UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES INSTITUTO A VEZ DO MESTRE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EMPRESA VIRTUAL DE TURISMO: PROPOSTA DE ESCOPO DO PROJETO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES INSTITUTO A VEZ DO MESTRE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EMPRESA VIRTUAL DE TURISMO: PROPOSTA DE ESCOPO DO PROJETO"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES INSTITUTO A VEZ DO MESTRE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EMPRESA VIRTUAL DE TURISMO: PROPOSTA DE ESCOPO DO PROJETO Prof. Luiz Claudio Lopes Alves Rio de Janeiro 2010

2 2 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE EMPRESA VIRTUAL DE TURISMO: PROPOSTA DE ESCOPO DO PROJETO OBJETIVOS: Esta publicação atende a elaboração de Um escopo de projeto visando às etapas do gerenciamento de Projetos necessária para a implantação deste. Por: JULIANA CAMPOS LOPES

3 3 AGRADECIMENTOS A todos aqueles que contribuíram para realização deste trabalho, principalmente meu namorado Rodrigo Rocha e meu irmão João Paulo Campos, que colaboraram bastante para conclusão desse projeto.

4 4 DEDICATÓRIA Dedico essa monografia a minha mãe Márcia, que tanto colaborou para o término do meu trabalho. Também a Rodrigo Rocha meu namorado, pela força que me trouxe.

5 5 RESUMO Nos dias atuais o mercado se encontra cada vez mais competitivo e dinâmico. Isso é decorrente de um mundo globalizado, sendo a internet uma das maiores influências, contribuindo de forma notável na economia da grande maioria dos países. Para conseguir suprir às novas demandas observando o contexto de globalização, no qual está imersa, a criação de uma empresa virtual de turismo, buscando capacitar uma maior clientela, aumentando-se a receita e diminuindo os custos. Através do compartilhamento de recursos, tecnologia, informação e mercado, a empresa virtual conseguirá obter a rapidez e flexibilidade requerida pelo mercado, viabilizando competir nas novas oportunidades a partir desses novos arranjos.

6 6 METODOLOGIA A metodologia de pesquisa adotada para a elaboração do presente trabalho será um levantamento bibliográfico, seguido de artigos pesquisados na internet. Com isso foram utilizados os seguintes procedimentos no processo de pesquisa desse trabalho. Levantamento bibliográfico realizado através de pesquisa de autores e especialistas no tema abordado. E o uso da internet para pesquisa, com artigos variados e de bom conteúdo para evolução do trabalho. Podemos dizer que esse trabalho sobre Empresa Virtual de Turismo equaciona um tema de grande importância. Rapidamente pude perceber que as empresas virtuais é um campo muito mais vasto e atraente do que inicialmente imaginava. Talvez pelo simples motivo da minha vida profissional se passar numa empresa real tornando mais aliciante o estudo em torno das empresas virtuais. Porque a empresa virtual é exatamente o que as empresas reais têm de melhor para oferecer e funcionar, tentando subalternizar os seus vícios de funcionamento. A proposta dessa monografia é tornar a empresa virtual de turismo uma empresa independente, com diferentes funções e atribuições, ligadas por uma rede de comunicações, e que partilham competências técnicas para atender a novos mercados. A empresa virtual de turismo apenas existirá para satisfazer o objetivo a que se propõe.

7 7 SUMÁRIO Introdução 8 Capitulo I Origem de uma Empresa Virtual 10 Capitulo II Gerenciamento de Projetos 18 Capitulo III Proposta de Empresa Virtual de Turismo 27 Conclusão 43 Índice 46 Índice de Figuras 47

8 8 INTRODUÇÃO Ao falarmos sobre empresa virtual, deve-se, primeiramente, saber o conceito do que é virtual, bem como saber a origem de uma empresa virtual, que ocorre no século XXI, mudando assim o conceito de empresa que tínhamos. Além faremos uma breve análise sobre o surgimento desse tipo de empresa no Brasil, verificando o seu real funcionamento no país. Abordaremos ainda, os efeitos benéficos existentes, a confiabilidade deste meio de comunicação na visão do cliente internauta, e a importância das áreas de gerenciamento que teremos para poder manter a empresa virtual sadia, suas principais vantagens a capacidade de trabalhar sem possuir um local físico de trabalho, diminuindo a mão- de obra, aumentando-se assim os ganhos, e diminuindo custo. Destacaremos também as desvantagens deste tipo de empresa, onde podemos destacar a segurança do site, como uma das principais. Como este tipo de empresa atua nas áreas de informação, negócios e entretenimentos de seus clientes, mas possui déficit de conhecimento especializado em relação a gestão de empresa virtual de turismo, por essa razão abordaremos alguns destes pontos. No segundo capitulo dessa monografia abordaremos sobre o Gerenciamento de Projetos, demonstrando o seu conceito, bem como a metodologia PMI aplicada, suas áreas conhecimentos, enfim o processo de um gerenciamento de projetos, baseado no PMBOK. Neste capitulo, descreveremos sobre o gerenciamento de escopo, considerado como um subconjunto do gerenciamento de projetos e abrange os processos requeridos para assegurar que o projeto inclua todo o trabalho necessário para que o projeto seja bem sucedido.

9 9 Iremos falar ainda, a respeito da gestão comunicativa em projetos que é um subconjunto do gerenciamento de projetos que inclui os processos necessários apropriado das informações do projeto. Concluiremos a monografia com o terceiro capitulo, mostrando os passos de uma proposta de escopo do projeto voltada para a Empresa Virtual de Turismo. Buscando com essas informações, mostrar que realmente é possível desenvolver uma empresa virtual de turismo, sem precisar disponibilizar de muito capital, conquistando a confiabilidade do publico alvo.

10 10 CAPITULO I ORIGEM DE UMA EMPRESA VIRTUAL 1.1 Conceito Primeiramente deve-se saber que o conceito de algo virtual surgiu em no início da década de 70, e que tratava de dar uma nova visão à memória de computadores, até então restrita às suas limitações físicas. Com o surgimento da memória virtual, os engenheiros de software passaram a ter em seus dados uma liberdade maior e individualizada, isso porque, criava-se uma visão lógica dos espaços disponíveis, sem que as limitações físicas e reais formassem um empecilho a formulações mais complexas. Em virtude disto, a empresa virtual aparece como o modelo da corporação do século XXI, uma radical mudança dos conceitos clássicos de organização e divisão do trabalho, diminuindo os custos e aumentando a rentabilidade dos empresários. As empresas virtuais parecem ser o modelo do século XXI, e vão exigir pessoas virtuais, sem dúvida alguma, com responsabilidades e salários reais, e cada vez mais competentes. 1.2 Empresa virtual no Brasil É também chamada de ILTDA ou i-ltda, ou seja, é um tipo de entidade econômica que realiza suas principais funções via internet. Essa realidade recente resulta da propensão das empresas em atuarem cada vez mais através de formas que independem de estabelecimento fixo,e a melhor forma de conseguir isso, é através da Internet, de máquinas automáticas, correios, telemensagens, porta-a-porta e outros meios virtuais previstos em lei.

11 11 Existem inumeras normas hoje que regulamentam, em nível municipal, estadual ou federal, as formas de cumprimento das obrigações acessórias para unidades produtivas de empresas atuando em forma virtual, dentre elas: Medida Provisória nº , Lei Complementar nº 116. Apenas o futuro mostrará até onde essa tendência levará a sociedade em termos de ganhos de produtividade e modernidade, em um país que tanto precisa desses fatores impulsionadores do crescimento. 1.3 Vantagens e Desvantagens de uma empresa virtual de turismo Assim como em uma empresa tradicional, a virtual apresenta os seus produtos aos usuários para que eles façam a escolha daquilo que lhes interessa. É aqui onde, geralmente, se realiza o primeiro contato entre o cliente e empresário. Nos sites de varejo, tradicionalmente, a primeira pagina, chamada de Home-page é reservada para as promoções e para os produtos aos quais se queira dar destaque. A principal das vantagens é a capacidade de trabalhar sem possuir um local físico de trabalho, reduzindo a mão- de obra, aumentando-se assim os ganhos, e diminuindo custo. Uma empresa virtual de turismo permite que milhões de pessoas de todo o mundo possam buscar a viagem ideal, por um custo menor e com a facilidade de não ter que sair de casa para isso. A empresa virtual poderá, também, contar com outra fonte de receita com a publicidade, para que isto ocorra, deverá utilizar um espaço de sua pagina na web para a exibição de banners.

12 12 Apesar das Receitas de banner não serem expressivas principalmente na empresas de pequeno porte e da dificuldade em conquistar anunciantes, acaba sendo interessante avaliar a conveniência da colocaçao de banners, sendo esta mais uma forma de receita. Prestar melhor consultoria em viagens de lazer ou negócios. Disponibilizando para os seus clientes atendimento personalizado 24 horas por dia, 07 dias na semana dias na semana, oferecendo serviços de alta qualidade, seja qual for o seu destino ou necessidade, para qualquer lugar do mundo. Possuir uma web site criativa, onde sejam recebidas milhares de visitas mensais. Utilizada como referência por milhares de visitantes do mundo inteiro. Apresentando informações atualizadas sobre cidades, suas atrações, hotéis, restaurantes, com centenas de fotos originais. Ser parte integrante de todos os principias motores de busca como: Google, Yahoo, Alta Vista, MSN e diretórios na Internet. Estando com as informações e principias seções disponíveis em português e inglês. Sem dúvida alguma, a necessidade de possuir um número menor de funcionários, diminui os gastos com salários e impostos. Não há a necessidade de grandes investimentos em ativos fixos, como por exemplo, nos escritórios centrais. Além das vantagens acima mencionadas devemos ressaltar aqui quais são as desvantagens existentes. Dentre os principais problemas, podemos destacar é a segurança do site, pois é muito fácil copiá-lo, ocorrendo muitas vezes a clonagem, que causa danos não só ao empresário, mas também aos seus clientes, fazendo com que os mesmos deixem de utilizar a internet. A falta de comunicação cara a cara com clientes, sem dúvida alguma aumenta as chances de erros de interpretação ou mal entendidos, fazendo com que seu cliente não seja compreendido naquilo em que deseja.

13 13 Algumas empresas costumam ignorar a estratégia de longo prazo, visando como prioridade resultados de curto prazo, lucro e capitalização do mercado. Entretanto, percebe-se que só produzirão resultados em longo prazo e, muitas vezes, com certa defasagem. E com essa ausência faz com que algumas empresas mudem a sua estratégia antes mesmo dos resultados aparecem, pura falta de paciência. 1.4 Confiabilidade do cliente e a importância do texto O usuário de internet tem perfis diferenciados, precisamos perceber os clientes em potencial de acordo com as necessidades típicas. Sempre transmitindo confiança ao cliente, mas o fato do seu visitante ter gostado do produto e achar o preço compatível com o beneficio que ele esta esperando, é necessário para a compra, mas não é garantia de que ela irá ocorrer. Pode-se dizer que a novidade da internet, passa a ser uma inibidora, tendo em vista que nós levamos certo tempo para se habituar às coisas novas. Passando a ser um novo habito a compra on-line na vida das pessoas. Podemos ouvir rumores de fraudes nas transações on-line causando desconfiança, havendo dificuldade de saber se a loja existe de fato ou é apenas uma montagem. Temos como objetivo então, criar um ambiente que transmita confiabilidade, podemos dizer que algumas medidas poderão ajudar bastante: Seja claro e honesto em suas afirmações; Ressalte os cuidados tomados com a segurança no site; Esclareça todas as dúvidas com relação ao produto, procedimentos e pagamentos, entre outras; Forneça garantias do tipo satisfação garantida ou seu dinheiro de volta ;

14 14 Apresente depoimentos de compradores, pois as pessoas precisam de referencias antes de tomar decisões; Enfim, vencendo resistências será o impulso final, muitas vezes o cliente fica indeciso para realizar a transação mesmo que esteja confiante com todos os aspectos citados nos tópicos anteriores. A indecisão é característica das pessoas, causando certa postergação a compra para outro momento. Portanto, deve-se agir oferecendo uma recompensa ao cliente para que ele quebre a inércia e realize a ação desejada naquele momento. Se cliente não aproveitar o momento para fechar o negócio, só Deus e você sabem quando haverá outra oportunidade. O texto deve ser objetivo, a leitura no computador é cerca de 25% menos produtiva, o leitor se cansa rapidamente, por isso o texto deve ser claro e ir direto ao ponto. Apresentando os benefícios de se realizar o negócio de forma objetiva. Temos que ter algumas importâncias com o texto, por exemplo: Cuidado com a correção, os erros passam uma impressão de desleixo e incompetência; Usam-se sempre palavras positivas e impactantes; Utilize títulos de chamariz; Use muito mais a palavra você do que a palavra eu ; Capriche no visual, sem exageros. 1.5 Gestão da empresa virtual de turismo Empresa desse tipo atua nas áreas de informação, negócios e entretenimentos de seus clientes, mas possui déficit de conhecimento especializado em dois aspectos fundamentais, tecnologia da informação e

15 15 gestão empresarial. Esses aspectos devem ser desenvolvidos para empresa conquistar mercado com suas atividades, e poder enfrentar a concorrência e também obtendo rentabilidade Atualização da Informação Como site de informação, tem que estar sempre atento as novidades para estar atualizando as informações disponíveis, inclusive acompanhando os assuntos do momento relacionados ao turismo focando como principal atividade turística o Rio de Janeiro e as suas maravilhosas belezas naturais. Para procurar atender a todas as necessidades dos clientes, em vários níveis de idade. Atualizando informações sobre cultura, passeios, hotéis, restaurantes, casas de show, bares, boates, enfim estando sempre por dentro dos acontecimentos para estar transmitindo pros seus clientes uma melhor opção de turismo, com preço bom, flexibilidade de pagamento e com atendimento da melhor qualidade. A empresa está sendo atualizada por apenas um colaborador que fica encarregado de colocar a disposição dos clientes as novidades no site. Outro atrativo do site da empresa de turismo são os passeios turísticos as ilhas tropicais, o city tour ao corcovado e ao pão de açúcar, as aventuras com caminhadas em mata fechada seguido de um banho de cachoeira, o maracanã, passeio de helicóptero e outras coisas mais que encantam os visitantes e tornam realidade o sonho da viagem ao Rio de Janeiro Gestão de Colaboradores Para um usuário que esta procurando respostas para alguma dúvida ou noticias turísticas não basta somente que a resposta seja de qualidade, mas

16 16 que não demore em ser recebida ou atualizada. A parte executiva da empresa tem o controle das atividades do colaborador do site, garantindo que o tempo de resposta e atualização não seja um problema. Por conter apenas três colaboradores, que na verdade tem por finalidade o desenvolvimento e o crescimento da empresa, torna mais fácil o controle da gestão. Fazendo parte do corpo da empresa teremos um especialista em web design, um contador e um administrador Gestão Financeira Os recursos financeiros da empresa são provenientes de anúncios de hotéis, bares e restaurantes, boates e do lucro obtido com a venda dos serviços prestados. Existe ainda uma ferramenta para gerar renda com anúncios de eventos ocorridos no Rio de Janeiro. Através dos resultados de visitação nas diferentes paginas do site, podemos identificar os lugares mais procurados. Com esse indicador podemos determinar os valores a serem cobrados por esses anúncios. Estes resultados podem ser acessados pelo administrador da empresa, de qualquer computador ligado a internet, facilitando a gestão empresarial e eliminando as dificuldades de deslocamento ao local especifico Gestão Executiva A gestão executiva do site é importante para o sucesso operacional e de atuação da empresa. As prioridades nas atividades para gestão executiva dos resultados do site serão estabelecidas a partir do planejamento estratégico da empresa.

17 17 Para notar-se o sucesso na gestão empresarial tem que se verificar se os resultados estão positivos, com o lucro financeiro. Devido ao fato de ser uma empresa nova no mercado, a visita no site é considerada como mais importante indicador do sucesso de gestão. O uso da tecnologia permite que a entrada dos dados usados na gestão empresarial sejam coletados diretamente pela visitação ao site. O acesso aos resultados é de restrição do administrador da empresa, o qual pode exercer suas atividades eliminando restrições de horário e local para exercer suas funções. Pelo exposto neste capítulo podemos observar como surgiu o conceito e também a criação de uma empresa virtual, com foco na área de turismo, demonstrando as vantagens e desvantagens em sua criação,bem como a importância que a gestão tem para criação de uma empresa, seja ela qual for.

18 18 CAPITULO II - GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2.1 Processo de um gerenciamento de projeto Entraremos agora na demonstração de como pode ser gerido um projeto de empresa virtual de turismo. Basicamente o gerenciamento de projetos trabalha ligado a 3 etapas fundamentais de todo o processo, a saber: Figura 1: 3 etapas do processo Teríamos dentro da necessidade em questão, os seguintes passos básicos para a implantação da Empresa Virtual de Turismo, que é o modelo básico de gerenciamento de uma Empresa Virtual.

19 19 Figura 2: Modelo básico de gerenciamento de projetos Dentro dessas etapas fluem todos os processos fragmentados em vários micro-processos que serão aqui demonstrados através da metodologia de Gerenciamento de Projetos desenvolvida pelo Project Managment Institute em Boston, Massachussets, EUA. Utilizando sua já consagrada base de conhecimento (PMBOK) na implantação de um projeto que pode ser usado em médias e grandes corporações que desejarem obter as funcionalidades de uma Empresa Virtual. 2.2 Conceito de Gerenciamento de Projetos Antes de definirmos o que vem a ser o Gerenciamento de Projetos, seria interessante verificarmos o conceito de Projetos. De acordo com a norma ISO (Diretrizes para qualidade de gerenciamento de projetos), projeto é um processo único, consistindo de um grupo de atividades

20 20 coordenadas e controladas com datas para início e termino,empreendido para o alcance de um objetivo conforme requisitos específicos incluindo limitações de tempo,custo e recursos. Para o PMBOK, projeto é um empreendimento temporário, planejado, executado e controlado,com o objetivo de criar um produto ou serviço único. Os projetos por definição têm, portanto uma data de início e de término definidas (ciclo de vida), sendo a última a chave para determinar se um trabalho é um projeto. Por fim, podemos definir que gerenciamento de projetos é um ramo da Ciência da Administração que trata do planejamento, execução e controle de projetos. É o ato ou ação de saber gerir, executar, gerenciar os projetos de maneira mais eficiente, fazendo com que os processos neles incluídos sejam executados nas áreas de escopo, tempo, custo, recursos humanos, comunicação, risco, aquisição e qualidade. Conforme sugere o PMBOK(2000) o qual propõe também um conjunto de processos para a integração dessas áreas. 2.3 Metodologia PMI A metodologia PMI foi criada pelo Project Management Institute, líder em gerenciamento de projetos em todo o mundo e continua sendo a mais utilizada, visto a experiência de 30 anos nesta área, desde os seminários organizados na década de 60 pelo Departamento de Defesa (DoD), Nasa e outras organizações governamentais norte americanas. O PMI é uma instituição sem fins lucrativos, dedicada ao avanço do estudo da arte em gerenciamento de projetos e seu principal compromisso é promover o profissionalismo e a ética em gestão de projetos. Em agosto de 1987, o PMI publicou um documento denominado The Project Management Body of Knowledge Esse documento foi revisado e reeditadoem 1996 com o nome de A guide to the Project Manegment Body of Knowlwdge (PMBOK),tendo sido atualizado em O PMBOK sugere quais processos devem ser executados, durante o

21 gerenciamento de projetos nas áreas de escopo, tempo, custo, recursos humanos, comunicações, risco e aquisições. 21 O PMI tem se preocupado em expandir os conceitos divulgados no PMBOK publicando documentos complementares. Desde que a edição 2000 foi publicada, o PMI publicou seis padrões adicionais: Padrão prático para a elaboração de WBS (Pratice Standard for Work BreakdownStructures): Extensão do PMBOK para a área governamental ( GovernmentExtension to the PMBOK Guide ); Guia para o desenvolvimento de competências para o gerente de projetos ( Project Manager Competency Development ) Framwork ; Extensão do PMBOK para a área de Construção(Construction Extension to the PMBOK Guide); Modelo de Maturidade de Gerenciamento de Projetos (Project Managment Maturity ModelOPM3); Extensão do PMBOK para o Departamento de Defesa Americano (US DoD Extension to the PMBOK Guide ). Segundo XAVIER (2006), Quando se vai gerenciar um projeto, um grande desafio é definir claramente os produtos e/ou serviços relacionados aos seus objetivos que, por sua vez,serão entregues ao patrocinador/cliente,estabelecendo o escopo de trabalho que deverá ser realizado pela equipe. O PMBOK sugere quais processos devem ser executados durante o gerenciamento de projetos indicando o que deve ser feito, mas não como programar esses processos. No que tange aos processos do gerenciamento de projetos, o PMBOK faz uma divisão em cinco grupos principais, a saber: Processos de Iniciação: processos de autorização para que se dê início a um projeto ou a uma de suas fases. Processos de Planejamento: processos de criação e manutenção do plano do projeto, selecionando o melhor caminho para que sejam alcançados os objetivos propostos.

22 22 Processos de Execução: processos de coordenação de recursos físicos (pessoas, materiais e equipamentos) de forma a executar o que foi planejado. Processos de Controle: processos que buscam garantir que os objetivos do projeto sejam atingidos. Realizam o acompanhamento e a medição regular do progresso, visando à identificação de desvios do plano, de maneira a implementar ações corretivas quando necessárias. Processos de encerramento: processos de formalização do fim do projeto ou de uma fase, comunicação de tais eventos para as partes interessadas, arquivamento e aceitação da fase final do projeto. Os processos de gerenciamento trocam informações entre si, ou seja, os resultados de um processo normalmente são entradas necessárias para a execução de outros processos. Esse fluxo entre os grupos está representado na figura a seguir: Figura 3: Processo de Gerenciamento de Projetos PMI

23 23 Como podemos observar, os grupos de processos estão ligados por meios dos resultados que produzem. As saídas de um processo são, geralmente, entradas para outro processo de gerenciamento. Focando nessas ligações, podemos descrever cada processo conforme três características: Dados necessários (entradas): informações ou documentos que sofrerão/gerarão algum tipo de ação no processo. Técnicas e ferramentas: mecanismos aplicados às entradas responsáveis pela geração dos resultados. Resultados (saídas): documentos ou itens documentáveis que são os resultados do processo.

24 Área de Conhecimento do PMI O PMI está baseado nas seguintes áreas de conhecimento: Gerenciamento de Projeto - Áreas de Conhecimento Figura 4: Áreas de Conhecimento

25 Gerenciamento de Escopo É considerado como um subconjunto do gerenciamento de projetos e abrange os processos requeridos para assegurar que o projeto inclua todo o trabalho necessário e tão somente o trabalho necessário para completar de forma bem sucedida o projeto. A preocupação fundamental compreende definir e controlar o que está, ou não, incluído no projeto. Os processos de gerência de escopo do projeto são: Iniciação: é o processo de autorização formal de um novo projeto ou da continuação de um projeto já existente para uma nova fase. Planejamento do escopo: é o processo de elaborar e documentar a estratégia para desenvolvimento do trabalho (escopo) que irá gerar o produto do projeto. Definição do escopo: subdivisão dos deliverables (resultados principais) que se espera alcançar com o projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. Verificação do escopo: é o processo de obtenção da aprovação formal do escopo do projeto por parte de seus interessados (stakeholders). Controle de alterações de escopo: controle das alterações feitas no escopo do projeto. O Trabalho em questão irá enforcar exatamente essa parte vital do gerenciamento de projetos. A Proposta de escopo de uma Empresa Virtual será mostrada em todas as suas fases no capítulo 3, onde apreciaremos os detalhes desse processo com todas as tarefas essenciais para a perfeita implantação do produto em um ambiente empresarial.

26 Gestão Comunicativa em Projetos É um subconjunto do gerenciamento de projetos que inclui os processos necessários para garantir geração, coleta, divulgação, armazenagem e disposição final apropriada das informações do projeto. Para o sucesso do projeto é necessária uma significativa demanda de comunicação entre vários membros da equipe e a transparência das informações coletadas e processadas entre a equipe e os Stakeholders (os clientes). O gerenciamento da comunicação é útil para ajudar a equipe ver qual tipo de mecanismo será necessário para que o empreendimento flua entre todas as partes interessadas. Alinhando assim toda a expectativa de comunicação proativa (acesso) entre os membros da equipe, e todo o material informativo (documentação) dentro dos critérios usualmente adotados. Qual status de informação será utilizado, quais reuniões e encontros de equipe serão feitos, como as decisões serão documentadas e quais membros se encarregarão das revisões periódicas. Esse gerenciamento, conforme o PMBOK consiste nos seguintes processos: Planejamento das Comunicações identificação das informações e das comunicações requeridas pelos interessados (stakeholders): quem requer a informação, quando será necessária e como será fornecida. Distribuição das Informações fazer com que as informações necessárias estejam disponíveis para os interessados do projeto no momento oportuno. Relatório de Desempenho coleta e divulgação de informações sobre o desempenho. Isso inclui: relatório de andamento do projeto, medição do progresso e previsões. Encerramento Administrativo geração, coleta e distribuição das informações para que se formalize a conclusão da fase ou do projeto.

27 CAPITULO III PROPOSTA DE EMPRESA VIRTUAL DE TURISMO Escopo da Proposta A defesa dessa monografia incide exatamente no aspecto do escopo da proposta do projeto, voltado para implantação da empresa virtual de turismo, como um modo de empresa econômica. Onde estão detalhadas todas as tarefas que são segmentadas em suas respectivas sub-tarefas ou deliverables, mostrando os pré-requisitos para cada passo e o desenvolvimento linear do projeto. Será adotada a metodologia de gerenciamento do Project Managment Institute-PMI, sendo usado como ferramentas de organização e acompanhamento o WBS(Work Breakdown Structure) integrado com o MS Project. Prazos Como se trata de uma proposta de escopo foi atribuído uma data fictícia para o início e término do projeto, fazendo com que assim possamos analisar a evolução desse projeto, dentro de um espaço de tempo definido hipoteticamente. Tarefas As tarefas deste escopo constituem a visão macro do projeto expostas nas suas 3 entregas mencionadas acima, conforme dispostas na seguinte forma pelo WBS:

28 28 Figura 5: Escopo da Empresa Virtual Cada uma dessas tarefas (chamadas de nível 1 ), são decompostas num grupo de sub-tarefas (chamadas de nível 2, 3, etc...), as quais são essenciais para a seqüência lógica do projeto. Muitas dessas sub-tarefas mantém entre si um grau de dependência, ou seja, o início de uma implica necessariamente no término de outra. Seguiremos então abaixo com a divisão de algumas sub-tarefas demonstrada no formato MS Project. Figura 6: Sub-tarefas no MS Project

29 29 Podemos assim descrever as tarefas em seus detalhes dentro da finalidade do projeto em questão. Proposta de Escopo Produto: Empresa Virtual de Turismo Início: 28/01/2010 Término: 11/02/2010 Esta será a forma definitiva do escopo da Empresa Virtual de Turismo completo, desmembrado em todas as suas tarefas principais: Figura 7: Escopo da Empresa Virtual de Turismo no formato do MS Project

30 30 Serão descritas a seguir cada uma destas tarefas principais, decompostas em todas as suas sub-tarefas ou deliverables com os seus respectivos prazos. As ilustrações mostrarão os passos tanto pelo WBS Chart como pelo MS Project, dando assim uma boa dimensão do trabalho que foi desenvolvido. Planejamento Prazo: 240 mins É definida 1 sub-tarefa principal: Plano do Projeto Conforme mostra abaixo o WBS: Figura 8: Sub-tarefa de Planejamento

31 31 Plano do Projeto Dentro do Plano do Projeto encontraremos novas sub-tarefas chamadas de nível 2, 3. Sendo assim, são necessários os seguintes procedimentos: TAP - Termo de Abertura do Projeto Redigir a TAP Aprovar a TAP 1. Justificativa do Projeto Empresa Virtual de Turismo, voltada para os turistas que desejam conhecer única e exclusivamente o Rio de Janeiro, com a facilidade de não precisar sair de casa, tendo esse contado direto via internet, com uma empresa de credibilidade e criatividade com os melhores lugares e passeios turísticos do Rio de Janeiro. Deixando o cliente completamente realizado com os seus objetivos cumpridos. 2. Descrição Sumária do Projeto

32 32 O projeto destina-se ao planejamento do site de turismo voltado somente para o Rio de Janeiro: Corcovado, Petrópolis, Maracanã, Pão de Açúcar, Aventuras, Angra dos Reis, Ilhas Tropicais, Um dia no Rio de Janeiro, Facilitando escolhas, Favelas, Búzios, Praias, Hotéis, Central de Reservas, Restaurantes, Vôo de Helicóptero, Passeios no Rio, Sobre o Rio, Bares, To Dance, Academias, Motéis no Rio, Entretenimento, Cultura, Carnaval, Ano Novo, Pacotes de Viagem. 3. Restrições do Projeto O site terá que ficar pronto até o dia 4 de junho de Premissas (suposições) do Projeto Direcionado ao turismo no Rio de Janeiro. Abranger o maior número de clientes internauta com destino ao Rio de Janeiro. Declaração de escopo do Projeto Redigir declaração de Escopo Aprovar declaração de Escopo 1. Descrição Detalhada do escopo do Produto Empresa Virtual de Turismo, voltada para os turistas que querem visitar o Rio de Janeiro, onde serão mostrados todos os lugares turísticos do Rio, suas melhores praias, bares e restaurantes, hotéis... Um site voltado para o turismo, podendo ser considerado um guia do Rio de Janeiro. Destacando os melhores lugares para visita no ano.

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Grupo de Consultores em Governança de TI do SISP 20/02/2013 1 Agenda 1. PMI e MGP/SISP 2. Conceitos Básicos - Operações e Projetos - Gerenciamento de Projetos - Escritório de

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS

IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS Claudio Oliveira Aplicações de CRM Claudio Oliveira Apresentação Claudio Oliveira (cloliveira@usp.br) Professor da Fundação Vanzolini

Leia mais

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO PMBOK. Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail.com

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO PMBOK. Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail.com ÁREAS DE CONHECIMENTO DO PMBOK Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail.com 1 As 10 áreas de Conhecimento 2 INTEGRAÇÃO 3 Gerência da Integração Processos necessários

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS PÓS-GRADUAÇÃO 2013. DESAFIO PROFISSIONAL Módulo C

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS PÓS-GRADUAÇÃO 2013. DESAFIO PROFISSIONAL Módulo C MBA EM GESTÃO DE PROJETOS PÓS-GRADUAÇÃO 13 DESAFIO PROFISSIONAL Módulo C Ferramentas de Software para Gestão de Projetos Gestão de Custos Gestão de Aquisições e Contratações Autor: Prof. Dr. Valter Castelhano

Leia mais

II. FASE DE PLANEJAMENTO define a maturidade do entendimento do escopo e, o desenvolvimento do Plano do Projeto PP.

II. FASE DE PLANEJAMENTO define a maturidade do entendimento do escopo e, o desenvolvimento do Plano do Projeto PP. II. FASE DE PLANEJAMENTO define a maturidade do entendimento do escopo e, o desenvolvimento do Plano do Projeto PP. Nesta fase busca-se o refinamento dos objetivos do projeto e detalhamento do melhor caminho

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

Desafio Profissional PÓS-GRADUAÇÃO 2012. Gestão de Projetos - Módulo C Prof. Me. Valter Castelhano de Oliveira

Desafio Profissional PÓS-GRADUAÇÃO 2012. Gestão de Projetos - Módulo C Prof. Me. Valter Castelhano de Oliveira Desafio Profissional PÓS-GRADUAÇÃO 12 Gestão de Projetos - Módulo C Prof. Me. Valter Castelhano de Oliveira 1 DESAFIO PROFISSIONAL Disciplinas: Ferramentas de Software para Gestão de Projetos. Gestão de

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares O Project Management Institute é uma entidade sem fins lucrativos voltada ao Gerenciamento de Projetos.

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos (ref. capítulos 1 a 3 PMBOK) TC045 Gerenciamento de Projetos Sergio Scheer - scheer@ufpr.br O que é Gerenciamento de Projetos? Aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas

Leia mais

Gerenciamento de Integração do Projeto Planejamento e Execução do Projeto

Gerenciamento de Integração do Projeto Planejamento e Execução do Projeto Gerenciamento de Integração do Projeto Planejamento e Execução do Projeto 4. Gerenciamento de integração do projeto PMBOK 2000 PMBOK 2004 4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto 4.2 Desenvolver

Leia mais

PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO ESTRATÉGIA CICLO PDCA CICLO PDCA 09/04/2015 GESTÃO DE ESCOPO GERENCIAMENTO DE PROJETOS ACT

PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO ESTRATÉGIA CICLO PDCA CICLO PDCA 09/04/2015 GESTÃO DE ESCOPO GERENCIAMENTO DE PROJETOS ACT UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL PLANEJAMENTO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO PROCESSO DE PLANEJAMENTO GESTÃO DE Processo fundamental

Leia mais

A Ser Humano Consultoria

A Ser Humano Consultoria A Ser Humano Consultoria é uma empresa especializada na gestão estratégica de pessoas. Utilizando programas de assessoramento individual, baseados na avaliação e desenvolvimento de suas competências, buscamos

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

Implementação utilizando as melhores práticas em Gestão de Projetos

Implementação utilizando as melhores práticas em Gestão de Projetos Implementação utilizando as melhores práticas em Gestão de Projetos Objetivo dessa aula é mostrar a importância em utilizar uma metodologia de implantação de sistemas baseada nas melhores práticas de mercado

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Estudo de Caso. Projeto Correspondência Eletrônica nos Correios S.A.

Estudo de Caso. Projeto Correspondência Eletrônica nos Correios S.A. Estudo de Caso Projeto Correspondência Eletrônica nos Correios S.A. A Presidência dos Correios vislumbrou a possibilidade da Empresa apresentar aos seus clientes um novo serviço, que foi denominado de

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Introdução Objetivos da Gestão dos Custos Processos da Gerência de Custos Planejamento dos recursos Estimativa dos

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE

GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE O PMI e a Certificação PMP Visão Geral sobre o Modelo PMI APRESENTAÇÃO DO PMI O PMI - Project Management Institute é uma instituição sem fins lucrativos,

Leia mais

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR Data: 9 de Dezembro de 2005 Horário: 13:00 às 17:00 horas (hora de Brasília) e-mail: Nota: INSTRUÇÕES Você deve responder a todas as questões. O total máximo de pontos da prova é de 100 pontos (100%),

Leia mais

O primeiro guia online de anúncios de Guarulhos a se tornar franquia nacional

O primeiro guia online de anúncios de Guarulhos a se tornar franquia nacional O primeiro guia online de anúncios de Guarulhos a se tornar franquia nacional O guia online Vitrine de Guarulhos é um dos produtos do Grupo Vitrine X3, lançado no dia 11/11/11 com o objetivo de promover

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

TEMPLATES DE REFERÊNCIA PARA PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE INVESTIMENTO

TEMPLATES DE REFERÊNCIA PARA PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE INVESTIMENTO TEMPLATES DE REFERÊNCIA PARA PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE INVESTIMENTO Estratégia & Desempenho Empresarial Gerência de Análise e Acompanhamento de Projetos de Investimento Março 2010 SUMÁRIO 1. Introdução...

Leia mais

3 Gerenciamento de Projetos

3 Gerenciamento de Projetos 34 3 Gerenciamento de Projetos Neste capítulo, será abordado o tema de gerenciamento de projetos, iniciando na seção 3.1 um estudo de bibliografia sobre a definição do tema e a origem deste estudo. Na

Leia mais

Trilhas Técnicas SBSI - 2014

Trilhas Técnicas SBSI - 2014 brunoronha@gmail.com, germanofenner@gmail.com, albertosampaio@ufc.br Brito (2012), os escritórios de gerenciamento de projetos são importantes para o fomento de mudanças, bem como para a melhoria da eficiência

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

http://www.wikiconsultoria.com.br/100-motivos-implantar-crm/

http://www.wikiconsultoria.com.br/100-motivos-implantar-crm/ Continuando a série 100 motivo para implantar um CRM, veremos agora motivos referentes a BackOffice de CRM. Se você não tem a primeira parte da nossa apresentação, com os primeiros 15 motivos para implantar

Leia mais

Como criar a Estrutura Analítica de um Projeto (EAP)

Como criar a Estrutura Analítica de um Projeto (EAP) Como criar a Estrutura Analítica de um Projeto (EAP) A ferramenta utilizada para a representação das entregas de um projeto é a Estrutura Analítica do Projeto (EAP), tradução para o português de Work Breakdown

Leia mais

Registro e Acompanhamento de Chamados

Registro e Acompanhamento de Chamados Registro e Acompanhamento de Chamados Contatos da Central de Serviços de TI do TJPE Por telefone: (81) 2123-9500 Pela intranet: no link Central de Serviços de TI Web (www.tjpe.jus.br/intranet) APRESENTAÇÃO

Leia mais

Manual Geral do OASIS

Manual Geral do OASIS Manual Geral do OASIS SISTEMA DE GESTÃO DE DEMANDA, PROJETO E SERVIÇO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO OASIS Introdução Esse manual tem como objetivo auxiliar aos usuários nos procedimentos de execução do sistema

Leia mais

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos 11. Gerenciamento de riscos do projeto PMBOK 2000 PMBOK 2004 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos

Leia mais

PLANEJAMENTO E PROJETOS. Lílian Simão Oliveira

PLANEJAMENTO E PROJETOS. Lílian Simão Oliveira PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS Lílian Simão Oliveira Contexto Gerentes lutam com projetos assustadores e com prazos finais difíceis de serem cumpridos Sistemas não satisfazem aos usuários Gastos

Leia mais

4. PMBOK - Project Management Body Of Knowledge

4. PMBOK - Project Management Body Of Knowledge 58 4. PMBOK - Project Management Body Of Knowledge No Brasil, as metodologias mais difundidas são, além do QL, o método Zopp, o Marco Lógico do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Mapp da

Leia mais

Plano de Gerenciamento do Projeto

Plano de Gerenciamento do Projeto Projeto para Soluções Contábeis 2015 Plano de Gerenciamento do Projeto Baseado na 5ª edição do Guia PMBOK Brendon Genssinger o e Elcimar Silva Higor Muniz Juliermes Henrique 23/11/2015 1 Histórico de alterações

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos As organizações em torno do mundo estão implantando processos e disciplinas formais

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil:

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil: Introdução Como faço para abrir o meu escritório? Administrativamente falando, um escritório de contabilidade é um negócio como outro qualquer. Logo, abrir um escritório contábil vai requerer de você,

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

Oficinas de Integração 3

Oficinas de Integração 3 Oficinas de Integração 3 Introdução à Disciplina IF66J/S71 Oficinas de Integração 3 Eng. Computação Profs. João A. Fabro e Heitor S. Lopes.-Slide 1/32 Oficinas de Integração 3 Introdução (Ementa e Objetivos)

Leia mais

Gestão de Projetos Logísticos

Gestão de Projetos Logísticos Gestão de Projetos Logísticos Professor: Fábio Estevam Machado CONTEÚDO DA AULA ANTERIOR Teoria Gestão de Projetos Projetos Atualidades Tipos de Projetos Conceitos e Instituições Certificação Importância

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE PROJETOS O que é um Projeto? Regra Início e fim definidos Destinado a atingir um produto ou serviço único Escopo definido Características Sequência clara e lógica de eventos Elaboração

Leia mais

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Guia para Facebook Ads Por que investir no facebook Ads? Tipos de anúncios Como funciona o sistema de pagamentos Criando anúncios Métricas Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO

Leia mais

Objetivos da aula. Planejamento, Execução e Controle de Projetos de Software. O que é um plano de projeto? O que é um projeto?

Objetivos da aula. Planejamento, Execução e Controle de Projetos de Software. O que é um plano de projeto? O que é um projeto? Planejamento, Execução e Controle de Projetos de Software. Objetivos da aula 1) Dizer o que é gerenciamento de projetos e a sua importância; 2) Identificar os grupos de processos do gerenciamento de projetos

Leia mais

Plano de Gerenciamento das Aquisições Exemplo 1

Plano de Gerenciamento das Aquisições Exemplo 1 Plano de Gerenciamento das Aquisições Exemplo 1 Este plano descreve como serão administrados os processos de aquisição de bens e serviços neste projeto. As perguntas a serem respondidas no plano são: o

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação. Tema: Gestão de Projetos - Conceitos Básicos

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação. Tema: Gestão de Projetos - Conceitos Básicos Contatos: E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.com.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Concurso da Prefeitura São Paulo Curso Gestão de Processos,

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Gerência de Projetos Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo

Gerência de Projetos Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Gerência de Projetos Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Laboratório de Tecnologia de Software LTS www.ufpa.br/lts Rede Paraense de Pesquisa em Tecnologias de Informação

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Faculdade Unisaber 2º Sem 2009

Gerenciamento de Projetos. Faculdade Unisaber 2º Sem 2009 Semana de Tecnologia Gerenciamento de Projetos Faculdade Unisaber 2º Sem 2009 ferreiradasilva.celio@gmail.com O que é um Projeto? Projeto é um "esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

17/02/2009. Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Gestão de Projetos de TI Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 2.

17/02/2009. Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Gestão de Projetos de TI Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 2. Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Disciplina: Gestão de Projetos de TI Prof.: Fernando Hadad Zaidan 1 Unidade 2.2 2 ESCOPO 3 1 Gerência do Escopo Processos necessários

Leia mais

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI Prof. Fernando Rodrigues Nas empresas atuais, a Tecnologia de Informação (TI) existe como uma ferramenta utilizada pelas organizações para atingirem seus objetivos.

Leia mais

Manual do Candidato 2013

Manual do Candidato 2013 Manual do Candidato 2013 Bio Jr. USP O QUE É EMPRESA JÚNIOR? Empresa júnior é uma associação civil formada por alunos matriculados em pelo menos um curso de graduação em institutos de ensino superior.

Leia mais

Planejamento e Gerência de Projetos de Software. Prof.: Ivon Rodrigues Canedo. PUC Goiás

Planejamento e Gerência de Projetos de Software. Prof.: Ivon Rodrigues Canedo. PUC Goiás Planejamento e Gerência de Projetos de Software Prof.: Ivon Rodrigues Canedo PUC Goiás Projeto É um trabalho que visa a criação de um produto ou de serviço específico, temporário, não repetitivo e que

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES?

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? Índice 1. O que é planejamento de...3 1.1. Resultados do planejamento de vendas e operações (PVO)...

Leia mais

DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AULA 2. MBA Gestão de TI. Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com

DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AULA 2. MBA Gestão de TI. Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AULA 2 MBA Gestão de TI Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com 2 3 Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade; um pessimista vê uma calamidade em

Leia mais

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Copyright 2015 por Paulo Gomes Publicado originalmente por TBI All New, São Luís MA, Brasil. Editora responsável: TBI All New Capa: TBIAllNew Todos os direitos

Leia mais

- Project Management Institute. Disciplina de Engenharia de Software. PMP- Project Management Professional PMBOK

- Project Management Institute. Disciplina de Engenharia de Software. PMP- Project Management Professional PMBOK Disciplina de Engenharia de Software Material elaborado por Windson Viana de Carvalho e Rute Nogueira Pinto em 19/07/2004 Material alterado por Rossana Andrade em 22/04/2009 - Project Management Institute

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Fonte: http://www.testexpert.com.br/?q=node/669 1 GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Segundo a NBR ISO 9000:2005, qualidade é o grau no qual um conjunto de características

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO

GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO Estevanir Sausen¹, Patricia Mozzaquatro² ¹Acadêmico do Curso de Ciência da Computação ²Professor(a) do Curso de Ciência da Computação Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)

Leia mais

MONTAGEM DE PROCESSO VIRTUAL

MONTAGEM DE PROCESSO VIRTUAL Manual de Procedimentos - SISPREV WEB MONTAGEM DE PROCESSO VIRTUAL 1/15 O treinamento com o Manual de Procedimentos É com muita satisfação que a Agenda Assessoria prepara este manual para você que trabalha

Leia mais

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques "O plano de negócios é o cartão de visitas do empreendedor em busca de financiamento". (DORNELAS, 2005) A partir

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

S E M A N A D O COACHING

S E M A N A D O COACHING Para que você perceba todas as possibilidades que o mercado oferece, precisa conhecer as 3 leis fundamentais para o sucesso no mercado de coaching: 1 É muito mais fácil vender para empresas do que pra

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS SEGUNDO O PMBOK. Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail.

PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS SEGUNDO O PMBOK. Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail. PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS SEGUNDO O PMBOK Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail.com 1 Processos Processos, em um projeto, é um conjunto de ações e atividades

Leia mais

O que é um projeto? Características de um projeto. O Que é o PMBoK Guide 3º Edition? Desmembrando o PMBoK através de mapas mentais (Mindmaps)

O que é um projeto? Características de um projeto. O Que é o PMBoK Guide 3º Edition? Desmembrando o PMBoK através de mapas mentais (Mindmaps) O que é um projeto? Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido,

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Gerenciamento de Níveis de Serviço

Gerenciamento de Níveis de Serviço Gerenciamento de Níveis de Serviço O processo de Gerenciamento de Níveis de Serviço fornece o contato entre a organização de TI e o cliente, para garantir que a organização de TI conhece os serviços que

Leia mais

A PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 11ª. REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

A PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 11ª. REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, POLÍTICA INSTITUIDA ATO TRT 11ª REGIÃO Nº 058/2010/SGP (Publicado DOJT 26/10/2010) Institui a Política Organizacional de Gerenciamento de Projetos no âmbito do A PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 02 A função da Administração Financeira Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO A função da Administração Financeira... 3 1. A Administração Financeira... 3 2. A função

Leia mais

Introdução. 1. Introdução

Introdução. 1. Introdução Introdução 1. Introdução Se você quer se atualizar sobre tecnologias para gestão de trade marketing, baixou o material certo. Este é o segundo ebook da série que o PDV Ativo, em parceria com o Agile Promoter,

Leia mais

APRENDA AS MUDANÇAS DE FORMA FÁCIL

APRENDA AS MUDANÇAS DE FORMA FÁCIL 2014 APRENDA AS MUDANÇAS DE FORMA FÁCIL I S O esocial está causando arrepios, mas pouca gente já sabe exatamente o que é. Em poucas palavras, o esocial é um programa do governo federal que tenta consolidar

Leia mais

Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 23/04/2013. 1 Semestre de 2013

Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 23/04/2013. 1 Semestre de 2013 Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 23/04/2013 1 Semestre de 2013 Fonte: https://www.facebook.com/cons ELHOSDOHEMAN Defina os seguintes termos: a) Risco Definição do PMBoK, 4ª edição: Um evento

Leia mais

Proposta Comercial. Proposta Comercial de prestação de serviços de Desenvolvimento de web site para o Vereador Marcelo Ramos.

Proposta Comercial. Proposta Comercial de prestação de serviços de Desenvolvimento de web site para o Vereador Marcelo Ramos. Proposta Comercial de prestação de serviços de Desenvolvimento de web site para o Vereador Marcelo Ramos. 1 1. APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA Brasília, 14 de maio de 2010. A LTDA. vem, por meio deste documento,

Leia mais

Gestão da Qualidade em Projetos

Gestão da Qualidade em Projetos Gestão da Qualidade em Projetos Você vai aprender: Introdução ao Gerenciamento de Projetos; Gerenciamento da Integração; Gerenciamento de Escopo- Declaração de Escopo e EAP; Gerenciamento de Tempo; Gerenciamento

Leia mais

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br Gerenciamento de projetos cynaracarvalho@yahoo.com.br Projeto 3URMHWR é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 007/2015 - ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 007/2015 - ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 007/2015 - ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. IDENTIFICAÇÃO Coordenação: Profª. Ingrid Eleonora Schreiber Jansch Pôrto Centro de Empreendimentos em Informática da

Leia mais

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1.

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1. ARCO - Associação Recreativa dos Correios Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Versão Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor Página

Leia mais