ESTUDO DIRIGIDO. 1º Bimestre 2018 Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTUDO DIRIGIDO. 1º Bimestre 2018 Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE"

Transcrição

1 CONTEÚDO DO BIMESTRE Mistério: suspense policial e sobrenatural Revisão: pronomes Conto Carta do leitor Estratégias de construção do humor Função determinante dos pronomes Posicionamento: A carta do leitor.

2 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Prova Redações: R1 + R2 + R3 Avaliação Parcial Trabalho prova (10,0) + média das redações (10,0) + A.P. (10,0) + Trabalho (10,0) 4 Obs.: Todas as avaliações valem 10,0 pontos.

3 Medo (s.m.) é a sirene da alma. palpitações de aviso. é o mensageiro que invade o meu corpo dizendo que algo vai acontecer. é o frio que a gente sente pela espinha. é o irmão mais velho do desespero. é o pai dos filmes de terror. é uma força da natureza mais velha do que o próprio bicho-papão. cuidado para não alimentar demais, senão ele foge do controle e devora você. Doederlein, João. O livro dos ressignificados. Scharcz s.a. São Paulo, 2017.

4 TÓPICOS DO CONTEÚDO Conto de mistério e conto de humor. Estrutura da narrativa: 4 etapas. Foco narrativo. Construção do cenário da narrativa. Revisão: pronomes (retos, oblíquos, de tratamento, possessivos, demonstrativos, indefinidos e interrogativos). Função determinante dos pronomes. Outros determinantes: artigos e numerais. Carta do leitor. Esta é a relação do que vamos investigar no primeiro bimestre.

5 TÓPICOS DO CONTEÚDO Estrutura do conto Foco narrativo Suspense Pronome Obs.: este site possui uma guia para pesquisa onde você pode encontrar, detalhadamente, a descrição de cada tipo de pronome estudado no bimestre. Determinantes Continue desenvolvendo o hábito de estudar com seu dicionário em mãos, consultando-o quando for necessário. Refaça exercícios sempre que tiver dúvidas sobre um tópico. Continue trabalhando para organizar cada vez melhor seu caderno, já que é uma importante fonte para consulta! Além deste material, fazem parte do seu acervo de consulta o livro paradidático, o livro didático e o caderno de atividades. Não se esqueça de consultar, também, todas as fichas distribuídas e/ou postadas no blog do Jhon ao longo do bimestre.

6 Parte I Língua Portuguesa

7 Texto 1 O link abaixo traz uma interessante história sobre um homem que, ao se deparar com uma imagem bordada num tapete, começa a sentir, estranhamente, que faz parte dela... A caçada

8 Para iniciar as atividades, em uma folha A3, construa um mapa conceitual definindo o gênero conto de mistério. Exemplificação: sinopse de conto de mistério A caçada Diferença entre suspense e mistério Conto de mistério Tipos de suspense Estrutura da narrativa Efeito de sentido obtido com o mistério Use sua criatividade para DECORAR o mapa com elementos. Deixe-o bem interessante!

9 Questão 1: Resumidamente, diga o mistério que permeia o conto A caçada. Questão 2: Como você classificaria o suspense desta narrativa: policial ou sobrenatural? Explique sua resposta. Questão 3: Retire do texto um trecho que mostre o momento em que o CONFLITO da narrativa aparece, justificando, em seguida, sua escolha. Questão 4: Analisando o foco narrativo do texto I, identifique o tipo de narrador utilizado. Consulte o mapa conceitual que você montou sobre o gênero conto de mistério para responder a estas questões.

10 Questão 5: Resumidamente, apresente as 4 etapas do conto lido. Questão 6: A loja de antiguidades tinha o cheiro de uma arca de sacristia com seus anos embolorados e livros comidos de traça. Destaque os determinantes no fragmento acima e diga a que classe gramatical eles pertencem. Questão 7: A conversa entre os personagens do conto repete muitas vezes dois pronomes de tratamento. a) Identifique-os. b) Diga o efeito de sentido obtido com o seu uso. Questão 8: Os pronomes citados na questão anterior exercem função determinante? Explique sua resposta. Consulte os links sobre pronomes e/ou seu livro didático, se precisar de ajuda para responder a estas questões.

11 Texto 2 O Assassinato no Expresso do Oriente Questão 9: O vídeo ao lado mostra o trailer da versão em filme de O Assassinato no Expresso do Oriente, de Agatha Christie, livro que lemos neste primeiro bimestre. a) Que elementos da narrativa aparecem neste trailer? b) Que efeito de sentido se obtém ao mostrar-se apenas alguns dos elementos componentes da narrativa? Lembre-se: na sinopse, apresentamos, resumidamente, a situação inicial e o conflito da narrativa. Assista ao vídeo acima antes de passar para as atividades ao lado. Questão 10: Usando entre 5 e 10 linhas, construa uma sinopse equivalente ao trailer. Depois, publique seu resultado no post SINOPSES, como comentário, no Blog do Jhon. Assim, poderemos ver como cada um dos colegas ( e o professor) interpretaram o vídeo.

12 Texto 2 O Assassinato no Expresso do Oriente Releia os capítulos II e III do livro O Assassinato no Expresso do Oriente e responda às questões ao lado. Questão 11: A partir da leitura dos capítulos mencionados ao lado, construa, resumidamente, um comentário sobre o perfil (físico e psicológico) de: a) Princesa Dragomiroff. b) Mary Debenham. c) Hercule Poirot. Questão 12: Explique a importância da construção das PERSONALIDADES dos personagens acima para a história lida.

13 Texto 2 O Assassinato no Expresso do Oriente Questão 13 Poirot sorveu o seu vinho e relanceou um olhar pensativo pelo salão. Viam-se ali, à roda das mesas, umas treze pessoas, pertencentes, como bem dissera Bouc, a todas as classes e nacionalidades. O belga pôs-se a observá-las. (p.14) a) Explique a importância deste momento de observação descrito na página 14 do capítulo III. b) Identifique um pronome possessivo, destacando, em seguida, o termo possuidor e o termo possuído que ele relaciona. c) Destaque os pronomes oblíquos que aparecem no trecho e, em seguida, identifique os seus REFERENTES. Releia os capítulos II e III do livro O Assassinato no Expresso do Oriente e responda às questões ao lado. Questão 14: - Quando o vi no restaurante, tive uma sensação estranha. Pareceu-me um animal feroz, mas decididamente selvagem. Compreende? A quem se refere a descrição acima?

14 O detetive O detetive pergunta -Alguma pista? -Nada. -Nem um fio de cabelo? -Nenhum. -Ótimo, vão lá e prendam o careca. Autor anônimo. Piadas: Texto 3 Questão 15: Explique o humor do texto. Questão 16: Que palavras, no texto, podem ser classificadas como determinantes? Questão 17: Identifique e classifique o(s) pronome(s) que aparecem no texto 3.

15 RESUMO DO BIMESTRE Questão 18: Vamos sistematizar o que aprendemos? A revisão será feita como aula invertida. Para isso, construa, a partir dos links para estudo, das páginas do livro didático, dos vídeos deste ED e de suas anotações, um mapa com os principais pontos do bimestre, usando a estrutura ao lado. Depois, compartilhe seu trabalho com os colegas!

16 Parte II Produção textual

17 Questão 19: Com a leitura de O Assassinato no Expresso do Oriente, nos aprofundamos no mistério policial. Antes de tudo, portanto, faça uma lista de itens necessários para criar uma história deste gênero

18 Questão 20: Usando as informações que você conseguiu ao responder a questão 19, construa um conto de mistério em que o protagonista, obrigatoriamente, seja um DETETIVE. Outro item obrigatório: ele deverá desvendar um caso de ROUBO. Seu foco narrativo será em 3ª pessoa (narrador observador ou onisciente). Sua história deverá apresentar as 4 etapas da narrativa bem definidas. Use linguagem formal.

Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.

Leia mais

Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis

Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis Só quero na minha vida gente que transpire adrenalina de alguma forma. Gabriel García Márquez Prova Redações: R1 + R2 +

Leia mais

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta Português/Jhonatta Minha vida é andar por este país Pra ver se um dia descanso feliz Guardando as recordações Das terras onde passei Andando pelos sertões E dos amigos que lá deixei Chuva e sol Poeira

Leia mais

Português/Jhonatta 7º Ano CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Português/Jhonatta 7º Ano CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO 7º Ano 4 Prova Redações: R1 + R2 + R3 Avaliação Parcial Trabalho CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO prova (10,0) + média das redações (10,0) + A.P. (10,0) + Trabalho (10,0) 4 Obs.: Todas as avaliações valem 10,0 pontos.

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO 4 4 Prova Redações: R1 + R2 + R3 Avaliação Parcial Trabalho CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO prova (10,0) + média das redações (10,0) + A.P. (10,0) + Trabalho (10,0) 4 Obs.: Todas as avaliações valem 10,0 pontos.

Leia mais

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Que a poesia me carregue para dentro

Leia mais

CONTEÚDO DO TRIMESTRE

CONTEÚDO DO TRIMESTRE Este é o conteúdo que será cobrado ao final do TRIMESTRE! CONTEÚDO DO TRIMESTRE Quadrinhos Pontuação: revisão do uso de vírgulas e pontos finais Linguagem verbal e não verbal, formal e informal Mito Lendas

Leia mais

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL.

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL. PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? ALFABETIZAÇÃO 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu terceiro DE PRODUÇÃO TEXTUAL. CADERNO Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Disciplina LÍNGUA PORTUGUESA Curso ENSINO FUNDAMENTAL Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Aluno (a): Série 7º ANO Número: 1 - Conteúdo: Classes gramaticais:

Leia mais

Para responder às questões abaixo, leia o conto "O chapéu de guizos" no livro Sete ossos e uma maldição de Rosa Amanda Strausz.

Para responder às questões abaixo, leia o conto O chapéu de guizos no livro Sete ossos e uma maldição de Rosa Amanda Strausz. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PRODUÇÃO TEXTUAL - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= Para responder

Leia mais

1. Avaliação da Semana de Geociências e Meio Ambiente Geografia. 2. Tarefas 3. Atividades desenvolvidas em sala de aula

1. Avaliação da Semana de Geociências e Meio Ambiente Geografia. 2. Tarefas 3. Atividades desenvolvidas em sala de aula PIC VERSÃO PARA O PROFESSOR Produção Integrada ao Conteúdo 6. o ano Ensino Fundamental Componentes da PIC 2. o bimestre Arte Ciências A nota da PIC é a média entre as atividades e as tarefas vinculadas

Leia mais

Ciências: 6 ano Professor: Marcello CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE ECOLOGIA

Ciências: 6 ano Professor: Marcello CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE ECOLOGIA CONTEÚDO DO BIMESTRE Cadeias e Teias Alimentares Populações e Comunidades Níveis de organização Habitat e Nicho ecológico ECOLOGIA Biosfera Relações Ecológicas Ecossistemas ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Organize

Leia mais

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna,

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna, ALFABETIZAÇÃO 1. ANO PÁGINA 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna, Você está recebendo o primeiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Ele foi feito com muito carinho especialmente para os alunos

Leia mais

PROGRAMA DE RETOMADA DE CONTEÚDO

PROGRAMA DE RETOMADA DE CONTEÚDO Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme NOTA PROFESSORA PROGRAMA DE RETOMADA

Leia mais

INDICAÇÕES º ANO AxBxC

INDICAÇÕES º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL Oralização de frases / LÍNGUA PORTUGUESA: 76 a 78 da Gramática / CIÊNCIAS: Estudo sobre Um bom cardápio através de conversa e observação de imagens/

Leia mais

2º Bimestre 2018 História / Maria Beatriz Leão CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE.

2º Bimestre 2018 História / Maria Beatriz Leão CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE. CONTEÚDO DO BIMESTRE Renascimento Reformas Protestantes Idade Moderna Grandes Navegações Contrarreforma História / Maria Beatriz Queridos alunos, Ao longo deste bimestre, estamos tratando das Reformas

Leia mais

Série 6º ANO ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º BIMESTRE / 2012

Série 6º ANO ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º BIMESTRE / 2012 Disciplina LÍNGUA PORTUGUESA Curso ENSINO FUNDAMENTAL II Professor MARIANA Série 6º ANO ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º BIMESTRE / 2012 Aluno (a): Número: 1 - Conteúdo: Gêneros narrativos:

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE PROCEDIMENTOS DE LEITURA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE PROCEDIMENTOS DE LEITURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE PROCEDIMENTOS DE LEITURA Nome: Nº 9º Data: / /2015 Professores: Belisa, Natália e Willian Nota: A - Introdução Neste ano, sua média final foi inferior a 6,0, o que revela

Leia mais

Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 5 / 8 / 2016

Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 5 / 8 / 2016 Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Ciências / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Série: 5ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 5 / 8 /

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO. Por que existem diferentes Tipos de climas no planeta Terra?..

ESTUDO DIRIGIDO. Por que existem diferentes Tipos de climas no planeta Terra?.. Geografia / Ronaldo 6º ano Conteúdos do Bimestre Por que existem diferentes Tipos de climas no planeta Terra?.. Clima e paisagens vegetais / Vegetação O clima Tempo atmosférico e clima (elementos e fatores

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS REDAÇÃO

LISTA DE EXERCÍCIOS REDAÇÃO LISTA DE EXERCÍCIOS REDAÇÃO P1-2º BIMESTRE 6º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Revisar a estrutura dos tipos textuais narração e descrição. Conhecer

Leia mais

Planejamento de Português º ANO

Planejamento de Português º ANO Planejamento de Português 2018 6º ANO 1º BIMESTRE Unidade 1 Trocando ideias página 13 Leitura e interpretação de texto: Diário íntimo ficcional - Leitura do texto Quem tem medo de Demétrio Latovi? de Ángeles

Leia mais

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 4 Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 5º ano Leia o texto abaixo, em seguida responda. PECHADA O apelido foi instantâneo. No primeiro dia de aula, o aluno novo já estava sendo chamado de Gaúcho.

Leia mais

Tópicos Especiais da. Globalização EIXO 2: Relações humanas no mundo Globalizado

Tópicos Especiais da. Globalização EIXO 2: Relações humanas no mundo Globalizado 1º Bimestre 2017 Geografia/João Victor CONTEÚDO DO BIMESTRE EIXO 1: O processo de Globalização EIXO 2: Relações humanas no mundo Globalizado Tópicos Especiais da Globalização Eixo 3: Globalização e Meio

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 1 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu terceiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018. Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS. Querido (a) aluno(a),

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018. Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS. Querido (a) aluno(a), Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018 Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS Assunto: ROTEIRO DE ESTUDOS AUTÔNOMOS PARA A RECUPERAÇÃO - I E II ETAPAS / 2018 Aluno (a):

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 O CAT nº 15 vale dez pontos e deverá ser entregue à professora de Redação no dia 08 de setembro

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO. 3º Bimestre 2017 História / Maria Goretti CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE

ESTUDO DIRIGIDO. 3º Bimestre 2017 História / Maria Goretti CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE História / Maria Goretti CONTEÚDO DO BIMESTRE Sociedade Mineradora SÉCULO XVIII Iluminismo Iluminismo América portuguesa Europa CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Prova Bimestral : 5,0 Avaliação Parcial: 2,0 Atividade

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA IV UNIDADE PROCESSUAL 5º ANO

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA IV UNIDADE PROCESSUAL 5º ANO ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA IV UNIDADE PROCESSUAL 5º ANO ATIVIDADES DATAS ASPECTOS A SEREM AVALIADOS/ ENCAMINHAMENTOS Atividades de casa e de classe Durante a unidade Pontualidade; Participação; Interesse;

Leia mais

O Escaravelho do Diabo

O Escaravelho do Diabo O Escaravelho do Diabo LÚCIA MACHADO DE ALMEIDA PROJETO PEDAGÓGICO IDEIAS PARA SALA DE AULA Aqui você vai encontrar sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula antes, durante e depois

Leia mais

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS RELATOS DE VIAGEM Características e finalidade VAMOS RECORDAR? O autor regista fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de uma viagem, por meio de suas próprias perspectivas

Leia mais

História / Maria Beatriz CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE. Europa Moderna

História / Maria Beatriz CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE. Europa Moderna CONTEÚDO DO BIMESTRE Crise do século XIV (revisão) Organização política (fortalecimento do poder dos reis) Europa Moderna Organização social Renascimento Queridos alunos, Ao longo deste bimestre, estamos

Leia mais

INDICAÇÕES º ANO AxBxC

INDICAÇÕES º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL 210 do livro / INGLÊS: Revisão oral e explanação no quadro das págs. 24 e 25(In the classroom) e responder a pág. 31 do livro / LÍNGUA PORTUGUESA:

Leia mais

DATA DAS AVALIAÇÕES: AC DE PORTUGUÊS: 12/09/18 AB DE PORTUGUÊS: 17/10/18 AB DE LITERATURA: 19/09/18 AVALIAÇÃO DE FALTOSOS: 22/10/18 CONTEÚDOS:

DATA DAS AVALIAÇÕES: AC DE PORTUGUÊS: 12/09/18 AB DE PORTUGUÊS: 17/10/18 AB DE LITERATURA: 19/09/18 AVALIAÇÃO DE FALTOSOS: 22/10/18 CONTEÚDOS: DISCIPLINA: Português e Literatura AC DE PORTUGUÊS: 12/09/18 AB DE PORTUGUÊS: 17/10/18 AB DE LITERATURA: 19/09/18 AVALIAÇÃO DE FALTOSOS: 22/10/18 O QUE CAI NA AC DE PORTUGUÊS? O QUE CAI NA AB DE PORTUGUÊS?

Leia mais

14/09/2016 PAUTA: PRONOMES RELATIVOS

14/09/2016 PAUTA: PRONOMES RELATIVOS 14/09/2016 PAUTA: PRONOMES RELATIVOS Pronomes O que é? Definição de pronome Classe gramatical variável que acompanha um nome ou substitui um nome. Quando acompanha recebe o nome de pronome adjetivo: Ex.

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- EDUCAÇÃO INFANTIL - MINAS GERAIS

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- EDUCAÇÃO INFANTIL - MINAS GERAIS PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- INFANTIL - MINAS GERAIS 1 PLANEJAMENTO DA SEGUNDA PARTE DO MÓDULO I - DEZEMBRO DE 2017 DATA IMPORTANTE: Prezado Formador Local, O prazo máximo para a EXECUÇÃO

Leia mais

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR Trueffelpix / Shutterstock.com A MELHOR MANEIRA DE APRIMORAR A ESCRITA É... ESCREVENDO! Nas telas seguintes você conhecerá algumas estratégias interessantes para desenvolver

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução... 2 Objetivos... 2 Possibilidades de Trabalho... 3

SUMÁRIO. Introdução... 2 Objetivos... 2 Possibilidades de Trabalho... 3 SUMÁRIO Introdução............................................ 2 Objetivos............................................. 2 Possibilidades de Trabalho........................... 3 Conhecimento Religioso

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE CIÊNCIAS

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE CIÊNCIAS ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE CIÊNCIAS Nome: Nº 7º Ano Data: / / 2016 Professor(a): Nota: (Valor 2,0) A - Introdução Neste ano, fizemos um estudo acerca da diversidade dos seres vivos em nosso planeta.

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pronome

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pronome Ensino Fundamental Nível II LÍNGUA PORTUGUESA NOME: NÚMERO: / /2012 GRAMÁTICA F-6 ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pronome 1) Leia. a) Na última frase Eu prefiro quando eles correm atrás de mim!, o pronome

Leia mais

7º Ano Ensino Fundamental

7º Ano Ensino Fundamental 7º Ano Ensino Fundamental Disciplina: Matemática Professor: Naiane Nogueira Borges Souza Oficina preparatória para OBMEP/2017 2/5/2017 a 5/5/2017 1ª parte da oficina realização de exercícios envolvendo

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO. Oriente Médio. CONTEÚDO Primeira Etapa. 4º Bimestre 2018 Geografia/João Victor. Aspectos Físicos. Conflitos e Formação Territorial

ESTUDO DIRIGIDO. Oriente Médio. CONTEÚDO Primeira Etapa. 4º Bimestre 2018 Geografia/João Victor. Aspectos Físicos. Conflitos e Formação Territorial Geografia/João Victor CONTEÚDO Primeira Etapa Aspectos Físicos Conflitos e Formação Territorial Oriente Médio População Economia e Política Geografia/João Victor Aspectos Físicos Localização; A questão

Leia mais

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional)

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) 1ª Semana Mês das Missões Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) Vão pelo mundo todo e preguem o

Leia mais

A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar...

A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar... NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 13 / 07 / 2016 TEXTO I A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar... ALÉM DA

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº 6º Ano Data: Professor(a): Nota: (valor 1,0) 1 o.bimestre Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários.

Leia mais

PROVAS E TRABALHOS 1º TRIMESTRE

PROVAS E TRABALHOS 1º TRIMESTRE Turma 71 PROVAS E TRABALHOS 1º TRIMESTRE Disciplina: Matemática 19/03 Trabalho em dupla Unidade 1 apostila - números inteiros 16/04 Trabalho Soma e Subtração em Z 24/04 Trimestral Capítulos 2 e 4 da apostila

Leia mais

Geografia / Nikolas CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO. Conteúdo. Semanas. Inserção Global.

Geografia / Nikolas CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO. Conteúdo. Semanas. Inserção Global. Conteúdo Geografia / Nikolas CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO Difusão cultural Inserção Global Riqueza cultural Heranças coloniais Semanas 5 regiões População e diversidade

Leia mais

Sumário PLANO DE ESTUDOS... 2 Como montar o seu plano de estudos?... 2 PLANO DE ESTUDO ONLINE... 3 PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDO... 6 Entendendo o Estudo

Sumário PLANO DE ESTUDOS... 2 Como montar o seu plano de estudos?... 2 PLANO DE ESTUDO ONLINE... 3 PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDO... 6 Entendendo o Estudo Sumário PLANO DE ESTUDOS... 2 Como montar o seu plano de?... 2 PLANO DE ESTUDO ONLINE... 3 PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDO... 6 Entendendo o Estudo Dirigido... 6 PLANO DE ESTUDOS Como montar o seu plano de?

Leia mais

Russo para adultos Iniciação (A1.1)

Russo para adultos Iniciação (A1.1) Russo para adultos Iniciação (A1.1) Título do Objetivo do Outros objectivos do Russo expresso Ensinar a actividade de dis em russo num curto espaço de tempo construir frases em russo que são baseados em

Leia mais

ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO

ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO 04/10 Victor Geografia Atividades das páginas 83 e 84. Livro Poliedro para 07/10 07/10 02/10 Valéria Ciências 74, 75 e 76 (07/10).

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 2 a. Série Data: / /2016 Professores: Adriana, Fabiana e Nelson Nota: (valor: 1,0) 1º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA III UNIDADE

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA III UNIDADE ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA III UNIDADE PROCESSUAL 4 ºANO PRÓ: WELMA GONÇALVES DICAS DE ESTUDO Tenha um espaço próprio para estudar. Nele, você poderá se organizar do seu jeito. O que importa é que se sinta

Leia mais

Regionalização do Brasil; População; Urbanização 5,0

Regionalização do Brasil; População; Urbanização 5,0 Nome Nº Ano/Série Ensino Turma 7º Fund. Disciplina Professor Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data Geografia Bruna Roteiro de estudos RE/I 2º/2016 24/06/16 Tema Valor da atividade Regionalização

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 1ª Etapa Ano: 7 Turma: 71

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 1ª Etapa Ano: 7 Turma: 71 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: ARTE Professor (a): JANAINA Ano: 7 Turma: 71 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação. Faça

Leia mais

REVISÃO. APOSTILA 02 Sistema Anglo. 8º ano REDAÇÃO PROF. CLAUDIO JÚNIOR. Colégio Sagrado Coração de Jesus

REVISÃO. APOSTILA 02 Sistema Anglo. 8º ano REDAÇÃO PROF. CLAUDIO JÚNIOR. Colégio Sagrado Coração de Jesus REVISÃO APOSTILA 02 Sistema Anglo 8º ano REDAÇÃO PROF. CLAUDIO JÚNIOR Colégio Sagrado Coração de Jesus NARRATIVA POLICIAL Objetivos: Narrativa cujo objetivo é contar uma história permeada de suspense e

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE FILOSOFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE FILOSOFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE FILOSOFIA Nome: Nº 9º ANO Data: / 06 / 2016 Professor: Alessandro 2º Bimestre Nota: (Valor 1,0) A - Introdução Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou

Leia mais

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS Redes sociais: presença diária e ativa 89% celular 2013: 31% 2014: 47% 58% dos brasileiros usam internet 40% Comp. mesa 39% notebook 13% televisão Fonte: 11ª edição

Leia mais

Cronograma de Avaliações 2º ano P1 3º Bimestre / 2017

Cronograma de Avaliações 2º ano P1 3º Bimestre / 2017 Cronograma de Avaliações 2º ano P1 3º Bimestre / 2017 Português 21/08 28/08 Leitura e interpretação. Ortografia: Letra J Escreva corretamente - pp. 65 a 67; Letra F/V Livro de português - pp. 140. Gramática:

Leia mais

Unidade IV. Ciência - O homem na construção do conhecimento. APRENDER A APRENDER LÍNGUA PORTUGUESA APRENDER A APRENDER DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Unidade IV. Ciência - O homem na construção do conhecimento. APRENDER A APRENDER LÍNGUA PORTUGUESA APRENDER A APRENDER DINÂMICA LOCAL INTERATIVA A A Unidade IV Ciência - O homem na construção do conhecimento. 2 A A Aula 32.2 Conteúdo: Resenha: A construção de uma resenha. 3 A A Habilidades: Localizar informações explícitas em textos verbais. (D01)

Leia mais

INDICAÇÕES º ANO AxBxC

INDICAÇÕES º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL ARTE: Leitura de texto instrucional / Confecção de brinquedos com materiais reciclados / Págs. 63 e 64 do livro / INGLÊS: Rever o vocabulário Unit

Leia mais

SISTEMA ANGLO DE ENSINO G A B A R I T O

SISTEMA ANGLO DE ENSINO G A B A R I T O Prova Anglo P-01 Tipo D5-08/2010 G A B A R I T O 01. C 07. B 13. D 19. C 02. B 08. D 14. A 20. B 03. D 09. B 15. B 21. A 04. A 10. A 16. C 22. B 05. D 11. A 17. D 00 06. C 12. C 18. A DESCRITORES, RESOLUÇÕES

Leia mais

8º Ano Ensino Fundamental

8º Ano Ensino Fundamental 8º Ano Ensino Fundamental Orientações dos Trabalhos Bimestrais IV Bimestre / 2017 Disciplina: GEOGRAFIA Professora: Jeovana Tonet SIMULADO GEOGRÁFICO DIGITAL. Orientações para realização do trabalho: 1ª

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

Roteiro de estudos III Unidade Ano letivo 2017 Ano: 5º ano Língua Portuguesa

Roteiro de estudos III Unidade Ano letivo 2017 Ano: 5º ano Língua Portuguesa Língua Portuguesa Gênero: Notícia e Crônica; Livro Literário: De cara com o espelho; Concordância Nominal: Gênero e número; Ortografia: Por que, Por quê, Porque, Porquê. Uso do Mas e Mais; Uso do dicionário;

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE FILOSOFIA - FINAL

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE FILOSOFIA - FINAL ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE FILOSOFIA - FINAL Nome: Nº 9º ANO Data: / / 2016 Professor: Alessandro Final Nota: (Valor 2,0) A - Introdução Neste ano letivo, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou

Leia mais

Sumário PLANO DE ESTUDOS... 2 Como montar o seu plano de estudos?... 2 PLANO DE ESTUDO ONLINE... 3 PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDO... 7 Entendendo o Estudo

Sumário PLANO DE ESTUDOS... 2 Como montar o seu plano de estudos?... 2 PLANO DE ESTUDO ONLINE... 3 PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDO... 7 Entendendo o Estudo Sumário PLANO DE ESTUDOS... 2 Como montar o seu plano de estudos?... 2 PLANO DE ESTUDO ONLINE... 3 PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDO... 7 Entendendo o Estudo Dirigido... 7 PLANO DE ESTUDOS Como montar o seu plano

Leia mais

EQUIPE PEDAGÓGICA DE 6 o AO 8 o ANO ROTEIRO DAS VERIFICAÇÕES BIMESTRAIS 6 o Ano

EQUIPE PEDAGÓGICA DE 6 o AO 8 o ANO ROTEIRO DAS VERIFICAÇÕES BIMESTRAIS 6 o Ano EQUIPE PEDAGÓGICA DE 6 o AO 8 o ANO ROTEIRO DAS VERIFICAÇÕES BIMESTRAIS 6 o Ano Aluno: Série: Turma: Turno: Caro(a) aluno(a), As Verificações Bimestrais do 4 o bimestre serão realizadas no período de 13

Leia mais

ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO

ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO 04/12 Luciana Português Revisão de: advérbio, preposição e anúncio e classificados 03/12 Luciana Português Recuperação- Capítulos

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 2 a. Série Data: / /2017 Professores: Adriana, Fabiana e Nelson Nota: (valor: 1,0) 1º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE ATUALIDADES

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE ATUALIDADES ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE ATUALIDADES Nome: Nº 3 a. Série Data: / /2017 Professore: Nelson Nota: (valor: 1,0) 3º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou

Leia mais

1º 2019 ESTUDO DIRIGIDO 8º

1º 2019 ESTUDO DIRIGIDO 8º CONTEÚDO DO TRIMESTRE Expansão da América Portuguesa União Ibérica Estado Absolutista na Europa SÉCULOS XVI EXVII África e tráfico atlântico (revisãoe aprofundamento) Queridos alunos, I n i c i a m o s

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 3 a. Série Data: / /2017 Professores: Adriana, Fabiana e Nelson Nota: (valor: 1,0) 1º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 1º BIMESTRE AUTORIA SUZANA DE SOUZA SANTOS Rio de Janeiro 2013 TEXTO GERADOR I O Texto Gerador I contempla outro gênero textual previsto

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Números Racionais. Geometria. 2º Bimestre 2018 CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE

Números Racionais. Geometria. 2º Bimestre 2018 CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE Matemática Profª Paula Neves Geometria Números Racionais CONTEÚDO DO BIMESTRE Ponto, reta e plano Módulo e oposto de um nº racional Ângulos e seus elementos Representa ção na reta numérica Construção de

Leia mais

Rotina de Sucesso em Mary Kay!

Rotina de Sucesso em Mary Kay! Rotina de Sucesso em Mary Kay! Flexibilidade de horário Ser autonôma, ter flexibilidade de horário e ser bem sucedida no seu negócio, requer MUITA disciplina. Quando trabalhamos para alguém temos horários

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3º BIMESTRE 2016

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3º BIMESTRE 2016 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3º BIMESTRE 2016 Nome: Nº 7º ano Data: / / Professores: Lucas, Luiza e Marina Nota: (Valor 2,0) A - Introdução Neste bimestre, você estudou novos conteúdos

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO. PROFESSORA: FABIANE BRAGA Valor: 3,5 pontos ALUNO (A): Nº: NOTA:

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO. PROFESSORA: FABIANE BRAGA Valor: 3,5 pontos ALUNO (A): Nº: NOTA: ENSINO LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO TURMAS: ABCDE ETAPA: 2ª ANO: 2017 PROFESSORA: FABIANE BRAGA Valor: 3,5 pontos ALUNO (A): Nº: NOTA: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo

Leia mais

BIOLOGIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

BIOLOGIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIOLOGIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ENSINO MÉDIO SÉRIE: 2ª TURMAS: ABCD ETAPA: 2ª ANO: 2017 PROFESSOR(A):JOSÉ VICENTE (ZEZITO) ALUNO(A): Nº: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos estudos

Leia mais

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO 3º período Ficha 7- gabarito

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO 3º período Ficha 7- gabarito Nome: ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO 3º período Ficha 7- gabarito Data: Observação: as fichas de recuperação contínua deverão ser coladas em seu caderno. Leia o texto seguinte com atenção. O dia de ver meu pai

Leia mais

Manual do Aluno Blackboard. Manual do Aluno Blackboard. Campus Virtual Cruzeiro do Sul 1

Manual do Aluno Blackboard. Manual do Aluno Blackboard. Campus Virtual Cruzeiro do Sul   1 Manual do Aluno Blackboard 1 Introdução O Blackboard é um sistema de gestão de aprendizagem desenvolvido pela Blackboard Inc. em 1997. Ele promove soluções de e-educação e aprendizagem à distância. É utilizado

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII PROVA TAREFA 2 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 31/8/2011 PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova:

Leia mais

A cidade e o campo. Leitura e interpretação Atividade impressa; Vocabulário no caderno;

A cidade e o campo. Leitura e interpretação Atividade impressa; Vocabulário no caderno; 3º Ano - A 3º Ano - A 3º Ano - A 3º Ano - A 3º Ano - A 1ª e 3ª e 3º ano A - Manhã - 08/08/2016 Segunda-feira Reflexão sobre a escrita palavras com s e z, págs.140 a 155; Págs.156 a 159 (Lição de casa,

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA III UNIDADE

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA III UNIDADE ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA III UNIDADE PROCESSUAL 5ºANO PRÓ: Natali da Hora DICAS DE ESTUDO Tenha um espaço próprio para estudar. Nele, você poderá se organizar do seu jeito. O que importa é que se sinta

Leia mais

Colégio FAAT - Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT - Ensino Fundamental e Médio Língua Portuguesa Substantivo e sua Classificação Adjetivo e locução Adjetiva Artigo e sua Classificação Numeral e sua classificação Verbo Tempos e Modos Verbais 4º Bimestre Locução Verbal Adverbio e sua

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Piedade

Colégio Nossa Senhora da Piedade Colégio Nossa Senhora da Piedade Docente: Marcela Rodriguês dos Santos/ Rubinaldo da Silva Araújo Carga horária: 80h Disciplina: Produção Textual Serie: 6 Ano Plano de Curso I Unidade Objetivo Geral: Desenvolver

Leia mais

AGENDAMENTO PARA O SUCESSO

AGENDAMENTO PARA O SUCESSO AGENDAMENTO PARA O SUCESSO Entusiasmo Mary kay BOOOOOOA TARDEEEEEEEEEE BOAAAAAAAA NOITEEEEEEEEEEE Trabalhe seu negócio da maneira como MARY KAY o concebeu... NÃO REINVENTE A RODA!!! O AGENDAMENTO É A VIDA

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos do 9º Ano 3º/4º Bimestre 2016 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Fátima Data: / /2016 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Língua Portuguesa Resultado

Leia mais

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem.

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem. NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 15 / 06 / 2016 TEXTO I MEU AMIGO MAIS ANTIGO Meu pai e minha mãe acreditavam que presente bom para o filho era livro. Meus colegas de grupo escolar era assim

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS Nome: Nº 6º Ano Data: / / 2017 Professor(a): Nota: (Valor 1,0) 3º Bimestre A Introdução: Neste bimestre, tivemos como tema principal a água. Estudamos os estados físicos

Leia mais

Tudo tem um princípio. CAPÍTULO 1 - Do que vais precisar CAPÍTULO 2 - A Ideia CAPÍTULO 3 - O Género

Tudo tem um princípio. CAPÍTULO 1 - Do que vais precisar CAPÍTULO 2 - A Ideia CAPÍTULO 3 - O Género Índice Tudo tem um princípio Pág. 8 Pág. 9 Pág. 14 Pág. 18 Pág. 26 Pág. 32 Pág. 36 Pág. 42 Pág. 47 CAPÍTULO 1 - Do que vais precisar CAPÍTULO 2 - A Ideia CAPÍTULO 3 - O Género CAPÍTULO 4 - Criar as personagens

Leia mais

01- Esse texto pode ser classificado como anúncio publicitário ou campanha comunitária? Justifique. R.: a) anunciante: b) público-alvo: c) objetivo:

01- Esse texto pode ser classificado como anúncio publicitário ou campanha comunitária? Justifique. R.: a) anunciante: b) público-alvo: c) objetivo: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PRODUÇÃO TEXTUAL - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= Nesta etapa, estudamos os

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE Conjuração Mineira Séculos XVII/XVIII Independência dos Estados Unidos Conjuração Baiana História/ Maria Goretti CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Prova Bimestral : 5,0 Avaliação

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA I UNIDADE

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA I UNIDADE ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA I UNIDADE PROCESSUAL 5ºANO PRÓ: WELMA GONÇALVES DICAS DE ESTUDO Tenha um espaço próprio para estudar. Nele, você poderá se organizar do seu jeito. O que importa é que se sinta

Leia mais

O papel cobre a pedra

O papel cobre a pedra O papel cobre a pedra Aula 03 II - O papel cobre a pedra Significaifi ter as coisas certas antes de você escrever o código. Ter o projeto de seu site no papel p Na pré-produção também deixamos que o usuário

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO AFAC PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO INGLÊS 1º E 2º ANO 1º ANO MÓDULO 1 O MUNDO PESSOAL E QUOTIDIANO

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO AFAC PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO INGLÊS 1º E 2º ANO 1º ANO MÓDULO 1 O MUNDO PESSOAL E QUOTIDIANO DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO AFAC PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO INGLÊS 1º E 2º ANO 1º ANO MÓDULO 1 O MUNDO PESSOAL E QUOTIDIANO ANO LECTIVO DE 2011/2012 Objectivos Domínios lexicais

Leia mais

PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS

PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PRODUÇÃO TEXTUAL - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= Nesta etapa,

Leia mais

Prof.ª: Graça Holanda. Geografia - Os dias da semana - Os meses do ano

Prof.ª: Graça Holanda. Geografia - Os dias da semana - Os meses do ano Prof.ª: Graça Holanda - Os dias da semana - Os meses do ano - Um dia atrás do outro - Crianças do mundo de hoje - As crianças e seus brinquedos - As histórias... A realidade - Os vegetais - A reprodução

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 1D 2015 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2015 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef 1. Do depoimento a seguir, foram retirados

Leia mais