Tecnologia do DNA recombinante. John Wiley & Sons, Inc.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tecnologia do DNA recombinante. John Wiley & Sons, Inc."

Transcrição

1 Tecnologia do DNA recombinante John Wiley & Sons, Inc.

2 Tópicos Técnicas básicas usadas para identificar, amplificar e clonar genes Construção e triagem de bibliotecas de DNA Análise molecular de DNA, RNA e proteína Análise molecular de genes e cromossomos

3 Pontos Essenciais Os organismos transgênicos são criados pelo aproveitamento dos vetores biológicos. Os fenótipos dos organismos transgênicos podem fornecer informações sobre a função gênica. As técnicas de genética reversa começam com uma sequência gênica. A tecnologia de DNA recombinante nos seres humanos é uma via para o desenvolvimento da terapia gênica. A clonagem de plantas e animais produz indivíduos geneticamente idênticos.

4 A introdução de genes estranhos nos genomas cria organismos transgênicos O gene introduzido é conhecido como transgene; se o gene introduzido vier de uma espécie diferente, ele é um transgene heterólogo. Os dois principais desafios na criação de um organismo transgênico são a necessidade de: 1. introduzir DNA em uma célula de tal modo que esse DNA se integre ao genoma e 2. fornecer as sequências regulatórias adequadas para que o transgene venha a ser expresso convenientemente.

5 Técnicas básicas usadas para identificar, amplificar e clonar genes DNA Recombinante, clonagem gênica e técnicas de amplificação de DNA permitem isolar e caracterizar qualquer sequência de DNA de qualquer organismo.

6 Clonagem gênica Clonagem gênica é o isolamento e amplificação de um determinado gene. Uma molécula de DNA recombinante é uma molécula de DNA feita pela junção de uma ou mais moléculas diferentes de DNA.

7 Amplificação de um Gene In Vivo Um minicromossomo carregando o gene de interesse é produzido em um tubo. O minicromossomo recombinante é introduzido na célula hospedeira (ex. E. coli) e a célula hospedeira replica o minicromossomo.

8 Amplificação de um Gene In Vitro Pequenas sequências de DNA complementares à sequência de DNA em ambos os lados do gene interesse são sintetizadas. Essas curtas sequências de DNA são usadas para iniciar a amplificação de um gene usando DNA polimerase (PCR).

9 Como amplificar um gene de interesse

10 Enzimas de Restrição

11 John Wiley & Sons, Inc.

12 Estructura do complexo EcoRI-DNA John Wiley & Sons, Inc.

13 Muitas enzimas de restrição geram contas colantes John Wiley & Sons, Inc.

14

15 Como funciona a amplificação

16 Estrutura de dois plasmídeos

17 John Wiley & Sons, Inc.

18 Vetores Plasmidiais Circular, dupla fita de DNA, presentes em bactérias. De 1 kb a 200 kb. Replicação autônoma. Genes de resistência à antibióticos, que podem ser usados como marcadores de seleção. John Wiley & Sons, Inc.

19 Vetores: Bacteriófagos Um terço (cerca de 15 kb) do cromossomo do bacteriófago contém genes necessários para lisogenia. Essa porção pode ser removida e substituída por DNA exógeno. John Wiley & Sons, Inc.

20 Clonagem usando o fago como vetor

21 Vetores: Cosmídeos Híbridos entre plasmídeos e o fage. Replicação autônoma em E. coli. Capacidade de empacotamento do fago. Aceita insertos de kb. John Wiley & Sons, Inc.

22 Uso do Xgal para identificar colônias O gene de E. coli lacz codifica -galactosidase. -galactosidase converte o substrato incolor Xgal em um produto azul. Células com atividade de -galactosidase produzem colônias azuis em presença de Xgal; caso contrário, as colônias são brancas. John Wiley & Sons, Inc.

23 Vetores Eucarióticos Diferentes organismos usam diferentes origens de replicação e sinais regulatórios, por isso, diferentes vetores de clonagem precisam ser usados para diferentes espécies. Vetores de clonagem especiais podem replicar tanto em procariotos como em eucariotos. John Wiley & Sons, Inc.

24 Vetores Shuttle podem replicar em E. coli e em outras espécies John Wiley & Sons, Inc.

25 Yeast Artificial Chromosomes (YACs) Mini cromossomos de leveduras geneticamente modificados. Aceita insertos de DNA exógeno de kb. Contém uma origem de replicação de levedura, centrômero de levedura, dois telômeros de levedura, um marcador selecionável e um local de policlonagem. John Wiley & Sons, Inc.

26 BACs e PACs Cromossomos artificiais bacterianos (BACs) foram construídos a partir de fatores de fertilidade bacteriana (F) Cromossomos artificiais P1 (PACs) foram construídos a partir de cromossomos P1 de bacteriofagos. BACs e PACs aceitam insertos de kb e são menos complexos que os YACs. John Wiley & Sons, Inc.

27 Estrutura de um cromossomo artificial bacteriano (BAC) usado para clonar grandes fragmentos de DNA (150 a 300kb)

28 PCR Reação em Cadeia da Polimerase Inventada em 1983 por Kary Mullis é uma das técnicas mais comuns utilizadas em laboratórios de pesquisas médicas e biológicas Kary Mullis ganhou o prêmio Nobel em 1993 pela invenção da PCR.

29 PCR Reação de PCR: DNA dntps (desoxirribonucleotídeos trifosfatos) iniciadores (também chamados de primers) DNA polimerase solução tampão

30 PCR Toda esta mistura é colocada na máquina de PCR, o termociclador, que faz ciclos de temperatura pré-estabelecidos com tempos exatos

31 Desnaturação Processo no qual ocorre a separação da fita dupla de DNA por meio da elevação da temperatura. As amostras são aquecidas a ºC durante um a vários minutos.

32 Hibridação A temperatura é reduzida a ºC durante alguns segundos. Os iniciadores hibridam com as sequências complementares do DNA molde

33 Extensão Eleva-se a temperatura a 72ºC por alguns segundos. A DNA polimerase faz a duplicação da cadeia a partir dos iniciadores

34 John Wiley & Sons, Inc.

35 John Wiley & Sons, Inc.

36 John Wiley & Sons, Inc.

37 Pontos essenciais A descoberta das enzimas de restrição que clivam o DNA em sequências específicas permitiu a produção de moléculas de DNA recombinante in vitro. Sequências de DNA podem ser inseridas em vetores e amplificadas por replicação in vivo.

38 Pontos essenciais A reação em cadeia da polimerase (PCR) pode ser usada para amplificar uma sequência específica de DNA in vitro.

39 Construção e triagem de bibliotecas de DNA

40 Bibliotecas de DNA Uma biblioteca de DNA genômico é um conjunto de clones de DNA, que coletivamente contem o genoma inteiro de um organismo. Uma biblioteca de cdna contem as regiões codificadoras dos genes expressos de um organismo.

41

42

43 Síntese de cdnas a partir de mrna

44 Uso de sondas para identificar o clone portador do gene de interesse

45 Técnica de andar no cromossomo

46 Encontrando o clone de interesse usando anticorpo em uma biblioteca de expressão

47 Análise Molecular de DNA, RNA e Proteína DNA, RNA ou proteínas podem ser separadas por eletroforese, transferidas para membranas e analisadas por vários procedimentos.

48 Análises de DNA por Hibridização Southern Blot

49 O DNA genômico digerido por enzimas de restrição produz muitos fragmentos e forma um contínuo. Uma sonda pode identificar uma banda específica: técnica de Southern blot

50 Southern Blot: John Wiley & Sons, Inc.

51 Identificação de um fragmento específico por Southern Blot John Wiley & Sons, Inc.

52 Análises de RNAs por Northern Blot O Northern Blot é semelhante ao Southern blot, exceto: RNA é sensível a degradação por RNases;. moléculas de RNA contem estruturas secundárias e tem que ser desnaturadas. Northern blot é útil para estudos de expressão gênica.

53 Northern Blot (RNA de raiz, folhas e flores de A. thaliana) John Wiley & Sons, Inc.

54 Análise de RNAs por Transcriptase Reversa -PCR (RT-PCR) John Wiley & Sons, Inc.

55 Análise de Proteínas por Western Blot Polipeptídeos são separados por eletroforese em gel de poliacrilamida. Proteínas são transferidas do gel para a membrana de nitrocelulose. Proteínas individuais são detectadas com anticorpos.

56 Análise Molecular de Genes e Cromossomos Os sítios das enzimas de restrição podem ser usados para construir mapas

57 Mapeamento por enzimas de restrição John Wiley & Sons, Inc.

58 Sequenciamento de DNA

59 2',3'-Dideoxyribonucleoside Triphosphates John Wiley & Sons, Inc.

60 Sequenciamento de DNA : método de Sanger John Wiley & Sons, Inc.

61 John Wiley & Sons, Inc.

62 John Wiley & Sons, Inc.

63 John Wiley & Sons, Inc.

64 John Wiley & Sons, Inc.

BIBLIOTECAS DE DNA E HIBRIDIZAÇÃO. FABIANA SEIXAS

BIBLIOTECAS DE DNA E HIBRIDIZAÇÃO. FABIANA SEIXAS BIBLIOTECAS DE DNA E HIBRIDIZAÇÃO FABIANA SEIXAS email: fabianak@ufpel.edu.br ABORDAGENS... BIBLIOTECAS DE DNA -Bibliotecas de DNA Genômico -Bibliotecas de cdna TÉCNICAS DE HIBIDIZAÇÃO -Hibidização em

Leia mais

Clonagem de genes e fragmentos de DNA de interesse

Clonagem de genes e fragmentos de DNA de interesse Clonagem de genes a e fragmentos de DNA de interesse Clonagem Produzir cópias de uma molécula de DNA Criação de uma molécula recombinante e sua propagação Definições Clonar : fazer cópias idênticas Isolamento

Leia mais

DNA recombinante. Nilce M. Martinez Rossi Depto de Genética

DNA recombinante. Nilce M. Martinez Rossi Depto de Genética DNA recombinante Nilce M. Martinez Rossi Depto de Genética Descobertas marcantes 1962 Arber, Nathans e Smith Enzimas de restrição 1966 Niremberg, Ochoa e Khorana Elucidaram o código genético 1961 Marmur

Leia mais

Prof. João Carlos Setubal

Prof. João Carlos Setubal Prof. João Carlos Setubal QBQ 204 Aula 6 (biomol) Sequenciamento de DNA e PCR Replicação de DNA 5ʹ 3ʹ Se um dos nucleotídeos for defeituoso A replicação pára Reação da DNA Polimerase com dntps síntese

Leia mais

Sequenciamento de DNA e PCR QBQ 102 Aula 6 (biomol)

Sequenciamento de DNA e PCR QBQ 102 Aula 6 (biomol) Sequenciamento de DNA e PCR QBQ 102 Aula 6 (biomol) Prof. João Carlos Setubal Replicação de DNA 5ʹ 3ʹ Se um dos nucleotídeos for defeituoso A replicação pára Reação da DNA Polimerase com dntps síntese

Leia mais

Seleção de clones e screening de bibliotecas genômicas

Seleção de clones e screening de bibliotecas genômicas UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PÓLO AVANÇADO DE XERÉM GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA CURSO MELH. GEN. E OGMs (XBT353) TURMA 2015/2 Seleção de clones e screening de bibliotecas genômicas Prof. Dr. Silas

Leia mais

Sequenciamento de DNA e PCR 2018 s1

Sequenciamento de DNA e PCR 2018 s1 Sequenciamento de DNA e PCR 2018 s1 Prof. João Carlos Setubal DNA é microscópico como saber a composição de DNA? não existe microscópio suficientemente poderoso que permita simplesmente ler a molécula,

Leia mais

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE: HISTÓRICO, ENZIMAS DE RESTRIÇÃO E VETORES Aula 3

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE: HISTÓRICO, ENZIMAS DE RESTRIÇÃO E VETORES Aula 3 TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE: HISTÓRICO, ENZIMAS DE RESTRIÇÃO E VETORES Aula 3 LGN0232 Genética molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br Homo sapiens: UMA ESPÉCIE TECNOLÓGICA

Leia mais

Tecnologia do DNA recombinante

Tecnologia do DNA recombinante Tecnologia do DNA recombinante Fonte Conceito Arial de Tecnologia do DNA recombinante; Cor Clonagem preto do DNA; Ferramentas e aplicações da Tecnologia do DNA recombinante Tecnologia do DNA recombinante

Leia mais

Enzimas de restrição

Enzimas de restrição A tecnologia do DNA recombinante e suas aplicações Enzimas de restrição As enzimas de restrição são proteínas produzidas por bactérias para prevenir ou restringir a invasão de um DNA estranho. Elas atuam

Leia mais

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE PARTE I HISTÓRICO ENZIMAS DE RESTRIÇÃO VETORES ELETROFORESE. Patricia Schaker

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE PARTE I HISTÓRICO ENZIMAS DE RESTRIÇÃO VETORES ELETROFORESE. Patricia Schaker TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE PARTE I HISTÓRICO ENZIMAS DE RESTRIÇÃO VETORES ELETROFORESE Patricia Schaker 23.08.2017 HOMO SAPIENS: UMA ESPÉCIE TECNOLÓGICA Antes mesmo do homem compreender os processos

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS TÉCNICAS DE CLONAGEM GÊNICA (PARTE B)

INTRODUÇÃO ÀS TÉCNICAS DE CLONAGEM GÊNICA (PARTE B) INTRODUÇÃO ÀS TÉCNICAS DE CLONAGEM GÊNICA (PARTE B) Para produzir 5mg de somatostatina, são necessários 500.000 cérebros de carneiro, ou por engenharia genética 7,5kg de E. coli com gene enxertado deste

Leia mais

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE: TRANSFORMAÇÃO BACTERIANA E PCR Aula 4

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE: TRANSFORMAÇÃO BACTERIANA E PCR Aula 4 TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE: TRANSFORMAÇÃO BACTERIANA E PCR Aula 4 LGN0232 Genética molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br AULA PASSADA: Enzimas de Restrição: Ligação

Leia mais

Bases e aplicações. da tecnologia do DNA recombinante

Bases e aplicações. da tecnologia do DNA recombinante Bases e aplicações da tecnologia do DNA recombinante Por quê entender a Tecnologia do DNA recombinante? y y Doenças: diagnóstico, prognóstico e tratamento Compreensão dos mecanismos biológicos y y y organismos

Leia mais

Unidade III: Tecnologia do DNA Recombinante

Unidade III: Tecnologia do DNA Recombinante Unidade III: Tecnologia do DNA Recombinante Disciplina: Biologia Molecular Centro de Ciências da Saúde Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação Bloco

Leia mais

ESTUDOS DAS ÔMICAS: GENÔMICA VS TRANSCRIPTÔMICA E METAGENÔMICA. Aula 7. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética

ESTUDOS DAS ÔMICAS: GENÔMICA VS TRANSCRIPTÔMICA E METAGENÔMICA. Aula 7. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética ESTUDOS DAS ÔMICAS: GENÔMICA VS TRANSCRIPTÔMICA E METAGENÔMICA Aula 7 LGN232 Genética Molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br DOGMA DA BIOLOGIA CELULAR Genoma Transcriptoma

Leia mais

Bases da análise genômica: estado da arte

Bases da análise genômica: estado da arte Bases da análise genômica: estado da arte Cesar Martins cmartins@ibb.unesp.br Departamento de Morfologia Instituto de Biociências UNESP Universidade Estadual Paulista Botucatu, SP Avanços nas tecnologias

Leia mais

Bases da análise genômica: estado da arte

Bases da análise genômica: estado da arte Bases da análise genômica: estado da arte Cesar Martins (cmartins@ibb.unesp.br) Departamento de Morfologia Instituto de Biociências, UNESP Universidade Estadual Paulista Botucatu, SP Avanços nas tecnologias

Leia mais

MARCADORES MOLECULARES: AFLP E RFLP

MARCADORES MOLECULARES: AFLP E RFLP Universidade Federal de Pelotas Programa de Pós Graduação em Agronomia Disciplina de Biotecnologia Aplicada ao Melhoramento MARCADORES MOLECULARES: AFLP E RFLP Prof. PhD. Antonio Costa de Oliveira Gabriela

Leia mais

Prof. João Carlos Setubal

Prof. João Carlos Setubal Prof. João Carlos Setubal QBQ 102 Aula 5 (biomol) Sequenciamento de DNA, genomas e bioinformática Replicação de DNA 5ʹ 3ʹ A replicação pára Reação da DNA Polimerase com dntps síntese de DNA Purina ou

Leia mais

AMPLIFICAÇÃO DO GENE DA PROTEÍNA E DO VÍRUS DENV ATRAVÉS DA TÉCNICA DE REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR)

AMPLIFICAÇÃO DO GENE DA PROTEÍNA E DO VÍRUS DENV ATRAVÉS DA TÉCNICA DE REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR) AMPLIFICAÇÃO DO GENE DA PROTEÍNA E DO VÍRUS DENV ATRAVÉS DA TÉCNICA DE REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR) Beatriz Dantas Guimarães (1); Lucas Linhares de Locio (2); Herbert Crisóstomo dos Santos Araújo

Leia mais

Análises moleculares - DNA

Análises moleculares - DNA Análises moleculares - DNA Como o mapeamento genético contribui para a genética médica? A caracterização de um gene e suas mutações aumenta a compreensão da doença Aplicações: -Desenvolvimento de diagnóstico

Leia mais

Sequenciamento de genoma e transcriptomas

Sequenciamento de genoma e transcriptomas Sequenciamento de genoma e transcriptomas Por que seqüenciar genomas? O seqüenciamento de genomas é o primeiro passo para obter uma descrição completa da composição molecular de cada organismo, pois todas

Leia mais

Hospedeiros e vetores de clonagem

Hospedeiros e vetores de clonagem UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PÓLO AVANÇADO DE XERÉM GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA CURSO MELH. GEN. E OGMs (XBT353) TURMA 2015/2 Hospedeiros e vetores de clonagem Prof. Dr. Silas Pessini Rodrigues

Leia mais

Polimerase Chain Reaction PCR

Polimerase Chain Reaction PCR Polimerase Chain Reaction PCR Reação em cadeia da polimerase Técnica in vitro utilizada para sintetizar muitas cópias de DNA Amplificar uma seqüência alvo específica Termociclador DNA molde dntp DNA polimerase

Leia mais

CLONAGEM MOLECULAR E TRANSFORMAÇÃO BACTERIANA. Atualmente é muito comum ouvirmos falar de clonagem em meios de

CLONAGEM MOLECULAR E TRANSFORMAÇÃO BACTERIANA. Atualmente é muito comum ouvirmos falar de clonagem em meios de CLONAGEM MOLECULAR E TRANSFORMAÇÃO BACTERIANA I - INTRODUÇÃO Atualmente é muito comum ouvirmos falar de clonagem em meios de comunicação que atingem o grande público. É também bastante comum assistirmos

Leia mais

Nome: Curso: Nº. 1 º Teste Engenharia Genética 22 de Novembro de 2012 Duração: 2h.

Nome: Curso: Nº. 1 º Teste Engenharia Genética 22 de Novembro de 2012 Duração: 2h. 1 Nome: Curso: Nº 1 º Teste Engenharia Genética 22 de Novembro de 2012 Duração: 2h. As proteínas sensoras dos sistemas reguladores de dois components são usadas por bactérias para detectar e responder

Leia mais

Estudos das ômicas: Genômica; Transcriptomica; Metagenômica. Aula 7

Estudos das ômicas: Genômica; Transcriptomica; Metagenômica. Aula 7 Estudos das ômicas: Genômica; Transcriptomica; Metagenômica Aula 7 DOGMA DA GENÉTICA MOLECULAR Genoma Transcriptoma Proteoma DOGMA DA GENÉTICA MOLECULAR Genômica Transcriptômica Proteômica Regiões codantes,

Leia mais

Clonagem Molecular Patricia H. Stoco Edmundo C. Grisard

Clonagem Molecular Patricia H. Stoco Edmundo C. Grisard Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Biológicas Programa de Pós Graduação em Biotecnologia e Biociências Clonagem Molecular Patricia H. Stoco Edmundo C. Grisard Desenvolvimento da

Leia mais

Perguntas para o roteiro de aula. 1) Descreva as principais características estruturais gerais das moléculas de DNA e

Perguntas para o roteiro de aula. 1) Descreva as principais características estruturais gerais das moléculas de DNA e Perguntas para o roteiro de aula Professora: Drª Marilda S. Gonçalves Propriedades físico-químicas dos ácidos nucléicos 1) Descreva as principais características estruturais gerais das moléculas de DNA

Leia mais

Clonagem Molecular. Fragmentos de DNA de interesse. Fagos Cosmídeos BACs/ YACs

Clonagem Molecular. Fragmentos de DNA de interesse. Fagos Cosmídeos BACs/ YACs Clonagem Molecular Fragmentos de DNA de interesse Vetores: Plasmídeos Fagos Cosmídeos BACs/ YACs Hospedeiros: E.coli Levedura Células vegetais Células animais Enzimas: Enzimas de restrição DNA polimerases

Leia mais

Antígenos Recombinantes e suas aplicações em Imunologia

Antígenos Recombinantes e suas aplicações em Imunologia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS FCAV CAMPUS DE JABOTICABAL Antígenos Recombinantes e suas aplicações em Imunologia Bióloga Mariana Monezi Borzi Doutoranda

Leia mais

Actividade prática: Constrói os teus Kits de Genética!

Actividade prática: Constrói os teus Kits de Genética! Actividade prática: Constrói os teus Kits de Genética! Mais uma vez vais vestir a tua bata de cientista e investigador e preparar o teu dia a dia no laboratório. Hoje é um dia especial, vais receber a

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS POR HIBRIDIZAÇÃO E SEQUENCIAMENTO. Aula 5. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética

IDENTIFICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS POR HIBRIDIZAÇÃO E SEQUENCIAMENTO. Aula 5. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética IDENTIFICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS POR HIBRIDIZAÇÃO E SEQUENCIAMENTO Aula 5 LGN232 Genética Molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br LEMBRANDO O DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA MOLECULAR

Leia mais

introdução ao curso

introdução ao curso introdução ao curso http://www.ifsc.usp.br/~rdemarco/ffi0760/ffi0760.htm Cronograma aulas teóricas Aulas teóricas (Segundas-feiras - Sala 146) 30/07-introdução ao curso. 06/08-Busca em bancos de dados

Leia mais

Antígenos Recombinantes e suas aplicações em Imunologia

Antígenos Recombinantes e suas aplicações em Imunologia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS FCAV CAMPUS DE JABOTICABAL Antígenos Recombinantes e suas aplicações em Imunologia Bióloga Mariana Monezi Borzi Doutoranda

Leia mais

Introdução a Bioinformática Curso de Verão Nivelamento na área de Biológicas

Introdução a Bioinformática Curso de Verão Nivelamento na área de Biológicas Introdução a Bioinformática Curso de Verão 2011 Nivelamento na área de Biológicas 1 O que é genoma? Um genoma é o DNA completo de um organismo, incluindo os genes. Os genes levam a informação para produzir

Leia mais

1. O QUE É A ENGENHARIA GENÉTICA?

1. O QUE É A ENGENHARIA GENÉTICA? 1. O QUE É A ENGENHARIA GENÉTICA? Termos sinónimos: Manipulação genética, clonagem de genes, tecnologia do DNA recombinante, modificação genética, nova genética. Áreas de acção: Investigação básica - função

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Biologia Molecular. Prof. Odir Dellagostin

Universidade Federal de Pelotas Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Biologia Molecular. Prof. Odir Dellagostin Universidade Federal de Pelotas Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Biologia Molecular Prof. Odir Dellagostin Whittaker 1969 5 reinos divididos principalmente pelas características morfológicas

Leia mais

Escolha de iniciadores. Cairé Barreto

Escolha de iniciadores. Cairé Barreto Cairé Barreto 2017 A replicação do DNA precisa de iniciadores para acontecer (PRIMASE) A DNA polimerase replica o DNA a partir de uma fita pré-existente (5 -> 3 ). Pequenos segmentos de RNA orientam a

Leia mais

DNA, cromossomos e organização dos genes do genoma

DNA, cromossomos e organização dos genes do genoma DNA, cromossomos e organização dos genes do genoma Profa. Dra. Aline Maria da Silva Instituto de Química- USP Bibliografia: Genes VII - Benjamin Lewin Lenhinger Principles of Biochemistry (3a. Ed.) Genoma

Leia mais

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE E CLONAGEM

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE E CLONAGEM TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE E CLONAGEM Homo sapiens: UMA ESPÉCIE TECNOLÓGICA Antes de compreender já explorava os recursos naturais. Exploração da biotecnologia: cultivar plantas, criar animais, fermentação.

Leia mais

Replicação. Transcrição. Antígenos Recombinantes e suas aplicações em Imunologia 22/03/2016

Replicação. Transcrição. Antígenos Recombinantes e suas aplicações em Imunologia 22/03/2016 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS FCAV CAMPUS DE JABOTICABAL Antígenos Recombinantes e suas aplicações em Imunologia Bióloga Mariana Monezi Borzi Mestre

Leia mais

Sessão 1: Os Princípios e as Técnicas da Biologia Molecular do Séc XXI

Sessão 1: Os Princípios e as Técnicas da Biologia Molecular do Séc XXI Sessão 1: Os Princípios e as Técnicas da Biologia Molecular do Séc XXI Menu do dia: -DNA RNA proteína - Sequenciação de genomas (Clonagem, electroforese em gel) - Transcritoma (Microarrays) - Organismos

Leia mais

PS 4 Soluções Pergunta 1

PS 4 Soluções Pergunta 1 PS 4 Soluções Pergunta 1 Você está estudando a síntese do aminoácido triptofano em bactérias. As enzimas TrpA, TrpB, TrpC, TrpD, TrpE e AroH são essenciais para a síntese desse aminoácido. Bactérias do

Leia mais

Aplicações. Enzimas de restrição

Aplicações. Enzimas de restrição Engenharia genética - Capacidade de manipular ácidos núcleicos de forma bem definida e controlada. As ferramentas que o permitem são as enzimas capazes de actuarem sobre ácidos núcleicos. Enzimas de restrição

Leia mais

Sequenciamento de genoma e transcriptomas

Sequenciamento de genoma e transcriptomas Sequenciamento de genoma e transcriptomas Durante décadas o método de Sanger foi praticamente a única opção utilizada para sequenciamento de DNA Nos últimos anos surgiram novas tecnologias de sequenciamento

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Maringá Disciplina: Biologia Molecular 6855/ Turmas 1 e 2 Enzimas de restrição/modificação do DNA e Clonagem Profa. Dra. Maria Aparecida Fernandez Endonucleases de restrição; Fazem

Leia mais

Técnicas Moleculares: PCR, Sequenciamento e Southern Blot Técnicas Sorológicas

Técnicas Moleculares: PCR, Sequenciamento e Southern Blot Técnicas Sorológicas UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA E FITOSSANITARISMO AF 073- Biotecnologia Vegetal Técnicas Moleculares: PCR, Sequenciamento e Southern Blot Técnicas

Leia mais

Marcadores Moleculares

Marcadores Moleculares Marcadores Moleculares Marcadores Moleculares Marcadores Genéticos Características polimórficas: marcadores de variabilidade genética entre indivíduos, populações, espécies e taxons superiores. Marcadores

Leia mais

III. Tecnologia do DNA Recombinante BIOTECNOLOGIA. Uso de organismos vivos ou parte deles para a produção de bens e serviços

III. Tecnologia do DNA Recombinante BIOTECNOLOGIA. Uso de organismos vivos ou parte deles para a produção de bens e serviços III. Tecnologia do DNA Recombinante BITECNLGIA Uso de organismos vivos ou parte deles para a produção de bens e serviços 1 Agricultura Meio ambiente Medicina Cultura de Células e Tecidos Bioprocessamento

Leia mais

Profa. Leila Larisa Medeiros Marques

Profa. Leila Larisa Medeiros Marques Profa. Leila Larisa Medeiros Marques Processo de fazer cópias exatas de um organismo ou de qualquer elemento.» Clonagem celular;» Clonagem molecular. Clonagem celular Vitória em 2011: Clonagem celular

Leia mais

DNA, Cromossomos e Replicação. Capítulos 5 e 6 (pág ) - Fundamentos da Biologia Celular - Alberts- 2ª edição

DNA, Cromossomos e Replicação. Capítulos 5 e 6 (pág ) - Fundamentos da Biologia Celular - Alberts- 2ª edição DNA, Cromossomos e Replicação Capítulos 5 e 6 (pág 199-210) - Fundamentos da Biologia Celular - Alberts- 2ª edição Ácidos ribonucléicos DNA e RNA Formado por nucleotídeos: uma base nitrogenada ligada a

Leia mais

Tecnologia do DNA recombinante

Tecnologia do DNA recombinante Tecnologia do DNA recombinante Clonagem Molecular Fragmentos de DNA de interesse Vetores: Plasmídeos Fagos Cosmídeos BACs/ YACs Hospedeiros: E.coli Levedura Células vegetais Células animais Enzimas: Enzimas

Leia mais

PCR Prof. Dr. Fábio Gregori

PCR Prof. Dr. Fábio Gregori PCR Prof. Dr. Fábio Gregori Laboratório de Biologia Molecular Aplicada e Sorologia VPS-FMVZ-USP 1 Reação em Cadeia pela Polimerase Amplificação in vitro de DNA BANDA DNA (amplificado) DNA Agente infeccioso

Leia mais

ISOLAMENTO E MANIPULAÇÃO DE UM GENE

ISOLAMENTO E MANIPULAÇÃO DE UM GENE ISOLAMENTO E MANIPULAÇÃO DE UM GENE ISOLAMENTO E MANIPULAÇÃO DE UM GENE Importância da Engenharia Genética Diversidade biológica X Diversidade gênica Etapas básicas da Clonagem Escolha e amplificação do

Leia mais

7.012 Conjunto de Problemas 4

7.012 Conjunto de Problemas 4 Nome Seção 7.012 Conjunto de Problemas 4 Pergunta 1 Você está estudando a síntese do aminoácido triptofano em bactérias. As enzimas TrpA, TrpB, TrpC, TrpD, TrpE e AroH são essenciais para a síntese desse

Leia mais

1.3 Explique a razão pela qual, na ausência de lactose, as enzimas necessárias à degradação desta molécula não se produzem.

1.3 Explique a razão pela qual, na ausência de lactose, as enzimas necessárias à degradação desta molécula não se produzem. A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o - V. N. Gaia E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O BIOLOGIA Módulo 2 12º CTec CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS

Leia mais

Conceitos Básico sobre Biologia molecular

Conceitos Básico sobre Biologia molecular Conceitos Básico sobre Biologia molecular UFMS Mestre: Paula Cristhina Niz Xavier INTRODUÇÃO A biologia molecular tem aplicação expressiva na pesquisa de marcadores genéticos úteis no diagnóstico laboratorial.

Leia mais

Princípios e Aplicações da Técnica de PCR

Princípios e Aplicações da Técnica de PCR Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Biológicas XVIII Semana Acadêmica da Biologia- UFSC Curso teórico-prático Princípios e Aplicações da Técnica de PCR Prof. Dr. Rafael D Rosa Departamento

Leia mais

Introdução à Bioquímica

Introdução à Bioquímica Introdução à Bioquímica Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos Dra. Fernanda Canduri Laboratório de Sistemas BioMoleculares. Departamento de Física.. UNESP São José do Rio Preto - SP. Genoma! O genoma de um organismo

Leia mais

Aula experimental 1: Reação da polimerase em cadeia (PCR), digestão, ligação e eletroforese em gel de agarose

Aula experimental 1: Reação da polimerase em cadeia (PCR), digestão, ligação e eletroforese em gel de agarose Bloco 1 Professor: Renato Carvalho Monitora: Luana Fé UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIENCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE FARMÁCIA DEPARTAMENTO DE BIOTECNOLOGIA FARMACÊUTICA Aula experimental

Leia mais

Número de genes versus número de proteínas em eucariotos

Número de genes versus número de proteínas em eucariotos Número de genes versus número de proteínas em eucariotos Bioquímica II SQM0416 Júlia Assirati Tomie Kuriyama Victória Montenegro de Campos Resumo Introdução Características do genoma humano Como foram

Leia mais

Biotecnologia. biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica.

Biotecnologia. biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica. Biotecnologia - Biotecnologia significa qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização

Leia mais

Estratégias de clonagem

Estratégias de clonagem UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PÓLO AVANÇADO DE XERÉM GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA CURSO MELH. GEN. E OGMs (XBT353) TURMA 2015/2 Estratégias de clonagem Prof. Dr. Silas Pessini Rodrigues Rio de Janeiro,

Leia mais

Sequenciamento do Motivo de Fosforilação de PEP-Carboxilases de Genótipos de Milho Contrastantes em Responsividade ao Nitrogênio.

Sequenciamento do Motivo de Fosforilação de PEP-Carboxilases de Genótipos de Milho Contrastantes em Responsividade ao Nitrogênio. Sequenciamento do Motivo de Fosforilação de PEP-Carboxilases de Genótipos de Milho Contrastantes em Responsividade ao Nitrogênio. XXIV Congresso Nacional de Milho e Sorgo - 01 a 05 de setembro de 2002

Leia mais

UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO Cap.2.1. Alterações do Material Genético Engenharia genética.

UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO Cap.2.1. Alterações do Material Genético Engenharia genética. UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO Cap.2.1. Alterações do Material Genético Engenharia genética Biologia 12º ano UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO Situação

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias. Disciplina BIOLOGIA MOLECULAR

Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias. Disciplina BIOLOGIA MOLECULAR Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias Disciplina BIOLOGIA MOLECULAR DBI05366 CAMPUS: Centro de Ciências Agrárias CURSO: Ciências Biológicas HABILITAÇÃO: Bacharelado em Ciências

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Centro de Biotecnologia Graduação em Biotecnologia REPLICAÇÃO DE DNA

Universidade Federal de Pelotas Centro de Biotecnologia Graduação em Biotecnologia REPLICAÇÃO DE DNA Universidade Federal de Pelotas Centro de Biotecnologia Graduação em Biotecnologia REPLICAÇÃO DE DNA Conteúdo... - Replicação do DNA e ciclo celular; -Origem de Replicação; -Mecanismos básicos de replicação

Leia mais

Prof. Dr. Júlio César Borges. Eduardo Nazaré Felipe Gonçalves Renato Capelo

Prof. Dr. Júlio César Borges. Eduardo Nazaré Felipe Gonçalves Renato Capelo Prof. Dr. Júlio César Borges Eduardo Nazaré Felipe Gonçalves Renato Capelo Introdução Método de Sanger Pirosequenciamento Ion Torrent Aplicações Desde a descoberta da dupla fita de DNA surgiram diversas

Leia mais

Replicação do DNA e Cromossomos

Replicação do DNA e Cromossomos Replicação do DNA e Cromossomos Características básicas da replicação do DNA In Vivo É semiconservativa, Inicia-se em origens únicas Geralmente é bidirecional a partir de cada origem de replicação. A replicação

Leia mais

1 º Teste de Engenharia Genética 7 de Novembro de 2015; Duração máxima: 2h

1 º Teste de Engenharia Genética 7 de Novembro de 2015; Duração máxima: 2h 1 Nome: Curso: Nº 1 º Teste de Engenharia Genética 7 de Novembro de 2015; Duração máxima: 2h As infecções contraídas em hospitais devido a bactérias resistentes a múltiplas drogas (MDR) são um dos maiores

Leia mais

Tecnologia do DNA Recombinante

Tecnologia do DNA Recombinante Aula de Bioquímica II Tema: Tecnologia do DNA Recombinante Prof. Dr. Júlio César Borges Depto. de Química e Física Molecular DQFM Instituto de Química de São Carlos IQSC Universidade de São Paulo USP E-mail:

Leia mais

Detecção de Seqüências Específicas de DNA

Detecção de Seqüências Específicas de DNA Detecção de Seqüências Específicas de DNA Parte 1. Procurando um gene Imagine que você é um cientista e acabou de extrair um DNA. Você precisa saber se este DNA contém o gene para fibrose cística. Você

Leia mais

Genômica. Mapeamento Molecular

Genômica. Mapeamento Molecular Genômica Mapeamento Molecular Mapas Para a construção de mapas moleculares podem ser empregados métodos de frequências de recombinação, posições relativas de características citológicas, ou distâncias

Leia mais

Resumo - capítulo 7. Pedro Ivo Gomes de Faria

Resumo - capítulo 7. Pedro Ivo Gomes de Faria Resumo - capítulo 7 Pedro Ivo Gomes de Faria Sumário 1 Capítulo 7 - Tecnologia do DNA recombinante 2 1.1 Fragmentação, separação e sequenciamento de moléculas de DNA................................ 2 1.2

Leia mais

Bases da análise genômica

Bases da análise genômica Bases da análise genômica Cesar Martins (cmartins@ibb.unesp.br) Departamento de Morfologia Instituto de Biociências, UNESP Universidade Estadual Paulista Botucatu, SP O genoma e sua história Genoma Termo

Leia mais

Análises de DNA. O DNA e sua história. DNA nos remete a Hereditariedade. -Hipócrates ( a.c.): pangênese

Análises de DNA. O DNA e sua história. DNA nos remete a Hereditariedade. -Hipócrates ( a.c.): pangênese Análises de DNA O DNA e sua história DNA nos remete a Hereditariedade -Hipócrates (460-377 a.c.): pangênese -Aristóteles (384-322 a.c.): transmissão das características pelo sêmen 1 O genoma e sua história

Leia mais

Seqüenciamento de DNA

Seqüenciamento de DNA Seqüenciamento de DNA Profa. Dra. Aline Maria da Silva Instituto de Química- USP Bibliografia: Recombinant DNA James Watson & Michael Gilman Guia de Rotas na Tecnologia do Gene Matthew Walker & Ralph Rapley

Leia mais

MARCADORES MOLECULARES: DO MELHORAMENTO A CONSERVAÇÃO. Aula 10. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética

MARCADORES MOLECULARES: DO MELHORAMENTO A CONSERVAÇÃO. Aula 10. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética MARCADORES MOLECULARES: DO MELHORAMENTO A CONSERVAÇÃO Aula 10 LGN232 Genética Molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br RELEMBRANDO. kit de genética molecular ENZIMAS DE

Leia mais

MARCADORES MOLECULARES

MARCADORES MOLECULARES ESALQ/USP MARCADORES MOLECULARES Base genética dos marcadores e usos no melhoramento de plantas e em estudos de diversidade genética e conservação Departamento de Genética ESTUDO DIRIGIDO 1. O que são

Leia mais

VI Congresso Brasileiro de Biossegurança Simpósio Latino-Americano de Produtos Biotecnológicos

VI Congresso Brasileiro de Biossegurança Simpósio Latino-Americano de Produtos Biotecnológicos VI Congresso Brasileiro de Biossegurança Simpósio Latino-Americano de Produtos Biotecnológicos Rio de Janeiro, 21-25 setembro de 2009 Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Construções Mais Comuns

Leia mais

Melhoramento Genético de Plantas

Melhoramento Genético de Plantas Melhoramento Genético de Plantas Prof. Dr. Natal A. Vello Doutoranda Fernanda A. Castro Pereira Genética Mendeliana Genética Quantitativa Estatística Melhoramento genético convencional Biotecnologia Biotecnologia

Leia mais

NextGeneration ECO One-Step RT-qPCR Kit

NextGeneration ECO One-Step RT-qPCR Kit DNA EXPRESS BIOTECNOLOGIA NextGeneration ECO One-Step RT-qPCR Kit Kit para uso em RT-PCR em tempo real quantitativo (RT-qPCR) em único tubo contendo NextGeneration Transcriptase Reversa M-MLV RNAse Minus

Leia mais

Introdução à Bioquímica

Introdução à Bioquímica Introdução à Bioquímica Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos Dra. Fernanda Canduri Laboratório de Sistemas BioMoleculares. Departamento de Física.. UNESP São José do Rio Preto - SP. Tópicos! Estrutura e função

Leia mais

PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase. e suas aplicações

PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase. e suas aplicações PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase e suas aplicações Bianca Zingales zingales@iq.usp.br PCR é uma Técnica - Desenvolvida por Kary Mullis e colaboradores em 1983 - É um método

Leia mais

Tecnologia do DNA recombinante

Tecnologia do DNA recombinante Tecnologia do DNA recombinante Watson & Crick Estrutura do química do DNA (1953) HISTÓRICO Tecnologia DNA recombinante Insulina recombinante (1978) Ian Wilmut clonagem de mamífero (1997) Nature, 25 - Abr

Leia mais

Tecnologia do DNA Recombinante-TDR

Tecnologia do DNA Recombinante-TDR Tecnologia do DNA Recombinante-TDR (clonagem de DNA) CONSTRUINDO A MOLÉCULA DE DNA RECOMBINANTE, BIOTECNOLOGIA:Engenharia genética. A utilização de microorganismos, plantas e animais para a produção de

Leia mais

Estudo Dirigido Sequenciamento de DNA

Estudo Dirigido Sequenciamento de DNA Estudo Dirigido Sequenciamento de DNA Professores Dra. Daniela Alves Silvestre OBJETIVOS Compreender a partir do estudo da técnica de sequenciamento do DNA através da utilização de didesoxinucleotídeos,

Leia mais

Electroforese de ácidos nucleicos

Electroforese de ácidos nucleicos Electroforese de ácidos nucleicos 1 A electroforese consiste em fazer migrar biomoléculas por uma matriz, sob a influência de um campo eléctrico, permitindo separá-las segundo as suas propriedades fisicoquímicas

Leia mais

Diagnóstico Virológico

Diagnóstico Virológico Diagnóstico Virológico Para que serve? Importância do Diagnóstico Laboratorial Diferenciação de agentes que causam a mesma síndrome clínica Identificação de patógenos novos Diferenciação de fases de doença

Leia mais

Aula 8: Seleção de clones e screening bancos de bibliotecas genômicas

Aula 8: Seleção de clones e screening bancos de bibliotecas genômicas UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PÓLO AVANÇADO DE XERÉM GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA CURSO MELH. GEN. E OGMs (XBT353) TURMA 2014/1 Aula 8: Seleção de clones e screening bancos de bibliotecas genômicas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA Genética Bacteriana Disciplina: Biologia de Microrganismos Professora: Alessandra Machado Genética Bacteriana

Leia mais

15/10/2009 GENÉTICA BACTERIANA. Disciplina: Microbiologia Geral Curso: Nutrição Prof. Renata Fernandes Rabello. Informação genética essencial.

15/10/2009 GENÉTICA BACTERIANA. Disciplina: Microbiologia Geral Curso: Nutrição Prof. Renata Fernandes Rabello. Informação genética essencial. GENÉTICA BACTERIANA GENOMA BACTERIANO Cromossoma (nucleóide) Informação genética essencial. Ácido desoxirribonucléico (DNA). Disciplina: Microbiologia Geral Curso: Nutrição Prof. Renata Fernandes Rabello

Leia mais

Engenharia Genética; Transgênicos e OGM s

Engenharia Genética; Transgênicos e OGM s Dogma Central da Biologia Molecular Engenharia Genética; Transgênicos e OGM s Prof. Msc. Lucas Silva de Faria Engenharia Genética Conjunto de tecnologias que permitem a manipulação (modificação) do material

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down)

IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down) Aplicações: IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down) Mapeamento genético e identificação: mapeamento de genes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia. Genética bacteriana. Prof.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia. Genética bacteriana. Prof. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia Genética bacteriana Prof. Vânia Silva A célula bacteriana Genoma informação genética de uma célula (cromossomo

Leia mais

Tecnologia do DNA recombinante

Tecnologia do DNA recombinante Tecnologia do DNA recombinante Tecnologia do DNA Recombinante déc. 70 conhecimento de mecanismos biomoleculares enzimas biológicas cortar DNA ligar DNA replicar DNA transcrever reversamente o RNA complementaridade

Leia mais