4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente"

Transcrição

1 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro

2 Introdução Uma boa gestão financeira é um dos fatores mais básicos para que uma empresa alcance o sucesso. Entretanto, a gestão financeira deve estar alinhada aos propósitos e objetivos da empresa e à sua própria razão de existir. O sucesso de uma empresa quase sempre está relacionado a geração de riqueza, desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida para os sócios, investidores e funcionários. Você já deve ter se perguntado: Quanto de lucro ou prejuízo obtive este mês? Quais são as minhas maiores despesas? Qual produto ou serviço está vendendo mais? Será possível pagar os fornecedores este mês? Estou utilizando o capital de giro da melhor forma possível? Quanto já está comprometido para pagar as dívidas? Quanto irei receber de clientes que compraram parcelado? Além de criar e comercializar produtos e serviços inovadores e possuir um processo de produção ou uma metodologia de execução dos seus serviços, uma empresa precisa ter uma boa gestão financeira. Para isso criamos o ciclo financeiro Granatum

3 Planejar Controlar Ciclo Financeiro Agir Verificar

4 Controlar Você precisa de disciplina para registrar todas as vezes que o dinheiro entra e sai do seu caixa. Esta é uma etapa que requer muita disciplina e dedicação. Além das informações básicas, como data, valor e descrição, você também precisa categorizar e agrupar suas despesas e receitas em centros de custo para saber certinho para onde elas vão e de onde elas vem.

5 Muitos empresários alegam que não praticam o controle financeiro porque: Dá um trabalho danado! Pode dar, mas ao conhecer algumas formas de controlar as finanças da empresa e depois de tornar isso uma rotina, é possível reduzir a trabalheira e ainda gostar do que estará sendo feito, afinal o conhecimento sobre o negócio estará aumentando. É difícil. Pode ser, mas apenas no começo, pois será uma novidade para quem nunca fez. E sempre que mudamos algo em nossas vidas precisamos ter persistência para que isso seja incorporado em nossas ações do dia-a-dia. Não sabe como fazer. Em parte isto é verdade, mas só até o momento em que descobrir uma maneira de fazer. Para isso, é preciso buscar informações, aprender e aplicar na empresa. Isso nunca faz com que se ganhe mais dinheiro. Mas ajuda a não perder dinheiro. É preciso saber usar os controles para ganhar mais dinheiro, ou não permitir a sua perda. Os controles na empresa servem justamente para que se saiba mais a respeito do que vem acontecendo e com isso resolver problemas ou melhorar ainda mais, se estiver tudo bem. Isso é domínio.

6 Você precisa adquirir o hábito de fazer o registro das movimentações financeiras, presentes ou futuras, no momento em que elas acontecerem. Contas a pagar, como as que foram pagas com cartão de crédito ou com duplicatas, e as contas a receber, como mensalidades, carnês ou parcelamentos, também devem ser registradas com a data que irão ser efetivadas e devidamente classificadas. Aproveite o momento do registro de depesas e receitas para aprender sobre o seu dinheiro: é nessa hora que você pode decobrir novas categorias ou alterar os nomes e formas de agrupamento das categorias já definidas. Classificar cada movimentação financeira a partir de categorias e centros de custo/lucro é uma forma de agrupar despesas e receitas de uma mesma família, departamento ou grupo, para simplificar o entendimento do fluxo de caixa da empresa. A funcionalidade ideal do Granatum para cumprir esta etapa do ciclo é a de Lançamentos de Receitas e Despesas.

7 Verificar Observe e entenda o comportamento do dinheiro na sua empresa. Fazer a análise das finanças da sua empresa é fundamental para saber se ela está operando com lucro ou prejuizo. A etapa de verificação sinaliza à empresa qual o tipo de lucro que ela está obtendo, quais produtos ou serviços estão contribuindo para o lucro ou prejuízo e qual a participação efetiva de cada investimento no crescimento e desenvolvimento do negócio.

8 Um fato importante e muitas vezes ignorado por gestores é que mesmo quando sua empresa obtém lucro é necessário saber se o lucro obtido está dentro da média do mercado. Você precisa acompanhar de perto cada receita e despesa, quais são as fontes e origens das movimentações e criar relatórios para facilitar a compreensão através de uma ferramenta gráfica de gestão. Depois de acompanhar de perto cada receita e despesa, você precisa entender o comportamento do dinheiro na sua empresa. Faça uma análise dos gráficos em pizza de despesas x categorias, receitas x categorias, despesas x centros de custo e receitas x centros de lucro para ver com o quê (categoria) e onde (centros de custo/lucro) você gastou e ganhou mais dinheiro. Veja também se você obteve lucro ou prejuízo durante o mês através do gráfico de linhas de receitas x depesas.

9 Dica: permita que o seu contador acesse o relatório analítico, pois os dados contidos nele são exatamente o que ele precisa para fazer a contabilidade da sua empresa. Os relatórios do Granatum são ideais para cumprir a etapa de verificação do ciclo. Saiba como funcionam nossos relatórios.

10 Controlar Agir Você precisa Agora de que disciplina você já para controla registrar e conhece todas as a dinâmica vezes que do o dinheiro na sua dinheiro empresa, entra está e sai na do hora seu de caixa. agir. Esta é uma etapa que requer muita disciplina e dedicação. Além das informações Você precisar básicas, tomar como uma atitude data, valor para e obter descrição, resultados você também precisa diferentes categorizar e alcançar e agrupar os objetivos suas despesas da sua e empresa. receitas em centros Quando de custo/lucro você tem para informações saber certinho sobre para suas onde receitas ele vai e despesas é mais fácil tomar medidas e para de onde otimizar ele vem. sua empresa.

11 Em relação as depesas, a regra é simples: reduza as despesas boas, corte as despesas ruins e previna despesas eventuais. Despesas Boas São aquelas que são necessárias e que estão relacionadas ao sucesso da sua empresa. Alguns exemplos de despesas boas são: treinamentos, publicidade, troca de equipamentos, pagamento de funcionários, telefone e internet. Você precisa trabalhar para reduzir o máximo possível esse tipo de despesa. Despesas Ruins Despesas ruins são aquelas que prejudicam a sua empresa e que você precisa eliminar o mais rápido possível. Alguns exemplos de despesas ruins: horas extras, compra de materiais e equipamentos desnecessários e gastos com estoque. Despesas Eventuais Despesas eventuais são aquelas que já existem e podem aparecer a qualquer momento. Por exemplo, a manutenção de um equipamento ou da infra-estrutura da sua empresa, os encargos sociais de um funcionário que saiu da empresa, o pagamento de férias e 13º dos funcionários. Para essas despesas você precisa fazer uma reserva, guardando dinheiro mês a mês.

12 Em relação as receitas, você pode tomar decisões como escolher um serviço ou produto que você precisa anunciar mais, ou aumentar o estoque, ou alterar o preço ou mesmo parar de oferecer ou produzir. Para isso, compare a receita obtida com um produto com os gastos e custos necessários para produzí-lo. Caso a empresa obtenha lucro no fim do mês, você deve investir esse dinheiro. Você precisa considerar três características básicas para escolher um investimento: segurança, rentabilidade e liquidez. Para saber mais sobre investimentos, procure um banco, uma corretora de valores ou um consultor de valores.

13 Controlar Planejar Você O precisa planejamento de disciplina é um para processo registrar pelo todas qual as definimos vezes que uma o estratégia, um caminho, dinheiro um entra conjunto e sai de do ações seu caixa. que Esta é uma etapa devemos que requer executar muita e disciplina um conjunto e dedicação. metas Além que das informações básicas, queremos como data, atingir valor num e descrição, futuro próximo. você Esta também é uma precisa etapa categorizar que requer e muita agrupar disciplina suas despesas e dedicação. e receitas Além em das centros informações de custo/lucro básicas, para como saber data, certinho valor e para descrição, onde ele você vai também precisa categorizar e agrupar suas despesas e de onde e ele receitas vem. em centros de custo/lucro para saber certinho para onde ele vai e de onde ele vem.

14 Agora que as finanças da sua empresa estão sob controle, você precisa agir ativamente planejando o próximo mês do seu dinheiro. Escolha as categorias e centros de custo mais significativos para sua empresa e estabeleça metas mensais de quanto você quer gastar ou ganhar em cada. Esse será o orçamento da sua empresa. Desta forma você vai saber, antecipadamente, quanto está planejado para ser gasto e quanto está planejado para ser recebido. Você saberá, com uma precisão muito boa, se você obterá lucro ou prejuízo antes do próximo mês começar. Depois de fazer o planejamento, você poderá acompanhar o atingimento das suas metas enquanto faz o controle das suas receitas e despesas. Verifique no final de cada mês se você conseguiu atingir as metas planejadas e faça uma reflexão sobre os resultados obtidos. Você pode também replanejar ou criar novas metas no momento em que você agir para colocar suas finanças no caminho certo.

15 Você pode iniciar o ciclo a partir de qualquer uma das etapas, entretanto o mais importante é: melhore continuamente sua gestão financeira. Quanto mais voltas você der nesse ciclo, mais eficiente será sua gestão financeira. A ferramenta de metas mensais do Granatum é ideal para cumprir esta etapa do ciclo.

16 Obrigado Este ciclo financeiro foi criado para você ter uma boa gestão financeira na sua empresa. Ciclo Financeiro O Granatum possui todas as características necessárias para cumprir um ciclo financeiro e ajudar você a alcançar uma gestão financeira eficiente. São 4 etapas essenciais que representam tudo que você precisa para colocar ordem nas finanças da sua empresa.

17 Material criado pelo: Granatum - Controle Financeiro Online Acesse: e experimente 15 dias grátis

GUIA DE GESTÃO FINANCEIRA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

GUIA DE GESTÃO FINANCEIRA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS GUIA DE GESTÃO FINANCEIRA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS 1 Inspire-se, acredite em você e... sucesso! 2 G UIA DE GESTÃO FINANCEIRA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Ninguém entra em um jogo para perder, certo?

Leia mais

CLÍNICA VETERINÁRIA São Paulo 2ª Edição - 2005

CLÍNICA VETERINÁRIA São Paulo 2ª Edição - 2005 CLÍNICA VETERINÁRIA São Paulo 2ª Edição - 2005 ÍNDICE UM ALERTA AO EMPREENDEDOR... 7 PARA NÃO FRACASSAR... 8 SOBRE OPORTUNIDADE... 10 PLANO DE NEGÓCIO: O QUE É? COMO ELABORAR?... 11 O QUE CONSIDERAR NUM

Leia mais

MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO: QUANTO SOBRA PARA SUA EMPRESA?

MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO: QUANTO SOBRA PARA SUA EMPRESA? MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO: QUANTO SOBRA PARA SUA EMPRESA? Que nome estranho! O que é isso? Essa expressão, Margem de Contribuição, pode soar estranha aos ouvidos, mas entender o que significa ajudará muito

Leia mais

1- O que é um Plano de Marketing?

1- O que é um Plano de Marketing? 1- O que é um Plano de Marketing? 2.1-1ª etapa: Planejamento Um Plano de Marketing é um documento que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing, adaptando-se a mudanças

Leia mais

Caderno de Educação Financeira Gestão de Finanças Pessoais

Caderno de Educação Financeira Gestão de Finanças Pessoais cidadania financeira Caderno de Educação Financeira Gestão de Finanças Pessoais (Conteúdo Básico) Banco Central do Brasil Brasília 2013 Caderno de Educação Financeira Gestão de Finanças Pessoais (Conteúdo

Leia mais

Use bem o seu dinheiro

Use bem o seu dinheiro 1016323-6 - abr/2012 Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? No site www.itau.com.br/usoconsciente, você encontra vídeos, testes e informações para uma gestão financeira eficiente. Acesse

Leia mais

cidadania financeira Glossário Simplificado de Termos Financeiros

cidadania financeira Glossário Simplificado de Termos Financeiros cidadania financeira Glossário Simplificado de Termos Financeiros Banco Central do Brasil Brasília Novembro 2013 Glossário Simplificado de Termos Financeiros Novembro de 2013 Banco Central do Brasil Departamento

Leia mais

Guia Prático de Marketing na Internet para Pequenas Empresas

Guia Prático de Marketing na Internet para Pequenas Empresas ! Guia Prático de Marketing na Internet para Pequenas Empresas Cláudio Torres www.claudiotorres.com.br Pagina 1 Guia Prático de Marketing na Internet para Pequenas Empresas Dicas para posicionar o seu

Leia mais

FACULDADE LOURENÇO FILHO RONDINELLY COELHO RODRIGUES

FACULDADE LOURENÇO FILHO RONDINELLY COELHO RODRIGUES 0 FACULDADE LOURENÇO FILHO RONDINELLY COELHO RODRIGUES UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE TRABALHO BASEADA EM CONTABILIDADE GERENCIAL PARA UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE SITUADA NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ

Leia mais

INVE$TGUIA O GUIA DO INVESTIDOR DE SUCESSO

INVE$TGUIA O GUIA DO INVESTIDOR DE SUCESSO INVE$TGUIA O GUIA DO INVESTIDOR DE SUCESSO I - Entenda suas finanças II - Aprendendo a controlar suas finanças III - O poder dos juros compostos IV A regra de 72 V Faça seu dinheiro trabalhar para você

Leia mais

DICAS PRÁTICAS PARA QUEM PENSA EM INVESTIR NUMA FRANQUIA

DICAS PRÁTICAS PARA QUEM PENSA EM INVESTIR NUMA FRANQUIA Marcelo Cherto PRESIDENTE DO GRUPO CHERTO www.cherto.com.br www.franchisestore.com.br DICAS PRÁTICAS PARA QUEM PENSA EM INVESTIR NUMA FRANQUIA O emprego é um animal em extinção Some-se à Globalização

Leia mais

BEM VINDO À AMWAY. Guia do participante

BEM VINDO À AMWAY. Guia do participante BEM VINDO À AMWAY Guia do participante Esta página foi deixada intencionalmente em branco. Sumário Seção 1: O conteúdo de hoje Introdução do curso 1 O que estamos fazendo hoje? 2 O ciclo de aprendizado

Leia mais

VIABILIDADE DE ABERTURA DE UMA EMPRESA NO RAMO DE BELEZA E ESTÉTICA

VIABILIDADE DE ABERTURA DE UMA EMPRESA NO RAMO DE BELEZA E ESTÉTICA Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais Curso de Ciências Contábeis VIABILIDADE DE ABERTURA DE UMA EMPRESA NO RAMO DE BELEZA E ESTÉTICA Andréa Gomes de Oliveira Belo Horizonte 2011 Andréa Gomes de

Leia mais

Como. elaborar COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS. plano um de. negócios. Especialistas em pequenos negócios

Como. elaborar COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS. plano um de. negócios. Especialistas em pequenos negócios Como elaborar plano um de negócios 1 Especialistas em pequenos negócios BRASÍLIA 2013 Sebrae NA Presidente do Conselho Deliberativo Roberto Simões Diretor-Presidente do Sebrae Luiz Eduardo Pereira Barretto

Leia mais

Como. elaborar COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS. plano um de. negócios. Especialistas em pequenos negócios

Como. elaborar COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS. plano um de. negócios. Especialistas em pequenos negócios Como elaborar plano um de negócios 1 Especialistas em pequenos negócios BRASÍLIA 2013 Sebrae NA Presidente do Conselho Deliberativo Roberto Simões Diretor-Presidente do Sebrae Luiz Eduardo Pereira Barretto

Leia mais

Introdução. João Carlos Cruz

Introdução. João Carlos Cruz Introdução Caro Profissional, quando eu tive a iniciativa de criar o site www.novosplanos.com imaginei que pudesse ajudar de alguma forma as pessoas que perdem seus empregos, estão à procura da primeira

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE DEPARTAMENTO DE PROJETOS DA PAISAGEM PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES

SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE DEPARTAMENTO DE PROJETOS DA PAISAGEM PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE DEPARTAMENTO DE PROJETOS DA PAISAGEM PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES Currso:: Gesttão de Prrojjettos APOSTIILA maio, 2006 Introdução Conseguir terminar o

Leia mais

Estratégia, gestão e recursos para sua empresa

Estratégia, gestão e recursos para sua empresa Estratégia, gestão e recursos para sua empresa Este novo guia representa mais um estímulo à formalização, transparência e melhoria da qualidade da governança e da gestão das empresas brasileiras. Edemir

Leia mais

O QUE É UMA ACE? As ACEs são entidades da classe empresarial que congregam pessoas jurídicas e físicas de todos os setores da atividade econômica:

O QUE É UMA ACE? As ACEs são entidades da classe empresarial que congregam pessoas jurídicas e físicas de todos os setores da atividade econômica: A FACIAP tem grande interesse na constituição de novas ACEs, assim como no desenvolvimento das que já estão atuando. Para encurtar caminhos e auxiliar novas lideranças que estão assumindo as ACEs e para

Leia mais

Administração do Tempo com a Metodologia Tríade e o NEOTRIAD. www.triadps.com. ACESSE www.neotriad.com

Administração do Tempo com a Metodologia Tríade e o NEOTRIAD. www.triadps.com. ACESSE www.neotriad.com Administração do Tempo com a Metodologia Tríade e o NEOTRIAD www.triadps.com ACESSE www.neotriad.com PARTE 1 INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO Uma das principais reclamações do ser humano nos dias de

Leia mais

Educação para um Emprego Melhor AUTOSSUFICIÊNCIA

Educação para um Emprego Melhor AUTOSSUFICIÊNCIA Educação para um Emprego Melhor AUTOSSUFICIÊNCIA INTRODUÇÃO SERÁ QUE ESTE GRUPO VAI ME AJUDAR A COMPLETAR MEUS ESTUDOS? Nem sempre é fácil conseguir estudar, mas este grupo de autossuficiência vai ajudá-

Leia mais

manual básico de Mídia

manual básico de Mídia manual básico de Mídia Manual Básico de Mídia Índice 4 6 8 Alcance e Frequência Amostras Audiência de TV 10 Concentração e Distribuição 12 Custo Por Mil 14 Definição de Verbas 18 Demanda Controlada 20

Leia mais

COMO ELABORAR UM PLANO DE VENDAS

COMO ELABORAR UM PLANO DE VENDAS COMO ELABORAR UM PLANO DE VENDAS COMO ELABORAR UM PLANO DE VENDAS 3 4 2007 Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais Nenhuma parte ou todo desta publicação poderá ser reproduzido -

Leia mais

Como abrir o capital da sua empresa no Brasil (IPO)

Como abrir o capital da sua empresa no Brasil (IPO) www.pwc.com.br Como abrir o capital da sua empresa no Brasil (IPO) Início de uma nova década de crescimento A Nova Bolsa Como abrir o capital da sua empresa no Brasil (IPO) 1 2 PwC BM&FBOVESPA Índice i

Leia mais

A Tecnologia da Informação ERP e seus Benefícios na Gestão de Processos e Crescimento dos Negócios

A Tecnologia da Informação ERP e seus Benefícios na Gestão de Processos e Crescimento dos Negócios RESUMO A Tecnologia da Informação ERP e seus Benefícios na Gestão de Processos e Crescimento dos Negócios Autoria: Mágli Rodrigues, Lilian Moreira de Alvarenga Assolari Na busca pela competitividade, as

Leia mais

A Análise das Demonstrações Contábeis e sua Importância para Evidenciar a Situação Econômica e Financeira das Organizações

A Análise das Demonstrações Contábeis e sua Importância para Evidenciar a Situação Econômica e Financeira das Organizações 1 A Análise das Demonstrações Contábeis e sua Importância para Evidenciar a Situação Econômica e Financeira das Organizações Alessandro Aristides de Oliveira 1 Andréia Regina da Silva Solange Maria de

Leia mais

Franquias. 1. O Sistema de Franquias 2. Franqueador 3. Franqueado

Franquias. 1. O Sistema de Franquias 2. Franqueador 3. Franqueado Franquias 1. O Sistema de Franquias 2. Franqueador 3. Franqueado 1 Índice 1. FRANQUIAS a. O Sistema de Franquias 1. Conhecendo o sistema 2. Quais os principais termos utilizados 3. Franquia x Licenciamento

Leia mais

Dicas do Sebrae-SP para o seu comércio de materiais de construção

Dicas do Sebrae-SP para o seu comércio de materiais de construção Aumente suas vendas e construa um caminho de sucesso para a sua empresa Dicas do Sebrae-SP para o seu comércio de materiais de construção Tendência para segmento de material de construção Não poupe esforços

Leia mais

DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL

DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL Disciplina Empreendedorismo Professor(a) Franklin Jorge Santos Módulo I 2010.1 Professor: Disciplina: Carga Horária: Franklin Jorge Santos. Empreendedorismo. 60 ha SUMÁRIO Quadro-síntese

Leia mais