SAÚDE E ATIVIDADE FISICA. PROF. Ms. MARILIA DE CAMPOS FERREIRA 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SAÚDE E ATIVIDADE FISICA. PROF. Ms. MARILIA DE CAMPOS FERREIRA 2016"

Transcrição

1 SAÚDE E ATIVIDADE FISICA PROF. Ms. MARILIA DE CAMPOS FERREIRA 2016

2 ANALFABETISMO MOTOR

3 INATIVIDADE MOTORA Crianças não sobem em árvores-muros. Criança sem vivências motoras positivas. Crianças com desenvolvimento motor limitado. O espaço formativo esta ficando menor (aulas 2 vezes por semana)

4 REFLETIR SOBRE... Nós somos corpo, mente e espírito. Não somos apenas corpo, não somos apenas mente e nem tampouco somente espírito. Somos unos e, portanto, devemos considerar as formações também em seu todo. Amauri Oliveira

5 COMO A ATIVIDADE FÍSICA MUDA O CÉREBRO... A atividade física freqüente dobra o fluxo de sangue no cérebro. Estimula a produção de novos neurônios. Surgem novos vasos sanguíneos.

6 COMO A ATIVIDADE FÍSICA MUDA O CÉREBRO... O cérebro deve ser estimulado para ser desenvolver (estudar). Praticar exercícios 3 x semana x 1hora. Ginástica e judô estimulam as atividades cognitivas.

7 Porque esporte? Está a procura de motivos para a prática de um esporte? Quais são os benefícios que o esporte proporciona?

8 HABILIDADES ESPECÍFICAS DO SER HUMANO O aprimoramento da performance do movimento, com os objetivos como: economia de energia, melhoria do resultado, prevenção de lesões, beleza do movimento entre outros,

9 O que se espera que o seu aluno saiba? Conhecer o próprio corpo pode ser o princípio de todo o conhecimento que alguém pode ter, pois entendemos que conhecer o corpo é conhecer-se a si. Esperamos que os alunos na Educação Básica aprendam a conhecer o próprio seus detalhes internos, sua subjetividade e afetividade interpessoal.

10 O que se espera que o seu aluno saiba? Eles também devem se limitar nesse conhecimento, pois seu corpo está relacionado aos outros e à cultura, enfim, ao mundo que nos cerca e ao contexto mais ambiente. Para que isso aconteça é necessário que os profissionais de Educação Física saibam ensinar esses conteúdos. Os professores necessitam conscientizar os seus alunos que o ensinar engloba compreender, refletir e criticar.

11 Conhecimento Sobre o Corpo A superação desse limite poderia ocorrer com a integração entre corpo e a mente, e o meio ambiente num tipo de "auto-ecocentrismo". Essa possibilidade refere-se integração do ser humano com o meio, onde o corpo representaria uma entre a individualidade e o amplo contexto ambiental, que é físico, social, político, econômico etc. (DREYFUS,1992; MORGAN & MEIER, 1988).

12 Conhecimento Sobre o Corpo Essa visão é voltada para a autonomia, a fim de capacitar os alunos para entender o corpo e sua relação com a cultura. Para isso, ao professor compete aulas nas quais os alunos possam coúecer, usufruir e transformar os limites e possibilidades do seu próprio corpo. (DREYFUS,1992; MORGAN & MEIER, 1988).

13 Conhecimento Sobre o Corpo Aulas em que possam também apreender de crítica a estética corporal e os modismos que são veiculados pela mídia a das práticas corporais. Esse tipo de aula pode contribuir para a alteridade e predomínio do individualismo, que prejudica a capacidade de se colocar no lugar do outro. (DREYFUS,1992; MORGAN & MEIER, 1988).

14 Conhecimento Sobre o Corpo A superação desse limite poderia ocorrer com a integração entre corpo, mente' e o meio ambiente num tipo de "auto-ecocentrismo". Essa possibilidade refere-se integração do ser humano com o meio, onde o corpo representaria uma entre a individualidade e o amplo contexto ambiental, que é físico, social, político, econômico etc. Algumas contribuições no campo filosófico per lumbrar esse papel do corpo, inclusive na Educação Física, a partir da (DREYFUS,1992; MORGAN & MEIER, 1988).

15 ATIVIDADE FÍSICA A prática da atividade física é de fundamental importância e proporciona benefícios para a saúde. A atividade física poderá melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e prevenir as doenças articulares. Trabalhadores que praticam exercício adoecem menos e causam menos prejuízo aos seus patrões.

16 ATIVIDADE FÍSICA Para Verderi (2005) sabe-se que um corpo saudável é responsável pelo bom desempenho todas as atividades diárias do ser humano e que a ausência de saúde leva o ser humano a um desequilíbrio físico, mental, social e profissional.

17 A maior parte dos problemas de postura resulta de efeitos acumulados de má postura, vida estressante, mau posicionamento no trabalho, maus hábitos ao dormir e levar uma vida sedentária. ATIVIDADE FÍSICA

18 Para Polito e Bergamechi (2003) a atividade física é um fator de prevenção no que diz respeito à saúde e bem- estar do ser humano. ATIVIDADE FÍSICA

19 Relação com a Educação Física O corpo envolve diferentes sentidos e significados (polissemia) e também são atribuídos diferentes valores (dicotomias) em oposição a outros, elecomo a mente, a alma ou o próprio meio ambiente.

20 Relação com a Educação Física Como relacionar com essas diferenças que cada crianças tem em relação a sua cultura corporal ao processo de ensino e aprendizagem é o desafio que temos na Educação das crianças.

21 SEDENTARISMO O sedentarismo ou a inatividade física, causa 2 milhões de mortes anualmente ao redor do mundo. Aconselha-se que para diminuir risco de doenças crônicas, prevenindo as doenças e promovendo a saúde, deve-se: praticar atividade física moderada por pelo menos 30 minutos ao dia em 5 dias na semana

22 DOENÇAS MAIS COMUNS NA INFÂNCIA

23 Estresse Ocupacional- O estresse é o conjunto de reações do organismo às agressões de diversas origens, capazes de perturbar o equilíbrio interno. Já o estresse ocupacional é a reação do organismo às agressões físicas e psicológicas, originárias da tarefa executada pelo profissional. Para Lima (2007) os principais sintomas de Estresse são: -Sinais Físicos- dores de cabeça constante; dores

24 Os principais sintomas de Estresse são: -Sinais Físicos- dores de cabeça constante; dores no pescoço, ombros e costas; ansiedade; indigestão, náuseas; dores articulares. -Sinais Mentais- perda de capacidade de concentração durante qualquer intervalo de tempo; sensação de isolamento; conversa negativa consigo mesmo. (Lima, 2007)

25 Os efeitos do estresse ocupacional sobre o comportamento das pessoas podem ser: o andar de um lado para o outro de forma inquieta; tiques nervosos, como esfregar as mãos; falar demasiadamente rápido e ir apressado para todo lado; incapacidade de relaxar fadiga constante; insônia; comer mais, fumar e beber.

26 ALONGAMENTO 1. Preste atenção à sensação de cada alongamento; 2. Mantenha somente as tensões dos alongamentos que proporcionam uma sensação agradável; 3. Relaxe enquanto se concentra na área sendo alongada; 4. Alongamento não é exercício, não é necessário forçar; 5. O alongamento é uma atividade branda e suave.

27 BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO 1. Diminuir a tensão muscular; 2. Melhorar a circulação sanguínea; 3. Reduzir a ansiedade, o estresse e a fadiga; 4. Melhorar a memória; 5. Diminuir os riscos de lesões; 6. Facilitar seu trabalho; 7. Desenvolver a consciência corporal; 8. Fazer você se sentir melhor.

28 ONDE PODEMOS NOS ALONGAR? O local onde você pode se alongar pode ser os mais variados possíveis: no local de trabalho, na mesa de trabalho, enquanto fala ao telefone, na copiadora, na sala de arquivos, no bebedouro, em reuniões no escritório, em pé ou esperando em uma fila, antes de levantar para ir a qualquer lugar.

29 Alguns cuidados em relação à forma de se alongar -Relaxar; -Não balancear; -Não sentir dor. -Sentir o alongamento; -Respirar naturalmente; -Prestar atenção ao corpo; -Orientar-se pela sensação do alongamento

30 Alguns cuidados em relação à forma de se alongar -Prender a respiração; -Executar os movimentos com pressa; -Não prestar atenção ao corpo; -Alongar-se quando estiver tenso; -Alongar até sentir dor.

31 Alguns cuidados em relação à forma de se alongar Os alongamentos auxiliam a evitar ou minimizar os efeitos da LER/DORT, com repetição de no mínimo: 3 vezes por dia, com o tempo de 15 segundos por posição, alongando nas posições para frente, trás e para as laterais ou com rotação completa.

32 Ao realizar o alongamento prestar atenção à alguns detalhes como: A correta forma de se alongar: -Relaxar; -Não balancear; -Não sentir dor. -Sentir o alongamento; -Respirar naturalmente; -Prestar atenção ao corpo; -Orientar-se pela sensação do alongamento; -Concentrar-se na sua musculatura e nas articulações que estão sendo alongados; A incorreta forma de se alongar: -Prender a respiração; -Executar os movimentos com pressa; -Não prestar atenção ao corpo; -Alongar-se quando estiver tenso; -Balancear; -Alongar até sentir dor. (PEP, 2010) Os alongamentos auxiliam a evitar ou minimizar os efeitos da LER/DORT, com repetição de no mínimo 3 vezes por dia, com o tempo de 15 segundos por posição, alongando nas posições para frente, trás e para as laterais ou com rotação completa. Exemplos de alongamentos:

33 Lima (2007:39) nos afirma que ao desenvolver o programa de atividade física- ginástica laboral - o profissional deve direcionar os objetivos da atividade a ser desenvolvida para a manutenção da saúde, a prática da atividade física, para a melhoria da aptidão física e se preocupar com as necessidades que cada grupo apresenta, tais como: - Trabalha sentado? - Trabalha em pé? - Carrega peso? - Movimenta-se o tempo todo? - Movimenta-se carregando peso?

34 Os movimentos básicos do corpo que envolvem as articulações da coluna cervical- pescoço, cintura escapular (ombros), punhos, quadril, joelhos e tornozelos em exercícios para o desenvolvimento da capacidade física e que estarão envolvidas nas atividades físicas são: Extensão: é o ato de ampliar ou afastar uma parte do corpo de outra parte, aumentando o ângulo da articulação entre as partes. Flexão: é o ato de aproximar uma parte do corpo ou dos segmentos contra a outra, diminuindo o ângulo da articulação entre as partes. Abdução: é o ato de afastar um segmento da linha mediana do corpo. Adução: é o ato de aproximar um segmento da linha mediana do corpo. Elevação: é o ato de suspender qualquer parte do corpo no sentido contrário a ação da gravidade. Depressão: é o ato de deprimir qualquer parte do corpo no sentido a favor da ação da gravidade. Pronação: movimento correspondente à rotação interna do antebraço. Supinação: movimento correspondente à rotação externa do antebraço. Anteversão: progressão da crista ilíaca para frente. Retroversão: progressão da crista ilíaca para trás. Ao realizarmos atividades físicas estaremos melhorando as nossas capacidades físicas, entre as mais requisitadas para a manutenção de uma postura ideal estão o alongamento, a flexibilidade e a força. Abaixo estão algumas definições e exemplos de exercícios que poderão ser incluídos no desenvolvimento desse programa da atividades físicas.

35 BENEFÍCIOS COGNITIVOS Vivenciar as próprias ações corporais. Aumentar a habilidade de pensar com lógica

36 ATIVIDADES INCLUSIVAS EXERCÍCIOS FÁCEIS

37

SIMPLESMENTEYOGA2019. PROFESSOR LUIGI

SIMPLESMENTEYOGA2019. PROFESSOR LUIGI SIMPLESMENTEYOGA2019 PROFESSOR LUIGI luigiturisco@hotmail.com QUIZ QUAL É O PRIMEIRO ÓRGÃO QUE DA ORIGEM A TODOS OS OUTROS? O CORAÇÃO ABRA O SEU CORAÇĀO O CÉREBRO ALINHANDO CORPO E MENTE INTRODUÇÃO Para

Leia mais

MANUAL DO LIAN GONG. Apenas 12 minutos por dia

MANUAL DO LIAN GONG. Apenas 12 minutos por dia MANUAL DO LIAN GONG Lian Gong, ginástica chinesa criada há mais de 40 anos, faz bem para o corpo e para a saúde. A ginástica Lian Gong (pronuncia-se "liam cum") foi desenvolvida na China, pelo Dr. Zhuang

Leia mais

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer.

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Séries diárias: quarto mês Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Isso vai melhorar a circulação

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA

MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA A ergonomia é o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas. Curiosidade! O termo ergonomia tem origem

Leia mais

Ergonomia para Professores, com cuidados preventivos para LER/DORT

Ergonomia para Professores, com cuidados preventivos para LER/DORT Ergonomia para Professores, com cuidados preventivos para LER/DORT Fernanda Ferreira Fagundes Maria de Fátima Alves de Oliveira 2016 Referências ASSUNÇÃO, A. A.; VILELA, L. V. Lesões Por Esforços Repetitivos:

Leia mais

Educação para a Saúde

Educação para a Saúde Educação para a Saúde Exercícios Laborais Setembro de 2006 Raquel Faria Araújo de Oliveira Ergonomista e Educadora física Saúde Segundo a Organização Mundial de Saúde: Saúde é um estado de completo bem-estar

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 a Atividade Física 2013.indd 1 09/03/15 16 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física

Leia mais

Escrito por Isabel Amaral Domingo, 12 Outubro :49 - Actualizado em Sábado, 29 Novembro :46

Escrito por Isabel Amaral Domingo, 12 Outubro :49 - Actualizado em Sábado, 29 Novembro :46 Após um AVC, a sensibilidade e o controlo dos movimentos do doente encontram-se muitas vezes diminuídos. Por isso, é muito importante ter cuidado com a posição em que se põem, pois podem não ser capazes

Leia mais

A importância da postura

A importância da postura Postura A importância da postura Uma das recomendações mais ouvidas na infância é olha a postura!. A advertência serve para homens e mulheres e é muito mais séria do que apenas um cuidado com a boa aparência.

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT Alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja,

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO PARA UMA CONSCIÊNCIA CORPORAL. Distribuição Interna

CONTRIBUIÇÃO PARA UMA CONSCIÊNCIA CORPORAL. Distribuição Interna CONTRIBUIÇÃO PARA UMA CONSCIÊNCIA CORPORAL Distribuição Interna ÍNDICE Apresentação 3 O que é Lesão por esforço repetitivo (LER)? 4 Prevenção 5 Dicas para evitar lesões 6 Exercícios 8 Ginástica Laboral

Leia mais

ERROS. + comuns. durante a execução de exercícios de Pilates

ERROS. + comuns. durante a execução de exercícios de Pilates 10 ERROS + comuns durante a execução de exercícios de Pilates Este e-book é uma produção do Grupo VOLL Pilates. O QUE É VOLL PILATES? A VOLL Pilates é um grupo de empresas focado na formação, na capacitação

Leia mais

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer.

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Séries diárias: terceiro mês Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Isso vai melhorar a circulação

Leia mais

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa?

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento À medida que a idade avança há diminuição da visão, da audição, da força muscular, do tempo de reação e do equilíbrio, o que afeta

Leia mais

Alma Sana in Corpo Sano. A Ginástica Laboral nas Organizações Positivas

Alma Sana in Corpo Sano. A Ginástica Laboral nas Organizações Positivas Alma Sana in Corpo Sano A Ginástica Laboral nas Organizações Positivas Ginástica Laboral Porquê a Ginástica Laboral numa organização positiva? Lesões Músculo-Esqueléticas Ligadas ao Trabalho; Stress Ocupacional;

Leia mais

Como identificar as LER/DORT

Como identificar as LER/DORT O que são as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)? São doenças graves originadas do uso excessivo ou inadequado do sistema que agrupa nervos,

Leia mais

Habilidades manuais e a importância do reforço muscular

Habilidades manuais e a importância do reforço muscular Habilidades manuais e a importância do reforço muscular Sumário: Introdução... 02 Habilidades manuais e reforço muscular... 03 Região cervical... 04 Ombros... 05 Punhos... 06 Bíceps e Tríceps... 07 Eretores

Leia mais

Termo ergonomia. Ergonomia 25/04/2012. Palavra de origem grega. Ergo Trabalho. Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA

Termo ergonomia. Ergonomia 25/04/2012. Palavra de origem grega. Ergo Trabalho. Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA Termo ergonomia Ergonomia Palavra de origem grega Ergo Trabalho LILIANE GRAÇA SANTANA CEREST-ES Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA É o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas

Leia mais

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I Conceitos As atividades corporais envolvem pelas suas características conceitos fundamentais para a área da Educação Física:

Leia mais

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Atividade Física

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Atividade Física A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Atividade Física Atividade física Uma vida mais ativa faz você se sentir melhor e mais saudável em qualquer idade. O segredo para isso é encontrar

Leia mais

Formação treinadores AFA

Formação treinadores AFA Preparação específica para a atividade (física e mental) Equilíbrio entre treino e repouso Uso de equipamento adequado à modalidade (ex: equipamento, calçado, proteções) E LONGEVIDADE DO ATLETA Respeito

Leia mais

ERGONOMIA. Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho

ERGONOMIA. Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho ERGONOMIA Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho CONCEITO DE ERGONOMIA ERGONOMIA ERGO (Trabalho) + NOMOS (Leis) ERGONOMIA É o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento

Leia mais

O Yoga é para todos.

O Yoga é para todos. O Yoga é para todos. A proposta básica do Yoga é preservar o valor integral do ser humano. O Yoga pode ser aplicado para pessoas em quaisquer condições, porém cuidados especiais se fazem necessários para

Leia mais

Computadores e Sociedade Aula IX: Doenças

Computadores e Sociedade Aula IX: Doenças Computadores e Sociedade Aula IX: Doenças Elverton Fazzion 2017/01 Doença profissional x Doença do trabalho Doença profissional assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar

Leia mais

ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO

ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO Conjunto dos conhecimentos científicos relativos ao homem e necessário a concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo

Leia mais

Unidade IV Os seres vivos e o meio ambiente.

Unidade IV Os seres vivos e o meio ambiente. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade IV Os seres vivos e o meio ambiente. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL

Leia mais

Exercícios para uma vida saudável

Exercícios para uma vida saudável Exercícios para uma vida saudável Exercícios para uma vida saudável A falta de atividade física associada a maus hábitos de vida, como alimentação inadequada, estresse, tabagismo, entre outros, é o caminho

Leia mais

PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS

PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA RESUMO PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS GRAZIELE ALVES DIAS 1 LIA T. HOFFMANN 2 O Projeto de Ginástica Laboral Para os Servidores da Prefeitura Municipal

Leia mais

Estresse. Saiba identifi car o excesso de preocupação e nervosismo.

Estresse. Saiba identifi car o excesso de preocupação e nervosismo. Estresse Saiba identifi car o excesso de preocupação e nervosismo. EsTREssE O estresse é uma reação física e mental diante de estímulos que podem ser positivos ou negativos. As pessoas não reagem da mesma

Leia mais

6 de Abril - Dia Mundial Da Atividade Física

6 de Abril - Dia Mundial Da Atividade Física O QUE É A ATIVIDADE FÍSICA? Qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. Uma prática fundamental para melhorar a saúde física e mental das pessoas e que

Leia mais

Prevenção da Artrose e Osteoporose. Prof. Avelino Buongermino CREFITO-3/6853-F

Prevenção da Artrose e Osteoporose. Prof. Avelino Buongermino CREFITO-3/6853-F Prevenção da Artrose e Osteoporose Prof. Avelino Buongermino CREFITO-3/6853-F Envelhecimento Aumento do número de idosos na população melhor expectativa de vida Política visando a promoção da saúde e melhoria

Leia mais

AVALIAÇÃO POSTURAL O QUE É UMA AVALIAÇÃO POSTURAL? 16/09/2014

AVALIAÇÃO POSTURAL O QUE É UMA AVALIAÇÃO POSTURAL? 16/09/2014 AVALIAÇÃO POSTURAL O QUE É UMA AVALIAÇÃO POSTURAL? A AVALIAÇÃO POSTURAL CONSISTE EM DETERMINAR E REGISTRAR SE POSSÍVEL ATRAVÉS DE FOTOS, OS DESVIOS OU ATITUDES POSTURAIS DOS INDIVÍDUOS, ONDE O MESMO É

Leia mais

Amplitude de Movimento. Amplitude de Movimento. Tipos de ADM 27/2/2012

Amplitude de Movimento. Amplitude de Movimento. Tipos de ADM 27/2/2012 Amplitude de Movimento Amplitude de Movimento Professora: Christiane Riedi Daniel É o movimento completo de uma articulação ADM completa depende de: ADM Articular termos como flexão, extensão... goniometria

Leia mais

Cinesiologia. Aula 2

Cinesiologia. Aula 2 Cinesiologia Aula 2 Graus de Liberdades de Movimentos São classificados pelo número de planos nos quais se movem os segmentos ou com o número de eixos primários que possuem Um grau de liberdade (uniaxial)

Leia mais

FACULDADE. Projeto de Extensão CA LABORAL NA FEAP. Profª Patricia Bassan De Oliveira Barbosaa. Profº Coordenador Gleydson Percegoni Thurler Mendonça

FACULDADE. Projeto de Extensão CA LABORAL NA FEAP. Profª Patricia Bassan De Oliveira Barbosaa. Profº Coordenador Gleydson Percegoni Thurler Mendonça FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ARCHIMEDES THEODORO O Projeto de Extensão GINÁSTIC CA LABORAL NA FEAP Profª Patricia Bassan De Oliveira Barbosaa Profº Coordenador Gleydson Percegoni Thurler Mendonça Projeto:

Leia mais

CURSOS LIVRES Ballet e Ballet Baby. Futebol O futebol desenvolve: Taekwondo

CURSOS LIVRES Ballet e Ballet Baby. Futebol O futebol desenvolve: Taekwondo CURSOS LIVRES 2019 Ballet e Ballet Baby O ballet clássico consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos. São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco por meio de exercícios

Leia mais

Exercício Físico e a sua Saúde

Exercício Físico e a sua Saúde DISCIPLINA: Educação Física CARGA HORÁRIA: 40hs PROFESSOR(A): Paulo Fernando Mesquita Junior paulo.junior@santarosa.ifc.edu.br Exercício Físico e a sua Saúde Você vai entender durante este material, como

Leia mais

AVALIAÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL

AVALIAÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL AVALIAÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL COLUNA CERVICAL FUNÇÕES: Suporte e estabilidade à cabeça Dar mobilidade à cabeça Abrigar, conduzir e proteger a medula espinhal e a artéria vertebral INSPEÇÃO Postura Global

Leia mais

Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso. Prof. Dra. Bruna Oneda

Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso. Prof. Dra. Bruna Oneda Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso Prof. Dra. Bruna Oneda Exercícios Físicos Estimular de maneira equilibrada todos os sistemas corporais. Trabalhar postura, equilíbrio

Leia mais

QUE PODEM MELHORAR A DOR NA COLUNA LOMBAR COM ÉRIKA BATISTA

QUE PODEM MELHORAR A DOR NA COLUNA LOMBAR COM ÉRIKA BATISTA 10 EXERCÍCIOS DE PILATES QUE PODEM MELHORAR A DOR NA COLUNA LOMBAR COM ÉRIKA BATISTA introdução A Fisioterapeuta, mestre em reabilitação, selecionou 10 exercícios do Método Pilates que podem melhorar -

Leia mais

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Anexo III Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Mobilização da articulação do ombro 1 Objectivos: Aumentar a amplitude da mobilização dos ombros e parte superior Modo de execução: na posição

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 82 Aula U.D. Nº: 4 de 6 Instalações: Pavilhão Data: 21-05-2010 Hora: 9h20m Duração: 35 minutos Unidade Didáctica: Ginástica

Leia mais

Distúrbios da postura e da marcha no idoso

Distúrbios da postura e da marcha no idoso Distúrbios da postura e da marcha no idoso DISTÚRBIOS DA POSTURA E DA MARCHA NO ENVELHECIMENTO DISTÚRBIOS DA POSTURA E DA MARCHA NO ENVELHECIMENTO CONTROLE DO EQUILÍBRIO CORPORAL DEPENDE DA INTEGRIDADE

Leia mais

A Educação Física e os fatores que implicam na aprendizagem

A Educação Física e os fatores que implicam na aprendizagem Congregação das Filhas do Amor Divino Colégio Nossa Senhora das Neves Natal/ RN. Serviço de educação física ALUNOS DE 6º / 7º / 8º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A Educação Física e os fatores que implicam

Leia mais

Bem estar e produtividade no trabalho

Bem estar e produtividade no trabalho Bem estar e produtividade no trabalho Camila Greco Müller dos Santos Fisioterapeuta Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Especialista em osteopatia, terapia manual e biomecânica clínica O bem-estar

Leia mais

Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso. Prof. Dra. Bruna Oneda

Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso. Prof. Dra. Bruna Oneda Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso Prof. Dra. Bruna Oneda Exercícios Físicos Estimular de maneira equilibrada todos os sistemas corporais. Trabalhar postura, equilíbrio

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 2 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes.

Leia mais

Recomendações e orientações para a prática de exercícios. Prof. Dra. Bruna Oneda

Recomendações e orientações para a prática de exercícios. Prof. Dra. Bruna Oneda Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso Prof. Dra. Bruna Oneda Exercícios Físicos Estimular equilibradamente todos os sistemas corporais. Trabalhar postura, equilíbrio

Leia mais

2Utilização de. computadores, tablets e telemóveis. Adote uma postura adequada. Trabalha com um computador?

2Utilização de. computadores, tablets e telemóveis. Adote uma postura adequada. Trabalha com um computador? 2Utilização de computadores, tablets e telemóveis Trabalha com um computador? Caso trabalhe com um computador e, em particular, esteja mais de 4 horas por dia ou 20 horas por semana em frente a estes equipamentos,

Leia mais

Guia interativo. Controle sua dor

Guia interativo. Controle sua dor Guia interativo Controle sua dor Dor de cabeça crônica A dor de cabeça, também conhecida como cefaleia, é um sintoma que pode acontecer com todas as pessoas, independente de idade, classe social ou gênero.

Leia mais

CADEIAS MUSCULARES E AVALIAÇÃO POSTURAL

CADEIAS MUSCULARES E AVALIAÇÃO POSTURAL CADEIAS MUSCULARES E AVALIAÇÃO POSTURAL Françoise Mézières - supremacia do tônus muscular da cadeia posterior em função da necessidade de sustentação Herman Kabat Movimentos em espirais para levar ao completo

Leia mais

ERGONOMIA. Prof.ª Rosana Abbud

ERGONOMIA. Prof.ª Rosana Abbud ERGONOMIA Prof.ª Rosana Abbud ERGONOMIA CIÊNCIA QUE ESTUDA A ADAPTAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO AO HOMEM, BEM COMO A FORMA DAS FERRAMENTAS DE ACORDO COM A SUA FUNÇÃO. EXEMPLOS FORMATO DE TALHERES E ESCOVAS

Leia mais

Dicas de prevenção para Hérnia de Disco

Dicas de prevenção para Hérnia de Disco Dicas de prevenção para Hérnia de Disco Apresentação Olá, esse conteúdo é a realização de uma parceria entre a Cefig e a Fisioterapia Integrativa. Nesse E-book vamos abordar algumas dicas para prevenção

Leia mais

SAÚDE DO TRABALHADOR - LER. Nome: Silvia Kelly Leão Silva de Freitas Gilvan Carvalho Barbosa

SAÚDE DO TRABALHADOR - LER. Nome: Silvia Kelly Leão Silva de Freitas Gilvan Carvalho Barbosa SAÚDE DO TRABALHADOR - LER Nome: Silvia Kelly Leão Silva de Freitas Gilvan Carvalho Barbosa Este trabalho tem por objetivo trazer mais conhecimento sobre uma patologia que aflige muitas pessoas atualmente

Leia mais

ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL PARA O MOTORISTA

ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL PARA O MOTORISTA adastre-se no lube Gigantes ercedes-benz e tenha novidades sempre perto de você. Global Training. The finest automotive learning www.clubegigantesmb.com.br Fique por dentro de treinamentos, concursos,

Leia mais

PLANOS E EIXOS E NOMECLATURA DOS MOVIMENTOS HUMANOS. RESUMO: o objetivo deste artigo é revisar a descrição dos planos de movimento e sua

PLANOS E EIXOS E NOMECLATURA DOS MOVIMENTOS HUMANOS. RESUMO: o objetivo deste artigo é revisar a descrição dos planos de movimento e sua PLANOS E EIXOS E NOMECLATURA DOS MOVIMENTOS HUMANOS Ana Júlia Cunha Brito * Orientador: Nelson Higino ** RESUMO: o objetivo deste artigo é revisar a descrição dos planos de movimento e sua nomenclatura

Leia mais

Crianças e Adolescentes Serviço de Fisiatria e Reabilitação

Crianças e Adolescentes Serviço de Fisiatria e Reabilitação Exercícios para Crianças e Adolescentes Serviço de Fisiatria e Reabilitação Este manual foi elaborado com a colaboração de: prof. Antônio Cardoso dos Santos, Marcio Roberto Martini, Rosane Maria Nery e

Leia mais

Programa Ciclo III Biomecânica Postura e Movimento

Programa Ciclo III Biomecânica Postura e Movimento Avaliação dos aspectos posturas, aplicação de exercícios, prevenção de lesões ligadas ao movimento e reeducação do gesto. Módulo I: Bacia e Membros Inferiores - fisiologia dentro das cadeias musculares

Leia mais

BE066 Fisiologia do Exercício. Prof. Sergio Gregorio da Silva. É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular

BE066 Fisiologia do Exercício. Prof. Sergio Gregorio da Silva. É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular BE066 Fisiologia do Exercício Flexibilidade Prof. Sergio Gregorio da Silva Flexibilidade É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular É altamente adaptável e é! aumentada

Leia mais

Educação Física 1ºs anos CAPACIDADES FÍSICAS

Educação Física 1ºs anos CAPACIDADES FÍSICAS Educação Física 1ºs anos CAPACIDADES FÍSICAS Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis

Leia mais

Ricardo Yabumoto Curitiba, 26 de Marco de 2007

Ricardo Yabumoto Curitiba, 26 de Marco de 2007 REABILITACAO DO OMBRO Ricardo Yabumoto Curitiba, 26 de Marco de 2007 SINDROME IMPACTO-FASE I 2-4 SEMANAS: fase I 1. Objetivo = melhorar mobilidade GU 2. Crioterapia = 20min 4/5X dia 3. Cinesioterapia 4.

Leia mais

informativo Tabocas aparece na revista Viver Brasil Dia Nacional de Combate ao Fumo Principal Saúde Carreira Aconteceu

informativo Tabocas aparece na revista Viver Brasil Dia Nacional de Combate ao Fumo Principal Saúde Carreira Aconteceu 30ª Edição Sexta-feira 6 de setembro de 2013 informativo Principal Tabocas aparece na revista Viver Brasil Empresa é fonte de matéria da publicação mineira sobre o grande potencial energético do Estado,

Leia mais

Ginástica Laboral: Um conceito ainda não formalizado por diversas companhias

Ginástica Laboral: Um conceito ainda não formalizado por diversas companhias Ginástica Laboral: Um conceito ainda não formalizado por diversas companhias Jéssica Frübel (Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha) jessica.frubel@hotmail.com Prof Esp. Nédio Antonio Andreolli (Faculdade

Leia mais

Ergonomia. Prof. Izonel Fajardo

Ergonomia. Prof. Izonel Fajardo Ergonomia Prof. Izonel Fajardo Ergonomia Biomecânica II Biomecânica Ocupacional II Biomecânica ocupacional Estuda os movimentos corporais e as forças relacionadas ao trabalho; Preocupa-se com a interação

Leia mais

MANUAL DE EXERCÍCIOS PARA PACIENTES EM TRATAMENTO COM TOXINA BOTULÍNICA

MANUAL DE EXERCÍCIOS PARA PACIENTES EM TRATAMENTO COM TOXINA BOTULÍNICA MANUAL DE EXERCÍCIOS PARA PACIENTES EM Por quê fazer exercícios? Porquê você recebeu um medicamento que age nos músculos, tornando-os mais relaxados, no entanto, se não houver a prática de exercícios físicos

Leia mais

ACAMPAMENTO REGIONAL EXERCÍCIOS PARA AQUECIMENTO E PREVENÇÃO DE LESÕES (ALONGAMENTO DINÂMICO ESTABILIZAÇÃO ATIVAÇÃO MUSCULAR)

ACAMPAMENTO REGIONAL EXERCÍCIOS PARA AQUECIMENTO E PREVENÇÃO DE LESÕES (ALONGAMENTO DINÂMICO ESTABILIZAÇÃO ATIVAÇÃO MUSCULAR) ACAMPAMENTO REGIONAL EXERCÍCIOS PARA AQUECIMENTO E PREVENÇÃO DE LESÕES (ALONGAMENTO DINÂMICO ESTABILIZAÇÃO ATIVAÇÃO MUSCULAR) Puxar uma perna para o tronco 1 - Alongamento da região posterior da coxa:

Leia mais

30 motivos para fazer musculação

30 motivos para fazer musculação Segundo pesquisas, a musculação traz grandes benefícios tanto para a estética quanto para a qualidade de vida, mas não se esqueça de consultar seu médico antes de começar a se exercitar, são eles: 1 -

Leia mais

Cinesiologia. Cinesio = movimento Logia = estudo. Cinesiologia = estudo do movimento

Cinesiologia. Cinesio = movimento Logia = estudo. Cinesiologia = estudo do movimento Cinesiologia Cinesio = movimento Logia = estudo Cinesiologia = estudo do movimento Cinesiologia Movimento: mudança de local, posição ou postura com relação a algum ponto do ambiente. Estudo do movimento

Leia mais

Benefícios gerais da actividade física

Benefícios gerais da actividade física Organização e Desenvolvimento Desportivo 2010/2011 Carmen Pereira Benefícios gerais da actividade física Introdução Benefícios gerais da actividade física Um dos principais aspectos que aumentou consideravelmente

Leia mais

Parques Desportivos Saudáveis, acessíveis a toda a população. O conceito "Desporto para Todos" finalmente concretizado!

Parques Desportivos Saudáveis, acessíveis a toda a população. O conceito Desporto para Todos finalmente concretizado! Parques Desportivos Saudáveis, acessíveis a toda a população. O conceito "Desporto para Todos" finalmente concretizado! Pag. 1 de 9 Centro Empresarial Ral 2 - Pav. M 2709-503 Terrugem - Sintra Tel.: 21

Leia mais

ATENÇÃO PLENA PARA PRODUZIR MAIS E VIVER MELHOR

ATENÇÃO PLENA PARA PRODUZIR MAIS E VIVER MELHOR CAFÉ COM INFORMAÇÃO ATENÇÃO PLENA PARA PRODUZIR MAIS E VIVER MELHOR PSICÓLOGA VIVIAN KRATZ CRP 07/27822 NOVEMBRO 2017 Mindfulness Mindfulness = Atenção Plena Prática Estado mental Forma de ver e viver

Leia mais

Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo.

Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo. MASSAGEM RELAXANTE Universidade do Sul de Santa Catarina Curso de Cosmetologia e Estética Unidade de Aprendizagem: Técnicas de Massagem Terapêutica Prof.ª Daniella Koch de Carvalho MASSAGEM RELAXANTE A

Leia mais

Exercícios para a cervicalgia

Exercícios para a cervicalgia Exercícios para a cervicalgia Pode efetuar este conjunto de exercícios em casa, se tal for indicado pelo seu médico. É aconselhável realizá-los pelo menos 3 dias por semana. FORTALECIMENTO Para fortalecer

Leia mais

1Manipulação. manual de cargas. Uma carga com um peso superior a 3 kg pode constituir um risco para as costas. Quanto peso posso levantar?

1Manipulação. manual de cargas. Uma carga com um peso superior a 3 kg pode constituir um risco para as costas. Quanto peso posso levantar? A manipulação é, em muitos casos, a causa de fadiga física e lesões. Algumas ocorrem imediatamente; outras devido à acumulação de pequenos traumatismos aparentemente sem importância. De qualquer modo,

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 79 e 80 Aula U.D. Nº: 1 e 2 de 6 Instalações: Pavilhão Data: 11-5-2010 Hora: 10h 20m Duração: 75 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

Lombalgia Posição do problema Fernando Gonçalves Amaral

Lombalgia Posição do problema Fernando Gonçalves Amaral Lombalgia Posição do problema Fernando Gonçalves Amaral Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFRGS Riscos associados à manutenção manual Músculo-esqueléticos Lombares Membro superior Riscos

Leia mais

Lesões por Esforços Repetitivos, também conhecidas como L. T. C. - Lesões por Traumas Cumulativos são inflamações dos tendões, músculos, nervos e ligamentos, de origem ocupacional, que acometem principalmente

Leia mais

Entenda sua ansiedade. Novembro

Entenda sua ansiedade. Novembro Entenda sua ansiedade Novembro 2016 http://mizuji.com Por que "entender ansiedade"? Palavra da moda Mais popular que "estresse" A importância de entender o que é ansiedade ansiedade não é "o" problema

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO

A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO Claudiomar Antonio Vieira 1 Everton Paulo Roman 2 RESUMO O presente estudo teve o objetivo de realizar uma contextualização teórica em relação a importância

Leia mais

Christiane Rosane Barros Fróz TURMA E Djalma de Jesus Pinheiro TURMA E

Christiane Rosane Barros Fróz TURMA E Djalma de Jesus Pinheiro TURMA E CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE SAÚDE OCUPACIONAL NOS SERVIDORES DO HOSPITAL MUNICIPAL DJALMA MARQUES Christiane

Leia mais

DESVIOS POSTURAIS. 1. LORDOSE CERVICAL = Acentuação da concavidade da coluna cervical. - Hipertrofia da musculatura posterior do pescoço

DESVIOS POSTURAIS. 1. LORDOSE CERVICAL = Acentuação da concavidade da coluna cervical. - Hipertrofia da musculatura posterior do pescoço DESVIOS POSTURAIS 1. LORDOSE CERVICAL = Acentuação da concavidade da coluna cervical. CAUSA: - Hipertrofia da musculatura posterior do pescoço CORREÇÃO: - Fortalecimento da musculatura anterior do pescoço

Leia mais

GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL

GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL Pensando em aumentar a qualidade de vida de seus clientes e incluir hábitos saudáveis na sua rotina, a Unimed Porto Alegre separou uma série de exercícios para ajudar a cuidar

Leia mais

VIVER BEM SEU RAMIRO JARBAS E AS DOENÇAS CEREBROVASCULARES DOENÇAS CEREBROVASCULARES

VIVER BEM SEU RAMIRO JARBAS E AS DOENÇAS CEREBROVASCULARES DOENÇAS CEREBROVASCULARES 1 VIVER BEM SEU RAMIRO JARBAS E AS DOENÇAS CEREBROVASCULARES DOENÇAS CEREBROVASCULARES 2 3 Conheça o seu Ramiro Jarbas. Ele já se aposentou e sua vida não é mais tão agitada como antes. Hoje, suas maiores

Leia mais

Existem infinitas possibilidades em você para viver sem dor, e, mais de 1000 Movimentos Inteligentes para te ajudar de forma simples e natural.

Existem infinitas possibilidades em você para viver sem dor, e, mais de 1000 Movimentos Inteligentes para te ajudar de forma simples e natural. O 2ºWorkshop Online Liberte Sua Coluna tem o objetivo de despertar a sua percepção para a Autocura porque o seu corpo é PERFEITO e trabalha ininterruptamente por sua Saúde Integral. Existem infinitas possibilidades

Leia mais

A Savita apresenta um conceito inovador em reeducação corporal no Recife.

A Savita apresenta um conceito inovador em reeducação corporal no Recife. A Savita apresenta um conceito inovador em reeducação corporal no Recife. Contamos com uma equipe de especialistas em Fisioterapia e Educação Física sob a coordenação técnica da fisioterapeuta Fátima Tedim,

Leia mais

CENSO PARA DETECÇÃO DE DESCONFORTO EM MEMBROS SUPERIORES Autor: Hudson de Araújo Couto Versão Julho de 2004

CENSO PARA DETECÇÃO DE DESCONFORTO EM MEMBROS SUPERIORES Autor: Hudson de Araújo Couto Versão Julho de 2004 1 CENSO PARA DETECÇÃO DE DESCONFORTO EM MEMBROS SUPERIORES Autor: Hudson de Araújo Couto Versão Julho de 2004 1- Você sente atualmente algum desconforto nos membros superiores ou coluna relacionado ao

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007

EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007 ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DOENTES DE PARKINSON SERVIÇO DE FISIOTERAPIA EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007 Regras Básicas: Encontrar um local tranquilo para o treino. Não se esqueça que o alongamento

Leia mais

Ginástica Laboral: prevenção a problemas

Ginástica Laboral: prevenção a problemas Ginástica Laboral Ginástica Laboral: prevenção a problemas Depois de um dia de trabalho é comum às pessoas sentirem dores musculares decorrentes de uma rotina estressante, que podem indicar apenas fadiga

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XIX Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

TODOS OS TEMAS BUSCAM RELACIONAR O TRABALHO COM OS DIVERSOS DOMÍNIOS DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA, TRAZENDO RELATOS E SITUAÇÕES QUE DEMONSTRAM COMO

TODOS OS TEMAS BUSCAM RELACIONAR O TRABALHO COM OS DIVERSOS DOMÍNIOS DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA, TRAZENDO RELATOS E SITUAÇÕES QUE DEMONSTRAM COMO TODOS OS TEMAS BUSCAM RELACIONAR O TRABALHO COM OS DIVERSOS DOMÍNIOS DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA, TRAZENDO RELATOS E SITUAÇÕES QUE DEMONSTRAM COMO PODEMOS CONCILIAR AS DUAS SITUAÇÕES E VIVERMOS MELHOR!

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ATIVIDADE FÍSICA X EXERCÍCIO FÍSICO Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelo músculo esquelético que resulte em um pequeno aumento calórico acima do repouso,

Leia mais

DESPORTO E SAÚDE. Um encontro com Adultos do processo RVCC

DESPORTO E SAÚDE. Um encontro com Adultos do processo RVCC ESCOLA SECUNDÁRIA CACILHAS-TEJO GRUPO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DESPORTO E SAÚDE Um encontro com Adultos do processo RVCC 17/11/2011 . SAÚDE EDUCAÇÃO ESPECTÁCULO TURISMO DESPORTO CIÊNCIA ECONOMIA INDÚSTRIA SAÚDE

Leia mais

Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta

Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta 24 de Março de 2018 SIMBOLISMO Desporto e lazer Convívio Hidroterapia (do grego) Hydor (água) Therapeia (curar) HIDROTERAPIA

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA AMIGA DO PEITO

ATIVIDADE FÍSICA AMIGA DO PEITO ATIVIDADE FÍSICA AMIGA DO PEITO Elaboração: Maria Clara Noman de Alencar Colaboração: Equipe Tele-educação da Rede de Teleassistência de Minas Gerais SUMÁRIO Introdução -------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Semiologia Reumatológica em Crianças

Semiologia Reumatológica em Crianças Semiologia Reumatológica em Crianças PGALS - Exame de triagem básica para problemas musculoesqueléticos em crianças na idade escolar, modificado Traduzido e adaptado de "pgals A SCREENING EXAMINATION OF

Leia mais

Trabalhe por si. Promoção da Saúde no Trabalho Pela sua Segurança e Conforto

Trabalhe por si. Promoção da Saúde no Trabalho Pela sua Segurança e Conforto Trabalhe por si Promoção da Saúde no Trabalho Pela sua Segurança e Conforto As doenças relacionadas com o trabalho estão associadas com situações de repetitividade, aplicação de força e adoção de posições

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 81 Aula U.D. Nº: 3 de 6 Instalações: Pavilhão Data: 14-05-2010 Hora: 9h20m Duração: 35 minutos Unidade Didáctica: Ginástica

Leia mais

LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR?

LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR? LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR? O bodybuilding ou fisiculturismo, como é mais conhecido no Brasil, é um esporte que tem crescido e ganhado muitos fãs e adeptos. Com o aumento

Leia mais

Técnicas de Relaxamento

Técnicas de Relaxamento www.young-dementia-guide.pt Cuidar de Si Técnicas de Relaxamento Portugal 2017 2/6 Indíce 1 -...3 2 - Exercícios para os ombros e pescoço...3 3 - Viagem imaginária para um lugar de relaxamento...4 3/6

Leia mais

LOMBALGIA E PILATES, UMA BOA PARCERIA?

LOMBALGIA E PILATES, UMA BOA PARCERIA? LOMBALGIA E PILATES, UMA BOA PARCERIA? Prof a. M a. Ticiane M. F. da Cruz Laboratório de movimento humano e esporte-unimep Laboratório de estudos do movimento LEM HCFMUSP Método Pilates: uma nova abordagem

Leia mais