parâmetro e a representação de pontos. Tel. (67)

2 15 A 19 DE AGOSTO DE 016 Para criar um ponto qualquer utilize os comandos Equação Ponto (x,y)... Digite os valores para X e Y e clique em OK. Animação de pontos: Podemos animar um ponto no Winplot desde que ele esteja definido por parâmetros. Atividade 1: Plote os pontos A(1,), B(,3), C(,1), D(-3,0) e E(-4,-3). Observando a representação de pontos no registro gráfico é possível verificar o alinhamento de 3 pontos? Para verificar clique em Inventário Editar e reescreva as coordenadas do ponto A(1+t,+t). Observe que ao clicar em OK temos o ponto A(1,). Que valor assumiu a letra t? Para obter essa solução deve-se observar que dos cinco pontos apresentados apenas três destes estão alinhados. Segundo, ao adicionar um parâmetro às coordenadas do ponto A, obtém no plano cartesiano do Winplot a representação do ponto A(1,), logo o parâmetro t adicionado vale 0. Figura 1: Representação para as Atividades 1 e Atividade : Em Anim, Parâmetros A-W, escolha a letra T, ao abrir uma nova janela movimente a barra a barra de Rolagem. Perguntas: Descreva o que vocês observaram na tela? Qual o valor de T para obter o ponto B? E o ponto E? Tel. (67)

3 15 A 19 DE AGOSTO DE 016. Curvas Paramétricas: O movimento de uma partícula descreve uma trajetória, que podemos representar por uma curva no plano ou no espaço. Para cada instante t, podemos considerar suas coordenadas em função do tempo t, isto é, x=x(t) e y=y(t). Por outro lado, dada uma curva, podemos imaginá-la como uma trajetória e escrever as coordenadas de seus pontos em função de um parâmetro t. Tais funções, juntamente com seus domínios comuns, são denominadas equações paramétricas da curva. Atividade 3: Determine a reta que passa pelos três pontos alinhados. Podemos tomar x=t e y=t+1, t [-5,3]. Se uma curva no plano tem equação y=f(x), x I, então x=t, y=f(t), t I, é uma parametrização para essa curva. Atividade 4:. Por exemplo, x=t, y=t, t é uma parametrização para a parábola y=x para x. Faça o gráfico no Winplot. Atividade 5: Faça um ponto deslizar sobre a função x² sem sair do traçado. Primeiro será preciso plotar o gráfico da função e para isso use os comandos Janela dim Equação Explícita. A seguir, em uma nova tela, digite sua expressão no campo f(x) = (ao invés de x², digite x^) e em seguida, como feito anteriormente, digite o ponto com coordenadas x=a e y=a^, conforme Figura abaixo. Figura : Valores do ponto no Winplot Observe bem os valores dados para x e y, para que o ponto não saia do traçado. No início o ponto ficará na coordenada (0,0), mas ao definirmos os parâmetros ele deslizará sobre o gráfico. Tel. (67)

4 15 A 19 DE AGOSTO DE 016 Atividade 6: Faça a animação de y x,0 x. Equações paramétricas: x( t) t y( t) t,0 t. No menu Equação Paramétrica, digite x( t) kt y( t) ( kt) e escolha o intervalo 0<t<. Em seguida, no menu Anim, selecione o parâmetro k e ajuste-o para variar de 0 (def L) até 1 (def R). Atividade 7: Na Geometria Euclidiana, uma circunferência é o lugar geométrico de todos os pontos de um plano que estão a uma certa distância, chamada raio, de um certo ponto, chamado centro. Num sistema de coordenadas cartesianas, uma circunferência pode ser descrita pela equação geral (x a)² + (y - b)² = r², onde os pontos (a, b) são o centro da circunferência e r é o raio da circunferência. Escreva a equação de uma circunferência de raio e centro no ponto O(,-1). Parametrize esta circunferência e plote no Winplot.. Cicloide: Neste exemplo iremos modelar uma curva imaginando uma circunferência de raio 1 rolando sobre uma reta. Qual será a curva descrita por um ponto sobre a circunferência? A curva é chamada cicloide e é dada na figura abaixo. Como atividade, deduziremos a expressões matemáticas que representam esta curva e faremos a animação no Winplot. Figura3: Cicloide Tel. (67)

5 15 A 19 DE AGOSTO DE Elipse: Uma elipse é o conjunto de pontos em um plano cuja soma das distâncias a dois pontos fixos F 1 e F é uma constante. Esses dois pontos são chamados de focos. Atividade 8: Obtenha a equação da elipse com os focos no eixo x e nos pontos (-c,0) e (c,0), cuja a soma das distâncias a partir de um ponto na elipse até eles seja igual a a>0. Mostre que, se P(x,y) é um ponto qualquer da elipse então PF 1 + PF =a e, portanto, a elipse x a y b 1, a b 0 tem focos ( c,0), em que c a b, e vértices ( a,0) e em ( 0, b). Atividade 9: Faça uma animação de um ponto P descrevendo a curva (elipse) de equação PF 1 + PF =4 com focos ( 3,0). Figura 4: Elipse (x,y)=(cos(at),sin(at)) 0 t 1, Equação Paramétrica (x,y)=(-sqrt(3),0) Equação de F 1 (x,y)=(sqrt(3),0) Equação de F seg((-sqrt(3),0)--(cos(at),sin(at)) Equação do Segmento seg((sqrt(3),0)--(cos(at),sin(at)) Equação do Segmento (x,y)=(cos(at),sin(at)) Equação do Ponto (x,y) P F 1 P F Tel. (67)

6 15 A 19 DE AGOSTO DE 016 Uma das Leis de Kepler é que as órbitas dos planetas no sistema solar são elipses com o sol em um dos focos. 4. Órbitas dos planetas: Neste exemplo, para facilitar os cálculos, suporemos as órbitas dos planetas circulares e, visto que o movimento dos astros é periódico, então para o nosso modelo, escreveremos as coordenadas paramétricas em função do ângulo t. Como podemos observar as coordenadas x e y serão representadas por funções trigonométricas, onde: Dados atuais da Terra e Marte: x = a.cos( n t ), y = a.sen( n t ) Distância da Terra ao Sol Distância de Marte ao Sol quilômetros 7.900,000 quilômetros Razão entre as Distâncias 1.54 Período da Órbita de Marte ao redor do Sol 687 dias Razão entre os períodos Para facilitar o cálculo, faremos um arredondamento dos dados, ficando conforme a tabela a seguir: Distância da Terra ao Sol Distância de Marte ao Sol 150 milhões de quilômetros 5 milhões de quilômetros Razão entre as Distâncias 3/ Período da Órbita de Marte ao redor do Sol. anos Razão entre os períodos Atividade 10: Plote a curva resultante para a=1 e n=1? Plote também atribuindo diferentes valores aos parâmetros n e a. O valor do parâmetro a representa a distância dos planetas em relação ao Sol e a razão é 3:, já o valor do parâmetro n é o período de volta dos planetas em torno do sol e a razão é :1. Portanto, Tel. (67)

7 15 A 19 DE AGOSTO DE 016 Terra Marte x = cos( t ) x = 3cos( t ) y = sen( t ) y = 3sen( t ) Atividade 11: Utilize as equações paramétricas e faça uma animação entre Sol, Terra e Marte. Figura 5: Relação entre Sol,Terra e Marte Atividade 1: Desafio. Se a e b forem número fixos, encontre equações paramétricas para o conjunto de todos os pontos P determinados, como mostrado na figura, usando o ângulo como parâmetro. O segmento de reta AB é tangente ao círculo maior. Faça uma animação. Figura 6: Desafio Tel. (67)

8 15 A 19 DE AGOSTO DE 016 Palavras-chave: Geometria Analítica, Paramétricas, Coordenadas Euclidianas. Referências ANTON, Howard. Cálculo: Um Novo Horizonte. 6 ed. Porto Alegre: Bookman, 000. v.. Illuminations. Disponível em: PAIS, L. C. Educação Escolar e as Tecnologias da Informática. Belo Horizonte-MG, Ed. Autêntica, 165p, 00. Winplot. Disponível em: Tel. (67)

O SOFTWARE WINPLOT EM CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

O SOFTWARE WINPLOT EM CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO O SOFTWARE WINPLOT EM CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO 1 - Plano Cartesiano 1 - Funções Afins 1.1 - Definição: Toda função do tipo, é denominada função polinomial do primeiro grau ou função afim.

Leia mais

Geometria Analítica. Cônicas. Prof Marcelo Maraschin de Souza

Geometria Analítica. Cônicas. Prof Marcelo Maraschin de Souza Geometria Analítica Cônicas Prof Marcelo Maraschin de Souza É o lugar geométrico dos pontos de um plano cuja soma das distâncias a dois pontos fixos desse plano é constante. Considere dois pontos distintos

Leia mais

Mat. Monitor: Roberta Teixeira

Mat. Monitor: Roberta Teixeira 1 Professor: Alex Amaral Monitor: Roberta Teixeira 2 Geometria analítica plana: circunferência e elipse 26 out RESUMO 1) Circunferência 1.1) Definição: Circunferência é o nome dado ao conjunto de pontos

Leia mais

Cálculo Vetorial / Ilka Rebouças Freire / DMAT UFBA

Cálculo Vetorial / Ilka Rebouças Freire / DMAT UFBA Cálculo Vetorial / Ilka Rebouças Freire / DMAT UFBA 1. Funções Vetoriais Até agora nos cursos de Cálculo só tratamos de funções cujas imagens estavam em R. Essas funções são chamadas de funções com valores

Leia mais

1. Seja θ = ang (r, s). Calcule sen θ nos casos (a) e (b) e cos θ nos casos (c) e (d): = z 3 e s : { 3x + y 5z = 0 x 2y + 3z = 1

1. Seja θ = ang (r, s). Calcule sen θ nos casos (a) e (b) e cos θ nos casos (c) e (d): = z 3 e s : { 3x + y 5z = 0 x 2y + 3z = 1 14 a lista de exercícios - SMA0300 - Geometria Analítica Estágio PAE - Alex C. Rezende Medida angular, distância, mudança de coordenadas, cônicas e quádricas 1. Seja θ = ang (r, s). Calcule sen θ nos casos

Leia mais

Revisão de Pré-Cálculo PÁRABOLAS. Prof. Dr. José Ricardo de Rezende Zeni Departamento de Matemática, FEG, UNESP Lc. Ismael Soares Madureira Júnior

Revisão de Pré-Cálculo PÁRABOLAS. Prof. Dr. José Ricardo de Rezende Zeni Departamento de Matemática, FEG, UNESP Lc. Ismael Soares Madureira Júnior Revisão de Pré-Cálculo PÁRABOLAS Prof. Dr. José Ricardo de Rezende Zeni Departamento de Matemática, FEG, UNESP Lc. Ismael Soares Madureira Júnior Guaratinguetá, SP, Março, 2018 Direitos reservados. Reprodução

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PET MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PET MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PET MATEMÁTICA CADERNO DE EXERCÍCIOS ELABORADOS PELOS PARTICIPANTES DOS MINICURSOS SOBRE OS SOFTWARES

Leia mais

CURVAS PLANAS. A orientação de uma curva parametrizada é a direção definida pelos valores crescentes de t.

CURVAS PLANAS. A orientação de uma curva parametrizada é a direção definida pelos valores crescentes de t. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA DISCIPLINA: TÓPICOS EM MATEMÁTICA APLICADOS À EXPRESSÃO GRÁFICA II PROFESSORA: BÁRBARA DE

Leia mais

Instituto de Matemática UFBA Disciplina: Geometria Analítica Mat A01 Última Atualização ª lista - Cônicas

Instituto de Matemática UFBA Disciplina: Geometria Analítica Mat A01 Última Atualização ª lista - Cônicas Instituto de Matemática UFBA Disciplina: Geometria Analítica Mat A01 Última Atualização - 005 1ª lista - Cônicas 1 0 ) Em cada um dos seguintes itens, determine uma equação da parábola a partir dos elementos

Leia mais

Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática

Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA III Semana Acadêmica de Matemática Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática Profª Lahis Braga Souza Profª Thais Sena de Lanna Profª Cristiane Neves

Leia mais

Matemática. Resolução das atividades complementares. M21 Geometria Analítica: Cônicas

Matemática. Resolução das atividades complementares. M21 Geometria Analítica: Cônicas Resolução das atividades complementares Matemática M Geometria Analítica: Cônicas p. FGV-SP) Determine a equação da elipse de centro na origem que passa pelos pontos A, 0), B, 0) e C0, ). O centro da elipse

Leia mais

Curso de Geometria Analítica. Hipérbole

Curso de Geometria Analítica. Hipérbole Curso de Geometria Analítica Abrangência: Graduação em Engenharia e Matemática - Professor Responsável: Anastassios H. Kambourakis Resumo Teórico 03 - Cônicas- Circunferência, Elipse, Hipérbole e Parábola

Leia mais

Introdução ao Winplot

Introdução ao Winplot Introdução ao Winplot Nosso objetivo é introduzir os conceitos e as ferramentas básicas do programa Winplot, que é um excelente ferramenta computacional para fazer gráficos 2D e 3D de maneira bastante

Leia mais

GGM Geometria Analítica e Cálculo Vetorial Geometria Analítica Básica 20/12/2012- GGM - UFF Dirce Uesu

GGM Geometria Analítica e Cálculo Vetorial Geometria Analítica Básica 20/12/2012- GGM - UFF Dirce Uesu GGM0016 Geometria Analítica e Cálculo Vetorial Geometria Analítica Básica 0/1/01- GGM - UFF Dirce Uesu CÔNICAS DEFINIÇÃO GEOMÉTRICA Exercício: Acesse o sitio abaixo e use o programa: http://www.professores.uff.br/hjbortol/disciplinas/005.1/gma04096/applets/conic/co

Leia mais

Mat. Monitor: Gabriella Teles

Mat. Monitor: Gabriella Teles Mat. Professor: Rafael Jesus Monitor: Gabriella Teles Geometria analítica plana: distância e reta 13 out RESUMO Distância entre dois pontos: Dado dois pontos A e B do plano cartesiano, chama-se distância

Leia mais

Coordenadas Cartesianas

Coordenadas Cartesianas GEOMETRIA ANALÍTICA Coordenadas Cartesianas EIXO DAS ORDENADAS OU EIXO DOS Y EIXO DAS ABSCISSAS OU EIXO DOS X EIXO DAS ORDENADAS OU EIXO DOS Y ORIGEM EIXO DAS ABSCISSAS OU EIXO DOS X COORDENADAS DE UM

Leia mais

13. (Uerj) Em cada ponto (x, y) do plano cartesiano, o valor de T é definido pela seguinte equação:

13. (Uerj) Em cada ponto (x, y) do plano cartesiano, o valor de T é definido pela seguinte equação: 1. (Ufc) Considere o triângulo cujos vértices são os pontos A(2,0); B(0,4) e C(2Ë5, 4+Ë5). Determine o valor numérico da altura relativa ao lado AB, deste triângulo. 2. (Unesp) A reta r é perpendicular

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Campo Mourão Departamento de Matemática

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Campo Mourão Departamento de Matemática Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Campo Mourão Departamento de Matemática GAX1 - Geometria Analítica e Álgebra Linear Lista de Exercícios: Estudo Analítico de Cônicas e Quádricas Prof.

Leia mais

Referenciais Cartesianos

Referenciais Cartesianos Referenciais Cartesianos René Descartes (1596-1650) Filósofo e Matemático Francês. Do seu trabalho enquanto Matemático, destaca-se o estabelecimento da relação entre a Álgebra e a Geometria. Nasceu assim

Leia mais

18REV - Revisão. LMAT 3B-2 - Geometria Analítica. Questão 1

18REV - Revisão. LMAT 3B-2 - Geometria Analítica. Questão 1 18REV - Revisão LMAT 3B-2 - Geometria Analítica Questão 1 (Unicamp 2017) Seja i a unidade imaginária, isto é, i 2 = 1. O lugar geométrico dos pontos do plano cartesiano com coordenadas reais (x, y) tais

Leia mais

Equações paramétricas das cônicas

Equações paramétricas das cônicas Aula 1 Equações paramétricas das cônicas Ao estudarmos as retas no plano, vimos que a reta r que passa por dois pontos distintos P 1 = x 1, y 1 ) e P = x, y ) é dada pelas seguintes equações paramétricas:

Leia mais

8.1 Áreas Planas. 8.2 Comprimento de Curvas

8.1 Áreas Planas. 8.2 Comprimento de Curvas 8.1 Áreas Planas Suponha que uma certa região D do plano xy seja delimitada pelo eixo x, pelas retas x = a e x = b e pelo grá co de uma função contínua e não negativa y = f (x) ; a x b, como mostra a gura

Leia mais

Capítulo 19. Coordenadas polares

Capítulo 19. Coordenadas polares Capítulo 19 Coordenadas polares Neste capítulo, veremos que há outra maneira de expressar a posição de um ponto no plano, distinta da forma cartesiana. Embora os sistemas cartesianos sejam muito utilizados,

Leia mais

1 Cônicas Não Degeneradas

1 Cônicas Não Degeneradas Seções Cônicas Reginaldo J. Santos Departamento de Matemática-ICE Universidade Federal de Minas Gerais http://www.mat.ufmg.br/~regi regi@mat.ufmg.br 11 de dezembro de 2001 Estudaremos as (seções) cônicas,

Leia mais

c) F( 4, 2) r : 2x+y = 3 c) a = 3 F 1 = (0,0) F 2 = (1,1)

c) F( 4, 2) r : 2x+y = 3 c) a = 3 F 1 = (0,0) F 2 = (1,1) Lista de Exercícios Estudo Analítico das Cônicas e Quádricas 1. Determine o foco, o vértice, o parâmetro e a diretriz da parábola P e faça um esboço. a) P : y 2 = 4x b) P : y 2 +8x = 0 c) P : x 2 +6y =

Leia mais

GEOMETRIA ANALÍTICA Respostas da 10 a Lista de exercícios. a) x 2 = 8y b) y 2 = 8x c) x 2 = 12y. d) y 2 = 12x e) x 2 = 4y f) 3x 2 + 4y = 0

GEOMETRIA ANALÍTICA Respostas da 10 a Lista de exercícios. a) x 2 = 8y b) y 2 = 8x c) x 2 = 12y. d) y 2 = 12x e) x 2 = 4y f) 3x 2 + 4y = 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e Da Natureza Centro Interdisciplinar de Ciências da Natureza 1. GEOMETRIA ANALÍTICA Respostas da 10 a

Leia mais

GGM Geometria Analítica I 19/04/2012- Turma M1 Dirce Uesu

GGM Geometria Analítica I 19/04/2012- Turma M1 Dirce Uesu GGM0016 Geometria Analítica I 19/04/01- Turma M1 Dirce Uesu CÔNICAS DEFINIÇÃO GEOMÉTRICA Exercício: Acesse o sitio abaixo e use o programa: http://www.professores.uff.br/hjbortol/disciplinas/005.1/gma04096/applets/conic/co

Leia mais

Animação de Curvas e Superfícies

Animação de Curvas e Superfícies II BIENAL DA SBM A DE OUTUBRO DE 00 Animação de Curvas e Superfícies Utiliando Software Livre Adelmo Ribeiro de Jesus Eliana Prates Soares Miriam Fernandes Mascarenhas INTRODUÇÃO Este curso visa traer

Leia mais

Geometria Analítica. Cônicas. Prof Marcelo Maraschin de Souza

Geometria Analítica. Cônicas. Prof Marcelo Maraschin de Souza Geometria Analítica Cônicas Prof Marcelo Maraschin de Souza Hipérbole É o conjunto de todos os pontos de um plano cuja diferença das distâncias, em valor absoluto, a dois pontos fixos desse plano é constante.

Leia mais

Minicurso GeoGebra CIME

Minicurso GeoGebra CIME UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS DO SERTÃO PET ENGENHARIAS/MEC/SESu Minicurso GeoGebra CIME 2013.1 Delmiro Gouveia - AL, 15 de junho de 2013. NESTE CURSO TRATAREMOS SOBRE Apresentação geral do programa;

Leia mais

Lista de Exercícios de Cálculo Infinitesimal II

Lista de Exercícios de Cálculo Infinitesimal II Lista de Exercícios de Cálculo Infinitesimal II 10 de Setembro de 2003 Questão 1 Determine as representações explícitas em coordenadas polares das seguintes curvas: a) O círculo de raio a centrado em (a,

Leia mais

GEOMETRIA ANALÍTICA E CÁLCULO VETORIAL GEOMETRIA ANALÍTICA BÁSICA. 03/01/ GGM - UFF Dirce Uesu Pesco

GEOMETRIA ANALÍTICA E CÁLCULO VETORIAL GEOMETRIA ANALÍTICA BÁSICA. 03/01/ GGM - UFF Dirce Uesu Pesco GEOMETRIA ANALÍTICA E CÁLCULO VETORIAL GEOMETRIA ANALÍTICA BÁSICA 03/01/2013 - GGM - UFF Dirce Uesu Pesco CÔNICAS Equação geral do segundo grau a duas variáveis x e y onde A, B e C não são simultaneamente

Leia mais

1. Em cada caso, obtenha a equação e esboce o grá co da circunferência.

1. Em cada caso, obtenha a equação e esboce o grá co da circunferência. 3. AS CÔNICAS CÁLCULO VETORIAL - 2017.2 3.1 A circunferência 1. Em cada caso, obtenha a equação e esboce o grá co da circunferência. (a) Centro C ( 2; 1) e raio r = 5: (b) Passa pelos pontos A (5; 1) ;

Leia mais

Introdução ao Winplot

Introdução ao Winplot Introdução ao Winplot Nosso objetivo aqui é introduzir os conceitos e as ferramentas básicas do programa Winplot, que é um excelente ferramenta computacional para fazer gráficos 2D e 3D de maneira bastante

Leia mais

Parametrização de algumas curvas planas

Parametrização de algumas curvas planas Aula 3 Parametrização de algumas curvas planas Nesta aula veremos como obter equações paramétricas de algumas curvas planas, usando relações trigonométricas básicas e observando as condições que um ponto

Leia mais

INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO MAT-454 Cálculo Diferencial e Integral II (Escola Politécnica) Primeira Lista de Exercícios - Professor: Equipe de Professores BONS ESTUDOS!.

Leia mais

Cilindros projetantes de uma curva

Cilindros projetantes de uma curva Cilindros projetantes de uma curva Dada uma curva C no espaço é possível obter tres cilindros retos cujas interseções fornecem a curva C. Estes cilindros são obtidos projetando-se a curva em cada um dos

Leia mais

Instituto de Matemática - UFBA Disciplina: Geometria Analítica - Mat A 01 1 a Lista - Cônicas

Instituto de Matemática - UFBA Disciplina: Geometria Analítica - Mat A 01 1 a Lista - Cônicas Instituto de Matemática - UFBA Disciplina: Geometria Analítica - Mat A 0 a Lista - Cônicas. Em cada um dos seguintes itens, determine uma equação da parábola a partir dos elementos dados: (a) foco F (,

Leia mais

Sumário. Educação Matemática: Oficinas Didáticas com GeoGebra 2012

Sumário. Educação Matemática: Oficinas Didáticas com GeoGebra 2012 Sumário A Interface do GeoGebra...2 O menu do GeoGebra...3 Ferramentas de construção...4 LIÇÃO 1: Polígonos e ângulos...7 LIÇÃO 2: Retas perpendiculares e paralelas...11 LIÇÃO 3: Construindo gráficos...18

Leia mais

Planetas: movimento retrógrado

Planetas: movimento retrógrado Planetas: movimento retrógrado Animação: http://www.astronomynotes.com/nakedeye/animations/retrograde-anim.htm http://www.brighthub.com/science/space/articles/53958.aspx http://www.astronomy.ohio-state.edu/~thompson/161/wanderers.html

Leia mais

Primeiro Teste de CVGA

Primeiro Teste de CVGA Primeiro Teste de CVGA 31 de Março de 2005 Questão 1 [1 ponto] O triângulo com vértices em P 1 ( 2, 4, 0), P 2 (1, 2, 1) e P 3 ( 1, 1, 2) é equilátero? Questão 2 [1 ponto] O triângulo com vértices em P

Leia mais

soma das distâncias que separam um ponto da elipse aos focos são dados.

soma das distâncias que separam um ponto da elipse aos focos são dados. LISTA 4 Geometria Analítica Professor Eudes Fileti PARTE A ELIPSE 1) Deduzir a equação da elipse a partir da definição. 2) Obtenha uma equação da elipse cujos focos ( e ) e vértices ( e ) são dados abaixo.

Leia mais

Universidade Federal do Pará Curso de Licenciatura em Matemática PARFOR Lista de Exercícios Referentes a Prova Substitutiva de Geometria Analítica

Universidade Federal do Pará Curso de Licenciatura em Matemática PARFOR Lista de Exercícios Referentes a Prova Substitutiva de Geometria Analítica 1 Universidade Federal do Pará Curso de Licenciatura em Matemática PARFOR Lista de Exercícios Referentes a Prova Substitutiva de Geometria Analítica 1. Determine a distância entre os pontos A(-2, 7) e

Leia mais

Com o auxílio do software vamos verificar se os pontos A(4, 7) e B(3, 5) pertencem à reta r do exemplo acima. Procedimentos para o uso do Winplot:

Com o auxílio do software vamos verificar se os pontos A(4, 7) e B(3, 5) pertencem à reta r do exemplo acima. Procedimentos para o uso do Winplot: Retas Equações de uma reta com o software Winplot Equação geral Podemos estabelecer a equação geral de uma reta a partir da condição de alinhamento de três pontos. Dada uma reta r, sendo A(x A, y A ) e

Leia mais

d{p, s) = R. Mas, d(p, s) = d(p, Q), onde Q(0, 0, z). Logo, P{x, y, z) pertence ao cilindro se, e somente se,

d{p, s) = R. Mas, d(p, s) = d(p, Q), onde Q(0, 0, z). Logo, P{x, y, z) pertence ao cilindro se, e somente se, 134 Geometria Analítica \ Vamos deduzir uma equação do cilindro, em relação a um sistema de coordenadas que contém s como eixo z. Seja R a distância entre r es. Então, um ponto P(x, y, z) pertence ao cilindro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS INSTITUTO DE MATEMÁTICA Aluno(a): Professor(a): Curso:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS INSTITUTO DE MATEMÁTICA Aluno(a): Professor(a): Curso: 5 Geometria Analítica - a Avaliação - 6 de setembro de 0 Justique todas as suas respostas.. Dados os vetores u = (, ) e v = (, ), determine os vetores m e n tais que: { m n = u, v u + v m + n = P roj u

Leia mais

Matemática I Cálculo I Unidade B - Cônicas. Profª Msc. Débora Bastos. IFRS Campus Rio Grande FURG UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Matemática I Cálculo I Unidade B - Cônicas. Profª Msc. Débora Bastos. IFRS Campus Rio Grande FURG UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Unidade B - Cônicas Profª Msc. Débora Bastos IFRS Campus Rio Grande FURG UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE 22 12. Cônicas São chamadas cônicas as curvas resultantes do corte de um cone duplo com um plano.

Leia mais

Aula 14 Círculo. Objetivos

Aula 14 Círculo. Objetivos Aula 1 Círculo MÓDULO 1 - AULA 1 Objetivos Determinar a equação do círculo de centro C e raio r, como um lugar geométrico. Aprender os conceitos de retas tangente e normal num ponto P de um círculo. Esboçar

Leia mais

Geometria Analítica - AFA

Geometria Analítica - AFA Geometria Analítica - AFA x = v + (AFA) Considerando no plano cartesiano ortogonal as retas r, s e t, tais que (r) :, (s) : mx + y + m = 0 e (t) : x = 0, y = v analise as proposições abaixo, classificando-

Leia mais

PARAMETRIZAÇÃO DE CURVA:

PARAMETRIZAÇÃO DE CURVA: PARAMETRIZAÇÃO DE CURVA: parametrizar uma curva C R n (n=2 ou 3), consiste em definir uma função vetorial: r : I R R n (n = 2 ou 3), onde I é um intervalo e r(i) = C. Equações paramétricas da curva C de

Leia mais

A B C A 1 B 1 C 1 A 2 B 2 C 2 é zero (exceto o caso em que as tres retas são paralelas).

A B C A 1 B 1 C 1 A 2 B 2 C 2 é zero (exceto o caso em que as tres retas são paralelas). MAT 105- Lista de Exercícios 1. Prolongue o segmento com extremos em (1, -5) e (3, 1) de um comprimento de (10) unidades. Determine as coordenadas dos novos extremos. 2. Determine o centro e o raio da

Leia mais

18/06/13 REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA - SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA

18/06/13 REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA - SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA COMPUTADOR NA SALA DE AULA Estudo das cônicas com Geometria Dinâmica José Carlos de Souza Jr. Andréa Cardoso Unifal MG COMPUTADOR NA SALA DE AULA A exploração de softwares de Geometria Dinâmica nos permite

Leia mais

Professor: Computação Gráfica I. Anselmo Montenegro Conteúdo: - Objetos gráficos planares. Instituto de Computação - UFF

Professor: Computação Gráfica I. Anselmo Montenegro  Conteúdo: - Objetos gráficos planares. Instituto de Computação - UFF Computação Gráfica I Professor: Anselmo Montenegro www.ic.uff.br/~anselmo Conteúdo: - Objetos gráficos planares 1 Objetos gráficos: conceitos O conceito de objeto gráfico é fundamental para a Computação

Leia mais

6 AULA. Equações Paramétricas LIVRO. META Estudar funções que a cada ponto do domínio associa um par ordenado

6 AULA. Equações Paramétricas LIVRO. META Estudar funções que a cada ponto do domínio associa um par ordenado 1 LIVRO Equações Paramétricas 6 AULA META Estudar funções que a cada ponto do domínio associa um par ordenado de R 2 OBJETIVOS Estudar movimentos de partículas no plano. PRÉ-REQUISITOS Ter compreendido

Leia mais

Aula 4. Coordenadas polares. Definição 1. Observação 1

Aula 4. Coordenadas polares. Definição 1. Observação 1 Aula Coordenadas polares Nesta aula veremos que há outra maneira de expressar a posição de um ponto no plano, distinta da forma cartesiana Embora os sistemas cartesianos sejam muito utilizados, há curvas

Leia mais

MAT 105- Lista de Exercícios

MAT 105- Lista de Exercícios 1 MAT 105- Lista de Exercícios 1. Determine as áreas dos seguintes polígonos: a) triângulo de vértices (2,3), (5,7), (-3,4). Resp. 11,5 b) triângulo de vértices (0,4), (-8,0), (-1,-4). Resp. 30 c) quadrilátero

Leia mais

Aula 15. Derivadas Direcionais e Vetor Gradiente. Quando u = (1, 0) ou u = (0, 1), obtemos as derivadas parciais em relação a x ou y, respectivamente.

Aula 15. Derivadas Direcionais e Vetor Gradiente. Quando u = (1, 0) ou u = (0, 1), obtemos as derivadas parciais em relação a x ou y, respectivamente. Aula 15 Derivadas Direcionais e Vetor Gradiente Seja f(x, y) uma função de variáveis. Iremos usar a notação D u f(x 0, y 0 ) para: Derivada direcional de f no ponto (x 0, y 0 ), na direção do vetor unitário

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE BRASILIA 4ª Lista. Nome: DATA: 09/11/2016

INSTITUTO FEDERAL DE BRASILIA 4ª Lista. Nome: DATA: 09/11/2016 INSTITUTO FEDERAL DE BRASILIA 4ª Lista MATEMÁTICA GEOMETRIA ANALÍTICA Nome: DATA: 09/11/016 Alexandre Uma elipse tem centro na origem e o eixo maior coincide com o eixo Y. Um dos focos é 1 F1 0, 3 e a

Leia mais

SISTEMA DE EIXOS COORDENADOS

SISTEMA DE EIXOS COORDENADOS PET FÍSICA SISTEMA DE EIXOS COORDENADOS Aula 6 TATIANA MIRANDA DE SOUZA VICTOR ABATH DA SILVA FREDERICO ALAN DE OLIVEIRA CRUZ AGRADECIMENTOS Esse material foi produzido com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento

Leia mais

Geometria Analítica. Cônicas. Prof. Vilma Karsburg

Geometria Analítica. Cônicas. Prof. Vilma Karsburg Geometria Analítica Cônicas Prof. Vilma Karsburg Cônicas Sejam duas retas e e g concorrentes em O e não perpendiculares. Considere e fixa e g girar 360 em torno de e, mantendo constante o ângulo entre

Leia mais

Um brinquedo chamado espiro grafo

Um brinquedo chamado espiro grafo Um brinquedo chamado espiro grafo Lenimar Nunes de Andrade UFPB - Joa o Pessoa, PB 9 de abril de 204 Introduc a o Um brinquedo em forma de re gua que permite a construc a o de curvas de formatos variados

Leia mais

MAT001 Cálculo Diferencial e Integral I

MAT001 Cálculo Diferencial e Integral I 1 MAT001 Cálculo Diferencial e Integral I RESUMO DA AULA TEÓRICA 4 Livro do Stewart: Apêndice D e Seção 16 FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS O círculo trigonométrico e arcos orientados Num plano cartesiano, considere

Leia mais

Aula 6. Doravante iremos dizer que r(t) é uma parametrização da curva, e t é o parâmetro usado para descrever a curva.

Aula 6. Doravante iremos dizer que r(t) é uma parametrização da curva, e t é o parâmetro usado para descrever a curva. Curvas ou Funções Vetoriais: Aula 6 Exemplo 1. Círculo como coleção de vetores. Vetor posição de curva: r(t) = (cos t, sen t), t 2π r(t) pode ser vista como uma função vetorial: r : [, 2π] R R 2 Doravante

Leia mais

Observação: i.e. é abreviação da expressão em latim istum est, que significa isto é.

Observação: i.e. é abreviação da expressão em latim istum est, que significa isto é. Um disco de raio R rola, sem deslizar, com velocidade angular ω constante ao longo de um plano horizontal, sendo que o centro da roda descreve uma trajetória retilínea. Suponha que, a partir de um instante

Leia mais

Objetos Gráficos Planares

Objetos Gráficos Planares Universidade Federal de Alagoas Instituto de Matemática Objetos Gráficos Planares Prof. Thales Vieira 2011 Objetos Gráficos Computação Gráfica é a área que estuda a síntese, o processamento e a análise

Leia mais

GEOMETRIA ANALÍTICA. 2) Obtenha o ponto P do eixo das ordenadas que dista 10 unidades do ponto Q (6, -5).

GEOMETRIA ANALÍTICA. 2) Obtenha o ponto P do eixo das ordenadas que dista 10 unidades do ponto Q (6, -5). GEOMETRIA ANALÍTICA Distância entre Dois Pontos Sejam os pontos A(xA, ya) e B(xB, yb) e sendo d(a, B) a distância entre eles, temos: Aplicando o teorema de Pitágoras ao triângulo retângulo ABC, vem: [d

Leia mais

Plano de Aula. 1 - Como abrir o programa KmPlot

Plano de Aula. 1 - Como abrir o programa KmPlot Plano de Aula Aluno(a):PIBID MATEMÁTICA Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara Disciplina: Matemática Conteúdo: Função de 1º grau Assunto: Gráficos, coeficientes da função, função

Leia mais

c) F( 4, 2) r : 2x+y = 3 c) a = 3 F 1 = (0,0) F 2 = (1,1)

c) F( 4, 2) r : 2x+y = 3 c) a = 3 F 1 = (0,0) F 2 = (1,1) Lista de Exercícios Estudo Analítico das Cônicas e Quádricas 1. Determine o foco, o vértice, o parâmetro e a diretriz da parábola P e faça um esboço. a) P : y 2 = 4x b) P : y 2 +8x = 0 c) P : x 2 +6y =

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Área de concentração: Matemática

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Área de concentração: Matemática PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Área de concentração: Matemática PRODUTO DA PESQUISA AUTOR: ANDERSON GONÇALVES SIQUEIRA ORIENTADOR:

Leia mais

3º. EM Prof a. Valéria Rojas Assunto: Determinante, Área do Triângulo, Equação da reta, Eq. Reduzida da Reta

3º. EM Prof a. Valéria Rojas Assunto: Determinante, Área do Triângulo, Equação da reta, Eq. Reduzida da Reta 1 - O uso do Determinante de terceira ordem na Geometria Analítica 1.1 - Área de um triângulo Seja o triângulo ABC de vértices A(x a, y a ), B(x b, x c ) e C(x c, y c ). A área S desse triângulo é dada

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº3 - Trigonometria - 12º ano Exames

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº3 - Trigonometria - 12º ano Exames AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº3 - Trigonometria - 1º ano Exames 006-010 sin x ln x g( Recorrendo às x capacidades gráficas da calculadora, visualize o gráfico da função g e reproduza-o

Leia mais

8. AS FÓRMULAS DA ADIÇÃO DE DOIS ARCOS.

8. AS FÓRMULAS DA ADIÇÃO DE DOIS ARCOS. 8. AS FÓRMULAS DA ADIÇÃO DE DOIS ARCOS. Vamos considerar fórmulas que calculam as funções trigonométricas da soma e diferença de dois arcos quando são dadas as funções trigonométricas desses arcos. Usaremos

Leia mais

Lista 5: Superfícies. (e) x = 4 tan(t) (f) x = (g) x = 1 4 csc(t) y = cosh(2t)

Lista 5: Superfícies. (e) x = 4 tan(t) (f) x = (g) x = 1 4 csc(t) y = cosh(2t) 1. Parametrize as seguintes curvas. + = 16 + 5 = 15 = 4 = 16 + 5 + 8 7 = 0 (f) + 4 + 1 + 6 = 0. Lista 5: Superfícies (g) = + (h) + = (i) + = 4 (j) + = 1 (k) 6 + 18 = 0 (l) r = sin(θ). Determine a equação

Leia mais

Mat. Mat. Monitor: Gabriella Teles

Mat. Mat. Monitor: Gabriella Teles Mat. Professor: Alex Amaral Monitor: Gabriella Teles Geometria analítica plana: hipérbole e parábola 16 nov RESUMO Parábola Consideremos em um plano uma reta diretriz e um ponto Foco não pertencente a

Leia mais

Construções de Dandelin

Construções de Dandelin Capítulo 7 Construções de Dandelin Na introdução às cônicas como secções planas do cone, referimo-nos às construções de Dandelin. Vamos apresentar estas construções para demonstrar as propriedades da elipse,

Leia mais

INSTITUTO DE MATEMÁTICA - UFBA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA 2 a LISTA DE EXERCÍCIOS DE MAT CÁLCULO II-A. Última atualização:

INSTITUTO DE MATEMÁTICA - UFBA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA 2 a LISTA DE EXERCÍCIOS DE MAT CÁLCULO II-A. Última atualização: INSTITUTO DE MATEMÁTICA - UFBA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA a LISTA DE EXERCÍCIOS DE MAT 4 - CÁLCULO II-A Última atualização: --4 ) Nos problemas a seguir encontre a área das regiões indicadas: A) Interior

Leia mais

Geometria Analítica I

Geometria Analítica I Geom. Analítica I Respostas do Módulo I - Aula 11 1 Geometria Analítica I 10/05/011 Respostas dos Exercícios do Módulo I - Aula 11 Aula 11 1. Em todos os itens desta questão, utilizaremos as relações x

Leia mais

CONTEÚDOS PARA BANCA MATEMÁTICA II. EDITAL Mestres e Doutores

CONTEÚDOS PARA BANCA MATEMÁTICA II. EDITAL Mestres e Doutores CONTEÚDOS PARA BANCA MATEMÁTICA II EDITAL 07-2010 Mestres e Doutores 1- Trigonometria: identidades trigonométricas e funções circulares; a) Defina função periódica e encontre o período das funções circulares,

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS VGA - 2 a Prova - Engenharia Civil + Física 03 de Julho de Prof o. E.T.

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS VGA - 2 a Prova - Engenharia Civil + Física 03 de Julho de Prof o. E.T. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS VGA - 2 a Prova - Engenharia Civil + Física 0 de Julho de 2014 - Prof o ETGalante 1 (2,0 pontos) Na gura acima ABCDEF GH é um paralelepípedo O ponto M

Leia mais

Aula 32 Curvas em coordenadas polares

Aula 32 Curvas em coordenadas polares MÓDULO 3 - AULA 32 Aula 32 Curvas em coordenadas polares Objetivo Aprender a usar as coordenadas polares para representar curvas planas. As coordenadas polares nos dão uma maneira alternativa de localizar

Leia mais

7. Determine a equação da parábola que passa pelos pontos P (0, 6), Q(3, 0) e R(4, 10).

7. Determine a equação da parábola que passa pelos pontos P (0, 6), Q(3, 0) e R(4, 10). Lista 3: Cônicas - Engenharia Mecânica Professora Elisandra Bär de Figueiredo 1. Determine a equação do conjunto de pontos P (x, y) que são equidistantes da reta x = e do ponto (0, ). A seguir construa

Leia mais

Sá, 31 de Julho de 010 01:36 - Última atualização Sex, 08 de Julho de 011 :07 CÔNICAS I) RESUMO SOBRE CÔNICAS ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Estudo das cônicas no ensino superior com a utilização do GeoGebra

Estudo das cônicas no ensino superior com a utilização do GeoGebra Estudo das cônicas no ensino superior com a utilização do GeoGebra Autores: Juracélio Ferreira Lopes - IFMG Wladimir Seixas - UFSCAR 20 de novembro de 2011 Motivação e Objetivos Motivação: A motivação

Leia mais

3.2 Determine a equação da circunferência de raio 5, tangente à reta 3x +4y =16no ponto A (4, 1).

3.2 Determine a equação da circunferência de raio 5, tangente à reta 3x +4y =16no ponto A (4, 1). 3.1 Obtenha a equação e esboce o gráfico da circunferência caracterizada por: (a) Centro C (, 1) eraior =5; (b) Passa pelos pontos A (1, ),B(1, 1) e C (, 3) ; (c) Inscrita no triângulo determinado pelas

Leia mais

4. Curvas Paramétricas e Transformações 2D

4. Curvas Paramétricas e Transformações 2D 4. Curvas Paramétricas e Transformações 2D Curvas Paramétricas (fonte: Wikipédia) Em matemática, uma equação paramétrica é uma forma de representar uma curva (ou, em geral, uma superfície) como a imagem

Leia mais

Elipse. 3 ano E.M. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda

Elipse. 3 ano E.M. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Cônicas Elipse ano E.M. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Cônicas Elipse c) (x 1) (y ) 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. O ponto que representa o centro da elipse de (x 1) (y ) equação = 1

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro Å INSTITUTO DE MATEMÁTICA Universidade Federal do Rio de Janeiro Gabarito da a Prova Unificada de Cálculo I a Questão: Calcule ou justifique caso não exista, cada um dos ite abaixo: ( (a) x + (+x )e x,

Leia mais

Jorge M. V. Capela, Marisa V. Capela. Araraquara, SP

Jorge M. V. Capela, Marisa V. Capela. Araraquara, SP Cônicas e Equações Quadráticas Jorge M. V. Capela, Marisa V. Capela Instituto de Química - UNESP Araraquara, SP capela@iq.unesp.br Araraquara, SP - 2017 1 Parábolas 2 3 4 5 Introdução Parábolas Parábolas

Leia mais

Plotar Gráficos com Recursos Computacionais

Plotar Gráficos com Recursos Computacionais Plotar 1 Gráficos com Recursos Computacionais Plotar (esboçar) o gráfico de uma função nem sempre é uma tarefa fácil. Para facilitar nosso trabalho, podemos utilizar softwares matemáticos especialmente

Leia mais

Exercícios de Geometria Analítica - Prof. Ademir

Exercícios de Geometria Analítica - Prof. Ademir Exercícios de Geometria nalítica - Prof. demir Vetores 1. onsidere o triângulo, onde = (1, 1, 1), = (2, 1, 0) e = (3, 2, 3). Verifique que este triângulo é retângulo, diga qual vértice contém o ângulo

Leia mais

(b) a quantidade de cloro no tanque no instante t;

(b) a quantidade de cloro no tanque no instante t; NOME: Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Matemtica Departamento de Mtodos Matemticos Gabarito da a Prova de Cálculo II - 06//0 a QUESTÃO : Um tanque possui 0 litros de solução com cloro

Leia mais

Teste de Avaliação. Nome N. o Turma Data /mar./2019. Avaliação E. Educação Professor. Duração (Caderno 1 + Caderno 2): 90 minutos. MATEMÁTICA 9.

Teste de Avaliação. Nome N. o Turma Data /mar./2019. Avaliação E. Educação Professor. Duração (Caderno 1 + Caderno 2): 90 minutos. MATEMÁTICA 9. Teste de Avaliação Nome N. o Turma Data /mar./2019 Avaliação E. Educação Professor MATEMÁTICA 9. o ANO Duração (Caderno 1 + Caderno 2): 90 minutos O teste é constituído por dois cadernos (Caderno 1 e Caderno

Leia mais

TÓPICO. Fundamentos da Matemática II APLICAÇÕES NA GEOMETRIA ANALÍTICA. Licenciatura em Ciências USP/ Univesp. Gil da Costa Marques

TÓPICO. Fundamentos da Matemática II APLICAÇÕES NA GEOMETRIA ANALÍTICA. Licenciatura em Ciências USP/ Univesp. Gil da Costa Marques APLICAÇÕES NA GEOMETRIA ANALÍTICA 4 Gil da Costa Marques TÓPICO Fundamentos da Matemática II 4.1 Geometria Analítica e as Coordenadas Cartesianas 4.2 Superfícies 4.2.1 Superfícies planas 4.2.2 Superfícies

Leia mais

(a) Determine a velocidade do barco em qualquer instante.

(a) Determine a velocidade do barco em qualquer instante. NOME: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Matemática PRIMEIRA PROVA UNIFICADA CÁLCULO II Politécnica, Engenharia Química - 10/10/2013. 1 a QUESTÃO : Um barco a vela de massa m = 1 parte

Leia mais

Lista 3: Geometria Analítica

Lista 3: Geometria Analítica Lista 3: Geometria Analítica A. Ramos 25 de abril de 2017 Lista em constante atualização. 1. Equação da reta e do plano; 2. Ângulo entre retas e entre planos. Resumo Equação da reta Equação vetorial. Uma

Leia mais

Ricardo Bianconi. Fevereiro de 2015

Ricardo Bianconi. Fevereiro de 2015 Seções Cônicas Ricardo Bianconi Fevereiro de 2015 Uma parte importante da Geometria Analítica é o estudo das curvas planas e, em particular, das cônicas. Neste texto estudamos algumas propriedades das

Leia mais