constante P(t) = 1000 em sua direção longitudinal, figura (5.1), com condições iniciais u(x, t) t=0 = 0 e u(x,t)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "constante P(t) = 1000 em sua direção longitudinal, figura (5.1), com condições iniciais u(x, t) t=0 = 0 e u(x,t)"

Transcrição

1 5 Exemplos numéricos Neste capítulo são apresentados os exemplos numéricos que permitem avaliar a eficiência computacional da técnica de superposição modal avançada e a técnica da transformada de Laplace. Todos os exemplos apresentados, são feitos inicialmente (etapa de testes) no programa MAPLE, numa etapa final os algoritmos desses exemplos são desenvolvidos no programa Fortran 90. O primeiro exemplo corresponde a uma barra elástica submetida a uma carga constante sem amortecimento. No segundo exemplo, para essa mesma barra, é considerado o amortecimento. Nesses dois exemplos a barra é discretizada em elementos de treliça. Finalmente, o último exemplo trata do modelo de um trecho de ferrovia constituído por uma interação dinâmica entre trilho, palmilha, dormente e lastro. Esse último exemplo foi desenvolvido na dissertação de Mestrado de Oliveira (Oliveira-2006). 5.1 Barra elástica sem amortecimento Para estudar o exemplo desta seção (e da seção 5.2, que trata da barra elástica com amortecimento) inicialmente é aplicada a técnica da transformada de Laplace, essa técnica requer o conhecimento da transformada inversa de Laplace. Diversos autores tem feito aproximações numéricas da transformada inversa de Laplace. Dentre os diversos métodos inicialmente testados, para os tipos de estruturas que trata esta dissertação, escolheu-se os que tiveram melhor desempenho; Dubner e Abate (Dubner-Abate-1968), Kenny Crump (Crump-1976) e De Hoog (de Hoog-1982). Seguidamente é feito o estudo aplicando o método de superposição modal avançada. Finalmente esses dois métodos são comparados. Para cada um dos modelos, as matrizes de rigidez e massa são obtidas de acordo com a abordagem mostrada no capitulo [3] e a resposta transiente do sistema é obtida de acordo com a formulação dada nas seções [3.5] e [3.6]. Seja um elemento de barra elástica sem amortecimento cujo extremo x = 0 é fixo, no extremo livre x = L submetido a um carregamento aplicado

2 Capítulo 5. Exemplos numéricos 53 constante P(t) = 1000 em sua direção longitudinal, figura (5.1), com condições iniciais u(x, t) t=0 = 0 e u(x,t) t t=0 = 0. E, ρ, A P L Figura 5.1: Barra com extremos fixo e livre, representada por 5 elementos de treliça Os valores das propriedades geométricas e mecânicas do elemento, em unidades consistentes e coerentes segundo (Dumont-2007), são apresentadas na tabela (5.1): L 1 A 1 E 1000 ρ 1 Tabela 5.1: Propriedades geométricas e mecânicas em unidades consistentes para a barra elástica sem amortecimento A equação diferencial parcial que governa o exemplo é a equação (4-1) sem considerar a parcela do amortecimento, cuja solução analítica para valores de t > 0 e 0 < x < L, é: u(x, t) = 8PL π 2 EA n=1 { [ ] 1 ( 1) n cos(ωn t) sen (2n 1) 2 [ ]} (2n 1)πx 2L (5-1) ω n = (2n 1)π E 2L ρ Gráficos dos deslocamentos pela técnica da transformada de Laplace Todos os deslocamentos plotados foram normalizados com relação ao valor estático correspondente, ao longo do tempo nos pontos nodais que ficam a 0.2L, 0.6L e 1.0L e comparados com a solução analítica. Observa-se nos gráficos (5.2) e (5.3) que quanto maior é o fator k melhor é a qualidade das respostas. Daqui em diante, para fins de comparação, será usado k = 1000, dado que o resultado é próximo da solução analítica. Salienta-se que dos três métodos de inversão testados, os métodos desenvolvidos por Kenny Crump e De Hoog fornecem exatamente os mesmos

3 Capítulo 5. Exemplos numéricos 54 Figura 5.2: Deslocamentos em x = 0.2L, x = 0.6L e x = L da barra, aplicando o método de (Dubner-Abate-1968)

4 Capítulo 5. Exemplos numéricos 55 Figura 5.3: Deslocamentos em x = 0.2L, x = 0.6L e x = L da barra, aplicando o método de (Crump-1976)

5 Capítulo 5. Exemplos numéricos 56 resultados (embora convirjam com velocidade distinta). Portanto, são plotados apenas os resultados de Kenny Crump Desempenho computacional da técnica da transformada de Laplace Como um passo prévio, é importante avaliar o desempenho computacional da variável tempo de execução dos programas entre os três métodos usados para a inversão numérica da transformada de Laplace. O objetivo é escolher apenas um deles, o mais eficiente, para assim, ser comparada com a resposta fornecida pelo método de superposição modal avançada. Figura 5.4: Comparação da eficiência dos três métodos método k = 300 k = 500 k = 1000 Dubner-Abate Kenny Crump De Hoog-Stokes Tabela 5.2: Leituras do tempo de execução dos programas em segundos. A partir da comparação dos tempos avaliados entre os métodos de inversão utilizados, o mais rápido é o método de Dubner-Abate. O método de Kenny Crump tem uma ligeira vantagem frente ao de De Hoog. Dado que os deslocamentos fornecidos pelo método de Kenny Crump e De Hoog são os mesmos, consideremos, em diante, apenas o método de Kenny Crump, junto ao de Dubner-Abate.

6 Capítulo 5. Exemplos numéricos Avaliação da convergência das respostas Escolheu-se plotar os graus de liberdade extremos (graus de liberdade 1 e 5) as quais fornecem maior informação do comportamento da convergência da solução. Figura 5.5: Deslocamentos em x = 0.2L (grau de liberdade 1), para k = 500 e k = Os gráficos mostram que convergência é melhor, se o fator k é maior. Observa-se também que se o grau liberdade fica mais próximo do extremo livre, então a convergência também é rápida. Requerendo, nesse caso, um menor valor para k. Em contrapartida, se o grau de liberdade está próximo do nó fixo a convergência é lenta. Essas observações, são importantes, pois indicam que o valor de k pode ser mudado convenientemente (dependendo da posição

7 Capítulo 5. Exemplos numéricos 58 do grau de liberdade) de tal forma que possa ser melhorada a velocidade de convergência. Figura 5.6: Deslocamentos em x = L (grau de liberdade 5), para k = 500 e k = Em nosso caso, dado que desejamos avaliar a barra em qualquer ponto, deve-se optar por um valor de k adequado de tal forma que garanta uma boa convergência. Nos gráficos observa-se que a velocidade de convergência é diferente para k = 500, no entanto para um valor de k = 1000 a resposta é quase idêntica à solução analítica. É importante observar que, para k = 1000, os resultados do método de inversão de Dubner-Abate e o de Kenny Crump praticamente estão superpostos e muito próximas da solução analítica o que demonstra a boa qualidade da

8 Capítulo 5. Exemplos numéricos 59 convergência desses dois métodos. Entretando, é bom levar em conta que a vantagem do método de Dubner-Abate na eficiência no tempo faz a diferença. Portanto, a partir dessas observaçoes o método de inversão escolhido é o de Dubner-Abate, com um valor de k = Gráficos dos deslocamentos pela técnica superposição modal avançada Figura 5.7: Deslocamentos em x = 0.2L e x = L (graus de liberdade 1 e 5), com 2, 4 e 6 matrizes de massa. Observa-se nos gráficos que a qualidade da técnica de superposição modal vai melhorando com uma maior quantidade de matrizes de massa. Uma outra observação importante é que esta mesma qualidade diminui na medida que o tempo cresce.

9 Capítulo 5. Exemplos numéricos Convergência dos resultados por número de graus de liberdade É muito delicado e de muita responsabilidade tentar comparar dois métodos de solução que têm comportamentos diferentes durante seu desenvolvimento. É difícil poder afirmar alguma coisa, já que quando um dos métodos parece ter vantagem num quesito, essa vantagem acaba sendo uma desvantagem se observada desde um outro ângulo ou quando são consideradas outras variáveis. Os gráficos (5.8) e (5.9) apresentam os resultados pelo método de inversão de Dubner-Abate e o método de superposição modal avançado, ambos comparados com a solução analítica para uma barra com 5 e 50 graus de liberdade. Observa-se que, quando aplicada a técnica da transformada de Laplace, os resultados são os mesmos com 5 ou bem com 50 graus de liberdade para k = Para o método de superposição modal avançado, com duas matrizes de massa, a convergência é melhor se o número de graus de liberdade for maior. Essa diferença na convergência (quando considerado o grau liberdade) se deve a que a técnica da transformada de Laplace trabalha com a matriz de rigidez efetiva sem perda de parcela alguma. Entretanto para o método de superposição modal avançada a matriz de rigidez efetiva, desenvolvida em series de freqüências, é truncada, levando conseqüentemente à perda de alguma parcela de rigidez. Para contornar essa diferencia e assim fazer uma melhor comparação dessas duas técnicas, ambas matrizes de rigidez efetivas são desenvolvidas em series de potências e plotadas para 1, 3 e 5 matrizes de massa. Sob essa nova consideração, observa-se nos gráficos (5.10) e (5.11) que essas duas técnicas fornecem os mesmos resultados, não existindo mais a diferença observada no gráfico (5.8). Note que quando o número de matrizes de massa é 1, os resultado obtidos (aplicando superposição modal avançada) correspondem às respostas da teoria clássica (superposição modal). Nos gráficos (5.12) e (5.14) foram plotados respostas das duas técnicas, considerando uma matriz de massa, as quais são equivalentes aos resultados da teoria clássica (superposição modal). Os gráficos das figuras (5.13) e (5.15) são as respostas correspondentes à técnica de superposição modal avançada com 3 matrizes de massa. Onde é evidente as vantagens de um sobre o outro.

10 Capítulo 5. Exemplos numéricos 61 Figura 5.8: Barra discretizada em 5 elementos de treliça. Figura 5.9: Barra discretizada em 50 elementos de treliça. Figura 5.10: Deslocamento em x = 0.2L (grau de liberade 1) aplicando superposição modal avançada.

11 Capítulo 5. Exemplos numéricos 62 Figura 5.11: Deslocamento em x = 0.2L (grau de liberade 1) aplicando transf. de Laplace. Figura 5.12: Deslocamentos em 0.2L (grau de liberdade 1), aplicando superposição modal. Figura 5.13: Deslocamentos em 0.2L (grau de liberdade 1), aplicando superposição modal avançada (3 matrizes de massa).

12 Capítulo 5. Exemplos numéricos 63 Figura 5.14: Deslocamentos em L (grau de liberdade 5), aplicando superposição modal (teoria clássica). Figura 5.15: Deslocamentos em L (grau de liberdade 1), aplicando superposição modal avançada (3 matrizes de massa) Desempenho computacional das duas técnicas No caso da técnica de superposição modal avançada para poder garantir um bom desempenho (e assim compará-la com os métodos de transformada de Laplace) é suficiente fazer os cálculos com duas matrizes de massa. Lembre que entre os métodos de transformada de Laplace foi escolhido o método de Dubner-Abate, com um valor de k = Quando é considerado um número baixo de graus de liberdade (por exemplo, menores do que 5), observa-se na figura (5.16) que os resultados são praticamente iguais à da solução analítica. Ainda mais, o tempo de execução para ambos métodos, é próximo de zero. Portanto, não é possível compará-los

13 Capítulo 5. Exemplos numéricos 64 Figura 5.16: Deslocamentos em 0.2L e L, aplicando superposição modal avançada (2 matrizes de massa) e o método de Dubner-Abate (k = 1000). de forma adequada e ver qual método tem melhor performance. Uma forma de contornar isso é incrementar o número de graus de liberdade. Para tal, discretiza-se a barra em 50 e 100 graus de liberdade. Ao fazer os cômputos com 50 graus de liberdade, praticamente não há diferença na velocidade de convergência desses dois métodos, veja a figura(5.17). Porém, se duplicamos o número de graus de liberdade (ou seja, 100) o tempo de execução com o método da transformada de Laplace (Dubner- Abate) é melhor do que aplicando superposição modal avançada. Veja na figura 5.17 que nesse caso o método de transformada de Laplace é quase três vezes mais rápida do que o de superposição modal avançada. Uma possível explicação para essa demora, no tempo de execução, do

14 Capítulo 5. Exemplos numéricos 65 Figura 5.17: Comparação dos tempos (em segundos). método de superposição modal avançada é a seguinte: o algoritmo implementado para esse método, calcula todos os autovalores e autovetores, o que obviamente implica num maior tempo de execução. Por outro lado, é conhecido que para fazer a análise de uma estrutura não é necessário calcular todos os autovalores, é suficiente calcular os mais representativos. Sendo assim, é preciso implementar algoritmos mais eficientes, o que com certeza deve melhorar a performance desse método. 5.2 Barra elástica com amortecimento Para este segundo exemplo consideramos a mesma barra elástica do exemplo, portanto, com as mesmas condições iniciais e carregamento P(t) = 1000, figura (5.1). Os valores das propriedades geométricas e mecânicas estão representadas na tabela (5.3). L 1 A 1 E 1000 ρ 1 ζ 5 Tabela 5.3: Propriedades geométricas e mecânicas em unidades consistentes para a barra elástica com amortecimento A equação diferencial parcial que governa esse exemplo é a equação (4-1), cuja solução analítica para valores de t > 0 e 0 < x < L, é

15 Capítulo 5. Exemplos numéricos 66 u(x, t) = 2P ρla { [ ( 1) n n=0 ω 2 n 1 e µt 2ρ ( cosh(ωn t)+ µ 2Ω n ρ sinh(ω nt) ) ] sen [ ]} (2n + 1)πx 2L (5-2) onde ω n = (2n + 1)π E 2L ρ e Ω n = µ2 4ρ 2 ωn 2. 2ρ Todos os cálculos, modelos, resultados e gráficos, aplicando superposição modal avançada e os métodos de inversão de da transformada de Laplace para este modelo (barra elástica com amortecimento), son inteiramente análogos aos obtidos no seção anterior (barra elástica sem amortecimento). Portanto, dar todos esses detalhes seria repetitivo. Por tanto, no que segue, é mostrado diretamente a comparação do desempenho computacional de método de inversão de Dubner e Abate e o método de superposição modal avançada Desempenho computacional das duas técnicas A figura (5.18) mostra os resultados obtidos pela aplicação da técnica de superposição modal avançada (com duas matrizes de massa) e a técnica da transformada de Laplace (com um valor de k = 1000), ambas comparadas com a solução analítica da equação (5-2). Observa-se a boa convergência que têm as duas técnicas. De modo inteiramente análogo ao tratamento de uma barra elástica sem amortecimento, Quando é considerado um número baixo de graus de liberdade, os resultados são praticamente iguais à da solução analítica e o tempo de execução para ambos métodos, é próximo de zero. Portanto, impossibilitando fazer uma comparação adequada do performance desses dois métodos. Uma forma de contornar isso, é incrementar o número de graus de liberdade. Por tanto, discretiza-se a barra em 50 e 100 graus de liberdade. Para 50 graus de liberdade o desempenho de método de transformada de Laplace e duas vezes mais rápido. Quando considerado 100 graus de liberdade a diferença é ainda maior, quase 6 vezes mais rápido. Uma possível explicação para essa demora, no tempo de execução, pelo método de superposição modal avançada é: quando é considerado o amortecimento os cálculos desse método precisam trabalhar com números complexos, acarretando numa maior quantidade de variáveis, e conseqüentemente num maior tempo de execução. Entretanto quando não é considerado o amorteci-

16 Capítulo 5. Exemplos numéricos 67 Figura 5.18: Deslocamentos em 0.2L, 0.6L e L, aplicando superposição modal avançada (2 matrizes de massa) e o método de Dubner-Abate (k = 1000).

17 Capítulo 5. Exemplos numéricos 68 mento esse método trabalha apenas com números reais ficando assim o seus cálculos bem mais simples. Figura 5.19: Comparação dos tempos (em segundos). Por outro lado, para fazer a transformada inversa numérica a técnica da transformada de Laplace usa o método de Dubner-Abate, que desde sua formulação é feito para trabalhar no campo dos números complexos; assim a eficiência computacional é quase a mesma independentemente se a analise é com amortecimento ou não. 5.3 Modelo para representação da ferrovia O modelo adotado neste exemplo, é um dos exemplos da dissertação de mestrado (Oliveira-2006) ao mesmo tempo os dados tomados do trabalho de (Zhai-2003). Esse exemplo foi desenvolvido pela técnica de superposição modal avançada no programa Maple usando para o cálculo de autovalores e autovetores uma rotina desenvolvida no programa Fortran. O exemplo simula um trecho de ferrovia constituído por uma interação dinâmica entre trilho, palmilha, dormente e lastro. O modelo tem 140 graus de liberdade, figura (5.20), constituído por 10 dormentes e um trilho sujeito a uma carga retangular constante P(t) = 100kN aplicado no grau de liberdade 64. Os diferentes elementos estruturais são representados da seguinte forma Trilho: por um elemento de viga de Timoshenko sem amortecimento e sem base elástica, considerando-se sua inércia à rotação e deformação por

18 Capítulo 5. Exemplos numéricos 69 Figura 5.20: Modelo representando um trecho de ferrovia. esforço cortante. Palmilha: por um elemento de treliça com amortecimento. Dormente: por uma viga de Timoshenko com amortecimento e com base elástica, considerando-se sua inércia à rotação e deformação por esforço cortante. Finalmente, Lastro: representado como uma base elástica. A figura (5.21), considerando a simetria da via férrea, representa a metade da vista frontal do modelo global a partir do eixo de simetria. Figura 5.21: Corte frontal das componentes estruturais do modelo de ferrovia Considerações iniciais O desenvolvimento feito no capítulo anterior, para um elemento de treliça com amortecimento, vide (4-18), é utilizado em cada elemento de palmilha. A matriz de rigidez apresentada na equação (4-56), é utilizada para cada elemento de trilho e dormente. Para o caso de dormente, precisa-se fazer algumas modificações na matriz de rigidez. O dormente é discretizado como dois elementos de viga de Timoshenko, de comprimentos L e b com suas respectivas matrizes de rigidez K e K b.

19 Capítulo 5. Exemplos numéricos Propriedades dos elementos da via férrea Para o trilho considerou-se a seção UIC60 e para o dormente adotou-se o modelo NS90 de monobloco de concreto com pretensão. Figura 5.22: Medidas geométricas da seção transversal do trilho UIC60 em mm (CORUS). Os valores numéricos dos parâmetros físicos são tomados levando en conta as definições do capítulo anterior. Para o elemento de palmilha temos ζ = µ 2ρA (5-3) onde µ é definido como força por unidade de comprimento dividida por velocidade, ρ é a massa específica definida por unidade de volume, o módulo de elasticidade E tem unidade de tensão e ζ tem unidade de freqüência. O dormente tem sua massa total distribuída ao longo de seu comprimento assim como seu amortecimento segundo a equação (5-4), de acordo com as definições de m e µ dadas anteriormente (5.23). ζ = µ 2m. (5-4) Para as medidas geométricas do meio dormente e trilho, veja a figura Figura 5.23: Medidas geométricas do dormente e palmilha (em metros). Em relação ao trilho, a massa m também é definida por unidade de comprimento. Para o trilho e dormentes o módulo de elasticidade transversal foi calculado utilizando a equação (5-5), com v = Assim, a relação fica

20 Capítulo 5. Exemplos numéricos 71 E G = 2(1 + v) = E 2.5 O valor da rigidez do lastro é w = 1.1x10 8 em kn/m 2, (Zhai-2003). (5-5) L(m) 0, 545 A(m 2 ) 76, J(m 4 ) 3, κ 1 E(N/m 2 ) 2, m(kg/m) 60, 640 Tabela 5.4: Propriedades físicas e geométricas para o trilho UIC60. Fonte: (Zhai-2003). L(m) 1, 26 A(m 2 ) 5, J(m 4 ) 2, κ 5/6 E(N/m 2 ) 2, m(kg/m) 99, 603 ζ(1/s) 2, Tabela 5.5: Propriedades físicas e geométricas para o dormente. Fonte: (Zhai-2003) L(m) 0, 02 A(m 2 ) 0, 04 E(N/m 2 ) 3, m(kg/m) 3, 920 ζ(1/s) Tabela 5.6: Propriedades físicas e geométricas para a palmilha. Fonte: (Zhai-2003)

21 Capítulo 5. Exemplos numéricos Analise de resultados Este terceiro exemplo, como veremos, confirma o que foi dito nos exemplos anteriores, que é muito difícil tentar dar uma resposta definitiva, no que se refere ao desempenho das técnicas da transformada de Laplace e de superposição modal avançada, tendo ambos os métodos desenvolvimentos diferentes. Se o número de iterações é k = 1000, para os exemplos anteriores esse valor de k é satisfatório. Entretanto, a figura (5.24) mostra que no caso do modelo da ferrovia esse valor k = 1000 é insuficiente quando aplicado o método de Dubner-Abate. Na medida que o valor de k é aumentado até chegar a k = 4000, os resultados têm um melhor comportamento. Figura 5.24: Deslocamentos no grau de liberdade 64 do trecho de ferrovia aplicando o método de Dubner-Abate. A figura 5.25 mostra as soluções dada pela técnica de superposição modal avançada com 1, 2 e 3 matrizes de massa. Observa-se na figura (5.26) que a técnica da transformada de Laplace com um valor de k = consegue ter um comportamento adequado em relação à técnica de superposição modal avançada. Nos exemplos anteriores a técnica da transformada de Laplace tinha uma vantagem em relação à técnica de superposição modal avançada. Mas, neste exemplo sua convergência é muito lenta. Quanto à eficiência computacional para este exemplo (ao invés dos resultados dos exemplos anteriores) a técnica de superposição modal avançada levou uma vantagem significativa.

22 Capítulo 5. Exemplos numéricos 73 Figura 5.25: Deslocamentos no grau de liberdade 64 do trecho de ferrovia aplicando superposição modal avançada. Figura 5.26: Comparação dos deslocamentos (no grau de liberdade 64) aplicando: superposição modal avançada, transformada de Laplace (Dubner-Abate) e superposição modal (clássica). Um possível motivo dessa convergência lenta pode ser devido a que técnica da transformada de Laplace não tem um deslocamento zero num tempo zero. Dado que para valores de tempo próximos de zero, para obter resultados aceitáveis, é necessário incrementar consideravelmente o valor de k, o que

23 Capítulo 5. Exemplos numéricos 74 incrementa o tempo de execução. Transformada de Laplace s Superposição modal avançada s Superposição modal Tabela 5.7: Comparação dos tempos de execução.

5 Modelos para representação da ferrovia

5 Modelos para representação da ferrovia 5 Modelos para representação da ferrovia O modelo adotado para análise da interação dinâmica entre trilhopalmilha-dormente-lastro é mostrado na figura (5.1). O trilho é representado por um elemento de

Leia mais

4 Análise de elementos unidimensionais

4 Análise de elementos unidimensionais 4 Análise de elementos unidimensionais Neste capítulo é mostrado o desenvolvimento da formulação feita no capítulo anterior para um elemento de treliça e um elemento de viga de Timosheno com amortecimento

Leia mais

5 Exemplos Numéricos do Caso Linear

5 Exemplos Numéricos do Caso Linear 56 5 Exemplos Numéricos do Caso Linear Neste capítulo apresenta-se uma série de exemplos numéricos como parte de um estudo paramétrico para avaliar e validar a exatidão do método aproximado perante a solução

Leia mais

5 Formulação Dinâmica Não Linear no Domínio da Frequência

5 Formulação Dinâmica Não Linear no Domínio da Frequência 129 5 Formulação Dinâmica Não Linear no Domínio da Frequência No Capítulo 2, foram apresentadas as formulações para a análise dinâmica de estruturas reticuladas no domínio do tempo, sendo uma informação

Leia mais

Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFABC. Disciplina: Fundamentos de Mecânica dos Sólidos II. Lista 2

Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFABC. Disciplina: Fundamentos de Mecânica dos Sólidos II. Lista 2 Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFABC Disciplina: Fundamentos de Mecânica dos Sólidos II Quadrimestre: 019- Prof. Juan Avila Lista 1) Para as duas estruturas mostradas abaixo, forneça

Leia mais

Nesse item as frequências de vibrações obtidas pela modelagem numérica são comparadas com as frequências obtidas de soluções analíticas.

Nesse item as frequências de vibrações obtidas pela modelagem numérica são comparadas com as frequências obtidas de soluções analíticas. 7 Resultados 7.. Modelagem numérica Nesse item são calculadas as frequências de vibrações obtidas através da formulação apresentada nos capítulos 3 e 4. As rotinas programadas em Mathcad são apresentadas

Leia mais

Vibrações Mecânicas. Sistemas Contínuos. DEMEC UFPE Ramiro Willmersdorf

Vibrações Mecânicas. Sistemas Contínuos. DEMEC UFPE Ramiro Willmersdorf Vibrações Mecânicas DEMEC UFPE Ramiro Willmersdorf ramiro@willmersdor.net Sistemas contínuos ou distribuídos Equações diferenciais parciais; Cabos, cordas, vigas, etc.; Membranas, placas, etc; Processo

Leia mais

Engenharia Biomédica EN2310 MODELAGEM, SIMULAÇÃO E CONTROLE APLICADOS A SISTEMAS BIOLÓGICOS. Professores: Ronny Calixto Carbonari

Engenharia Biomédica EN2310 MODELAGEM, SIMULAÇÃO E CONTROLE APLICADOS A SISTEMAS BIOLÓGICOS. Professores: Ronny Calixto Carbonari Engenharia Biomédica EN310 MODEAGEM, SIMUAÇÃO E CONTROE APICADOS A SISTEMAS BIOÓGICOS Professores: Ronny Calixto Carbonari Janeiro de 013 Método de Elementos Finitos (MEF): Elementos de Treliça Objetivo

Leia mais

7 Exemplos Numéricos do Caso Não-Linear

7 Exemplos Numéricos do Caso Não-Linear 84 7 Exemplos Numéricos do Caso Não- Neste capítulo é apresentada uma série de exemplos numéricos mostrando a influência da não-linearidade da fundação na resposta do sistema, tanto para o caso de resposta

Leia mais

6 Modelos Numéricos Computacionais 6.1 Introdução

6 Modelos Numéricos Computacionais 6.1 Introdução 6 Modelos Numéricos Computacionais 6.1 Introdução Neste capítulo, serão apresentadas as técnicas utilizadas para a discretização, por meio do método dos elementos finitos, dos modelos computacionais desenvolvidos

Leia mais

Modelagem Numérica de Flexão de Placas Segundo a Teoria de Kirchhoff

Modelagem Numérica de Flexão de Placas Segundo a Teoria de Kirchhoff Resumo odelagem Numérica de Flexão de Placas Segundo a Teoria de Kirchhoff aniel ias onnerat 1 1 Hiperestática Engenharia e Projetos Ltda. /ddmonnerat@yahoo.com.br A teoria clássica ou teoria de Kirchhoff

Leia mais

6 Análise Dinâmica. 6.1 Modelagem computacional

6 Análise Dinâmica. 6.1 Modelagem computacional 6 Análise Dinâmica O presente capítulo apresenta um estudo do comportamento dinâmico da coluna de aço estaiada, abrangendo análises modais para determinação da freqüência natural, com e sem protensão [32]

Leia mais

$QiOLVHHDQiOLVHGHVHQVLELOLGDGHGHHVWUXWXUDVUHWLFXODGDV

$QiOLVHHDQiOLVHGHVHQVLELOLGDGHGHHVWUXWXUDVUHWLFXODGDV $QiOVHHDQiOVHGHVHQVEOGDGHGHHVWUXWXUDVUHWFXODGDV,QWURGXomR Vários são os métodos para análise de estruturas. Dentre eles, o método dos elementos finitos com formulação em deslocamentos é o mais difundido

Leia mais

LOM Teoria da Elasticidade Aplicada

LOM Teoria da Elasticidade Aplicada Departamento de Engenharia de Materiais (DEMAR) Escola de Engenharia de orena (EE) Universidade de São Paulo (USP) OM3 - Teoria da Elasticidade Aplicada Parte 4 - Análise Numérica de Tensões e Deformações

Leia mais

Figura 4.1: a)elemento Sólido Tetraédrico Parabólico. b)elemento Sólido Tetraédrico Linear.

Figura 4.1: a)elemento Sólido Tetraédrico Parabólico. b)elemento Sólido Tetraédrico Linear. 4 Método Numérico Foi utilizado o método dos elementos finitos como ferramenta de simulação com a finalidade de compreender e avaliar a resposta do tubo, elemento estrutural da bancada de teste utilizada

Leia mais

4 Exemplos de validação

4 Exemplos de validação 49 4 Exemplos de validação Neste capítulo, são apresentados exemplos de validação com o objetivo de mostrar a eficiência da substituição de uma malha de elementos finitos por funções polinomiais demonstrando

Leia mais

4. Avaliação dos Resultados

4. Avaliação dos Resultados 4. Avaliação dos Resultados 4.1. Introdução Neste capítulo, são mostradas as análises que foram realizadas com a utilização do programa Ansys [19] com o intuito de testar, no âmbito deste programa, a eficiência

Leia mais

4 Implementação Computacional

4 Implementação Computacional 4 Implementação Computacional 4.1. Introdução Neste capítulo é apresentada a formulação matemática do problema de otimização da disposição das linhas de ancoragem para minimizar os deslocamentos (offsets)

Leia mais

Adenilson Costa de Oliveira. Um modelo de interação dinâmica entre os elementos estruturais de uma via férrea. Dissertação de Mestrado

Adenilson Costa de Oliveira. Um modelo de interação dinâmica entre os elementos estruturais de uma via férrea. Dissertação de Mestrado Adenilson Costa de Oliveira Um modelo de interação dinâmica entre os elementos estruturais de uma via férrea Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau

Leia mais

5. Exemplo De Aplicação e Análise dos Resultados

5. Exemplo De Aplicação e Análise dos Resultados 5. Exemplo De Aplicação e Análise dos Resultados Visando uma melhor compreensão do exposto no capítulo anterior, são apresentados dois exemplos de aplicação relacionados ao cálculo de lajes protendidas.

Leia mais

Figura 1 Viga poligonal de aço estrutural

Figura 1 Viga poligonal de aço estrutural PÓRTICO, QUADROS E ESTRUTURAS MISTAS MODELO 01 Para a viga poligonal contínua, indicada na Figura 1, determinar por Análise Matricial de Estruturas as rotações e as reações verticais nos apoios e. Dados:

Leia mais

3 Implementação Computacional

3 Implementação Computacional 3 Implementação Computacional Neste trabalho considerou-se o estudo da instabilidade elástica e inelástica de estruturas planas como vigas, colunas, pórticos e arcos. No estudo deste tipo de estruturas

Leia mais

Para as extremidades livres as condições de contorno são dadas por: No caso de apoios elásticos, formados por molas rotacionais, estas condições são:

Para as extremidades livres as condições de contorno são dadas por: No caso de apoios elásticos, formados por molas rotacionais, estas condições são: Vigas com outras condições de apoio Os modelos reduzidos, desenvolvidos para vigas simplesmente apoiadas no capítulo anterior, são agora aplicados a vigas com outras condições de apoio..1. Condições de

Leia mais

Aula 04 MÉTODO DAS FORÇAS. Classi cação das estruturas quanto ao seu equilíbrio estático. ² Isostática:

Aula 04 MÉTODO DAS FORÇAS. Classi cação das estruturas quanto ao seu equilíbrio estático. ² Isostática: Universidade Federal do Ceará Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil Disciplina: Análise Matricial de Estruturas Professor: Antônio Macário Cartaxo de Melo Aula 04

Leia mais

Prof. Dr. Eduardo Lenz Cardoso

Prof. Dr. Eduardo Lenz Cardoso Introdução ao Método dos Elementos Finitos Prof. Dr. Eduardo Lenz Cardoso lenz@joinville.udesc.br Breve Curriculo Dr. Eng Mecânica UFRGS/DTU Prof. Subst. UFRGS (Mecânica dos Sólidos I/ MEF/ Mecânica dos

Leia mais

7. COMPARAÇÃO DOS MODELOS DE CÁLCULO

7. COMPARAÇÃO DOS MODELOS DE CÁLCULO Estudo de Pontes de Madeira com Tabuleiro Multicelular Protendido 169 7. COMPARAÇÃO DOS MODELOS DE CÁLCULO Neste item é realizada a comparação entre os três modelos de cálculo estudados, Modelo de Viga

Leia mais

Flexão Vamos lembrar os diagramas de força cortante e momento fletor

Flexão Vamos lembrar os diagramas de força cortante e momento fletor Flexão Vamos lembrar os diagramas de força cortante e momento fletor Elementos longos e retos que suportam cargas perpendiculares a seu eixo longitudinal são denominados vigas. Vigas são classificadas

Leia mais

6.1.Avaliação da Precisão para Problemas de Fluxo em Estado Permanente

6.1.Avaliação da Precisão para Problemas de Fluxo em Estado Permanente 6 EXEMPLOS NUMÉRICOS Neste Capítulo são apresentados alguns exemplos simples da utilização do método híbrido de elementos finitos, tanto para problemas de potencial quanto para problemas de elasticidade,

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1.1.Colocação do Problema

1 INTRODUÇÃO. 1.1.Colocação do Problema 1 INTRODUÇÃO 1.1.Colocação do Problema Na engenharia, assim como em outras áreas do conhecimento, muitas vezes é necessário dividir um problema grande em problemas menores, de tal forma que a solução somada

Leia mais

CE2 ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES II LISTA DE EXERCÍCIOS PREPARATÓRIA PARA PROVA A1

CE2 ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES II LISTA DE EXERCÍCIOS PREPARATÓRIA PARA PROVA A1 CE2 ESTABIIDADE DAS CONSTRUÇÕES II ISTA DE EXERCÍCIOS PREPARATÓRIA PARA PROVA A1 1) Qual material atende ao Critério de Deslocamentos Excessivos e é o mais econômico para execução da viga abaixo? Determine

Leia mais

0RGHODJHP&RPSXWDFLRQDO$WUDYpVGR3URJUDPD$%$486

0RGHODJHP&RPSXWDFLRQDO$WUDYpVGR3URJUDPD$%$486 0RGHODJHP&RPSXWDFLRQDO$WUDYpVGR3URJUDPD$%$486 Neste capítulo apresenta-se de forma sucinta o programa de elementos finitos ABAQUS, em particular o elemento finito de placa usado neste trabalho. A seguir

Leia mais

Análise Experimental de Apoios para Simulação de Condições de Contorno Livre no Espaço de Placas Retangulares

Análise Experimental de Apoios para Simulação de Condições de Contorno Livre no Espaço de Placas Retangulares Análise Experimental de Apoios para Simulação de Condições de Contorno Livre no Espaço de Placas Retangulares Ricardo Leiderman Benedito Luis Barbosa de Andrade Rubens Sampaio Departamento de Engenharia

Leia mais

Aula 4: Diagramas de Esforços internos

Aula 4: Diagramas de Esforços internos ula 4: Diagramas de Esforços internos Estudo das Vigas Isostáticas Como já mencionado, vigas são peças (barras) da estrutura onde duas dimensões são pequenas em relação a terceira. Isto é, o comprimento

Leia mais

LOM Teoria da Elasticidade Aplicada

LOM Teoria da Elasticidade Aplicada Departamento de Engenaria de Materiais (DEMAR) Escola de Engenaria de Lorena (EEL) Universidade de São Paulo (USP) LOM310 - Teoria da Elasticidade Aplicada Parte 4 - Análise Numérica de Tensões e Deformações

Leia mais

4. Metodologia da Análise Numérica

4. Metodologia da Análise Numérica 4. Metodologia da Análise Numérica Neste capítulo são apresentados tópicos referentes ao método utilizado para a realização do trabalho, com a finalidade de alcançar os objetivos descritos no item 1.3,

Leia mais

6. RESULTADOS E DISCUSSÕES

6. RESULTADOS E DISCUSSÕES Estudo de Pontes de Madeira com Tabuleiro Multicelular Protendido 122 6. RESULTADOS E DISCUSSÕES Neste capítulo são apresentados os resultados obtidos do programa experimental realizado nesta pesquisa.

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Resistência dos Materiais Prof. Antonio Dias Antonio Dias / Resistência dos Materiais 1 Flexão Diagramas de força cortante e momento fletor Elementos longos e retos que suportam cargas perpendiculares

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA. ) uma base ortonormal positiva de versores de V. Digamos que a lei de transformação do operador T seja dada por:

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA. ) uma base ortonormal positiva de versores de V. Digamos que a lei de transformação do operador T seja dada por: PME-00 - Mecânica dos Sólidos a ista de Exercícios Apresentar as unidades das seguintes grandezas, segundo o Sistema nternacional de Unidades (S..: a comprimento (l; i rotação (θ; b força concentrada (P;

Leia mais

TRELIÇA C/ SISTEMA TENSOR DE CABO

TRELIÇA C/ SISTEMA TENSOR DE CABO Q) RESPOSTA TRELIÇA C/ SISTEMA TENSOR DE CABO Obtidas as matrizes de rigidez dos elementos estruturais, deve-se remanejar tais coeficientes para a matriz de rigidez da estrutura (graus de liberdade ordenados).

Leia mais

Projeto 4. Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos. SME0301-Métodos Numéricos para Engenharia I

Projeto 4. Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos. SME0301-Métodos Numéricos para Engenharia I Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos Projeto 4 SME0301-Métodos Numéricos para Engenharia I Grupo 7: Professor: André Franco 7171216 Guilherme Junqueira Perticarari 8004801 Leonardo

Leia mais

ESTRUTURAS PARA LINHAS DE TRANSMISSÃO 6 MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS

ESTRUTURAS PARA LINHAS DE TRANSMISSÃO   6 MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS LINHAS DE 6 MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS Método de Rayleigh - Ritz É um método de discretização, ou seja, a minimização de um conjunto restrito π = (a 1, a 2,... a n ), que depende de um número finito

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Terceira Edição CAPÍTULO RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Ferdinand P. eer E. Russell Johnston, Jr. Deflexão de Vigas por Integração Capítulo 7 Deflexão de Vigas por Integração 7.1 Introdução 7. Deformação de

Leia mais

PROGRAMA COMPUTACIONAL PARA ANÁLISE DINÂMICA DE ESTRUTURAS TRELIÇADAS Computational Program for dynamic analysis of lattice structures

PROGRAMA COMPUTACIONAL PARA ANÁLISE DINÂMICA DE ESTRUTURAS TRELIÇADAS Computational Program for dynamic analysis of lattice structures PROGRAMA COMPUTACIONAL PARA ANÁLISE DINÂMICA DE ESTRUTURAS TRELIÇADAS Computational Program for dynamic analysis of lattice structures Larissa Bastos Martinelli (1); Élcio Cassimiro Alves (2) (1) Mestranda

Leia mais

Aula # 8 Vibrações em Sistemas Contínuos Modelo de Segunda Ordem

Aula # 8 Vibrações em Sistemas Contínuos Modelo de Segunda Ordem UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA Laboratório de Dinâmica SEM 504 DINÂMICA ESTRUTURAL Aula # 8 Vibrações em Sistemas Contínuos Modelo de Segunda

Leia mais

étodos uméricos SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES (Continuação) Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

étodos uméricos SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES (Continuação) Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA étodos uméricos SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES (Continuação) Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CENTRO

Leia mais

4 Modelo Proposto para Transformador com Tap Variável e Impacto em Estudos de Estabilidade de Tensão

4 Modelo Proposto para Transformador com Tap Variável e Impacto em Estudos de Estabilidade de Tensão 4 Modelo Proposto para Transformador com Tap Variável e Impacto em Estudos de Estabilidade de Tensão A representação de equipamentos elétricos através de simples combinações de resistências e reatâncias

Leia mais

Para fazer uma previsão do comportamento dinâmico dos protótipos propostos em termos das deformações aplicadas nas fibras e freqüências naturais de

Para fazer uma previsão do comportamento dinâmico dos protótipos propostos em termos das deformações aplicadas nas fibras e freqüências naturais de 3 Simulações Numéricas Para fazer uma previsão do comportamento dinâmico dos protótipos propostos em termos das deformações aplicadas nas fibras e freqüências naturais de vibração do sistema, foram feitas

Leia mais

Análise de Suporte para Televisão e DVD

Análise de Suporte para Televisão e DVD Universidade Federal de Minas Gerais Elementos Finitos para Análise de Estruturas Professor Estevam as Casas Análise de Suporte para Televisão e DVD Carlos Secundino Heleno Santos ucia ima obo eite Willer

Leia mais

Pressão Interna + Momento Fletor e Esforço Axial.

Pressão Interna + Momento Fletor e Esforço Axial. 3 Método Anaĺıtico Este capítulo apresenta o desenvolvimento analítico para determinação das tensões atuantes no tubo da bancada de ensaios descrita anteriormente, causadas pelos carregamentos de pressão

Leia mais

4 Influência dos Apoios Laterais no Caminho Pós-Crítico da Coluna

4 Influência dos Apoios Laterais no Caminho Pós-Crítico da Coluna 4 Influência dos Apoios Laterais no Caminho Pós-Crítico da Coluna 4.1. Introdução Neste capítulo apresentam-se as curvas que relacionam o parâmetro da carga crítica e o parâmetro de rigidez dos estribos

Leia mais

6 Formulação para Problemas da Mecânica da Fratura Linear Elástica

6 Formulação para Problemas da Mecânica da Fratura Linear Elástica 58 6 Formulação para Problemas da Mecânica da Fratura Linear Elástica Para problemas de elasticidade, a construção de soluções fundamentais é menos intuitiva e mais complexa do que para problemas de potencial,

Leia mais

Dimensionamento e análise da deformação de um grupo de estacas

Dimensionamento e análise da deformação de um grupo de estacas Manual de engenharia No. 18 Atualização: 04/2019 Dimensionamento e análise da deformação de um grupo de estacas Programa: Arquivo: Grupo de Estacas Demo_manual_18.gsp O objetivo deste capítulo é explicar

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias. Resistência dos Materiais I. Capítulo 6 Flexão

Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias. Resistência dos Materiais I. Capítulo 6 Flexão Capítulo 6 Flexão 6.1 Deformação por flexão de um elemento reto A seção transversal de uma viga reta permanece plana quando a viga se deforma por flexão. Isso provoca uma tensão de tração de um lado da

Leia mais

Lista de Exercício 3 Elastoplasticidade e Análise Liimite 18/05/2017. A flexão na barra BC ocorre no plano de maior inércia da seção transversal.

Lista de Exercício 3 Elastoplasticidade e Análise Liimite 18/05/2017. A flexão na barra BC ocorre no plano de maior inércia da seção transversal. Exercício 1 Para o sistema estrutural da figura 1a, para o qual os diagramas de momento fletor em AB e força normal em BC da solução elástica são indicados na figura 1b, estudar pelo método passo-a-passo

Leia mais

4 Esforços em Cascas Conoidais

4 Esforços em Cascas Conoidais 4 Esforços em Cascas Conoidais Uma das principais vantagens do emprego de cascas esbeltas em engenharia e arquitetura é a sua capacidade de resistir às cargas aplicadas principalmente através de esforços

Leia mais

6 CONCLUSÕES E SUGESTÕES

6 CONCLUSÕES E SUGESTÕES 6 CONCLUSÕES E SUGESTÕES 6.1 CONCLUSÕES Silveira (1995), Galvão (2000, 2001), Rocha (2000) e Pinheiro (2003), desenvolveram em linguagem Fortran (Fortran PowerStation 4.0, 1994-1995), um programa computacional

Leia mais

6 Exemplos Numéricos no Domínio da Frequência

6 Exemplos Numéricos no Domínio da Frequência 145 6 Exemplos Numéricos no Domínio da Frequência Neste Capítulo são apresentados exemplos numéricos para validar a formulação apresentada no Capítulo 5, assim como estudar a resposta em frequência de

Leia mais

UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL APLICADA AO ENSINO BÁSICO DE ENGENHARIA

UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL APLICADA AO ENSINO BÁSICO DE ENGENHARIA UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL APLICADA AO ENSINO BÁSICO DE ENGENHARIA Lauro H. M. Chueiri - lauroh@bauru.unesp.br Newton C. P. Ferro - ferro@bauru.unesp.br Unesp, Departamento de Engenharia Civil da Faculdade

Leia mais

Resistência dos Materiais. Aula 6 Estudo de Torção, Transmissão de Potência e Torque

Resistência dos Materiais. Aula 6 Estudo de Torção, Transmissão de Potência e Torque Aula 6 Estudo de Torção, Transmissão de Potência e Torque Definição de Torque Torque é o momento que tende a torcer a peça em torno de seu eixo longitudinal. Seu efeito é de interesse principal no projeto

Leia mais

4 Exemplos de Validação e Análise de Resultados

4 Exemplos de Validação e Análise de Resultados 4 Exemplos de Validação e Análise de Resultados Os exemplos apresentados neste capítulo se referem a algumas vigas de edifícios de concreto armado que foram retiradas de projetos estruturais existentes

Leia mais

Elementos Finitos 2014/2015 Colectânea de trabalhos, exames e resoluções

Elementos Finitos 2014/2015 Colectânea de trabalhos, exames e resoluções Curso de Mestrado em Engenharia de Estruturas 1. a Edição (014/015) Elementos Finitos 014/015 Colectânea de trabalhos, exames e resoluções Lista dos trabalhos e exames incluídos: Ano lectivo 014/015 Trabalho

Leia mais

MÉTODOS NEWTON E QUASE-NEWTON PARA OTIMIZAÇÃO IRRESTRITA

MÉTODOS NEWTON E QUASE-NEWTON PARA OTIMIZAÇÃO IRRESTRITA MÉTODOS NEWTON E QUASE-NEWTON PARA OTIMIZAÇÃO IRRESTRITA Marlon Luiz Dal Pasquale Junior, UNESPAR/FECILCAM, jr.marlon@hotmail.com Solange Regina dos Santos (OR), UNESPAR/FECILCAM, solaregina@fecilcam.br

Leia mais

FORMULAÇÃO TRELIÇA PLANA

FORMULAÇÃO TRELIÇA PLANA CE ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES II FORMULAÇÃO TRELIÇA PLANA MODELO 1 Para a treliça hiperestática, indicada na Figura 1a, determinar por Análise Matricial de Estruturas: a) o deslocamento vertical do ponto

Leia mais

Teoria das Estruturas I - Aula 08

Teoria das Estruturas I - Aula 08 Teoria das Estruturas I - Aula 08 Cálculo de Deslocamentos em Estruturas Isostáticas (1) Trabalho Externo das Cargas e Energia Interna de Deformação; Relações entre Energia de Deformação e Esforços Internos;

Leia mais

26 a 28 de maio de 2010 Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia

26 a 28 de maio de 2010 Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia Universidade Federal de São João Del-Rei MG 6 a 8 de maio de 010 Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia Um Estudo sobre a Validade da Hipótese de Pequenos Deslocamentos em Projetos

Leia mais

UFERSA / Departamento de Ciências Exatas / 2. UFERSA / Departamento de Ciências Exatas /

UFERSA / Departamento de Ciências Exatas / 2. UFERSA / Departamento de Ciências Exatas / Método dos Deslocamentos para Análise de Estruturas: Resoluções Numéricas de Equações Lineares Rodolfo de Azevedo Palhares 1, Rafael de Azevedo Palhares 2, Lisarb Henneh Brasil 3, Dylson Junyer de Sousa

Leia mais

I. Fazer uma revisão dos modelos poroelásticos de Biot e Rice & Cleary

I. Fazer uma revisão dos modelos poroelásticos de Biot e Rice & Cleary 1. Introdução 1.1 Objetivos Os objetivos deste trabalho são: I. Fazer uma revisão dos modelos poroelásticos de Biot e Rice & Cleary 64 buscando o entendimento de suas formulações, bem como, dos parâmetros

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMADOS. (Análise Computacional de Tensões EEK 533)

CONTEÚDOS PROGRAMADOS. (Análise Computacional de Tensões EEK 533) (Análise Computacional de Tensões EEK 533) - AULAS POR UNIDADE 1 - Princípios Variacionais 1.1 - Princípio dos Trabalhos Virtuais 1.2 - Princípios da Mínima Energia Total e da Mínima energia complementar.

Leia mais

Resumo. Palavras-chave. Pontes; distribuição transversal de carga; modelo bidimensional. Introdução

Resumo. Palavras-chave. Pontes; distribuição transversal de carga; modelo bidimensional. Introdução Modelo Bidimensional para Distribuição Transversal de Carga em Tabuleiros de Pontes de Vigas em Concreto Pré-moldado Leandro A. Souza 1, Emerson F. dos Santos 2 1 Universidade Tiradentes /leosouza.ap@hotmail.com

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Q1: ESCOA POITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAUO Q: Q3: Nota: PME310 Mecânica dos Sólidos I Prova Substitutiva 04/07/018 Duração: 10 minutos Não é permitido o uso de equipamentos eletrônicos durante a

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas DECIV. Superestrutura de Ferrovias. Aula 10 DIMENSIONAMENTO DE DORMENTES

Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas DECIV. Superestrutura de Ferrovias. Aula 10 DIMENSIONAMENTO DE DORMENTES Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas DECIV CIV 259 Aula 10 DIMENSIONAMENTO DE DORMENTES Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas DECIV CIV 259 Universidade Federal de Ouro Preto

Leia mais

MECÂNICA DO CONTÍNUO. Tópico 3. Método dos Trabalhos Virtuais

MECÂNICA DO CONTÍNUO. Tópico 3. Método dos Trabalhos Virtuais MECÂNICA DO CONTÍNUO Tópico 3 Método dos Trabalhos Virtuais PROF. ISAAC NL SILVA Aspecto físico do equilíbrio Instável Estável P y1 y2 P Indiferente P Aspecto matemático: Eq. Instável d 2 V/dx 2

Leia mais

MÉTODO DE RUNGE-KUTTA APLICADO À DEFLEXÃO DE VIGA 1 RUNGE-KUTTA METHOD APPLIED TO BEAM DEFLECTION

MÉTODO DE RUNGE-KUTTA APLICADO À DEFLEXÃO DE VIGA 1 RUNGE-KUTTA METHOD APPLIED TO BEAM DEFLECTION MÉTODO DE RUNGE-KUTTA APLICADO À DEFLEXÃO DE VIGA 1 RUNGE-KUTTA METHOD APPLIED TO BEAM DEFLECTION Giovani Prates Bisso Dambroz 2, Peterson Cleyton Avi 3 1 Texto produzido a partir de trabalho desenvolvido

Leia mais

Resumo. Palavras-chave. Ponte metálica; Comportamento dinâmico; Análise dinâmica de elementos finitos. Introdução

Resumo. Palavras-chave. Ponte metálica; Comportamento dinâmico; Análise dinâmica de elementos finitos. Introdução Avaliação do Comportamento Dinâmico para uma Ponte Metálica Destinada a um Sistema de Adutoras e de Uso Conjunto como Passarela de Pedestres Carlos Alberto Medeiros 1, Hudson Chagas dos Santos 2 1 UMC

Leia mais

Teoria Clássica das Placas

Teoria Clássica das Placas Universidade Federal do Ceará Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil Fleão de Placas ANÁLISE DE ESTRUTURAS I PROF. EVANDRO PARENTE JUNIOR (UFC) PROF. ANTÔNIO MACÁRIO

Leia mais

1) Determine a energia de deformação (energia interna) da estrutura abaixo. Rigidez flexional = 4200 knm²

1) Determine a energia de deformação (energia interna) da estrutura abaixo. Rigidez flexional = 4200 knm² CE2 ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES II LISTA DE EXERCÍCIOS PREPARATÓRIA PARA O ENADE 1) Determine a energia de deformação (energia interna) da estrutura abaixo. Rigidez flexional 42 knm² Formulário: equação

Leia mais

Vibrações 1º EE Questão 1

Vibrações 1º EE Questão 1 Vibrações º EE 2052 Questão O sistema claramente tem um grau de liberdade, e é mais facilmente tratável, na minha opinião, considerado como um sistema rotativo A coordenada generalizada empregada será

Leia mais

CAPÍTULO VI FLEXÃO ELÁSTICA EM VIGAS

CAPÍTULO VI FLEXÃO ELÁSTICA EM VIGAS 1 CAPÍTULO VI FLEXÃO ELÁSTICA EM VIGAS I. ASPECTOS GERAIS As vigas empregadas nas edificações devem apresentar adequada rigidez e resistência, isto é, devem resistir aos esforços sem ruptura e ainda não

Leia mais

3 Validação do Modelo 3.1 Considerações Iniciais

3 Validação do Modelo 3.1 Considerações Iniciais 3 Validação do Modelo 3.1 Considerações Iniciais Para a realização deste trabalho a primeira etapa a ser realizada é a validação do tipo de modelo de elementos finitos adotado. Como o objetivo deste trabalho

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS Prof. Bruno Farias Ondas Uma onda surge quando um sistema é deslocado de sua posição

Leia mais

Revisão III: Dinâmica Estrutural Linear: Superposição Modal

Revisão III: Dinâmica Estrutural Linear: Superposição Modal Revisão III: Dinâmica Estrutural Linear: Superposição Modal Como calcular a parcela elástica da posição do elemento de massa: p d Hipótese: flexibilidade moderada pequenos deslocamentos elásticos comportamento

Leia mais

EXAME NORMAL. Análise Avançada de Estruturas Sem consulta (exceto formulário fornecido) Duração: 3h00m

EXAME NORMAL. Análise Avançada de Estruturas Sem consulta (exceto formulário fornecido) Duração: 3h00m EXAME NORMAL Análise Avançada de Estruturas Sem consulta (exceto formulário fornecido) DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL SECÇÃO DE ESTRUTURAS Duração: h00m (. val.) Considere a laje de betão armado que

Leia mais

A B. P/l. l l l. a a a B 2P. Articulação ideal A B. a/2 a/2

A B. P/l. l l l. a a a B 2P. Articulação ideal A B. a/2 a/2 ESOL OLITÉNI D UNIVERSIDDE DE SÃO ULO Departamento de Engenharia Mecânica ME-3210 MEÂNI DOS SÓLIDOS I rofs.: lóvis. Martins e R. Ramos Jr. 3 a rova 21/06/2016 Duração: 100 minutos 1 a Questão (4,0 pontos):

Leia mais

4 Cálculo de Equivalentes Dinâmicos

4 Cálculo de Equivalentes Dinâmicos 4 Cálculo de Equivalentes Dinâmicos 4.1. Introdução Os sistemas de potência interligados vêm adquirindo maior tamanho e complexidade, aumentando a dependência de sistemas de controle tanto em operação

Leia mais

4 Validação do uso do programa ABAQUS

4 Validação do uso do programa ABAQUS 4 Validação do uso do programa ABAQUS Os resultados de simulações do programa numérico de elementos finitos ABAQUS foram verificados por meio de três exercícios de simulação numérica de casos da literatura.

Leia mais

2 Análise do Colapso de Estruturas através do Método dos Elementos Finitos

2 Análise do Colapso de Estruturas através do Método dos Elementos Finitos 2 Análise do Colapso de Estruturas através do Método dos Elementos Finitos Neste capítulo, através do método dos elementos finitos baseado em deslocamentos, são apresentadas três técnicas de análise do

Leia mais

Estudo de Pontes de Madeira com Tabuleiro Multicelular Protendido O PROGRAMA OTB

Estudo de Pontes de Madeira com Tabuleiro Multicelular Protendido O PROGRAMA OTB Estudo de Pontes de Madeira com Tabuleiro Multicelular Protendido 48 3. O PROGRAMA O primeiro programa para cálculo dos esforços internos de pontes protendidas de madeira foi desenvolvido por Joe Murphy,

Leia mais

Palavras chave: Alvenaria estrutural, Ações horizontais, Painéis de contraventamento.

Palavras chave: Alvenaria estrutural, Ações horizontais, Painéis de contraventamento. Blucher Mechanical Engineering Proceedings May 2014, vol. 1, num. 1 www.proceedings.blucher.com.br/evento/10wccm DISTRIBUIÇÃO DE AÇÕES HORIZONTAIS EM EDIFÍCIOS DE ALVENARIA ES- TRUTURAL COMPARAÇÃO ENTRE

Leia mais

Carlos Andrés Aguilar Marón. Comparação do desempenho computacional da técnica de superposição modal avançada com técnicas da transformada de Laplace

Carlos Andrés Aguilar Marón. Comparação do desempenho computacional da técnica de superposição modal avançada com técnicas da transformada de Laplace Carlos Andrés Aguilar Marón Comparação do desempenho computacional da técnica de superposição modal avançada com técnicas da transformada de Laplace Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como

Leia mais

ANÁLISE MATRICIAL DE ESTRUTURAS COM ORIENTAÇÃO A OBJETOS

ANÁLISE MATRICIAL DE ESTRUTURAS COM ORIENTAÇÃO A OBJETOS ANÁLISE MATRICIAL DE ESTRUTURAS COM ORIENTAÇÃO A OBJETOS Luiz Fernando Martha Capítulo 0 Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio Departamento de Engenharia Civil Rua Marquês de São Vicente,

Leia mais

(NBR 8800, Tabela C.1)

(NBR 8800, Tabela C.1) CE Estabilidade das Construções II FESP Faculdade de Engenharia São Paulo Prof. Douglas Pereira Agnelo Prof. Dr. Alfonso Pappalardo Jr. Nome: Matrícula ORIENTAÇÕES PARA PROVA Avaliação: A1 Data: 13/abr/

Leia mais

CIV 1127 ANÁLISE DE ESTRUTURAS II 2º Semestre Terceira Prova 25/11/2002 Duração: 2:30 hs Sem Consulta

CIV 1127 ANÁLISE DE ESTRUTURAS II 2º Semestre Terceira Prova 25/11/2002 Duração: 2:30 hs Sem Consulta CIV 1127 ANÁISE DE ESTRUTURAS II 2º Semestre 02 Terceira Prova 25/11/02 Duração: 2:30 hs Sem Consulta 1ª Questão (4,0 pontos) Para uma viga de ponte, cujo modelo estrutural é apresentado abaixo, calcule

Leia mais

MAC de outubro de 2009

MAC de outubro de 2009 MECÂNICA MAC010 26 de outubro de 2009 1 2 3 4 5. Equiĺıbrio de Corpos Rígidos 6. Treliças 7. Esforços internos Esforços internos em vigas VIGA é um elemento estrutural longo e delgado que é apoiado em

Leia mais

Capítulo 5. Torção Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.

Capítulo 5. Torção Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Capítulo 5 Torção slide 1 Deformação por torção de um eixo circular Torque é um momento que tende a torcer um elemento em torno de seu eixo longitudinal. Se o ângulo de rotação for pequeno, o comprimento

Leia mais

Sistemas de Controle 1

Sistemas de Controle 1 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Engenharia Sistemas de Controle 1 Cap4 Resposta no Domínio do Tempo Prof. Dr. Marcos Lajovic Carneiro Sistemas de Controle 1 Prof. Dr. Marcos Lajovic

Leia mais

Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia 2001/02 Estruturas II (aulas teóricas)

Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia 2001/02 Estruturas II (aulas teóricas) Sumário da 1ª lição: Sumário da 2ª lição: - Apresentação. - Objectivos da Disciplina. - Programa. - Avaliação. - Bibliografia. - Método dos Deslocamentos. - Introdução. - Grau de Indeterminação Cinemática.

Leia mais

3 Vigas biapoiadas. A forma linear da eq. (2-32), no caso de vibração livre não amortecida, é expressa por:

3 Vigas biapoiadas. A forma linear da eq. (2-32), no caso de vibração livre não amortecida, é expressa por: 3 Vigas biapoiadas Vigas biapoiadas estão entre as estruturas esbeltas mais simples e comuns nas aplicações em problemas de engenharia. Seu comportamento dinâmico nãolinear é satisfatoriamente bem conhecido

Leia mais

5 Validação do Software

5 Validação do Software 8 5 Validação do Software Para garantir que os resultados deste trabalho sejam confiáveis, é preciso validar o simulador quanto às leis da física. Para tal, este capítulo apresenta dois casos onde há soluções

Leia mais

Exercícios de linha elástica - prof. Valério SA Universidade de São Paulo - USP

Exercícios de linha elástica - prof. Valério SA Universidade de São Paulo - USP São Paulo, dezembro de 2015. 1. Um pequeno veículo de peso P se move ao longo de uma viga de seção retangular de largura e altura de, respectivamente, 2 e 12 cm. Determinar a máxima distância s, conforme

Leia mais