7 Exemplos Numéricos do Caso Não-Linear

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "7 Exemplos Numéricos do Caso Não-Linear"

Transcrição

1 84 7 Exemplos Numéricos do Caso Não- Neste capítulo é apresentada uma série de exemplos numéricos mostrando a influência da não-linearidade da fundação na resposta do sistema, tanto para o caso de resposta simétrica (baixas velocidades), quanto para o caso de resposta assimétrica (altas velocidades), desenvolvendo para isto, um estudo paramétrico similar ao realizado no Capítulo Influência da Não-linearidade da Fundação no Caso simétrico, Para Carga Distribuída Constante Nesta seção analisa-se a influência da não-linearidade da fundação para o caso de velocidades inferiores à velocidade crítica. Apresentam-se na Tabela 7- os parâmetros adimensionais presentes na equação (6.6) que são considerados nos exemplos a seguir. A integração é feita considerando um comprimento de 2.5m a cada lado do centro do carregamento i.e.: L = 2.5m (7.) Tabela 7- Parâmetros adimensionais para análise do comportamento simétrico. Parâmetro Adimensional Símbolo Valor Parâmetro de massa Τ Parâmetro de amortecimento crítico C cr Parâmetro de rigidez da β fundação elástica linear Parâmetro de intensidade de Q carga Parâmetro de extensão da carga α

2 Influência do sinal do parâmetro de rigidez não-linear da fundação O sinal positivo ou negativo do parâmetro adimensional de rigidez nãolinear β se reflete respectivamente em um ganho ou perda de rigidez do sistema. A seguir, estuda-se a variação do deslocamento máximo (centro do carregamento) em função da intensidade da carga estática Q para diversos valores de β, sendo estes resultados comparados com o caso linear, i.e., β nulo Deslocamento vertical máximo NL Não, linear β B=000B = β NL Série, β = 500β NL Série4, β = 250β Q Figura 7. Variação de deslocamento máximo em função da carga para valores positivos de β : ζ = 0, C = 0.05C cr, f = 0, P = 0, ρ = 0, N=5. Na Figura 7., observa-se a variação do deslocamento máximo para valores positivos de β. A flecha máxima decresce à medida que β cresce e o sistema vai se tornando cada vez mais rígido até se tornar insensível a incrementos de β. A Figura 7.2 mostra um comportamento não-linear da relação carga-deslocamento para valores negativos de β. Neste caso a flecha máxima cresce à medida que β cresce, tornando-se o sistema cada vez mais flexível.

3 Deslocamento vertical máximo NL, β = 50β Não linear B=000B NL, β = 00β Série NL, β = 50β Série Q Q Figura 7.2 Variação de deslocamento máximo em função da carga para valores negativos de β, (ζ=0), C =0.05C cr, f =0, P =0, ρ=0 N=5. Nos próximos exemplos são usados valores negativos de β, já que isto representa o comportamento da maioria dos solos Influência na fase transiente. Analisa-se nesta seção a influência da não-linearidade da fundação na resposta transiente da viga. Considera-se um fator de velocidade baixo, o que garante a simetria na resposta. Deslocamento Vertical Não- t(s) Figura 7. Fase transiente do deslocamento em ζ=0. C = 0.0C cr, f = 20, 8 P = 0, ρ = 0, N = 5 e β = x0.

4 87 A Figura 7. mostra como a consideração de um parâmetro não-linear influencia a fase transiente do movimento. Observam-se no caso não-linear picos maiores que no caso linear. Ambas as respostas são rapidamente amortecidas. No entanto, convergem para valores distintos. Como esperado, o caso não-linear converge para um deslocamento superior ao deslocamento da análise linear, em virtude da perda de rigidez no sistema, conseqüência do sinal negativo de β Influência na configuração deformada na fase permanente. Na Figura 7.4 é analisada a influência da não-linearidade da fundação no campo dos deslocamentos verticais da viga em coordenadas móveis adimensionais na fase permanente do movimento. Considera-se a presença de força axial e baixa velocidade de deslocamento da carga. 0. Deslocamento vertical Adimensional (x0^) ζ Não Figura 7.4 Deslocamentos adimensionais na fase permanente: f = 40, ρ = 0, 8 C = 0.05C cr, P = -.748, N = 5, β = x0.

5 88 Observa-se, como previsto, um incremento nos deslocamentos com respeito à analise linear, com um aumento mais pronunciado no centro do carregamento (ζ=0). Comportamento similar foi encontrado por Nguyem & Duhamel (2008) na sua análise de um trilho de comprimento infinito submetido à ação de uma carga concentrada móvel, usando o método dos elementos finitos e a teoria de Euler- Bernoulli Influência da não-linearidade e da inércia rotacional nos deslocamentos na fase permanente. Estuda-se agora o comportamento do sistema quando, além da nãolinearidade da fundação, é considerada a inércia rotacional. Na Figura 7.5 é mostrada uma comparação entre a configuração da viga na fase permanente para dois valores distintos do parâmetro de inércia rotacional ρ D eslocamento vertical A dimensional (x0^) , ρ=0 NL, ρ=0, ρ=0.04 NL, ρ= ζ Figura 7.5 Influência da não-linearidade e da inércia rotacional da viga nos deslocamentos na fase permanente: C = 0.05C cr, f = 40, P = -.748, N = 6 5, β = x0.

6 89 A Figura 7.5 mostra que, tanto para o caso linear como para o não-linear, há um incremento no valor dos deslocamentos à medida que ρ aumenta. A Figura 7.6 mostra a variação do deslocamento máximo para o caso linear e não-linear em função da variação do parâmetro adimensional de inércia rotacional ρ D e s lo c a m e n to v e r tic a l A d im e n s io n a l m á x im o (x 0 ^ ) Nao Diferença (x 0) ρ Figura 7.6 Deslocamento máximo em função de ρ: C = 0.05C cr, f = 40, 8 P = -.748, N = 5, β = x0. A Figura 7.6 mostra que, além do incremento no deslocamento máximo, à medida que ρ aumenta, a diferença entre o deslocamento máximo linear e nãolinear cresce de forma exponencial com o aumento de ρ. A curva tracejada mostra a diferença entre os deslocamentos lineares e não-lineares. Na Figura 7.6 a diferença está multiplicada por dez para melhor visualização.

7 Influência da Não-linearidade da Fundação para Altas Velocidades e Carga Distribuída de Amplitude Constante. Nesta seção é analisada a influência da não-linearidade da fundação para os casos de assimetria na resposta que, como visto na análise linear, corresponde a valores de velocidade próximos ou maiores que velocidade crítica. Também é importante salientar que a configuração do campo dos deslocamentos para essas velocidades tem valores significativos em uma zona mais extensa que no caso de baixas velocidades, onde a deformação da viga é importante em apenas uma zona muito próxima da carga. Em virtude disso, é necessário adotar um trecho de integração maior para conseguir descrever de melhor maneira o comportamento do sistema submetido a altas velocidades da carga móvel. Portanto, nos exemplos analisados nesta seção adota-se o seguinte comprimento de discretização: L=8m (7.2) Definem-se na Tabela 7-2 os parâmetros adimensionais presentes na equação (6.6) que são considerados nos exemplos desta seção. Tabela 7-2 Parâmetros adimensionais para análise do comportamento assimétrico. Parâmetro Adimensional Símbolo Valor Parâmetro de massa Τ.8 Parâmetro de amortecimento C cr crítico Parâmetro de rigidez da fundação β elástica linear Parâmetro de rigidez não-linear β x0 0 da fundação elástica Parâmetro de intensidade de carga Q Parâmetro de extensão da carga α Definidos os parâmetros adimensionais é possível agora realizar a análise paramétrica que permita conhecer a influência da não-linearidade da fundação quando se tem altas velocidades. Para isto são usadas as expressões apresentadas no item 6..2.

8 Influência da não-linearidade da fundação na configuração deformada da fase permanente Nesta seção é analisada a influência da não-linearidade da fundação no campo dos deslocamentos verticais da viga em coordenadas móveis adimensionais, na fase permanente do movimento D e s lo c a m e n to v e rtic a l A d im e n s io n a l (m /m x 0 ^ ) Não ζ Figura 7.7 Deslocamento vertical adimensional para velocidade crítica: C = 0.04C r, f = 25.25(f = f cr ), P = -5.69, N = 5, ρ = 0. A Figura 7.7 mostra a diferença no campo de deslocamentos verticais obtidos pela análise linear e não-linear para o caso em que a velocidade da carga móvel é igual ao valor crítico linear. Pode-se observar que a influência da nãolinearidade se reflete em um aumento no valor do deslocamento máximo assim como em um ligeiro deslocamento do mesmo para a esquerda. Observa-se também que à esquerda da origem os deslocamentos não-lineares possuem maiores amplitudes de onda que nos deslocamentos lineares.

9 92 Agora é analisada a influência da não-linearidade da fundação para um valor de velocidade superior ao valor crítico linear, considerando os mesmos parâmetros do exemplo mostrado na Figura Deslocamento vertical Adimensional (m/m x0^) Não ζ Figura 7.8 Deslocamento adimensional para velocidade superior à crítica: C = 0.04C cr, f = 25.0 (f =.2 f cr ), P = -5.69, N = 5, ρ = 0. A Figura 7.8 mostra que a não-linearidade adotada, para um fator adimensional de velocidade f =.2f cr, tem pouca influência nos deslocamentos Influência da não-linearidade e variação de velocidade Neste item é analisada a influência da não-linearidade da fundação e da velocidade de deslocamento da carga no valor do deslocamento máximo. A Figura 7.9 mostra a variação do deslocamento máximo em função da variação da velocidade, considerando presença de força axial compressiva e a influência da inércia rotacional no sistema. Observa-se que a influência da não-linearidade é importante na zona próxima à velocidade crítica. Para baixas velocidades e para

10 9 velocidades muito maiores que a crítica, as respostas lineares e não-lineares são praticamente coincidentes. A diferença entre o deslocamento máximo linear e não-linear, indicada pela curva tracejada, reflete tal comportamento. Isto é esperado já que a não-linearidade torna-se mais importante à medida que os deslocamentos vão aumentando. É importante salientar que estes resultados estão condicionados ao coeficiente de rigidez não-linear da fundação usado neste exemplo. Deslocamento vertical Adimensional (m/m x0^2) Não Diferença (x0) Figura 7.9 Deslocamento máximo em função da velocidade. C = 0.04C cr, P = -5.69, N = 5, ρ = 0.0. ff 7.. Análise Não- com Carga Harmônica Nesta seção é analisada a influência da não-linearidade da fundação para o caso em que a amplitude da carga varia de forma harmônica com o tempo. A influência de uma carga harmônica foi estudada no caso linear por Kim (2005) e no caso não-linear por Nguyem & Duhamel (2008).

11 94 Nesta seção é apresentada uma análise paramétrica mostrando a influência da não-linearidade da fundação em conjunto com a freqüência de excitação da carga harmônica, seguindo uma metodologia similar à usada pelos autores acima citados. A análise divide-se em duas partes. Inicialmente considera-se uma carga harmônica estacionária (V = 0), e a seguir, estuda-se o caso de uma carga harmônica movendo-se com uma velocidade constante. O carregamento harmônico na forma adimensional é definido por: α α [ H( ζ + ) H( ζ )] sen( ω ) q( ζ, t) = Q 2 2 t (7.) onde ω é a freqüência circular de excitação da carga dada em rad/s, ou: α α [ H( ζ + ) ( ζ )] q( ζ, t) = Q 2 H 2 sen(2πf.t) (7.4) em que f é a freqüência da excitação da carga. A equação (7.4) define a função adimensional de carregamento que é usada nos exemplos desenvolvidos nesta seção Análise não-linear com carga harmônica estacionária Para o caso da uma carga harmônica estacionária uniformemente distribuída a resposta é sempre simétrica. Portanto, podem ser usadas as expressões deduzidas no item 6... que correspondem à formulação não-linear considerando simetria nos deslocamentos. Para os exemplos desenvolvidos nesta seção, a integração no espaço é feita considerando L=0m e os parâmetros adimensionais apresentados na Tabela 7-. Tabela 7- Parâmetros adimensionais para análise de carga harmônica estacionária. Parâmetro Adimensional Símbolo Valor Parâmetro de Massa Τ Parâmetro de Amortecimento Crítico C cr Parâmetro de Rigidez linear da β fundação elástica Parâmetro de Rigidez Não-linear β da fundação elástica x0 0 Parâmetro de intensidade de carga Q Parâmetro de extensão da carga α

12 Influência na fase transiente e fase permanente Analisa-se nesta seção a influência da não-linearidade da fundação na resposta transiente e permanente do movimento. Apresenta-se na Figura 7.0 e na Figura 7. respectivamente a fase transiente e permanente da resposta dinâmica da viga. Nestas figuras mostra-se a variação da flecha em ζ = 0 com o tempo. Deslocamento Vertical (m/mx0) Não Figura 7.0 Fase transiente do deslocamento em ζ = 0, C = 0.0C cr, f = 0, P = 0, N = 20, ρ = 0, f = 70 Hz. Observa-se na Figura 7.0 que, tanto na fase transiente linear quanto na fase transiente não-linear, é possível identificar duas freqüências de vibração claramente diferenciadas, uma de período maior que vai amortecendo com o tempo e que depende das propriedades de rigidez do sistema, e outra, de menor período, que depende da freqüência de excitação. Cabe salientar que na fase transiente o período de vibração não-linear é menor que o período correspondente ao caso linear. Isto devido a influência do coeficiente negativo do fator de rigidez

13 96 não-linear da fundação que torna o sistema mais flexível, portanto com menores freqüências de vibração. Deslocamento Vertical (m/mx0) Não Figura 7. Fase Permanente do deslocamento em ζ = 0: C = 0.0C cr, f = 0, P =0, N = 20, ρ=0, f = 70 Hz. Nas Figuras 7.0 e 7. observa-se o principal efeito da não-linearidade da fundação que é o aumento no valor dos deslocamentos. A Figura 7. mostra que o comprimento das ondas na fase permanente do movimento é de s, que, como esperado, coincide com o período da excitação da carga harmônica que tem freqüência de 70 Hz. Comportamento similar foi encontrado por Nguyem & Duhamel (2008) Influência da freqüência de excitação nos deslocamentos máximos Analisa-se agora o efeito da não-linearidade da fundação no cálculo dos deslocamentos máximos no sistema quando há variação da freqüência de excitação do carregamento harmônico. São considerados dois valores de inércia rotacional.

14 , ρ=0 Não, ρ=0, ρ=0.04 Não, ρ=0.04 Deslocamento vertical Adimensional (m /m x0) Frequência de Excitação f(hz) Figura 7.2 Variação do deslocamento máximo em função de f: f =0, P = 0, C = 0.05C cr, 0 β = 22.8x. 0 Na Figura 7.2, observa-se que, para o caso em que não é considerada a inércia rotacional, i.e., ρ = 0, à medida que aumenta a freqüência da excitação o valor do deslocamento máximo cresce até atingir um máximo correspondente à freqüência crítica, que, para o caso linear, é de 8Hz. No caso não-linear o pico sofre um pequeno deslocamento para a esquerda, com o máximo deslocamento ocorrendo para 77Hz. Observa-se também, ainda na Figura 7.2, que, quando se considera um raio de giração de ρ = 0.04, o pico de ressonância se desloca para a esquerda, ocorrendo o valor máximo para 6 Hz no caso linear e 59 Hz no caso não-linear. Além disto, há um aumento no valor do deslocamento máximo com respeito ao sistema sem inércia rotacional. Também é observada a existência de um pico de menor valor localizado à direita do pico de maior valor. Isto mostra que, para o valor de fator ρ adotado neste exemplo, a inércia rotacional torna-se importante dando origem a uma segunda freqüência de ressonância. Para altas freqüências os deslocamentos máximos do sistema com ρ=0.04 são menores que para o sistema sem inércia rotacional.

15 Análise não-linear com carga harmônica móvel Nesta seção é analisado o caso de carga harmônica com velocidade de deslocamento não nula. Neste caso a probabilidade de se ter assimetria nos deslocamentos é maior que no caso de carga de amplitude constante, mesmo para baixas velocidades. Portanto, para os exemplos desenvolvidos nesta seção são usadas as expressões deduzidas no item 6..2., que correspondem à análise nãolinear com assimetria na resposta. A integração no espaço é feita considerando os mesmos parâmetros adimensionais da Tabela Influência nos deslocamentos para baixas velocidades Nesta seção é analisada a influência da não-linearidade da fundação na configuração do campo dos deslocamentos verticais na fase permanente do movimento, para um valor de tempo no qual acontece maior amplitude (pico da onda), para o caso de carga harmônica com baixa velocidade de deslocamento. Considera-se neste exemplo uma força axial e a inércia rotacional. 0.5 Deslocamento vertical Adimensional (m/m x0^4) Não ζ Figura 7. Deslocamento vs ζ: C = 0.05C cr, f = 5, P = -8.9, ρ = 0.008, f = 50Hz, t = 0.505s (tempo onde há um máximo de amplitude).

16 99 Na Figura 7., observa-se que, para uma freqüência de excitação de 50 Hz e fator de velocidade f = 5, a configuração do campo dos deslocamentos da viga já possui assimetria, diferente do sistema submetido a uma carga de amplitude constante, onde, para baixos valores de velocidade, a resposta é simétrica. A influência da não-linearidade considerada para este exemplo se reflete num incremento dos deslocamentos na zona próxima ao deslocamento máximo e próximo às primeiras ondas seguintes ao deslocamento máximo, sendo praticamente imperceptível no resto do domínio analisado Influência nos deslocamentos para altas velocidades É analisada neste item a influência da não-linearidade da fundação para o caso de carga de amplitude harmônica com alta velocidade de deslocamento Deslocamento vertical Adimensional (m/m x0^4) Não ζ Figura 7.4 Deslocamento vs ζ: C = 0.05C cr, f = 0, P = -8.9, ρ = 0.008, f = 50Hz, t = 0.506s (tempo onde há um máximo de amplitude). A Figura 7.4 mostra a configuração do campo dos deslocamentos verticais na fase permanente do movimento para um valor de tempo no qual acontece maior

17 00 amplitude. Observa-se que, para uma freqüência de excitação de 50 Hz e fator de velocidade de f = 0, a configuração do campo dos deslocamentos na viga tem uma configuração totalmente assimétrica, similar à configuração do sistema quando a velocidade é superior à velocidade crítica, o que supõe que o valor de f = 0 é superior a f cr. Portanto, o valor de f cr se encontraria entre 5 e 0, havendo uma importante redução no valor do fator de velocidade crítico, f cr, com respeito ao caso de carga de amplitude constante, onde para os mesmos parâmetros adimensionais o valor deste fator de velocidade crítico é de 6. Neste caso a não-linearidade da fundação considerada neste exemplo não tem influência substancial no valor dos deslocamentos, já que estes são praticamente iguais tanto no caso linear quanto no caso não-linear Influência da velocidade nos deslocamentos máximo A Figura 7.5 mostra a relação entre o deslocamento máximo e a velocidade, considerando inércia rotacional e força axial; para uma freqüência de excitação de 50 Hz. Nesta figura pode ser observado que a não linearidade na fundação aumenta os deslocamentos máximos. Em ambos os casos, linear e não linear, destaca-se a presença de dois picos. O maior deles em torno de f = 70 e outro de menor tamanho para um valor de f em torno de 25. Portanto, identificam-se duas velocidades críticas para este caso, isto pela consideração da inércia rotacional. A consideração da não linearidade de sinal negativo traduz-se em um incremento acentuado no valor dos deslocamentos na vizinhança da primeira velocidade crítica.

18 Deslocamento vertical Adimensional (m/m x0) Não f x0 Figura 7.5 Deslocamento máximo em função da velocidade: P = -8.9, C = 0.05Ccr, ρ = 0.008, f = 50Hz.

5 Modelos para representação da ferrovia

5 Modelos para representação da ferrovia 5 Modelos para representação da ferrovia O modelo adotado para análise da interação dinâmica entre trilhopalmilha-dormente-lastro é mostrado na figura (5.1). O trilho é representado por um elemento de

Leia mais

1 Introdução. Figura 1.1: Modelo de uma torre estaiada.

1 Introdução. Figura 1.1: Modelo de uma torre estaiada. 1 Introdução Torres estaiadas, Figura 1.1, consistem de uma coluna geralmente rotulada na base, e ancorada lateralmente com vários estais, em geral cabos de aço, e são freqüentemente usadas como suporte

Leia mais

ANÁLISE DE SINAIS DINÂMICOS

ANÁLISE DE SINAIS DINÂMICOS ANÁLISE DE SINAIS DINÂMICOS Paulo S. Varoto 7 . - Classificação de Sinais Sinais dinâmicos são geralmente classificados como deterministicos e aleatórios, como mostra a figura abaixo: Periódicos Determinísticos

Leia mais

Figura 9.1: Corpo que pode ser simplificado pelo estado plano de tensões (a), estado de tensões no interior do corpo (b).

Figura 9.1: Corpo que pode ser simplificado pelo estado plano de tensões (a), estado de tensões no interior do corpo (b). 9 ESTADO PLANO DE TENSÕES E DEFORMAÇÕES As tensões e deformações em um ponto, no interior de um corpo no espaço tridimensional referenciado por um sistema cartesiano de coordenadas, consistem de três componentes

Leia mais

Elementos Finitos 2014/2015 Colectânea de trabalhos, exames e resoluções

Elementos Finitos 2014/2015 Colectânea de trabalhos, exames e resoluções Curso de Mestrado em Engenharia de Estruturas 1. a Edição (014/015) Elementos Finitos 014/015 Colectânea de trabalhos, exames e resoluções Lista dos trabalhos e exames incluídos: Ano lectivo 014/015 Trabalho

Leia mais

CÁLCULO DOS DESLOCAMENTOS EM VIGAS DE AÇO COM ABERTURAS NA ALMA

CÁLCULO DOS DESLOCAMENTOS EM VIGAS DE AÇO COM ABERTURAS NA ALMA CÁLCULO DOS DESLOCAMENTOS EM VIGAS DE AÇO COM ABERTURAS NA ALMA José Carlos Lopes Ribeiro Gustavo de Souza Veríssimo José Luiz Rangel Paes Ricardo Hallal Fakury UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO

Leia mais

3 Métodos Numéricos Análise das Equações de Movimento

3 Métodos Numéricos Análise das Equações de Movimento 3 Métodos Numéricos A dinâmica de sistemas mecânicos normalmente é modelada como um sistema de equações diferenciais. Estas equações diferenciais devem ser resolvidas a fim de relacionar as variáveis entre

Leia mais

4 Definição da composição de ondas do campo-livre para o SASSI2000

4 Definição da composição de ondas do campo-livre para o SASSI2000 Definição da composição de ondas do campo-livre para o SASSI.. Estratégia Buscando-se elucidar a questão da definição do campo de ondas, avaliar a influência da composição do mesmo na resposta do sistema,

Leia mais

Uma viga em balanço (figura abaixo), com comprimento 2c, engastada rigidamente na estrutura do túnel de vento é representada graficamente por:

Uma viga em balanço (figura abaixo), com comprimento 2c, engastada rigidamente na estrutura do túnel de vento é representada graficamente por: 1 a Série de exercícios Aeroelasticidade Estática Prof. Gil 2º semestre 2009 1ª Questão: Estude o problema de um modelo de uma bomba cuja geometria é axissimétrica, a ser testado em túnel de vento. Os

Leia mais

Ressonador de Helmholtz.

Ressonador de Helmholtz. Ressonador de Helmholtz. Modelo mecânico do ressonador de Helmholtz O ressonador é composto por um volume V, esférico no caso mostrado na figura, e um gargalo de seção reta S e comprimento l. A primeira

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II 6º CICLO (EEM 6NA) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II 6º CICLO (EEM 6NA) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II 6º CICLO (EEM 6NA) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul gracekellyq@yahoo.com.br grace.ganharul@aedu.com Graduação em Engenharia Mecânica Disciplina: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

Leia mais

Conteúdo. Resistência dos Materiais. Prof. Peterson Jaeger. 3. Concentração de tensões de tração. APOSTILA Versão 2013

Conteúdo. Resistência dos Materiais. Prof. Peterson Jaeger. 3. Concentração de tensões de tração. APOSTILA Versão 2013 Resistência dos Materiais APOSTILA Versão 2013 Prof. Peterson Jaeger Conteúdo 1. Propriedades mecânicas dos materiais 2. Deformação 3. Concentração de tensões de tração 4. Torção 1 A resistência de um

Leia mais

Teoria Clássica das Placas

Teoria Clássica das Placas Universidade Federal do Ceará Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil Fleão de Placas ANÁLISE DE ESTRUTURAS I PROF. EVANDRO PARENTE JUNIOR (UFC) PROF. ANTÔNIO MACÁRIO

Leia mais

1) Determine a energia de deformação (energia interna) da estrutura abaixo. Rigidez flexional = 4200 knm²

1) Determine a energia de deformação (energia interna) da estrutura abaixo. Rigidez flexional = 4200 knm² CE2 ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES II LISTA DE EXERCÍCIOS PREPARATÓRIA PARA O ENADE 1) Determine a energia de deformação (energia interna) da estrutura abaixo. Rigidez flexional 42 knm² Formulário: equação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II Perguntas: 1. A figura 1a mostra um instantâneo de uma onda que se propaga no sentido

Leia mais

Física Módulo 2 Ondas

Física Módulo 2 Ondas Física Módulo 2 Ondas Ondas, o que são? Onda... Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio, como, por exemplo, na água. Uma onda transfere energia de um ponto para outro,

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II TORÇÃO PARTE I

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II TORÇÃO PARTE I RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II TORÇÃO PARTE I Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-2 Objetivos Compreender o que é a deformação por torção Compreender os esforços que surgem devido à torção Determinar distribuição

Leia mais

FIS-14 Prova 02 Novembro/2013

FIS-14 Prova 02 Novembro/2013 FIS-14 Prova 02 Novembro/2013 Nome: Nota: Duração máxima da prova: 240 min. Responda às questões de forma clara, completa e concisa dentro do espaço previsto. Uma parte da pontuação de cada questão será

Leia mais

MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS (MEF)

MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS (MEF) 3 0 Exercício Programa de PMR 2420 Data de entrega: 17/06/2013 (até as 17:00hs) MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS (MEF) 1) Considere a estrutura da figura abaixo sujeita a duas cargas concentradas F 3 (t) e

Leia mais

MATERIAIS ELASTOPLÁSTICOS

MATERIAIS ELASTOPLÁSTICOS MATERIAIS ELASTOPLÁSTICOS - DESCRIÇÃO DO COMPORTAMENTO ELASTOPLÁSTICO Alguns elementos característicos dos ensaios de tração simples são analisados a seguir para identificar os fenômenos que devem ser

Leia mais

Aula do cap. 16 MHS e Oscilações

Aula do cap. 16 MHS e Oscilações Aula do cap. 16 MHS e Oscilações Movimento harmônico simples (MHS). Equações do MHS soluções, x(t), v(t) e a(t). Relações entre MHS e movimento circular uniforme. Considerações de energia mecânica no movimento

Leia mais

P COM CONSIDERAÇÃO DE RIGIDEZ AXIAL

P COM CONSIDERAÇÃO DE RIGIDEZ AXIAL P COM CONSIDERAÇÃO DE RIGIDEZ AXIAL As deformações e os esforços atuantes na estrutura de um edifício em concreto armado devidos ao seu peso próprio são em grande parte definidos pelo processo usado na

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 2

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 2 LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 2 Questões 1) A Figura 1a apresenta o retrato de uma onda propagante ao longo do sentido positivo do eixo x em uma corda sob tensão. Quatro elementos da corda são designados por

Leia mais

4 Estudo da estrutura cilíndrica 4.1. Introdução

4 Estudo da estrutura cilíndrica 4.1. Introdução 4 Estudo da estrutura cilíndrica 4.1. Introdução A segurança no transporte de óleo e gás na indústria do petróleo requer o estabelecimento de procedimentos de inspeção da tubulação para evitar vazamentos

Leia mais

Resistência dos Materiais. Aula 6 Estudo de Torção, Transmissão de Potência e Torque

Resistência dos Materiais. Aula 6 Estudo de Torção, Transmissão de Potência e Torque Aula 6 Estudo de Torção, Transmissão de Potência e Torque Definição de Torque Torque é o momento que tende a torcer a peça em torno de seu eixo longitudinal. Seu efeito é de interesse principal no projeto

Leia mais

Dinâ micâ de Mâ quinâs e Vibrâçõ es II

Dinâ micâ de Mâ quinâs e Vibrâçõ es II Dinâ micâ de Mâ quinâs e Vibrâçõ es II Aula 1 Revisão e princípios básicos: O objetivo desta aula é recapitular conceitos básicos utilizados em Dinâmica e Vibrações. MCU Movimento circular uniforme 1.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Curso de Graduação em Engenharia Civil ECC 1006 Concreto Armado A ESTRUTURAS. Gerson Moacyr Sisniegas Alva

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Curso de Graduação em Engenharia Civil ECC 1006 Concreto Armado A ESTRUTURAS. Gerson Moacyr Sisniegas Alva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Curso de Graduação em Engenharia Civil ECC 1006 Concreto Armado A COMPORTAMENTO DOS MATERIAIS E DAS ESTRUTURAS Gerson Moacyr Sisniegas Alva A prática sem teoria é cega

Leia mais

Carga axial. Princípio de Saint-Venant

Carga axial. Princípio de Saint-Venant Carga axial Princípio de Saint-Venant O princípio Saint-Venant afirma que a tensão e deformação localizadas nas regiões de aplicação de carga ou nos apoios tendem a nivelar-se a uma distância suficientemente

Leia mais

5 Resultados Experimentais

5 Resultados Experimentais 5 Resultados Experimentais 5.1. Introdução Neste capítulo são apresentados os resultados medidos dos dois testes experimentais em escala real realizados para a comparação dos resultados teóricos. 5.2.

Leia mais

Sistemas Estruturais. Prof. Rodrigo mero

Sistemas Estruturais. Prof. Rodrigo mero Sistemas Estruturais Prof. Rodrigo mero Aula 2 Cargas que Atuam nas estruturas Índice Forças Vetoriais Geometria das Forças Cargas Quanto a Frequência Levantamento de Cargas Simples Equilíbrio Interno

Leia mais

INTERFERÊNCIA. S 1 r 1 P S 2 r 2 E 1

INTERFERÊNCIA. S 1 r 1 P S 2 r 2 E 1 INSTITUTO DE FÍSICA DA UFBA DEPARTAMENTO DE FÍSICA DO ESTADO SÓLIDO DISCIPLINA : FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL IV-E (FIS 4) INTERFERÊNCIA Sejam duas fontes puntiformes de luz S e S e um ponto P situado a

Leia mais

Capítulo 4 O Oscilador Amortecido

Capítulo 4 O Oscilador Amortecido Capítulo 4 O Oscilador Amortecido Vamos supor que um oscilador harmônico tenha amortecimento, isto é, sofre uma resistência ao seu movimento e que esta resistência, para simplificar seja linearmente proporcional

Leia mais

Compressibilidade e Teoria do adensamento. Mecânica de Solos Prof. Fabio Tonin

Compressibilidade e Teoria do adensamento. Mecânica de Solos Prof. Fabio Tonin Compressibilidade e Teoria do adensamento Mecânica de Solos Prof. Fabio Tonin Compressibilidade É a diminuição do volume sob a ação de cargas aplicadas. É uma característica que todos os materiais possuem

Leia mais

Professor: José Junio Lopes

Professor: José Junio Lopes Lista de Exercício Aula 3 TENSÃO E DEFORMAÇÃO A - DEFORMAÇÃO NORMAL 1 - Ex 2.3. - A barra rígida é sustentada por um pino em A e pelos cabos BD e CE. Se a carga P aplicada à viga provocar um deslocamento

Leia mais

CAPÍTULO VI FLEXÃO ELÁSTICA EM VIGAS

CAPÍTULO VI FLEXÃO ELÁSTICA EM VIGAS 1 CAPÍTULO VI FLEXÃO ELÁSTICA EM VIGAS I. ASPECTOS GERAIS As vigas empregadas nas edificações devem apresentar adequada rigidez e resistência, isto é, devem resistir aos esforços sem ruptura e ainda não

Leia mais

2ª Lista de exercícios de Fenômenos Ondulatórios

2ª Lista de exercícios de Fenômenos Ondulatórios 2ª Lista de exercícios de Fenômenos Ondulatórios Prof. Renato 1. Dada uma onda em uma corda como função de x e t. No tempo igual a zero essa onda é representada na figura seguir (y em função de x): 0,6

Leia mais

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS ENG JR ELETRON 2005 29 O gráfico mostrado na figura acima ilustra o diagrama do Lugar das Raízes de um sistema de 3ª ordem, com três pólos, nenhum zero finito e com realimentação de saída. Com base nas

Leia mais

LAJES COGUMELO e LAJES LISAS

LAJES COGUMELO e LAJES LISAS LAJES COGUMELO e LAJES LISAS Segundo Montoja são consideradas lajes cogumelo as lajes contínuas apoiadas em pilares ou suportes de concreto, ou seja, sem vigas. Podem ser apoiadas diretamente nos pilares

Leia mais

MOVIMENTO OSCILATÓRIO

MOVIMENTO OSCILATÓRIO MOVIMENTO OSCILATÓRIO 1.0 Noções da Teoria da Elasticidade A tensão é o quociente da força sobre a área aplicada (N/m²): As tensões normais são tensões cuja força é perpendicular à área. São as tensões

Leia mais

Análise de Suporte para Televisão e DVD

Análise de Suporte para Televisão e DVD Universidade Federal de Minas Gerais Elementos Finitos para Análise de Estruturas Professor Estevam as Casas Análise de Suporte para Televisão e DVD Carlos Secundino Heleno Santos ucia ima obo eite Willer

Leia mais

MOVIMENTO ROTACIONAL E MOMENTO DE INÉRCIA

MOVIMENTO ROTACIONAL E MOMENTO DE INÉRCIA MOVIMENTO ROTACIONAL E MOMENTO DE INÉRCIA 1.0 Definições Posição angular: utiliza-se uma medida de ângulo a partir de uma direção de referência. É conveniente representar a posição da partícula com suas

Leia mais

MECÂNICA DOS SOLOS II. Acréscimos de Tensão no Solo

MECÂNICA DOS SOLOS II. Acréscimos de Tensão no Solo MECÂNICA DOS SOLOS II Acréscimos de Tensão no Solo Aula 3 - Notas de aula Distribuição de Tensão no Solo Muitos problemas em obras de engenharia são causados por recalques, empuxos de terras, e capacidade

Leia mais

Introdução à Neurociência Computacional (Graduação) Prof. Antônio Roque Aula 6

Introdução à Neurociência Computacional (Graduação) Prof. Antônio Roque Aula 6 Variações do modelo integra-e-dispara Nesta aula vamos apresentar algumas variações do modelo LIF visto na aula passada. Modelo integra-e-dispara com adaptação Estudos in vitro mostram que muitos tipos

Leia mais

3. Modelos de funcionamento transiente de motores a dois tempos.

3. Modelos de funcionamento transiente de motores a dois tempos. 3. Modelos de funcionamento transiente de motores a dois tempos. O modo de operação de um motor é resultado da combinação de diversos parâmetros de desempenho: a potência efetiva, kw e, o torque, Q e,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (MHS) (versão 2014/2)

LISTA DE EXERCÍCIOS - MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (MHS) (versão 2014/2) LISTA DE EXERCÍCIOS - MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (MHS) (versão 2014/2) A CINEMÁTICA NO MHS 1.1.- (HALLIDAY, 4ª EDIÇÃO, CAP. 14, 1E) Um objeto sujeito a um movimento harmônico simples leva 0,25 s para

Leia mais

XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (ESTÁTICA, MHS E ESTUDO DOS GASES)

XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (ESTÁTICA, MHS E ESTUDO DOS GASES) XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (ESTÁTICA, MHS E ESTUDO DOS GASES) 1) Na Figura 1, E é uma esfera de peso 400 3 N, em equilíbrio, apoiada sobre um plano horizontal indeformável. Desprezando-se os

Leia mais

Professor: Estevam Las Casas. Disciplina: MÉTODOS DE ELEMENTOS FINITOS MEF TRABALHO

Professor: Estevam Las Casas. Disciplina: MÉTODOS DE ELEMENTOS FINITOS MEF TRABALHO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA Professor: Estevam Las Casas Disciplina: MÉTODOS DE ELEMENTOS FINITOS MEF TRABALHO Análise de deformação de um

Leia mais

Universidade Federal Rural do Semi Árido UFERSA Pro Reitoria de Graduação PROGRAD Disciplina: Física II Professora: Subênia Medeiros

Universidade Federal Rural do Semi Árido UFERSA Pro Reitoria de Graduação PROGRAD Disciplina: Física II Professora: Subênia Medeiros Universidade Federal Rural do Semi Árido UFERSA Pro Reitoria de Graduação PROGRAD Disciplina: Física II Professora: Subênia Medeiros Movimento Periódico O movimento é um dos fenômenos mais fundamentais

Leia mais

Prof. Oscar 2º. Semestre de 2013

Prof. Oscar 2º. Semestre de 2013 Cap. 16 Ondas I Prof. Oscar º. Semestre de 013 16.1 Introdução Ondas são perturbações que se propagam transportando energia. Desta forma, uma música, a imagem numa tela de tv, a comunicações utilizando

Leia mais

Capítulo 6. Conclusões e Desenvolvimentos Futuros Introdução Sumário e conclusões

Capítulo 6. Conclusões e Desenvolvimentos Futuros Introdução Sumário e conclusões Capítulo 6 Conclusões e Desenvolvimentos Futuros 6.1- Introdução... 6.2 6.2- Sumário e conclusões... 6.2 6.3- Perspectivas de desenvolvimentos futuros... 6.4 Capítulo 6 - Conclusões e Desenvolvimentos

Leia mais

Campo Elétrico [N/C] Campo produzido por uma carga pontual

Campo Elétrico [N/C] Campo produzido por uma carga pontual Campo Elétrico Ao tentar explicar, ou entender, a interação elétrica entre duas cargas elétricas, que se manifesta através da força elétrica de atração ou repulsão, foi criado o conceito de campo elétrico,

Leia mais

Eletromagnetismo Aplicado Propagação de Ondas Eletromagnéticas

Eletromagnetismo Aplicado Propagação de Ondas Eletromagnéticas Eletromagnetismo Aplicado Propagação de Ondas Eletromagnéticas (Revisão) Heric Dênis Farias hericdf@gmail.com PROPAGAÇÃO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS Ondas Eletromagnéticas são uma forma de transportar energia

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio NECE. Experimento de ensino baseado em problemas. Módulo 01: Análise estrutural de vigas

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio NECE. Experimento de ensino baseado em problemas. Módulo 01: Análise estrutural de vigas Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio NECE Experimento de ensino baseado em problemas Módulo 01: Análise estrutural de vigas Aula 02: Estruturas com barras sob corportamento axial

Leia mais

Física I Prova 3 7/06/2014

Física I Prova 3 7/06/2014 Nota Física I Prova 3 7/06/2014 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 2 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 12

Leia mais

Prova P1 Física para Engenharia II, turma set. 2014

Prova P1 Física para Engenharia II, turma set. 2014 Exercício 1 Um ventilador, cujo momento de inércia é 0,4 kg m 2, opera em 600 rpm (rotações por minuto). Ao ser desligado, sua velocidade angular diminui uniformemente até 300 rpm em 2 s, e continua assim

Leia mais

do Semi-Árido - UFERSA

do Semi-Árido - UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA Ondas Subênia Karine de Medeiros Mossoró, Outubro de 2009 Ondas Uma ondas é qualquer sinal (perturbação) que se transmite de um ponto a outro de um meio

Leia mais

Princípios de Modelagem Matemática Aula 04

Princípios de Modelagem Matemática Aula 04 Princípios de Modelagem Matemática Aula 04 Prof. José Geraldo DFM CEFET/MG 09 de abril de 2014 1 Análise dimensional Análise dimensional A análise dimensional permite encontrar relações entre variáveis

Leia mais

Ao atingir o ponto B pela quarta vez, temos 3,5 oscilações completas em 7 segundos; logo:

Ao atingir o ponto B pela quarta vez, temos 3,5 oscilações completas em 7 segundos; logo: 01 Ao atingir o ponto B pela quarta vez, temos 3,5 oscilações completas em 7 segundos; logo: 7 T = T = 2 s 3,5 Resposta: E 1 02 Sabemos que o período de uma oscilação é proporcional a L é o comprimento;

Leia mais

Equação de Schrödinger

Equação de Schrödinger Maria Inês Barbosa de Carvalho Equação de Schrödinger Apontamentos para a disciplina Física dos Estados da Matéria 00/0 Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Faculdade de Engenharia

Leia mais

Experimento 9 Circuitos RL em corrente alternada

Experimento 9 Circuitos RL em corrente alternada 1. OBJETIVO Experimento 9 Circuitos RL em corrente alternada O objetivo desta aula é estudar o comportamento de circuitos RL em presença de uma fonte de alimentação de corrente alternada. 2. MATERIAL UTILIZADO

Leia mais

3. IDEALIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE BARRAS

3. IDEALIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE BARRAS 3. IDEALIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE BARRAS Como discutido no Capítulo 1, a análise estrutural de estruturas reticuladas está fundamentada na concepção de um modelo matemático, aqui chamado de modelo estrutural,

Leia mais

FIS-26 Prova 01 Março/2011

FIS-26 Prova 01 Março/2011 FIS-26 Prova 01 Março/2011 Nome: Turma: Duração máxima: 120 min. Cada questão (de 1 a 7) vale 15 pontos, mas a nota máxima da prova é 100. 1. Responda às seguintes questões: (a) Uma roda bidimensional

Leia mais

Análise de Estabilidade Estrutural para uma Treliça Içadora de Aduelas de Concreto para Pontes.

Análise de Estabilidade Estrutural para uma Treliça Içadora de Aduelas de Concreto para Pontes. Análise de Estabilidade Estrutural para uma Treliça Içadora de Aduelas de Concreto para Pontes. Resumo André Durval de Andrade 1, Carlos Alberto Medeiros 2. 1 Mills Infraestrutura /Engenharia Nacional

Leia mais

Experimento 10 Circuitos RLC em corrente alternada: ressonância

Experimento 10 Circuitos RLC em corrente alternada: ressonância Experimento 10 Circuitos RLC em corrente alternada: ressonância 1. OBJETIVO O objetivo desta aula é estudar o comportamento de circuitos RLC em presença de uma fonte de alimentação de corrente alternada.

Leia mais

2 MODELAGEM DA DINÂMICA AXIAL DA COLUNA DE

2 MODELAGEM DA DINÂMICA AXIAL DA COLUNA DE 2 MODELAGEM DA DINÂMICA AXIAL DA COLUNA DE PERFURAÇÃO Este capítulo concentra-se na modelagem da coluna de perfuração, mais especificamente, na modelagem da dinâmica axial da coluna. Ao desconsiderar os

Leia mais

CAPÍTULO VII ONDAS MECÂNICAS

CAPÍTULO VII ONDAS MECÂNICAS CAPÍTULO VII ONDAS MECÂNICAS 7.1. INTRODUÇÃO As ondas mecânicas são fenómenos ondulatórios que necessitam de um meio material para se propagarem. Como exemplos destas ondas, vamos estudar neste capítulo

Leia mais

MATRÍCULA: PROF. : NOTA:

MATRÍCULA: PROF. : NOTA: Física Geral e Experimental III & XIX 2ª prova 30/05/2015 A NOME: TURMA: MATRÍCULA: PROF. : NOTA: Importante: Assine a primeira página do cartão de questões e a folha do cartão de respostas. Leia os enunciados

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Superposição de ondas harmônicas Um importante aspecto do comportamento das ondas é o efeito combinado de duas ou mais ondas que se propagam num mesmo meio. Princípio

Leia mais

CAPÍTULO 1 Sistemas de Coordenadas Lineares. Valor Absoluto. Desigualdades 1. CAPÍTULO 2 Sistemas de Coordenadas Retangulares 9. CAPÍTULO 3 Retas 18

CAPÍTULO 1 Sistemas de Coordenadas Lineares. Valor Absoluto. Desigualdades 1. CAPÍTULO 2 Sistemas de Coordenadas Retangulares 9. CAPÍTULO 3 Retas 18 Sumário CAPÍTULO 1 Sistemas de Coordenadas Lineares. Valor Absoluto. Desigualdades 1 Sistema de Coordenadas Lineares 1 Intervalos Finitos 3 Intervalos Infinitos 3 Desigualdades 3 CAPÍTULO 2 Sistemas de

Leia mais

Capí tulo 6 Movimento Oscilato rio Harmo nico

Capí tulo 6 Movimento Oscilato rio Harmo nico Capí tulo 6 Movimento Oscilato rio Harmo nico 1. O Movimento Harmónico Simples Vamos estudar o movimento de um corpo sujeito a uma força elástica. Consideramos o sistema como constituído por um corpo de

Leia mais

1) O deslocamento de uma onda progressiva em uma corda esticada é (em unidades do SI)

1) O deslocamento de uma onda progressiva em uma corda esticada é (em unidades do SI) 1) O deslocamento de uma onda progressiva em uma corda esticada é (em unidades do SI) a) Quais são a velocidade e a direção de deslocamento da onda? b) Qual é o deslocamento vertical da corda em t=0, x=0,100

Leia mais

Uma onda se caracteriza como sendo qualquer perturbação que se propaga no espaço.

Uma onda se caracteriza como sendo qualquer perturbação que se propaga no espaço. 16 ONDAS 1 16.3 Uma onda se caracteriza como sendo qualquer perturbação que se propaga no espaço. Onda transversal: a deformação é transversal à direção de propagação. Deformação Propagação 2 Onda longitudinal:

Leia mais

Distribuição de Frequências

Distribuição de Frequências Distribuição de Frequências ENG09004 2014/2 Prof. Alexandre Pedott pedott@producao.ufrgs.br 2.1. Distribuições de Frequência Na análise de conjuntos de dados é costume dividi-los em classes ou categorias

Leia mais

Introdução às Medidas em Física 11 a Aula *

Introdução às Medidas em Física 11 a Aula * Introdução às Medidas em Física 11 a Aula * http://fge.if.usp.br/~takagui/fap0152_2010/ Marcia Takagui Ed. Ala 1 * Baseada em Suaide/ Munhoz 2006 sala 216 ramal 6811 1 Cordas vibrantes Parte 1! Objetivos:

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS AULAS 02

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS AULAS 02 Engenharia da Computação 1 4º / 5 Semestre RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS AULAS 02 Prof Daniel Hasse Tração e Compressão Vínculos e Carregamentos Distribuídos SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP Aula 04 Vínculos Estruturais

Leia mais

Análise de um Pêndulo Mecânico Não Ideal nas Principais Ressonâncias

Análise de um Pêndulo Mecânico Não Ideal nas Principais Ressonâncias Análise de um Pêndulo Mecânico Não Ideal nas Principais Ressonâncias Adriana O. Dias, Masayoshi Tsuchida, Depto de Ciências de Computação e Estatística, IBILCE, UNESP, 15054-000, São José do Rio Preto,

Leia mais

8. Estabilidade e bifurcação

8. Estabilidade e bifurcação 8. Estabilidade e bifurcação Os sistemas dinâmicos podem apresentar pontos fixos, isto é, pontos no espaço de fase onde o sistema permanece sempre no mesmo estado. Para identificar os pontos fixos e estudar

Leia mais

Caso zero de carregamento: No caso zero de carregamento, aplicamos à isostática o carregamento da hiperestática.

Caso zero de carregamento: No caso zero de carregamento, aplicamos à isostática o carregamento da hiperestática. Módulo 4 - Resolução de estruturas uma vez hiperestáticas externamente e com todas as suas barras solicitadas por momento fletor, sem a presença de torção, através do Processo dos Esforços. O Processo

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora

Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora Curso Profissional de Técnico de Multimédia Informação Prova da Disciplina de Física - Módulo: 1 Forças e Movimentos; Estática Modalidade da Prova: Escrita Ano

Leia mais

Caso mais simples MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS. Álvaro Azevedo. Faculdade de Engenharia Universidade do Porto

Caso mais simples MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS. Álvaro Azevedo. Faculdade de Engenharia Universidade do Porto MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS Álvaro Azevedo http://www.fe.up.pt/~alvaro Novembro 2000 Faculdade de Engenharia Universidade do Porto 1 Caso mais simples Método dos deslocamentos Comportamento linear elástico

Leia mais

Escola Secundária de Casquilhos FQA11 - APSA1 - Unidade 1- Correção

Escola Secundária de Casquilhos FQA11 - APSA1 - Unidade 1- Correção Escola Secundária de Casquilhos FQA11 - APSA1 - Unidade 1- Correção / GRUPO I (Exame 2013-2ª Fase) 1. (B) 2. 3. 3.1. Para que a intensidade média da radiação solar seja 1,3 x 10 3 Wm -2 é necessário que

Leia mais

Experiência 6 - Perda de Carga Distribuída ao Longo de

Experiência 6 - Perda de Carga Distribuída ao Longo de Experiência 6 - Perda de Carga Distribuída ao Longo de Tubulações Prof. Vicente Luiz Scalon 1181 - Lab. Mecânica dos Fluidos Objetivo: Medida de perdas de carga linear ao longo de tubos lisos e rugosos.

Leia mais

O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal.

O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal. CENTRÓIDES E MOMENTO DE INÉRCIA Centróide O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal. De uma maneira bem simples: centróide

Leia mais

Theory Portuguese (Portugal) Antes de iniciar este problema, leia cuidadosamente as Instruções Gerais que pode encontrar noutro envelope.

Theory Portuguese (Portugal) Antes de iniciar este problema, leia cuidadosamente as Instruções Gerais que pode encontrar noutro envelope. Q1-1 Dois Problemas de Mecânica Antes de iniciar este problema, leia cuidadosamente as Instruções Gerais que pode encontrar noutro envelope. Parte A. O Disco Escondido (3,5 pontos) Considere um cilindro

Leia mais

Equações Diferenciais aplicadas à Flexão da Vigas

Equações Diferenciais aplicadas à Flexão da Vigas Equações Diferenciais aplicadas à Flexão da Vigas Page 1 of 17 Instrutor HEngholmJr Version 1.0 September 21, 2014 Page 2 of 17 Indice 1. CONCEITOS PRELIMINARES DA MECANICA.... 4 1.1. FORÇA NORMAL (N)...

Leia mais

F = 1/4πɛ 0 q 1.q 2 /r 2. F = G m 1.m 2 /r 2 ENERGIA POTENCIAL 04/05/2015. Bacharelado em Engenharia Civil. Física III

F = 1/4πɛ 0 q 1.q 2 /r 2. F = G m 1.m 2 /r 2 ENERGIA POTENCIAL 04/05/2015. Bacharelado em Engenharia Civil. Física III ENERGIA POTENCIAL Bacharelado em Engenharia Civil Física III Prof a.: D rd. Mariana de Faria Gardingo Diniz A energia potencial é a energia que está relacionada a um corpo em função da posição que ele

Leia mais

As variáveis de rotação

As variáveis de rotação Capítulo 10 Rotação Neste capítulo vamos estudar o movimento de rotação de corpos rígidos sobre um eixo fixo. Para descrever esse tipo de movimento, vamos introduzir os seguintes conceitos novos: -Deslocamento

Leia mais

1. (Fuvest 2012) A figura abaixo representa imagens instantâneas de duas cordas flexíveis idênticas, C

1. (Fuvest 2012) A figura abaixo representa imagens instantâneas de duas cordas flexíveis idênticas, C 1. (Fuvest 2012) A figura abaixo representa imagens instantâneas de duas cordas flexíveis idênticas, C 1 e C 2, tracionadas por forças diferentes, nas quais se propagam ondas. Durante uma aula, estudantes

Leia mais

CAPÍTULO IV ASPECTOS NORMATIVOS PARA CONTENTORES

CAPÍTULO IV ASPECTOS NORMATIVOS PARA CONTENTORES CAPÍTULO IV ASPECTOS NORMATIVOS PARA CONTENTORES 4.1 Introdução Neste capítulo, apresentam-se as disposições normativas dos eurocódigos estruturais que podem ser usadas para verificar a segurança dos elementos

Leia mais

Roteiro 26 - Ressonância em tubos sonoros fechados e abertos

Roteiro 26 - Ressonância em tubos sonoros fechados e abertos Roteiro 26 - Ressonância em tubos sonoros fechados e abertos 1 INTRODUÇÃO Denomina-se tubo sonoro a toda massa de ar, geralmente limitada por uma superfície cilíndrica fechada que, quando posta a vibrar,

Leia mais

SESSÃO 4: PERFIL VERTICAL DA VELOCIDADE DO VENTO PRÓXIMO À SUPERFÍCIE

SESSÃO 4: PERFIL VERTICAL DA VELOCIDADE DO VENTO PRÓXIMO À SUPERFÍCIE SESSÃO 4: PERFIL VERTICAL DA VELOCIDADE DO VENTO PRÓXIMO À SUPERFÍCIE Respostas breves: 1.1) 2m 1.2) 20. 5.2) x=1,

Leia mais

Movimento Circular e Uniforme

Movimento Circular e Uniforme A principal característica desse tipo de movimento é que a partícula ou o corpo no qual estamos considerando tem o módulo da velocidade constante na sua trajetória circular. Exemplos: - Satélites na órbita

Leia mais

Modos Normais de Vibração. Ressonância num Tubo Fechado

Modos Normais de Vibração. Ressonância num Tubo Fechado Modos Normais de Vibração. Ressonância num Tubo Fechado Prof. Niels Fontes Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Determinação da resposta de um tubo fechado em ambas extremidades

Leia mais

Efeitos da filtragem sobre sinais de onda quadrada

Efeitos da filtragem sobre sinais de onda quadrada Efeitos da filtragem sobre sinais de onda quadrada Autores: Pedro Rodrigues e André F. Kohn Introdução O texto a seguir ilustra efeitos que diferentes sistemas lineares invariantes no tempo (SLIT) podem

Leia mais

MÉTODOS DE ENERGIA 1 INTRODUÇÃO

MÉTODOS DE ENERGIA 1 INTRODUÇÃO MÉTODOS DE ENERGIA 1 INTRODUÇÃO Quando não ocorre dissipação de energia, o trabalho realizado pelas cargas aplicadas e a energia são iguais, sendo o trabalho um produto vetorial da força pelo deslocamento.

Leia mais

Análise de Tensões em Placas, Cascas e Reservatórios

Análise de Tensões em Placas, Cascas e Reservatórios Análise de Tensões em Placas, Cascas e Reservatórios J.F. Silva Gomes Professor Catedrático Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto Edições INEGI Porto, 2007 Edição e Distribuição INEGI-Instituto

Leia mais

11 Cinemática de partículas 605

11 Cinemática de partículas 605 SUMÁRIO 11 Cinemática de partículas 605 11.1 Introdução à dinâmica 606 Movimento retilíneo de partículas 607 11.2 Posição, velocidade e aceleração 607 11.3 Determinação do movimento de uma partícula 611

Leia mais

Notas de aula resumo de mecânica. Prof. Robinson RESUMO DE MECÂNICA

Notas de aula resumo de mecânica. Prof. Robinson RESUMO DE MECÂNICA RESUMO DE MECÂNICA Ano 2014 1 1. DINÂMICA DE UMA PARTÍCULA 1.1. O referencial inercial. O referencial inercial é um sistema de referência que está em repouso ou movimento retilíneo uniforme ao espaço absoluto.

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2015/16

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2015/16 Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica º Semestre 5/6 Exame de ª época, 8 de Janeiro de 6 Nome : Hora : 8:3 Número: Duração : 3 horas ª Parte : Sem consulta ª Parte : onsulta limitada a

Leia mais

4 Efeitos dos parâmetros de teste na energia específica

4 Efeitos dos parâmetros de teste na energia específica 72 4 Efeitos dos parâmetros de teste na energia específica Conforme apresentado na seção anterior, o corte em rocha tridimensional é descrito pelas Eq.(3.53) e Eq.(3.67). Em um teste de cortador simples

Leia mais