Detecção de Seqüências Específicas de DNA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Detecção de Seqüências Específicas de DNA"

Transcrição

1 Detecção de Seqüências Específicas de DNA Parte 1. Procurando um gene Imagine que você é um cientista e acabou de extrair um DNA. Você precisa saber se este DNA contém o gene para fibrose cística. Você sabe pouco sobre o gene da fibrose cística, então, como você pode dizer se o tem em sua amostra? Quando um cientista procura por um determinado segmento de DNA, ele pode utilizar um DNA especial denominado sonda (probe). Normalmente uma sonda é um fragmento de DNA de fita simples. Se um pedaço de DNA de fita simples encontra outro segmento de DNA também de fita simples e com exatamente a mesma seqüência de bases, eles vão se parear formando um DNA de dupla hélice. Os cientistas utilizam um termo especial para o pareamento de duas fitas simples de DNA para constituir uma fita dupla: hibridação (Figura 1). Sonda Complementaridade de bases Gene de interesse Figura 1. Hibridação de uma sonda com uma seqüência dentro do DNA de fita simples. Para saber se um gene está presente na amostra de DNA, os cientistas utilizam uma sonda com a mesma seqüência de uma parte do gene. Ela é adicionada à amostra de DNA para saber se vai hibridar em algum local. Como eles sabem quando a sonda hibridou? Se a sonda hibridar com a amostra, irá grudar com o DNA da amostra. Se não, a sonda pode ser retirada facilmente. Após a lavagem da amostra, os cientistas conseguem saber se a sonda hibridou com a amostra ou não. Se ocorrer a hibridação é porque a seqüência de DNA da sonda está presente na amostra. Se a sonda é um pequeno segmento do gene, então, provavelmente o gene está presente na amostra.

2 Atividade No Anexo 1 você tem uma longa seqüência de DNA representando a sua amostra. Você também tem uma seqüência curta que é uma sonda para o gene da fibrose cística. Você vai utilizar a sonda para determinar se o gene da fibrose cística está em sua amostra de DNA. A amostra de DNA dada é de fita simples. Para saber se a sonda vai hibridar com a amostra, é necessário separar as fitas de DNA de modo que a sonda possa encontrar a seqüência de bases complementar. 1. Recorte as sondas. 2. Verifique a seqüência de DNA para ver se a sonda vai hibridar com a sua amostra. 3. O gene da fibrose cística está presente em sua amostra de DNA? Se você encontrou uma seqüência onde a sonda poderia se hibridar, marque-a na seqüência de DNA. Questões 1. O que é hibridação? 2. Como você pode utilizar a hibridação para saber se uma certa seqüência de DNA está presente em sua amostra de DNA? 3. Determine uma sonda com 10 pares de bases (pb) que poderia se hibridar com a seqüência de DNA a seguir. 5' AATGCAGGCCCTATATGCCTTAACGGCATATGCAATGTACAATGCAAGTCCAACCGG 3'

3 Anexo 1. Sequência de DNA de fita simples e sonda. Sonda: 3' GGATGCTACCATAGC 5' 3' GGATGCTACCATAGC 5' Amostra de DNA (a sequência está escrita no sentido 5' 3'): 1 GGATCAGACTTCTAGCAGGCTCTTGACCAATGATCACAGCTTCCGATCTAG 2 AGCTCGATCTCTTGATCTCGATCTCGTGTCGGAATCTAGCCCGGGTCAGC 3 TATCGCTAAGATAGACCGGAATCGAGAATTCCGGATCGATCGATTGTGCGA 4 CCGCGATTATTCGATCGTTTGCCCGGGATCTAGCTTTCCGATCTAGCTGTG 5 TCAAGCTAGTGGAATCGAATTCGGAACTCGGCCCGATCTTGATCTCCCGGG 6 ACAATTGTCGATCTGATGCTAGCTGAATCGATGTGCCTAAGTGCTAGCCCGG 7 GCGATCTGGGATCGATTCCCGGGATCTAGGCCTACGATGGTATCGTTAGC 8 TAGCTCTCTAGCTTAGCTCTCAAGTGATCTACCCGGGTAGATCTAGTATATTG 9 TATCGATATTTTCGCTTAGCTAGCCCGGGCTAGCTCTCTCTAGCTAATAGATAG 10 TCTAGCTAGCTAGCTAGCTGTGTCTAGTCGATCGTTTGTCGATCTTCGATC

4 Detecção de Seqüências Específicas de DNA Parte 2. Combinando a análise de restrição e a hibridação A análise de hibridação que você aprendeu em Procurando um gene pode indicar se uma dada seqüência de DNA está presente em sua amostra. Algumas vezes, este simples "pedaço" de informação é tudo o que é necessário. Contudo, um teste de hibridação positiva não dá nenhuma informação sobre onde a seqüência de interesse está localizada na molécula de DNA de sua amostra. Para se ter informação sobre a presença e a localização de uma determinada seqüência de DNA, os pesquisadores combinam a análise de restrição com a de hibridação. Basicamente, a amostra de DNA é digerida com uma (ou mais) enzima de restrição e os fragmentos são separados por eletroforese. Após a eletroforese é realizada a hibridação nestes fragmentos. Apenas o fragmento (ou os fragmentos) nos quais a sonda se hibridar será detectado (Figura 1). Gel corado Resultado da análise de hibridação Figura 1. A análise de hibridação mostra quais fragmentos de restrição hibridaram com a sonda.

5 Há alguns detalhes técnicos importantes sobre este processo. Primeiro que a eficiência não é boa se você simplesmente colocar a agarose em contado com a solução de sonda. Em 1975, um cientista chamado Southern desenvolveu um procedimento para transferir os fragmentos de DNA de um gel diretamente para uma membrana, de forma que a disposição dos fragmentos no gel fosse preservada. Após os fragmentos terem sido transferidos para a membrana, eles poderiam ser testados na análise de hibridação com a sonda. Este método de transferência é chamado de Southern blotting; e a combinação de análise de restrição, transferência para uma membrana e hibridação com uma sonda é chamado de "Análise de hibridação por Southern". Atividade 1. Recorte a seqüência de DNA da atividade anterior ao longo das linhas pontilhadas. Cole a fita 1 na fita 2 e esta na fita 3 sucessivamente até a fita 10, formando uma molécula longa e linear. Esta molécula poderia ser um cromossomo como um dos nossos. 2. Agora simule a atividade da enzima de restrição SmaI. Esta enzima corta o DNA nas seqüências 5' CCCGGG 3' entre a C e a G no meio da seqüência. Corte a sua seqüência em todos os sítios de restrição SmaI. (Os seus fragmentos estão em fita simples antecipadamente para facilitar a hibridação. Na realidade, a digestão e a eletroforese são realizadas com o DNA em fita dupla; apenas após a eletroforese e a transferência para a membrana é que os fragmentos serão separados ou desnaturados). 3. Agora, simule a eletroforese dos seus fragmentos. Distribua-os por ordem de tamanho e disponha-os em sua mesa como se eles estivessem em um gel. 4. Utilize o esquema dado no Anexo 1 e desenhe a disposição dos seus fragmentos no gel. 5. Marque com um asterisco a(s) banda(s) onde houve hibridação com a sonda. 6. Lembre-se de que o padrão de fragmentos de DNA no seu gel será transferido exatamente da mesma forma para a membrana. Na membrana, os fragmentos serão testados para a hibridação com a sonda e apenas o(s) fragmento(s) que hibridou com a sonda será detectado (como foi demonstrado na Figura 1). Desenhe o que será detectado após a hibridação no quadro marcado "Resultado da análise de hibridação".

6 Questão 1. É possível recortar uma banda de um gel de eletroforese, purificar o DNA que estiver nesta banda e clonar este DNA. Suponha que você tem uma sonda para um gene viral que você gostaria de clonar, mas você não sabe onde ele se encontra no cromossomo de pb do vírus. Como a análise de hibridação poderia ajudá-lo a clonar este gene?

7 Anexo 1. Esquemas para a eletroforese em gel e para o resultado da análise de hibridação. Gel de eletroforese corado Resutado da análise de hibridação Tamanho dos Tamanho dos fragmentos Amostra fragmentos (pb) (pb)

8 Detecção de Seqüências Específicas de DNA Parte 3. Hibridação por Southern Problema A Você está analisando o DNA de um vírus recém-descoberto. Você já construiu um mapa de restrição com pb, demonstrado no Anexo 1. Já que você está interessado em enzimas DNA polimerases, você conduziu a análise de hibridação do DNA do vírus X utilizando um gene de DNA polimerase de outro vírus como sonda. Você acredita que esta seqüência é relacionada com o vírus X. Para sua alegria, a sonda hibridou com o DNA do vírus X. Você acredita que a seqüência de DNA do vírus X na qual a sonda hibridou seja o gene da DNA polimerase do vírus X. Agora você gostaria de determinar a localização do gene da DNA polimerase do vírus X e, para isto, realizou a análise de hibridação por Southern. Você digeriu o DNA viral com EcoRI e BamHI separadamente, separou os fragmentos em um gel, transferiu-os para uma membrana e realizou a hibridação utilizando a mesma sonda do gene da DNA polimerase. No Anexo 1 há uma figura dos fragmentos no gel de eletroforese e o padrão obtido após a hibridação com a sonda na membrana. Questões 1. Marque os fragmentos no gel com os seus respectivos tamanhos em pares de bases. 2. Indique, nos mapas de restrição, a região do DNA do vírus X na qual está localizado o gene da DNA polimerase. 3. A que distância da esquerda o gene poderia estar, em termos de sítios de restrição? E a que distância da direita? 4. Porque o gene da DNA polimerase de um outro vírus poderia hibridar com fragmentos de DNA do vírus X?

9 Problema B No Anexo 2 você encontra um mapa de restrição do Bacteriófago lambda. Você digeriu uma amostra de DNA do fago com as enzimas BamHI e HindIII separadamente e submeteu os fragmentos digeridos à eletroforese. Agora você transferiu os fragmentos para uma membrana e realizou a análise de hibridação utilizando um fragmento de pb do lambda digerido com EcoRI (referido no mapa) como uma sonda. 1. Desenhe o resultado do gel de eletroforese no esquema dado no Anexo 2 (os dois fragmentos menores da HindIII vão correr para fora do gel). 2. Indique quais fragmentos vão hibridar com a sonda de pb (A hibridação vai ocorrer mesmo que ocorra uma complementaridade apenas parcial da sonda com o fragmento de restrição). 3. No segundo quadro, desenhe o que poderia ser visto após a detecção da sonda na membrana.

10 Anexo 1. Mapas de restrição e análise de hibridação do vírus X para a detecção de seqüências específicas do DNA Parte 3. O mapa de restrição superior mostra os sítios de restrição EcoRI e o inferior mostra os sítios de restrição BamHI. Os tamanhos dos fragmentos são dados em pares de bases. O gel de eletroforese corado mostra os fragmentos EcoRI e BamHI do vírus. A análise de hibridação mostra quais as bandas que hibridaram com a sonda. Mapa de restrição EcoRI Mapa de restrição BamHI Gel corado Resultado da análise de hibridação EcoRI BamHI EcoRI BamHI Tamanho, pb

11 Anexo 2. Mapas de restrição e análise de hibridação do bacteriófago lambda para a detecção de seqüências específicas do DNA Parte 3. Os sítios de restrição do bacteriófago lambda para as enzimas BamHI, HindIII e EcoRI estão demonstrados abaixo. Os tamanhos dos fragmentos são dados em pares de bases. Os esquemas do gel e da análise de hibridação são fornecidos para o seu uso. Mapa de restrição BamHI Mapa de restrição HindIII Mapa de restrição EcoRI Gel corado Resultado da análise de hibridação EcoRI BamHI EcoRI BamHI Tamanho, pb

Tecnologia do DNA recombinante. John Wiley & Sons, Inc.

Tecnologia do DNA recombinante. John Wiley & Sons, Inc. Tecnologia do DNA recombinante John Wiley & Sons, Inc. Tópicos Técnicas básicas usadas para identificar, amplificar e clonar genes Construção e triagem de bibliotecas de DNA Análise molecular de DNA, RNA

Leia mais

Polimerase Chain Reaction PCR

Polimerase Chain Reaction PCR Polimerase Chain Reaction PCR Reação em cadeia da polimerase Técnica in vitro utilizada para sintetizar muitas cópias de DNA Amplificar uma seqüência alvo específica Termociclador DNA molde dntp DNA polimerase

Leia mais

MARCADORES MOLECULARES: AFLP E RFLP

MARCADORES MOLECULARES: AFLP E RFLP Universidade Federal de Pelotas Programa de Pós Graduação em Agronomia Disciplina de Biotecnologia Aplicada ao Melhoramento MARCADORES MOLECULARES: AFLP E RFLP Prof. PhD. Antonio Costa de Oliveira Gabriela

Leia mais

BIBLIOTECAS DE DNA E HIBRIDIZAÇÃO. FABIANA SEIXAS

BIBLIOTECAS DE DNA E HIBRIDIZAÇÃO. FABIANA SEIXAS BIBLIOTECAS DE DNA E HIBRIDIZAÇÃO FABIANA SEIXAS email: fabianak@ufpel.edu.br ABORDAGENS... BIBLIOTECAS DE DNA -Bibliotecas de DNA Genômico -Bibliotecas de cdna TÉCNICAS DE HIBIDIZAÇÃO -Hibidização em

Leia mais

Tecnologia do DNA recombinante

Tecnologia do DNA recombinante Tecnologia do DNA recombinante Fonte Conceito Arial de Tecnologia do DNA recombinante; Cor Clonagem preto do DNA; Ferramentas e aplicações da Tecnologia do DNA recombinante Tecnologia do DNA recombinante

Leia mais

Análises moleculares - DNA

Análises moleculares - DNA Análises moleculares - DNA Como o mapeamento genético contribui para a genética médica? A caracterização de um gene e suas mutações aumenta a compreensão da doença Aplicações: -Desenvolvimento de diagnóstico

Leia mais

Restriction Fragment Length Polymorphism (RFLP) e Amplified Fragment Length Polymorphism (AFLP) Fernanda Kegles Jéssica Waldman Nathalia Stark Pedra

Restriction Fragment Length Polymorphism (RFLP) e Amplified Fragment Length Polymorphism (AFLP) Fernanda Kegles Jéssica Waldman Nathalia Stark Pedra Restriction Fragment Length Polymorphism (RFLP) e Amplified Fragment Length Polymorphism (AFLP) Fernanda Kegles Jéssica Waldman Nathalia Stark Pedra Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) Ampliação de sequências

Leia mais

DNA recombinante. Nilce M. Martinez Rossi Depto de Genética

DNA recombinante. Nilce M. Martinez Rossi Depto de Genética DNA recombinante Nilce M. Martinez Rossi Depto de Genética Descobertas marcantes 1962 Arber, Nathans e Smith Enzimas de restrição 1966 Niremberg, Ochoa e Khorana Elucidaram o código genético 1961 Marmur

Leia mais

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE: HISTÓRICO, ENZIMAS DE RESTRIÇÃO E VETORES Aula 3

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE: HISTÓRICO, ENZIMAS DE RESTRIÇÃO E VETORES Aula 3 TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE: HISTÓRICO, ENZIMAS DE RESTRIÇÃO E VETORES Aula 3 LGN0232 Genética molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br Homo sapiens: UMA ESPÉCIE TECNOLÓGICA

Leia mais

Marcadores Moleculares

Marcadores Moleculares Marcadores Moleculares Marcadores Moleculares Marcadores Genéticos Características polimórficas: marcadores de variabilidade genética entre indivíduos, populações, espécies e taxons superiores. Marcadores

Leia mais

PS 4 Soluções Pergunta 1

PS 4 Soluções Pergunta 1 PS 4 Soluções Pergunta 1 Você está estudando a síntese do aminoácido triptofano em bactérias. As enzimas TrpA, TrpB, TrpC, TrpD, TrpE e AroH são essenciais para a síntese desse aminoácido. Bactérias do

Leia mais

Aplicações. Enzimas de restrição

Aplicações. Enzimas de restrição Engenharia genética - Capacidade de manipular ácidos núcleicos de forma bem definida e controlada. As ferramentas que o permitem são as enzimas capazes de actuarem sobre ácidos núcleicos. Enzimas de restrição

Leia mais

Técnicas Moleculares: PCR, Sequenciamento e Southern Blot Técnicas Sorológicas

Técnicas Moleculares: PCR, Sequenciamento e Southern Blot Técnicas Sorológicas UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA E FITOSSANITARISMO AF 073- Biotecnologia Vegetal Técnicas Moleculares: PCR, Sequenciamento e Southern Blot Técnicas

Leia mais

Hibridação de ácidos nucleicos. de cromossomo a chip de DNA

Hibridação de ácidos nucleicos. de cromossomo a chip de DNA Hibridação de ácidos nucleicos de cromossomo a chip de DNA Hibridação de ácidos nucleicos Pareamento complementar de bases entre duas fitas simples de ácido nucleico DNA DNA RNA RNA DNA - RNA Hibridação

Leia mais

7.012 Conjunto de Problemas 4

7.012 Conjunto de Problemas 4 Nome Seção 7.012 Conjunto de Problemas 4 Pergunta 1 Você está estudando a síntese do aminoácido triptofano em bactérias. As enzimas TrpA, TrpB, TrpC, TrpD, TrpE e AroH são essenciais para a síntese desse

Leia mais

Unidade III: Tecnologia do DNA Recombinante

Unidade III: Tecnologia do DNA Recombinante Unidade III: Tecnologia do DNA Recombinante Disciplina: Biologia Molecular Centro de Ciências da Saúde Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação Bloco

Leia mais

PCR Prof. Dr. Fábio Gregori

PCR Prof. Dr. Fábio Gregori PCR Prof. Dr. Fábio Gregori Laboratório de Biologia Molecular Aplicada e Sorologia VPS-FMVZ-USP 1 Reação em Cadeia pela Polimerase Amplificação in vitro de DNA BANDA DNA (amplificado) DNA Agente infeccioso

Leia mais

Perguntas para o roteiro de aula. 1) Descreva as principais características estruturais gerais das moléculas de DNA e

Perguntas para o roteiro de aula. 1) Descreva as principais características estruturais gerais das moléculas de DNA e Perguntas para o roteiro de aula Professora: Drª Marilda S. Gonçalves Propriedades físico-químicas dos ácidos nucléicos 1) Descreva as principais características estruturais gerais das moléculas de DNA

Leia mais

Bases da análise genômica: estado da arte

Bases da análise genômica: estado da arte Bases da análise genômica: estado da arte Cesar Martins cmartins@ibb.unesp.br Departamento de Morfologia Instituto de Biociências UNESP Universidade Estadual Paulista Botucatu, SP Avanços nas tecnologias

Leia mais

Bases da análise genômica: estado da arte

Bases da análise genômica: estado da arte Bases da análise genômica: estado da arte Cesar Martins (cmartins@ibb.unesp.br) Departamento de Morfologia Instituto de Biociências, UNESP Universidade Estadual Paulista Botucatu, SP Avanços nas tecnologias

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá - UEM

Universidade Estadual de Maringá - UEM Universidade Estadual de Maringá - UEM Disciplina: Biologia Molecular 6855 T1 e T2 Ciências Biológicas DNA forense Profa. Dra. Maria Aparecida Fernandez TIPAGEM MOLECULAR Somos parecidos no entanto com

Leia mais

As enzimas de restrição

As enzimas de restrição As enzimas de restrição A Engenharia Genética é possível graças a um grupo especial de enzimas que cortam o DNA. Estas enzimas são chamadas de enzimas de restrição ou endonucleases de restrição. As enzimas

Leia mais

mundo inteiro com uma variedade de aplicações como clonagem, genotipagem e sequenciamento.

mundo inteiro com uma variedade de aplicações como clonagem, genotipagem e sequenciamento. mundo inteiro com uma variedade de aplicações como clonagem, genotipagem e sequenciamento. necessária para que você possa alcançar o melhor desempenho nesta técnica. AGAROSE A agarose é um polissacarídeo

Leia mais

Introdução à Bioquímica

Introdução à Bioquímica Introdução à Bioquímica Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos Dra. Fernanda Canduri Laboratório de Sistemas BioMoleculares. Departamento de Física.. UNESP São José do Rio Preto - SP. Genoma! O genoma de um organismo

Leia mais

AS IMPRESSÕES DIGITAIS DO DNA (DNA FINGERPRINTING)

AS IMPRESSÕES DIGITAIS DO DNA (DNA FINGERPRINTING) AS IMPRESSÕES DIGITAIS DO DNA (DNA FINGERPRINTING) IMPRESSÕES DIGITAIS DO DNA (DNA FINGERPRINTS) - O QUE SIGNIFICA? - Com base no estudo de uma bateria de 12-20 microssatélites, é possível obter perfis

Leia mais

MARCADORES MOLECULARES

MARCADORES MOLECULARES ESALQ/USP MARCADORES MOLECULARES Base genética dos marcadores e usos no melhoramento de plantas e em estudos de diversidade genética e conservação Departamento de Genética ESTUDO DIRIGIDO 1. O que são

Leia mais

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE PARTE I HISTÓRICO ENZIMAS DE RESTRIÇÃO VETORES ELETROFORESE. Patricia Schaker

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE PARTE I HISTÓRICO ENZIMAS DE RESTRIÇÃO VETORES ELETROFORESE. Patricia Schaker TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE PARTE I HISTÓRICO ENZIMAS DE RESTRIÇÃO VETORES ELETROFORESE Patricia Schaker 23.08.2017 HOMO SAPIENS: UMA ESPÉCIE TECNOLÓGICA Antes mesmo do homem compreender os processos

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS TÉCNICAS DE CLONAGEM GÊNICA (PARTE B)

INTRODUÇÃO ÀS TÉCNICAS DE CLONAGEM GÊNICA (PARTE B) INTRODUÇÃO ÀS TÉCNICAS DE CLONAGEM GÊNICA (PARTE B) Para produzir 5mg de somatostatina, são necessários 500.000 cérebros de carneiro, ou por engenharia genética 7,5kg de E. coli com gene enxertado deste

Leia mais

Recursos Genéticos Vegetais

Recursos Genéticos Vegetais Recursos Genéticos Vegetais Caracterização x Avaliação Caracterização Alta herdabilidade Pouca influência ambiental Avaliação Baixa herdabilidade Muita influência ambiental Caracterização: Caracterização

Leia mais

17/04/2017. Prof. Leonardo F. Stahnke

17/04/2017. Prof. Leonardo F. Stahnke Prof. Leonardo F. Stahnke Algumas características são determinadas por genes localizados em cromossomos diferentes. Nesse caso, a segregação dos alelos ocorre de forma independente durante a meiose. Há,

Leia mais

Prof. Dr. Júlio César Borges. Eduardo Nazaré Felipe Gonçalves Renato Capelo

Prof. Dr. Júlio César Borges. Eduardo Nazaré Felipe Gonçalves Renato Capelo Prof. Dr. Júlio César Borges Eduardo Nazaré Felipe Gonçalves Renato Capelo Introdução Método de Sanger Pirosequenciamento Ion Torrent Aplicações Desde a descoberta da dupla fita de DNA surgiram diversas

Leia mais

DNA, cromossomos e organização dos genes do genoma

DNA, cromossomos e organização dos genes do genoma DNA, cromossomos e organização dos genes do genoma Profa. Dra. Aline Maria da Silva Instituto de Química- USP Bibliografia: Genes VII - Benjamin Lewin Lenhinger Principles of Biochemistry (3a. Ed.) Genoma

Leia mais

Exercício 2 DNA e Eletroforese

Exercício 2 DNA e Eletroforese Exercício 2 DNA e Eletroforese Você já aprendeu sobre as enzimas de restrição e como elas clivam o DNA em fragmentos. Você também deve ter notado que, em alguns mapas de restrição, uma enzima pode produzir

Leia mais

Seleção de clones e screening de bibliotecas genômicas

Seleção de clones e screening de bibliotecas genômicas UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PÓLO AVANÇADO DE XERÉM GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA CURSO MELH. GEN. E OGMs (XBT353) TURMA 2015/2 Seleção de clones e screening de bibliotecas genômicas Prof. Dr. Silas

Leia mais

Sessão 1: Os Princípios e as Técnicas da Biologia Molecular do Séc XXI

Sessão 1: Os Princípios e as Técnicas da Biologia Molecular do Séc XXI Sessão 1: Os Princípios e as Técnicas da Biologia Molecular do Séc XXI Menu do dia: -DNA RNA proteína - Sequenciação de genomas (Clonagem, electroforese em gel) - Transcritoma (Microarrays) - Organismos

Leia mais

15/10/2009 GENÉTICA BACTERIANA. Disciplina: Microbiologia Geral Curso: Nutrição Prof. Renata Fernandes Rabello. Informação genética essencial.

15/10/2009 GENÉTICA BACTERIANA. Disciplina: Microbiologia Geral Curso: Nutrição Prof. Renata Fernandes Rabello. Informação genética essencial. GENÉTICA BACTERIANA GENOMA BACTERIANO Cromossoma (nucleóide) Informação genética essencial. Ácido desoxirribonucléico (DNA). Disciplina: Microbiologia Geral Curso: Nutrição Prof. Renata Fernandes Rabello

Leia mais

Clonagem de genes e fragmentos de DNA de interesse

Clonagem de genes e fragmentos de DNA de interesse Clonagem de genes a e fragmentos de DNA de interesse Clonagem Produzir cópias de uma molécula de DNA Criação de uma molécula recombinante e sua propagação Definições Clonar : fazer cópias idênticas Isolamento

Leia mais

a) Baseando-se nos resultados acima, qual é a sequência mais provável desses 4 genes no cromossomo, a partir do gene A? b) Justifique sua resposta.

a) Baseando-se nos resultados acima, qual é a sequência mais provável desses 4 genes no cromossomo, a partir do gene A? b) Justifique sua resposta. CAP. 08: HERANÇA QUANTITATIVA OU POLIGENICA CAP. 09: MAPAS DE LIGAÇÃO GÊNICA - LINKAGE CAP. 10: O MATERIAL GENÉTICO E A GENÉTICA DO FUNCIONAMENTO DOS GENES 1. Considere dois genes e seus respectivos alelos:

Leia mais

Actividade prática: Constrói os teus Kits de Genética!

Actividade prática: Constrói os teus Kits de Genética! Actividade prática: Constrói os teus Kits de Genética! Mais uma vez vais vestir a tua bata de cientista e investigador e preparar o teu dia a dia no laboratório. Hoje é um dia especial, vais receber a

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS POR HIBRIDIZAÇÃO E SEQUENCIAMENTO. Aula 5. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética

IDENTIFICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS POR HIBRIDIZAÇÃO E SEQUENCIAMENTO. Aula 5. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética IDENTIFICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS POR HIBRIDIZAÇÃO E SEQUENCIAMENTO Aula 5 LGN232 Genética Molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br LEMBRANDO O DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA MOLECULAR

Leia mais

PCR Reação de Polimerase em Cadeia. Termociclador

PCR Reação de Polimerase em Cadeia. Termociclador PCR Reação de Polimerase em Cadeia Termociclador REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR) Técnica que permite a amplificação da quantidade de DNA específico utilizando a enzima Taq DNA polimerase, sequências

Leia mais

Southern blotting análise de DNA. Northern blotting análise de RNA. Western blotting análise de proteínas

Southern blotting análise de DNA. Northern blotting análise de RNA. Western blotting análise de proteínas Southern blotting análise de DNA Northern blotting análise de RNA Western blotting análise de proteínas Southern blotting Hibridação DNA-DNA em membrana Southern blot Digestão enzimática Eletroforese em

Leia mais

Aplicações de anticorpos em métodos diagnósticos

Aplicações de anticorpos em métodos diagnósticos Aula Prática Demonstrativa: Aplicações de anticorpos em métodos diagnósticos Introdução Profa. Cristina MED- 2017 Detecção de anticorpos (diagnóstico sorológico) Exemplo: detecção de anticorpos em jovem

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 93 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO O que

Leia mais

PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase. e suas aplicações

PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase. e suas aplicações PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase e suas aplicações Bianca Zingales zingales@iq.usp.br PCR é uma Técnica - Desenvolvida por Kary Mullis e colaboradores em 1983 - É um método

Leia mais

Estudo Dirigido Sequenciamento de DNA

Estudo Dirigido Sequenciamento de DNA Estudo Dirigido Sequenciamento de DNA Professores Dra. Daniela Alves Silvestre OBJETIVOS Compreender a partir do estudo da técnica de sequenciamento do DNA através da utilização de didesoxinucleotídeos,

Leia mais

Os cartões à seguir devem ser recortados, dobrados ao meio e colados.

Os cartões à seguir devem ser recortados, dobrados ao meio e colados. Os cartões à seguir devem ser recortados, dobrados ao meio e colados. CASO Durante uma festa à fantasia no Clube Mediterrâneo, o milionário Armando Furtado foi informado do roubo de sua mais preciosa jóia,

Leia mais

UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO Cap.2.1. Alterações do Material Genético Engenharia genética.

UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO Cap.2.1. Alterações do Material Genético Engenharia genética. UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO Cap.2.1. Alterações do Material Genético Engenharia genética Biologia 12º ano UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO Situação

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down)

IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down) Aplicações: IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down) Mapeamento genético e identificação: mapeamento de genes

Leia mais

AGRONÔMICA GENÉTICA MICROBIANA

AGRONÔMICA GENÉTICA MICROBIANA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas ENGENHARIA AGRONÔMICA GENÉTICA MICROBIANA Piranhas 2017 Célula Procariótica 1 ESTRUTURA E FUNÇÃO DO MATERIAL GENÉTICO Conceitos Genética:

Leia mais

PCR em Tempo Real / PCR quantitativa (qpcr)

PCR em Tempo Real / PCR quantitativa (qpcr) em Tempo Real / quantitativa (q) Dra. Elisabet Marti Serrano emartiserrano@gmail.com (Polymerase Chain Reaction) Amplificação in vitro de uma sequência específica de DNA - Primers o iniciadores - DNA polimerase

Leia mais

DO CROMOSSOMO AOS GENES

DO CROMOSSOMO AOS GENES DO CROMOSSOMO AOS GENES Prof. Paulo Cesar Naoum Academia de Ciência e Tecnologia Não é raro as pessoas perguntarem a respeito de como se descobriram as localizações dos genes nos cromossomos. Da forma

Leia mais

Resoluções das atividades

Resoluções das atividades Resoluções das atividades Aula 8 Ácidos nucleicos Atividades para sala 01 D 02 B No DNA, ocorrem duas fitas de polinucleotídios. As duas fitas são unidas por pontes de hidrogênio estabelecidas entre os

Leia mais

Enzimas de restrição

Enzimas de restrição A tecnologia do DNA recombinante e suas aplicações Enzimas de restrição As enzimas de restrição são proteínas produzidas por bactérias para prevenir ou restringir a invasão de um DNA estranho. Elas atuam

Leia mais

MARCADORES MOLECULARES: DO MELHORAMENTO A CONSERVAÇÃO. Aula 10. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética

MARCADORES MOLECULARES: DO MELHORAMENTO A CONSERVAÇÃO. Aula 10. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética MARCADORES MOLECULARES: DO MELHORAMENTO A CONSERVAÇÃO Aula 10 LGN232 Genética Molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br RELEMBRANDO. kit de genética molecular ENZIMAS DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA Genética Bacteriana Disciplina: Biologia de Microrganismos Professora: Alessandra Machado Genética Bacteriana

Leia mais

GENÉTICA BACTERIANA. As informações genéticas estão contidas: -Cromossomo contém quase a totalidade das informações genéticas das bactérias.

GENÉTICA BACTERIANA. As informações genéticas estão contidas: -Cromossomo contém quase a totalidade das informações genéticas das bactérias. GENÉTICA BACTERIANA As informações genéticas estão contidas: -Cromossomo contém quase a totalidade das informações genéticas das bactérias. -Plasmídeos, DNA Frágil(Vírus) e Transposons contém poucas informações

Leia mais

RESULTADOS. Figura 16. Adesão do complexo B. cepacia às células MRC-5. (A) Bc 17, (B) Bc 374 após 3 h de incubação a 37 C, 1000x.

RESULTADOS. Figura 16. Adesão do complexo B. cepacia às células MRC-5. (A) Bc 17, (B) Bc 374 após 3 h de incubação a 37 C, 1000x. RESULTADOS A B Figura 16. do complexo B. cepacia às células MRC-5. (A) Bc 17, (B) Bc 374 após 3 h de incubação a 37 C, 1000x. 93 Tabela 7. Amostras do complexo B. cepacia e B. gladioli em relação aos pacientes,

Leia mais

Sequenciamento de DNA e PCR 2018 s1

Sequenciamento de DNA e PCR 2018 s1 Sequenciamento de DNA e PCR 2018 s1 Prof. João Carlos Setubal DNA é microscópico como saber a composição de DNA? não existe microscópio suficientemente poderoso que permita simplesmente ler a molécula,

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ÁCIDOS NUCLEICOS

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ÁCIDOS NUCLEICOS BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ÁCIDOS NUCLEICOS Nome do Nucleotídeo Adenina Guanina Timina Citosina Base Adenina (A) Guanina (G) Timina (T) Citosina (C) Purina / Pirimidina Purin Purina Pirimidina Pirimidina

Leia mais

III. Tecnologia do DNA Recombinante BIOTECNOLOGIA. Uso de organismos vivos ou parte deles para a produção de bens e serviços

III. Tecnologia do DNA Recombinante BIOTECNOLOGIA. Uso de organismos vivos ou parte deles para a produção de bens e serviços III. Tecnologia do DNA Recombinante BITECNLGIA Uso de organismos vivos ou parte deles para a produção de bens e serviços 1 Agricultura Meio ambiente Medicina Cultura de Células e Tecidos Bioprocessamento

Leia mais

Electroforese de ácidos nucleicos

Electroforese de ácidos nucleicos Electroforese de ácidos nucleicos 1 A electroforese consiste em fazer migrar biomoléculas por uma matriz, sob a influência de um campo eléctrico, permitindo separá-las segundo as suas propriedades fisicoquímicas

Leia mais

Universidade de Évora ICAAM Laboratório de Microbiologia do Solo 18/07/ /07/2011

Universidade de Évora ICAAM Laboratório de Microbiologia do Solo 18/07/ /07/2011 Universidade de Évora ICAAM Laboratório de Microbiologia do Solo Ana Neves José Neto 18/07/2011-22/07/2011 Responsável: Solange Oliveira Investigadoras: Marta Laranjo Ana Alexandre Rizóbios são bactérias

Leia mais

Departamento de Genética Nilce M. Martinez Rossi

Departamento de Genética Nilce M. Martinez Rossi ORGANIZAÇÃO E FUNCIONALIDADE DO GENOMA HUMANO Departamento de Genética Nilce M. Martinez Rossi Fenótipo = GENÓTIPO + Ambiente O que é o genoma? Projetos Genoma Genoma: sequencia de DNA de todos os cromossomos

Leia mais

Técnicas utilizadas para estudo citogenético clínico. Prof. Dr. Bruno Lazzari de Lima

Técnicas utilizadas para estudo citogenético clínico. Prof. Dr. Bruno Lazzari de Lima Técnicas utilizadas para estudo citogenético clínico Prof. Dr. Bruno Lazzari de Lima Citogenética Clínica Estudo do cromossomo aplicado à prática da genética médica. 40 anos atrás Distúrbios cromossômicos

Leia mais

Apostila de aula prática REAÇÃO EM CADEIA PELA POLIMERASE (PCR)

Apostila de aula prática REAÇÃO EM CADEIA PELA POLIMERASE (PCR) 1 Universidade Federal Fluminense Instituto Biomédico Departamento de Microbiologia e Parasitologia Curso: Medicina Veterinária Disciplina: Virologia III (MIP00071) Apostila de aula prática REAÇÃO EM CADEIA

Leia mais

Tecnologia do DNA recombinante

Tecnologia do DNA recombinante Tecnologia do DNA recombinante Watson & Crick Estrutura do química do DNA (1953) HISTÓRICO Tecnologia DNA recombinante Insulina recombinante (1978) Ian Wilmut clonagem de mamífero (1997) Nature, 25 - Abr

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Biologia Molecular. Prof. Odir Dellagostin

Universidade Federal de Pelotas Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Biologia Molecular. Prof. Odir Dellagostin Universidade Federal de Pelotas Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Biologia Molecular Prof. Odir Dellagostin Whittaker 1969 5 reinos divididos principalmente pelas características morfológicas

Leia mais

Genética Bacteriana. Julliane Dutra Medeiros

Genética Bacteriana. Julliane Dutra Medeiros Genética Bacteriana Julliane Dutra Medeiros 1 A célula bacteriana 2 Relembrando conceitos... Genoma informação genética de uma célula (cromossomo e plasmídeos) Estruturas contendo DNA que transportam fisicamente

Leia mais

5.0 4.8 ~4,8 Kb 4.5. ~1,4 Kb ~1,4 Kb

5.0 4.8 ~4,8 Kb 4.5. ~1,4 Kb ~1,4 Kb Kb 1 2 3 4 5 6 7 4.8 ~4,8 Kb 1,2 ~1,4 Kb ~1,4 Kb 0,5 0,4 Figura 26 - Confirmação da abertura do pfastbac HTc e do isolamento da pré-pró-renina do plasmídeo pbsren por eletroforese em gel de agarose %.

Leia mais

Sequenciamento de DNA e PCR QBQ 102 Aula 6 (biomol)

Sequenciamento de DNA e PCR QBQ 102 Aula 6 (biomol) Sequenciamento de DNA e PCR QBQ 102 Aula 6 (biomol) Prof. João Carlos Setubal Replicação de DNA 5ʹ 3ʹ Se um dos nucleotídeos for defeituoso A replicação pára Reação da DNA Polimerase com dntps síntese

Leia mais

Bases da análise genômica

Bases da análise genômica Bases da análise genômica Cesar Martins (cmartins@ibb.unesp.br) Departamento de Morfologia Instituto de Biociências, UNESP Universidade Estadual Paulista Botucatu, SP O genoma e sua história Genoma Termo

Leia mais

CLONAGEM MOLECULAR E TRANSFORMAÇÃO BACTERIANA. Atualmente é muito comum ouvirmos falar de clonagem em meios de

CLONAGEM MOLECULAR E TRANSFORMAÇÃO BACTERIANA. Atualmente é muito comum ouvirmos falar de clonagem em meios de CLONAGEM MOLECULAR E TRANSFORMAÇÃO BACTERIANA I - INTRODUÇÃO Atualmente é muito comum ouvirmos falar de clonagem em meios de comunicação que atingem o grande público. É também bastante comum assistirmos

Leia mais

Molecular para Diagnóstico Clínico Western blotting. Prof. Dra. Marieta Torres de Abreu Assis

Molecular para Diagnóstico Clínico Western blotting. Prof. Dra. Marieta Torres de Abreu Assis Técnicas em Biologia Molecular para Diagnóstico Clínico Western blotting Prof. Dra. Marieta Torres de Abreu Assis Email: marietapitagoras@yahoo.com.br Western blotting ou Immunoblotting Ø Permite que proteínas

Leia mais

Prof. João Carlos Setubal

Prof. João Carlos Setubal Prof. João Carlos Setubal QBQ 204 Aula 6 (biomol) Sequenciamento de DNA e PCR Replicação de DNA 5ʹ 3ʹ Se um dos nucleotídeos for defeituoso A replicação pára Reação da DNA Polimerase com dntps síntese

Leia mais

Genômica. Mapeamento Molecular

Genômica. Mapeamento Molecular Genômica Mapeamento Molecular Mapas Para a construção de mapas moleculares podem ser empregados métodos de frequências de recombinação, posições relativas de características citológicas, ou distâncias

Leia mais

Estratégias de clonagem

Estratégias de clonagem UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PÓLO AVANÇADO DE XERÉM GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA CURSO MELH. GEN. E OGMs (XBT353) TURMA 2015/2 Estratégias de clonagem Prof. Dr. Silas Pessini Rodrigues Rio de Janeiro,

Leia mais

Vírus - Caracterização Geral

Vírus - Caracterização Geral Noções de Vírus By Profª. Cynthia Vírus - Caracterização Geral Vírus = veneno ou fluído venenoso (Latim) Acelulares/ Partículas Infecciosas Composição química de nucleoproteínas (DNA ou RNA+Proteínas)

Leia mais

- Sequenciamento de genomas nada mais é que a determinação da ordem linear dos nucleotídeos ou bases nitrogenadas de um genoma.

- Sequenciamento de genomas nada mais é que a determinação da ordem linear dos nucleotídeos ou bases nitrogenadas de um genoma. Sequenciamento de genomas - Sequenciamento de genomas nada mais é que a determinação da ordem linear dos nucleotídeos ou bases nitrogenadas de um genoma. O sequenciamento de um genoma é geralmente referido

Leia mais

Técnicas de Biologia Molecular. Digestão de DNA com enzimas de restrição e eletroforese em gel de agarose

Técnicas de Biologia Molecular. Digestão de DNA com enzimas de restrição e eletroforese em gel de agarose Técnicas de Biologia Molecular Digestão de DNA com enzimas de restrição e eletroforese em gel de agarose 1 Enzimas de Restrição Endonucleases sítio-específicas isoladas de procariotos Protegem a bactéria

Leia mais

Sequenciamento do Motivo de Fosforilação de PEP-Carboxilases de Genótipos de Milho Contrastantes em Responsividade ao Nitrogênio.

Sequenciamento do Motivo de Fosforilação de PEP-Carboxilases de Genótipos de Milho Contrastantes em Responsividade ao Nitrogênio. Sequenciamento do Motivo de Fosforilação de PEP-Carboxilases de Genótipos de Milho Contrastantes em Responsividade ao Nitrogênio. XXIV Congresso Nacional de Milho e Sorgo - 01 a 05 de setembro de 2002

Leia mais

Uso de microarrays e RNA-seq para a medida de níveis relativos de transcrição

Uso de microarrays e RNA-seq para a medida de níveis relativos de transcrição Uso de microarrays e RNA-seq para a medida de níveis relativos de transcrição Medidas dos níveis de mrna O nível de mrna de uma célula reflete (as vezes de forma grosseira) os níveis de proteínas da mesma.

Leia mais

Replicação de DNA QBQ 204 Aula 2 (biomol)

Replicação de DNA QBQ 204 Aula 2 (biomol) Replicação de DNA QBQ 204 Aula 2 (biomol) Prof. João Carlos Setubal Site da disciplina http://www.iq.usp.br/setubal/qbq204/2016 Trabalho para entrega Grupos de 6 alunos Temas: processos bioquímicos relacionados

Leia mais

Eficiência da PCR convencional na detecção de Leishmania spp em sangue, pele e tecidos linfoides

Eficiência da PCR convencional na detecção de Leishmania spp em sangue, pele e tecidos linfoides Eficiência da PCR convencional na detecção de Leishmania spp em sangue, pele e tecidos linfoides Aluna: Carina de Mattos Soares Orientadora: Dra Cídia Vasconcellos Supervisora: Dra Vânia Lucia Ribeiro

Leia mais

- HIBRIDAÇÃO DE SOUTHERN UTILIZANDO SONDAS NÃO RADIOACTIVAS 1ª

- HIBRIDAÇÃO DE SOUTHERN UTILIZANDO SONDAS NÃO RADIOACTIVAS 1ª TP3 e TP4 - HIBRIDAÇÃO DE SOUTHERN UTILIZANDO SONDAS NÃO RADIOACTIVAS 1ª Parte: A- Separação em gel de agarose e visualização do DNA cromossómico de S. elodea ATCC 31461 após hidrólise com BamHI, EcoRI,

Leia mais

Essas fitas de DNA, localizadas no núcleo das células, se esticadas medem cerca de 2 metros de comprimento.

Essas fitas de DNA, localizadas no núcleo das células, se esticadas medem cerca de 2 metros de comprimento. O que é DNA? São fitas de uma substância química orgânica denominada ácido desoxirribonucleico, que contêm os códigos para a fabricação de todas as proteínas do nosso organismo, determinando todas as características

Leia mais

AULA 9: Tecnologia do DNA recombinante. Disciplina de Genômica II Prof. Fabiana K. Seixas 2014_1

AULA 9: Tecnologia do DNA recombinante. Disciplina de Genômica II Prof. Fabiana K. Seixas 2014_1 AULA 9: Tecnologia do DNA recombinante Disciplina de Genômica II Prof. Fabiana K. Seixas 2014_1 A engenharia genética atua no nível molecular, onde as diferenças entre espécies desaparecem O que é um

Leia mais

Detecção e Quantificação Viral

Detecção e Quantificação Viral Detecção e Quantificação Viral Análise e Tratamento de Dados Citomegalovirus i Carga Viral Vírus Epstein Barr Vírus a DNA Amplificação de fragmento de 74 pb Região BNRF1 (LMP2) Extracção do DNA Viral:

Leia mais

Regulação gênica em Eucariotos. Prof. Dr. Marcelo Ricardo Vicari

Regulação gênica em Eucariotos. Prof. Dr. Marcelo Ricardo Vicari Regulação gênica em Eucariotos REGULAÇÃO GÊNICA Neurônio e célula de fígado: células de um mesmo indivíduo e que contêm a mesmo genoma REGULAÇÃO GÊNICA Diferenciação celular 1973 REGULAÇÃO GÊNICA Dolly:

Leia mais

1. Produção de DNA recombinante (plasmídio de uma bactéria/gene do vaga-lume). 3. Multiplicação da célula de tabaco com o gene do vaga-lume.

1. Produção de DNA recombinante (plasmídio de uma bactéria/gene do vaga-lume). 3. Multiplicação da célula de tabaco com o gene do vaga-lume. 01. Analise a figura a seguir, que representa um determinado experimento: 1. Produção de DNA recombinante (plasmídio de uma bactéria/gene do vaga-lume). 2. Introdução do DNA em célula de tabaco. 3. Multiplicação

Leia mais

PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase. Bianca Zingales

PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase. Bianca Zingales PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase e suas aplicações Bianca Zingales zingales@iq.usp.br PCR é uma Técnica - Desenvolvida por Kary Mullis e colaboradores em 1983 - É um método

Leia mais

Lista de Exercícios - Monitorias

Lista de Exercícios - Monitorias Monitoria (Biologia - Biologia Molecular) - data (27/06) 01 (UNEAL 2013) Muito tem sido aprendido sobre como as instruções genéticas escritas em um alfabeto de apenas 4 letras os quatros diferentes nucleotídeos

Leia mais

Transcrição gênica. Prof. Mateus Grangeiro

Transcrição gênica. Prof. Mateus Grangeiro Transcrição gênica Prof. Mateus Grangeiro DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA MOLECULAR O dogma central da biologia molecular postulado por Francis Crick evidencia o mecanismo de transferência da informação genética

Leia mais

Nutrição. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ABR/2011

Nutrição. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ABR/2011 Introdução a Biologia i Molecular: DNA Nutrição Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ABR/2011 HISTÓRICO Organização Células DNA + Proteínas Corpo Informação das proteínas e RNAs que serão sintetizadas

Leia mais

Prof. João Carlos Setubal

Prof. João Carlos Setubal Prof. João Carlos Setubal QBQ 102 Aula 5 (biomol) Sequenciamento de DNA, genomas e bioinformática Replicação de DNA 5ʹ 3ʹ A replicação pára Reação da DNA Polimerase com dntps síntese de DNA Purina ou

Leia mais

Kit de Clonagem Flex-C

Kit de Clonagem Flex-C Kit de Clonagem Flex-C Instruções de Uso DESCRIÇÃO O Kit de Clonagem Flex-C é altamente eficiente, rápido e de fácil uso para clonagem por PCR. A enzima Flex-C permite a clonagem direta de qualquer fragmento

Leia mais

DNA e RNA Replicação do DNA

DNA e RNA Replicação do DNA DNA e RNA Replicação do DNA 1953 1952 1952 1944 1928 1869 À descoberta do Material Genético Watson e Crick Modelo do DNA dupla hélice Hershey-Chase experiências com bacteriófagos confirmam o DNA como suporte

Leia mais

Aluna: Carina de Mattos Soares Orientadora: Dra Cídia Vasconcellos Supervisora: Dra Vânia Lucia Ribeiro da Matta

Aluna: Carina de Mattos Soares Orientadora: Dra Cídia Vasconcellos Supervisora: Dra Vânia Lucia Ribeiro da Matta Comparação da eficácia da PCR convencional e em tempo real na identificação de espécies de Leishmania sp do Novo Mundo, usando diferentes alvos moleculares luna: Carina de Mattos Soares Orientadora: Dra

Leia mais

Mutação aleatória. DNA shuffling Apresentação em Fagos (Phage Display) Exemplos de Aplicação. Error prone

Mutação aleatória. DNA shuffling Apresentação em Fagos (Phage Display) Exemplos de Aplicação. Error prone Objetivos FFI0776 Modelagem e Engenharia de Proteínas Prof. Rafael V. C. Guido rvcguido@ifsc.usp.br Aula 09 Mutação aleatória Error prone PCR Apresentação em Fagos (Phage Display) Exemplos de Aplicação

Leia mais