CONTRIBUIÇÃO PARA UMA CONSCIÊNCIA CORPORAL. Distribuição Interna

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1 CONTRIBUIÇÃO PARA UMA CONSCIÊNCIA CORPORAL Distribuição Interna

2 ÍNDICE Apresentação 3 O que é Lesão por esforço repetitivo (LER)? 4 Prevenção 5 Dicas para evitar lesões 6 Exercícios 8 Ginástica Laboral Imagens de posturas e alongamentos 9 Posturas Alongamento com encosto-ginástica Laboral Alongamento-Ginástica Laboral Referências Bibliográficas 14

3 APRESENTAÇÃO Este projeto é proposta da atividade de contextualização e atualidades, da disciplina Educação e Tecnologia do curso de Pedagogia, trata de uma pesquisa sobre a temática Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R), ocasionada pela utilização constante de tecnologias digitais: computadores, notebooks, tablets e celulares. Carla Santos Salvador Fernanda Silva Loiola Solange Soares de Mattos

4 O que é Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R)? A lesão é causada pelo desempenho de atividades repetitivas e contínuas, como:digitação, dirigir caminhões, trabalhos manuais, tocar piano e práticas esportivas. A digitação intensiva é uma das causas mais comuns da incidência da L.E.R e é a que mais tem contribuído para o aumento do número de casos de doenças ocupacionais. A L.E.R instala-se lentamente no organismo humano e, muitas vezes passa despercebida ao longo de toda uma vida de trabalho e quando é percebida já existe um severo comprometimento da área afetada. A L.E.R não é uma doença, mas sim uma síndrome inflamatória que causa dor e incapacidade funcional. O diagnóstico inclui: tendinite, reumatismo, bursite. artrite e outras todas causadas por esforço repetitivo.

5 PREVENÇÃO As medidas preventivas destinadas a evitar a L.E.R provém de estudos da adaptação ou ajustamento do meio ambiente de trabalho ou lazer. Com objetivo de prevenir doenças nas pessoas que passam horas na frente ao computador, o ideal é ter uma ótima cadeira com braço, fazer pausas de hora em hora de 5 a 10 minutos para alongar o corpo. O objetivo é proporcionar um momento de reflexão e consciência do seu corpo, por meio de exercícios de alongamento que buscam estimular a flexibilidade muscular e o relaxamento para uma respiração adequada, entre outros benefícios.

6 Dicas para evitar lesões A cada 25 minutos de trabalho de digitação faça uma parada de 5 minutos; A cada uma hora de digitação, saia de sua cadeira e movimente-se; Beba água regularmente ao longo do dia; tenha postura adequada: ombros relaxados, pulsos retos, costas apoiadas no encosto da cadeira; Mantenha um ângulo reto entre suas costas e o assento de sua cadeira; Sua cadeira deve ser do tipo ajustável para sua altura em relação à mesa de trabalho, e seu encosto deve prover suporte integral para suas costas. O assento da cadeira deve se ajustar a você e nunca deverá tocar a parte interna de seus joelhos, pois se isto ocorrer poderá afetar a circulação do sangue em suas pernas. O apoio de braços para cadeira é ergonomicamente questionável, no entanto se deseja-los, certifique-se de que: os apoios não estão muito próximos ou muito afastados ou muito baixos ou muito altos. A cadeira é uma das peças mais importantes na prevenção de lesões, portanto não justifica economizar algum dinheiro e adquirir algo deficientemente projetado;

7 Não utilize apoio de pulso durante a digitação, pois se assim o fizer estará correndo o risco de provocar compressão nos nervos de seu pulso (túnel do carpo). A digitação deve ser feita com os pulsos ligeiramente levantados. Os apoios de pulso são projetados para permitir o repouso confortável de seu pulso durante as pausas ; O monitor do computador deverá estar a uma distancia mínima de 50 e máxima de 70 centímetros, ou de maneira pratica a uma distancia equivalente ao comprimento de seu braço. A regulagem da altura da tela deve ser tal que se situa entre 15 e 30 graus abaixo de sua linha reta de visão.

8 EXERCÍCIOS Ginástica Laboral Espreguiçar Junte as mãos e faça o movimento de alcançar o teto; Alongamento coluna Incline a cabeça lateralmente e conte até 8, Volte à posição inicial e repita o mesmo movimento do lado contrário; Alongamento da coluna do antebraço: 1 Pressionando com a mão oposta segure p dorso da mão dobre o punho para baixo suavemente e conte até 8 empurrando depois relaxe; 2 Com apoio na palma da mão puxe o punho para cima alongando os flexores do punho, Faça os mesmos movimentos invertendo os braços; Alongamento de ombros Puxe o braço na linha média do corpo tracionando suavemente na altura do cotovelo para alongar a musculatura do ombro; Alongamento de manguito rotador: musculatura do ombro Rotação externa posicione o braço atrás da cabeça puxando pelo cotovelo com a mão para o chão como se fosse coçar as costas. Alerta: Toda dor persistente deve ter a causa investigada por um especialista. Consulte um médico.

9 IMAGENS DE POSTURAS E ALONGAMENTOS Posturas:

10 Posturas:

11 Posturas:

12 Alongamento com encosto - Ginástica Laboral

13 Alongamento - Ginástica Laboral

14 Referências Bibliográficas sforco-repetitivo /exercicios-para-prevencao-ler-lesao-por-esforcorepetitivo rama-ajuda-a-prevenir-lesao-por-esforco-repetitivo/ -por-esforco-repetitivo/ fisioterapia-ortopedica-lesao-por-esforco-repetitivo &rlz=2c2vasu_enbr0536br0536&biw=1517&bih=726 &source=lnms&tbm=isch&sa=x&ved=0ahukewirpcn0 587PAhXLF5AKHQNGCKUQ_AUIBigB&dpr=0.9#tbm=isc h&q=imagens+de+ginastica+laboral&imgrc=kr4ht0lk pt14um%3a

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