Cap. 24. Potencial Elétrico. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cap. 24. Potencial Elétrico. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved."

Transcrição

1 Cap. 24 Potencial Elétrico Copyright

2 24-1 Potencial Elétrico O potencial elétrico V em um ponto P devido ao campo elétrico produzido por um objeto carregado é dado por Carga de prova q 0 no ponto P onde W é o trabalho que seria realizado pelo campo elétrico sobre uma carga de prova positiva q 0 se a carga fosse transportada de uma distância infinita até o ponto P, e U é a energia potencial elétrica que seria armazenada no sistema carga-objeto. Se uma partícula de carga q é colocada em um ponto no qual o potencial elétrico de um objeto carregado é V, a energia potencial elétrica U do sistema partículaobjeto é dada por Potencial elétrico V no ponto P Objeto carregado A barra cria um potencial elétrico que determina a energia potencial. (a) Uma carga de prova foi deslocada do infinito até o ponto P, na presença do campo elétrico criado pela barra. (b) Definimos um potencial elétrico V no ponto P com base na energia potencial da configuração mostrada em (a).

3 24-1 Potencial Elétrico Variação no Potencial Elétrico. Se uma partícula atravessa uma região onde existe uma diferença de potencial ΔV, a variação da energia potencial elétrica é dada por Trabalho pelo Campo. O trabalho realizado pela força elétrica ao mover a partícula de i até f: Conservação de Energia. Se uma partícula carregada se move através de uma variação ΔV no potencial elétrico sem ser submetida a nenhuma outra força além da força elétrica, aplicando a conservação da energia mecânica, isto provoca uma alteração na energia cinética de Trabalho por uma Força Externa. Se uma partícula carregada se move na presença da força elétrica e de outra força qualquer, o trabalho é

4 24-2 Superfícies Equipotenciais e o Campo Elétrico Pontos vizinhos que possuem o mesmo potencial elétrico formam uma superfície equipotencial, que pode ser uma superfície imaginária ou uma superfície real. A Figura mostra uma família de superfícies equipotenciais associada ao campo elétrico produzido por uma distribuição de cargas. trabalho realizado pelo campo elétrico sobre uma partícula carregada quando a partícula se desloca de uma extremidade a outra das trajetórias I e II é zero, já que essas trajetórias começam e terminam na mesma superfície equipotencial. Trabalho realizado ao longo de uma trajetória que se mantém em uma superfície equipotencial é nulo Trabalho realizado ao longo de uma trajetória que começa e termina em uma mesma superfície equipotencial é nulo O trabalho realizado quando a partícula se desloca de uma extremidade a outra das trajetórias III e IV não é zero, mas tem o mesmo valor para as duas trajetórias, pois os potenciais inicial e final são os mesmos para as duas trajetórias, ou seja, as trajetórias III e IV ligam o mesmo par de superfícies equipotenciais. Trabalhos realizados ao longo de trajetórias que começam e terminam nas mesmas superfícies equipotenciais são iguais

5 24-2 Superfícies Equipotenciais e o Campo Elétrico A diferença de potencial elétrico entre dois pontos i e f é Trajetória Linha de campo Onde a integral é tomada sobre qualquer caminho conectando os pontos. Se a integração é difícil ao longo de uma trajetória em particular, podemos escolher uma diferente e mais fácil. Se escolhermos V i = 0, teremos, para o potencial num determinado ponto, Em um campo uniforme de módulo E, a variação de potencial de uma superfície com potencial maior para uma de potencial menor, separadas por Δx, é Uma carga de prova q 0 se desloca do ponto i para o ponto f ao longo da trajetória indicada, na presença de um campo elétrico não uniforme. Durante um deslocamento ds, uma força eletrostática q 0 E age sobre a carga de prova. A força aponta na direção da linha de campo que passa pela carga de prova.

6 24-3 Potencial devido a uma partícula carregada Sabemos que a diferença de potencial elétrico entre dois pontos i e f é Para uma trajetória radial O módulo do campo elétrico no ponto da carga teste Fazendo V f =0 (no ) e V i =V (em R) Nesta figura a partícula de carga positiva q produz um campo elétrico E e um potencial elétrico V no ponto P. Calculamos o potencial deslocando uma carga de prova q 0 do ponto P até o infinito. A figura mostra a carga de prova a uma distância r da carga pontual, durante um deslocamento elementar ds. Para determinar o potencial da partícula carregada, deslocamos esta carga de prova até o infinito Resolvendo para V e trocando R por r, obtemos Como o potencial elétrico V devido a uma partícula com carga q a uma distância radial r da partícula.

7 24-3 Potencial devido a uma partícula carregada Potencial devido a um grupo de Partículas Carregadas O potencial devido a uma coleção de partículas carregadas é Então, o potencial é a soma algébrica dos potenciais individuais, sem considerar as direções. Uma partícula de carga positiva produz um potencial elétrico positivo; uma partícula de carga negativa produz um potencial elétrico negativo. Answer: Same net potential (a)=(b)=(c)

8 24-4 Potencial devido a um Dipolo Elétrico O potencial resultante em P é dado por Podemos aproximar as duas linhas até P como sendo paralelas e sua diferença de comprimento como um cateto de um triângulo retângulo com hipotenusa d (Fig. (b)). Esta diferença é tão pequena que o produto dos comprimentos é aproximadamente r 2. Podemos aproximar V como onde θ é medido a partir do eixo do dipolo como mostrado em (a). E uma vez que p=qd : (a) O ponto P está a uma distância r do ponto central O de um dipolo. A reta OP faz um ângulo θ com o eixo do dipolo. (b) Se o ponto P está a uma grande distância do dipolo, as retas de comprimentos r (+) e r (-) são aproximadamente paralelas à reta de comprimento r e a reta tracejada é aproximadamente perpendicular à reta de comprimento r (-).

9 24-5 Potencial devido a uma Distribuição Contínua de Carga No caso de uma distribuição contínua de carga (em um objeto macroscópico), o potencial pode ser calculado (1) dividindo a distribuição em elementos de carga dq que podem ser tratados como partículas e (2) somando o potencial produzido pelos elementos calculando uma integral para toda a distribuição: Agora examinaremos duas distribuições contínuas de cargas, uma linha de carga e um disco carregado.

10 24-5 Potencial devido a uma Distribuição Contínua de Carga Linha de Carga A fig. (a) mostra uma barra fina condutora de comprimento L. Como mostrado na fig. (b) o elemento da barra tem um diferencial de carga de Este elemento produz um potencial elétrico dv num ponto P (fig. (c)) dado por Esta barra carregada obviamente não é uma partícula. Precisamos somar os potenciais produzidos por todos os elementos. Este é o elemento mais a esquerda. Este é o elemento mais a direita. Mas podemos tratar este elemento como uma partícula. Esta é a forma de calcular a distância r ao ponto P. Agora encontramos o potencial total V produzido pela barra no ponto P integrando dv ao longo do comprimento da barra, de x = 0 até x = L (Figs. (d) e (e)) Simplificando,

11 24-5 Potencial devido a uma Distribuição Contínua de Carga Disco Carregado Na figura, considere um elemento diferencial consistindo de um anel de raio R e largura radial dr. A carga tem módulo Cada elemento de carga no anel contribui para o potencial em P na qual (2πR )(dr ) é a superfície do anel. A contribuição do anel para o potencial elétrico em P é Encontramos o potencial total em P integrando as contribuições de todos os anéis desde R =0 até R =R: Um disco de plástico de raio R, carregado em sua superfície com uma densidade superficial de carga σ. Desejamos encontrar o Note que a variável da segunda integral é R e não z potencial V num ponto P no eixo central do disco.

12 24-6 Calculando o Campo a partir do Potencial Suponha que uma carga de prova positiva q 0 sofra um deslocamento ds de uma superfície equipotencial para a superfície vizinha. o trabalho realizado pelo campo elétrico sobre a carga de prova durante o deslocamento é q 0 dv. Por outro lado o mesmo trabalho também pode ser escrito como o produto escalar(q 0 E) ds. Igualando as duas expressões para o trabalho, obtemos ou, Como E cosθ é a componente de E na direção de ds, obtemos, Duas superfícies equipotenciais Uma carga de prova positiva q 0 sofre um deslocamento ds de uma superfície equipotencial para a superfície vizinha. (A distância entre as superfícies foi exagerada na figura.) O deslocamento ds faz um ângulo θ com o campo elétrico E.

13 24-7 Energia Potencial Elétrica de um Sistema de Partículas Carregadas A energia potencial total de um sistema de partículas é a soma das energias potenciais de todos os pares de partículas do sistema. A energia potencial elétrica de um sistema de partículas carregadas é igual ao trabalho necessário para montar o sistema, começando com as partículas separadas por uma distância infinita. No caso de duas partículas separadas por uma distância r, Duas cargas mantidas a uma distância fixa r. A cada par de partículas está associada uma energia. Três cargas estão fixas nos vértices de um triângulo equilátero. Qual é o potencial elétrico do sistema?

14 24-7 Energia Potencial Elétrica de um Sistema de Partículas Carregadas

15 24-7 Energia Potencial Elétrica de um Sistema de Partículas Carregadas

16 24-8 Potencial de um Condutor Carregado Isolado Uma carga em excesso colocada em um condutor se distribui na superfície do condutor de tal forma que o potencial é o mesmo em todos os pontos do condutor (tanto na superfície como no interior). Isto acontece, mesmo que o condutor tenha uma cavidade interna e mesmo que a cavidade interna contenha uma carga elétrica. (a) Um gráfico de V(r) ambos interior e exterior de uma casca esférica carregada de raio 1,0 m. (a) Gráfico de E(r) para a mesma casca. É recomendável se proteger numa cavidade dentro de uma casca condutora, onde o campo elétrico é com certeza igual a zero. Um carro (a menos que seja um conversível ou feito com corpo de plástico) é quase ideal

17 24 Sumário Potencial Elétrico O potencial elétrico V no ponto P no campo elétrico de um objeto carregado: Eq Energia Potencial Elétrica A energia potencial elétrica U do sistema partícula-objeto: Eq Se a partícula se desloca através de um potencial ΔV: Eq Energia Mecânica Aplicando conservação de energia mecânica obtemos a variação da energia cinética: Eq No caso de uma força externa aplicada numa partícula Eq Num caso especial quando ΔK=0: Eq Encontrando V a partir de E A diferença de potencial elétrica entre dois pontos i e f é: Eq

18 24 Sumário Potencial devido a uma Partícula Carregada Devido a uma única partícula carregada numa distância r: Eq Potencial devido a uma Distrib. Contínua de Carga Para uma distribuição contícua de carga: Eq Devido a um conjunto de partículas carregadas Eq Potencial devido a um Dipolo Elétrico O potencial elétrico de um dipolo é Eq Calculando E a partir de V A componente de E em qualquer direção é: Eq Energia Potencial Elétrica de um Sistema de Partículas Carregadas Para duas partículas separadas por r: Eq

19 24 Exercícios Halliday 10ª. Edição Cap. 24: Problemas 3; 4; 9; 16; 21; 23; 31; 34; 47; 66

20 24 Problema 24-3 Suponha que, em um relâmpago, a diferença de potencial entre uma nuvem e a terra é 1, V e a carga transferida pelo relâmpago é 30 C. (a) Qual é a variação da energia da carga transferida? (b) Se toda a energia liberada pelo relâmpago pudesse ser usada para acelerar um carro de 1000 kg, qual seria a velocidade final do carro?

21 24 Problema 24-4 Duas placas paralelas condutoras, de grande extensão, estão separadas por uma distância de 12 cm e possuem densidades superficiais de cargas de mesmo valor absoluto e sinais opostos nas faces internas. Uma força eletrostática de 3, N age sobre um elétron colocado na região entre as duas placas. (Despreze o efeito de borda.) (a) Determine o campo elétrico na posição do elétron. (b) Determine a diferença de potencial entre as placas.

22 24 Problema 24-9 Uma placa isolante infinita possui uma densidade superficial de carga σ = +5,80 pc/m 2. (a) Qual é o trabalho realizado pelo campo elétrico produzido pela placa se uma partícula de carga q = +1, C é deslocada da superfície da placa para um ponto P situado a uma distância d = 3,56 cm da superfície da placa? (b) Se o potencial elétrico V é definido como zero na superfície da placa, qual é o valor de V no ponto P?

23 24 Problema A Figura mostra um arranjo retangular de partículas carregadas mantidas fixas no lugar, com a = 39,0 cm e as cargas indicadas como múltiplos inteiros de q 1 = 3,40 pc e q 2 = 6,00 pc. Com V = 0 no infinito, qual é o potencial elétrico no centro do retângulo? (Sugestão: Examinando o problema com atenção, é possível reduzir consideravelmente os cálculos.)

24 24 Problema A molécula de amoníaco (NH 3 ) possui um dipolo elétrico permanente de 1,47 D, em que 1 D = 1debye = 3, C m. Calcule o potencial elétrico produzido por uma molécula de amoníaco em um ponto do eixo do dipolo a uma distância de 52,0 nm. (Considere V = 0 no infinito.)

25 24 Problema (a) A Fig. (a) mostra uma barra isolante, de comprimento L = 6,00 cm e densidade linear de carga positiva uniforme λ = +3,68 pc/m. Considere V = 0 no infinito. Qual é o valor de V no ponto P situado a uma distância d = 8,00 cm acima do ponto médio da barra? (b) A Fig. (b) mostra uma barra igual à do item (a), exceto pelo fato de que a metade da direita está carregada negativamente; o valor absoluto da densidade linear de carga continua sendo 3,68 pc/m em toda a barra. Com V = 0 no infinito, qual é o valor de V no ponto P?

26 24 Problema Um disco de plástico, de raio R = 64,0 cm, é carregado na face superior com uma densidade superficial de cargas uniforme = 7,73 fc/m 2 ; em seguida, três quadrantes do disco são removidos. A Figura mostra o quadrante remanescente. Com V = 0 no infinito, qual é o potencial produzido pelo quadrante remanescente no ponto P, que está no eixo central do disco original a uma distância D = 25,9 cm do centro do disco?

27 24 Problema Duas placas metálicas paralelas, de grande extensão, são mantidas a uma distância de 1,5 cm e possuem cargas de mesmo valor absoluto e sinais opostos nas superfícies internas. Considere o potencial da placa negativa como zero. Se o potencial a meio caminho entre as placas é +5,0 V, qual é o campo elétrico na região entre as placas?

28 24 Problema Qual é a velocidade de escape de um elétron inicialmente em repouso na superfície de uma esfera com 1,0 cm de raio e uma carga uniformemente distribuída de 1, C? Em outras palavras, que velocidade inicial um elétron deve ter para chegar a uma distância infinita da esfera com energia cinética zero?

29 24 Problema Duas cascas condutoras concêntricas têm raios R 1 = 0,500 m e R 2 = 1,00 m, cargas uniformes q 1 = +2,00 μc e q 2 = +1,00 μc e espessura insignificante. Determine o módulo do campo elétrico E a uma distância do centro de curvatura das cascas (a) r = 4,00, (b) r = 0,700 m e (c) r = 0,200 m. Com V = 0 no infinito, determine V para (d) r = 4,00 m, (e) r = 1,00 m, (f) r = 0,700 m, (g) r = 0,500 m, (h) r = 0,200 m, e (i) r = 0. (j) Plote E(r) e V(r).

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários.

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. Lista de exercícios 4 Potencial Elétrico Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. 1. Boa parte do material dos anéis de Saturno está na forma de pequenos grãos de

Leia mais

Cap. 24. Potencial Elétrico. Prof. Oscar Rodrigues dos Santos Potencial elétrico 1

Cap. 24. Potencial Elétrico. Prof. Oscar Rodrigues dos Santos Potencial elétrico 1 Cap. 24 Potencial Elétrico Prof. Oscar Rodrigues dos Santos oscarsantos@utfpr.edu.br Potencial elétrico 1 Energia Potencial Elétrica... O U x x f i F( x) dx F(x) x i x x f x Na Mecânica, nós definimos

Leia mais

Energia potencial elétrica

Energia potencial elétrica Energia potencial elétrica Foi descoberto empiricamente que a força elétrica é uma força conservativa, portanto é possível associar a ela uma energia potencial. Quando uma força eletrostática age sobre

Leia mais

O potencial elétrico V em um ponto P devido ao campo elétrico produzido por um objeto carregado é dado por

O potencial elétrico V em um ponto P devido ao campo elétrico produzido por um objeto carregado é dado por CAPÍTULO 24 Potencial Elétrico 24-1 POTENCIAL ELÉTRICO Objetivos do Aprendizado Depois de ler este módulo, você será capaz de... 24.01 Saber que a força elétrica é conservativa e, portanto, é possível

Leia mais

Cap. 22. Campos Elétricos. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved.

Cap. 22. Campos Elétricos. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved. Cap. 22 Campos Elétricos Copyright 22-1 O Campo Elétrico? Como a partícula 1 sabe da presença da partícula 2? Isto é, uma vez que as partículas não se tocam, como pode a partícula 2 empurrar a partícula

Leia mais

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários.

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. Lista de exercício 3 - Fluxo elétrico e Lei de Gauss Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. 1. A superfície quadrada da Figura tem 3,2 mm de lado e está imersa

Leia mais

Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos

Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos Exercícios Sugeridos (21/03/2007) A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. A19.1 (a) Calcule o número de elétrons em um pequeno alfinete de prata

Leia mais

POTENCIAL ELÉTRICO. Prof. Bruno Farias

POTENCIAL ELÉTRICO. Prof. Bruno Farias CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III POTENCIAL ELÉTRICO Prof. Bruno Farias Introdução Um dos objetivos da Física é determinar

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Eletromagnetismo Volume 3 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC

Leia mais

Cap. 23. Lei de Gauss. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved.

Cap. 23. Lei de Gauss. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved. Cap. 23 Lei de Gauss Copyright 23-1 Fluxo Elétrico A lei de Gauss relaciona os campos elétricos nos pontos de uma superfície gaussiana (fechada) à carga total envolvida pela superfície. Superfície Gaussiana

Leia mais

C. -20 nc, e o da direita, com +20 nc., no ponto equidistante aos dois anéis? exercida sobre uma carga de 1,0 nc colocada no ponto equidistante?

C. -20 nc, e o da direita, com +20 nc., no ponto equidistante aos dois anéis? exercida sobre uma carga de 1,0 nc colocada no ponto equidistante? Profa. Dra. Ignez Caracelli (DF) 30 de outubro de 2016 LISTA DE EXERCÍCIOS 2: ASSUNTOS: FORÇA DE COULOMB, CAMPO ELÉTRICO, CAMPO ELÉTRICO PRODUZIDO POR CARGA PONTUAL - DISTRIBUIÇÃO DISCRETA DE CARGAS, CAMPO

Leia mais

E(r) = 2. Uma carga q está distribuída uniformemente por todo um volume esférico de raio R.

E(r) = 2. Uma carga q está distribuída uniformemente por todo um volume esférico de raio R. 1. O campo elétrico no interior de uma esfera não-condutora de raio R, com carga distribuída uniformemente em seu volume, possui direção radial e intensidade dada por E(r) = qr 4πɛ 0 R 3. Nesta equação,

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III CAMPO ELÉTRICO. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III CAMPO ELÉTRICO. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III CAMPO ELÉTRICO Prof. Bruno Farias Campo Elétrico A força elétrica exercida por uma carga

Leia mais

Lei de Gauss. O produto escalar entre dois vetores a e b, escrito como a. b, é definido como

Lei de Gauss. O produto escalar entre dois vetores a e b, escrito como a. b, é definido como Lei de Gauss REVISÃO DE PRODUTO ESCALAR Antes de iniciarmos o estudo do nosso próximo assunto (lei de Gauss), consideramos importante uma revisão sobre o produto escalar entre dois vetores. O produto escalar

Leia mais

Tipos de forças. - As forças em físicas podem ser divididas em dois grandes grupos que são:

Tipos de forças. - As forças em físicas podem ser divididas em dois grandes grupos que são: Tipos de forças - As forças em físicas podem ser divididas em dois grandes grupos que são: - a) forças conservativas: são forças cujo trabalho não depende da trajetória. Exemplo: força gravitacional, elástica,

Leia mais

Lista de Exercícios 1: Eletrostática

Lista de Exercícios 1: Eletrostática Lista de Exercícios 1: Eletrostática 1. Uma carga Q é distribuída uniformemente sobre um fio semicircular de raio a, que está no plano xy. Calcule a força F com que atua sobre uma carga de sinal oposto

Leia mais

FÍSICA III 1/2008 Lista de Problemas 02 Campos elétricos

FÍSICA III 1/2008 Lista de Problemas 02 Campos elétricos FÍSICA III 1/2008 Lista de roblemas 02 Campos elétricos A C Tort 18 de Março de 2008 roblema 1 H.M. Nussenzveig: Curso de Física básica, vol. 3, Eletromagnetismo, Cap. 3, problema 4. Dois fios retilíneos

Leia mais

Primeira Prova 2º. semestre de /09/2017 ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA

Primeira Prova 2º. semestre de /09/2017 ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA Física Teórica II Primeira Prova 2º. semestre de 2017 23/09/2017 ALUNO Gabarito NOTA DA TURMA PROF. PROVA 1 Assine a prova antes de começar. ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA 2 Os professores não poderão

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 3

Halliday Fundamentos de Física Volume 3 Halliday Fundamentos de Física Volume 3 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

Terceira Lista - Potencial Elétrico

Terceira Lista - Potencial Elétrico Terceira Lista - Potencial Elétrico FGE211 - Física III Sumário Uma força F é conservativa se a integral de linha da força através de um caminho fechado é nula: F d r = 0 A mudança em energia potencial

Leia mais

Eletricidade e Magnetismo. Fluxo Elétrico Lei De Gauss

Eletricidade e Magnetismo. Fluxo Elétrico Lei De Gauss Eletricidade e Magnetismo Fluxo Elétrico Lei De Gauss 1. A figura seguinte mostra uma seção de uma barra cilíndrica de plástico infinitamente longo, com uma densidade linear de carga positiva uniforme.

Leia mais

AULA 04 ENERGIA POTENCIAL E POTENCIAL ELÉTRICO. Eletromagnetismo - Instituto de Pesquisas Científicas

AULA 04 ENERGIA POTENCIAL E POTENCIAL ELÉTRICO. Eletromagnetismo - Instituto de Pesquisas Científicas ELETROMAGNETISMO AULA 04 ENERGIA POTENCIAL E POTENCIAL ELÉTRICO Se um carga elétrica se move de um ponto à outro, qual é o trabalho realizado sobre essa carga? A noção de mudança de posição nos remete

Leia mais

Campos Elétricos 22-1 O CAMPO ELÉTRICO CAPÍTULO 22. Objetivos do Aprendizado. Ideias-Chave. O que É Física?

Campos Elétricos 22-1 O CAMPO ELÉTRICO CAPÍTULO 22. Objetivos do Aprendizado. Ideias-Chave. O que É Física? CAPÍTULO 22 Campos Elétricos 22-1 O CAMPO ELÉTRICO Objetivos do Aprendizado Depois de ler este módulo, você será capaz de... 22.01 Saber que, em todos os pontos do espaço nas proximidades de uma partícula

Leia mais

F = 1/4πɛ 0 q 1.q 2 /r 2. F = G m 1.m 2 /r 2 ENERGIA POTENCIAL 04/05/2015. Bacharelado em Engenharia Civil. Física III

F = 1/4πɛ 0 q 1.q 2 /r 2. F = G m 1.m 2 /r 2 ENERGIA POTENCIAL 04/05/2015. Bacharelado em Engenharia Civil. Física III ENERGIA POTENCIAL Bacharelado em Engenharia Civil Física III Prof a.: D rd. Mariana de Faria Gardingo Diniz A energia potencial é a energia que está relacionada a um corpo em função da posição que ele

Leia mais

Lista 01 Parte II. Capítulo 28

Lista 01 Parte II. Capítulo 28 Lista 01 Parte II Capítulo 28 01) Qual é o fluxo elétrico através de cada uma das superfícies (a), (b), (c) e (d) presentes na figura abaixo? 02) Uma carga positiva Q está localizada no centro de um cilindro

Leia mais

superfície que envolve a distribuição de cargas superfície gaussiana

superfície que envolve a distribuição de cargas superfície gaussiana Para a determinação do campo elétrico produzido por um corpo, é possível considerar um elemento de carga dq e assim calcular o campo infinitesimal de gerado. A partir desse princípio, o campo total em

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A /1 Data: 24/04/2019

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A /1 Data: 24/04/2019 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A - 2019/1 Data: 24/04/2019 Seção 1: Múltipla Escolha (6 0,8 = 4,8 pontos) 1. Um grão de poeira

Leia mais

Prof. Fábio de Oliveira Borges

Prof. Fábio de Oliveira Borges O Potencial Elétrico Prof. Fábio de Oliveira Borges Curso de Física II Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense Niterói, Rio de Janeiro, Brasil https://cursos.if.uff.br/!fisica2-0117/doku.php

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 10 - FÍSICA III

LISTA DE EXERCÍCIOS 10 - FÍSICA III LISTA DE EXERCÍCIOS 10 - FÍSICA III 1. Dois prótons no núcleo de um átomo de U 238 estão separados de 6 x 10-15 m. Qual a energia potencial associada com a força elétrica que age entre essas duas partículas?

Leia mais

1 f =10 15.) q 1. σ 1. q i. ρ = q 1. 4πa 3 = 4πr 3 q i = q 1 ( r a )3 V 1 = V 2. 4πr 2 E = q 1. q = 1 3, q 2. q = 2 3 E = = q 1/4πR 2

1 f =10 15.) q 1. σ 1. q i. ρ = q 1. 4πa 3 = 4πr 3 q i = q 1 ( r a )3 V 1 = V 2. 4πr 2 E = q 1. q = 1 3, q 2. q = 2 3 E = = q 1/4πR 2 1 possui uma carga uniforme q 1 =+5, 00 fc e a casca Instituto de Física - UFF Física Geral e Experimental I/XVIII Prof. Hisataki Shigueoka http://profs.if.uff.br/ hisa possui uma carga q = q 1. Determine

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz!

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA DISCIPLINA: FÍSICA ASSUNTO: CAMPO ELÉTRICO, POTENCIAL ELÉTRICO,

Leia mais

Potencial Elétrico. Objetivos: Explorar o Potencial Elétrico de cargas pontuais e distribuições contínuas de cargas.

Potencial Elétrico. Objetivos: Explorar o Potencial Elétrico de cargas pontuais e distribuições contínuas de cargas. Potencial Elétrico Objetivos: Explorar o Potencial Elétrico de cargas pontuais e distribuições contínuas de cargas. Sobre a Apresentação Todas as gravuras, senão a maioria, são dos livros: Sears & Zemansky,

Leia mais

Física 3. Resumo e Exercícios P1

Física 3. Resumo e Exercícios P1 Física 3 Resumo e Exercícios P1 Resuminho Teórico e Fórmulas Parte 1 Cargas Elétricas Distribuição Contínua de Cargas 1. Linear Q = dq = λ dl 2. Superficial Q = dq = σ. da 3. Volumétrica Q = dq = ρ. dv

Leia mais

Potencial Elétrico 1

Potencial Elétrico 1 Potencial Elétrico 1 Vamos começar com uma revisão: Quando uma força atua sobre uma partícula que se move de um ponto a até um ponto b, o trabalho W realizado pela força é dado pela integral de linha:

Leia mais

Lista de Exercícios 2 Potencial Elétrico e Capacitância

Lista de Exercícios 2 Potencial Elétrico e Capacitância Lista de Exercícios 2 Potencial Elétrico e Capacitância Exercícios Sugeridos (14 de março de 2007) A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. B25.10 Considere dois pontos numa região onde há um campo

Leia mais

Primeira Prova 2. semestre de /10/2013 TURMA PROF.

Primeira Prova 2. semestre de /10/2013 TURMA PROF. D Física Teórica II Primeira Prova 2. semestre de 2013 19/10/2013 ALUNO TURMA PROF. ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA 1 Assine todas as folhas das questões antes de começar a prova. 2 - Os professores

Leia mais

4ª LISTA DE EXERCÍCIOS POTENCIAL ELÉTRICO

4ª LISTA DE EXERCÍCIOS POTENCIAL ELÉTRICO 4ª LISTA DE EXERCÍCIOS POTENCIAL ELÉTRICO 1. As condições típicas relativas a um relâmpago são aproximadamente as seguintes: (a) Diferença de potencial entre os pontos de descarga igual a 10 9 V; (b) Carga

Leia mais

Física III-A /2 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico

Física III-A /2 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico Física III-A - 2018/2 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico 1. (F) Duas partículas com cargas positivas q e 3q são fixadas nas extremidades de um bastão isolante de comprimento d. Uma terceira partícula

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 3

Halliday Fundamentos de Física Volume 3 Halliday Fundamentos de Física Volume 3 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

de x = decosθ = k λdθ R cosθ, de y = desenθ = k λdθ R senθ, em que já substituímos dq e simplificamos. Agora podemos integrar, cosθdθ = k λ R,

de x = decosθ = k λdθ R cosθ, de y = desenθ = k λdθ R senθ, em que já substituímos dq e simplificamos. Agora podemos integrar, cosθdθ = k λ R, FÍSICA BÁSICA III - LISTA 2 1 A figura 1 mostra um semicírculo carregado uniformemente na metade superior com carga +Q e na metade inferior com carga Q Calcule o campo elétrico na origem (E = Qĵ/π2 R 2

Leia mais

Forças de ação à distância têm atreladas a si um campo, que pode ser interpretado como uma região na qual essa força atua.

Forças de ação à distância têm atreladas a si um campo, que pode ser interpretado como uma região na qual essa força atua. Forças de ação à distância têm atreladas a si um campo, que pode ser interpretado como uma região na qual essa força atua. Por exemplo, a força gravitacional está relacionada a um campo gravitacional,

Leia mais

Física III-A /1 Lista 3: Potencial Elétrico

Física III-A /1 Lista 3: Potencial Elétrico Física III-A - 2018/1 Lista 3: Potencial Elétrico Prof. Marcos Menezes 1. Qual é a diferença de potencial necessária para acelerar um elétron do repouso até uma velocidade igual a 40% da velocidade da

Leia mais

Primeira Prova 2º. semestre de /01/2016 ALUNO TURMA PROF.

Primeira Prova 2º. semestre de /01/2016 ALUNO TURMA PROF. Física Teórica II Primeira Prova 2º. semestre de 2015 09/01/2016 ALUNO TURMA PROF. ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA 1 Assine a prova antes de começar. 2 - Os professores não poderão responder a nenhuma

Leia mais

Fichas de electromagnetismo

Fichas de electromagnetismo Capítulo 3 Fichas de electromagnetismo básico Electrostática - Noções básicas 1. Enuncie as principais diferenças e semelhanças entre a lei da a atracção gravitacional e a lei da interacção eléctrica.

Leia mais

Cap. 4 - Capacitância e Dielétricos

Cap. 4 - Capacitância e Dielétricos Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física III 2014/2 Cap. 4 - Capacitância e Dielétricos Prof. Elvis Soares Nesse capítulo, estudaremos o conceito de capacitância, aplicações de

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3 TRIM

LISTA DE EXERCÍCIOS 3 TRIM LISTA DE EXERCÍCIOS Recuperação 3 TRIM 2018 1.Na figura a seguir, Q=20μC e q =1,5μC são cargas puntiformes no vácuo. O trabalho realizado pela forca elétrica em levar à carga q do ponto A ao o ponto B

Leia mais

Cap. 22. Campo Elétrico. Prof. Oscar Rodrigues dos Santos Potencial elétrico 1

Cap. 22. Campo Elétrico. Prof. Oscar Rodrigues dos Santos Potencial elétrico 1 Cap. 22 Campo létrico Prof. Oscar Rodrigues dos Santos oscarsantos@utfpr.edu.br Potencial elétrico 1 Quando ocorre a interação no vácuo entre duas partículas que possuem cargas elétricas, como é possível

Leia mais

Física III-A /1 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico

Física III-A /1 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico Física III-A - 2018/1 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico Prof. Marcos Menezes 1. Duas partículas com cargas positivas q e 3q são fixadas nas extremidades de um bastão isolante de comprimento d. Uma

Leia mais

Lista de Exercícios de Potencial Elétrico

Lista de Exercícios de Potencial Elétrico Disciplina: Física 3 Professor: Joniel Alves Lista de Exercícios de Potencial Elétrico 1) Um elétron se move de um ponto i para um ponto f, na direção de um campo elétrico uniforme. Durante este deslocamento

Leia mais

Cap. 25. Capacitância. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved.

Cap. 25. Capacitância. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved. Cap. 25 Capacitância Copyright 25-1 Capacitância Um capacitor é constituído por dois condutores isolados (as placas), que podem receber cargas +q e q. A capacitância C é definida pela equação onde V é

Leia mais

(d) E = Eŷ e V = 0. (b) (c) (f) E = Eˆx e V = (f)

(d) E = Eŷ e V = 0. (b) (c) (f) E = Eˆx e V = (f) 1 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física III 01/ Primeira Prova: 10/1/01 Versão: A F e = q E, E = V, E = k0 q r ˆr Seção 1 Múltipla escolha 10 0,5 = 5,0 pontos) Formulário onde

Leia mais

Campo Elétrico [N/C] Campo produzido por uma carga pontual

Campo Elétrico [N/C] Campo produzido por uma carga pontual Campo Elétrico Ao tentar explicar, ou entender, a interação elétrica entre duas cargas elétricas, que se manifesta através da força elétrica de atração ou repulsão, foi criado o conceito de campo elétrico,

Leia mais

FÍSICA (ELETROMAGNETISMO) LEI DE GAUSS

FÍSICA (ELETROMAGNETISMO) LEI DE GAUSS FÍSICA (ELETROMAGNETISMO) LEI DE GAUSS Carl Friedrich Gauss (1777 1855) foi um matemático, astrônomo e físico alemão que contribuiu significativamente em vários campos da ciência, incluindo a teoria dos

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III LEI DE GAUSS. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III LEI DE GAUSS. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III LEI DE GAUSS Prof. Bruno Farias Introdução Na Física, uma ferramenta importante para a

Leia mais

PUC-RIO CB-CTC. Não é permitido destacar folhas da prova

PUC-RIO CB-CTC. Não é permitido destacar folhas da prova PUC-RIO CB-CTC FIS05 P DE ELETROMAGNETISMO 5.03.4 terça-feira Nome : Assinatura: Matrícula: Turma: NÃO SERÃO ACEITAS RESPOSTAS SEM JUSTIFICATIVAS E CÁLCULOS EXPLÍCITOS. Não é permitido destacar folhas

Leia mais

2 Diferença de Potencial e Potencial Eletrostático

2 Diferença de Potencial e Potencial Eletrostático Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física III 2014/2 Cap. 3 - Potencial Eletrostático Prof. Elvis Soares Nesse capítulo, estudaremos o potencial eletrostático criado por cargas

Leia mais

Capítulo 10. Rotação. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved.

Capítulo 10. Rotação. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved. Capítulo 10 Rotação Copyright 10-1 Variáveis Rotacionais Agora estudaremos o movimento de rotação Aplicam-se as mesmas leis Mas precisamos de novas variáveis para expressá-las o o Torque Inércia rotacional

Leia mais

2. Duas partículas eletricamente carregadas com cargas Q 1 = +8, C e Q 2 = -5,0.10 -

2. Duas partículas eletricamente carregadas com cargas Q 1 = +8, C e Q 2 = -5,0.10 - EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA PROVA EAD 1. Duas cargas iguais de 54.10-8 C, se repelem no vácuo e estão separadas por uma distância de 30cm. Sabendo-se que a constante elétrica do vácuo é 9.10 9 Nm 2 /C 2,

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A /2 Data: 17/09/2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A /2 Data: 17/09/2018 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A - 2018/2 Data: 17/09/2018 Seção 1: Múltipla Escolha (7 0,8 = 5,6 pontos) 3. O campo elétrico

Leia mais

Instituto de Física UFRJ

Instituto de Física UFRJ AC TORT 1/9 1 Instituto de Física UFRJ 1 a Avaliação a Distância de Física 3A - AD1 Soluções Pólo : Nome : Segundo Semestre de 9 Data: 1 o Q o Q 3 o Q 4 o Q Nota Assinatura : Problema 1 Considere um condutor

Leia mais

Fluxo do campo elétrico

Fluxo do campo elétrico Fluxo do campo elétrico Definição: - É uma grandeza escalar que caracteriza uma medida do número de linhas de campo que atravessam uma determinada superfície. a) Linhas de um campo uniforme em magnitude

Leia mais

Física. Resumo Eletromagnetismo

Física. Resumo Eletromagnetismo Física Resumo Eletromagnetismo Cargas Elétricas Distribuição Contínua de Cargas 1. Linear Q = dq = λ dl 2. Superficial Q = dq = σ. da 3. Volumétrica Q = dq = ρ. dv Força Elétrica Duas formas de calcular:

Leia mais

Aula 4: O Potencial Elétrico. Curso de Física Geral III Eletricidade Básica Ana Barros

Aula 4: O Potencial Elétrico. Curso de Física Geral III Eletricidade Básica Ana Barros Aula 4: O Potencial Elétrico Curso de Física Geral III Eletricidade Básica Ana Barros Potencial elétrico Como podemos relacionar a noção de força elétrica com os conceitos de energia e trabalho? Definindo

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 3

Halliday Fundamentos de Física Volume 3 Halliday Fundamentos de Física Volume 3 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

Tópico 4 ELETROSTÁTICA

Tópico 4 ELETROSTÁTICA 1 CADERNO DE ATIVIDADES Tópico 4 ELETROSTÁTICA Estas atividades constituem-se no foco das atividades presenciais quando dúvidas serão dirimidas e os conceitos envolvidos, aprofundados. Por isso, sugerimos

Leia mais

Prof. Fábio de Oliveira Borges

Prof. Fábio de Oliveira Borges O campo elétrico Prof. Fábio de Oliveira Borges Curso de Física II Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense Niterói, Rio de Janeiro, Brasil http://cursos.if.uff.br/fisica2-2015/ Campo elétrico

Leia mais

Prof. Fábio de Oliveira Borges

Prof. Fábio de Oliveira Borges O campo elétrico Prof. Fábio de Oliveira Borges Curso de Física II Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense Niterói, Rio de Janeiro, Brasil https://cursos.if.uff.br/!fisica2-0117/doku.php Campo

Leia mais

CAMPO ELÉTRICO I) RESUMO DO ESTUDO DE CAMPO ELÉTRICO Cargas elétricas em repouso criam nas suas proximidades campos eletrostáticos. Cada carga cria em particular um campo elétrico em determinado ponto.

Leia mais

ENERGIA POTENCIAL. Prof. Márcio Marinho

ENERGIA POTENCIAL. Prof. Márcio Marinho ENERGIA POTENCIAL Prof. Márcio Marinho Energia potencial gravitacional (Energia armazenada) Energia potencial elástica (Energia armazenada) Energia potencial elétrica (Energia armazenada) q E p = K Q q

Leia mais

Lista 2. Física III Prof. Lucas Simões

Lista 2. Física III Prof. Lucas Simões Lista 2 Física III Prof. Lucas Simões (A) Exercícios Energia Potencial Elétrostática e Potencial Elétrico Questão. Uma carga puntiforme q = 2,4 µc é mantida em repouso na origem. Uma segunda carga puntiforme

Leia mais

LISTA COMPLETA PROVA 01

LISTA COMPLETA PROVA 01 LISTA COMPLETA PROVA 1 CAPÍTULO 3 5E. Duas partículas igualmente carregadas, mantidas a uma distância de 3, x 1 3 m uma da outra, são largadas a partir do repouso. O módulo da aceleração inicial da primeira

Leia mais

Fluxos e Conservação Lei de Gauss Isolantes. III - Lei de Gauss. António Amorim, SIM-DF. Electromagnetismo e Óptica. Lei de Gauss /2011

Fluxos e Conservação Lei de Gauss Isolantes. III - Lei de Gauss. António Amorim, SIM-DF. Electromagnetismo e Óptica. Lei de Gauss /2011 III - Electromagnetismo e Óptica - 2010/2011 III - Índice 1 Fluxos e Conservação 2 3 III - Outline 1 Fluxos e Conservação 2 3 III - Distribuição Contínua (rev.) Denindo a densidade de carga por unidade

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 15 ELETROSTÁTICA REVISÃO GERAL PARTE 2

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 15 ELETROSTÁTICA REVISÃO GERAL PARTE 2 FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 15 ELETROSTÁTICA REVISÃO GERAL PARTE 2 Fixação 1) A figura abaixo representa as linhas de força e as equipotenciais (tracejadas) de campo elétrico uniforme. 5 cm 5 cm 5 cm 70 V

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prova Final (Diurno) Disciplina: Física III-A /2 Data: 28/11/2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prova Final (Diurno) Disciplina: Física III-A /2 Data: 28/11/2018 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prova Final (Diurno) Disciplina: Física III-A - 2018/2 Data: 28/11/2018 Múltipla Escolha (12 0,7 + 2 0,8 = 10,0 pontos) 1. (0,7 ponto) Duas partículas

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 2

Halliday Fundamentos de Física Volume 2 Halliday Fundamentos de Física Volume 2 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

Física III Escola Politécnica GABARITO DA P1 9 de abril de 2015

Física III Escola Politécnica GABARITO DA P1 9 de abril de 2015 Física III - 4323203 Escola Politécnica - 205 GABARITO DA P 9 de abril de 205 uestão Considere o sistema abaixo, mantido fixo por forças externas, que consiste numa partícula pontual de carga q > 0 e massa

Leia mais

7. Potencial eletrostático

7. Potencial eletrostático 7. Potencial eletrostático Em 1989 Wolfgang Paul recebeu o prémio Nobel da física pela sua invenção da armadilha de iões que permite isolar um ião. Com essa invenção tornou-se possível estudar um átomo

Leia mais

Fundamentos de Física Clássica UFCG Prof. Ricardo. Potencial Elétrico. O que é diferença de potencial (ddp)?

Fundamentos de Física Clássica UFCG Prof. Ricardo. Potencial Elétrico. O que é diferença de potencial (ddp)? Potencial Elétrico O que é diferença de potencial (ddp)? A diferença de potencial entre dois pontos e num campo elétrico, seja ele uniforme ou não, é, por definição, o trabalho por unidade de carga (J/C

Leia mais

( ) r. (b) (c) (d) ( ) 2a. (f) Gabarito Pág. 1

( ) r. (b) (c) (d) ( ) 2a. (f) Gabarito Pág. 1 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A - 017/ Data: 11/09/017 do campo elétrico externo. Assinale a alternativa que melhor descreve

Leia mais

Física Teórica II. Formulário. Prova 1 1º. semestre de /04/2018

Física Teórica II. Formulário. Prova 1 1º. semestre de /04/2018 Física Teórica II Prova 1 1º. semestre de 2018 14/04/2018 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas 2- Analise sua resposta. Ela faz sentido? Isso poderá ajudá-lo a encontrar

Leia mais

Lei de Gauss 23-1 FLUXO ELÉTRICO CAPÍTULO 23. Objetivos do Aprendizado. Ideias-Chave. Depois de ler este módulo, você será capaz de...

Lei de Gauss 23-1 FLUXO ELÉTRICO CAPÍTULO 23. Objetivos do Aprendizado. Ideias-Chave. Depois de ler este módulo, você será capaz de... CAPÍTULO 23 Lei de Gauss 23-1 FLUXO ELÉTRICO Objetivos do Aprendizado Depois de ler este módulo, você será capaz de... 23.01 Saber que a lei de Gauss relaciona o campo elétrico em pontos de uma superfície

Leia mais

Lei de Gauss Φ = A (1) E da = q int

Lei de Gauss Φ = A (1) E da = q int Lei de Gauss Lei de Gauss: A lei de Gauss nos diz que o fluxo total do campo elétrico através de uma superfície fechada A é proporcional à carga elétrica contida no interior do volume delimitado por essa

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Mecânica Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica,

Leia mais

Capítulo 23: Lei de Gauss

Capítulo 23: Lei de Gauss Capítulo 23: Lei de Gauss O Fluxo de um Campo Elétrico A Lei de Gauss A Lei de Gauss e a Lei de Coulomb Um Condutor Carregado A Lei de Gauss: Simetria Cilíndrica A Lei de Gauss: Simetria Plana A Lei de

Leia mais

Capítulo 21: Cargas Elétricas

Capítulo 21: Cargas Elétricas 1 Carga Elétrica Capítulo 21: Cargas Elétricas Carga Elétrica: propriedade intrínseca das partículas fundamentais que compõem a matéria. As cargas elétricas podem ser positivas ou negativas. Corpos que

Leia mais

POTENCIAL ELÉTRICO I) RESUMO DE FÓRMULAS DE POTENCIAL ELÉTRICO O potencial elétrico é função da carga que cria o campo elétrico, e assim como o próprio campo elétrico, ele existe independente da existencia

Leia mais

Segunda Lista - Lei de Gauss

Segunda Lista - Lei de Gauss Segunda Lista - Lei de Gauss FGE211 - Física III 1 Sumário O fluxo elétrico que atravessa uma superfície infinitesimal caracterizada por um vetor de área A = Aˆn é onde θ é o ângulo entre E e ˆn. Φ e =

Leia mais

Potencial Elétrico. Energia. Energia pode ser vista como trabalho armazenado, ou capacidade de realizar trabalho.

Potencial Elétrico. Energia. Energia pode ser vista como trabalho armazenado, ou capacidade de realizar trabalho. Eletricidade e Magnetismo - IME Potencial Elétrico Oliveira Ed. Basilio Jafet sala 202 crislpo@if.usp.br Energia Energia pode ser vista como trabalho armazenado, ou capacidade de realizar trabalho. Equipamentos

Leia mais

a) A soma algébrica dos valores das cargas positivas e negativas em um sistema isolado é constante.

a) A soma algébrica dos valores das cargas positivas e negativas em um sistema isolado é constante. Dione Dom Lista de Recuperação - 3a série- Física 2 1) A lei de conservação da carga elétrica pode ser enunciada como segue: (0,1) a) A soma algébrica dos valores das cargas positivas e negativas em um

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Eletromagnetismo Volume 3 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC

Leia mais

Eletromagnetismo aula 02. Maria Inês Castilho

Eletromagnetismo aula 02. Maria Inês Castilho Eletromagnetismo aula 02 Maria Inês Castilho Campo Elétrico (E) Chama-se de campo elétrico de uma carga elétrica Q, a região que envolve esta carga e dentro da qual a carga consegue exercer ações elétricas.

Leia mais

Eletrostática. (Ufmg 2005) Em uma aula, o Prof. Antônio apresenta uma montagem com dois anéis dependurados, como representado na figura.

Eletrostática. (Ufmg 2005) Em uma aula, o Prof. Antônio apresenta uma montagem com dois anéis dependurados, como representado na figura. Eletrostática Prof: Diler Lanza TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO (Ufmg 2005) Em uma aula, o Prof. Antônio apresenta uma montagem com dois anéis dependurados, como representado na figura. Um dos anéis é de

Leia mais

Potencial elétrico e energia potencial elétrica Capítulo

Potencial elétrico e energia potencial elétrica Capítulo Potencial elétrico e energia potencial elétrica Capítulo Potencial elétrico e energia potencial elétrica Potencial elétrico Se uma carga de prova q for colocada em um campo elétrico, ficará sujeita a uma

Leia mais

1º ano FÍSICA Prof. Cícero 2º Bimestre

1º ano FÍSICA Prof. Cícero 2º Bimestre 1º ano FÍSICA Prof. Cícero º Bimestre 1. (Ufjf-pism 3 017) Duas cargas elétricas, q1 1μC e q 4 μc, estão no vácuo, fixas nos pontos 1 e, e separadas por uma distância d 60 cm, como mostra a figura abaixo.

Leia mais

Capacitores Prof. Dr. Gustavo Lanfranchi

Capacitores Prof. Dr. Gustavo Lanfranchi Capacitores Prof. Dr. Gustavo Lanfranchi Física Geral e Experimental 2, Eng. Civil 2018 Capacitores Definição O que é um capacitor? Quais são suas propriedades? O que é capacitância, como é calculada?

Leia mais

Aluno: Assinatura: DRE: Professor: Turma: Seção Nota original Iniciais Nota de revisão

Aluno: Assinatura: DRE: Professor: Turma: Seção Nota original Iniciais Nota de revisão Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física III 010/ Primeira Prova (P1) 1/10/010 Versão: A Aluno: Assinatura: DRE: Professor: Turma: Seção Nota original Iniciais Nota de revisão

Leia mais

Potencial Elétrico. 3.1 Energia Potencial e Forças Conservativas

Potencial Elétrico. 3.1 Energia Potencial e Forças Conservativas Capítulo 3 Potencial Elétrico 3.1 Energia Potencial e Forças Conservativas O trabalho W realizado por uma força F ao longo de um caminho C orientado de um ponto a um ponto P é dado por W C P P F d l (3.1)

Leia mais

TRABALHO E POTENCIAL ELÉTRICO

TRABALHO E POTENCIAL ELÉTRICO TRABALHO E POTENCIAL ELÉTRICO 1 T.1 (UFPA-74) O trabalho para deslocar uma carga elétrica sobre uma superfície eqüipotencial: a) depende do valor da carga; b) depende da distância que a carga terá de percorrer;

Leia mais

ELETROMAGNETISMO - LISTA 2 - SOLUÇÃO Distribuições Contínuas de Carga, Lei de Gauss e Capacitores

ELETROMAGNETISMO - LISTA 2 - SOLUÇÃO Distribuições Contínuas de Carga, Lei de Gauss e Capacitores ELETROMAGNETISMO - LISTA 2 - SOLUÇÃO Distribuições Contínuas de Carga, Lei de Gauss e Capacitores Data para entrega: 19 de abril 1. Distribuições não uniformes de carga Considere o problema da figura abaixo,

Leia mais

Campos Magnéticos Produzidos por Correntes 29-1 O CAMPO MAGNÉTICO PRODUZIDO POR UMA CORRENTE CAPÍTULO 29. Objetivos do Aprendizado.

Campos Magnéticos Produzidos por Correntes 29-1 O CAMPO MAGNÉTICO PRODUZIDO POR UMA CORRENTE CAPÍTULO 29. Objetivos do Aprendizado. CAPÍTULO 29 Campos Magnéticos Produzidos por Correntes 29-1 O CAMPO MAGNÉTICO PRODUZIDO POR UMA CORRENTE Objetivos do Aprendizado Depois de ler este módulo, você será capaz de... 29.01 Desenhar um elemento

Leia mais