Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO"

Transcrição

1 Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar. Nelson Mandela

2 Prova Redações: R1 + R2 + R3 Avaliação Parcial Trabalho CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO prova (10,0) + média das redações (10,0) + A.P. (10,0) + Trabalho (10,0) 4 Obs.: Todas as avaliações valem 10,0 pontos.

3 Notícia e reportagem. Sujeito e predicado. Uso dos pronomes oblíquos. Verbos: modo imperativo e subjuntivo. Verbos: formas nominais. Valor semântico das preposições. Advérbios. TÓPICOS DO CONTEÚDO Esta é a relação do que vamos estudar no segundo bimestre.

4 Notícia Reportagem Sujeito e Predicado Sujeito e Predicado 2 Imperativo afirmativo Imperativo Negativo Formas nominais Preposições TÓPICOS DO CONTEÚDO Além deste material, fazem parte do seu acervo de consulta o livro paradidático, o livro didático e o caderno de atividades. Não se esqueça de consultar, também, todas as fichas distribuídas e/ou postadas no blog do Jhon ao longo do bimestre. Continue desenvolvendo o hábito de estudar com seu dicionário em mãos, consultando-o quando for necessário. Refaça exercícios sempre que tiver dúvidas sobre um tópico. Continue trabalhando para organizar cada vez melhor seu caderno, já que é uma importante fonte para consulta!

5 Parte I Língua Portuguesa

6 Texto 1 Clique no link abaixo para ter acesso ao texto 1, uma notícia sobre o centenário de Nelson Mandela. Centenário de Nelson Mandela

7 Para iniciar as atividades, em uma folha A3, construa um mapa conceitual definindo o gênero notícia. Notícia Use sua criatividade para DECORAR o mapa com elementos. Deixe-o bem interessante!

8 Construa também um mapa para definir o gênero reportagem. Reportagem Aqui, também é livre o uso de recursos para decorar seu mapa!

9 Questão 1: Resumidamente, diga o assunto abordado na notícia lida. Questão 2: Retire do texto um trecho que mostra o uso de uma entrevista na composição desta notícia. Questão 3: A manchete é um recurso importante na construção da notícia. Explique-o. Questão 4: Ao final da notícia, uma análise sobre os brasileiros é feita pelo autor. Apresente a conclusão a que ele chega. A notícia é um gênero com prazo de validade. Ela traz informações imediatas para um consumo instantâneo.

10 Questão 5: Transcreva o lide da notícia lida e explique sua utilidade para a construção do texto. Questão 6: Com suas palavras, explique a importância de Nelson Mandela para a história da África do Sul, com base na declaração de Tati Isler. Questão 7: Explique por que é relevante a fala de Tati Isler para o texto. Questão 8: Leia novamente a manchete da notícia e destaque o sujeito da oração que a compõe. Questão 9: Destaque, agora, o sujeito da oração que compõe o lide da notícia. Lembrando: sujeito é o termo sobre o qual se declara algo.

11 Texto 2 clique no link para ler Vítimas de racismo e injúria racial relatam casos de agressão Clique no link e assista ao vídeo sobre preposições no Mundo do Jhon Jhon (meu canal). Questão 10: Explique o que caracteriza o texto 2 como uma reportagem. Questão 10: Na manchete do texto 2, temos duas ocorrências da preposição DE. Identifique o valor semântico de cada uma delas. Reveja seus mapas conceituais para não confundir notícia e reportagem. Valor semântico das preposições Questão 11: No lide do texto 2, temos outra ocorrência da preposição DE. Diga se ela apresenta o mesmo valor semântico das ocorrências analisadas na questão 10. Questão 12: Ainda no lide do texto 2, encontre ao menos uma ocorrência de preposição com valor semântico de LUGAR.

12 Lembre-se: pronomes pessoais do caso reto exercem papel de sujeito, e os do caso oblíquo exercem papel de complemento do verbo. Texto 2 clique no link para ler Vítimas de racismo e injúria racial relatam casos de agressão Questão 13: Explique o que caracteriza o texto 2 como uma reportagem. Questão 14: Explique a semelhança temática entre os textos 1 e 2. Para responder a esta questão, retome as ideias presentes na ficha sobre o filme Invictus, que você recebeu no primeiro bimestre. Questão 15. Retire do texto 2 exemplos de pronomes pessoais oblíquos. Depois, identifique os seus referentes. Questão 16: Encontre no texto alguma situação em que ao menos um referente identificado na questão anterior tenha sido representado por um pronome pessoal do caso reto.

13 Texto 2 clique no link para ler Vítimas de racismo e injúria racial relatam casos de agressão Questão 17: Identifique no texto 2 dois exemplos de advérbios de lugar e dois exemplos de advérbio de tempo. Questão 18: Encontre no texto 2 dois exemplos de verbos que apareçam em sua forma nominal de PARTICÍPIO. Questão 19: Karina Camerlengo testemunhou o caso e ouviu xingamentos: Ela chamou ele de preto e depois o xingou. Eu vi o Luis pedindo desculpas o tempo todo, em momento nenhum ele a ofendeu. a) Explique a importância deste trecho para a construção da reportagem. b) Identifique o verbo que se encontra na forma nominal de gerúndio. c) Diga o efeito de sentido do uso desta forma nominal do verbo. Lembre-se: advérbios expressam a circunstância em que ocorreu determinada ação verbal.

14 Texto 3 Se eu fosse vítima, mandaria o racista para a cadeia CARINE PAIXÃO

15 Texto 3 Questão 20: Em que tempo e em que modo estão os verbos FOSSE e MANDARIA? Questão 21: Explique o efeito de sentido obtido com o uso desses modos verbais. Questão 22: Usando o modo Imperativo afirmativo, construa uma sentença em que você aconselhe uma pessoa racista a rever suas ideias. O texto III é a junção de uma manchete e de uma citação de uma reportagem. Reveja os links do slide 4 sobre verbos para responder às questões 20, 21 e 22.

16 RESUMO DO BIMESTRE Questão 23: Vamos sistematizar o que aprendemos? A revisão será feita como aula invertida. Para isso, construa, a partir dos links para estudo, das páginas do livro didático, dos vídeos deste ED e de suas anotações, um mapa com os principais pontos do bimestre, usando a estrutura ao lado. Depois, compartilhe seu trabalho com os colegas! Preposições Uso dos pronomes oblíquos Advérbios Notícia Reportagem Formas nominais do verbo Modo Imperativo Modo Subjuntivo

17 Parte II Produção textual

18 Questão 24: Além de Nelson Mandela, durante o primeiro semestre deste ano, conhecemos o trabalho de muitos pacifistas. A proposta de hoje é, a partir dos dados obtidos pela pesquisa conduzida pela professora Letícia Bosco, de ciências, a produção de uma reportagem sobre o pacifista Davi Kopenawa.

19 Lembre-se de que uma reportagem não é uma biografia. Aqui, você trata informações relevantes não apenas sobre a figura de Davi Kopenawa, mas sobre as causas que ele defende, bem como sobre as vitórias alcançadas não apenas por ele, mas por outras vozes que, a ele, se juntem na luta por objetivos em comum. Seu texto deverá conter manchete e lide. Escreva sem opinar diretamente sobre o assunto. Textos jornalísticos devem ser isentos de opinião. Use linguagem formal e produza entre 25 e 35 linhas.

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Que a poesia me carregue para dentro

Leia mais

Português/Jhonatta 7º Ano CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Português/Jhonatta 7º Ano CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO 7º Ano 4 Prova Redações: R1 + R2 + R3 Avaliação Parcial Trabalho CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO prova (10,0) + média das redações (10,0) + A.P. (10,0) + Trabalho (10,0) 4 Obs.: Todas as avaliações valem 10,0 pontos.

Leia mais

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta Português/Jhonatta Minha vida é andar por este país Pra ver se um dia descanso feliz Guardando as recordações Das terras onde passei Andando pelos sertões E dos amigos que lá deixei Chuva e sol Poeira

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO. 1º Bimestre 2018 Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE

ESTUDO DIRIGIDO. 1º Bimestre 2018 Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CONTEÚDO DO BIMESTRE Mistério: suspense policial e sobrenatural Revisão: pronomes Conto Carta do leitor Estratégias de construção do humor Função determinante dos pronomes Posicionamento: A carta do leitor.

Leia mais

Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis

Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções. C. S. Levis Só quero na minha vida gente que transpire adrenalina de alguma forma. Gabriel García Márquez Prova Redações: R1 + R2 +

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO 4 4 Prova Redações: R1 + R2 + R3 Avaliação Parcial Trabalho CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO prova (10,0) + média das redações (10,0) + A.P. (10,0) + Trabalho (10,0) 4 Obs.: Todas as avaliações valem 10,0 pontos.

Leia mais

CONTEÚDO DO TRIMESTRE

CONTEÚDO DO TRIMESTRE Este é o conteúdo que será cobrado ao final do TRIMESTRE! CONTEÚDO DO TRIMESTRE Quadrinhos Pontuação: revisão do uso de vírgulas e pontos finais Linguagem verbal e não verbal, formal e informal Mito Lendas

Leia mais

2º Bimestre 2018 História / Maria Beatriz Leão CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE.

2º Bimestre 2018 História / Maria Beatriz Leão CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE. CONTEÚDO DO BIMESTRE Renascimento Reformas Protestantes Idade Moderna Grandes Navegações Contrarreforma História / Maria Beatriz Queridos alunos, Ao longo deste bimestre, estamos tratando das Reformas

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE PROCEDIMENTOS DE LEITURA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE PROCEDIMENTOS DE LEITURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE PROCEDIMENTOS DE LEITURA Nome: Nº 9º Data: / /2015 Professores: Belisa, Natália e Willian Nota: A - Introdução Neste ano, sua média final foi inferior a 6,0, o que revela

Leia mais

Gênero poesia: leitura e prazer

Gênero poesia: leitura e prazer Poesia Gênero poesia: leitura e prazer Competência(s) / Objetivo(s) de Aprendizagem Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos, e processos. Ler, de

Leia mais

PRODUÇÃO DE TEXTO RECUPERAÇÃO ROTEIRO E TRABALHO

PRODUÇÃO DE TEXTO RECUPERAÇÃO ROTEIRO E TRABALHO PRODUÇÃO DE TEXTO RECUPERAÇÃO ROTEIRO E TRABALHO ANO: 9º TURMAS: A B C D E ETAPA: 1ª DATA: /05/2017 PROFESSORAS: RAQUEL MARIA VALOR: 3,0 PONTOS ALUNO(A): Nº: NOTA: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo

Leia mais

Geografia / Nikolas CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO. Conteúdo. Semanas. Inserção Global.

Geografia / Nikolas CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO. Conteúdo. Semanas. Inserção Global. Conteúdo Geografia / Nikolas CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO Difusão cultural Inserção Global Riqueza cultural Heranças coloniais Semanas 5 regiões População e diversidade

Leia mais

ROTEIRO TRIMESTRAL DE ATIVIDADES

ROTEIRO TRIMESTRAL DE ATIVIDADES ROTEIRO TRIMESTRAL DE ATIVIDADES ARTES 6º ANO 2015 Profª.: Maycon Batista Temática da Etapa: Textura Trabalho interdisciplinar com professor de Religião e História; Linha e ponto Cores Primárias e secundárias

Leia mais

Cronograma - 4º Bimestre / 2016

Cronograma - 4º Bimestre / 2016 COLÉGIO ADVENTISTA JARDIM DOS ESTADOS Prof.: Juliano Disciplina: Língua Portuguesa Série: 6º Ano 3 a 7/10 10 a 14/10 Recesso de 10 a 12 17 a 21/10 24 a 28/10 31/10 a 4/11 Feriado dia 2 7 a 11/11 14 a 18/11

Leia mais

Roteiros de estudos - 8º anos

Roteiros de estudos - 8º anos Roteiros de estudos - 8º anos Espanhol: 1- Futuro Imperfecto pág. 10, 13 y 17 2- Los artículos determinados pág. 22, 24 y 26 3- Pronombres complemento pág. 20 y 21 4- Formas no personales (Infinitivo,

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO. Por que existem diferentes Tipos de climas no planeta Terra?..

ESTUDO DIRIGIDO. Por que existem diferentes Tipos de climas no planeta Terra?.. Geografia / Ronaldo 6º ano Conteúdos do Bimestre Por que existem diferentes Tipos de climas no planeta Terra?.. Clima e paisagens vegetais / Vegetação O clima Tempo atmosférico e clima (elementos e fatores

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano UNIDADES /TEXTOS UNIDADE 0 Ponto de partida UNIDADE 5 Apanha-me também um poeta 1º PERÍODO DOMÍNIOS / CONTEÚDOS Expressão oral: memória

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Ementa de Curso para Portfólio

COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Ementa de Curso para Portfólio DISCIPLINA:. Língua Portuguesa SÉRIE/ TURMA:. 9º ano A/B BIMESTRE: 4º 1 e 2 - Texto Perder, ganhar, viver. Pag.( 230, 231 e 232) Leitura do texto; discussão; atividade escrita. Pag. ( 232 e 233) - Atividade

Leia mais

COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ

COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ Língua Portuguesa: Interpretação de texto. CONTEÚDOS APS 4º BIMESTRE/2016 2º ANO Gramática: Unidade 20 Adjetivo: concordância; Unidade 21 Aumentativo e diminutivo (páginas 190 a 209). Linguagens: A letra

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO

ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO 04/12 Luciana Português Revisão de: advérbio, preposição e anúncio e classificados 03/12 Luciana Português Recuperação- Capítulos

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico, Metas Curriculares de Português do Ensino Básico

Leia mais

Roteiro de recuperação da 2ª etapa/2015 LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS

Roteiro de recuperação da 2ª etapa/2015 LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS Professora: Iara Martins dos Santos LÍNGUA PORTUGUESA Estudos linguísticos: Frase, oração e período. Sujeito e predicado. Sujeito simples, composto e desinencial. Sujeito indeterminado e oração sem sujeito.

Leia mais

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas.

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas. Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também tem a missão de ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Para isso, oferecemos recomendações personalizadas de estudo, para

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº 6º Ano Data: Professor(a): Nota: (valor 1,0) 1 o.bimestre Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários.

Leia mais

EMENTA OBJETIVO GERAL. Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita.

EMENTA OBJETIVO GERAL. Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita. Ensino Fundamental II 7º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Língua Portuguesa PROFESSOR Ana Paula dos Santos Cabral CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 7º ano A 2017 1.1 - Gêneros literários: poema

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º bimestre

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º bimestre ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º bimestre Nome: Nº 7º ano Data: / / 2017 Professor: Joelson e Mayra Nota: (valor: 1,0 para cada bimestre 0.8 trabalho + 0.2 grades de correção/correção da prova) 3º

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 2 a. Série Data: / /2016 Professores: Adriana, Fabiana e Nelson Nota: (valor: 1,0) 1º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE Conjuração Mineira Séculos XVII/XVIII Independência dos Estados Unidos Conjuração Baiana História/ Maria Goretti CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Prova Bimestral : 5,0 Avaliação

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS - 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS - 5.º ANO DE PORTUGUÊS - 5.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No final do 5.º ano de escolaridade, o aluno deve ser capaz de: interpretar discursos orais com diferentes finalidades e coerência; produzir

Leia mais

Serviço de Coordenação Pedagógica SCP 6 ao 8 Ano. Brasília, 17 de setembro de SCP-CIR-098/2013 Assunto: Conteúdos Avaliação Integrada 6 Ano

Serviço de Coordenação Pedagógica SCP 6 ao 8 Ano. Brasília, 17 de setembro de SCP-CIR-098/2013 Assunto: Conteúdos Avaliação Integrada 6 Ano SCP-CIR-098/2013 Assunto: Conteúdos Avaliação Integrada 6 Ano Brasília, 17 de setembro de 2013. Prezado responsável, Conforme consta no calendário escolar, no dia 30/9 (segunda-feira), das 7h30 às 12h10,

Leia mais

Nome Nº Ano/Série Ensino Turma

Nome Nº Ano/Série Ensino Turma Nome Nº Ano/Série Ensino Turma 8º Fund.II Disciplina Professor Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data Geografia Bruna Roteiro RE/I 2º/2017 26/06/2017 Tema Valor da atividade Roteiro de estudos 0,5

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 3 a. Série Data: / /2017 Professores: Adriana, Fabiana e Nelson Nota: (valor: 1,0) 1º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e

Leia mais

CONTEÚDOS APS 2º BIMESTRE/ /202/203

CONTEÚDOS APS 2º BIMESTRE/ /202/203 Língua Portuguesa: Interpretação de texto História em Quadrinhos Gramática: Unidade 9 Acento Circunflexo e Agudo Unidade 10 Frase e ponto-final Unidade 11 Ponto de Interrogaçãoo (Páginas 82 a 105). Linguagens:

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida TURMA: 6º Ano PERÍODO DA ETAPA: 21/05/2018 a 31/08/2018 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: * Reconhecer

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 26/09/2016. Pronomes Pessoais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 26/09/2016. Pronomes Pessoais Ficha da semana 4º ano A e B Instruções: 1 Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte 2 As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno de

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE CIÊNCIAS

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE CIÊNCIAS ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE CIÊNCIAS Nome: Nº 7º Ano Data: / / 2016 Professor(a): Nota: (Valor 2,0) A - Introdução Neste ano, fizemos um estudo acerca da diversidade dos seres vivos em nosso planeta.

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 2 a. Série Data: / /2017 Professores: Adriana, Fabiana e Nelson Nota: (valor: 1,0) 1º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e

Leia mais

Colocação pronominal

Colocação pronominal Sumário Visão geral... 3 Visão geral Próclise... 4 Visão geral Mesóclise... 5 CAPQN - Próclise - Visão geral... 6 CAPQN - acrônimo próclise - Palavras que atraem o pronome... 7 CAPQN - acrônimo próclise

Leia mais

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÕES DO 4º BIMESTRE/2018 TURMA 61 EFII -

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÕES DO 4º BIMESTRE/2018 TURMA 61 EFII - SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÕES DO 4º BIMESTRE/2018 TURMA 61 EFII - DISCIPLINA PROFESSOR DATA INSTRUMENTO AVALIATIVO PESO CONTEÚDOS CRITÉRIOS ARTE ELIZANGELA 19/11 a 23/11 19/11 a 23/11 LIVRO PASTA 10,0 Livro

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 7º ano Data: / /2017 Professor: Joelson e Mayra Nota: (valor: 2,0) 1º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua nota foi inferior a 6,0 pontos e você não

Leia mais

Roteiros de estudos para as trimestrais 8 anos

Roteiros de estudos para as trimestrais 8 anos Roteiros de estudos para as trimestrais 8 anos ESPANHOL 1- Sinónimos y antónimos pág. 39 y 43 2- Modo Imperativo Afirmativo solamente verbos regulares - pág. 45 y 46 3- Diminutivos pág. 48 y 52 4- Vocabulário

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO. 3º Bimestre 2017 História / Maria Goretti CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE

ESTUDO DIRIGIDO. 3º Bimestre 2017 História / Maria Goretti CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE História / Maria Goretti CONTEÚDO DO BIMESTRE Sociedade Mineradora SÉCULO XVIII Iluminismo Iluminismo América portuguesa Europa CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Prova Bimestral : 5,0 Avaliação Parcial: 2,0 Atividade

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida PERÍODO DA ETAPA: 01/09/2018 a 14/12/2018 TURMA: 6º Ano DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: 1.1 Reportagem/Notícia

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; coesão; conectivo; produção. textual.

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; coesão; conectivo; produção. textual. FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES ORIGINAL VERSÃO FINAL 2º ciclo do 3º bimestre da 3ª série Eixo bimestral: REDAÇÃO DISCURSIVO-ARGUMENTATIVA Aluna: Christiane Rocha Dias de

Leia mais

INDICAÇÕES º ANO AxBxC

INDICAÇÕES º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL Oralização de frases / LÍNGUA PORTUGUESA: 76 a 78 da Gramática / CIÊNCIAS: Estudo sobre Um bom cardápio através de conversa e observação de imagens/

Leia mais

Sobre a crônica "Sondagem", de Carlos Drummond de Andrade, responda às questões a seguir.

Sobre a crônica Sondagem, de Carlos Drummond de Andrade, responda às questões a seguir. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PRODUÇÃO TEXTUAL - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= =============================================================================

Leia mais

ROTEIROS DE ESTUDOS Recuperação Final. Ensino Fundamental 2

ROTEIROS DE ESTUDOS Recuperação Final. Ensino Fundamental 2 ROTEIROS DE ESTUDOS Recuperação Final Ensino Fundamental 2 7º Ano 2016 Disciplina: Língua Portuguesa 7º Ano Recuperação Final Professora: Delnice Pereira 001EP/16B Termos essenciais da oração: Sujeito

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II

ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes Dicas e roteiro de estudos para a avaliação 1. Faça a leitura da parte teórica e reveja os

Leia mais

Planificação a longo prazo - programa do 6º ano - disciplina de Português Ano letivo de AULAS PREVISTAS (blocos 90)

Planificação a longo prazo - programa do 6º ano - disciplina de Português Ano letivo de AULAS PREVISTAS (blocos 90) Planificação a longo prazo - programa do 6º ano - disciplina de Português Ano letivo de 2016-2017 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO INÍCIO 15 setembro 2016 3 janeiro 2017 16 abril 2017 FINAL 16 dezembro

Leia mais

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS Livros: 1. Português Linguagens 5 William Cereja e Thereza Cochar 2. Interpretação

Leia mais

CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO FINAL - 6º ANO

CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO FINAL - 6º ANO CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO FINAL - 6º ANO - 2018 Prezados pais e/ou responsáveis pelos alunos do 6º ano A, Com o objetivo de obter um melhor desempenho na Recuperação Final, encaminhamos o calendário de

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período 1.º Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo-2018-2019 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 12 2.º período 12 12 12 14 14 3.º

Leia mais

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina:Português Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Gêneros jornalísticos: reportagem e notícia

Gêneros jornalísticos: reportagem e notícia Gêneros jornalísticos: reportagem e notícia Os diferentes textos dos jornais Todo o jornal, seja ele impresso, digital ou televisivo, apresenta-nos uma série de informações. Para isso, é preciso que haja

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3º BIMESTRE 2016

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3º BIMESTRE 2016 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3º BIMESTRE 2016 Nome: Nº 7º ano Data: / / Professores: Lucas, Luiza e Marina Nota: (Valor 2,0) A - Introdução Neste bimestre, você estudou novos conteúdos

Leia mais

Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas

Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ano letivo 2018/2019 Professora: Élia Gonçalves Compreensão oral Expressão oral Expressão escrita Leitura Gramática

Leia mais

1 Mutirão Regional de Comunicação

1 Mutirão Regional de Comunicação 1 Mutirão Regional de Comunicação Regional Leste 2 da CNBB OFICINA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS Oficina prática de produção de textos para sites, redes sociais e informativos Assessora: Aline Ferreira Texto jornalístico

Leia mais

PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO. Ano Letivo 2012/2013. Disciplina de Língua Portuguesa-8ºano-Turma 1

PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO. Ano Letivo 2012/2013. Disciplina de Língua Portuguesa-8ºano-Turma 1 PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO Ano Letivo 2012/2013 Disciplina de Língua Portuguesa-8ºano-Turma 1 C UNIDADE: TEXTOS NARRATIVOS DOMÍNIOS OUVIR/FALAR: Participar em situações

Leia mais

GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO

GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO CLASSES GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO CLASSIFICAÇÃO A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo Artigo Adjetivo Numeral

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 9º ano Data: / /2017 Professor: Fabiana, Mayra e Gilmar Nota: (valor: 1,0) 1º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua nota foi inferior a 6,0 pontos e você

Leia mais

História / Maria Beatriz CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE. Europa Moderna

História / Maria Beatriz CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE. Europa Moderna CONTEÚDO DO BIMESTRE Crise do século XIV (revisão) Organização política (fortalecimento do poder dos reis) Europa Moderna Organização social Renascimento Queridos alunos, Ao longo deste bimestre, estamos

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 11º ANO

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 11º ANO Objetivos: Desenvolver os processos linguísticos, cognitivos e metacognitivos necessários à operacionalização de cada uma das competências de compreensão e produção nas modalidades oral e escrita. Interpretar

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS PORTUGUÊS 8.º ANO 2015/2016

PLANO DE ESTUDOS PORTUGUÊS 8.º ANO 2015/2016 PLANO DE ESTUDOS PORTUGUÊS 8.º ANO 2015/2016 O aluno, no final do 8.º ano, deve ser capaz de: Domínio da diversificados e recorrendo a mecanismos de Produzir textos orais de Domínio da Domínio da Domínio

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO PORTUGUÊS

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  PORTUGUÊS CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2014 PORTUGUÊS 1. A classificação sintática da expressão de criança que acompanha o substantivo olhos na capa do livro é (A) adjunto adnominal.

Leia mais

ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO

ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO 04/10 Victor Geografia Atividades das páginas 83 e 84. Livro Poliedro para 07/10 07/10 02/10 Valéria Ciências 74, 75 e 76 (07/10).

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE ATUALIDADES

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE ATUALIDADES ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE ATUALIDADES Nome: Nº 3 a. Série Data: / /2017 Professore: Nelson Nota: (valor: 1,0) 3º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou

Leia mais

Carta do leitor e carta de reclamação Artigo de opinião

Carta do leitor e carta de reclamação Artigo de opinião 1 Leia as manchetes. a) Chuva provoca alagamentos e falta de energia em São Paulo. (Disponível em: www.uol.com.br. Acesso em: 28 de setembro de 2009) a) Identifique o verbo. b) Quais são as palavras que

Leia mais

CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO DO 1º BIMESTRE - 8º ANO DO.E.F. II

CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO DO 1º BIMESTRE - 8º ANO DO.E.F. II CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO DO 1º BIMESTRE - 8º ANO DO.E.F. II - 2019 DISCIPLINA PROFESSOR CONTÉUDO ESSENCIAL CONCEITOS AULAS DA APOSTILA/ PÁGINAS OBSERVAÇÕES Grafite ARTE FABIANA GRAMÁTICA ELISA Pronomes

Leia mais

CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO PARCIAL DO 3º BIMESTRE - 6º ANO DO.E.F. II

CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO PARCIAL DO 3º BIMESTRE - 6º ANO DO.E.F. II CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO PARCIAL DO 3º BIMESTRE - 6º ANO DO.E.F. II - 2018 DISCIPLINA PROFESSOR CONTÉUDO ESSENCIAL ARTE CLÉBER CONCEITO AULAS DA APOSTILA/ PÁGINAS OBSERVAÇÕES CIÊNCIAS MICHELE Anglo 3:

Leia mais

Antes de iniciar as respostas, faça uma leitura completa da avaliação. Lembre-se:

Antes de iniciar as respostas, faça uma leitura completa da avaliação. Lembre-se: 9º Rasuras serão consideradas erro! Não use corretivo! Não abrevie palavras! Utilize apenas caneta de tinta azul ou preta! Responda ao que foi solicitado de forma coerente e coesa. Boa Sorte! Dar o conceito

Leia mais

Agenda de Tarefa Ensino Fundamental I Ano/Turma: 2º A / B Data: 22 a 26 de fevereiro de Dia da semana Disciplina Tarefa

Agenda de Tarefa Ensino Fundamental I Ano/Turma: 2º A / B Data: 22 a 26 de fevereiro de Dia da semana Disciplina Tarefa Ano/Turma: 2º A / B Data: 22 a 26 de fevereiro de 2016. 22/02/2016 23/02/2016 Ciências Com ajuda de sua família, releia os textos das páginas 8 a 12, em seguida realize em seu caderno o exercício da página

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES e PRODUTIVIDADES. 4ᵒ Bimestre de º ANO A/C/D

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES e PRODUTIVIDADES. 4ᵒ Bimestre de º ANO A/C/D CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES e PRODUTIVIDADES 4ᵒ Bimestre de 2018 3º ANO A/C/D AV1 Disciplina Conteúdo 22/10 Português Pronomes pessoais do caso reto. Verbos. Tempo verbal: Presente e pretérito. Tipo textual:

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA 2016

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA 2016 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA 2016 Nome: Nº 6º ano Data: / /2016 Professor: Nota: (valor: 2.0) A - Introdução Neste ano, sua pontuação foi inferior a 60,0 pontos e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

TAREFAS ANTECIPADAS 6ºA - 04 a 08 de abril

TAREFAS ANTECIPADAS 6ºA - 04 a 08 de abril TAREFAS ANTECIPADAS 6ºA - 04 a 08 de abril Ciências Pesquisa no caderno sobre o Pantanal -fauna e flora (Mínimo 10 linhas) Trazer Jaleco para irmos ao laboratório Prod. Textual Atividade será realizada

Leia mais

ANEXO III - CONTEÚDOS PARA PROVA-AULA

ANEXO III - CONTEÚDOS PARA PROVA-AULA ANEXO III - CONTEÚDOS PARA PROVA-AULA Arte e Cultura (I Segmento): Pré-História; Arte Indígena; Arte Africana; Cores Primárias, Secundárias e Terciárias. Expressionismo; Barroco Brasileiro; Folclore; Cores

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM PRÁTIC DE LEITUR ORLIDDE LÍNGU PORTUGUES 5º NO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HBILIDDE BORDGEM Escuta de textos Escutar textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, analisando-os criticamente. mpliar

Leia mais

INDICAÇÕES º ANO AxBxC

INDICAÇÕES º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2017-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL 1º ANO b / ENS. FUNDAMENTAL 1º ANO C / ENS. FUNDAMENTAL INDICAÇÕES 2017-2º ANO AxBxC 2º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL INGLÊS: Houve leitura do paradidático

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA Nome: Nº 6ºAno Data: / /2015 Professora: Fernanda/Gabriela Nota: (valor: 2,0) FINAL Neste ano, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos

Leia mais

Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas

Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ano letivo 2017/2018 Professora: Élia Gonçalves Compreensão oral Expressão oral Expressão escrita Leitura Gramática

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 1 a. Série Data: / / Professores: Fabiana, Adriana, Nelson Nota: (valor: 1,0) 1º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você

Leia mais

CALENDÁRIO DE TESTES E PROVAS - 2º BIMESTRE

CALENDÁRIO DE TESTES E PROVAS - 2º BIMESTRE CALENDÁRIO DE TESTES E PROVAS - 2º BIMESTRE - 2019 Prezados pais e/ou responsáveis e alunos do 6º ano, Com o objetivo de obter um melhor desempenho e organização no 2º bimestre, encaminhamos o calendário

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA III UNIDADE

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA III UNIDADE ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA III UNIDADE PROCESSUAL 4 ºANO PRÓ: WELMA GONÇALVES DICAS DE ESTUDO Tenha um espaço próprio para estudar. Nele, você poderá se organizar do seu jeito. O que importa é que se sinta

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 Professores: Nelci Regina Pegorer Conteúdos estruturantes: O discurso enquanto prática social PLANO DE TRABALHO Disciplina: Português Série: 7º ano Bimestre: 1º e 2º Justificativa

Leia mais

Planificação anual Ano letivo: 2017/2018

Planificação anual Ano letivo: 2017/2018 Período: 1.º Número total de aulas previstas: 78 Competências Compreensão oral: seleção da mensagens emitidas em situação de presença, sobre temas familiares para os alunos e deteção da ideia principal

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

In: TAVARES, Ulisses. O eu entre nós. São Paulo: Núcleo Pindaíba Edições e Debates, (Coleção PF)

In: TAVARES, Ulisses. O eu entre nós. São Paulo: Núcleo Pindaíba Edições e Debates, (Coleção PF) PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Leia o poema abaixo

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA Rua Madre Beatriz, 135 Centro Telefone: (33) 3341-1244 www.colegiosantaresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 3ª ETAPA 2017 PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE GEOGRAFIA Nome: Nº 2 a. Série Data: / /2017 Professores: Fabiana, Nelson e Sergio Nota: (valor: 1,0 para cada bimestre) 2º bimestre A - Introdução Neste semestre, sua

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º bimestre

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º bimestre ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º bimestre Nome: Nº 8º ano Data: / /2017 Professor: Hellen, Maicon e Gilmar Nota: (valor: 1,0 para cada bimestre 0.8 trabalho + 0.2 grades de correção/correção da prova)

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 13 12 2.º período 10 10 11 12 12 3.º período 10 9 9 9 10 Unidades

Leia mais

Nesse semestre, a recuperação de História do 6º ano terá como temas:

Nesse semestre, a recuperação de História do 6º ano terá como temas: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº 6º Ano Data: Professor(a): Nota: 1 o.semestre Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários. Agora, você

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE FILOSOFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE FILOSOFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE FILOSOFIA Nome: Nº 9º Ano Data: / / 2017 Professor: Alessandro 1º Bimestre Nota: (Valor 1,0) A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os

Leia mais

Minicurso Pronomes Clíticos

Minicurso Pronomes Clíticos 1 Minicurso Pronomes Clíticos Tabela Pronomes Pessoais, extraído de < https://portugues.uol.com.br/gramatica/pronomes-pessoais-obliquos.ht ml >. Acesso em 25 set. 2018. Pronome: classe gramatical que desempenha

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA IV UNIDADE PROCESSUAL 5º ANO

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA IV UNIDADE PROCESSUAL 5º ANO ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA IV UNIDADE PROCESSUAL 5º ANO ATIVIDADES DATAS ASPECTOS A SEREM AVALIADOS/ ENCAMINHAMENTOS Atividades de casa e de classe Durante a unidade Pontualidade; Participação; Interesse;

Leia mais

Escola Municipal Arnaldo de Barros Moreira

Escola Municipal Arnaldo de Barros Moreira ESCOLAS: Escola Estadual Escritor Horácio de Almeida Escola Municipal Arnaldo de Barros Moreira Escola Municipal Paulo Freire Professora: Francisca Roseane Franco Ribeiro de Sousa¹ Coordenadoras: Maria

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (As Aulas

Leia mais

9º Ano Ensino Fundamental

9º Ano Ensino Fundamental 9º Ano Ensino Fundamental II Bimestre / 2019 Disciplina: Geografia Professora: Jeovana Tonet Atividades: Mapa Conceitual de países Africanos. Assistir filme O menino que descobriu Conteúdo: África. Objetivos:

Leia mais