UNIDADE 2 Ficha 3: Proporcionalidade direta como função

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIDADE 2 Ficha 3: Proporcionalidade direta como função"

Transcrição

1 UNIDADE 2 Ficha 3: Proporcionalidade direta como função Nome: 7º ANO MATEMÁTICA Data: / / 1. Comenta cada uma das afirmações seguintes: (A) O comprimento de um lado de um triângulo equilátero é diretamente proporcional ao seu perímetro. (B) O comprimento do raio de um círculo é diretamente proporcional à sua área. (C) O comprimento do raio de um círculo é diretamente proporcional ao seu perímetro. 2. Uma loja de eletrodomésticos está em liquidação de stock. Assim, durante três dias, todos os artigos expostos têm um desconto de 70% Qual é o valor do desconto de um frigorífico que custava 650? 2.2. Sendo x o preço do artigo sem desconto e g(x) o valor do desconto, escreve uma expressão algébrica para a função g Sendo x o preço do artigo sem desconto e f(x) o preço do artigo com desconto, escreve uma expressão algébrica para a função f Determina o preço final a pagar por um MP3 cujo preço de venda inicial é Indica uma expressão algébrica que defina: 3.1. A área do quadrado, A, em função do comprimento do seu lado, l A área do círculo, A, em função do comprimento do seu raio, r. 4. Observa o gráfico ao lado. Qual das seguintes interpretações pode resultar da observação do gráfico? (A) O Jorge ganha 20 por cada hora de trabalho. (B) Por cada 10 rebuçados, a Filipa paga 1. (C) Por cada 10 alunos presentes, são necessários 2 professores. (D) Um atleta corre a uma velocidade constante de 4 km por hora. 5. Quais das seguintes variáveis são diretamente proporcionais? (Escolhe a(s) opção(ões) correta(s)). (A) Número de horas de estudo e nota obtida no exame. (B) O peso das laranjas e o preço a pagar por elas. (C) A altura de uma pessoa e o seu peso. (D) O número de pães e o preço a pagar por eles. 1 Mais fichas de trabalho em:

2 6. O Sr. Francisco produz e vende batatas A tabela seguinte relaciona a quantidade de batatas vendidas, em quilogramas, com a quantia recebida pelo Sr. Francisco, em euros. Completa-a. Peso (kg) 0 2 Valor recebido ( ) 0,60 1, Seja h a função que à quantidade de batatas vendidas (em quilogramas) associa o valor a receber pelo Sr. Francisco (em euros). Escreve uma expressão algébrica de h Se alguém comprar três sacos de 20 kg, quanto terá que pagar? Apresenta todos os cálculos que efetuares Na última venda que realizou, o Sr. Francisco recebeu 30. Quantos quilogramas de batatas vendeu? 7. Considera os quatro retângulos seguintes: No gráfico ao lado, cada ponto, A, B, C e D é definido pela base e pela altura dos retângulos I, II, III e IV. Completa a tabela seguinte, fazendo corresponder cada ponto a cada retângulo. Ponto A B C D Retângulo 2 Mais fichas de trabalho em:

3 8. Os pais do Gonçalo foram passar uns dias a Évora e ficaram instalados num hotel mesmo no centro da cidade. Na tabela que se segue estão registados os preços, em euros, a pagar, por noite, nesse hotel. Número de noites (x) Preço a pagar, em euros (y) Desenha o gráfico da função representada pela tabela Indica, justificando, qual das seguintes expressões define a expressão analítica da função representada pela tabela. (A) y = 45x (B) y = 5x (C) y = 90x (D) y = 1 2 x 9. Por vezes, o comprimento da diagonal do ecrã de um televisor é indicado em polegadas. No gráfico que se segue, podes ver a relação aproximadamente existente entre esta unidade de comprimento e o centímetro Qual das quatro igualdades que se segue permite calcular a diagonal do ecrã de um televisor em centímetros (c), dado o seu comprimento em polegadas (p)? (A) c = 1,27p (B) c = 1 1,27 p (C) c = 2,54p (D) c = 1 2,54 p 9.2. O Gonçalo comprou um televisor com 106,68 cm de diagonal. A Marta também comprou um mas com 40 polegadas de diagonal. Qual dos dois comprou o televisor com maior diagonal? Explica o teu raciocínio. 3 Mais fichas de trabalho em:

4 10. Na bilheteira de um circo, em vez da habitual tabela de preços, está afixado o seguinte cartaz informativo: A Eliana comprou cinco bilhetes. Quanto pagou? A Sofia pagou 9. Quantos bilhetes comprou? Completa a seguinte tabela, que será afixada na bilheteira do circo, em substituição do cartaz informativo. Número de bilhetes comprados (n) n Preço a pagar (P) 11. O intervalo de tempo que decorre entre o momento em que o condutor de um automóvel vê um obstáculo na estrada e o momento em que carrega no travão denomina-se tempo de reação. Durante o tempo de reação, o automóvel continua a circular à mesma velocidade e percorre uma distância a que se chama distância de reação (Dr). Quanto menor for a distância de reação, mais depressa se imobiliza o automóvel. Existe uma fórmula, aceite internacionalmente, que relaciona a velocidade (v)a que um automóvel circula e a distância de reação (Dr). O gráfico dessa relação está representado na figura seguinte. De acordo com o gráfico, responde às seguintes questões: Qual é a distância que um automóvel percorre quando se desloca a uma velocidade de 100 km/h, desde o instante em que o condutor vê um obstáculo até que inicia a travagem? A que velocidade seguiria um automóvel que percorreu 45 m desde o instante em que o condutor viu um obstáculo até que iniciou a travagem? 4 Mais fichas de trabalho em:

5 11.3. A distância de reação é diretamente proporcional à velocidade a que um automóvel circula. Indica qual das seguintes expressões relaciona a distância de reação (Dr) com a velocidade a que um automóvel circula (v). (A) Dr = v (B) Dr = v (C) Dr = v (D) Dr = v 12. O F-16 Fighting Falcon, avião de combate supersónico, é um dos melhores aviões da atualidade para o combate aéreo e também para o ataque ao solo, dada a sua extraordinária manobrabilidade, avançadas características aerodinâmicas e elevada capacidade de suportar acelerações até 9G. Um caça F-16 da Força Aérea Portuguesa encontrava-se a fazer testes no espaço aéreo do Alentejo. A determinada altura, o avião atingiu certa velocidade, que se manteve constante por alguns segundos. Nessa altura, registou-se o seguinte: f Tempo decorrido (segundos) d Distância percorrida (metros) Sabendo que velocidade = distância, determina a velocidade atingida pelo avião. tempo Se o avião mantivesse a mesma velocidade durante três minutos, quantos quilómetros percorreria? Mantendo a velocidade constante, quanto tempo, em horas, demoraria o avião a percorrer 4500 km? Técnicos especializados, que estudavam a hipótese de melhorar a descolagem do avião, registaram as diferentes alturas a que o avião se encontrava, t segundos após ter iniciado o seu movimento. Alguns desses registos encontram-se na tabela seguinte. Tempo decorrido (segundos) Altura do avião (metros) Seja A a função que ao tempo, t, decorrido desde o instante em que o avião iniciou as manobras necessárias à descolagem, faz corresponder a altura do avião. a) Completa as expressões seguintes, indicando o seu significado no contexto da situação. A(20) =, que significa A( ) = 1000, que significa b) Comenta a afirmação: A função A é uma função de proporcionalidade direta. 13. O tempo que um modem leva a transferir um ficheiro via internet depende do tamanho do ficheiro e da velocidade de transferência do modem. A tabela seguinte indica o tempo que o modem da Bárbara demora a transferir alguns ficheiros. t Tempo (segundos) 2, f Tamanho (em kb) Calcula a velocidade de transferência do modem, em kb por segundo (kb/s). Explica o teu raciocínio Quantos segundos demora o modem da Bárbara a transferir um ficheiro de 1000 kb? Apresenta todos os cálculos que efetuares e explica a tua resposta. Indica o resultado com uma casa decimal. 5 Mais fichas de trabalho em:

6 13.3. Cada 1024 bytes correspondem a 1 kb (kilobyte), mas, normalmente, toma-se um valor aproximado, considerando 1 kb = 1000 bytes, e estabelecem-se as seguintes equivalências entre as diversas unidades de medida: Gigabyte (GB) Megabyte (MB) Kilobyte (kb) Byte (B) 0, Tendo em conta as equivalências da tabela, assinala a igualdade verdadeira. (A) 1 kb = 10 6 bytes (C) 1 GB = 10 6 bytes (B) 1 MB = 10 6 bytes (D) 1 byte = 10 6 MB 14. Considera um polígono regular cujo lado tem 3,4 cm de comprimento e cujo perímetro é 20,4 cm De que polígono regular se trata? Escreve uma expressão algébrica que represente a função que a cada valor do comprimento do lado associa o perímetro deste polígono regular Representa graficamente essa função Observa o gráfico no qual estão representadas as relações entre o comprimento do lado e o perímetro de quatro polígonos regulares. a) Indica a que polígono regular corresponde cada uma das funções representadas graficamente na figura. b) Indica uma expressão algébrica que represente cada uma das funções de proporcionalidade direta representadas. c) Indica a constante de proporcionalidade referente a cada uma das quatro situações. d) À medida que o valor da constante de proporcionalidade aumenta o que acontece ao gráfico de uma função do tipo y = kx? 15. Um táxi A cobra 2 de bandeirada e 0,78 por quilómetro percorrido. Um táxi B não cobra bandeirada mas cobra 1,1 por quilómetro percorrido Quanto paga um consumidor que faça uma viagem de 20 km no táxi A? Explica o teu raciocínio O dono do táxi B pretende colocar uma tabela informativa dos preços que pratica, no vidro do seu táxi. Essa tabela está representada de seguida. Completa-a. Número de quilómetros percorridos 1 2 Preço a pagar ( ) 1, , O carro do Rui avariou. Para se deslocar para o emprego, o Rui tem de chamar um táxi. Qual dos dois táxis deve chamar? Justifica a tua resposta. 6 Mais fichas de trabalho em:

8º Ano Ficha de Trabalho 16. fevereiro de ) Na frutaria Pomar Verde, cada quilograma de cerejas do Fundão custa 2,5.

8º Ano Ficha de Trabalho 16. fevereiro de ) Na frutaria Pomar Verde, cada quilograma de cerejas do Fundão custa 2,5. 8º Ano Ficha de Trabalho 16 fevereiro de 2012 1) Na frutaria Pomar Verde, cada quilograma de cerejas do Fundão custa 2,5. a) No enunciado são referidas duas variáveis, a quantidade (em kg) e o preço a

Leia mais

Matemática. 7.º Ano Ficha de Trabalho - funções Ano letivo 2016/2017. Nome: 7º Turma Data: / /2017. Parte 1

Matemática. 7.º Ano Ficha de Trabalho - funções Ano letivo 2016/2017. Nome: 7º Turma Data: / /2017. Parte 1 Matemática 7.º Ano Ficha de Trabalho - funções Ano letivo 2016/2017 Nome: 7º Turma Data: / /2017 Parte 1 1. Das correspondências seguintes, indica, justificando, as que não são funções. 2. Considera uma

Leia mais

FICHA DE TRABALHO N.º 6: PROPORCIONALIDADE DIRETA

FICHA DE TRABALHO N.º 6: PROPORCIONALIDADE DIRETA Escola EB 2,3 de Sande 7.º ANO ANO LETIVO 2011/2012 FICHA DE TRABALHO N.º 6: PROPORCIONALIDADE DIRETA 1. A 3. 3.1. 3.2. 2. 2.1. 4. 2.2. 5. Na extremidade de uma mola colocaram-se sucessivamente pesos diferentes

Leia mais

Escola Básica de Santa Catarina. Assunto Proporcionalidade Inversa. Nome: Nº. Turma: 9º Ano

Escola Básica de Santa Catarina. Assunto Proporcionalidade Inversa. Nome: Nº. Turma: 9º Ano Escola Básica de Santa Catarina Ficha de Trabalho de Matemática Assunto Proporcionalidade Inversa. Nome: Nº. Turma: 9º Ano 1. Para planear a apanha da uva, na quinta de Alzubar, construiu-se a seguinte

Leia mais

Proporcionalidade inversa como função

Proporcionalidade inversa como função Constante de proporcionalidade inversa Duas variáveis, e y, dizem-se inversamente proporcionais se é constante (e diferente de zero) o produto dos valores correspondentes: y k, k 0 k é a constante de proporcionalidade

Leia mais

Físico-Química 9.º ano

Físico-Química 9.º ano Movimentos na Terra 1. Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F). a) Um avião que se desloca de Lisboa para o Porto encontra-se em movimento em relação à torre do aeroporto. b)

Leia mais

EB MARINHAS DO SAL, RIO MAIOR CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS - 9º Ano 2011/2012 Ficha de Exercícios - Movimentos

EB MARINHAS DO SAL, RIO MAIOR CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS - 9º Ano 2011/2012 Ficha de Exercícios - Movimentos EB MARINHAS DO SAL, RIO MAIOR CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS - 9º Ano 2011/2012 Ficha de Exercícios - Movimentos 1. Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras ou falsas. 1.1. O conceito de movimento é

Leia mais

ALGORITMOS EXERCÍCIOS LISTA 01: ESTRUTURAS SEQUENCIAIS Profª Lucília Ribeiro. Como calcular?

ALGORITMOS EXERCÍCIOS LISTA 01: ESTRUTURAS SEQUENCIAIS Profª Lucília Ribeiro. Como calcular? ALGORITMOS EXERCÍCIOS LISTA 01: ESTRUTURAS SEQUENCIAIS Profª Lucília Ribeiro 01 Escreva um programa que receba a coordenada superior esquerda de um retângulo, bem como a largura e altura do mesmo e em

Leia mais

Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro?

Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro? Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o perímetro de um círculo com 18 cm de raio? (considera

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Santo António Parede Escola Básica 2,3 de Santo António FICHA DE PREPARAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA.

Agrupamento de Escolas de Santo António Parede Escola Básica 2,3 de Santo António FICHA DE PREPARAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA. Agrupamento de Escolas de Santo António Parede Escola Básica, de Santo António FICHA DE PREPARAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA Nome: N.º: 7.º Ano Turma Parede, / /. Prof.: José Aragão / Mário Silva.

Leia mais

1.1) Completa o seguinte diagrama em árvore colocando a probabilidade de cada ramo: Estrago 0,05 0,95 0,65 0,35

1.1) Completa o seguinte diagrama em árvore colocando a probabilidade de cada ramo: Estrago 0,05 0,95 0,65 0,35 9º Ano Ano Letivo 01/13 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA FICHA Professora Lourdes Fonseca 1. Um estudo feito a uma marca de iogurtes revelou que: se um iogurte está dentro do prazo de validade, a probabilidade

Leia mais

Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 13 Data: / / 2013 Assunto: Resumo das funções Lições nº, e,

Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 13 Data: / / 2013 Assunto: Resumo das funções Lições nº, e, Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 1 Data: / / 01 Assunto: Resumo das funções Lições nº, e, 1. Considera as funções: ( ) = ; g ( ) = + 4 ; h ( ) ; i( ) = ; j ( ) = e l( ) f = 7 = 5 1.1.

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira

Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira Funções Uma função é uma correspondência entre dois conjuntos A e B que a cada elemento do conjunto A (conjunto de partida) associa um e um só elemento, ou, do conjunto B (conjunto de chegada). Simbolicamente,

Leia mais

Distância de Reação de Travagem e de Segurança Rodoviária

Distância de Reação de Travagem e de Segurança Rodoviária Distância de Reação de Travagem e de Segurança Rodoviária 1 Noção de Distância de Reação, Travagem e Segurança Rodoviária Distância de Reação distância percorrida pelo condutor desde o momento que vê o

Leia mais

Exercícios retirados de Testes Intermédios e Exames Nacionais sobre o tema: Funções. Nome: Nº: Turma:

Exercícios retirados de Testes Intermédios e Exames Nacionais sobre o tema: Funções. Nome: Nº: Turma: Matemática 8º Ano 2010/2011 AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE SANDE Ficha de Trabalho nº 9 Exercícios retirados de Testes Intermédios e Exames Nacionais sobre o tema: Funções Nome: Nº: Turma: 1. 1.1 Assinala

Leia mais

1 Usando os algarismos 0, 5 e 9 e uma vírgula, escreve um número: 1.1. maior do que 5 e menor do que maior do que 0,5 e menor do que 0,9.

1 Usando os algarismos 0, 5 e 9 e uma vírgula, escreve um número: 1.1. maior do que 5 e menor do que maior do que 0,5 e menor do que 0,9. 4º ANO RUBRICA: NOME: ESCOLA: DATA: INFORMAÇÃO: 1 Usando os algarismos 0, 5 e 9 e uma vírgula, escreve um número: 1.1. maior do que 5 e menor do que 9. 1.2. maior do que 0,5 e menor do que 0,9. 1.3. maior

Leia mais

Matemática do 9º ano FT 11 - nº Data: / / 2012 Assunto: Proporcionalidade inversa Lições nº, e,

Matemática do 9º ano FT 11 - nº Data: / / 2012 Assunto: Proporcionalidade inversa Lições nº, e, Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 11 - nº Data: / / 2012 Assunto: Proporcionalidade inversa Lições nº, e, 1. Um agricultor tinha alimento para 35 ovelhas durante 58 dias. Vendeu 21 ovelhas.

Leia mais

Aplicação dos conceitos de posição, velocidade e aceleração. Aplicação de derivadas e primitivas de

Aplicação dos conceitos de posição, velocidade e aceleração. Aplicação de derivadas e primitivas de Ano lectivo 2010-2011 Engenharia Civil Exercícios de Física Ficha 4 Movimento a uma Dimensão Capítulo 3 Conhecimentos e e capacidades a adquirir a adquirir pelo pelo aluno aluno Aplicação dos conceitos

Leia mais

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano Data 14 /06 / 2010

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano Data 14 /06 / 2010 Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano Data 14 /06 / 2010 Assunto: Preparação para o Exame Nacional III Problemas do banco de itens do GAVE 1. Se escolher, ao

Leia mais

A é múltiplo de 3? Porquê?

A é múltiplo de 3? Porquê? EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ficha de Matemática 7º Ano 1. Considera que: A 6 ; B ( ) ; C 4 ( 7) e D ( 8 ) ( 10) ( ) 1.1. Indica o inverso e o valor absoluto do número representado por

Leia mais

MÃES D ÁGUA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

MÃES D ÁGUA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo MÃES D ÁGUA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Álgebra Exercícios Retirados dos Exames Nacionais Matemática 9º Ano Turma Data : / /20 Nome: nº 1. Hoje de manhã, a Ana saiu

Leia mais

PROBABILIDADES E FUNÇÕES

PROBABILIDADES E FUNÇÕES 9º Ano FICHA 2 Ano Letivo 2012/13 PROBABILIDADES E FUNÇÕES Professora Lourdes Fonseca 1. Um estudo feito a uma marca de iogurtes revelou que: se um iogurte está dentro do prazo de validade, a probabilidade

Leia mais

DRUIDAS DO SABER CENTRO DE EXPLICAÇÕES. Matemática - 9º Ano. Ficha de Trabalho - PROPORCIONALIDADE. k y = (com k constante e diferente de zero) x

DRUIDAS DO SABER CENTRO DE EXPLICAÇÕES. Matemática - 9º Ano. Ficha de Trabalho - PROPORCIONALIDADE. k y = (com k constante e diferente de zero) x DRUIDAS DO SABER CENTRO DE EXPLICAÇÕES 1) Ficha de Trabalho - PROPORCIONALIDADE Matemática - 9º Ano Proporcionalidade directa Se o quociente de duas variáveis é uma constante não nula, as duas variáveis

Leia mais

Escola Secundária de Lousada

Escola Secundária de Lousada Escola Secundária de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º ano - nº Data: / 0 / 0 Assunto: Funções, Equações Literais e Sistemas de equações II Lições nº,. Qual é a posição relatia das retas de

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA Prova Escrita de Matemática 3.º Ciclo do ensino Básico ; 8ºAno de escolaridade Duração da Prova: 90 minutos Data: 11/1/09 Versão A PREENCHER PELO

Leia mais

[C] 0,1 [D] 2. Calcula o valor de cada uma das seguintes expressões, utilizando, sempre que possível, as propriedades das operações com potências.

[C] 0,1 [D] 2. Calcula o valor de cada uma das seguintes expressões, utilizando, sempre que possível, as propriedades das operações com potências. TESTE DE MATEMÁTICA 7.º ano Nome: Nº: Turma: Duração: 90 minutos Classificação: 1. Qual das seguintes igualdades é verdadeira? [A] [C] 0,1 [B] 3 [D] 2. Calcula o valor de cada uma das seguintes expressões,

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação à 1ª Série do Ensino Médio Regular 2014

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação à 1ª Série do Ensino Médio Regular 2014 COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação à Prova de Matemática... GABARITO OFICIAL QUESTÃO 1 Item b 0,5 Total 1,0 No dia da prova de Matemática do Exame de Seleção para Admissão de Alunos,

Leia mais

COLÉGIO ARQUIDIOCESANO S. CORAÇÃO DE JESUS

COLÉGIO ARQUIDIOCESANO S. CORAÇÃO DE JESUS QUESTÃO 01 Um triângulo ABC está inscrito numa semicircunferência de centro O. Como mostra o desenho abaixo. Sabe-se que a medida do segmento AB é de 12 cm. QUESTÃO 04 Numa cidade a conta de telefone é

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO (NO PERÍODO DE FÉRIAS ESCOLARES) ANO 20 PROFESSOR (a) DISCIPLINA BRUNO REZENDE PEREIRA MATEMÁTICA ALUNO (a) SÉRIE

Leia mais

Proposta de teste de avaliação Matemática 6

Proposta de teste de avaliação Matemática 6 Proposta de teste de avaliação Matemática 6 Nome da Escola Ano letivo 0 /0 Matemática 6.º ano Nome do Aluno Turma N.º Data Professor / / 0 PARTE 1 Nesta parte é permitido o uso da calculadora. 1. Na figura

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CEB DE RIO TINTO. Nome: Nº: Classificação: O EE:

ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CEB DE RIO TINTO. Nome: Nº: Classificação: O EE: V/V ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CEB DE RIO TINTO QA 1: Lei de Ohm 7 1. Complete os espaços em branco. (A) Um amperímetro é um aparelho que serve para medir a da corrente eléctrica e a sua unidade no SI é o.

Leia mais

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Nome Classificação: Enc. de Educação: 9ºano Nº: P Professor: Turma E Outubro 2018/2019 1. Um condutor de um carro deslocava-se

Leia mais

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Nome Classificação: Enc. de Educação: 9ºano Nº: P Professor: Turma D Outubro 2018/2019 1. A figura representa a velocidade de

Leia mais

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Nome Classificação: Enc. de Educação: 9ºano Nº: P Professor: Turma D Outubro 2018/2019 1. A Maria e a Raquel são duas vizinhos

Leia mais

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Nome Classificação: Enc. de Educação: 9ºano Nº: P Professor: Turma E Outubro 2018/2019 1. Observa a figura que representa uma

Leia mais

Escola Básica de Santa Catarina

Escola Básica de Santa Catarina Escola Básica de Santa Catarina Assunto Funções. Matemática Nome: Nº. Turma: 9º Ano FUNÇÕES INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS 1. 1 Matemática 9ºano 2. O Paulo e a Teresa são dois irmãos gémeos de 20 anos de idade.

Leia mais

Questão 2 Em um salão de festas, a razão entre os lugares ocupados e os vazios é de

Questão 2 Em um salão de festas, a razão entre os lugares ocupados e os vazios é de SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: º TURMA(S): A,

Leia mais

Conteúdos Exame Final

Conteúdos Exame Final Componente Curricular: Matemática Série/Ano: 6º ANO Professora Fernanda S. Hamerski Conteúdos Exame Final. Frações * Comparação de frações e representação por desenho * Operações com frações (adição, subtração,

Leia mais

H1 - Expressar a proporcionalidade direta ou inversa, como função. Q1 - A tabela a seguir informa a vazão de uma torneira aberta em relação ao tempo:

H1 - Expressar a proporcionalidade direta ou inversa, como função. Q1 - A tabela a seguir informa a vazão de uma torneira aberta em relação ao tempo: H1 - Expressar a proporcionalidade direta ou inversa, como função Q1 - A tabela a seguir informa a vazão de uma torneira aberta em relação ao tempo: A expressão que representa a vazão em função do tempo

Leia mais

Matemática 9.º Ano. Tema 2 Funções, sequências e sucessões RESOLUÇÕES

Matemática 9.º Ano. Tema 2 Funções, sequências e sucessões RESOLUÇÕES Matemática 9.º Ano 1 Tema Funções, sequências e sucessões Funções. Funções afins Praticar páginas a 9 1. 1.1. As correspondências que são funções são as correspondências A e B. Nestas correspondências,

Leia mais

1. O Guilherme trabalhou, durante parte do verão, como nadador salvador na praia de Espinho. Após ter recebido o seu vencimento, utilizou:

1. O Guilherme trabalhou, durante parte do verão, como nadador salvador na praia de Espinho. Após ter recebido o seu vencimento, utilizou: TESTE DE MATEMÁTICA 7.º ano Nome: Nº: Turma: Duração: 90 minutos Classificação: 1. O Guilherme trabalhou, durante parte do verão, como nadador salvador na praia de Espinho. Após ter recebido o seu vencimento,

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA Prova Escrita de Matemática 3.º Ciclo do ensino Básico ; 8ºAno de escolaridade Duração da Prova: 90 minutos Data: 04/1/09 Versão A PREENCHER PELO

Leia mais

Intruções gerais sobre a prova

Intruções gerais sobre a prova Matemática Nome: Intruções gerais sobre a prova A prova deve ser realizada com caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta, com excepção das questões em que te é indicado que resolvas a lápis. Podes

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA Prova Escrita de Matemática 3.º Ciclo do ensino Básico ; 8ºAno de escolaridade Duração da Prova: 90 minutos Data: 04/1/09 Versão A PREENCHER PELO

Leia mais

Sala de Estudo Acompanhado Municipal

Sala de Estudo Acompanhado Municipal Sala de Estudo Acompanhado Municipal 9º Ano º Teste Intermédio (Modelo) Lê com atenção as questões que se seguem e responde de forma correcta. Bom trabalho! "Cada problema que resolvi, tornou-se numa regra,

Leia mais

EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA

EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ano Letivo 01 / 14 1- Considera as figuras seguintes. 1.1. Utilizando o número das figuras, indica um transformado da figura um por: a) Uma translação; b)

Leia mais

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais. Nome: N.º Data: /maio 2014

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais. Nome: N.º Data: /maio 2014 Matemática 9.º Ano - 2013/2014 Agrupamento de Escolas de Carnaxide-Portela Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Ficha de Trabalho n.º12 5.ª Ficha de Avaliação Nome: N.º Data: /maio 2014

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA Prova Escrita de Matemática 3.º Ciclo do Ensino Básico; 8ºAno de escolaridade Duração da Prova: 90 minutos Data: 03/2/09 Versão 2 A PREENCHER PELO

Leia mais

Conteúdos Exame Final

Conteúdos Exame Final Componente Curricular: Matemática Ano: º ANO Turmas: A, B, C, D e E Professoras: Fernanda e Kelly Conteúdos Exame Final. Frações * Comparação de frações e representação por desenho * Operações com frações

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA A PREENCHER PELO ESTUDANTE Nome Completo Bilhete de Identidade n.º.......... Emitido em (Localidade) Assinatura do Estudante Não escrevas o teu

Leia mais

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano 2011 Assunto: Preparação para o Exame Nacional. 2.1.

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano 2011 Assunto: Preparação para o Exame Nacional. 2.1. Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano 011 Assunto: Preparação para o Exame Nacional 1. Considera a equação x + 1 = kx Para que -1 seja uma das soluções da equação

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA A PREENCHER PELO ESTUDANTE Nome Completo Bilhete de Identidade n.º.......... Emitido em (Localidade) Assinatura do Estudante Não escrevas o teu

Leia mais

C) D) E) A) 410,00 B) 460,00 C) 425,00 D) 435,00 E) 420,00 A) ,00 B) ,00 C) 2.400,00 D) ,00 E) 21.

C) D) E) A) 410,00 B) 460,00 C) 425,00 D) 435,00 E) 420,00 A) ,00 B) ,00 C) 2.400,00 D) ,00 E) 21. MATEMÁTICA NÍVEL FUNDAMENTAL I. PORCENTAGEM 1.Fração Percentual 20%= 0,2 35%= 0,35 4%= 0,04 2. Cálculo da porcentagem de um número Exs: a) Calcular 25% de 600 0,25 x 600 = 150 b) Calcular 8% de 50 0,08

Leia mais

Matemática do 9º ano FT 9 Data: / / 2012 Assunto: Funções: Proporcionalidade Direta e Função Afim

Matemática do 9º ano FT 9 Data: / / 2012 Assunto: Funções: Proporcionalidade Direta e Função Afim Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 9 Data: / / 01 Assunto: Funções: Proporcionalidade Direta e Função Afim Uma função é uma correspondência entre dois conjuntos (o domínio e o conjunto

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA A PREENCHER PELO ESTUDANTE Nome Completo Bilhete de Identidade n.º.......... Emitido em (Localidade) Assinatura do Estudante Não escrevas o teu

Leia mais

Exercícios de Revisão para a Prova Final 9º ano Matemática Profª Tatiane

Exercícios de Revisão para a Prova Final 9º ano Matemática Profª Tatiane Exercícios de Revisão para a Prova Final 9º ano Matemática Profª Tatiane 1) Um terreno quadrado tem 289m 2 de área. Parte desse terreno é ocupada por um galpão quadrado e outra, por uma calçada de 3m de

Leia mais

Lista de Recomendação - Verificação Suplementar Prof. Marcos Matemática

Lista de Recomendação - Verificação Suplementar Prof. Marcos Matemática Nome: Lista de Recomendação - Verificação Suplementar Prof. Marcos Matemática 1. O valor de x, de modo que os números 3x 1, x + 3 e x + 9 estejam, nessa ordem, em PA é: 2. O centésimo número natural par

Leia mais

Conteúdos Exame Final e Avaliação Especial 2017

Conteúdos Exame Final e Avaliação Especial 2017 Componente Curricular: Matemática Série/Ano: 9º ANO Turma: 19 A, B, C, D Professora: Lisiane Murlick Bertoluci Conteúdos Exame Final e Avaliação Especial 017 1. Geometria: área de Figuras, Volume, Capacidade..

Leia mais

ESCOLA EB 2,3 DE SANDE ENC. DE EDUC.: OBSERVAÇÃO:

ESCOLA EB 2,3 DE SANDE ENC. DE EDUC.: OBSERVAÇÃO: ESCOLA EB 2,3 DE SANDE ANO LETIVO 2011/2012 FICHA DE AVALIAÇÃO N.º 4 DE MATEMÁTICA 9.º ANO NOME: N.º TURMA: DATA: / / PROFESSOR: CLASSIFICAÇÃO: ENC. DE EDUC.: OBSERVAÇÃO: Apresenta o teu raciocínio de

Leia mais

Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Rio Maior. Ano Lectivo 2008/2009. Ficha de Exercícios/Problemas N.º 2

Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Rio Maior. Ano Lectivo 2008/2009. Ficha de Exercícios/Problemas N.º 2 Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Rio Maior Ano Lectivo 2008/2009 Ficha de Exercícios/Problemas N.º 2 Razão. Proporção. Regra de três simples. Percentagens. Proporcionalidade Directa.

Leia mais

Teste de Avaliação Sumativa. 9º Ano. Matemática

Teste de Avaliação Sumativa. 9º Ano. Matemática Agrupamento Vertical de Souselo Escola E.B. 2, de Souselo Teste de Avaliação Sumativa. 9º Ano Matemática Em todas as questões apresenta o teu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que

Leia mais

R.: R.: c) d) Página 1 de 8-17/07/18-15:06

R.: R.: c) d) Página 1 de 8-17/07/18-15:06 PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - GEOMETRIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ 01- Em um triângulo retângulo, a

Leia mais

PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES RODOVIÁRIOS. Falha humana Mau estado da via e sinalização deficiente Mau estado da viatura Más condições atmosféricas

PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES RODOVIÁRIOS. Falha humana Mau estado da via e sinalização deficiente Mau estado da viatura Más condições atmosféricas PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES RODOVIÁRIOS Falha humana Mau estado da via e sinalização deficiente Mau estado da viatura Más condições atmosféricas PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES DEVIDO A FALHA HUMANA

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA Trabalho Estudos Independentes 8º Ano

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA Trabalho Estudos Independentes 8º Ano ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA Trabalho Estudos Independentes 8º Ano Nome Nº Turma Data Nota Disciplina Matemática Prof. Elaine Cristina Francisco de Oliveira Valor 30,0 Instruções para a

Leia mais

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada Escola Secundária com º CE de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º no N.º7 ssunto: Ficha de Preparação para o Teste Intermédio (Parte ) bril 011 1. Indique qual das seguintes afirmações é verdadeira:

Leia mais

Data / / MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EXAME NACIONAL MATEMÁTICA 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Data / / MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EXAME NACIONAL MATEMÁTICA 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EXAME NACIONAL DE MATEMÁTICA 2007 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO A preencher pelo estudante NOME COMPLETO BILHETE DE IDENTIDADE N.º EMITIDO EM (LOCALIDADE) ASSINATURA DO ESTUDANTE Não escrevas o teu nome em

Leia mais

ESCOLA EB 2,3 DE SANDE ENC. DE EDUC.: OBSERVAÇÃO:

ESCOLA EB 2,3 DE SANDE ENC. DE EDUC.: OBSERVAÇÃO: ESCOLA EB 2,3 DE SANDE ANO LETIVO 2011/2012 FICHA DE AVALIAÇÃO N.º 4 DE MATEMÁTICA 9.º ANO NOME: N.º TURMA: DATA: / / PROFESSOR: CLASSIFICAÇÃO: ENC. DE EDUC.: OBSERVAÇÃO: Apresenta o teu raciocínio de

Leia mais

b) Ajuda o Sr. António a arrumar as caixas, dizendo-lhe quantas pode colocar à largura e ao comprimento sem que fiquem sobrepostas. cm de capacidade.

b) Ajuda o Sr. António a arrumar as caixas, dizendo-lhe quantas pode colocar à largura e ao comprimento sem que fiquem sobrepostas. cm de capacidade. EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ficha de Trabalho - 7º Ano Férias da Páscoa 1. Na figura ao lado encontram-se representados 3 quadrados. Sabe-se que o quadrado menor tem 11 de área e que

Leia mais

ALGUMAS RAZÕES ESPECIAIS

ALGUMAS RAZÕES ESPECIAIS ALGUMAS RAZÕES ESPECIAIS VELOCIDADE MÉDIA Se uma viagem de 210 km é realizada em 3 horas por um automóvel, podemos imaginar a viagem da seguinte maneira: Daí, dizemos que a velocidade média desenvolvida

Leia mais

R.: c) Use < ou >, no espaço abaixo, para comparar a altura de Tipiti à do irmão.

R.: c) Use < ou >, no espaço abaixo, para comparar a altura de Tipiti à do irmão. PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Leia um trecho de um livro, no

Leia mais

Nome: nº Data: / / FICHA DE TRABALHO MATEMÁTICA

Nome: nº Data: / / FICHA DE TRABALHO MATEMÁTICA Nome: nº Data: / / Professora: Tosca Regina Xocaira Hannickel FICHA DE TRABALHO MATEMÁTICA QUESTÃO 01 (Descritor: calcular o perímetro de um circuito utilizando a conseqüência do Teorema de Tales ) Assunto:

Leia mais

Posteriormente, as esferas são retiradas do recipiente. A altura da água, em cm, após a retirada das esferas, corresponde, aproximadamente, a:

Posteriormente, as esferas são retiradas do recipiente. A altura da água, em cm, após a retirada das esferas, corresponde, aproximadamente, a: Questão 01 PROVA OBJETIVA MATEMÁTICA Considere uma compra de lápis e canetas no valor total de R$ 9,00. O preço de cada lápis é R$ 1,00 e o de cada caneta é R$,00. A probabilidade de que se tenha comprado

Leia mais

Ficha de avaliação n ọ

Ficha de avaliação n ọ MATEMÁTICA 9 ọ ANO Escola: Ficha de avaliação n ọ ANO LETIVO 0 / 0 Nome: N.º: Turma: O Professor: Data: / / Classificação:. Uma caia contém quatro frascos de doce de morango e dois frascos de doce de abóbora.

Leia mais

Matemática. Prova a de Aferição de. 2.º Ciclo do Ensino Básico. Prova de Aferição de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico. A preencher pelo Aluno

Matemática. Prova a de Aferição de. 2.º Ciclo do Ensino Básico. Prova de Aferição de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico. A preencher pelo Aluno Prova de Aferição de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico A preencher pelo Aluno 2007 Nome: A preencher pela U.E. N.º convencional do aluno: N.º convencional da escola: N.º convencional do aluno: N.º

Leia mais

Escola E.B. 2,3 / S do Pinheiro

Escola E.B. 2,3 / S do Pinheiro Escola E.B.,3 / S do Pinheiro Ciências Físico Químicas 9º ano O Movimento e os Meios de Transporte 1.º Período 1.º Unidade Capítulo 1 1 / 11 Análise de Graficos de Posição-Tempo 1- O gráfico seguinte mostra

Leia mais

2 3 x. 5. Resolve a seguinte equação: 8º ANO TPC PÁSCOA. EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ano Letivo 2014/ 15

2 3 x. 5. Resolve a seguinte equação: 8º ANO TPC PÁSCOA. EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ano Letivo 2014/ 15 EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ano Letivo 014/ 15 8º ANO TPC PÁSCOA 1. Tendo em atenção os seguintes polinómios: A= x 1 B= 3x C= x x 1 Calcula BC A. Resolve as seguintes equações: 3 x 3x.1.

Leia mais

01- Assunto: Função Polinomial do 1º grau. Determine o domínio da função f(x) =

01- Assunto: Função Polinomial do 1º grau. Determine o domínio da função f(x) = EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES - MATEMÁTICA - ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - ª ETAPA ============================================================================================== 0- Assunto: Função Polinomial do

Leia mais

Escola EB 2,3 de Sande 8.º ANO

Escola EB 2,3 de Sande 8.º ANO Escola EB,3 de Sande 8.º ANO ANO LETIVO 011/01 FICHA DE TRABALHO N.º 11: CONTINUAÇÃO DA PREPARAÇÃO DO TESTE INTERMÉDIO 1. Na última aula do terceiro período, a turma da Margarida ofereceu à professora

Leia mais

1.Considera a função g na qual cada objeto é multiplicado por 3 e somado com Escreve a expressão analítica de g. 1.2.

1.Considera a função g na qual cada objeto é multiplicado por 3 e somado com Escreve a expressão analítica de g. 1.2. Escola Secundária de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 7º ano FT5 Data / / 0 Assunto: Funções IV Lições nº,.considera a função g na qual cada objeto é multiplicado por 3 e somado com... Escreve

Leia mais

Velocidade escalar média no m.u.v.

Velocidade escalar média no m.u.v. Velocidade escalar média no m.u.v. s t s t v v vm Exercício modelo: O movimento retilíneo uniformemente variado de um ponto material tem seus espaços variando com o tempo, de acordo com a tabela a seguir.

Leia mais

Aluno(a): Educador: PEDRO EDUARDO MENDES Componente Curricular: Ano/Turma: 9º Ano ( ) A ( ) B ( ) C Turno: ( ) Matutino Data: / /18

Aluno(a): Educador: PEDRO EDUARDO MENDES Componente Curricular: Ano/Turma: 9º Ano ( ) A ( ) B ( ) C Turno: ( ) Matutino Data: / /18 Aluno(a): Educador: PEDRO EDUARDO MENDES Componente Curricular: Ano/Turma: 9º Ano ( ) A ( ) B ( ) C Turno: ( ) Matutino Data: / /18 FUNÇÃO DO 1º E DO 2º GRAU f(x) = ax + b e f(x) = ax 2 + bx + c Explorando

Leia mais

Conteúdos Exame Final 2018

Conteúdos Exame Final 2018 Componente Curricular: Matemática Ano: 7º ANO Turmas: 17 A, B, C, D e E. Professoras: Fernanda, Kelly e Suziene Conteúdos Exame Final 2018 1. Números Racionais 2. Área e perímetro de figuras planas 3.

Leia mais

Matemática do 8º ano FT nº27 Data: / 02 / 2012 Assunto: Preparação para o Teste Intermédio II

Matemática do 8º ano FT nº27 Data: / 02 / 2012 Assunto: Preparação para o Teste Intermédio II Escola Secundária de Lousada Matemática do 8º ano FT nº Data: / 0 / 0 Assunto: Preparação para o Teste Intermédio II. Indica o número inverso de: (A) 0, (B) 0, 8 (C), 5. Cerca de da superfície da Terra

Leia mais

12)(UNIFESP/2008) A tabela mostra a distância s em centímetros que uma bola percorre descendo por um plano inclinado em t segundos.

12)(UNIFESP/2008) A tabela mostra a distância s em centímetros que uma bola percorre descendo por um plano inclinado em t segundos. 01)(UNESP/008)Segundo a Teoria da Relatividade de Einstein, se um astronauta viajar em uma nave espacial muito rapidamente em relação a um referencial na Terra, o tempo passará mais devagar para o astronauta

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação ª PROVA SUBSTITUTIVA DE MATEMÁTICA Aluno: Nº Série: 6º Turma: Data: Nota: Professora: Claudia Valor da Prova: 50 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

Unidade 7 Estudo de funções

Unidade 7 Estudo de funções Sugestões de atividades Unidade 7 Estudo de funções 9 MATEMÁTICA 1 Matemática 1. Dada a função y 5 f (x) 5 x 10, determine: a) f (0); b) x tal que f (x) 5 0.. Num escritório de forma retangular, a parte

Leia mais

Matemática 8º ano TPC

Matemática 8º ano TPC Matemática 8º ano TPC 1. Sabe-se que f é uma função afim cujo gráfico passa pelos pontos de coordenadas A 5,1 e B,7. 1.1. Determina a expressão analítica da função f. 1.. Determina as coordenadas dos pontos

Leia mais

A ida ao circo MATEMÁTICA. Faz uma estimativa para o custo dos bilhetes para as seguintes famílias: Calcula, usando a calculadora, o custo certo.

A ida ao circo MATEMÁTICA. Faz uma estimativa para o custo dos bilhetes para as seguintes famílias: Calcula, usando a calculadora, o custo certo. 7. ANO TRANSPARÊNCIA 1 A ida ao circo Idade (anos) Semana Seg.-Sex. Fim-de-semana Sáb. ou Dom. Crianças < 10 1,25 Æ 1,50 Æ Jovens 10-16 2,50 Æ 3,90 Æ Adultos > 16 4,55 Æ 6,12 Æ O circo, Georges Seurat

Leia mais

ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI UNITAU APOSTILA PROF. CARLINHOS. Razão, Proporção,Regra de 3, Porcentagem e Juros NOME DO ALUNO: Nº TURMA:

ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI UNITAU APOSTILA PROF. CARLINHOS. Razão, Proporção,Regra de 3, Porcentagem e Juros NOME DO ALUNO: Nº TURMA: ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI UNITAU APOSTILA Razão, Proporção,Regra de, Porcentagem e Juros PROF. CARLINHOS NOME DO ALUNO: Nº TURMA: blog.portalpositivo.com.br/capitcar 1 RAZÃO, PROPORÇÃO

Leia mais

Escola Vasco da Gama de Sines

Escola Vasco da Gama de Sines Escola Vasco da Gama de Sines Matemática - 7º Ano 2010/2011 / 06 / 2011 6º Teste de Avaliação - Global Duração: 90 minutos Nome: Nº: Turma: Classificação: Enc. Educação: Professora: Material necessário:

Leia mais

Abril Educação Conjuntos numéricos Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Conjuntos numéricos Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Conjuntos numéricos Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Explique com as suas palavras por que zero é chamado de elemento neutro da adição. Questão 2 Qual é a única

Leia mais

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Escola Secundária com ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do º ano Assunto: Soluções da ficha de preparação para a ficha de avaliação de Matemática y Considera a equação Resposta: y y y y Resposta:

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO. Matemática. 1ª série do Ensino Médio Turma 1º semestre de 2015 Data / / Escola Aluno

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO. Matemática. 1ª série do Ensino Médio Turma 1º semestre de 2015 Data / / Escola Aluno AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática 09 1ª série do Ensino Médio Turma 1º semestre de 2015 Data / / Escola Aluno Questão 1 O mapa representa os quarteirões de uma cidade e a linha subterrânea

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO CIÊNCIAS - FÍSICA TRABALHO DE RECUPERAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL ANO: 9º TURMAS: A B C D E ETAPA: 2ª ANO: 2017 PROFESSOR: FELIPPE CANUTO ALUNO(A): Nº: QUESTÃO 1 Uma tartaruga caminha, em linha reta, a 40 metros/hora,

Leia mais

MATRIZ DE CONTEÚDOS TESTE 6.º ANO MARÇO 2015

MATRIZ DE CONTEÚDOS TESTE 6.º ANO MARÇO 2015 MATRIZ DE CONTEÚDOS TESTE 6.º ANO MARÇO 2015 Domínio Conteúdos Números naturais - Números primos; - Crivo de Eratóstenes; - Teorema fundamental da aritmética e aplicações. Números e Operações Números racionais

Leia mais

Proposta de teste de avaliação 4 Matemática 8

Proposta de teste de avaliação 4 Matemática 8 Nome da Escola Ano letivo 0-0 Matemática 8.º ano Nome do Aluno Turma N.º Data Professor - - 0 Este teste foi elaborado para o aluno dar a resposta no enunciado. Nas questões de escolha múltipla preenche

Leia mais

Engenharia Civil/Mecânica Cálculo 1 Profa Olga (1º sem de 2015)

Engenharia Civil/Mecânica Cálculo 1 Profa Olga (1º sem de 2015) Engenharia Civil/Mecânica Cálculo Profa Olga (º sem de 05) Conteúdo: Função do º grau (Função Afim) Definição Chama-se função polinomial do o grau, ou função afim, a qualquer função f: dada por uma lei

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 2º teste sumativo de FQA 24. novembro. 2014 Versão 1 11º Ano Turma A Professor: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 11 páginas

Leia mais