1.3 Explique a razão pela qual, na ausência de lactose, as enzimas necessárias à degradação desta molécula não se produzem.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1.3 Explique a razão pela qual, na ausência de lactose, as enzimas necessárias à degradação desta molécula não se produzem."

Transcrição

1 A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o - V. N. Gaia E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O BIOLOGIA Módulo 2 12º CTec CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS PATRIMÓNIO GENÉTICO ALTERAÇÕES DO MATERIAL GENÉTICO Ficha de preparação para o teste do próximo dia 13 de fevereiro N O M E : Nº... D A T A : 0 6 / 0 2 / Observe a figura 1. 1 Figura Como é constituído o operão lac? 1.2 Descreva o papel do gene regulador (i). 1.3 Explique a razão pela qual, na ausência de lactose, as enzimas necessárias à degradação desta molécula não se produzem.

2 2 A figura 2 representa a espermatogénese num indivíduo da espécie humana na qual se ilustra os cromossomas do par 18 ao longo das divisões celulares. 2.1 Identifique o fenómeno representado na passagem da célula 2 para as células 4 e O que aconteceria se: a célula 4 se unisse a um óvulo normal? a célula 5 se unisse a um óvulo normal? Figura 2 3 O quadro representa a relação entre o número de nascimentos de indivíduos com trissomia 21 e a idade das respectivas mães Com base no quadro, explique por que razão as mães devem ter filhos antes dos 40 anos. 3.2 Classifique como verdadeiro (V) ou falso (F) as seguintes afirmações. A. A idade da mãe não tem qualquer relação com o aparecimento da trissomia 21. B. Uma mãe com 23 anos não tem qualquer probabilidade de ter um filho com trissomia 21. C. A probabilidade de uma mulher com 29 anos ter um filho com trissomia 21 é menor do que numa mulher com 44 anos. 3.3 Que mecanismos biológicos podem justificar a relação entre o aumento do número de indivíduos com trissomia 21 e a idade das mães. 4. Uma mulher, após sofrer cinco abortos espontâneos, recorreu a uma clínica de infertilidade. O cariótipo da mulher revelou uma alteração nos pares de cromossomas 7 e 8 que está representada na figura seguinte. Figura 3

3 4.1 Identifique a alteração cromossómica representada. 4.2 Explique por que razão a mulher apresenta um fenótipo normal, apesar da alteração cromossómica que possui. 4.3 Explique a razão do elevado número de abortos espontâneos nesta mulher. 5 Um proto-oncogene... a) codifica produtos que estimulam a divisão celular. b) codifica produtos que inibem a divisão celular. c) apenas é transcrito em células cancerosas. d) pode ser convertido num oncogene. e) está inativo durante o desenvolvimento embrionário. f) existe apenas em células germinativas. (Assinale as opções corretas.) 6 Certos cancros, como o do fígado ou do colo do útero, são muitas vezes causados por infecções virais. Explique qual o efeito de uma infecção viral sobre o genoma que pode conduzir ao aparecimento de cancro. 7 A leucemia mielóide crónica é um tipo de cancro relacionado com uma anomalia cromossómica que dá origem a um cromossoma anormal designado cromossoma de Filadélfia. A figura que se segue ilustra o processo que conduz à formação do cromossoma de Filadélfia. 3 Figura Identifique a mutação cromossómica que está na origem do cromossoma de Filadélfia. 7.2 Formule uma hipótese explicativa para o facto da alteração cromossómica representada na figura 4 estar na origem do desenvolvimento de um cancro. 8 Classifique cada uma das seguintes afirmações como verdadeira (V) ou falsa (F). a) A maior parte dos cancros desenvolve-se a partir de mutações que surgem em células somáticas. b) As células cancerosas são altamente especializadas. c) A proliferação das células cancerosas é localizada. d) A deleção de um oncogene é a causa mais frequente do desenvolvimento de um cancro. e) Os genes supressores de tumores dão origem ao aparecimento de cancro quando a sua transcrição aumenta. f) A conversão de um proto-oncogene num oncogene pode resultar da substituição de uma única base do DNA. 9 A tecnologia do DNA recombinante permite novas formas de abordagem de questões fundamentais da Biologia Molecular sobre o funcionamento celular, bem como uma nova perspetiva na resolução de problemas em diversos domínios, nomeadamente a Farmacologia e a Medicina. A insulina humana é um exemplo de uma proteína geneticamente modificada, produzida pela E. coli. São também exemplos, a produção da hormona de crescimento, de vacinas, de substâncias para o tratamento de doenças como a esclerose múltipla, problemas de coração e alguns cancros. A figura 4 apresenta técnicas utilizadas em engenharia genética que permitem clonar um gene de mamífero numa bactéria.

4 4 Figura 5 Adaptada: Prova Escrita de Biologia, 602, época especial, Faça corresponder a cada um dos números (de 1 a 8) da figura 5 um dos números (de I a VIII) da chave, que identificam intervenientes no processo de clonagem de um gene de mamífero numa bactéria. CHAVE I. cdna II. Ligase do DNA III. Enzima de restrição IV. rdna V. Plasmídeo VI. mrna VII. Transcriptase reversa VIII. DNA 9.2 Selecione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter afirmações corretas Na técnica esquematizada na figura 5, o fragmento de DNA introduzido na bactéria foi obtido por de mamífero. A expressão do gene de interesse pela célula bacteriana processamento da molécula de RNA resultante da transcrição. (A) replicação de uma porção de DNA; requer ainda (B) replicação de uma porção de DNA; já não requer (C) transcrição reversa de mrna; requer ainda

5 (D) transcrição reversa de mrna; já não requer Na técnica representada foi utilizado como vetor um, que incorporou o DNA cromossómico. O(s) é (são) outro(s) exemplo(s) de vetor(es) capaz(es) de transportar o fragmento de DNA para uma célula. (A) bacteriófago [ ] plasmídeos (B) plasmídeo [ ] bacteriófagos (C) cdna [ ] rdna (D) DNA [ ] mrna 9.3 A técnica do DNA recombinante permite isolar e clonar genes de interesse para a obtenção de substâncias que melhoram a qualidade de vida de muitos doentes. No entanto, a clonagem tem de ser feita com DNA complementar. Explique de que modo a utilização da técnica do cdna torna mais eficiente a técnica do rdna, na obtenção de produtos como a insulina ou a hormona do crescimento. 10 Na técnica do DNA recombinante utilizam-se os procedimentos assinalados de 1 a Recorre-se a enzimas de restrição. 2 - Usam-se ligases do DNA. 3 - Remove-se o plasmídeo da bactéria. 4 - Introduz-se o plasmídeo na bactéria hospedeira Seleccione a alínea que explicita a ordem pela qual esses procedimentos decorrem. A - 1, 2, 3, 4 B - 4, 3, 2, 1 C - 3, 1, 2, 4 D - 2, 3, 1, Selecione a opção que completa corretamente a frase seguinte. A técnica do DNA recombinante pode ser utilizada para: A - manipular genes. B - terapia genética. C - produzir uma determinada proteína. D - Todas as respostas anteriores. E - Apenas B e C estão corretas A engenharia genética recorre com frequência aos plasmídeos, bem como à técnica do PCR. Selecione as opções que completam de forma correta as alíneas 11.1 e Um plasmídeo: A - é usado como vetor. B - é um bacteriófago. C - é um tipo de cdna. D - é um retrovírus A técnica do PCR utiliza: A - DNA-polimerases resistentes ao calor. B - transcriptase reversa. C - ligases do DNA. D - enzimas de restrição.

6 1. Pelo promotor, operador e três genes estruturais. 2. O gene regulador, ao ser transcrito e traduzido, dá origem a uma proteína, o repressor, que na presença de lactose fica inactiva, deixando que os genes estruturais sejam transcritos, mas que na ausência de lactose é activa, ligando-se ao operado e impedindo a transcrição dos genes estruturais. 3. Porque o repressor está activo e liga-se ao operador, impedindo que a RNA-polimerase se ligue ao promotor, o que impede a transcrição dos genes estruturais e, portanto, o aparecimento das enzimas necessárias ao metabolismo da lactose Não disjunção na segunda divisão da meiose Daria origem a um zigoto não viável com uma monossomia no par Daria origem a um zigoto viável com uma trissomia no par 18. O indivíduo nasceria com a síndrome de Edwards Verifica-se um aumento acentuado do número de casos de indivíduos com trissomia 21, filhos de mães com mais de 40 anos. 3.2 A F B F C V 3.3 Como os indivíduos do sexo feminino têm todos os seus futuros óvulos no estado de profase I à nascença, todos os oócitos têm a mesma idade que o resto do organismo. Deste modo, à medida que a mulher vai envelhecendo, também o seus oócitos vão ficando mais velhos, aumentando a probabilidade de ocorrerem erros de não disjunção durante as restantes etapas da oogénese Translocação recíproca. 4.2 O fenótipo é normal porque não se verifica falta ou excesso de informação genética, apenas a disposição foi alterada. 4.3 Os cromossomas homólogos não conseguem emparelhar normalmente na meiose o que causa dificuldades na formação dos gâmetas e leva à formação de gâmetas com alterações cromossómicas. Os embriões que se formam a partir destes gâmetas não se conseguem desenvolver e são abortados. 5 a);d). 6 A introdução do DNA viral no genoma humano pode causar a ruptura de um gene supressor de tumores, que, assim, perde a sua função. Pode, também, aumentar a transcrição de um proto-oncogene se for introduzido próximo deste. O aumento da transcrição de um proto-oncoge converte-o num oncogene A mutação é uma translocação recíproca. 7.2 A translocação, ao alterar a organização espacial do genoma, terá deslocado um proto-oncogene para junto de um gene activamente transcrito, o que aumentou a taxa de transcrição do proto-oncogene. 8 a) V b) F c) F d) F e) F f) V V 2 III 3 II 4 VI 5 VII 6 I 7 IV 8 VIII Opção (D) Opção (B). 9.3 A resposta deve abordar os seguintes tópicos: - os procariontes não têm mecanismos de maturação de mrna; - quando se introduzem genes em procariontes que contêm intrões, a sua transcrição é feita de forma ininterrupta, produzindo-se proteínas diferentes das pretendidas; - o cdna não possui intrões, uma vez que foi produzido a partir de um mrna maturado, por isso, ao ser inserido um clone de cdna, garante-se a produção de proteínas normais, tal como seriam produzidas na célula eucariótica C 10.2 D A 11.2 A

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O GRUPO I

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O GRUPO I A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O BIOLOGIA Módulo 2 12º CTec CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO DISCIPLINA DE BIOLOGIA 4º Teste de Avaliação (V1) 12ºano Turma A e B TEMA: Património Genético e Imunidade Nome: Nº Classificação:, valores A professora: (Isabel

Leia mais

Exercícios de revisão

Exercícios de revisão Exercícios de revisão Mutações Génicas 1. O gene responsável pela codificação da hemoglobina S apresenta uma mutação pontual por substituição de um nucleótido na cadeia 3 5 do DNA, cujo nucleótido T é

Leia mais

UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO

UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO Biologia 12º ano Material genético Material genético Genes e cromossomas As informações hereditárias transmitidas ao longo das gerações, segundo

Leia mais

Página 1 de 6. d) B Rh+ e) O Rh+ f) B Rh-

Página 1 de 6. d) B Rh+ e) O Rh+ f) B Rh- Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º ano - Teste de Avaliação Março 2018 Unidade 2: Património genético e alterações do material genético Leia atentamente os textos e as

Leia mais

Relembrando: Material genético

Relembrando: Material genético REGULAÇÃO GÉNICA Relembrando: Material genético O MATERIAL GENÉTICO é o suporte físico do conjunto de padrões de informações hereditárias, transmitidas ao longo das gerações. GENE é a unidade de informação

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Ciências 8 o ano Unidade 3 5 Unidade 3 Nome: Data: 1. As bactérias não têm núcleo nem DNA. Você concorda com essa afirmação? Justifique. 2. Uma mulher de 40 anos de idade está

Leia mais

BIOLOGIA. Hereditariedade e Diversidade da Vida Mutações e alterações cromossômicas. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Hereditariedade e Diversidade da Vida Mutações e alterações cromossômicas. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Hereditariedade e Diversidade da Vida Mutações e alterações cromossômicas Prof. Daniele Duó - As mutações são espontâneas e podem ser silenciosas, em alguns casos, podem ainda ser letais, ou ainda

Leia mais

REGULAÇÃO DO MATERIAL GENÉTICO

REGULAÇÃO DO MATERIAL GENÉTICO REGULAÇÃO DO MATERIAL GENÉTICO Prof. Ana Rita Rainho Controlo da actividade celular Se todas as células de um organismo possuem a mesma informação genética, qual o mecanismo que permite às células diferenciar-se?

Leia mais

Tecnologia do DNA recombinante. John Wiley & Sons, Inc.

Tecnologia do DNA recombinante. John Wiley & Sons, Inc. Tecnologia do DNA recombinante John Wiley & Sons, Inc. Tópicos Técnicas básicas usadas para identificar, amplificar e clonar genes Construção e triagem de bibliotecas de DNA Análise molecular de DNA, RNA

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO 3º Teste Sumativo DISCIPLINA DE BIOLOGIA 12ºano Turma A TEMA : Património genético. 24 de janeiro de 2012 90 minutos Nome: Nº Classificação: valores A professora:

Leia mais

- Responda no Enunciado

- Responda no Enunciado PROVA DE AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS Ano Letivo 2017/18 BIOLOGIA (15/06/2018) Duração: 90 min (16 questões) Nome: - Responda no Enunciado 1. Faça corresponder uma letra da coluna I a cada

Leia mais

Nome: Curso: Nº. 1 º Teste Engenharia Genética 22 de Novembro de 2012 Duração: 2h.

Nome: Curso: Nº. 1 º Teste Engenharia Genética 22 de Novembro de 2012 Duração: 2h. 1 Nome: Curso: Nº 1 º Teste Engenharia Genética 22 de Novembro de 2012 Duração: 2h. As proteínas sensoras dos sistemas reguladores de dois components são usadas por bactérias para detectar e responder

Leia mais

Alterações do material genético

Alterações do material genético Alterações do material genético Alterações do material genético Agentes internos ou externos causam alterações nos genes ou nos cromossomas MUTAÇÕES (ex: anemia falciforme, trissomia 21) Tecnologia permite

Leia mais

Regulação do material genético

Regulação do material genético Regulação do material genético DNA sofisticado software (armazena e dispõe toda a informação necessária para formar um novo organismo vivo) DNA livro Letras: A, T, C, G Palavras: Genes (com diferentes

Leia mais

Unidade 2. jcmorais 09

Unidade 2. jcmorais 09 Unidade 2 jcmorais 09 Situação Problemática Que desafios se colocam à genética no melhoramento da qualidade de vida? Cap. 1.1. Transmissão das características Como são transmitidas as características dos

Leia mais

1.2. Os números 1, 3 e 5 são enzimas com papel ativo no processo. Identifique-as O número 2 representa um grupo de nucleótidos de denominado.

1.2. Os números 1, 3 e 5 são enzimas com papel ativo no processo. Identifique-as O número 2 representa um grupo de nucleótidos de denominado. Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia e Geologia - 11º ano - Teste de Avaliação Tema 6 Biologia: Crescimento, renovação celular e reprodução Leia com atenção as perguntas que se

Leia mais

Unidade 2 PATRIMÓNIO GENÉTICO

Unidade 2 PATRIMÓNIO GENÉTICO Unidade 2 PATRIMÓNIO GENÉTICO Como explicar a transmissão das características à descendência? Carácter cor da semente; Característica semente lisa ou rugosa. F 1 100% sementes lisas;logo, esta característica

Leia mais

CARIÓTIPO & MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS

CARIÓTIPO & MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS Ensino Médio Biologia Professor João CARIÓTIPO & MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS O que são mutações? Qualquer alteração permanente no DNA é chamada de mutação; Podem ocorrer em qualquer célula, tanto nas somáticas

Leia mais

Património Genético e Alterações do material genético

Património Genético e Alterações do material genético Bio12 Unidade 2 Património Genético e Que desafios se colocam à genética no melhoramento da qualidade de vida? Cap. 1.1. Transmissão das características hereditárias Como são transmitidas as características

Leia mais

BIOTECNOLOGIA. Fermentações industrias. Cultura de tecidos e Células. Produção. fármacos. Clonagem. Melhoramento Genético. Produção de.

BIOTECNOLOGIA. Fermentações industrias. Cultura de tecidos e Células. Produção. fármacos. Clonagem. Melhoramento Genético. Produção de. RIBAMAR JR Qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos (organismos, células, vírus, moléculas), para fabricar ou modificar produtos para utilização específica. Produção de fármacos Fermentações

Leia mais

Biologia. Mutações e Aconselhamento Genético. Professor Enrico Blota.

Biologia. Mutações e Aconselhamento Genético. Professor Enrico Blota. Biologia Mutações e Aconselhamento Genético Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia MUTAÇÕES Mutação é uma mudança ou alteração no conteúdo genético de uma célula ou de um ser vivo.

Leia mais

Sistemas de controle da transcrição gênica. Procariotos

Sistemas de controle da transcrição gênica. Procariotos Sistemas de controle da transcrição gênica Procariotos Controle Positivo e Negativo: Há dois tipos de controle transcricional: Controle negativo: no qual uma proteína reguladora atua como um repressor

Leia mais

2ª Ficha de Trabalho para Avaliação de Biologia e Geologia (ano 2) GRUPO I

2ª Ficha de Trabalho para Avaliação de Biologia e Geologia (ano 2) GRUPO I 2ª Ficha de Trabalho para Avaliação de Biologia e Geologia (ano 2) GRUPO I 1. Complete as frases que se seguem preenchendo os espaços com os termos mais adequados. 1.1. Por reprodução assexuada formam-se

Leia mais

Biologia - 12º Ano Teste de Avaliação

Biologia - 12º Ano Teste de Avaliação Escola Secundária Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º Ano Teste de Avaliação 1. Analise os documentos 1 e 2. Documento 1 A polineuropatia amiloidótica familiar, vulgo paramiloidose

Leia mais

ESTUDOS DAS ÔMICAS: GENÔMICA VS TRANSCRIPTÔMICA E METAGENÔMICA. Aula 7. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética

ESTUDOS DAS ÔMICAS: GENÔMICA VS TRANSCRIPTÔMICA E METAGENÔMICA. Aula 7. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética ESTUDOS DAS ÔMICAS: GENÔMICA VS TRANSCRIPTÔMICA E METAGENÔMICA Aula 7 LGN232 Genética Molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br DOGMA DA BIOLOGIA CELULAR Genoma Transcriptoma

Leia mais

UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO Cap.2.1. Alterações do Material Genético Engenharia genética.

UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO Cap.2.1. Alterações do Material Genético Engenharia genética. UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO Cap.2.1. Alterações do Material Genético Engenharia genética Biologia 12º ano UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO Situação

Leia mais

- Responda no enunciado -

- Responda no enunciado - PROVA DE AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS Ano letivo 2014/15 BIOLOGIA 16/06/2014 Duração: 90 min (1,25 valor/questão) Nome: - Responda no enunciado - 1. Analise as afirmações que se seguem relativas

Leia mais

PRINCÍPIOS GERAIS DA RECOMBINAÇÃO DO DNA

PRINCÍPIOS GERAIS DA RECOMBINAÇÃO DO DNA PRINCÍPIOS GERAIS DA RECOMBINAÇÃO DO DNA ÍNDICE Introdução Evolução: mutação e recombinação do DNA Erros de Recombinação: Câncer? Engenharia Genética e Transgênicos Recombinação homóloga - Modelo Holliday

Leia mais

Património Genético e Alterações do material genético

Património Genético e Alterações do material genético Bio12 Unidade 2 Património Genético e Alterações do material genético Que desafios se colocam à genética no melhoramento da qualidade de vida? Cap. 1.1. Transmissão das características hereditárias Como

Leia mais

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 26 Genética

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 26 Genética Prof. Marcelo Langer Curso de Biologia Aula 26 Genética MATERIAL GENÉTICO A primeira atividade é a de orientação do DNA para formar a proteína, que será responsável pela característica genética. DNA é

Leia mais

1. O DNA é a molécula responsável pelo armazenamento da informação genética. Com base na figura 1 responda às seguintes questões.

1. O DNA é a molécula responsável pelo armazenamento da informação genética. Com base na figura 1 responda às seguintes questões. ESCOLA SECUNDÁRIA/3 ANTÓNIO SÉRGIO- V. N. Gaia BIOLOGIA E GEOLOGIA Módulo 4 11º CTec CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS CRESCIMENTO E RENOVAÇÃO CELULAR Ficha de preparação para o teste

Leia mais

BIBLIOTECAS DE DNA E HIBRIDIZAÇÃO. FABIANA SEIXAS

BIBLIOTECAS DE DNA E HIBRIDIZAÇÃO. FABIANA SEIXAS BIBLIOTECAS DE DNA E HIBRIDIZAÇÃO FABIANA SEIXAS email: fabianak@ufpel.edu.br ABORDAGENS... BIBLIOTECAS DE DNA -Bibliotecas de DNA Genômico -Bibliotecas de cdna TÉCNICAS DE HIBIDIZAÇÃO -Hibidização em

Leia mais

1.2. A probabilidade do casal 1 e 2 terem filhas sem mutação no gene PAH é de a) 50% b) 25% c) 75% d) 37,5%

1.2. A probabilidade do casal 1 e 2 terem filhas sem mutação no gene PAH é de a) 50% b) 25% c) 75% d) 37,5% Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º ano - Teste de Avaliação Março 2019 Unidade 2: Hereditariedade e alterações no material genético Leia atentamente o texto e as questões

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA Genética Bacteriana Disciplina: Biologia de Microrganismos Professora: Alessandra Machado Genética Bacteriana

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia. Genética bacteriana. Prof.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia. Genética bacteriana. Prof. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia Genética bacteriana Prof. Vânia Silva A célula bacteriana Genoma informação genética de uma célula (cromossomo

Leia mais

Estrutura típica de um vírus?

Estrutura típica de um vírus? Estrutura típica de um vírus? Quais são as principais características dos vírus?. São organismos acelulares;. For a da célula são denominados de VÍRION. São parasitas intracelulares obrigatórios;. Não

Leia mais

Do DNA à Proteína: Síntese protéica. Profa. Dra. Viviane Nogaroto

Do DNA à Proteína: Síntese protéica. Profa. Dra. Viviane Nogaroto Do DNA à Proteína: Síntese protéica TRADUÇÃO: informação genética em moléculas de mrna é traduzida nas sequências de aminoácidos de proteínas de acordo com especificações do código genético. DO DNA À PROTEÍNA

Leia mais

Qual o nome das bases pirimídicas?. R: Timina e Citosina. Quais os constituintes dos nucleótidos?

Qual o nome das bases pirimídicas?. R: Timina e Citosina. Quais os constituintes dos nucleótidos? O que significam as siglas? R: Ácido desoxirribonucleico. A molécula de tem mensagens codificadas em sequências de que contêm bases púricas e pirimídicas. R: nucleótidos Qual o nome das bases pirimídicas?.

Leia mais

Ciclo de Vida Celular. Professora: Luciana Ramalho 2017

Ciclo de Vida Celular. Professora: Luciana Ramalho 2017 Ciclo de Vida Celular Professora: Luciana Ramalho 2017 Tipos de células Procarionte Sem núcleo Ex: Bactérias Eucarionte Com núcleo Ex: Vegetal, Protozoário, Animal e Fungos Exercício (FEI) Uma célula procarionte

Leia mais

4ª Ficha de Trabalho para Avaliação Biologia (12º ano)

4ª Ficha de Trabalho para Avaliação Biologia (12º ano) 4ª Ficha de Trabalho para Avaliação Biologia (12º ano) Ano Lectivo: 2008/2009 Nome: Nº Turma: CT Curso: CH-CT Data: 06/03/2009 Docente: Catarina Reis NOTA: Todas as Respostas são obrigatoriamente dadas

Leia mais

A Genética do Câncer

A Genética do Câncer A Genética do Câncer 2 Câncer O câncer é considerado uma doença genética por ser desencadeado por uma série de alterações no DNA da célula Esporádico - alterações de origem somática resultantes da interação

Leia mais

7.012 Soluções do Conjunto de Problemas 6

7.012 Soluções do Conjunto de Problemas 6 Nome Seção 7.012 Soluções do Conjunto de Problemas 6 Pergunta 1 A família de vírus Orthomyxoviridae inclui os vírus influenza A, B e C. Esses vírus possuem um genoma (-)ssrna envolto por um capsídeo composto

Leia mais

Perguntas para o roteiro de aula. 1) Descreva as principais características estruturais gerais das moléculas de DNA e

Perguntas para o roteiro de aula. 1) Descreva as principais características estruturais gerais das moléculas de DNA e Perguntas para o roteiro de aula Professora: Drª Marilda S. Gonçalves Propriedades físico-químicas dos ácidos nucléicos 1) Descreva as principais características estruturais gerais das moléculas de DNA

Leia mais

Bases e aplicações. da tecnologia do DNA recombinante

Bases e aplicações. da tecnologia do DNA recombinante Bases e aplicações da tecnologia do DNA recombinante Por quê entender a Tecnologia do DNA recombinante? y y Doenças: diagnóstico, prognóstico e tratamento Compreensão dos mecanismos biológicos y y y organismos

Leia mais

QUESTÕES SOBRE MEIOSE/MITOSE

QUESTÕES SOBRE MEIOSE/MITOSE 1) Durante a meiose, o pareamento dos cromossomos homólogos é importante porque garante: (A) a separação dos cromossomos não homólogos. (B) a duplicação do DNA, indispensável a esse processo. (C) a formação

Leia mais

GRUPO V. Fig. 5. Bio U6 Reprodução EXERCÍCIOS GLOBAIS. Ano/Uni. Bio_U4/ U2. Bio_U5. Adaptado do Exame Nacional de Biologia e Geologia, 2 ạ fase, 2008

GRUPO V. Fig. 5. Bio U6 Reprodução EXERCÍCIOS GLOBAIS. Ano/Uni. Bio_U4/ U2. Bio_U5. Adaptado do Exame Nacional de Biologia e Geologia, 2 ạ fase, 2008 2.2. Os animais que servem de hospedeiros a T. gondii são endotérmicos. Para tal, contribui... (A) a troca de gases efetuada por difusão direta. (B) a quantidade de água e de solutos presentes no seu organismo.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Monitoria da disciplina de Biologia Molecular (CBI 613) Monitor responsável: Bruno Jhônatan Costa Lima (13.2.2032) Assunto: Síntese proteica e regulação da expressão gênica GENES E CROMOSSOMOS 1. Identifique

Leia mais

1) Com base no heredograma a seguir, podemos dizer quer os indivíduos 2 e 3 da geração III, são: (1,0)

1) Com base no heredograma a seguir, podemos dizer quer os indivíduos 2 e 3 da geração III, são: (1,0) Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 8º Ano E.F. Data: /12/2018 Trabalho Recuperação Professor(a): Gelsimara Matéria: Ciências Valor: 20,0 1) Com base no heredograma a seguir, podemos dizer quer os indivíduos

Leia mais

Genética Bacteriana. Julliane Dutra Medeiros

Genética Bacteriana. Julliane Dutra Medeiros Genética Bacteriana Julliane Dutra Medeiros 1 A célula bacteriana 2 Relembrando conceitos... Genoma informação genética de uma célula (cromossomo e plasmídeos) Estruturas contendo DNA que transportam fisicamente

Leia mais

15/10/2009 GENÉTICA BACTERIANA. Disciplina: Microbiologia Geral Curso: Nutrição Prof. Renata Fernandes Rabello. Informação genética essencial.

15/10/2009 GENÉTICA BACTERIANA. Disciplina: Microbiologia Geral Curso: Nutrição Prof. Renata Fernandes Rabello. Informação genética essencial. GENÉTICA BACTERIANA GENOMA BACTERIANO Cromossoma (nucleóide) Informação genética essencial. Ácido desoxirribonucléico (DNA). Disciplina: Microbiologia Geral Curso: Nutrição Prof. Renata Fernandes Rabello

Leia mais

Escola Secundária/3 Morgado de Mateus

Escola Secundária/3 Morgado de Mateus Escola Secundária/3 Morgado de Mateus FICHA DE TRABALHO Ano lectivo 2009/2010 1. Para cada uma das questões seguintes, escolha a opção correcta. 1.1. A reprodução é uma função A- necessária à sobrevivência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia. Genética bacteriana. Prof.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia. Genética bacteriana. Prof. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia Genética bacteriana Prof. Vânia Silva A célula bacteriana Genoma informação genética de uma célula (cromossomo

Leia mais

Tecnologia do DNA recombinante

Tecnologia do DNA recombinante Tecnologia do DNA recombinante Fonte Conceito Arial de Tecnologia do DNA recombinante; Cor Clonagem preto do DNA; Ferramentas e aplicações da Tecnologia do DNA recombinante Tecnologia do DNA recombinante

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia. Genética bacteriana. Prof.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia. Genética bacteriana. Prof. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia Genética bacteriana Prof. Vânia Silva A célula bacteriana Genoma informação genética de uma célula (cromossomo

Leia mais

CROMOSSOMOS. Profa. Dra. Viviane Nogaroto

CROMOSSOMOS. Profa. Dra. Viviane Nogaroto CROMOSSOMOS Cromossomos EUCARIOTOS Cada cromossomo carrega um subconjunto de genes que são arranjados linearmente ao longo do DNA Tamanho: -DNA de cromossomo de E. coli: 1.200 µm -DNA de cromossomo humano:

Leia mais

BIOLOGIA Módulo 1 12º CTec GRUPO I

BIOLOGIA Módulo 1 12º CTec GRUPO I A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O BIOLOGIA Módulo 2º CTec CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS

Leia mais

NÚCLEO E MITOSE. 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 1º Bimestre

NÚCLEO E MITOSE. 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 1º Bimestre NÚCLEO E MITOSE 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 1º Bimestre I. Diferença entre célula procarionte e eucarionte. PROCARIONTE EUCARIONTE CARIOTECA Não Sim NÚCLEO Não Sim MATERIAL GENÉTICO Sim Sim ORGANELAS

Leia mais

Terapia Gênica. Transferência de material genético para prevenir ou curar uma enfermidade. Isolamento e clonagem do gene alvo;

Terapia Gênica. Transferência de material genético para prevenir ou curar uma enfermidade. Isolamento e clonagem do gene alvo; Terapia Gênica Problemática Apenas algumas das mais de 6000 doenças humanas hereditárias são tratáveis Em muitas doenças não possível administrar o produto ausente ou anômalo Muitas enzimas são instáveis

Leia mais

BIOLOGIA. Hereditariedade e diversidade da vida. Mutações e alterações cromossômicas Parte 2. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Hereditariedade e diversidade da vida. Mutações e alterações cromossômicas Parte 2. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Hereditariedade e diversidade da vida Parte 2 Professor: Alex Santos 3.2 Mutações cromossômicas (Anomalias ou aberrações cromossômicas): Alterações na estrutura de apenas um cromossomo ou no número

Leia mais

Regulação da expressão gênica em Procariotos. John Wiley & Sons, Inc.

Regulação da expressão gênica em Procariotos. John Wiley & Sons, Inc. Regulação da expressão gênica em Procariotos Cada célula tem todos os genes, mas em um tecido apenas parte deles está ativa REGULAÇÃO DA EXPRESSÃO GÊNICA Diferenciação celular: diferentes tipos celulares

Leia mais

Actividade prática: Constrói os teus Kits de Genética!

Actividade prática: Constrói os teus Kits de Genética! Actividade prática: Constrói os teus Kits de Genética! Mais uma vez vais vestir a tua bata de cientista e investigador e preparar o teu dia a dia no laboratório. Hoje é um dia especial, vais receber a

Leia mais

Glossário. Formas alternativas de um gene no mesmo locus (posição no cromossoma). Uma pessoa herda um alelo do pai e outro alelo da mãe

Glossário. Formas alternativas de um gene no mesmo locus (posição no cromossoma). Uma pessoa herda um alelo do pai e outro alelo da mãe Glossário aborto espontâneo aconselhamento genético alelos aneuploidia anomalia cromossómica autossómico recessivo BRCA cariótipo caso índice citogeneticista Perda gestacional de um feto não viável antes

Leia mais

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Núcleo Celular Interfásico; Em divisão. Aula 03: Núcleo Interfásico 1. Funções do Núcleo Interfásico Carioteca: proteção; Controle do transporte de informações

Leia mais

Interpretação de aspetos relativos à morfologia e à fisiologia dos sistemas reprodutores.

Interpretação de aspetos relativos à morfologia e à fisiologia dos sistemas reprodutores. Planificação (Conteúdos)... DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS DISCIPLINA: BIOLOGIA 12º ANO Período Letivo: 1º Objetivos/Domínios I.REPRODUÇÃO E MANIPULAÇÃO DA FERTILIDADE 1.Reprodução Humana 1.1. Gametogénese

Leia mais

Biotecnologia. biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica.

Biotecnologia. biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica. Biotecnologia - Biotecnologia significa qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO 3º Teste Sumativo DISCIPLINA DE BIOLOGIA 12ºano Turmas A e B TEMA: Regulação e alteração do material genético Versão A 31 de janeiro de 2013 90 minutos Nome: Nº

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O BIOLOGIA Módulo 1 12º CTec CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE

Leia mais

Agrupamento Professor Reynaldo dos Santos Ano Letivo 2012/2013 Prova Global de Biologia

Agrupamento Professor Reynaldo dos Santos Ano Letivo 2012/2013 Prova Global de Biologia Agrupamento Professor Reynaldo dos Santos Ano Letivo 2012/2013 Prova Global de Biologia 12º Ano Ensino Secundário Duração: 110 minutos Grupo I 1. Observe os esquemas A, B e C da figura seguinte, relativos

Leia mais

GENÉTICA BACTERIANA. As informações genéticas estão contidas: -Cromossomo contém quase a totalidade das informações genéticas das bactérias.

GENÉTICA BACTERIANA. As informações genéticas estão contidas: -Cromossomo contém quase a totalidade das informações genéticas das bactérias. GENÉTICA BACTERIANA As informações genéticas estão contidas: -Cromossomo contém quase a totalidade das informações genéticas das bactérias. -Plasmídeos, DNA Frágil(Vírus) e Transposons contém poucas informações

Leia mais

Biotecnologia. Fabricação de vinho. Fabricação de pão caseiro

Biotecnologia. Fabricação de vinho. Fabricação de pão caseiro Biotecnologia Campo da biologia que envolve o uso de organismos vivos ou componentes biológicos para a obtenção de produtos ou serviços de interesse humano. Fabricação de vinho Fabricação de pão caseiro

Leia mais

Enzimas de restrição

Enzimas de restrição A tecnologia do DNA recombinante e suas aplicações Enzimas de restrição As enzimas de restrição são proteínas produzidas por bactérias para prevenir ou restringir a invasão de um DNA estranho. Elas atuam

Leia mais

NÚCLEO CELULAR. Disciplina: Embriologia e Genética Curso Odontologia Profa Ednilse Leme

NÚCLEO CELULAR. Disciplina: Embriologia e Genética Curso Odontologia Profa Ednilse Leme NÚCLEO CELULAR Disciplina: Embriologia e Genética Curso Odontologia Profa Ednilse Leme A presença do núcleo é a principal característica que distingue a célula eucariótica da procariótica. No núcleo está

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 36 MEIOSE

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 36 MEIOSE BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 36 MEIOSE Ploidia 2n n 4 3 2 interfase meiose I meiose II 4x 3x 2x x M M 1 Como pode cair no enem A meiose e a fecundação na reprodução sexuada são processos complementares,

Leia mais

APÊNDICE I - Versão original das tabelas 4, 5 e 6 e a lista com os conteúdos mantidos e eliminados nas tabelas finais apresentadas no corpo da tese

APÊNDICE I - Versão original das tabelas 4, 5 e 6 e a lista com os conteúdos mantidos e eliminados nas tabelas finais apresentadas no corpo da tese APÊNDICE I - Versão original das tabelas 4, 5 e 6 e a lista com os conteúdos mantidos e eliminados nas tabelas finais apresentadas no corpo da tese Tabela 4 - Conteúdos mencionados como básicos pelos professores/docentes

Leia mais

Leia atentamente os textos e as questões que se seguem e indique a letra da opção correta no local indicado na folha de respostas no final.

Leia atentamente os textos e as questões que se seguem e indique a letra da opção correta no local indicado na folha de respostas no final. Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia e Geologia - 11º ano - Teste de Avaliação Outubro 2017 Tema 6 Biologia: DNA, Síntese de Proteínas, Ciclo celular, Mitose, Diferenciação Leia

Leia mais

- Responda na folha de exame -

- Responda na folha de exame - PROVA DE AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS Ano letivo 2014/15 BIOLOGIA 17/06/2015 Duração: 90 min (2 valores por questão) Nome: - Responda na folha de exame - 1. As hormonas sexuais femininas,

Leia mais

Atividades de Meiose

Atividades de Meiose DISCIPLINA: Biologia I DATA: 05/07/2017 Atividades de Meiose 01 - (Fuvest 2012) Considere os eventos abaixo, que podem ocorrer na mitose ou na meiose: I - Emparelhamento dos cromossomos homólogos duplicados.

Leia mais

BIOLOGIA QUESTÃO 01. Observe o esquema abaixo que apresenta as diferentes etapas do processo de coagulação sangüínea. Ca ++ e tromboplastina

BIOLOGIA QUESTÃO 01. Observe o esquema abaixo que apresenta as diferentes etapas do processo de coagulação sangüínea. Ca ++ e tromboplastina Processo Seletivo/UNIFAL- janeiro 008 - ª Prova Comum TIPO BIOLOGIA QUESTÃO 0 Observe o esquema abaixo que apresenta as diferentes etapas do processo de coagulação sangüínea. Fibrinogênio Coágulo Ca ++

Leia mais

Vírus: Características gerais

Vírus: Características gerais São muito frequentes nos jornais notícias sobre poliomielite, sarampo, febre amarela, dengue, raiva, AIDS, entre outras doenças. Mas as doenças citadas apresentam uma característica em comum: são causadas

Leia mais

Enunciado de Prova Escrita de Avaliação Sumativa

Enunciado de Prova Escrita de Avaliação Sumativa Enunciado de Prova Escrita de Avaliação Sumativa Ano Lectivo: 2007/200 Disciplina: Biologia e Geologia (ano 2) Ano: 11º Turma: CT Curso: C.H. - C.T. Duração: 0 min. Data: 31 / /2007 Docente: Catarina Reis

Leia mais

Sibele Borsuk

Sibele Borsuk Mutações Sibele Borsuk sibele@ufpel.tche.br Mutações São alterações hereditárias do material genético de um organismo decorrente de erros de replicação antes da divisão celular e não causadas por recombinação.

Leia mais

introdução ao curso

introdução ao curso introdução ao curso http://www.ifsc.usp.br/~rdemarco/ffi0760/ffi0760.htm Cronograma aulas teóricas Aulas teóricas (Segundas-feiras - Sala 146) 30/07-introdução ao curso. 06/08-Busca em bancos de dados

Leia mais

Prof. Sérgio Carvalho GENÉTICA E HEREDITARIEDADE

Prof. Sérgio Carvalho GENÉTICA E HEREDITARIEDADE Prof. Sérgio Carvalho GENÉTICA E HEREDITARIEDADE NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE Os indivíduos de uma determinada espécie apresentam diferenças entre si, apesar de serem muito semelhantes. O QUE É A

Leia mais

GENÉTICA BACTERIANA. Ana Caroline Lopes

GENÉTICA BACTERIANA. Ana Caroline Lopes GENÉTICA BACTERIANA Ana Caroline Lopes A CÉLULA BACTERIANA RELEMBRANDO Princípios CONCEITOS... de Genética Bacteriana RELEMBRANDO CONCEITOS... Genoma: informação genética de uma célula (cromossomo e plasmídeos)

Leia mais

Controle da Expressão Gênica em Eucariotes

Controle da Expressão Gênica em Eucariotes Controle da Expressão Gênica em Eucariotes 1 2 3 Transcrição: Expressão/Ativação do gene Processamento Pós-transcrição: Remoção de introns/poliadenilação, Caping, Transporte Degradação mrna: Estabilidade

Leia mais

Seleção de clones e screening de bibliotecas genômicas

Seleção de clones e screening de bibliotecas genômicas UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PÓLO AVANÇADO DE XERÉM GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA CURSO MELH. GEN. E OGMs (XBT353) TURMA 2015/2 Seleção de clones e screening de bibliotecas genômicas Prof. Dr. Silas

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE BIOLOGIA

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE BIOLOGIA COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE BIOLOGIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: Nota: Professor(a): Regina Volpato e Gabriela Valor da Prova: 65 pontos Orientações

Leia mais

Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º ano - Teste de Avaliação Fevereiro 2019 Unidade 2: Hereditariedade

Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º ano - Teste de Avaliação Fevereiro 2019 Unidade 2: Hereditariedade Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º ano - Teste de Avaliação Fevereiro 2019 Unidade 2: Hereditariedade Leia atentamente o texto e as questões que se seguem e indique a resposta

Leia mais

Engenharia Genética; Transgênicos e OGM s

Engenharia Genética; Transgênicos e OGM s Dogma Central da Biologia Molecular Engenharia Genética; Transgênicos e OGM s Prof. Msc. Lucas Silva de Faria Engenharia Genética Conjunto de tecnologias que permitem a manipulação (modificação) do material

Leia mais

Regulação da expressão gênica. John Wiley & Sons, Inc.

Regulação da expressão gênica. John Wiley & Sons, Inc. Regulação da expressão gênica Cada célula tem todos os genes, mas em um tecido apenas parte deles está ativa REGULAÇÃO DA EXPRESSÃO GÊNICA Diferenciação celular: diferentes tipos celulares em um mesmo

Leia mais

AGRONÔMICA GENÉTICA MICROBIANA

AGRONÔMICA GENÉTICA MICROBIANA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas ENGENHARIA AGRONÔMICA GENÉTICA MICROBIANA Piranhas 2017 Célula Procariótica 1 ESTRUTURA E FUNÇÃO DO MATERIAL GENÉTICO Conceitos Genética:

Leia mais

((lambda (h q) (list h (list q h) (list q q))) (quote (lambda (h q) (list h (list q h) (list q q)))) (quote quote))

((lambda (h q) (list h (list q h) (list q q))) (quote (lambda (h q) (list h (list q h) (list q q)))) (quote quote)) The depressing truth Ultimately, it all comes down to 3 facts: 1.All things eventually disappear. 2.Making copies can delay this. 3.With limited resources, what is left is that which makes good copies

Leia mais

Caraterizar os agentes responsáveis pelas caraterísticas genéticas. Explicar as influências genéticas e epigenéticas no comportamento.

Caraterizar os agentes responsáveis pelas caraterísticas genéticas. Explicar as influências genéticas e epigenéticas no comportamento. A genética Caraterizar os agentes responsáveis pelas caraterísticas genéticas. Explicar as influências genéticas e epigenéticas no comportamento. Analisar a relação entre a complexidade do ser humano e

Leia mais

Antes de Mim. Genética(fazer nascer) Qual a Especificidade do Ser humano?

Antes de Mim. Genética(fazer nascer) Qual a Especificidade do Ser humano? Psicologia B Antes de Mim Genética(fazer nascer) Qual a Especificidade do Ser humano? Nós e os outros Como se explicam as caraterísticas dos diferentes seres vivos? Porque razão os seres da mesma espécie

Leia mais

a) Baseando-se nos resultados acima, qual é a sequência mais provável desses 4 genes no cromossomo, a partir do gene A? b) Justifique sua resposta.

a) Baseando-se nos resultados acima, qual é a sequência mais provável desses 4 genes no cromossomo, a partir do gene A? b) Justifique sua resposta. CAP. 08: HERANÇA QUANTITATIVA OU POLIGENICA CAP. 09: MAPAS DE LIGAÇÃO GÊNICA - LINKAGE CAP. 10: O MATERIAL GENÉTICO E A GENÉTICA DO FUNCIONAMENTO DOS GENES 1. Considere dois genes e seus respectivos alelos:

Leia mais

Engenharia genética. Fabrícia Kelly Cabral Moraes Kaliene da Silva Carvalho

Engenharia genética. Fabrícia Kelly Cabral Moraes Kaliene da Silva Carvalho Engenharia genética Fabrícia Kelly Cabral Moraes Kaliene da Silva Carvalho Introdução O que é? Engenharia genética e modificação genética são termos para o processo de manipulação dos genes num organismo,

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias. Disciplina BIOLOGIA MOLECULAR

Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias. Disciplina BIOLOGIA MOLECULAR Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias Disciplina BIOLOGIA MOLECULAR DBI05366 CAMPUS: Centro de Ciências Agrárias CURSO: Ciências Biológicas HABILITAÇÃO: Bacharelado em Ciências

Leia mais