Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira"

Transcrição

1 Funções Uma função é uma correspondência entre dois conjuntos A e B que a cada elemento do conjunto A (conjunto de partida) associa um e um só elemento, ou, do conjunto B (conjunto de chegada). Simbolicamente, : A B A B Numa função, o conjunto de partida A designa-se por domínio da função e representa-se por. Os elementos do domínio designam-se por objetos e os respetivos elementos do conjunto B designam-se por imagens. O conjunto das imagens designa-se por contradomínio da função e representa-se por. A Rita tem num saco 6 rebuçados. O Paulo retirou do saco alguns rebuçados ( ). Considera a função que a cada valor de faz corresponder o número de rebuçados que ficaram no saco ( ). - Se o Paulo retirar 1 rebuçado, ficam no saco 5 rebuçados; - Se o Paulo retirar 6 rebuçados, ficam no saco 0 rebuçados. O número de rebuçados que ficam no saco depende do número de rebuçados retirados. Assim, a dá-se o nome de variável independente e a o nome de variável dependente. Esta função pode ser representada de diferentes formas: Diagrama sagital Gráfico cartesiano Conjunto de pontos do plano que têm por coordenadas ( ) sendo Tabela Expressão algébrica

2 perímetro (cm) Considera as seguintes correspondências: Não é uma função porque ao elemento Luís do conjunto A corresponde mais do que um elemento do conjunto B. Não é uma função porque ao elemento Diogo do conjunto A não corresponde nenhum elemento do conjunto B. Função linear A uma função do tipo chama-se função linear. Os pontos do seu gráfico estão todos sobre uma reta que passa pela origem do referencial. A chama-se coeficiente de (ou declive) e tem-se que. Considera a função que a cada valor, em cm, do lado de um quadrado faz corresponder o respetivo perímetro Lado (cm) 1 1,5 2 2,5 Perímetro (cm) lado (cm) Facilmente se verifica que.

3 Função afim A uma função do tipo chama-se função afim. Os pontos do seu gráfico estão todos sobre uma reta que interseta o eixo das ordenadas no ponto. A chama-se coeficiente de (ou declive) e a termo independente (ou ordenada na origem). Os pontos dos gráficos das funções definidas por e estão sobre duas retas paralelas, pois têm o mesmo declive. A Maria chamou um técnico para vir a sua casa arranjar o frigorífico. O técnico cobra 15 pela deslocação e mais 10 por cada hora de trabalho. Considera a função pagar pelo trabalho, em euros. Temos que: Facilmente se verifica que Proporcionalidade direta que ao tempo de trabalho, em horas, faz corresponder o respetivo preço a Duas varáveis e são diretamente proporcionais se o quociente entre elas for constante, ou seja, se ou, sendo um número diferente de zero. O número k designa-se constante de proporcionalidade. Uma função linear traduz situações de proporcionalidade direta. Assim, uma função do tipo (ou com ) tem o nome de função de proporcionalidade direta.

4 A Luísa vai comprar bananas. Cada quilograma custa 2. Considera a função que a cada quantidade de bananas, em kg, faz corresponder o respetivo preço a pagar, em euros. Na tabela seguinte estão representados alguns valores correspondentes a a : (kg) ( ) e Repara que os quocientes entre valores correspondentes de e são constantes. Neste caso, o valor da constante de proporcionalidade é 2 e representa o preço de cada kg de bananas. Repara que: (kg) ( ) Podemos concluir que dadas duas grandezas diretamente proporcionais, se uma é multiplicada por um fator, a correspondente é multiplicada pelo mesmo fator. Assim, numa função de proporcionalidade direta: Se tivermos a representação gráfica de uma função de proporcionalidade direta, como calcular a sua expressão algébrica? Basta considerar um ponto pertencente à reta. Por exemplo, o ponto A de coordenadas (3,4). Então: Portanto a expressão analítica da função representada ao lado é :

5 Exercícios: Referencial cartesiano A Fernanda pretende ir acampar nas férias e necessita de comprar alguns artigos. Para isso dirige-se ao supermercado que tem estes artigos em promoção. Na figura estão representados pontos correspondentes aos artigos que a Fernanda pretende comprar, bem como ao carrinho das compras. a) Identifica as coordenadas dos pontos correspondentes aos produtos Barbatanas (A) e Cadeira (C). b) Identifica o artigo e indica as coordenadas do ponto que o representa, sabendo que: b.1) o produto das coordenadas é zero; b.2) pertence ao 3º quadrante; b.3) a abcissa é positiva e o produto das coordenadas é negativo; b.4) a soma das coordenadas é -1; b.5) a diferença entre a abcissa e a ordenada é -4. Generalidades sobre funções 1. Qual das correspondências é uma função? Justifica. 2. Considera a seguinte correspondência entre A e B: a) Justifica que a correspondência, f, é uma função. b) Indica o domínio da função. c) Indica o conjunto de chegada da função. d) Indica o contradomínio, D f da função. e) Qual é a imagem do objeto -12? f) Quais os objetos que têm imagem 10? g) Indica uma expressão algébrica para a função f.

6 3. Considera a função g que a cada número faz corresponder a soma do seu quádruplo com 1. a) Escreve uma expressão algébrica da função g. b) Qual é a imagem do objeto 3? c) Qual é o objeto que tem como imagem que 21? d) Determina g(-6) e g. 4. Na figura estão representados seis jogadores de uma equipa de futebol. Para cada jogador é dada informação sobre o número da camisola, a idade e o número de anos que pratica a modalidade. Camisola: 5 Idade: 18 Pratica: 5 anos Camisola: 9 Idade: 19 Pratica: 5 anos Camisola: 7 Idade: 18 Pratica: 3 anos Camisola: 3 Idade: 16 Pratica: 4 anos Camisola: 1 Idade: 20 Pratica: 8 anos Camisola: 12 Idade: 17 Pratica: 2 anos a) Considera a correspondência que à idade do jogador faz corresponder o número de anos que pratica a modalidade. Esta correspondência é uma função? b) Considera a correspondência que ao número da camisola do jogador faz corresponder o número de anos que esse jogador pratica a modalidade. b.1) Indica o domínio e o contradomínio dessa função. b.2) O João pratica a modalidade há 5 anos. É possível saber o número da sua camisola? Justifica. 5. Um grupo de alunos de uma escola pretende alugar um autocarro para um passeio. O aluguer é 500 e vai ser dividido de igual forma pelo número de alunos que participarem no passeio. Considera que g : {1, 2,, 50} estabelece o preço a pagar por cada aluno em função do número de alunos participantes. a) Quantos alunos tem a escola? b) Determina g(40) e explica o seu significado desse valor no contexto do problema. c) Qual o valor mínimo que cada aluno pode vir a pagar? d) Verifica se o ponto de coordenadas (20, 25) pertence ao gráfico de g. e) Indica uma expressão algébrica para a função g.

7 Função linear e afim 1. Determina as expressões analíticas das funções representadas graficamente. 2. Um técnico de eletricidade faz serviços ao domicílio. Pela deslocação a casa do cliente cobra 10 e o custo da mão-de-obra é 22,50 à hora. a) Se o técnico de eletricidade trabalhou 1 hora e 30 minutos, quanto é que recebeu de honorários? b) Se o técnico de eletricidade trabalhou 20 minutos, quanto é que recebeu de honorários? c) Sabendo que o técnico recebeu 39,25 euros quando foi à casa da Maria, quantas horas e minutos lá trabalhou? d) Indica uma expressão algébrica da função h que ao tempo t de trabalho, em horas, faz corresponder o respetivo valor dos honorários a pagar ao técnico Proporcionalidade direta 1. Uma torneira lança água durante algum tempo. Os dados registaram-se na seguinte tabela: a) Verifica se a quantidade de água é diretamente proporcional ao tempo e justifica a tua resposta. b) Tendo em conta a resposta dada na alínea anterior, indica o valor da constante de proporcionalidade. Qual é o significado da constante, neste problema? c) Completa: Quantidade de água = x Tempo Tempo = x Quantidade de água d) Calcula a quantidade de água que foi lançada ao fim de 9 minutos. e) Determina ao fim de quanto tempo foi lançada uma quantidade de água de 32,5 litros.

8 2. Observa os gráficos seguintes: a) Qual ou quais dos gráficos representam uma situação de proporcionalidade direta? Justifica a tua resposta. b)tendo em conta a resposta que deste na alínea anterior calcula o(s) valor(es) da(s) constante(s) de proporcionalidade e escreve uma expressão algébrica que relacione as variáveis em causa. 3. Na confeção de um determinado bolo, a quantidade de farinha,, é diretamente proporcional à quantidade de açúcar utilizado,, de acordo com a informação da tabela. Açúcar - (Kg) 0,2 0,5 1 1,5 Farinha (Kg) 0,2 a) Indica a constante de proporcionalidade e indica o seu significado no contexto do problema. b) Escreve uma expressão analítica que te permita relacionar a quantidade de farinha com a quantidade de açúcar. c) Completa a tabela. 4. A função f é uma função de proporcionalidade direta. Sabe-se que. Qual das expressões algébricas seguintes define a função? Justifica com palavras e cálculos a tua resposta. (A) (B) (C) (D) 5. O Carlos estacionou a sua viatura num parque de estacionamento durante 2 h e pagou 3. A Marta estacionou no mesmo parque o seu automóvel durante 6 h e pagou 5. Podes concluir que o preço é diretamente proporcional ao tempo de estacionamento? Justifica.

9 6. Um pintor está a pintar o muro de uma quinta, sabe-se que a área A pintada é proporcional ao tempo de trabalho do pintor, de acordo com a seguinte representação gráfica: a) Determina a constante de proporcionalidade e indica qual o seu significado. 24 b) Indica uma expressão analítica que defina a função c) O pintor fez um intervalo ao fim de uma hora e meia de trabalho. Qual a área pintada até ao intervalo? d) O muro tem uma altura de 2 m e encontra-se a vedar um terreno retangular com as dimensões indicadas na figura. 126 m 54 m Quanto tempo demorará o pintor a realizar o trabalho? Apresenta o resultado em horas. 7. O Zé recebeu pela internet um documento com 126 páginas e vai imprimi-lo. A impressora do Zé imprime 6 páginas em meio minuto. a) Completa a tabela: t -Tempo de impressão (min) 2 7,5 n - Nº de páginas impressas b) O número de páginas impressas é proporcional ao tempo de impressão? Indica a constante de proporcionalidade e o seu significado atendendo ao contexto. c) Quanto tempo demorou a impressão do documento?

10 d) Considera a função que relaciona o número de folhas impressas com o tempo de impressão, em minutos, que está representado graficamente no referencial da figura: d.1) Qual a abcissa do ponto F? E a ordenada? d.2) Indica o significado das coordenadas do ponto F. d.3) Determina as coordenadas dos pontos A, B, C, D, E e G. d.4) O ponto P(9, 102) pertence ao gráfico apresentado? Justifica.

1.Considera a função g na qual cada objeto é multiplicado por 3 e somado com Escreve a expressão analítica de g. 1.2.

1.Considera a função g na qual cada objeto é multiplicado por 3 e somado com Escreve a expressão analítica de g. 1.2. Escola Secundária de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 7º ano FT5 Data / / 0 Assunto: Funções IV Lições nº,.considera a função g na qual cada objeto é multiplicado por 3 e somado com... Escreve

Leia mais

8º Ano Ficha de Trabalho 16. fevereiro de ) Na frutaria Pomar Verde, cada quilograma de cerejas do Fundão custa 2,5.

8º Ano Ficha de Trabalho 16. fevereiro de ) Na frutaria Pomar Verde, cada quilograma de cerejas do Fundão custa 2,5. 8º Ano Ficha de Trabalho 16 fevereiro de 2012 1) Na frutaria Pomar Verde, cada quilograma de cerejas do Fundão custa 2,5. a) No enunciado são referidas duas variáveis, a quantidade (em kg) e o preço a

Leia mais

Matemática do 9º ano FT 9 Data: / / 2012 Assunto: Funções: Proporcionalidade Direta e Função Afim

Matemática do 9º ano FT 9 Data: / / 2012 Assunto: Funções: Proporcionalidade Direta e Função Afim Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 9 Data: / / 01 Assunto: Funções: Proporcionalidade Direta e Função Afim Uma função é uma correspondência entre dois conjuntos (o domínio e o conjunto

Leia mais

Função de Proporcionalidade Direta

Função de Proporcionalidade Direta Função de Proporcionalidade Direta Recorda Dadas duas grandezas x e y, diz-se que y é diretamente proporcional a x: y se x 0 e y 0 e o quociente entre dois quaisquer valores correspondentes for constante.

Leia mais

Não fujas da Matemática!

Não fujas da Matemática! Não fujas da Matemática! Problema: O pai do Filipe decidiu propor ao seu filho um negócio, que consistia em lavar o seu carro pagando-lhe assim uma quantia de 1,5 euros por hora. Se o Filipe demorar 3

Leia mais

Matemática. 7.º Ano Ficha de Trabalho - funções Ano letivo 2016/2017. Nome: 7º Turma Data: / /2017. Parte 1

Matemática. 7.º Ano Ficha de Trabalho - funções Ano letivo 2016/2017. Nome: 7º Turma Data: / /2017. Parte 1 Matemática 7.º Ano Ficha de Trabalho - funções Ano letivo 2016/2017 Nome: 7º Turma Data: / /2017 Parte 1 1. Das correspondências seguintes, indica, justificando, as que não são funções. 2. Considera uma

Leia mais

2. Pré-requisitos do 3. Ciclo. 7. ano PR 7.1. Resolução

2. Pré-requisitos do 3. Ciclo. 7. ano PR 7.1. Resolução 7. ano PR 7.1. Dados dois conjuntos A e B fica definida uma função 1ou aplicação2 f de A em B, quando a cada elemento de A se associa um elemento único de B representado por f 1x2. Dada uma função numérica

Leia mais

2. Calcula o valor numérico da seguinte expressão, usando, sempre que possível, as regras operatórias das potências. ( 5) 13 [( 5) 3 ] 4 ( 5) 2

2. Calcula o valor numérico da seguinte expressão, usando, sempre que possível, as regras operatórias das potências. ( 5) 13 [( 5) 3 ] 4 ( 5) 2 Nome: Nº: Turma: Duração: 90 minutos Classificação: 1. Qual é o valor de 1 3 (2 3 2 ) ( 1)? [A] 5 6 [B] 1 6 [C] 5 6 [D] 1 6 2. Calcula o valor numérico da seguinte expressão, usando, sempre que possível,

Leia mais

As cotações dos itens de cada caderno encontram-se no final do respetivo caderno.

As cotações dos itens de cada caderno encontram-se no final do respetivo caderno. Nome: Ano / Turma: N.º: Data: - - O teste é constituído por dois cadernos (Caderno 1 e Caderno 2). Utiliza apenas caneta ou esferográfica, de tinta azul ou preta. É permitido o uso de calculadora no Caderno

Leia mais

A é múltiplo de 3? Porquê?

A é múltiplo de 3? Porquê? EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ficha de Matemática 7º Ano 1. Considera que: A 6 ; B ( ) ; C 4 ( 7) e D ( 8 ) ( 10) ( ) 1.1. Indica o inverso e o valor absoluto do número representado por

Leia mais

( x) = +. Qual dos seguintes. x = (B) o contradomínio é ],2] f é uma função par

( x) = +. Qual dos seguintes. x = (B) o contradomínio é ],2] f é uma função par Ficha de Trabalho n.º 7 página 5. Indique quantos são os pontos comuns aos gráficos das funções f e g definidas por f ( x) = x e g( x) = x (A) 0 (B) 1 (C) (D) 3 6. Pretende-se desenhar um retângulo com

Leia mais

Proporcionalidade inversa como função

Proporcionalidade inversa como função Constante de proporcionalidade inversa Duas variáveis, e y, dizem-se inversamente proporcionais se é constante (e diferente de zero) o produto dos valores correspondentes: y k, k 0 k é a constante de proporcionalidade

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA 2 Funções e Gráficos Generalidades. Funções polinomiais. Função módulo.

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA 2 Funções e Gráficos Generalidades. Funções polinomiais. Função módulo. Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA Funções e Gráficos Generalidades. Funções polinomiais. Função módulo. TPC nº1 plano de trabalho nº Resolver os exercícios 5 a 30 das

Leia mais

FUNÇÕES POLINOMIAIS. Professora: Rosa Canelas. Matemática. Módulo 1- A2

FUNÇÕES POLINOMIAIS. Professora: Rosa Canelas. Matemática. Módulo 1- A2 FUNÇÕES POLINOMIAIS Matemática Professora: Rosa Canelas Módulo 1- A2 Atividade 1 Funções polinomiais Considere as funções polinomiais f, g e s definidas por: f(x)=x 2-2x+4-x 2; g(x)=x(x+1) x 2 +x 3 s(x)=4x

Leia mais

3 de dezembro de 2012

3 de dezembro de 2012 Escola Básica de Santa Catarina Ficha de Avaliação de Matemática 3 de dezembro de 2012 A PREENCHER PELO ALUNO 9ºano Nome: nº Turma B A PREENCHER PELO PROFESSOR Classificação: Nível: ( ) Rubrica do professor:

Leia mais

Matemática do 9º ano FT 11 - nº Data: / / 2012 Assunto: Proporcionalidade inversa Lições nº, e,

Matemática do 9º ano FT 11 - nº Data: / / 2012 Assunto: Proporcionalidade inversa Lições nº, e, Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 11 - nº Data: / / 2012 Assunto: Proporcionalidade inversa Lições nº, e, 1. Um agricultor tinha alimento para 35 ovelhas durante 58 dias. Vendeu 21 ovelhas.

Leia mais

Caderno 1: (É permitido o uso de calculadora.) Não é permitido o uso de corretor. Deves riscar aquilo que pretendes que não seja classificado.

Caderno 1: (É permitido o uso de calculadora.) Não é permitido o uso de corretor. Deves riscar aquilo que pretendes que não seja classificado. Nome: Ano / Turma: N.º: Data: - - Caderno 1: (É permitido o uso de calculadora.) O teste é constituído por dois cadernos (Caderno 1 e Caderno 2). Utiliza apenas caneta ou esferográfica, de tinta azul ou

Leia mais

DRUIDAS DO SABER CENTRO DE EXPLICAÇÕES. Matemática - 9º Ano. Ficha de Trabalho - PROPORCIONALIDADE. k y = (com k constante e diferente de zero) x

DRUIDAS DO SABER CENTRO DE EXPLICAÇÕES. Matemática - 9º Ano. Ficha de Trabalho - PROPORCIONALIDADE. k y = (com k constante e diferente de zero) x DRUIDAS DO SABER CENTRO DE EXPLICAÇÕES 1) Ficha de Trabalho - PROPORCIONALIDADE Matemática - 9º Ano Proporcionalidade directa Se o quociente de duas variáveis é uma constante não nula, as duas variáveis

Leia mais

Matemática 9.º Ano. Tema 2 Funções, sequências e sucessões RESOLUÇÕES

Matemática 9.º Ano. Tema 2 Funções, sequências e sucessões RESOLUÇÕES Matemática 9.º Ano 1 Tema Funções, sequências e sucessões Funções. Funções afins Praticar páginas a 9 1. 1.1. As correspondências que são funções são as correspondências A e B. Nestas correspondências,

Leia mais

Ficha de Avaliação Sumativa(V1) 8º Ano Ano Letivo 2013/2013

Ficha de Avaliação Sumativa(V1) 8º Ano Ano Letivo 2013/2013 Ficha de Avaliação Sumativa(V1) 8º Ano Ano Letivo 2013/2013 Nome Completo Disciplina: Matemática Turma Nº Classificação: Assinatura do professor Assinatura do Encarregado de Educação Observações: PARTE

Leia mais

Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão

Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão TPC nº 4 Módulo A2 entregar no dia 21 de fevereiro de 2013 1. Começar por completar a alínea f de 2.1, 2.2

Leia mais

Índice. Equações algébricas. Números racionais. Figuras geométricas. Semelhança. Generalidades sobre funções. Funções, sequências e sucessões

Índice. Equações algébricas. Números racionais. Figuras geométricas. Semelhança. Generalidades sobre funções. Funções, sequências e sucessões Índice Números racionais. Números inteiros. Adição de números inteiros 8. Subtração de números inteiros 0. Números racionais 5. Adição algébrica de números racionais 6. Multiplicação de números racionais

Leia mais

1. Na imagem ao lado está uma figura composta por três quadrados A, B e C. 230 cm

1. Na imagem ao lado está uma figura composta por três quadrados A, B e C. 230 cm EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ano letivo 013 / 14 1. Na imagem ao lado está uma figura composta por três quadrados A, B e C. Sabe-se que: A área total da figura é 30 cm A área do quadrado

Leia mais

Novo Espaço Matemática, 7.º ano Proposta de resolução do teste de avaliação [janeiro 2019] Apresenta o resultado na forma de fração irredutível.

Novo Espaço Matemática, 7.º ano Proposta de resolução do teste de avaliação [janeiro 2019] Apresenta o resultado na forma de fração irredutível. 1 Na figura podes observar parte de uma reta numérica, em que a e b representam números correspondentes a dois pontos 4 11 Identifica o valor de a e calcula o valor numérico da expressão ( 1 a) Apresenta

Leia mais

Proposta de correção da FT26. Preparação para o TI. I º- Peso, em mg, de cada um dos animais: Leão - 2,42 10 mg ; Tigre- 1,9 10 mg ; Zebra - 8

Proposta de correção da FT26. Preparação para o TI. I º- Peso, em mg, de cada um dos animais: Leão - 2,42 10 mg ; Tigre- 1,9 10 mg ; Zebra - 8 Escola Secundária de Lousada Proposta de correção da FT. Preparação para o TI. I. A reta r é o gráfico de uma função f... Copia e completa... A reta r passa pelos pontos C e D de coordenadas (, ) e (,)...

Leia mais

Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 13 Data: / / 2013 Assunto: Resumo das funções Lições nº, e,

Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 13 Data: / / 2013 Assunto: Resumo das funções Lições nº, e, Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 1 Data: / / 01 Assunto: Resumo das funções Lições nº, e, 1. Considera as funções: ( ) = ; g ( ) = + 4 ; h ( ) ; i( ) = ; j ( ) = e l( ) f = 7 = 5 1.1.

Leia mais

Caderno 1: (É permitido o uso de calculadora.) Não é permitido o uso de corretor. Deves riscar aquilo que pretendes que não seja classificado.

Caderno 1: (É permitido o uso de calculadora.) Não é permitido o uso de corretor. Deves riscar aquilo que pretendes que não seja classificado. Proposta de Teste [maio - 018] Nome: Ano / Turma: N.º: Data: - - Caderno 1: (É permitido o uso de calculadora.) O teste é constituído por dois cadernos (Caderno 1 e Caderno ). Utiliza apenas caneta ou

Leia mais

Metas Curriculares do Ensino Básico Matemática 3.º Ciclo. António Bivar Carlos Grosso Filipe Oliveira Maria Clementina Timóteo

Metas Curriculares do Ensino Básico Matemática 3.º Ciclo. António Bivar Carlos Grosso Filipe Oliveira Maria Clementina Timóteo Metas Curriculares do Ensino Básico Matemática 3.º Ciclo António Bivar Carlos Grosso Filipe Oliveira Maria Clementina Timóteo Funções de proporcionalidade direta FSS7 Funções de proporcionalidade inversa

Leia mais

2. Num referencial cartesiano ortogonal e monométrico, considera os pontos A 2,1

2. Num referencial cartesiano ortogonal e monométrico, considera os pontos A 2,1 EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Preparar a prova globalizante 8º Ano Mais do que um trabalho de casa, esta ficha tem como objetivo a preparação para a prova globalizante da disciplina, aceita-se

Leia mais

TEMA 2 FUNÇÕES FICHAS DE TRABALHO 9.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 2 FUNÇÕES. Jorge Penalva José Carlos Pereira Vítor Pereira MathSuccess

TEMA 2 FUNÇÕES FICHAS DE TRABALHO 9.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 2 FUNÇÕES. Jorge Penalva José Carlos Pereira Vítor Pereira MathSuccess FICHAS DE TRABALHO 9.º ANO COMPILAÇÃO TEMA FUNÇÕES Site: http://www.mathsuccess.pt Facebook: https://www.facebook.com/mathsuccess TEMA FUNÇÕES 016 017 Matemática A 9.º Ano Fichas de Trabalho Compilação

Leia mais

5 de dezembro de 2012

5 de dezembro de 2012 Escola Básica de Santa Catarina Ficha de Avaliação de Matemática 5 de dezembro de 0 A PREENCHER PELO ALUNO 9ºano Nome: nº Turma C A PREENCHER PELO PROFESSOR Classificação: Nível: ( ) Rubrica do professor:

Leia mais

UNIDADE 2 Ficha 3: Proporcionalidade direta como função

UNIDADE 2 Ficha 3: Proporcionalidade direta como função UNIDADE 2 Ficha 3: Proporcionalidade direta como função Nome: 7º ANO MATEMÁTICA Data: / / 1. Comenta cada uma das afirmações seguintes: (A) O comprimento de um lado de um triângulo equilátero é diretamente

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA A PROVA MODELO N.º 2 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO 12.º ANO DE ESCOLARIDADE

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA A PROVA MODELO N.º 2 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO 12.º ANO DE ESCOLARIDADE EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA A PROVA MODELO N.º 2 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO 12.º ANO DE ESCOLARIDADE Site: http://recursos-para-matematica.webnode.pt/ Facebook: https://www.facebook.com/recursos.para.matematica

Leia mais

x + y = 1 2x y = 10 3x 4y = 7

x + y = 1 2x y = 10 3x 4y = 7 88 PREPARAR A PROVA FINAL Matemática 9. o ano Exercícios e problemas propostos. Sem resolveres os sistemas seguintes, verifica para qual deles o par ordenado (, ) é solução. Transcreve a letra da opção

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES MATEMÁTICA A 10. O ANO

BANCO DE QUESTÕES MATEMÁTICA A 10. O ANO BANCO DE QUESTÕES MATEMÁTICA A 10. O ANO DOMÍNIO: Funções reais de variável real 1. Qual é o conjunto solução da condição x 3 4? (A) (C),4 (B),4, (D). Considera a função h, de domínio 5,6, definida por

Leia mais

Professor (a): Oscar Joaquim da Silva Neto Aluno (a): Ano: 9º Data: / / LISTA DE MATEMÁTICA II

Professor (a): Oscar Joaquim da Silva Neto Aluno (a): Ano: 9º Data: / / LISTA DE MATEMÁTICA II Professor (a): Oscar Joaquim da Silva Neto Aluno (a): Ano: 9º Data: / / 2018. LISTA DE MATEMÁTICA II Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel almaço.

Leia mais

Proposta de teste de avaliação

Proposta de teste de avaliação Matemática A 10 O ANO DE ESCOLARIDADE Duração: 90 minutos Data: Grupo I Na resposta aos itens deste grupo, selecione a opção correta Escreva, na folha de respostas, o número do item e a letra que identifica

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Proporcionalidade inversa (9 o ano) Propostas de resolução

MATEMÁTICA - 3o ciclo Proporcionalidade inversa (9 o ano) Propostas de resolução MATEMÁTICA - 3o ciclo Proporcionalidade inversa (9 o ano) Propostas de resolução Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Como a função f é uma função de proporcionalidade inversa, então

Leia mais

Guião Revisões: Funções ESA-IPVC. Funções

Guião Revisões: Funções ESA-IPVC. Funções GUIÃO REVISÕES Funções Conceito de função Quatro amigos decidiram apostar no totoloto, tendo cada um deles preenchido o seu boletim da seguinte forma: Boletim do Hugo Boletim do João Jogos Apostas Jogos

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Proporcionalidade inversa (9 o ano) Propostas de resolução

MATEMÁTICA - 3o ciclo Proporcionalidade inversa (9 o ano) Propostas de resolução MATEMÁTICA - 3o ciclo Proporcionalidade inversa (9 o ano) Propostas de resolução Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Calculando a imagem do objeto 2 pela função f, temos: f(2) = 6 2

Leia mais

= +, em que as coordenadas do ponto ( 7,0)

= +, em que as coordenadas do ponto ( 7,0) .. B(,0) e C ( 0,) Uma equação da reta BC é do tipo y mx +. As coordenadas do ponto B são soluções da equação y mx +. Assim, tem-se: 0 m + m y x + y x + y x A reta BC é definida pela equação y x Resposta:

Leia mais

Tarefa 08 Professora Priscila

Tarefa 08 Professora Priscila 9º ano Matemática 01. Considera a seguinte correspondência entre A e B: Tarefa 08 Professora Priscila a) Justifica que a correspondência, f, é uma função. b) Indica o domínio da função. c) Indica o conjunto

Leia mais

RaizDoito 1. Considere f uma função ímpar de domínio IR. Indique, das seguintes afirmações, aquela que é necessariamente verdadeira.

RaizDoito 1. Considere f uma função ímpar de domínio IR. Indique, das seguintes afirmações, aquela que é necessariamente verdadeira. 1. Considere f uma função ímpar de domínio IR. Indique, das seguintes afirmações, aquela que é necessariamente verdadeira. f é não injetiva; (B) f é descontínua em x=0; (C) f(0) = 0; (D) f é injetiva;.

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo. Propostas de resolução

MATEMÁTICA - 3o ciclo. Propostas de resolução MATEMÁTICA - 3o ciclo Função afim e equação da reta (8 o ano) Propostas de resolução Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Como a reta s é paralela à reta r, os respetivos declives são

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo. Propostas de resolução

MATEMÁTICA - 3o ciclo. Propostas de resolução MATEMÁTICA - 3o ciclo Função afim e equação da reta (8 o ano) Propostas de resolução Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Observando a representação das retas e as coordenadas dos pontos

Leia mais

A PREENCHER PELO ALUNO. Nome: nº Turma. Classificação: Nível: ( )

A PREENCHER PELO ALUNO. Nome: nº Turma. Classificação: Nível: ( ) A PREENCHER PELO ALUNO Escola Básica de Santa Catarina Ficha de Avaliação de Matemática 31 de janeiro de 2013 7ºano Nome: nº Turma A PREENCHER PELO PROFESSOR Classificação: Nível: ( ) Rubrica do professor:

Leia mais

Matemática 8º ano TPC

Matemática 8º ano TPC Matemática 8º ano TPC 1. Sabe-se que f é uma função afim cujo gráfico passa pelos pontos de coordenadas A 5,1 e B,7. 1.1. Determina a expressão analítica da função f. 1.. Determina as coordenadas dos pontos

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo. Propostas de resolução

MATEMÁTICA - 3o ciclo. Propostas de resolução MATEMÁTICA - 3o ciclo Função afim e equação da reta (8 o ano) Propostas de resolução Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Como retas paralelas têm o mesmo declive, o declive da reta s,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA MATEMÁTICA 1 ANO/ 2 BIMESTRE/ 2013 (grupo 5) PLANO DE TRABALHO 1 FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1 GRAU TAREFA: 1 CURSISTA: Cátia Pereira da Silva Souza TUTORA: Leziete Cubeiro da

Leia mais

Prova Final de Matemática a Nível de Escola Prova 82/1ª Fase 2018 Caderno Único: Página 1/9

Prova Final de Matemática a Nível de Escola Prova 82/1ª Fase 2018 Caderno Único: Página 1/9 Prova Final de Matemática a Nível de Escola 3º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei nº139/01, de 5 de julho Prova 8/1ª Fase 9 Páginas Duração da Prova (CADERNO ÚNICO): 90 minutos. Tolerância: 30 minutos.

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Proporcionalidade inversa (9 o ano)

MATEMÁTICA - 3o ciclo Proporcionalidade inversa (9 o ano) MATEMÁTICA - o ciclo Proporcionalidade inversa (9 o ano) Eercícios de provas nacionais e testes intermédios. Na figura seguinte, está representada, num referencial cartesiano de origem O, parte do gráfico

Leia mais

Nome N. Turma. Álgebra e Funções. Compilação de Exercícios do Banco de Itens

Nome N. Turma. Álgebra e Funções. Compilação de Exercícios do Banco de Itens A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S 172 303 MÃES D ÁGUA SEDE - Escola Básica e Secundária Mães d Água Nome N. Turma Álgebra e Funções Compilação de Exercícios do Banco de Itens 1 1. O gráfico seguinte

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA 2 Funções e Gráficos Generalidades. Funções polinomiais. Função módulo.

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA 2 Funções e Gráficos Generalidades. Funções polinomiais. Função módulo. Escola Secundária com º ciclo D. Dinis 0º no de Matemática TEM Funções e Gráficos Generalidades. Funções polinomiais. Função módulo. Tarefa nº 5 FUNÇÕES LINERES E VRIÇÃO DE PRÂMETROS. Considere as seguintes

Leia mais

FICHA DE TRABALHO N.º 6: PROPORCIONALIDADE DIRETA

FICHA DE TRABALHO N.º 6: PROPORCIONALIDADE DIRETA Escola EB 2,3 de Sande 7.º ANO ANO LETIVO 2011/2012 FICHA DE TRABALHO N.º 6: PROPORCIONALIDADE DIRETA 1. A 3. 3.1. 3.2. 2. 2.1. 4. 2.2. 5. Na extremidade de uma mola colocaram-se sucessivamente pesos diferentes

Leia mais

Ficha de Trabalho nº 12 Matemática 7º ano Maio / Determina a moda, a média, a mediana e os quartis da referida distribuição.

Ficha de Trabalho nº 12 Matemática 7º ano Maio / Determina a moda, a média, a mediana e os quartis da referida distribuição. Ficha de Trabalho nº 12 Matemática 7º ano Maio / 2011 1. Num inquérito realizado numa escola a quarenta alunos escolhidos ao acaso sobre o número do respectivo calçado registaram-se os seguintes resultados:

Leia mais

b) Ajuda o Sr. António a arrumar as caixas, dizendo-lhe quantas pode colocar à largura e ao comprimento sem que fiquem sobrepostas. cm de capacidade.

b) Ajuda o Sr. António a arrumar as caixas, dizendo-lhe quantas pode colocar à largura e ao comprimento sem que fiquem sobrepostas. cm de capacidade. EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ficha de Trabalho - 7º Ano Férias da Páscoa 1. Na figura ao lado encontram-se representados 3 quadrados. Sabe-se que o quadrado menor tem 11 de área e que

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOUSADA Prova Escrita de Matemática.º Ciclo do ensino Básico ; 7ºAno de escolaridade Duração da Prova: 90 minutos Versão 1 01 A PREENCHER PELO ALUNO Nome completo do aluno Nª Turma:

Leia mais

Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão. Tarefa Intermédia 2

Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão. Tarefa Intermédia 2 Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão Tarefa Intermédia 2 1. Para a rega de um relvado é utilizado um depósito de água com 1000 litros de capacidade.

Leia mais

Teste de Matemática A 2016 / 2017

Teste de Matemática A 2016 / 2017 Teste de Matemática A 2016 / 2017 Teste N.º 5 Matemática A Duração do Teste: 90 minutos 10.º Ano de Escolaridade Nome do aluno: N.º: Turma: Grupo I Os cinco itens deste grupo são de escolha múltipla. Em

Leia mais

Ficha de avaliação n ọ

Ficha de avaliação n ọ MATEMÁTICA 9 ọ ANO Escola: Ficha de avaliação n ọ ANO LETIVO 0 / 0 Nome: N.º: Turma: O Professor: Data: / / Classificação:. Uma caia contém quatro frascos de doce de morango e dois frascos de doce de abóbora.

Leia mais

Teste de Avaliação Escrita

Teste de Avaliação Escrita Teste de Avaliação Escrita Duração: 90 minutos 15 de novembro de 2013 Escola E.B. 2,3 Eng. Nuno Mergulhão Portimão Ano Letivo 2013/2014 Matemática 9.º B Nome: N.º Classificação: Fraco (0% 19%) Insuficiente

Leia mais

Caderno 2: 55 minutos. Tolerância: 20 minutos. (não é permitido o uso de calculadora)

Caderno 2: 55 minutos. Tolerância: 20 minutos. (não é permitido o uso de calculadora) Prova Final de Matemática 3.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 92/2.ª Fase Caderno 2: 6 Páginas Duração da Prova (Caderno 1 + Caderno 2): 90 minutos. Tolerância: 30

Leia mais

Engenharia Civil/Mecânica Cálculo 1 Profa Olga (1º sem de 2015)

Engenharia Civil/Mecânica Cálculo 1 Profa Olga (1º sem de 2015) Engenharia Civil/Mecânica Cálculo Profa Olga (º sem de 05) Conteúdo: Função do º grau (Função Afim) Definição Chama-se função polinomial do o grau, ou função afim, a qualquer função f: dada por uma lei

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 7º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 7º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR MATEMÁTICA 7º Ano OBJETIVOS ESPECÍFICOS TÓPICOS SUBTÓPICOS METAS DE APRENDIZAGEM 1º Período - Multiplicar e dividir números inteiros. - Calcular o valor de potências em que

Leia mais

Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 03 Licenciatura em Matemática Osasco -2010

Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 03 Licenciatura em Matemática Osasco -2010 1. Funções : Definição Considere dois sub-conjuntos A e B do conjunto dos números reais. Uma função f: A B é uma regra que define uma relação entre os elementos de A e B, de tal forma que a cada elemento

Leia mais

Proposta de teste de avaliação 4 Matemática 8

Proposta de teste de avaliação 4 Matemática 8 Nome da Escola Ano letivo 0-0 Matemática 8.º ano Nome do Aluno Turma N.º Data Professor - - 0 Este teste foi elaborado para o aluno dar a resposta no enunciado. Nas questões de escolha múltipla preenche

Leia mais

Proposta de teste de avaliação

Proposta de teste de avaliação Proposta de teste de avaliação Matemática A 10. O ANO DE ESCOLARIDADE Duração: 90 minutos Data: Grupo I Na resposta aos itens deste grupo, selecione a opção correta. Escreva, na folha de respostas, o número

Leia mais

TESTE DE DIAGNÓSTICO

TESTE DE DIAGNÓSTICO TESTE DE DIAGNÓSTICO 9.º 10.º ANO NOME: N.º: TURMA: ANO LETIVO: / DURAÇÃO DO TESTE: 90 MINUTOS DATA: / / O teste é constituído por dois grupos. No Grupo I, são indicadas quatro opções de resposta para

Leia mais

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada Escola Secundária com º CE de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º no N.º7 ssunto: Ficha de Preparação para o Teste Intermédio (Parte ) bril 011 1. Indique qual das seguintes afirmações é verdadeira:

Leia mais

F I C H A D E D I A G N O S E. Curso CCS e CCT Componente de Formação Geral Data / / Nome Nº GRUPO I. [ ] 7 ; 9 [ [π; 7 [

F I C H A D E D I A G N O S E. Curso CCS e CCT Componente de Formação Geral Data / / Nome Nº GRUPO I. [ ] 7 ; 9 [ [π; 7 [ COLÉGIO INTERNACIONAL DE VILAMOURA INTERNATIONAL SCHOOL Disciplina Matemática A T E S T E D E A V A L I A Ç Ã O F I C H A D E D I A G N O S E Ensino Secundário Ano 10º - A e B Duração 90 min Curso CCS

Leia mais

Esboço de Plano de Aula. Conteúdo específico: O uso do software WXMaxima nas equações do 1º Grau.

Esboço de Plano de Aula. Conteúdo específico: O uso do software WXMaxima nas equações do 1º Grau. Esboço de Plano de Aula Bolsista: Rafael de Oliveira. Duração: 120 minutos. Conteúdo: Equações do 1º Grau. Conteúdo específico: O uso do software WXMaxima nas equações do 1º Grau. Objetivo geral: Permitir

Leia mais

Teste de Matemática A 2018 / Teste N.º 3 Matemática A. Duração do Teste: 90 minutos NÃO É PERMITIDO O USO DE CALCULADORA

Teste de Matemática A 2018 / Teste N.º 3 Matemática A. Duração do Teste: 90 minutos NÃO É PERMITIDO O USO DE CALCULADORA Teste de Matemática A 018 / 019 Teste N.º 3 Matemática A Duração do Teste: 90 minutos NÃO É PERMITIDO O USO DE CALCULADORA 10.º Ano de Escolaridade Nome do aluno: N.º: Turma: Na resposta aos itens de escolha

Leia mais

Escola EB 2,3 de Sande 8.º ANO

Escola EB 2,3 de Sande 8.º ANO Escola EB,3 de Sande 8.º ANO ANO LETIVO 011/01 FICHA DE TRABALHO N.º 11: CONTINUAÇÃO DA PREPARAÇÃO DO TESTE INTERMÉDIO 1. Na última aula do terceiro período, a turma da Margarida ofereceu à professora

Leia mais

1.1) Completa o seguinte diagrama em árvore colocando a probabilidade de cada ramo: Estrago 0,05 0,95 0,65 0,35

1.1) Completa o seguinte diagrama em árvore colocando a probabilidade de cada ramo: Estrago 0,05 0,95 0,65 0,35 9º Ano Ano Letivo 01/13 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA FICHA Professora Lourdes Fonseca 1. Um estudo feito a uma marca de iogurtes revelou que: se um iogurte está dentro do prazo de validade, a probabilidade

Leia mais

Novo Espaço Matemática A, 10.º ano Proposta de teste de avaliação [janeiro 2019]

Novo Espaço Matemática A, 10.º ano Proposta de teste de avaliação [janeiro 2019] Proposta de teste de avaliação [janeiro 09] Nome: Ano / Turma: N.º: Data: - - Não é permitido o uso de corretor. Deves riscar aquilo que pretendes que não seja classificado. As cotações dos itens encontram-se

Leia mais

Escola Secundária de Lousada. Matemática do 9º ano FT 17 Data: / / 2013 Assunto: Ficha de Preparação para o 3º Teste

Escola Secundária de Lousada. Matemática do 9º ano FT 17 Data: / / 2013 Assunto: Ficha de Preparação para o 3º Teste Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 7 Data: / / 0 Assunto: Ficha de Preparação para o º Teste Apresentação dos Conteúdos e Objetivos para o º Teste de Avaliação de Matemática Data da Realização

Leia mais

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais. Nome: N.º Data: /maio 2014

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais. Nome: N.º Data: /maio 2014 Matemática 9.º Ano - 2013/2014 Agrupamento de Escolas de Carnaxide-Portela Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Ficha de Trabalho n.º12 5.ª Ficha de Avaliação Nome: N.º Data: /maio 2014

Leia mais

P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 7

P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 7 P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 7 GRUPO I ITENS DE ESCOLHA MÚLTIPLA 1. Nas condições do enunciado, o número de triângulos que se podem formar com três dos doze pontos é (dos

Leia mais

Proposta de teste de avaliação

Proposta de teste de avaliação Proposta de teste de avaliação Matemática. O NO DE ESOLRIDDE Duração: 90 minutos Data: Grupo I Na resposta aos itens deste grupo, selecione a opção correta. Escreva, na folha de respostas, o número do

Leia mais

F I C H A D E D I A G N O S E. [ ] 7 ; 9 [ [π; 7 [

F I C H A D E D I A G N O S E. [ ] 7 ; 9 [ [π; 7 [ Curso CCS e CCT Soluções COLÉGIO INTERNACIONAL DE VILAMOURA INTERNATIONAL SCHOOL T E S T E D E A V A L I A Ç Ã O F I C H A D E D I A G N O S E Disciplina Matemática A Ensino Secundário Ano 10º - A e B

Leia mais

Faculdade Tecnológica de Carapicuíba Tecnologia em Logística Ênfase em Transportes Notas da Disciplina de Matemática (versão 2.1)

Faculdade Tecnológica de Carapicuíba Tecnologia em Logística Ênfase em Transportes Notas da Disciplina de Matemática (versão 2.1) Faculdade Tecnológica de Carapicuíba Tecnologia em Logística Ênfase em Transportes Notas da Disciplina de Matemática (versão 2.1) A Matemática apresenta invenções tão sutis que poderão servir não só para

Leia mais

RaizDoito. 1. Num referencial o.m. do plano, considere a reta r de equação x = -5.

RaizDoito. 1. Num referencial o.m. do plano, considere a reta r de equação x = -5. 1. Num referencial o.m. do plano, considere a reta r de equação x = -5. Qual dos seguintes pares de pontos define uma reta perpendicular à reta r? (A) (B) ( C) (D) 2. A condição que define o domínio plano

Leia mais

P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 7

P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 7 P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 7 GRUPO I ITENS DE ESCOLHA MÚLTIPLA 1. Nas condições do enunciado, o número de triângulos que se podem formar com três dos doze pontos é (dos

Leia mais

Nome do aluno: N.º: Na resposta aos itens de resposta aberta, apresente todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias.

Nome do aluno: N.º: Na resposta aos itens de resposta aberta, apresente todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Teste de Matemática A 2018 / 2019 Teste N.º 3 Matemática A Duração do Teste (Caderno 1+ Caderno 2): 90 minutos 11.º Ano de Escolaridade Nome do aluno: N.º: Turma: Este teste é constituído por dois cadernos:

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A Funções e Gráficos Generalidades. Funções polinomiais. Função módulo.

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A Funções e Gráficos Generalidades. Funções polinomiais. Função módulo. Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A Funções e Gráficos Generalidades. Funções polinomiais. Função módulo. Tarefa nº 2 1. Analise as seguintes correspondências e indique, justificando,

Leia mais

H1 - Expressar a proporcionalidade direta ou inversa, como função. Q1 - A tabela a seguir informa a vazão de uma torneira aberta em relação ao tempo:

H1 - Expressar a proporcionalidade direta ou inversa, como função. Q1 - A tabela a seguir informa a vazão de uma torneira aberta em relação ao tempo: H1 - Expressar a proporcionalidade direta ou inversa, como função Q1 - A tabela a seguir informa a vazão de uma torneira aberta em relação ao tempo: A expressão que representa a vazão em função do tempo

Leia mais

Escola Básica e Secundária da Graciosa. Matemática A 11.º Ano Funções Trigonométricas

Escola Básica e Secundária da Graciosa. Matemática A 11.º Ano Funções Trigonométricas Escola Básica e Secundária da Graciosa Matemática A 11.º Ano Funções Trigonométricas Função Seno Função Seno Correspondência unívoca que associa a cada número real, o valor do seno de, tal como definido

Leia mais

As cotações dos itens de cada caderno encontram-se no final do respetivo caderno.

As cotações dos itens de cada caderno encontram-se no final do respetivo caderno. Nome: Ano / Turma: N.º: Data: - - O teste é constituído por dois cadernos (Caderno 1 e Caderno ). Utiliza apenas caneta ou esferográfica, de tinta azul ou preta. É permitido o uso de calculadora no Caderno

Leia mais

4. Considere a esfera definida pela condição. 5. O retângulo [ABCD] está dividido em seis quadrados iguais. Qual das igualdades seguintes é falsa?

4. Considere a esfera definida pela condição. 5. O retângulo [ABCD] está dividido em seis quadrados iguais. Qual das igualdades seguintes é falsa? Ficha de Trabalho n.º 6 página 2 4. Considere a esfera definida pela condição. 4.1. Sabendo que [ AB ] é diâmetro dessa esfera e que A tem de coordenadas (1, 1, 1), as coordenadas de B são: (A) (2, 4,

Leia mais

Ano: 1º ano Ensino Médio Data: / /2017 Disciplina: Matemática Professor: Sergio Monachesi ROTEIRO DE ESTUDO REGULAÇÃO CONTEÚDO DO 2º BIMESTRE

Ano: 1º ano Ensino Médio Data: / /2017 Disciplina: Matemática Professor: Sergio Monachesi ROTEIRO DE ESTUDO REGULAÇÃO CONTEÚDO DO 2º BIMESTRE Nome: Nº: Ano: 1º ano Ensino Médio Data: / /2017 Disciplina: Matemática Professor: Sergio Monachesi a) Conteúdos : Introdução: a noção intuitiva de função. ROTEIRO DE ESTUDO REGULAÇÃO CONTEÚDO DO 2º BIMESTRE

Leia mais

Proposta de teste de avaliação

Proposta de teste de avaliação Matemática A 0. AN DE ESCLARIDADE Duração: 90 minutos Data: Grupo I Na resposta aos itens deste grupo, selecione a opção correta. Escreva, na folha de respostas, o número do item e a letra que identifica

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA 2 Funções e Gráficos Generalidades. Funções polinomiais. Função módulo.

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA 2 Funções e Gráficos Generalidades. Funções polinomiais. Função módulo. Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA 2 Funções e Gráficos Generalidades. Funções polinomiais. Função módulo. Tarefa nº 2 1. Analise as seguintes correspondências e indique,

Leia mais

TEORIA DOS CONJUNTOS

TEORIA DOS CONJUNTOS Faculdade Tecnológica de Carapicuíba Tecnologia em Logística Ênfase em Transportes Notas da Disciplina de Matemática (versão 2.1) A Matemática apresenta invenções tão sutis que poderão servir não só para

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 2

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 2 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Ano Versão Nome: N.º Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Quando,

Leia mais

Problema: Números Racionais

Problema: Números Racionais Problemas (7 o Ano) 1 Problema: Números Racionais 1. Os números de Fibonacci podem ser definidos por recorrência em que cada termo, com exceção dos dois primeiros termos, é a soma dos dois termos que o

Leia mais

TESTE GLOBAL 11.º ANO

TESTE GLOBAL 11.º ANO TESTE GLOBAL º ANO NOME: Nº: TURMA: ANO LETIVO: / AVALIAÇÃO: PROFESSOR: ENC EDUCAÇÃO: DURAÇÃO DO TESTE: 90 MINUTOS O teste é constituído por dois grupos O Grupo I é constituído por itens de escolha múltipla

Leia mais

( 1 a,a 2, 5 ), sendo a um número real. Qual é o conjunto de valores de a para os quais P

( 1 a,a 2, 5 ), sendo a um número real. Qual é o conjunto de valores de a para os quais P Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A Funções e Gráficos Generalidades. Funções polinomiais. Função módulo. Trabalho de casa nº 1 GRUPO I 1. Considere num referencial ortogonal

Leia mais

Questão 1. 9 o ano do Ensino Fundamental Turma. 2 o Bimestre de 2016 Data / / Escola Aluno RESOLUÇÃO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática

Questão 1. 9 o ano do Ensino Fundamental Turma. 2 o Bimestre de 2016 Data / / Escola Aluno RESOLUÇÃO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática 9 o ano do Ensino Fundamental Turma EF GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 2 o Bimestre de 2016 Data / / Escola Aluno Questão 1 A figura

Leia mais

Depois de estudares bem a matéria leccionada, resolve:

Depois de estudares bem a matéria leccionada, resolve: Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º ano - nº Data / / 010 Assunto: Preparação para a ficha de avaliação de Matemática Lições nº,, Apresentação dos Conteúdos e Objectivos

Leia mais

Capítulo 2- Funções. Dado dois conjuntos não vazios e e uma lei que associa a cada elemento de um único elemento de, dizemos que é uma função de em.

Capítulo 2- Funções. Dado dois conjuntos não vazios e e uma lei que associa a cada elemento de um único elemento de, dizemos que é uma função de em. Conceitos Capítulo 2- Funções O termo função foi primeiramente usado para denotar a dependência entre uma quantidade e outra. A função é usualmente denotada por uma única letra,,,... Definição: Dado dois

Leia mais