Prado, Alan Souza. P896s Sistemas de informação / Alan Souza Prado. Varginha, slides; il.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prado, Alan Souza. P896s Sistemas de informação / Alan Souza Prado. Varginha, 2015. 142 slides; il."

Transcrição

1 Prado, Alan Souza. P896s Sistemas de informação / Alan Souza Prado. Varginha, slides; il. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World Wide Web 1. Sistemas de informação gerencial. 2. Tecnologia da informação. 3. Gerenciamento de recursos de informação. I. Título. II. Fundação de Ensino e Pesquisa - FEPESMIG CDD: AC: Elaborado por: Isadora Ferreira CRB-06 31/06

2 Atividades do Engenheiro de Produção (ABEPRO Associação Brasileira de Engenharia de Produção) O projeto, a modelagem, a implantação, a operação, a manutenção e a melhoria de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, recursos financeiros e materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia.

3 Competência do Engenheiro de Produção (ABEPRO Associação Brasileira de Engenharia de Produção) Dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros, a fim de produzir com eficiência ao menor custo, considerando a possibilidade de melhorias contínuas; Utilizar ferramental matemático e estatístico para modelar sistemas de produção e auxiliar na tomada de decisões; Projetar, implementar e aperfeiçoar sistemas, produtos e processos, levando em consideração os limites e as características das comunidades envolvidas; Prever e analisar as demandas, selecionar conhecimento científico e tecnológico, projetando produtos ou melhorando suas características e funcionalidades; Incorporar conceitos e técnicas da qualidade em todo o sistema produtivo, tanto nos seus aspectos tecnológicos quanto organizacionais, aprimorando produtos e processos, produzindo normas e controle de auditoria.

4 Competência do Engenheiro de Produção (ABEPRO Associação Brasileira de Engenharia de Produção) Prever a evolução dos cenários produtivos, percebendo a interação entre as organizações e os seus impactos sobre a competividade; Acompanhar os avanços tecnológicos, organizando-os e colocando-os a serviço da demanda das empresas e da sociedade; Compreender a inter-relação dos sistemas de produção com o meio ambiente, tanto no que se refere a utilização de recursos escassos quanto à disposição final de resíduos e rejeitos, visando a sustentabilidade; Utilizar indicadores de desempenho, sistemas de custeio, bem como avaliar a viabilidade econômica e financeira de projetos; Gerenciar e otimizar o fluxo de informação nas empresas utilizando tecnologias adequadas.

5 Habilidades do Engenheiro de Produção (ABEPRO Associação Brasileira de Engenharia de Produção) Iniciativa empreendedora; Iniciativa para auto aprendizado e educação continuada; Comunicação oral e escrita; Leitura, interpretação e expressão por meios gráficos; Visão crítica de ordens de grandeza; Domínio de técnicas computacionais; Conhecimento, em nível técnico, de língua estrangeira; Conhecimento da legislação pertinente; Capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares; Capacidade de identificar, modelar e resolver problemas. Compreensão dos problemas administrativos, sócio-econômicos e do meio ambiente; Pensar globalmente, agir localmente ;

6 Objetivo O objetivo primário desta disciplina é: Fornecer aos alunos um conhecimento básico sobre SIG dentro da perspectiva de um gerente de produção. Saber o suficiente para participar no processo de desenvolvimento ou implantação de um SI e saber o suficiente para fazer uma contribuição efetiva.

7 Objetivo Para atingir este objetivo, três tópicos gerais serão abordados. O primeiro se refere à TI (Tecnologia de Informação), seus conceitos e implicações gerenciais envolvidos no hardware e software de computadores e sistemas de banco de dados. O segundo diz respeito aos SIG, seus princípios, componentes e assuntos relativos a sua operação e gerenciamento. O último tópico envolve os procedimentos usados na análise, projeto, implantação e avaliação de um SIG.

8 Introdução (O Ministério de Ciência e Tecnologia do Governo Federal ) Poucas organizações desenvolvedoras de software adotam práticas sistêmicas de qualidade e produtividade. Poucas, também, possuem processos claros e bem estabelecidos de desenvolvimento. Relatos existentes sobre fracassos em projetos de SI, prazos e orçamentos estourados em mais de 100% são bastante comuns nesta área.

9 Introdução O gerente de novos produtos/negócios é um profissional que precisa de sólida formação matemática, conhece as tecnologias envolvidas, é familiarizado com a área financeira, marketing, enfim, domina o "negócio".

10 Introdução Relação entre TI e Engenharia de Produção 1 Melhorar Processos Internos 2 Aplicar Melhores Controles Reduzir Custos Melhorar a qualidade e disponibilidade das informações importantes interna e externamente à organização. Agregar valor aos serviços e produtos ofertados por uma organização

11 Áreas e Subáreas de EP onde a TI é fundamental (ABEPRO Associação Brasileira de Engenharia de Produção) 6) ENGENHARIA ORGANIZACIONAL Conjunto de conhecimentos relacionados à gestão das organizações, englobando em seus tópicos o planejamento estratégico e operacional, as estratégias de produção, a gestão empreendedora, a propriedade intelectual, a avaliação de desempenho organizacional, os sistemas de informação e sua gestão e os arranjos produtivos Gestão Estratégica e Organizacional 6.2. Gestão de Projetos 6.3. Gestão do Desempenho Organizacional 6.4. Gestão da Informação 6.5. Redes de Empresas 6.6. Gestão da Inovação 6.7. Gestão da Tecnologia 6.8. Gestão do Conhecimento

12 Áreas e Subáreas de EP onde a TI é fundamental (ABEPRO Associação Brasileira de Engenharia de Produção) 3) PESQUISA OPERACIONAL Resolução de problemas reais envolvendo situações de tomada de decisão, através de modelos matemáticos habitualmente processados computacionalmente. Aplica conceitos e métodos de outras disciplinas científicas na concepção, no planejamento ou na operação de sistemas para atingir seus objetivos. Procura, assim, introduzir elementos de objetividade e racionalidade nos processos de tomada de decisão, sem descuidar dos elementos subjetivos e de enquadramento organizacional que caracterizam os problemas Modelagem, Simulação e Otimização 3.2. Programação Matemática 3.3. Processos Decisórios 3.4. Processos Estocásticos 3.5. Teoria dos Jogos 3.6. Análise de Demanda 3.7. Inteligência Computacional

13 Áreas e Subáreas de EP onde a TI é fundamental (ABEPRO Associação Brasileira de Engenharia de Produção) 1) ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO Projetos, operações e melhorias dos sistemas que criam e entregam os produtos (bens ou serviços) primários da empresa Gestão de Sistemas de Produção e Operações 1.2. Planejamento, Programação e Controle da Produção 1.3. Gestão da Manutenção 1.4. Projeto de Fábrica e de Instalações Industriais: organização industrial, layout/arranjo físico 1.5. Processos Produtivos Discretos e Contínuos: procedimentos, métodos e sequências 1.6. Engenharia de Métodos

14 Expectativas?

15 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TIC s As ferramentas e máquinas aumentam em Complexidade na mesma proporção em que o conhecimento científico se expande

16 TECNOLOGIAS Conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de atividade.

17 TECNOLOGIAS Tecnologia básica Refere-se a toda tecnologia que já foi inventada há algum tempo e que serve como base para outras tecnologias. Exemplo: o Telefone é uma tecnologia básica. A TV também é uma tecnologia básica.

18 TECNOLOGIAS Tecnologia de Ponta - High Tech Toda e qualquer nova tecnologia ou então toda inovação feita em cima de uma tecnologia básica. Exemplo: Uma inovação (algo novo, que revolucione) qualquer que venha a ser feita na tecnologia do telefone.

19 TECNOLOGIAS Tecnologia de Informação e Comunicação Designação mais utilizada para uma gama crescente de equipamentos, aplicações, serviços e tecnologias básicas que são utilizadas para produzir, armazenar, compartilhar e acessar dados e informações.

20 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Qual e importância? O que obtemos? maior competitividade, agilidade, redução de custos, aumento na qualidade e, melhor atendimento aos consumidores.

21 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistema Tudo pode ser visto com visão sistêmica Corpo Humano Sistemas da Natureza Produção de bens ou serviços Sistemas de Informação

22 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Como definir se um sistema é bom ou não? Pela ORGANIZAÇÃO que ele tem? Pelos COMPONENTES que possui? Pelos MÉTODOS utilizados? Pelo PODER de ADAPTAÇÃO - flexibilidade? Pelos RESULTADOS?

23 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O que é um bom sistema?

24 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O que é um bom sistema?

25 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O que é um bom sistema?

26 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O que é um bom sistema?

27 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O que é um bom sistema? Não adianta termos os melhores profissionais se são muito caros. Não adianta termos as melhores máquinas se não tempos bons usuários Não adianta carros potentes se não sabemos pilotá-los Não adianta bons componentes se os processos são falhos Um bom sistema está diretamente ligado com a relação de EFICIÊNCIA e EFICÁCIA.

28 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONCEITO DE SISTEMAS Conjunto de elementos inter-relacionados, desenvolvidos para: Coletar, Processar, Armazenar, E distribuir informação para facilitar: Coordenação, Controle, Análise, Visualização, Processo Decisório.

29 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONCEITO DE SISTEMAS Grupo de componentes inter-relacionados que trabalham rumo a uma meta comum, recebendo insumos e produzindo resultados em um processo orgânico de transformação.

30 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONCEITO DE SISTEMAS Um sistema dessa ordem possui três componentes ou funções básicas em interação:

31 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONCEITO DE SISTEMAS Entrada: envolve a captação e reunião de elementos que ingressam no sistema para serem processados. Por exemplo, matérias-primas, energia, dados e esforço humano devem ser organizados para processamento. Processamento: envolve processos de transformação que convertem insumo (entrada) em produto. Entre os exemplos se encontram um processo industrial, o processo da respiração humana ou cálculos matemáticos. Saída: envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até seu destino final. Produtos acabados, serviços humanos e informações gerenciais devem ser transmitidos a seus usuários.

32 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONCEITO DE SISTEMAS ENTRADA (Dados) PROCESSAMENTO SAÍDA FEEDBACK (Controle)

33 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONCEITO DE SISTEMAS A área de sistemas de informação gera o produto informação, que é a matéria prima para a criação do conhecimento. A gestão da informação tem um impacto concreto na competitividade de um sistema de produção.

34 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Dados x Informação Dado: fatos ou observações crus, normalmente sobre fenômenos físicos ou transações de negócios. Exemplo: Informação: são dados que foram convertidos em um contexto significativo e útil para usuários finais. Exemplo: A nossa empresa obteve lucro de no mês de janeiro.

35 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Componentes de um Sistema de Informação Todos os sistemas de informação utilizam: recursos humanos, de hardware, software, dados e recursos de rede para executar atividades de entrada, processamento, saída, armazenamento e controle que transforma recursos de dados em produtos de informação.

36 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Componentes de um Sistema de Informação Recursos Humanos: são necessárias pessoas para a operação de todos os sistemas de informação. Exemplo: especialistas de área, analistas de sistemas, programadores, operadores de computador e usuários finais.

37 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Componentes de um Sistema de Informação Recursos de Hardware: compreende todos os dispositivos físicos e equipamentos utilizados no processamento de informações. Especificamente, o conceito abrange não apenas máquinas como computadores e outros equipamentos, mas também todas as mídias de dados, ou seja, objetos tangíveis nos quais são registrados dados, desde folhas de papel até discos magnéticos. Exemplo: MÁQUINAS computadores, monitores de vídeo, impressoras etc. MÍDIAS disquetes, fita magnética, etc.

38 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Componentes de um Sistema de Informação Recursos de Software: conjuntos de instruções de processamento da informação. Incluem-se nesse conceito genérico de software os chamados programas que dirigem e controlam o hardware. Exemplo: PROGRAMAS programas de sistemas operacionais, de planilhas eletrônicas, de processamento de texto, etc.

39 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Componentes de um Sistema de Informação Recursos de Dados: dados constituem um valioso recurso organizacional, dessa forma deve-se encará-los como recursos de dados que devem ser efetivamente administrados para beneficiar todos os usuários finais de uma organização. Exemplo: Nomes, quantidades e valores monetários registrados em formulários de vendas representam dados sobre transações de vendas.

40 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Componentes de um Sistema de Informação Recursos de Rede: redes de telecomunicações como internet, intranets e extranets tornaram-se essenciais ao sucesso de operações de todos os tipos de organizações e de seus sistemas de informação computadorizados. Exemplo: MEIOS DE COMUNICAÇÃO fio de par trançado, cabo coaxial, fibra ótica, etc. HARDWARE E SOFTWARE modem, sistemas operacionais, etc.

41 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Atividades dos Sistemas de Informação Entrada: normalmente apresenta-se na forma de atividades de registro de dados, como gravação e edição. Exemplo: Cadastro de dados sobre transações de venda Processamento: essa atividade organiza, analisa e manipula dados, convertendo-os em informação para os usuários finais. Exemplo: Total de Vendas Total de Despesas = Lucro. Saída: A informação é transmitida de várias formas para os usuários finais e colocadas à disposição deles na atividade de saída. Exemplo: mensagens, relatórios, imagens gráficas.

42 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Atividades dos Sistemas de Informação Armazenamento: é a atividade na qual os dados e informações são guardadas de forma organizada para uso posterior. Exemplo: Banco de Dados.

43 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Atividades dos Sistemas de Informação Controle: Uma importante atividade dos sistemas de informação é o controle de seu desempenho. Um sistema de informação deve produzir feedback sobre suas atividades de entrada, processamento, saída e armazenamento. Esse feedback deve ser monitorado e avaliado para determinar se o sistema está atendendo aos padrões de desempenho estabelecidos. Em seguida, as atividades do sistema devem ser ajustadas de forma que os produtos de informação sejam devidamente produzidos para usuários finais.

44 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Atividades dos Sistemas de Informação Exemplo: Um gerente pode descobrir, por exemplo, que os subtotais em um relatório de vendas não estão sendo somados ao seu total. Isso pode significar que a entrada de dados ou procedimentos de processamento precisam ser corrigidos.

45 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Qualidade da Informação Define os atributos que devem estar presentes em produtos de informação de alta qualidade. Prontidão Aceitação Freqüência Período DIMENSÃO TEMPO A informação deve ser fornecida quando for necessária Deve estar atualizada quando for fornecida Deve ser fornecida tantas vezes quantas forem necessárias Deve ser fornecida sobre períodos passados, presente e futuros

46 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Qualidade da Informação Precisão Relevância Integridade Concisão Amplitude Desempenho DIMENSÃO CONTEÚDO Isenta de erros Deve estar relacionada às necessidades de informação de um receptor específico para uma situação específica Deve ser fornecida quando necessária Apenas a informação que for necessária deve ser fornecida Pode ter um alcance amplo ou estreito, ou um foco interno ou externo Pode revelar desempenho pela mensuração das atividades concluídas, do progresso realizado ou dos recursos acumulados

47 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Qualidade da Informação Clareza Detatlhe Ordem Apresentação Mídia DIMENSAO FORMA Deve ser fornecida de forma fácil de compreender Em forma detalhada ou resumida Organizada em uma seqüência pré-determinada Em forma narrativa, numérica, gráfica ou outras Na forma de documentos em papel impresso, monitores de vídeo ou outras mídias.

48 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONCEITO DE SISTEMAS CONHECIMENTO Aumento do valor agregado INFORMAÇÕES DADOS

49 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONCEITO DE SISTEMAS O computador produz conhecimento?

50 Com uso das novas tecnologias, além de gerar informações, o Engenheiro de Produção é responsável pela: Gestão, análise e interpretação. Deve estar apto a dar explicações sobre os relatórios gerados pelos sistemas informatizados. Softwares apenas processamos dados. Cabe ao Engenheiro de Produção a responsabilidade sobre as informações apresentadas. Com isso a profissão passa a ser mais valorizada, pois o Engenheiro de Produção passa a ser visto dentro das empresas como um gerenciador de informações.

51 O MODELO DE SISTEMA VIÁVEL - MSV Sistema viável é: Um sistema capaz de existir independentemente. A existência independente, lhe possibilita uma certa autonomia. Uma organização não vive num vácuo: Não existe sem um ambiente externo que a influencie.

52 O MODELO DE SISTEMA VIÁVEL - MSV É composto por 5 subsistemas: Subsistema 1: ("operação") identificado com o sistema operacional da organização, compreende todas as unidades operacionais dotadas de autonomia (relativa) e podendo ser tomado como objeto de análise pelo VSM isoladamente. Subsistema 2: ("coordenação") funcionalmente representa uma instância que assegura harmonização entre a operação e os objetivos dos subsistemas componentes do subsistema 1, absorvendo a variedade e as oscilações não controladas.

53 O MODELO DE SISTEMA VIÁVEL - MSV É composto por 5 subsistemas: Subsistema 3: ("controle") possui, como atividade alvo, função de monitoramento das operações, tendo, por responsabilidade, a definição e o reconhecimento de sinais indicadores do desempenho interno e, desse modo, assumindo, como atribuição compartilhada com o subsistema 2, a preservação da estabilidade interna da organização. Subsistema 4: ("inteligência") conjuga duas atribuições principais: sua função é garantir o fluxo de informações entre os sistemas, particularmente entre o subsistema 5 e os demais, e capturar da organização, e para a organização, as informações e dados relevantes para o ambiente, disponibilizando-os adequadamente.

54 O MODELO DE SISTEMA VIÁVEL - MSV É composto por 5 subsistemas: Subsistema 5: ("estratégia") formula políticas e define estratégias a partir da compreensão e análise recursiva, nível a nível, da organização e de sua interação com o ambiente, por meio das informações disponíveis, oferecidas basicamente pelos subsistemas 3 e 4.

55 O MODELO DE SISTEMA VIÁVEL - MSV Níveis de Gerenciamento de uma empresa: nível operacional: a eficiência econômica (ou particularmente a lucratividade); nível estratégico: a capacidade cooperativa e competitiva da organização; nível normativo: legitimidade, definida como o potencial de atendimento das necessidades e reivindicações dos indivíduos que compõem a organização.

56 O MODELO DE SISTEMA VIÁVEL - MSV Apoio a vantagem estratégica Apoio a tomada de decisão gerencial Apoio as operações

57 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS - Vantagens Melhoria na tomada de decisões, por meio do fornecimento de informações mais rápidas e precisas; Estímulo de maior interação entre os tomadores de decisão; Carga de trabalho reduzida; Redução de custos operacionais; Melhoria na estrutura organizacional, por facilitar o fluxo de informações;

58 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS - Vantagens Redução da mão-de-obra burocrática; Aperfeiçoamento nos sistemas, eficiência, eficácia, efetividade, produtividade; Melhoria no acesso às informações, propiciando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço; Fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões;

59 1950 a a a 1980 TENDÊNCIAS DO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Os papéis atribuídos à função dos sistemas de informação têm sido significativamente ampliados no curso dos anos. Processamento de Dados Relatório Administrativo Apoio à Decisão - Processamento de transações, - manutenção de registros, - contabilidade - usuários finais gerenciais relatórios administrativos pré-definidos que dariam aos gerentes a informação de que necessitavam para fins de tomada de decisão. - Apoio ad hoc ao processo de decisão, - tipos específicos de problemas no mundo concreto.

60 1980 a a a 1990 TENDÊNCIAS DO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1980 a Apoio Usuário Final e à Estratégia - usuários finais poderiam usar seus próprios recursos de computação esperar pelo apoio indireto de departamentos. Sistemas de Informação Executiva (EIS) Sistemas Especialistas (ES) Sistemas de Informação Estratégica (SIS) - propiciar aos altos executivos uma maneira fácil de obter as informações críticas. Elaborar nos formatos por eles preferidos. - Servir como consultores para conselho especializado em áreas temáticas limitadas. - Componente integrante dos processos. Produtos e serviços empresariais que ajudam uma empresa a conquistar uma vantagem competitiva

61 TENDÊNCIAS DO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1991 em diante - Conexão em Rede Empresarial e Global Informações interconectadas Rápido crescimento da Internet, intranets, extranets; Revolução da computação entre organizações, empresa e usuário final. Comunicações e a colaboração que apoia as operações. As empresas estão se tornando empreendimentos de e-business. Internet, intranets, e extranets - principal infraestrutura de tecnologia da informação como apoio ás operações das organizações.

62 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Nenhum sistema sozinho rege todas as atividades de uma empresa inteira As empresas têm diferentes tipos de sistema de informação para enfocar diferentes tipos de problemas e diferentes funções dentro da organização. As empresas possuem diversos sistemas especializados.

63 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Os principais sistemas especializados são: Sistemas de Fabricação e Produção/Serviço Sistemas de Recursos Humanos Conhecimento Sistemas de Finanças e Contabilidade Sistemas de Vendas e Marketing

64 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Os sistemas são também classificados pelo tipo de problema que gerenciam. Problemas Estratégicos Problemas Táticos Problemas Operacionais

65 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas em nível estratégico: Sistemas de Apoio aos Executivos. Utilizados pelo gerente sênior ou outro profissional com autoridade e poder de decisão. Solucionam problemas claramente estratégicos que são aqueles que envolvem questões de objetivos da organização.

66 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas em nível tático: Sistemas Informação Gerencial e o Sistema de Apoio à Decisão Atendem às atividades de monitoração, controle, tomada de decisões e procedimentos de gerentes médios. Envolvem questões de como atingir objetivos e como avaliar o processo de atingimento dos objetivos. Esses problemas estão dentro da área gerencial intermediária e envolvem o desenvolvimento de sistemas táticos ou de suporte gerencial.

67 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas em nível tático: Os sistemas táticos podem ser aplicados em situações como: Acompanhamento de vendas para ver se as metas anuais ou mensais foram atingidas; Revisão de orçamentos para assegurar que a firma não está desperdiçando recursos.

68 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistema em nível operacional: Sistemas de processamento de transações Usados para resolver problemas relacionados a operação, serviço e produção. Problemas na esfera de ação dos funcionários técnicos, de produção, serviços e operacionais. Envolvem o monitoramento das atividades diárias.

69 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistema em nível operacional: Responde perguntas como: Com que velocidade as máquinas devem se operadas? Como as cartas atuais devem ser produzidas? Quantos pedidos foram expedidos hoje?

70 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Encontramos outas classificações dos sistemas relacionadas com o contexto empresarial. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de apoio as operações Sistemas de Apoio Gerencial Sistemas de Processamento de Transações Sistemas de Controle de Processos Sistemas de Colaborativos Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas de Informação Executiva

71 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Apoio à Vantagem Estratégica Apoio à Tomada de Decisão Apoio as Operações

72 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de apoio às Operações Produzem uma diversidade de informações para utilização interna e externa. Principais focos: Processamento de transações; Controle de processos industriais; Apoio às comunicações ; A atualização de banco de dados da empresa. Não enfatizam a produção de informações específicas que podem ser utilizadas pelos gerentes.

73 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de apoio às Operações Sistemas de Processamento de Transações Uma transação é qualquer troca relacionada com negócios, pagamento a empregados, vendas a clientes e pagamento a fornecedores. O principal objetivo é responder as questões de rotinas e atender o fluxo de transações através da organização. São os principais fornecedores de informações para os SIG

74 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de apoio às Operações Sistemas de Processamento de Transações Existem 2 métodos de processamento para os SPT: Processamento em lotes (Batch): as transações são acumuladas por um certo período de tempo e periodicamente processadas. Processamento em tempo real (on-line): as transações ou dados são processados depois da ocorrência de uma transação.

75 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de apoio às Operações Sistemas de Processamento de Transações Horas de Trabalho Semanais Processamento Saída Entradas Contra - Cheque Taxas de Pagamento

76 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de apoio às Operações Sistemas de Processamento de Transações Ex.: Processamento de pedidos Fatura Controle de Estoques Contas a pagar Contas a receber Compras Recebimento Expedição Folha de pagamento Contabilidade Geral

77 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de apoio às Operações Sistemas de Controle de Processo Monitoram e controlam processos físicos. Efetuados continuamente os processos envolvidos e, se necessário, realizam ajustes em tempo real. Ocorre em empresas que produzem um produto ou serviço onde existe a necessidade de um controle rígido dos processos envolvidos.

78 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de apoio às Operações Sistemas de Controle de Processo Ex.: Produção siderúrgica, Produção de combustíveis e gases, Produção de produtos químicos, Fabricação de veículos, Produção de energia, Controle de tráfego aéreo.

79 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de apoio às Operações Sistemas Colaborativos Aumentam a comunicação e a produtividade de equipes e/ou grupos de trabalhos. Sistemas que permitem a interação entre indivíduos e grupos, para realizar alguma coisa; Fornece ferramentas para nos ajudar a colaborar; Para comunicar ideias, compartilhar recursos e coordenar nossos esforços de trabalho cooperativos; Utilizados em processos formais e informais.

80 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de apoio às Operações Sistemas Colaborativos Baseia-se no desenvolvimento de Groupware. Groupware - um conjunto de softwares, dispositivos e procedimentos que permite a múltiplos usuários compartilharem informações entre si e a trabalharem juntos em múltiplos projetos.

81 Groupware TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Ferramentas para comunicação conferência Sistemas eletrônica de apoio eletrônica às Operações Sistemas Colaborativos Correio Eletrônico Ferramentas para Conferência por dados Ferramentas para Administração de trabalho Agendamento e Programação Correio de Voz Conferência por voz Administração de Atividades e Projetos Editoração de página na rede Videoconferência Sistemas de fluxo de trabalho Telefone Fóruns Compartilhamento de documentos Internet Chat Administração do Conhecimento Sistemas de Reunião eletrônica

82 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Apoio Gerencial Fornecem informações e contribuem no processo de tomada de decisões. Podem ser direcionados a todos os níveis de gerência (altos executivos, gerentes de nível médio e supervisores).

83 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Apoio Gerencial Sistemas de Informação Gerencial Fornecem uma diversidade de informações predefinidas especificadas (normalmente relatórios) e exibições em vídeo para a administração que podem ser utilizadas para ajudá-los a tomar tipos estruturados mais eficazes de decisões diárias. Resume e apresenta operações e dados básicos periodicamente.

84 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Apoio Gerencial Sistemas de Informação Gerencial SI Gerenciamento de Marketing SI Gerenciamento Financeiro Banco de Dados SI Gerenciamento de Produção SI Outros Gerenciamento

85 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Apoio Gerencial Sistemas de Informação Gerencial Ex.: Relatórios programados; Relatório de exceção; Informes e respostas por solicitação; Histórico através de acessos on-line; Análise de Vendas.

86 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Apoio Gerencial Sistemas de Apoio à Decisão Fornecem suporte computacional direto ao nível de gerencia durante o processo decisório. Normalmente tratam-se de decisões não usuais, mas as possibilita com rapidez e antecedência a fim de solucionar problemas não predefinido. Têm maior poder analítico que os outros sistemas, construídos em diversos modelos para analisar e armazenar dados e tomar decisões diárias.

87 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Apoio Gerencial Sistemas de Apoio à Decisão Utiliza grandes volumes de informação. Utiliza fontes diferentes de informação. Possibilita simulações.

88 Gerador SAD Base de Modelo Banco de Dados Interface com Usuário

89 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Apoio Gerencial Sistemas de Apoio à Decisão Ex.: Mineração de Dados; Sistemas OLAP (On-line Analytical Processing); Diagnósticos médicos; Preparo do solo para plantio; Uso na meteorologia; Produção de aviões; Controle de irrigação de um solo.

90 Fator Tipo de Problema Usuário Apoio Ênfase TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SIG: Problema estruturado SAD: Problema não estruturado SIG: Comparação Apoio a toda entre organização SIG e SAD Comparação SAD: Apoio a pequenos grupos da organização SIG: Nem sempre apoia todas as fases e pode substituir o tomador de decisão através de decisões automáticas SAD: Apoia em todas as fases de decisão e não substitui o tomador de decisão SIG: Enfatiza a informação SAD: Enfatiza decisões reais Abordagem Sistema Velocidade Saída Desenvolvimento SIG: Sistema de apoio indireto que utiliza relatórios produzidos regularmente SAD: Sistema de apoio direto: relatórios interativos na tela do computador SIG: Sistemas que fornecem como saída relatórios impressos periódicos SAD: Sistema conectado on-line, possibilitando respostas imediatas SIG: Menos veloz que o SAD SAD: Respostas mais rápidas ao usuário SIG: Relatórios e documentos impressos SAD: Relatórios na tela e impressos SIG: Participação menor do usuário SAD: Usuário diretamente envolvido.

91 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Apoio Gerencial Sistemas de Informação Executiva Fornecem informação crítica de fácil visualização para uma multiplicidade de gestores. São dirigidos à alta gerência permitindo que estes acessem informações relevantes para controlar os fatores críticos de sucesso. Combinam muitas características dos sistemas de informação gerencial e dos sistemas de apoio à decisão. Acumula dados de uma variedade de fontes internas e externas e distribui a informação, oportuna e pertinente.

92 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Apoio Gerencial Sistemas de Informação Executiva Utiliza tecnologia avançada para a elaboração de gráficos e relatórios; Baixa capacidade analítica. Ex.: Data Warehousing; Cubo de Decisão; Business Intelligence (BI);

93 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA A necessidade de maior assertividade e agilidade da Gestão trouxe novas perspectivas para os Sistemas de Informação. O desenvolvimento de softwares que ofereceu suporte a novas formas de Gestão. Ao longo dos anos 90, desenvolveu-se diversas linhas de softwares que viabilizavam processos interdepartamentais. Permitiam que a gestão das atividades organizacionais ocorresse de forma integrada e em todos os níveis decisórios. Estes sistemas foram denominados de Sistemas de Gestão Integrada.

94 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA SCM - Supply Chain Management Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Estende a coordenação dos fluxos de materiais e de informações dos fornecedores ao cliente final. Pode proporcionar várias maneiras de se obter o aumento da produtividade. redução de custos, formas de agregar valor aos produtos. Como? Redução de estoques, Racionalização de transportes, e Eliminação de desperdícios

95 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA

96 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA SCM - Supply Chain Management SCM integra as informações: de todos os fornecedores, informações para verificação dos processos internos (fabricação e despacho), Gera dois fluxos principais: de materiais e financeiro.

97 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA SCM - Supply Chain Management Fluxo de materiais Configuração do produto, conforme os requisitos do consumidor, saem dos sub-fornecedores os componentes, embalagens, etc., agregam valor conforme vão passando pelos participantes dos canais de distribuição até chegar ao consumidor final.

98 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA SCM - Supply Chain Management Fluxo financeiro Começa com a aquisição de componentes, pelo fornecedor, Fabricação do produto e vai até a aquisição do produto pelo consumidor, Passando pelos canais de distribuição necessários.

99 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA SCM - Supply Chain Management SCM ajudam a: Decidir o que e quando produzir, estocar e transportar; Comunicar pedidos rapidamente; Acompanhar o andamento dos pedidos; Verificar a disponibilidade e monitorar os níveis de estoque; Reduzir custos de estoque, transporte e armazenamento; Planejar a produção com base na demanda real.

100 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA CRM - Customer Relationship Management O que é? É uma estratégia de negócios voltada ao entendimento e à antecipação das necessidades dos clientes atuais e potenciais de uma empresa.

101 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA CRM - Customer Relationship Management O que é? Do ponto de vista tecnológico, Significa capturar os dados do cliente ao longo de toda a empresa, Consolidar todos os dados capturados interna e externamente em um banco de dados central, Analisar os dados consolidados, Distribuir os resultados dessa análise aos vários pontos de contato com cliente e Usar essa informação ao interagir com o cliente através de qualquer ponto de contato com a empresa.

102 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA CRM - Customer Relationship Management CRM está ligado aos princípios do Marketing de Relacionamento CRM se divide em estágios evolutivos dentro da implantação do software, sendo eles: Operacional, Analítico e Colaborativo.

103 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA CRM - Customer Relationship Management

104 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA CRM - Customer Relationship Management

105 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA CRM - Customer Relationship Management O estágio operacional: Trata da forma como a TI será aplicada para ajudar a melhorar a relação que existe entre o cliente e a empresa. A partir desse apoio, esta poderá vir a melhorar o atendimento ao cliente.

106 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA CRM - Customer Relationship Management O estágio analítico: Conjunto de aplicativos de análise que auxiliam na previsão, medição e otimização do relacionamento com os clientes. Toda essa tecnologia serve para identificar o cliente que é mais atrativo para a organização e, a partir dessas informações, torna-se possível acompanhar os seus hábitos, para poder saber o que oferecer, e assim atingir a sua satisfação e fidelidade.

107 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA CRM - Customer Relationship Management O estágio colaborativo: Possui a característica de ser utilizado em um ambiente web, que facilita, através da internet, a integração entre aplicações internas e externas atendendo às demandas dos clientes e agilizando a transação e a interação do cliente com a empresa.

108 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA ERP - Enterprise Resource Planning Sistema de Planejamento de Recursos Empresariais: Categoria de Sistema de Informação que visa integrar e padronizar os: processos internos e relações externas da organização envolvendo transações com: fornecedores, parceiros e Clientes.

109 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA ERP - Enterprise Resource Planning A adoção de um ERP afeta a empresa em todas suas dimensões: Culturais, Organizacionais e/ou Tecnológicas.

110 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA ERP - Enterprise Resource Planning Esses sistemas controlam toda a empresa: Da produção às finanças, registrando e processando cada fato novo na engrenagem corporativa e distribuindo a informação de maneira clara e segura, em tempo real.

111 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA ERP - Enterprise Resource Planning Mais do que uma mudança de tecnologia, a adoção desses sistemas implica em um processo de mudança organizacional.

112 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA ERP - Enterprise Resource Planning Estágios de evolução do ERP na Empresa: 1) Sem ERP Situação inicial onde não existe sequer a concepção daquele sistema na organização; 2) Sistemas não integrados A organização conta com sistemas de informática com potencial de integração; 3) ERP parcial ou não integrado A organização já conta com um ERP que possui alguns módulos integrados: por exemplo, materiais e produção são integrados, mas o financeiro ainda não;

113 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA ERP - Enterprise Resource Planning Estágios de evolução do ERP na Empresa: 4) Unidades de negócio usando ERP A matriz e as filiais utilizam o ERP, mas não há integração entre estas unidades; e 5) Empresa totalmente integrada por ERP As áreas funcionais e as unidades de negócio compartilham integralmente toda a base de dados.

114 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA ERP - Enterprise Resource Planning Componentes do ERP: A abordagem do ERP para o usuário final é integrada e orientada a processo, contudo as áreas de negócio que são abrangidas por este sistema formam módulos de software especializados, sejam eles:

115 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA ERP - Enterprise Resource Planning Componentes do ERP: Manufatura planejamento e controle do processo produtivo; Finanças acompanhamento, previsão das receitas e custos da empresa; Logística gestão dos recursos materiais e integração com fornecedores; Marketing e Vendas desenvolvimento de relacionamento com cliente; e Recursos Humanos gerenciamento dos recursos pessoais para fins de produção.

116 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA ERP - Enterprise Resource Planning Finanças e Contabilidade Project Management Recursos Humanos ERP Customer Relationship Management Manufacturing Supply Chain Management

117 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA ERP - Enterprise Resource Planning

118 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA ERP - Enterprise Resource Planning Critérios para selecionar-se um software ERP Processos de Negócio: o sistema deve suportar todos os processos do negócio; Integração de Componentes: o sistema deve ser altamente integrável entre seus componentes; Flexibilidade: o software deve ser ajustável às necessidades da empresa;

119 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA ERP - Enterprise Resource Planning Critérios para selecionar-se um software ERP Conectividade com a Internet: o ERP deve conter um componente que integre o sistema aos negócios on-line da organização, tornando-o seguro e executável; Suporte Multi-Site: necessitam ser suportados o planejamento global e local, bem como as facilidades de controle;

120 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA ERP - Enterprise Resource Planning Critérios para selecionar-se um software ERP Implementação / Implantação Rápida: espera-se com essa rapidez reduzir a espera do retorno de investimento (ROI); e Facilidade de Uso: sendo o mesmo gerenciado e manuseado por pessoas não-técnicas.

121 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA ERP - Enterprise Resource Planning Caracterização do ERP Auxilia a tomada de decisão; Atende as atividades operacionais; Atende todas as áreas da empresa; Possibilita maior controle sobre as operações; Possibilita a obtenção das informações em tempo real;

122 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA ERP - Enterprise Resource Planning Caracterização do ERP Permite a integração das áreas da empresa; Possui modelos de referência; É um sistema genérico; Oferece suporte ao planejamento estratégico; Suporta a necessidade de informação das áreas; Apoia as operações da empresa; É uma ferramenta de mudança organizacional; e Orienta para processos.

123 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA e-business Forma: Segura; Flexível e Integrada Fornece um valor diferenciado na gestão administrativa pela combinação de sistemas e processos para a administração e funcionamento de operações centrais, de forma simples e eficiente, alavancada pela aplicação de tecnologia da Internet.

124 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA e-business Negócios realizados utilizando meios eletrônicos Geralmente Internet Sentido mais amplo da palavra negócio

125 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA e-business Esse conceito implementado na empresa torna-se elemento de competitividade. Permitir rapidez na troca de informações, Reflete positivamente a imagem da empresa para os clientes, Busca eficiência na comunicação com os integrantes do processo e, Pode integrar a tecnologia com as estratégias de negócio.

126 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA e-business A principal ideia do e-business é colocar os processos de negócios da empresa disponíveis na internet para os demais integrantes da cadeia produtiva; Por isso o e, que significa em meio eletrônico.

127 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA e-business E-Business não pode ser confundido com e-commerce (comércio eletrônico), E-Commerce trata apenas de uma das faces do e- Business. E-Commerce é a comercialização de produtos e serviços no ambiente internet.

128 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA e-business E-Business vai além do e-commerce, pois deve garantir que todo o restante das transações de back-office também ocorrerá em um meio compartilhado denominado, normalmente a intranet.

129 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA e-business Uma vez incorporadas, essas mudanças tornam-se irreversíveis afetando principalmente as seguintes atividades: Compra de matérias-primas e insumos: o cliente terá, de forma integrada e transparente, a possibilidade de comprar o que for necessário dos fornecedores e empresas auxiliares;

130 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA e-business Automação dos processos de relacionamento entre os parceiros: o e-business será o centro de informações para as empresas envolvidas no processo, podendo reduzir a burocracia e aumentar a confiabilidade das informações; Gerenciamento do estoque de parceiros: é possível obter informações precisas sobre o estoque dos parceiros e providenciar reposições conforme o planejamento das demandas; e Atendimento direto ao cliente: o e-business propicia interação on-line.

131 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA e-business Visão geral da arquitetura para e-business.

132

133 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA e-business Categorias: E-AUCTIONING Leilões Digitais E-BANKING Bancos E-COMMERCE Venda de produtos pela Internet. E-DIRECTORIES Listas Telefônicas

134 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA e-business E-ENGINEERING Ferramentas de desenvolvimento simultâneo na área das Engenharias E-FRANCHISING Franquias de determinadas marcas Parceiros etc. E-LEARNING Aprendizado pela Internet E-TRADING Conhecido como E-brokering, oferece os preços das ações em tempo real para todas as mesas em todas as partes do mundo.

135 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA e-business E-MARKETING Inovação Marketing um-a-um E-GAMBLING Jogos pela Internet E-PROCUREMENT Solução para a gestão de compras. A solução é desenvolvida para automatizar e unificar o processo de compra das empresas, desde a solicitação até o pagamento aos fornecedores. E-RECRUITING Recrutar candidatos a vagas de emprego.

136 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA e-business Vantagens na adoção: Fonte de ideias para melhorar a competitividade das empresas; Melhoria de processos; Redução de custos de atividade; Fornecimento de soluções inovadoras; Apresenta novos desafios á organização; Soluções mais rápidas; Muda a forma como os clientes se relacionam com a organização; Permite prazos de produção mais curtos; Reduz estoques; Diminui custos logísticos; Aumenta os canais de comercialização / distribuição; Alarga o mercado alvo e potencial da organização; Incremento da eficiência; Melhoria dos resultados.

137 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA Estatísticas do e-commerce

138

139

140

141

142

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 02 ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN CAPÍTULO 01 continuação Páginas 03 à 25 1 COMPONENTES DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO Especialistas

Leia mais

Sistema. Atividades. Sistema de informações. Tipos de sistemas de informação. Everson Santos Araujo everson@everson.com.br

Sistema. Atividades. Sistema de informações. Tipos de sistemas de informação. Everson Santos Araujo everson@everson.com.br Sistema Tipos de sistemas de informação Everson Santos Araujo everson@everson.com.br Um sistema pode ser definido como um complexo de elementos em interação (Ludwig Von Bertalanffy) sistema é um conjunto

Leia mais

Visão Geral dos Sistemas de Informação

Visão Geral dos Sistemas de Informação Visão Geral dos Sistemas de Informação Existem muitos tipos de sistemas de informação no mundo real. Todos eles utilizam recursos de hardware, software, rede e pessoas para transformar os recursos de dados

Leia mais

Sistemas de Informação Empresarial. Gerencial

Sistemas de Informação Empresarial. Gerencial Sistemas de Informação Empresarial SIG Sistemas de Informação Gerencial Visão Integrada do Papel dos SI s na Empresa [ Problema Organizacional ] [ Nível Organizacional ] Estratégico SAD Gerência sênior

Leia mais

Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais

Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais Capítulo 3: Sistemas de Apoio Gerenciais Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais Objetivos do Capítulo Explicar como os SI empresariais podem apoiar as necessidades de informação de executivos,

Leia mais

Sistemas Empresariais. Capítulo 3: Sistemas de Negócios. Colaboração SPT SIG

Sistemas Empresariais. Capítulo 3: Sistemas de Negócios. Colaboração SPT SIG Capítulo 3: Sistemas de Negócios Colaboração SPT SIG Objetivos do Capítulo Explicar como os SI empresariais podem apoiar as necessidades de informação de executivos, gerentes e profissionais de empresas.

Leia mais

Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informações gerencias, editora Pearson, 2010. Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informação, editora LTC, 1999

Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informações gerencias, editora Pearson, 2010. Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informação, editora LTC, 1999 FSI capítulo 2 Referências bibliográficas: Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informações gerencias, editora Pearson, 2010 Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informação, editora LTC, 1999 Porter M., Competitive

Leia mais

Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento. Coletar informação; e Identificar as direções.

Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento. Coletar informação; e Identificar as direções. Revisão 1 Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento Coletar informação; e Identificar as direções. Precisa; Clara; Econômica; Flexível; Confiável; Dirigida; Simples; Rápida;

Leia mais

Classificação dos Sistemas de Informação

Classificação dos Sistemas de Informação Sistemas de Informação Classificação dos Sistemas de Informação O que veremos? Estaremos examinando o tipo de sistema de informação Gerencial. Veremos também, outras classificações dos sistemas de informação.

Leia mais

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.1 2007 by Prentice Hall OBJETIVOS DE ESTUDO Identificar e descrever as principais características das empresas que são importantes

Leia mais

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Material de Apoio Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações.

Leia mais

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014.

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Leia mais

Conceitos ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Comunicação; Formas de escritas; Processo de contagem primitivo;

Conceitos ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Comunicação; Formas de escritas; Processo de contagem primitivo; Conceitos Comunicação; Formas de escritas; Bacharel Rosélio Marcos Santana Processo de contagem primitivo; roseliomarcos@yahoo.com.br Inicio do primitivo processamento de dados do homem. ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 1: Fundamentos dos SI. Resposta do Exercício 1

Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 1: Fundamentos dos SI. Resposta do Exercício 1 Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 1: Fundamentos dos SI Resposta do Exercício 1 Fundação Getúlio Vargas Leia o texto e responda o seguinte: a) identifique os recursos de: Hardware: microcomputadores,

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Pirâmide da Gestão Profª. Kelly Hannel Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Diferentes tipos de SIs que atendem diversos níveis organizacionais Sistemas do nível operacional: dão suporte a gerentes operacionais

Leia mais

Prof. JUBRAN. Aula 1 - Conceitos Básicos de Sistemas de Informação

Prof. JUBRAN. Aula 1 - Conceitos Básicos de Sistemas de Informação Prof. JUBRAN Aula 1 - Conceitos Básicos de Sistemas de Informação Conhecimento em Sistemas de Informação Os filósofos tentam há séculos definir dados ou fatores, informação e conhecimento. Seus resultados

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informações: Exercício 1

Fundamentos de Sistemas de Informações: Exercício 1 Fundamentos de Sistemas de Informações: Exercício 1 Fundação Getúlio Vargas Estudantes na Escola de Administração da FGV utilizam seu laboratório de informática, onde os microcomputadores estão em rede

Leia mais

Classificações dos SIs

Classificações dos SIs Classificações dos SIs Sandro da Silva dos Santos sandro.silva@sociesc.com.br Classificações dos SIs Classificações dos sistemas de informação Diversos tipo de classificações Por amplitude de suporte Por

Leia mais

1: FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

1: FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES 1: FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES 1 Os sistemas de informação (SI) utilizam hardware, software, redes de telecomunicações, técnicas de administração de dados computadorizadas e outras formas de

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CORPORATIVA

SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CORPORATIVA SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CORPORATIVA SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÕES Um Sistema de Informação não precisa ter essencialmente

Leia mais

Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação

Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação Janniele Aparecida Conceitos Sistema de Informação Conjunto de componentes interrelacionados que coletam (ou recuperam), processam e armazenam e distribuem

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA 1 OBJETIVOS 1. Quais são as principais aplicações de sistemas na empresa? Que papel eles desempenham? 2. Como os sistemas de informação apóiam as principais funções empresariais:

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br Princípios da Teoria de Sistemas 1 Grupos diferentes dentro de uma organização necessitam

Leia mais

SISTEMAS DE NEGÓCIOS. a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS

SISTEMAS DE NEGÓCIOS. a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS 1 SISTEMAS DE NEGÓCIOS a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS 1. COLABORAÇÃO NAS EMPRESAS Os sistemas colaborativos nas empresas nos oferecem ferramentas para nos ajudar a colaborar, comunicando idéias, compartilhando

Leia mais

Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel e alternativas de

Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel e alternativas de 1 Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel e alternativas de relatórios dos sistemas de informação gerencial. Descrever

Leia mais

Por que estudar sistemas de informação?

Por que estudar sistemas de informação? Por que estudar sistemas de informação? Por que estudar sistemas de informação? Isto é o mesmo que perguntar por que alguém deve estudar contabilidade, finanças, as, marketing, RH ou qualquer outra grande

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS O PODER DA INFORMAÇÃO Tem PODER quem toma DECISÃO Toma DECISÃO correta quem tem SABEDORIA Tem SABEDORIA quem usa CONHECIMENTO Tem CONHECIMENTO quem possui INFORMAÇÃO (Sem

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani Planejamento Estratégico de TI Prof.: Fernando Ascani BI Business Intelligence A inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

Anderson L. S. Moreira

Anderson L. S. Moreira Tecnologia da Informação Aula 11 Sistemas de E-business Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@ifpe.edu.br Instituto Federal de Pernambuco Recife PE Esta apresentação está sob licença Creative Commons

Leia mais

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor Gestão e Governança de TI Modelo de Governança em TI Prof. Marcel Santos Silva PMI (2013), a gestão de portfólio é: uma coleção de projetos e/ou programas e outros trabalhos que são agrupados para facilitar

Leia mais

ANALISE DE SISTEMAS. Gabriela Trevisan

ANALISE DE SISTEMAS. Gabriela Trevisan ANALISE DE SISTEMAS Gabriela Trevisan O que é o Analista? Estuda processos a fim de encontrar o melhor caminho racional para que a informação possa ser processada. Estuda os diversos sistemas existentes

Leia mais

Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso

Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso 1. Muitas organizações estão utilizando tecnologia da informação para desenvolver sistemas

Leia mais

APLICATIVOS CORPORATIVOS

APLICATIVOS CORPORATIVOS Sistema de Informação e Tecnologia FEQ 0411 Prof Luciel Henrique de Oliveira luciel@uol.com.br Capítulo 3 APLICATIVOS CORPORATIVOS PRADO, Edmir P.V.; SOUZA, Cesar A. de. (org). Fundamentos de Sistemas

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA 1 OBJETIVOS 1. O que os administradores precisam saber sobre organizações para montar e usar sistemas de informação com sucesso? 2. Que

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL 2015 Sabemos que as empresas atualmente utilizam uma variedade muito grande de sistemas de informação. Se você analisar qualquer empresa que conheça, constatará que existem

Leia mais

Engª de Produção Prof.: Jesiel Brito. Sistemas Integrados de Produção ERP. Enterprise Resources Planning

Engª de Produção Prof.: Jesiel Brito. Sistemas Integrados de Produção ERP. Enterprise Resources Planning ERP Enterprise Resources Planning A Era da Informação - TI GRI Information Resource Management -Informação Modo organizado do conhecimento para ser usado na gestão das empresas. - Sistemas de informação

Leia mais

Tecnologia da Informação e Comunicação. Douglas Farias Cordeiro

Tecnologia da Informação e Comunicação. Douglas Farias Cordeiro Tecnologia da Informação e Comunicação Douglas Farias Cordeiro Algumas coisas que vimos até aqui Qual a diferença entre as funções do analista e do projetista? Como funciona o ciclo de vida de um projeto

Leia mais

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica Ementários Disciplina: Gestão Estratégica Ementa: Os níveis e tipos de estratégias e sua formulação. O planejamento estratégico e a competitividade empresarial. Métodos de análise estratégica do ambiente

Leia mais

Sistemas de e-business. Objetivos do Capítulo

Sistemas de e-business. Objetivos do Capítulo Objetivos do Capítulo Identificar cada um dos sistemas de e-business interfuncionais abaixo e dar exemplos de como eles podem fornecer significativo valor para uma empresa, seus clientes e parceiros de

Leia mais

ERP ENTERPRISE RESOURCE PLANNING

ERP ENTERPRISE RESOURCE PLANNING INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CÂMPUS CANOAS ERP ENTERPRISE RESOURCE PLANNING RENAN ROLIM WALENCZUK Canoas, Agosto de 2014 SUMÁRIO 1 INTODUÇÃO...03 2 ERP (ENTERPRISE

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 PROSPERE NA NOVA ECONOMIA A SPEKTRUM SUPORTA A EXECUÇÃO DA SUA ESTRATÉGIA Para as empresas que buscam crescimento

Leia mais

ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação

ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação UNIFEI Universidade Federal de Itajubá Prof. Dr. Alexandre Ferreira de Pinho 1 Componentes de uma empresa Organizando uma empresa: funções empresariais básicas Funções

Leia mais

Sistemas Integrados ASI - II

Sistemas Integrados ASI - II Sistemas Integrados ASI - II SISTEMAS INTEGRADOS Uma organização de grande porte tem muitos tipos diferentes de Sistemas de Informação que apóiam diferentes funções, níveis organizacionais e processos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 05 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

Por existir diferentes níveis em uma organização, existem diferentes tipos de sistemas servindo cada nível organizacional

Por existir diferentes níveis em uma organização, existem diferentes tipos de sistemas servindo cada nível organizacional Por existir diferentes níveis em uma organização, existem diferentes tipos de sistemas servindo cada nível organizacional Fonte: Tipos de Sistemas de Informação (Laudon, 2003). Fonte: Tipos de Sistemas

Leia mais

Interatividade aliada a Análise de Negócios

Interatividade aliada a Análise de Negócios Interatividade aliada a Análise de Negócios Na era digital, a quase totalidade das organizações necessita da análise de seus negócios de forma ágil e segura - relatórios interativos, análise de gráficos,

Leia mais

Fundamentos do Sistema de Informação nas Empresas. Objetivos do Capítulo

Fundamentos do Sistema de Informação nas Empresas. Objetivos do Capítulo Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco áreas dos sistemas de informação que esses profissionais

Leia mais

Tecnologia da Informação Aula 3 Revolução dos SI

Tecnologia da Informação Aula 3 Revolução dos SI Tecnologia da Informação Aula 3 Revolução dos SI Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@ifpe.edu.br Instituto Federal de Pernambuco Recife - PE Visão Geral Desafios Empresariais Administração * Monitora

Leia mais

Identificar cada um dos sistemas de e-business interfuncionais abaixo e dar exemplos de como eles podem fornecer significativo valor para uma

Identificar cada um dos sistemas de e-business interfuncionais abaixo e dar exemplos de como eles podem fornecer significativo valor para uma 1 Identificar cada um dos sistemas de e-business interfuncionais abaixo e dar exemplos de como eles podem fornecer significativo valor para uma empresa, seus clientes e parceiros de negócios: de recursos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: SISTEMAS DA INFORMAÇÃO MISSÃO DO CURSO Os avanços da ciência, a melhoria dos processos produtivos e a abertura de mercado, são exemplos de fatores que contribuíram

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONCEITOS

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONCEITOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONCEITOS 1. Sabe-se que o conceito de Sistema de Informação envolve uma série de sistemas informatizados com diferentes características e aplicações, os quais, porém, têm em comum

Leia mais

Sistema de Informação Gerencial SIG

Sistema de Informação Gerencial SIG Sistema de Informação Gerencial SIG O SIG abrange a empresa Estratégico Tático Operacional Conceitos Básicos: DADO: Qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a compensação

Leia mais

RECONHECIMENTO DE ALGUNS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

RECONHECIMENTO DE ALGUNS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO WESLLEYMOURA@GMAIL.COM RECONHECIMENTO DE ALGUNS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ANÁLISE DE SISTEMAS ERP (Enterprise Resource Planning) Em sua essência, ERP é um sistema de gestão empresarial. Imagine que você tenha

Leia mais

Sistemas de Informação: tipos e características

Sistemas de Informação: tipos e características Sistemas de Informação: tipos e características Tipos de sistemas de informação. Os quatro tipos principais de sistemas de informação. Sistemas do ponto de vista de pessoal Sistemas de processamento de

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação I

Administração de Sistemas de Informação I Administração de Sistemas de Informação I Prof. Farinha Aula 04 Conceito Sistema de Informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo),

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Informação no contexto administrativo Graduação em Redes de Computadores Prof. Rodrigo W. Fonseca SENAC FACULDADEDETECNOLOGIA PELOTAS >SistemasdeInformação SENAC FACULDADEDETECNOLOGIA

Leia mais

Tecnologias e Sistemas de Informação

Tecnologias e Sistemas de Informação Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 02 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Mastermaq Softwares Há quase 20 anos no mercado, a Mastermaq está entre as maiores software houses do país e é especialista em soluções para Gestão

Leia mais

Engenharia de Produção: Grande Área e Diretrizes Curriculares

Engenharia de Produção: Grande Área e Diretrizes Curriculares ABEPRO Associação Brasileira de Engenharia de Produção Engenharia de Produção: Grande Área e Diretrizes Curriculares Documento elaborado nas reuniões do grupo de trabalho de graduação em Engenharia de

Leia mais

Sistemas de Informação. O uso de sistemas de informações como ferramentas de gestão

Sistemas de Informação. O uso de sistemas de informações como ferramentas de gestão Sistemas de Informação O uso de sistemas de informações como ferramentas de gestão Objetivos Impactos na gestão das empresas: Macro mudanças no ambiente Novas tecnologias de comunicação e informática Macro

Leia mais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de recursos empresariais O que é ERP Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

AULA 07. Tecnologia hoje nas empresas. Prof. André Luiz Silva de Moraes

AULA 07. Tecnologia hoje nas empresas. Prof. André Luiz Silva de Moraes 1 AULA 07 Tecnologia hoje nas empresas 2 Função de um gerente? Tomar decisões e definir políticas baseadas na informação a partir de dados gerados no seu trabalho diário Problema? Quantidade de dados Solução?

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA 2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA OBJETIVOS Quais são as principais aplicações de sistemas na empresa? Que papel eles desempenham? Como os sistemas de informação apóiam as principais funções empresariais:

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais (SIG)

Sistemas de Informação Gerenciais (SIG) Faculdade de Engenharia - Campus de Guaratinguetá Sistemas de Informação Gerenciais (SIG) Prof. José Roberto Dale Luche Unesp Um SISTEMA DE INFORMAÇÃO é um conjunto de componentes inter-relacionados, desenvolvidos

Leia mais

Professor: Disciplina:

Professor: Disciplina: Professor: Curso: Esp. Marcos Morais de Sousa marcosmoraisdesousa@gmail.com Sistemas de informação Disciplina: Introdução a SI 19/04 Recursos e Tecnologias dos Sistemas de Informação Turma: 01º semestre

Leia mais

Universidade de Brasília. Departamento de Ciência da Informação e Documentação. Prof a.:lillian Alvares

Universidade de Brasília. Departamento de Ciência da Informação e Documentação. Prof a.:lillian Alvares Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Prof a.:lillian Alvares Fóruns óu s/ Listas de discussão Espaços para discutir, homogeneizar e compartilhar informações, idéias

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

Módulo I - Aula 3 Tipos de Sistemas

Módulo I - Aula 3 Tipos de Sistemas Módulo I - Aula 3 Tipos de Sistemas Agora que você já conheceu algumas características dos Sistemas de Informação, nesta aula você vai aprender um pouco sobre tipos de sistemas. Você conhecerá a integração

Leia mais

ü Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação

ü Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação Nome e titulação do Coordenador: Coordenador: Prof. Wender A. Silva - Mestrado em Engenharia Elétrica (Ênfase em Processamento da Informação). Universidade

Leia mais

Tecnologia e Sistemas de Informações ERP e CRM

Tecnologia e Sistemas de Informações ERP e CRM Universidade Federal do Vale do São Francisco Tecnologia e Sistemas de Informações ERP e CRM Prof. Ricardo Argenton Ramos Aula 6 ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Empresarial

Leia mais

Governança de TI Funções Gerenciais e Estrutura Organizacional. Raimir Holanda raimir@tce.ce.gov.br

Governança de TI Funções Gerenciais e Estrutura Organizacional. Raimir Holanda raimir@tce.ce.gov.br Governança de TI Funções Gerenciais e Estrutura Organizacional Raimir Holanda raimir@tce.ce.gov.br Agenda Componentes de uma empresa Objetivos Organizacionais X Processos de negócios Gerenciamento integrado

Leia mais

Lógica de Programação

Lógica de Programação Lógica de Programação Sistema de Informação Sistemas de Informação em Negócios e SIG Francisco Rodrigues Sistemas de Informação em Negócios Ajudam os funcionários na execução das tarefas, principalmente

Leia mais

Sistemas de Informação e Decisão. Douglas Farias Cordeiro

Sistemas de Informação e Decisão. Douglas Farias Cordeiro Sistemas de Informação e Decisão Douglas Farias Cordeiro Algumas coisas que vimos até aqui! Em termos gerais, o que é um sistema? Qual a diferença entre dado, informação e conhecimento? A inteligência

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Prof. José Carlos Vaz Baseado em LAUDON, K. & LAUDON, J. Sistemas de Informação Gerenciais. Pearson, 2004 (5a. ed.).

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Prof. José Carlos Vaz Baseado em LAUDON, K. & LAUDON, J. Sistemas de Informação Gerenciais. Pearson, 2004 (5a. ed.). SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. José Carlos Vaz Baseado em LAUDON, K. & LAUDON, J. Sistemas de Informação Gerenciais. Pearson, 2004 (5a. ed.). O que é um sistema de informação? Um conjunto de componentes

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Competências Analista 1. Administração de recursos de infra-estrutura de tecnologia da informação 2.

Leia mais

Conceito de Sistema e Enfoque Sistêmico. Professora Cintia Caetano

Conceito de Sistema e Enfoque Sistêmico. Professora Cintia Caetano Conceito de Sistema e Enfoque Sistêmico Professora Cintia Caetano AGENDA 1. Introdução 2. O que é Sistema? 3. Componentes do Sistema 4. Características, Ambiente, Natureza e Hierarquia dos Sistemas Introdução

Leia mais

4. SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO

4. SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO 1 4. SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO A necessidade dos Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) ou Sistemas de Suporte à Decisão (SSD) surgiu em decorrência de diversos fatores, como, por exemplo: Competição cada

Leia mais

Sistemas de Informação e Decisão. Douglas Farias Cordeiro

Sistemas de Informação e Decisão. Douglas Farias Cordeiro Sistemas de Informação e Decisão Douglas Farias Cordeiro Algumas coisas que vimos até aqui! Durante o ciclo de vida de desenvolvimento de um SI: Qual a diferença entre os produtos obtidos na fase de definição

Leia mais

Unidade IV SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Prof. Daniel Arthur Gennari Junior

Unidade IV SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Prof. Daniel Arthur Gennari Junior Unidade IV SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Daniel Arthur Gennari Junior Sobre esta aula Sistema de informação nos negócios Sistemas de informação no apoio ao processo de tomada de decisão Sistemas colaborativos

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 3.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA 3.1 2003 by Prentice Hall 3 ão, Organizações ões, Administração e Estratégia OBJETIVOS

Leia mais

Tipos de Sistemas de Informação

Tipos de Sistemas de Informação Tipos de Sistemas de Informação Parte 2 Aula 5 Fundamentos de SI Prof. Walteno Martins Parreira Jr Classificação dos sistemas de informação? Cada sistema de informação é específico para desempenhar uma

Leia mais

MATERIAL DIDÁTICO: APLICAÇÕES EMPRESARIAIS SISTEMA DE APOIO À DECISÃO (SAD)

MATERIAL DIDÁTICO: APLICAÇÕES EMPRESARIAIS SISTEMA DE APOIO À DECISÃO (SAD) AULA 07 MATERIAL DIDÁTICO: APLICAÇÕES EMPRESARIAIS SISTEMA DE APOIO À DECISÃO (SAD) JAMES A. O BRIEN MÓDULO 01 Páginas 286 à 294 1 AULA 07 SISTEMAS DE APOIO ÀS DECISÕES 2 Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)

Leia mais

Sistemas de Apoio a Decisão

Sistemas de Apoio a Decisão Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry Sistemas de Apoio a Decisão DISCIPLINA: Sistemas de Apoio a Decisão O QUE É UM SISTEMA DE APOIO À DECISÃO?

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

E-business - como as empresas usam os sistemas de informação. Administração de Sistema de Informação I

E-business - como as empresas usam os sistemas de informação. Administração de Sistema de Informação I E-business - como as empresas usam os sistemas de informação Administração de Sistema de Informação I Supply Chain Management - Cadeia de suprimento Sistemas de Gerenciamento de Cadeia de Suprimentos Os

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO. Prof. Esp. Lucas Cruz

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO. Prof. Esp. Lucas Cruz SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO Prof. Esp. Lucas Cruz SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO Os SIs têm o objetivo de automatizar os diversos processos empresariais, visando aumentar o controle e a produtividade, bem

Leia mais