Análise de Estabilidade Estrutural para uma Treliça Içadora de Aduelas de Concreto para Pontes.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Análise de Estabilidade Estrutural para uma Treliça Içadora de Aduelas de Concreto para Pontes."

Transcrição

1 Análise de Estabilidade Estrutural para uma Treliça Içadora de Aduelas de Concreto para Pontes. Resumo André Durval de Andrade 1, Carlos Alberto Medeiros 2. 1 Mills Infraestrutura /Engenharia Nacional / adandrade@mills.com.br 2 Universidade de Mogi das Cruzes / Núcleo de Ciências Exatas / carlosmedeiros@umc.br O uso de treliça metálica para operação de içamento de aduelas de concreto durante a fase construtiva de pontes é preferencialmente empregado em situações onde a aplicação do cimbramento convencional não é possível. E durante as operações de içamento, as barras da treliça ficam submetidas a elevados esforços, tanto de tração quanto de compressão, tendo este último grande papel na estabilidade da estrutura. O presente trabalho desenvolve uma análise de elementos finitos com o programa ANSYS para verificação de estabilidade estrutural em uma treliça metálica içadora de aduelas de concreto para pontes. Serão abordados tópicos de estabilidade estrutural referentes à flambagem de barras e de sensibilidade à imperfeição que devem ser observados no desenvolvimento de projetos estruturais de treliças metálicas destinadas ao içamento de aduelas. Palavras-chave Treliça Içadora de Aduelas; Estabilidade Estrutural; Análise de Elementos Finitos. Introdução A treliça içadora de aduelas (Figura 1) é um equipamento utilizado na construção de pontes onde a aplicação de cimbramento convencional não é possível (BENAIM, 2008). Figura 1 Treliça içadora de aduelas.

2 Estruturas destinadas a içamento de aduelas durante as fases construtivas de pontes estão sujeitas a elevados esforços, tanto de tração quanto de compressão, sendo este ultimo de grande relevância para a estabilidade da estrutura. Outro aspecto a ressaltar é que a presença de imperfeições geométricas influencia substancialmente a capacidade de resistência de uma estrutura (KINDMANN; KRAUS, 2011). Dessa forma, o desenvolvimento de projetos estruturais para treliças içadora de aduela de pontes deve se atentar para os aspectos mencionados anteriormente de forma a garantir segurança contra falhas por perda de estabilidade. Uma falha por perda de estabilidade em uma estrutura se caracteriza pela ocorrência de grandes deslocamentos e de ser de forma repentina (FALZON; HITCHINGS, 2007). E o emprego de análises de elementos finitos constitui uma forma versátil e confiável para verificação e avaliação de estabilidade em estruturas sujeitas a cargas compressivas. LARSEN (2011) desenvolveu uma análise de elementos finitos para avaliar a estabilidade estrutural em um sistema de lançamento de segmentos de pontes, chamado de MSS (Movable Scaffolding Systems), onde o principal objetivo foi estudar a ocorrência de falhas em placas por flambagem local e com a consideração de imperfeições geométricas inicias. O presente trabalho desenvolve uma análise de elementos finitos com o programa ANSYS Workbench (ANSYS, 2015) com o objetivo de avaliar a estabilidade estrutural para uma treliça içadora de aduelas de concreto para pontes, abordando tópicos de flambagem de barras e de sensibilidade à imperfeição. O equipamento treliça içadora de aduelas de pontes O equipamento treliça içadora de aduelas de concreto para pontes é composto pelos elementos identificados na Figura 2. Figura 2 Identificação dos elementos da treliça içadora de aduelas.

3 A estrutura da treliça içadora de aduelas, conforme descrita na Figura 3, é constituída basicamente por perfis de tubos e de material ASTM A36. Figura 3 Estrutura da treliça içadora de aduelas. A Tabela 1 lista as propriedades geométricas dos perfis presentes na estrutura da treliça içadora de aduelas. Tabela 1 Propriedades geométricas dos perfis. ITEM NOME ÁREA INÉRCIA PERFIL 1 S e+003 mm² e+007 mm 4 RETANGULAR 2 S e+003 mm² e+007 mm 4 RETANGULAR 3 S e+003 mm² e+007 mm 4 RETANGULAR 4 S e+003 mm² e+007 mm 4 RETANGULAR 5 S e+003 mm² e+007 mm 4 RETANGULAR 6 S e+003 mm² e+007 mm 4 RETANGULAR 7 S107' e+004 mm² e+008 mm 4 PERFIL W 7 S e+004 mm² e+008 mm 4 PERFIL W Condição de Carregamento Para a análise de estabilidade da estrutura da treliça içadora de aduelas foi considerado apenas um carregamento, sendo este estabelecido a partir dos pesos dos conjuntos presentes no equipamento de içamento de aduelas e majorados pelos coeficientes da norma NBR 8800 (2008). Para a situação de içamento de aduelas foi também considerado um coeficiente de impacto definido pela norma NBR 8400 (1984).

4 A Figura 4 identifica os conjuntos presentes no equipamento da treliça içadora de aduelas e os seus respectivos pesos. Figura 4 Pesos dos conjuntos presentes no equipamento da treliça içadora de aduelas. Modelagem de elementos finitos Um modelo tridimensional de elementos finitos foi desenvolvido usando o programa ANSYS (2015) para a análise de estabilidade da estrutura da treliça içadora de aduelas. Primeiramente, foi construído um modelo geométrico num programa CAD (Computer Aided Design) e foram definidas as seções transversais dos perfis de aço. Em seguida, foi gerada uma malha com o elemento BEAM188 do ANSYS (2015), como mostrada na Figura 5. Figura 5 Malha de elementos finitos.

5 A Figura 6 apresenta as condições de contorno adotadas para o modelo de elementos finitos da estrutura da treliça içadora de aduelas. Figura 6 Condições de contorno adotadas para o modelo de elementos finitos. Análise de Estabilidade Estrutural Estruturas formadas por perfis tubulares quando submetidas a cargas compressivas apresentam um ponto de bifurcação (carga de flambagem) e uma configuração de equilíbrio secundária estável e simétrica (FALZON; HITCHINGS, 2007). Contudo, a presença de imperfeições geométricas implica numa carga critica menor e em uma configuração de equilíbrio secundária estável, porém não mais simétrica. Esses comportamentos são ilustrados nas trajetórias de equilíbrio mostradas na Figura 7. Figura 7 Trajetórias de equilíbrio.

6 A determinação da carga crítica de flambagem (ponto de bifurcação) para os perfis tubulares da estrutura da treliça içadora de aduelas foi desenvolvida por meio de uma análise de flambagem com o módulo Linear Buckling do programa de elementos finitos ANSYS (2015). A análise de flambagem com o módulo Linear Buckling do programa ANSYS (2015) consiste na solução do problema de autovalor generalizado apresentado abaixo: Onde, [K] é a matriz de rigidez elástica e [S] é a matriz de rigidez geométrica. Na solução desse problema são obtidos autovalores ( i ), onde cada autovalor representa um fator de carga de flambagem, e autovetores ( i ) que representam os respectivos modos de flambagem. No presente estudo, a estrutura da treliça içadora de aduelas foi considerada segura quanto a falhas por perda de estabilidade (flambagem), caso o resultado do primeiro autovalor ( 1 ) seja maior que dois ( 1 = 2,0). (1) Uma análise de flambagem por autovalor da Equação (1) não produz um resultado preciso para a carga critica de flambagem quando imperfeições geométricas substanciais estão presentes (KINDMANN; KRAUS, 2011). Assim, a avaliação de estabilidade estrutural para a treliça içadora de aduelas devido à presença de imperfeições geométricas iniciais foi realizada por meio de análises não lineares geométricas de elementos finitos. Os seguintes passos foram desenvolvidos para a realização dessas análises: 1. Foi construído um submodelo de elementos finitos referente à barra crítica a flambagem da estrutura da treliça içadora de aduelas. 2. A carga de compressão aplicada ao submodelo foi adotada como sendo a carga que produz o resultado do primeiro modo de flambagem. 3. A imperfeição geométrica inicial foi definida como sendo um valor de desvio do eixo da barra da treliça e com a forma igual ao primeiro modo de flambagem. 4. Análises não lineares geométricas de elementos finitos foram processadas para algumas condições de imperfeição geométrica inicial. 5. Elaboração de gráficos de -deslocamento para o resultado de máximo deslocamento vertical do eixo da barra crítica. O estudo de sensibilidade à presença de imperfeições geométricas iniciais para a barra crítica da treliça içadora de aduelas foi feito por meio da avaliação de resultados de máximo deslocamento vertical do eixo da barra obtidos a partir das análises não lineares geométricas de elementos finitos e para vários valores de carga de compressão.

7 Conclusões A Figura 8 descreve o fluxograma de análises de elementos finitos realizadas no programa ANSYS (2015) para o estudo de estabilidade estrutural para a treliça içadora de aduelas. Figura 8 Fluxograma de análises de elementos finitos. A Figura 9 apresenta o resultado do primeiro autovalor ( = 3,6264) e o respectivo modo de flambagem, obtido com o módulo Linear Buckling do programa ANSYS (2015), para a estrutura da treliça içadora de aduelas. Como o resultado do primeiro autovalor foi maior do que dois, pode-se afirmar que a estrutura da treliça içadora de aduelas é segura quanto a falhas por flambagem. Figura 9 Primeiro modo de flambagem. A Figura 10 apresenta os resultados de força normal para as barras da treliça içadora de aduelas e obtidos da Análise Estática Linear. A barra crítica a flambagem da estrutura da treliça içadora de aduelas é destacada nessa mesma figura e está sob a ação de uma força de compressão de 100 tf (1e6 N).

8 Figura 10 Forças normais atuantes nas barras da treliça içadora. Para o estudo de sensibilidade à imperfeição geométrica inicial da barra crítica da estrutura da treliça içadora de aduelas foi preparado um submodelo de elementos finitos, como ilustrado na Figura 11. Uma força de compressão de 363 tf foi adotada para esse estudo. Figura 11 Submodelo de elementos finitos. A Figura 12 apresenta gráficos de f -deslocamento para várias condições de imperfeições geométricas iniciais adotadas para a barra crítica da estrutura da treliça. Figura 12 Gráficos de f a-deslocamento.

9 A Figura 13 destaca os resultados de amplitude de deslocamento vertical em função das condições de imperfeição geométrica inicial adotada para a barra crítica da treliça içadora de aduelas e para o valor de força de compressão de projeto (100 tf). Figura 13 Gráficos de f a-deslocamento Força de compressão de projeto. A Figura 14 destaca os resultados de amplitude de deslocamento vertical em função das condições de imperfeição geométrica inicial adotada para a barra crítica da treliça içadora de aduelas e para valores de força de compressão compreendidos entre 150 tf a 275 tf. Figura 14 -deslocamento Força de compressão entre 150 tf e 275 tf.

10 A Figura 15 mostra os resultados de deslocamento vertical obtidos para a condição de imperfeição geométrica inicial de desvio de eixo da barra de 100 mm e para a carga de compressão de 250 tf. Figura 15 Deslocamentos verticais - Imperfeição geométrica inicial de desvio de eixo da barra igual a 100 mm e carga de compressão de 250 tf. A Tabela 2 lista valores de amplitude de deslocamento para várias condições de imperfeições geométricas iniciais e para as cargas de compressão de 100 tf, 150 tf, 200 tf e 250 tf. Tabela 2 Amplitudes de deslocamentos. Nota-se que os resultados de máximo deslocamento vertical obtidos para a condição de carga de compressão de 150 tf são quase da mesma ordem do desvio de eixo da barra adotado. E no caso de valores de carga de compressão superiores a 200 tf, a barra critica da estrutura da treliça experimenta grandes amplitudes de deslocamentos, independentemente da condição de imperfeição geométrica inicial considerada. Referências ANSYS: Engineering Analysis System - Release 16, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR8800: Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios. Rio de Janeiro, ABNT, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR8400: Cálculo de equipamento para levantamento e movimentação de carga. Rio de Janeiro, ABNT, BENAIM, R. The Design of prestressed concrete bridges: concepts and principles. Taylor & Francis, New York, FALZON, B., HITCHINGS, D. An Introduction to Modelling Buckling and Collapse. NAFEMS, Birniehill, East Kilbride, Glasgow, LARSEN, T. M. Plate buckling in Movable Scaffolding Systems. Langesund, Oslo, Master of Science Thesis, University of Oslo, KINDMANN, R., KRAUS, M. Steel Structures Design Using FEM. Ernest & Sohn, Berlin, Germany, 2011.

ANÁLISE DE ESTABILIDADE ESTRUTURAL PARA UMA TRELIÇA METÁLICA IÇADORA DE ADUELAS DE CONCRETO PARA PONTES*

ANÁLISE DE ESTABILIDADE ESTRUTURAL PARA UMA TRELIÇA METÁLICA IÇADORA DE ADUELAS DE CONCRETO PARA PONTES* Tema: oficial de submissão ANÁLISE DE ESTABILIDADE ESTRUTURAL PARA UMA TRELIÇA METÁLICA IÇADORA DE ADUELAS DE CONCRETO PARA PONTES* André Durval de Andrade¹ Carlos Alberto Medeiros² Resumo O uso de treliça

Leia mais

Análise de Fadiga para uma Viga de Rolamento de Ponte Rolante.

Análise de Fadiga para uma Viga de Rolamento de Ponte Rolante. Resumo Análise de Fadiga para uma Viga de Rolamento de Ponte Rolante. Carlos Alberto Medeiros 1. 1 Universidade de Mogi das Cruzes / Núcleo de Ciências Exatas / carlosmedeiros@umc.br Vigas de rolamento

Leia mais

Resumo. Palavras-chave. Ponte metálica; Comportamento dinâmico; Análise dinâmica de elementos finitos. Introdução

Resumo. Palavras-chave. Ponte metálica; Comportamento dinâmico; Análise dinâmica de elementos finitos. Introdução Avaliação do Comportamento Dinâmico para uma Ponte Metálica Destinada a um Sistema de Adutoras e de Uso Conjunto como Passarela de Pedestres Carlos Alberto Medeiros 1, Hudson Chagas dos Santos 2 1 UMC

Leia mais

Análise de Elementos Finitos para Validação de Reforços Estruturais em Perfil I Metálicos para Pontes Ferroviárias Carlos Alberto Medeiros

Análise de Elementos Finitos para Validação de Reforços Estruturais em Perfil I Metálicos para Pontes Ferroviárias Carlos Alberto Medeiros Análise de Elementos Finitos para Validação de Reforços Estruturais em Perfil I Metálicos para Pontes Ferroviárias Carlos Alberto Medeiros Universidade de Mogi das Cruzes Departamento de Ciências Exatas

Leia mais

AVALIAÇÃO DE MÉTODOS NUMÉRICOS DE ANÁLISE LINEAR DE ESTABILIDADE PARA PERFIS DE AÇO FORMADOS A FRIO

AVALIAÇÃO DE MÉTODOS NUMÉRICOS DE ANÁLISE LINEAR DE ESTABILIDADE PARA PERFIS DE AÇO FORMADOS A FRIO AVALIAÇÃO DE MÉTODOS NUMÉRICOS DE ANÁLISE LINEAR DE ESTABILIDADE PARA PERFIS DE AÇO FORMADOS A FRIO ¹ Eduardo M. B. Campello² ¹ Mestranda, Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica, Escola

Leia mais

Análise de Elementos Finitos para Estudo de Reforços Estruturais em Pontes Ferroviárias de Concreto Armado

Análise de Elementos Finitos para Estudo de Reforços Estruturais em Pontes Ferroviárias de Concreto Armado Análise de Elementos Finitos para Estudo de Reforços Estruturais em Pontes Ferroviárias de Concreto Armado Resumo Carlos Alberto Medeiros 1 1 Universidade de Mogi das Cruzes / Departamento de Engenharia

Leia mais

ANÁLISE NÃO LINEAR DE SISTEMAS TRELIÇADOS ESPACIAIS UTILIZADOS PARA ESCORAMENTOS DE ESTRUTURAS DE AÇO E MISTAS

ANÁLISE NÃO LINEAR DE SISTEMAS TRELIÇADOS ESPACIAIS UTILIZADOS PARA ESCORAMENTOS DE ESTRUTURAS DE AÇO E MISTAS Blucher Mechanical Engineering Proceedings May 2014, vol. 1, num. 1 www.proceedings.blucher.com.br/evento/10wccm ANÁLISE NÃO LINEAR DE SISTEMAS TRELIÇADOS ESPACIAIS UTILIZADOS PARA ESCORAMENTOS DE ESTRUTURAS

Leia mais

Aula 04 DEPEC MODELAGEM COMPUTACIONAL DE ESTRUTURAS ANSYS E FTOOL. Treliça Plana Ideal ANSYS WORKBENCH. Professor Ricardo Rodrigues de Araujo

Aula 04 DEPEC MODELAGEM COMPUTACIONAL DE ESTRUTURAS ANSYS E FTOOL. Treliça Plana Ideal ANSYS WORKBENCH. Professor Ricardo Rodrigues de Araujo DEPEC Departamento de Engenharia Civil do CEFET/RJ MODELAGEM COMPUTACIONAL DE ESTRUTURAS ANSYS E FTOOL Aula 04 Treliça Plana Ideal ANSYS WORKBENCH PROBLEMA O desenho esquemático abaixo apresenta uma treliça

Leia mais

6 Análise Dinâmica. 6.1 Modelagem computacional

6 Análise Dinâmica. 6.1 Modelagem computacional 6 Análise Dinâmica O presente capítulo apresenta um estudo do comportamento dinâmico da coluna de aço estaiada, abrangendo análises modais para determinação da freqüência natural, com e sem protensão [32]

Leia mais

Sistemas Estruturais

Sistemas Estruturais Notas de aula Prof. Andréa 1. Elementos Estruturais Sistemas Estruturais Uma vez especificados os tipos de aço comumente utilizados em estruturas metálicas, determinadas as características geométricas

Leia mais

1 Introdução. Figura 1.1: Modelo de uma torre estaiada.

1 Introdução. Figura 1.1: Modelo de uma torre estaiada. 1 Introdução Torres estaiadas, Figura 1.1, consistem de uma coluna geralmente rotulada na base, e ancorada lateralmente com vários estais, em geral cabos de aço, e são freqüentemente usadas como suporte

Leia mais

Universidade Federal de Sergipe/ Departamento de Engenharia Civil 2

Universidade Federal de Sergipe/ Departamento de Engenharia Civil 2 Cálculo Estrutural de Edifícios de Múltiplos Andares em Aço: Análise Comparativa Entre As Abordagens Bidimensional e Tridimensional Gabriel Amós Alves Cruz Lima 1, Higor Sérgio Dantas de Argôlo 2 1 Universidade

Leia mais

5 Descrição do modelo estrutural

5 Descrição do modelo estrutural 5 Descrição do modelo estrutural 5.1 Introdução No presente capítulo apresenta-se a descrição do modelo estrutural utilizado para avaliação do conforto humano. Trata-se de um modelo real formado por lajes

Leia mais

Lista de Exercício 3 Elastoplasticidade e Análise Liimite 18/05/2017. A flexão na barra BC ocorre no plano de maior inércia da seção transversal.

Lista de Exercício 3 Elastoplasticidade e Análise Liimite 18/05/2017. A flexão na barra BC ocorre no plano de maior inércia da seção transversal. Exercício 1 Para o sistema estrutural da figura 1a, para o qual os diagramas de momento fletor em AB e força normal em BC da solução elástica são indicados na figura 1b, estudar pelo método passo-a-passo

Leia mais

ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRAS PROF.: VICTOR MACHADO

ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRAS PROF.: VICTOR MACHADO ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRAS PROF.: VICTOR MACHADO UNIDADE II - ESTRUTURAS METÁLICAS VIGAS DE ALMA CHEIA INTRODUÇÃO No projeto no estado limite último de vigas sujeitas à flexão simples calculam-se,

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA FORÇA DEVIDA AO VENTO EM ESTRUTURAS DE EDIFÍCIOS ALTOS SEGUNDO DUAS VERSÕES: A SUGERIDA PELA NBR 6123 E OUTRA SIMPLIFICADA.

DETERMINAÇÃO DA FORÇA DEVIDA AO VENTO EM ESTRUTURAS DE EDIFÍCIOS ALTOS SEGUNDO DUAS VERSÕES: A SUGERIDA PELA NBR 6123 E OUTRA SIMPLIFICADA. DETERMINAÇÃO DA FORÇA DEVIDA AO VENTO EM ESTRUTURAS DE EDIFÍCIOS ALTOS SEGUNDO DUAS VERSÕES: A SUGERIDA PELA NBR 6123 E OUTRA SIMPLIFICADA. Marcus Vinícius Paula de Lima (PIC), Nara Villanova Menon (Orientador),

Leia mais

Figura 4.1: a)elemento Sólido Tetraédrico Parabólico. b)elemento Sólido Tetraédrico Linear.

Figura 4.1: a)elemento Sólido Tetraédrico Parabólico. b)elemento Sólido Tetraédrico Linear. 4 Método Numérico Foi utilizado o método dos elementos finitos como ferramenta de simulação com a finalidade de compreender e avaliar a resposta do tubo, elemento estrutural da bancada de teste utilizada

Leia mais

Condições específicas para o dimensionamento de elementos mistos de aço e concreto

Condições específicas para o dimensionamento de elementos mistos de aço e concreto Condições específicas para o dimensionamento de elementos mistos de aço e concreto Introdução O dimensionamento de elementos mistos de aço e concreto deve levar em conta as propriedades mecânicas e elásticas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Departamento de Engenharia de Estruturas Curso de Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Departamento de Engenharia de Estruturas Curso de Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Departamento de Engenharia de Estruturas Curso de Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL ANÁLISE E DIMENSIONAMENTO DE UM EDIFÍCIO COMERCIAL COM ESTRUTURA DE AÇO

Leia mais

Conceito de resistência de cálculo

Conceito de resistência de cálculo Conceito de resistência de cálculo Introdução Na elaboração de projetos de estruturas, os elementos estruturais, sejam metálicos ou de concreto armado, devem ser todos dimensionados, ou seja, é função

Leia mais

Avaliação estrutural de painéis de fachada leve para edifícios de múltiplos pavimentos com modelagem numérica

Avaliação estrutural de painéis de fachada leve para edifícios de múltiplos pavimentos com modelagem numérica Avaliação estrutural de painéis de fachada leve para edifícios de múltiplos pavimentos com modelagem numérica Thiago Salaberga Barreiros Alex Sander Clemente de Souza Contexto Períodos curtos de entrega

Leia mais

TRELIÇA C/ SISTEMA TENSOR DE CABO

TRELIÇA C/ SISTEMA TENSOR DE CABO Q) RESPOSTA TRELIÇA C/ SISTEMA TENSOR DE CABO Obtidas as matrizes de rigidez dos elementos estruturais, deve-se remanejar tais coeficientes para a matriz de rigidez da estrutura (graus de liberdade ordenados).

Leia mais

Construções Metálicas I AULA 5 Compressão

Construções Metálicas I AULA 5 Compressão Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Ouro Preto - MG Construções Metálicas I AULA 5 Compressão Introdução Denomina-se coluna uma peça vertical sujeita à compressão centrada. Exemplos de peças

Leia mais

Projeto e cálculo de um mezanino

Projeto e cálculo de um mezanino Projeto e cálculo de um mezanino Introdução Agora que você já estudou grande parte dos conceitos teóricos que envolvem o dimensionamento de sistemas estruturais em aço, chegou a hora de aplicar esses conhecimentos

Leia mais

II Concurso de Estruturas da UFJF

II Concurso de Estruturas da UFJF II Concurso de Estruturas da UFJF 1 Dados para o projeto da ponte PONTE DE MACARRÃO 2 o Período - 2006 Os dados aqui apresentados foram obtidos pela equipe de professores e alunos coordenados pelo professor

Leia mais

Barras prismáticas submetidas a momento fletor e força cortante

Barras prismáticas submetidas a momento fletor e força cortante Barras prismáticas submetidas a momento fletor e força cortante Introdução Os esforços mais comuns de incidência em vigas estruturais são a força cortante e o momento fletor, os quais são causados por

Leia mais

TENSÕES DE FLEXÃO e de CISALHAMENTO EM VIGAS

TENSÕES DE FLEXÃO e de CISALHAMENTO EM VIGAS DIRETORIA ACADÊMICA DE CONSTRUÇÃO CIVIL Tecnologia em Construção de Edifícios Disciplina: Construções em Concreto Armado TENSÕES DE FLEXÃO e de CISALHAMENTO EM VIGAS Notas de Aula: Edilberto Vitorino de

Leia mais

Aula 05 BARRAS COMPRIMIDAS

Aula 05 BARRAS COMPRIMIDAS DEPEC Departamento de Engenharia Civil do CEFET/RJ ESTRUTURAS 4 ESTRUTURAS METÁLICAS Aula 05 BARRAS COMPRIMIDAS Barras Prismáticas Submetidas à Compressão Assim como no dimensionamento de barras submetidas

Leia mais

Construções Metálicas I AULA 6 Flexão

Construções Metálicas I AULA 6 Flexão Universidade Federal de Ouro Preto Escola de inas Ouro Preto - G Construções etálicas I AULA 6 Flexão Introdução No estado limite último de vigas sujeitas à flexão simples calculam-se, para as seções críticas:

Leia mais

Resumo. Palavras-chave. Pontes; distribuição transversal de carga; modelo bidimensional. Introdução

Resumo. Palavras-chave. Pontes; distribuição transversal de carga; modelo bidimensional. Introdução Modelo Bidimensional para Distribuição Transversal de Carga em Tabuleiros de Pontes de Vigas em Concreto Pré-moldado Leandro A. Souza 1, Emerson F. dos Santos 2 1 Universidade Tiradentes /leosouza.ap@hotmail.com

Leia mais

VISÃO DA NBR Projeto de Estruturas de Aço e Estruturas Mistas de Aço e Concreto

VISÃO DA NBR Projeto de Estruturas de Aço e Estruturas Mistas de Aço e Concreto VISÃO DA NBR 8800 Projeto de Estruturas de Aço e Estruturas Mistas de Aço e Concreto Julio Fruchtengarten Coordenador da Comissão de Estudos CE-02:125.03 Principais normas em estudo NBR 8800:1986 Projeto

Leia mais

Curva de resistência ao fogo de projeto para pilares de aço birrotulados e sem proteção

Curva de resistência ao fogo de projeto para pilares de aço birrotulados e sem proteção Engenharia Civil Curva de resistência ao fogo de projeto para pilares de aço birrotulados e sem proteção Antônio Maria Claret de Gouveia Professor Adjunto, D.Sc, Departamento de Engenharia de Controle

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA FORÇA CRÍTICA DE FLAMBAGEM DE TUBOS CILÍNDRICOS DE PAREDES FINAS

DETERMINAÇÃO DA FORÇA CRÍTICA DE FLAMBAGEM DE TUBOS CILÍNDRICOS DE PAREDES FINAS DETERMINAÇÃO DA FORÇA CRÍTICA DE FLAMBAGEM DE TUBOS CILÍNDRICOS DE PAREDES FINAS Thiago Pereira Braçal 1, Renato Bertolino Junior 2 1 Aluno de Graduação, Curso de Engenharia Civil, UNESP-Campus de Ilha

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA UniCEUB FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FATECS PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA UniCEUB FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FATECS PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA UniCEUB FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FATECS PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA LEONARDO DA ROCHA MORAIS ANÁLISE ESTRUTURAL DE PASSARELA DE PEDRESTE

Leia mais

Avaliação da Resistência de Painéis Enrijecidos Fabricados em Aços Carbono e Inoxidável

Avaliação da Resistência de Painéis Enrijecidos Fabricados em Aços Carbono e Inoxidável Avaliação da Resistência de Painéis Enrijecidos Fabricados em Aços Carbono e Inoxidável Flávio Rodrigues 1, Pedro Colmar Gonçalves da Silva Vellasco 2, André Tenchini da Silva 2, Luciano Rodrigues Ornelas

Leia mais

INFLUÊNCIA DA LARGURA DA MESA DA VIGA DE SEÇÃO I NA RESISTÊNCIA DA LIGAÇÃO COM O PILAR TUBULAR DE SEÇÃO CIRCULAR RESUMO

INFLUÊNCIA DA LARGURA DA MESA DA VIGA DE SEÇÃO I NA RESISTÊNCIA DA LIGAÇÃO COM O PILAR TUBULAR DE SEÇÃO CIRCULAR RESUMO INFLUÊNCIA DA LARGURA DA MESA DA VIGA DE SEÇÃO I NA RESISTÊNCIA DA LIGAÇÃO COM O PILAR TUBULAR DE SEÇÃO CIRCULAR Coutinho, Felipe Botelho Aluno de mestrado, Universidade Federal do Espírito Santo felipecoutinho@msn.com

Leia mais

ANÁLISE DE SEGUNDA ORDEM: COMPARAÇÃO DAS ANÁLISES 2D E 3D EM MODELOS ESTRUTURAIS DE AÇO

ANÁLISE DE SEGUNDA ORDEM: COMPARAÇÃO DAS ANÁLISES 2D E 3D EM MODELOS ESTRUTURAIS DE AÇO ANÁLISE DE SEGUNDA ORDEM: COMPARAÇÃO DAS ANÁLISES 2D E 3D EM MODELOS ESTRUTURAIS DE AÇO Ricardo Ficanha (Apresentador), Eng. METASA S.A. Ricardo Fabeane, Eng. METASA S.A. Zacarias M. Chamberlain Pravia,

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIV354 Concreto Armado I

Programa Analítico de Disciplina CIV354 Concreto Armado I 0 Programa Analítico de Disciplina CIV354 Concreto Armado I Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas:

Leia mais

ANÁLISE TEÓRICA E EXPERIMENTAL DE BARRAS EM DUPLA CANTONEIRA DE AÇO FORMADAS A FRIO SUBMETIDAS À COMPRESSÃO

ANÁLISE TEÓRICA E EXPERIMENTAL DE BARRAS EM DUPLA CANTONEIRA DE AÇO FORMADAS A FRIO SUBMETIDAS À COMPRESSÃO ISSN 1809-5860 ANÁLISE TEÓRICA E EXPERIMENTAL DE BARRAS EM DUPLA CANTONEIRA DE AÇO FORMADAS A FRIO SUBMETIDAS À COMPRESSÃO Wanderson Fernando Maia 1 & Maximiliano Malite 2 Resumo Apresenta-se no trabalho

Leia mais

Instabilidade e Efeitos de 2.ª Ordem em Edifícios

Instabilidade e Efeitos de 2.ª Ordem em Edifícios Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Capítulo Prof. Romel Dias Vanderlei Instabilidade e Efeitos de 2.ª Ordem em Edifícios Curso: Engenharia Civil Disciplina:

Leia mais

Aplicação do Método da Anulação dos Deslocamentos via M.E.F. para Determinação das Forças de Protensão dos Cabos de Pontes Estaiadas

Aplicação do Método da Anulação dos Deslocamentos via M.E.F. para Determinação das Forças de Protensão dos Cabos de Pontes Estaiadas Aplicação do Método da Anulação dos Deslocamentos via M.E.F. para Determinação das Forças de Protensão dos Cabos de Pontes Estaiadas Carlos Augusto Moreira Filho 1 José Elias Laier 2 Resumo Os avanços

Leia mais

CÁLCULO DOS DESLOCAMENTOS EM VIGAS DE AÇO COM ABERTURAS NA ALMA

CÁLCULO DOS DESLOCAMENTOS EM VIGAS DE AÇO COM ABERTURAS NA ALMA CÁLCULO DOS DESLOCAMENTOS EM VIGAS DE AÇO COM ABERTURAS NA ALMA José Carlos Lopes Ribeiro Gustavo de Souza Veríssimo José Luiz Rangel Paes Ricardo Hallal Fakury UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO

Leia mais

1. Flambagem Introdução

1. Flambagem Introdução 1. Flambagem 1.1. Introdução Flambagem ou encurvadura é um fenômeno que ocorre em peças esbeltas (peças onde a área de secção transversal é pequena em relação ao seu comprimento), quando submetidas a um

Leia mais

APRESENTAÇÃO TÓPICOS FUNDAMENTAIS HIPÓTESES ADMITIDAS COMPONENTES DE TENSÃO Componentes de tensão médias...

APRESENTAÇÃO TÓPICOS FUNDAMENTAIS HIPÓTESES ADMITIDAS COMPONENTES DE TENSÃO Componentes de tensão médias... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 11 1. INTRODUÇÃO... 13 2. TÓPICOS FUNDAMENTAIS...17 2.1 HIPÓTESES ADMITIDAS...17 2.2 COMPONENTES DE TENSÃO...17 2.2.1 Componentes de tensão médias...17 2.2.2 Componentes de tensão

Leia mais

Análise numérica da flambagem térmica em placas finas de aço

Análise numérica da flambagem térmica em placas finas de aço www.scientiaplena.org.br VOL. 11, NUM. 8 2015 doi: 10.14808/sci.plena.2015.081308 Análise numérica da flambagem térmica em placas finas de aço Numerical analysis of the thermal buckling in thin steel plates

Leia mais

P-Δ deslocamentos horizontais dos nós da estrutura ou efeitos globais de segunda ordem;

P-Δ deslocamentos horizontais dos nós da estrutura ou efeitos globais de segunda ordem; 3 Estabilidade e Análise Estrutural O objetivo da análise estrutural é determinar os efeitos das ações na estrutura (esforços normais, cortantes, fletores, torsores e deslocamentos), visando efetuar verificações

Leia mais

Estruturas de Aço e Madeira Aula 05 Peças de Aço Comprimidas

Estruturas de Aço e Madeira Aula 05 Peças de Aço Comprimidas Estruturas de Aço e Madeira Aula 05 Peças de Aço Comprimidas - Compressão e Flambagem - Flambagem por Flexão (Global) - Dimensionamento conforme a Norma (Sem Flambagem Local) Prof. Juliano J. Scremin 1

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMADOS. (Análise Computacional de Tensões EEK 533)

CONTEÚDOS PROGRAMADOS. (Análise Computacional de Tensões EEK 533) (Análise Computacional de Tensões EEK 533) - AULAS POR UNIDADE 1 - Princípios Variacionais 1.1 - Princípio dos Trabalhos Virtuais 1.2 - Princípios da Mínima Energia Total e da Mínima energia complementar.

Leia mais

PILARES EM CONCRETO ARMADO

PILARES EM CONCRETO ARMADO PILARES EM CONCRETO ARMADO DIMENSIONAMENTO E DETALHAMENTO Pilares Elementos lineares de eixo reto, usualmente dispostos na vertical, em que as forças normais de compressão são preponderantes. (ABNT NBR

Leia mais

ESTRUTURAS METÁLICAS. Vigas em Flexão Simples DIMENSIONAMENTO SEGUNDO A NBR-8800:2008. Prof Marcelo Leão Cel Prof Moniz de Aragão Maj

ESTRUTURAS METÁLICAS. Vigas em Flexão Simples DIMENSIONAMENTO SEGUNDO A NBR-8800:2008. Prof Marcelo Leão Cel Prof Moniz de Aragão Maj SEÇÃO DE ENSINO DE ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO ESTRUTURAS METÁLICAS DIMENSIONAMENTO SEGUNDO A NBR-8800:2008 Vigas em Flexão Simples Prof Marcelo Leão Cel Prof Moniz de Aragão Maj 1 Peças em

Leia mais

MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 5

MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 5 Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Estruturas Disciplina: MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 5 Professora : Maria Betânia de Oliveira betania@fau.ufrj.br

Leia mais

Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia 2001/02 Estruturas II (aulas teóricas)

Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia 2001/02 Estruturas II (aulas teóricas) Sumário da 1ª lição: Sumário da 2ª lição: - Apresentação. - Objectivos da Disciplina. - Programa. - Avaliação. - Bibliografia. - Método dos Deslocamentos. - Introdução. - Grau de Indeterminação Cinemática.

Leia mais

FORMULAÇÃO TRELIÇA PLANA

FORMULAÇÃO TRELIÇA PLANA CE ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES II FORMULAÇÃO TRELIÇA PLANA MODELO 1 Para a treliça hiperestática, indicada na Figura 1a, determinar por Análise Matricial de Estruturas: a) o deslocamento vertical do ponto

Leia mais

Flambagem PROF. ALEXANDRE A. CURY DEPARTAMENTO DE MECÂNICA APLICADA E COMPUTACIONAL

Flambagem PROF. ALEXANDRE A. CURY DEPARTAMENTO DE MECÂNICA APLICADA E COMPUTACIONAL ROF. ALEXANDRE A. CURY DEARTAMENTO DE MECÂNICA ALICADA E COMUTACIONAL O que é e por que estudar? Onde ocorre? Que fatores influenciam? Como evitar? or que, normalmente, é desejável que a diagonal das treliças

Leia mais

Mecânica dos Sólidos. Prof. Sergio Schneider

Mecânica dos Sólidos. Prof. Sergio Schneider Mecânica dos Sólidos Prof. Sergio Schneider REFERÊNCIAS A.C. UGURAL. Mecânica dos Materiais. Rio de Janeiro LTC, 2009, 638p. J.M. GERE. Mecânica dos Materiais. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003,

Leia mais

,QWURGXomR. Figura 1.1 Placa esbelta: (a) Plana sob flexão; (b) Dobrada / Enrijecida.

,QWURGXomR. Figura 1.1 Placa esbelta: (a) Plana sob flexão; (b) Dobrada / Enrijecida. ,QWURGXomR Projetar com segurança, economia, durabilidade e estética é um dos principais objetivos da engenharia estrutural. Sendo assim, a esbeltez de uma estrutura ilustra bem esse compromisso. O colapso

Leia mais

Instabilidade Estrutural

Instabilidade Estrutural Instabilidade Estrutural Estruturas Aeroespaciais I (1036) 014 Tópicos Contextualização do problema em estruturas aeronáuticas Instabilidade em colunas e vigas Efeito de imperfeições iniciais Aspetos de

Leia mais

Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples

Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples CONTEÚDO CAPÍTULO 1 - RESISTÊNCIA DO MATERIAL 1.1. Introdução 1.2. Definição: função e importância das argamassas 1.3. Classificação das alvenarias

Leia mais

8 Referências Bibliográficas

8 Referências Bibliográficas 8 Referências Bibliográficas [1] ARCELORMITTAL. Poutrelle Angelina Une idée audacieuse adaptée à un produit industriel. Disponível em:

Leia mais

Resumo. Palavras-chave. Passarela; Ponte Arnaldo Luz; estrutura metálica; flambagem. Introdução

Resumo. Palavras-chave. Passarela; Ponte Arnaldo Luz; estrutura metálica; flambagem. Introdução Resumo Projeto Estrutural da Passarela Sob a Ponte Arnaldo Luz Thiago Duarte Gisbert Campos, Augusto Cláudio Paiva e Silva Tecton Engenharia / thiago.gisbert@tectonengenharia.com.br Tecton Engenharia /

Leia mais

Revisão UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. SNP38D48 Estruturas de Concreto Armado II

Revisão UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. SNP38D48 Estruturas de Concreto Armado II UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL SNP38D48 Estruturas de Concreto Armado II Prof.: Flavio A. Crispim (FACET/SNP-UNEMAT) SINOP - MT 2015 Compressão simples Flexão composta

Leia mais

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 09

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 09 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 09 Sumário Pilares Esbeltos... 3. Análise dos efeitos locais de ª ordem... 3.2 Análise dos efeitos locais de 2ª ordem... 5 2 Tarefa 09... 7 3 PILARES ESBELTOS

Leia mais

Sistemas Construtivos para Pontes de Madeira com 8 Metros de Vão: Tabuleiro Protendido, Vigas Treliçadas e Sistema Misto

Sistemas Construtivos para Pontes de Madeira com 8 Metros de Vão: Tabuleiro Protendido, Vigas Treliçadas e Sistema Misto Sistemas Construtivos para Pontes de Madeira com 8 Metros de Vão: Tabuleiro Protendido, Vigas Treliçadas e Sistema Misto Lauren Karoline de Sousa 1, Caio Cesar Veloso Acosta 2, Carlito Calil Junior 3 1

Leia mais

Curso de Dimensionamento de Estruturas de Aço Ligações em Aço EAD - CBCA. Módulo

Curso de Dimensionamento de Estruturas de Aço Ligações em Aço EAD - CBCA. Módulo Curso de Dimensionamento de Estruturas de Aço Ligações em Aço EAD - CBCA Módulo 3 Sumário Módulo 3 Dimensionamento das vigas a flexão 3.1 Dimensionamento de vigas de Perfil I isolado página 3 3.2 Dimensionamento

Leia mais

ESTRUTURAS METÁLICAS MÓDULO I

ESTRUTURAS METÁLICAS MÓDULO I estruturasonline. ESTRUTURAS METÁLICAS MÓDULO I Projeto de um galpão treliçado 09 Dimensionamento (elementos comprimidos) DIMENSIONAMENTO DE ELEMENTOS COMPRIMIDOS Barras prismáticas submetidas à força

Leia mais

A norma australiana considera que a capacidade característica, R k, é uma estimativa da

A norma australiana considera que a capacidade característica, R k, é uma estimativa da Cap. 2 Revisão bibliográfica 38 2.3.2 Norma australiana A norma australiana referente ao projeto das estruturas de madeira AS 1720.1 (Timber Structures) foi publicada em 1997 pela Standards Association

Leia mais

Dados para o Projeto

Dados para o Projeto Dados para o Projeto Os dados e gráficos publicados nestas páginas podem ser utilizados livremente, desde que seja citada a fonte e sejam devidamente mencionados os autores dos mesmos. Para uma citação

Leia mais

Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFABC. Disciplina: Fundamentos de Mecânica dos Sólidos II. Lista 2

Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFABC. Disciplina: Fundamentos de Mecânica dos Sólidos II. Lista 2 Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFABC Disciplina: Fundamentos de Mecânica dos Sólidos II Quadrimestre: 019- Prof. Juan Avila Lista 1) Para as duas estruturas mostradas abaixo, forneça

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE BARRA COMPRIMIDAS

DIMENSIONAMENTO DE BARRA COMPRIMIDAS UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI INSTITUTO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL ECV 113 ESTRUTURAS DE CONCRETO, METÁLICAS E DE MADEIRA DIMENSIONAMENTO DE BARRA COMPRIMIDAS

Leia mais

Capítulo 5 Carga Axial

Capítulo 5 Carga Axial Capítulo 5 Carga Axial Resistência dos Materiais I SIDES 05 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Objetivos do capítulo Determinar a tensão normal e as deformações em elementos

Leia mais

Prof. Alfredo Gay Neto Prof. Miguel Bucalem PEF 5716

Prof. Alfredo Gay Neto Prof. Miguel Bucalem PEF 5716 Prof. Alfredo Gay Neto Prof. Miguel Bucalem PEF 5716 017 Um modelo é uma representação aproximada da realidade Problema físico Modelo físico Modelo matemático Idealização Abstração Regras de representação

Leia mais

MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 07: Modelagem de Pilares

MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 07: Modelagem de Pilares Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Estruturas MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 07: Modelagem de Pilares Profa. Dra. Maria Betânia de Oliveira

Leia mais

ANÁLISE DE SEGUNDA ORDEM: COMPARAÇÃO DAS ANÁLISES BIDIMENSIONAIS E TRIDIMENSIONAIS EM MODELOS ESTRUTURAIS DE AÇO

ANÁLISE DE SEGUNDA ORDEM: COMPARAÇÃO DAS ANÁLISES BIDIMENSIONAIS E TRIDIMENSIONAIS EM MODELOS ESTRUTURAIS DE AÇO ANÁLISE DE SEGUNDA ORDEM: COMPARAÇÃO DAS ANÁLISES BIDIMENSIONAIS E TRIDIMENSIONAIS EM MODELOS ESTRUTURAIS DE AÇO Ricardo Ficanha 1, Ricardo Fabeane 2, Zacarias M. Chamberlain. Pravia 3 Resumo Os efeitos

Leia mais

Utilização de Algoritmos Genéticos para Otimização de Altura de Coluna da Matriz de Rigidez em Perfil no Método dos Elementos Finitos

Utilização de Algoritmos Genéticos para Otimização de Altura de Coluna da Matriz de Rigidez em Perfil no Método dos Elementos Finitos Utilização de Algoritmos Genéticos para Otimização de Altura de Coluna da Matriz de Rigidez em Perfil no Método dos Elementos Finitos André Luiz Ferreira Pinto Pontifícia Universidade Católica do Rio de

Leia mais

(NBR 8800, Tabela C.1)

(NBR 8800, Tabela C.1) CE Estabilidade das Construções II FESP Faculdade de Engenharia São Paulo Prof. Douglas Pereira Agnelo Prof. Dr. Alfonso Pappalardo Jr. Nome: Matrícula ORIENTAÇÕES PARA PROVA Avaliação: A1 Data: 13/abr/

Leia mais

Base de Aerogeradores: Comparativo de Dimensionamento Modelo MEF e Modelo Biela/Tirante André Puel 1

Base de Aerogeradores: Comparativo de Dimensionamento Modelo MEF e Modelo Biela/Tirante André Puel 1 Base de Aerogeradores: Comparativo de Dimensionamento Modelo MEF e Modelo Biela/Tirante André Puel 1 1 IFSC Instituto Federal de Santa Catarina / Departamento Acadêmico da Construção Civil / puel@ifsc.edu.br

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DE TRELIÇAS METÁLICAS UTILIZANDO A FERRAMENTA SOLVER DO MICROSOFT EXCEL

OTIMIZAÇÃO DE TRELIÇAS METÁLICAS UTILIZANDO A FERRAMENTA SOLVER DO MICROSOFT EXCEL OTIMIZAÇÃO DE TRELIÇAS METÁLICAS UTILIZANDO A FERRAMENTA SOLVER DO MICROSOFT EXCEL Lucas Aragão Alves da Costa Carlos David Rodrigues Melo lucas.arags@gmail.com cdavid_civil@hotmail.com Centro Universitário

Leia mais

ANÁLISE NUMÉRICA E EXPERIMENTAL DE TRELIÇAS PARA PISOS EM LIGHT STEEL FRAME

ANÁLISE NUMÉRICA E EXPERIMENTAL DE TRELIÇAS PARA PISOS EM LIGHT STEEL FRAME ANÁLISE NUMÉRICA E EXPERIMENTAL DE TRELIÇAS PARA PISOS EM LIGHT STEEL FRAME Christovam de Moraes Weidlich Acadêmico do curso de Engenharia Civil na Universidade de Passo Fundo moraes.weidlich@gmail.com

Leia mais

SUMÁRio ,. PARTE - CONCEITOS BÁSICOS SOBRE CISALHAMENTO. CAPíTULO 1 TENSÕES DE CISAlHAMENTO NA FlEXÃO EM REGIME ELÁSTICO 12

SUMÁRio ,. PARTE - CONCEITOS BÁSICOS SOBRE CISALHAMENTO. CAPíTULO 1 TENSÕES DE CISAlHAMENTO NA FlEXÃO EM REGIME ELÁSTICO 12 SUMÁRio,. PARTE - CONCEITOS BÁSICOS SOBRE CISALHAMENTO CAPíTULO 1 TENSÕES DE CISAlHAMENTO NA FlEXÃO EM REGIME ELÁSTICO 12 1.1 Condições de equilíbrio na flexão simples 12 1.2 Cisalhamento nas vigas de

Leia mais

MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 06: Modelagem de Pilares

MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 06: Modelagem de Pilares Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Estruturas MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 06: Modelagem de Pilares Profa. Dra. Maria Betânia de Oliveira

Leia mais

Figura 8.1: Alguns tipos de ligações.

Figura 8.1: Alguns tipos de ligações. 8 Ligações Metálicas As ligações metálicas consistem em elementos de ligação, como enrijecedores, chapas de ligação, cantoneiras e consolos, e meios de ligação, como soldas, parafusos, barras redondas

Leia mais

6 CONCLUSÕES E SUGESTÕES

6 CONCLUSÕES E SUGESTÕES 6 CONCLUSÕES E SUGESTÕES 6.1 CONCLUSÕES Silveira (1995), Galvão (2000, 2001), Rocha (2000) e Pinheiro (2003), desenvolveram em linguagem Fortran (Fortran PowerStation 4.0, 1994-1995), um programa computacional

Leia mais

CONSTRUMETAL 2010 CONGRESSO LATINO-AMERICANO DA CONSTRUÇÃO METÁLICA São Paulo Brasil 31 de agosto a 2 de setembro 2010

CONSTRUMETAL 2010 CONGRESSO LATINO-AMERICANO DA CONSTRUÇÃO METÁLICA São Paulo Brasil 31 de agosto a 2 de setembro 2010 CONSTRUETAL CONGRESSO LATINO-AERICANO DA CONSTRUÇÃO ETÁLICA São Paulo Brasil de agosto a de setembro ANÁLISE DE SEGUNDA ORDE E EDIFICIOS ODELADOS TRIDIENSIONALENTE: APLICAÇÕES, DIFICULDADES E RECOENDAÇÕES.

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE GLOBAL DE UM EDIFÍCIO DE 40 PAVIMENTOS, ADOTANDO DIFERENTES FCK PARA OS PILARES

AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE GLOBAL DE UM EDIFÍCIO DE 40 PAVIMENTOS, ADOTANDO DIFERENTES FCK PARA OS PILARES AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE GLOBAL DE UM EDIFÍCIO DE 40 PAVIMENTOS, ADOTANDO DIFERENTES FCK PARA OS PILARES ARAUJO, W. B. 1 ; ARAUJO JUNIOR, R. P. 2 1 Egresso do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário

Leia mais

17 a 21 de Mayo de 2004 Facultad de Ingeniería. Universidad Nacional de Cuyo. Mendoza. Argentina. Jornadas Sud-Americanas de Ingeniería Estructural

17 a 21 de Mayo de 2004 Facultad de Ingeniería. Universidad Nacional de Cuyo. Mendoza. Argentina. Jornadas Sud-Americanas de Ingeniería Estructural 17 a 21 de Mayo de 2004 Facultad de Ingeniería. Universidad Nacional de Cuyo. Mendoza. Argentina. Jornadas Sud-Americanas de Ingeniería Estructural A INFLUÊNCIA DOS ENRIJECEDORES NAS TENSÕES DAS PLACAS

Leia mais

Análise de Segunda Ordem em Edifícios Modelados Tridimensionalmente

Análise de Segunda Ordem em Edifícios Modelados Tridimensionalmente Contribuição técnica nº 4 Análise de Segunda Ordem em Edifícios Modelados Tridimensionalmente Fábio Antônio Nardi, Eng. METASA S.A., fansc85@gmail.com Ricardo Ficanha, Eng. METASA S.A.- ficanha.ricardo@gmail.com

Leia mais

ESTUDO NUMÉRICO SOBRE AS DIMENSÕES MÍNIMAS EM PILARES DE CONCRETO ARMADO PARA EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS TÉRREAS

ESTUDO NUMÉRICO SOBRE AS DIMENSÕES MÍNIMAS EM PILARES DE CONCRETO ARMADO PARA EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS TÉRREAS ESTUDO NUMÉRICO SOBRE AS DIMENSÕES MÍNIMAS EM PILARES DE CONCRETO ARMADO PARA EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS TÉRREAS Luan Matheus Moreira 1, Carlos Humberto Martins 2 RESUMO: Em pilares de concreto armado, a

Leia mais

Verificação de uma Fundação em Microestacas

Verificação de uma Fundação em Microestacas Manual de engenharia No. 36 Atualização 06/2017 Verificação de uma Fundação em Microestacas Programa: Arquivo: Grupo de Estacas Demo_manual_en_36.gsp O objetivo deste manual de engenharia é mostrar como

Leia mais

Forças Normais e Momentos Fletores Críticos de Perfis Formados a Frio Igor Pierin 1, Valdir Pignatta Silva 2*, Henriette Lebre La Rovere 3

Forças Normais e Momentos Fletores Críticos de Perfis Formados a Frio Igor Pierin 1, Valdir Pignatta Silva 2*, Henriette Lebre La Rovere 3 Volume 2. Número 1 (abril/2013). p. 21 40 ISSN 2238 9377 Forças Normais e Momentos Fletores Críticos de Perfis Formados a Frio Igor Pierin 1, Valdir Pignatta Silva 2*, Henriette Lebre La Rovere 3 1 Doutor

Leia mais

0RGHODJHP&RPSXWDFLRQDO$WUDYpVGR3URJUDPD$%$486

0RGHODJHP&RPSXWDFLRQDO$WUDYpVGR3URJUDPD$%$486 0RGHODJHP&RPSXWDFLRQDO$WUDYpVGR3URJUDPD$%$486 Neste capítulo apresenta-se de forma sucinta o programa de elementos finitos ABAQUS, em particular o elemento finito de placa usado neste trabalho. A seguir

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II 6º CICLO (EEM 6NA) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II 6º CICLO (EEM 6NA) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II 6º CICLO (EEM 6NA) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul gracekellyq@yahoo.com.br grace.ganharul@aedu.com Graduação em Engenharia Mecânica Disciplina: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

Leia mais

3 Modelagem numérica.

3 Modelagem numérica. 38 3 Modelagem numérica. Neste capítulo é apresentada a modelagem dos corpos de prova com defeito e sem defeito, através de análise empregando o método dos elementos finitos ou MEF, com a finalidade de

Leia mais

ESTRUTURAS MISTAS DE AÇO E CONCRETO. Prof. Marcos Alberto Ferreira da Silva

ESTRUTURAS MISTAS DE AÇO E CONCRETO. Prof. Marcos Alberto Ferreira da Silva ESTRUTURAS MISTAS DE AÇO E CONCRETO Prof. Marcos Alberto Ferreira da Silva PALESTRA TÉCNICA ESTRUTURAS MISTAS DE AÇO E CONCRETO Prof. Marcos Alberto Ferreira da Silva Rio de Janeiro, 2016 Qual o sistema

Leia mais

ANÁLISE NÃO LINEAR GEOMÉTRICA DE TRELIÇAS PLANAS POR MEIO DO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS. Luiz Antonio Farani de Souza 1

ANÁLISE NÃO LINEAR GEOMÉTRICA DE TRELIÇAS PLANAS POR MEIO DO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS. Luiz Antonio Farani de Souza 1 ANÁLISE NÃO LINEAR GEOMÉTRICA DE TRELIÇAS PLANAS POR MEIO DO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS Luiz Antonio Farani de Souza 1 RESUMO: A capacidade de cobrir grandes vãos e áreas com relações resistência/peso

Leia mais

MEMÓRIA DE CÁLCULO. Figura 1 - Dimensões e eixos considerados no provete submetido a ensaio.

MEMÓRIA DE CÁLCULO. Figura 1 - Dimensões e eixos considerados no provete submetido a ensaio. MEMÓRIA DE CÁLCULO ENSAIO EM LABORATÓRIO O ensaio experimental tem como objetivo determinar a contribuição da resina epóxido para o comportamento estrutural do tabuleiro e garantir a fiabilidade do modelo

Leia mais

MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 06: Modelagem de Pilares

MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 06: Modelagem de Pilares Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Estruturas MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 06: Modelagem de Pilares Profa. Dra. Maria Betânia de Oliveira

Leia mais

Universidade de São Paulo Campus de São Carlos/ Departamento de Engenharia de Estruturas/ 2

Universidade de São Paulo Campus de São Carlos/ Departamento de Engenharia de Estruturas/ 2 Aplicação do Método da Anulação dos Deslocamentos via M.E.F. para Determinação das Forças de Protensão dos Cabos de Pontes Estaiadas. Carlos Augusto Moreira Filho 1, José Elias Laier 2 1 Universidade de

Leia mais

Analisa-se agora o comportamento dinâmico da estrutura sob uma carga harmônica vertical da forma:

Analisa-se agora o comportamento dinâmico da estrutura sob uma carga harmônica vertical da forma: 5 Vibração Forçada 5.1 Equações de movimento com carga harmônica Analisa-se agora o comportamento dinâmico da estrutura sob uma carga harmônica vertical da forma: = (Ω ), (5.1) onde é a magnitude da força

Leia mais