b) Ajuda o Sr. António a arrumar as caixas, dizendo-lhe quantas pode colocar à largura e ao comprimento sem que fiquem sobrepostas. cm de capacidade.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "b) Ajuda o Sr. António a arrumar as caixas, dizendo-lhe quantas pode colocar à largura e ao comprimento sem que fiquem sobrepostas. cm de capacidade."

Transcrição

1 EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ficha de Trabalho - 7º Ano Férias da Páscoa 1. Na figura ao lado encontram-se representados 3 quadrados. Sabe-se que o quadrado menor tem 11 de área e que o quadrado maior tem 144. Sabe-se ainda que CB=BA. a) Determina o comprimento do lado do quadrado maior. b) Determina a área do quadrado de lado BD.. Um armazém tem a forma de um rectângulo com 1014 m de área e 1950 cm de largura. Nele vão ser guardadas caixas com forma cúbica, cada uma de volume 197 dm 3. a) Qual é o comprimento do armazém? Apresenta a resposta em metros. b) Ajuda o Sr. António a arrumar as caixas, dizendo-lhe quantas pode colocar à largura e ao comprimento sem que fiquem sobrepostas. 3. A Maria tem uma caixa cúbica com 744 a) Determina o comprimento da aresta da caixa. 3 cm de capacidade. b) A Maria vai encher a caixa com bombons de forma cúbica com cm de aresta. Quantos bombons pode a Maria colocar dentro da caixa? c) A Maria vai oferecer a caixa com bombons ao primo. Para enfeitar a prenda vai colar em todas as faces do cubo papel autocolante brilhante. A quantidade necessária de papel para cobrir toda a caixa é? (A) 784 cm (B) 168 cm (C) 74cm (D) 1176 cm

2 4. Indica o valor lógico das seguintes afirmações: ( corrige as falsas) a) A adição de dois números inversos é zero. b) O valor absoluto de é 3. c) O cubo da diferença da unidade por três é oito. 3 3 d) A raiz quadrada de 8 7 è Seja a um número natural. Qual das expressões seguintes é equivalente a (A) a + a (B) a 4 - a (C) a a? a (D) a : a 1 6. Resolve as seguintes expressões numéricas, usando sempre que possível as regras operatórias das potências: a) b) c) d) e) f)

3 7. Resolve e classifica cada uma das seguintes equações: a) b) c) d) x 30,x 5 0,6x (0,5 3) e) 3 x 9 1 x Considera a equação 8 a 1a 3 4. Pode-se afirmar que: Escolhe a opção Verdadeira: (A) -13 é solução da equação (B) A equação é impossível porque a solução é negativa (C) A equação a 9 a não é equivalente à dada (D) A equação é possível indeterminada 9. Resolve os seguintes problemas ( usando uma equação): a) Pensei em dois números pares consecutivos. A soma do quíntuplo do menor com o dobro do maior é 5. Quais são os números? b) O Tiago é mais velho que o Pedro três anos. O Cândido, tio do Tiago, tem o dobro da idade do Pedro. Sabendo que a soma das idades do Pedro, do Tiago e do Cândido é 43 anos determina a idade do Pedro. c) A Susana, o Jorge e o Paulo têm cada um o seu aquário. A Susana tem o dobro dos peixes do Jorge. O Jorge tem o dobro dos peixes do Paulo. Todos juntos têm um total de 63 peixes. Quantos peixes tem cada um dos amigos? d) Três irmãos herdaram 81 vacas. O do meio recebeu o dobro das vacas que recebeu o mais novo. O mais velho recebeu o triplo das vacas que recebeu o do meio. Quantas vacas recebeu cada um?

4 10. O Rui decidiu comprar uma mochila, um par de ténis e um fato de treino. y euros y 15 3( y 3) (5y 5) x euros x x z euros z z a) O Rui pensa que o fato de treino custa 16. Verifica ( sem resolver a equação ) se ele tem razão. b) Calcula o valor de cada artigo. 11.A Francisca tem no mealheiro 14 moedas, sendo umas de 1 e outras de e as restantes 6 moedas de 0,5. Todas essas moedas totalizam 13. Representa por x o número de moedas de 1. a) Indica o significado da expressão 14 (6 b) Escreve uma expressão que represente a quantia existente em moedas de. c) Escreve uma expressão que te permita calcular o valor de x. d) Determina o número de moedas de cada tipo que a Francisca tem no mealheiro 1. Observa o gráfico que representa a função h. a) Calcula o valor de h(3) h (0). b) Qual o objeto que tem imagem nula. c) Indica o domínio e o contra domínio da função h.

5 13. A seguir estão representadas as quatro primeiras figuras de uma sequência. Admite que os quadrados que constituem as figuras têm 1 cm de lado. a) Escreve os cinco primeiros termos da sequência numérica dos perímetros das figuras. b) Escreve o termo geral da sequência dos perímetros da figura. c) Calcula o inverso do produto do termo de ordem 5 pelo termo de ordem Considera os retângulos que limitam as figuras da sequência seguinte. a) Descobre uma regra que permite determinar a área de cada um destes retângulos ( considera 1 palito como unidade de medida de comprimento). b) Escreve o termo geral da sequência dos perímetros da figura. c) Calcula a área do retângulo que limita a figura 19.

6 15. Fez-se um estudo sobre os preços praticados num hipermercado na venda de alguns frutos. No referencial da figura estão representadas graficamente as funções f e g que relacionam, respetivamente, as quantidades p, em Kg e os custos C, em euros, de laranjas e de bananas que são vendidas nesse hipermercado. a) Quanto pagou um cliente que comprou 3 Kg de laranjas e 4 Kg de bananas? b) Determina, para cada uma da funções, uma expressão analítica. c) A Antonieta comprou 1kg de bananas e kg de laranjas e pagou com uma nota de 5 euros. Quanto recebeu de troco? d) O ponto (,5 ; ) pertence ao gráfico de f? Justifica. e) A Joana comprou apenas laranjas e pagou 7 euros. Que quantidade de laranjas comprou? 16. Uma máquina industrial coloca cápsula em garrafas de sumo. Sabe-se que em cada 10 segundos coloca 7 cápsulas. Considera o gráfico seguinte, que se refere à situação acima descrita. a) Seja f a função que representa o número de cápsulas colocadas num determinado período de tempo, t. Escreve a expressão que te permite calcular o número de cápsulas colocadas em função do tempo. b) Quantas cápsulas coloca a máquina em meia hora? c) Num dia a máquina colocou cápsulas. Quantas horas esteve a máquina ligada?

7 17. Considera as funções numéricas de variável numérica a seguir definidas: 1 f ( x 4x h( x 5 x 1 1 g( m( 4 x x 8 5 x 8 a) Escreve cada uma das funções na forma canónica. b) Das funções referidas, indica as que são: b1)constantes b) lineares b3) afins c) Calcula: c1) ( f g)( c3) ( f g)() 1 c) ( m h)( c4) f (0) g () 18. Observa as linhas da figura. Identifica: a) uma linha não poligonal; b) linhas poligonais simples e fechada; c) linhas poligonais não simples e aberta; d) um polígono convexo; e) um polígono côncavo.

8 19. Em relação ao octógono regular determine: a) a amplitude de cada ângulo externo; b) a amplitude de cada ângulo interno; c) a soma dos ângulos internos. 0. A amplitude de cada ângulo interno de um polígono regular é 144º. Quantos lados tem o polígono e como se designa? 1. Considera um triângulo [ABC] tal que ^ A 153º 45 3 e ^ Determina a amplitude do terceiro ângulo interno do triângulo. B 10º9.

Preparar a prova globalizante de matemática 7.º ano

Preparar a prova globalizante de matemática 7.º ano EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ano letivo 07/8 Preparar a prova globalizante de matemática 7.º ano Mais do que um trabalho de casa, esta ficha tem como objetivo a preparação para a prova

Leia mais

A é múltiplo de 3? Porquê?

A é múltiplo de 3? Porquê? EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ficha de Matemática 7º Ano. Considera que: A ; B ) ; C 7) e D 8 ) 0) ).. Indica o inverso e o valor absoluto do número representado por A. c.. Mostra que.

Leia mais

A é múltiplo de 3? Porquê?

A é múltiplo de 3? Porquê? EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ficha de Matemática 7º Ano 1. Considera que: A 6 ; B ( ) ; C 4 ( 7) e D ( 8 ) ( 10) ( ) 1.1. Indica o inverso e o valor absoluto do número representado por

Leia mais

Índice. Equações algébricas. Números racionais. Figuras geométricas. Semelhança. Generalidades sobre funções. Funções, sequências e sucessões

Índice. Equações algébricas. Números racionais. Figuras geométricas. Semelhança. Generalidades sobre funções. Funções, sequências e sucessões Índice Números racionais. Números inteiros. Adição de números inteiros 8. Subtração de números inteiros 0. Números racionais 5. Adição algébrica de números racionais 6. Multiplicação de números racionais

Leia mais

1. Na imagem ao lado está uma figura composta por três quadrados A, B e C. 230 cm

1. Na imagem ao lado está uma figura composta por três quadrados A, B e C. 230 cm EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ano letivo 013 / 14 1. Na imagem ao lado está uma figura composta por três quadrados A, B e C. Sabe-se que: A área total da figura é 30 cm A área do quadrado

Leia mais

1. Escreve uma equação de 2º grau, na forma canónica que admita as raízes:

1. Escreve uma equação de 2º grau, na forma canónica que admita as raízes: Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 5 Data: / 0 / 0 Assunto: Fórmula Resolvente e outros métodos de resolução; Artifício do Quadrado do binómio e número de soluções de uma equação; Problemas..

Leia mais

Ficha de Revisões 6º ANO EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA

Ficha de Revisões 6º ANO EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ano letivo 2017 / 18 Ficha de Revisões 6º ANO 1. Na figura, esta representado um círculo de centro O, na qual esta inscrito um hexágono regular ABCDEF. Relativamente

Leia mais

2 3 x. 5. Resolve a seguinte equação: 8º ANO TPC PÁSCOA. EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ano Letivo 2014/ 15

2 3 x. 5. Resolve a seguinte equação: 8º ANO TPC PÁSCOA. EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ano Letivo 2014/ 15 EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ano Letivo 014/ 15 8º ANO TPC PÁSCOA 1. Tendo em atenção os seguintes polinómios: A= x 1 B= 3x C= x x 1 Calcula BC A. Resolve as seguintes equações: 3 x 3x.1.

Leia mais

... (<) 4.3. Unidade I: Números racionais - Multiplicação e divisão, propriedades; - Potências; e - Raiz quadrada e raiz cúbica.

... (<) 4.3. Unidade I: Números racionais - Multiplicação e divisão, propriedades; - Potências; e - Raiz quadrada e raiz cúbica. Unidade I: Números racionais - Multiplicação e divisão, propriedades; - Potências; e - Raiz quadrada e raiz cúbica. 1. Considere o conjunto 8 1 9 A 1 ; ; 0,; ; ; 81; ; ;1. 11 1.1. Indique os números que

Leia mais

EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA. 1. Na figura, estão representadas, num referencial cartesiano, as funções f e g.

EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA. 1. Na figura, estão representadas, num referencial cartesiano, as funções f e g. EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ano Lectivo 014 / 015 1. Na figura, estão representadas, num referencial cartesiano, as funções f e g. Sabe-se que : A função f é uma função quadrática; A

Leia mais

Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro?

Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro? Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o perímetro de um círculo com 18 cm de raio? (considera

Leia mais

EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA

EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ano Letivo 01 / 14 1- Considera as figuras seguintes. 1.1. Utilizando o número das figuras, indica um transformado da figura um por: a) Uma translação; b)

Leia mais

EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS

EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS TPC Páscoa 1. Observa as seguintes figuras planas: Indica, pela letra correspondente: 1.1 os polígonos; 1.2 os quadriláteros; 1. os triângulos; 1.4 os pentágonos;

Leia mais

EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA. 1. Na figura, estão representadas, num referencial cartesiano, as funções f e g.

EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA. 1. Na figura, estão representadas, num referencial cartesiano, as funções f e g. EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ano Lectivo 013 / 014 1. Na figura, estão representadas, num referencial cartesiano, as funções f e g. Sabe-se que : A função f é uma função quadrática; A

Leia mais

7.º Ano. Planificação Matemática 2016/2017. Escola Básica Integrada de Fragoso 7.º Ano

7.º Ano. Planificação Matemática 2016/2017. Escola Básica Integrada de Fragoso 7.º Ano 7.º Ano Planificação Matemática 201/2017 Escola Básica Integrada de Fragoso 7.º Ano Geometria e medida Números e Operações Domínio Subdomínio Conteúdos Objetivos gerais / Metas Números racionais - Simétrico

Leia mais

b) A Sara vai dar uma festa e precisa de 50 bolas de Berlim. Quantas caixas terá de comprar?

b) A Sara vai dar uma festa e precisa de 50 bolas de Berlim. Quantas caixas terá de comprar? Múltiplos e divisores 1- Escreve os primeiros 10 múltiplos de: a) 6 c) 15 b) 10 d) 20 2- Uma caixa tem 8 bolas de Berlim. a) Quantas bolas de Berlim há em:. 3 caixas?. 5 caixas?. 20 caixas? b) A Sara vai

Leia mais

Matemática 8º ano TPC

Matemática 8º ano TPC Matemática 8º ano TPC 1. Sabe-se que f é uma função afim cujo gráfico passa pelos pontos de coordenadas A 5,1 e B,7. 1.1. Determina a expressão analítica da função f. 1.. Determina as coordenadas dos pontos

Leia mais

[C] 0,1 [D] 2. Calcula o valor de cada uma das seguintes expressões, utilizando, sempre que possível, as propriedades das operações com potências.

[C] 0,1 [D] 2. Calcula o valor de cada uma das seguintes expressões, utilizando, sempre que possível, as propriedades das operações com potências. TESTE DE MATEMÁTICA 7.º ano Nome: Nº: Turma: Duração: 90 minutos Classificação: 1. Qual das seguintes igualdades é verdadeira? [A] [C] 0,1 [B] 3 [D] 2. Calcula o valor de cada uma das seguintes expressões,

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA:

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: ANO LETIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período Metas / Objetivos Conceitos / Conteúdos Aulas Previstas Números e

Leia mais

1. Operações com números racionais

1. Operações com números racionais MTEMÁTIC EM FÉRIS. Operações com números racionais Não esquecer Para adicionar ou subtrair números representados por fracções, escrevem-se as fracções com o mesmo denominador e, em seguida, efectua-se

Leia mais

7º Ano. Planificação Matemática 2014/2015. Escola Básica Integrada de Fragoso 7º Ano

7º Ano. Planificação Matemática 2014/2015. Escola Básica Integrada de Fragoso 7º Ano 7º Ano Planificação Matemática 2014/2015 Escola Básica Integrada de Fragoso 7º Ano Domínio Subdomínio Conteúdos Objetivos gerais / Metas Números e Operações Números racionais - Simétrico da soma e da diferença

Leia mais

EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS maio 2014

EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS maio 2014 EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS maio 2014 Matemática 6.º Ano O Professor, (Luís Melícias) Nome do(a) aluno(a) N.º Turma 6.º. Classificação % por cento. Observações: O Enc. de Educação Deve

Leia mais

TPC PÁSCOA. A função g é de proporcionalidade inversa e o ponto Os segmentos de reta OD e AB e EF. são paralelos;

TPC PÁSCOA. A função g é de proporcionalidade inversa e o ponto Os segmentos de reta OD e AB e EF. são paralelos; EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS TPC PÁSCOA Ano letivo 014 / 15 1. No referencial da figura está representado um quadrilátero e um triângulo retângulo em F. A figura não está desenhada à

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA - 7.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA - 7.º ANO DE MATEMÁTICA - 7.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de multiplicar e dividir números racionais relativos. No domínio da Geometria e Medida,

Leia mais

PROFESSOR(A): MARCELO PESSOA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROFESSOR(A): MARCELO PESSOA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NOME: TURMA: PROFESSOR(A): MARCELO PESSOA MATEMÁTICA DATA: / / 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Lista de exercícios de equação do 2º grau 1)Quais das equações abaixo são do 2º grau? ( ) x 5x + 6 = 0 ( ) 2x³

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 7.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 7.º ANO DE MATEMÁTICA 7.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de multiplicar e dividir números racionais relativos. No domínio da Geometria e Medida,

Leia mais

Problema: Números Racionais

Problema: Números Racionais Problemas (7 o Ano) 1 Problema: Números Racionais 1. Os números de Fibonacci podem ser definidos por recorrência em que cada termo, com exceção dos dois primeiros termos, é a soma dos dois termos que o

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 1.º Período Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 7.º ANO ANO LETIVO 2016/17 Números Racionais Números e operações NO7 Números racionais - Simétrico da soma

Leia mais

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada Escola Secundária com º CE de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º no N.º7 ssunto: Ficha de Preparação para o Teste Intermédio (Parte ) bril 011 1. Indique qual das seguintes afirmações é verdadeira:

Leia mais

Teste de Avaliação Escrita

Teste de Avaliação Escrita Teste de Avaliação Escrita Duração: 90 minutos de março de 01 Escola E.B.,3 Eng. Nuno Mergulhão Portimão Ano Letivo 013/01 Matemática 7.º Ano Nome: N.º Turma: Classificação: Fraco (0% 19%) Insuficiente

Leia mais

Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Rio Maior

Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Rio Maior Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Rio Maior Ano Lectivo 008/009 Ficha de Exercícios/Problemas N.º 1 Critérios de Divisibilidade. Números Primos. Decomposição em Factores Primos. Raízes

Leia mais

Planificação Anual GR Disciplina Matemática 7.ºAno

Planificação Anual GR Disciplina Matemática 7.ºAno Planificação Anual GR 500 - Disciplina Matemática 7.ºAno Período letivo Conteúdos Objetivos Metas/descritores Recursos didáticos Avaliação Nº de tempos de 45 minutos Unidade- Números racionais 1º Adição

Leia mais

( x) = +. Qual dos seguintes. x = (B) o contradomínio é ],2] f é uma função par

( x) = +. Qual dos seguintes. x = (B) o contradomínio é ],2] f é uma função par Ficha de Trabalho n.º 7 página 5. Indique quantos são os pontos comuns aos gráficos das funções f e g definidas por f ( x) = x e g( x) = x (A) 0 (B) 1 (C) (D) 3 6. Pretende-se desenhar um retângulo com

Leia mais

Matemática do 8º ano FT nº27 Data: / 02 / 2012 Assunto: Preparação para o Teste Intermédio II

Matemática do 8º ano FT nº27 Data: / 02 / 2012 Assunto: Preparação para o Teste Intermédio II Escola Secundária de Lousada Matemática do 8º ano FT nº Data: / 0 / 0 Assunto: Preparação para o Teste Intermédio II. Indica o número inverso de: (A) 0, (B) 0, 8 (C), 5. Cerca de da superfície da Terra

Leia mais

Teste de Avaliação Escrita

Teste de Avaliação Escrita Teste de Avaliação Escrita Duração: 90 minutos 7 de março de 04 Escola E.B.,3 Eng. Nuno Mergulhão Portimão Ano Letivo 03/04 Matemática 7.º C Nome: N.º Turma: Classificação: Fraco (0% 9%) Insuficiente (0%

Leia mais

1. Na figura está representada uma pavimentação feita apenas com trapézios isósceles, geometricamente iguais. Os trapézios têm cores diferentes.

1. Na figura está representada uma pavimentação feita apenas com trapézios isósceles, geometricamente iguais. Os trapézios têm cores diferentes. Nome: Ano / Turma: N. o : Data - - 1. Na figura está representada uma pavimentação feita apenas com trapézios isósceles, geometricamente iguais. Os trapézios têm cores diferentes. 1.1. Determina, em graus,

Leia mais

2. Calcula o valor numérico da seguinte expressão, usando, sempre que possível, as regras operatórias das potências. ( 5) 13 [( 5) 3 ] 4 ( 5) 2

2. Calcula o valor numérico da seguinte expressão, usando, sempre que possível, as regras operatórias das potências. ( 5) 13 [( 5) 3 ] 4 ( 5) 2 Nome: Nº: Turma: Duração: 90 minutos Classificação: 1. Qual é o valor de 1 3 (2 3 2 ) ( 1)? [A] 5 6 [B] 1 6 [C] 5 6 [D] 1 6 2. Calcula o valor numérico da seguinte expressão, usando, sempre que possível,

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE

LISTA DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Vinícius Camargo DISCIPLINA: Matemática SÉRIE: 7º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: -

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 METAS DE APRENDIZAGEM: Multiplicar e dividir

Leia mais

Escola EB 2,3 de Sande 8.º ANO

Escola EB 2,3 de Sande 8.º ANO Escola EB,3 de Sande 8.º ANO ANO LETIVO 011/01 FICHA DE TRABALHO N.º 11: CONTINUAÇÃO DA PREPARAÇÃO DO TESTE INTERMÉDIO 1. Na última aula do terceiro período, a turma da Margarida ofereceu à professora

Leia mais

Escola Secundária de Lousada. Matemática do 8º ano FT nº8 Data: / 11 / 2012 Assunto: Preparação para o 1º teste de avaliação Lição nº e

Escola Secundária de Lousada. Matemática do 8º ano FT nº8 Data: / 11 / 2012 Assunto: Preparação para o 1º teste de avaliação Lição nº e Escola Secundária de Lousada Matemática do 8º ano FT nº8 Data: / 11 / 01 Assunto: Preparação para o 1º teste de avaliação Lição nº e Apresentação dos Conteúdos e Objetivos para o 1º Teste de Avaliação

Leia mais

Novo Espaço Matemática, 7.º ano Proposta de resolução do teste de avaliação [janeiro 2019] Apresenta o resultado na forma de fração irredutível.

Novo Espaço Matemática, 7.º ano Proposta de resolução do teste de avaliação [janeiro 2019] Apresenta o resultado na forma de fração irredutível. 1 Na figura podes observar parte de uma reta numérica, em que a e b representam números correspondentes a dois pontos 4 11 Identifica o valor de a e calcula o valor numérico da expressão ( 1 a) Apresenta

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período ANO LETIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período Metas / Objetivos Conceitos / Conteúdos Aulas Previstas Números e

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 017/018 PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO DISCIPLINA: Matemática ANO: 7º Total de aulas previstas: 1 Unidades Temáticas Conteúdos Descritores N.º Aulas Avaliação Primeiro período 7 aulas Todos os instrumentos

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Feijó 2016/2017 Matemática 5º ano. Ficha de trabalho 10 Revisões 4º teste.

Agrupamento de Escolas António Feijó 2016/2017 Matemática 5º ano. Ficha de trabalho 10 Revisões 4º teste. Matemática 5º ano Ficha de trabalho 0 Revisões 4º teste.. Quais os divisores de 24. D24 = 2. Determina os divisores comuns dos números 8 e 30. 3. Calcula: 3.. m.d.c. (24, 30) 3.2. m.m.c. (9, 5) 4. A Joana

Leia mais

Propostas de resolução. Capítulo 1 Números racionais Avalia o que sabes

Propostas de resolução. Capítulo 1 Números racionais Avalia o que sabes Capítulo Números racionais 0 + 0 Avalia o que sabes Pág. 8. Analisemos cada uma das seguintes opções: Opção A: Se a é múltiplo de b, então existe um número natural n tal que a n b. Logo, a b. Exclui-se

Leia mais

Geometria e Medida: Figuras Geométricas

Geometria e Medida: Figuras Geométricas ANO LETIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 2º Período Metas / Objetivos Conceitos / Conteúdos Aulas Previstas Geometria

Leia mais

ESCALA DE PROFICIÊNCIA DE MATEMÁTICA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ESCALA DE PROFICIÊNCIA DE MATEMÁTICA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ESCALA DE PROFICIÊNCIA DE MATEMÁTICA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Nível* Nível 1: 125-150 Nível 2: 150-175 Nível 3: 175-200 Nível 4: 200-225 Descrição do Nível - O estudante provavelmente é capaz de: Determinar

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 7.ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 7.ºANO Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Infante D. Pedro 1.º Período Apresentação. Avaliação Diagnóstica Atividades de recuperação e avaliação 54 aulas 40 aulas 9 aulas 2.º Período 4s 3s 8 aulas 3.º Período

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA Prova Escrita de Matemática 3.º Ciclo do ensino Básico ; 9ºAno de escolaridade Duração da Prova: 90 minutos Versão 1 009 A PREENCHER PELO ALUNO

Leia mais

MOMENTOS DE MATEMÁTICA

MOMENTOS DE MATEMÁTICA MOMENTOS DE MATEMÁTICA... 5º Ano............ Ficha Global n.º 1 1. Calcula o valor de a de cada uma das igualdades: a) 4,5 + a = 15,8 b) 11,2 - a = 5,4 c) 4,5 : a = 0,9 d) 4,5 : a = 0,9 e) 1,24 x a = 3,1

Leia mais

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Escola Secundária com ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do7º ano - nº Data / / 00 Assunto: Correcção da ficha de Preparação para o teste Lições nº,, e. A Dona Francisca resolveu plantar batatas,

Leia mais

Proposta de teste de avaliação 4 Matemática 8

Proposta de teste de avaliação 4 Matemática 8 Nome da Escola Ano letivo 0-0 Matemática 8.º ano Nome do Aluno Turma N.º Data Professor - - 0 Este teste foi elaborado para o aluno dar a resposta no enunciado. Nas questões de escolha múltipla preenche

Leia mais

6 de dezembro de 2012

6 de dezembro de 2012 Escola Básica de Santa Catarina Ficha de Avaliação de Matemática 6 de dezembro de 2012 A PREENCHER PELO ALUNO 7ºano Nome: nº Turma A PREENCHER PELO PROFESSOR Classificação: Nível: ( ) Rubrica do professor:

Leia mais

Escola Básica de Ribeirão (Sede) ANO LETIVO 0/0 Nome: N.º: Turma: Classificação: Professor: Enc. Educação: Ficha de Avaliação de Matemática Versão Duração do Teste: 90 minutos (Parte 40 min + Parte 50

Leia mais

UNIDADE 3 Ficha 1: Sequências e regularidades

UNIDADE 3 Ficha 1: Sequências e regularidades UNIDADE 3 Ficha 1: Sequências e regularidades Nome: 7º ANO MATEMÁTICA Data: / / 1. Completa as seguintes sequências numéricas e supõe que se mantém a regularidade entre termos consecutivos. Sequência 1:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS MARINHAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS MARINHAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS MARINHAS ESCOLA BÁSICA DO BAIXO NEIVA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Ano Letivo 2014/2015 MATEMÁTICA 7º Ano Planificação Anual 1º Período letivo Unidade

Leia mais

Classificação:CORRECÇÃO Professor: Enc. Educ.:

Classificação:CORRECÇÃO Professor: Enc. Educ.: FICHA DE AV ALI AÇ ÃO DE M ATEM ÁTIC A 3º Ciclo 7º ano Março de 2010 Duração da prova: 90 minutos A Nome: Nº: Turma: Classificação:CORRECÇÃO Professor: Enc. Educ.: Esta ficha é constituída por duas partes,

Leia mais

PASSATEMPOS MATEMÁTICA. 7. ano. Quebra-cabeças Números cruzados Construções geométricas Jogos Soluções V O R E A I Z

PASSATEMPOS MATEMÁTICA. 7. ano. Quebra-cabeças Números cruzados Construções geométricas Jogos Soluções V O R E A I Z P PASSATEMPOS MATEMÁTICA 7. ano Quebra-cabeças Números cruzados Construções geométricas Jogos Soluções V O L Â N G U L O M R R E C T A I Z CONHECER MELHOR OS NÚMEROS 1. Observa a sequência. 1.1. Desenha

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE

LISTA DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Vinícius Camargo DISCIPLINA: Matemática SÉRIE: 6º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: -

Leia mais

Caderno 1: (É permitido o uso de calculadora.) Não é permitido o uso de corretor. Deves riscar aquilo que pretendes que não seja classificado.

Caderno 1: (É permitido o uso de calculadora.) Não é permitido o uso de corretor. Deves riscar aquilo que pretendes que não seja classificado. Nome: Ano / Turma: N.º: Data: - - Caderno 1: (É permitido o uso de calculadora.) O teste é constituído por dois cadernos (Caderno 1 e Caderno 2). Utiliza apenas caneta ou esferográfica, de tinta azul ou

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio. Escola Básica de Forjães

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio. Escola Básica de Forjães Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Escola Básica de Forjães Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Área Disciplinar de Matemática Ano letivo 2015/2016 MATEMÁTICA 7º ano Planificação

Leia mais

3º TRIMESTRE DE 2016

3º TRIMESTRE DE 2016 COLÉGIO MILITAR DO RIO E JANEIRO LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES GEOMETRIA ESPACIAL º ANO DO ENSINO MÉDIO Equipe: Prof. Cap Boente, Prof Magda, Prof Fernando e Prof Zamboti 3º TRIMESTRE DE 06 PRISMAS

Leia mais

Colégio Adventista Portão EIEFM MATEMÁTICA Geometria Espacial 2º Ano APROFUNDAMENTO/REFORÇO

Colégio Adventista Portão EIEFM MATEMÁTICA Geometria Espacial 2º Ano APROFUNDAMENTO/REFORÇO Colégio Adventista Portão EIEFM MATEMÁTICA Geometria Espacial 2º Ano APROFUNDAMENTO/REFORÇO Professor: Hermes Jardim Disciplina: Matemática Lista 1 1º Bimestre 2012 Aluno(a): Número: Turma: 1) Resolva

Leia mais

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada Escola Secundária com º CEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º Ano N.º6 Assunto: Ficha de Preparação para o Teste Intermédio (Parte) Lições nº _ e _ Data: /0/0. Resolva as seguintes equações:..

Leia mais

Classificação: Professor: Enc. Educ.: Esta ficha é constituída por duas partes, a 1ª parte é de escolha múltipla e a 2ª parte é de desenvolvimento.

Classificação: Professor: Enc. Educ.: Esta ficha é constituída por duas partes, a 1ª parte é de escolha múltipla e a 2ª parte é de desenvolvimento. FICHA DE AV ALI AÇ ÃO DE M ATEM ÁTIC A 3º Ciclo 7º ano Junho de 2010 Duração da prova: 90 minutos A Nome: Nº: Turma: Classificação: Professor: Enc. Educ.: Esta ficha é constituída por duas partes, a 1ª

Leia mais

2. Num referencial cartesiano ortogonal e monométrico, considera os pontos A 2,1

2. Num referencial cartesiano ortogonal e monométrico, considera os pontos A 2,1 EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Preparar a prova globalizante 8º Ano Mais do que um trabalho de casa, esta ficha tem como objetivo a preparação para a prova globalizante da disciplina, aceita-se

Leia mais

Ficha de Trabalho nº 12 Matemática 7º ano Maio / Determina a moda, a média, a mediana e os quartis da referida distribuição.

Ficha de Trabalho nº 12 Matemática 7º ano Maio / Determina a moda, a média, a mediana e os quartis da referida distribuição. Ficha de Trabalho nº 12 Matemática 7º ano Maio / 2011 1. Num inquérito realizado numa escola a quarenta alunos escolhidos ao acaso sobre o número do respectivo calçado registaram-se os seguintes resultados:

Leia mais

EXERCÍCOS DE REVISÃO TREINANDO PARA AS PROVAS 2º. BIMESTRE 8o. ANO

EXERCÍCOS DE REVISÃO TREINANDO PARA AS PROVAS 2º. BIMESTRE 8o. ANO EXERCÍCOS DE REVISÃO TREINANDO PARA AS PROVAS 2º. BIMESTRE 8o. ANO POTENCIAÇÃO PROPRIEDADES: EXPOENTE NEGATIVO 1. Usando as propriedades da potenciação, calcule: a) x. x. x 5 = b) a 6 : a 4 c) [ ( -2 )

Leia mais

Proposta de teste de avaliação Matemática 6

Proposta de teste de avaliação Matemática 6 Proposta de teste de avaliação Matemática 6 Nome da Escola Ano letivo 0 /0 Matemática 6.º ano Nome do Aluno Turma N.º Data Professor / / 0 PARTE 1 Nesta parte é permitido o uso da calculadora. 1. Na figura

Leia mais

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Chamada

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Chamada Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo 005 - a Chamada Proposta de resolução 1. Analisando cada uma das afirmações, confrontando com a observação do gráfico, temos que: Observando o eixo vertical, podemos

Leia mais

Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 13 Data: / / 2013 Assunto: Resumo das funções Lições nº, e,

Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 13 Data: / / 2013 Assunto: Resumo das funções Lições nº, e, Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 1 Data: / / 01 Assunto: Resumo das funções Lições nº, e, 1. Considera as funções: ( ) = ; g ( ) = + 4 ; h ( ) ; i( ) = ; j ( ) = e l( ) f = 7 = 5 1.1.

Leia mais

1. O Guilherme trabalhou, durante parte do verão, como nadador salvador na praia de Espinho. Após ter recebido o seu vencimento, utilizou:

1. O Guilherme trabalhou, durante parte do verão, como nadador salvador na praia de Espinho. Após ter recebido o seu vencimento, utilizou: TESTE DE MATEMÁTICA 7.º ano Nome: Nº: Turma: Duração: 90 minutos Classificação: 1. O Guilherme trabalhou, durante parte do verão, como nadador salvador na praia de Espinho. Após ter recebido o seu vencimento,

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA Prova Escrita de Matemática 3.º Ciclo do Ensino Básico - 8ºAno de Escolaridade Duração da Prova: 90 minutos Data: /02/2010 Versão A A PREENCHER

Leia mais

Escola Secundária de Lousada. Matemática do 9º ano FT 10 Data: / / 2012 Assunto: Ficha de Preparação para o 2º Teste

Escola Secundária de Lousada. Matemática do 9º ano FT 10 Data: / / 2012 Assunto: Ficha de Preparação para o 2º Teste Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 0 Data: / / 0 Assunto: Ficha de Preparação para o º Teste Apresentação dos Conteúdos e Objetivos para o º Teste de Avaliação de Matemática Data da Realização

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 2ª PROVA PARCIAL DE MATEMÁTICA Aluno(a): Nº Ano: 7º Turma: Data: 18/08/2018 Nota: Professor(a): Claudia Meazzini Sepulvene Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

Proposta de correção da FT26. Preparação para o TI. I º- Peso, em mg, de cada um dos animais: Leão - 2,42 10 mg ; Tigre- 1,9 10 mg ; Zebra - 8

Proposta de correção da FT26. Preparação para o TI. I º- Peso, em mg, de cada um dos animais: Leão - 2,42 10 mg ; Tigre- 1,9 10 mg ; Zebra - 8 Escola Secundária de Lousada Proposta de correção da FT. Preparação para o TI. I. A reta r é o gráfico de uma função f... Copia e completa... A reta r passa pelos pontos C e D de coordenadas (, ) e (,)...

Leia mais

Raiz Quadrada e Raiz Cúbica. Expressões com Variáveis

Raiz Quadrada e Raiz Cúbica. Expressões com Variáveis Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Rio Maior Ano Lectivo 008/009 Ficha de Trabalho n.º 4 Nome: N.º Data / / Raiz Quadrada e Raiz Cúbica. Expressões com Variáveis 1. Completa a tabela

Leia mais

PROVA DE MATEMÁTICA QUESTÃO 31 QUESTÃO 32

PROVA DE MATEMÁTICA QUESTÃO 31 QUESTÃO 32 PROVA DE MATEMÁTICA QUESTÃO 31 Dona Margarida comprou terra adubada para sua nova jardineira, que tem a forma de um paralelepípedo retângulo, cujas dimensões internas são: 1 m de comprimento, 25 cm de

Leia mais

Escola Secundária de Lousada. Matemática do 9º ano FT 17 Data: / / 2013 Assunto: Ficha de Preparação para o 3º Teste

Escola Secundária de Lousada. Matemática do 9º ano FT 17 Data: / / 2013 Assunto: Ficha de Preparação para o 3º Teste Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 7 Data: / / 0 Assunto: Ficha de Preparação para o º Teste Apresentação dos Conteúdos e Objetivos para o º Teste de Avaliação de Matemática Data da Realização

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA A PREENCHER PELO ESTUDANTE Nome Completo Bilhete de Identidade n.º.......... Emitido em (Localidade) Assinatura do Estudante Não escrevas o teu

Leia mais

REVISÃO 9º ANO - MATEMÁTICA MATEMÁTICA - PROF: JOICE

REVISÃO 9º ANO - MATEMÁTICA MATEMÁTICA - PROF: JOICE MATEMÁTICA - PROF: JOICE 1- Resolva, em R, as equações do º grau: 7x 11x = 0. x² - 1 = 0 x² - 5x + 6 = 0 - A equação do º grau x² kx + 9 = 0, assume as seguintes condições de existência dependendo do valor

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Disciplina: Ano: 7º Ensino Fundamental Professores: Alcione, Marcus e Rose Atividades para Estudos Autônomos Data: 4 / 9 / 017 Aluno(a): Nº: Turma: Caro(a) aluno(a), O momento

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA A PREENCHER PELO ESTUDANTE Nome Completo Bilhete de Identidade n.º.......... Emitido em (Localidade) Assinatura do Estudante Não escrevas o teu

Leia mais

1ª Avaliação. 2) Determine o conjunto solução do sistema de inequações: = + corte o eixo Oy

1ª Avaliação. 2) Determine o conjunto solução do sistema de inequações: = + corte o eixo Oy 1ª Avaliação 1) Se = 3,666 e y = 0,777, calcule y ) Determine o conjunto solução do sistema de inequações: 7 0 1 3 0 3) Calcule m para que o gráfico de f( ) ( m 7m) no ponto de ordenada 10 = + corte o

Leia mais

PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL. O que são Padrões de Desempenho? ABAIXO DO BÁSICO Até 150 pontos. BÁSICO De 150 até 200 pontos

PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL. O que são Padrões de Desempenho? ABAIXO DO BÁSICO Até 150 pontos. BÁSICO De 150 até 200 pontos PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL O que são Padrões de Desempenho? Os Padrões de Desempenho constituem uma caracterização das competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos de determinada etapa de

Leia mais

Prova de literacia matemática. Fase I. Questão 1. Observa a imagem e responde às questões.

Prova de literacia matemática. Fase I. Questão 1. Observa a imagem e responde às questões. Fase I Observa a imagem e responde às questões. Questão 1 Um libanês e um turco gastaram, no total, o dinheiro de 8 horas de trabalho em água. Quantos litros compraram? A tua resposta deve ser um número

Leia mais

Classificação: Professor: Enc. Educ.: Esta ficha é constituída por duas partes, a 1ª parte é de escolha múltipla e a 2ª parte é de desenvolvimento.

Classificação: Professor: Enc. Educ.: Esta ficha é constituída por duas partes, a 1ª parte é de escolha múltipla e a 2ª parte é de desenvolvimento. FICHA DE AV ALI AÇ ÃO DE M ATEM ÁTIC A 3º Ciclo 7º ano Março de 2010 Duração da prova: 90 minutos A Nome: Nº: Turma: Classificação: Professor: Enc. Educ.: Esta ficha é constituída por duas partes, a 1ª

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Águeda Escola Básica Fernando Caldeira

Agrupamento de Escolas de Águeda Escola Básica Fernando Caldeira Agrupamento de Escolas de Águeda Escola Básica Fernando Caldeira Currículo da disciplina de Matemática - 7ºano Unidade 1 Números inteiros Propriedades da adição de números racionais Multiplicação de números

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Sistemas de duas equações do 1 o grau com duas incógnitas (8 o ano)

MATEMÁTICA - 3o ciclo Sistemas de duas equações do 1 o grau com duas incógnitas (8 o ano) MATEMÁTICA - 3o ciclo Sistemas de duas equações do 1 o grau com duas incógnitas (8 o ano) Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Na figura ao lado, estão representadas, num referencial

Leia mais

Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral

Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral Escola Básica e Secundária de Sobral de Monte Agraço FICHA DE TRABALHO DE MATEMÁTICA 7ºAno Nome: N.º Turma: Data: Trabalho de Casa: Números Inteiros

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Sistemas de duas equações do 1 o grau com duas incógnitas (8 o ano)

MATEMÁTICA - 3o ciclo Sistemas de duas equações do 1 o grau com duas incógnitas (8 o ano) MATEMÁTICA - 3o ciclo Sistemas de duas equações do 1 o grau com duas incógnitas (8 o ano) Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Uma escola do 1. o ciclo gastou 63 euros na compra de canetas

Leia mais

Canguru sem fronteiras 2005

Canguru sem fronteiras 2005 Duração: 1h30mn Destinatários: alunos do 12 ano de Escolaridade Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. Inicialmente tens 30 pontos. Por cada questão errada, és penalizado

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO COLÉGIO MILITAR DO RECIFE - 99 / 00 PROVA DE CIÊNCIAS EXATAS DA. 1 a é equivalente a a

CONCURSO DE ADMISSÃO AO COLÉGIO MILITAR DO RECIFE - 99 / 00 PROVA DE CIÊNCIAS EXATAS DA. 1 a é equivalente a a 13 1 a PARTE - MATEMÁTICA MÚLTIPLA ESCOLHA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA Item 01. Se a R e a 0, a expressão: 1 a é equivalente a a a.( ) 1 b.( ) c.( ) a

Leia mais

Geometria. Nome: N.ª: Ano: Turma: POLÍGONOS = POLI (muitos) + GONOS (ângulos)

Geometria. Nome: N.ª: Ano: Turma: POLÍGONOS = POLI (muitos) + GONOS (ângulos) MATEMÁTICA 3º CICLO FICHA 16 Geometria regular inscrito numa circunferência Nome: N.ª: Ano: Turma: Data: / / 20 POLÍGONOS = POLI (muitos) + GONOS (ângulos) é uma figura plana limitada por segmentos de

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem e manual adoptado 3º CICLO MATEMÁTICA 7ºANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais