Ginástica Laboral: prevenção a problemas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ginástica Laboral: prevenção a problemas"

Transcrição

1 Ginástica Laboral

2 Ginástica Laboral: prevenção a problemas Depois de um dia de trabalho é comum às pessoas sentirem dores musculares decorrentes de uma rotina estressante, que podem indicar apenas fadiga por causa de sobrecarga ou lesões mais sérias. As doenças relacionadas ao trabalho podem se tornar problemas sérios e causar afastamentos. Essas doenças podem ser prevenidas com exercícios, e não é necessário se matricular em uma academia para fazêlos. Basta reservar alguns minutos de seu dia para realizá-los, até mesmo durante o trabalho. É isso o que propõe a ginástica laboral: exercícios antes, durante e após a jornada diária.

3 O que é a ginástica laboral? A ginástica laboral é aquela realizada durante o expediente de trabalho e é composta por exercícios simples de alongamento e relaxamento muscular, que são feitos espontaneamente e previnem o aparecimento de lesões ou doenças provenientes das atividades executadas no trabalho. Além de ser uma pausa à sobrecarga física e mental, ela deve ser adaptada conforme função exercida pelo trabalhador. A ginástica laboral pode ser classificada de acordo com o momento em que é realizada em relação ao expediente: - Preparatória (antes); - Compensatória (durante); - Relaxante (após).

4 Ginástica preparatória ou de aquecimento A ginástica preparatória tem como objetivo acordar o corpo para o trabalho e aumentar a temperatura corporal para favorecer a realização das atividades. Por isso, ela é realizada antes do expediente, logo após o ritual de entrada (cartão de ponto, trocar de roupa etc.). Ela visa o aquecimento e preparação da musculatura e das articulações que serão utilizadas no trabalho, o que previne acidentes, lesões musculares e doenças ocupacionais como tendinites. Proporciona melhores condições físicas e mentais aos funcionários para reagir a estímulos externos, principalmente quando há riscos de erro, acidente ou manuseio de máquina que exija atenção, velocidade, força e/ou muita repetição dos movimentos durante a execução da tarefa.

5 Ginástica compensatória ou de pausa Depois de 3 a 4 horas de atividades repetitivas, o corpo necessita de uma pausa para que mantenha o mesmo desempenho, pois a fadiga muscular reduz a capacidade de trabalho. Um exemplo é a atividade do motorista profissional, que após um longo período de atividade pode apresentar um nível de concentração e reflexos reduzidos, além da possibilidade da sobrecarga de esforço em determinadas partes do corpo. Isso acontece quando há, por exemplo, os movimentos repetitivos de mudança de marcha. Nesse caso há uma constante contração da musculatura responsável por acelerar o veículo ou manter a mesma postura sentada. Somado a isso, o estresse causado pelos congestionamentos, horários a cumprir, medo de assalto ou a responsabilidade pela segurança de pessoas pode ocasionar a fadiga mental, relacionada a maior risco de erros e acidentes ao dirigir.

6 Ginástica compensatória ou de pausa A fim de impedir tais vícios posturais do ambiente de trabalho e prevenir a fadiga muscular e mental, são propostos exercícios no meio do expediente ou no horário de pico da fadiga. O ideal é uma pausa de 10 a 20 minutos com exercícios que ativam as musculaturas pouco solicitadas e relaxam aquelas que foram estimuladas em demasia. Uma boa dica é fazer uma parada durante o expediente para ir ao banheiro, tomar água, se alimentar conversar com colegas e fazer os exercícios de alongamento propostos. São alguns minutinhos que poderão proporcionar muitas horas de um dia melhor com muito mais disposição e menos tensão.

7 Ginástica de relaxamento Essa ginástica tem o objetivo de relaxar a musculatura depois de um dia de trabalho. Através de automassagem, exercícios respiratórios ou coordenativos, é possível reduzir as tensões acumuladas nas regiões das costas, pescoço, ombros e planta dos pés. Existe a ginástica corretiva e de manutenção, que visa prevenir ou reabilitar o trabalhador com doenças crônicas da coluna e que podem ser realizadas por um fisioterapeuta. Nas Unidades Operacionais do SEST SENAT o atendimento é gratuito para os profissionais do transporte. Para mais informações sobre os serviços oferecidos, qual a unidade mais próxima e o horário de atendimento, os interessados podem acessar o site ou entrar em contato pelo telefone

8 Por que parar o trabalho para fazer ginástica? Porque o tempo que usado para fazer os exercícios da ginástica laboral pode proporcionar ganhos em saúde e qualidade de vida. Além de evitar dores, melhorar a postura, a mobilidade e a flexibilidade. Em média, para a realização de qualquer um desses exercícios da ginástica laboral, você vai ter que parar cerca de 10 minutos, o que não interferirá significativamente em seu cronograma e contribuirá para um melhor desempenho de seu principal instrumento de trabalho, seu corpo. Benefícios da ginástica laboral Mendes e Leite (2008) afirmam que a prática da ginástica laboral de forma regular contribui para a prevenção de doenças ocupacionais (relacionadas ao trabalho). Assim como a alimentação diária saudável e equilibrada fornece a energia constantemente para nossas atividades do dia a dia ou uma medicação só surtirá efeito benéfico se a dose for tomada de acordo com a prescrição médica, a ginástica laboral só terá seus efeitos positivos se for inserida em sua rotina de trabalho.

9 Benefícios da ginástica laboral Com sua realização diária, pode-se conseguir os seguintes benefícios: - Prevenção de lesões nos músculos, tendões e ligamentos; - Diminuição de acidentes de trabalho; - Melhora da flexibilidade, resistência muscular localizada, coordenação motora e agilidade; - Melhora da postura, padrão respiratório e qualidade do sono; - Redução de tensões e sono na jornada de trabalho; - Ativação da circulação sanguínea; - Contribuição na concentração, ânimo e disposição para o trabalho; - Melhora da consciência corporal e autoestima; - Melhora a condição do estado de saúde geral.

10 Se você não consegue tocar a ponta dos pés e já sente dificuldade até para manter essa posição, a musculatura da região posterior de suas pernas já está encurtada. Mas não se entristeça, use essa informação a seu favor e mude essa situação! Temos aí um desafio: faça os alongamentos para a região posterior da perna durante um mês, repita o teste e veja se houve melhora em sua flexibilidade: - Consegue alcançar o mesmo ponto? Pense que você pode estar retardando as perdas decorrentes do processo de envelhecimento natural. - Conseguiu alcançar um ponto avante nas suas pernas? Parabéns, você está adquirindo os benefícios do alongamento!

11 Prevenção de doenças ocupacionais As doenças ocupacionais são as que estão diretamente relacionadas à atividade desempenhada pelo trabalhador ou às condições de trabalho às quais ele está submetido. A ginástica laboral é uma eficaz maneira de prevenção dessas doenças, entre elas estão: A. DORT Uma das principais causas de afastamentos prolongados do trabalho para tratamento da saúde é chamada de Distúrbios Osteomusculares relacionados aotrabalho ou DORT. A DORT é ocasionada pelo uso inadequado dos sistemas corporais (ossos, músculos, tendões, articulações, inervações) gerando desequilíbrios e degeneração osteomuscular precoce. De acordo com o grau da DORT, você pode ter sintomas e consequências diferentes:

12 Grau 1: sensação de peso, desconforto e dor espontânea localizada (pontada). Não interfere na produtividade e melhora com o repouso. Grau 2: dor persistente e intensa durante o movimento e pode estar associada a calor, formigamento e leves distúrbios de sensibilidade. Reduz a produtividade e a recuperação é mais demorada, mesmo com repouso. Grau 3: dor exacerbada ao mover o membro afetado, perda de força muscular, inchaço, alterações da sensibilidade e rigidez muscular. Pode impossibilitar a execução da função. Grau 4: dor forte e contínua mesmo com membro imóvel, perda de força e controle dos movimentos, edema que pode ocasionar deformidade. Impossibilidade de trabalho.

13 B. ESTRESSE OCUPACIONAL A postura inadequada e a sobrecarga prolongada da musculatura também são as causadoras do ESTRESSE ocupacional (no trabalho). Seus principais sintomas são: Dores de cabeça e articulares, no pescoço, ombros e costas; Ansiedade, indigestão, náuseas; Perda da capacidade de concentração; Sensação de isolamento e pensamentos negativos; Falar rápido e incapacidade de relaxar; Fadiga constante e insônia; Comer, beber e fumar demasiadamente.

14 Esses fatores estressantes podem ser minimizados com a prática da ginástica laboral, que proporcionará um relaxamento e favorecerá a adoção de um estilo de vida mais saudável, que contempla: Estímulo para a prática de atividades físicas; Reavaliação do modo de pensar e agir a partir da mudança de comportamento; Organização do tempo e espaço para adequar as atividades; Adoção de hábitos alimentares mais saudáveis; Promoção de momentos de descontração e lazer.

15 C. FADIGA MUSCULAR A postura inadequada, a sobrecarga física e a rotina dos movimentos repetitivos podem causar micro lesões musculares ou liberar substâncias químicas que, juntamente com o baixo condicionamento físico, originam a fadiga muscular. Ela também está relacionada à diminuição da capacidade de produção, além da perda de motivação para qualquer atividade. Sua prevenção pode ser realizada através da prática de alongamentos, dieta adequada e bom condicionamento físico.

16 Ginástica Preparatória ou de aquecimento Você pode realizar alguns desses exercícios que se seguem no próprio ambiente de trabalho ou até mesmo em casa como preparação para o início de suas atividades laborais. Serão descritos exercícios dinâmicos com o objetivo de aumentar a circulação sanguínea e aumentar a temperatura corporal, mas lembre-se: faça cada exercício de acordo com seu potencial e respeitando suas limitações.

17 1. Movimentando o pescoço 1a. Faça uma rotação do pescoço, levando o queixo de um ombro para outro. 1b. Incline lateralmente o pescoço, levando a orelha em direção ao ombro * não movimente o ombro em nenhum dos exercícios

18 2. Movimentando os punhos 2a. Eleve os braços até a altura um pouco abaixo da linha dos ombros e flexione e estenda os punhos. 2b. Na mesma posição anterior, flexione e estenda os dedos.

19 3. Movimentando os tornozelos 3a. Eleve a perna até desencostar os pés do chão. Flexione e estenda os tornozelos. 3b. Na mesma posição, faça rotação do tornozelo no sentido horário e no sentido anti-horário.

20 4. Movimentando quadril e coxas Dê um passo à frente, flexionando o joelho de forma acentuada e retorne à posição inicial.

21 5. Coordenando braços e pernas Leve seu joelho direito em direção ao cotovelo esquerdo, tentando tocá-los.

22 6. Coordenando tronco e ombro Faça a rotação do tronco para o lado direito e com o braço esquerdo faça um movimento de empurrão na altura dos ombros simultaneamente. 7. Movimentando ombros e braços Eleve os braços na altura do ombro e flexione os cotovelos a 90º à frente de seu corpo. Afaste os braços até ficarem na lateral do corpo e volte à posição inicial.

23 Ginástica Compensatória ou de pausa Os exercícios praticados na ginástica preparatória ou de aquecimento podem ser repetidos nesse momento com a mesma finalidade de estímulo da circulação sanguínea, acrescentando alguns alongamentos estáticos (parados), que visam o relaxamento da musculatura tensionada de forma excessiva na ação de dirigir. Toda vez que fizer uma parada, procure realizar alguns desses exercícios para ativar as regiões do corpo não requisitadas e relaxar os músculos sobrecarregados.

24 Ginástica para o tronco Uma das regiões com mais incidências de reclamações de dores musculares pelos motoristas profissionais são as costas, devido às posturas inadequadas e ao estresse cotidiano. A seguir, serão descritos exercícios de alongamento que favorecerão a melhora da flexibilidade, ativarão a circulação e proporcionarão o relaxamento muscular na região do tronco.

25 1. Alongamento do pescoço 1a. Apoiar as duas mãos no topo da cabeça e forçar suavemente a flexão da cabeça em direção ao chão. 1b. Apoiar uma das mãos na lateral contrária da cabeça (logo acima da orelha). Puxar lentamente a cabeça para o mesmo lado das mãos, fazendo inclinação lateral do pescoço.

26 2. Alongamento da parte posterior (atrás) do tronco Em pé, segure em algo firme (cadeira, por exemplo) ou apoie em uma parede na altura de seu quadril. Mantenha os joelhos estendidos e flexione sua coluna a 90º mantendo a cabeça entre os braços. 3. Alongamento lateral do tronco De mãos entrelaçadas e braços estendidos sobre a cabeça, incline lateralmente o tronco. 4. Alongamento da parte anterior (frente) do tronco (peitoral) Colocar as mãos na parte de trás da cabeça e afastar os cotovelos o máximo possível, forçando os cotovelos para trás.

27 Ginástica para membros inferiores (coxas e pernas) Outra região do corpo que constantemente é sobrecarregada são os membros inferiores. A contínua aceleração do veículo e mudanças de marchas caracterizam a repetição de movimentos que podem ocasionar dores musculares e sobrecargas articulares. A seguir temos a descrição de exercícios de alongamento que estimulam a circulação, flexibilidade e relaxamento muscular da região das coxas, pernas e pés. 5. Alongamento das panturrilhas (batata da perna) 5a. Em pé, uma perna flexionada à frente e a outra estendida atrás com as pontas dos pés voltadas para a frente. O tronco deve flexionar levemente, alinhando-se com a perna de trás. Flexionar o joelho da frente para alongar a panturrilha até seu limite. 5b. Apoiar a ponta do pé num degrau e levar o calcanhar para baixo deixando o joelho estendido. Flexionar o tornozelo até sentir que a panturrilha está sendo alongada.

28 6. Alongamento da parte anterior da coxa Em pé, mantendo o tronco reto e os joelhos paralelos. Flexionar um dos joelhos até o seu limite (talvez você precise de um apoio que pode ser uma parede ou o próprio veículo). 7. Alongamento da parte posterior da coxa Eleve uma das pernas com o joelho estendido e apoiando o calcanhar sobre um degrau (quanto melhor condicionado, mais alto poderá ser o degrau). Em seguida, flexione o tronco até o seu limite mantendo a coluna ereta. Ginástica para membros superiores (braços e mãos) A atividade de dirigir exige vários movimentos coordenativos dos membros superiores para a mudança de marcha e exige uma constante força muscular para segurar no volante e fazer as manobras necessárias. A seguir, serão descritos alguns exercícios que favorecerão o aumento da circulação sanguínea, o alongamento e relaxamento muscular da região dos braços e mãos.

29 8. Alongamento de punhos e dedos 8a. Eleve o braço um pouco abaixo da linha do ombro, flexione os cotovelos e una as palmas das mãos com os dedos afastados. Execute uma força nos dedos de uma palma sobre a outra para alongar os dedos. 8b. A mesma posição anterior unindo o dorso (parte de trás) das mãos e forçando um sobre o outro.

30 9. Alongamento para a parte posterior dos braços e ombros 9a. Colocar uma das mãos atrás do ombro e puxar o cotovelo para trás com a outra mão. Manter o olhar para frente, deixando o queixo longe do peito e a cabeça alinhada. 9b. Com um dos braços estendidos, segure atrás do cotovelo e puxe o braço esticado em direção ao tronco e para cima, não deixando os ombros subirem em direção às orelhas. Ginástica de relaxamento Essa ginástica é realizada após o expediente de trabalho e tem como objetivo relaxar a musculatura trabalhada para que você possa desfrutar de seu tempo de descanso com mais descontração e menos tensão. Apesar de os exercícios anteriores proporcionarem o relaxamento muscular através da mobilidade e do alongamento, neste tópico serão descritas as seguintes atividades específicas para o relaxamento muscular: automassagem, exercício respiratório e atividades coordenativas.

31 Automassagem Sentado com o braço apoiado na coxa. Com a mão contrária, faça movimentos de pressão e relaxamento (como amassar pão) por toda a extensão dos braços e ombros. Sugestão de massagem em duplas: 1. De pé ou sentado e de costas para quem for realizar a massagem. Quem realizar deve fazer movimentos alternados e rápidos com a parte lateral das mãos (karatê) pelas costas e braços de quem está recebendo. 2. A mesma posição anterior, mas com movimentos de pressão e relaxamentos comas mãos nos ombros de quem recebe.

32 Exercício respiratório De pé, flexione lentamente o tronco levando as mãos em direção ao pé enquanto expira (solta o ar). Estenda o tronco inspirando (puxando o ar) lentamente e elevando os braços acima da cabeça. Repita o exercício entre 5 a 10 vezes. Exercícios coordenativos Lançar bola De pé e segurando a bola à frente do corpo. Lance para cima e pegue com a mesma mão. Repita de 5 a 10 vezes e faça com a outra mão. Variação: lance a bola com uma mão e pegue com a outra.

33 Quicar bola De pé e segurando a bola à frente do corpo. Quique (bata no chão) a bola e pegue com a mesma mão. Repita de 5 a 10 vezes e faça com a outra mão. Variação: quique a bola com uma mão e pegue com a outra.

34 Chutar e agarrar a bola De pé, chute a bola para cima e agarre-a com as mãos. Repita o exercício de 5 a 10 vezes. Variação: Pode rebater a bola na coxa ao invés de chutá-la. DESAFIO: Atividades em duplas. Rebater a bola: De pé e segurando a bola à frente do corpo. Lance a bola para o companheiro que deverá rebater a bola em sua direção. Repita de 5 a 10 vezes. DESAFIO: Conte quantas vezes vocês conseguem rebater a bola sem que ela caia no chão. Variação: Se estiver difícil rebater a bola sem que o companheiro deixe cair, inicie com um lançando e o outro agarrando a bola. Aumente a velocidade até conseguirem rebatê-la.

35 Importância de um estilo de vida ativo Cada vez mais deixamos de usar nosso corpo para fazer atividades do dia a dia. Pegamos o carro para ir até a esquina, usamos controle remoto para mudar o canal da televisão, assistimos a um jogo de futebol ao invés de jogá-lo. Seja no nosso tempo de lazer ou no trabalho, poucos são os momentos em que realizamos tarefas que demandem um esforço saudável das nossas capacidades físicas. Podemos chamar isso de sedentarismo, que carrega uma série de riscos à saúde. Pensando em como mudar essa situação, a ginástica laboral tenta motivar mudanças de comportamento para um jeito de viver a vida mais ativo e saudável, minimizando o impacto das doenças. Pesquisas indicam que a prática regular de atividades físicas aeróbias, muitas delas realizáveis em família e em momentos de lazer (caminhada, natação, andar de bicicleta etc.) podem prevenir doenças cardiovasculares, que são as principais causas de morte e incapacidade nos dias de hoje. Assim, não pense nas atividades como um dever ou um castigo. É preciso incorporar atividades na vida de forma que sejam uma fonte de prazer e saúde.

36 FICA A DICA: Que tal ser um agente multiplicador e realizar as atividades aprendidas nesta cartilha com sua família? Será um tempo de lazer para fazer atividades recreativas, manter estilo de vida saudável, afastar pensamentos negativos e dar boas risadas. A melhor receita para combater o estresse do dia a dia!

37 Para relembrar! Após a leitura desta cartilha, esperamos que você tenha percebido a importância da ginástica laboral em seu cotidiano na prevenção de doenças relacionadas ao trabalho e seus benefícios na qualidade de vida. Desejamos que você consiga incluí-la em sua rotina de trabalho. Para que isso aconteça, basta dispor de 10 minutos antes, durante e/ou após seu expediente de trabalho. Não requer dinheiro, espaço, vestimenta ou equipamentos específicos, apenas sua boa vontade e disposição para um estilo de vida mais saudável. São exercícios simples que ativarão sua circulação sanguínea e proporcionarão um relaxamento muscular, mas que podem fazer a diferença entre um profissional saudável ou doente. Escolha o caminho certo! Aproveite o que aprendeu para estimular todos ao seu redor em prol da saúde e bem-estar, além do melhor convívio familiar e social.

SEST - Serviço Social do Transporte SENAT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte

SEST - Serviço Social do Transporte SENAT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte SEST - Serviço Social do Transporte SENAT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte Todos os direitos reservados ao SEST SENAT. Não é permitido copiar integral ou parcialmente, distribuir, criar

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA

MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA A ergonomia é o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas. Curiosidade! O termo ergonomia tem origem

Leia mais

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa?

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento À medida que a idade avança há diminuição da visão, da audição, da força muscular, do tempo de reação e do equilíbrio, o que afeta

Leia mais

GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL

GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL Pensando em aumentar a qualidade de vida de seus clientes e incluir hábitos saudáveis na sua rotina, a Unimed Porto Alegre separou uma série de exercícios para ajudar a cuidar

Leia mais

ERGONOMIA. Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho

ERGONOMIA. Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho ERGONOMIA Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho CONCEITO DE ERGONOMIA ERGONOMIA ERGO (Trabalho) + NOMOS (Leis) ERGONOMIA É o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Campo Mourão

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Campo Mourão ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE Campo Mourão 2 O processo de envelhecimento pode acarretar na dependência de outras pessoas para a realização de atividades de vida diária. Existem cada vez mais evidências

Leia mais

CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE

CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE 1 CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE O processo de envelhecimento pode acarretar na dependência de outras pessoas para a realização de atividades de

Leia mais

Exercícios para Perder Barriga em Casa. OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa

Exercícios para Perder Barriga em Casa. OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa Exercícios para Perder Barriga em Casa OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa A construção de uma barriga tanquinho é um sonho para todos. Ele é um dos objetivos principais entre os homens e mulheres.

Leia mais

Como identificar as LER/DORT

Como identificar as LER/DORT O que são as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)? São doenças graves originadas do uso excessivo ou inadequado do sistema que agrupa nervos,

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Paraná

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Paraná ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE Paraná 2 O processo de envelhecimento pode acarretar na dependência de outras pessoas para a realização de atividades de vida diária. Existem cada vez mais evidências

Leia mais

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA OS EXERCÍCIOS ABDOMINAIS APRESENTADOS ABAIXO ESTÃO DIVIDIDOS DE ACORDOS COM SEU GRAU DE DIFICULDADE, ESTANDO CLASSIFICADOS COMO: EXERCÍCIOS LEVES EXERCÍCIOS INTERMEDIÁRIOS

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO PARA UMA CONSCIÊNCIA CORPORAL. Distribuição Interna

CONTRIBUIÇÃO PARA UMA CONSCIÊNCIA CORPORAL. Distribuição Interna CONTRIBUIÇÃO PARA UMA CONSCIÊNCIA CORPORAL Distribuição Interna ÍNDICE Apresentação 3 O que é Lesão por esforço repetitivo (LER)? 4 Prevenção 5 Dicas para evitar lesões 6 Exercícios 8 Ginástica Laboral

Leia mais

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Anexo III Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Mobilização da articulação do ombro 1 Objectivos: Aumentar a amplitude da mobilização dos ombros e parte superior Modo de execução: na posição

Leia mais

UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos*

UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos* UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos* Heinz Liesen** UNITERMOS: Ginástica especial. Cardiopatas. Os exercícios sâo organizados de maneira a trabalhar as diversas

Leia mais

Biomecânica. A alavanca inter-resistente ou de 2º grau adequada para a realização de esforço físico, praticamente não existe no corpo humano.

Biomecânica. A alavanca inter-resistente ou de 2º grau adequada para a realização de esforço físico, praticamente não existe no corpo humano. Biomecânica Parte do conhecimento da Ergonomia aplicada ao trabalho origina-se no estudo da máquina humana. Os ossos, os músculos, ligamentos e tendões são os elementos dessa máquina que possibilitam realizar

Leia mais

Exercícios para a cervicalgia

Exercícios para a cervicalgia Exercícios para a cervicalgia Pode efetuar este conjunto de exercícios em casa, se tal for indicado pelo seu médico. É aconselhável realizá-los pelo menos 3 dias por semana. FORTALECIMENTO Para fortalecer

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT Alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja,

Leia mais

Treino para Prevenção de Quedas. O que é e como fazer

Treino para Prevenção de Quedas. O que é e como fazer Treino para Prevenção de Quedas O que é e como fazer Orientações Treino Prevenção de Quedas Com este treino você terá melhora no seu equilíbrio, força muscular e bem estar geral, reduzindo seu risco de

Leia mais

Ergonomia para Professores, com cuidados preventivos para LER/DORT

Ergonomia para Professores, com cuidados preventivos para LER/DORT Ergonomia para Professores, com cuidados preventivos para LER/DORT Fernanda Ferreira Fagundes Maria de Fátima Alves de Oliveira 2016 Referências ASSUNÇÃO, A. A.; VILELA, L. V. Lesões Por Esforços Repetitivos:

Leia mais

Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a).

Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a). Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a). http://www.cataflampro.com.br Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a). Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Relaxe com exercícios de alongamento,

Leia mais

1Manipulação. manual de cargas. Uma carga com um peso superior a 3 kg pode constituir um risco para as costas. Quanto peso posso levantar?

1Manipulação. manual de cargas. Uma carga com um peso superior a 3 kg pode constituir um risco para as costas. Quanto peso posso levantar? A manipulação é, em muitos casos, a causa de fadiga física e lesões. Algumas ocorrem imediatamente; outras devido à acumulação de pequenos traumatismos aparentemente sem importância. De qualquer modo,

Leia mais

ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO

ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO Conjunto dos conhecimentos científicos relativos ao homem e necessário a concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo

Leia mais

Lombar - Sentar no calcanhar com os braços a frente - Alongamento

Lombar - Sentar no calcanhar com os braços a frente - Alongamento Lombar e Quadril E - Abraçar um joelho - Alongamento Deitado, segure embaixo de um joelho e puxe-o em direção ao peito até sentir o alongamento. Com 5 segundo(s) de descanso. Lombar e Quadril D - Abraçar

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007

EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007 ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DOENTES DE PARKINSON SERVIÇO DE FISIOTERAPIA EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007 Regras Básicas: Encontrar um local tranquilo para o treino. Não se esqueça que o alongamento

Leia mais

Trabalhe por si. Promoção da Saúde no Trabalho Pela sua Segurança e Conforto

Trabalhe por si. Promoção da Saúde no Trabalho Pela sua Segurança e Conforto Trabalhe por si Promoção da Saúde no Trabalho Pela sua Segurança e Conforto As doenças relacionadas com o trabalho estão associadas com situações de repetitividade, aplicação de força e adoção de posições

Leia mais

Meu trabalho exige de mim fisicamente.

Meu trabalho exige de mim fisicamente. Meu trabalho exige de mim fisicamente http://www.cataflampro.com.br Meu trabalho exige de mim fisicamente Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Relaxe com exercícios menos intensos, alongue

Leia mais

Yôga. #LiveOutside #YA

Yôga. #LiveOutside #YA Yôga Adventure #LiveOutside #YA Apoiar seu pé em uma agarra de 1 cm para alavancar a sua mão a um reglete de 1 falange requer absoluta consciência presente no momento exato da ação. Y A: método d e s e

Leia mais

Eu aproveito a minha aposentadoria.

Eu aproveito a minha aposentadoria. Eu aproveito a minha aposentadoria. http://www.cataflampro.com.br Eu aproveito a minha aposentadoria. Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Mantenha a sua mobilidade, melhore a força das

Leia mais

Série criada para: Ciatalgia - piora extensão

Série criada para: Ciatalgia - piora extensão Mobilização da Coluna (fase 1) - ADM Ativa Deitado, pés no chão. Junte as palmas das mãos a frente com o braço esticado e mova para um lado, mantenha e mova para o outro. Alongamento da Coluna - Pernas

Leia mais

Estou um pouco acima do peso.

Estou um pouco acima do peso. Estou um pouco acima do peso. http://www.cataflampro.com.br Estou um pouco acima do peso. Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Mantenha a sua mobilidade, faça algo para sua força e coordenação

Leia mais

Educação para a Saúde

Educação para a Saúde Educação para a Saúde Exercícios Laborais Setembro de 2006 Raquel Faria Araújo de Oliveira Ergonomista e Educadora física Saúde Segundo a Organização Mundial de Saúde: Saúde é um estado de completo bem-estar

Leia mais

ERGONOMIA. Prof.ª Rosana Abbud

ERGONOMIA. Prof.ª Rosana Abbud ERGONOMIA Prof.ª Rosana Abbud ERGONOMIA CIÊNCIA QUE ESTUDA A ADAPTAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO AO HOMEM, BEM COMO A FORMA DAS FERRAMENTAS DE ACORDO COM A SUA FUNÇÃO. EXEMPLOS FORMATO DE TALHERES E ESCOVAS

Leia mais

ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL PARA O MOTORISTA

ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL PARA O MOTORISTA adastre-se no lube Gigantes ercedes-benz e tenha novidades sempre perto de você. Global Training. The finest automotive learning www.clubegigantesmb.com.br Fique por dentro de treinamentos, concursos,

Leia mais

Formação treinadores AFA

Formação treinadores AFA Preparação específica para a atividade (física e mental) Equilíbrio entre treino e repouso Uso de equipamento adequado à modalidade (ex: equipamento, calçado, proteções) E LONGEVIDADE DO ATLETA Respeito

Leia mais

PREVENIR PARA NÃO CAIR

PREVENIR PARA NÃO CAIR PREVENIR PARA NÃO CAIR Guia de exercícios Autores: Beatriz Fernandes H&TRC, ESTeSL Escola Superior de Tecnologia da Saúde, Instituto Politécnico de Lisboa Marisa Cebola H&TRC, ESTeSL Escola Superior de

Leia mais

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL OLÁ!! Esta cartilha Olá foi desenvolvida pelo UNIFESO para pessoas com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nosso objetivo é orientar quanto à importância da realização

Leia mais

CAMINHONEIRORESPONSÁVEL. Volume 3

CAMINHONEIRORESPONSÁVEL. Volume 3 CAMINHONEIRORESPONSÁVEL Volume 3 SET/2012 2 CAMINHONEIRORESPONSÁVEL l Volume 3 Í Índice Capítulo 1 Dicas de Trânsito...3 Capítulo 2 Dicas de Alongamento...5 Capítulo 3 Saúde e Bem-estar...7 Capítulo 4

Leia mais

MANUAL DE EXERCÍCIOS PARA PACIENTES EM TRATAMENTO COM TOXINA BOTULÍNICA

MANUAL DE EXERCÍCIOS PARA PACIENTES EM TRATAMENTO COM TOXINA BOTULÍNICA MANUAL DE EXERCÍCIOS PARA PACIENTES EM Por quê fazer exercícios? Porquê você recebeu um medicamento que age nos músculos, tornando-os mais relaxados, no entanto, se não houver a prática de exercícios físicos

Leia mais

MELHORE SEU DESEMPENHO NA EXECUÇÃO EM SUA BATERIA Walter Torres Música finalidade da bateria/percussão

MELHORE SEU DESEMPENHO NA EXECUÇÃO EM SUA BATERIA Walter Torres Música finalidade da bateria/percussão MELHORE SEU DESEMPENHO NA EXECUÇÃO EM SUA BATERIA Walter Torres torres@waltertorres.com.br Música finalidade da bateria/percussão Resumo Este artigo tem como objetivo melhorar a absorção de exercícios,

Leia mais

MANUAL EXETEX SPORTS PRESCRIÇÕES E EXERCÍCIOS. Prescrições sobre os extensores. Dos cuidados com o produto. Ao iniciar o treino

MANUAL EXETEX SPORTS PRESCRIÇÕES E EXERCÍCIOS. Prescrições sobre os extensores. Dos cuidados com o produto. Ao iniciar o treino MANUAL EXETEX SPORTS PRESCRIÇÕES E EXERCÍCIOS Prescrições sobre os extensores Ao realizar um exercício não exceda a elasticidade prescrita na descrição do produto, o elástico atinge o dobro de seu tamanho

Leia mais

Manual de fisioterapia

Manual de fisioterapia Manual de fisioterapia unidades de internação e terapia intensiva Cruz Azul de São Paulo 2 Índice Orientações gerais...4 Coluna cervical...5 Coluna lombar...6 Tornozelo...7 Ombros...8 Joelhos...9 Mãos

Leia mais

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer.

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Séries diárias: quarto mês Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Isso vai melhorar a circulação

Leia mais

A importância da postura

A importância da postura Postura A importância da postura Uma das recomendações mais ouvidas na infância é olha a postura!. A advertência serve para homens e mulheres e é muito mais séria do que apenas um cuidado com a boa aparência.

Leia mais

Dica Clínica Clinical tip

Dica Clínica Clinical tip Erika Cristina Leite 1 Paula Andréia Pires Felipe 2 Proposta de sequência de alongamentos para o técnico em prótese dentária, visando melhoria de qualidade de vida profissional Proposal for a series of

Leia mais

7 EXERCÍCIOS DE PILATES PARA DEFINIR ABDOMEN SEM SAIR DE CASA

7 EXERCÍCIOS DE PILATES PARA DEFINIR ABDOMEN SEM SAIR DE CASA bellapilatesemcasa.com By ISABELLA CARVALHO 7 EXERCÍCIOS DE PILATES PARA DEFINIR ABDOMEN SEM SAIR DE CASA Isabella Carvalho Fisioterapeuta, instrutora de Pilates e proprietária do Bella Pilates no RJ Nesse

Leia mais

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer.

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Séries diárias: terceiro mês Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Isso vai melhorar a circulação

Leia mais

Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo.

Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo. Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo. http://www.cataflampro.com.br Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo. Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Mova-se

Leia mais

Crianças e Adolescentes Serviço de Fisiatria e Reabilitação

Crianças e Adolescentes Serviço de Fisiatria e Reabilitação Exercícios para Crianças e Adolescentes Serviço de Fisiatria e Reabilitação Este manual foi elaborado com a colaboração de: prof. Antônio Cardoso dos Santos, Marcio Roberto Martini, Rosane Maria Nery e

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA MELHORAR SUA DOR NO JOELHO

EXERCÍCIOS PARA MELHORAR SUA DOR NO JOELHO Núcleo de Atividade Física Adaptada e Saúde-NAFAS Escola de Postura - CEPEUSP Luzimar Teixeira e Milena Dutra EXERCÍCIOS PARA MELHORAR SUA DOR NO JOELHO A execução dos exercícios deste manual irá levar

Leia mais

Capítulo 10 Exercícios Resistidos

Capítulo 10 Exercícios Resistidos Capítulo 10 Exercícios Resistidos Objetivos de aprendizagem: 1. Descrever como os exercícios resistidos podem ajudá-lo 2. Saber como é feito o programa de exercício resistido 3. Descrever como avançar

Leia mais

ALONGAMENTOS FLEXIBILIDADE. Rui Silva. Novembro 2009

ALONGAMENTOS FLEXIBILIDADE. Rui Silva. Novembro 2009 ALONGAMENTOS FLEXIBILIDADE Novembro 2009 Rui Silva ALONGAMENTOS NO BASQUETEBOL Na generalidade, os alongamentos devem ser feitos durante 20-30 segundos. De seguida, apresentam-se uma série de exercícios

Leia mais

Como cuidar de sua coluna?

Como cuidar de sua coluna? Como cuidar de sua coluna? Apresentação Uma das principais reclamações dos trabalhadores do transporte (taxistas, caminhoneiros, motoristas de ônibus) são as dores nas costas. De fato, ao passar muitas

Leia mais

2Utilização de. computadores, tablets e telemóveis. Adote uma postura adequada. Trabalha com um computador?

2Utilização de. computadores, tablets e telemóveis. Adote uma postura adequada. Trabalha com um computador? 2Utilização de computadores, tablets e telemóveis Trabalha com um computador? Caso trabalhe com um computador e, em particular, esteja mais de 4 horas por dia ou 20 horas por semana em frente a estes equipamentos,

Leia mais

Escrito por Isabel Amaral Domingo, 12 Outubro :49 - Actualizado em Sábado, 29 Novembro :46

Escrito por Isabel Amaral Domingo, 12 Outubro :49 - Actualizado em Sábado, 29 Novembro :46 Após um AVC, a sensibilidade e o controlo dos movimentos do doente encontram-se muitas vezes diminuídos. Por isso, é muito importante ter cuidado com a posição em que se põem, pois podem não ser capazes

Leia mais

EME EXERCÍCIOS MULTIFUNCIONAIS EDUCATIVOS

EME EXERCÍCIOS MULTIFUNCIONAIS EDUCATIVOS Prof. Drt. Mauro Guiselini Prof. Ft. Rafael Guiselini EME EXERCÍCIOS MULTIFUNCIONAIS EDUCATIVOS Exercícios Mul%Funcionais Educa%vos Básico Auxilio Reação NeuroMuscular EME - CONCEITO São Exercícios Mul0Funcionais

Leia mais

ACAMPAMENTO REGIONAL EXERCÍCIOS PARA AQUECIMENTO E PREVENÇÃO DE LESÕES (ALONGAMENTO DINÂMICO ESTABILIZAÇÃO ATIVAÇÃO MUSCULAR)

ACAMPAMENTO REGIONAL EXERCÍCIOS PARA AQUECIMENTO E PREVENÇÃO DE LESÕES (ALONGAMENTO DINÂMICO ESTABILIZAÇÃO ATIVAÇÃO MUSCULAR) ACAMPAMENTO REGIONAL EXERCÍCIOS PARA AQUECIMENTO E PREVENÇÃO DE LESÕES (ALONGAMENTO DINÂMICO ESTABILIZAÇÃO ATIVAÇÃO MUSCULAR) Puxar uma perna para o tronco 1 - Alongamento da região posterior da coxa:

Leia mais

LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (L.E.R.) Causas, prevenção e tratamento

LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (L.E.R.) Causas, prevenção e tratamento LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (L.E.R.) Causas, prevenção e tratamento CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA Hoje em dia, vivemos mais tempo conectado ao mundo virtual do que ao mundo real. As novas tecnologias digitais,

Leia mais

R E S I S T A N C E TRAINER. ESSENTIALS by S T R E N G T H S T R E N G T H. ZIVA HRT Exercise Chart_18x28 ENG.indd 1

R E S I S T A N C E TRAINER. ESSENTIALS by S T R E N G T H S T R E N G T H. ZIVA HRT Exercise Chart_18x28 ENG.indd 1 S T R E N G T H ZIVA HRT Exercise Chart_18x28 ENG.indd 1 R E S I S T A N C E TRAINER INSTRUÇÕES ESSENTIALS by S T R E N G T H Tipo de Exercício Este programa foi desenvolvido para exercícios diversos e

Leia mais

Atividade. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física

Atividade. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física Atividade Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física Atividade física A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática de, pelo menos, 30 minutos de atividade física por dia, em cinco

Leia mais

Ergonomia. Profa. Dra. Soraya Ferreira Habr

Ergonomia. Profa. Dra. Soraya Ferreira Habr Ergonomia Profa. Dra. Soraya Ferreira Habr Ergonomia Palavras Gregas: ergon = trabalho, nomos = leis. tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa. Ergonomia É

Leia mais

Resistência Muscular. Prof. Dr. Carlos Ovalle

Resistência Muscular. Prof. Dr. Carlos Ovalle Resistência Muscular Prof. Dr. Carlos Ovalle Resistência Muscular Resistência muscular é a capacidade de um grupo muscular executar contrações repetidas por período de tempo suficiente para causar a fadiga

Leia mais

Série criada para: Ciatalgia - piora extensão. Lombar - Sentar no calcanhar com os braços a frente - Alongamento

Série criada para: Ciatalgia - piora extensão. Lombar - Sentar no calcanhar com os braços a frente - Alongamento Lombar - Ponte - Fortalecimento Deitado, vagarosamente eleve os quadris o mais alto possível e mantenha. Dica: Contraia os glúteos e tente diminuir a lordose lombar. Faça 3 série(s) de 25 segundo(s) Lombar

Leia mais

Termo ergonomia. Ergonomia 25/04/2012. Palavra de origem grega. Ergo Trabalho. Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA

Termo ergonomia. Ergonomia 25/04/2012. Palavra de origem grega. Ergo Trabalho. Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA Termo ergonomia Ergonomia Palavra de origem grega Ergo Trabalho LILIANE GRAÇA SANTANA CEREST-ES Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA É o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas

Leia mais

TECNOLOGIA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES. M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira

TECNOLOGIA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES. M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira TECNOLOGIA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES BIOMECÂNICA OCUPACIONAL M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira DEFINIÇÃO Estuda as interações entre o trabalho e o homem sob o ponto de vista dos movimentos

Leia mais

COLUNA VERTEBRAL EQUILÍBRIO PARA A VIDA

COLUNA VERTEBRAL EQUILÍBRIO PARA A VIDA COLUNA VERTEBRAL EQUILÍBRIO PARA A VIDA Sempre e onde estiver... Estamos lá Saiba mais em www.sscgd.pt COLUNA VERTEBRAL EQUILÍBRIO PARA A VIDA A coluna vertebral constitui uma parte importante do esqueleto,

Leia mais

Lesões por Esforços Repetitivos, também conhecidas como L. T. C. - Lesões por Traumas Cumulativos são inflamações dos tendões, músculos, nervos e ligamentos, de origem ocupacional, que acometem principalmente

Leia mais

Bem estar e produtividade no trabalho

Bem estar e produtividade no trabalho Bem estar e produtividade no trabalho Camila Greco Müller dos Santos Fisioterapeuta Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Especialista em osteopatia, terapia manual e biomecânica clínica O bem-estar

Leia mais

SAÚDE E ATIVIDADE FISICA. PROF. Ms. MARILIA DE CAMPOS FERREIRA 2016

SAÚDE E ATIVIDADE FISICA. PROF. Ms. MARILIA DE CAMPOS FERREIRA 2016 SAÚDE E ATIVIDADE FISICA PROF. Ms. MARILIA DE CAMPOS FERREIRA 2016 ANALFABETISMO MOTOR INATIVIDADE MOTORA Crianças não sobem em árvores-muros. Criança sem vivências motoras positivas. Crianças com desenvolvimento

Leia mais

25/05/2017 OBJETIVOS DA AULA AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE CONCEITO CONCEITO. O que é Flexibilidade? Flexibilidade x Alongamento

25/05/2017 OBJETIVOS DA AULA AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE CONCEITO CONCEITO. O que é Flexibilidade? Flexibilidade x Alongamento OBJETIVOS DA AULA AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE TEÓRICA: Conceitos importantes; Tipos de flexibilidade; Fatores que influenciam a flexibilidade; Importância da flexibilidade; Como avaliar a flexibilidade.

Leia mais

9 exercícios para um abdômen trincado

9 exercícios para um abdômen trincado 9 exercícios para um abdômen trincado Aqui * Os melhores exercícios para definir o abdômen. * Exercícios para queimar a gordura localizada. Definir o abdômen é muito fácil, basta fazer os exercícios certos

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapía Exercícios Terapêuticos para o Tornozelo

Clínica Deckers. Fisioterapía Exercícios Terapêuticos para o Tornozelo Clínica Deckers Fisioterapía Exercícios Terapêuticos para o Tornozelo O QUE É. Estes são alguns exercícios recomendados com mais freqüência para a terapia do tornozelo. Eles foram compilados para dar a

Leia mais

12 Meses 12 Temas. Posições Ergonómicas nos Postos de Trabalho. SST Março de 2018

12 Meses 12 Temas. Posições Ergonómicas nos Postos de Trabalho. SST Março de 2018 12 Meses 12 Temas Posições Ergonómicas nos Postos de Trabalho SST Março de 2018 Ergonomia. O que é? Estudo científico das relações entre homem e máquina, visando a uma segurança e eficiência ideais no

Leia mais

Bursite Tem Cura? Causas, Tratamentos e Dicas Seg, 17 de Julho de :49 - Última atualização Seg, 17 de Julho de :53

Bursite Tem Cura? Causas, Tratamentos e Dicas Seg, 17 de Julho de :49 - Última atualização Seg, 17 de Julho de :53 Ao longo dos últimos anos, houve um aumento expressivo dos casos de pessoas que sofrem com problemas relacionados às dores articulares. As lesões causadas por esforços repetitivos fazem parte dos problemas

Leia mais

PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS

PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA RESUMO PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS GRAZIELE ALVES DIAS 1 LIA T. HOFFMANN 2 O Projeto de Ginástica Laboral Para os Servidores da Prefeitura Municipal

Leia mais

Atividade Física. Corpo saudável é corpo em movimento.

Atividade Física. Corpo saudável é corpo em movimento. Atividade Física Corpo saudável é corpo em movimento. AtividAde física O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente e é considerado um dos principais fatores de risco para

Leia mais

Cuidados com a coluna.

Cuidados com a coluna. Cuidados com a coluna As curvas fisiológicas da coluna tendem a favorecer a boa postura e os movimentos corporais de forma harmônica e com baixo custo energético. Lordose Cervical Cifose Torácica Por isso,

Leia mais

H - LE L R E /D / OR O T

H - LE L R E /D / OR O T Histórico - LER/DORT Doenças Ocupacionais 1700 - Ramazzini - Pai da Medicina do trabalho - "doença dos escribas e notórios". 1920 - Doença das tecelãs (1920) 1965 - Doença das lavadeiras Década de 80 Universalização

Leia mais

Treinamento Esportivo.com

Treinamento Esportivo.com Treinamento Esportivo.com 2009 w w w. t r e i n a m e n t o e s p o r t i v o. c o m Página 0 APRESENTAÇÃO Este circuito de peso corporal surgiu anos atrás quando comecei a trabalhar com atletas de tênis

Leia mais

Categoria Classic Games

Categoria Classic Games Categoria Classic Games Nova categoria criada em 2016 pelo Conselho Executivo da IFBB e pelo Congresso da IFBB em 04 de novembro de 2016 (Benidorm, Espanha). Destina-se a homens menos musculosos, com limites

Leia mais

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!.

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. 1ª Etapa (Movimentos de olhos e cabeça, primeiro lentos, depois rápidos). Participante em pé sobre um colchonete, olhar para cima e para baixo.

Leia mais

Série criada para: Ciatalgia - piora flexão. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização

Série criada para: Ciatalgia - piora flexão. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização Lombar - Abdômen - Alongamento Em decúbito ventral coloque as mãos ao lado e empurre seu corpo para cima até sentir o alongamento. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização Deitado

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Ombro

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Ombro Clínica Deckers Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Ombro O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais freqüência para a terapia do ombro. Eles foram compilados para dar a você,

Leia mais

Técnicas de Relaxamento

Técnicas de Relaxamento www.young-dementia-guide.pt Cuidar de Si Técnicas de Relaxamento Portugal 2017 2/6 Indíce 1 -...3 2 - Exercícios para os ombros e pescoço...3 3 - Viagem imaginária para um lugar de relaxamento...4 3/6

Leia mais

Manual de Exercícios para o Doente com Parkinson

Manual de Exercícios para o Doente com Parkinson Manual de Exercícios para o Doente com Parkinson 1 Índice Exercícios de Marcha 05 Exercícios de Movimento 06 1. Rotação de Pescoço 06 2. Rotação do tronco com rotação do pescoço 06 3. Rotação de um lado

Leia mais

Oito dicas para melhorar a postura corporal em sala de aula

Oito dicas para melhorar a postura corporal em sala de aula Bem-estar do professor Oito dicas para melhorar a postura corporal em sala de aula A rotina de quem ensina exige cuidados com a coluna e com a musculatura corporal. Veja como implementar estes cuidados

Leia mais

Leia e veja como sua postura conta muito. Ergonomia

Leia e veja como sua postura conta muito. Ergonomia Leia e veja como sua postura conta muito. Ergonomia ERGONOMIA A ergonomia é a busca da relação ideal entre indivíduo e ambiente de trabalho. Ela visa proporcionar um ambiente de trabalho perfeitamente

Leia mais

Q Manual do proprietário Q-50

Q Manual do proprietário Q-50 Q-50 1 Manual do proprietário Q-50 2 Queens Fitness & Health ÍNDICE 1. DIAGRAMA... 6 2. LISTA DE PEÇAS... 7 3. CAIXA A (DIMENSÕES: 2030 X 255 X 250)... 9 4. CAIXA B (DIMENSÕES: 1250 X 905 X 180)... 10

Leia mais

Márcio Alexandre Cardoso

Márcio Alexandre Cardoso Márcio Alexandre Cardoso Márcio Alexandre Cardoso i Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP Autor: Márcio Alexandre Cardoso Coordenador do NUMIS Gestor de Esportes Santander FICHA CATALOGRÁFICA ISBN

Leia mais

Computadores e Sociedade Aula IX: Doenças

Computadores e Sociedade Aula IX: Doenças Computadores e Sociedade Aula IX: Doenças Elverton Fazzion 2017/01 Doença profissional x Doença do trabalho Doença profissional assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar

Leia mais

FIGURA 21 ALONGAMENTO ALTERNADO

FIGURA 21 ALONGAMENTO ALTERNADO Primeira Sequência Aquecimento O Kihon inicia-se com o paciente em decúbito ventral e o terapeuta começa na linha do sutiã. (Para os exemplos abaixo o terapeuta começa no lado esquerdo do paciente). -

Leia mais

O Yoga é para todos.

O Yoga é para todos. O Yoga é para todos. A proposta básica do Yoga é preservar o valor integral do ser humano. O Yoga pode ser aplicado para pessoas em quaisquer condições, porém cuidados especiais se fazem necessários para

Leia mais

MANUAL DO LIAN GONG. Apenas 12 minutos por dia

MANUAL DO LIAN GONG. Apenas 12 minutos por dia MANUAL DO LIAN GONG Lian Gong, ginástica chinesa criada há mais de 40 anos, faz bem para o corpo e para a saúde. A ginástica Lian Gong (pronuncia-se "liam cum") foi desenvolvida na China, pelo Dr. Zhuang

Leia mais

FISIOTERAPIA. " Orientações sobre a fisioterapia para pais de crianças com epidermólise bolhosa "

FISIOTERAPIA.  Orientações sobre a fisioterapia para pais de crianças com epidermólise bolhosa FISIOTERAPIA " Orientações sobre a fisioterapia para pais de crianças com epidermólise bolhosa " http://blog.ebinfoworld.com/?p=80 Traduzido e adaptado por Gisele Malaquias, fisioterapeuta em Cerqueira

Leia mais

TAl CHI CHUAN -SQN 104/105

TAl CHI CHUAN -SQN 104/105 1 -CRISTO REDENTOR (abraço universal) 2- SAUDAÇÃO ORIENTAL (respeito e humildade) 3 -MEDITAÇÃO TAl CHI CHUAN -SQN 104/105 PARTE I - ALONGAMENTO 4 -ROT AÇÃO DO TRONCO 1. Abrir mãos alternadas (acompanhar

Leia mais

Yoga para combater a insônia A prática traz benefícios para o corpo e pode ser uma ótima terapia para reduzir o nível de estresse

Yoga para combater a insônia A prática traz benefícios para o corpo e pode ser uma ótima terapia para reduzir o nível de estresse Yoga para combater a insônia A prática traz benefícios para o corpo e pode ser uma ótima terapia para reduzir o nível de estresse Dificuldade para dormir, acordar no meio da madrugada, ficar rolando na

Leia mais

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Qualidades Físicas As qualidades físicas podem ser definidas como todas as capacidades treináveis de um organismo. As qualidades são: resistência, força, velocidade,

Leia mais

Você conhece alguém que não tem celular ou que, de alguma forma, seja em casa ou no trabalho, que não faça uso de alguma ferramenta multimídia?

Você conhece alguém que não tem celular ou que, de alguma forma, seja em casa ou no trabalho, que não faça uso de alguma ferramenta multimídia? Dor por Lesão Você conhece alguém que não tem celular ou que, de alguma forma, seja em casa ou no trabalho, que não faça uso de alguma ferramenta multimídia? Provavelmente, não. Também, não é para menos:

Leia mais

SAÚDE DO TRABALHADOR - LER. Nome: Silvia Kelly Leão Silva de Freitas Gilvan Carvalho Barbosa

SAÚDE DO TRABALHADOR - LER. Nome: Silvia Kelly Leão Silva de Freitas Gilvan Carvalho Barbosa SAÚDE DO TRABALHADOR - LER Nome: Silvia Kelly Leão Silva de Freitas Gilvan Carvalho Barbosa Este trabalho tem por objetivo trazer mais conhecimento sobre uma patologia que aflige muitas pessoas atualmente

Leia mais

LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa

LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa PREPARATION GLIDE DELIVERY RECOVERY DESCRIÇÃO DAS VÁRIAS FASES A Técnica Rectilínea do Lançamento do Peso está dividida nas seguintes fases:,, e.

Leia mais