5 Exemplos Numéricos do Caso Linear

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "5 Exemplos Numéricos do Caso Linear"

Transcrição

1 56 5 Exemplos Numéricos do Caso Linear Neste capítulo apresenta-se uma série de exemplos numéricos como parte de um estudo paramétrico para avaliar e validar a exatidão do método aproximado perante a solução analítica exata, tanto da formulação que considera simetria na resposta, quanto da solução que considera assimetria. Isto com a finalidade de demonstrar que o método aproximado apresenta as condições necessárias para ser usado na análise não-linear do problema Comparação Entre a Solução Exata e a Solução Aproximada Simétrica Comparação entre as funções de aproximação para uma viga com carga concentrada estática Nesta seção é feita uma comparação entre a solução analítica para uma viga infinita submetida à ação de uma carga concentrada estática, i. e., considerando V=0, para avaliar a convergência da solução aproximada simétrica, considerando os três tipos de funções de aproximação definidas nos itens , e , com a finalidade de escolher a mais eficiente. Definem-se na Tabela 5-1 os parâmetros usados para os exemplos desenvolvidos nesta seção: Tabela 5-1 Parâmetros do sistema Parâmetro Símbolo Unidade Valor Rigidez à flexão EI knm Massa linear m kg Rigidez da fundação elástica k kn/m x10 3 Coeficiente de amortecimento Crítico Cr kns/m 300 x10 3 Carga concentrada Q kn -40

2 57 Sabe-se que, para uma viga submetida a uma carga concentrada estática, a resposta dos deslocamentos está dada por: Q ( λη ) w ( η) = e ( sen( λη) + cos( λη)) (5.1) 2k onde: k λ = 4 (5.2) 4EI Influência do número de funções de aproximação N A seguir mostra-se, através da Figura 5.1, a influência do número de funções de forma quando os demais parâmetros são mantidos constantes, considerando os três tipos de funções de aproximação para o caso simétrico D e s lo c a m e n to v e rtic a l (m m ) Analítico Galerkin (N=2) Galerkin (N=5) Galerkin (N=10) Figura 5.1 Comparação entre a resposta exata e resposta aproximada simétrica usando os modos de viga bi-engastada: C = 0.01Cr, L = 2.5m, V = 0.

3 Deslocamento vertical (mm) Analítico Galerkin (N=2) Galerkin (N=5) Galerkin (N=7) Figura 5.2 Comparação entre a resposta exata e resposta aproximada simétrica usando polinômios de Legendre: C = 0.10Cr, L = 2.5m, V = Deslocamento vertical (mm) Analítico Galerkin (N=2) Galerkin (N=5) Galerkin (N=10) Figura 5.3 Comparação entre a resposta exata e resposta aproximada simétrica usando modos de viga bi-apoiada: C = 0.1Cr, L = 2.5m, V = 0. Nas Figuras 5.1, 5.2 e 5.3 observa-se que, à medida que o número de funções N aumenta, a solução aproximada converge para a resposta exata quando se usa funções de aproximações na forma dos modos de vibração de vigas biengastadas e bi-apoiadas. Já a aproximação por polinômios de Legendre não

4 59 apresenta a mesma velocidade de convergência e a resposta para N = 7 é pior que aquela obtida com N = Influência do comprimento de integração L a) Deslocamento vertical (mm) Analítico Galerkin (L=2.5) Galerkin (L=5) Galerkin (L=10) b) Deslocamento vertical (mm) Analítico Galerkin (L=2.5) Galerkin (L=5) Galerkin (L=10) c) Deslocamento vertical (mm) Analítico Galerkin (L=2.5) Galerkin (L=5) Galerkin (L=10) Figura 5.4 Comparação entre a resposta exata e resposta aproximada simétrica: a) modos de viga bi-engastada; b) polinômios de Legendre; c) modos de viga bi-apoiada; C = 0.01Cr, V = 0, N = 7.

5 60 Na Figura 5.4 observa-se que, para os três casos, à medida que o comprimento de discretização L aumenta, a resposta aproximada se afasta da solução analítica exata quando se considera o número de funções de interpolação constante, no caso N = 7. À medida que L aumenta, deve-se aumentar paralelamente o número de funções de interpolação para manter o mesmo nível de aproximação Convergência da aproximação para uma viga com carga concentrada estática Analisa-se agora a convergência mantendo fixo o comprimento de discretização do domínio com um valor de L = 2.50m, e variando o número de funções no cálculo do deslocamento vertical máximo, que se encontra no ponto de aplicação da carga. Tabela 5-2 Convergência do método de Galerkin no cálculo do deslocamento máximo. Modos de Vibr. Polinomios de Modos de Vibr. Exato Bi-engastado Legendre Bi-apoiado N d máx d máx d máx d máx %erro %erro %erro %erro (mm) (mm) (mm) (mm) NC NC NC NC NC NC NC: Não foi possível calcular Deslocamento vertical Máximo (mm) Exato bi-apoiada Pol. de Legendre bi-engastada Número de Funções (N ) Figura 5.5 Convergência do deslocamento máximo.

6 61 Na tabela 5-2 e na Figura 5.5, observa-se que o comportamento da aproximação por modos de vibração de viga bi-apoiada e de viga bi-engastada apresentam uma boa convergência. Já a aproximação por polinômios de Legendre apresenta uma convergência mais lenta e, para um número de funções de aproximação maior que sete, não foi possível calcular a resposta, provavelmente por causa de algum mal condicionamento das equações, já que a resolução para este caso é feita por integração numérica das equações de movimento, e, tratandose de funções polinomiais, elas tendem a apresentar problemas numéricos quando seu grau é elevado Escolha do tipo de função de aproximação para o caso simétrico Com base nos resultados mostrados nos itens ; e 5.1.2, tomase como função de aproximação para a solução aproximada simétrica os modos de vibração de viga bi-apoiada, já que estas funções apresentam uma boa convergência e rapidez no cálculo. Elas serão usadas daqui em diante em todos os exemplos desenvolvidos para a comparação com a solução analítica exata quando houver simetria na resposta Análise paramétrica para viga com carga móvel distribuída de magnitude constante Nesta seção é feita uma análise comparativa entre a solução exata e a aproximada para a mesma viga analisada na seção anterior (Tabela 5-1), mas considerando agora um carregamento uniformemente distribuído móvel de amplitude constante. Além disso, a viga encontra-se submetida à ação de uma força axial P. Na Tabela 5-3 são mostrados os parâmetros que caracterizam o carregamento distribuído: Tabela 5-3 Parâmetros de carregamento distribuído. Parâmetro Símbolo Unidade Valor Resultante da Carga FR kn Intensidade de carga q kn/m Comprimento da extensão da carga a m 0,1525

7 Influência do raio de giração Na Figura 5.6 se mostra a comparação entre a solução exata e a solução aproximada na fase permanente do movimento, para distintos valores de raio de giração: 0.50 Deslocamento vertical (mm) Analítico(FFT, r=0.0m) Galerkin (r=0.0m) Analítico(FFT, r=0.08m) Galerkin (r=0.08m) Analítico(FFT, r=0.113) Galerkin (r=0.113m) Figura 5.6 Deslocamento vertical na fase permanente, solução analítica e Galerkin: C = 0.01Cr, V = m/s, P = -2MN, N = 15, L = 3m. A Figura 5.6 mostra que o aumento do raio de giração da seção da viga, r, associado à parcela de inércia rotacional, se traduz em um aumento no valor dos deslocamentos. Os resultados também mostram que a análise pelo método de Galerkin reproduz com precisão as respostas obtidas mediante a solução analítica da viga infinita usando a transformada de Fourier Influência da rigidez da fundação Apresenta-se agora na Figura 5.7 a influência que tem na resposta permanente do sistema a variação do valor da rigidez da fundação elástica, k.

8 Deslocamento vertical (mm) Analítico(k=60MPa) Analítico(k=240MPa) Analítico(k=120MPa) Analítico(k=360MPa) Galerkin(k=60MPa) Galerkin(k=120MPa) -1.2 Galerkin(k=240MPa) Galerkin(k=360MPa) Figura 5.7 Resposta na fase permanente para distintos valores de k: C = 0.01Cr, V = m/s, P = 0, N = 50, L=5m, r = 0.0 m. Observa-se na Figura 5.7, que, como esperado, a resposta do sistema apresenta menores deslocamentos quando se aumenta o valor de k. Observa-se também que o método de Galerkin reproduz com boa precisão o comportamento da viga. Na Figura 5.8 se mostra como varia o deslocamento máximo do sistema na fase permanente com a variação da rigidez da fundação, para três valores distintos de raio de giração. Observa-se que os deslocamentos crescem de forma quase exponencial quando se diminui a rigidez da fundação elástica Deslocamento vertical Máximo(mm) Analítico (r=0.0m) Analítico(r=0.10m) Analítico(r=0.15m) Galerkin (r=0.0m) Galerkin (r=0.10m) Galerkin (r=0.15m) Fator de Rigidez da fundaçao "k" (GN/m) Figura 5.8 Deslocamentos máximos para distintos valores de k e r: C = 0, V = m/s, P = 0, N = 50, L = 5m.

9 64 Também se pode observar na Figura 5.8 que, quando o raio de giração aumenta, aumenta o valor dos deslocamentos máximo para um mesmo valor de k. No entanto, a diferença diminui à medida que o valor de k cresce até praticamente desaparecer quando o valor de k é elevado. Esta diferença no valor do deslocamento com a variação do raio de giração deve-se à ação da velocidade da carga, já que no caso estático o raio de giração não tem efeito algum Influência da velocidade do carregamento Analisa-se agora a influência da velocidade do carregamento na resposta do sistema para distintos valores de rigidez de fundação Analítico (V=50m/s) Analítico(V=100m/s) Analítico(V=150m/s) Deslocamento vertical Máximo(mm) 2.00 Galerkin (V=50m/s) Galerkin (V=100m/s) Galerkin (V=150m/s) Fator de Rigidez da fundaçao "k" (MPa) Figura 5.9 Deslocamentos máximos para distintos valores de k e V. C = 0, r = 0.08 m, P = 0, N = 50, L = 5m. Na Figura 5.9 observa-se que, para um mesmo valor de rigidez de fundação k, o deslocamento máximo aumenta à medida que aumenta o valor da velocidade do carregamento. Observa-se também que, à medida que o valor da rigidez da fundação k aumenta, todas as curvas convergem para um mesmo valor de deslocamento máximo. Novamente, a solução aproximada coincide com a solução analítica. Analisa-se agora a flecha máxima da viga quando a velocidade do carregamento varia desde valores baixos até altos valores, mantendo-se constantes os demais parâmetros.

10 65 Na Figura 5.10 apresenta-se a variação do valor do deslocamento máximo da viga em função da velocidade do carregamento, calculados com a solução analítica e aproximada considerando simetria na resposta, para dois valores do raio de giração Galerkin(r=0.08m) Analítico(r=0.08m) Galerkin(r=0.0m) Analítico(r=0.0m) Deslocamento vertical máximo (m) Velocidade(m/s) Figura 5.10 Deslocamento máximo em função de V para distintos valores de r: C = 0.05Cr, P = -2MN, N = 50, L = 8m. Na Figura 5.10 pode se observar que os valores dos deslocamentos máximos na resposta exata aumentam com a velocidade do carregamento até atingir um valor máximo, após o qual a flecha máxima diminui com o aumento da velocidade. Este valor de velocidade onde o sistema atinge o máximo deslocamento é denominado velocidade crítica. Observa-se também que, quando o valor do raio de giração aumenta, a velocidade crítica diminui e o deslocamento máximo aumenta. Este comportamento foi observado anteriormente por Kim (2005). A solução por Galerkin considerando simetria aproxima de forma adequada a resposta exata para valores de velocidade menores que a velocidade crítica. No entanto, conforme o valor da velocidade se aproxima do valor crítico, o método de Galerkin considerando simetria se afasta da resposta exata, tendendo a flecha

11 66 máxima para infinito na vizinhança da velocidade crítica. Isto porque a resposta do sistema perde simetria quando o valor da velocidade de carregamento se aproxima da velocidade crítica. Para entender esta perda de simetria na resposta mostra-se na Figura 5.11 a configuração da viga para distintos valores de velocidade. Figura 5.11 Comportamento da deformada solução analítica para distintos valores de velocidade, quando C = 0.05Cr, P = -2MN e r = 0.08m. Na Figura 5.11 pode-se observar que a configuração da deformada é simétrica com respeito ao carregamento para uma velocidade igual a 80% da velocidade crítica. Já para uma velocidade igual à velocidade crítica a resposta perde simetria, localizando-se o deslocamento máximo à esquerda da origem, i.e., após a passagem do carregamento. Para um valor de velocidade superior à velocidade crítica (1.6Vcr), a resposta perde totalmente a simetria. Resposta similar foi encontrada por Frýba (1972). Assim, para analisar sistemas submetidos a altas velocidades, é necessário utilizar funções que consigam representar a assimetria da resposta Comparação Entre a Solução Exata e a Solução Aproximada com Formulação Assimétrica Como foi visto na seção anterior 5.1., a solução aproximada pelo método de Galerkin considerando simetria na resposta consegue reproduzir de forma

12 67 adequada a resposta exata para valores de velocidade abaixo da velocidade crítica. Nesta seção são analisados exemplos numéricos onde a velocidade do carregamento atinge e/ou ultrapassa o valor crítico, usando a formulação aproximada com séries de Fourier e polinômios de Legendre, deduzidas no Capítulo 4. Da mesma forma que para o caso de resposta simétrica, faz-se uma comparação da eficiência das funções de aproximação a fim de se eleger o tipo de função de aproximação mais eficiente. Para tal fim, analisa-se o sistema submetido a uma carga concentrada móvel com velocidade de deslocamento igual ou superior à velocidade crítica Comparação entre as funções de aproximação para uma viga com carga concentrada móvel Nesta seção é feita uma comparação entre a solução analítica para uma viga infinita submetida à ação de uma carga concentrada móvel com velocidade de carregamento igual ou maior que a velocidade crítica, a fim de avaliar a convergência da solução aproximada assimétrica para os dois tipos de funções de aproximação definidas nos itens e Isto com a finalidade de escolher a mais eficiente. Os parâmetros usados para os exemplos desenvolvidos nesta seção são os definidos na Tabela Influência do número de funções de aproximação N para velocidade igual à velocidade crítica A seguir, se mostra uma comparação da influência do número de funções de aproximação quando os demais parâmetros são mantidos constantes, para os dois tipos de funções de aproximação, e para uma velocidade do carregamento igual à velocidade crítica.

13 D eslocam ento v ertica l (m m ) Galerkin N=5 Galerkin N=7 Analítico Figura 5.12 Comparação entre a resposta exata e resposta aproximada assimétrica por polinômios de Legendre: C = 0.05Cr, L = 5m, V = 170m/s (V/V cr = 1), r = Deslocamento vertical (mm) Galerkin N=5 Galerkin N=7 Galerkin N=9 Analítico Figura 5.13 Comparação entre a resposta exata e resposta aproximada assimétrica por séries de Fourier. C = 0.05Cr, L = 5m, V = 170m/s(V/V cr = 1), r = 0. Nas Figuras 5.12 e 5.13 observa-se que a aproximação por séries de Fourier é mais eficiente que a aproximação por polinômios de Legendre, já que converge com maior velocidade. Cabe salientar que, no caso da aproximação por

14 69 polinômios de Legendre, não foi possível calcular resultados para valores de N superiores a 7. A solução por série de Fourier consegue representar de forma adequada a assimetria da resposta. Já a aproximação por polinômios de Legendre, além de ter menor velocidade de convergência, não consegue representar um comportamento assimétrico para os números de funções testados Influência do comprimento de discretização L para velocidade maior que a velocidade crítica Mostra-se agora uma comparação da influência do comprimento de discretização L quando os demais parâmetros são mantidos constantes, para os dois tipos de funções de aproximação usados no método de Galerkin considerando assimetria na resposta e considerando a velocidade igual à velocidade crítica D e s lo c a m e n to v e rtic a l (m m ) Galerkin L=3 Galerkin L=4 Galerkin L=10 Analítico Figura 5.14 Comparação entre a resposta exata e resposta aproximada assimétrica por polinômios de Legendre. C = 0.05Cr, N = 6, V = 170m/s, r = 0.

15 70 Figura 5.15 Comparação entre a resposta exata e resposta aproximada assimétrica por séries de Fourier: C = 0.05Cr, N = 15, V = 170m/s(V/V cr = 1), r = 0. As Figuras 5.14 e 5.15 mostram a influência do comprimento L na resposta aproximada. Nestes gráficos pode-se verificar que a aproximação por séries de Fourier é mais rápida quanto à convergência, já que para um valor fixo de termos N = 15, as respostas para L = 5m, e L = 10m são muito próximas da resposta analítica. Já para um comprimento L = 20m, a resposta afasta-se da solução exata. Entretanto, a solução por polinômios de Legendre não apresenta uma convergência para os valores testados de L e N. Pode observar-se também na Figura 5.14 que, quando L = 3m, a solução aproximada por polinômios de Legendre apresenta deslocamentos maiores que a resposta analítica e não apresenta comportamento assimétrico Escolha do tipo de função de aproximação para o caso assimétrico Com base nos resultados obtidos nos exemplos testados em e , nos quais foram analisadas as aproximações por séries de Fourier e polinômios de Legendre, pode se constatar que as aproximações por séries de Fourier apresentaram um bom desempenho. Já os polinômios de Legendre não apresentaram bons resultados para os exemplos analisados. Isto provavelmente pode ser explicado por um problema de mal condicionamento numérico pelo alto grau dos polinômios, de forma similar que no caso simétrico. Na presente

16 71 dissertação, daqui em diante, emprega-se a aproximação por séries de Fourier para a análise de exemplos que impliquem em possibilidade de assimetria na resposta Análise paramétrica, para viga com carga móvel distribuída e assimetria na resposta Influência do número de funções de aproximação N para velocidade maior à velocidade crítica Como visto no item , quando a velocidade do carregamento atinge o valor crítico a resposta torna-se assimétrica e a aproximação por séries de Fourier é capaz de representar tal assimetria. É analisada agora a influência do número de funções de aproximação N para uma velocidade do carregamento maior que a velocidade crítica, considerando o carregamento distribuído uniforme definido na Tabela 5-3. Figura 5.16 Comparação entre a resposta analítica e a resposta aproximada assimétrica por séries de Fourier: C = 0.05Cr, L = 15m, r = 0m, P = -2MN, V = 180m/s(V/V cr = 1.1). Na Figura 5.16 se observa que, quando a velocidade do carregamento é maior que a velocidade crítica, a resposta torna-se assimétrica. Neste caso o método de Galerkin consegue uma boa aproximação com a resposta analítica para

17 72 um valor de N = 50. Também se pode observar que os deslocamentos máximos ocorrem após a passagem da carga Influência da velocidade do carregamento e raio de giração, nos deslocamentos máximos No item observa-se que, a formulação considerando simetria não consegue reproduzir a resposta de forma adequada na vizinhança da velocidade crítica e para velocidades superiores a esta, tal como mostrado na Figura Mostra-se agora a influência da velocidade no cálculo dos deslocamentos máximos para dois valores distintos de raio de giração, usando a formulação aproximada com séries de Fourier que considera a não-simetria na resposta Deslocamento vertical máximo (m) Galerkin(r=0.08m) Galerkin(r=0.0m) Analítico(r=0.08m) Analítico(r=0.0m) Velocidade(m/s) Figura 5.17 Deslocamentos máximos em função da Velocidade para distintos valores de r: C = 0.05Cr, P = -2MN, N = 50, L = 8m. Na Figura 5.17, observa-se que o método de Galerkin usando séries de Fourier consegue representar com boa precisão a zona de deslocamentos máximos na vizinhança da velocidade crítica e superiores a esta. Também é observado que o valor dos deslocamentos máximos aumenta e que o valor da velocidade crítica diminui com o aumento do raio de giração. Nota-se também que, para velocidades muito baixas ou muito altas, o raio de giração tem pouca influência nos deslocamentos máximos.

18 Influência da força axial e a rigidez da fundação. Comparam-se nesta seção os deslocamentos máximos calculados com a solução analítica e com a solução aproximada, para distintos valores de k e P, mantendo constante o valor dos demais parâmetros, considerando um valor de velocidade V = 50m/s Analítico (P=0) Analítico(P=-3MN) Analítico(P=-6MN) Galerkin (P=0) Galerkin (P=-3MN) Galerkin (P=-6MN) Deslocamento vertical Máximo(mm) Fator de Rigidez da fundaçao "k" (MPa) Figura 5.18 Deslocamentos máximos para distintos valores de k e P: C = 0, r = 0.08 m, V = 50m/s, N = 50, L = 5m. Na Figura 5.18, observa-se que o valor dos deslocamentos máximos aumenta quando aumenta o valor da força axial, com um comportamento similar ao caso de aumento de velocidade mostrado na Figura 5.8, e ao caso de aumento do raio de giração visto na Figura 5.9. Pode-se também observar que a influência da força axial P é importante para valores pequenos de rigidez da fundação, diminuindo sua influência à medida que o valor de k aumenta. Também neste caso o método aproximado consegue representar adequadamente a resposta do sistema Influência da força axial na velocidade crítica Como visto na Figura 5.18, a presença da força axial compressiva se traduz num incremento do valor dos deslocamentos. Mostra-se agora, na Figura 5-19, a variação da velocidade crítica em função do valor da força axial compressiva.

19 Velocidade Crítica (m/s) Analítico ( r = 0m) Analítico ( r =0.11m) Galerkin (r=0m) Galerkin (r=0.11m) Força Axial (MN) Figura 5.19 Velocidade crítica em função da força axial: C = 0.05C r, N = 50, L = 8m. Como mostrado na Figura 5.19, quando o valor da força axial compressiva aumenta o valor da velocidade crítica diminui até chegar a um ponto onde, para um certo valor de carga axial, a velocidade crítica é nula. Este valor corresponde ao valor da força axial crítica. Isto porque tanto um incremento de velocidade quanto um incremento de força axial compressiva se traduz em uma redução da rigidez do sistema. Neste caso, o método aproximado consegue reproduzir de forma adequada a relação entre a velocidade crítica e a força axial. Ainda na Figura 5.19 se pode observar que a curva para um raio de giração r = 0.08m encontra-se abaixo da curva correspondente a r = 0m. Isto mostra que a consideração do raio de giração diminui a velocidade crítica. No entanto, a influência de r diminui conforme aumenta o valor da força axial. Este comportamento também foi observado por Kim (2005) na sua análise linear de vigas submetidas a cargas móveis com presença de força axial compressiva Considerações Finais da Análise Linear Realizadas as análises lineares paramétricas, tanto para o caso de simetria na resposta quanto para o caso de assimetria da mesma, é possível comprovar o bom

20 75 desempenho do método aproximado de Galerkin, já que este consegue representar adequadamente a resposta nos diversos exemplos analisados. A comparação entre as funções de aproximação para o caso simétrico e não simétrico; permitiu escolher dentre elas as funções que apresentam melhor desempenho. Portanto, têm-se as condições necessárias para realizar agora a análise considerando não-linearidade na fundação, que é formulada para o caso simétrico e assimétrico nos capítulos seguintes.

3 Controle Passivo com Carregamento no Plano

3 Controle Passivo com Carregamento no Plano 3 Controle Passivo com Carregamento no Plano 3.1. Conceitos Básicos Conforme visto no Capítulo 1, os mecanismos de controle passivo não são controláveis e não requerem energia para operar. Estes sistemas

Leia mais

Instabilidade e Efeitos de 2.ª Ordem em Edifícios

Instabilidade e Efeitos de 2.ª Ordem em Edifícios Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Capítulo Prof. Romel Dias Vanderlei Instabilidade e Efeitos de 2.ª Ordem em Edifícios Curso: Engenharia Civil Disciplina:

Leia mais

Resistência dos. Materiais. Capítulo 3. - Flexão

Resistência dos. Materiais. Capítulo 3. - Flexão Resistência dos Materiais - Flexão cetatos baseados nos livros: - Mechanics of Materials - Beer & Jonhson - Mecânica e Resistência dos Materiais V. Dias da Silva Índice Flexão Pura Flexão Simples Flexão

Leia mais

Elementos Finitos 2014/2015 Colectânea de trabalhos, exames e resoluções

Elementos Finitos 2014/2015 Colectânea de trabalhos, exames e resoluções Curso de Mestrado em Engenharia de Estruturas 1. a Edição (014/015) Elementos Finitos 014/015 Colectânea de trabalhos, exames e resoluções Lista dos trabalhos e exames incluídos: Ano lectivo 014/015 Trabalho

Leia mais

FESP Faculdade de Engenharia São Paulo. CE2 Estabilidade das Construções II Prof. Douglas Pereira Agnelo Duração: 85 minutos

FESP Faculdade de Engenharia São Paulo. CE2 Estabilidade das Construções II Prof. Douglas Pereira Agnelo Duração: 85 minutos FESP Faculdade de Engenharia São Paulo Avaliação: A1 Data: 12/mai/ 2014 CE2 Estabilidade das Construções II Prof. Douglas Pereira Agnelo Duração: 85 minutos Nome: Matrícula ORIENTAÇÕES PARA PROVA a b c

Leia mais

6 Análise Dinâmica. 6.1 Modelagem computacional

6 Análise Dinâmica. 6.1 Modelagem computacional 6 Análise Dinâmica O presente capítulo apresenta um estudo do comportamento dinâmico da coluna de aço estaiada, abrangendo análises modais para determinação da freqüência natural, com e sem protensão [32]

Leia mais

constante P(t) = 1000 em sua direção longitudinal, figura (5.1), com condições iniciais u(x, t) t=0 = 0 e u(x,t)

constante P(t) = 1000 em sua direção longitudinal, figura (5.1), com condições iniciais u(x, t) t=0 = 0 e u(x,t) 5 Exemplos numéricos Neste capítulo são apresentados os exemplos numéricos que permitem avaliar a eficiência computacional da técnica de superposição modal avançada e a técnica da transformada de Laplace.

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II 6º CICLO (EEM 6NA) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II 6º CICLO (EEM 6NA) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II 6º CICLO (EEM 6NA) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul gracekellyq@yahoo.com.br grace.ganharul@aedu.com Graduação em Engenharia Mecânica Disciplina: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

Leia mais

TC 071 PONTES E ESTRUTURAS ESPECIAIS II

TC 071 PONTES E ESTRUTURAS ESPECIAIS II TC 071 PONTES E ESTRUTURAS ESPECIAIS II 16ª AULA (19/10/2.010) MEZOESTRUTURA DE PONTES A mezoestrutura de ponte é a parte da estrutura (pilares) responsável por transmitir as cargas da superestrutura à

Leia mais

FESP Faculdade de Engenharia São Paulo. Prof. Douglas Pereira Agnelo Prof. Dr. Alfonso Pappalardo Jr.

FESP Faculdade de Engenharia São Paulo. Prof. Douglas Pereira Agnelo Prof. Dr. Alfonso Pappalardo Jr. FESP Faculdade de Engenharia São Paulo Avaliação: A2 Data: 15/set/ 2014 CE2 Estabilidade das Construções II Prof. Douglas Pereira Agnelo Prof. Dr. Alfonso Pappalardo Jr. Duração: 85 minutos Nome: Matrícula

Leia mais

Resistência dos Materiais IV Lista de Exercícios Capítulo 3 Flexão de Peças Curvas

Resistência dos Materiais IV Lista de Exercícios Capítulo 3 Flexão de Peças Curvas Observações: 1 ft 304,8 mm 1 ksi 1000 lb/in 1 in 5,4 mm 1 ksi 1000 psi 1 ft 1 in 1 kip 1000 lb 1 psi 1 lb/in 6.131 O elemento curvo mostrado na figura é simétrico e esta sujeito ao momento fletor M600lb.ft.

Leia mais

Teoria Clássica das Placas

Teoria Clássica das Placas Universidade Federal do Ceará Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil Fleão de Placas ANÁLISE DE ESTRUTURAS I PROF. EVANDRO PARENTE JUNIOR (UFC) PROF. ANTÔNIO MACÁRIO

Leia mais

Campo Elétrico [N/C] Campo produzido por uma carga pontual

Campo Elétrico [N/C] Campo produzido por uma carga pontual Campo Elétrico Ao tentar explicar, ou entender, a interação elétrica entre duas cargas elétricas, que se manifesta através da força elétrica de atração ou repulsão, foi criado o conceito de campo elétrico,

Leia mais

Figura 9.1: Corpo que pode ser simplificado pelo estado plano de tensões (a), estado de tensões no interior do corpo (b).

Figura 9.1: Corpo que pode ser simplificado pelo estado plano de tensões (a), estado de tensões no interior do corpo (b). 9 ESTADO PLANO DE TENSÕES E DEFORMAÇÕES As tensões e deformações em um ponto, no interior de um corpo no espaço tridimensional referenciado por um sistema cartesiano de coordenadas, consistem de três componentes

Leia mais

5 Modelos para representação da ferrovia

5 Modelos para representação da ferrovia 5 Modelos para representação da ferrovia O modelo adotado para análise da interação dinâmica entre trilhopalmilha-dormente-lastro é mostrado na figura (5.1). O trilho é representado por um elemento de

Leia mais

5 Resultados Experimentais

5 Resultados Experimentais 5 Resultados Experimentais 5.1. Introdução Neste capítulo são apresentados os resultados medidos dos dois testes experimentais em escala real realizados para a comparação dos resultados teóricos. 5.2.

Leia mais

CAPÍTULO VI FLEXÃO ELÁSTICA EM VIGAS

CAPÍTULO VI FLEXÃO ELÁSTICA EM VIGAS 1 CAPÍTULO VI FLEXÃO ELÁSTICA EM VIGAS I. ASPECTOS GERAIS As vigas empregadas nas edificações devem apresentar adequada rigidez e resistência, isto é, devem resistir aos esforços sem ruptura e ainda não

Leia mais

ENG285 4ª Unidade 1. Fonte: Arquivo da resolução da lista 1 (Adriano Alberto), Slides do Prof. Alberto B. Vieira Jr., RILEY - Mecânica dos Materiais.

ENG285 4ª Unidade 1. Fonte: Arquivo da resolução da lista 1 (Adriano Alberto), Slides do Prof. Alberto B. Vieira Jr., RILEY - Mecânica dos Materiais. ENG285 4ª Unidade 1 Fonte: Arquivo da resolução da lista 1 (Adriano Alberto), Slides do Prof. Alberto B. Vieira Jr., RILEY - Mecânica dos Materiais. Momento de Inércia (I) Para seção retangular: I =. Para

Leia mais

CÁLCULO DOS DESLOCAMENTOS EM VIGAS DE AÇO COM ABERTURAS NA ALMA

CÁLCULO DOS DESLOCAMENTOS EM VIGAS DE AÇO COM ABERTURAS NA ALMA CÁLCULO DOS DESLOCAMENTOS EM VIGAS DE AÇO COM ABERTURAS NA ALMA José Carlos Lopes Ribeiro Gustavo de Souza Veríssimo José Luiz Rangel Paes Ricardo Hallal Fakury UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO

Leia mais

Carga axial. Princípio de Saint-Venant

Carga axial. Princípio de Saint-Venant Carga axial Princípio de Saint-Venant O princípio Saint-Venant afirma que a tensão e deformação localizadas nas regiões de aplicação de carga ou nos apoios tendem a nivelar-se a uma distância suficientemente

Leia mais

ESTABILIDADE GLOBAL DE ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS: EFEITO DAS LIGAÇÕES SEMI-RÍGIDAS

ESTABILIDADE GLOBAL DE ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS: EFEITO DAS LIGAÇÕES SEMI-RÍGIDAS Núcleo de Estudo e Tecnologia em Pré-Moldados de Concreto www.deciv.ufscar.br/netpre ESTABILIDADE GLOBAL DE ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS: EFEITO DAS LIGAÇÕES SEMI-RÍGIDAS Prof. Dr. Marcelo Ferreira - UFSCar

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Curso de Eletromecânica

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Curso de Eletromecânica Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina CEFET/SC Unidade Araranguá RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Curso de Eletromecânica Prof. Fernando H. Milanese, Dr. Eng. milanese@cefetsc.edu.br Conteúdo

Leia mais

CE2 ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES II LISTA DE EXERCÍCIOS - FLAMBAGEM

CE2 ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES II LISTA DE EXERCÍCIOS - FLAMBAGEM CE2 ESTBILIDDE DS CONSTRUÇÕES II LIST DE EXERCÍCIOS - FLMBGEM FONTE: HIBBELER, R. C. Resistência dos Materiais. 7. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2010. SOLUÇÃO 13.3 ÁRE = (10 25) + 10 10 = 1100 mm² MOMENTOS

Leia mais

Carga axial. Princípio de Saint-Venant. Princípio de Saint-Venant

Carga axial. Princípio de Saint-Venant. Princípio de Saint-Venant Capítulo 4: Carga axial Adaptado pela prof. Dra. Danielle Bond Princípio de Saint-Venant Anteriormente desenvolvemos os conceitos de: Tensão (um meio para medir a distribuição de força no interior de um

Leia mais

Carregamentos Combinados

Carregamentos Combinados - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALÚRGICA DE VOLTA REDONDA PROFESSORA: SALETE SOUZA DE OLIVEIRA BUFFONI DISCIPLINA: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Carregamentos Combinados

Leia mais

Lei de Gauss. O produto escalar entre dois vetores a e b, escrito como a. b, é definido como

Lei de Gauss. O produto escalar entre dois vetores a e b, escrito como a. b, é definido como Lei de Gauss REVISÃO DE PRODUTO ESCALAR Antes de iniciarmos o estudo do nosso próximo assunto (lei de Gauss), consideramos importante uma revisão sobre o produto escalar entre dois vetores. O produto escalar

Leia mais

1) Determine a energia de deformação (energia interna) da estrutura abaixo. Rigidez flexional = 4200 knm²

1) Determine a energia de deformação (energia interna) da estrutura abaixo. Rigidez flexional = 4200 knm² CE2 ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES II LISTA DE EXERCÍCIOS PREPARATÓRIA PARA O ENADE 1) Determine a energia de deformação (energia interna) da estrutura abaixo. Rigidez flexional 42 knm² Formulário: equação

Leia mais

Universidade Católica de Goiás - Departamento de Engenharia Estruturas de Concreto Armado I - Notas de Aula

Universidade Católica de Goiás - Departamento de Engenharia Estruturas de Concreto Armado I - Notas de Aula conteúdo 2 lajes 2.1 Classificação das lajes Como o cálculo das lajes tem por base a Teoria das Grelhas, para melhor entender sua classificação, vamos analisar primeiro como se realiza a transferência

Leia mais

FESP Faculdade de Engenharia São Paulo Prof. Douglas Pereira Agnelo Prof. Dr. Alfonso Pappalardo Jr.

FESP Faculdade de Engenharia São Paulo Prof. Douglas Pereira Agnelo Prof. Dr. Alfonso Pappalardo Jr. CE2 Estabilidade das Construções II FESP Faculdade de Engenharia São Paulo Prof. Douglas Pereira Agnelo Prof. Dr. Alfonso Pappalardo Jr. Nome: Matrícula: Assinale a(s) avaliação(ões) que perdeu: A1 A2

Leia mais

ANÁLISE NUMÉRICO-EXPERIMENTAL DE VIGAS DE MADEIRA REFORÇADAS POR PRFC

ANÁLISE NUMÉRICO-EXPERIMENTAL DE VIGAS DE MADEIRA REFORÇADAS POR PRFC ANÁLISE NUMÉRICO-EXPERIMENTAL DE VIGAS DE MADEIRA REFORÇADAS POR PRFC George W. A. Rangel (1); Dogmar A. de Souza Junior (2); Francisco A. R. Gesualdo (3); Antonio C. dos Santos (3); Carlos H. Barreiro

Leia mais

TENSÕES DE FLEXÃO e de CISALHAMENTO EM VIGAS

TENSÕES DE FLEXÃO e de CISALHAMENTO EM VIGAS DIRETORIA ACADÊMICA DE CONSTRUÇÃO CIVIL Tecnologia em Construção de Edifícios Disciplina: Construções em Concreto Armado TENSÕES DE FLEXÃO e de CISALHAMENTO EM VIGAS Notas de Aula: Edilberto Vitorino de

Leia mais

Seleção de um modelo. Cálculo da carga axial. Fa3= μ mg + f mα 19. Fa4= mg f mα 26 Fa5= mg f 27 Fa6= mg f + mα 28. Fa3= mg + f mα 25.

Seleção de um modelo. Cálculo da carga axial. Fa3= μ mg + f mα 19. Fa4= mg f mα 26 Fa5= mg f 27 Fa6= mg f + mα 28. Fa3= mg + f mα 25. Cálculo da carga axial Em montagens horizontais Com sistemas de transporte comuns, a carga axial (Fa n ) aplicada ao alternar o trabalho para a direção horizontal é obtida na equação abaixo. Fa1= μ mg

Leia mais

Leandro Lima Rasmussen

Leandro Lima Rasmussen Resolução da lista 5 de exercícios de Resistência dos Materiais Exercício 1) Leandro Lima Rasmussen Para começar, calcula-se o CG, os momentos de inércia Iz e Iy e o raio de giração da seção. Instalando

Leia mais

Professor: José Junio Lopes

Professor: José Junio Lopes Lista de Exercício Aula 3 TENSÃO E DEFORMAÇÃO A - DEFORMAÇÃO NORMAL 1 - Ex 2.3. - A barra rígida é sustentada por um pino em A e pelos cabos BD e CE. Se a carga P aplicada à viga provocar um deslocamento

Leia mais

4 Exemplos de verificação

4 Exemplos de verificação Exemplos de Verificação 66 4 Exemplos de verificação Neste capitulo são apresentados exemplos para verificar o programa computacional desenvolvido para fluxo 3D em meios porosos saturados ou nãosaturados,

Leia mais

plano da figura seguinte. A rótula r expressa que não háh

plano da figura seguinte. A rótula r expressa que não háh Método das Forças Sistema Principal Consideremos o pórtico p plano da figura seguinte. A rótula r em D expressa que não háh transmissão de momento fletor da barra CD para a extremidade D das barras BD

Leia mais

5 Exemplos de Aplicação

5 Exemplos de Aplicação 5 Exemplos de Aplicação No presente capítulo serão apresentados exemplos que visam validar a eciência da substituição de uma malha de elementos nitos um elemento isolado, com funções trigonométricas e

Leia mais

Métodos Numéricos. Turma CI-202-X. Josiney de Souza.

Métodos Numéricos. Turma CI-202-X. Josiney de Souza. Métodos Numéricos Turma CI-202-X Josiney de Souza josineys@inf.ufpr.br Agenda do Dia Aula 20 (09/11/15) Interpolação: Introdução Características Interpolação Linear: Introdução Características Exercícios

Leia mais

Ensaio de compressão

Ensaio de compressão A UU L AL A Ensaio de compressão Podemos observar o esforço de compressão na construção mecânica, principalmente em estruturas e em equipamentos como suportes, bases de máquinas, barramentos etc. Às vezes,

Leia mais

Experiência 6 - Perda de Carga Distribuída ao Longo de

Experiência 6 - Perda de Carga Distribuída ao Longo de Experiência 6 - Perda de Carga Distribuída ao Longo de Tubulações Prof. Vicente Luiz Scalon 1181 - Lab. Mecânica dos Fluidos Objetivo: Medida de perdas de carga linear ao longo de tubos lisos e rugosos.

Leia mais

6 Conclusões e Sugestões

6 Conclusões e Sugestões 6 Conclusões e Sugestões 6.1. Conclusões Este trabalho permitiu a modelagem e a avaliação do processo de corte em rocha bidimensional, através de um modelo numérico baseado no método dos elementos discretos.

Leia mais

x exp( t 2 )dt f(x) =

x exp( t 2 )dt f(x) = INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL 1 As notas de aula que se seguem são uma compilação dos textos relacionados na bibliografia e não têm a intenção de substituir o livro-texto, nem qualquer outra bibliografia Aproximação

Leia mais

ANÁLISE ESTÁTICA DE VIGAS CONTÍNUAS CURVAS EM PLANTA COM SEÇÃO TRANSVERSAL ABERTA E PAREDE FINA

ANÁLISE ESTÁTICA DE VIGAS CONTÍNUAS CURVAS EM PLANTA COM SEÇÃO TRANSVERSAL ABERTA E PAREDE FINA ANÁLISE ESTÁTICA DE VIGAS CONTÍNUAS CURVAS EM PLANTA COM SEÇÃO TRANSVERSAL ABERTA E PAREDE FINA GILBERTO CARBONARI a CARBONARI, G. Análise estática de vigas contínuas curvas em planta com seção transversal

Leia mais

Mecânica Geral. Prof. Evandro Bittencourt (Dr.) Engenharia de Produção e Sistemas UDESC. 27 de fevereiro de 2008

Mecânica Geral. Prof. Evandro Bittencourt (Dr.) Engenharia de Produção e Sistemas UDESC. 27 de fevereiro de 2008 Mecânica Geral Prof Evandro Bittencourt (Dr) Engenharia de Produção e Sistemas UDESC 7 de fevereiro de 008 Sumário 1 Prof Evandro Bittencourt - Mecânica Geral - 007 1 Introdução 11 Princípios Fundamentais

Leia mais

Escoamento completamente desenvolvido

Escoamento completamente desenvolvido Escoamento completamente desenvolvido A figura mostra um escoamento laminar na região de entrada de um tubo circular. Uma camada limite desenvolve-se ao longo das paredes do duto. A superfície do tubo

Leia mais

Várias formas da seção transversal

Várias formas da seção transversal Várias formas da seção transversal Seções simétricas ou assimétricas em relação à LN Com o objetivo de obter maior eficiência (na avaliação) ou maior economia (no dimensionamento) devemos projetar com

Leia mais

Tensões no Solo Exercícios

Tensões no Solo Exercícios Tensões no Solo Exercícios 1. Dado o perfil geotécnico abaixo, calcule: a) as tensões devidas ao peso próprio do solo σ e σ e as pressões neutras; ( ) V V b) adotando o valor de k 0 = 0,5 para todas as

Leia mais

Flexão. Diagramas de força cortante e momento fletor. Diagramas de força cortante e momento fletor

Flexão. Diagramas de força cortante e momento fletor. Diagramas de força cortante e momento fletor Capítulo 6: Flexão Adaptado pela prof. Dra. Danielle Bond Diagramas de força cortante e momento fletor Elementos delgados que suportam carregamentos aplicados perpendicularmente a seu eixo longitudinal

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS AULAS 02

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS AULAS 02 Engenharia da Computação 1 4º / 5 Semestre RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS AULAS 02 Prof Daniel Hasse Tração e Compressão Vínculos e Carregamentos Distribuídos SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP Aula 04 Vínculos Estruturais

Leia mais

Construções Metálicas I AULA 5 Compressão

Construções Metálicas I AULA 5 Compressão Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Ouro Preto - MG Construções Metálicas I AULA 5 Compressão Introdução Denomina-se coluna uma peça vertical sujeita à compressão centrada. Exemplos de peças

Leia mais

5.6 Aplicação do tratamento químico no solo As figuras a seguir, mostram uma seqüência de ilustrações de aplicação do tratamento químico no solo

5.6 Aplicação do tratamento químico no solo As figuras a seguir, mostram uma seqüência de ilustrações de aplicação do tratamento químico no solo 5.6 Aplicação do tratamento químico no solo As figuras a seguir, mostram uma seqüência de ilustrações de aplicação do tratamento químico no solo Figura 5.5 Tratamento do solo tipo trincheira Figura 5.6

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ELEMENTOS FINITOS PARA ANÁLISE DE ESTRUTURAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ELEMENTOS FINITOS PARA ANÁLISE DE ESTRUTURAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ELEMENTOS FINITOS PARA ANÁLISE DE ESTRUTURAS Trabalho Final Grupo: Carlos Alexandre Campos Miranda Diego Franca

Leia mais

Capítulo 6. Conclusões e Desenvolvimentos Futuros Introdução Sumário e conclusões

Capítulo 6. Conclusões e Desenvolvimentos Futuros Introdução Sumário e conclusões Capítulo 6 Conclusões e Desenvolvimentos Futuros 6.1- Introdução... 6.2 6.2- Sumário e conclusões... 6.2 6.3- Perspectivas de desenvolvimentos futuros... 6.4 Capítulo 6 - Conclusões e Desenvolvimentos

Leia mais

TORÇÃO. Prof. Dr. Carlos A. Nadal

TORÇÃO. Prof. Dr. Carlos A. Nadal TORÇÃO Prof. Dr. Carlos A. Nadal Tipo de esforços a) Tração b) Compressão c) Flexão d) Torção e) Compressão f) flambagem Esforços axiais existe uma torção quando uma seção transversal de uma peça está

Leia mais

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE Faculdade de Engenharia Transmissão de calor 3º Ano 1 Aula Prática 4 Regime transiente 2 Problema -10.1 Placas de latão de 20 mm de espessura são aquecidas durante 15 minutos

Leia mais

Exercício 1. Exercício 2.

Exercício 1. Exercício 2. Exercício 1. A equação de uma onda transversal se propagando ao longo de uma corda muito longa é, onde e estão expressos em centímetros e em segundos. Determine (a) a amplitude, (b) o comprimento de onda,

Leia mais

Curso de Engenharia Civil. Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil CAPÍTULO 3: FLEXÃO

Curso de Engenharia Civil. Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil CAPÍTULO 3: FLEXÃO Curso de Engenharia Civil Universidade Estadual de aringá Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil CÍTULO 3: FLEXÃO 3. Revisão de Esforços nternos étodo das Seção: 3. Revisão de Esforços nternos

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ÁREA 1. Disciplina: Mecânica dos Sólidos MECSOL34 Semestre: 2016/02

LISTA DE EXERCÍCIOS ÁREA 1. Disciplina: Mecânica dos Sólidos MECSOL34 Semestre: 2016/02 LISTA DE EXERCÍCIOS ÁREA 1 Disciplina: Mecânica dos Sólidos MECSOL34 Semestre: 2016/02 Prof: Diego R. Alba 1. O macaco AB é usado para corrigir a viga defletida DE conforme a figura. Se a força compressiva

Leia mais

UNIDADE 15 OSCILAÇÕES

UNIDADE 15 OSCILAÇÕES UNIDADE 15 OSCILAÇÕES 557 AULA 40 OSCILAÇÕES OBJETIVOS: - DEFINIR O CONCEITO DE OSCILAÇÃO; - CONHECER AS GRANDEZAS QUE DESCREVEM O MOVIMENTO. 40.1 Introdução: Há, na Natureza, um tipo de movimento muito

Leia mais

3. Descrição dos Testes Experimentais

3. Descrição dos Testes Experimentais 36 3. Descrição dos Testes Experimentais Neste capítulo serão descritos todos os testes experimentais realizados. 3.1. Considerações Iniciais O sistema estrutural construído consiste em uma laje mista

Leia mais

4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS 4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS 4.1 ANÁLISE COMPARATIVA DA INFLUÊNCIA, NO CONSUMO DE AÇO, DOS MODELOS DE CÁLCULO AO CISALHAMENTO DE VIGAS. Procura-se avaliar neste item o custo relativo ao consumo

Leia mais

4 Definição da composição de ondas do campo-livre para o SASSI2000

4 Definição da composição de ondas do campo-livre para o SASSI2000 Definição da composição de ondas do campo-livre para o SASSI.. Estratégia Buscando-se elucidar a questão da definição do campo de ondas, avaliar a influência da composição do mesmo na resposta do sistema,

Leia mais

O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal.

O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal. CENTRÓIDES E MOMENTO DE INÉRCIA Centróide O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal. De uma maneira bem simples: centróide

Leia mais

MHS Movimento Harmônico Simples

MHS Movimento Harmônico Simples 2010 ESCOLA ALUNO MHS Movimento Harmônico Simples 1. (Mackenzie) Uma partícula descreve um movimento harmônico simples segundo a equação X = 0,3. cos (π /3 + 2.t), no S.I.. O módulo da máxima velocidade

Leia mais

DIAGRAMAS DE ESFORÇOS

DIAGRAMAS DE ESFORÇOS UNIVRSI O LGRV SOL SUPRIOR TNOLOGI Área epartamental de ngenharia ivil NÁLIS STRUTURS I IGRMS SORÇOS JOÃO MNUL RVLHO STÊVÃO RO 005/06 João M.. stêvão - ST - Ulg 1. onceitos básicos strutura - orpo ou conjunto

Leia mais

Conclusão 6.1. Desenvolvimento e Validação do Método

Conclusão 6.1. Desenvolvimento e Validação do Método 6 Conclusão A primeira contribuição da tese no estado da arte é a apresentação e discussão de uma metodologia para simulação numérica e análise de medidores ultrassônicos. É apresentado um método para

Leia mais

étodos uméricos ZEROS DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

étodos uméricos ZEROS DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA étodos uméricos ZEROS DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

Cálculo Numérico. Santos Alberto Enriquez-Remigio FAMAT-UFU 2015

Cálculo Numérico. Santos Alberto Enriquez-Remigio FAMAT-UFU 2015 Cálculo Numérico Santos Alberto Enriquez-Remigio FAMAT-UFU 2015 1 Capítulo 1 Solução numérica de equações não-lineares 1.1 Introdução Lembremos que todo problema matemático pode ser expresso na forma de

Leia mais

4 Modelo Proposto para Transformador com Tap Variável e Impacto em Estudos de Estabilidade de Tensão

4 Modelo Proposto para Transformador com Tap Variável e Impacto em Estudos de Estabilidade de Tensão 4 Modelo Proposto para Transformador com Tap Variável e Impacto em Estudos de Estabilidade de Tensão A representação de equipamentos elétricos através de simples combinações de resistências e reatâncias

Leia mais

MECÂNICA DOS SOLOS II. Acréscimos de Tensão no Solo

MECÂNICA DOS SOLOS II. Acréscimos de Tensão no Solo MECÂNICA DOS SOLOS II Acréscimos de Tensão no Solo Aula 3 - Notas de aula Distribuição de Tensão no Solo Muitos problemas em obras de engenharia são causados por recalques, empuxos de terras, e capacidade

Leia mais

A. Equações não lineares

A. Equações não lineares A. Equações não lineares 1. Localização de raízes. a) Verifique se as equações seguintes têm uma e uma só solução nos intervalos dados: i) (x - 2) 2 ln(x) = 0, em [1, 2] e [e, 4]. ii) 2 x cos(x) (x 2)

Leia mais

Mecânica Geral II Notas de AULA 6 - Teoria Prof. Dr. Cláudio S. Sartori

Mecânica Geral II Notas de AULA 6 - Teoria Prof. Dr. Cláudio S. Sartori Mecânica Geral II otas de AULA 6 - Teoria Prof. Dr. Cláudio S. Sartori Forças em vigas e em cabos Introdução Analisaremos dois tipos de forças internas em dois tipos de estruturas em engenharia:. Vigas.

Leia mais

Força elétrica e Campo Elétrico

Força elétrica e Campo Elétrico Força elétrica e Campo Elétrico 1 Antes de Física III, um pouco de Física I... Massas e Campo Gravitacional 2 Força Gravitacional: Força radial agindo entre duas massas, m 1 e m 2. : vetor unitário (versor)

Leia mais

E = 70GPA σ e = 215MPa. A = 7500mm 2 I x = 61,3x10 6 mm 4 I y = 23,2x10 6 mm 4

E = 70GPA σ e = 215MPa. A = 7500mm 2 I x = 61,3x10 6 mm 4 I y = 23,2x10 6 mm 4 Lista 1 1. A coluna de alumínio mostrada na figura é engastada em sua base e fixada em seu topo por meios de cabos de forma a impedir seu movimento ao longo do eixo x. Determinar a maior carga de compressão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DISCIPLINA DE MÉTODOS NUMÉRICOS 2º SEMESTRE 2004 Professora Aurora T. R. Pozo 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DISCIPLINA DE MÉTODOS NUMÉRICOS 2º SEMESTRE 2004 Professora Aurora T. R. Pozo 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DISCIPLINA DE MÉTODOS NUMÉRICOS 2º SEMESTRE 2004 Professora Aurora T. R. Pozo 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS Representação de Números Reais e Erros 1. Converta os seguintes números

Leia mais

5. Conclusões e Perspectivas

5. Conclusões e Perspectivas 5. Conclusões e Perspectivas Neste estudo experimental foram apresentados resultados da caracterização de chamas turbulentas não pré-misturadas de spray de etanol e ar. Para realização deste estudo foi

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio. CIV 1111 Sistemas Estruturais na Arquitetura I

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio. CIV 1111 Sistemas Estruturais na Arquitetura I Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio CIV 1111 Sistemas Estruturais na Arquitetura I Profa. Elisa Sotelino Prof. Luiz Fernando Martha Estruturas Submetidas à Flexão e Cisalhamento

Leia mais

Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá. 12 de março de 2013

Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá. 12 de março de 2013 GIROSCÓPIO Mecânica II (FIS-26) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá IEFF-ITA 12 de março de 2013 Roteiro 1 2 Roteiro 1 2 Dinâmica F (ext) = M a CM τ (ext) = d L dt L = M r CM v CM + L CM τ (ext) CM = d L

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas DECIV. Superestrutura de Ferrovias. Aula 10 DIMENSIONAMENTO DE DORMENTES

Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas DECIV. Superestrutura de Ferrovias. Aula 10 DIMENSIONAMENTO DE DORMENTES Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas DECIV CIV 259 Aula 10 DIMENSIONAMENTO DE DORMENTES Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas DECIV CIV 259 Universidade Federal de Ouro Preto

Leia mais

5 TRAÇADO DE DIAGRAMAS DE SOLICITAÇÕES INTERNAS

5 TRAÇADO DE DIAGRAMAS DE SOLICITAÇÕES INTERNAS 16 TRÇDO DE DIGRS DE SOLIITÇÕES INTERNS seguir, se verá duas abordagens diferentes para se traçar os diagramas de solicitações internas em estruturas: de forma analítica, i.e., determinando-se funções

Leia mais

Palavras chave: Alvenaria estrutural, Ações horizontais, Painéis de contraventamento.

Palavras chave: Alvenaria estrutural, Ações horizontais, Painéis de contraventamento. Blucher Mechanical Engineering Proceedings May 2014, vol. 1, num. 1 www.proceedings.blucher.com.br/evento/10wccm DISTRIBUIÇÃO DE AÇÕES HORIZONTAIS EM EDIFÍCIOS DE ALVENARIA ES- TRUTURAL COMPARAÇÃO ENTRE

Leia mais

7. Diferenciação Implícita

7. Diferenciação Implícita 7. Diferenciação Implícita ` Sempre que temos uma função escrita na forma = f(), dizemos que é uma função eplícita de, pois podemos isolar a variável dependente de um lado e a epressão da função do outro.

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 16 Vôo de Planeio, Desempenho de Decolagem e de pouso

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 16 Vôo de Planeio, Desempenho de Decolagem e de pouso Introdução ao Projeto de Aeronaves Aula 16 Vôo de Planeio, Desempenho de Decolagem e de pouso Tópicos Abordados Vôo de Planeio (descida não tracionada). Desempenho na Decolagem. Desempenho no Pouso. Vôo

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS CONTROLE DE QUALIDADE INDUSTRIAL Aula 01 INTRODUÇÃO

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS CONTROLE DE QUALIDADE INDUSTRIAL Aula 01 INTRODUÇÃO CONTROLE DE QUALIDADE INDUSTRIAL A resistência dos materiais é um assunto bastante antigo. Os cientistas da antiga Grécia já tinham o conhecimento do fundamento da estática, porém poucos sabiam do problema

Leia mais

5 Corte em Rocha 5.1. Introdução

5 Corte em Rocha 5.1. Introdução 5 Corte em Rocha 5.1. Introdução Ensaios de corte em rocha em laboratório feitos por Richard (1999) num dispositivo chamado de Rock Strength Device desenvolvido na Universidade de Minnesota, mostraram

Leia mais

Máquinas Elétricas. Máquinas CC Parte IV

Máquinas Elétricas. Máquinas CC Parte IV Máquinas Elétricas Máquinas CC Parte IV Máquina CC eficiência Máquina CC perdas elétricas (perdas por efeito Joule) Máquina CC perdas nas escovas Máquina CC outras perdas a considerar Máquina CC considerações

Leia mais

QUESTÃO 16 QUESTÃO 17 PROVA DE FÍSICA II

QUESTÃO 16 QUESTÃO 17 PROVA DE FÍSICA II 7 PROVA DE FÍSICA II QUESTÃO 16 Uma barra homogênea de massa 4,0 kg e comprimento 1,0 m está apoiada em suas extremidades sobre dois suportes A e B conforme desenho abaixo. Coloca-se a seguir, apoiada

Leia mais

Esforços Elementares em Peças Lineares

Esforços Elementares em Peças Lineares CAPÍTULO III Esforços Elementares em Peças Lineares SEMESTRE VERÃO 2004/2005 Maria Idália Gomes 1/13 Capitulo III Esforços Elementares em Peças Lineares 3.1 Definição dos esforços elementares Uma estrutura

Leia mais

1. Introdução. Isabel B. Valente a, Ricardo Lage b e José António C. Matos c. Minho. carregamento, distribuição dos

1. Introdução. Isabel B. Valente a, Ricardo Lage b e José António C. Matos c. Minho. carregamento, distribuição dos MODELAÇÃO NÃO LINEAR DE VIGAS MISTAS EM AÇO E BETÃO Isabel B. Valente a, Ricardo Lage b e José António C. Matos c a,b,c ISISE, Departamento de Engenharia Civil, Escola de Engenharia, Universidade do Minho

Leia mais

Lista 5: Trabalho e Energia

Lista 5: Trabalho e Energia Lista 5: Trabalho e Energia NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a

Leia mais

étodos uméricos SOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIOAS Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno

étodos uméricos SOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIOAS Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno étodos uméricos SOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIOAS Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA

Leia mais

F = 1/4πɛ 0 q 1.q 2 /r 2. F = G m 1.m 2 /r 2 ENERGIA POTENCIAL 04/05/2015. Bacharelado em Engenharia Civil. Física III

F = 1/4πɛ 0 q 1.q 2 /r 2. F = G m 1.m 2 /r 2 ENERGIA POTENCIAL 04/05/2015. Bacharelado em Engenharia Civil. Física III ENERGIA POTENCIAL Bacharelado em Engenharia Civil Física III Prof a.: D rd. Mariana de Faria Gardingo Diniz A energia potencial é a energia que está relacionada a um corpo em função da posição que ele

Leia mais

Duração do exame: 2:30h Leia o enunciado com atenção. Justifique todas as respostas. Identifique e numere todas as folhas da prova.

Duração do exame: 2:30h Leia o enunciado com atenção. Justifique todas as respostas. Identifique e numere todas as folhas da prova. Duração do exame: :3h Leia o enunciado com atenção. Justifique todas as respostas. Identifique e numere todas as folhas da prova. Problema Licenciatura em Engenharia e Arquitetura Naval Mestrado Integrado

Leia mais

AULA J EXEMPLO VIGA-BALCÃO

AULA J EXEMPLO VIGA-BALCÃO AULA J INTRODUÇÃO O Projeto de Revisão da Norma NBR-6118 sugere que a descrição do comportamento estrutural seja feita de maneira mais rigorosa possível, utilizando-se programas computacionais baseados

Leia mais

Exercícios de Análise Matricial de Estruturas 1. 1) Obter a matriz de rigidez [ ] K da estrutura abaixo para o sistema de coordenadas estabelecido.

Exercícios de Análise Matricial de Estruturas 1. 1) Obter a matriz de rigidez [ ] K da estrutura abaixo para o sistema de coordenadas estabelecido. Exercícios de Análise Matricial de Estruturas ) Obter a matriz de rigidez [ ] K da estrutura abaixo para o sistema de coordenadas estabelecido. Dicas: - Obtenção da energia de deformação do sistema estrutural

Leia mais

24/Abr/2014 Aula /Abr/2014 Aula 15

24/Abr/2014 Aula /Abr/2014 Aula 15 /Abr/014 Aula 15 Ondas de matéria; comprimento de onda de de Broglie. Quantização do momento angular no modelo de Bohr. Difracção e interferência. Função de onda; representação matemática do pacote de

Leia mais

A AÇÃO DO VENTO NOS EDIFÍCIOS

A AÇÃO DO VENTO NOS EDIFÍCIOS 160x210 A AÇÃO DO VENTO NOS EDIFÍCIOS ARAÚJO, J. M. Projeto Estrutural de Edifícios de Concreto Armado. 3. ed., Rio Grande: Dunas, 2014. Prof. José Milton de Araújo FURG 1 1 O PROJETO ESTRUTURAL E A DEFINIÇÃO

Leia mais

CAPÍTULO 1 Sistemas de Coordenadas Lineares. Valor Absoluto. Desigualdades 1. CAPÍTULO 2 Sistemas de Coordenadas Retangulares 9. CAPÍTULO 3 Retas 18

CAPÍTULO 1 Sistemas de Coordenadas Lineares. Valor Absoluto. Desigualdades 1. CAPÍTULO 2 Sistemas de Coordenadas Retangulares 9. CAPÍTULO 3 Retas 18 Sumário CAPÍTULO 1 Sistemas de Coordenadas Lineares. Valor Absoluto. Desigualdades 1 Sistema de Coordenadas Lineares 1 Intervalos Finitos 3 Intervalos Infinitos 3 Desigualdades 3 CAPÍTULO 2 Sistemas de

Leia mais

MOVIMENTO 3D: REFERENCIAL EM TRANSLAÇÃO

MOVIMENTO 3D: REFERENCIAL EM TRANSLAÇÃO MOVIMENTO 3D: REFERENCIAL EM TRANSLAÇÃO INTRODUÇÃO ESTUDO DE CASO À medida que o caminhão da figura ao lado se retira da obra, o trabalhador na plataforma no topo do braço gira o braço para baixo e em

Leia mais

Lista de Exercícios - OSCILAÇÕES

Lista de Exercícios - OSCILAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II Lista de Exercícios - OSCILAÇÕES Perguntas: 1. O gráfico da figura 1 mostra a aceleração

Leia mais