INTERAÇÃO NUTRIÇÃO E REPRODUÇÃO: MANEJO REPRODUTIVO DE FÊMEAS NOS TRÓPICOS INTRODUÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTERAÇÃO NUTRIÇÃO E REPRODUÇÃO: MANEJO REPRODUTIVO DE FÊMEAS NOS TRÓPICOS INTRODUÇÃO"

Transcrição

1 INTERAÇÃO NUTRIÇÃO E REPRODUÇÃO: MANEJO REPRODUTIVO DE FÊMEAS NOS TRÓPICOS Ademir de Moraes Ferreira 1 Médico Veterinário, DS, Pesquisador da Embrapa Gado de Leite. ademirmf@cnpgl.embrapa.br INTRODUÇÃO Para se implantar um manejo reprodutivo eficiente, é necessário que se estipulem metas bem definidas com relação ao desempenho reprodutivo. Essas metas devem ser coerentes com as condições existentes na propriedade, portanto, possíveis de serem atingidas, pois deverão servir como base para o plano estratégico relacionado com o manejo e os programas de saúde e alimentação a serem estabelecidos, de maneira a se obter o desejável de maneira rentável. O Intervalo de Partos (IP) de 12 meses ou próximo de um ano inclui-se entre essas metas desejadas, por ser considerado economicamente ótimo para vacas leiteiras (BRITT, 1996; OPSOMER et al., 1996), o mesmo ocorrendo para gado de corte (um bezerro/ano), e para isso o período de serviço ou intervalo parto e concepção não poderá exceder 80 a 90 dias (SANTOS e AMSTALDEN, 1998). A maioria das vacas leiteiras bem manejadas começa a ciclar (reinício da atividade ovariana luteal cíclica - AOLC) novamente entre a 2.ª e 4.ª semana pós parto. As vacas com problemas de saúde, amamentando (vacas de corte) ou que apresentam acentuado Balanço Energético Negativo (BEN) pós-parto podem atrasar o aparecimento do cio no início da lactação. Há citações de que as vacas ovulam pouco depois que o BEN alcançou seu ponto mais baixo e começou a se elevar para atingir o ponto de equilíbrio. Um bom indicador da adequada alimentação do rebanho é a proporção de vacas que ainda não voltaram a ciclar até a 6.ª semana pós parto (45 dias). Quando esse índice excede a 25 % dos animais, é indicativo da necessidade de uma cuidadosa avaliação do programa de alimentação, com o objetivo de aumentar o consumo de energia e encurtar o período de BEN. Deve-se lembrar que falhas na identificação de cios podem estar contribuindo para o problema (CANFIELD e BUTTLER, 1991; OPSOMER et al., 1996).

2 138 - II Simpósio de Produção de Gado de Corte Algumas vacas começam a ciclar normalmente dentro do período desejado pós parto, mesmo perdendo muito peso no início da lactação, desde que apresentem boa condição corporal ao parto, porém, em geral, esses cios mostram baixa fertilidade quando o animal é acasalado ou inseminado nesse período (BRITT, 1996; SANTOS e AMSTALDEN, 1998). Entre tantos outros fatores que afetam o desempenho reprodutivo de vacas de leite e corte, o manejo nutricional é o que tem maior impacto, sendo a energia o principal nutriente requerido para a reprodução de fêmeas bovinas. A insuficiente ingestão de energia está correlacionada com inferior performance reprodutiva, refletindo num maior intervalo parto e 1.º cio / ovulação pós-parto e/ou menor taxa de concepção em fêmeas bovinas de corte e leite (SANTOS e AMSTALDEN, 1998; de VRIES e VEERKAMPF, 2000). A relação entre nutrição e reprodução em rebanhos leiteiro e de corte tem sido extremamente revisada (STAPPLES e THATCHER, 1997; SWECKER, 1997; STAPPLES et al., 1998; de VRIES E VEERKAMPF, 2000). É importante salientar também, que em relação à proteína, tanto sua deficiência como o excesso podem prejudicar o desempenho reprodutivo. Vacas de corte alimentadas com pastagem de baixa qualidade, ingerem dieta com déficit protêico, e nesses casos podem apresentar comprometimento da fermentação ruminal, com menor consumo de matéria seca e menor digestibilidade da fibra. Desse modo a ingestão de energia será limitada devido à maior ingestão de fibra, associada ao baixo conteúdo de proteína na dieta (SANTOS e AMSTALDEN, 1998). Quando a proteína é ingerida em excesso (condição mais rara) podem ocorrer aumento do N 2 ureico no sangue e leite, alteração da atividade tubárea e endometrial, maior custo energético (gasto de ATP para transformação de NH 3 em uréia para ser eliminada) e uma possível supressão do sistema imunológico.

3 II Simpósio de Produção de Gado de Corte CONDIÇÃO CORPORAL E EFICIÊNCIA REPRODUTIVA O Escore da Condição Corporal (ECC) tem sido utilizado como eficiente método auxiliar de manejo para rebanho de leite e corte, pois permite uma avaliação da disponibilidade de reservas energéticas do animal. O ECC de cada animal é obtido com base na observação visual e/ou palpação de determinadas áreas do corpo (costelas, região dorsal e caudal, anca, inserção da cauda...), onde são avaliados subjetivamente os depósitos de gordura subcutâneo e massa muscular. A reduzida ingestão de nutrientes está associada com perda de peso corporal, que traz como conseqüência mudanças no ECC (VIZCARRA et al., 1998). Em rebanhos leiteiros é mais comumente usada a escala de ECC variando de 1 a 5 (FOX, 1991). Para gado de corte utiliza-se, em geral, o ECC variando de 1 a 9, com base na gordura subcutânea. (FOX, 1991) mostra na Tabela 1 os sistemas de Escore de Condição Corporal mais comumente usados para bovinos de leite e corte, e a porcentagem estimada de gordura corporal correspondente a cada escore. A escala pode ser aperfeiçoada adicionando-se (+) ou (-) para cada escore, em casos de dúvidas. Para raças de corte européias, a mudança de 1 unidade de ECC na escala de 1 a 9 corresponde de 30 a 40 Kg de mudança no peso corporal (SWECKER, 1997). Para vacas de raça Holandês (HPB), uma unidade de mudanças no ECC na escala de 1 a 5 representa de 50 a 60 Kg do peso corporal (FERGUSON, 1991). A performance reprodutiva de vacas de corte é altamente influenciada pela condição corporal ao parto. A nutrição em período anterior ao parto, que se reflete no ECC ao parto, é o fator mais importante determinante do intervalo parto e 1.º cio/ovulação (OSORO e WRIGHT, 1992). Experimentos conduzidos com mais de 1742 vacas de corte, mostraram pouca influência da alimentação pós-parto no intervalo parto e 1.º cio, quando as mesmas apresentaram adequado ECC ( 6) ao parto.

4 140 - II Simpósio de Produção de Gado de Corte Tabela 1 - Escore de condição corporal (ECC) na vaca CORTE LEITE % GORDURA APARÊNCIA DA VACA 1 1 5,0 2 1,5 9,4 3 2,0 13,7 4 2,5 18,1 5 3,0 22,5 6 3,5 26,9 7 4,0 31,2 8 4,5 35,6 9 5,0 40,0 Extremamente raquítica, próxima da morte por inanição. Costela, espinha dorsal e anca muito proeminentes. Nenhum tecido gorduroso visual. Um pouco definhada. Costelas, espinha dorsal e anca proeminentes. Magra. Costelas visualizadas individualmente, mas não tão salientes. Um pouco de carne ao longo da espinha dorsal. Costelas individuais pouco ou não evidentes. Pouca gordura sobre costelas e ossos da anca. Pode apalpar espinha, não pontiaguda. Moderada ou boa. Gordura palpável sobre as costelas e qualquer lugar de garupa. Espinha dorsal pouco visível. Necessita de pressão para apalpar espinhas. Considerável gordura palpável sobre as costelas. Gorda. Um pouco de gordura no peito, boa quantidade de gordura sobre as costelas. Acúmulo de gordura na região da garupa. Muito gorda. Peito repleto e grande depósito de gordura sobre as costelas, garupa, inserção da camada e vulva. Extremamente gorda e block. Estruturas ósseas não visíveis e não palpáveis. A importância da alimentação e condição corporal na reprodução pode ser exemplificada numa consulta realizada à equipe de reprodução da Embrapa Gado de Leite por um criador de gado de corte, cujo rebanho era constituído por cerca de vacas. Alegava o criador que na última estação de monta apenas 300 vacas tinham sido vistas em cio e inseminadas, não sendo observado cios nas 700 vacas restantes. Manifestou sua intenção de aplicar duas doses de Prostalglandina F 2, com intervalo de 11 dias em cada animal cujo cio não foi observado, na tentativa de induzir o cio nos mesmos, e perguntava se isso seria recomendado. Indagado se as vacas não haviam iniciado a estação de monta em condição corporal inferior (magras), o produtor respondeu afirmativamente, informando que naquele ano teve sérios problemas

5 II Simpósio de Produção de Gado de Corte com a alimentação do rebanho e um período de seca muito extenso. Pelas informações obtidas chegou-se à conclusão tratar-se de uma condição generalizada de anestro (ausência do ciclo estral e/ou do cio) prolongado pós-parto, quando as vacas provavelmente estariam com os ovários afuncionais ou inativos. Nesses casos, o medicamento que seria aplicado pelo criador nenhum efeito causaria, e os recursos gastos com essas aplicações, calculados na época em torno de R$ 8.000,00 (oito mil reais), seriam suficientes e mais bem aproveitados caso utilizados na implantação ou reforma de pastagem em expressiva área (produção de alimentos volumosos). Na Campanha Nacional de Aumento da Produtividade em Rebanhos Leiteiros, lançada em 1990, idealizada e Coordenada pela Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora - MG), preconiza-se a utilização do sistema de Escore de Condição Corporal modificado de WILDMAN (1982), de maneira a melhor atender às condições de manejo ou exploração vigentes no Brasil (FERREIRA, 1991). Na Tabela 2 são mostradas as poucas diferenças existentes entre os dois sistemas de ECC mencionados. As modificações foram introduzidas pelo fato de que, no Brasil, a grande maioria dos bovinos não recebe alimentação suficiente para atender suas necessidades, predominando com isso animais de condição corporal inferior (magros), uns poucos gordos e raros muito gordos. Nesse caso, ao se utilizar o sistema de ECC tradicional de WILDMAN (1982), no qual o escore 5 representa animais muito gordos, essa unidade de escore não seria praticamente usada no manejo de rotina. Além disso, introduziu-se a condição corporal regular para o escore 3, correspondente a um animal considerado meio magro, para que esse escore possa servir de alerta aos produtores, pois tais animais exigem atenção especial pelo fato de que se perderem um pouco mais do peso vivo certamente entrarão em anestro, condição reprodutiva indesejável pelas grandes perdas econômicas que acarreta, tanto para rebanhos leiteiros como de corte, por alongar o intervalo de partos.

6 142 - II Simpósio de Produção de Gado de Corte Tabela 2 - Sistemas de Escore de Condição Corporal (ECC) de WILDMAN (1982) e o adaptado por FERREIRA (1991), para bovinos ECC CONDIÇÃO CORPORAL WILDMAN (1982) FERREIRA (1991) 1 MUITO MAGRO MUITO MAGRO 2 MAGRO MAGRO 3 MODERADO (BOM?) REGULAR (MEIO MAGRO) 4 GORDO BOM 5 MUITO GORDO GORDO VARIAÇÃO DO PESO CORPORAL E ATIVIDADE OVARIANA Cada vaca possui uma massa corporal ideal para ótima fertilidade, e quando essa massa declina ou aumenta além de certos limites a reprodução é afetada (LAMOND, 1970). Existe um peso mínimo abaixo do qual a vaca não concebe ou pára de ciclar (cessa a atividade ovariana luteal cíclica - AOLC), o que ocorreria quando a fêmea bovina perde de 20 a 30% de seu peso adulto (OLIVER e RICHARDSON, 1976; TOPPS, 1977). BOND et al. (1958) trabalhando com novilhas de corte pesando 305 Kg em média, observaram que a perda de 59,5 Kg (19,5% ) em 136 dias provocou anestro nos referidos animais, que voltaram a ciclar após ganharem 41,1% (101 Kg) do peso vivo apresentado quando em anestro (245,5 Kg). Num segundo experimento semelhante com novilhas de corte com peso médio de 289,5 Kg, os animais pararam de ciclar ao atingirem 240,4 Kg, o que significa uma perda de 49,1 Kg (17,0%). Esses animais voltaram a ciclar ao recuperarem 56,8 Kg, o que representa 23,6% do peso que apresentavam quando em anestro. Analisando os dois experimentos concluiu-se que as novilhas de corte cessaram a AOLC (pararam de ciclar) após 4,5 meses de restrição alimentar e perda média de 18,0% do peso vivo. O reinício da AOLC variou de 4,5 a 7,0 meses. Existe uma lata correlação (x = 0,72) entre porcentagem (%) de perda do peso vivo e número de dias para cessar a AOLC em bovinos,

7 II Simpósio de Produção de Gado de Corte com os animais mais leves necessitando de menos % de perda de peso vivo para cessar a AOLC (IMAKAVA et al., 1983). Vacas da raça Hereforf com peso médio de 390 Kg foram submetidas à restrição alimentar e apresentaram anestro após perderem 18% do peso vivo (70 Kg), ao atingirem 320 Kg. A recuperação da AOLC desses animais ocorreu após os mesmos serem alimentados adequadamente e ganharem 24,0 % do peso vivo (HALE, 1975). Utilizando vacas da mesma raça com peso vivo médio de 420 Kg, RICHARDS et al. (1986) observaram a indução do anestro após a perda de 24% do peso vivo, com a recuperação posterior ocorrendo após o ganho de 12% de peso vivo apresentado quando em anestro. FERREIRA e TORRES (1993) submeteram à subnutrição vacas girolando, adultas e não-lactantes, com peso vivo médio de 535,5 ± 48,4 Kg e condição corporal boa ou gorda (4 ou 5), e observaram que o anestro ocorreu quando esses animais perderam em média, 35,7 ± 3,8 % do peso vivo inicial, ao atingirem 344,5 ± 25,3 Kg e ECC 2,2 ± 0,3. Vacas girolando, magras, adultas e não-lactantes, com anestro e peso médio de 315,0 ± 29,4 Kg foram alimentadas para ganho de peso até a recuperação da AOLC, o que ocorreu após um ganho médio de 77,7 ± 11,2 Kg do peso vivo (24,7 ± 4,5 %), conforme demonstrado no trabalho de FERREIRA et al. (1999a). O alto custo da recuperação de AOLC nas vacas com anestro, verificado por FERREIRA et al. (1999b), permite se concluir pelas grandes perdas econômicas decorrentes desse problema reprodutivo, de alta prevalência em nossos rebanhos bovinos. ANESTRO NUTRICIONAL A subnutrição traz como conseqüência a perda do peso vivo, que afeta a reprodução inicialmente reduzindo a taxa de concepção (cios menos férteis), e em casos extremos, após uma significativa perda de massa corporal, provocando o anestro, condição em que os ovários apresentam-se inativos ou afuncionais, sendo caracterizado pela palpação retal como pequenos, duros e lisos (PDL), nos casos de restrição alimentar severa e por longo período. O anestro pode ser considerado como o principal problema reprodutivo no rebanho bovino racional. O animal pode apresentar-se em anestro devido alguma condição fisiológica (ante da puberdade e

8 144 - II Simpósio de Produção de Gado de Corte durante a gestação) ou patológicas (manejo inadequado, subnutrição, doenças debilitantes, ovarianas ou uterinas). No Brasil, a principal causa do anestro nos rebanhos bovinos é o déficit alimentar, e embora sua causa seja conhecida e, conseqüentemente, também a sua solução (dieta adequada), sua prevalência continua alta e desafiando a técnicos e produtores. Sabe-se que são vários os fatores capazes de reduzir a fertilidade do rebanho bovino (doenças da reprodução, estresse térmico, patologias do útero e ovários, manejo...), mas o grande e incisivo efeito da nutrição sobre a atividade ovariana de bovinos permite concluir que NUTRIÇÃO e REPRODUÇÃO REPRESENTAM UM CASAMENTO SEM DIVÓRCIO, uma reunião indissolúvel, não havendo como se dissociarem ou agirem separadamente. Isso porque sem nutrição adequada não haverá reprodução, e sem esta haverá extinção de espécies, quando não haverá bovinos a serem nutridos. A BOA CONDIÇÃO AO PARTO é condição essencial para a precoce manifestação do cio pós-parto, e conseqüente aumento da eficiência reprodutiva do rebanho. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BOND, J.; WILTBANK, J. N.; COOK, A. C. Cessation of estrus and ovarian activity in a group of beef heifers on extremely low levels of energy and protein. Journal Animal Science, v.17, p.1211, abstr. 192, BRITT, J. H. Manejo reproductivo eficiente. Primer Simpósio International de Ganaderea Lechera Tropical. San Juan Marriot Resort, Puerto Rico, p. CANFIELD, R. W.; BUTLER, W. R. Energy balance, first ovulation and the effects of naxolone on LH secretion in early post partum dairy cows. Journal Animal Science, n.69, p. 70, DE VRIES, M. J.; VEERKAMPF, R. F. Energy balance of dairy cattle in relation to milk production variables and fertility. Journal Dairy Science, n.83, p.62-69, 2000.

9 II Simpósio de Produção de Gado de Corte FERGUSON, J.S. Nutrition and reproduction in dairy cows. In: The Veterinary Clinics North America: Food Animal Practice - Dairy Nutrition Management. v.7, n.2, p , FERREIRA, A. M. Manejo reprodutivo e sua importância na eficiência da atividade leiteira. Coronel Pacheco - MG, EMBRAPA-CNPGL, 1991, 47p. (EMBRAPA-CNPGL, Documentos, 46). FERREIRA, A. M.; TORRES, C. A. A. Perda de peso corporal e cessação da ativida ovariana luteínica cíclica em vacas mestiças leiteiras. Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB), v. 28, n. 3, p , FERREIRA, A. M.; TORRES, C. A. A.; COELHO DA SILVA, J. F. Peso para recuperação da atividade ovariana luteal cíclica em vacas leiteiras mestiças em anestro. Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB), v.34, n.3, p , FERREIRA, A. M.; TORRES, C. A. A.; SÁ, W. F.; VIANA, J. H. M. Consumo e custo da alimentação para recuperação da atividade ovariana luteal cíclica de vacas mestiças leiteiras com anestro. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.34, n.1, p , FOX, D.G. Predicting body condition score changes in cows from calculated energy balance. Proceeding Cornell Nutrition Conference for feed manufacturers. Cornell University, Ithaca-NY, 1991, 144p. IMAKAVA, K.; KITTOK, R. J.; KINDER, J. E. The influence of dietary energy intake on progesterone concentration in beef heifers. Journal Animal Science, v.56,.21, p , LAMOND, D. R. The influence of undernutrition on reproduction in the cow. Animal Breeding Abstract, v.38, n.1, p , OLIVER, J.; RICHARDSON, F. D. Relationship between reconception rate in beef cattle and body weight change. Centre Tropical Veterinary Medicine of University Edinburg Scotland, p , OPSOMER, G.; MITJEN, P.; CORYN, M; de KRUIF, A. Post partum anoestrus in dairy cows: a review. Veterinary Quarterly, v.18, n.2, p , 1996.

10 146 - II Simpósio de Produção de Gado de Corte OSORO, K.; WRIGHT, I. A. The effect of body condition, line weight, breed, age, calf performance and calving date on reproductive performance of Spring-calving beef cows. Journal Animal Science, v.70, n.6, p , RICHARDS, M.W.; WETTEMANN, R. P.; SHOENEMANN, H. M. Onset of anestrus in nutritionally restricted hereford cows. Journal Animal Science, v. 63, suplem. 1, p.62, abstr. 149, SANTOS, J. E.; AMSTALDEN, M. Effects of nutrition on bovine reproduction. Arquivo Faculdade Veterinária UFRGS, Porto Alegre, v. 26, n.1, p , STAPLES, C. R.; THATCHER, W. W. Interactions between energy, production and reproduction. Today and Tomorrow. In: Proceeding Technical Dairy Symposium. Dairy Nutrition and Production, Tomorrow-Today, Phoenix, AZ. P STAPLES, C. R; BURKE, J. M.; THATCHER, W. W. Influence of supplemental fats on reproductive tissues and performance of lactating cows. Journal Dairy Science, n. 81, p , SWECKER, W. S. Effects of nutrition on reproductive performance of beef cattle. In: R. S. YOUNGQUIST. Current Therapy in Large Animal, Theriogenology. p , TOPPS, J. H. The relationship between reproduction and undernutrition in beef cattle. World Review Animal Production, v.13, n.2, p.43-49, VIZCARRA, J. A.; WETTEMANN, R. P.; SPITZER, J. C.; MORRISSON, D. G. Body condition at parturition and post-partum weight gain influence luteal activity and concentration of glucose, insulin and no esterefied fatty acids in plasma of primiparous beef cows. Journal Animal Science, n.76, p , WILDMAN, E. E.; JONES, G. M.; WAGNER, P. E.; BOLMAN, R. I.; TROUTT, H. F. Jr.; LESCH, T. N. A dairy cow body condition scoring system and its relationships to selected production characteristics. Journal Dairy Science, v.65, n.3, p , 1982.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA BOVINOS LEITEIROS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA BOVINOS LEITEIROS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA BOVINOS LEITEIROS Prof. Ricardo Alexandre Silva Pessoa MANEJO DE VACAS SECAS E PERÍODO DE TRANSIÇÃO ponto de vista tecnológico = alimentar

Leia mais

EFICIÊNCIA REPRODUTIVA EMPRENHAR A VACA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL APÓS O PARTO

EFICIÊNCIA REPRODUTIVA EMPRENHAR A VACA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL APÓS O PARTO TIAGO LEIVA EFICIÊNCIA REPRODUTIVA EMPRENHAR A VACA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL APÓS O PARTO Cria em gado de corte: o bezerro é o produto comercializado. Gado de leite (alta produção): a vaca precisa parir

Leia mais

Precocidade Sexual e a Inseminação Artificial em Tempo Fixo

Precocidade Sexual e a Inseminação Artificial em Tempo Fixo 4º Workshop Precocidade Sexual. Precocidade Sexual e a Inseminação Artificial em Tempo Fixo José Luiz Moraes Vasconcelos DPA FMVZ UNESP Botucatu, SP vasconcelos@fca.unesp.br Precocidade em novilhas Nelore

Leia mais

Inseminação Artificial em Tempo Fixo em Vacas Leiteiras

Inseminação Artificial em Tempo Fixo em Vacas Leiteiras Inseminação Artificial em Tempo Fixo em Vacas Leiteiras Serviços em Pecuária de Leite Avaliação Ginecológica e Diagnóstico de Gestação com Aparelho de Ultrassonografia Exames Laboratoriais IATF Inseminação

Leia mais

11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas

11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas INFLUÊNCIA DA CONDIÇÃO CORPORAL E CATEGORIA REPRODUTIVA NAS TAXAS DE GESTAÇÃO DE VACAS NELORE SUBMETIDAS À PROTOCOLO DE IATF, NA REGIÃO DA AMAZÔNIA LEGAL. TOLEDO, G.A. ¹ ; RIBEIRO, A.P.C.²; RIBEIRO, G.M.³

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO MANEJO NO PERÍODO SECO

A IMPORTÂNCIA DO MANEJO NO PERÍODO SECO A IMPORTÂNCIA DO MANEJO NO PERÍODO SECO Ricardo Dias Signoretti 1 Na prática, o período seco e transição (pré-parto) constituem-se num desafio aos técnicos e produtores de leite, que devem ficar atentos

Leia mais

MELHORAMENTO GENÉTICO

MELHORAMENTO GENÉTICO MELHORAMENTO GENÉTICO Mudança do material hereditário do rebanho de forma a capacitá-lo para produzir leite, mais economicamente em um determinado ambiente. Genética é a ciência que estuda a variação e

Leia mais

Gabriel Mantelato Rogatto Graduando 3º ano Zootecnia

Gabriel Mantelato Rogatto Graduando 3º ano Zootecnia Gabriel Mantelato Rogatto Graduando 3º ano Zootecnia Introdução Brasil -> Nordeste Maior Produtor II)Canindé - Leite I)Boer - Carne III)Saanen - Leite Retirado de: www.caprilproduction.com Manejo Reprodutivo

Leia mais

NUTRIÇÃO DE OVELHAS GESTANTES

NUTRIÇÃO DE OVELHAS GESTANTES NUTRIÇÃO DE OVELHAS GESTANTES Acadêmicas: Caroline Wrague e Luiza P. Nunes INTRODUÇÃO: A produção ovina ocorre predominantemente em sistemas de criação extensiva no Sul do Brasil. A quantidade e qualidade

Leia mais

O uso de concentrado para vacas leiteiras Contribuindo para eficiência da produção

O uso de concentrado para vacas leiteiras Contribuindo para eficiência da produção Leite relatório de inteligência JANEIRO 2014 O uso de concentrado para vacas leiteiras Contribuindo para eficiência da produção Na busca da eficiência nos processos produtivos na atividade leiteira este

Leia mais

Nutrição e Manejo de Vacas de leite no pré-parto

Nutrição e Manejo de Vacas de leite no pré-parto FCA-UNESP-FMVZ Empresa Júnior de Nutrição de Ruminantes NUTRIR Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal-DMNA Site: www.gruponutrir.com.br diretorianutrir@gmail.com Nutrição e Manejo de Vacas de leite

Leia mais

ÔMEGAS PARA O QUE SERVEM?

ÔMEGAS PARA O QUE SERVEM? TM ÔMEGAS PARA O QUE SERVEM? Permitem as células do corpo a sintetizar hormônios reprodutivos Aumentam a resposta inflamatória e anti-inflamatória em células e tecidos Participam do processo de contrações

Leia mais

PRIMEIRO CIO PÓS-PARTO DAS CABRAS E OVELHAS NO NORDESTE

PRIMEIRO CIO PÓS-PARTO DAS CABRAS E OVELHAS NO NORDESTE PRIMEIRO CIO PÓS-PARTO DAS CABRAS E OVELHAS NO NORDESTE Prof. Adelmo Ferreira de Santana Caprinocultura e Ovinocultura E-mail afs@ufba.br Departamento de Produção Animal Escola de Medicina Veterinária

Leia mais

USO DE CONCENTRADOS PARA VACAS LEITEIRAS

USO DE CONCENTRADOS PARA VACAS LEITEIRAS USO DE CONCENTRADOS PARA VACAS LEITEIRAS Ivan Pedro de O. Gomes, Med.Vet., D.Sc. Professor do Departamento de Zootecnia CAV/UDESC. e-mail: a2ipog@cav.udesc.br A alimentação constitui-se no principal componente

Leia mais

RAÇA HOLANDESA MODERNIZA E ATUALIZA SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMAÇÃO DAS VACAS (Classificação para Tipo )

RAÇA HOLANDESA MODERNIZA E ATUALIZA SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMAÇÃO DAS VACAS (Classificação para Tipo ) RAÇA HOLANDESA MODERNIZA E ATUALIZA SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMAÇÃO DAS VACAS (Classificação para Tipo ) Por: Altair Antonio Valloto; Méd.Vet.; Superintendente da APCBRH Presidente do Conselho Deliberativo

Leia mais

Manejo reprodutivo de vacas de leite criadas a pasto. José Luiz Moraes Vasconcelos

Manejo reprodutivo de vacas de leite criadas a pasto. José Luiz Moraes Vasconcelos Manejo reprodutivo de vacas de leite criadas a pasto José Luiz Moraes Vasconcelos De que vaca e de que pasto estamos falando? Cenários? Holandesa ou mestiça? Pasto bom ou ruim? Verão ou inverno? Produção

Leia mais

Calf Notes.com. Calf Note #99 Mortalidade de Bezerros e Distocia. Introdução

Calf Notes.com. Calf Note #99 Mortalidade de Bezerros e Distocia. Introdução Calf Notes.com Calf Note #99 Mortalidade de Bezerros e Distocia Introdução Durante anos observamos que partos difíceis têm um efeito dramático na saúde e sobrevivência de bezerros. Quando as vacas precisam

Leia mais

Efeitos do estresse calórico sobre a produção e reprodução do gado leiteiro

Efeitos do estresse calórico sobre a produção e reprodução do gado leiteiro 1 Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária www.ufpel.edu.br/nupeec Efeitos do estresse calórico sobre a produção e reprodução do gado leiteiro Marcelo Moreira Antunes Graduando em Medicina Veterinária

Leia mais

MANEJO E ALIMENTAÇÃO DE VACAS EM LACTAÇÃO

MANEJO E ALIMENTAÇÃO DE VACAS EM LACTAÇÃO AZ042 Bovinocultura de Leite Aula 09 MANEJO E ALIMENTAÇÃO DE VACAS EM LACTAÇÃO Prof. Rodrigo de Almeida Ciclo de Produção - Curva de Lactação - Consumo de Matéria Seca - Escore de Condição Corporal - Desenvolvimento

Leia mais

sistemas automatizados para alimentação: futuro na nutrição de precisão

sistemas automatizados para alimentação: futuro na nutrição de precisão matéria da capa sistemas automatizados para alimentação: futuro na nutrição de precisão Texto: Sandra G. Coelho Marcelo Ribas Fernanda S. Machado Baltazar R. O. Júnior Fotos: Marcelo Ribas O avanço tecnológico

Leia mais

Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) Em Bovinos Leiteiros

Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) Em Bovinos Leiteiros Gado de Leite 1/54 Em Bovinos Leiteiros Erick Fonseca de Castilho Doutor em Reprodução Animal (UFV/MG) efcmv@yahoo.com.br 2/54 Eficiência reprodutiva IP e PS MN e IA Taxa de concepção Detecção de estro

Leia mais

O USO DO CREEP FEEDING NA PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

O USO DO CREEP FEEDING NA PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE 1 O USO DO CREEP FEEDING NA PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE Prof. Dr. Antonio Ferriani Branco PhD em Nutrição e Produção de Ruminantes afbranco@uem.br O SISTEMA VACA-BEZERRO Os fatores que afetam mais significativamente

Leia mais

NECESSIDADES NUTRICIONAIS DO EXERCÍCIO

NECESSIDADES NUTRICIONAIS DO EXERCÍCIO Departamento de Fisiologia Curso: Educação Física NECESSIDADES NUTRICIONAIS DO EXERCÍCIO Aluno: Anderson de Oliveira Lemos Matrícula: 9612220 Abril/2002 Estrutura de Apresentação Líquidos Eletrólitos Energia

Leia mais

Pontos de controlo críticos:

Pontos de controlo críticos: Pontos de controlo críticos: Pontos de Controlo Critico Valores Padrão Medidas Peso à 1ª cobrição Idade ao 1º Parto 350 kg

Leia mais

O escore de condição corporal (BCS) refere-se à quantidade relativa de gordura subcutânea corporal ou reserva de energia na vaca.

O escore de condição corporal (BCS) refere-se à quantidade relativa de gordura subcutânea corporal ou reserva de energia na vaca. O escore de condição corporal (BCS) refere-se à quantidade relativa de gordura subcutânea corporal ou reserva de energia na vaca. É uma importante ferramenta de gerenciamento que nos auxilia a maximizar

Leia mais

Manejo reprodutivo de caprinos e ovinos

Manejo reprodutivo de caprinos e ovinos Manejo reprodutivo de caprinos e ovinos Professor: Aparecido Porto da Costa Disciplina: Caprinovinocultura E-mail: aparecidoport@hotmail.com Introdução Importância Produtividade do rebanho => obter sucesso

Leia mais

Nestlé EM CAMPO. Período de transição. Eficiência e qualidade na produção leiteira

Nestlé EM CAMPO. Período de transição. Eficiência e qualidade na produção leiteira Nestlé EM CAMPO Eficiência e qualidade na produção leiteira Período de transição Cuidados no pré e pós-parto garantem a boa condição reprodutiva e produtiva Ano 2 Número 12 Nov./Dez. 2015 Nestlé EM CAMPO

Leia mais

Sistemas de produção e Índices zootécnicos. Profª.: Valdirene Zabot

Sistemas de produção e Índices zootécnicos. Profª.: Valdirene Zabot Sistemas de produção e Índices zootécnicos Profª.: Valdirene Zabot O que é uma CADEIA? É um conjunto de elos onde cada um depende dos demais. Na cadeia de produção da carne e do couro, o bovino é ó elo

Leia mais

PROGRAMA HD DE NUTRIÇÃO DE MATRIZ PESADA VACCINAR ASPECTOS PRÁTICOS. Marcelo Torretta Coordenador Técnico Nacional Aves Curitiba 10/08/2011

PROGRAMA HD DE NUTRIÇÃO DE MATRIZ PESADA VACCINAR ASPECTOS PRÁTICOS. Marcelo Torretta Coordenador Técnico Nacional Aves Curitiba 10/08/2011 PROGRAMA HD DE NUTRIÇÃO DE MATRIZ PESADA VACCINAR ASPECTOS PRÁTICOS Marcelo Torretta Coordenador Técnico Nacional Aves Curitiba 10/08/2011 CONCEITO HD DE NUTRIÇÃO DE MATRIZES Quando se pensa em quilos

Leia mais

Utilização de dietas de alto concentrado em confinamentos

Utilização de dietas de alto concentrado em confinamentos Utilização de dietas de alto concentrado em confinamentos FMVZ Unesp Botucatu João Ricardo Ronchesel Henrique Della Rosa Utilização de dietas de alto concentrado em confinamentos Evolução do manejo nutricional

Leia mais

2011 Evialis. Todos os direitos reservados uma marca

2011 Evialis. Todos os direitos reservados uma marca Comprometida com a busca constante por soluções e inovações tecnológicas em nutrição animal que melhorem produção e rentabilidade nas produções rurais, a Socil anuncia uma grande novidade. uma marca A

Leia mais

Nutrição e alimentação de ovinos. Profª Drª Alda Lúcia Gomes Monteiro 2013

Nutrição e alimentação de ovinos. Profª Drª Alda Lúcia Gomes Monteiro 2013 Nutrição e alimentação de ovinos Profª Drª Alda Lúcia Gomes Monteiro 2013 EXIGÊNCIAS NUTRICIONAIS PARA OVINOS Tabelas de Exigências Nutricionais: NRC 1985 Primeira tabela de exigências nutricionais para

Leia mais

DESEMPENHO REPRODUTIVO DE UM REBANHO OVINO DA RAÇA TEXEL NA REGIÃO DO ALTO URUGUAI CATARINENSE

DESEMPENHO REPRODUTIVO DE UM REBANHO OVINO DA RAÇA TEXEL NA REGIÃO DO ALTO URUGUAI CATARINENSE INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE-CAMPUS CONCÓRDIA DESEMPENHO REPRODUTIVO DE UM REBANHO OVINO DA RAÇA TEXEL NA REGIÃO DO ALTO URUGUAI CATARINENSE RODRIGO KRAMER RODRIGUES- Aluno do curso de M. Veterinária

Leia mais

Manejo reprodutivo. Gustavo M. Chilitti Coordenador Técnico MT Intervet do Brasil Vet. Ltda.

Manejo reprodutivo. Gustavo M. Chilitti Coordenador Técnico MT Intervet do Brasil Vet. Ltda. Manejo reprodutivo Gustavo M. Chilitti Coordenador Técnico MT Intervet do Brasil Vet. Ltda. Para produzir é preciso reproduzir!!! Eficiência Reprodutiva Rebanho Bovino Brasileiro Vacas e novilhas > 24

Leia mais

Linha completa de suplementos minerais e proteinados da Guabi.

Linha completa de suplementos minerais e proteinados da Guabi. 0090_mar10 Linha completa de suplementos minerais e proteinados da Guabi. Campinas/SP - 19. 3729 4477 Sales Oliveira/SP - 16. 3852 0011 Pará de Minas/MG - 37. 3231 7300 Além Paraíba/MG - 32. 3466 5555

Leia mais

CUSTO DE PRODUÇÃO DE LEITE DA EMBRAPA E O PREÇO DO LEITE

CUSTO DE PRODUÇÃO DE LEITE DA EMBRAPA E O PREÇO DO LEITE CUSTO DE PRODUÇÃO DE LEITE DA EMBRAPA E O PREÇO DO LEITE Sebastião Teixeira Gomes 1 1. INTRODUÇÃO Desde sua criação, em 1977, o Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite (CNPGL), da EMBRAPA, vem se

Leia mais

fmvz-unesp FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA - BOTUCATU Curso de Pós-Graduação em Zootecnia Nutrição e Produção Animal

fmvz-unesp FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA - BOTUCATU Curso de Pós-Graduação em Zootecnia Nutrição e Produção Animal fmvz-unesp FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA - BOTUCATU Curso de Pós-Graduação em Zootecnia Nutrição e Produção Animal SISTEMA DE PRODUÇÃO X QUALIDADE DA CARNE OVINA Raquel Abdallah da Rocha

Leia mais

Curva de Crescimento e Produtividade de Vacas Nelore

Curva de Crescimento e Produtividade de Vacas Nelore Curva de Crescimento e Produtividade de Vacas Nelore THIAGO VINÍCIUS DE SOUZA GRADUANDO EM MEDICINA VETERINÁRIA UFMT/SINOP CONTATO: THIAGOV_SOUZA@HOTMAIL.COM Produtividade Cenário atual Nelore sistema

Leia mais

Ponto de Corte do Milho para Silagem

Ponto de Corte do Milho para Silagem Setor de Forragicultura Ponto de Corte do Milho para Silagem Eng. Agr. Igor Quirrenbach de Carvalho 23/8/213 Acertar o ponto de corte é fundamental para ter alta produção de massa e alta qualidade nutricional.

Leia mais

INTRODUÇÃO A etapa de cria na cadeia produtiva da carne bovina é muito importante, e caracteriza-se como um período fundamental no processo de

INTRODUÇÃO A etapa de cria na cadeia produtiva da carne bovina é muito importante, e caracteriza-se como um período fundamental no processo de d e b e z e r r o d e c o r t e INTRODUÇÃO A etapa de cria na cadeia produtiva da carne bovina é muito importante, e caracteriza-se como um período fundamental no processo de produção. As técnicas utilizadas

Leia mais

PROGRAMAS DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM REBANHOS BOVINOS: ANÁLISE DOS GANHOS PARA OS PEQUENOS PRODUTORES

PROGRAMAS DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM REBANHOS BOVINOS: ANÁLISE DOS GANHOS PARA OS PEQUENOS PRODUTORES PROGRAMAS DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM REBANHOS BOVINOS: ANÁLISE DOS GANHOS PARA OS PEQUENOS PRODUTORES Rafael Herrera Alvarez Médico Veterinário, Doutor, Pesquisador Científico do Pólo Centro Sul/APTA

Leia mais

Lisina, Farelo de Soja e Milho

Lisina, Farelo de Soja e Milho Lisina, Farelo de Soja e Milho Disponível em nosso site: www.lisina.com.br Veja como substituir uma parte do farelo de soja por Lisina Industrial e milho Grande parte dos suinocultores conhecem a Lisina

Leia mais

TAXA DE LOTAÇÃO EM PASTAGEM DE TIFTON 85 SOB MANEJO DE IRRIGAÇÃO E SEQUEIRO NO PERÍODO DA SECA*

TAXA DE LOTAÇÃO EM PASTAGEM DE TIFTON 85 SOB MANEJO DE IRRIGAÇÃO E SEQUEIRO NO PERÍODO DA SECA* TAXA DE LOTAÇÃO EM PASTAGEM DE TIFTON 85 SOB MANEJO DE IRRIGAÇÃO E SEQUEIRO NO PERÍODO DA SECA* SENE. G. A. 1 ; JAYME. D. G.²; BARRETO. A. C. 2 ; FERNANDEZ. L. O. 3, OLIVEIRA. A. I. 4 ; BARBOSA. K. A.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO E DO MANEJO DE VACAS LEITEIRAS EM PRODUÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO E DO MANEJO DE VACAS LEITEIRAS EM PRODUÇÃO A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO E DO MANEJO DE VACAS LEITEIRAS EM PRODUÇÃO 1 Ricardo Dias Signoretti A atual situação econômica da cadeia produtiva do leite exige que os produtores realizem todas as atividades

Leia mais

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte Prof. Antonio Carlos Fedato Filho Prof. Guilherme Augusto de Melo Rodrigues Monitorando e conhecendo melhor os trabalhos

Leia mais

ARTIGO TÉCNICO Minerthal Pró-águas Suplementação protéica energética no período das águas

ARTIGO TÉCNICO Minerthal Pró-águas Suplementação protéica energética no período das águas ARTIGO TÉCNICO Minerthal Pró-águas Suplementação protéica energética no período das águas A bovinocultura de corte brasileira tem sua produção concentrada em sistemas de pastejo e, portanto, dependente

Leia mais

PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DE ZEBUÍNOS - PMGZ

PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DE ZEBUÍNOS - PMGZ PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DE ZEBUÍNOS - PMGZ Avaliação Genética - Gado de Corte As avaliações genéticas das Raças Zebuínas de Corte são desenvolvidas pela ABCZ em convênio com a Embrapa. Com base

Leia mais

Sistemas de produção em bovinos de corte. Zootecnista José Acélio Fontoura Júnior acelio@unipampa.edu.br

Sistemas de produção em bovinos de corte. Zootecnista José Acélio Fontoura Júnior acelio@unipampa.edu.br Sistemas de produção em bovinos de corte. Zootecnista José Acélio Fontoura Júnior acelio@unipampa.edu.br CLASSIFICAÇÃO NÍVEL DE TECNOLOGIA ADOTADO: extensivo, semi-extensivo, semi-intensivo e intensivo

Leia mais

INTERAÇÃO ENTRE NUTRIÇÃO E REPRODUÇÃO EM VACAS DE CORTES

INTERAÇÃO ENTRE NUTRIÇÃO E REPRODUÇÃO EM VACAS DE CORTES INTERAÇÃO ENTRE NUTRIÇÃO E REPRODUÇÃO EM VACAS DE CORTES PARRA, Bruno César E-mail: brunocesarparra@hotmail.com Acadêmico da Associação Cultural e Educacional de Garça FAMED BELTRAN, Maria Paula Docente

Leia mais

PLANO DE ENSINO Unidade: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) / EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL / UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA).

PLANO DE ENSINO Unidade: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) / EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL / UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA). PLANO DE ENSINO Unidade: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) / EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL / UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA). Curso: MESTRADO EM CIÊNCIA ANIMAL ( ) ESPECIALIZAÇÃO ( x ) MESTRADO

Leia mais

Perder Gordura e Preservar o Músculo. Michelle Castro

Perder Gordura e Preservar o Músculo. Michelle Castro Perder Gordura e Preservar o Músculo Michelle Castro 25 de Novembro de 2012 Principais Tópicos 1. Processos catabólicos associados a dietas hipocalóricas. 2. Contextualização/compreensão do porquê da existências

Leia mais

Diferimento de pastagens para animais desmamados

Diferimento de pastagens para animais desmamados Diferimento de pastagens para animais desmamados Marco Antonio Alvares Balsalobre Eng. Agrônomo doutor em Ciência Animal e Pastagens Diretor de Produto da Bellman Nutrição Animal LTDA Mirella Colombo Moscardini

Leia mais

ÍNDICE MITSUISAL A SUA NOVA OPÇÃO COM QUALIDADE

ÍNDICE MITSUISAL A SUA NOVA OPÇÃO COM QUALIDADE ÍNDICE Suplementos minerais pronto para uso Mitsuisal 40 - Bovinos de corte Mitsuisal 60 - Bovinos de corte Mitsuisal 65 - Bovinos de corte Mitsuisal 80 - Bovinos de corte Mitsuisal 88 - Bovinos de corte

Leia mais

Anderson Buchar 2. Acadêmico do curso de Medicina Veterinária da UNIJUÍ; Aluno bolsista PIBEX do Projeto de Extensão.

Anderson Buchar 2. Acadêmico do curso de Medicina Veterinária da UNIJUÍ; Aluno bolsista PIBEX do Projeto de Extensão. ANÁLISE REPRODUTIVA DE BOVINOS LEITEIROS EM UMA PROPRIEDADE DO INTERIOR DE AUGUSTO PESTANA-RS 1 REPRODUCTIVE ANALYSIS OF DAIRY CATTLE ON A PROPERTY OF THE INTERIOR OF AUGUSTO PESTANA-RS Anderson Buchar

Leia mais

A patroa quer emagrecer

A patroa quer emagrecer A patroa quer emagrecer A UU L AL A Andando pela rua, você passa em frente a uma farmácia e resolve entrar para conferir seu peso na balança. E aí vem aquela surpresa: uns quilinhos a mais, ou, em outros

Leia mais

EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE PRÓBIÓTICOS EM DIETAS PARA BOVINOS NELORE TERMINADOS EM CONFINAMENTO INTRODUÇÃO

EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE PRÓBIÓTICOS EM DIETAS PARA BOVINOS NELORE TERMINADOS EM CONFINAMENTO INTRODUÇÃO EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE PRÓBIÓTICOS EM DIETAS PARA BOVINOS NELORE TERMINADOS EM CONFINAMENTO INTRODUÇÃO Aditivos alimentares são utilizados em dietas para bovinos de corte em confinamento com o objetivo

Leia mais

http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/serv_prod/livraria/pecuaria/inseminacao.ht...

http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/serv_prod/livraria/pecuaria/inseminacao.ht... Página 1 de 6 Pecuária Inseminação Artificial em Bovinos Nome Inseminação Artificial em Bovinos Produto Informação Tecnológica Data Agosto - 2000 Preço - Linha Pecuária Informações resumidas sobre Resenha

Leia mais

NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO ANIMAL 1. HISTÓRICO E IMPORTANCIA DOS ESTUDOS COM NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO:

NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO ANIMAL 1. HISTÓRICO E IMPORTANCIA DOS ESTUDOS COM NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO: NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO ANIMAL 1. HISTÓRICO E IMPORTANCIA DOS ESTUDOS COM NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO: 1750 Europa com o início do processo da Revolução Industrial houve aumento da população nas cidades, com

Leia mais

ESCORE DE CONDIÇÃO CORPORAL EM BUBALINOS

ESCORE DE CONDIÇÃO CORPORAL EM BUBALINOS Disciplina de Bubalinocultura ESCORE DE CONDIÇÃO CORPORAL EM BUBALINOS Prof. Dr. André M. Jorge UNESP-FMVZ-Botucatu Depto. Produção e Exploração Animal A quantidade de reservas corporais que uma búfala

Leia mais

ALIMENTAÇÃO DE CORDEIROS LACTENTES

ALIMENTAÇÃO DE CORDEIROS LACTENTES ALIMENTAÇÃO DE CORDEIROS LACTENTES Mauro Sartori Bueno, Eduardo Antonio da Cunha, Luis Eduardo dos Santos Pesquisadores Científicos do Instituto de Zootecnia, IZ/Apta-SAA-SP CP 60, Nova Odessa-SP, CEP

Leia mais

Como estimar peso vivo de novilhas quando a balança não está disponível? Métodos indiretos: fita torácica e hipômetro

Como estimar peso vivo de novilhas quando a balança não está disponível? Métodos indiretos: fita torácica e hipômetro Como estimar peso vivo de novilhas quando a balança não está disponível? Métodos indiretos: fita torácica e hipômetro Introdução O principal objetivo nos sistemas de criação de novilhas leiteiras é conseguir

Leia mais

O sucesso do Gir Leiteiro

O sucesso do Gir Leiteiro O sucesso do Gir Leiteiro The success of Dairy Gir Por/Text Silvio Pinheiro Queiroz 50_Animal Business-Brasil Sumário Fruto de rigoroso e persistente trabalho de seleção genética, o Gir Leiteiro vem alcançando

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias Departamento de Zootecnia Código da Disciplina: ZOO 05453 Disciplina: Bovinocultura de Leite PROGRAMA DA DISCIPLINA CAMPUS: Alegre CURSO:

Leia mais

Programa de Controle de Peso Corporal

Programa de Controle de Peso Corporal 15 Programa de Controle de Peso Corporal Denis Marcelo Modeneze Mestre em Educação Física na Área de Atividade Física, Adaptação e Saúde na UNICAMP principal objetivo de desenvolver este tema com os alunos

Leia mais

Água: Qual a sua importância para ganho de peso em gado de corte?

Água: Qual a sua importância para ganho de peso em gado de corte? Água: Qual a sua importância para ganho de peso em gado de corte? Animais necessitam de oferta abundante de água limpa para: 1. fermentação ruminal e metabolismo; 2. fluxo de alimentos através do trato

Leia mais

A PRODUCAO LEITEIRA NOS

A PRODUCAO LEITEIRA NOS A PRODUCAO LEITEIRA NOS ESTADOS UNIDOS Estatisticas A produção leiteira durante Janeiro de 2012 superou os 7 bilhões de kg, 3.7% acima de Janeiro de 2011. A produção por vaca foi em media 842 kg em Janeiro,

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DAS PROVAS DE REPRODUTORES LEITEIROS

INTERPRETAÇÃO DAS PROVAS DE REPRODUTORES LEITEIROS AZ042 Bovinocultura de Leite Aula 14 INTERPRETAÇÃO DAS PROVAS DE REPRODUTORES LEITEIROS Prof. Rodrigo de Almeida Entendendo as Provas de Touros Canadenses Informações de Produção Provas de produção Baseado

Leia mais

MELHORANDO A PRODUTIVIDADE DAS MATRIZES SUÍNAS PARTE II. Nutrição da matriz gestante

MELHORANDO A PRODUTIVIDADE DAS MATRIZES SUÍNAS PARTE II. Nutrição da matriz gestante Data: Agosto/2001 MELHORANDO A PRODUTIVIDADE DAS MATRIZES SUÍNAS PARTE II Nutrição da matriz gestante O princípio geral para um programa nutricional de matrizes suínas bem sucedido, basea-se na premissa

Leia mais

PROGRAMA DE SUPLEMENTAÇÃO DE LUZ ARTIFICIAL PARA BEZERROS EM ALEITAMENTO

PROGRAMA DE SUPLEMENTAÇÃO DE LUZ ARTIFICIAL PARA BEZERROS EM ALEITAMENTO PROGRAMA DE SUPLEMENTAÇÃO DE LUZ ARTIFICIAL PARA BEZERROS EM ALEITAMENTO Luiz Carlos Roma Júnior Eng. Agr., Dr., PqC do Polo Regional Centro Leste/APTA lcroma@apta.sp.gov.br Priscilla Ayleen Bustos Mac-Lean

Leia mais

Comparação do ganho de peso e desempenho de bezerras alimentadas com leite de descarte e leite normal durante a fase de aleitamento

Comparação do ganho de peso e desempenho de bezerras alimentadas com leite de descarte e leite normal durante a fase de aleitamento Comparação do ganho de peso e desempenho de bezerras alimentadas com leite de descarte e leite normal durante a fase de aleitamento Vinicius Emanoel Carvalho 1, Thiago Paim Silva 1, Marco Antônio Faria

Leia mais

PRINCIPAIS LIMITAÇÕES REPRODUTIVAS NO PERÍODO PÓS PARTO EM VACAS DE CORTE

PRINCIPAIS LIMITAÇÕES REPRODUTIVAS NO PERÍODO PÓS PARTO EM VACAS DE CORTE PRINCIPAIS LIMITAÇÕES REPRODUTIVAS NO PERÍODO PÓS PARTO EM VACAS DE CORTE SOARES, João Felipe B. 1 ; ARALDI, Daniele F. 2 Palavras-chave: Pecuária de corte. Índices de Produtividade. Fertilidade. Introdução

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

Marcelo Moreira Antunes Co-orientação: Augusto Schneider Orientação: Marcio N. Corrêa e Ivan Biachi

Marcelo Moreira Antunes Co-orientação: Augusto Schneider Orientação: Marcio N. Corrêa e Ivan Biachi Marcelo Moreira Antunes Co-orientação: Augusto Schneider Orientação: Marcio N. Corrêa e Ivan Biachi Pelotas, 29 de setembro de 2009. INTRODUÇÃO Quando produtores de leite são questionados a identificar

Leia mais

PROGRAMAS DE IATF EM NOVILHAS ZEBUÍNAS

PROGRAMAS DE IATF EM NOVILHAS ZEBUÍNAS ANEXO TÉCNICO DO MANUAL DE SINCRONIZAÇÃO E INSEMINAÇÃO EM TEMPO FIXO EM BOVINOS PROGRAMAS DE IATF EM NOVILHAS ZEBUÍNAS Os protocolos de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) são utilizados de forma

Leia mais

CONCEITOS DE ALIMENTAÇÃO AO LONGO DA VIDA DE CÃES E GATOS

CONCEITOS DE ALIMENTAÇÃO AO LONGO DA VIDA DE CÃES E GATOS CONCEITOS DE ALIMENTAÇÃO AO LONGO DA VIDA DE CÃES E GATOS Prof. Roberto de Andrade Bordin DMV, M.Sc. Setor de Nutrição e Metabolismo Animal Medicina Veterinária Universidade Anhembi Morumbi São Paulo,

Leia mais

SUPLEMENTAÇÃO DE BEZERROS DE CORTE

SUPLEMENTAÇÃO DE BEZERROS DE CORTE SUPLEMENTAÇÃO DE BEZERROS DE CORTE Nos primeiros meses de vida os bezerros obtêm grande parte dos nutrientes de que precisa do leite materno, que é de fácil digestão para o animal que ainda é jovem. Em

Leia mais

Produção de F1 pelas fazendas Calciolândia e Colonial

Produção de F1 pelas fazendas Calciolândia e Colonial Produção de F1 pelas fazendas Calciolândia e Colonial Ronaldo Lazzarini Santiago 1 INTRODUÇÃO As fazendas Calciolândia e Colonial, de Gabriel Donato de Andrade, sempre foram a referência na seleção do

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA MANEJO ALIMENTAR DE CORDEIROS MARIANNA MIETTO MENDES 3 ZOOTECNIA INTRODUÇÃO Mercado; Período de aleitam

Leia mais

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO Universidade Federal do Ceará INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO Doutorando: MV Msc Rodrigo Vasconcelos de Oliveira Introdução Bovinocultura=> + eficiência reprodutiva Limitações: Anestro pós-parto longo

Leia mais

INFORMATIVO MENSAL LAPBOV

INFORMATIVO MENSAL LAPBOV Com o mercado aquecido, agosto tem pouca variação O custo da produção na pecuária de corte aumentou no primeiro semestre deste ano, mais que em todo o ano de 2012. Com a alta do dólar, o cenário da exportação

Leia mais

EFEITO DO TAMANHO DO FOLÍCULO DOMINANTE NO MOMENTO DA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO NA TAXA DE GESTAÇÃO EM VACAS NELORE

EFEITO DO TAMANHO DO FOLÍCULO DOMINANTE NO MOMENTO DA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO NA TAXA DE GESTAÇÃO EM VACAS NELORE EFEITO DO TAMANHO DO FOLÍCULO DOMINANTE NO MOMENTO DA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO NA TAXA DE GESTAÇÃO EM VACAS NELORE Éder Augusto Gonçalves 1 ; Fábio Luiz Bim Cavalieri 2 ; José Mauricio Gonçalves

Leia mais

UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS DE ANÁLISE DE LEITE: O SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA CLÍNICA DO LEITE-ESALQ/USP

UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS DE ANÁLISE DE LEITE: O SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA CLÍNICA DO LEITE-ESALQ/USP UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS DE ANÁLISE DE LEITE: O SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA CLÍNICA DO LEITE-ESALQ/USP Laerte Dagher Cassoli 1, Paulo F. Machado 2 Clínica do Leite ESALQ /USP Piracicaba, SP 1 Eng. Agrônomo,

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE ALIMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS DE ALTA PRODUÇÃO NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO

ESTRATÉGIAS DE ALIMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS DE ALTA PRODUÇÃO NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO ESTRATÉGIAS DE ALIMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS DE ALTA PRODUÇÃO NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO PERÍODO DE TRANSIÇÃO (3 semanas pré-parto a 3 semanas pós-parto) aperíodo de tempo onde a vaca passa por grandes alterações

Leia mais

Sistemas de Produção de Leite Prof. Geraldo Tadeu dos Santos

Sistemas de Produção de Leite Prof. Geraldo Tadeu dos Santos Sistemas de Produção de Leite Prof. Geraldo Tadeu dos Santos É Exite uma grande diversidade dos sistemas de produção de leite praticados nos vários países produtores Argentina Austrália Nova Zelândia É

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: <http://www.pubvet.com.br/texto.php?id=576>.

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: <http://www.pubvet.com.br/texto.php?id=576>. PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: . Inseminação artificial em horário fixo de fêmeas bovinas de corte com cio sincronizado

Leia mais

Classificação Linear de Caprinos Leiteiros

Classificação Linear de Caprinos Leiteiros Classificação Linear de Caprinos Leiteiros Silvio Doria de Almeida Ribeiro 1,2,3 e Anamaria Cândido Ribeiro 1,2,4 1 Dr, Professor do CREUPI - Espírito Santo do Pinhal SP www.creupi.br 2 Consultor da Capritec

Leia mais

BOVINOS RAÇAS SINTÉTICAS

BOVINOS RAÇAS SINTÉTICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO BOVINOS RAÇAS SINTÉTICAS Disciplina: Exterior e raças Prof. Mauricio van Tilburg

Leia mais

ESCORE CORPORAL DE MATRIZES SUINAS NA FASE DE GESTAÇÃO

ESCORE CORPORAL DE MATRIZES SUINAS NA FASE DE GESTAÇÃO ESCORE CORPORAL DE MATRIZES SUINAS NA FASE DE GESTAÇÃO Alves, Bruna 1 ; Fischer, Janaina 1 ; Fritz, Osman 1 ; Bako, Erica, Perez Marson 2 ; Bianchi, Ivan 2 ; Ferreira, Vagner 3 ; Oliveira Jr, Juahil 4.

Leia mais

Prescrição Dietética

Prescrição Dietética Prescrição Dietética Quantitativo Cálculo de Dietas Cálculo de dietas estimar as necessidades energéticas de um indivíduo (atividade física, estágio da vida e composição corporal) Necessidades energéticas

Leia mais

MELHORAMENTO GENÉTICO DA PRECOCIDADE SEXUAL NA RAÇA NELORE

MELHORAMENTO GENÉTICO DA PRECOCIDADE SEXUAL NA RAÇA NELORE MELHORAMENTO GENÉTICO DA PRECOCIDADE SEXUAL NA RAÇA NELORE Fábio Dias 1 ; Joanir P. Eler 2 ; José Bento S. Ferraz 2 ; Josineudson A. II de V. Silva 3 1 Zootecnista, MSc. Agro Pecuária CFM Ltda, Av. Feliciano

Leia mais

Estado da tecnologia avançada na gestão dos recursos genéticos animais

Estado da tecnologia avançada na gestão dos recursos genéticos animais PARTE 4 Estado da tecnologia avançada na gestão dos recursos genéticos animais A caracterização de raças e ambientes de produção precisa ser melhorada para fomentar políticas de decisão na gestão dos recursos

Leia mais