COMO ABORDAR A ELEVAÇÃO DO DIAFRAGMA:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMO ABORDAR A ELEVAÇÃO DO DIAFRAGMA:"

Transcrição

1 COMO ABORDAR A ELEVAÇÃO DO DIAFRAGMA: O PAPEL DA RADIOLOGIA CONVENCIONAL Terra, Carolina; Campos, Nuno; Aguiar Ferreira, Ana; Portilha, Antónia; Caseiro-Alves, Filipe XIV Congresso Nacional de Radiologia Maio 2018

2 1. Introdução DIAFRAGMA O diafragma representa o mais importante músculo envolvido no processo de ventilação normal. Frequentemente considerado uma estrutura intratorácica porque a sua principal função é alterar a pressão e volume intratorácicos. Consiste em fibras musculares periféricas que convergem para um tendão central. É inervado pelos nervos frénicos que lhe conferem mobilidade e sensibilidade.

3 1. Introdução ANATOMIA Inserções: Orifícios: Fibras esternais: apófise Orifício da VCI (T8): VCI xifoide e ramos direitos do nervo frénico Fibras costais: 6º-12º arcos costais Hiato esofágico (T10): esófago, nervo vago e ramos do simpático Fibras lombares: Hiato aórtico (T12): ligamentos arqueados e aorta, ducto torácico, pilares do diafragma veia ázigos e hemiázigos (direito L3 e esquerdo L4) Figura 1. Representação esquemática das aberturas do diafragma.

4 1. Introdução: RADIOGRAFIA DE TÓRAX: A hemicúpula diafragmática esquerda encontra-se 1,5 a 2,5 cm abaixo da direita em 90% dos indivíduos normais devido ao peso do coração. Em inspiração, o diafragma encontra-se ao nível da porção posterior do 9/10º arco costal ou porção anterior do 6º. A radiologia convencional permanece o método de imagem escolhido para uma abordagem inicial a alterações do diafragma. Figura 2. Radiografia do tórax em incidência PA. O diafragma está ao nível da porção posterior do 9º/10º arco costal, e a hemicúpula diafragmática direita encontra-se mais elevada do que a esquerda.

5 1. Introdução: CAUSAS DE ELEVAÇÃO DIAFRAGMÁTICA I- Derrame pleural subpulmonar II-Doença Abdominal: A. Abcesso Subfrénico B. Hérnia do hiato esofágico C. Interposição do cólon D. Massa hepática (tumor, abcesso, quisto hidático) III-Alteração do volume pulmonar: A. Inspiração deficiente B. Atelectasia C. Lobectomia pós-operatória e pneumonectomia IV-Paralisia do nervo frénico: A. Neoplasia primário do pulmão B. Tumor maligno do mediastino C. Iatrogénica D. Idiopática V-Doença diafragmática: A. Hérnia diafragmática (Morgagni, Bochdalek) B. Eventração do diafragma C. Rutura traumática do diafragma D. Tumor diafragmático (lipoma, fibroma, mesotelioma, metástase, linfoma)

6 2. Causas de elevação diafragmática I-DERRAME PLEURAL SUBPULMONAR Apresenta-se de forma mais comum unilateralmente. O fluido pleural estende-se entre a base do pulmão e o diafragma. Causa elevação aparente e achatamento do diafragma. Pode estar associado a alterações como: abcesso subfrénico, neoplasias pulmonares ou massas hepáticas as quais causam elevação real do diafragma.

7 2. Causas de elevação diafragmática I-DERRAME PLEURAL SUBPULMONAR Sinais radiográficos: Incidência PA: ápice do pseudo-diafragma encontra-se mais lateral que o normal com queda abrupta da hemicúpula próximo do ângulo costofrénico. Em incidência lateral: imagem de menisco posterior. Se á esquerda, observa-se aumento da distância entre o pseudo-diafragma e a bolha gástrica. Confirmação:incidência de decúbito lateral observando-se deslocação do fluído para posição dependente. Fig 3. Doente com derrame subpulmonar após substituição de válvula aórtica. Observa-se imagem de menisco na incidência lateral.

8 2. Causas de elevação diafragmática II- DOENÇA ABDOMINAL 1. Interposição do cólon: interposição do cólon entre a hemicúpula diafragmática e o fígado se à esquera (Sinal de Chilaiditi) ou o estômago/baço. Observa-se gás imediatamente abaixo do diafragma. Faz diagnóstico diferencial com pneumoperitoneu. 2. Abcesso subfrénico: acompanhado geralmente por derrame pleural. Confirmado por coleção de ar subdiafragmática. Figura 4: Sinal de Chilaiditi. Radiografia do tórax com interposição cólica entre o fígado e a hemicúpula diafragmática.

9 2. Causas de elevação diafragmática II- DOENÇA ABDOMINAL Figura 5: Doente com dor torácica tipo pleurítica. Em radiografia do tórax vemos hemicúpula direita elevada com derrame pleural associado. Abaixo desta observa-se coleções de ar. Na TC confirma-se processo abcedado (seta amarela) junto à junção gastro esofágica em provável relação com deiscência da sutura de fundoplicatura de Nissen abcesso subfrénico.

10 2. Causas de elevação diafragmática II- DOENÇA ABDOMINAL 3. Massa hepática: abcesso hepático, quisto hidático ou neoplasia. Elevação diafragmática à custa do aumento do fígado. Melhor avaliação por Tomografia Computorizada. 4. Hérnia do hiato esofágico: estrutura retro cardíaca por vezes com nível hidroaéreo. Tipos: Hérnia por deslizamento a junção gastro esofágica e parte do estômago deslocam-se para o tórax através do hiato Hérnia paraesofágica - junção gastro esofágica em posição normal e uma porção do estômago hernia através do hiato esofágico. Maior predisposição a complicações como vólvulo organoaxial do estômago e herniação do colon.

11 2. Causas de elevação diafragmática II- DOENÇA ABDOMINAL Figura 6: Doente com dor torácica e dispneia de agravamento progressivo nas ultimas semanas após queda. Radiografia do tórax com evidencia de câmara de gás gástrico intratorácica condicionando elevação da hemicúpula diafragmática e suspeita de rutura do diafragma. Tomografia revelou diafragma integro e confirmou hérnia do hiato esofágico (ponta de seta amarela).

12 2. Causas de elevação diafragmática III- ALTERAÇÃO DO VOLUME PULMONAR 1. Inspiração insuficiente: A causa mais comum de elevação diafragmática. Obesidade é a doença mais frequentemente associada à incapacidade inspiratória. Sinais radiológicos: diafragma acima da porção posterior do 9º arco costal ou porção anterior do 6º. 2. Atelectasia: identifica-se por elevação do diafragma com opacidade pulmonar associada. Pode ocorrer por atelectasia em qualquer um dos lobos. 3. Lobectomia pós-operatória e pneumonectomia

13 2. Causas de elevação diafragmática III- ALTERAÇÃO DO VOLUME PULMONAR Figura 7. Radiografia do tórax em deficiente inspiração com hemicúpula diafragmática acima do 6º arco costal anterior

14 2. Causas de elevação diafragmática III- ALTERAÇÃO DO VOLUME PULMONAR Figura 8: Doente com DPOC. Radiografia do tórax com áreas de densificação parenquimatosa com broncograma aéreo dos segmentos basais do lobo inferior direito, traduzindo prováveis áreas de atelectasia com elevação da hemicúpula diafragmática ipsilateral. Observa-se igualmente interposição cólica à direita.

15 2. Causas de elevação diafragmática III- ALTERAÇÃO DO VOLUME PULMONAR Figura 9: Lobectomia do lobo inferior direito. Observa-se elevação e retilinização da hemicúpula direita sugerindo o diagnóstico pelos antecedentes cirúrgicos do doente.

16 2. Causas de elevação diafragmática IV- PARALISIA DO NERVO FRÉNICO É a causa mais frequente de paralisia ou fraqueza do diafragma. A etiologia pode ser idiopática, iatrogénica, associada a neoplasia primário do pulmão ou a neoplasia maligna do mediastino. -Sinais radiológicos: a combinação de massa pulmonar ou mediastínica e elevação diafragmática sugere fortemente paralisia do nervo frénico. -Confirmação: fluoroscopia em inspiração forçada revela movimento paradoxal do diafragma.

17 2. Causas de elevação diafragmática IV- PARALISIA DO NERVO FRÉNICO Figura 10: Doente com 58 anos, sexo masculino com consolidação justa mediastínica direita. Em Tomografia Computorizada do tórax apresenta lesão tumoral do brônquio lobar superior direito. Em radiografia 1 mês após observa-se elevação do diafragma em provável relação com invasão tumoral do nervo frénico.

18 2. Causas de elevação diafragmática V- DOENÇA DIAFRAGMÁTICA 1. Hérnia diafragmática (congénita): Hérnia de Bochdaleck: tipo comum de hérnia diafragmática que ocorre na porção posterolateral esquerda do canal pleuroperitoneal. Ratio esquerda direita de 9:1 Hérnia de Morgagni: defeito raro do diafragma anteromedial. Ocorre por fraqueza num espaço paraesternal triangular delimitado por fibras musculares provenientes da apófise xifoide medialmente e das cartilagens costais lateralmente. Associado a defeitos do pericárdio: herniação de vísceras para o saco pericárdico ou do coração para o abdómen superior. Figura 11: Representação esquemática das localização das hérnias diafragmáticas.

19 2. Causas de elevação diafragmática V- DOENÇA DIAFRAGMÁTICA Figura 12: Radiografia do toráx com imagem no hemitórax esquerdo que apresenta gás, compatível com imagem de ansas. Observa-se contorno deste hemidiafragma abaixo da imagem (seta amarela) o que exclui interposição cólica entre o estômago e o diafragma sendo a favor de hérnia diafragmática. Na TC observa-se local de descontinuidade do diafragma (seta vermelha) com passagem do conteúdo abdominal para o hemitórax esquerdo.

20 2. Causas de elevação diafragmática V- DOENÇA DIAFRAGMÁTICA 2. Eventração do diafragma: área de fraqueza e diminuição da espessura do diafragma. Afeta uma porção do diafragma (paralisia afeta todo o hemidiafragma). Frequentemente na região anteromedial do hemidiafragma direito. Em crianças: pode resultar na elevação de grande parte do diafragma. Em idosos: irregularidades do diafragma que lhe conferem aparência lobulada mas sem significado patológico.

21 2. Causas de elevação diafragmática V- DOENÇA DIAFRAGMÁTICA Sinais radiológicos: - Bosseladura com contornos lisos. Restante traçado do hemidiafragma normal. Em incidência PA pode observar-se duplo contorno diafragmático. Figura 13: Doente do sexo masculino, 60 anos. Apresenta elevação diafragmática à direita observando-se duplo contorno diafragmático.

22 2. Causas de elevação diafragmática V- DOENÇA DIAFRAGMÁTICA 3. Rutura traumática do diafragma: Elevação aparente do diafragma com herniação intratorácica de vísceras abdominais em doente com historia de trauma. Sinais radiológicos: Associado a outros sinais de trauma torácico ou abdominal (fratura, contusão pulmonar ou derrame pleural) Esquerda: herniação do estômago, intestino delgado ou cólon resulta numa estrutura intratorácica com ar, líquido ou níveis hidroaéreos. Direita: pode mimetizar elevação do diafragma por opacificação pelo fígado. O diagnóstico deve ser considerado quando há historia de trauma e elevação aparente da hemicúpula direita.

23 2. Causas de elevação diafragmática V- DOENÇA DIAFRAGMÁTICA Figura 14: Doente com história de acidente de viação. Radiografia do toráx com desvio do mediastino para a direita e imagem no hemitórax esquerdo que apresenta gás, compatível com ansas intestinais. Em TC observa-se local de descontinuidade do diafragma (seta vermelha) com passagem do conteúdo abdominal para o hemitórax esquerdo compativel com hérnia traumática dado o contexto.

24 2. Causas de elevação diafragmática V- DOENÇA DIAFRAGMÁTICA 4. Neoplasia diafragmática: raramente atinge tamanho que cause elevação. Neoplasia primária: benigna (linfangioma, hemangioma, lipoma e miofibroma) ou de forma mais rara maligna (o mais frequente é o rabdomiossarcoma ocorrendo na idade pediátrica) Neoplasia secundária: envolvimento metastático é raro. Os implantes metastáticos mais frequentes são secundários a tumores da cabeça e pescoço e do pulmão. Fluoroscopia: revela normal movimento do diafragma excluindo paralisia do diafragma como diagnóstico.

25 2. Causas de elevação diafragmática V- DOENÇA DIAFRAGMÁTICA Figura 15: Doente com história de massa com compressão da aurícula direita com 5 anos de evolução. Em radiografia convencional observa-se imagem de contornos regulares acima do hemidiafragma direito com densidade de tecido adiposo/tecidos moles. Em Tomografia Computorizada confirma-se massa com densidade de gordura e marcada heterogeneidade na dependência do diafragma não sendo possível excluir transformação sarcomatosa.

26 3. Algoritmo de diagnóstico Elevação do diafragma não Massa hepática(se à direita), neoplasia do diafragma Bilateral Unilateral Elevação focal do hemidiafragma Limites regulares e duplo contorno do hemidiafragma sim Eventração do diafragma, Lipoma Diafragma acima do 9º arco costal posterior ou 6º anterior? sim Inspiração deficiente não Há imagem no campo pulmonar? sim Com imagens sugestivas de vísceras abdominais (níveis hidroaéreos, gás em ansas) sim não não Elevação de todo hemidiafragma Sugestiva de massa/opacidade pulmonar ou mediastínica Ansas intestinais entre o diafragma e o fígado/estômago Fluoroscopia com movimento paradoxal não sim Interposição do cólon Atelectasia Paralisia do nervo frénico História de trauma não Hérnias diafragmáticas congénitas, hérnia do hiato esofágico sim Hérnia traumática Figura 16: Algoritmo de diagnóstico da elevação diafragmática em radiologia convencional

27 4. Conclusão A elevação do diafragma apresenta uma grande variedade de desafios radiológicos. Várias entidades podem mimetizar a elevação do diafragma em radiologia convencional como o derrame pleural subpulmonar, ou a rutura traumática do hemidiafragma direito. Uma avaliação sistematizada das imagens em radiologia convencional poderá evitar em determinados casos a necessidade de realização de outros exames de imagem mais dispendiosos e com maior risco de eventos adversos.

28 5. Bibliografia Reed, James C. Chest Radiology, Sixth edition; Mosby Elsevier Nalson LK, Walker CM, McNeeley MF, Burivong W, Fligner CL, Godwin JD. Imaging of the diaphragm: anatomy and function. Radiographics. 2012;32:E Buja LM, Krueger GRF. Netter s Illustrated human Pathology. 2 nd edition Whitesell, Ryan T.; Avery, Laura L. Chest Trauma. Emergency Radiology: The Requisites. Second edition. Elsevier, 2017: Arquivo do Serviço de Imagem do Hospital Universitário de Coimbra.

Estudo Radiológico do Tórax

Estudo Radiológico do Tórax Estudo Radiológico do Tórax Diagnósticos diferenciais do nódulo cavitado A TAC no estadiamento da neoplasia pulmonar Nódulos pulmonares múltiplos O espaçopleural e o diafragma O coração Principais massas

Leia mais

Sumário. Opacidades em toalha. Por redução do componente aéreo: Colapso Patologia pleural (derrame)

Sumário. Opacidades em toalha. Por redução do componente aéreo: Colapso Patologia pleural (derrame) 3ª Aula Prática Sumário Opacidade Nodular Única / Nódulo Pulmonar Solitário Opacidades em toalha Por redução do componente aéreo: Colapso Patologia pleural (derrame) Nódulo Pulmonar Solitário Opacidade

Leia mais

Radiograma de tórax t Interpretação

Radiograma de tórax t Interpretação Radiograma de tórax t normal Interpretação Prof. Giulliano Gardenghi, Ph.D Método diagnóstico por imagem mais utilizado Baixo custo e disponibilidade quase universal Aliado aos dados clínicos é suficiente,

Leia mais

Sumário. Hipertransparência Radiológica. Embolia pulmonar. De causa pleural Pneumotórax De causa pulmonar

Sumário. Hipertransparência Radiológica. Embolia pulmonar. De causa pleural Pneumotórax De causa pulmonar 4ª Aula Prática Sumário Hipertransparência Radiológica De causa pleural Pneumotórax De causa pulmonar Generalizada: enfisema Localizada: bolhas, bronquiectasias, cavitação Embolia pulmonar Sumário O mediastino

Leia mais

RADIOGRAFIA DE TÓRAX EM SÍNTESE

RADIOGRAFIA DE TÓRAX EM SÍNTESE RADIOGRAFIA DE TÓRAX EM SÍNTESE Ana Coutinho Santos Serviço de Radiologia - Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E.P.E. 26.outubro.2015 RADIOGRAFIA DE TÓRAX EM SÍNTESE SUMÁRIO Formação da imagem radiográfica

Leia mais

Aula prática nº8. O coração. 1. Anatomia radiográfica do coração (frente e perfil do tórax) 10 A e B

Aula prática nº8. O coração. 1. Anatomia radiográfica do coração (frente e perfil do tórax) 10 A e B Aula prática nº8 O mediastino configuração mediastínica normal com projecção desenhada das estruturas vasculares (fig. 9 A) divisão do mediastino no radiograma de perfil (9 B) principais arcos que formam

Leia mais

Anatomia radiológica do tórax

Anatomia radiológica do tórax WWW.cedav.com.br Área acadêmica Anatomia Anatomia radiológica do tórax Dr. Ricardo Ferreira Mestre em radiologia UFTP Prof. Ass. Radiologia FEPAR Prof. Ass. Anatomia FEPAR Diretor Centro do Diagnostico

Leia mais

Sistema respiratório II. Profa. Mirelle Saes

Sistema respiratório II. Profa. Mirelle Saes Sistema respiratório II Profa. Mirelle Saes TRAQUÉIA Tubo largo continuação da extremidade inferior da laringe. - Desce na frente do esôfago e entra no mediastino superior, um pouco á direita da linha

Leia mais

19º Imagem da Semana: Radiografia de Tórax

19º Imagem da Semana: Radiografia de Tórax 19º Imagem da Semana: Radiografia de Tórax Enunciado Paciente de 61 anos, sexo feminino, sem queixas no momento, foi submetida à radiografia de tórax como avaliação pré-cirúrgica. Qual achado pode ser

Leia mais

Anatomia Radiológica para Aplicação na Física Médica

Anatomia Radiológica para Aplicação na Física Médica Anatomia Radiológica para Aplicação na Física Médica Rafael Carvalho Silva Subcoordenador de Ensino e Pesquisa LCR/UERJ MSc Engenharia Nuclear Aplicada COPPE/UFRJ Área Controle de Qualidade em Radiodiagnóstico

Leia mais

25/11/2009. Tamanho Na entrada do tórax 20% profundidade do tórax Relação 0.20 Bulldog até 0.14

25/11/2009. Tamanho Na entrada do tórax 20% profundidade do tórax Relação 0.20 Bulldog até 0.14 Proj. lateral Extende-se da Laringe a Carina Os anéis traqueais podem se calcificar Vias áereas superiores Cavidade pleural Mediastino Miscelânea Tamanho Na entrada do tórax 20% profundidade do tórax Relação

Leia mais

Raio X Simples do Tórax

Raio X Simples do Tórax Raio X Simples do Tórax Imagens de hipertransparência Prof Denise Duprat Neves Prof Ricardo Marques Dias 2 Como classificar Hipertransparência Anulares Em forma de anel com halo hipotransparente Cavidade,

Leia mais

Plano de aula 02/05/2016. Radiografia de Tórax O que não posso deixar de ver!!

Plano de aula 02/05/2016. Radiografia de Tórax O que não posso deixar de ver!! Radiografia de Tórax O que não posso deixar de ver!! Bruno Hochhegger MD, PhD Médico Radiologista do Pavilhão Pereira Filho e Hospital Dom Vicente Scherer Professor de Radiologia da UFCSPA brunohochhegger@gmail.com

Leia mais

RADIOLOGIA PULMONAR INCIDÊNCIA : PÓSTERO-ANTERIOR (PA)

RADIOLOGIA PULMONAR INCIDÊNCIA : PÓSTERO-ANTERIOR (PA) RADIOLOGIA PULMONAR RADIOLOGIA PULMONAR INCIDÊNCIA : PÓSTERO-ANTERIOR (PA) É A MAIS UTILIZADA NA RADIOGRAFIA SIMPLES DO TÓRAX. É NECESSÁRIA UMA DISTÂNCIA MÍNIMA PARA A SUA REALIZAÇÃO, DA ORDEM DE 1,50

Leia mais

Radiografia simples do tórax: noções de anatomia

Radiografia simples do tórax: noções de anatomia Radiografia simples do tórax: noções de anatomia Gustavo de Souza Portes Meirelles 1 1 Doutor em Radiologia pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP 1 Partes moles Devemos analisar as partes moles em toda

Leia mais

Estudo por imagem do trauma.

Estudo por imagem do trauma. Estudo por imagem do trauma Dr. Ricardo Ferreira Mestre em radiologia UFTP Prof. Assist. Radiologia FEPAR Prof. Assist. Anatomia FEPAR Md radiologista do Centro Diagnostico Água Verde Md radiologista do

Leia mais

02/06/2010. Derrame Pleural. Sarcoidose

02/06/2010. Derrame Pleural. Sarcoidose Doenças Restritivas São aquelas nas quais a expansão do pulmão é restringida por causa de alterações no parênquima pulmonar ou por causa de doenças da pleura, da parede torácica ou do aparelho neuromuscular

Leia mais

MODELOS DE LAUDOS NORMAIS ESÔFAGO, ESTÔMAGO E DUODENO NORMAIS

MODELOS DE LAUDOS NORMAIS ESÔFAGO, ESTÔMAGO E DUODENO NORMAIS MODELOS DE LAUDOS NORMAIS ABDOME - AP Estruturas ósseas visualizadas íntegras. Distribuição normal de gases e fezes pelas alças intestinais. Ausência de imagens radiológicas sugestivas de cálculos urinários

Leia mais

TÓRAX. Prof.: Gustavo Martins Pires

TÓRAX. Prof.: Gustavo Martins Pires TÓRAX Prof.: Gustavo Martins Pires INTRODUÇÃO O tórax é a porção mais superior do tronco e abriga órgãos fundamentais para a respiração, os pulmões, e para a circulação, o coração. Além disto, é atravessado

Leia mais

REVISITANDO AS LINHAS, FAIXAS E INTERFACES DO MEDIASTINO NA RADIOGRAFIA DO TÓRAX

REVISITANDO AS LINHAS, FAIXAS E INTERFACES DO MEDIASTINO NA RADIOGRAFIA DO TÓRAX REVISITANDO AS LINHAS, FAIXAS E INTERFACES DO MEDIASTINO NA RADIOGRAFIA DO TÓRAX M Cruz, PG Oliveira, C Ferreira, F Cruz, E Pinto, F Caseiro-Alves Serviço de Imagem Médica - Centro Hospitalar e Universitário

Leia mais

RADIOGRAFIA DO TÓRAX Reunião Clínica Serviço de Imagiologia do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE Drª Clara Aleluia

RADIOGRAFIA DO TÓRAX Reunião Clínica Serviço de Imagiologia do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE Drª Clara Aleluia RADIOGRAFIA DO TÓRAX Reunião Clínica Serviço de Imagiologia do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE Drª Clara Aleluia Andreia Tereso Radiologia A Radiologia Simples do passado Evolução das técnicas

Leia mais

Radiografia simples do tórax: incidências, aspectos técnicos e sistematização da análise

Radiografia simples do tórax: incidências, aspectos técnicos e sistematização da análise Radiografia simples do tórax: incidências, aspectos técnicos e sistematização da análise Gustavo de Souza Portes Meirelles 1 1 Doutor em Radiologia pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP 1 Introdução

Leia mais

Massas mediastinais. Gustavo de Souza Portes Meirelles 1. 1 Doutor em Radiologia pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP.

Massas mediastinais. Gustavo de Souza Portes Meirelles 1. 1 Doutor em Radiologia pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP. Massas mediastinais Gustavo de Souza Portes Meirelles 1 1 Doutor em Radiologia pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP 1 Introdução A primeira questão quando nos deparamos com uma massa na topografia

Leia mais

Traumatismo do Tórax. Prof. Dr. Sergio Marrone Ribeiro

Traumatismo do Tórax. Prof. Dr. Sergio Marrone Ribeiro Traumatismo do Tórax Prof. Dr. Sergio Marrone Ribeiro Traumatismo do Tórax Penetrante Não Penetrante (Fechado) Causas Iatrogênicas Costelas São freqüentes as fraturas de costelas, simples ou múltiplas.

Leia mais

Campus Universitário s/n Caixa Postal 354 CEP Universidade Federal de Pelotas.

Campus Universitário s/n Caixa Postal 354 CEP Universidade Federal de Pelotas. ESTUDO RETROSPECTIVO DAS NEOPLASIAS PULMONARES DIAGNOSTICADAS NO SETOR DE RADIODIAGNÓSTICO DO HCV-UFPel NO PERÍODO DE FEVEREIRO DE 2003 A AGOSTO DE 2006. XAVIER 1 *, Fernanda da Silva; SPADER 1, Melissa

Leia mais

Tuberculose na infecção pelo VIH: O contributo da imagiologia

Tuberculose na infecção pelo VIH: O contributo da imagiologia Tuberculose na infecção pelo VIH: O contributo da imagiologia A radiografia do tórax A radiografia do tórax, nos indivíduos com tuberculose pulmonar, constitui um elemento diagnóstico tão importante nos

Leia mais

Parede Torácica, Diafragma, Mamas e Mediastino. Anatomia Aplicada à Medicina IV Prof. Sérvulo Luiz Borges

Parede Torácica, Diafragma, Mamas e Mediastino. Anatomia Aplicada à Medicina IV Prof. Sérvulo Luiz Borges Parede Torácica, Diafragma, Mamas e Mediastino Anatomia Aplicada à Medicina IV Prof. Sérvulo Luiz Borges Aberturas da Parede Torácica Movimentos da Parede Torácica Movimentos: Alça de Balde Cabo de Bomba

Leia mais

PATOLOGIAS CIRÚRGICAS NO RECÉM-NASCIDO

PATOLOGIAS CIRÚRGICAS NO RECÉM-NASCIDO PATOLOGIAS CIRÚRGICAS NO RECÉM-NASCIDO ATRESIA DE ESÔFAGO: Malformação em que a parte proximal do esôfago termina em fundo cego. Classificação Segundo tipo de atresia: Tipo I (A): atresia sem fistula (8%);

Leia mais

Imagem da Semana: Radiografia

Imagem da Semana: Radiografia Imagem da Semana: Radiografia Imagem 01. Radiografia de tórax e abdome em AP Recém-nascido (RN), a termo, sexo masculino e parto vaginal. Foi reanimado na sala de parto devido a apneia e frequência cardíaca

Leia mais

Sumário. Redução da Transparência Radiológica

Sumário. Redução da Transparência Radiológica 2ª Aula Prática Sumário Constituição do retículo pulmonar Diafragma Mediastino Alterações Hilares Radiografia de perfil do tórax Anatomia Seccional Redução da Transparência Radiológica Generalizada Localizada

Leia mais

RADIOGRAFIA ABDOMINAL. Profª Drª Naida Cristina Borges

RADIOGRAFIA ABDOMINAL. Profª Drª Naida Cristina Borges RADIOGRAFIA ABDOMINAL Profª Drª Naida Cristina Borges Produção de Radiografias Diagnósticas Preparo adequado jejum/enema Pausa da inspiração evita o agrupamento das vísceras Indicações para a Radiologia

Leia mais

Serviço de Radiologia FMUP HSJ

Serviço de Radiologia FMUP HSJ Serviço de Radiologia FMUP HSJ Janeiro 2006 Espessamento parietal e diminuição do calibre do colon descendente e sigmóide, com dilatação a montante - inespecífico - neste casos associado a colite isquémica,

Leia mais

SINAIS CLÁSSICOS EM RADIOLOGIA DO TÓRAX

SINAIS CLÁSSICOS EM RADIOLOGIA DO TÓRAX SINAIS CLÁSSICOS EM RADIOLOGIA DO TÓRAX Serviço de Imagem Médica Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Coimbra A. Aguiar Ferreira, C. Terra, N. Campos, P. Gomes, Filipe Caseiro Alves OBJETIVO Descrever

Leia mais

Pericárdio Anatomia e principais patologias

Pericárdio Anatomia e principais patologias Pericárdio Anatomia e principais patologias Dr. Diego André Eifer Fellow em Imagem cardíaca Universidade de Toronto Médico Radiologista Hospital de Clinicas de Porto Alegre e Santa Casa de Misericórdia

Leia mais

Imagens para prova prática diagnóstico por imagem Professora: Juliana Peloi Vides

Imagens para prova prática diagnóstico por imagem Professora: Juliana Peloi Vides Imagens para prova prática diagnóstico por imagem Professora: Juliana Peloi Vides Imagem 1 Projeções Ventro-dorsal e Látero-lateral de cavidade abdominal. Nas imagens radiográficas foi possível observar

Leia mais

Atlas de Imagens do Tórax

Atlas de Imagens do Tórax Patricia Kritek John J. Reilly, Jr. Este atlas de imagens do tórax é uma coleção de interessantes radiografias e tomografias computadorizadas do tórax. As leituras dos filmes têm como objetivo ser ilustrativas

Leia mais

Nódulos e massas pulmonares

Nódulos e massas pulmonares Nódulos e massas pulmonares Gustavo de Souza Portes Meirelles 1 1 Doutor em Radiologia pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP A) Nódulo pulmonar solitário 1 Definição O nódulo pulmonar solitário (NPS)

Leia mais

PNEUMOLOGIA. Introdução ao estudo Radiológico do Tórax. PEC III. Acad. Franchesca Luz

PNEUMOLOGIA. Introdução ao estudo Radiológico do Tórax. PEC III. Acad. Franchesca Luz PNEUMOLOGIA Introdução ao estudo Radiológico do Tórax. PEC III Acad. Franchesca Luz COMO ESTUDAR O TÓRAX Uma olhada em uma radiografia de tórax, frequentemente é suficiente para ver uma anormalidade muito

Leia mais

Padrão acinar Gustavo de Souza Portes Meirelles 1. 1 Doutor em Radiologia pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP. 1 Terminologia

Padrão acinar Gustavo de Souza Portes Meirelles 1. 1 Doutor em Radiologia pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP. 1 Terminologia Padrão acinar Gustavo de Souza Portes Meirelles 1 1 Doutor em Radiologia pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP 1 Terminologia Em alterações comprometendo o ácino (conjunto de alvéolos, sacos alveolares,

Leia mais

A. C. P. Mogadouro 85 anos, Caucasiana Antecedentes: Doença cardíaca prévia sem especificar Anamnese: Doente dá entrada no serviço de urgência com

A. C. P. Mogadouro 85 anos, Caucasiana Antecedentes: Doença cardíaca prévia sem especificar Anamnese: Doente dá entrada no serviço de urgência com CASOS CLÍNICOS 1 A. C. P. Mogadouro 85 anos, Caucasiana Antecedentes: Doença cardíaca prévia sem especificar Anamnese: Doente dá entrada no serviço de urgência com episódios de dispneia em repouso RX RX

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG DEPARTAMENTO DE IMAGEM E ANATOMIA DISCIPLINA RADIOLOGIA I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG DEPARTAMENTO DE IMAGEM E ANATOMIA DISCIPLINA RADIOLOGIA I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO I. ETAPA I : FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG DEPARTAMENTO DE IMAGEM E ANATOMIA DISCIPLINA RADIOLOGIA I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO A. TECNOLOGIA DOS MÉTODOS DE IMAGENS 1. Princípios físicos dos métodos de imagem

Leia mais

Cistos e cavidades pulmonares

Cistos e cavidades pulmonares Cistos e cavidades pulmonares Gustavo de Souza Portes Meirelles 1 1 Doutor em Radiologia pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP 1 Definições Cistos e cavidades são condições em que há aumento da transparência

Leia mais

Sistema respiratório. Funções. Anatomia do sistema respiratório. Brônquios, bronquíolos e alvéolos. Promover troca de gases circulantes: Vocalização

Sistema respiratório. Funções. Anatomia do sistema respiratório. Brônquios, bronquíolos e alvéolos. Promover troca de gases circulantes: Vocalização Funções Sistema respiratório Promover troca de gases circulantes: suprir oxigênio e remover o dióxido de carbono Vocalização Anatomia do sistema respiratório Nariz Faringe Laringe Traquéia Brônquios Pulmões

Leia mais

PNEUMOMEDIASTINO, ENFISEMA SUBCUTÂNEO E PNEUMOTÓRAX

PNEUMOMEDIASTINO, ENFISEMA SUBCUTÂNEO E PNEUMOTÓRAX PNEUMOMEDIASTINO, ENFISEMA SUBCUTÂNEO E PNEUMOTÓRAX A. Aguiar Ferreira, J. Macedo, N. Pereira Silva, P. Gomes, F. Caseiro Alves Serviço de Imagem Médica Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Coimbra

Leia mais

Caso Clínico - Tumores Joana Bento Rodrigues

Caso Clínico - Tumores Joana Bento Rodrigues Hospitais da Universidade de Coimbra Serviço de Ortopedia Diretor: Prof. Doutor Fernando Fonseca Caso Clínico - Tumores Joana Bento Rodrigues História Clínica PRGP Sexo feminino 23 anos Empregada de escritório

Leia mais

CIRURGIA PEDIÁTRICA HÉRNIAS

CIRURGIA PEDIÁTRICA HÉRNIAS HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ LIGA MÉDICO-ACADÊMICA DE PEDIATRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ LIPED - UNIOESTE CIRURGIA PEDIÁTRICA HÉRNIAS Acadêmica Lydia Gayet de Bortoli Prof.

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO RIO

SISTEMA RESPIRATÓRIO RIO SISTEMA RESPIRATÓRIO RIO Sistema Respirató Divisão: 1. Porção condutora: Nariz, faringe, laringe, traquéia e brônquios 2. Porção respiratória ria propriamente dita: Pulmões Sistema Respirató Traquéia Do

Leia mais

Esôfago e Estômago. Anatomia Aplicada à Medicina IV Prof. Sérvulo Luiz Borges

Esôfago e Estômago. Anatomia Aplicada à Medicina IV Prof. Sérvulo Luiz Borges Esôfago e Estômago Anatomia Aplicada à Medicina IV Prof. Sérvulo Luiz Borges Esôfago Grego: oisophagos, de oisein, levar, e phagein, comer, signifigando o tubo por onde passa o alimento para ser digerido.

Leia mais

EXERCÍCIOS REFERENTES AOS TEXTOS DIDÁTICOS (ESTUDO DIRIGIDO) ED1 = ASPECTOS TÉCNICOS E ROTEIRO DE ANÁLISE DA RADIOGRAFIA DE TÓRAX

EXERCÍCIOS REFERENTES AOS TEXTOS DIDÁTICOS (ESTUDO DIRIGIDO) ED1 = ASPECTOS TÉCNICOS E ROTEIRO DE ANÁLISE DA RADIOGRAFIA DE TÓRAX EXERCÍCIOS REFERENTES AOS TEXTOS DIDÁTICOS (ESTUDO DIRIGIDO) RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS ESTUDO DIRIGIDO ED1 = ASPECTOS TÉCNICOS E ROTEIRO DE ANÁLISE DA RADIOGRAFIA DE TÓRAX 1. Em relação às incidências do

Leia mais

ECOGRAFIA PARA TRAUMA. protocolo

ECOGRAFIA PARA TRAUMA. protocolo ECOGRAFIA PARA TRAUMA protocolo Autor: Ecografista, Dra. Julia, Ucrânia, Hospital Central Do Lubango, Angola 2015 FAST Focused Assessment with Sonography for Trauma (avaliação focada com ecografia para

Leia mais

Radiologia do Coração

Radiologia do Coração Radiologia do Coração Radiologia do Coração Introdução Análise crítica Indicações Screening para marcantes anormalidades Insuficiência cardíaca avaliar a circulação pulmonar, verificar se não houve descompensação

Leia mais

PERITONEU E MESETÉRIO

PERITONEU E MESETÉRIO PERITONEU E MESETÉRIO Embriologia, anatomia e processos patológicos mais frequentes Raquel Madaleno, Pedro Pissarra, Alfredo Gil Agostinho, Luís Curvo-Semedo, Filipe Caseiro-Alves EMBRIOLOGIA Cavidade

Leia mais

36º Imagem da Semana: Radiografia de tórax

36º Imagem da Semana: Radiografia de tórax 36º Imagem da Semana: Radiografia de tórax Radiografia de tórax, incidência anteroposterior Radiografia de tórax, perfil esquerdo Enunciado Criança de 8 anos, masculino, previamente hígida, foi levada

Leia mais

5 de Outubro de Professor Ewerton. Introdução à Radiologia do Tórax

5 de Outubro de Professor Ewerton. Introdução à Radiologia do Tórax 5 de Outubro de 2007. Professor Ewerton. Introdução à do Tórax Métodos de investigação radiológica Radiografias. TC. RM. Medicina Nuclear. US. Angiografias. Os dois primeiros são os mais utilizados. Radiografia

Leia mais

04/06/2012 INTRODUÇÃO À RAGIOLOGIA SIMPLES DO TÓRAX. Dante L. Escuissato RADIOGRAFIAS DO TÓRAX INCIDÊNCIAS: FRONTAL (PA) PERFIL TÓRAX

04/06/2012 INTRODUÇÃO À RAGIOLOGIA SIMPLES DO TÓRAX. Dante L. Escuissato RADIOGRAFIAS DO TÓRAX INCIDÊNCIAS: FRONTAL (PA) PERFIL TÓRAX INTRODUÇÃO À RAGIOLOGIA SIMPLES DO TÓRAX Dante L. Escuissato RADIOGRAFIAS DO TÓRAX INCIDÊNCIAS: FRONTAL (PA) PERFIL TÓRAX 1 RADIOGRAFIAS AS RADIOGRAFIAS APRESENTAM 4 DENSIDADES BÁSICAS: AR: traquéia, pulmões,

Leia mais

MÓDULO CARDIORRESPIRATÓRIO

MÓDULO CARDIORRESPIRATÓRIO MÓDULO CARDIORRESPIRATÓRIO Olá, ogrinhos e ogrinhas! S06 GCM 18.1 Caso Clínico J.N.X, 51 anos, sexo feminino, arquiteta, tabagista há 20 anos e frequentadora do AA (Alcoólatras Anônimos), vem apresentando

Leia mais

Semiologia das alterações parenquimatosas

Semiologia das alterações parenquimatosas Semiologia das alterações parenquimatosas Classificação das opacidades pulmonares O sinal de silhueta Alterações do espaço aéreo A consolidação pulmonar Redução do componente aéreo O colapso pulmonar Aumento

Leia mais

Malformações Congênitas Pulmonares. Leonardo A. Pinto, MD/PhD Pneumologia Pediátrica

Malformações Congênitas Pulmonares. Leonardo A. Pinto, MD/PhD Pneumologia Pediátrica Malformações Congênitas Pulmonares Leonardo A. Pinto, MD/PhD Pneumologia Pediátrica MF congênitas do trato respiratório Existem muitas condições que podem deixar alterada a anatomia desde a fossa

Leia mais

DOENÇAS RELACIONADAS AO AMIANTO Diagnóstico e critérios de atribuição: Doenças pleurais

DOENÇAS RELACIONADAS AO AMIANTO Diagnóstico e critérios de atribuição: Doenças pleurais DOENÇAS RELACIONADAS AO AMIANTO Diagnóstico e critérios de atribuição: Doenças pleurais Eduardo M. De Capitani Disciplina de Pneumologia Departamento de Clínica Médica Faculdade de Ciências Médicas UNIVERSIDADE

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO I: CORAÇÃO

SISTEMA CIRCULATÓRIO I: CORAÇÃO SISTEMA CIRCULATÓRIO I: CORAÇÃO Carlomagno Bahia SISTEMA CIRCULATÓRIO Sistema tubular fechado provido de uma bomba contrátil-propulsora. CORAÇÃO + 100 000 km de vasos sangüíneos Propulsionar sangue em

Leia mais

Avaliação Por Imagem do Abdome Introdução

Avaliação Por Imagem do Abdome Introdução Avaliação Por Imagem do Abdome Introdução Mauricio Zapparoli Disciplina de Radiologia Médica Departamento de Clínica Médica - Hospital de Clínicas UFPR Objetivos Radiologia Convencional Anatomia/Semiologia

Leia mais

TROMBOEMBOLISMO PULMONAR EMERGÊNCIAS AÓRTICAS. Leonardo Oliveira Moura

TROMBOEMBOLISMO PULMONAR EMERGÊNCIAS AÓRTICAS. Leonardo Oliveira Moura TROMBOEMBOLISMO PULMONAR EMERGÊNCIAS AÓRTICAS Leonardo Oliveira Moura Dissecção da Aorta Emergência aórtica mais comum Pode ser aguda ou crônica, quando os sintomas duram mais que 2 semanas Cerca de 75%

Leia mais

Exercícios Práticos de Anatomia Veterinária

Exercícios Práticos de Anatomia Veterinária 1 Unic - Universidade de Cuiabá Faculdade de medicina veterinária Disciplina de Ciências Morfofuncionais Aplicadas a Medicina Veterinária II e III Exercícios Práticos de Anatomia Veterinária Prof a. Juliana

Leia mais

- Slides das apresentações fornecidos pelos colegas. - Almeida, AB. et al, Pneumologia Clínica, 1ª edição, 2005, Printer Portuguesa

- Slides das apresentações fornecidos pelos colegas. - Almeida, AB. et al, Pneumologia Clínica, 1ª edição, 2005, Printer Portuguesa Anotadas do 4º Ano 2007/08 Data: 17 de Dezembro 2007 Disciplina: Pneumologia Tema da Aula: Formação Clínica Complementar - Estudos do Sono - Telerradiografia do Tórax Normal - Urgências em Pneumologia

Leia mais

Caso Número 4/2018: Uma sessão interativa de casos em radiologia torácica Parte 1

Caso Número 4/2018: Uma sessão interativa de casos em radiologia torácica Parte 1 CASOS 8 Relatos de casos do Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago Caso Número 4/2018: Uma sessão interativa de casos em radiologia torácica Parte 1 Gustavo Lemos Pelandré 1, Luiz Felipe

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE CAVIDADES DO CORPO, DIAFRAGMA. Um pouco de revisão... EM ADULTOS AS CAVIDADES SÃO:

DESENVOLVIMENTO DE CAVIDADES DO CORPO, DIAFRAGMA. Um pouco de revisão... EM ADULTOS AS CAVIDADES SÃO: DESENVOLVIMENTO DE CAVIDADES DO CORPO, MESENTÉRIOS E DIAFRAGMA Um pouco de revisão... José Eduardo Baroneza CAVIDADES DO CORPO: São os espaços, dentro do corpo, onde ficam os órgãos (Anat) EM ADULTOS AS

Leia mais

Centro Universitário Maurício de Nassau Prof. Douglas Monteiro. Sistema Circulatório

Centro Universitário Maurício de Nassau Prof. Douglas Monteiro. Sistema Circulatório Centro Universitário Maurício de Nassau Prof. Douglas Monteiro Sistema Circulatório Coração Conceito: É um órgão muscular central do aparelho circulatório, que funciona como uma bomba dupla de sucção e

Leia mais

Trauma torácico ATLS A airway (vias aéreas pérvias) B breathing (avaliação manutenção resp e mecânica resp) C circulation D disability (avaliação esta

Trauma torácico ATLS A airway (vias aéreas pérvias) B breathing (avaliação manutenção resp e mecânica resp) C circulation D disability (avaliação esta Trauma torácico Dr. Salomón Soriano Ordinola Rojas Hospital Beneficência Portuguesa São Paulo Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Trauma torácico ATLS A airway (vias aéreas pérvias) B breathing

Leia mais

Guia prático para indicações de exames de TÓRAX

Guia prático para indicações de exames de TÓRAX Guia prático para indicações de exames de TÓRAX Guia prático para indicações de exames de TÓRAX O uso da tomografia computadorizada (TC) para avaliação da cavidade torácica revolucionou o diagnóstico e

Leia mais

Prof.Dr. José Roberto Kfoury Jr. Setor de Anatomia VCI FMVZ-USP

Prof.Dr. José Roberto Kfoury Jr. Setor de Anatomia VCI FMVZ-USP * Prof.Dr. José Roberto Kfoury Jr. Setor de Anatomia VCI FMVZ-USP * Sistema *Porção Condutora: *sistema de tubos ramificados *calibre decresce à medida que surgem as ramificações. *nariz, faringe (nasofaringe),

Leia mais

Ecografia abdomino-pélvica Distribuição anormal dos gases abdominais. Ileus paralítico e mecânico Diagnóstico radiológico

Ecografia abdomino-pélvica Distribuição anormal dos gases abdominais. Ileus paralítico e mecânico Diagnóstico radiológico Estudo Imagiológico gico do Abdómen Ecografia abdomino-pélvica Distribuição anormal dos gases abdominais Ileus paralítico e mecânico Diagnóstico radiológico Tipos de ecografia Ecografia Abdominal Visualização

Leia mais

ANATOMIA RADIOLÓGICA E PATOLOGIAS DO MEDIASTINO

ANATOMIA RADIOLÓGICA E PATOLOGIAS DO MEDIASTINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICA DISCIPLINA DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM ANATOMIA RADIOLÓGICA E PATOLOGIAS DO MEDIASTINO Monitor:

Leia mais

DIVERTÍCULOS DO ESÔFAGO

DIVERTÍCULOS DO ESÔFAGO Cirurgia do Esôfago DIVERTÍCULOS DO ESÔFAGO Curso Continuado de Cirurgia Geral do Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões Carlos Haruo Arasaki - 2007 Tipos de Divertículos Esofagianos

Leia mais

MÓDULO CARDIORRESPIRATÓRIO

MÓDULO CARDIORRESPIRATÓRIO MÓDULO CARDIORRESPIRATÓRIO Olá, ogrinhos e ogrinhas! S02 GCM 18.1 Caso Clínico A.L.M., 59 anos, sexo masculino, cobrador de ônibus. Depois de muita insistência da sua esposa, foi ao médico para fazer uma

Leia mais

23/08/2016 HÉRNIAS HÉRNIAS EM PEQUENOS ANIMAIS HÉRNIAS HÉRNIAS PARTES DE UMA HÉRNIA: CLASSIFICAÇÃO PARTES DE UMA HÉRNIA: DEFINIÇÃO:

23/08/2016 HÉRNIAS HÉRNIAS EM PEQUENOS ANIMAIS HÉRNIAS HÉRNIAS PARTES DE UMA HÉRNIA: CLASSIFICAÇÃO PARTES DE UMA HÉRNIA: DEFINIÇÃO: EM PEQUENOS ANIMAIS PROFA. MSC. ANALY RAMOS MENDES PARTES DE UMA HÉRNIA: DEFINIÇÃO: Saída de uma víscera de seu local de origem através de um anel herniário PARTES DE UMA HÉRNIA: Anel herniário Saco herniário:

Leia mais

Tumores do Mediastino

Tumores do Mediastino Anatomia do Mediastino Anatomia do Mediastino Anatomia do Mediastino Anatomia do Mediastino Classificação dos tumores mediastinais Tumores Neurogênicos Timomas Linfomas Tumor de Cels. Germinativas Carcinomas

Leia mais

Caso Número 4/2018: Uma sessão interativa de casos em radiologia torácica Parte 2

Caso Número 4/2018: Uma sessão interativa de casos em radiologia torácica Parte 2 CASOS 8 Relatos de casos do Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago Caso Número 4/2018: Uma sessão interativa de casos em radiologia torácica Parte 2 Gustavo Lemos Pelandré 1, Luiz Felipe

Leia mais

AFECÇÕES TORÁCICAS CIRÚRGICAS EM PEDIATRIA

AFECÇÕES TORÁCICAS CIRÚRGICAS EM PEDIATRIA AFECÇÕES TORÁCICAS CIRÚRGICAS EM PEDIATRIA Diafragma Hérnia diafragmática o Hérnia de Bochdalek o Hérnia de Morgagni o Hérnia do hiato esofágico o Hérnia traumática Eventração ou elevação Ausência congênita

Leia mais

Setor de Radiologia do Abdome Reunião Clínica. Dr. Murilo Rodrigues R2

Setor de Radiologia do Abdome Reunião Clínica. Dr. Murilo Rodrigues R2 Setor de Radiologia do Abdome Reunião Clínica Dr. Murilo Rodrigues R2 Quadro clínico - JCC, sexo masculino. - Vítima de acidente automobilístico - Dor Abdominal Estudo tomográfico: Achados Tomográficos:

Leia mais

Para um valor total máximo de 7,84

Para um valor total máximo de 7,84 ESCORES DE TRAUMA Obs: servem para triagem pré-hospitalar, comunicação inter-hospilalar e na comparação de resultados de protocolos e atendimentos. ESCORE DE TRAUMA REVISADO GCS* BPM* FR* Valor* O valor

Leia mais

Planilha do Internato em Cirurgia - 1º / 2014

Planilha do Internato em Cirurgia - 1º / 2014 Planilha do Internato em Cirurgia - 1º / 2014 DATA hora AULA PROGRAMADA Módulo PROFESSOR 21/03/2014 14:00-14:55 Abdome Agudo - inflamatório e obstrutivo Clínica Cirúrgica João Marcos 14:55-15:50 Abdome

Leia mais

Imagem da Semana: Radiografia e TC. Imagem 01. Radiografia simples do tórax em incidência póstero-anterior.

Imagem da Semana: Radiografia e TC. Imagem 01. Radiografia simples do tórax em incidência póstero-anterior. Imagem da Semana: Radiografia e TC Imagem 01. Radiografia simples do tórax em incidência póstero-anterior. Imagem 02: Radiografia simples do tórax em perfil direito. Imagem 03: Tomografia computadorizada

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA RESPIRATÓRIO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA RESPIRATÓRIO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA RESPIRATÓRIO Função primária do sistema respiratório Atender às necessidades metabólicas de O 2 e CO 2 Sistema respiratório

Leia mais

Desafios clínicos cardiológicos: Um doente com hipoxémia

Desafios clínicos cardiológicos: Um doente com hipoxémia Desafios clínicos cardiológicos: Um doente com hipoxémia Mariana Faustino 30 de Abril de 2013 Hospital Fernando Fonseca Serviço de Cardiologia Director: Prof. Doutor Victor Gil Caso clínico 75 anos, sexo

Leia mais

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão André Montillo UVA Lesões Traumáticas do Membro Superior Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão e Braço Fratura da Escápula Fratura da Clavícula Luxação Acrômio-clavicular

Leia mais

Parede abdominal Ântero-lateral. Anatomia Aplicada a Medicina IV Prof. Sérvulo Luiz Borges

Parede abdominal Ântero-lateral. Anatomia Aplicada a Medicina IV Prof. Sérvulo Luiz Borges Parede abdominal Ântero-lateral Anatomia Aplicada a Medicina IV Prof. Sérvulo Luiz Borges Abdome A parte do tronco entre o tórax e a pelve, possui paredes musculotendíneas, exceto posteriormente onde a

Leia mais

CELIOTOMIA 2/9/2016 CELIOTOMIA. CELIOTOMIA (laparotomia mediana) DEFINIÇÃO CLASSIFICAÇÃO:

CELIOTOMIA 2/9/2016 CELIOTOMIA. CELIOTOMIA (laparotomia mediana) DEFINIÇÃO CLASSIFICAÇÃO: Prof a. Dr a. Aline A. Bolzan DEFINIÇÃO Abertura cirúrgica da cavidade abdominal, em qualquer região. Celio (koilia) = abdome + tomia (tome) = corte (laparotomia mediana) CLASSIFICAÇÃO: de acordo com a

Leia mais

2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CIRURGIA TORÁCICA

2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CIRURGIA TORÁCICA 2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CIRURGIA TORÁCICA Questão nº: 21 Em um paciente que tem estenose traqueal relacionada a intubação traqueal, e que apesar de traqueostomizado prossegue com sintomas obstrutivos

Leia mais

Jobert Mitson Silva dos Santos

Jobert Mitson Silva dos Santos Universidade Federal do Ceará Liga de Cirurgia de Cabeça e Pescoço Jobert Mitson Silva dos Santos - Definição - Níveis linfonodais cervicais - Estadiamento linfonodal - Classificação dos EC s - Complicações

Leia mais

NÓDULO PULMONAR SOLITÁRIO

NÓDULO PULMONAR SOLITÁRIO Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Hospital São Lucas SERVIÇO DE CIRURGIA TORÁCICA José Antônio de Figueiredo Pinto DEFINIÇÃO Lesão arredondada, menor que 3.0 cm

Leia mais

DIVERTÍCULO DE ZENKER. R1 Jean Versari - HAC

DIVERTÍCULO DE ZENKER. R1 Jean Versari - HAC DIVERTÍCULO DE ZENKER R1 Jean Versari - HAC Divertículo de Zenker Evaginação da mucosa e submucosa do esôfago posterior por área de fraqueza entre as partes tireofaríngea e cricofarínega do músculo constritor

Leia mais

TROMBOEMBOLISMO PULMONAR. Autor: Zandira Fernandes Data:

TROMBOEMBOLISMO PULMONAR. Autor: Zandira Fernandes Data: TROMBOEMBOLISMO PULMONAR Autor: Zandira Fernandes Data: 8-11-2017 DEFINIÇÃO Oclusão embólica do sistema arterial pulmonar. A maioria dos casos resulta da oclusão trombótica e, portanto, a condição é frequentemente

Leia mais

Estudo Radiográfico de Abdome Agudo (ERAA): Ingestão de cápsulas de entorpecentes*

Estudo Radiográfico de Abdome Agudo (ERAA): Ingestão de cápsulas de entorpecentes* Estudo Radiográfico de Abdome Agudo (ERAA): Ingestão de cápsulas de entorpecentes* DHIEGO FERREIRA G. 1, REINALDO DE O. 2 dgumieri@gmal.com Técnico em Radiologia -HRCAF RESUMO As corretas incidências radiográficas

Leia mais

Métodos de Aquisição da Imagem Médica. Estudo Radiológico do Tórax

Métodos de Aquisição da Imagem Médica. Estudo Radiológico do Tórax Métodos de Aquisição da Imagem Médica Princípios Físicos Métodos que não utilizam radiações ionizantes Ressonância Magnética Estudo Radiológico do Tórax Incidências básicas Radioanatomia Apresentação geral

Leia mais

Câncer de Pulmão. Tratamento Cirúrgico DR. RAFAEL PANOSSO CADORE

Câncer de Pulmão. Tratamento Cirúrgico DR. RAFAEL PANOSSO CADORE Câncer de Pulmão Tratamento Cirúrgico DR. RAFAEL PANOSSO CADORE Epidemiologia! O câncer de pulmão é a neoplasia que mais mata no mundo desde 1953 ( mulheres 1985). No Brasil, para 2014, foram 16.400 casos

Leia mais

Tomografia Computorizada (TC) - Quando e Porquê? Rui Mota Lisboa, 16 de Novembro de 2011

Tomografia Computorizada (TC) - Quando e Porquê? Rui Mota Lisboa, 16 de Novembro de 2011 Tomografia Computorizada (TC) - Quando e Porquê? Rui Mota Lisboa, 16 de Novembro de 2011 TC O que é? Exame de imagem transversal que utiliza Raios-X para estudar os diferentes tecidos. Estes Raios-X são

Leia mais

Altair da Silva Costa Júnior

Altair da Silva Costa Júnior 1 O seu médico recomendou a cirurgia do pulmão porque é a melhor forma para tratar a sua doença. Provavelmente você deve ter realizado diversos exames para a decisão da cirurgia, em conjunto com seu médico.

Leia mais

Doenças Pleurais. Doenças pleurais. Pleuras - Anatomia. Pleuras - Fisiologia. Derrame pleural. Empiema. Pneumotórax. Hemotórax.

Doenças Pleurais. Doenças pleurais. Pleuras - Anatomia. Pleuras - Fisiologia. Derrame pleural. Empiema. Pneumotórax. Hemotórax. Doenças pleurais Doenças Pleurais Derrame pleural Empiema Pneumotórax Hemotórax Prof. Carlos Cezar I. S. Ovalle Quilotórax Pleuras - Anatomia Pleura visceral recobre a superfície externa do pulmões Pleura

Leia mais

ANATOMIA SISTÊMICA Profa.Ms. Marcelo Lima

ANATOMIA SISTÊMICA Profa.Ms. Marcelo Lima Sistema Cardiovascular ANATOMIA SISTÊMICA Profa.Ms. Marcelo Lima INTRODUÇÃO: CONCEITO: O sistema cardiovascular ou circulatório é formado por uma vasta rede de tubos, que põe em comunicação todas as partes

Leia mais