A é múltiplo de 3? Porquê?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A é múltiplo de 3? Porquê?"

Transcrição

1 EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ficha de Matemática 7º Ano 1. Considera que: A 6 ; B ( ) ; C 4 ( 7) e D ( 8 ) ( 10) ( ) 1.1. Indica o inverso e o valor absoluto do número representado por A. c 1.. Mostra que. ( A B) Será que B A é múltiplo de? Porquê? 1.4. Indica, justificando, se o simétrico do número representado por D é primo ou composto.. Efetua as operações e apresenta o resultado simplificado: ( ) Simplifica as seguintes expressões com potências, aplicando SEMPRE QUE POSSÍVEL as regras operatórias estudadas: ( ) ( )

2 .. ( 10) ( 10) ( ) ( ) ( 4) ( 4) ( ) ( ) ( ) 0 10 ( ( ) 48 ) ( ) 4. A figura representa uma caixa de presente cúbica, com uma fita decorativa. O volume da caixa é 178 cm Sabendo que para o laço se gastaram 0 cm de fita, determina o comprimento da fita. 4.. Determina a área do papel necessária para embrulhar a caixa considerando que não há sobreposição de papel.. No centro de uma sala quadrada de largura 8 m, colocou-se uma carpete também quadrada de área 144 m. Sobre esta colocou-se uma mesa com a forma de um cubo com 16 m de volume..1. A que distância se encontra a carpete das paredes?.. Determina a área da parte da carpete que ficou debaixo do cubo. 6. Junto a um rio há um terreno de forma quadrada com 169 m. Pretende-se comprar rede para vedar três dos lados do terreno, pois o lado junto ao rio não necessita de rede. Quantos metros de rede devemos comprar? 7. Observa com atenção a figura Escreve uma expressão simplificada para o perímetro da figura. 7.. Calcula o valor da expressão para x.

3 8. Observando a figura, determina : x x A expressão que representa o seu perímetro. 8.. O valor de x, sabendo que o perímetro é 4 cm. 9. Considera a função f ( x) x 9.1. Calcula f ( 0) f (1) 9.. Representa graficamente a função f. 9.. Determina x, sabendo que f ( x) A função anterior pode representar uma função de proporcionalidade direta? Justifica. 10. Seja K um número positivo. Considera todos os retângulos de comprimento igual a K cm e largura compreendida entre 0 cm e 16 cm. O gráfico da figura traduz a relação entre a largura (l) e a área (a) desses retângulos Qual a área, em cm, de um retângulo que tem largura igual a 1 cm? 10.. Um dos retângulos considerados tem área igual a, cm. Qual é o perímetro, em cm, desse retângulo?

4 11. O João e o Pedro querem pintar as suas garagens. No mercado encontraram duas marcas de tinta aqui designadas por A e por B Se a área que o João pretende pintar tem 80 m, quantos litros de tinta da marca A tem de comprar? 11.. O Pedro pretende pintar as portas e as janelas com tinta da marca A e as paredes com tinta da marca B. Se a área das portas e das janelas é de 10 m e a área das paredes é de 4 m, quantos litros de tinta de cada uma das marcas tem de comprar? 11.. A Pinta Tudo é uma nova empresa de pinturas. Para calcular o custo, C, em euros, de uma pintura faz o seguinte cálculo: C= custo da tinta + área pintada 1, Calcula o custo C, em euros, pintura do quarto do João sabendo que a tinta custou euros e área pintada foi de 4 m. 1. Considera as funções: f ( x) x g( x) x h( x) x Copia e completa, apresentando os cálculos que tiveres de efetuar: 1 f ( ) h f ( ) 1 h ( ) Considera agora apenas a função g. Sem esboçar o gráfico justifica se algum dos pontos (1,) ou (-,0) pertencem à reta que representa a função g.

5 1. Observa o seguinte referencial cartesiano y onde estão representadas várias funções. Faz corresponder cada uma das expressões ao gráfico. r s A: y B : y x v C : y x D: y 0 - x 1 q 14. Considera a função f definida pela tabela: x y Indica o domínio e o contradomínio Qual é a imagem de? 14.. Qual é o objecto que tem por imagem 1? Calcula f ( 1) f (0). 1. No gráfico seguinte estão representadas duas funções g(x) e f(x) pelas respectivas rectas, sendo apenas indicada a expressão analítica de uma delas. 1.1.Indica a expressão analítica da outra função. 1..Indica dois objectos, um para cada função, que tenham a mesma imagem.

6 16. Considera a função f, representada: Comenta a veracidade da afirmação: A função f é uma função linear Escreve uma expressão algébrica da função f Qual é o objecto que, por f, tem a imagem 6? 17. A Susana é veterinária e vai estagiar, durante sete dias numa clínica. No gráfico seguinte pode observar-se a correspondência entre o tempo de trabalho, em horas, e a quantia a receber pela Susana, em euros Que valor recebe a Susana por cada hora de trabalho? 17.. Se a Susana, num determinado dia, trabalhar horas, quanto receberá nesse dia? 17.. A Susana, depois de combinar com o gerente da clínica o seu horário de trabalho, fez uns cálculos e verificou que, pelos 7 dias em que vai estagiar na referida clínica, receberá um total de 1. Em média, quantas horas por dia trabalhará a Susana? Comenta a afirmação: A quantia a receber pela Susana é directamente proporcional ao número de horas que trabalhará.

7 18. A Marta tem quadrados de cartolina de duas cores: cinzentos e brancos. Com eles forma as figuras seguintes: Escreve a expressão que permite calcular o número de quadrados brancos necessários para a figura de ordem n. Figura 1 Figura Figura 18.. Numa das figuras da sequência, o número de quadrados brancos é 76. Determina o número de quadrados cinzentos (pequenos) que há nessa figura? 19. A Sara construiu uma sequência de figuras utilizando pequenos azulejos brancos e cinzentos, dispostos do seguinte modo: Quantos azulejos brancos tem a figura? E azulejos cinzentos? 19.. Escreve uma expressão algébrica que permita determinar o número de azulejos cinzentos de qualquer figura desta sequência Existe alguma figura com 100 azulejos cinzentos? Em caso afirmativo, qual a sua ordem. 0. Na figura, estão representados os quatro primeiros termos de uma sequência de conjuntos de azulejos quadrados que segue a lei de formação sugerida na figura. Os azulejos são todos iguais, sendo uns brancos e outros cinzentos Quantos azulejos brancos tem o 01º termo da sequência? 0.. Qual é o número de azulejos do 9º termo da sequência?

8º Ano Ficha de Trabalho 16. fevereiro de ) Na frutaria Pomar Verde, cada quilograma de cerejas do Fundão custa 2,5.

8º Ano Ficha de Trabalho 16. fevereiro de ) Na frutaria Pomar Verde, cada quilograma de cerejas do Fundão custa 2,5. 8º Ano Ficha de Trabalho 16 fevereiro de 2012 1) Na frutaria Pomar Verde, cada quilograma de cerejas do Fundão custa 2,5. a) No enunciado são referidas duas variáveis, a quantidade (em kg) e o preço a

Leia mais

... (<) 4.3. Unidade I: Números racionais - Multiplicação e divisão, propriedades; - Potências; e - Raiz quadrada e raiz cúbica.

... (<) 4.3. Unidade I: Números racionais - Multiplicação e divisão, propriedades; - Potências; e - Raiz quadrada e raiz cúbica. Unidade I: Números racionais - Multiplicação e divisão, propriedades; - Potências; e - Raiz quadrada e raiz cúbica. 1. Considere o conjunto 8 1 9 A 1 ; ; 0,; ; ; 81; ; ;1. 11 1.1. Indique os números que

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOUSADA Prova Escrita de Matemática.º Ciclo do ensino Básico ; 7ºAno de escolaridade Duração da Prova: 90 minutos Versão 1 01 A PREENCHER PELO ALUNO Nome completo do aluno Nª Turma:

Leia mais

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada Escola Secundária com º CE de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º no N.º7 ssunto: Ficha de Preparação para o Teste Intermédio (Parte ) bril 011 1. Indique qual das seguintes afirmações é verdadeira:

Leia mais

1.Considera a função g na qual cada objeto é multiplicado por 3 e somado com Escreve a expressão analítica de g. 1.2.

1.Considera a função g na qual cada objeto é multiplicado por 3 e somado com Escreve a expressão analítica de g. 1.2. Escola Secundária de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 7º ano FT5 Data / / 0 Assunto: Funções IV Lições nº,.considera a função g na qual cada objeto é multiplicado por 3 e somado com... Escreve

Leia mais

Raiz Quadrada e Raiz Cúbica. Expressões com Variáveis

Raiz Quadrada e Raiz Cúbica. Expressões com Variáveis Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Rio Maior Ano Lectivo 008/009 Ficha de Trabalho n.º 4 Nome: N.º Data / / Raiz Quadrada e Raiz Cúbica. Expressões com Variáveis 1. Completa a tabela

Leia mais

DRUIDAS DO SABER CENTRO DE EXPLICAÇÕES. Matemática - 9º Ano. Ficha de Trabalho - PROPORCIONALIDADE. k y = (com k constante e diferente de zero) x

DRUIDAS DO SABER CENTRO DE EXPLICAÇÕES. Matemática - 9º Ano. Ficha de Trabalho - PROPORCIONALIDADE. k y = (com k constante e diferente de zero) x DRUIDAS DO SABER CENTRO DE EXPLICAÇÕES 1) Ficha de Trabalho - PROPORCIONALIDADE Matemática - 9º Ano Proporcionalidade directa Se o quociente de duas variáveis é uma constante não nula, as duas variáveis

Leia mais

Matemática do 9º ano FT 9 Data: / / 2012 Assunto: Funções: Proporcionalidade Direta e Função Afim

Matemática do 9º ano FT 9 Data: / / 2012 Assunto: Funções: Proporcionalidade Direta e Função Afim Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 9 Data: / / 01 Assunto: Funções: Proporcionalidade Direta e Função Afim Uma função é uma correspondência entre dois conjuntos (o domínio e o conjunto

Leia mais

Ficha de Trabalho nº 12 Matemática 7º ano Maio / Determina a moda, a média, a mediana e os quartis da referida distribuição.

Ficha de Trabalho nº 12 Matemática 7º ano Maio / Determina a moda, a média, a mediana e os quartis da referida distribuição. Ficha de Trabalho nº 12 Matemática 7º ano Maio / 2011 1. Num inquérito realizado numa escola a quarenta alunos escolhidos ao acaso sobre o número do respectivo calçado registaram-se os seguintes resultados:

Leia mais

Índice. Equações algébricas. Números racionais. Figuras geométricas. Semelhança. Generalidades sobre funções. Funções, sequências e sucessões

Índice. Equações algébricas. Números racionais. Figuras geométricas. Semelhança. Generalidades sobre funções. Funções, sequências e sucessões Índice Números racionais. Números inteiros. Adição de números inteiros 8. Subtração de números inteiros 0. Números racionais 5. Adição algébrica de números racionais 6. Multiplicação de números racionais

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Santo António Parede Escola Básica 2,3 de Santo António FICHA DE PREPARAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA.

Agrupamento de Escolas de Santo António Parede Escola Básica 2,3 de Santo António FICHA DE PREPARAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA. Agrupamento de Escolas de Santo António Parede Escola Básica, de Santo António FICHA DE PREPARAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA Nome: N.º: 7.º Ano Turma Parede, / /. Prof.: José Aragão / Mário Silva.

Leia mais

A Geometria nas Provas de Aferição

A Geometria nas Provas de Aferição Escola E.B. 2 e 3 de Sande Ficha de Trabalho de Matemática 6.º Ano A Geometria nas Provas de Aferição Nome: N.º Turma: 1. Assinala com um x a figura em que os triângulos representados são simétricos em

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 7º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 7º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR MATEMÁTICA 7º Ano OBJETIVOS ESPECÍFICOS TÓPICOS SUBTÓPICOS METAS DE APRENDIZAGEM 1º Período - Multiplicar e dividir números inteiros. - Calcular o valor de potências em que

Leia mais

MATRIZ DE CONTEÚDOS TESTE 6.º ANO MARÇO 2015

MATRIZ DE CONTEÚDOS TESTE 6.º ANO MARÇO 2015 MATRIZ DE CONTEÚDOS TESTE 6.º ANO MARÇO 2015 Domínio Conteúdos Números naturais - Números primos; - Crivo de Eratóstenes; - Teorema fundamental da aritmética e aplicações. Números e Operações Números racionais

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA 6.º ANO 2014/15

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA 6.º ANO 2014/15 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA 6.º ANO 014/15 Ficha 3 Sequências e proporcionalidade direta NOME N.º Turma 1. Em relação às sequências seguintes escreva os cinco primeiros termos e

Leia mais

Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Rio Maior

Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Rio Maior Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Rio Maior Ano Lectivo 008/009 Ficha de Exercícios/Problemas N.º 1 Critérios de Divisibilidade. Números Primos. Decomposição em Factores Primos. Raízes

Leia mais

Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 13 Data: / / 2013 Assunto: Resumo das funções Lições nº, e,

Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 13 Data: / / 2013 Assunto: Resumo das funções Lições nº, e, Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 1 Data: / / 01 Assunto: Resumo das funções Lições nº, e, 1. Considera as funções: ( ) = ; g ( ) = + 4 ; h ( ) ; i( ) = ; j ( ) = e l( ) f = 7 = 5 1.1.

Leia mais

Não fujas da Matemática!

Não fujas da Matemática! Não fujas da Matemática! Problema: O pai do Filipe decidiu propor ao seu filho um negócio, que consistia em lavar o seu carro pagando-lhe assim uma quantia de 1,5 euros por hora. Se o Filipe demorar 3

Leia mais

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais. Nome: N.º Data: /maio 2014

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais. Nome: N.º Data: /maio 2014 Matemática 9.º Ano - 2013/2014 Agrupamento de Escolas de Carnaxide-Portela Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Ficha de Trabalho n.º12 5.ª Ficha de Avaliação Nome: N.º Data: /maio 2014

Leia mais

Perímetros, Áreas e Volumes Matemática 6. Conteúdo. Perímetros, Áreas e Volumes... 3 Exercícios... 3 Exercício de Exame... 6

Perímetros, Áreas e Volumes Matemática 6. Conteúdo. Perímetros, Áreas e Volumes... 3 Exercícios... 3 Exercício de Exame... 6 Perímetros, Áreas e Volumes Matemática 6 Conteúdo Perímetros, Áreas e Volumes... 3 Exercícios... 3 Exercício de Exame... 6 2 http://explicapvl.blogs.sapo.pt Perímetros, Áreas e Volumes Caderno de Exercícios

Leia mais

7º Ano. Planificação Matemática 2014/2015. Escola Básica Integrada de Fragoso 7º Ano

7º Ano. Planificação Matemática 2014/2015. Escola Básica Integrada de Fragoso 7º Ano 7º Ano Planificação Matemática 2014/2015 Escola Básica Integrada de Fragoso 7º Ano Domínio Subdomínio Conteúdos Objetivos gerais / Metas Números e Operações Números racionais - Simétrico da soma e da diferença

Leia mais

Proposta de teste de avaliação Matemática 6

Proposta de teste de avaliação Matemática 6 Proposta de teste de avaliação Matemática 6 Nome da Escola Ano letivo 0 /0 Matemática 6.º ano Nome do Aluno Turma N.º Data Professor / / 0 PARTE 1 Nesta parte é permitido o uso da calculadora. 1. Na figura

Leia mais

6 de dezembro de 2012

6 de dezembro de 2012 Escola Básica de Santa Catarina Ficha de Avaliação de Matemática 6 de dezembro de 2012 A PREENCHER PELO ALUNO 7ºano Nome: nº Turma A PREENCHER PELO PROFESSOR Classificação: Nível: ( ) Rubrica do professor:

Leia mais

UNIDADE 2 Ficha 3: Proporcionalidade direta como função

UNIDADE 2 Ficha 3: Proporcionalidade direta como função UNIDADE 2 Ficha 3: Proporcionalidade direta como função Nome: 7º ANO MATEMÁTICA Data: / / 1. Comenta cada uma das afirmações seguintes: (A) O comprimento de um lado de um triângulo equilátero é diretamente

Leia mais

OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS, DECIMAIS, FRAÇÕES, MDC, MMC E DIVISORES.

OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS, DECIMAIS, FRAÇÕES, MDC, MMC E DIVISORES. OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS, DECIMAIS, FRAÇÕES, MDC, MMC E DIVISORES. 1) Calcule o valor das expressões: a) 19,6 + 3,04 + 0,076 = b) 17 + 4,32 + 0,006 = c) 4,85-2,3 = d) 9,9-8,76 = e) (0,378-0,06)

Leia mais

Trabalho de Estudos Independentes de Matemática

Trabalho de Estudos Independentes de Matemática Trabalho de Estudos Independentes de Matemática ALUNO (A): Nº: SÉRIE: 8º TURMA: Professora: Marilia Henriques NÍVEL: Ensino fundamental DATA: / / VALOR 30 pontos NOTA: 1) Marque cada afirmação como verdadeira

Leia mais

Teste de Avaliação Escrita

Teste de Avaliação Escrita Teste de Avaliação Escrita Duração: 90 minutos de março de 01 Escola E.B.,3 Eng. Nuno Mergulhão Portimão Ano Letivo 013/01 Matemática 7.º Ano Nome: N.º Turma: Classificação: Fraco (0% 19%) Insuficiente

Leia mais

ESCOLA E B 2,3/S MIGUEL LEITÃO DE ANDRADA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS 2015/2016

ESCOLA E B 2,3/S MIGUEL LEITÃO DE ANDRADA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS 2015/2016 ESCOLA E B 2,3/S MIGUEL LEITÃO DE ANDRADA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS 2015/2016 PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA 7ºANO 1º Período 2º Período 3º Período Apresentação,

Leia mais

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º ano - n Data / / 2010 Assunto: Preparação para o Teste Intermédio de Matemática Parte II Lições nº, 1. O Paulo e o seu amigo

Leia mais

3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Igor/ Eduardo 9º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C3 - Espaço e forma Números racionais. Números irracionais. Números reais. Relações métricas nos triângulos retângulos.

Leia mais

Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Análise Matemática I 2003/04

Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Análise Matemática I 2003/04 Ficha Prática nº Parte II. Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão Análise Matemática I 003/04 Operações com funções. Composição de funções. Função Inversa. ) O gráfico

Leia mais

a) b) c) x 3 x 2- O perímetro de um quadrado é 20 cm. Determine sua diagonal.

a) b) c) x 3 x 2- O perímetro de um quadrado é 20 cm. Determine sua diagonal. 1- Calcule x nos triângulos abaixo: a) b) c) 12 13 x 3 x x 5 13 2- O perímetro de um quadrado é 20 cm. Determine sua diagonal. 4 3- A diagonal de um quadrado tem 7 2 cm. Determine o perímetro do quadrado.

Leia mais

Atividades de fixação 1 semestre / 8 ano

Atividades de fixação 1 semestre / 8 ano Querido (a) aluno (a), Atividades de fixação 1 semestre / 8 ano Os exercícios a seguir contemplarão alguns dos conteúdos abordados durante esse semestre. Faça com seriedade... 1-Expresse os números abaixo

Leia mais

Escola Secundária de Lousada

Escola Secundária de Lousada Escola Secundária de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º ano - nº Data: / 04 / 01 Assunto: Áreas e Volumes de Sólidos II Lições nº, 1. Para vedar um terreno quadrangular com 900 m de área, o

Leia mais

ACTIVIDADE Nº II. Fracções. Números racionais

ACTIVIDADE Nº II. Fracções. Números racionais ACTIVIDADE Nº II Nome do Formando: Data: / / Fracções. Números racionais A D. Maria tem um terreno que quer dividir pelos 7 sobrinhos. Cada sobrinho ficou com a sétima parte do terreno ou um sétimo do

Leia mais

dividendo e reconhecer que.

dividendo e reconhecer que. Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros 3º Ciclo - 7º Ano Planificação Anual 2016-2017 - Matemática METAS CURRICULARES

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros 3º Ciclo - 7º Ano Planificação Anual 2015-2016 Matemática METAS CURRICULARES

Leia mais

Agrupamento de Escolas D. José I fevereiro de 2013 Matemática 6.º ano

Agrupamento de Escolas D. José I fevereiro de 2013 Matemática 6.º ano Agrupamento de Escolas D. José I fevereiro de 0 Matemática 6.º ano NOME N º Turma GRUPO I Neste grupo escolhe a opção correta assinalando com um X (não deves apresentar a resolução).. Para dividir potências

Leia mais

Não efetues arredondamentos nos cálculos intermédios.

Não efetues arredondamentos nos cálculos intermédios. COLÉGIO DE SANTA TERESINHA Ficha de Avaliação n.º1- Matemática 6.ºAno Caderno 1-40 minutos (com recurso à calculadora) Nome: N.º Turma: Class: Enc.Educ.: Prof: 1. Considera a figura ao lado, composta por

Leia mais

PROVA FINAL DE MATEMÁTICA 9.º ano de escolaridade

PROVA FINAL DE MATEMÁTICA 9.º ano de escolaridade Nome: N.º Turma Data: / / Avaliação Professor Encarregado Educação Parte 1: 35 minutos. (é permitido o uso de calculadora) 1 2 1. Sabe-se que A ]3, 21 21 ] = ] 2, ]. 2 2 Qual dos conjuntos seguintes poderá

Leia mais

Matemática 3º Ciclo. Planificação Anual 7.º ano. N.º de aulas. Objectivos 1.º PERÍODO. Ano Lectivo 2009/2010. Apresentação 1. Teste Diagnóstico 2

Matemática 3º Ciclo. Planificação Anual 7.º ano. N.º de aulas. Objectivos 1.º PERÍODO. Ano Lectivo 2009/2010. Apresentação 1. Teste Diagnóstico 2 i Temas Sub-temas Objectivos 1.º PERÍODO Apresentação 1 Teste Diagnóstico 2 Múltiplos e divisores. Critérios de divisibilidade. Obter números, a partir de outros, por composição e decomposição; Números

Leia mais

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano Álgebra Relações e regularidades Sequências e regularidades Proporcionalidade direta Síntese (Nota: As expressões numéricas e as propriedades das operações já foram abordadas na ficha Números naturais

Leia mais

Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis. Ficha de Apoio nº2

Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis. Ficha de Apoio nº2 Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis Ano Lectivo 2008 /2009 Matemática B Ano 10º Turma D 1. Observe a figura. 1.1.Indique as coordenadas dos pontos A, B, C, A, B e C. 1.2. Descreva a transformação geométrica

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Águeda Escola Básica Fernando Caldeira

Agrupamento de Escolas de Águeda Escola Básica Fernando Caldeira Agrupamento de Escolas de Águeda Escola Básica Fernando Caldeira Currículo da disciplina de Matemática - 7ºano Unidade 1 Números inteiros Propriedades da adição de números racionais Multiplicação de números

Leia mais

Sala de Estudo Acompanhado Municipal

Sala de Estudo Acompanhado Municipal Sala de Estudo Acompanhado Municipal 9º Ano º Teste Intermédio (Modelo) Lê com atenção as questões que se seguem e responde de forma correcta. Bom trabalho! "Cada problema que resolvi, tornou-se numa regra,

Leia mais

Áreas, Perímetros e Volumes

Áreas, Perímetros e Volumes Áreas, Perímetros e Volumes Grupo I Escolha Múltipla 1. A área de um rectângulo com 10cm de comprimento e 2dm de largura é: 20cm 2 20dm 2 200dm 2 2dm 2 2. O perímetro de uma circunferência de diâmetro

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO 3º ANO

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO 3º ANO ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO 3º ANO ANO 2015 PROFESSOR (a) DISCIPLINA Bruno Rezende Pereira Matemática ALUNO (a) SÉRIE 3º Ano do Ensino Médio

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Matemática 8 o ano Unidade 3 5 Unidade 3 Nome: Data: 1. Complete as sentenças a seguir sobre expressões algébricas. Depois, cite um exemplo. a) Expressões algébricas são aquelas

Leia mais

Caderno 2: 55 minutos. Tolerância: 20 minutos. (não é permitido o uso de calculadora)

Caderno 2: 55 minutos. Tolerância: 20 minutos. (não é permitido o uso de calculadora) Prova Final de Matemática 3.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 92/2.ª Fase Caderno 2: 8 Páginas Duração da Prova (Caderno 1 + Caderno 2): 90 minutos. Tolerância: 30

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 7.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL Múltiplos e divisores. Critérios de divisibilidade. - Escrever múltiplos

Leia mais

TESTE DE DIAGNÓSTICO

TESTE DE DIAGNÓSTICO TESTE DE DIAGNÓSTICO 9.º 10.º ANO NOME: N.º: TURMA: ANO LETIVO: / DURAÇÃO DO TESTE: 90 MINUTOS DATA: / / O teste é constituído por dois grupos. No Grupo I, são indicadas quatro opções de resposta para

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Matemática _ 7º ano 2016/2017 Início Fim

Leia mais

Matemática. Atividades. complementares. FUNDAMENTAL 8-º ano. Este material é um complemento da obra Matemática 8. uso escolar. Venda proibida.

Matemática. Atividades. complementares. FUNDAMENTAL 8-º ano. Este material é um complemento da obra Matemática 8. uso escolar. Venda proibida. 8 ENSINO FUNDAMENTAL 8-º ano Matemática Atividades complementares Este material é um complemento da obra Matemática 8 Para Viver Juntos. Reprodução permitida somente para uso escolar. Venda proibida. Samuel

Leia mais

1.1. Conhecer e aplicar propriedades dos números primos.

1.1. Conhecer e aplicar propriedades dos números primos. Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros 3º Ciclo - 7º Ano Planificação Anual 2014-2015 Matemática METAS CURRICULARES

Leia mais

1. A Talkumigo, uma nova rede de comunicações móveis, tem dois tarifários distintos, estando a

1. A Talkumigo, uma nova rede de comunicações móveis, tem dois tarifários distintos, estando a Teste de valiação Matemática º 4 de abril de 013 Nome nº Turma Enc. Educação Professor Classificação: 1. Talkumigo, uma nova rede de comunicações móveis, tem dois tarifários distintos, estando a relação

Leia mais

Exercícios de exames e provas oficiais

Exercícios de exames e provas oficiais mata Exercícios de exames e provas oficiais. Na figura, está representado, no plano complexo, um quadrado cujo centro coincide com a origem e em que cada lado é paralelo a um eixo. Os vértices deste quadrado

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1C

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1C CADERNO DE EXERCÍCIOS 1C Ensino Fundamental Matemática Questão 1 2 Conteúdo Fração. Interpretação de problema envolvendo a relação parte todo. Soma de frações. Cálculo de área e situações problema envolvendo

Leia mais

Módulo Unidades de Medidas de Comprimentos e Áreas. Unidades de Medida de Área e Exercícios. 6 ano/e.f.

Módulo Unidades de Medidas de Comprimentos e Áreas. Unidades de Medida de Área e Exercícios. 6 ano/e.f. Módulo Unidades de Medidas de Comprimentos e Áreas Unidades de Medida de Área e Exercícios. 6 ano/e.f. Unidades de Medidas de Comprimentos e Áreas. Unidades de Medida de Área e Exercícios. 1 Exercícios

Leia mais

ESCOLA EB 2,3 DE SANDE ENC. DE EDUC.: OBSERVAÇÃO:

ESCOLA EB 2,3 DE SANDE ENC. DE EDUC.: OBSERVAÇÃO: ESCOLA EB 2,3 DE SANDE ANO LETIVO 2011/2012 FICHA DE AVALIAÇÃO N.º 4 DE MATEMÁTICA 9.º ANO NOME: N.º TURMA: DATA: / / PROFESSOR: CLASSIFICAÇÃO: ENC. DE EDUC.: OBSERVAÇÃO: Apresenta o teu raciocínio de

Leia mais

Planificação Anual GR Disciplina Matemática 7.ºAno

Planificação Anual GR Disciplina Matemática 7.ºAno Planificação Anual GR 500 - Disciplina Matemática 7.ºAno Período letivo Conteúdos Objetivos Metas/descritores Recursos didáticos Avaliação Nº de tempos de 45 minutos Unidade- Números racionais 1º Adição

Leia mais

Programa de Recuperação Paralela PRP - 01

Programa de Recuperação Paralela PRP - 01 Programa de Recuperação Paralela PRP - 01 Nome: 1ª Etapa 013 Disciplina: Matemática - 8º Ano Página 1 de 11-8/6/013-6:15 PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA PRP 01 MATEMÁTICA 01- Resolva a expressão: 1 0

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO 2º ANO

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO 2º ANO ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO 2º ANO ANO 2015 PROFESSOR (a) DISCIPLINA Bruno Rezende Pereira Matemática ALUNO (a) SÉRIE 2º Ano do Ensino Médio

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio de Mouro Escola E.B. 2,3 Padre Alberto Neto

Agrupamento de Escolas de Rio de Mouro Escola E.B. 2,3 Padre Alberto Neto Agrupamento de Escolas de Rio de Mouro Escola E.B. 2, Padre Alberto Neto Ano Lectivo 2010/2011 Resolução da de Matemática 8.º Ano Setembro/2010 1. As figuras seguintes representam quadrados. Determina

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO Matemática EXERCÍCIOS DE PROVAS DE EXAME NACIONAIS 000-00 COMPLEXOS 1º ANO Parte 1 Escolha múltipla 1 Seja w um número complexo diferente de zero, cuja imagem geométrica

Leia mais

Planificação anual Curso Técnico Vocacional Ofícios e Multimédia 1/1. Ano letivo 2015/2016

Planificação anual Curso Técnico Vocacional Ofícios e Multimédia 1/1. Ano letivo 2015/2016 Planificação anual Curso Técnico Vocacional Ofícios e Multimédia 1/1. Ano letivo 2015/2016 Departamento: Matemática e Ciências Experimentais Disciplina: Matemática A Ano: VOC Docentes: Carlos Correia Conteúdos

Leia mais

QUESTÃO 16 Na figura, há três quadrados.

QUESTÃO 16 Na figura, há três quadrados. Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 9 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 06 Disciplina: MaTeMÁTiCa Prova: desafio nota: QUESTÃO 6 Na figura, há três quadrados. A B A E F

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Grupo 500 Planificação Anual / Critérios de Avaliação Disciplina: Matemática _ 9.º ano 2016 / 2017 Início Fim

Leia mais

7.º Ano. Planificação Matemática 2016/2017. Escola Básica Integrada de Fragoso 7.º Ano

7.º Ano. Planificação Matemática 2016/2017. Escola Básica Integrada de Fragoso 7.º Ano 7.º Ano Planificação Matemática 201/2017 Escola Básica Integrada de Fragoso 7.º Ano Geometria e medida Números e Operações Domínio Subdomínio Conteúdos Objetivos gerais / Metas Números racionais - Simétrico

Leia mais

H1 - Expressar a proporcionalidade direta ou inversa, como função. Q1 - A tabela a seguir informa a vazão de uma torneira aberta em relação ao tempo:

H1 - Expressar a proporcionalidade direta ou inversa, como função. Q1 - A tabela a seguir informa a vazão de uma torneira aberta em relação ao tempo: H1 - Expressar a proporcionalidade direta ou inversa, como função Q1 - A tabela a seguir informa a vazão de uma torneira aberta em relação ao tempo: A expressão que representa a vazão em função do tempo

Leia mais

Escola Secundária/2,3 da Sé-Lamego Proposta de Resolução da Ficha de Trabalho de Matemática 03/02/ º Ano

Escola Secundária/2,3 da Sé-Lamego Proposta de Resolução da Ficha de Trabalho de Matemática 03/02/ º Ano Escola Secundária/, da Sé-Lamego Proposta de Resolução da Ficha de Trabalho de Matemática 0/0/011 8º Ano Nome: Nº: Turma: 1 Observa a figura e calcula a área do lago Em vez de decompormos o polígono correspondente

Leia mais

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano Números e operações Números racionais não negativos Noção e representação de número racional Comparação e ordenação de números racionais Operações com números racionais Valores aproximados Percentagens

Leia mais

MATEMÁTICA 7º ANO SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS

MATEMÁTICA 7º ANO SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS MATEMÁTICA 7º ANO SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS CRITÉRIOS DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS CRITÉRIO AA: Dois triângulos são semelhantes se dois ângulos de um são iguais a dois ângulos do outro. CRITÉRIO LAL: Dois

Leia mais

Colégio Jardim Paulista

Colégio Jardim Paulista Colégio Jardim Paulista Nome: Nº Série: Profª:_ Roberto Salgado Período: 4º Bimestre Data: / / Trabalho de Matemática 6 º ano A Nota Medidas de comprimento: 1) Ana e Antônia fizeram algumas medições e

Leia mais

Planificação Anual. Matemática Dinâmica 7º ano Luísa Faria; Luís Guerreiro Porto Editora. 1 Números inteiros. 10 Sequências e Regularidades

Planificação Anual. Matemática Dinâmica 7º ano Luísa Faria; Luís Guerreiro Porto Editora. 1 Números inteiros. 10 Sequências e Regularidades 3º Período 2º Período 1º Período AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE Escola EBI de Mões Grupo de Recrutamento 500 MATEMÁTICA Ano lectivo 2012/2013 Planificação Anual Disciplina: Matemática Ano: 7º Carga

Leia mais

Nome: N.º: Turma: Classificação: Professor: Enc. Educação:

Nome: N.º: Turma: Classificação: Professor: Enc. Educação: Escola EB, de Ribeirão (Sede) ANO LECTIVO 010/011 Março 011 Nome: Nº: Turma: Classificação: Professor: Enc Educação: Ficha de Avaliação de Matemática Versão Duração do Teste: 90 minutos 4 de Março de 011

Leia mais

Exercícios e problemas propostos 1. A fotografia é de uma escultura, o Cubo da Ribeira, no

Exercícios e problemas propostos 1. A fotografia é de uma escultura, o Cubo da Ribeira, no Tema 6 Sólidos geométricos 15 Exercícios e problemas propostos 1. A fotografia é de uma escultura, o Cubo da Ribeira, no Porto. O cubo tem metros de aresta. Determina: 1.1 o volume do cubo, em m ; 1. a

Leia mais

Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Rio Maior. Ano Lectivo 2008/2009. Ficha de Exercícios/Problemas N.º 2

Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Rio Maior. Ano Lectivo 2008/2009. Ficha de Exercícios/Problemas N.º 2 Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Rio Maior Ano Lectivo 2008/2009 Ficha de Exercícios/Problemas N.º 2 Razão. Proporção. Regra de três simples. Percentagens. Proporcionalidade Directa.

Leia mais

PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO

PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO EB 2.3 DE SÃO JOÃO DO ESTORIL 2016/17 MATEMÁTICA PERFIL DO ALUNO PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO /DOMÍNIOS NUMEROS E OPERAÇÕES NO5 GEOMETRIA E MEDIDA GM5 ALG5 ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO

Leia mais

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA COLÉGIO FRANCO-BRASILEIRO NOME: N : TURMA: PROFESSOR(A: ANO: 7º DATA: / 07 / 0 Calcule o valor das expressões: a ( 6 ( ( EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA b { [ 9 ( ]} ( [ 6( ] c ( 9 : ( 7. ( ² +

Leia mais

Poeta Bernardo de Passos

Poeta Bernardo de Passos Escola Básica Poeta Bernardo de Passos Matemática 2015 / 2016 Planificação Anual 7º Ano Nº DE AULAS CONTEÚDOS Objetivos / Metas 25 1- Números Racionais Números primos e números compostos; Mínimo múltiplo

Leia mais

Aula 01 R$ 8 800, O resultado correto da expressão 2 x

Aula 01 R$ 8 800, O resultado correto da expressão 2 x Aula 01 01 Em uma loja de bijuterias, todos os produtos são vendidos por um dos seguintes preços: R$ 5,00, R$ 7,00 ou R$ 10,00. Márcia gastou R$ 65,00 nessa loja, tendo adquirido pelo menos um produto

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 7.ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 7.ºANO Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Infante D. Pedro 1.º Período Apresentação. Avaliação Diagnóstica Atividades de recuperação e avaliação 54 aulas 40 aulas 9 aulas 2.º Período 4s 3s 8 aulas 3.º Período

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 MATEMÁTICA (2º ciclo)

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 MATEMÁTICA (2º ciclo) (2º ciclo) 5º ano Operações e Medida Tratamento de Dados Efetuar com números racionais não negativos. Resolver problemas de vários passos envolvendo com números racionais representados por frações, dízimas,

Leia mais

Engenharia Civil/Mecânica Cálculo 1 Profa Olga (1º sem de 2015)

Engenharia Civil/Mecânica Cálculo 1 Profa Olga (1º sem de 2015) Engenharia Civil/Mecânica Cálculo Profa Olga (º sem de 05) Conteúdo: Função do º grau (Função Afim) Definição Chama-se função polinomial do o grau, ou função afim, a qualquer função f: dada por uma lei

Leia mais

Proposta de trabalho Matemática 5 (parte ) 3. Nas figuras A e B estão representados um retângulo e um triângulo. A B A área do retângulo excedee a áre

Proposta de trabalho Matemática 5 (parte ) 3. Nas figuras A e B estão representados um retângulo e um triângulo. A B A área do retângulo excedee a áre Proposta de trabalho Matemática 5 Nome da Escola Nome do Aluno Professor Ano letivo 20-20 Matemática 5.º ano Turma N.º Data - - 20 PARTE Nesta parte é permitido o uso da calculadora.. A transportadora

Leia mais

EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA Ficha de Matemática 9º ANO

EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA Ficha de Matemática 9º ANO EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA Ficha de Matemática 9º ANO 1- Resolve os sistemas seguintes: 4x 2( y 1 3( x 1) 1 x 3) 3 y 1 2 1 x 2- Num escritório de advogados trabalham dois advogados e uma secretária.

Leia mais

MATEMÁTICA - 7.º Ano. Ana Soares ) Catarina Coimbra ) NÚMEROS RACIONAIS

MATEMÁTICA - 7.º Ano. Ana Soares ) Catarina Coimbra ) NÚMEROS RACIONAIS Salesianos de Mogofores - 2016/2017 MATEMÁTICA - 7.º Ano Ana Soares (ana.soares@mogofores.salesianos.pt ) Catarina Coimbra (catarina.coimbra@mogofores.salesianos.pt ) Rota de aprendizage m por Projetos

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA. 7.º Ano de Escolaridade 3.º Ciclo do Ensino Básico

ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA. 7.º Ano de Escolaridade 3.º Ciclo do Ensino Básico 2º Teste Avaliação ESCOLA SECUNDÁRIA C/º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA 7.º Ano de Escolaridade.º Ciclo do Ensino Básico Duração do Teste: 90 minutos de Dezembro de 2009 Nome completo Nº Turma Classificação

Leia mais

Matemática 6.º ano Oo CSES-MAT6_ _F01_4P_CImg.indd 1 4/30/14 11:19 AM

Matemática 6.º ano Oo CSES-MAT6_ _F01_4P_CImg.indd 1 4/30/14 11:19 AM Matemática 6.º ano Oo Índice Apresentação FICHA 1 Números naturais Potências de expoente natural 4 FICHA 2 Números naturais Números primos 6 FICHA 3 Números naturais Máximo divisor comum e mínimo múltiplo

Leia mais

Prova Final ª chamada

Prova Final ª chamada Prova Final 01.ª chamada 1. Um saco contém várias bolas com o número 1, várias bolas com o número e várias bolas com o número. s bolas são indistinguíveis ao tato. Maria realizou dez vezes o seguinte procedimento:

Leia mais

DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 8º ANO LETIVO 2012/2013 ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Atividades de diagnóstico. Atividades de revisão e recuperação.

DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 8º ANO LETIVO 2012/2013 ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Atividades de diagnóstico. Atividades de revisão e recuperação. Escola Secundária Dr. Solano de Abreu Abrantes ENSINO BÁSICO DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 8º ANO LETIVO 2012/2013 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM ATIVIDADES ESTRATÉGIAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem e manual adoptado 3º CICLO MATEMÁTICA 7ºANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

Projeto de Recuperação Final - 1ª Série (EM)

Projeto de Recuperação Final - 1ª Série (EM) Projeto de Recuperação Final - 1ª Série (EM) Matemática 1 MATÉRIA A SER ESTUDADA Nome do Fascículo Aula Ex de aula Ex da tarefa Funções Inequação do 1º grau, pág 59 2 4,5,6 Funções Inequação do 1º grau,

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA - 7.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA - 7.º ANO DE MATEMÁTICA - 7.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de multiplicar e dividir números racionais relativos. No domínio da Geometria e Medida,

Leia mais

Exercícios de Revisão

Exercícios de Revisão Professor: Cassio Kiechaloski Mello Disciplina: Matemática Exercícios de Revisão Geometria Analítica Geometria Plana Geometria Espacial Números Complexos Polinômios Na prova de recuperação final, não será

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA 2 Funções e Gráficos Generalidades. Funções polinomiais. Função módulo.

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA 2 Funções e Gráficos Generalidades. Funções polinomiais. Função módulo. Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA 2 Funções e Gráficos Generalidades. Funções polinomiais. Função módulo. Tarefa nº 2 1. Analise as seguintes correspondências e indique,

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 7.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 7.º ANO DE MATEMÁTICA 7.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de multiplicar e dividir números racionais relativos. No domínio da Geometria e Medida,

Leia mais

Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis. Ficha de Apoio nº3

Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis. Ficha de Apoio nº3 Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis Ano Lectivo 2008 /2009 Matemática B Ano 10º Turma D 1.Indique, justificando, se são funções as correspondências seguintes. Em caso afirmativo, indique o domínio,

Leia mais