DEPARTAMENTO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DEPARTAMENTO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA"

Transcrição

1 DEPARTAMENTO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Electromagnetismo I Folha 1 : Electrostática Lic. em Física, Eng. Física e Bioquímica, menor em Física e em Biofísica, Mest. Int. em Eng. Física 1. Considere um anel circular de raio R com densidade uniforme de carga λ. a) Calcule o campo eléctrico num ponto do eixo do anel à distância z do seu centro. b) Determine o valor de z para o qual o campo eléctrico assume o seu valor máximo. 2. É possível carregar electricamente um pedaço de plástico bombardeandoo no vazio com um feixe de electrões, que ficam retidos no plástico. Na figura está representado um disco, de raio a e espessura desprezável, que foi carregado dessa forma. A densidade superficial de carga, considerada uniforme, é. a) Determine o campo eléctrico E ao longo do eixo do disco. b) Determine o valor de E quando z 0. c) Determine o valor de E quando z. d) Obtenha o campo eléctrico originado por um plano infinito com uma distribuição superficial de carga uniforme i) a partir dos resultados anteriores. ii) usando a lei de Gauss. 3. A figura representa um fio de comprimento l, carregado com densidade de carga λ>0; o ponto P está à distância d do fio e a distância de P às extremidades do fio é determinada pelos ângulos e. a) Calcule o campo eléctrico criado pelo fio no ponto P. Analise o resultado para o caso particular do ponto P estar equidistante das extremidades do fio. b) Generalize para o caso de l. c) Confirme o resultado da alínea anterior, usando a lei de Gauss. 4. Uma superfície semi-esférica de raio a está carregada com uma distribuição uniforme de carga de densidade uniforme (C/m 2 ). Determine o campo eléctrico no centro da esfera. 5. Um campo electrostático é definido do seguinte modo: E = k ε 0 i, E = 2k ε 0 (1 + x a ) i, para x > a para 0 < x < a E = k ε 0 i, para x < 0, sendo k uma constante positiva. a) Determine a distribuição de cargas que cria este campo.

2 b) Mostre que a lei de Gauss é satisfeita para um cubo de aresta a, centrado na origem do sistema de eixos cartesianos e com duas faces paralelas ao plano x=0. c) Calcule a variação de energia potencial de uma carga pontual positiva, q 0, que se move do ponto A(2a, 0, 0) para o ponto B(10a, 0, 0), admitindo que esta carga não perturba o campo previamente existente. 6. a) Um cilindro muito longo de raio R está carregado uniformemente, sendo ρ a densidade volumétrica de carga. Calcule o campo eléctrico criado em todo o espaço. b) Considere que no cilindro é feita uma cavidade também cilíndrica, como se mostra na figura. Determine o campo eléctrico no interior da cavidade. Nota: pode considerar que a cavidade corresponde a uma sobreposição de 2 densidades de carga +ρ e ρ. 7. Num plasma, constituído por iões positivos de carga +q e electrões de carga -q, o potencial eléctrico à distância de um ião, colocado na origem, é dado pela expressão: V(r) = q 4πε 0 r e μr Determine a carga eléctrica Q(r) contida num volume esférico de plasma, de raio r e centro no ponto O. Analise o significado físico dos casos limite r 0 e r. Obtenha a expressão da distribuição radial de carga em torno do ião. 8. Uma esfera de raio a, colocada no vazio, tem uma distribuição de carga eléctrica representada pela seguinte densidade de carga ρ(r) = ρ 0 (1 k r2 a 2) (C/m3 ), 0 r a onde ρ 0 e k designam constantes positivas e r é a distância ao centro da esfera. a) Calcule o campo eléctrico em todo o espaço. b) Verifique que, na região livre de cargas, o potencial eléctrico satisfaz a equação de Laplace. c) Determine o valor da constante k, para o qual o campo eléctrico se anula na região r>a e indique, justificando, qual a carga total da esfera nestas condições. d) Faça um esboço do módulo do campo eléctrico, para o valor de k obtido em c). 9. Uma esfera de raio R tem a carga +Q, distribuída de acordo com a densidade ρ(r) = A(R-r), para 0<r<R. A esfera está no interior de outra esfera, condutora, concêntrica com a primeira, de raio 2R e espessura d, sendo d<<r. a) Determine A em função de R e Q. b) Calcule o campo eléctrico e o potencial em todo o espaço, no caso de a esfera condutora estar electricamente neutra. c) Suponha agora que a esfera condutora é ligada à Terra. Determine: i) as alterações no campo eléctrico e no potencial na região entre as duas esferas e fora delas; ii) as alterações nas distribuições de carga. Calcule a densidade superficial de carga na esfera condutora. 10. Do ponto de vista eléctrico, a superfície da Terra pode ser considerada um bom condutor, com uma densidade média de carga superficial 0. O campo eléctrico junto à superfície aponta para a Terra e tem aproximadamente o valor de 150 V/m. O raio da Terra mede cerca de 6400 km. a) Obtenha o valor da densidade superficial de carga e a carga total na superfície da Terra.

3 b) A intensidade do campo eléctrico diminui com a distância ao solo, sendo de cerca de 100V/m a uma altura de 100 m. Calcule o valor médio da carga por metro cúbico na camada atmosférica compreendida entre a superfície da Terra e a altitude de 100 m. c) A densidade volumétrica de carga calculada na alínea anterior resulta da existência de um elevado número de iões de carga unitária positiva n +, e negativos, n -, por unidade de volume. Perto da superfície da Terra, pode considerar-se que n + n m -3. Estes iões movem-se sob a acção do campo eléctrico da Terra, sendo a sua velocidade proporcional à intensidade, E, do campo: v=1, E. Determine o tempo que os iões atmosféricos demorariam a reduzir a carga existente na superfície da Terra a 10-3 do seu valor, se não ocorressem outros fenómenos que contribuem para a manter. 11. Numa esfera de raio a existe uma distribuição de carga, cuja densidade espacial varia com a distância r ao centro, de acordo com a expressão ρ=kr (C/m 3 ), sendo k uma constante. a) Obtenha a expressão do campo eléctrico em todo o espaço e determine o potencial no centro da esfera. b) Obtenha a energia electrostática associada à distribuição de cargas. 12. O átomo de hidrogénio é constituído por um protão de carga +e (núcleo) e por um electrão de carga -e. No estado fundamental, o electrão pode ser descrito por uma nuvem electrónica de densidade de carga: ρ(r) = A a 0 3 e 2r/a 0, onde r é a distância ao núcleo, A é uma constante e a 0 é o raio de Bohr (a 0 = 0; m). a) Determine a constante A (note que a densidade carga do electrão não cai abruptamente para zero para um dado valor de r, pelo que deverá ser tratada como estendendo-se até ). b) Obtenha o campo eléctrico criado pelo electrão para r=a 0. c) Determine o campo eléctrico total (criado pelo electrão e pelo protão) para r=a 0. e αr r 2 dr = e αr ( r2 α + 2r α α 3) ; lim r e r r n = Resolvendo as equações locais do campo, determine o campo eléctrico criado por uma distribuição de carga esfericamente simétrica, ρ(r) = kr (k constante), localizada na camada esférica com a<r<b. 14. Considere duas esferas concêntricas de raios a e b (a<b), respectivamente. A distribuição de cargas existente é tal que o potencial eléctrico é dado pelas seguintes expressões: V(r) = ka3 12ε 0 ( a b r2 a 2 r3 a 3), r a; V(r) = ka4 ( 1 12ε 0 b 1 r ), a r b; V(r) = 0, r b, sendo k uma constante positiva. a) Calcule o campo eléctrico em todo o espaço. b) Determine a distribuição de cargas que origina este potencial eléctrico. c) Admitindo que se mantêm as condições anteriores, determine a velocidade com que um electrão (carga -e e massa m e ) atinge a superfície r=b, se escapar com velocidade nula da superfície r = a.

4 15. Numa determinada região do espaço o campo electrostático é dado pelas seguintes expressões: E (r) = ρ 0r 2 4ε 0 a e r, r a E (r) = ρ 0a 3 4ε 0 r 2 e r, a r < b E (r) = 0, r > b sendo ρ 0 e ε 0 constantes e r a coordenada radial, em coordenadas esféricas. a) Determine a distribuição de cargas que cria este campo. b) Calcule a diferença de potencial entre as superfícies r=a e r=b. c) Obtenha a energia electrostática armazenada neste sistema. 16. O campo criado por um dipolo eléctrico, a uma distância r muito maior do que as dimensões do dipolo, é dado pela expressão E (r, θ) = ξ r 3 (2cosθ e r + sinθe θ) com ξ constante, em coordenadas esféricas. a) Calcule. E e E. b) Obtenha o fluxo através de uma superfície fechada de raio r 0, centrada no dipolo, E. ds. O que conclui? c) Calcule o potencial eléctrico por integração da equação E = V. 17. Uma placa de comprimento c, largura l e espessura d é constituída por um material linear, homogéneo e isotrópico, que é isolador e tem permitividade eléctrica ε. Considere que c>l>>d. A placa foi bombardeada com um feixe de partículas carregadas, tendo ficado com uma distribuição volumétrica de carga livre ρ l. Considere que a placa se encontra entre os planos x= d/2 e x=+d/2 de um sistema de eixos cartesianos. a) Obtenha o campo eléctrico no exterior da placa. b) Obtenha o campo eléctrico no interior da mesma. c) Calcule a diferença de potencial entre as duas faces da placa (situadas em x=-d/2 e x=+d/2). 18. Um condensador plano ideal é constituído por duas placas condutoras paralelas de área A separadas por uma distância d muito menor que a dimensão das placas, de tal forma que o efeito de bordos é desprezável. O meio que separa as placas é um isolador perfeito de permitividade relativa ε r. Uma das placas tem densidade superficial de carga + e a outra tem densidade de carga -. a) Determine o campo eléctrico em todo o espaço. b) Obtenha as distribuições de cargas de polarização no dieléctrico. c)calcule a capacidade do condensador. 19. Um condensador plano real é caracterizado pela sua capacidade, pela tensão máxima que pode suportar e pela resistência de fuga. A tensão máxima está associada à rigidez dieléctrica do meio, i.e., ao valor do campo eléctrico a partir do qual o meio entre as placas se torna condutor, provocando uma descarga. A resistência de fuga resulta da condutividade não nula do isolante. Na figura está representado o circuito equivalente a um condensador real, constituído por um condensador ideal em paralelo com uma resistência. Os condensadores de mica, por ex., têm tensões máximas e resistências de fuga elevadas, mas baixas capacidades. Os condensadores electrolíticos, pelo contrário, têm tensões máximas e resistência de fuga baixas, mas capacidades muito elevadas. Considere um condensador plano com área 0,1 m 2 e distância entre as placas de 0,1 mm; o espaço entre as placas está preenchido por um dieléctrico de permitividade relativa ε r= 5 e condutividade =10-9 S/m. A rigidez dieléctrica do meio é igual a 6 MV/m. a) Determine a capacidade do condensador.

5 b) Determine a tensão máxima que se pode aplicar entre as placas. c) Determine a resistência de fuga do condensador. d) Ignorou-se nas alíneas anteriores o efeito de bordos, desprezando o campo eléctrico fora da região entre as placas. Se esse efeito for considerado, a capacidade será maior, menor ou igual à calculada? Justique. 20. Dois condensadores planos, de igual capacidade C, ligados em paralelo, são carregados até ficarem à tensão V 1 e em seguida isolados da fonte. Um dieléctrico, de permitividade eléctrica ε r, é então introduzido num dos condensadores, preenchendo completamente o espaço entre as placas. Calcule a carga livre transferida de um condensador para o outro e a diferença de potencial final V 2 entre as placas dos condensadores em função de C, V 1 e ε r. 21. Um condensador esférico formado por dois condutores esféricos concêntricos, de raios a=4 cm e b=5 cm, respectivamente, é carregado de modo a estabelecer uma diferença de potencial de 400 V entre as suas armaduras e em seguida é isolado da fonte. O espaço entre os condutores é então preenchido com querosene vaporizado de permitividade eléctrica ε r =2,5. a) Calcule o valor da diferença de potencial entre as armaduras no condensador contendo querosene. b) Determine a carga adquirida pelo condensador e indique se esta carga é afectada quando se introduz o dieléctrico. c) Determine a razão entre a capacidade final e a inicial. 22. Um eletreto é o equivalente eléctrico de um magnete, i.e, cria um campo eléctrico permanente, tal como um magnete cria um campo magnético. Um eletreto cilíndrico de raio a e comprimento l tem polarização uniforme P = P 0 e x, sendo o plano xy o plano da base do cilindro, (x,y,z) as coordenadas cartesianas e (e x, e y, e z ) os versores correspondentes. Determine as densidades de carga de polarização. 23. Um cabo coaxial é uma linha de transmissão usada frequentemente para estabelecer ligações entre circuitos electrónicos, antenas, etc. O cabo, de comprimento L, é constituído por um fio metálico de raio a, coaxial com uma película metálica cilíndrica de raio b. Entre ambos há um dieléctrico de permitividade relativa ε r. O cabo constitui um condensador cuja capacidade está distribuída ao longo do seu comprimento. Aplica-se uma diferença potencial V entre os dois condutores. a) Calcule os campos D, E e P em todo o espaço (considere que L>>b e despreze efeitos de bordos). b) Determine a capacidade do cabo por unidade de comprimento. c) Determine a energia electrostática armazenada no cabo. d) Calcule o trabalho necessário para remover o dieléctrico, mantendo constante a d.d.p. entre as armaduras.

6 24. Um condensador plano é formado por duas placas quadradas de lado l, colocadas à distância d uma da outra (d<<l). As placas estão ligadas a uma bateria que mantém uma diferença de potencial constante V entre elas. A região entre as placas do condensador está totalmente preenchida por um dieléctrico de densidade (massa volúmica) ρ e permitividade eléctrica ε r. Retira-se parcialmente o dieléctrico de uma distância x paralela a um dos lados das placas e abandona-se nessa posição. a) Determine a expressão da força a que o dieléctrico fica sujeito. b) Obtenha a expressão do período do movimento que o dieléctrico vai efectuar, desprezando o atrito e os efeitos de finitude das placas. x 25. Um cabo coaxial real tem correntes de fuga, devido à condutividade não nula do meio dieléctrico entre os condutores. As correntes introduzem ruído e causam atenuação dos sinais transmitidos pelo cabo. a) Considere um cabo coaxial com um condutor interior de raio a=1 mm e um condutor exterior de raio b=4mm. Entre os dois condutores, o meio dieléctrico tem uma condutividade que varia linearmente com a distância ao eixo do cabo, r, de acordo com a expressão σ(r) = σ b r b com b=10-7 S/m. Considere um cabo de comprimento l=1 m e uma corrente de fuga I f. a) Determine a densidade de corrente entre o condutor interior e o exterior. b) Determine o campo eléctrico no dieléctrico e a diferença de potencial entre os dois condutores. c) Determine a resistência de fuga entre os dois condutores. 26. No microfone electrostático ou de condensador ilustrado na figura, uma onda de pressão sonora desloca um diafragma numa direcção perpendicular à sua superfície. O diafragma é formado por uma fina membrana metálica sobreposta a um dieléctrico flexível de espessura a e permitividade ε 1. A superfície inferior do dieléctrico foi bombardeada com iões que ficaram retidos na superfície, criando uma densidade superficial de carga uniforme s. A superfície inferior está a uma distância variável, x(t), de uma grelha metálica fixa. A função x(t) traduz a variação de pressão associada à onda sonora. A membrana metálica superior está ligada directamente à terra (V M =0) e a grelha inferior está ligada à terra por uma pequena resistência (V g =0). Considere que o campo eléctrico é uniforme no dieléctrico e no ar. a) Determine o campo eléctrico no dieléctrico, E 1 e no ar, E 0, bem como o potencial V na superfície inferior do dieléctrico. b) Determine a carga na face superior da grelha de área A. c) Determine a corrente que circula na resistência se x(t)=x 0 +bsin( t), com x 0>>b.

Universidade de Coimbra ELECTROMAGNETISMO 2004/05. Lic. em Física, Química, Engenharia Biomédica e Matemática (opção) Folha 1 : Electrostática

Universidade de Coimbra ELECTROMAGNETISMO 2004/05. Lic. em Física, Química, Engenharia Biomédica e Matemática (opção) Folha 1 : Electrostática I 2 G Universidade de Coimbra ELECTROMAGNETISMO 2004/05 Lic. em Física, Química, Engenharia Biomédica e Matemática (opção) Folha 1 : Electrostática 1. A figura representa um fio de comprimento l, carregado

Leia mais

Fichas de electromagnetismo

Fichas de electromagnetismo Capítulo 3 Fichas de electromagnetismo básico Electrostática - Noções básicas 1. Enuncie as principais diferenças e semelhanças entre a lei da a atracção gravitacional e a lei da interacção eléctrica.

Leia mais

Lista de Exercícios 1: Eletrostática

Lista de Exercícios 1: Eletrostática Lista de Exercícios 1: Eletrostática 1. Uma carga Q é distribuída uniformemente sobre um fio semicircular de raio a, que está no plano xy. Calcule a força F com que atua sobre uma carga de sinal oposto

Leia mais

Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos

Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos Exercícios Sugeridos (21/03/2007) A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. A19.1 (a) Calcule o número de elétrons em um pequeno alfinete de prata

Leia mais

Física III-A /1 Lista 3: Potencial Elétrico

Física III-A /1 Lista 3: Potencial Elétrico Física III-A - 2018/1 Lista 3: Potencial Elétrico Prof. Marcos Menezes 1. Qual é a diferença de potencial necessária para acelerar um elétron do repouso até uma velocidade igual a 40% da velocidade da

Leia mais

Electromagnetismo e Óptica 2º Semestre /12 1º Teste - 12/04/ :30h

Electromagnetismo e Óptica 2º Semestre /12 1º Teste - 12/04/ :30h Electromagnetismo e Óptica 2º Semestre - 2011/12 1º Teste - 12/04/2012 18:30h Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica Mestrado Integrado em Engenharia

Leia mais

Lei de Gauss. O produto escalar entre dois vetores a e b, escrito como a. b, é definido como

Lei de Gauss. O produto escalar entre dois vetores a e b, escrito como a. b, é definido como Lei de Gauss REVISÃO DE PRODUTO ESCALAR Antes de iniciarmos o estudo do nosso próximo assunto (lei de Gauss), consideramos importante uma revisão sobre o produto escalar entre dois vetores. O produto escalar

Leia mais

Lista de Exercícios 2 Potencial Elétrico e Capacitância

Lista de Exercícios 2 Potencial Elétrico e Capacitância Lista de Exercícios 2 Potencial Elétrico e Capacitância Exercícios Sugeridos (14 de março de 2007) A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. B25.10 Considere dois pontos numa região onde há um campo

Leia mais

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários.

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. Lista de exercício 3 - Fluxo elétrico e Lei de Gauss Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. 1. A superfície quadrada da Figura tem 3,2 mm de lado e está imersa

Leia mais

1) Um fio fino, isolante e muito longo, tem comprimento L e é carregado com uma carga Q distribuída homogeneamente. a) Calcule o campo elétrico numa

1) Um fio fino, isolante e muito longo, tem comprimento L e é carregado com uma carga Q distribuída homogeneamente. a) Calcule o campo elétrico numa 1) Um fio fino, isolante e muito longo, tem comprimento L e é carregado com uma carga Q distribuída homogeneamente. a) Calcule o campo elétrico numa região próxima ao centro do fio, a uma distância r

Leia mais

Segunda Lista - Lei de Gauss

Segunda Lista - Lei de Gauss Segunda Lista - Lei de Gauss FGE211 - Física III 1 Sumário O fluxo elétrico que atravessa uma superfície infinitesimal caracterizada por um vetor de área A = Aˆn é onde θ é o ângulo entre E e ˆn. Φ e =

Leia mais

Fluxos e Conservação Lei de Gauss Isolantes. III - Lei de Gauss. António Amorim, SIM-DF. Electromagnetismo e Óptica. Lei de Gauss /2011

Fluxos e Conservação Lei de Gauss Isolantes. III - Lei de Gauss. António Amorim, SIM-DF. Electromagnetismo e Óptica. Lei de Gauss /2011 III - Electromagnetismo e Óptica - 2010/2011 III - Índice 1 Fluxos e Conservação 2 3 III - Outline 1 Fluxos e Conservação 2 3 III - Distribuição Contínua (rev.) Denindo a densidade de carga por unidade

Leia mais

Cap. 23. Lei de Gauss. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved.

Cap. 23. Lei de Gauss. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved. Cap. 23 Lei de Gauss Copyright 23-1 Fluxo Elétrico A lei de Gauss relaciona os campos elétricos nos pontos de uma superfície gaussiana (fechada) à carga total envolvida pela superfície. Superfície Gaussiana

Leia mais

+Q 1 y. FEUP Dep. de Física / Física II - Turma: 2MIEIC1. Nome (em MAIÚSCULAS):

+Q 1 y. FEUP Dep. de Física / Física II - Turma: 2MIEIC1. Nome (em MAIÚSCULAS): FEUP Dep. de Física / 26-10-2006 Física II - Turma: 2MIEIC1 1 o Miniteste/ Duração: 30 min Uma partícula pontual com massa m e carga positiva Q 1 encontra-se a uma distância h dum plano vertical. O plano

Leia mais

Física III-A /1 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico

Física III-A /1 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico Física III-A - 2018/1 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico Prof. Marcos Menezes 1. Duas partículas com cargas positivas q e 3q são fixadas nas extremidades de um bastão isolante de comprimento d. Uma

Leia mais

Física III-A /2 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico

Física III-A /2 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico Física III-A - 2018/2 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico 1. (F) Duas partículas com cargas positivas q e 3q são fixadas nas extremidades de um bastão isolante de comprimento d. Uma terceira partícula

Leia mais

Cap. 24. Potencial Elétrico. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved.

Cap. 24. Potencial Elétrico. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved. Cap. 24 Potencial Elétrico Copyright 24-1 Potencial Elétrico O potencial elétrico V em um ponto P devido ao campo elétrico produzido por um objeto carregado é dado por Carga de prova q 0 no ponto P onde

Leia mais

Física 3. Resumo e Exercícios P1

Física 3. Resumo e Exercícios P1 Física 3 Resumo e Exercícios P1 Resuminho Teórico e Fórmulas Parte 1 Cargas Elétricas Distribuição Contínua de Cargas 1. Linear Q = dq = λ dl 2. Superficial Q = dq = σ. da 3. Volumétrica Q = dq = ρ. dv

Leia mais

6.1 Exemplos - potencial eléctrico de um anel carregado

6.1 Exemplos - potencial eléctrico de um anel carregado 1/Out/212 Aula 6 6. Potencial eléctrico - distribuições contínuas de carga 6.1 Exemplos: Anel, Disco, Plano infinito, Linha infinita, Esfera 6.2 Condutores em equilíbrio 6.3 Contacto eléctrico 6.4 Energia

Leia mais

E(r) = 2. Uma carga q está distribuída uniformemente por todo um volume esférico de raio R.

E(r) = 2. Uma carga q está distribuída uniformemente por todo um volume esférico de raio R. 1. O campo elétrico no interior de uma esfera não-condutora de raio R, com carga distribuída uniformemente em seu volume, possui direção radial e intensidade dada por E(r) = qr 4πɛ 0 R 3. Nesta equação,

Leia mais

ELETROMAGNETISMO SEL Professor: Luís Fernando Costa Alberto

ELETROMAGNETISMO SEL Professor: Luís Fernando Costa Alberto ELETROMAGNETISMO SEL 0309 LISTA ADICIONAL DE EXERCÍCIOS SOBRE CAMPOS ELÉTRICOS E MAGNÉTICOS EM MATERIAIS Professor: Luís Fernando Costa Alberto Campo elétrico 1) O campo elétrico na passagem de um meio

Leia mais

n.estudante:... Eletromagnetismo / MIEEC; frequência 20.abr.2016;. Em cada pergunta só há uma resposta certa e só uma das justificações é a adequada.

n.estudante:... Eletromagnetismo / MIEEC; frequência 20.abr.2016;. Em cada pergunta só há uma resposta certa e só uma das justificações é a adequada. Docente:... nome n.estudante:... Eletromagnetismo / MIEEC; frequência 20.abr.2016;. Instruções e recomendações Não desagrafar! Em cada pergunta só há uma resposta certa e só uma das justificações é a adequada.

Leia mais

Terceira Lista - Potencial Elétrico

Terceira Lista - Potencial Elétrico Terceira Lista - Potencial Elétrico FGE211 - Física III Sumário Uma força F é conservativa se a integral de linha da força através de um caminho fechado é nula: F d r = 0 A mudança em energia potencial

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A /2 Data: 17/09/2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A /2 Data: 17/09/2018 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A - 2018/2 Data: 17/09/2018 Seção 1: Múltipla Escolha (7 0,8 = 5,6 pontos) 3. O campo elétrico

Leia mais

Lista 01 Parte II. Capítulo 28

Lista 01 Parte II. Capítulo 28 Lista 01 Parte II Capítulo 28 01) Qual é o fluxo elétrico através de cada uma das superfícies (a), (b), (c) e (d) presentes na figura abaixo? 02) Uma carga positiva Q está localizada no centro de um cilindro

Leia mais

(d) E = Eŷ e V = 0. (b) (c) (f) E = Eˆx e V = (f)

(d) E = Eŷ e V = 0. (b) (c) (f) E = Eˆx e V = (f) 1 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física III 01/ Primeira Prova: 10/1/01 Versão: A F e = q E, E = V, E = k0 q r ˆr Seção 1 Múltipla escolha 10 0,5 = 5,0 pontos) Formulário onde

Leia mais

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários.

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. Lista de exercícios 4 Potencial Elétrico Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. 1. Boa parte do material dos anéis de Saturno está na forma de pequenos grãos de

Leia mais

Física Teórica II. Formulário. Prova 1 1º. semestre de /04/2018

Física Teórica II. Formulário. Prova 1 1º. semestre de /04/2018 Física Teórica II Prova 1 1º. semestre de 2018 14/04/2018 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas 2- Analise sua resposta. Ela faz sentido? Isso poderá ajudá-lo a encontrar

Leia mais

Problema 1 R 1 R 2 EO/MEEC-IST -1-11/15/11

Problema 1 R 1 R 2 EO/MEEC-IST -1-11/15/11 Problema 1 ε L V R 1-a) Para determinar os campos vamos usar a Lei de Gauss para superfícies cilíndricas r de raio r e altura h L, com eixos coincidentes com o do condensador, e em regiões afastadas das

Leia mais

Primeira Prova 2º. semestre de /09/2017 ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA

Primeira Prova 2º. semestre de /09/2017 ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA Física Teórica II Primeira Prova 2º. semestre de 2017 23/09/2017 ALUNO Gabarito NOTA DA TURMA PROF. PROVA 1 Assine a prova antes de começar. ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA 2 Os professores não poderão

Leia mais

Duração do exame: 2:30h Leia o enunciado com atenção. Justifique todas as respostas. Identifique e numere todas as folhas da prova.

Duração do exame: 2:30h Leia o enunciado com atenção. Justifique todas as respostas. Identifique e numere todas as folhas da prova. Duração do exame: :3h Leia o enunciado com atenção. Justifique todas as respostas. Identifique e numere todas as folhas da prova. Problema Licenciatura em Engenharia e Arquitetura Naval Mestrado Integrado

Leia mais

Lista de Exercícios 3 Corrente elétrica e campo magnético

Lista de Exercícios 3 Corrente elétrica e campo magnético Lista de Exercícios 3 Corrente elétrica e campo magnético Exercícios Sugeridos (16/04/2007) A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. A22.5 Um próton desloca-se com velocidade v = (2i 4j + k) m/s

Leia mais

FÍSICA III 1/2008 Lista de Problemas 02 Campos elétricos

FÍSICA III 1/2008 Lista de Problemas 02 Campos elétricos FÍSICA III 1/2008 Lista de roblemas 02 Campos elétricos A C Tort 18 de Março de 2008 roblema 1 H.M. Nussenzveig: Curso de Física básica, vol. 3, Eletromagnetismo, Cap. 3, problema 4. Dois fios retilíneos

Leia mais

Electromagnetismo e Óptica

Electromagnetismo e Óptica Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Departamento de Física Electromagnetismo e Óptica Série-1: Cargas Eléctricas e Campos Eléctricos Setembro de 2009 1. Três esferas metálicas idênticas estão

Leia mais

FIS1053 Projeto de Apoio Eletromagnetismo 09-Setembro Lista de Problemas 15 ant Revisão G4. Temas: Toda Matéria.

FIS1053 Projeto de Apoio Eletromagnetismo 09-Setembro Lista de Problemas 15 ant Revisão G4. Temas: Toda Matéria. FIS153 Projeto de Apoio Eletromagnetismo 9-Setembro-11. Lista de Problemas 15 ant Revisão G4. Temas: Toda Matéria. 1ª Questão (,): A superfície fechada mostrada na figura é constituída por uma casca esférica

Leia mais

Lista de Exercícios 5 Corrente elétrica e campo magnético

Lista de Exercícios 5 Corrente elétrica e campo magnético Lista de Exercícios 5 Corrente elétrica e campo magnético Exercícios Sugeridos (13/04/2010) A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. A22.5 Um próton desloca-se com velocidade v = (2 î 4 ĵ + ˆk)

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Eletromagnetismo Volume 3 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC

Leia mais

a) (1.0) Calcule o vetor força resultante sobre a carga +Q e desenhe-o no gráfico (deixe o resultado em função da constante k).

a) (1.0) Calcule o vetor força resultante sobre a carga +Q e desenhe-o no gráfico (deixe o resultado em função da constante k). P4 03//0 a Questão (.5) Três cargas puntiformes +q, -q e +Q, são mantidas fixas como representado na figura. As cargas +q e q estão localizadas sobre o eixo Y enquanto a carga de prova +Q encontra-se sobre

Leia mais

Física III-A /1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart

Física III-A /1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart Física III-A - 2018/1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart Prof. Marcos Menezes 1. Considere mais uma vez o modelo clássico para o átomo de Hidrogênio discutido anteriormente. Supondo que podemos considerar

Leia mais

Resolução Abreviada. Q R 2 + z 2. V (z) = 1 Q. dv (r) = r. dq R 2 + z 2 = 1

Resolução Abreviada. Q R 2 + z 2. V (z) = 1 Q. dv (r) = r. dq R 2 + z 2 = 1 1º teste Electromagnetismo e Óptica MEEC Resolução Abreviada 14 de Novembro de 217, 2h Duração: 1h3 Docentes: Prof Eduardo V Castro (responsável); Prof António Jorge ilvestre; Prof Hugo Terças; Prof Luís

Leia mais

Física 3 - EMB5043. Prof. Diego Duarte Campos magnéticos produzidos por correntes (lista 9) 7 de novembro de 2017

Física 3 - EMB5043. Prof. Diego Duarte Campos magnéticos produzidos por correntes (lista 9) 7 de novembro de 2017 Física 3 - EMB5043 Prof. Diego Duarte Campos magnéticos produzidos por correntes (lista 9) 7 de novembro de 2017 1. A figura 1 mostra dois fios. O fio de baixo conduz uma corrente i 1 = 0,40 A e inclui

Leia mais

EXAMES DE ELECTROMAGNETISMO

EXAMES DE ELECTROMAGNETISMO EXAMES DE ELECTROMAGNETISMO Jaime E. Villate Faculdade de Engenharia Universidade do Porto 5 de Fevereiro de 1999 Resumo Este documento contém os exames da disciplina de física, dos cursos de engenharia

Leia mais

1º teste / exame parte I. Resolução Abreviada. Electromagnetismo e Óptica MEEC. 12 de Janeiro de 2018, 8h00 Duração: 1h30 (T1), 3h00 (Exame) +d/2.

1º teste / exame parte I. Resolução Abreviada. Electromagnetismo e Óptica MEEC. 12 de Janeiro de 2018, 8h00 Duração: 1h30 (T1), 3h00 (Exame) +d/2. Resolução Abreviada 12 de Janeiro de 218, 8h Duração: 1h3 (T1), 3h (Exame) 1º teste / exame parte Electromagnetismo e Óptica MEEC Docentes: Prof Eduardo V Castro (responsável); Prof António Jorge Silvestre;

Leia mais

superfície que envolve a distribuição de cargas superfície gaussiana

superfície que envolve a distribuição de cargas superfície gaussiana Para a determinação do campo elétrico produzido por um corpo, é possível considerar um elemento de carga dq e assim calcular o campo infinitesimal de gerado. A partir desse princípio, o campo total em

Leia mais

Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza. Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho

Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza. Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho de Carvalho - Eletrostática Densidade de Fluxo Elétrico e Lei de Gauss (Páginas 48 a 55 no livro texto) Experimento com esferas concêntricas Densidade de Fluxo elétrico (D) Relação entre D e E no vácuo

Leia mais

Cap. 24. Potencial Elétrico. Prof. Oscar Rodrigues dos Santos Potencial elétrico 1

Cap. 24. Potencial Elétrico. Prof. Oscar Rodrigues dos Santos Potencial elétrico 1 Cap. 24 Potencial Elétrico Prof. Oscar Rodrigues dos Santos oscarsantos@utfpr.edu.br Potencial elétrico 1 Energia Potencial Elétrica... O U x x f i F( x) dx F(x) x i x x f x Na Mecânica, nós definimos

Leia mais

Eletrostática. Antonio Carlos Siqueira de Lima. Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica

Eletrostática. Antonio Carlos Siqueira de Lima. Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica Eletrostática Antonio Carlos Siqueira de Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica Agosto 2008 1 Campo Elétrico Campo Elétrico Devido a Distribuições

Leia mais

e em paralelo Dipolo eléctrico, momento dipolar eléctrico nua

e em paralelo Dipolo eléctrico, momento dipolar eléctrico nua Bioelectricidade - Electricidade BásicaB Condensadores associação em série s e em paralelo Dipolo eléctrico, momento dipolar eléctrico Densidade da corrente eléctrica Lei de Ohm da corrente contínua nua

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prova Final (Diurno) Disciplina: Física III-A /2 Data: 28/11/2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prova Final (Diurno) Disciplina: Física III-A /2 Data: 28/11/2018 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prova Final (Diurno) Disciplina: Física III-A - 2018/2 Data: 28/11/2018 Múltipla Escolha (12 0,7 + 2 0,8 = 10,0 pontos) 1. (0,7 ponto) Duas partículas

Leia mais

Exame de Ingresso na Pós-graduação Instituto de Física - UFF Básico - 08 de Junho de 2009

Exame de Ingresso na Pós-graduação Instituto de Física - UFF Básico - 08 de Junho de 2009 Exame de Ingresso na Pós-graduação Instituto de Física - UFF Básico - 08 de Junho de 2009 Resolva 6 (seis) questões, com pelo menos uma questão de cada uma das seções. A duração da prova é de 3 (três)

Leia mais

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2016 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2016 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2016 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO Caro professor, cara professora, esta prova tem 2 partes; a primeira parte é objetiva, constituída por 14 questões de múltipla escolha,

Leia mais

Problema 1 (só exame) Problema 2 (só exame) Problema 3 (teste e exame)

Problema 1 (só exame) Problema 2 (só exame) Problema 3 (teste e exame) º Teste: Problemas 3, 4 e 5. Exame: Problemas,, 3, 4 e 5. Duração do teste: :3h; Duração do exame: :3h Leia o enunciado com atenção. Justifique todas as respostas. Identifique e numere todas as folhas

Leia mais

Cap. 22. Campo Elétrico. Prof. Oscar Rodrigues dos Santos Potencial elétrico 1

Cap. 22. Campo Elétrico. Prof. Oscar Rodrigues dos Santos Potencial elétrico 1 Cap. 22 Campo létrico Prof. Oscar Rodrigues dos Santos oscarsantos@utfpr.edu.br Potencial elétrico 1 Quando ocorre a interação no vácuo entre duas partículas que possuem cargas elétricas, como é possível

Leia mais

EEC4262 Radiação e Propagação. Lista de Problemas

EEC4262 Radiação e Propagação. Lista de Problemas Lista de Problemas Parâmetros fundamentais das antenas 1) Uma antena isotrópica no espaço livre produz um campo eléctrico distante, a 100 m da antena, de 5 V/m. a) Calcule a densidade de potência radiada

Leia mais

Física III-A /2 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart

Física III-A /2 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart Física III-A - 2018/2 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart 1. (F) Considere um solenoide como o mostrado na figura abaixo, onde o fio é enrolado de forma compacta. Justificando todas as suas respostas,

Leia mais

Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart (2017/2)

Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart (2017/2) Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart (2017/2) Prof. Marcos Menezes 1. Considere novamente o modelo clássico para o átomo de Hidrogênio discutido nas últimas listas. Supondo que podemos considerar que

Leia mais

Física III-A /1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart

Física III-A /1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart Física III-A - 2019/1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart 1. (F) Considere um solenoide como o mostrado na figura abaixo, onde o fio é enrolado de forma compacta. Justificando todas as suas respostas,

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR Escola Superior de Tecnologia de Tomar Área Interdepartamental de Física Cursos de EQ, EA e EI Exame de Física II

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR Escola Superior de Tecnologia de Tomar Área Interdepartamental de Física Cursos de EQ, EA e EI Exame de Física II INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR Escola Superior de Tecnologia de Tomar Área Interdepartamental de Física Cursos de EQ, EA e EI Exame de Física II Cotações 10,0 val. Duração: 3h:00min + 15min (tolerância)

Leia mais

de x = decosθ = k λdθ R cosθ, de y = desenθ = k λdθ R senθ, em que já substituímos dq e simplificamos. Agora podemos integrar, cosθdθ = k λ R,

de x = decosθ = k λdθ R cosθ, de y = desenθ = k λdθ R senθ, em que já substituímos dq e simplificamos. Agora podemos integrar, cosθdθ = k λ R, FÍSICA BÁSICA III - LISTA 2 1 A figura 1 mostra um semicírculo carregado uniformemente na metade superior com carga +Q e na metade inferior com carga Q Calcule o campo elétrico na origem (E = Qĵ/π2 R 2

Leia mais

C. -20 nc, e o da direita, com +20 nc., no ponto equidistante aos dois anéis? exercida sobre uma carga de 1,0 nc colocada no ponto equidistante?

C. -20 nc, e o da direita, com +20 nc., no ponto equidistante aos dois anéis? exercida sobre uma carga de 1,0 nc colocada no ponto equidistante? Profa. Dra. Ignez Caracelli (DF) 30 de outubro de 2016 LISTA DE EXERCÍCIOS 2: ASSUNTOS: FORÇA DE COULOMB, CAMPO ELÉTRICO, CAMPO ELÉTRICO PRODUZIDO POR CARGA PONTUAL - DISTRIBUIÇÃO DISCRETA DE CARGAS, CAMPO

Leia mais

Física III Escola Politécnica GABARITO DA P1 9 de abril de 2015

Física III Escola Politécnica GABARITO DA P1 9 de abril de 2015 Física III - 4323203 Escola Politécnica - 205 GABARITO DA P 9 de abril de 205 uestão Considere o sistema abaixo, mantido fixo por forças externas, que consiste numa partícula pontual de carga q > 0 e massa

Leia mais

Física III-A /2 Lista 8: Indução Eletromagnética

Física III-A /2 Lista 8: Indução Eletromagnética Física III-A - 2018/2 Lista 8: Indução Eletromagnética 1. (F) Um fio condutor retilíneo e infinito transporta uma corrente estacionária de intensidade I. Uma espira condutora quadrada é posicionada de

Leia mais

Capítulo 2. Corrente eléctrica. 2.1 Introdução. Capítulo 2. F.Barão, L.F.Mendes Electromagnetismo e Óptica (MEEC-IST) 49

Capítulo 2. Corrente eléctrica. 2.1 Introdução. Capítulo 2. F.Barão, L.F.Mendes Electromagnetismo e Óptica (MEEC-IST) 49 Capítulo 2 Corrente eléctrica 2.1 Introdução Uma corrente eléctrica consiste no movimento ordenado de cargas eléctricas num dado meio. O número de cargas eléctricas que atravessam uma dada superfície por

Leia mais

PROBLEMA DE FÍSICA INDUÇÃO ASSIMÉTRICA

PROBLEMA DE FÍSICA INDUÇÃO ASSIMÉTRICA PROBLEMA DE FÍSICA INDUÇÃO ASSIMÉTRICA Enunciado: É dado um condutor de formato esférico e com cavidade (interna) esférica, inicialmente neutra (considere que esse condutor tenha espessura não-desprezível).

Leia mais

Física III IQ 2014 ( )

Física III IQ 2014 ( ) Atividade de treinamento - Introdução: Esta atividade tem dois objetivos: 1) Apresentar os conceitos de distribuições contínuas de carga e momento de dipolo ) Revisar técnicas de cálculo e sistemas de

Leia mais

Física. Resumo Eletromagnetismo

Física. Resumo Eletromagnetismo Física Resumo Eletromagnetismo Cargas Elétricas Distribuição Contínua de Cargas 1. Linear Q = dq = λ dl 2. Superficial Q = dq = σ. da 3. Volumétrica Q = dq = ρ. dv Força Elétrica Duas formas de calcular:

Leia mais

Cap. 25. Capacitância. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved.

Cap. 25. Capacitância. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved. Cap. 25 Capacitância Copyright 25-1 Capacitância Um capacitor é constituído por dois condutores isolados (as placas), que podem receber cargas +q e q. A capacitância C é definida pela equação onde V é

Leia mais

c) Se a corrente elétrica determinada na alínea a) percorrer um fio com um diâmetro através de um

c) Se a corrente elétrica determinada na alínea a) percorrer um fio com um diâmetro através de um Licenciatura em Engenharia e Arquitectura Naval Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial Electromagnetismo e Óptica º Semestre - 6/7 º Teste/º Exame - 3//7 8:h Duração do teste: :3h Duração do exame:

Leia mais

Quarta Lista - Capacitores e Dielétricos

Quarta Lista - Capacitores e Dielétricos Quarta Lista - Capacitores e Dielétricos FGE211 - Física III Sumário Um capacitor é um dispositivo que armazena carga elétrica e, consequentemente, energia potencial eletrostática. A capacitância C de

Leia mais

LISTA COMPLETA PROVA 01

LISTA COMPLETA PROVA 01 LISTA COMPLETA PROVA 1 CAPÍTULO 3 5E. Duas partículas igualmente carregadas, mantidas a uma distância de 3, x 1 3 m uma da outra, são largadas a partir do repouso. O módulo da aceleração inicial da primeira

Leia mais

Problema 1 Quem é mais eficiente na transferência de energia: o Ser Humano ou o Sol?

Problema 1 Quem é mais eficiente na transferência de energia: o Ser Humano ou o Sol? Problema 1 Quem é mais eficiente na transferência de energia: o Ser Humano ou o Sol? Vamos considerar o seguinte problema: Podemos saber se o Ser Humano é energeticamente mais eficiente do que o Sol na

Leia mais

Capacitores Prof. Dr. Gustavo Lanfranchi

Capacitores Prof. Dr. Gustavo Lanfranchi Capacitores Prof. Dr. Gustavo Lanfranchi Física Geral e Experimental 2, Eng. Civil 2018 Capacitores Definição O que é um capacitor? Quais são suas propriedades? O que é capacitância, como é calculada?

Leia mais

Cap. 4 - Capacitância e Dielétricos

Cap. 4 - Capacitância e Dielétricos Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física III 2014/2 Cap. 4 - Capacitância e Dielétricos Prof. Elvis Soares Nesse capítulo, estudaremos o conceito de capacitância, aplicações de

Leia mais

Lista 02 Parte II Capítulo 32

Lista 02 Parte II Capítulo 32 Lista 02 Parte II Capítulo 32 01) Dada uma bateria de fem ε e resistência interna r, que valor deve ter a resistência de um resistor, R, ligado em série com a bateria para que o efeito joule no resistor

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 3

Halliday Fundamentos de Física Volume 3 Halliday Fundamentos de Física Volume 3 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E DE GESTÃO FÍSICA III. Exercícios teórico-práticos FILIPE SANTOS MOREIRA

INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E DE GESTÃO FÍSICA III. Exercícios teórico-práticos FILIPE SANTOS MOREIRA INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E DE GESTÃO FÍSICA III Eercícios teórico-práticos FILIPE SANTOS MOREIRA Física 3 (EQ) Eercícios TP Índice Índice i Derivadas e integrais

Leia mais

Olimpíadas de Física Selecção para as provas internacionais. Prova Teórica

Olimpíadas de Física Selecção para as provas internacionais. Prova Teórica Olimpíadas de Física 2005 Selecção para as provas internacionais Prova Teórica Sociedade Portuguesa de Física 20/Maio/2005 ) Olimpíadas Internacionais de Física 2005 Selecção para as provas internacionais

Leia mais

Capacitância. Q e V são proporcionais em capacitor. A constante de proporcionalidade é denominada capacitância.

Capacitância. Q e V são proporcionais em capacitor. A constante de proporcionalidade é denominada capacitância. apacitância Dois condutores (chamados de armaduras) carregados formam um capacitor ue, uando carregado, faz com ue os condutores tenham cargas iguais em módulo e sinais contrários. Q e V são proporcionais

Leia mais

Primórdios da eletricidade

Primórdios da eletricidade Primórdios da eletricidade Fenómenos como relâmpagos, faíscas obtidas por fricção (âmbar..), animais com características eléctricas desde sempre intrigaram o Homem Estas propriedades eram explicadas como

Leia mais

EXAME DE FÍSICA IV - ELECTROMAGNETISMO

EXAME DE FÍSICA IV - ELECTROMAGNETISMO EXAME DE FÍSICA IV - ELECTROMAGNETISMO 18 de Junho de 003 Cursos de Eng. Física Tecnológica, Matemática Aplicada e Computação, Eng. Aeroespacial e Computação e Informática ATENÇÃO - LEIA S.F.F. AS INSTRUÇÕES

Leia mais

Primeira Prova 2º. semestre de /01/2016 ALUNO TURMA PROF.

Primeira Prova 2º. semestre de /01/2016 ALUNO TURMA PROF. Física Teórica II Primeira Prova 2º. semestre de 2015 09/01/2016 ALUNO TURMA PROF. ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA 1 Assine a prova antes de começar. 2 - Os professores não poderão responder a nenhuma

Leia mais

Problemas de Electromagnetismo e Óptica LEAN + MEAer

Problemas de Electromagnetismo e Óptica LEAN + MEAer Problemas de Electromagnetismo e Óptica LEAN + MEAer.1 Magnetostática: Lei de Biot-Savart P..1.1 a) Mostre, utilizando a lei de Biot-Savart, que o módulo do campo magnético B a uma distância d de um fio

Leia mais

Corrente contínua e Campo de Indução Magnética: CCB

Corrente contínua e Campo de Indução Magnética: CCB CCB 01 Corrente contínua e Campo de Indução Magnética: CCB Um condutor elétrico cilíndrico encontra-se disposto verticalmente em uma região do espaço, percorrido por uma intensidade de corrente Oersted

Leia mais

ITA18 - Revisão. LFIS1A - IME a fase. Questão 1. (Ime 2018)

ITA18 - Revisão. LFIS1A - IME a fase. Questão 1. (Ime 2018) ITA18 - Revisão LFIS1A - IME 2018 1a fase Questão 1 Conforme a figura acima, um corpo, cuja velocidade é nula no ponto A da superfície circular de raio R, é atingido por um projétil, que se move verticalmente

Leia mais

Capítulo 23: Lei de Gauss

Capítulo 23: Lei de Gauss Capítulo 23: Lei de Gauss O Fluxo de um Campo Elétrico A Lei de Gauss A Lei de Gauss e a Lei de Coulomb Um Condutor Carregado A Lei de Gauss: Simetria Cilíndrica A Lei de Gauss: Simetria Plana A Lei de

Leia mais

FFI Física IV: 1ª Lista de Exercícios

FFI Física IV: 1ª Lista de Exercícios FFI0108 - Física IV: 1ª Lista de Exercícios Profs. Fontanari e Vitor 19/08/2010 (Exercício 1) Considere um capacitor de placas paralelas circulares, de raio a, separadas a uma distância d (d a), no vácuo.

Leia mais

Questionário de Física IV

Questionário de Física IV Questionário de Física IV LEFT-LEA-LMAC-LCI 2 Semestre 2002/2003 Amaro Rica da Silva, Teresa Peña Alfredo B. Henriques Profs. Dep.Física - IST Questão 1 Na figura junta representam-se as linhas de campo

Leia mais

Lei de Gauss 23-1 FLUXO ELÉTRICO CAPÍTULO 23. Objetivos do Aprendizado. Ideias-Chave. Depois de ler este módulo, você será capaz de...

Lei de Gauss 23-1 FLUXO ELÉTRICO CAPÍTULO 23. Objetivos do Aprendizado. Ideias-Chave. Depois de ler este módulo, você será capaz de... CAPÍTULO 23 Lei de Gauss 23-1 FLUXO ELÉTRICO Objetivos do Aprendizado Depois de ler este módulo, você será capaz de... 23.01 Saber que a lei de Gauss relaciona o campo elétrico em pontos de uma superfície

Leia mais

Capítulo 7. Capítulo 7. Equações de Maxwell e ondas electromagnéticas. F.Barão, L.F.Mendes Electromagnetismo e Óptica (MEEC-IST) 109

Capítulo 7. Capítulo 7. Equações de Maxwell e ondas electromagnéticas. F.Barão, L.F.Mendes Electromagnetismo e Óptica (MEEC-IST) 109 Capítulo 7 Equações de Maxwell e ondas electromagnéticas F.Barão, L.F.Mendes Electromagnetismo e Óptica (MEEC-IST) 109 7.1 Exercícios Propostos Exercício 7.1 : Um condensador plano de placas circulares

Leia mais

Lista de Exercícios de Potencial Elétrico

Lista de Exercícios de Potencial Elétrico Disciplina: Física 3 Professor: Joniel Alves Lista de Exercícios de Potencial Elétrico 1) Um elétron se move de um ponto i para um ponto f, na direção de um campo elétrico uniforme. Durante este deslocamento

Leia mais

ELECTROMAGNETISMO. EXAME 1ª Chamada 18 de Junho de 2010 RESOLUÇÕES

ELECTROMAGNETISMO. EXAME 1ª Chamada 18 de Junho de 2010 RESOLUÇÕES ELECTROMAGNETISMO EXAME 1ª Chamada 18 de Junho de 2010 RESOLUÇÕES 1. a. Dado a simetria cilíndrica da distribuição de carga, a componente axial (paralela ao eixo do cilindro) do campo eléctrico é nula.

Leia mais

ONDAS E LINHAS DE TRANSMISSÃO

ONDAS E LINHAS DE TRANSMISSÃO ONDAS E LINHAS DE TRANSMISSÃO Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0092-A Horário: 5N ENCONTRO DE 26/04/2018 1 Linhas de Transmissão 2 Circuito de telecomunicações Na sua forma mais elementar, um circuito

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO PROVA 115110 Págs. 12.O Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.o 286189, de 29 de Agosto) Cursos Gerais e Cursos Tecnológicos Duraçiio da prova: 120 minutos 2002 I." FASE

Leia mais

Física. Campo elétrico. Parte II. Lei de Gauss

Física. Campo elétrico. Parte II. Lei de Gauss Física Campo elétrico Parte II Lei de Gauss Lei de Gauss analogia água Lei de Gauss A magnitude do campo, como já visto, estará contida na densidade de linhas de campo: será maior próxima à carga e menor

Leia mais

Escola Politécnica FGE GABARITO DA SUB 6 de julho de 2006

Escola Politécnica FGE GABARITO DA SUB 6 de julho de 2006 PS Física III Escola Politécnica - 2006 FGE 2203 - GABARITO DA SUB 6 de julho de 2006 Questão 1 Uma esfera dielétrica de raio a está uniformemente carregada com densidade volumétrica ρ A esfera está envolvida

Leia mais

Lei de Gauss Φ = A (1) E da = q int

Lei de Gauss Φ = A (1) E da = q int Lei de Gauss Lei de Gauss: A lei de Gauss nos diz que o fluxo total do campo elétrico através de uma superfície fechada A é proporcional à carga elétrica contida no interior do volume delimitado por essa

Leia mais

Prof. Dr. R.M.O Galvão e Prof. Dr. L.R.W. Abramo. Prova 2 - Diurno

Prof. Dr. R.M.O Galvão e Prof. Dr. L.R.W. Abramo. Prova 2 - Diurno Eletromagnetismo I - 2 Semestre 2015 Prof. Dr. R.M.O Galvão e Prof. Dr. L.R.W. Abramo Prova 2 - Diurno 1 Um exemplo simplista de um motor elétrico está esquematiado na figura abaixo. Um trilho metálico

Leia mais

Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza. Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho

Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza. Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho Eletromagnetismo I Prof. Daniel Orquiza Eletromagnetismo I Prof. Daniel Orquiza de Carvalho Densidade de Fluxo Elétrico e Lei de Gauss (Páginas 48 a 55 no livro texto) Experimento com esferas concêntricas

Leia mais

Escola Politécnica FGE GABARITO DA P2 17 de maio de 2007

Escola Politécnica FGE GABARITO DA P2 17 de maio de 2007 P2 Física III Escola Politécnica - 2007 FGE 2203 - GABARITO DA P2 17 de maio de 2007 Questão 1 Um capacitor plano é constituido por duas placas planas paralelas de área A, separadas por uma distância d.

Leia mais

Cap. 22. Campos Elétricos. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved.

Cap. 22. Campos Elétricos. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved. Cap. 22 Campos Elétricos Copyright 22-1 O Campo Elétrico? Como a partícula 1 sabe da presença da partícula 2? Isto é, uma vez que as partículas não se tocam, como pode a partícula 2 empurrar a partícula

Leia mais