Química. Funções Orgânicas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Química. Funções Orgânicas"

Transcrição

1 Funções Orgânicas

2 Hidrocarbonetos São compostos formados por carbono e hidrogênio. Características São pouco reativos; apolares; insolúveis em água; possuem baixo P.F. e P.E., aumentando de acordo com o acréscimo de átomos de carbono na cadeia; seu P.E. aumenta de 20-30ºC com o aumento de mais um átomo de carbono; as cadeias ramificadas apresentam P.F. e P.E. mais baixos que as cadeias normais (mesma massa molecular ou próximas); solúveis em benzeno, éter e clorofórmio; apresentam ligações covalentes; são menos densos que a água, tendem a aumentar com o acréscimo de mais um átmomo de carbono na cadeia, chegando ao máximo de d = 0,8 g/ml.

3 1.1. ALCANOS São hidrocarbonetos alifáticos saturados. São chamados de hidrocarbonetos parafínicos (parum = pouco; affinis = afinidade) ou metânicos (derivados do gás metano). Características Fórmula Geral C n H 2n+2 Terminação ANO Indicativo de Função O (hidrocarboneto) Indicativo de Ligação Simples AN Terminação dos Radicais IL(A) De C 1 a C 4 são gases, de C 5 a C 17 são líquidos e, acima de C 17 são sólidos.

4 Um alcano muito importante: metano O metano é um gás inodoro e incolor. Sua produção na natureza ocorre a partir da decomposição, na ausência de ar, de material orgânico, quer de origem animal, quer de origem vegetal. É um dos principais constituintes do chamado gás natural. O gás naturalé uma fonte de energia limpa, encontrado em rochas porosas no subsolo, podendo estar associado ou não ao petróleo. Comparado ao óleo combustível, é 12% mais barato. As reservas brasileiras comprovadas são da ordem de 225 bilhões de m 3, concentrando-se principalmente nos estados do RJ, RN e AM. Para complementar a produção nacional, o gás metano é importado da Bolívia e da Argentina. O gás importado da Argentina chega ao Brasil por hidrovia. No caso da Bolívia, a solução foi construir um gasoduto.

5 Um alcano muito importante: metano O gasoduto Bolívia Brasil tem Km de extensão (557 Km na Bolívia e Km no Brasil). Com capacidade de fornecimento de 200 mil barris por dia, o gasoduto passa por cinco estados brasileiros (Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e 135 municípios.

6 CH 4 Metano H 3 C-CH 3 Etano H 3 C-CH 2 -CH 3 _ Propano 2-metil-butano 2,3-dimetil-pentano 2,2,4-trimetil-penatno

7 ALCENOS Apresentam cadeias alifáticas insaturadas por uma dupla ligação. São chamados de alquenos ou olefinas (oleum = óleo; affinis = afinidade). Características Fórmula Geral: C n H 2n ; onde n 2 Terminação: ENO (EN = dupla ligação; O = indicativo de função)

8 3 metil but -1- eno 3,4 dimetil pent 2 - eno 2 etil 4 metil hex 1 - eno

9 Alqueno ou Alceno ou Olefinas - Eteno Os alcenos raramente ocorrem na natureza. O mais comum é o eteno, produzido durante o amadurecimento das frutas. Outro alceno é o octadeceno, presente no fígado de peixes. Já um dos componentes da casca do limão é um octeno, que, como hidrocarboneto, sofre combustão.

10 ALCINOS Apresentam cadeias alifáticas insaturadas por uma tripla ligação. São chamados de hidrocarbonetos acetilênicos (derivados do gás acetileno). Características Fórmula Geral: C n H 2n-2 ; onde n 2 Terminação: INO (IN = ligação tripla; O = indicativo de função)

11 4 metil pent 2- ino 2 metil hept 1- ino

12 ALCADIENOS ou DIENOS: São hidrocarbonetos alifáticos que apresentam duas duplas ligações. Características Fórmula Geral: C n H 2n-2 ; onde n 3 Terminação : DIENO (Di = dois; EN = ligação dupla; O = indicativo de função)

13 Acetileno é o nome usualmente empregado para designar o menor e mais importante dos alcinos: o etino (HC=HC). Esse gás é obtido a partir de substâncias abundantes na natureza: carvão, calcário e água, por meio de reações. O acetileno tem, como propriedade característica, a capacidade de liberar grandes quantidades de calor durante sua combustão, isto é, durante a reação com oxigênio (O 2 ). Quando, nos maçaricos de oxiacetileno, o acetileno reage com oxigênio puro produzindo (CO 2 ) e água (H 2 O), a chama obtida pode alcançar a temperatura de 2.800ºC. É muito usado em processos de solda de metais que exigem temperaturas elevadas. Alcino - Etino - Acetileno

14 Alcadienos acumulados As duplas ligações estão localizadas no mesmo carbono. Alcadienos conjugados As duplas ligações estão separadas por uma ligação simples. Alcadienos isolados As duplas ligações estão separadas por duas ou mais ligações simples.

15 Exemplos a) H 2 C=C=CH 2 Propadieno b) H 2 C=CH-CH=CH 2 Buta- 1,3 - dieno c) H 2 C=C=CH-CH 2 -CH 3 Penta -1,2 - dieno d) H 2 C=CH-(CH 2 ) 4 CH=CH 2 Octa -1,7- dieno

16 2- metil penta -1,4 - dieno 4- metil penta -1,2 - dieno

17 CICLANOS ou CICLOALCANOS São hidrocarbonetos cíclicos saturados, isto é, só apresentam ligações simples. Características Fórmula Geral: C n H 2n ; onde n 3 Nomenclatura: CICLO + HIDROCARBONETO (semelhante aos alcanos) Radicais: São chamados de CICLOALQUIL(A). Terminação dos Radicais: CICLO + HIDROCARBONETO + IL(A) (semelhante aos alcanos)

18 Radicais MONOVALENTES dos CICLANOS: Ocorre a perda de um hidrogênio. Radical do ciclopropano Radical do ciclobutano Radical do ciclopentano Radical do ciclohexano

19 ciclopropano ciclobutano ciclopentano ciclohexano metil-ciclopentano 1,1,-dietil-3-metil-ciclohexano

20 CICLENOS ou CICLOALCENOS: São hidrocarbonetos cíclicos insaturados por uma dupla ligação. Características Fórmula Geral: C n H 2n-2 ; onde n 3 Nomenclatura: CICLO + HIDROCARBONETO (semelhante aos alcenos) Radicais: São chamados de CICLOALQUENIL(A). Terminação dos Radicais: CICLO + HIDROCARBONETO + ENIL(A) (semelhante aos alcenos)

21 ciclopropeno ciclobuteno ciclohexeno 1-metil-ciclohexeno 4-metil-ciclohexeno

22 HIDROCARBONETOS AROMÁRICOS: Apresentam ressonância dos elétrons pi (π) na cadeia carbônica. O nome aromático tem origem no aroma (odor) característico. a) Benzeno b) Naftaleno; naftalina c) Antraceno

23 Fenantreno Metil-benzeno ou tolueno 1-etil-naftaleno Etenil-benzeno ou estireno 3-etil-2-metil-naftaleno

24 Substituintes ORTO (O), META (m) e PARA (p) 1.ORTO (o): Substituintes nos carbonos 1 e 2. 2.META (m): Substituintes nos carbonos 1 e 3. 3.PARA (p): Substituintes nos carbonos 1 e 3. 1,4-dimetilbenzeno; 1,2-dimetilbenzeno; 2-metiltolueno; o-metiltolueno; 1,3-dimetilbenzeno; 3-metiltolueno; m-metiltolueno; 4-metiltolueno; p-metiltolueno;

25 Radical MONOVALENTE do BENZENO: Ocorre a perda de um hidrogênio. fenil (a)

26

27 Aromáticos - Benzeno São hidrocarbonetos que apresentam pelo menos um anel benzênico ou aromático. Até recentemente, o benzeno era usado como solvente orgânico. Porém, hoje sabemos que ele é uma substância perigosa, mesmo em baixas concentrações e em curtos períodos de exposição. A inalação de benzeno causa náusea, podendo provocar parada respiratória e cardíaca. A exposição repetida ao benzeno pode causar o aparecimento de leucemia e outras alterações sangüíneas. Antigamente, os hidrocarbonetos aromáticos eram obtidos a partir do carvão-de-pedra, também chamado de hulha, que teve seu origem no material oriundo de plantas depositadas em pântanos. Apesar de ser grande a produção de hulha, a demanda atual de alguns hidrocarbonetos aromáticos excede em muito o suprimento obtido a partir dessa fonte; assim, o petróleo acabou por se tornar a principal fonte de hidrocarbonetos aromáticos.

28 Aromáticos - Benzopireno Muitos dos compostos aromáticos são comprovadamente agentes cancerígenos; entre eles, um dos mais potentes é o benzopireno. Esse composto é liberado na combustão da hulha e do tabaco, sendo encontrado no alcatrão da fumaça do cigarro. Pode ser o fator que relaciona o hábito de fumar com câncer de pulmão, de laringe e de boca. O benzopireno e outros aromáticos podem se incorporar a carnes grelhadas sobre carvão (churrasco) e peixes defumados. É tão carcinogênico que pode provocar câncer em cobaias (ratos) pelo simples contato de uma região do corpo do animal, sem pêlo, com uma camada desse composto.

29 ÁLCOOIS São compostos orgânicos que possuem uma ou mais hidroxilas ou oxidrilas (OH) ligadas diretamente a uma cadeia carbônica que não pertença a um anel aromático. NOMENCLATURA OFICIAL Hidrocarboneto + Ol VULGAR Álcool + Radical + Ico KOLBE Deriva-se em função do álcool mais simples que é o Carbinol.

30 NO = Metanol NV = Álcool metílico NK = Carbinol NO = Etanol NV = Álcool etílico NK = Metil-carbinol NO = Propanol-2 NV = Álcool isopropílico NK = Dimetil-carbinol

31 4) C H 2 =C H-C H 2 -O H NO = Propen-2-ol-1 NV = Álcool alílico 5) OH NO = Ciclohexanol NV = Álcool Ciclohexílico CH 2 -OH 6) NO = Fenil-metanol NV = Álcool Benzílico

32 Características dos álcoois *São mais reativos que os hidrocarbonetos. *Possuem caráter ácido mais fraco que a água. Por esse motivo, é fácil a identificação de um álcool e de um fenol na prática, pois, os álcoois não reagem com as bases e os fenóis reagem. *Possuem na molécula uma parte polar (hidroxila) que é chamada de hidrofílica (hidro=água; filos=amigo) e outra apolar (hidrocarboneto) chamada de hidrofóbica (hidro=agua; fobia=medo). H 3 C -C H 2 -O H a p o la r p o la r

33 O etanol é solúvel na gasolina (apolar) e na água (polar). Os álcoois de cadeia carbônica pequena apresentam características polares e, os de cadeia grande apresentam características apolares. Os álcoois vicinais são mais estáveis que os geminais, pois, os geminais tendem a perder água. CH 2 -CH 2 OH OH Álcool vicinal CH 2 -CH OH OH Álcool geminal

34 *Os monoálcoois possuem P.F. e P.E. mais altos que os hidrocarbonetos de massa molecular aproximada, pois, se ligam formando pontes de hidrogênio. Os poliálcoois possuem P.F. e P.E. ainda maiores que os monoálcoois com o mesmo número de carbonos na cadeia. *De C1 a C12 são líquidos e, acima de C12 são sólidos. *C4 e C5 são praticamente insolúveis. *Os monoálcoois são menos densos que a água. O poliálcoois são mais densos.

35 Colesterol um álcool Está bem estabelecido que uma dieta rica em gorduras animais produz um aumento nos níveis de colesterol no sangue, pelo menos para pessoas de hábitos sedentários e peso acima da média. O nível de colesterol médio considerado normal é de 150 a 200 mg/100ml de sangue; valores ao redor de 300mg/100ml de sangue estão relacionados com formação de depósitos de colesterol nas paredes internas das artérias coronárias, dificultando o fluxo de sangue para o coração.

36 FENÓIS São compostos que contêm um ou mais grupos hidroxilas diretamente ligados a núcleos aromáticos, ou ainda, são compostos aromáticos resultantes da substituição de um ou mais hidrogênios ligados ao seu núcleo por igual número de hidroxilas. NOMENCLATURA OFICIAL Hidroxi + Benzeno VULGAR Radical + Fenol

37 1) OH 2) OH CH 3 NO = Hidróxi-benzeno NV = Fenol 3) OH OH NO = 1,2-dihidróxi-benzeno NV = o-hidróxi-fenol NO = 1-hidróxi-2-metil-benzeno NV = o-metil-fenol 4) OH OH NO = 1,3-dihidróxi-benzeno NV = m-hidróxi-fenol

38 Características dos fenóis *Apresentam caráter ácido. *Os monofenóis são polares e, os polifenóis podem ser polares ou apolares. *Possuem P.F. e P.E. mais elevados que os hidrocarbonetos de moléculas próximas, pois, formam pontes de hidrogênio entre si e com a água. *Os fenóis mais simples são líquidos ou sólidos de baixo P.F., os demais são sólidos. *O fenol é solúvel em água (9g por 100g de H 2 O), os demais monofenóis são praticamente insolúveis.

39 *São mais densos que a água (fenol tem densidade igual a 1,07 g/ml). *São tóxicos e possuem odor característico. *São bastante utilizados como como desinfetantes, medicamentos, plásticos e explosivos. OH OH OH OH OH OH OH CH 3 OH CH 3 catecol resorcinol OH hidroquinona o-cresol m-cresol CH3 p-cresol

40 Curiosidades Uma aplicação do fenol O fenol ou ácido fênico em solução aquosa foi o primeiro antiséptico comercializado. Seu uso foi introduzido em hospitais por volta de 1870, provocando uma queda muito grande de mortes causadas por infecção pós-operatória. Na época o nome da solução diluída era ácido carbólico. O fenol comum deixou de ser utilizado com essa finalidade quando se descobriu que ele é corrosivo, podendo causar queimaduras quando em contato com a pele, e venenoso quando ingerido por via oral

41 Fenol -THC

42 ÉTER Os éteres, representados genericamente por (R-O-R ), podem ser definidos de várias maneiras; apresentaremos apenas três destes conceitos: a) São compostos que apresentam um átomo de oxigênio ligado a dois radicais orgânicos. CH 3 -O-CH 3 b) São compostos derivados da água, pela substituição de seus dois átomos de hidrogênio por igual número de radicais orgânicos. H 2 O R-O-R

43 c) São compostos derivados dos álcoois por substituição de seu hidrogênio hidroxílico por um radical orgânico. NOMENCLATURA R-OH R-O-R OFICIAL Radical + Oxi + Hidrocarboneto VULGAR Éter + 1º Grupo orgânico --- ICO + 2º Grupo orgânico ---- ICO

44 1) CH 3 -O-CH 3 Química NO = Metóxi-metano NV = Éter metílico NO = Metóxi-etano NV = Éter etílico-metílico NO = Etóxi-etano NV = Éter etílico NV = Éter sulfúrico NO = 2-metóxi-propano NV = Éter isopropílico-metílico

45 1) CH 3 -O-CH 3 Química O etóxietano, também conhecido como éter etílico, éter sulfúrico, ou simplesmente éter, tem fórmula molecular C 4 H 10 O e fórmula estrutural CH 3 CH 2 -O-CH 2 CH 3. É uma substância líquida volátil e altamente inflamável. Utilizado inicialmente como anestésico, foi abandonado pelo risco de explosão e dependência.

46 1) CH 3 -O-CH 3 Química Risco de explosão Quando exposto ao ar e a luz, os éteres produzem peróxidos explosivos, principalmente se forem aquecidos ou destilados. Para evitar isso são usados alguns conservantes em pequenas quantidades. Drogas Os traficantes utilizam o éter como solvente para separar a cocaína da pasta feita com as folhas de coca. Causa dependência física e psicológica importante após 30 a 40 dias de uso freqüente. Junto ao clorofórmio é componente do Lança perfume, que era usado no Brasil durante o carnaval através da aspiração em lenços molhados com a substância até que foi proibido. No Brasil, é vendido em farmácias normalmente misturado ao álcool etílico, devido a sua volatilidade e para evitar usos ilícitos.

47 ALDEÍDOS São compostos orgânicos que se caracterizam pela presença na estrutura de um grupo carbonila ligado a um átomo de hidrogênio, formando: O metanal é o principal aldeído, sendo também conhecido por aldeído fórmico, formaldeído ou formol. Quando dissolvido em água forma-se uma solução cuja concentração pode ser no máximo 40% em massa, conhecida como formol ou formalina

48 NOMENCLATURA OFICIAL Hidrocarboneto + Al NO = Metanal NO = Etanal NV = Aldeído acético NV = Aldeído fórmico NV = Formol NO = 2,2-dimetil-propanal NV = Aldeído 2,2-dimetil-propiônico

49 CETONAS São compostos que se caracterizam pela presença de um grupo carbonila ligado a dois radicais de hidrocarbonetos. Podem ser definidos, ainda, como produtos da oxidação dos álcoois secundários.

50 R -C H -R ' O H NOMENCLATURA [O ] R -C -R ' O OFICIAL Hidrocarboneto + Ona VULGAR Radical menor + Radical maior + Cetona 1) CH 3 COCH 3 NO = Propanona NV = Dimetil-cetona NV = Acetona

51 2) CH 3 CH 2 COCH 3 NO = Butanona NV = Metil-etil-cetona NO = 2-metil-pentanona-3 NV = Etil-isopropil-cetona 4) C-CH 3 O NO = Metil-ciclohexil-cetona

52 A Acetona é um solvente para diversas aplicações, da família das Cetonas. É um líquido incolor, de odor pungente. Possui Ponto de Ebulição 56,2 ºC, Ponto de Fulgor 18 ºC, Ponto de Fusão 94,7ºC. Fórmula Química: (CH3)2CO. Peso Molecular: 58,08. Nome Químico: 2-propanona. Nº do CAS: APLICAÇÕES A Acetona é utilizada para alimpeza de equipamentos precisos; é solvente de Iodeto e Permanganato de potássio; utilizado para vulcanização de borracha. É amplamente utilizado nas seguintes aplicações: tintas e vernizes; tintas de impressão; adesivos; thinners e removedores; extração; precipitação e cristalização de vitaminas, antibióticos e outros produtos farmacêuticos; desengraxe e limpeza de cinescópios e componentes eletrônicos; adsorvente para acetileno; etc. Como intermediário químico é muito utilizada na produção de Bisfenol A, Diacetona álcool, Metilisobutilcetona, etc.

53 ÁCIDOS CARBOXÍLICOS São compostos que possuem um ou mais grupos carboxílicos na molécula. O R C O H Á c i d o

54 1) H-COOH 2) CH 3 COOH NO = Ácido metanóico NV = Ácido fórmico NO = Ácido etanóico NV = Ácido acético 3) CH 3 -CH 2 -CH 2 -COOH 4) CH 3 CH 2 CH 2 CH 2 COOH NO = Ácido butanóico NV = Ácido butírico NO = Ácido pentanóico NV = Ácido valérico

55 Ácido carboxílico - Ácido metanóico O ácido metanóico é um líquido incolor de cheiro irritante e bastante corrosivo, conhecido também por ácido fórmico. Historicamente, foi obtido a partir da maceração de formigas e posterior destilação. Algumas formigas contêm grandes quantidades desse ácido, que, quando injetado através da mordida, produz uma reação alérgica no tecido humano, caracterizada pela formação de edema e coceira intensa. Uma das principais aplicações do ácido fórmico é como fixador de pigmentos e corantes em tecidos, como algodão, lã e linho.

56 ÉSTERES São compostos resultantes da reação de um ácido carboxílico com um álcool ou fenol, com eliminação de água. R C O O H + R 'O H R C O O H + A r O H R C O O R ' + H 2 O R C O O A r + H 2 O Os ésteres podem, ainda, ser definidos como compostos resultantes da substituiçao do hidrogênio ionizável de um ácido por radicais de hidrocarbonetos. RCOOH RCOOR'

57 1) HCOOCH 3 2) CH 3 COOC 2 H 5 NO = Metanoato de metila NV = Formiato de metila NO = Etanoato de etila NV = Acetato de etila 3) CH 3 COOCH(CH 3 ) 2 4) CH 3 -CH-COOC 6 H 5 NO = Etanoato de isopropila NV = Acetato de isopropila CH 3 NO = 2-metil-propanoato de fenila NV = 2-metil-propionato de fenila

58 Ésteres - Flavorizantes Os flavorizantes são substâncias que apresentam sabor e aroma característicos, geralmente agradáveis. Devido a isso, são bastante utilizados em vários produtos alimentícios, como balas, gomas de mascas, sorvetes, bombons, gelatinas, iogurtes, bolos e etc. Você já deve ter percebido que, em alguns rótulos desses produtos, aparece a indicação flavorizante (F) seguida de um algarismo romano: F I essências naturais F II essências artificiais F III extrato vegetal aromático F IV flavorizante quimicamente definido

Hidrocarbonetos. Alcenos (C n H 2n ) ligações duplas geometria triângular plana em cada C

Hidrocarbonetos. Alcenos (C n H 2n ) ligações duplas geometria triângular plana em cada C Hidrocarbonetos Saturados Insaturados Alcanos (C n H 2n+2 ) ligações simples geometria tetraédrica em cada C Alcenos (C n H 2n ) ligações duplas geometria triângular plana em cada C Alcinos (C n H 2n 2

Leia mais

Química Básica RESUMO. Compostos orgânicos do seu dia-a-dia. Química 1

Química Básica RESUMO. Compostos orgânicos do seu dia-a-dia. Química 1 Compostos orgânicos do seu dia-a-dia RESUMO A química orgânica se dedica ao estudo das substâncias que contêm carbono. O carbono é um elemento especial pois consegue formar moléculas muito grandes e de

Leia mais

Ensino Médio Química QUÍMICA 30 ano

Ensino Médio Química QUÍMICA 30 ano QUÍMICA 3 0 ano CADEIAS CARBÔNICAS QUÍMICA ORGÂNICA orgânica é o ramo da química que estuda os compostos de carbono. O carbono pertence ao segundo período, grupo IVA da tabela periódica. 6C 12 1s 2 2s

Leia mais

QUESTÕES DE QUÍMICA ORGÂNICA

QUESTÕES DE QUÍMICA ORGÂNICA QUESTÕES DE QUÍMICA ORGÂNICA I 1- Um composto é orgânico quando: a) Possui carbono em sua molécula; b) Deriva dos seres vivos; c) Deriva dos vegetais; d) Possui obrigatoriamente carbono e nitrogênio em

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER RECURSO DISCIPLINA QUÍMICA

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER RECURSO DISCIPLINA QUÍMICA 33) Assinale a alternativa correta, na qual todas as substâncias são compostas e líquidas à temperatura ambiente. A O 3, O 2 ; CH 3 CH 2 OH B H 2 ; CO 2 ; CH 3 OH C H 2 O; NH 3 ; CO D H 2 O; CH 3 CH 2

Leia mais

Petróleo. Prof. Iraê Peroni. etimologia. formação. óleo de pedra

Petróleo. Prof. Iraê Peroni. etimologia. formação. óleo de pedra Petróleo Prof. Iraê Peroni etimologia petra oleum Pedra óleo óleo de pedra formação decomposição de animais, plâncton e vegetais no fundo dos mares. Soterrados pelos movimentos da crosta terrestre = pressão.

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E.E. ARACY EUDOCIAK

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E.E. ARACY EUDOCIAK GVERN D ESTAD DE MAT GRSS D SUL SECRETARIA DE ESTAD DE EDUCAÇÃ E.E. ARACY EUDCIAK Conteúdo 19 - Carboidratos - características e aplicações (alcoóis, aldeídos, cetonas) A química e os alimentos A partir

Leia mais

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Hidrocarbonetos

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Hidrocarbonetos FCAV/UNESP DISCIPLINA: Química Orgânica ASSUNTO: Hidrocarbonetos HIDROCARBONETOS São compostos orgânicos formados exclusivamente por átomos de carbono e de hidrogênio. Subdivisões: HIDROCARBONETOS Podem

Leia mais

Quantos compostos orgânicos existem atualmente? São milhões de compostos orgânicos.

Quantos compostos orgânicos existem atualmente? São milhões de compostos orgânicos. Quantos compostos orgânicos existem atualmente? São milhões de compostos orgânicos. Não, isso seria impossível! Mas será que preciso conhecer todos eles? Compostos orgânicos Classes orgânicas São grupo

Leia mais

Reações orgânicas. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I

Reações orgânicas. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I Reações orgânicas Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I Introdução Quase todos os compostos orgânicos tem moléculas apolares ou com baixa polaridade; Essa característica é um fator

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES PROFESSOR WLADIMIR CAMILLO

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES PROFESSOR WLADIMIR CAMILLO Química orgânica I) BREVE HISTÓRICO: COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES PROFESSOR WLADIMIR CAMILLO 1777 Bergman Primeira separação da Química Orgânica e Inorgânica. Química Inorgânica: estuda os compostos

Leia mais

COMPOSTOS OXIGENADOS (I)

COMPOSTOS OXIGENADOS (I) COMPOSTOS OXIGENADOS (I) Portal de Estudos em Química (PEQ) www.profpc.com.br Página 1 01 (UFRGS-RS) Observe a fórmula do composto: EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO a) Indique a função a que pertence o composto.

Leia mais

Prof. César Lourenço

Prof. César Lourenço Prof. ésar Lourenço Prof. ésar Lourenço + l l ouve a troca do IDROGÊNIO pelo LORO REAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO É quando um átomo ou grupo de átomos é substituído por um radical do outro reagente. l + l l + LUZ

Leia mais

Mas será que preciso conhecer todos eles?

Mas será que preciso conhecer todos eles? Quantos compostos orgânicos existem atualmente? São milhões de compostos orgânicos. Não, isso seria impossível! Mas será que preciso conhecer todos eles? ompostos orgânicos lasses orgânicas São grupo de

Leia mais

Química Orgânica. Prof. ALEXANDRE D. MARQUIORETO

Química Orgânica. Prof. ALEXANDRE D. MARQUIORETO Química Orgânica Prof. ALEXANDRE D. MARQUIORETO Aspirina (AAS) Sacarina sódica Ácido cítrico Ciclamato de sódio Introdução Função química é uma série de compostos que possuem propriedades químicas semelhantes.

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto Pré-Vestibular/ENEM Rumo à Universidade Campus João Monlevade. Hidrocarbonetos

Universidade Federal de Ouro Preto Pré-Vestibular/ENEM Rumo à Universidade Campus João Monlevade. Hidrocarbonetos Hidrocarbonetos Orientadora: Drª Lucília Alves Linhares Professor Monitor: Gabriel Silveira Resumo da última aula Hidrocarbonetos Hidrocarbonetos: Compostos orgânicos que possuem apenas Carbono (C) e (H):

Leia mais

TD de química orgânica. Assunto: isomeria ( 2º ano) Professor: Jorge Luiz. 1) Os compostos etanol e éter dimetílico demonstram que caso de isomeria?

TD de química orgânica. Assunto: isomeria ( 2º ano) Professor: Jorge Luiz. 1) Os compostos etanol e éter dimetílico demonstram que caso de isomeria? TD de química orgânica Assunto: isomeria ( 2º ano) Professor: Jorge Luiz Assunto: Isomeria Plana 1) Os compostos etanol e éter dimetílico demonstram que caso de isomeria? a) Cadeia. b) Posição. c) Compensação.

Leia mais

H C. A substituição de um átomo de H no etano com outro átomo de C e mais três átomos de H produz o propano, C3H8: H C

H C. A substituição de um átomo de H no etano com outro átomo de C e mais três átomos de H produz o propano, C3H8: H C Estruturas orgânicas APÊDIE epresentamos as moléculas orgânicas da natureza como as estruturas da Figura 2.2. Este apêndice apresenta uma breve revisão dos princípios da estrutura molecular dos compostos

Leia mais

1) conceito São compostos que possuem hidroxila ligada a carbono saturado. OH etanol (álcool etílico) Espírito de vinho CH 3 CH 2

1) conceito São compostos que possuem hidroxila ligada a carbono saturado. OH etanol (álcool etílico) Espírito de vinho CH 3 CH 2 Funções rgânicas ÁLL 1) conceito São compostos que possuem hidroxila ligada a carbono saturado H 2) Fórmula geral n H 2n+2 (se tiver cadeia aberta e saturada) 3) Principais H 3 H 2 H etanol (álcool etílico)

Leia mais

01) Considere as seguintes substâncias: e as seguintes funções químicas: a ácido carboxílico.

01) Considere as seguintes substâncias: e as seguintes funções químicas: a ácido carboxílico. 01) onsidere as seguintes substâncias: I) 3 e as seguintes funções químicas: a ácido carboxílico. B álcool. aldeído. II) III) IV) 3 3 3 D cetona. E éster. F éter. A opção que associa corretamente as substâncias

Leia mais

Classificação de cadeias

Classificação de cadeias lassificação de cadeias aberta, normal, saturada e homogênea aberta, ramificada, insaturada e homogênea. aberta, ramificada, saturada e heterogênea. fechada, ramificada, insaturada e homogênea. Aromática

Leia mais

Reações orgânicas de esterificação, saponificação e outras

Reações orgânicas de esterificação, saponificação e outras Reações orgânicas de esterificação, saponificação e outras 01. Equacione as seguintes reações de esterificação: 02. (Ufrs) Na reação de esterificação: os nomes dos compostos I, II e III são, respectivamente,

Leia mais

A B σ σ + A B C A + A B C C

A B σ σ + A B C A + A B C C REAÇÕES DE ADIÇÃO As reações de adição ocorrem com a entrada de novos átomos na molécula, sem que esta perca nenhum dos átomos constituintes de sua estrutura. Tais reações podem ocorrer com a quebra de

Leia mais

Reações Orgânicas parte II: Adição, oxidação e redução. Profa. Kátia Aquino

Reações Orgânicas parte II: Adição, oxidação e redução. Profa. Kátia Aquino Reações Orgânicas parte II: Adição, oxidação e redução Profa. Kátia Aquino 1. Reação de adição A reação de adição ocorre em compostos insaturados como alcenos e alcinos. Importante salientar que a dupla

Leia mais

FUNÇÕES ORGÂNICAS: HIDROCARBONETOS. Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro

FUNÇÕES ORGÂNICAS: HIDROCARBONETOS. Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro FUNÇÕES ORGÂNICAS: HIDROCARBONETOS Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro giseli.menegat@caxias.ifrs.edu.br maira.manfro@caxias.ifrs.edu.br O QUE SÃO HIDROCARBONETOS? São compostos formados exclusivamente

Leia mais

Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello

Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello Fácil Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello Médio www.quimica.net/emiliano emiliano@quimica.net Difícil Níveis de dificuldade das Questões 01. Em um frasco,

Leia mais

Exemplos: petróleo, metano, gás de cozinha, gasolina, querosene, etc.

Exemplos: petróleo, metano, gás de cozinha, gasolina, querosene, etc. QUÍMICA 5 AULA 3 4 HIDROCARBONETOS Constituem uma classe de compostos orgânicos muito grande, variada e importante, pois englobam o petróleo e seus derivados, o gás natural etc. Em função do tipo de ligação

Leia mais

Desidratação de Álcoois

Desidratação de Álcoois Desidratação de Álcoois Portal de Estudos em Química (PEQ) www.profpc.com.br Página 1 EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 01 (Unifenas-MG) A busca de fontes alternativas, devido à possível escassez do petróleo, fez

Leia mais

Como se obtém gasolina de petróleo?

Como se obtém gasolina de petróleo? CEEJA QUÍMICA CONTEÚDO PARA U. E. 14 Como se obtém gasolina de petróleo? O que vamos aprender? Formação do petróleo Produtos derivados do petróleo Separação dos produtos do petróleo: destilação fracionada

Leia mais

S 2 O 5 (aq) + 2 H + (aq) " 2 SO 2(aq) + H 2 O (,) 2 (aq) + 2 OH (aq) " 2 SO 3 2 (aq) + H 2 O (,) QUESTÃO 2. Combustível.

S 2 O 5 (aq) + 2 H + (aq)  2 SO 2(aq) + H 2 O (,) 2 (aq) + 2 OH (aq)  2 SO 3 2 (aq) + H 2 O (,) QUESTÃO 2. Combustível. Química QUESTÃO 1 O metabissulfito de potássio (K 2 S 2 O 5 ) e o dióxido de enxofre (SO 2 ) são amplamente utilizados na conservação de alimentos como sucos de frutas, retardando a deterioração provocada

Leia mais

Purificação do Éter Etílico. Felipe Ibanhi Pires Mariane Nozômi Shinzato Raquel Amador Ré

Purificação do Éter Etílico. Felipe Ibanhi Pires Mariane Nozômi Shinzato Raquel Amador Ré Purificação do Éter Etílico Felipe Ibanhi Pires Mariane Nozômi Shinzato Raquel Amador Ré Solventes orgânicos possuem diferentes graus de pureza; Em alguns casos, pode-se utilizar solventes com pequenas

Leia mais

Isomeria plana. www.sotaodaquimica.com.br Contato: sotaodaquimica@gmail.com

Isomeria plana. www.sotaodaquimica.com.br Contato: sotaodaquimica@gmail.com Isomeria plana 01. (Uerj) A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que apresenta, dentre outros, os seguintes componentes: Os pares de componentes I - II e I - III apresentam isomeria plana,

Leia mais

Funções orgânicas. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I

Funções orgânicas. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I Funções orgânicas Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I Hidrocarbonetos HIDROCARBONETOS DE CADEIA NORMAL Prefixo indicativo do número de C + intermediário indicativo da natureza

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA I. Professora: Matildes Blanco 2011 QUÍMICA ORGÂNICA

QUÍMICA ORGÂNICA I. Professora: Matildes Blanco 2011 QUÍMICA ORGÂNICA QUÍMICA ORGÂNICA I Professora: Matildes Blanco 2011 QUÍMICA ORGÂNICA Todo composto orgânico apresenta o elemento carbono na sua composição. Porém, alguns compostos inorgânicos apresentam carbono (por exemplo,

Leia mais

Exemplo: classifique os carbonos da molécula: PROF. WILHERMYSON LIMA QUÍMICA ORGÂNICA QUÍMICA. Histórico;

Exemplo: classifique os carbonos da molécula: PROF. WILHERMYSON LIMA QUÍMICA ORGÂNICA QUÍMICA. Histórico; PROF. WILHERMYSON LIMA QUÍMICA ORGÂNICA QUÍMICA Histórico; Em 1777, Bergman define a química orgânica como sendo a química dos compostos existentes nos organismos vivos (animal e vegetal), enquanto a química

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA Teoria Geral

QUÍMICA ORGÂNICA Teoria Geral QUÍMICA RGÂNICA Teoria Geral Tipos de Carbono Dependendo do número de ligações que o átomo de carbono faz com outros carbonos, podemos classificá-los como:! rimário: ligado diretamente a, no máximo, um

Leia mais

Professor: Lourival Neto. Disciplina: Química. Conteúdo: Química Orgânica

Professor: Lourival Neto. Disciplina: Química. Conteúdo: Química Orgânica Professor: Lourival Neto Disciplina: Química Conteúdo: Química Orgânica 2014 NOMENCLATURA Todo nome de composto orgânico possui Prefixo + Parte intermediária (infixo) + sufixo NOMENCLATURA Tabela de Prefixos

Leia mais

Química D Extensivo V. 3

Química D Extensivo V. 3 Química D Extensivo V. 3 Exercícios 01) Alternativa correta: A 5 4 3 2 1 CH 3 CH 2 CH CH CH 2 OH CH 3 CH 3 metil metil 02) Alternativa correta: D 8 7 6 5 4 3 2 1 CH 3 C = CH CH 2 CH 2 CH CH 2 CH 2 OH CH

Leia mais

www.professormazzei.com REAÇÕES DE ADIÇÃO Folha 01 João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com REAÇÕES DE ADIÇÃO Folha 01 João Roberto Mazzei 01. Aldeídos e cetonas reagem com compostos de Grignard (R-MgX), originando um composto intermediário que, por hidrólise, origina um álcool, de acordo com o esquema a seguir. R = grupo alquila ou H. R

Leia mais

Claudi Cândia /Sara Regina. Aluno(a): PROVA COMENTADA

Claudi Cândia /Sara Regina. Aluno(a): PROVA COMENTADA QUÍMICA AVALIAÇÃO Claudi Cândia /Sara Regina Aluno(a): PROVA COMENTADA III UNIDADE Nota: Série: 2 a Ensino Médio Turma: A / B / C / D Data: 14/08/2015 1. A prova é composta de 07 questões abertas e 03

Leia mais

Química E Extensivo V. 2

Química E Extensivo V. 2 Química E Extensivo V Exercícios 01) E Propano e butano são hidrocarbonetos pertencentes à subfunção alcano Para a diferenciação dos nomes de cada substância, deve-se observar o sufixo (ano) de alcano,

Leia mais

Funções Orgânicas. alexquimica.blog. Prof: Alex

Funções Orgânicas. alexquimica.blog. Prof: Alex Funções Orgânicas alexquimica.blog Prof: Alex Funções Orgânicas Definição: Em química orgânica, grupo funcional se define como uma estrutura molecular que confere às substâncias comportamentos químicos

Leia mais

1. A melhor maneira de separar os componentes da mistura de água e gasolina é: a) Destilação fracionada b) Evaporação c) Destilação simples

1. A melhor maneira de separar os componentes da mistura de água e gasolina é: a) Destilação fracionada b) Evaporação c) Destilação simples 1º ANO ABC 1. A melhor maneira de separar os componentes da mistura de água e gasolina é: a) Destilação fracionada b) Evaporação c) Destilação simples d) Decantação e) Filtração da água 2. Explique um

Leia mais

Mas será que preciso conhecer todos eles?

Mas será que preciso conhecer todos eles? Quantos compostos orgânicos existem atualmente? São milhões de compostos orgânicos. Não, isso seria impossível! Mas será que preciso conhecer todos eles? ompostos orgânicos lasses orgânicas São grupo de

Leia mais

www.professormazzei.com ISOMERIA Folha 01 João Roberto Fortes Mazzei

www.professormazzei.com ISOMERIA Folha 01 João Roberto Fortes Mazzei 01. Dentre as alternativas a seguir, é incorreto afirmar que: a) etanol e etóxi-etano apresentam, respectivamente, isomeria funcional e de compensação. b) 2-buteno e propino apresentam, respectivamente,

Leia mais

QUÍMICA 2C2H2 5O2 4CO2 2H2O. Prof. Rodolfo

QUÍMICA 2C2H2 5O2 4CO2 2H2O. Prof. Rodolfo QUÍMICA Prof. Rodolfo 1. Considere a tabela abaixo, em que H c representa a entalpia de combustão para os compostos listados, a 25 C: Nome IUPAC Nome usual Estado físico (25 C) ΔHc kj/mol Etanol Álcool

Leia mais

Os lipídeos se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares.

Os lipídeos se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares. LIPÍDEOS Os lipídeos se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares. Por convenção (Congresso Internacional de Bioquímica em 1922) ésteres de ácidos graxos, ou seja,

Leia mais

Quí. Xandão Monitor: Victor Pontes

Quí. Xandão Monitor: Victor Pontes Professor: Allan Rodrigues Xandão Monitor: Victor Pontes Hidrocarbonetos: ciclanos, ciclenos e aromáticos 29 ago RESUMO Os hidrocarbonetos de cadeia fechada cíclica são compostos constituídos por carbono

Leia mais

Quí. Xandão Monitor: Victor Pontes

Quí. Xandão Monitor: Victor Pontes Quí. Professor: Allan Rodrigues Xandão Monitor: Victor Pontes Hidrocarbonetos: alcanos, alcenos e alcinos 29 ago RESUMO Hidrocarbonetos são compostos formados por carbono e hidrogênio e constituem uma

Leia mais

Aulas 13 e 14. Soluções

Aulas 13 e 14. Soluções Aulas 13 e 14 Soluções Definição Solução é a denominação ao sistema em que uma substância está distribuída, ou disseminada, numa segunda substância sob forma de pequenas partículas. Exemplos Dissolvendo-se

Leia mais

Funções Orgânicas. Função Mista:

Funções Orgânicas. Função Mista: Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Profa. Roberlucia A. Candeia Disciplina: Química Orgânica Funções Orgânicas Função Química Orgânica - Consiste no conjunto

Leia mais

Exemplo: Quando a molécula tiver 3 átomos de carbono (n=3). Ela terá 8 átomos de hidrogênio, pois H = 2n+2 = 8.

Exemplo: Quando a molécula tiver 3 átomos de carbono (n=3). Ela terá 8 átomos de hidrogênio, pois H = 2n+2 = 8. Hidrocarbonetos Hidrocarbonetos como o próprio nome sugere, são compostos cujas moléculas contêm apenas átomos de carbono e hidrogênio. Dentro da família dos hidrocarbonetos existem várias subfamílias,

Leia mais

COLÉGIO SÃO JOSÉ QUÍMICA ORGÂNICA RIBEIRÃO PIRES-2008. Professor: Eduardo S.F.

COLÉGIO SÃO JOSÉ QUÍMICA ORGÂNICA RIBEIRÃO PIRES-2008. Professor: Eduardo S.F. CLÉGI SÃ JSÉ QUÍMICA RGÂNICA RIBEIRÃ PIRES-2008 SUMÁRI Histórico Hibridação do carbono Classificação do carbono Classificação das cadeias carbônicas aberta Classificação das cadeias carbônicas fechada

Leia mais

Química COMPOSTOS DE CARBONO

Química COMPOSTOS DE CARBONO COMPOSTOS DE CARBONO COMPOSTOS DE CARBONO Compostos Orgânicos / Compostos de Carbono CO 2 COMPOSTOS DE CARBONO Inorgânicos Eram os que se obtinham de minerais Orgânicos Eram os que se obtinham de organismos

Leia mais

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Hidrocarbonetos

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Hidrocarbonetos FCAV/UNESP DISCIPLINA: Química Orgânica ASSUNTO: Hidrocarbonetos 1 HIDROCARBONETOS São compostos orgânicos formados exclusivamente por átomos de carbono e de hidrogênio. Subdivisões: Fonte: PERUZZO, 2006.

Leia mais

AULA 21 NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E HIDROCARBONETOS

AULA 21 NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E HIDROCARBONETOS AULA 21 NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E HIDROCARBONETOS NOMENCLATURA OFICIAL DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS De acordo com a União Internacional de Química Pura e Aplicada (I.U.P.AC.), o nome de um composto

Leia mais

Cadeias Carbônicas. ecstasy

Cadeias Carbônicas. ecstasy Cadeias Carbônicas ecstasy GEOMETRIA DO CARBONO TETRAÉDRICA 4 ligas simples 109º 28 TRIGONAL 2 ligas simples 1 liga dupla 120º LINEAR 2 ligas duplas ou 1 liga simples 1 liga tripla 180º O átomo de Carbono

Leia mais

Química. Resolução das atividades complementares. Q50 Forças intermoleculares

Química. Resolução das atividades complementares. Q50 Forças intermoleculares Resolução das atividades complementares 4 Química Q50 Forças intermoleculares p. 15 1 (Unifor-CE) Considerando a natureza das ligações químicas intermoleculares existentes nas substâncias: Etanol C 2 H

Leia mais

QUÍMICA 3º ano 2017 Prof. Adriana Strelow. Polígrafo 2: Química Orgânica I

QUÍMICA 3º ano 2017 Prof. Adriana Strelow. Polígrafo 2: Química Orgânica I QUÍMICA 3º ano 2017 Prof. Adriana Strelow Polígrafo 2: Química Orgânica I Carbono, Cadeias Carbônicas, Hidrocarbonetos, Funções Oxigenadas e Nitrogenadas Aluno : Turma: [Polígrafo 2] Página 1 Introdução

Leia mais

TURMA DOS 30 01. Considere a cadeia carbônica representada a seguir:

TURMA DOS 30 01. Considere a cadeia carbônica representada a seguir: 01. Considere a cadeia carbônica representada a seguir: 06. Considere as seguintes substâncias e suas fórmulas estruturais: I. Antídoto efetivo no envenenamento por arsênio: Os carbonos numerados classificam-se

Leia mais

REAÇÕES ORGÂNICAS. Instruções: Para responder às questões de números 2 e 3, considere o aspidinol, composto orgânico de fórmula estrutural:

REAÇÕES ORGÂNICAS. Instruções: Para responder às questões de números 2 e 3, considere o aspidinol, composto orgânico de fórmula estrutural: REAÇÕES RGÂNICAS 1- (UFPEL) Considerando ambas as reações (combustão do etanol e a ocorrida no bafômetro), é correto afirmar que, A) em ambas, os átomos de oxigênio se reduzem e os de carbono se oxidam.

Leia mais

RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS

RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS Respostas dos Exercícios 1 RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS CAPÍTULO 1 1. a) 1s 2 2s 2 2p 6 3s 1 b) 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 2 c) 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 1 d) 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 2 e) 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2

Leia mais

3ª Série Nomenclatura IUPAC

3ª Série Nomenclatura IUPAC 3ª Série Nomenclatura IUPAC COLÉGIO TIA IVONE - CTI DISCIPLINA: QUÍMICA Data: / /2012 PROFESSOR: NEW CRISTIAN Apostila SÉRIE: 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Aluno(a): Nomenclatura IUPAC Assim como acontece na

Leia mais

3. Elemento Químico Elemento Químico é um conjunto de átomos iguais (do mesmo tipo). E na linguagem dos químicos eles são representados por Símbolos.

3. Elemento Químico Elemento Químico é um conjunto de átomos iguais (do mesmo tipo). E na linguagem dos químicos eles são representados por Símbolos. Química Profª SIMONE MORGADO Aula 1 Elemento, substância e mistura 1. Conceito de Química A Química é uma ciência que busca compreender os mistérios da matéria, sua organização e transformações, bem como

Leia mais

RESUMO. Química Frente II Química Orgânica Vitor Terra Lista 3 - Hidrocarbonetos. fenil

RESUMO. Química Frente II Química Orgânica Vitor Terra Lista 3 - Hidrocarbonetos. fenil Química Frente II Química Orgânica Vitor Terra Lista 3 - Hidrocarbonetos RESUMO Hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados apenas por carbono e hidrogênio. fenil Cadeia Fórmula molecular benzil Alcanos

Leia mais

Ligações Químicas. Profª. Drª Narlize Silva Lira. Agosto /2014

Ligações Químicas. Profª. Drª Narlize Silva Lira. Agosto /2014 União de Ensino Superior de Campina Grande Faculdade de Campina Grande FAC-CG Curso de Fisioterapia Ligações Químicas Profª. Drª Narlize Silva Lira Agosto /2014 A Química Orgânica e a Vida A química orgânica

Leia mais

Química - Profa. GRAÇA PORTO

Química - Profa. GRAÇA PORTO Disciplina: Química Química - Profa. GRAÇA PORTO ESTUDO DAS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Você sabe caracterizar a quanto ao sabor, a cor e ao cheiro? E o sal? Quais são as características do açúcar? Agora, tente

Leia mais

a) Escreva a fórmula estrutural desse composto e classifique os átomos de carbono da sua cadeia orgânica principal.

a) Escreva a fórmula estrutural desse composto e classifique os átomos de carbono da sua cadeia orgânica principal. Aluno (a): 01 - (UNESP SP) O composto orgânico 2,2-dimetil--metil-butano é um hidrocarboneto saturado que apresenta cadeia orgânica acíclica, ramificada e homogênea. a) Escreva a fórmula estrutural desse

Leia mais

PARECER DOS RECURSOS

PARECER DOS RECURSOS Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO ADMISSÃO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO EDITAL Nº 15/ 2012/ SED PARECER DOS RECURSOS CARGO: Professor de Química 11) Com

Leia mais

ISOMERIA PLANA EXERCÍCIOS - BÁSICO

ISOMERIA PLANA EXERCÍCIOS - BÁSICO ISOMERIA PLANA EXERCÍCIOS - BÁSICO 1. (Ufv 99) Sobre isômeros, é CORRETO afirmar que: a) são compostos diferentes com a mesma fórmula molecular. b) são representações diferentes da mesma substância. c)

Leia mais

Metais Pesados Tóxicos. -Classe de elementos químicos muitos dos quais venenosos para os seres humanos; p. ex: As, Pb, Cd, Hg.

Metais Pesados Tóxicos. -Classe de elementos químicos muitos dos quais venenosos para os seres humanos; p. ex: As, Pb, Cd, Hg. Metais Pesados Tóxicos -Classe de elementos químicos muitos dos quais venenosos para os seres humanos; p. ex: As, Pb, Cd, Hg. -Locais de fixação final desses metais pesados: Solos e Sedimentos; Características

Leia mais

Química na cozinha: www.interaulaclube.com.br

Química na cozinha: www.interaulaclube.com.br Química na cozinha: funções químicas Na Aula 43, você estudou um processo chamado fermentação, que determinados seres vivos promovem para sobreviver. Você aprendeu qual a importância da fermentação para

Leia mais

AULA PRÁTICA DE SALA DE AULA FQA - Espécies maioritárias e vestigiais 10º ANO 8 fev. 2013

AULA PRÁTICA DE SALA DE AULA FQA - Espécies maioritárias e vestigiais 10º ANO 8 fev. 2013 AULA PRÁTICA DE SALA DE AULA FQA - Espécies maioritárias e vestigiais 10º ANO 8 fev. 2013 / Nome: nº 1. Atualmente, a troposfera é constituída por espécies maioritárias, como o azoto, N 2, o oxigénio,

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA PARTE1 PROFESSOR: JOÃO RODRIGO ESCALARI QUINTILIANO

QUÍMICA ORGÂNICA PARTE1 PROFESSOR: JOÃO RODRIGO ESCALARI QUINTILIANO QUÍMICA ORGÂNICA PARTE1 PROFESSOR: JOÃO RODRIGO ESCALARI QUINTILIANO 1 QUÍMICA ORGÂNICA Cafeína Vinagre Glicose (É o ramo da Química que estuda os compostos do CARBONO) 2 CLASSIFICAÇÃO DO CARBONO Carbono

Leia mais

Cadex Pré-vestibular Química Volume I Série 4 Geometria molecular; polaridade; forças intermoleculares

Cadex Pré-vestibular Química Volume I Série 4 Geometria molecular; polaridade; forças intermoleculares 01 I. H 2, linear (a) II. O 2, linear (a) III. H 2 O, angular (b) IV. NH 3, piramidal (c) V. CH 4, tetraédrica (e) VI. CO 2, linear (a) VII. BF 3, trigonal (d) VIII. H 2 S, angular (b) IX. CCl 4, tetraédrica

Leia mais

Alcenos e Alcadienos

Alcenos e Alcadienos Alcenos e Alcadienos Portal de Estudos em Química (PEQ) www.profpc.com.br Página 1 EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 01 (Vunesp-SP) Álcoois podem ser obtidos pela hidratação de alcenos, catalisada por ácido sulfúrico.

Leia mais

38 C 37 B 39 D. Sabendo-se que a amônia (NH 3. ) é constituída por moléculas polares e apresenta boa solubilidade em água. o diclorometano (CH 2.

38 C 37 B 39 D. Sabendo-se que a amônia (NH 3. ) é constituída por moléculas polares e apresenta boa solubilidade em água. o diclorometano (CH 2. QUÍMICA 37 B Sabendo-se que a amônia (N 3 ) é constituída por moléculas polares e apresenta boa solubilidade em água o diclorometano (C Cl ) não possui isômeros Sua molécula apresenta polaridade, devido

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 4º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 4º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 4º Ano/série: 2ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 4º BIMESTRE TEORIA 15 ISOMERIA PLANA Isomeria: fenômeno

Leia mais

NOMENCLATURA *NOME. O 7C HEPT 1 e 1 ENIN 8C OCT 9C NON 10C DEC 11C UNDEC Se for cíclico prenome ciclo. Insaturações

NOMENCLATURA *NOME. O 7C HEPT 1 e 1 ENIN 8C OCT 9C NON 10C DEC 11C UNDEC Se for cíclico prenome ciclo. Insaturações setor 131 1310409 1310409-SP Aulas 6 a 8 NMENLATURA DE IDRARBNETS NMENLATURA *NME PREFIX INTERMEDIÁRI SUFIX Nº- DE ARBNS SATURAÇÃ NA ADEIA FUNÇÃ 1 MET SATURADA AN ET INSATURADAS 3 PRP 1 EN 4 BUT 1 IN IDRARBNET

Leia mais

Utilização do óleo vegetal em motores diesel

Utilização do óleo vegetal em motores diesel 30 3 Utilização do óleo vegetal em motores diesel O óleo vegetal é uma alternativa de combustível para a substituição do óleo diesel na utilização de motores veiculares e também estacionários. Como é um

Leia mais

DEFUMAÇÃO. Aplicação da defumação. Defumação: DEFUMAÇÃO. Efeito conservante da defumação MECANISMO DE AÇÃO DA FUMAÇA

DEFUMAÇÃO. Aplicação da defumação. Defumação: DEFUMAÇÃO. Efeito conservante da defumação MECANISMO DE AÇÃO DA FUMAÇA FACULDADE DE FARMÁCIA DA UFMG DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS ALM024- Processamento de Alimentos DEFUMAÇÃO Accácia Júlia Guimarães Pereira Messano 2011 Defumação: alimentícios Defumação aplicação da fumaça aos

Leia mais

IX Olimpíada Catarinense de Química 2013. Etapa I - Colégios

IX Olimpíada Catarinense de Química 2013. Etapa I - Colégios I Olimpíada Catarinense de Química - 2013 I Olimpíada Catarinense de Química 2013 Etapa I - Colégios Imagem: Oxidação Fonte:Gilson Rocha Reynaldo, 2013 Primeiro Ano Conselho Regional de Química CRQ III

Leia mais

ESTUDANTE: Química Orgânica Básica

ESTUDANTE: Química Orgânica Básica ESTUDANTE: Química Orgânica Básica Professor André Calaça QUÍMICA ORGÂNICA O carbono é um elemento que está sempre presente no nosso cotidiano. Ele pode ser encontrado no ar na forma de moléculas de gás

Leia mais

CICLOPENTANO ETENO BUTANO PROPINO ETANO. - Eu sou um Alceno! - Eu sou um Alcano!

CICLOPENTANO ETENO BUTANO PROPINO ETANO. - Eu sou um Alceno! - Eu sou um Alcano! ETENO possui apenas 2 carbonos 2. Tenho apenas 1 ligação dupla 4. Não tenho ramificações 5. Possuo 4 hidrogênios CICLOPENTANO possui 5 carbonos 2. Possuo apenas ligações 5. Possuo 10 hidrogênios BUTANO

Leia mais

O Petróleo é um fonte de energia não renovável, e no momento uma das maiores fontes de energia para a humanidade.

O Petróleo é um fonte de energia não renovável, e no momento uma das maiores fontes de energia para a humanidade. PETRÓLEO Atualmente o Petróleo é um dos recursos naturais de que a nossa sociedade mais depende, pois diversos produtos que conhecemos e utilizamos são derivados desse combustível que move o mundo. O Petróleo

Leia mais

Manual de Segurança do Laboratório de Química

Manual de Segurança do Laboratório de Química Manual de Segurança do Laboratório de Química Universidade Federal do Pampa Campus Caçapava do Sul 1 INTRODUÇÃO O Manual de Segurança do Laboratório de Química foi elaborado com o objetivo de fornecer

Leia mais

LISTA DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS

LISTA DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS Orgânica Na pré-história, o ser humano se limitava a usar materiais que encontrava na natureza, sem provocar neles grandes modificações. A descoberta do fogo trouxe ao ser humano a primeira maneira efetiva

Leia mais

INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA

INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA BANCO DE QUESTÕES - QUÍMICA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - PARTE 1 ============================================================================================= INTRODUÇÃO À QUÍMICA

Leia mais

Aula 2: Visão geral sobre Cadeias Carbônicas EL32E - Química Orgânica

Aula 2: Visão geral sobre Cadeias Carbônicas EL32E - Química Orgânica Aula 2: Visão geral sobre Cadeias Carbônicas EL32E - Química Orgânica Prof a Msc. Fernanda Caspers Zimmer Teoria Estrutural Representações 3: Organic chemistry: A study of the compounds of carbon (Kekulé,

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA II. Dados: R = 0,082L.atm/mol.K, N = 6,0x10 23. A) 4,1x10-14 B) 4,1x10-22 D) 4,1x10-18 C) 1,0x10-18 E) 1,0x10 15

PROVA DE QUÍMICA II. Dados: R = 0,082L.atm/mol.K, N = 6,0x10 23. A) 4,1x10-14 B) 4,1x10-22 D) 4,1x10-18 C) 1,0x10-18 E) 1,0x10 15 PROVA DE QUÍMCA 01. A concentração de um gás poluente na atmosfera, medida a 1 atm e 27ºC, é de 1 ppm. A concentração desse poluente, em moléculas/cm 3 de ar, é igual a Dados: R = 0,082L.atm/mol.K, N =

Leia mais

Associe corretamente a coluna da direita à da esquerda.

Associe corretamente a coluna da direita à da esquerda. 1. (G1 - ifba 2014) A respeito da geometria, polaridade e ligações químicas das moléculas dos compostos, previstas por suas estruturas de Lewis, pode-se afirmar corretamente que a) a molécula do PC 3 é

Leia mais

HIDROCARBONETOS FUNÇÕES ORGÂNICAS

HIDROCARBONETOS FUNÇÕES ORGÂNICAS HIDROCARBONETOS FUNÇÕES ORGÂNICAS FUNÇÕES ORGÂNICAS O átomo de carbono: Apresenta capacidade singular de compartilhar elétrons com outros átomos de carbono formando ligações carbono-carbono estáveis. Permite

Leia mais

Cadeias Carbônicas hidrocarbonetos

Cadeias Carbônicas hidrocarbonetos Resoluções Segmento: Pré-vestibular Coleção: Alfa, Beta e Gama. Disciplina: Química Caderno de Exercícios 1 Série: 12 Cadeias Carbônicas hidrocarbonetos 1. Pode-se distinguir uma amostra sólida de um composto

Leia mais

Na tabela 1 mostramos alguns ácidos carboxílico que se encontram em alimentos.

Na tabela 1 mostramos alguns ácidos carboxílico que se encontram em alimentos. 1 Ácidos Graxos 1-Introdução s alimentos que comemos dividem-se em três grupos: s carbohidratos, as proteínas e lipídios. mais conhecido desses últimos são as gorduras. Na nossa sociedade atual, entre

Leia mais

Símbolos de periculosidade

Símbolos de periculosidade Símbolos de periculosidade Símbolos de perigo são utilizados para rotular substâncias perigosas após a Legislação em substâncias perigosas. A Legislação em substâncias perigosas regulamenta a proteção

Leia mais

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA ORGÂNICA RECUPERAÇÃO FINAL ª SÉRIE. 1º) Escreva as fórmulas estruturais dos seguintes hidrocarbonetos:

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA ORGÂNICA RECUPERAÇÃO FINAL ª SÉRIE. 1º) Escreva as fórmulas estruturais dos seguintes hidrocarbonetos: EXERCÍCIOS DE QUÍMICA ORGÂNICA RECUPERAÇÃO FINAL 2016 3ª SÉRIE 1º) Escreva as fórmulas estruturais dos seguintes hidrocarbonetos: a. Propano b. Heptano c. 1-penteno d. 3-hexino e. Ciclopentano f. Ciclopenteno

Leia mais

Funções Orgânicas. Grupo Funcional Grupos de átomos específicos que conferem reatividade e propriedades predeterminadas a uma molécula.

Funções Orgânicas. Grupo Funcional Grupos de átomos específicos que conferem reatividade e propriedades predeterminadas a uma molécula. Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Profa. Roberlucia A. Candeia Disciplina: Química rgânica Funções rgânicas Função Química rgânica - Consiste no conjunto

Leia mais

Exercícios de Aprendizagem

Exercícios de Aprendizagem UFMS/CPCS AGRONOMIA Disciplina: Química Orgânica Professora Matildes Blanco LISTA -EXERCÍCIOS REFERENTE À AVALIAÇÃO 01 (P1) Exercícios de Aprendizagem 01) Escreva as fórmulas estruturais e moleculares

Leia mais

RESUMOS TEÓRICOS de QUÍMICA GERAL e EXPERIMENTAL

RESUMOS TEÓRICOS de QUÍMICA GERAL e EXPERIMENTAL RESUMOS TEÓRICOS de QUÍMICA GERAL e EXPERIMENTAL 5 ESTUDO DA MATÉRIA 1 DEFINIÇÕES Matéria é tudo que ocupa lugar no espaço e tem massa. Nem tudo que existe no universo e matéria. Por exemplo, o calor e

Leia mais

QUÍMICA Prof. Alison Cosme Souza Gomes. Funções Orgânicas Resumo UERJ

QUÍMICA Prof. Alison Cosme Souza Gomes. Funções Orgânicas Resumo UERJ QUÍMICA Prof. Alison Cosme Souza Gomes Funções Orgânicas Resumo UERJ A Química Orgânica é a parte da química que estuda os diversos compostos de carbonos existentes. São compostos com sua base nos átomos

Leia mais